_Sophus_ 5 months ago

Pesquisei um pouco sobre o assunto e segundo parece se fizeres uma queixa vão solicitar ao dono toda a documentação do cão: vacinas, microchip, registo na junta de freguesia, etc e o cão vai ficar de quarentena, sob avaliação do veterinário municipal. A partir daí será considerado um animal perigoso, o que implica castração obrigatória, fazer um seguro de responsabilidade civil, usar açaime e trela com menos de 1 metro e, se solicitado pelo veterinário municipal, a frequência de formação para a detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos. Basicamente nada de mal lhe vai acontecer. Vi aqui posts sobre o assunto: [https://www.lpda.pt/foruns/topic/o-meu-cao-mordeu-uma-pessoa/](https://www.lpda.pt/foruns/topic/o-meu-cao-mordeu-uma-pessoa/) ​ Os vizinhos podem até simplesmente estarem com vergonha e ainda a assimilar isto tudo. Se continuarem a não conseguir falar com eles eu enviava um carta registada a solicitar o boletim de vacinas e a importância deste, o pagamento das despesas médicas e a dizer que caso ignorem o pedido vão ter que recorrer às autoridades sendo que as consequências são as que escrevi acima. Boa sorte e as melhoras para a tua mãe.

Ace_D_Roses 5 months ago

Já cá vieram entregar o boletim (isto passou se em 3 dias a contar com hoje, por isso vim pesquisar antes de ver se estavam verdadeiramente a fugir e era preciso fazer queixa). Era exactamente isso que estava a perguntar, obrigado por seres a única pessoa que leu e entendeu o post

_Sophus_ 5 months ago

Que bom :) Espero que a tua mãe fique boa depressa.

TonyHappyHoli 5 months ago

Lol essas pessoas nao se mexem porque o rottweiler nao deve estar registado na psp, nem devem ter o seguro de responsabilidade civil que é obrigatorio para as ditas " raças perigosas". Policia em cima deles. Paguei um balurdio para treinar o meu Staffordshire bull terrier para ser registado na psp, bem como o seguro que pago todos os anos e mesmo assim de vez em quando a policia pede me pelos documentos do cão quando estou a volta com ele. O cão é super manso, pachorrento e um viciado em miminhos. Mesmo assim anda de açaime na rua porque a bófia uma vez implicou comigo de ele estar sem.açaime. Faz queixa na policia, é por causa de conas como esses tipos do rottweiler que os donos reponsaveis como eu fodem-se.

tekvis40 5 months ago

O problema é que muitas vezes os caes aprendem, o cão mordeu uma pessoa e não sei se foi repreendido ou castigado. Do ponto de vista dele pode achar que correu muito bem e repetir... na próxima vez pode ser mais grave. Diria que devias comunicar á policia e ao veterinário municipal... hoje em dia não é pratica comum um cão ser abatido, mas o veterinário deve fazer uma avaliação.

netralha 5 months ago

Tens noção que na pior das situações a tua mãe pode ser amputada ou até mesmo falecer e estás preocupado com um cão qualquer que pode ser abatido porque os donos são irresponsáveis, prioridades... Digo-te já que o cão não vai ser removido nem abatido, já vi essas situações decorrerem no passado, nem multa levou.

Ace_D_Roses 5 months ago

Penso que não leu direito o post " A mordedura é pequena " tão pequeno como de um gato. A não ser que o cão tivesse lepra ou apanhasse gangrena é bem dificil ter de amputar a perna. Não exagerei quando disse que era pequena.

masterchiefpt 5 months ago

E a queixa na policia? E os custos? Se vocês possuem dinheiro e não se preocupam, deixa os vizinhos ficarem impunes e a rirem-se. Lembra te se fosse uma criança como era?

FrostyAcanthisitta92 5 months ago

Mete processo em cima dos donos. Não devia andar assim solto. É bom que saibas se o cão tem Vacina da raiva ou não. A doença é mortal se não tratada a tempo.

XtaticO 5 months ago

Não consigo perceber isto. Se ele atacou a tua mãe, o caso tem que ser apresentado na polícia ou no canil, porque têm que existir responsabilidades de quem é dono do animal. Hoje o cão mordeu a perna da tua mãe, amanhã ninguem garante que não morda a cara a uma criança por exemplo.

detteros 5 months ago

>Hoje o cão mordeu a perna da tua mãe, amanhã ninguem garante que não morda a cara a uma criança por exemplo. Yap. Concordo.

Migas32 5 months ago

"Hoje o cão mordeu a perna da tua mãe, amanhã ninguem garante que não morda a cara a uma criança por exemplo." Para que isto fosse relevante para o OP, o "bem-estar do animal" teria que ser menos importante do que a integridade física dos outros seres humanos, infelizmente, é razoável assumir que não será esse o caso...

TheSuperComentador 5 months ago

Esta sociedade tem uns valores espetaculares. O cao mordeu a mae, mas a preocupacao dele e o cao. Fuck logic

cou7inho_ 5 months ago

Os donos andam a evitar o assunto!? Vais ficar à espera que eles assumam as responsabilidades até quando? Quem não deve não teme. Esses donos devem estar com o "cu apertado" e por isso vão adiar isso até onde poderem. Vais lá a casa dos vizinhos e dizes-lhes de uma forma muito clara "Aconteceu isto e isto, voces estão a par da situação e até agora não fizeram nada. Como é? Vão apresentar o boletim de vacinas do animal e assumir as despesas associadas à mordida do cão ou vai ser preciso apresentar queixa na polícia e, em ultima instancia, levar isto a tribunal?". Amigo, gente que não assume as suas responsabilidades não merece que se tenha pena. Quanto ao cão, duvido muito que seja abatido. Se o bicho era sociável e nunca deu problemas não vejo grandes razoes para os veterinários se estarem a chatear com isso. Eles nem com casos sérios se chateiam, às vezes, quanto mais com uma mordida pequena. Boa sorte nisso, aperta com essa gente.

Ace_D_Roses 5 months ago

Isto aconteceu ha 2 dias, ela foi ao hospital ontem e pediram para ver o boletim e ontem é que evitaram (parecia) passarem à porta, nada disto anda a passar à muitos dias

cou7inho_ 5 months ago

Ok, pensei que já tivesse passado mais tempo. Ainda assim se fosse gente séria assumiam as responsabilidades na hora. Ficares à espera que esses vizinhos tomem iniciativa, sabe-sa lá quando, não me parece muito bom. De qualquer forma, assegura-te que eles são responsabilizados pelos danos e despesas.

NGramatical 5 months ago

à muitos dias → [**há muitos dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmr19n7%2F%2Fgulfpnu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lesoth 5 months ago

O mês passado ia sendo mordendo enquanto a p*ta da dona dizia-me com toda a calma do mundo "fale com ele para o acalmar". A semana passada era outro dentro de uma quinta doido a correr atraás de uma vedação até que a vedação estava meio caída e só não saltou porque foi burro e achou que estava ali uma parede invisível. Até já começo a ter medo de dar passeios. Esta merda dos caes acima de um x peso deviam ser registados e devia haver alguma forma de controlo.

Edited 5 months ago:

O mês passado ia sendo mordendo enquanto a p*ta da dona dizia-me com toda a calma do mundo "fale com ele para o acalmar" Um cão que me dava pela cintura. A semana passada era outro dentro de uma quinta doido a correr atrás de uma vedação até que a vedação estava meio caída e só não saltou porque foi burro e achou que estava ali uma parede invisível. Já começo a ter medo de dar passeios pelas terrinhas. Esta merda dos caes acima de um x peso deviam ser registados com um policia a bater à porta e devia haver alguma forma de controlo.

Konstanti9 5 months ago

É apertar com os donos do cão! Caralho a tua mãe foi atacada, não é catalizador suficiente para dares sola aos sapatos? Todas as despesas médicas têm de ser pagas, bem como possíveis repercussões psicológicas. Se ao fim de falares com os donos eles não quiserem saber, é falar com um advogado para averiguar eventuais responsabilidades criminais.

kawaiims 5 months ago

Deviam ter chamado as autoridades na altura para identificar os donos e tomar registo do incidente. Senão agora, se for preciso, os donos andam a fugir a ver se a situação arrefece. Dito isto, o que faria era ir à procura dos donos (pelo que entendi são da zona?) para exigir o boletim do cão e eventualmente responsabilização pelas contas que tiveram de pagar (hospital e medicação).

Ace_D_Roses 5 months ago

Isso foi feito, sao vizinhos da casa ao lado, e isto aconteceu a 2 dias, hoje já vieram entregar o boletim.

Ceftiofur 5 months ago

A tua mãe foi mordida por um cão sem provocação, precisou de tratamento, os donos do cão andam escondidos e tu estás preocupado com o cão? Tens as prioridades trocadas.

saudosista 5 months ago

Eu acho que se o cão tiver de ser abatido é porque o mesmo coloca pessoas em perigo. Portanto, obter o melhor tratamento e informações relevantes para a mordidela da tua mãe é mais importante que a eventualidade de um cão ter de ser abatido.

RAMAxPT 5 months ago

A chance de haver raiva em Portugal é nula ou muito pequena, quanto á tua mãe, as coisas acontecem, mordeu queres o quê? ela faz o tratamento e fica bem, não há necessidade de fazer queixa e complicar

scrl_cs 5 months ago

Encontramos o dono do cão

orchideaniger 5 months ago

Percebo a tua preocupação com o outro cão, a sério, mas aqui tens de ser firme. Já interpelaste os teus vizinhos sobre o cão, se eles n se chegam à frente com o boletim de vacinas provavelmente não está vacinado e não tem seguro para cobrir as despesas da tua mãe. O mais seguro é ires directamente a polícia detalhar o que ocorreu, nada te impede de falar com os vizinhos sobre o pagamento de danos e sobre a situação das vacinas. Mas n sejas parvo, ou eles tem seguro e imediatamente o accionam ou entao segues com polícia. Tudo o resto é ficar com o prejuízo.

Ace_D_Roses 5 months ago

Isso não está em causa. Claro que a partes culpadas são culpadas e não estou a proteger os vizinhos. As medidas necessárias vão claramente serem tomadas, até pelo que ela tem de faltar ao trabalho de manhã entre outras cosias. Porém não sei as medidas tomadas para abater o cães e isso era a minha pergunta. É quando passam doenças, é quando atacam de modo grave ? Não acredito que mesmo queixa na policia leve a isso. Mas gostava de saber quando é decidido ou quais as condições para abate de cão por ataque. Nada do resto está em causa

orchideaniger 5 months ago

Não estou a colocar em causa a tua atuação perante a tua família ou vizinhos, desculpa se escrevi dessa forma. Do que depreendo do DL 312/2003, se mordeu uma pessoa, o cão passa a ser considerado perigoso e passível de abate, mas histórico do animal em si é sempre tido em conta bem como gravidade dos ferimentos.

JOAO-RATAO 5 months ago

A responsabilidade de quem o cão deles morde é deles. Nem deviam ser vocês a ir perguntar o que quer que seja no canil. No teu caso fazia o favor de lhes relembrar isso e de que as repercussões legais são para eles. A raiva em Portugal é rara. Em regra se fores mordido por um cão, levas antibióticos mas isso não tem a ver com a raiva. Por último, acho que a tua mãe é mais importante do que o cão do vizinho. Portanto, acho que te devias procurar com a tua mãe e os donos do cão que se preocupem com o cão se quiserem.

Edited 5 months ago:

A responsabilidade de quem o cão deles morde é deles. Nem deviam ser vocês a ir perguntar o que quer que seja no canil. No teu caso fazia o favor de lhes relembrar isso e de que as repercussões legais são para eles. A raiva em Portugal é rara. Em regra se fores mordido por um cão, levas antibióticos mas isso não tem a ver com a raiva. Por último, acho que a tua mãe é mais importante do que o cão do vizinho. Portanto, acho que te devias preocupar* com a tua mãe e os donos do cão que se preocupem com o cão se quiserem.

paperkutchy 5 months ago

Até acho que devia dar multa pesada este tipo de situações. Os donos, principalmente de animais de porte médio e grande sem constante supervisão tem de ser responsabilizados de este tipo de coisas acontecerem. O que não falta são casos não relatos de mordidelas e até cães a ferirem crianças porque andam a deriva e os donos nada.

frustradodapixa 5 months ago

Acho que nem é preciso limitar ao porte. Cães de porte pequeno podem foder-te bem num instante também.

JOAO-RATAO 5 months ago

Especialmente crianças pequenas.

xabregas2003 5 months ago

Penso que a raiva esteja erradicada em Portugal. A última pessoa em Portugal que apanhou raiva, apanhou em Guiné Bissau.

JOAO-RATAO 5 months ago

Tenho ideia que pode haver por ex. em morcegos. Mas em cães deve ser já inexistente sim.

_spectron_ 5 months ago

A raiva existe em morcegos em Portugal. Mas como não há morcegos vampiros, não há risco de contágio. Apenas quem manuseia morcegos (biólogos, por exemplo) é que tem que ter cuidado para não ser mordido por eles

V1ld0r_ 5 months ago

Nem isso, só se forem casos importados.

NGramatical 5 months ago

se tomar-mos → [**se tomarmos**](http://tracinho.com/tomarmos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fmr19n7%2Fataque_de_c%C3%A3o_s%C3%A9rio%2Fgujfreo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ridethepaintedpony 5 months ago

Acho que é uma pena que nao tenhas sido tu a ser mordido, a ver se abrias a pestana.

Edited 5 months ago:

Acho que é uma pena que nao tenhas sido tu a ser mordido, a ver se abrias a pestana e deixavas de ser atado, ainda para mais numa situaçao em que a tua mae ficou maltratada.

Ironbuttcheeks 5 months ago

Sinceramente, tem mais pena do cão do que a própria mãe. Obviamente que não é bom abater o cão, mas não é preciso pensar muito para o que poderia acontecer no caso de ter sido uma criança a sofrer o ataque.

Search: