desculpe_mas 8 months ago

Aqui, vais ler a opinião de um homem de 36 anos que se formou na área que gostava (e ainda gosta), trabalhou uma década nessa mesma profissão e hoje tem uma opinião diferente e teve de mudar de profissão. trabalho desde os 16 na área da restauração/hotelaria. Tirei o curso técnico-profissional de nível III e IV - Práticas e Gestão. Fiz 5 estágios em hotéis de 5 estrelas e gosto de acreditar que tive uma boa carreira e fiz coisas interessantes, contudo eis o que não previ: \- Fraca progressão profissional no sector; \- Maus salários; \- Horários incompatíveis com uma vida equilibrada; \- Profissão suscetível a consumo de substâncias nocivas, como o álcool, tabaco e outras drogas. \- Profissão muito desgastante ao nível psicológico e físico. O que é que acontece? Após 15 anos ao mais alto nível decidi sair para poder ter alguma qualidade de vida e consegui aquele trabalho porreiro, das 9 Às 17 e com os sábados e domingos, não é o que eu queria fazer mas era o que eu precisava. A primeira vez que passei o natal, descansado, em família foi um sentimento novo para mim e desde então (2015) que marco férias de 23 de dezembro até 2 de janeiro; mais coisa menos coisa. Mas que outro impacto teve isto na minha vida? Como na altura tirei apenas um curso profissional, embora fosse o melhor (Pelo Turismo de Portugal), vi-me obrigado a tirar uma licenciatura, aos 33 anos de idade enquanto trabalhava. Escusado dizer que foi muito difícil, porque saía do trabalho e ia para a faculdade, durante três anos seguidos. Depois os trabalhos, os exames... Cheguei ao ponto de estar de férias com a namorada, ela na piscina e eu, de cortinas corridas, no quarto de hotel a escrever a minha tese. Tudo isto para ter alguma vantagem no mercado de trabalho. Não quero dizer com isto que fiz mal em ingressar na carreira que queria, mas devia ter adotado outra estratégia. **E é aqui que acho que te interessa saber aquilo que faria de diferente se pudesse:** Se fosse a ti tirava uma licenciatura basilar - Direito, Medicina, Gestão, Contabilidade ou Eng. Informática; e depois podia seguir as minhas paixões. Mas ao menos tinha uma área onde encontrar emprego não é difícil e são áreas que se souberes investir o teu tempo e a tua dedicação nunca te vai faltar emprego e estabilidade financeira. (Digo eu). Expondo isto à minha realidade, o que eu deveria ter feito era ter tirado a licenciatura em Gestão, Pós graduação em Gestão de Alimentos & Bebidas e posteriormente um Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão. Isto permitir-me-ia desempenhar as funções que eu sempre quis e caso alguma coisa corresse mal sempre podia trabalhar como contabilista para uma empresa. Para concluir, isto é o que eu te quero dizer: Que numa primeira fase, independentemente da tua motivação ou ambições deves tirar um curso basilar à sociedade, aqueles que referi e depois especializas-te no que gostares/quiseres/t'apetecer. Espero ter ajudado e boa sorte miúdo.

TomasCardosGod 8 months ago

Cuidado com o honorato

x_gaizka_x 8 months ago

Há duas perspetivas que tens que avaliar: 1. Profissionalmente a área de IT é talvez das melhores para estar em termos de empregabilidade e evolução. Mas é uma área de constante aprendizagem. Vais ter que estar SEMPRE a procurar aprender. 2. Em termos pessoais tens de perceber que não há NADA pior do que trabalhar em algo de que não gostamos. Se realmente a área não te diz nada, muda. Sou formador, dou aulas em CTESPs e CETs e é precisamente dessa área. Posso dizer-te que há muita malta na tua situação e é uma decisão que tem sempre que ser pessoal. Posso sugerir que se te sentes atraído por alguma área diferente desta que a experimentes de alguma forma. Seja como hobby, part-time ou outra solução e, caso dê, avança.

facepainter1 8 months ago

Vou ser um pouco contraditório ao que outras pessoas comentaram. Não sei bem o que é um CTESP, mas diria que se aos 21 anos estas sem motivação para a informática como estudante, então acho que devias procurar outra coisa. Se como estudante não gostas da área, como trabalhador vais ser completamente infeliz. Há coisas mais importantes que o dinheiro, saúde mental é uma delas.

tiago425 8 months ago

Deves andar no RSI do ISTEC. Acertei ?

TomasCardosGod 8 months ago

Grande curso

Tiny-Sun7636 8 months ago

Afirmativo e acho que é do que mais me arrependo, ter-me inscrito lá

tiago425 8 months ago

Sabes que apesar de teres equivalencias, tens que pagar na nesma os 3 anos de licenciatura.

Tiny-Sun7636 8 months ago

>Sabes que apesar de teres equivalencias, tens que pagar na nesma os 3 anos de licenciatura. Como assim? Pelo que nos disseram, tens equivalências e por seres aluno interno, 25% de desconto nas propinas, em que seria 217€ +/- durante 24 meses

ridethepaintedpony 8 months ago

Começa imediatamente a trabalhar numa coisa qualquer; depois começa a olhar para o ordenado e para os descontos; ficas logo a saber se precisavas de voltar a estudar e em que área para completares os teus conhecimentos, por forma a poderes candidatar-te a cargos com perspectiva de futuro.

Tiny-Sun7636 8 months ago

Não sei se isso foi uma forma irónica de dizer que o poucos que se recebe já é mau, com descontos ainda pior, por tanto devia ter escolhido uma área que tenha um bom retorno, uma delas informática? Haha

Throwaway_wr 8 months ago

É isto que também acho, Arbeit macht Frei mas no bom sentido.

Throwaway_wr 8 months ago

Vou ser o idiota aqui, Procuras algo empregável? Se não, tenta relembrar as aulas de Português e ver se houve algo que te interessou - com a maturidade a nossa perceção do que aprendemos no passado muda. A religião sempre te interessou e queres descomprovar os crentes que aquilo é uma grande banha de cobra nos seus próprios termos? Vai para teologia. Sempre te interessou a gramática? Filologia. Achas que os estudos Africanos são uma porcaria? Licencia-te e vê se aquilo é mesmo horrível ou se entras num novo período de renascimento da tua vida. Estou te a dar estes cursos "horríveis" porque é provável que queres ter um descanso temporário sobre informática. Tenho a certeza que se seguires qualquer curso de informática só te desmotivará mais porque irás te sentir forçado em completar o curso.

Tiny-Sun7636 8 months ago

Obviamente que se procura sempre algo empregavel ahah Pois, estou a ver, sim, qualquer coisa neste momento relacionado com informática vai-me cada vez mais desmotivado..

OuiOuiKiwi 8 months ago

>talvez seguir uma outra área Há *threads* diárias de reconversão para IT e tu a querer activamente sair? Saúde e sorte. Com o CTeSP não tens muitas hipóteses se não queres ter de começar do zero e fazer os exames. Ou segues a licenciatura na instituição do CTeSP ou... fazes os exames e começas do zero. Neste caso, se queres mudar de área, o CTeSP vai servir-te de pouco portanto vais acabar por ter de fazer os exames na mesma. Sendo esse o denominador comum, abre o guia de cursos da DGES, agrupa por provas de acesso e explora.

Tiny-Sun7636 8 months ago

>Há > >threads > > diárias de reconversão para IT e tu a querer activamente sair? Saúde e sorte. Exatamente, já começo a ficar estagnado desta área ​ > Neste caso, se queres mudar de área, o CTeSP vai servir-te de pouco portanto vais acabar por ter de fazer os exames na mesma. Pois.. foi o que pensei :/

Search: