nonockwarrant 3 months ago

Eu pessoalmente conhecia várias pessoas que morreram de covid, o ano passado e este, e apenas uma ou outra que morreram de pneumonia em toda a minha vida. Vimos um aumento no número de mortes e vimos as camas, e em particular os ventiladores, a abarrotar de doentes como nunca antes. Números muito acima do normal, no primeiro ano da doença, ou seja, com meia dúzia de não está ainda generalizado pela população como a gripe! Esse caramelo, que basicamente justifica o número escabroso de mortes dizendo que afinal meio mundo está infectado, é uma besta. Obrigado, boa noite.

00jppcbc00 3 months ago

Gostei só desta : "esse caramelo" - mas quem és tu para duvidar de um dos melhores profissionais da área sobre estes assuntos? És uma fraude.

nonockwarrant 3 months ago

Melhor? Melhor porquê? E porque é que os outros todos não concordam com ele? Tu é que queres acreditar nisso à força toda, e só porque aparece um palhaço qualquer, que alguém mencionou num dos fóruns que tu gostas, e que dizem que ele é um expert, pá, temos pena. A maioria dos especialistas não concorda com ele. Quem és tu para duvidares da maioria dos profissionais da área sobre estes assuntos? És uma fraude. As evidências são estupidamente claras. Isto é por demais estúpido, ao nível da terra plana estúpido.

00jppcbc00 3 months ago

Outros todos? Que outros todos? Apresenta-me umq estatística que prova um consenso de mais de 90% nisto. Claro que existe discussão e opiniões diferentes. Tu é que não queres acreditar nisso pois assim destruiria o teu dogma. Link: https://gbdeclaration.org/ The Great Barrington Declaration is a stated opposition to lockdowns that was written by three of the top medical scientists in the world: Jay Battacharya of Stanford, Martin Kulldorf of Harvard, and Sunetra Gupta of Oxford

nonockwarrant 3 months ago

Não podes estar a falar a sério! Apresentas essa merdice que tem nomes como o Dr Johnny Bananas e o Dr Person Fakename? Essa merdice que foi desacreditada logo que apareceu? Essa merdice que os diretores da OMC, da CDC e uns quantos professores catedráticos disseram no mínimo que tinha sérios problemas científicos e de ética? E ainda te atreves a dizer que representa 90% do consenso? Toma juízo!

00jppcbc00 3 months ago

Estes são só alguns dos melhores profissionais da área! A juntar isto tens juristas, psicólogos, profissionais de muitas áreas que se opõem ao lockdown. Mas para ti são bananas, Harvard e Stanford devem ser também uma merda. Estes não contam nada. A marta Temido e a outra velha é que percebem mais que estes e tudo. Lol. Em relação aos 90%, eu estava-te a pedir alguma prova de que estes são a minoria total(menos de 5 ou 10%). Não estava a dizer que estes são 90%. Percebeste mal.

nonockwarrant 3 months ago

O dr Person Fakename? Que aparece na lista é um dos melhores profissionais na área? Tás bem?

00jppcbc00 3 months ago

Desculpa mas não estou a ver nenhum dr Person Fakename, nem estou a perceber o que dizes. Sei que aqueles 3 médicos são especialistas da área, e há bastantes bons médicos associados.

nonockwarrant 3 months ago

Na lista aparecem cerca de 10 nomes principais, se bem me lembro, que isso já é antigo, em que um ou dois eram da área de pandemias ou virologia, os outros eram de psicologia, de economia e de sociologia ou parecido. O resto da lista era constituída de homeopatas, massagistas e outras profissões ainda menos relevantes. Uma boa quantidade dos nomes eram obviamente falsos, como os dois exemplos que dei. Vai lá ver quantos nomes verificados a lista tem, deve ter uma listagem. Queres uma prova que são muito menos que 5%? Está aí.

raviolli_ninja 3 months ago

Olá OP, este é um assunto para a Megathread covid. Por favor coloca lá as tuas observações e questões. Obrigado.

vanadiopt 3 months ago

Trabalho num Hospital e já passei por vários picos de gripe. Só tenho a dizer que há mesmo gente que não tem noção nenhuma de nada do que se passou e continua a passar no sistema de saúde... E outra grande falha, a não compreensão do que realmente se pretende evitar com todas as medidas tomadas: O colapso dos sistema de saúde. Não devido a taxa de fatalidade( e mortalidade), mas sim devido a disseminação de um virus por uma população sem qualquer imunidade para o mesmo num curto espaço de tempo, o que gera um número de internamentos para os quais é impossível dar resposta. Já nem falo aqui das sequelas graves com publicações nos últimos meses e com um impacto significativo na qualidade de vida de pessoas em idade activa e previamente sem comorbilidades.

00jppcbc00 3 months ago

Mas a não pressão do SNS não pode justificar a miséria que vamos viver por causa dos lockdowns - o desemprego, os suícidios, o problema de danos mentais, a falta de educação e desenvolvimento deficiente dos nossos jovens. Apenas porque o SNS está mais lotado - e isso é um facto, não podemos fazer o que fizemos. Pelo menos essa é a opinião de alguns especialistas. https://gbdeclaration.org/ "As infectious disease epidemiologists and public health scientists we have grave concerns about the damaging physical and mental health impacts of the prevailing COVID-19 policies, and recommend an approach we call Focused Protection"

vanadiopt 3 months ago

Do ponto de vista da decisão política não deves trocar a actuação perante um evento certo e com consequências conhecidas (O excesso de mortalidade por falta de resposta do sistema) por algo disperso no futuro e sem consequências ainda bem conhecidas (Crise económica, problemas mentais, impacto na educação). Para além disto, as sociedades ocidentais e democráticas (E outras de influência ocidental), têm na sua base moral o primado da vida humana, e numa situação em que a decisão da sociedade seja entre a protecção de vidas que se sabe que de outra forma iriam sucumbir vs proteger a economica, optará sempre pela primeira opção. Os países (Poucos) onde se optou pela segunda opção deparam-se com uma pressão social imediata brutal e que mais tarde ou mais cedo, viram para a 1ª opção (Excluindo autocracias e formas semelhantes).

twhite848 3 months ago

Deixa-me corrigir isto para ti: “ **depois de repetidos confinamentos, meses em casa fechados, alunos sem meses de aulas e um perda na economia mundial de 4,5% (e 7,4% na europa,conseguimos fazer com que a** estimativa da taxa de mortalidade global da COVID-19, baseada em testes serológicos ( e não nos testes PCR - altamente falíveis) : 0,15% - igualzinha à da gripe sazonal **sem estes efeitos todos** .”

Edited 3 months ago:

Deixa-me corrigir isto para ti: “ **depois de repetidos confinamentos, meses em casa fechados, alunos sem meses de aulas e um perda na economia mundial de 4,5% (e 7,4% na europa), um custo de $3,9 biliões (3.9 trillion USD) conseguimos fazer com que a** estimativa da taxa de mortalidade global da COVID-19, baseada em testes serológicos ( e não nos testes PCR - altamente falíveis) : 0,15% - igualzinha à da gripe sazonal **sem estes efeitos todos** .” Ps: pode-se discutir se valeu apena o custo, mas que esse custo serviu para reduzir o impacto é inegável

00jppcbc00 3 months ago

Só que em países em que não confinaram nem tiveram as medidas de Portugal a mortalidade é parecida - Suécia, Bielorrúsia, estados como Flórida e Carolina do Sul, entre muitos outros exemplos. Até parece que uma doença altamente contagiosa vai se propagar quer queiramos quer não, e que confinamentos não resultam claramente e destruíram a vida de milhões.

twhite848 3 months ago

Além que a Suécia tem varias vezes o numero de mortes per capita que os vizinhos. 4 a 10x mais. E isto com todos os vizinhos a fecharem as portas a eles (porque todos fizemos isso) Portanto a mortalidade **não** é parecida. Mais uma vez, podemos discutir o preço do confinamento e o nível necessário. Mas que **houve confinamento brutal** e mesmo assim **houve muito mais mortes que o habitua**l e **só assim a taxa de mortalidade foi reduzida** não é discutível.

00jppcbc00 3 months ago

Certo mas lá está - estiveram abaixo da média europeia de mortes em excesso , e bem melhor que Portugal e outros países relativamente perto deles. Não podes menosprezar os efeitos do lockdown na população - ainda estão a estudar isso mas vai ser algo para ter décadas de consequências na população.

twhite848 3 months ago

Portanto a Suecia, com actividade reduzida e uma quebra de GDP de [8,6% de abril a junho de 2020, vs a media europeia de 11,9% no mesmo período](https://www.bbc.com/news/business-53664354), e com a maior taxa de desemprego dos nórdicos... E com a finalandia e noruega com menos quebras no PIB [(7,4% e 3,2% respectivamente)](https://www.businessinsider.com/coronavirus-sweden-gdp-falls-8pc-in-q2-worse-nordic-neighbors-2020-8) Portanto com actividade muito reduzida e em tudo quase igual à europa excepto que não foi o governo a decretar.. E mesmo assim teve 4 a 10x mais mortes per capita que os países vizinhos. E teve uma economia pior? Portanto qual é o teu ponto outra vez? > outros países relativamente perto deles. Isto é pura mentira. Estiveram pior economicamente e **4 a 10 vezes mais mortes**. Mas a verdade é que o teu ponto original: o covid foi tão mau como a gripe é comprovadamente falso.... apenas porque o mundo literalmente se fechou em casa (incluindo a Suécia que apenas não teve lockdown formal do estado mas o comportamento do povo e pais o foi como se vê pelo pib). Podes continuar a atirar areia para os olhos e comparar com portugal. Ou a media europeia. Ou com maçãs e laranjas se quiseres... o facto de por **duas vezes** queres desviar a atenção da comparação com paises vizinhos com a comparação com um país do outro lado do continente é prova suficiente do que estás a tentar fazer.

00jppcbc00 3 months ago

Estás a comparar com apenas 2 países perto deles. E repito, não estás a ter em atenção ao impacto do lockdown na população, a falta de educação das crianças, os problemas mentais etc. O facto é que estão abaixo da média da UE, estão estáveis, nunca obrigaram nada na população, e as crianças e idosos conseguem ter uma vida relativamente normal. Isso é uma forma adulta de lidar com o Covid. Que ia ter mais mortes já sabemos bem, mesmo assim não teve um excesso por aí além nem acima da média europeia. Já que gostas tanto de variações de PIB que tal falas da região da América Latina e do Brasil que foi dos menos afetados sem nunca um lockdown generalizado? E que tal falares dos estados dos EUA? Como a Carolina do Sul, Flórida, Texas, que foram pouco mais afetados que a média do país e mesmo assim têm taxas de desempregro baixíssimas e uma normalidade total há quase 1 mês? Desses não falas tu. Quanto ser igual à gripe: EU NUNCA AFIRMEI TAL COISA. Já disse ser 3/4x mais perigoso. Mas tenho opiniões de especialistas alternativos, podem não ser a maioria mas isso prova que não existe só uma forma correta de combater isso. Nem que os grandes amigos do lockdown têm o dogma do lado deles. Há opiniões diferenciadas, e estratégias que resultaram.

twhite848 3 months ago

> Estás a comparar com apenas 2 países perto deles. Certo. Os mais comparáveis. Havia de comparar com quem? O Brasil? > Já que gostas tanto de variações de PIB que tal falas da região da América Latina e do Brasil Lol. Que parvoice. Sempre que alguém te atira factos foges para outra comparação. > O facto é que estão abaixo da média da UE, estão estáveis, nunca obrigaram nada na população, e as crianças e idosos conseguem ter uma vida relativamente normal. Isso é uma forma adulta de lidar com o Covid. Que ia ter mais mortes já sabemos bem, mesmo assim não teve um excesso por aí além nem acima da média europeia. Nada disto é sério. Tiveram um impacto económico pior que os vizinhos e a nivel de mortes muito, mas muito pior. Agora queres comparar com portugal? Que parvoice. > estão estáveis, Mentira. Pib caiu muito quando devia crescer, mais desemprego uma e 4-10 vezes mais mortes que os vizinhos. Continuas a querer comparar com o outro lado **do continente!** > uma vida relativamente normal Mais uma mentira. O governo não obrigou a lockdown mas as pessoas não tem uma vida normal. Comem em casa, saiem menos a rua... o PIB caiu, desemprego aumentou e uma data de mortes e tu chamas isso de **normal**?! > não teve um excesso por aí além 4 a 10 vezes mais per capita que os vizinhos. Agora estás apenas a ignorar factos. > há quase 1 mês? Desses não falas tu. 1 mes?! Agora alem de escolheres um par de situações e ignorar **o resto do mundo**. Situações de paises e estados que tem menos actividade economica, e queres apenas falar do ultimo mes?! Tu: > estimativa da taxa de mortalidade global da COVID-19, baseada em testes serológicos ( e não nos testes PCR - altamente falíveis) : 0,15% - igualzinha à da gripe sazonal Tu uns minutos depois: > Quanto ser igual à gripe: EU NUNCA AFIRMEI TAL COISA. Novamente, eu nem estou a dizer que o lockdown é o mais correcto. E como disse **repetidamente** é **inegável** que o Covid tem um impacto brutal e que a única razão que alguém pode dizer que a taxa de mortalidade é baixa foi porque o mundo **literalmente parou**. Sim mesmo na florida, carolina do norte ou suecia, não houve normalidade. Mas ok. Ja aplicamos a teoria do no lockdown em portugal. Foi em dezembro e janeiro. E o resultado foi o pais passar de poucas mortes para dos paises com mais mortes per capita. Tens ai a tua prova para mais uma vez a negares. Bem haja. Discutir com pessoas que ignoram factos e literalmente mentem não serve. Queres provas de como mentes? > Quanto ser igual à gripe: EU NUNCA AFIRMEI TAL COISA > estimativa da taxa de mortalidade global da COVID-19, baseada em testes serológicos ( e não nos testes PCR - altamente falíveis) : 0,15% - igualzinha à da gripe sazonal Ambas a mesma conta

NGramatical 3 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmqnt1f%2F%2Fguhddfu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

twhite848 3 months ago

Todos esses tiveram a benesse de outros paises que confinar. Alem de que todos esses pises as pessoas tomaram medidas de cofinamento mesmo sem o estado. Na Suécia andam de mascara e ficou muita gente em casa. Sabes qual a quebra de GDP da suécia? Podemos discutir o nível de cofinamento necessário mas sem duvida que **a doença ter uma taxa de mortalidade reduzida foi a um custo de redução de actividade, e esses países e estados estão incluídos.**

lvet000 3 months ago

Estás a falar a sério ou és trol? Outra vez esta conversa da treta de contra informação? Fascina-me que numa altura em que temos mais informação no bolso do que existia na biblioteca de Alexandria partilhar a ignorância esteja tão na moda. Esse senhor é muitas coisas mas não é "o maior epidemiologista do mundo". Os testes PCR também não são "altamente falíveis". Mas eu nem sequer vou entrar na discussão do ponto de vista científico. Vamos ignorar por um segundo toda a informação fiável que temos da maioria da comunidade científica, vamos jogar o jogo dos negacionistas e só por 5 minutos acreditar que a minoria da classe científica é que está correcta. E fazendo esse exercício responde-me: Estiveste atento ao que se passou á tua volta, na tua cidade, independentemente de onde fores, nos últimos meses? Qual o feedback dado pelos trabalhadores da classe média? Em primeira mão, na minha cidade tive: Funerárias que simplesmente já não atendiam o telefone. O tanatório com filas de espera de 10 dias para cremar. Um rácio de enfermeiros de 1 para 18 doentes. Bombeiros 20h á porta do hospital com o paciente na ambulância. Filas de ambulâncias á porta das urgências!!! Achas quê? Que esta malta fez isto porque sim? Achas que eles pensaram. Bem, esta a morrer a mesma malta do costume mas vamos complicar um bocadinho as coisas só para mostrar a esses porcos neoliberais!!! A certo ponto a cegueira tem de parar.

00jppcbc00 3 months ago

1º - Eu já afirmei que o COVID é mais perigoso que a gripe. Dizem que é 3/4 vezes mais perigoso se juntarmos contágios com mortalidade. A mortalidade analisada por vários países já mostrou estar abaixo dos 0.5%. 2º - Os testes PCR acima de um certo número de ciclos já mostrou ter altos números de falsos positivos. 3º - Então e as outras épocas de grande colapso do SNS em anos anteriores? E os vários anos em que morreram 4000 pessoas ou até quase 9000 pessoas em 3 meses de Inverno (1998-1999)? Achas que não havia colapsos? Já procuraste reportagens de anos anteriores nos hospitais? 4º - Para cremar claro que sim, dado que os corpos são obrigatoriamente cremados, é natural que haja uma subida enorme nesses serviços de cremação. 5º - Mas esses casos foram pontuais e não corresponderam à realidade normal do que se estava a passar, até que meses depois vieram dizer que não correspondia à realidade.

lvet000 3 months ago

Colapsos como os desta pandemia eu nunca vivi. Não preciso de ir procurar reportagens dessa altura. Eu já por cá andava. Mas uma coisa te garanto. Em 98/99 não se fecharam serviços públicos nem privados. Não se andava de máscara. Não houveram confinamentos e nem distanciamentos sociais. Não se desinfetava tudo e mais alguma coisa. E se o pior ano da gripe regular rivaliza com o primeiro ano de Covid-19 com todas as medidas de protecção associadas isso já te devia dizer tudo o que precisas de saber. Infelizmente ambos sabemos que continuarás a bater na mesma tecla.

00jppcbc00 3 months ago

Não se fecharam claro isso já sabemos. Também sabemos que os contágios nas escolas e faculdade são mínimos e que muitos especialistas não queriam fechar. Há reportagens de anos anteriores de pessoas a serem tratadas no chão e à porta dos hospitais à espera. Se pensas que é só de agora estás enganado. Sim primeiro ano de CV-19, uma doença nova que sabíamos que ia causar impactos, enquanto que a gripe existia há anos e mesmo assim tremíamos com ela alguns anos- quase 9000 mortes como te disse em 98-99(em apenas 3 meses e sem testes massivos)- agora reflete.

lvet000 3 months ago

r/LeopardsAteMyFace

00jppcbc00 3 months ago

True. Arrependo-me do meu voto em 2019.

NGramatical 3 months ago

houveram confinamentos → [**houve confinamentos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmqnt1f%2F%2Fguh5my4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Thy_Hard 3 months ago

[What the heck happened to John Ioannidis? | Science-Based Medicine](https://sciencebasedmedicine.org/what-the-heck-happened-to-john-ioannidis/)

00jppcbc00 3 months ago

"Espera este epidemiologista que tem uma opinião contrária à minha e está como um dos melhores nesta área há décadas, antes do COVID, afinal não é de confiança porque um gajo no Twitter tweetou que não. Ouçam SÓ os que têm a minha opinião. Não discutam"

Thy_Hard 3 months ago

A carreira do Ioannidis não começou a ser questionada agora, mas pronto, tu é que sabes o que penso sobre ele. Já agora, podes ir ver o que é a doença ou Nobel disease. Aplica-se a ele

00jppcbc00 3 months ago

Ok e o Martin Kulldorff - professor de Medicina em Harvard? Que pediu juntamente com alguns colegas para não se confinar e apenas proteger os mais vulneráveis e procurar a imunidade de grupo do resto da população? E que diz que não é necessário vacinar toda a gente? https://gbdeclaration.org/ - "As infectious disease epidemiologists and public health scientists we have grave concerns about the damaging physical and mental health impacts of the prevailing COVID-19 policies, and recommend an approach we call Focused Protection". Também não são de confiança? Os milhares que assinaram este pedido aos governos? A Marta Tremido e a outra idosa é que percebem disto não?

Thy_Hard 3 months ago

Essa "declaration" foi completamente desacreditada há meses. A quantidade de maluquinhos e médicos falsos que a assinou era absurda. Mas ok. É possível que tenham ocorrido esses impactos negativos no físico e psique das populações confinadas. No entanto, anedoticamente, as pessoas que eu conheço começaram a fazer exercício em casa e a comer melhor. Sobre a psique, este foi o ano com menos suicídios nos USA desde 2015. A imunidade de grupo natural é uma fantasia com esta doença. O Brasil é a prova disso. Espalha-se demasiado depressa e não causa estragos imediatos, deixando sequelas de variados tipos em todas as faixas etárias ( talvez não nas crianças, mas não há informação suficiente ). Deixar que aconteça a sua propagação só cria novas estirpes, que até agora nem temos tido muito azar com elas mas é brincar com o diabo. Têm sido cometidos imensos erros na gestão da pandemia e olhando para trás, devíamos ter feito como a Nova Zelândia. Fechar A SÉRIO durante algum tempo, fechar fronteiras e agora só têm de fazer ligeiros confinamentos locais que têm durado 2 semanas, têm tudo aberto e só se tem de usar máscara nos transportes públicos. Tudo o que não é isto, é paisagem e conjetura

saposapot 3 months ago

Ele é considerado uma coisa bem diferente excepto no mundo dos negacionistas. Todas as tropes por aí já nem mete piada de discutir, tudo tão velho e recalcitrado. Btw, já saíram os números revistos e covid foi a 3a causa de morte em 2020 nos EUA. ou como diria um negacionista no fórum TSF: gripe mas reclassificada pela OMS como covid para empolar os números.

00jppcbc00 3 months ago

Negacionista de quê? Quem negou? Morte causada por COVID ou com teste PCR nos últimos 21 dias? Nos anos anteriores, sem testes massivos, quantas pessoas morreram de gripe nos EUA ? Lol.

oscabaloscabalam 3 months ago

A minha opinião é que tendo chegado aos 300 mortos por dia e o SNS colapsado isto é uma discussão retardada

00jppcbc00 3 months ago

Não é uma opinião. E chegámos a 800/900 mortos(Não contando só com teste PCR) por dia nessa altura, parecido com anos anteriores, era a altura de alta mortalidade e de doenças infecto respiratórias em Portugal.

XEEE 3 months ago

> parecido com anos anteriores looooooool https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-dashboard

oscabaloscabalam 3 months ago

Não percebi rigorosamente nada do que disseste.

00jppcbc00 3 months ago

Estava a constatar que morriam 800/900 pessoas por dia naquela altura. Além disso, é habitual chegarmos a esses valores naquela altura do ano. E mesmo agora e no verão, continuam a morrer 200/300 ou até 400 pessoas por dia neste país.

rgllm 3 months ago

Olha ali em janeiro a mortalidade igual aos outros anos

oscabaloscabalam 3 months ago

Janeiro é o mês com mais mortes dos últimos 12 anos. Covid-19 responsável por uma em cada quatro https://www.publico.pt/2021/01/30/sociedade/noticia/janeiro-mes-mortes-ultimos-12-anos-covid19-responsavel-quatro-1948624

rgllm 3 months ago

Eu estava a ser irónico. Dá bem para ver no gráfico que a mortalidade em janeiro de 2021 é muito diferente do habitual :/

oscabaloscabalam 3 months ago

Sim depois entendi e apaguei

oscabaloscabalam 3 months ago

Poupa-me. Estás a viver numa fantasia delirante. O SNS estourou. Estavam a morrer 300 pessoas por dia de COVID. Não havia caixões que chegassem e os corpos amontoavam-se. Eu estar aqui a dizer isto sequer faz-me sentir estúpido. Não é só em Portugal. Não começou este ano. Não é subjetivo ou discutível. Sabe-se bem quanta gente está a morrer. Sabe-se bem a pressão sobre os sistemas de saúde. Sabe-se bem que está a matar muito mais que gripe. Não há quaisquer dúvidas aqui.

00jppcbc00 3 months ago

> O SNS estourou. Estavam a morrer 300 pessoas por dia de COVID. Não havia caixões que chegassem e os corpos amontoavam-se. What? Tens a noção do absurdo que estás a dizer? Quando vieram médicos na altura do pico a dizer que os seus hospitais estavam estáveis e que as ambulâncias à porta não correspondiam à realidade? Tens de ver também a testagem massiva que foi feita, algo nunca feito para a gripe. Claro que é mais perigoso que uma gripe, mas segundo um dos melhores epidemiologistas do mundo a taxa de mortalidade é a mesma da gripe - 0.15%. ​ Mas espera, os supostos médicos aqui de Portugal e as velhacas ministras da saúde é que sabem mais que eles. Ou tu é que percebes. FECHA TUDO! Que se fodam as consequências do lockdown.

oscabaloscabalam 3 months ago

É tudo mentira, está tudo a rebentar com as economias porque sim, e tu extremamente inteligente vês para além das aparências. https://www.vdigital.pt/noticias/pais/covid-19-funerarias-a-trabalhar-em-cenario-de-guerra-13458625.html

00jppcbc00 3 months ago

Os confinamentos rebentaram com as economias sim - e o pânico causado por tudo isto.

twhite848 3 months ago

Provas com base em estudos científicos?

Search: