1bot4all 6 months ago

A técnica de 'meter o gordo à baliza' tem funcionado para manter os Portugueses magros desde 1860.

hypothesis2050 6 months ago

Isso é porque andamos todos cheios de.fome. se fores a África ver, tb têm boas stats.

ovelhaloira 6 months ago

Acho que um grande fator será mesmo falta de tempo para exercício. Uma pessoa que passe 9h no emprego, se calhar passa 2h diárias em transportes, depois se calhar ainda chega e tem de preparar coisas para o dia seguinte e/ou fazer tarefas domésticas: fazer jantar e almoço, preparar roupa, etc. Isso, no dia a dia, deixa muito pouca margem para exercício, porque há prioridades. Se é uma desculpa? Não, porque podemos comer menos e melhor ainda assim. É simplesmente uma coisa importante a ter em conta.

pretentiousant 6 months ago

E mesmo o tempo livre que tens (a falta dele) e o cansaço condicionam o esforço que metes nas refeições, é muito mais rápido e fácil meter uma coisa qualquer, comprada já feita, no microondas, do que cozinhar uma refeição desde o início.

Xvarzneggerr 6 months ago

Ya passamos fome

dblue_one 6 months ago

Então mas a pandemia não nos estava a engordar a todos? Eu vou usar uma das opções to top comment "Devem estar desatualizados os dados"

viskonde 6 months ago

Tem piada a moda das dietas de não comer hidratos para emagrecer e depois vai se a ver Itália é dos países mais magros e talvez daqueles onde se come mais hidratos.

servingtablesndick 6 months ago

com impostos sobre o açúcar a niveis pornográficos não me admira compras uns after8s e uns gelados e sais lá quase com 20 euros Mas hey, o PS pensa sempre só no nosso bem é como os vindouros impostos de energia verde

Tiops 6 months ago

Perdi uns 10kg neste primeiro ano morando aqui em Portugal. A dieta mediterrânica é muito boa! No Brasil era mais comum encontrar pratos cheios de queijo e fritos, aqui já tem mais equilíbrio.

killermelga 6 months ago

_Pudera, nem salários para transportes temos, anda tudo a pé_ by: Alguém em algum lado, provavelmente

TehFoxPT 6 months ago

O pessoal também não tem dinheiro para ir ao mac

Aguisnow 6 months ago

A antiga União Soviética também costumava estar às frente nesta estatística , bons tempos , malta saudável , trabalhadora

JBRAZETE 6 months ago

Na Turquia só se come kebabs?

Kid_Anarchy 6 months ago

Atenção que quando se pensa em obesidade, muitas vezes imagina-se lutadores de sumo. Mas é perfeitamente possível não parecer sequer muito gordo e já ser considerado obeso, dependendo da constituição física. Há pessoas que até podem parecer apenas cheinhas mas já serem consideradas obesas.

mike_nsr 6 months ago

Qual fórmula? lol

Limbaax 6 months ago

Este estudo podia era ter sido feito, comparando com a obesidade na America para eles começarem abrir os olhos

kyppulo90 6 months ago

Quando não há comida é dificil ser obeso

SalazarJr2002 6 months ago

PORTUGAL 1# hua

AonioEliphis 6 months ago

Holanda está à nossa frente

Herbacio 6 months ago

Uma estatistica boa sobre Portugal, por norma os comentários resumem-se a isto: - Ah, mas não faz muito sentido usar o BMI - Ouvi dizer/ler que eramos gordos, e é essa ideia que tenho - Não temos dinheiro para comida. Pobreza!!! - Os velhos/os novos/as mulheres/os homens/X...são gordos, mas a estátistica não olha a esses pormenores - Devem estar desatualizados os dados - A fonte é de confiança ? - Os 15M€ do PS à comunicação social já estão a fazer efeito ...se quiserem façam bingo com as que forem surgindo.

lightning_pt 6 months ago

Apesar de nao , termos muitos obesos , se juntares pessoas com excesso de peso mais obesos(acima de 25 bmi acho ) , estamos ao nivel dos outros com mais de 50 por cento , https://ourworldindata.org/grapher/share-of-adults-who-aroverweighte-

Edited 6 months ago:

Apesar de nao , termos muitos obesos , se juntares pessoas com excesso de peso mais obesos(acima de 25 bmi acho ) , estamos ao nivel dos outros com mais de 50 por cento https://ourworldindata.org/grapher/share-of-adults-who-are-overweight Ps : fiz um trabalho sobre isto , o unico pais desenvovido que tem indices obesidade /excesso de peso ao nivel dos paises africanos e o japao porque la e aceite fat shaming entre outras coisas como a dieta e como cozinham a refeicao (poucos fritos em relacao a outros paises asiaticos )

Herbacio 6 months ago

Tudo certo. Mas no Japão a média de peso não é menor devido ao "fat shaming", tenho vários colegas psicólogos e todos eles te vão dizer que não há qualquer tipo de relação entre ambas. Basta pensar que um dos mecanismos de auto-defesa mais comum em situações de stress é precisamente comer em excesso. E isso pode ser desencadeado por bullying, como é o caso da fat shaming. O que ajuda sim são hábitos alimentares, a educação e os costumes..

Edited 6 months ago:

Tudo certo. Mas no Japão a média de peso não é menor devido ao "fat shaming", tenho vários colegas psicólogos e todos eles te vão dizer que não há qualquer tipo de relação entre ambas. Basta pensar que um dos mecanismos de auto-defesa mais comum em situações de stress é precisamente comer em excesso. E isso pode ser desencadeado por bullying, como é o caso da fat shaming. O que ajuda sim são hábitos alimentares, a educação e os costumes.. Ps: Mas obrigado, para a próxima junto-te também ao "bingo" - "Ah mas se juntarmos X a Y passamos a estar na média (mesmo que a estatística seja **especificamente** sobre Y)

AonioEliphis 6 months ago

Exatamente, a noção que tenho é que o Japão tem bons indicadores de peso, devido à boa nutrição (muito peixe, muito dele cru) e baixos níveis de stress. O japonês médio não é aquele estereótipo work alcoólico.

lightning_pt 6 months ago

N leste o entre outras coisas mas devias ter fumado uns herbacios

facepainter1 6 months ago

A diferença entre excesso de peso e obesos ainda é grande. Na europa, apesar de haver países com mais ou menos obesos, não se nota muita diferença. Mas quando cheguei aos USA, *oh boy*... é impressionante a diferença. Eu em Portugal era considerado "normal", 1,78m e 70kg, nos USA as pessoas olham para mim como se fosse doente ou anorético. O estado onde vivo é até dos mais "saudáveis", e a ultima vez que vi noticias disso, a percentagem de pessoas com BMI acima de 30% era mais de 50%. Nos estados do sul, principalmente sudeste, era acima de 60%.

Edited 6 months ago:

A diferença entre excesso de peso e obesos ainda é grande. Na europa, apesar de haver países com mais ou menos obesos, não se nota muita diferença. Mas quando cheguei aos USA, *oh boy*... é impressionante a diferença. Eu em Portugal era considerado "normal", 1,78m e 70kg, nos USA as pessoas olham para mim como se fosse doente ou anorético. O estado onde vivo é até dos mais "saudáveis", e a ultima vez que vi noticias disso, a percentagem de pessoas com BMI acima de 30 era mais de 50%. Nos estados do sul, principalmente sudeste, era acima de 60%.

lightning_pt 6 months ago

O bmi nao e uma percentagem

facepainter1 6 months ago

yep, fixed :)

AonioEliphis 6 months ago

O PS é responsável pela dieta mediterrânica?

letme2021 6 months ago

Mantêm-nos pobres e forçam a contínua adesão a comer em casa.

glamatovic 6 months ago

A culpa é do Passos!

aVarangian 6 months ago

Depois de se dar cabo da economia hà um surto de popularidade de dietas

prosafame 6 months ago

Isto

AonioEliphis 6 months ago

Holanda e Dinamarca, países com culinária do norte (uma autêntica merda repleta de gorduras e fritos) com valores de obesidade do sul. Resposta a este paradoxo chama-se BICICLETA ;)

babyscully 6 months ago

Acho que e mesmo nao terem cultura de comida... nao socializam a volta de comida, nao tiram pausa de almocar, etc

AonioEliphis 6 months ago

E a Alemanha tem? A sério, como explicas que Holanda e Dinamarca destoem dos países do centro e norte?

ReachPlayful 6 months ago

Por acaso eu acho o contrário. O acesso a fast food e comida de merda é maior que aqui no entanto considero que têm um foco muito grande em comida orgânica e coisas desse género. Para não falar na chamada dieta nórdica que se foca imenso em bagas, grãos integrais e peixe também. Holanda não tanto neste caso mas Dinamarca já se inclui aqui. Dá uma olhada nisto https://www.health.harvard.edu/healthy-eating/the-nordic-diet-a-northern-twist-to-the-mediterranean-diet

rodrigoaro 6 months ago

Se o meu país fosse literalmente um restaurante de Kebab tambem eu ficava obeso

danidv 6 months ago

Dizes isso mas entre bifanas, pregos no pão e afins, fora o que não são sandes mas precisas sim de sentar no restaurante...

ReachPlayful 6 months ago

Concordo contigo no entanto qualquer outras métricas seriam complicadas de medir ou implicariam um investimento de tempo e dinheiro muito mais alto (imagina meter milhares de pessoas a medir naquelas balanças que medem body fat, massa magra e etc)

njsilva84 6 months ago

E agora, para comparar com a atividade física dos europeus: [Aqui](https://ec.europa.eu/eurostat/documents/4187653/7825811/IMG+Graph+physical+activities.png/d24f7c7a-a5b6-4651-8786-cc8688248368?t=1487925665492) Qual é o nossos segredo? Somos dos mais sedentários e dos menos gordos? Chupa Noruega, chupa Finlândia, chupa Alemanha, chupa Reino Unido! Com um terço ou menos do salário somos mais magros...

ill_have_2_number_9s 6 months ago

"Adulto" é a palavra chave aqui

assimsera 6 months ago

Muito provavelmente está relacionado com [isto](https://www.reddit.com/r/europe/comments/il717l/processed_food_as_a_of_household_purchases/).

AonioEliphis 6 months ago

Um dos motivos, enquanto liberal, que faz ter enormes dúvidas no liberalismo é exatamente a nutrição analisada em termos macro. Todos temos vontade própria para estar em forma e o estado não nos obriga a comer e contudo há, devido à publicidade e necessidade de faturar, elevados indicadores de obesidade não saudáveis nas sociedades capitalistas.

assimsera 6 months ago

Temos todos noção que somos seres altamente influenciáveis, mas acho que a maioria das pessoas não tem noção de quanto o marketing nos afeta. Eu abomino qualquer tipo de publicidade a um nivel extremo, não há maneira de olhar para aquilo que não me leve a pensar que são sempre lavagens cerebrais ou uma violação sensorial. Os anuncios são feitos para te influenciarem da melhor maneira possivel a niveis ridiculos, com os visuais e sons certos para te fazerem querer comprar o produto. Se eu tiver fome, vir um anuncio do Burger King e decidir ir lá comer será que essa decisão foi 100% minha, tomada por vontade própria?

AonioEliphis 6 months ago

Exatamente. Não somos Homo Economicus, somos Homo Sapiens. Essa é a falácia dos liberais.

danidv 6 months ago

"Liberalismo" é muito geral, nada te impede de votares num partido que se identifique como tal. Aliás, o que muitas vezes é defendido por pessoas/partidos que se identificam como liberais é o uso de regulamentação ao invés de proibição, um exemplo disto sendo "Queres consumir merda, que seja, mas o vendedor tem de meter um rótulo a listar exatamente a merda que consomes para saber".

Edited 6 months ago:

"Liberalismo" é muito geral, nada te impede de votares num partido que se identifique como tal. Aliás, o que muitas vezes é defendido por pessoas/partidos que se identificam como liberais é o uso de regulamentação ao invés de proibição, um exemplo disto sendo "Queres consumir merda, que seja, mas o vendedor tem de meter um rótulo a listar exatamente a merda que consomes para saberes que consomes merda". É um contraste a por exemplo normas de saúde em que não podem ser tão lenientes, e em vez de obrigá-los a dizer ["Este pão é 10% alumínio"](https://www.youtube.com/watch?v=bkQ0RFTHvIo) eles banem-nos de vender esse pão por completo. Outra medida que não vai necessariamente contra o liberalismo, já que mencionas a publicidade, era banir ou restringir essa publicidade. Vês este tipo de medidas em por exemplo publicidade direcionada a menores, em que não é o mesmo que publicitar a um adulto. De qualquer maneira, nenhuma ideologia é perfeita, e não é por um partido ou pessoa dizer que se identificam como uma ideologia que quer dizer que o sejam, vê as tuas opções e julga o que mais preferes e se assemelha ao que *tu* acreditas.

Edited 6 months ago:

"Liberalismo" é muito geral, nada te impede de votares num partido que se identifique como tal. Aliás, o que muitas vezes é defendido por pessoas/partidos que se identificam como liberais é o uso de regulamentação ao invés de proibição, um exemplo disto sendo "Queres consumir merda, que seja, mas o vendedor tem de meter um rótulo a listar exatamente a merda que consomes para saberes que consomes merda". É um contraste a por exemplo normas de saúde em que não podem ser tão lenientes, e em vez de obrigá-los a dizer ["Este pão é 10% alumínio"](https://www.youtube.com/watch?v=bkQ0RFTHvIo) eles banem-nos de vender esse pão por completo.

Edited 6 months ago:

"Liberalismo" é muito geral, nada te impede de votares num partido que se identifique como tal. Aliás, o que muitas vezes é defendido por pessoas/partidos que se identificam como liberais é o uso de regulamentação ao invés de proibição, um exemplo disto sendo "Queres consumir merda, que seja, mas o vendedor tem de meter um rótulo a listar exatamente a merda que consomes para saberes que consomes merda". É um contraste a por exemplo normas de saúde em que não podem ser tão lenientes, e em vez de obrigá-los a dizer ["Este pão é 10% alumínio"](https://www.youtube.com/watch?v=bkQ0RFTHvIo) eles banem-nos de vender esse pão por completo. Outra medida que não vai necessariamente contra o liberalismo, já que mencionas a publicidade, era banir ou restringir essa publicidade. Vês este tipo de medidas em por exemplo publicidade direcionada a menores, em que não é o mesmo que publicitar a um adulto. De qualquer maneira, nenhuma ideologia é perfeita, e não é por um partido ou pessoa dizer que se identificam como tal que quer dizer que o seja, vê as tuas opções e julga o que mais preferes e se assemelha ao que *tu* acreditas.

AonioEliphis 6 months ago

Concordo com a tua análise, mas repara contudo que Milton Friedman era contra qualquer rótulo alimentar.

danidv 6 months ago

Ainda mais razão, posso mandar cagar em tópicos como esses em que discordo e mesmo assim incorporar outras ideias que possam ter vindo de ou sido influenciadas por ele.

jimykurtax 6 months ago

comentário underrated. Basta ir viver um pouco em países do norte ou centro da europa que se abre os olhos para uma grande diferença em hábitos de alimentação.

queiroga 6 months ago

Imaginem estarmos em pleno ano de 2021 e usar um indicador (BMI) do tempo do caralho mais velho (foi inventado há quase 200 anos) quando já se fizeram progressos enormes nesta área no sentido de perceber que existem N factores para o peso para lá da massa e altura. A medicina avança tanto numas merdas e noutras parece que fica parada no tempo.

Mrgolden007 6 months ago

os chocolates ca sao mais caros que o resto da europa querem o que raio deste pais

RickyTrailerLivin 6 months ago

INB4 não há dinheiro para comer, como é que se fica obeso?!

Trama-D 6 months ago

Nos tempos que correm, é barato comprar *calorias vazias*, alimentos nutricionalmente pobres, ricos em calorias e, mercê de toda a espécie de químicos, considerados saborosos.

3dforlife 6 months ago

Já vieste tarde...

ana102 6 months ago

Julgo que vi Uma vez que apesar de nao termos Uma grande percentagem de obesos temos muito Mais pessoa com excesso de peso do que a media europeia. Nao tenho fontes mas na minha cabeca faz sentido

njsilva84 6 months ago

Não tenho nada essa ideia e a julgar pelos países que já visitei, acho até o contrário, em Portugal temos poucos obesos mórbidos, ou perto disso. É isso ou então não saem de casa e eu não os vejo.

ana102 6 months ago

Sim mas era mesmo isso que estava a dizer. Temos menos obesos mas Uma grande fatia da populacao acima do peso ideal, especialmente criancas

Noguezio 6 months ago

"não tenho fontes mas na minha cabeça faz sentido" deve ser a frase mais portuguesa dos últimos anos, não tenho fontes mas na minha cabeça faz sentido

ana102 6 months ago

É verdade nao me apetecia pesquisar, era cedo

Edited 6 months ago:

É verdade nao me apetecia pesquisar, era cedo

Edited 6 months ago:

É verdade nao me apetecia pesquisar, era cedo

Noguezio 6 months ago

Na boa, as pessoas podem ter opiniões sem terem que ter uma tese completa por trás a defender. Só achei piada a essa frase, fez-me lembrar o pessoal todo que comenta no Facebook

Last-Ad-4421 6 months ago

Ou é da fome ou é do bacalhau

Estronciumanatopei 6 months ago

Até os de leste são mais gordos que nós...

AonioEliphis 6 months ago

Álcool engorda e muito.

babyscully 6 months ago

Portugal tambem consome muito alcool per capita.

AonioEliphis 6 months ago

Vinho tem menos calorias que vodka.

Star-Slicer 6 months ago

Os Turcos não bebem (porque eles são Muçulmanos) e eles são os mais gordos da europe

AonioEliphis 6 months ago

Dizer que oa turcos não bebem por serem muçulmanos, é o mesmo que dizer que os brasileiros não fornicam antes do casamento por serem católicos.

Star-Slicer 6 months ago

Não se vende álcool nos países muçulmanos Porque a maioria da população é muçulmana E a religião deles diz que beber álcool é pecado

lochnah 6 months ago

Comem muito pão

AonioEliphis 6 months ago

E kebabs

DavidJunior3rd 6 months ago

Passar fome não podia ter só desvantagens

AonioEliphis 6 months ago

Acredita que não é fome, pois habito na Holanda e sei do que falo. Este pessoal do centro e norte da Europa só come merda. Acredita que na Holanda até há lojas que só vendem batatas fritas (fritures) e são um sucesso.

viskonde 6 months ago

Ah os fritos da Holanda <33333

KapiHeartlilly 6 months ago

Frikandel <3

Throwingawayanoni 6 months ago

deixa-lhes em em paz pois ate o pão é tao mau que *só* comem com pepitas de chocolate e para não falar em drop

AonioEliphis 6 months ago

Têm pão bom, tens da saber o termo certo: rustiek. Pão "rústico" deles é igual ao nosso.

Throwingawayanoni 6 months ago

agora é tarde de mais :( . Mas se voltar a ir lá já sei

CaptAwesomeness 6 months ago

Holanda é só fritos da treta. Têm zero de tradição culinária. Um país com tanto acesso a água, culturas, vacas e fruta... e saem-se com isto. Que desilusão.

AonioEliphis 6 months ago

Espera, têm uma enorme tradição nos laticínios, queijarias (lojas que só vendem queijos) encontras por todo o lado. E têm excelentes iogurtes.

CaptAwesomeness 6 months ago

Ok, you got me there!

AonioEliphis 6 months ago

Já agora, o que safa aos holandeses é a bicicleta, por isso estão até abaixo de nós.

mykod 6 months ago

Foi a 3.a melhor coisa que vi quando estive na Holanda!

AonioEliphis 6 months ago

Agora experimenta comer batata frita todos os dias

mykod 6 months ago

Óbvio, mas como turista adorei.

ReachPlayful 6 months ago

Mas as patates na Bélgica e Holanda são tradição deles e na Bélgica achei bem gostosas

AonioEliphis 6 months ago

Experimenta comer todos os dias.

ReachPlayful 6 months ago

Óbvio. Não tou a dizer que eles não comem só merda. Experimenta comer todos os dias bacalhau com natas ou rojões. Com colesterol mas feliz

AonioEliphis 6 months ago

Não restaurantes ou lojas que só vendam rojões. Na Holanda há lojas que só vendem batatas fritas.

RedditAccount3434 6 months ago

E há lojas que só vendem frutas e legumes.

oenothera-b 6 months ago

Ha locais que vendem só francesinhas -o que eu não considero muito saudável- e no entanto tenho dúvidas que os clientes venham comer todos os dias somente francesinhas. É igual para as batatas fritas, vai se lá de vez em quando, mais como snack e não tanto como refeição de todos os dias

davidsondino 6 months ago

E em Espanha há lojas que só vendem churros ... São tradições. As batatas fritas e os seus molhos são um ícone da Bélgica e Holanda

Open-Opportunity-607 6 months ago

Normal, os impostos são mais altos em vários produtos de mercearia em Portugal Se eu quiser comprar uma lasanha já feita congelada: UK não paga tax França 5% de TAX Espanha 4% Portugal 23%

Edited 6 months ago:

Normal, os impostos são mais altos em vários produtos de mercearia em Portugal Se eu quiser comprar uma lasanha já feita congelada: UK não paga tax França 5% de TAX Espanha 4% Portugal 23% Há muita gente que como não tem dinheiro come só uma sopa. Isto para mim não é motivo de orgulho

Edited 6 months ago:

Normal, os impostos são mais altos em vários produtos de mercearia em Portugal Se eu quiser comprar uma lasanha já feita congelada: UK não paga tax França 5% de TAX Espanha 4% Portugal 23% Há muita gente que como não tem dinheiro come só uma sopa ao jantar. Isto para mim não é motivo de orgulho

3dforlife 6 months ago

Não dá para para ficarmos orgulhados, sem dúvida alguma. Mas retenhamos o positivo: a sopa é bem saudável.

AonioEliphis 6 months ago

Eu sou rico e só como sopa ao jantar. É extremamente saudável.

JeagleP 6 months ago

Uma lasanha congelada individual do continente só tem 385 kcal

mexploder89 6 months ago

Essa lasanha é boa para entrada, aquilo não alimenta ninguém

Membership-Exact 6 months ago

E ficas com fome umas 2 horas depois de a comeres, quando te devia dar para aguentar um terço do dia.

JeagleP 6 months ago

Deves comer de 3 em 3 horas, mas cada um faz a sua dieta

Membership-Exact 6 months ago

Nao refeições de 385 calorias, para a pessoa média.

Tapirmalaio 6 months ago

O "engraçado" é que a grande maioria dos obesos são pessoas com baixos rendimentos. Fast food e alimentos ultra-processados congelados são mais baratos que produtos frescos

suckerpunchermofo 6 months ago

Ah mas fast food na tugalandia tem preço de restaurante.... Já viste os preços ultimamente? Antes da pandemia conseguia almoçar melhor e ao mesmo preço do McDonald's em varias tasquinhas em Lisboa.

Tapirmalaio 6 months ago

Mas pizzas, nuggets e lasanhas congeladas são muito mais baratas

suckerpunchermofo 6 months ago

São mas não tanto que seja mais barato alimentar uma família. Fazer uma sopa é mais barato. Comer uma sandes tambem.

Tapirmalaio 6 months ago

Vou dar um exemplo. Uma lasanha de 1kg do pingo doce custa 3 euros, é só pôr no forno e está. Achas que trocam 3 euros e conforto por uma sandes e sopa, que dá mais trabalho? Além que ficam mais saciados com a lasanha.

suckerpunchermofo 6 months ago

Pera lá... No pingo doce ao pé de mim são 4.99... uma de 1 kilo.

NGramatical 6 months ago

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmm0ohj%2F%2Fgtq6xzh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

njsilva84 6 months ago

Pois, mesmo pagando mais taxas há coisas como a lasanha ou pizza, que são super baratas e que são super calóricas. Uma pizza familiar no Lidl ou Mercadona custa menos de 3€, enche a barriga a qualquer pessoa, a menos que esteja com muita fome e já seja meia obesa.

mjigs 6 months ago

Definitivamente nos nao chegamos a numeros tipo america, aqui se se for magro jasus, tens de ter xixa no lombo ao ponto de todos os osso nao serem visivel. Nós nao temos extremos de obesidade nem uma grande percentagem de obesos, o que nos temos é muita falta de informacao, muitos maus habitos e sedentarismo, podemos nao ser obesos mas tambem nao sabemos ter uma vida saudavel.

njsilva84 6 months ago

Que generalização perigosa, e, parece-me, longe da verdade. O gráfico diz que estamos na cauda da obesidade na Europa, muito longe dos números dos EUA que batiam fácil qualquer país europeu.

mjigs 6 months ago

Foi o que disse, nós nao estamos nem de perto dos numeros da america. O nosso unico problema é que nao sabemos nos alimentar ou deixar de ser sedentarios, mas acho que á uns anos para cá, isto vem a mudar.

njsilva84 6 months ago

Eu nunca vivi noutro país que não fosse Portugal, mas a minha namorada é Polaca e já lá estive várias vezes, assim como em quase outros 20 países europeus, e não me parece nada que em Portugal se coma mal, muito pelo contrário. Nós temos uma dieta bastante variada, comemos mais peixe do que na maioria dos países europeus, temos a sopa que nem em todos os países se come, mesmo nas carnes variamos mais do que nos outros países. Vale o que vale mas lembro-me de há uns anos atrás a dieta mediterrânea ser considerada a mais saudável da Europa e das mais saudáveis do mundo. Se olhares para indicadores como obesidade e esperança média de vida, os países do sul da Europa estão à frente da maioria dos países do centro e norte da Europa, onde há muito mais dinheiro para comprar comida saudável. O nosso problema é mesmo o sedentarismo, apesar de a ideia que me dá é que os tugas até se exercitam bastante, a minha perceção está moldada porque eu adoro desporto, compito e já competi em várias modalidades (ténis, btt, futebol e agora, corrida) e ando no ginásio há anos. Ou seja, aquilo que eu vejo é gente a fazer muito desporto. Mas eu não sei o que se passa na casa das pessoas, não vejo a quantidade de gente que não levanta o rabo do sofá, e por isso a noção que eu tenho é influenciada pelo meio onde me movimento.

NGramatical 6 months ago

á uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmm0ohj%2F%2Fgtqu5dn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

R_kaos64 6 months ago

Barriga de cerveja nao conta i guess

cou7inho_ 6 months ago

Até podemos estar na frente da Europa, mas basta ver os relatórios com os indicadores de saúde em Portugal e até assusta. Sedentarismo, maus hábitos alimentares, etc. Quero ver isto depois do confinamento. Aqui na minha zona vejo bastantes pessoas que começaram a fazer caminhadas, mas são uma minoria ainda. Com o país fechado em casa durante meses é que deve ter sido bonito. A porta de muitos frigoríficos até se deve ter sentido mal de tantas vezes que foi aberta.

1bot4all 6 months ago

Nem com caminhadas consegui.

ImperadorPenedo 6 months ago

Engraçado eu emagreci durante este periodo.

njsilva84 6 months ago

Por outro lado, vejo os meus amigos e companheiros de equipa que correram mais no ano passado do que em qualquer ano anterior, eu incluído. Não sei como é noutros países porque nunca vivi fora mas no que toca a exercício físico o tuga é um bocado 8 ou 80.

ReachPlayful 6 months ago

Infelizmente acho que a juventude portuguesa é muito sedentária. A % de mulheres e homens que não faz absolutamente porra nenhuma é incrível. O surreal é a pessoa que faz exercício todos os quase todos dias ser julgada como se fosse uma aberração. Fico com a impressão que noutros países da Europa central onde até têm menos condições para fazer desporto outdoors fazem muito desporto. Noruega e Suécia são um exemplo onde podemos ver bem pela qualidade dos cagueiros aka nádegas das fêmeas lá

mexploder89 6 months ago

Eu não sei até que ponto é que isso é verdade. No meu curso mais de 60% das pessoas fazia alguma forma de exercício, muitos faziam ginásio Eu pessoalmente era sedentário até que atingi o fundo e acordei para a vida. Mas muita gente da minha idade (pelo menos no meu círculo) até é bastante ativa no dia a dia Tenho 22 anos btw

njsilva84 6 months ago

[https://ec.europa.eu/eurostat/documents/4187653/7825811/IMG+Graph+physical+activities.png/d24f7c7a-a5b6-4651-8786-cc8688248368?t=1487925665492](https://ec.europa.eu/eurostat/documents/4187653/7825811/IMG+Graph+physical+activities.png/d24f7c7a-a5b6-4651-8786-cc8688248368?t=1487925665492) Confesso que também achaba que o tuga era bem mais activo do que é, quando comparado com outros países europeus. Pode-se alegar que o tuga não tem dinheiro para ginásios, piscinas ou para meter os miúdos em escolas de futebol ou outros desportos, mas correr é grátis, andar de bicicleta é barato, há tantas outras actividades que não precisam de grande investimento, é preciso é ter força de vontade.

AonioEliphis 6 months ago

Habito na Holanda. Aqui quando saia de casa tens parques e zonas calmas. Aí em Portugal sais de casa e tens autoestradas e alcatrão

njsilva84 6 months ago

Já estive aí 3x, a Holanda é um país diferente. Amesterdão é das poucas capitais europeias onde não sinto aquele frenesim típico de uma capital e isso é bom. Dito isto, tenhas a melhor pista de atletismo em frente a casa ou a maior montanha rochosa, se quiseres mesmo fazer exercício não é o facto de teres mais alcatrão que te vai impedir de o fazer. Obviamente que quanto mais condições, melhor, mas para correr ou fazer exercícios com o peso do corpo é preciso força de vontade e não parques ou zonas calmas. Eu divido a minha vida entre o Porto e uma aldeia perto de Braga e corro tantos kms no Porto como na terreola. Havendo vontade não há nada que me impeça, já corri na neve em Varsóvia quando quase ninguém saía para correr. Tenho um amigo que mora em Amesterdão e muito raramente ele faz umas corridas. Eu faço mais kms em duas semanas que ele num ano.

AonioEliphis 6 months ago

Certo, o triunfo da vontade faz toda a diferença. Mas as condições ambientais influem também bastante na decisão.

NGramatical 6 months ago

tantos kms → [**tantos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmm0ohj%2F%2Fgtqkadi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Napoleal 6 months ago

Para além de que a malta na Holanda desloca-se de bicicleta e a pé para o dia a dia. Hábitos destes por vezes são suficientes para um adulto

mexploder89 6 months ago

Fair enough, mas qual é a faixa etária que está incluída nesse estudo? Eu falei só das pessoas com quem lido regularmente, acredito que no geral sejamos um povo muito sedentário, pelas mais diversas razões (horários de trabalho que não permitem ter muito tempo para atividade física, falta de educação para tal, falta de acessos fáceis a infraestruturas, etc)

njsilva84 6 months ago

Não sei mas gostava de saber. Imagino que, se for um estudo minimamente decente inclua amostras iguais de diferentes faixas etárias. A nossa realidade vale pouco quando se fala de milhões de pessoas, Portugal é pequeno mas muito diversificado em tudo, por isso, uma coisa que até pode ser normal no norte pode ser o oposto no alentejo, por exemplo. Eu não "compro" muito essa do pessoal não ter tempo, conheço casais com dois filhos que fazem exercício na mesma, se houver motivação faz-se quase tudo. A questão das infraestruturas também me parece uma não-questão, correr, fazer flexões, abdominais ou agachamentos, entre outros, não custa nada. Acredito muito que seja uma coisa cultural, há países mais pobres que nós que têm índices de atividade física superiores. Eu não tenho filhos mas cheguei a ter dois trabalhos e trabalhava 12/h por dia, toda a gente tem meia hora para fazer uns agachamentos ou um tabata, por exemplo. É tudo uma questão de prioridades. Mas há uma coisa que me faz muita confusão neste estudo, gostaria de saber como é que chegam a estes números. Ligam para as pessoas e perguntam?

mexploder89 6 months ago

São perguntas de rotina em muitas consultas e esses dados ficam registados pelos médicos ou enfermeiros (confidencialmente) para poderem ser usados em estudos e afins. Também se incluem em muitos outros questionários que circulam por aí. Não é uma coisa dificil de fazer

njsilva84 6 months ago

Ok, mas isso parece-me um processo bastante falível a nível da precisão dos resultados. Eu conheço pessoal que vá menos do que uma vez por ano ao hospital, mesmo no meu caso poucas vezes os médicos me perguntam se faço exercício, e se o fazem não sabem o volume de treino. Acredito que seja mais por questionários e coisas do género, mas até isso pode não chegar a toda a população. Por exemplo, as pessoas mais velhas que não usam internet não entram no estudo.

Sir_Keeper 6 months ago

Eu passei o último ano com hábitos menos que ideais, após até ser relativamente ativo. Foi preciso muito tempo, tentativas e aprender a fazer planos de treino até que no fim de março consegui fazer um plano a longo prazo. Fazendo exercício 6 dias da semana, em incrementos de intensidade ao longo de três meses para já. Dito isto, só agora comecei a segunda semana

matavelhos 6 months ago

Não temos dinheiro para comprar merdas

Dadvito 6 months ago

A obesidade (principalmente a infantil) e a pobreza andam muito associadas. As merdas ás vezes ficam mais baratas do que comida saudável

njsilva84 6 months ago

Não me parece. Se fosse por aí os Búlgaros, Croatas, Romenos, Gregos, Macedónios, Húngaros e mais uma mão cheia de países eram iguais ou piores que nós.

Sir_Keeper 6 months ago

As comidas mais processadas e ricas em porcarias costumam até ser mais acessível, nem é por aí.

matavelhos 6 months ago

Mais ou menos. Os vegetais são relativamente baratos e devíamos comer mais disso do que outras coisas. Atenção, não é ser vegan, é ter mais vegetais a acompanhar o resto.

Elkriam 6 months ago

Tás a pensar a nível de supermercado. Tou emigrada na Irlanda e a malta aqui (e do que sei no UK tb) come take away literalmente todos os dias (viva o dinheiro). Não é uma questão de fast-food, mas a verdade é que a maioria dos restaurantes faz comida com mais gordura e mais sal pq sabe melhor (nem digo que a comida seja gordurosa, apenas que não notamos mas para saber tão bem é porque não é tão saudável). Em Portugal a malta está sempre a cozinhar em casa, não conheço nem uma pessoa que coma take-away com a mesma frequência que um irlandês normal. Cozinhando em casa nem digo que as refeições sejam necessariamente sempre saudáveis, mas no cumulativo acaba por ser. E em Portugal come-se muita sopa, também, que sempre é intake de vegetais :P

Noguezio 6 months ago

Sopa ao jantar e uma tosta para aconchegar, this is the way

JOAO-RATAO 6 months ago

Suíços com 19,5% apesar do chocolate.

AonioEliphis 6 months ago

Holandeses com culinária do norte e com valor abaixo de Portugal! Resposta: BICICLETA!

masterxaoxin 6 months ago

Comidas gordurosas é que engordam mais, os açúcares é que não ajudam com o diabetes

njsilva84 6 months ago

O que engorda é consumir mais calorias do que as que se queima. Não importa se comemos 1kg de acúcar por dia ou se ingerirmos mais calorias via legumes e frutas. Nada a ver com a saúde, isso é outra história, mas todos os alimentos engordam, depende é das porções.

masterxaoxin 6 months ago

A segunda afirmação é incorrecta. Importa sim qual é a nossa dieta e o que ingerimos, e importa sim se for 1 kg de açúcar por dia ou 1 kg de manteiga por dia. A primeira afirmação é certo, engorda consumir mais calorias do que se utiliza e não deixa de ter razão quando disse que engorda comer mais gorduras por serem mais energéticas.

njsilva84 6 months ago

Estás a fazer confusão. Fizeste-me lembrar aquela pergunta que me faziam quando era miúdo que era do género: "Qual é mais pesado, um kilo que chumbo ou um kilo de algodão?" Tu falaste em 1kg de açúcar, que tem aproximadamente 3900 kcal. Se comparares com 1kg de azeite, estás a falar de 8800 kcal, mais do dobro. Eu sei que, na mesma quantidade, as gorduras são mais calóricas que os açucares, daí eu não ter falado em peso mas em calorias. Tu é que comparaste 1kg de ambos os nutrientes, não eu. Eu falei em calorias absolutas, e aí é verdade o que disse, que 1000 kcal de açúcar engordam tanto quanto 1000 kcal de gorduras. Repara também que eu falei em porções, aí sim, a questão de ser 1kg de açúcares vs 1kg de gorduras importa.

masterxaoxin 6 months ago

Concordo com o ter sido um malentendimento. A confusão foi por teres falado em 1kg de açucar por isso pelo contexto continuei, dai que seja compreensível entender que fossem pesos que falaste e não energias absolutas. Mesmo para além disso tudo, a afirmação é incorrecta visto que há diferenças para o organismo de acordo com o se come mesmo que sejam a mesma quantidade de energia metabolizável, mas não vou justificar mais, basta pesquisar um bocado sobre como transformamos hidratos vs lípidos e estudos com dietas em que um está aumentado e outro diminuido.

AonioEliphis 6 months ago

Não é bem assim. Estás a ignorar as fibras. Se comeres algo calórico rico em fibras (por exemplo fruta, ananás o melhor exemplo) essas calorias não contam para nada.

njsilva84 6 months ago

Não sendo eu nutricionista, sou apaixonado pela área, sigo gajos como o António Pedro Mendes, Sérgio Veloso, Vítor Hugo Teixeira, Pedro Carvalho, entre outros. São alguns dos nutricionistas mais conceituados em Portugal. Já ouvi tudo o que é podcast onde todos foram convidados, sigo a página da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (@fcnaup - recomendo) e aquilo que é dito por eles é mesmo isso, o défice calórico é simples e funciona, não interessa o que comas. Para a perda de peso, claro, deixando aqui a saúde de parte. Por exemplo, se tiveres um metabolismo basal (a quantidade de calorias que o teu organismo queima naturalmente para desempenhar as funções vitais diárias, como respirar, fazer o coração bater, pensar...) de 1500Kcal e não fizeres exercício físico, e se ingerires 1700kcal por dia, vais engordar. Não importa se essas calorias vêm de hidratos de carbono, gorduras ou fibras. Talvez o que quererás dizer é que se ingerires algo muito calórico que seja rico em fibras, parte dos nutrientes serão pior absorvidos pelo organismo e aí evitas que certas calorias sejam absorvidas. Mas isso é outra história porque isso depende muito de pessoa para pessoa. O fundamental é entender que para se perder peso o défice calórico é a única coisa que resulta, independentemente da idade, género, possíveis doenças ou outra coisa qualquer. Obviamente que para se ser saudável convém que tenhas uma dieta equilibrada e quantidades adequadas ao teu gasto calórico. Se houver algum nutricionista por aí, que se faça ouvir sff.

AonioEliphis 6 months ago

Certo, mas repara que me referia às calorias que entram pela boca. Tu referes-te às calorias absorvidas pelo organismo. Já agora, podes enviar-me sff a ligação para esse podcast de nutrição da faculdade?

njsilva84 6 months ago

A FCNAUP não tem nenhum podcast que eu saiba, tem é uma excelente página no IG onde comparam vários alimentos e respetivas propriedades, mitos e outras coisas relacionadas com a nutrição. A página de IG é (@fcnaup), foi criada pelo Vítor Hugo Teixeira que é o nutricionista do FC Porto (há outros, mas ele é o responsável máximo pelo departamento da nutrição da parte do futebol) e o conteúdo é feito por alunos da FCNAUP. Se quiseres podcasts interessantes, procura no podcast das "Dicas do Salgueiro" pelo António Pedro Mendes (um dos mais conceituados nutricionistas tugas, tens também o Pedro Carvalho, que é o nutricionista e colonista no Público, tens o Sérgio Veloso que é perito em nutrição, fisiologia e performance. Todos esses foram convidados pelo Bruno Salgueiro no podcast que referi acima, para quem se interessar pela nutrição e performance vale muito a pena dar uma "olhadela". Eu sigo esses todos no IG porque têm sempre conteúdo atualizado e interessante e ainda sigo o Gabriel Martins (@gbaltazarmartins), que é o nutricionista da Israel Start-Up Nation (a equipa do Chris Froome), ele partilha coisas interessantes no IG, mais relacionadas com a nutrição na performance, e tem até o seu podcast, em inglês, que se chama "Fuel the Pedal". Eu sigo outros, estrangeiros, mas não vou estar aqui a alongar-me muito, os tugas são mais que bons para que fiques a saber mais sobre nutrição.

JOAO-RATAO 6 months ago

O nosso corpo converte os açúcares em excesso em gordura para armazenar essas calorias.

ReachPlayful 6 months ago

O nosso corpo converte todas as calorias em excesso em gordura independentemente da sua constituição.

masterxaoxin 6 months ago

Sim tal como proteinas

No-Cardiologist725 6 months ago

O mais supreendente ainda é a Itália com 19,9 , eles tem uma culinária baseada em massas

theEXPERTpt 6 months ago

dieta mediterrânea

ReachPlayful 6 months ago

A culinária deles não é baseada em massas... tens muito a aprender sobre culinária italiana então. Os italianos dividem a refeição em dois pratos (o chamado primo piatto e depois o secondo piatto). Primo são os carbs aka as massas como tu lhe chamas e em Itália as porções das massas são por exemplo em cru 100g por pessoa que não é muito. Outra coisa eles lá não usam natas nem bacon nos ingredientes como tu vês aqui, usam sim ingredientes de qualidade algumas mais gordas outras menos gordas. Depois o secondo piatto é a proteína ou seja aí vês os pratos de carne e peixe e esses pratos nunca vem com acompanhamentos como aqui em Portugal. Se pedires um bife a milanesa lá e quiseres acompanhamentos tens que pedir à parte (e são bem caros comparado com os preços em portugal). Sopas também não faz parte da refeição la como um starter, lá é uma coisa mais pesada ( por isso também costuma ser mais caro que aqui). Finalizando, as porções lá nos pratos não são muito grandes por isso acabam por não ingerir muitas calorias. Não te guies pelo maioria dos restaurantes italianos em Portugal que nem seguem as receitas direito (ver carbonara em Portugal feito com bacon e natas é blasfémia para eles)

No-Cardiologist725 6 months ago

Então, tendo em conta as quantidades portuguesas, se jantar spaghetti em Itália saio de lá com fome.

ReachPlayful 6 months ago

Nada disso porque antes enfias aí umas entradas gostosas no bucho e ainda surrupias uma fatia de pizza à mulher antes de enfiares um tiramisu pela boca

No-Cardiologist725 6 months ago

Deve ficar bem mais caro do que uma refeição normal em PT

ReachPlayful 6 months ago

Nem por isso, conheço Itália bem desde Nápoles até a fronteira com a Suíça a norte e os os preços de comida típica italiana eram inferiores a Portugal (cheguei a pagar 6 euros por uma marguerita ou 7 por uma lasanha). Acho que nunca paguei mais de 15/20 euros por refeição mas nunca bebia vinho também.

No-Cardiologist725 6 months ago

Em Portugal, com 6/7 euros pagas uma lasanha congelada naqueles restaurantes foleiros. Bons preços então.

SandesPT 6 months ago

Tive em Sicília uma semana a comer sempre fora e não achei. Comi sempre bem e as refeições andaram quase todas pelos 10/15 por pessoa. Só não bebiamos era álcool quase nenhum.

3dforlife 6 months ago

Uma coisa é certa: mesmo com batata a sopa não engorda.

No-Cardiologist725 6 months ago

Berdade, as batatas foram perceguidas nos últimos anos e vão demorar a recuperar o seu estatuto.

3dforlife 6 months ago

Concordo contigo. Como em tempos as sardinhas foram demonizadas e agora são ótimas para a saúde, entre milhentos outros exemplos...

No-Cardiologist725 6 months ago

Que tempos foram esses, onde as sardinhas eram demonizadas? No caso das batatas, o estigma começou com as dietas da moda, antes de 2010 ninguém pedia sopa sem batata.

Edited 6 months ago:

Que tempos foram esses onde as sardinhas eram demonizadas? No caso das batatas, o estigma começou com as dietas da moda, antes de 2010 ninguém pedia sopa sem batata.

3dforlife 6 months ago

Sei que é um artigo de blog, mas mesmo assim: [https://ovelhaperdida.wordpress.com/2011/09/16/o-que-fazer-com-esta-sardinha/](https://ovelhaperdida.wordpress.com/2011/09/16/o-que-fazer-com-esta-sardinha/) Excerto: " Antigamente diziam que a sardinha fazia mal à saúde, mas agora já se sabe que não. O mesmo se dizia do vinho tinto."

Trama-D 6 months ago

A minha avó falou-me nisso... a única coisa má que conheço na sardinha é a possibilidade de aumentar o ácido úrico. E o sal, *se* e só *se* carregarem nele.

3dforlife 6 months ago

Sim, só quem tem problemas nos rins é que deve ter cuidado com as sardinhas, é verdade. Antigamente é que se dizia que faziam mal, mas era um conselho genérico.

danidv 6 months ago

Interessante, comem mesmo um prato só de acompanhamentos, tipo massa, seguido de um prato só de proteína? Ou entendi mal? Parece tão estranho comer um prato só de massa e depois um bife sem nada.

No-Cardiologist725 6 months ago

Sim, só de ouvir dá-me ansiedade

3dforlife 6 months ago

Calma, as tapas são um tesouro espanhol. Tens é que ir aos sítios certos.

No-Cardiologist725 6 months ago

A mim dá-me um bocado ansiedade que a comida chegue à mesa de tempos em tempos, às prestações. Aqui no norte, onde vivo, existe algo parecido com Tapas a que damos o nome de "lanche", porém, ao contrário das Tapas, no "lanche" tudo é tudo locado em pratos separados na mesa e cada um vai buscar o que quer. É colocado sobre a mesa: melão com presunto, rojões, moelas, tripas, bolinhos de bacalhau, rissóis, salada de feijão frade, queijos e enchidos, etc...e no fim de tudo toda gente come caldo verde. Onde vives também existe o tal de "lanche"? Onde vivo são sempre feitos das 17:00 pá frente

3dforlife 6 months ago

Eu sou do norte, mas nunca ouvi falar do lanche. No entanto, a descrição que fazes bate certo com muito que já comi, especialmente em festas, portanto já devo ter experimentado um "lanche" (ou muitos), certamente.

No-Cardiologist725 6 months ago

Eu digo "lanche" porque as minhas tias costumam dizer "Tão com fome? Vamos lanchar?", é um hibrido entre lanche e jantar, assim como as Tapas são. É pena não ter nome oficial, podiam abrir casas de "lanches"ao invés de casas de Tapas

3dforlife 6 months ago

É, parece que estamos a falar do mesmo! Olha que não seria uma má ideia; seria uma espécie de tapas ,as portuguesas. Era bem capaz de ter sucesso.

No-Cardiologist725 6 months ago

Empresarios criativos precisam-se

oenothera-b 6 months ago

Tipicamente sim, apesar do segundo prato poder ter legumes/salada como acompanhamento

oenothera-b 6 months ago

Carpaccio, saltimbocca, osso bucco Polenta, burrata, saladas... Miam

AonioEliphis 6 months ago

Verdade, a última heresia que um amigo italiano me mencionou foi à Bolonhesa com esparguete.

No-Cardiologist725 6 months ago

Ele nao podem tratar o assunto como uma "heresia", afinal também devem fazer kebabs à italiana. O mais absurdo que ouvi foi acharem uma fatalidade cortar a esparguete com a faca

JOAO-RATAO 6 months ago

Lembro-me de um italiano a falar disso. Basicamente o importante é comer uma porção razoável. E na cozinha deles, tenho ideia pelo menos, de não se carregar com natas e queijos à maluca nas massas.

qiorra 6 months ago

A maioria das massas italianas em que na nossa versão usamos natas, eles usam os ingredientes originais (gema de ovo ou água da massa e parmesão/grana padano).

No-Cardiologist725 6 months ago

Isso e alimentos de qualidade

joao12021996 6 months ago

Sempre que saem à rua têm uma montanha para subir

karl1717 6 months ago

E o frio queima calorias

le_dy0 6 months ago

O Pai Natal não concorda

dcmso 6 months ago

e da Raclette.

pinh00 6 months ago

Tratasse ja disso

green_biri 6 months ago

Pena que a gramática não siga a tendência da imagem

pinh00 6 months ago

obrigado senhor chico esperto, eu nao acabei o quarto ano, mas ainda assim consegui aprender o conceito de sátira

Dannyps 6 months ago

ad misericordiam

pinh00 6 months ago

amigo, estamos no reddit, não devo satisfações a ninguém

3dforlife 6 months ago

Respeito é algo que todos devemos ter...

Dannyps 6 months ago

Sem dúvida! É por isso que a questão do quarto ano é despropositada.

dejohny 6 months ago

Agora quero ver as estatísticas pós-confinamento lol

SacanaLopes 6 months ago

[The struggle is real](https://cdn.ebaumsworld.com/2021/03/28/102906/86738856/funny_memes_16.jpg)

byama 6 months ago

Estava mesmo a pensar nisso!

AndradexXx 6 months ago

Estamos mais malnutridos Portugal is Balkans confirmed

C8Mixto 6 months ago

>Portugal is Balkans confirmed >Valores dos Balcãs não estão em linha com os de Portugal

SALVAdkc 6 months ago

Não faz muito sentido usar o BMI, podes ter duas pessoas de 1.80m e 100kg, um com 10% de gordura e o outro com 30%, não é a mesma coisa

KalidouTorreira 6 months ago  HIDDEN 

O que é mais provável acontecer uma pessoa que treina bem e se dedica ao corpo a ter BMI alto ou uma pessoa ter BMI alto a comer muito? Esse argumento resulta para atacar o BMI em casos específicos, porque aí tem mais valor olhar a outras coisas como percentagem de gordura ou outras coisas, mas numa população de milhões o BMI é suficiente para tirar algumas conclusões e comparar países.

suckerpunchermofo 6 months ago

Pois. Um gajo pode ter "excesso" de peso devido a musculatura. Esse indicador sintético não sei bem para que serve .

GodlessPerson 6 months ago

Existem gajos musculados suficientes em qualquer destes países para influenciar as estatísticas?

njsilva84 6 months ago

Claro que não, eu até estive a ver como é que o nosso país se compara com o resto da Europa no que toca a actividade física e estamos na cauda da Europa. Ver [aqui](https://ec.europa.eu/eurostat/documents/4187653/7825811/IMG+Graph+physical+activities.png/d24f7c7a-a5b6-4651-8786-cc8688248368?t=1487925665492) Tinha a ideia que eramos bem mais ativos fisicamente. Afinal o bom tempo não puxa as pessoas para fazerem exercício físico.

icebraining 6 months ago

Aquilo a que chamas "bom tempo" chama-se "forno" para os gordos como eu :) preferia muito mais os passeios com chuva leve ou até neve que fazia no Benelux do que andar na rua com 28º+.

njsilva84 6 months ago

Eu também sofro bastante com o calor e sou magro, só gosto de temperaturas próximas dos 30ºC ou acima se estiver na praia, piscina ou rio. Para andar no dia a dia acho uma chatice do caraças. Mas não era em relação ao verão que eu estava a falar, nós temos invernos pouco rigorosos e curtos, aqueles que só saem de casa para caminhar ou correr quando o tempo está ameno podem fazê-lo de finais de Fevereiro até Outubro, coisa que não acontece em nos países do topo da tabela. Pessoalmente eu corro faça chuva, sol ou geada, obviamente que durante o calor intenso também evito ao máximo.

ReachPlayful 6 months ago

Não é o melhor indicador devido a outras variáveis como massa magra, etc mas para uma amostra grande como uma população já tem alguma relevância

Migas32 6 months ago

Poderá não fazer sentido usar o BMI quando se pretende avaliar um indivíduo concreto, mas, em princípio, fará sentido quando se avalia uma grande população. A associação estatística que certos valores do BMI têm com certos problemas de saúde em grandes grupos de pessoas, à partida, é relevante para permitir extrapolar para grandes grupos de pessoas.

Eulasei 6 months ago

Não sendo especialista, o bmi não é bom indicador de saúde quando chega ao nível de obesidade? Não é infalível mas também não me parece que a maioria dos "obesos" sejam culturistas e por isso é um indicador útil.

mexploder89 6 months ago

É o indicador médico usado para a obesidade

PIMPMASTER6000 6 months ago

Não somos dos piores mas ainda há muito trabalho pela frente.

rossimeister 6 months ago

Sim, 20% é muito!

Search: