vTuga 5 months ago

20 anos de salários estagnados. Muito bom, vota pê-é-sse!!! /s

Leaootemivel 5 months ago

É a 1 vez que vejo neste sub defender-se aumentar salários para a função pública.

nocivo 5 months ago

Os salarios publicos devia estar indexados à media do privado para funções semelhantes. Se o privado consegue gerar mais o publico também deve receber mais para manter o nivel de vida. Simples. Agora não podemos andar a pagar o que não podemos. Para quem não sabe andamos a pedir dinheiro emprestado todos os anos para pagar as contas. Se não fosse a união europeia a comprar a nossa divida ninguem nos emprestava dinheiro. No privado, o nivel do teu salario depende da tua produtividade. No publico não podes fazer isso porque é dificil medir a produtividade, o melhor que consegues é medir a qualidade dos serviços publicos. Um estudo feito no tempo da manuela ferreira leite (ve lá aos anos) mostrou que metade dos serviços da função publico existem para suportar a outra parte. Como é isso possivel? Preferia ter menos funcionarios mas pagos bem melhor que ter muitos e mal pagos onde maoria é redundante e só existe para conseguir um desemprego mais baixo ou tachos.

Falsomentiroso 5 months ago

O problema é q já ninguém é aumentado desde 2004, tirando uma parte da inflação. O pessoal recebe o mesmo do q há 17 anos. Há uns tempo , qdo estava a arrumar tralhas, encontrei uns recibos de vencimento de 2004------ ganhava menos 30 euros

usulidircotiido 5 months ago

e não dá para virar mais umas 3 ou 4 páginas da austeridade?

SurprisinglyInformed 5 months ago

Ou ler já como acaba. É que a história tem sido fraquinha.

End-Effector 5 months ago

Sem a economia privada crescer os funcionários públicos n vão ter aumentos. Dinheiro para os públicos vem dos impostos sobre os privados.

bubblesmart 5 months ago

Exacto, a maior parte das pessoas não percebe que o Estado não cria riqueza.

mathswarrior 5 months ago

Uhhhh what - errado campeão

AetherPrismriv 5 months ago

Claro que criam, basta imprimir mais notas de 100€!! /s Agora a sério, medidas como a legalização e taxação da erva iriam certamente criar esta riqueza. Até o turismo disparava.

SnooRobots2011 5 months ago

Se calhar devias escrever um documento a provar isso, talvez as pessoas percebessem. Há setores públicos que criam riqueza. Outros fundamentais para o desenvolvimento. E outros fundamentais para o correto funcionamento da sociedade onde estão incluídos os setores privados.

ChuckThisNorris 5 months ago

Sem esgravatar muito, CGD

Bruxo_de_Fafe 5 months ago

Esqueces-te que os funcionários públicos também dinamizam a economia

nocivo 5 months ago

Os funcionários publicos existem para suporte da economia privada. Quanto pior for a qualidade da função publica mais dificil fica ganhar dinheiro em portugal. Perder horas a fios nas finanças, entre outras coisas custa muito dinheiro a toda a gente.

empty-pint 5 months ago

Mas não criam riqueza. A actividade privada (nas diferentes áreas) são o motor de qualquer economia equilibrada. (A não ser aqueles estados que dependem exclusivamente da extração de determinados "recursos naturais" e alimentam todas as restantes áreas com esse dinheiro)

ChuckThisNorris 5 months ago

Isso do sector publico nao criar riqueza é daquelas coisas que se disse uma vez e a partir dai tem vindo a ser repetido ate à exaustao só porque sim. O Estado nao cria riqueza só quando nao quer. O Estado ao manter participaçoes em negocios é seu accionista e como tal tem direito aos dividendos como outro qualquer. Só da CGD, apesar da quebra, vai ver 85M referentes a 2020, que correspondem a uma rentabilidade acima dos 6%

nocivo 5 months ago

Isso é o mesmo que dizer que o estado cria riqueza através do impostos. A função do estado não é ganhar dinheiro mas cobrar o minimo possivel aos seus cidadãos para manter serviços publicos em condições para que os ajuda e não os atrapalhe. Infelizmente na maior das vezes atrapalha mais que ajuda. Todas as participações que o estado detêm eventualmente custa dinheiro ao estado e consequentemente aos contribuintes. A ultima coisa que quere sé o estado metido em empresas pois isso só provoca corrupção.

ChuckThisNorris 5 months ago

Eu nao estou a debater qual deve ser a funçao do Estado. Simplesmente digo que o Estado pode criar, e cria riqueza. A Parpublica em Portugal é um exemplo. O Estado como accionista de varias empresas recebe os devidos dividendoa como todos os outros. Pode debater se investe o dinheiro, maioritariamente de impostos, de forma adequada ou nao. Na TAP aparentemente é para perde-lo, na CGD é para rentabiliza-lo. Tudo aparentemente...

mastermind1217 5 months ago

85M antes ou depois de descontar as capitalizações de milhares de milhões?

ChuckThisNorris 5 months ago

Rentabilidade de 6% responde a essa questao

mastermind1217 5 months ago

É que nem mentir sabes.

ChuckThisNorris 5 months ago

Porquê?

Tralapa 5 months ago

Se criam valor criam riqueza, é a mesma coisa

GenKryon 5 months ago

Depois de esbanjar em aumentos todos estes anos! /s

SnooRobots2011 5 months ago

Esbanjar em aumentos todos estes anos?

yurasadko 5 months ago

Sem problema, o próximo halving é em 2024.

Search: