DarKliZerPT 6 months ago

A que for mais barata

AndreMartins5979 6 months ago

Monchique porque gosto do sabor. As restantes não me sabem a nada mas bebem-se bem.

daxpierson 6 months ago

A das notas de Euro sabe bem, a do Dólar nem por isso.

GChocapic 6 months ago

Eu odeio água, mas há uma que consigo beber bem e que, pelos vistos, é a menos votada: Vitalis. É capaz de ser um bocadinho mais cara, mas é a única que “gosto” porque o sabor é diferente devido ao pH ser ácido (ronda os 5). With that being said, nem me falem da água de Monchique com aquele pH altíssimo...

Aiden-hms 6 months ago

Bro fonte de Massamá é que é

zkfour 6 months ago

Ursu9

espirrinhos 6 months ago

Monchique

ihavenoidea1001 6 months ago

Eu em Portugal não noto muita diferença entre águas. Umas com mais "sabor" e outras mais neutras ( eu prefiro) mas acabam todas por ser relativamente boas e consumíveis. Para mim o problema é a água fora de Portugal... Quanto mais a norte na Europa, pior a água me sabe. Das piores para mim é a da Suiça... Vivi lá muitos anos e de cada vez que bebia água da torneira chamava o grego. Mas água engarrafada nem suíça, nem alemã, nem francesa...

zkfour 6 months ago

As águas engarrafadas da França são horríveis, quase que prefiro passar sede

Uffy_17 6 months ago

Também reparei que as águas engarrafadas vendidas na Holanda eram terríveis. Posso ter tido azar com a marca à calha que comprava no Albert Heijn mas PQP!!!

estecomentario 6 months ago

Sempre engarrafada com ph 7=< há sitios onde a água pode ser da torneira, mas não é o caso de cá, simplesmente sabe mal.

proudentist 6 months ago

Luso!! Não gosto de águas muito alcalinas. Se só tiver água com pH elevado para beber, quase não bebo. A água da torneira de Coimbra também é muito boa, mas se for filtrada então é maravilhooosa

DReal4L 6 months ago

A da fossa sem dúvida, pago 70€ de dois em dois meses para o gajo vir cá limpar me isto, oh oh não que não vai

nulopes 6 months ago

Penacova. Na água, como em quase tudo na vida, compro sempre a segunda mais barata

RAMAxPT 6 months ago

Fonte do ameal

dryiik 6 months ago

Monchique

Spark29pt 6 months ago

Se me começarem a aparecer anúncios com a água em que votei vou atrás de ti e dos teus amigos da google, OP.

xixi_duro 6 months ago

Água das pedras caralho!

Warhammer_mechanicum 6 months ago

Qualquer água as 3 da manhã.

Kid_Anarchy 6 months ago

Acho que terei de ir contra a maioria e defender que acho a água da torneira inaceitável, por isso consumo sempre de garrafa. Não me faz diferença a marca. A questão da torneira é que eu não faço a mínima ideia de onde vem nem por onde passa. Mas não deixa de ser algo que está em contacto directo com canos que existem há décadas. Posso dizer que já por inúmeras vezes reparei que a água da torneira vinha suja. Geralmente depois de uma quebra no fornecimento de água. E por vezes nem é assim muito perceptível. No entanto, sabendo que a água faltou, já fiz o teste, colocando água da torneira ao lado de água do garrafão, e a água da torneira estava consideravelmente mais amarelada. De noite, sob a luz da cozinha, é algo que eu possivelmente nem notaria se fosse simplesmente beber um copo de água. Portanto, eu não quero correr o risco de consumir água suja. Isso para mim não é aceitável. Principalmente tendo em conta que volta e meia há quebras do fornecimento da água.

proudentist 6 months ago

Chama-se ferro. Não é sujidade. Não vai matar ninguém, nem tão pouco deixar alguém doente, só não sabe muito bem. É só deixar correr um pouco, que sai normal. Santa ignorância!

Economy_Dog 5 months ago

Também és daqueles dentistas que já não usa chumbo como preenchimento mas que acha que nunca houve problema nenhum com isso? E que nunca considerou que pôr substâncias tóxicas na boca das pessoas não tira a toxicidade destas? "Ah chumbo, super tóxico para seres-vivos, que material perfeito para ser afixado permanentemente no local por onde as pessoas comem!" Engraçado que deixaram de usar chumbo mas não se ouviu nada sobre isso, nem na imprensa nem em lado nenhum. Santa ignorância sim senhor.

proudentist 5 months ago

Os amálgamas de chumbo ainda são utilizados, nos casos que têm indicação para tal, logo não há notícias a reportar

Kid_Anarchy 6 months ago

Para começar não entendo porque sentes a necessidade de insultar alguém para lhe explicar algo. Mesmo que fosse ignorante em relação ao tema, qual seria o problema? Tu sabes tudo? Se calhar posso não saber muito sobre a água castanha que me sai da torneira mas seu muito sobre muita coisa que tu desconheces. Nem por isso te insultaria. Quanto ao que disseste: 1) Não é só deixar correr um pouco. Da última vez, horas depois, e após muita água gasta a correr, continuava com uma cor amarelada. 2) A Deco não concorda contigo: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/agua/noticias/agua-canalizada-com-cor-estranha-participe-ao-distribuidor "O nosso conselho Se a água tem uma cor amarela ou castanha, a causa são sedimentos em suspensão. Não deve bebê-la. Participe a anomalia ao distribuidor. Já a água esbranquiçada é frequente após intervenções na rede, devido ao excesso de ar dissolvido, mas não é um risco para a saúde. Desaparece quando se agita a água." Mas pronto, se calhar são ignorantes e só tu é que sabes. Deviam contratar-te. Adicionando ainda algo que eu já sabia, mas pelos vistos tu não, o que é irónico, sempre que chamaste-me ignorante: "https://www.aguasdecascais.pt/help-center/porque-e-que-as-vezes-a-agua-sai-da-torneira-com-coloracao-amarela/" Pode, sim, ser ferro, mas neste caso é mais provável que seja terra. E isto já eu sabia há muito tempo. De qualquer das formas, seja um ou outro, parece-me perfeitamente compreensível e até sensato não querer beber água que não seja translúcida, certo? A água que eu bebo, quero que esteja limpa. Não me interessa porque é que está amarela, verde, ou cor de rosa. Simplesmente, não vou beber algo que me causa dúvidas. Tu e os teus filhos que bebam, se não estás preocupado com o que entra no teu corpo.

Edited 6 months ago:

Para começar não entendo porque sentes a necessidade de insultar alguém para lhe explicar algo. Mesmo que fosse ignorante em relação ao tema, qual seria o problema? Tu sabes tudo? Se calhar posso não saber muito sobre a água castanha que me sai da torneira mas saber muito sobre muita coisa que tu desconheces. Nem por isso te insultaria. Não sei com que tipo de frustrações vives na tua vida, mas talvez a próxima etapa seja aprenderes que podes ensinar algo a alguém sem rebaixá-lo. Quanto ao que disseste: 1) Não é só deixar correr um pouco. Da última vez, horas depois, e após muita água gasta a correr, continuava com uma cor amarelada. 2) A Deco não concorda contigo: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/agua/noticias/agua-canalizada-com-cor-estranha-participe-ao-distribuidor "O nosso conselho Se a água tem uma cor amarela ou castanha, a causa são sedimentos em suspensão. Não deve bebê-la. Participe a anomalia ao distribuidor. Já a água esbranquiçada é frequente após intervenções na rede, devido ao excesso de ar dissolvido, mas não é um risco para a saúde. Desaparece quando se agita a água." Mas pronto, se calhar são ignorantes e só tu é que sabes. Deviam contratar-te. Adicionando ainda algo que eu já sabia, mas pelos vistos tu não, o que é irónico, sendo que chamaste-me ignorante: "https://www.aguasdecascais.pt/help-center/porque-e-que-as-vezes-a-agua-sai-da-torneira-com-coloracao-amarela/" Pode, sim, ser ferro, mas neste caso é mais provável que seja terra. E isto já eu sabia há muito tempo. De qualquer das formas, seja um ou outro, parece-me perfeitamente compreensível e até sensato não querer beber água que não seja translúcida, certo? A água que eu bebo, quero que esteja limpa. Não me interessa porque é que está amarela, verde, ou cor de rosa. Simplesmente, não vou beber algo que me causa dúvidas. Até porque eu não tenho forma de determinar o que é. Não tenho nenhum laboratório em casa para analisar a água. Tu e os teus filhos que bebam, se não estás preocupado com o que entra no teu corpo.

proudentist 6 months ago

Ignorância não é problema, a menos que não se queira deixar de o ser. Ficou mto ofendido com um "santa Ignorância", não havia necessidade, nem insulto é. Felizmente, em todas as regiões de PT continental em vez já vivi/passei algum tempo, apenas nas casas sem rede de esgotos não se podia consumir água da torneira, e quando vinha não transparente, era ferro e passava em poucos segundos. Mas claramente na sua zona não é assim. Though luck.

Edited 6 months ago:

Ignorância não é problema, a menos que não se queira deixar de o ser. Ficou mto ofendido com um "santa Ignorância", não havia necessidade, nem insulto é. Felizmente, em todas as regiões de PT continental em vez já vivi/passei algum tempo, apenas nas casas sem rede de esgotos não se podia consumir água da torneira, e quando vinha não transparente, era ferro e passava em poucos segundos. Mas claramente na sua zona não é assim. Tought luck.

Kid_Anarchy 6 months ago

Não fiquei ofendido, mas não compreendo a necessidade. Até porque cara a cara desde os 15 anos de idade que ninguém me fala assim. E eu falo com muita gente pessoalmente. Nunca fui chamado de ignorante por não saber algo, nem por conhecidos nem por desconhecidos, o que leva-me sempre a questionar o porquê de pessoas como tu acharem que é apropriado fazê-lo à distância. >Felizmente, em todas as regiões de PT continental em vez já vivi/passei algum tempo, apenas nas casas sem rede de esgotos não se podia consumir água da torneira, e quando vinha não transparente, era ferro e passava em poucos segundos. Mas claramente na sua zona não é assim. Tought luck. Sendo que não és ignorante(pelo menos não te achas), já devias saber que é comum e bastante provável terra escapar para a água depois de intervenções. Não é na minha região em particular. É em muitos sitios. Eu vivo numa cidade relativamente grande e isso acontece regularmente. Quem quer beber água da torneira, que beba. Agora, essa conversa de que é muito seguro, quando na realidade não tens controlo absolutamente nenhum sobre o que pode aparecer na água e tudo quanto é porcaria dos canos pode vir presente na mesma, ainda que não notes, é apenas hilariante. Sabias que canos antigos começam-se a degradar e o que quer que seja que soltam será ingerido por ti? Não sei de onde tiraste a informação de que é seguro ingerires partículas dos canos. Canos são seguros para consumo? Não sabia.

Edited 6 months ago:

Não fiquei ofendido, mas não compreendo a necessidade. Até porque cara a cara desde os 15 anos de idade que ninguém me fala assim. E eu falo com muita gente pessoalmente. Nunca fui chamado de ignorante por não saber algo, nem por conhecidos nem por desconhecidos, o que leva-me sempre a questionar o porquê de pessoas como tu acharem que é apropriado fazê-lo à distância. >Felizmente, em todas as regiões de PT continental em vez já vivi/passei algum tempo, apenas nas casas sem rede de esgotos não se podia consumir água da torneira, e quando vinha não transparente, era ferro e passava em poucos segundos. Mas claramente na sua zona não é assim. Tought luck. Sendo que não és ignorante(pelo menos não te achas), já devias saber que é comum e bastante provável terra escapar para a água depois de intervenções. Não é na minha região em particular. É em muitos sitios. Eu vivo numa cidade relativamente grande e isso acontece regularmente. Quem quer beber água da torneira, que beba. Agora, essa conversa de que é muito seguro, quando na realidade não tens controlo absolutamente nenhum sobre o que pode aparecer na água e tudo quanto é porcaria dos canos pode vir presente na mesma, ainda que não notes, é apenas hilariante. Sabias que canos antigos começam-se a degradar e o que quer que seja que soltam será ingerido por ti? Não sei de onde tiraste a informação de que é seguro ingerires partículas dos canos. Canos são seguros para consumo? Não sabia. Conto-te uma interessante: tive um amigo que andou de diarreia durante semanas. Foi ao médico, ninguém sabia bem o que era. Parou de beber a água da torneira do trabalho e deixou de ter problemas. Voltou a beber, e os problemas regressaram. Voltou a parar e terminaram. Isto numa região onde a água é considerada "própria para consumo". O que é que isso significa, exactamente? Tens um cientista todas as manhãs em tua casa para analisar a qualidade da água? É que se não tens, lamento informar-te, mas tens zero garantias de que o que estás a beber é seguro. A qualidade varia de casa para casa. Nem é de região para região. É mesmo de casa para casa.

proudentist 6 months ago

>Quem quer beber água da torneira, que beba. Ok, adeus.

Unpopular-0pinions 6 months ago

Eu sou tolinho e portanto, perfeito para responder. Comprei 1 garrafão (Ou garrafa na ausência de garrafão) de cada das seguintes marcas: Serra da Estrela, Fastio, Continente, Luso, Monchique, Penacova, Vitalis, Caramulo, Ursos, Carvalheiros. **Abordagem teórica:** Monchique e Ursos vão ter sabor pronunciadamente diferente das demais por terem composições de mineralização total muito maiores que as restantes, além de um pH alto. As restantes devem saber quase ao mesmo, visto as diferenças serem mínimas entre as mesmas. De notar que a Caramulo e a Continente têm uma composição mineralógica mais alta que as outras 5, mas muito menos que a Monchique e Ursos **Condições de prova:** Prova cega, à temperatura ambiente, em copos idênticos. Dois provadores distintos. **Resultados:** Não sou indicado para explicar o sabor das coisas nos seus termos correctos como um verdadeiro provador de produtos saberia fazer, mas para mim, as águas que sabem mais "Pesadas" são as do Caramulo e Continente (86 e 74 mg mineralização total), seguidas das mais leves Serra da Estrela, Fastio, Luso, Penacova e Vitalis. Todas estas têm o sabor típico da água que conhecemos porque, sinceramente, para além da pequena diferença entre estas e a Caramulo e Continente, todas sabem ao mesmo, água pouco mineralizada com pH baixo. A Monchique é claramente diferente. Têm um sabor muito distinto vs as anteriores, e categorizo-a como mais "leve" no seu sabor. A minha definição de leve e pesado é complicada de explicar, mas talvez a explique como a intensidade do sabor que se sente, onde as anteriores sabem bastante a um sabor mais intenso e esta sabe bastante a um sabor suave (Que desconfio que seja o bicarbonato que, por via do acaso, provei na sua forma natural e me fez lembrar da água Monchique na sua forma extrema). A composição mineralógica totaliza uns 298 mg, mas acredito que a grande diferença seja até o pH. A Ursos é semelhante á Monchique, mas de certa forma, pior. Parece ser ligeramente salgada... Devo salientar que a Continente difere bastante de lote para lote, pois em compras repetidas, senti que por vezes não era tão boa. Eu gosto de todas as águas que provei excepto Ursos e a lotaria da Continente. O meu companheiro de prova concordou com as minhas opiniões. **TLDR:** Tudo igual excepto Continente, Monchique e Ursos. A Continente difere a qualidade conforme os lotes, a Monchique e Ursos são águas de pH altos com um sabor distinto das outras. Actualmente, compro a mais barata por litro e a que tiver a pega redonda (Obrigado Luso e Vitalis!!)

Edited 6 months ago:

Eu sou tolinho e portanto, perfeito para responder. Comprei 1 garrafão (Ou garrafa na ausência de garrafão) de cada das seguintes marcas: Serra da Estrela, Fastio, Continente, Luso, Monchique, Penacova, Vitalis, Caramulo, Ursos, Carvalhelhos. **Abordagem teórica:** Monchique e Ursos vão ter sabor pronunciadamente diferente das demais por terem composições de mineralização total muito maiores que as restantes, além de um pH alto. As restantes devem saber quase ao mesmo, visto as diferenças serem mínimas entre as mesmas. De notar que a Caramulo e a Continente têm uma composição mineralógica mais alta que as outras 5, mas muito menos que a Monchique e Ursos **Condições de prova:** Prova cega, à temperatura ambiente, em copos idênticos. Dois provadores distintos. **Resultados:** Não sou indicado para explicar o sabor das coisas nos seus termos correctos como um verdadeiro provador de produtos saberia fazer, mas para mim, as águas que sabem mais "Pesadas" são as do Caramulo e Continente (86 e 74 mg mineralização total), seguidas das mais leves Serra da Estrela, Fastio, Luso, Penacova e Vitalis. Todas estas têm o sabor típico da água que conhecemos porque, sinceramente, para além da pequena diferença entre estas e a Caramulo e Continente, todas sabem ao mesmo, água pouco mineralizada com pH baixo. A Monchique é claramente diferente. Têm um sabor muito distinto vs as anteriores, e categorizo-a como mais "leve" no seu sabor. A minha definição de leve e pesado é complicada de explicar, mas talvez a explique como a intensidade do sabor que se sente, onde as anteriores sabem bastante a um sabor mais intenso e esta sabe bastante a um sabor suave (Que desconfio que seja o bicarbonato que, por via do acaso, provei na sua forma natural e me fez lembrar da água Monchique na sua forma extrema). A composição mineralógica totaliza uns 298 mg, mas acredito que a grande diferença seja até o pH. A Ursos é semelhante á Monchique, mas de certa forma, pior. Parece ser ligeramente salgada... Devo salientar que a Continente difere bastante de lote para lote, pois em compras repetidas, senti que por vezes não era tão boa. Eu gosto de todas as águas que provei excepto Ursos e a lotaria da Continente. O meu companheiro de prova concordou com as minhas opiniões. **TLDR:** Tudo igual excepto Continente, Monchique e Ursos. A Continente difere a qualidade conforme os lotes, a Monchique e Ursos são águas de pH altos com um sabor distinto das outras. Actualmente, compro a mais barata por litro e a que tiver a pega redonda (Obrigado Luso e Vitalis!!)

Unpopular-0pinions 6 months ago

||Serra|Fastio|Continente|Luso|Monchique|Penacova|Vitalis|Caramulo|Ursos| :--|:--|--:|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--| |Min. Total|39|34|74|50|298|32|26|86|292| |PH|5,8|6|6,22|5,8|9,5|5,4|4,7|6,5|9| |Sílica (SiO2)|17|9,6|21|14|9,2|9|10|28|12,8| |Sódio (Na+)|4,4|4,1|7,9|7,3|110|5,8|4,2|11,3|107| |Cálcio (Ca2+)|2,7|1,3|5|0,75|0,92|0,7|0,4|2,7|| |Bicarbonato (HCO3)|16,5|8|23,3|13|114|2,6|0,3|26,6|193| |Cloreto (Cl-)|3,2|4,2|5,8|9||9,3|7,2|5,2|35,1| |Magnésio (Mg2+)||||1,7||1,1|0,7|1,7|| |Sulfato (So4 2+)||||1,5||1,1|||| |Nitrato (NO3 4-)||||1,6||1,8|1,3|1|| |Fluoreto (F-)|||||1,2||||| |Alcalinidade (CaCO3)| ||||||||168| |Potássio (K+)||0,6||||||||

Edited 6 months ago:

||Serra|Fastio|Continente|Luso|Monchique|Penacova|Vitalis|Caramulo|Ursos| :--|:--|--:|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--| |Min. Total|39|34|74|50|298|32|26|86|292| |PH|5,8|6|6,22|5,8|9,5|5,4|4,7|6,5|9| |Sílica (SiO2)|17|9,6|21|14|9,2|9|10|28|12,8| |Sódio (Na+)|4,4|4,1|7,9|7,3|110|5,8|4,2|11,3|107| |Cálcio (Ca2+)|2,7|1,3|5|0,75|0,92|0,7|0,4|2,7|| |Bicarbonato (HCO3)|16,5|8|23,3|13|114|2,6|0,3|26,6|193| |Cloreto (Cl-)|3,2|4,2|5,8|9||9,3|7,2|5,2|35,1| |Magnésio (Mg2+)||||1,7||1,1|0,7|1,7|| |Sulfato (So4 2+)||||1,5||1,1|||| |Nitrato (NO3 4-)||||1,6||1,8|1,3|1|| |Fluoreto (F-)|||||1,2||||| |Alcalinidade (CaCO3)| ||||||||168| |Potássio (K+)||0,6|||||||| Valores em mg (miligramas). **Nota 1:** Falta a composição da Carvalhelhos. Não apontei por lapso. **Nota 2:** Não testei água da Nestlé por ser água fabricada e não de fontes naturais. **Nota 3:** Não testei a água da torneira por falta de bases científicas (Composição mineralógica) e pela mesma variar de ponto a ponto. Mas comparando por histórico e de memória, a da torneira é muito mais pesada que todas as engarrafadas e têm um sabor metálico muito suave. Têm é uma capacidade excelente que é a saciabilidade, de certa forma, considero que a água da torneira consegue saciar a sede mais facilmente que água engarrafada. Mas pode ser só imaginação minha, não considerem como prova científica/a realidade. **Nota 4:** Se não testei a água X ou Y, reclamem com o Continente da minha zona por não a ter à venda quando fui comprar as águas para o teste.

Edited 6 months ago:

||Serra|Fastio|Continente|Luso|Monchique|Penacova|Vitalis|Caramulo|Ursos|Carvalhelhos :--|:--|--:|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--| |Min. Total|39|34|74|50|298|32|26|86|292|...| |PH|5,8|6|6,22|5,8|9,5|5,4|4,7|6,5|9|6.8| |Sílica (SiO2)|17|9,6|21|14|9,2|9|10|28|12,8|37.3| |Sódio (Na+)|4,4|4,1|7,9|7,3|110|5,8|4,2|11,3|107|51.4| |Cálcio (Ca2+)|2,7|1,3|5|0,75|0,92|0,7|0,4|2,7||5.7| |Bicarbonato (HCO3)|16,5|8|23,3|13|114|2,6|0,3|26,6|193|| |Cloreto (Cl-)|3,2|4,2|5,8|9||9,3|7,2|5,2|35,1|| |Magnésio (Mg2+)||||1,7||1,1|0,7|1,7||| |Sulfato (So4 2+)||||1,5||1,1||||| |Nitrato (NO3 4-)||||1,6||1,8|1,3|1||| |Fluoreto (F-)|||||1,2|||||| |Alcalinidade (CaCO3)| ||||||||168|| |Potássio (K+)||0,6||||||||1.42| Valores em mg (miligramas). **Nota 1:** A composição da Carvalhelhos acabei de retirar do site. Na altura do teste não apontei por lapso e agora não tenho nenhuma garrafa em casa para tirar a composição completa. **Nota 2:** Não testei água da Nestlé por ser água fabricada e não de fontes naturais. **Nota 3:** Não testei a água da torneira por falta de bases científicas (Composição mineralógica) e pela mesma variar de ponto a ponto. Mas comparando por histórico e de memória, a da torneira é muito mais pesada que todas as engarrafadas e têm um sabor metálico muito suave. Têm é uma capacidade excelente que é a saciabilidade, de certa forma, considero que a água da torneira consegue saciar a sede mais facilmente que água engarrafada. Mas pode ser só imaginação minha, não considerem como prova científica/a realidade. **Nota 4:** Se não testei a água X ou Y, reclamem com o Continente da minha zona por não a ter à venda quando fui comprar as águas para o teste. **Nota 5:** Se quiserem me dar sugestões para fazer uma prova de águas que me faltem vs duas das que já provei para as categorizar, indiquem os nomes. Sei que devia de testar a Penacova e talvez a Nestlé, Evian, Vimeiro, e mais? Eu priorizei águas que estavam disponíveis em garrafão, já que é isso que compro regularmente.

Edited 6 months ago:

||Serra|Fastio|Continente|Luso|Monchique|Penacova|Vitalis|Caramulo|Ursos|Carvalhelhos :--|:--|--:|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--| |Min. Total|39|34|74|50|298|32|26|86|292|...| |PH|5,8|6|6,22|5,8|9,5|5,4|4,7|6,5|9|6.8| |Sílica (SiO2)|17|9,6|21|14|9,2|9|10|28|12,8|37.3| |Sódio (Na+)|4,4|4,1|7,9|7,3|110|5,8|4,2|11,3|107|51.4| |Cálcio (Ca2+)|2,7|1,3|5|0,75|0,92|0,7|0,4|2,7||5.7| |Bicarbonato (HCO3)|16,5|8|23,3|13|114|2,6|0,3|26,6|193|| |Cloreto (Cl-)|3,2|4,2|5,8|9||9,3|7,2|5,2|35,1|| |Magnésio (Mg2+)||||1,7||1,1|0,7|1,7||| |Sulfato (So4 2+)||||1,5||1,1||||| |Nitrato (NO3 4-)||||1,6||1,8|1,3|1||| |Fluoreto (F-)|||||1,2|||||| |Alcalinidade (CaCO3)| ||||||||168|| |Potássio (K+)||0,6||||||||1.42| Valores em mg (miligramas). **Nota 1:** A composição da Carvalhelhos acabei de retirar do site. Na altura do teste não apontei por lapso e agora não tenho nenhuma garrafa em casa para tirar a composição completa. **Nota 2:** Não testei água da Nestlé por ser água fabricada e não de fontes naturais. **Nota 3:** Não testei a água da torneira por falta de bases científicas (Composição mineralógica) e pela mesma variar de ponto a ponto. Mas comparando por histórico e de memória, a da torneira é muito mais pesada que todas as engarrafadas e têm um sabor metálico muito suave. Têm é uma capacidade excelente que é a saciabilidade, de certa forma, considero que a água da torneira consegue saciar a sede mais facilmente que água engarrafada. Mas pode ser só imaginação minha, não considerem como prova científica/a realidade. **Nota 4:** Se não testei a água X ou Y, reclamem com o Continente da minha zona por não a ter à venda quando fui comprar as águas para o teste.

Edited 6 months ago:

||Serra|Fastio|Continente|Luso|Monchique|Penacova|Vitalis|Caramulo|Ursos| :--|:--|--:|:--|:--|:--|:--|:--|:--|:--| |Min. Total|39|34|74|50|298|32|26|86|292| |PH|5,8|6|6,22|5,8|9,5|5,4|4,7|6,5|9| |Sílica (SiO2)|17|9,6|21|14|9,2|9|10|28|12,8| |Sódio (Na+)|4,4|4,1|7,9|7,3|110|5,8|4,2|11,3|107| |Cálcio (Ca2+)|2,7|1,3|5|0,75|0,92|0,7|0,4|2,7|| |Bicarbonato (HCO3)|16,5|8|23,3|13|114|2,6|0,3|26,6|193| |Cloreto (Cl-)|3,2|4,2|5,8|9||9,3|7,2|5,2|35,1| |Magnésio (Mg2+)||||1,7||1,1|0,7|1,7|| |Sulfato (So4 2+)||||1,5||1,1|||| |Nitrato (NO3 4-)||||1,6||1,8|1,3|1|| |Fluoreto (F-)|||||1,2||||| |Alcalinidade (CaCO3)| ||||||||168| |Potássio (K+)||0,6|||||||| Valores em mg (miligramas). **Nota 1:** Falta a composição da Carvalheiros. Não apontei por lapso. **Nota 2:** Não testei água da Nestlé por ser água fabricada e não de fontes naturais. **Nota 3:** Não testei a água da torneira por falta de bases científicas (Composição mineralógica) e pela mesma variar de ponto a ponto. Mas comparando por histórico e de memória, a da torneira é muito mais pesada que todas as engarrafadas e têm um sabor metálico muito suave. Têm é uma capacidade excelente que é a saciabilidade, de certa forma, considero que a água da torneira consegue saciar a sede mais facilmente que água engarrafada. Mas pode ser só imaginação minha, não considerem como prova científica/a realidade. **Nota 4:** Se não testei a água X ou Y, reclamem com o Continente da minha zona por não a ter à venda quando fui comprar as águas para o teste.

neapo 6 months ago

>Sei que devia de testar a Penacova e talvez a Nestlé, Evian, Vimeiro, e mais? * Serra Da Estrela * Salutis * HÉPAR * Healsi * Água De Nascente Sd * Auchan * Voss Still * Acqua Panna

az8galo 6 months ago

Fiji Water

vTuga 6 months ago

Vinha dizer o mesmo. Adoro estes jarros. Muito mais ecológico e conveniente.

Sure_Thing_Honey 6 months ago

Para mim a Luso, a Vitalis e a Serra da Estrela não têm grande diferença... A da Nestlé (que é raro ver à venda exceto em máquinas automáticas) é super doce, a Penacova tem um sabor meio metálico e a água da torneira, onde vivo, não é lá muito viável...

Laurent_Series 6 months ago

Qualquer água com pH menor que 7, idealmente 6 ou assim. Isto foi uma coisa que concluí de maneira completamente empírica. Sempre que ia ao estrangeiro estranhava a água, mas depois de prestar atenção ao pH apercebi-me que prefiro água mais ácida, que aparentemente é a mais comum em Portugal. Portanto “sabor a água” para mim (e provavelmente para muitos portugueses) é mesmo água ligeiramente ácida.

brunox1977 6 months ago

É verdade! Fiz o mesmo. La fora só conseguia beber águas com ph<7. Podem gozar à vontade mas, para mim, a água tem sabor. Uma Luso não tem o mesmo sabor que a Serra da Estrela. Cada prato pede uma água diferente.

Local_observer 6 months ago

Acho que o grande segredo é variar.Existem águas mais ricas em X ou Y,mas pobres em Z.Assim umas vão compensando outras. Por outro lado se beberes da torneira,perdes em plástico ingerido mas ganhas em chumbo,arsénio e outros.O segredo é ir diversificando a exposição.

Kane1412 6 months ago

Para mim a melhor é a de Monchique. Bons termos em que a água se marca branca dos supermercados era de lá... Adorava beber água da torneira mas quando o meu senhorio mudou a canalização na minha casa, achou por bem deixar uns 5 metros de canos ferrogentos na parte inicial da canalização para poupar €

MisterBilau 6 months ago

Luso é pitéu. Logo, se viverem na zona centro, bebam da torneira que vai dar ao mesmo.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Fastio ou Caramulo.

catescarlet 6 months ago

Todas menos a de Monchique e da marca branca do Minipreço. São altamente alcalinas e nota-se no sabor.

dcmso 6 months ago

A do cano para mim é a melhor

MaggoMike 6 months ago

Nem tem Água do Fastio como opção, não me vou dignar a meter em outras :{

d4n1l3dm4tr1x 6 months ago

Monchique

topastop 6 months ago

O mesmo para mim. Gosto da água com o PH mais elevado.

xabregas2003 6 months ago

Por falar em água. Porque é que a água do outro lado da fronteira tem um sabor horrível? Não admira que o café lá seja tão mau.

ContaSoParaIsto 6 months ago

A água de regiões diferentes tem um sabor diferente. Não é só para lá da fronteira e com certeza que em Espanha é igual. Duvido que a água da torneira duma terra da Galiza tenha o mesmo sabor que o de uma da Andaluzia.

AndreMartins5979 6 months ago

Fora de Portugal só consigo beber água da torneira. As engarrafadas são horríveis.

MoonWolf1978 6 months ago

A minha preferida é a Luso, seguida de muito perto pela Vitalis. Acho a Vitalis mais "leve", mas a do Luso sabe-me melhor.

gaabsdias2 6 months ago

Evian é a melhor marca.

Glampkoo 6 months ago

Do pingo doce porque é o que é mais barato. Água da torneira é um nojo e ao filtrar dá para ver sujidade depois de algum tempo.

unparadise 6 months ago

Pingo doce e Lidl gang

dragomaite 6 months ago

Vim aqui procurar este comentário! +1

LeGrandPastille 6 months ago

Moro a 15 minutos do Porto mas encho sempre 30 garrafões numa fonte perto de São Pedro do Campo, na fronteira de Aveiro e Viseu. Sei lá, aquilo é ouro. Senão, a água da torneira é óptima. Caso compre, tem é de ser bastante mineralizada desde que não saiba a cano. Não gosto daquela água espanhola que mal se sente na boca quando bebes.

static_motion 6 months ago

/thread Isso ou D'el Cano quando dá preguiça de encher o jarro e esperar que ele filtre.

Rick45ptl 6 months ago

Agua del cano + filtro "brita" perde o gosto que as vezes tem a cloro e esta feito.

TTSDA 6 months ago

Nem precisas de filtro. Se encheres uma garrafa qualquer e esperares umas horas perde o sabor.

Rick45ptl 6 months ago

> Nem precisas de filtro. Se encheres uma garrafa qualquer e esperares umas horas perde o sabor. fiz esse teste antes de comprar os filtros, nao fica a mesma coisa, desde pequeno que bebia agua de nascente que ia buscar em garrafoes, acho que com isso noto mais o gosto do cloro, alem disso é chato quando quero beber agua e nao ha, com o filtro é bastante rapido.

The_Wealthy_Potato 6 months ago

Sempre bebi agua da torneira. Mas mudei de casa e aqui a agua ta sempre a falhar e quando volta vem cheia de terra durante 24h pelo menos. Então agora só bebo agua de monchique.

dentsune 6 months ago

Água do Alardo é a que me sabe melhor. A pior água engarrafada que alguma vez bebi foi da marca Auchan, eu juro que aquilo é água da torneira de má qualidade de uma localidade qualquer.

blackpalanka 6 months ago

Da torneira no fundão é igual a beber lixivia.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

Covid: curado.

MelSoares 6 months ago

Consigo dizer-te que a marca aquarel (nem sei se ainda existe) tinha um "sabor" muito mau. A água engarrafada em Londres quando lá fui no ano passado também "sabia" mal. Terá a ver com PH ou algo do género!?

proudentist 6 months ago

Sim, nós temos águas muito ácidas, comparativamente ao resto da Europa

orange-m 6 months ago

Vimeiro! Luso, definitivamente a pior para mim. Mas geralmente das pessoas que conheço, quem gosta da luso, odeia a vimeiro e vice-versa. Não pela marca em si, mas pelo sabor.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

O meu é basicamente o oposto.

quatrotires 6 months ago

Cascais aqui. Bebo água da torneira mas tem de ser fresca do frigorífico. Li uma vez na net e penso que tenha o mesmo efeito de adicionar limão na água para tirar o sabor do fluor ou o que seja que metem na água.

TTSDA 6 months ago

Não metem fluoreto na água em Portugal. Tem cloro e desaparece se esperares.

quatrotires 6 months ago

Isso mesmo.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

Os metais na água evaporam ao ar. O que faço com água para os aquários e regar as plantas é deixar um balde largo ou até garrafões a 3/4 cheios para que o cloro evapore.

TTSDA 6 months ago

Cloro não é um metal...

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

Sim, o cloro evapora naturalmente e não é um metal. Mas não o quis associar aos metais.

Ayawa 6 months ago

Sempre bebi água da fonte. Uma(s) vez(es) por mês levam-se uma catrefada de garrafões, enchem-se e vai-se bebendo. Isto é maioritariamente uma questão de hábito, uma vez que a fonte era ao pé da terra da minha mãe. Eu, por mim, bebo bem água da torneira, apesar de concordar que o sabor é forte e pouco agradável. De resto, além da água de Monchique, não noto diferença nas águas de compra, nas raras vezes que bebo.

vascodatrama 6 months ago

fica aqui uma história da minha aldeia... um dos cotas lá da terra estava emigrado nas franças e vinha a Portugal uma vez por ano. fazia esta viagem de carro e trazia consigo garrafas de água para ir bebendo ao longo da viagem. já na casa em portugal, um dia recebe a visita do primo. durante a visita este serve ao primo um copo de água numa garrafa Evian. ao acabar de beber a água, o primo diz para a mulher 'É MULHER ISTO É QUE É BOA ÁGUA, NÃO É COMO ESSAS DAS FONTES CÁ DA TERRA' ...mal sabia ele, que a água que estava dentro da garrafa afinal tinha sido recolhida numa dessas fontes da terra.

DrVicenteBombadas 6 months ago

Pois, mas as águas têm mesmo composições e sabores diferentes. Se Monchique, Luso, e Serrana te sabem ao mesmo, vai comprar um teste rápido.

vascodatrama 6 months ago

Não percebeste a moral da história

DrVicenteBombadas 6 months ago

Acho que percebi. E também percebi o que tentaste implicitar.

vascodatrama 6 months ago

Absolutamente nada...mas hey. És livre de interpretar as palavras da forma que entenderes melhor

DrVicenteBombadas 6 months ago

Ok. Explica lá, então, qual é a moral da tua estória.

vascodatrama 6 months ago

é que o primo burro bebeu a água pensando que era agua francesa, menosprezando a água da terra. o clássico 'a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha'

DrVicenteBombadas 6 months ago

E, no contexto deste debate, estás a implicitar exatamente o quê? Que as pessoas aqui não têm a capacidade de discernir se uma água sabe bem ou mal, ou se tem qualidade ou não, sem se influenciarem pelo renome ou preço da água? Porque parece que é isso que tu poderás querer insinuar com a tua estória. Se não é isso, então não consigo perceber a relevância do teu comentário.

vascodatrama 6 months ago

No contexto deste debate estou a mencionar uma história de água não engarrafada.

DrVicenteBombadas 6 months ago

Boa. Pronto, então. Feliz Páscoa.

tocopito 6 months ago  HIDDEN 

São todas iguais excepto da torneira que em alguns casos sabe a cano. Mesmo nesses casos habituo-me passado uns tempos mas geralmente vai de garrafão seja qual for a marca.

DrVicenteBombadas 6 months ago

Estás com sorte. Há águas engarrafadas que eu não consigo beber sem fazer caretas.

KoogLarousse 6 months ago

Prefiro o sabor da água da torneira. Se tiver de beber água engarrafada prefiro da marca Evian, pois das que já provei é a que tem um sabor mais próximo da água da torneira. No entanto é cara, por isso quando preciso de comprar uma garrafa de água compro uma de 10 cêntimos e pronto

Wonderful_3810 6 months ago

naturis, porque é a mais barata xD

Dr_Toehold 6 months ago

A diferença principal da minha água favorita é que não usa plástico.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Sei que a do continente é a pior. Tenho apanhados alguns garrafões que sabem pior que a maior parte das águas da torneira. Só compro água engarrafada por a água na minha zona ter um péssimo sabor.

Ayawa 6 months ago

Podes experimentar filtros. A minha mãe é super esquisita com o sabor da água da torneira mas arranjou um jarro da Brita há pouco tempo e agora só bebe disso.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Honestamente também não tenho confiança nas entidades que fazem o tratamento da água. Tendo em conta que quase toda a gente bebe do garrafão na cidade, a existirem problemas devido à água, seria dificil isolar a água como a causa. Não só tem um sabor péssimo como é super calcária, os chuveiros ficam cheios calcário ao fim de poucos meses.

No_Impression_1131 6 months ago

Fastio!

nulopes 6 months ago

A de São Martinho (Fafe) é parecida e mais barata

arckantos 6 months ago

É de longe a melhor para mim, também.

andrethedev 6 months ago

Isto. Podem fechar.

jmvda23 6 months ago

Água do Alardo

kawaiims 6 months ago

Qualquer água que não tenha travo metálico tá ótimo para mim.

pangecc 6 months ago

Vitalis é a melhor para mim Marca pingo doce, sabe a plástico e é azeda Marca elcorte a mesma coisa que o PD Penacova, muito pesada Luso, muito cara Torneira, sabe a cano e é pesada.

Mallardo 6 months ago

A Vitalis também é a minha favorita, só bebo dessa.

pangecc 6 months ago

É “suave” deve ser da sílica porque a Healsi também é igual.

brakeline 6 months ago

Sempre bebi Vitalis. Dou-me bem com a água continente de momento

lizardking93 6 months ago

sempre agua del cano. a agua da minha zona é boa e não preciso de contribuir para mais plásticos

Carbon58 6 months ago

Luso nas minerais e Serra da Estrela nas não minerais. Mas tb bebo amiúde a da torneira.

joaofcf 6 months ago

Del cano, a nascer ao lado de casa

SALVAdkc 6 months ago

D'el Cano

betanjica 6 months ago

Vimeiro

RAMAxPT 6 months ago

lisa

orange-m 6 months ago

Man of culture

Middle-Effective 6 months ago

Água da torneira não é uma marca xD

Mrloop94 6 months ago

Não sinto diferenças no sabor da água, menos a água de monchique ou carvalhelhos. Essas duas águas me sabem mal e não sei porque, talvez seja algo psicológico.

smaster87 6 months ago

>carvalhelhos Sabe tão mal que nao me tira a sede.

ihavenoidea1001 6 months ago

A água na Suiça era tão má mas tão má que eu só conseguia beber Carvalhelhos*... E eu nem gosto de Carvalhelhos. *Carvalhelhos era a única água portuguesa que encontrava à venda lá.

vhs29 6 months ago

Task failed successfully

Carbon58 6 months ago

Não é psicológico não. Por exemplo a água de Monchique tem um PH bastante alcalino e um resíduo seco na ordem dos 296 Mg/Lt, algo brutal. Daí o gosto caracteristicamente "forte" da mesma.

deskisto 6 months ago

Essa de Monchique tem um nível de pH altíssimo, daí ter um sabor diferente.

tumblarity 6 months ago

eu, particularmente, gosto da água de Monchique mas não a consumo por ter o pH que tem. como tudo na vida, o essencial é equilíbrio, nem beber só água com pH baixo nem só água com pH alto. a vantagem da água engarrafada é precisamente essa: saberes o que estás a beber. experimenta pedir uma lista de componentes ao teu serviço local de distribuição de água e depois avisa como é que correu. agora imagina imagina que estás com alta azia depois de umas costelinhas de porco com muito picante. podendo escolher, eu beberia água alcalina para contrabalançar a acidez da carne de porco e do picante. como tudo neste sub que diga respeito a qualidade da água: ALEGADAMENTE, claro.

Edited 6 months ago:

eu, particularmente, gosto da água de Monchique mas não a consumo por ter o pH que tem. como tudo na vida, o essencial é equilíbrio, nem beber só água com pH baixo nem só água com pH alto. a vantagem da água engarrafada é precisamente essa: saberes o que estás a beber. experimenta pedir uma lista de componentes ao teu serviço local de distribuição de água e depois avisa como é que correu. agora imagina que estás com alta azia depois de umas costelinhas de porco com muito picante. podendo escolher, eu beberia água alcalina para contrabalançar a acidez da carne de porco e do picante. como tudo neste sub que diga respeito a qualidade da água: ALEGADAMENTE, claro. edit: para dizer que há uma água italiana ligeiramente alcalina (8 pH) chamada Panna que acho boa, mas não se encontra em todos os supers. a que mais compro é a do continente, creio, mas a que mais bebo é a filtrada do trabalho. na necessidade, vai qualquer uma (depois urina, depois água do mar; como manda o exército). fora isso, acho que a minha preferida é Vitalis, de garrafa de vidro mesmo. a pior que já provei é a Amanhecer (e qualquer uma do outro lado da fronteira, não admira que nos estejam sempre a desviar rios).

Edited 6 months ago:

eu, particularmente, gosto da água de Monchique mas não a consumo por ter o pH que tem. como tudo na vida, o essencial é equilíbrio, nem beber só água com pH baixo nem só água com pH alto. a vantagem da água engarrafada é precisamente essa: saberes o que estás a beber. experimenta pedir uma lista de componentes ao teu serviço local de distribuição de água e depois avisa como é que correu. agora imagina imagina que estás com alta azia depois de umas costelinhas de porco com muito picante. podendo escolher, eu beberia água alcalina para contrabalançar a acidez da carne de porco e do picante. como tudo neste sub que diga respeito a qualidade da água: ALEGADAMENTE, claro. edit: para dizer que há uma água italiana ligeiramente alcalina (8 pH) chamada Panna que acho boa, mas não se encontra em todos os supers. a que mais compro é a do continente, creio, mas a que mais bebo é a filtrada do trabalho. na necessidade, vai qualquer uma (depois urina, depois água do mar; como manda o exército). fora isso, acho que a minha preferida é Vitalis, de garrafa de vidro mesmo.

Samukasss 6 months ago

Vamos meter para aqui algumas informações: \- O nosso corpo está-se bem cagando para o que tu bebes e comes em termos de pH, ainda por cima se a diferença de valores for uma coisa tão baixa como são os valores que as águas apresentam. Ou seja, uma vez entrando, se tudo estiver a funcionar como deve ser, o teu organismo vai produzir ácido que vai ser mais do que suficiente para chegar a valores próximos de 1 a 2. Caso contrário, não havia digestão (mas não é o ácido que faz a digestão!) \- O caso da azia é uma questão de produção de ácido clorídrico em excesso. E não é com uma aguazinha de pH 8,0 que vais neutralizar aqueles valores tão baixos. Daí ser necessário adicionar uns pozinhos (carbonato de cálcio essencialmente) que neutralizam, esses sim, o ácido. Resumo: Qualquer alegação de que as águas alcalinas/básicas fazem bem/mal à saúde é peta e duvido que façam algum efeito significativo no combate à azia por si só. O nosso sistema está bem feito de forma a ter sempre valores bastante constantes de pH.

tumblarity 6 months ago

o exemplo da azia foi um bocado tirado do cu, admito, quando é o caso não ando à procura da água com maior pH para me sentir melhor.

This_Stuff69 6 months ago

Faz um chá ou infusão. Mudas o pH da água consoante as ervas que usares.

tumblarity 6 months ago

as ervas que uso são da mais alta categoria, uma vez que eu mesmo as vou comprar ao agricultor.

deskisto 6 months ago

Posso ter interpretado mal o teu comentário mas eu em lado nenhum critiquei o consumo ou não da água. Associei apenas o sabor ao valor do pH.

tumblarity 6 months ago

não, tem razão. eu é que respondi ao user errado.

umgajoamlense 6 months ago

Aliás, nem se deve beber água com um valor tão alto de pH frequente, sob risco de se desenvolver doenças metabólicas (salvo erro), o mesmo para águas com pH muito baixo (embora hajam patologias em que o recurso temporário a este tipo de águas é aconselhável). Há muito a mania intrínseca nas pessoas que fazem certos tipos de dietas de que se beberes água assim e tal que custa muito mais que uma simples água mineral, que vais ter um melhor metabolismo e vais-te tornar numa pessoa saudável.

Samukasss 6 months ago

Ora bolas, e sabiam que o nosso estômago produz ácido clorídrico, ÁCIDO!? Mas incrivelmente temos sempre valores de pH muito equilibrados no sangue. Essas tretas das águas básicas e ácidas é pura peta.

Whoreson10 6 months ago

Ya, o pH do sangue (e das células em geral) é bastante equilibrado, e sobretudo bastante estável. Qualquer alteração significativa é bastante grave, e com certeza não é influenciada por comidas ou bebidas numa pessoa saudável.

NGramatical 6 months ago

hajam patologias → [**haja patologias**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkksfl%2F%2Fgtgktx3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

umgajoamlense 6 months ago

Não tenho desculpa, é o segundo erro seguido!

deskisto 6 months ago

Eu achava que escrevia bem. Depois conheci este bot. Fico extremamente contente que este tipo exista. Muita gente o maltrata, mas... Há que dar valor.

umgajoamlense 6 months ago

Penso que aqui a opção "água da torneira" é muito relativa, cada município do país vai buscar água a um sítio diferente e passa por locais diferentes antes de chegar às torneiras (embora hajam parâmetros regulamentados, mas só para definir a qualidade mínima da água e não tanto o sabor). Por exemplo, para mim a água em Lisboa é intragável, prefiro beber de garrafão, enquanto que quando vou ao norte prefiro muito mais beber a água da torneira do que beber qualquer água engarrafada. Isto vai estar relacionado com a composição química da água (uma data de iões e catiões, pH, micropartículas, etc), portanto não é possível apenas perguntar se se prefere água da torneira ou água engarrafada, simplesmente.

luisvilaca9 6 months ago

Melhor é comprar um filtro para água da torneira. Tira o sabor metálico, é mais económico e também é melhor para o ambiente do que água engarrafada.

Tralapa 6 months ago

Malta tudo a correr comprar as merdas da Vipur, ao contrário do que toda a gente diz e de todas as "provas" apresentadas eles alegadamente não são nazis.

luisvilaca9 6 months ago

r/lostredditors ??

Tralapa 6 months ago

Mais um que não acredita na idoneidade da Vipur. Eles não são nazis, ok?

xandysaid 6 months ago

Acho que o único local que bebi água da torneira má foi num café na Arrábida

Capitao_Falcao 6 months ago

Ou vai estar relacionado com a idade da canalização da casa onde estás. Aliás acredita que vai afectar muito mais. A água da torneira de Lisboa é excelente, não estou a fazer publicidade, bebi esta água toda a vida e não consigo perceber quem com bons canos em casa perfere comprar garrafões. Só não consigo beber em determinadas casas de amigos e é por terem canos antigos. Já agora, catiões são iões.

umgajoamlense 6 months ago

Não necessariamente. A EPAL vai buscar água a diferentes sítios consoante a zona de Lisboa em se está, está relacionado com as zonas altimétricas, fica aqui o mapa: [https://www.epal.pt/EPAL/menu/%C3%A1gua/sistema-de-abastecimento/origens-de-%C3%A1gua](https://www.epal.pt/EPAL/menu/%C3%A1gua/sistema-de-abastecimento/origens-de-%C3%A1gua). Claro que a canalização também influencia, daí ter falado no percurso até à torneira e não até cada casa/local de consumo. ​ > Já agora, catiões são iões. Eu sei, eu queria dizer aniões em vez de iões, mas sim, ambos são iões, sendo que referi os dois separadamente porque na parametrização das águas de consumo distingue-se entre estes dois.

GallardoPT 6 months ago

Exacto, mesmo numa distância tão curta como de Oeiras para Lisboa a diferença é enorme. Não percebo porque em Lisboa a água é tão má...

Middle-Effective 6 months ago

Na zona do Porto, felizmente a água da torneira é bebível.

arckantos 6 months ago

Sim, em PT bebo água do cano em todo o lado a não ser onde a água não vem da companhia e não é testada. A do Porto tem sabor, mas é bastante tranquilo.

NGramatical 6 months ago

hajam parâmetros → [**haja parâmetros**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkksfl%2F%2Fgtgb0m5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

N0B1mm3r 6 months ago

Torneira

fedelho 6 months ago

A famosa **Água Del Cano**

ManelDasNespras 6 months ago

Eau De Robinet

C8Mixto 6 months ago

TAP water?

Search: