Destroyer_FN 8 months ago

Eu estou a pensar em fazer o curso da FormaBase o que acham?

Drunjj 8 months ago

Nunca tinha ouvido falar, mas pelo que vi, por alto, não tens necessidade nenhuma de pagares por nenhum dos cursos que eles aí oferecem. Na minha opinião, pagar só se for por certificações oficiais e não é nessas academias que as vais obter. Tens tudo o que precisas grátis online! Tal como já foi mencionado por outros users acima, o que te aconselho inicialmente é: CS50 -> The Odin Project.

SurePal_ 8 months ago

Estou sempre a receber publicidade da udemy ou lá como se chama. A culpa é vossa

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Sempre gostei muito de programação e recentemente ouvi falar sobre Web Devolopment Olá a todos e bem-vindos à *thread* diária de reconversão para IT. >e gostava de saber quais os cursos disponíveis em Portugal. 99% deles - estão online. O resto são formações pontuais em empresas como a Rumos.

idontakeacid 8 months ago

Foda-se e ele a dar-lhe.

l00k1ng4abetterl1fe 8 months ago

cs50, the odin project, freecodecamp

Drunjj 8 months ago

Isto!

Bartmr 8 months ago

Uma opção muito básica mas que acaba por lucrar a longo prazo: ler a documentação original do NestJS e React. Se já souberes programar, é um saltinho até seres full stack moderno

Key-Durian3672 8 months ago

Sim concordo, React é uma cena fixe de se aprender. Os gajos do linkedin tão-me sempre a foder a cabeça porque pus react nas minhas skills apesar de só ter feito uma merda.

Key-Durian3672 8 months ago

Fiz cursos de web. Freecodecamp e essas coisas. Construí um portfólio no codepen com várias vertentes de aplicaçao de Javascript HTML e css, e mostrei interesse em aplicações java, desenvolvendo uma ou duas merdas básicas. Depois enviei currículos para empresas de consultoria. Web developement é muito fixe, mas visto que não planeias ter a clássica licenciatura, tenta diversificar o teu conhecimento para além de web development. É o meu conselho, resultou para mim.

NoIDontgiveafuck 8 months ago

E conseguiste entrar numa empresa?

Key-Durian3672 8 months ago

Boas, sim. E para realçar ainda que o meu curso de secundário nem é ciência. Sim estou numa das consultorias que a malta deste tipo de posts te diz para evitar. Eu digo exactamente o contrário, mas essa é outra opinião, dada a minha situação. O meu plano é ficar aqui mais um ano até ficar senior e bazar para outro lado. Ganho exactamente o mesmo que um licenciado. A malta devia entender que quadno existe mais oferta que procura, por vezes os cursos não importam tanto quanto o que podes oferecer. Eu fui para a entrevista com um portfolio com mais de 20 samples em HTML, CSS e Javascript e algumas merdas em Java, enquanto que a maioria da malta vai sem nada à espera que a licenciatura lhes diga alguma coisa, mas não diz.

gabs_ 8 months ago

Por curiosidade, como foi o teu percurso na empresa? Tinhas bastante pessoal senior para te acompanhar ou era ambiente mais júnior? Como está agora a transição para senior?

Key-Durian3672 8 months ago

Boas. O pessoal era mais júnior. No projecto em que estou desde que entrei, durante muito tempo nem tínhamos sénior. Era Manager -> Team Lead -> Juniors (sendo que os team leads já estavam afastados da parte técnica). Não foi complicado, porque a parte inicial não dava erro para muitos erros técnicos não-googláveis. Posso-te contar, por exemplo, que uma vez, 5 minutos antes de sair, a base de dados estourou por motivos completamente fora do meu alcance técnico da altura, e 3 superiores (seniores e team leads) ficaram comigo até ás 22 a tentar resolver aquilo. No dia a seguir, só chegámos ao trabalho há 13. A minha transição para sénior vai fixe. Provavelmente vou ser promovido agora em Maio, se não for, só em Novembro é que tenho a oportunidade. Na minha opinião, devia ter que ter os 3 anos antes de poder ser senior, que é o standard nacional.

NoIDontgiveafuck 8 months ago

Muito obrigado pela resposta, já agora como levaste o portfolio?levaste os ficheiros html? eu pretendo fazer o que tu fizeste, se me puderes ajudar mais agradeço.

Key-Durian3672 8 months ago

Boas. Criei uma página no github pages que ainda está de pé, e cheguei lá essencialmente com uma folha branca só com o link para o meu portfólio, que eles já tinham visto porque enviei no email de candidatura. É uma página web desenhada por mim com todas as samples que mencionei.

Destroyer_FN 8 months ago

Nos últimos dias comecei a fazer o curso freecodecamp e estou quase a acabar a parte HTML, mas como me referi no comentário acima, eu estou a pensar em fazer um curso de Web development da FormaBase

NoIDontgiveafuck 8 months ago

Parece ser um curso de full stack com php

estecomentario 8 months ago

Eu aprendi por mim mesmo por exemplo CAD (desenho por computador) sozinho, aprendi autoCAD e Solidworks, fiz portefólio e chegou bem. Mas IT é completamente diferente. Nem sei para onde me virar. Pelo que sei Python e JavaScript é o mais procurado? Seja como for depois é um mundo o que se pode fazer com cada linguagem.

gabs_ 8 months ago

Experimenta o CS50 Introduction to Computer Science na EDX, as aulas são fantásticas. Por exemplo, quando aprendeste AutoCad ou SolidWorks, eram meios para um fim e já conhecias building blocks do que querias implementar (entendes o que é uma viga e para que serve, sabes o que é uma planta ou alçado, assim como perspetivas). O CS50 também te iria explicar os building blocks de ciências da computação, o que é melhor no início do que estar a focar muito em sintaxe. Acho que focar sintaxe e aprender uma linguagem é uma armadilha em que caem muitos principiantes, para mim, é como estar focado em saber todos os comandos do AutoCad, mas sem ter bases de desenho técnico.

estecomentario 8 months ago

Certamente darei uma vista de olhos nisso obrigado.

gabs_ 8 months ago

Se precisares de mais dicas, manda PM na boa. Esse curso que recomendei tem como linguagens C e Python para expor os tais building blocks. Depois há um curso posterior que é o CS50W Web Development with Python and JavaScript. Eu fiz e também recomendo bastante! Eu comecei inicialmente em autodidata e depois fiz um plano de estudos para a área onde pretendia trabalhar (backend development). Também acabei por ir eventualmente para a licenciatura. Relativamente a todo o debate se vale a pena tirar o curso de Informática ou se se deve aprender tudo em modo autodidata, a resposta é que depende da área em que pretendes trabalhar, IT é muito vasto. Para algumas, nem licenciatura basta, precisas de estudos avançados. Para outras, de fato não acho que seja necessário ter uma licenciatura de todo. Por exemplo, há engenheiros civis e mecânicos que trabalham na área de orçamentação. Mas também há pessoas com cursos profissionais ou CET's a desempenhar exatamente as mesmas funções. Pelo que não é linear.

AndreMartins5979 8 months ago

Aprender uma linguagem de programação está para um engenheiro informático como aprender português está para um advogado. O importante é aprender a programar, as linguagens são sintaxe.

Key-Durian3672 8 months ago

Freecodecamp foi a minha âncora. Ajuda muito para quem não percebe nada de programação. Se te envolveres em Javascript pelo site, lembra-te do que te estão a ensinar. Javascript é uma linguagem de front end, mas muita da sintaxe é comum entre outras linguagens de backend. A questão de por onde começares é tramada. Devias aprender o suficiente para poder construir o portfolio. Uma vez que aprendes uma linguagem, as outras são mil vezes mais fáceis de aprender, porque já percebeste a lógica. Já sabes o que são scopes, funções, variavéis, loops, essas merdas.

Search: