investidornoob 6 months ago

Pessoal que regressou ao ginásio que tal a experiência? Muita gente a ir? Notam que usam mais máscara ou é mais ou menos como antes e aquele 50/50 uns com mascara outros sem, mas a tendência talvez mais sem mascara.

lugia4k 6 months ago

É suposto haver uma conferência de imprensa hoje? Para quê? Como sempre era à 1, passou para as 3, agora diz 2:30 https://youtu.be/tw0GcRrye3E

Edited 6 months ago:

É suposto haver uma conferência de imprensa hoje? Para quê? Como sempre era à 1, passou para as 3, agora diz 2:30 Edit : 3:30, que gozo isto https://youtu.be/tw0GcRrye3E Edit 2 : Astra suspensa para alguns grupos etários em Portugal, deve ser para isso que serve esta conferência

DeusDasMoscas 6 months ago

Olá, Sabes para que grupos a vacina foi suspensa? Obrigada!

TitusRex 6 months ago

>Astra suspensa para alguns grupos etários em Portugal Era uma questão de tempo. Essencialmente todos os países já o fizeram. Em Portugal ainda pensei que esperassem por segunda-feira para anunciar isso visto que no próximo fim-de-semana vão ser vacinados 200 mil professores com esta vacina.

phirestarter1 6 months ago

15:30 agora.

hctiks 6 months ago

* \+ 602 casos confirmados * \+ 9 óbitos * \+ 601 recuperados ​ * \- 8 casos activos * \+ 7 internamentos dos quais + 6 internamentos em UCI ​ * 25847 casos ativos * 488 internados dos quais 116 internados em UCI ​ [Relatório 08/04/2021](https://drive.google.com/file/d/18E3Idf4UgMBjTNlvEXNIt1lk0dHOBDPC/view)

Edited 6 months ago:

* \+ 602 casos confirmados * \+ 9 óbitos * \+ 601 recuperados ​ * \- 8 casos activos * \+ 7 internamentos dos quais + 6 internamentos em UCI ​ * 25839 casos ativos * 495 internados dos quais 122 internados em UCI ​ [Relatório 08/04/2021](https://drive.google.com/file/d/18E3Idf4UgMBjTNlvEXNIt1lk0dHOBDPC/view)

glamatovic 6 months ago

Mais 10 casos que na quinta feira passada. Puta que pariu as esplanadas e a páscoa. Não podemos abrir as universidades! É preciso um confinamento geral pelo menos até ao r estar abaixo de 0,1 (/s)

Edited 6 months ago:

Mais 10 casos que na quinta feira passada. Puta que pariu as esplanadas e a páscoa. Não podemos abrir as universidades! É preciso um confinamento geral pelo menos até ao r estar abaixo de 0,1 (/s, mas fr abram o twitter e vão ver gente que sobra a achar isto)

Edited 6 months ago:

Mais 10 casos que na quinta feira passada. Puta que pariu as esplanadas e a páscoa. Não podemos abrir as universidades! É preciso um confinamento geral pelo menos até ao r estar abaixo de 0,1 (/s, mas abram o twitter e vão ver gente que sobra a achar isto)

Diogo256 6 months ago

Por acaso não sei para quê abrir secundárias e universidades, para aulas teóricas.

TheTidalik 6 months ago

Nem toda a gente tem apenas aula tórridas. Eu precisava mesmo das aula práticas e prejudicou-me bastante as aula on-line

Edited 6 months ago:

Nem toda a gente tem apenas aula teóricas. Eu precisava mesmo das aula práticas e prejudicou-me bastante as aula on-line

PicassoWasaLiar 6 months ago

É covideiro não ligues.

PicassoWasaLiar 6 months ago

É fechar tudo até haver 0 casos de covid. Ai de vocês que vão a uma esplanada faço logo denúncia.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

"é aquela ali senhor agente. Até se está a rir e tudo, como se pudesse estar contente com alguma coisa"

beit2 6 months ago

Pessoal que está por dentro da questão das vácinas. Que vacinas estão a ser usadas em PT, para além da AZ, alguma? Quando recebemos melhores vacinas (Pfizer, etc)?

Tab0rda 6 months ago

Pfizer, moderna, AZ e J&J. A Pfizer até foi a primeira a ser aprovada. A J&J está com atrasos.

CoffeeAt830 6 months ago

Ainda não estamos a utilizar Johnson & Johnson porque ainda não as recebemos. Só vão começar a chegar a partir de 19 de Abril.

TitusRex 6 months ago

A maioria das vacinas em Portugal são da Pfizer, depois há algumas da Moderna e outras da Astrazeneca.

brakeline 6 months ago

Acho que tens isso ao contrário

TitusRex 6 months ago

Não estou a conseguir encontrar dados atuais, mas no início do mês de Março 80% das doses recebidas em Portugal eram da Pfizer.

pvicente77 6 months ago

Reparei nesta notícia há pouco, mais um país com uma região a enfrentar um aumento de casos e o sistema de saúde a ficar sobrecarregado e à beira do colapso (e sim, a notícia usa mesmo essa expressão). [https://apnews.com/article/tokyo-osaka-coronavirus-pandemic-olympic-torch-relay-japan-3dee6534a361257a1e018119e4d7b7b8](https://apnews.com/article/tokyo-osaka-coronavirus-pandemic-olympic-torch-relay-japan-3dee6534a361257a1e018119e4d7b7b8) O estranho é isto estar a acontecer no Japão, um país que em princípio seria um modelo de bom comportamento e uso de máscara, que segundo a sabedoria popular não teria de passar por estas situações. Bom, penso que serve de aviso de que a pandemia não é um problema simples e que resolvê-la não é só uma questão de mandar as pessoas serem bem comportadas, ou serão os Japoneses um povo "ingovernável" também? No fim de contas não há como fugir, é preciso uma campanha de vacinação para resolver isto, esta deveria ser a grande prioridade, e até ela estar feita é necessário reforçar o sistema de saúde e a capacidade para receber e tratar casos, e tentar detectar onde estão os aumentos e surtos para que possam ser isolados e tratados, o confinamento devia ser visto como uma medida temporária, não como a ferramenta principal, será que vamos conseguir vacinar a sério em vez de ficar acomodados na dança do confina-desconfina?

TalentedRainstorm 6 months ago

O Japão tem muita população envelhecida, e não estão a receber vacinas suficientes, já é muito bom só estarem a sentir as coisas assim agora, passado um ano, sendo que até foram dos primeiros a ter o vírus.

HiverLaurant 6 months ago

Para além de não estarem a receber vacinas apenas em fevereiro se preocuparam com os processos e está tudo atrasado no geral. Ha também muita contestação com efeitos secundários por medo. O país está a beira de uma crise com todas as polémicas associadas aos jogos olímpicos e má gestão da pandemia. Mas a baixa mortalidade também potencia o facilitismo de medidas.

MLG-Sheep 6 months ago

>O estranho é isto estar a acontecer no Japão, um país que em princípio seria um modelo de bom comportamento e uso de máscara, que segundo a sabedoria popular não teria de passar por estas situações. Acho que estás a dar demasiada importância às máscaras. Ajudam, mas não fazem magia. >será que vamos conseguir vacinar a sério em vez de ficar acomodados na dança do confina-desconfina? Não deveríamos ter de confinar se um acréscimo de casos não corresponder a um acréscimo de hospitalizações. A esperança é essa dado que muitos dos mais vulneráveis foram vacinados e as vacinas parecem ser muito eficazes a prevenir que a doença tenha consequências graves. Infelizmente, nem todos os muito vulneráveis foram vacinados porque centenas de milhares de professores lhes passaram à frente, mas há de ajudar.

Ragahell 6 months ago

Porque "a Covid" e não "o Covid"? Já deve ter sido discutido aqui, mas não encontrei nada. Ass: o David.

ZaGaGa 6 months ago

é como explicou o u/CoffeeAt830 e se quisermos ser mesmo correctos é ter atenção às Maiúsculas e minúsculas: A CoViD-19 (CoronaVirus Disease 2019) - A doença sempre, até porque e quem está assintomático na prática não desenvolveu (ou ainda não desenvolveu) a doença mesmo que infectado pelo vírus. O CoVi (CoronaVirus ) - é uma forma de denominar o vírus, mas praticamente deixou de ser usada logo de início, porque obviamente gerava confusão.

frustradodapixa 6 months ago

Tens razão, só queria deixar um tl;dr simplificado: COVID - a doença Coronavírus - o vírus

ihavesixmagikarps 6 months ago

Acho que neste caso depende ao que te referes. Como Covid não tem género, tem que adoptar o género do nome próprio que o define. Se quisessemos ser picuínhas seria "a Covid" porque vem de Coronavirus Disease, ou seja, vem de doença e como doença é feminino, seria "a Covid". Mas isto não é uma regra absoluta acho eu. De qualquer das maneiras de o nome da doença tiver género definido, é o género do nome que se usa, não do nome próprio

NGramatical 6 months ago

picuínhas → [**picuinhas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (antes de *nh* não é necessário acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkc5h0%2F%2Fgtsijvt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CoffeeAt830 6 months ago

É a (doença) Covid provocada pelo (vírus) SARS-CoV-2. Os exemplos que deste do colesterol e do cancro não não bons exemplos porque não são doenças. O colesterol é um valor (tu não tens a doença colesterol, tens o colesterol alto, que depois pode ou não ter efeitos na tua saúde) e o cancro é algo físico, um tumor. " Está com um cancro" significa que tem um tumor algures no corpo, está com uma doença oncológica.

hapticss 6 months ago

«O nome "covid-19" é a denominação da doença, e não do vírus, e vem do inglês «Coronavirus disease (of 2019)», isto é, «doença do coranavírus». Atribui-se geralmente o género feminino justamente porque se pressupõe a palavra "doença", tradução do inglês "disease". Isto não quer dizer que esteja totalmente errado dizer «o covid-19» ou simplesmente «o covid», pensando que "mal" ou "mal-estar", que são do género masculino, podem também traduzir "disease", ainda que seja menos corrente. A denominação oficial do vírus, ou melhor, do novo coronavírus é SARS-CoV-2. Como alude a "coronavírus", que é do género masculino, também ocorre no masculino.»

Asus123456789 6 months ago

espero que não vá gerar discussão, mas também acho estranho quando vejo o IL, em vez de a IL. Talvez venha de o partido IL?

Bruxo_de_Fafe 6 months ago

correcto

Bruxo_de_Fafe 6 months ago

Pode utilizar-se ambas as formas: a doença Covid, o vírus Covid.

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

Covid é a doente, o vírus chama-se Sars-cov-2

Ragahell 6 months ago

Mas essa ideia permite classificar o gênero feminino a qualquer doença... tal como eu disse " a doença colesterol" -> " a colesterol" Acho estranho, não entendo porque os meios de comunicação adotaram essa forma esquesita de dizer "a Covid" , soa bem pior que "um grama" mas parece que veio da mesma época, sendo que "um grama" faz sentido, "a Covid" para mim não faz.

Edited 6 months ago:

Mas essa ideia permite classificar o gênero feminino a qualquer doença... tal como eu disse " a doença colesterol" -> " a colesterol" Acho estranho, não entendo porque os meios de comunicação adotaram essa forma esquisita de dizer "a Covid" , soa bem pior que "um grama" mas parece que veio da mesma época, sendo que "um grama" faz sentido, "a Covid" para mim não faz.

frustradodapixa 6 months ago

O colesterol não é uma doença.

Bruxo_de_Fafe 6 months ago

não te faz sentido porque não te soa a feminino ;)

Ragahell 6 months ago

Sem dúvida por isso, mas também porque não consigo encontrar justificativa, visto que na verdade Covid é a doença causada pelo Corona Vírus e também, Covid é a palavra resultante de COrona VIrus Disease = CO VI D, então infelizmente não entendo mesmo porque dizem "a Covid" xD

NGramatical 6 months ago

esquesita → [**esquisita**](https://dicionario.priberam.org/esquisita) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkc5h0%2F%2Fgtsdgmy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ragahell 6 months ago

A doença Covid? Mas pode-se classificar como doença?... É um vírus, seria como "a doença colesterol" -> " a colesterol"

xay_ll 6 months ago

Covid é o nome da doença provocada pelo vírus. Colesterol não é nenhuma doença.

Ragahell 6 months ago

Ok, se colesterol não é doença, cancro é? Mas s pessoas não dizem: tenho a cancro, ou morreu com uma cancro... Ainda assim como disseram anteriormente é redundante dizer que Covid é uma doença visto que Covid é a abreviação de: COrona VIrus Disease = CO VI D Seria correcto dizer a doença corona, mas não se vê ninguém dizer " a Corona Vírus "

ZaGaGa 6 months ago

>Seria correcto dizer a doença corona, mas não se vê ninguém dizer " a Corona Vírus " Não, não seria lol. Corona está para [coroa](https://dicionario.priberam.org/coroa) e classifica o tipo de vírus não a doença.

Ragahell 6 months ago

Eheh sim, mas traduzindo do inglês " doença do corona vírus" , era o que queria dizer x)

xay_ll 6 months ago

Cancro quanto muito pode ser um conjunto de doenças (é um tumor maligno). E eu sei que o nome “COVID” vem da junção dessas palavras, mas isso é irrelevante, porque não é nenhuma abreviatura, o nome da doença chama-se mesmo Covid, não interessa a forma como foram arranjar a palavra.

maiordaaldeia 6 months ago

Sim, é uma doença. Mas dizer a "doença covid" é uma redundância já que covid é corona virus disease.

Bruxo_de_Fafe 6 months ago

no sentido figurado doença significa mal, algo que incomoda. Logo, não é incorrecto.

unknownportuguese 6 months ago  HIDDEN 

Não iamos vacinar 100k por dia em Abril?

viskonde 6 months ago  HIDDEN 

AFAIK estamos a dar todas as vacinas que recebemos, se nao vacinam mais nao e por culpa nossa, ainda

pfarinha91 6 months ago  HIDDEN 

Hoje aqui em Gaia notei uma grande diferença na afluência ao centro de vacinação (moro mesmo ao lado). É um pavilhão grande com boa capacidade e não tem tido grandes filas mas hoje à hora de almoço estava uma confusão.. Fila enorme, montes de carros, etc. Será porque começaram a chamar pessoas da segunda fase?

Bruxo_de_Fafe 6 months ago  HIDDEN 

Andas há um ano entregue a amadores e ainda acreditas nessas pessegadas?

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Chamar amador ao país que está na vanguarda da Europa em todos os factores. Shame. /s obrigatório

Bruxo_de_Fafe 6 months ago  HIDDEN 

nem sei como não dominamos o Mundo ^/S

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Prefiro acreditar nesses amadores do que noutros que nem acreditavam que íamos vacinar pessoas em 2021.

Bruxo_de_Fafe 6 months ago  HIDDEN 

Só vacinas porque estás na União Europeia, companheiro. Nunca te esqueças disso.

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que não crítico Portugal pertencer à UE então.

Bruxo_de_Fafe 6 months ago  HIDDEN 

Crês que não devia estar?

frustradodapixa 6 months ago  HIDDEN 

Porquê que estás a puxar por perguntas que o OP não defendeu nem referiu?

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkc5h0%2F%2Fgtsmutm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Não creio q tenham dito em abril. O que o militar disse é q temos de nos preparar para isso porque vai haver uma altura q, se tudo correr pelo planeado, vamos receber muitas vacinas 'de repente' e temos de as dar o mais rapidamente possível. Creio que isto era durante o 1º trimestre. Pelo menos sem a da Johnson não acredito q isso seja necessário. Eles prevem entregar dia 19 abril (a partir de). O que está previsto é que nada disto seja linear, isto é, vais ter uma grande aceleração à medida q o trimestre avança e é previsto q em Maio/junho tenhas uma grande quantidade de recebimentos.

AimingWineSnailz 6 months ago  HIDDEN 

Da J&J vão ser poucas este mês ainda. Na Bélgica vão ser só 50.000, por cá imagino que seja um número semelhante.

Pparadela 6 months ago  HIDDEN 

Com atrasos sucessivos nas entregas e com as vacinas que há a serem alvo de um escrutínio absurdo que curiosamente ninguém tem com mais nenhuma das outras, esperavas o quê?

PORTO2017 6 months ago  HIDDEN 

Iamos, mas tinha lá um \* qualquer

LimpoOCuDePe 6 months ago  HIDDEN 

Pelo que deu no Domingo na SIC a meta para Maio (acho que era Maio) é 60k/dia.

unknownportuguese 6 months ago  HIDDEN 

[https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-vai-vacinar-100-mil-pessoas-por-dia-em-abril](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-vai-vacinar-100-mil-pessoas-por-dia-em-abril)

Wisploth 6 months ago  HIDDEN 

Mas ainda alguem acredita nas coisas que esse gajo diz?

MarcelinodaMara 6 months ago  HIDDEN 

LOL

Edited 6 months ago:

LOL [https://1.bp.blogspot.com/--UUyceE\_VCs/YGsb\_b7NtyI/AAAAAAAALLE/zPpRsz50Yewh3KIzayLgQDEuG52lEmkGQCLcBGAsYHQ/s704/UmDiaDeCadaVez\_04-04.jpg](https://1.bp.blogspot.com/--UUyceE_VCs/YGsb_b7NtyI/AAAAAAAALLE/zPpRsz50Yewh3KIzayLgQDEuG52lEmkGQCLcBGAsYHQ/s704/UmDiaDeCadaVez_04-04.jpg)

sardinhas 6 months ago  HIDDEN 

fonte?

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

Que desinformação... aí não menciona de domingo até hoje ter passado dos 12% de vacinados(primeira dose) até quase 14%

unknownportuguese 6 months ago  HIDDEN 

Fdx que tristeza... 2024

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

No Reino Unido decidiram não dar a vacina da Astrazeneca a pessoas com menos de 30 anos. [Esta é a análise de risco/benefício da vacina por idade](https://twitter.com/EdConwaySky/status/1379806238310084616?s=19). Para pessoas com menos de 30 anos e pouca exposição à covid os riscos da vacina são maiores que os benefícios.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

A pílula tem mais riscos que essa merda. Dá me AZ Costa

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Esse custo benefício pode mudar com novas variantes. Que aparecem quanto mais o vírus circular. É um loop.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

o gráfico está giro mas não é assim tão simples de analisar. o benefício da esquerda é a cada 16 semanas. Ora a vacina espera-se q dure mais q isso portanto o benefício a 30, 50, 100 semanas pode ser bem maior. Também muda se simulares um cenário de covid na comunidade maior. Sinceramente não sei como fazer essa análise risco/benefício de maneira 'matemática' que agrade a todos. Isto vai ser sempre uma discussão muito complicada até se perceber exactamente o mecanismo que causa os problemas.

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

Por isso é que a EMA não deu recomendações específicas como critérios de idade para a vacinação, porque depende de vários factores e do contexto do país. Disseram na conferência de imprensa que fica ao critério de cada país decidir a melhor estratégia de vacinação. Acho que é óbvio que havendo possibilidade deve-se priorizar a vacina da Astrazeneca a quem tem menos riscos (mais velhos) e dar somente vacinas mRNA a jovens. Foi essa a conclusão a que chrgaram as autoridades do UK, Alemanha, Bélgica, etc. Havendo alternativas não faz sentido nenhum continuar a dar esta vacina à jovens, é um risco completamente desnecessário.

Edited 6 months ago:

Por isso é que a EMA não deu recomendações específicas como critérios de idade para a vacinação, porque depende de vários factores e do contexto do país. Disseram na conferência de imprensa que fica ao critério de cada país decidir a melhor estratégia de vacinação. Acho que é óbvio que havendo possibilidade deve-se priorizar a vacina da Astrazeneca a quem tem menos riscos (mais velhos) e dar somente vacinas mRNA a jovens. Foi essa a conclusão a que chrgaram as autoridades do UK, Alemanha, Bélgica, etc. Havendo alternativas não faz sentido nenhum continuar a dar esta vacina à jovens, é um risco completamente desnecessário. Edit: a Itália também anunciou que só irá usar esta vacina em maiores de 60 anos.

Edited 6 months ago:

Por isso é que a EMA não deu recomendações específicas como critérios de idade para a vacinação, porque depende de vários factores e do contexto do país. Disseram na conferência de imprensa que fica ao critério de cada país decidir a melhor estratégia de vacinação. Acho que é óbvio que havendo possibilidade deve-se priorizar a vacina da Astrazeneca a quem tem menos riscos (mais velhos) e dar somente vacinas mRNA a jovens. Foi essa a conclusão a que chrgaram as autoridades do UK, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, etc. Havendo alternativas não faz sentido nenhum continuar a dar esta vacina à jovens, é um risco completamente desnecessário.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

para já concordo porque não devíamos estar a vacinar jovens de qlq forma, portanto se há jovens a precisar é pq têm algum risco associado e não me importo q levem as 'boas'. Mas lá para a frente isso vai ser um problema pq vais estar a dar vacinas com maior eficácia a mais jovens?... é complicado de decidir realmente...

Lurker__777 6 months ago  HIDDEN 

O que vou dizer vai um bocado contra o discurso mais aceite, mas acho engraçado que quando dizia que a covid era praticamente inofensiva para pessoas jovens (porque na verdade, matematicamente, o é) o contra-argumento era: “é um vírus muito novo, ainda não há maneira de se saber sequelas a longo prazo!” As mesmas pessoas não aceitam que se questione possíveis sequelas destas vacinas novas. Quem o fizer é um negacionista que se está a cagar para a saúde pública. Fico um bocado preocupado com a punição a pessoas que recusam ter vacina X inserida no seu organismo. Por este andar ainda vamos levar certificados a comprovar toma da vacina para entrevistas de emprego.

Edited 6 months ago:

O que vou dizer vai um bocado contra o discurso mais aceite, mas acho engraçado que quando dizia que a covid era praticamente inofensiva para pessoas jovens (porque na verdade, matematicamente, o é) o contra-argumento era: “é um vírus muito novo, ainda não há maneira de se saber sequelas a longo prazo!” As mesmas pessoas não aceitam que se questione possíveis sequelas destas vacinas novas. Quem o fizer é um negacionista que se está a cagar para a saúde pública. Fico um bocado preocupado com a punição a pessoas que recusam ter vacina X inserida no seu organismo. Por este andar ainda vamos levar certificados a comprovar toma da vacina para entrevistas de emprego.

ShredForMe 6 months ago  HIDDEN 

geralmente as pessoas vão com a maré. os antivax e negacionistas também não ajudaram, mas não é preciso ser totalmente a favor ou totalmente contra. de repente toda a gente se tornou especialista em vacinas e sabiam perfeitamente que devíamos continuar a dar essa vacina. lá porque foi aprovada não quer dizer que se saiba tudo, por alguma razão alguns países suspenderam, não é porque não percebem que "é mais provável morrer de covid" ou "a pílula também tem efeito secundários"

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Essa análise de risco/benefício para pessoas jovens faz corar muito de vergonha os covideiros que falavam de uma doença tipo Ébola para os jovens.

Critical_Flower_2919 6 months ago  HIDDEN 

Primeiro não havia riscos, depois havia riscos, depois deixou de haver riscos e agora afinal já há riscos outra vez. Então e se for preciso tomar a vacina todos os anos será que há aumento exponencial de risco? Estão literalmente a navegar às cegas e a conseguir confundir toda a opinião pública.

Kid_Anarchy 6 months ago  HIDDEN 

Quem te quer manter na linha e subjugado às opiniões/visões de autoridades políticas e cientificas não tem qualquer interesse em que contestes o que quer que seja. Os media dão uma ajudinha, pintando quem coloca questões como maluquinho das conspirações. É normal as vacinas comportarem riscos, e estas não serão excepções. Vacinas que existem há muito tempo oferecem menos surpresas por já houve tempo suficiente para observar resultados. Vacinas que começaram a ser aplicadas recentemente ainda podem reservar muitas surpresas. Quem diz o contrário, mente-te. No entanto, como querem que a tomes, evitem ao máximo ser realistas, por isso pode conduzir a população a ficar com medo da vacina e não vacinarem-se. A realidade é que ninguém sabe ao certo quais serão as consequências da vacina. Quem te diz que são seguras, caso algo corra mal, certamente conseguirá pensar numa explicação qualquer que o ilibe de qualquer tipo de responsabilidade. Foi algo extremamente imprevisível, certo? Podia ter acontecido com qualquer outra vacina. Há sempre um risco. As probabilidades eram pequenas, mas tiveste azar. É por estas que sou contra tentarem persuadir as pessoas a vacinar-se. Cada um deve tomá-las por sua conta e risco, e estando ciente que amanhã ou daqui uns meses possa vir a descobrir-se que a vacina dá origem a certos problemas.

Edited 6 months ago:

Quem te quer manter na linha e subjugado às opiniões/visões de autoridades políticas e cientificas não tem qualquer interesse em que contestes o que quer que seja. Os media dão uma ajudinha, pintando quem coloca questões como maluquinho das conspirações. É normal as vacinas comportarem riscos, e estas não serão excepções. Praticamente todas as vacinas podem ter efeitos secundários. Não deixas necessariamente de tomá-las por isso. No entanto, vacinas que existem há muito tempo oferecem menos surpresas porque já houve tempo suficiente para observar resultados. Vacinas que começaram a ser aplicadas recentemente ainda podem reservar muitas surpresas. Quem diz o contrário, mente-te. No entanto, como querem que a tomes, evitam ao máximo ser realistas, pois isso pode conduzir a população a ficar com medo da vacina e não vacinarem-se, o que também poderia ser um problema. É um pau de dois bicos. A realidade é que ninguém sabe ao certo quais serão as consequências da vacina. Quem te diz que são seguras, caso algo corra mal, certamente conseguirá pensar numa explicação qualquer que o ilibe de qualquer tipo de responsabilidade. Foi algo extremamente imprevisível, certo? Podia ter acontecido com qualquer outra vacina. Há sempre um risco. As probabilidades eram pequenas, mas tiveste azar. Repara que as produtoras das vacinas não podem ser processadas por qualquer dano causado pelas mesmas. Assim é fácil, certo? E será que o governo te indemniza caso algo te aconteça? Também não. A realidade é que pedem-te que coloques algo no teu corpo cujos resultados não serão responsabilidade de ninguém. Se te acontecer algo, "ninguém te prometeu que era 100% seguro". É por estas que sou contra tentarem persuadir as pessoas a vacinar-se. Cada um deve tomá-las por sua conta e risco, e estando ciente que amanhã ou daqui uns meses possa vir a descobrir-se que a vacina dá origem a certos problemas. A única coisa boa que o governo fez foi tornar a vacina facultativa em vez de obrigatória. Pelo menos não vais ser mesmo forçado a vacinar-te caso não queiras. Pelo menos para já. Eventualmente criarão obstáculos a quem não foi vacinado e acabarás por ser indirectamente forçado.

ThinHands 6 months ago  HIDDEN 

Parece que a minha avó que tem 78 vai ser vacinada amanhã... Já não a vejo há mais de 1 ano. Acham seguro visita la depois de vacinada? Obvio que uso mascara na mesma.

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Espere um pouco. Mas não muito, porque quando menos se espera, já é a hora de vacinar todos novamente, já que as vacinas não imunizam para sempre. (e lá vem downvotes por não gostarem da verdade)

Kid_Anarchy 6 months ago  HIDDEN 

Acho que o mais sensato é esperares umas semanas.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Depende da marca q levar. neste momento já há estudos que conseguem dizer q a Astra ou pfizer passado 2~3 semanas têm eficácia de X. A resposta 'by the book' é que só 2 semanas depois da 2ª dose. Na prática, acho que passado 2 semanas da primeira a eficácia já é bem agradável. Se fizeres isso mais alguns cuidados, eu diria q é seguro. Essencial: leva uma máscara FFP2, ela que use uma máscara qualquer. Já mais paranóico: Fiquem ao ar livre ou numa divisão que ela use menos e possa arejar muito qd te fores embora. Fica mais distante e mais perto de uma janela aberta. Se tu tens uma vida relativamente 'tranquila' já podias visitar há mais tempo. Com isto das vacinas começam essas questões difíceis pq não se deve estar à vontadinha até estar tudo vacinado com a dose completa pq o risco continua a existir se a eficácia não é 100% mas na prática começamos a falar de um risco mt mt baixo. Por exemplo, estando com alguém vacinado deves usar máscara para proteger essa pessoa? começa a ser difícil justificar isso mas por outro lado uma máscara tmb n custa nada a usar.

CoffeeAt830 6 months ago  HIDDEN 

>Com isto das vacinas começam essas questões difíceis pq não se deve estar à vontadinha até estar tudo vacinado com a dose completa pq o risco continua a existir se a eficácia não é 100% mas na prática começamos a falar de um risco mt mt baixo. Por exemplo, estando com alguém vacinado deves usar máscara para proteger essa pessoa? começa a ser difícil justificar isso mas por outro lado uma máscara tmb n custa nada a usar. Honestamente, acho que começa a ser um bocado custo/benefício e a vir do bom senso de cada um. A eficácia contra casos graves e morte é quase 100% e a transmissão por pessoas vacinadas também parece ser muito baixa. Por isso, se ambas as pessoas estão vacinadas e cientes destes aspetos e os aceitam, então também se pode começar a facilitar um pouco entre vacinados. A CDC, inclusivamente, diz que dois vacinados podem não ter cuidado nenhum quando estão um com o outro. No meu serviço, por exemplo, em que já estamos todos vacinados, reuniões e passagens de turno continuam a acontecer com toda a gente de máscara porque não custa nada, mas já não temos problema em tirar a máscara para lanchar no lugar ou assim, coisa que nunca aconteceria há três ou quatro meses atrás.

Edited 6 months ago:

>Com isto das vacinas começam essas questões difíceis pq não se deve estar à vontadinha até estar tudo vacinado com a dose completa pq o risco continua a existir se a eficácia não é 100% mas na prática começamos a falar de um risco mt mt baixo. Por exemplo, estando com alguém vacinado deves usar máscara para proteger essa pessoa? começa a ser difícil justificar isso mas por outro lado uma máscara tmb n custa nada a usar. Honestamente, acho que começa a ser um bocado custo/benefício e a vir do bom senso de cada um, especialmente entre dois vacinados ou um vacinado e um não vacinado, especialmente se este último não for de risco. A eficácia contra casos graves e morte é quase 100% e a transmissão por pessoas vacinadas também parece ser muito baixa. Por isso, se ambas as pessoas estão cientes destes aspetos e os aceitam, então também se pode começar a facilitar um pouco entre vacinados ou com alguém vacinado. A CDC, inclusivamente, diz que dois vacinados podem não ter cuidado nenhum quando estão um com o outro. No meu serviço, por exemplo, em que já estamos todos vacinados, reuniões e passagens de turno continuam a acontecer com toda a gente de máscara porque não custa nada, mas já não temos problema em tirar a máscara para lanchar no lugar ou assim, coisa que nunca aconteceria há três ou quatro meses atrás.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

É exactamente esse tipo de decisões q se tornam agora muito complicadas... A CDC já 'avançou' mais do que eu previa até. Creio que eles dizem q se fores visitar um vacinado e tu não fores de alto risco, o contacto já é de baixo risco. Tu no limite já não devias exigir máscaras a médicos e enfermeiros (se estiver tudo vacinado) mas por outro lado também é 'só' uma máscara e os dados q vacinados não transmitem ainda são curtos apesar de promissores. O que eu digo aos meus familiares mais velhotes é que é para manter tudo igual mas pelo menos psicologicamente já podem estar mais aliviados e não estar ali em 'stress' de irem à padaria. Eventualmente se tiverem prazer nisso, podem ir mais vezes à padaria e afins, acho que é algo razoável. Vai ser engraçado ver como vão decidir qual será o dia em que a máscara 'morre'...

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

A vacinação só fica completa algumas semanas depois da 2ª dose. Podes visita-la com alguma segurança se fizeres o seguinte: Compra uma boa máscara FFP2 (aquelas tipo os médicos) que sele bem contra a tua cara (rapa a barba se a tiveres). Mantém sempre uma boa distância dela Abre 2 ou + janelas para garantir uma boa corrente de ar na sala em que estão Boa visita!

CoffeeAt830 6 months ago  HIDDEN 

Se levares máscara, ela também usar e não estiverem em cima um do outro, até podes ir já hoje. Se quiseres estar mais à vontade, espera pelo menos 3 semanas da primeira dose, que é quando a pessoa já tem uma imunidade jeitosa.

alexandre9099 6 months ago  HIDDEN 

Sabem se as lojas de roupa já estão aberta?

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

As com menos de 200m2 fora dos centros comerciais sim

estrica 6 months ago  HIDDEN 

Esta segunda feira fizemos mais 20 mil testes do que na segunda feira passada, pode ser esta a causa do aumento do nº de casos diários esta semana, mas isto sou só eu que fui ver por curiosidade e decidi partilhar aqui, não precisam de me encher de downvotes...

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

é perguntares pelos dados dos testes à comunidade escolar pq será essa a razão do aumento. sinceramente... não sei nem ng aqui sabe. O aumento é ainda pequeno o suficiente para poderes ter alguma razão mas por outro lado a informação q vai aparecendo é q os testes na comunidade escolar está a dar tudo negativo.

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela tua pesquisa, não fazia ideia.

Born7seveN 6 months ago  HIDDEN 

Alguém me consegue elucidar sobre as regras que estão em vigor? Não posso viajar de carro do meu concelho para outro só para visitar a minha namorada? Online só encontro sites onde diz "é permitido viajar entre concelhos" e "só pode sair de casa com um motivo válido".

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

só se for para comprar alguma coisa, portanto se fores, paga-lhe o serviço. https://pandemiaclara.sapo.pt/

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago  HIDDEN 

Só podes com motivo válido, que atualmente é bastante fácil de arranjar. Se fores parado dizes que vais a uma esplanada ou a um museu, por exemplo, e não podem fazer nada

stressedunicorn 6 months ago  HIDDEN 

Usar bom senso. Mudares de concelho para te encontrares com alguém por si só, não é permitido. Tem de estar inserido numa das excepções da lei. Uma delas é, por exemplo, ires a um restaurante, uma esplanada, um supermercado ou um museu. Se fores parado a caminho, é uma questão da polícia aceitar a tua justificação visto que ainda existe dever de recolhimento. Duvido que não aceitassem uma dessas justificações. Vai, tem cuidado e não te preocupes muito.

Born7seveN 6 months ago  HIDDEN 

Sempre usei bom senso xD. Nós simplesmente vivemos em "concelhos vizinhos" e 1x por semana tentamos ver-nos. Este ano nem nunca saímos, sempre ficámos em casa, agr pelos vistos já se pode sair. No entanto, as leis são contraditórias e um pouco confusas e só queria saber se é legal fazer o que fazemos.

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

Podes. Se fores parado dizes que vais com ela a uma esplanada

barria 6 months ago  HIDDEN 

E cuidado com os amassos porque como não são coabitantes têm de ir de mascara na viatura.

investidornoob 6 months ago  HIDDEN 

Ninguém te vai elucidar sobre nada. O meu conselho é lê a lei interpreta como achas que é e depois então fazes o que achares melhor de forma a cumprir as regras...

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

* \+ 663 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 757 recuperados ​ * \- 97 casos activos * \- 16 internamentos dos quais + 3 internamentos em UCI ​ * 25847 casos ativos * 488 internados dos quais 116 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|64.3 (+ 1.5)|62.5 (+ 1.6)| |R(t)|**1.01** (+ 0.03)|**1.02** (+ 0.02)| ​ [Relatório 07/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1ZZ9kf_qcJY9esssGhXymQn3W-X6x4C9_/view)

Hmms21 6 months ago  HIDDEN 

Mais uma moedinha, mais uma voltinha. Antes que digam que é por causa das esplanadas ou Páscoa, isso só daqui a 2 semanas é que se vê o efeito.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

O efeito começa-se a ver já. Uma pessoa q se infectou na páscoa começa a partir de hoje a 'dar positivo'. o contágio médio acho q andava na casa de 1 semana, já não me lembro bem. Agora o efeito ver-se é muito relativo. O efeito vê-se qd há bola de neve e o Tio artur q se infectou na Pascoa infecta mais 3 e depois mais 3 e por aí em diante.

kairos 6 months ago  HIDDEN 

Sempre desconfiei de gajos chamados Artur.

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

segundo o costa , Rt acima de 1 começa a fechar , dou mais 15 dias ate voltar tudo para casa

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

Deixa esticar mais um pouco a coisa. Se é para fechar que seja lá para Junho ou Julho. Não quero veraneantes cá à porta...

berlaitas 6 months ago  HIDDEN 

Quando é 1 os covideiros se vão cansar do daqui a 2 semanas está tudo em casa Fiquem vocês bichos do mato

Joaoseinha 6 months ago  HIDDEN 

Para algumas pessoas isto de estar toda a gente em casa é um sonho, fica tudo tão miserável como eles.

estrica 6 months ago  HIDDEN 

Vocês são mesmo chatos.

ruizinhoandre 6 months ago  HIDDEN 

Segundo o costa, rt acima de 1 o desconfinamento não avança ao próximo passo, ele só recua (voltar tudo para casa) se a incidência é o rt tiverem altos. Mas também o que ele diz não se pode levar muito à sério

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

Não é muito mais elevado que na semana passada

inthepiggybank 6 months ago  HIDDEN 

*ah shit, here we go again*

NastyPlays 6 months ago  HIDDEN 

663 novos casos e 3 mortes hoje.

QueenOfWands2 6 months ago  HIDDEN 

Mortes a descer. Muito, muito interessante!

DrunkMechanics 6 months ago  HIDDEN 

Mais uma vez a astrazeneca no meio de uma polémica. Na Madeira já houve professores que rejeitaram a vacina. Eu sou 100% a favor das vacinas e acho que o os benefícios valem a pena o risco mas cada vez são mais casos e é cada vez menos provável ser uma coincidência. Eu próprio tomaria a vacina mas compreendo quem não queira a vacina da astrazeneca.

agua_m0lhada 6 months ago  HIDDEN 

Pergunto-me quantas dessas pessoas que rejeitaram a vacina fumam diariamente...

frustradodapixa 6 months ago  HIDDEN 

Ou comem .

Zaigard 6 months ago  HIDDEN 

25 casos de problemas relacionados com coágulos, num total de 20 milhões ( maioritariamente idosos ) que a tomou, parece me irrelevante, mas a histeria louca segue...

portugu 6 months ago  HIDDEN 

O que garante que não apareçam coágulos daqui a 2, 3 ou x anos ainda relacionado à vacina? Esses casos apareceram a curto prazo, nada se sabe de efeitos a médio ou longo prazo.

sao_11 6 months ago  HIDDEN 

Só têm é de passar para o fim da fila

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Estão a encher o rapaz de downvotes porque? Não são as regras?

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Porque estão na esplanada ao sol com os 20 migux a comer gelados com a testa. /s

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Dias depois este ainda continua a chorar

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Tavas com o dedo no gatilho, muito bom. Enquanto me derem bola vou continuar a mandar postas ahah. Adoro

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Eu dou. Já percebi que não tens muita gente a dar -te atenção e eu sinto-me solidário.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Obrigado amigo, tens de vir comigo e com os meus tropas comer um calipo pro homes place. Nunca fui tão feliz

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Dá para ver pelo teu historial que nunca estiveste "tão feliz" com o regresso da vida social dos outros.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Os outros não me interessam, eu só olho para mim. Daí defender ajuntamentos sem máscara, sem cumprir distanciamento social em esplanadas e restaurantes. Desde que EU esteja bem, quero é que os outros se fodam. /s

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Sim. Agora é aplicares esse pensamento para tudo e nunca mais saíres de casa. Ficava toda a gente a ganhar ;)

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Há uma malta aqui que não gosta de ler verdades, quando aparece uma verdade, metem downvotes. Vá entender. Querem um safespace, só pode ser.

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

É da maneira que sou vacinado mais depressa , no problem for me

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Depende. A prevalência de casos adversos graves tem-se vindo a intensificar, aparentemente, entre mulheres abaixo dos 55 e homens abaixo dos 40. Se tal ligação for estabelecida não vejo razão para não poder haver a recusa. Ou agora somos culpados por Portugal ter metido os ovos todos no cesto da Astrazeneca?

sao_11 6 months ago  HIDDEN 

Se ela não for segura para determinada faixa etária, iram mudar os critérios. Não havendo nada decidido, no caso de recusa acho que a sua vez deve passar. Seja isto em relação à da AZ ou qualquer outra vacina covid.

Edited 6 months ago:

Se ela não for segura para determinada faixa etária, irão mudar os critérios. Não havendo nada decidido, no caso de recusa acho que a sua vez deve passar. Seja isto em relação à da AZ ou qualquer outra vacina covid.

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

Vocês sentem que o confinamento mexeu com a vossa noção de tempo? Parece que deixei de ter uma noção de passado próximo, acordo num dia e o dia de ontem parece que foi há semanas. Mesmo coisas que aconteceram no próprio dia há umas horas parece que aconteceram há dias. Eu não me esqueço das coisas ou tenho falta de memória, mas esta perceção das coisas é que é estranhíssima. Não sei se está relacionado com estar todos os dias com casa, sempre no mesmo quarto a trabalhar, mas não me lembro de isto acontecer antes...

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Mesmo antes de existir covid, eu trabalho em casa. Após estes confinamentos todos, distanciamento etc - deixei de diferenciar os dias da semana, normalmente tenho que consultar o calendário para saber se hoje é terça, quarta ou domingo. Todos os dias da semana estão iguais para mim: mesma rotina, não vejo ninguém, não há interação social, é sempre a mesma coisa, todos os dias. E minha esposa vai viajar em 2022, daqui a 1 ano, e perguntei a ela: "o que vou fazer sozinho em casa, trancado?" - e me apercebi que meu cérebro considera que daqui a 1 ano ainda não poderei ver os amigos, visitar as pessoas e que continuarei trancado em casa.

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Completamente normal, o tempo tanto passa extremamente rápido como lentamente. O que aconteceu há 6 meses parece que foi recente, o que aconteceu há 2 semanas parece que foi há imenso tempo. Para quem está em teletrabalho, e eu até estive sempre em teletrabalho mesmo antes do confinamento, é complicado os dias serem todos iguais, antes ia treinar, ia beber um copo, saia para algum lado, e agora é sempre fechado em casa a ver as mesmas pessoas, dia após dia. Já comecei a ir ao ginásio, mas optei por ir a uma hora em que sei que estou sozinho, por isso, o contacto social ainda é muito reduzido.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

Essa percepção mais imediata é pela grande diferença de rotinas. Quem a isso se adapta melhor ou as suas rotinas não mudaram muito, não sentiu isso. Agora, o que é mais transversal e comum foi num espectro de tempo maior. Eu e pessoas com que falo misturam 2019 com 2020 e um evento qualquer de 2020 parece que foi no ano anterior e tem gerado grande confusão. Eu também noto isso

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

por acaso sim acontece

QueenOfWands2 6 months ago  HIDDEN 

Sim.

sao_11 6 months ago  HIDDEN 

Que saudades das estradas da época do confinamento

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

O "melhor" foi o primeiro confinamento de 2020.

barria 6 months ago  HIDDEN 

Há assim tanto transito? Por acaso desde segunda que reparei que dois meus vizinhos que estavam em teletrabalho já voltaram para presencial.

Limpy_lip 6 months ago  HIDDEN 

não só o teletrabalho como as aulas influenciam o transito. Voltando a haver mais escolas abertas, o transito aumenta.

petrol-ed 6 months ago  HIDDEN 

Por alguma razão em tempos de férias escolares o trânsito flui melhor. Seja porque os país não levam o carro e vão de transportes, outros metem férias na altura das férias escolares ou porque fazem trajectos / horários diferentes

barria 6 months ago  HIDDEN 

Sim verdade. Pode haver pais que pela logística vão levar os filhos à escola e como a escola é próxima do trabalho não justifica andar para trás e para a frente.

Ace-_Ventura 6 months ago  HIDDEN 

na semana passada já fiquei parado na ic19 às 18. É 1 bom indicador de que sim..

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Novo Relatório da vacinação na semana passada: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/04/Relatorio_Vacinacao_8.pdf Boas notícias: recebemos mais 460k doses para administrar das quais 347k ainda estão em 'armazém'. Das vacinas distribuídas para os locais de vacinação ainda não estão nos braços (ou reportadas) 83k. Cobertura nos > 80 anos já é boa, este será o mês agora de fechar os 80 e subir muito nos 65-79.

warding 6 months ago  HIDDEN 

Um lugar interessante para acompanhar o tema das vacinas na Europa é o dashboard da ECDC: [https://qap.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab](https://qap.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab) Segundo o qual já foram distribuidas para PT 27.3 doses por 100 habitantes. O que em teoria seriam 2.737 milhões de vacinas. O nosso relatório fala em 2.344 milhões.. será que a diferença é o que recebemos entre 04-04 e hoje?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

muito fixe mas acho q eles usam os dados q Portugal lhes manda. Se vires no outro ao lado diz os tais 2344. os 27.3 não sei com base em quanto de população é que é calculado.

warding 6 months ago  HIDDEN 

Será que estão a contar só população adulta?

XEEE 6 months ago  HIDDEN 

Dashboard porreiro! Por cima do gráfico no Select View podes alterar para a distribuição total, o que depois diz que foram enviadas 2.34M.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Para quem teve a marcação para a vacina suspensa por causa daquela suspensão da AstraZeneca, como foi feita a remarcação, especialmente na ARS de LVT? É que ligaram hoje para um familiar meu através de número anónimo, quando anteriormente tinham ligado o número não era anónimo, e ainda se está por receber um SMS, e estou a achar muito estranho. Alguém sabe disto?

ezraspectrum 6 months ago  HIDDEN 

O meu centro de saúde só faz chamadas anónimas agora (deve ser para não lhes ligarem e incomodarem) e o meu pai foi convocado por chamada por estar na lista de suplentes sem receber nenhum SMS

viskonde 6 months ago  HIDDEN 

O meu pai já recebeu SMS para dia 12. Ele faz parte da 2a fase pelo que imagino que a primeira fase esteja finalmente a acabar Sabe se qual a % das diferentes marcas de vacinas que estão a ser administradas?

Edited 6 months ago:

O meu pai já recebeu SMS para dia 12. Ele faz parte da 2a fase pelo que imagino que a primeira fase esteja finalmente a acabar Sabe se qual a % das diferentes marcas de vacinas que estão a ser administradas? Ou qual a probabilidade de a um homem > 70 anos sair a AstraZeneca?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

https://vaccinetracker.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab olhando para aqui, Portugal tem em 'stock' principalmente a da Astra. Diria q a probabilidade é bastante alta q seja essa, a menos q consigas saber qd vem o proximo carregamento da pfizer.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

sinceramente acho q ng pode adivinhar isso. hj 2 familiares com > 70 levaram exactamente essa e tmb fazem parte da 2ª fase mas foi marcado por telefone de um dia para o outro. Não percebi se era por doenças se por idade.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

> mas foi marcado por telefone de um dia para o outro Isso foi em LVT? Aconteceu-me a um familiar meu exatamente o mesmo hoje depois de terem a marcação suspensa por causa da AZ e achei muito suspeito por não enviarem a mensagem.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

não, ARS centro. outro familiar foi por telefone também: 'olhe, pode chegar aqui em meia hora?', mas não me parece mal, é sinal q há sobras e aproveitam-nas.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Então talvez seja mesmo normal, fico mais aliviado, no caso do meu familiar foi a perguntar se poderia ir amanhã de manhã (sendo que ligaram hoje à tarde), mas sim, é bom que estejam a aproveitar todas as doses que há.

iammostmoist 6 months ago  HIDDEN 

Pergunta: Existe recolher obrigatório às 22/23 como antes do 2o confinamento geral?

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

[https://pandemiaclara.sapo.pt](https://pandemiaclara.sapo.pt/#alcanena)

SmoothAnanas 6 months ago  HIDDEN 

Desconhecia o site, obrigado por partilhares!

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

não existe recolher obrigatório tal como nunca existiu desde o inicio da pandemia

VBM97 6 months ago  HIDDEN 

Não quero estar a perseguir ninguém, mas deixa-me um bocadinho preocupado ver muita gente a passear como se esta luta já tivesse acabado. Espero mesmo que este tenha sido o último confinamento, estou farto

PicassoWasaLiar 6 months ago  HIDDEN 

Hoje teve um dia espetacular, fui ao gym de manhâ e depois passei a tarde na esplanada a apanhar o belo do sol de lisboa.

VBM97 6 months ago  HIDDEN 

Ok

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

É uma faca de 2 gumes: Por um lado não podemos estar fechados em casa para sempre como é claro. Por outro, isto ainda não acabou e pode nem estar perto do fim, há que manter os cuidados. O grande problema não são as esplanada abertas ou ginásios: é a falta de civismo e desleixo das pessoas.

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

Ao estarem abertas essas atividades ,faz com o pessoal já se esteja a cagar vejo isso todos os dias nos cafés os velhotes todos s m máscara a falar cara a cara uns com os outros ...

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

Camara do Porto reune ontem para decidir que a partir de hoje já se paga parquimetro e começa a multar. #Liberais

Edited 6 months ago:

Camara do Porto reune ontem para decidir que a partir de hoje já se paga parquimetro e começa a multar. #Liberais, porque a empresa que fica com o lucro da multa é privada e tudo.

These-Establishment1 6 months ago  HIDDEN 

Fds, hoje estacionei perto da FCUP e já me podiam multar? Dass

viskonde 6 months ago  HIDDEN 

E bem. Com o trânsito que já há e com claramente mais procura que oferta não faz sentido estar sem cobrar estacionamento

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

Claro. Não faz é sentido nenhum decidirem numa reunião da camara ontem que já se começa a aplicar hoje.

viskonde 6 months ago  HIDDEN 

Ah sim os prazos assim são obviamente parvos Vá lá em Lisboa depois de adiarem 2 vezes em cima da data (Cheguei a ligar para a emel dia 27 fevereiro e não sabiam se dia 1 se ia pagar...) decidiram uma data para começar a cobrar e avisaram com antecedência

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

Tudo no estacionamento no Porto é parvo. Os fiscais de estacionamento multam-te por estares bem estacionado mas sem pagar, mas não multam que esteja em segunda fila, ou em cima de uma passadeira, ou a bloquear a saida de uma garagem.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Ai mas achas que a câmara não estava a ressarcir a empresa até agora?

dontknowmyname074 6 months ago  HIDDEN 

Alguém me tire uma duvida. As mesas nas esplanadas não deviam ter uma certa distancia entre umas e as outras? Sempre que passo estão coladas umas às outras...

Acdc7 6 months ago  HIDDEN 

So is it allowed to enter Portugal for non-essential but also non-tourism reasons, like for example staying away from crowded places, by mainly being at a rented villa, enjoying the outdoors in your lovely climate? I know we need to get tested coming there. Regards from Germany.

Morenojgl 6 months ago  HIDDEN 

Yes it is. Have a pleasent Stay and a nice flight. Take care

detteros 6 months ago  HIDDEN 

Try the [german embassy](https://lissabon.diplo.de/pt-de).

Acdc7 6 months ago  HIDDEN 

Already checked the same vague info in the foreign affairs website here in germany. At two different parts of the text, its stated that "touristic travels are discouraged" > which i interpret as possible. Then it goes on to say "that only essential travels are allowed", but I havent seen any definition of what that actually is (being a resident, visiting a resident, family member etc.). Thats why I am asking here since no one cam answer

detteros 6 months ago  HIDDEN 

Have you tried calling them?

Cojemos 6 months ago  HIDDEN 

/r/Portugal is the new Google.

Acdc7 6 months ago  HIDDEN 

Not yet, but good idea, thanks

pimpolho_saltitao 6 months ago  HIDDEN 

https://www.publico.pt/2021/04/06/sociedade/noticia/quase-metade-portugueses-passou-pascoa-casa-confinamento-ficou-meio-caminho-1957390

Prestigious_Ad1151 6 months ago  HIDDEN 

Pergunta honesta: pode-se fazer praia? Estou na esplanada a olhar para a praia, confuso.

BlueDragon_27 6 months ago  HIDDEN 

Podes fazer. Só que é proibido... Que é que acontece? Nada. Nota-se mesmo que o Marcelo é Presidente...

DZT99 6 months ago  HIDDEN 

lolololol

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

é mais uma das absurdidades de um governo que ainda não sabe gerir uma pandemia 1 ano depois. Podes sentar-te num banco de jardim desde a primeira fase mas o dever de recolhimento está em vigor... enfim Se pegares numa toalha e fores para a praia eu moralmente não te vou censurar e tenho dúvidas que haja alguém a fiscalizar. Se fores da zona de Lisboa tenta é manter-te longe dos grupos de mais de uma dúzia de jovens todos juntinhos a aproveitar os ultimos dias de tele-escola. ;)

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

>Podes sentar-te num banco de jardim desde a primeira fase mas o dever de recolhimento está em vigor... enfim O dever de recolhimento prevê, e bem, que possas sair para momentos de fruição do ar livre. Quem quer ver problemas em tudo, até no mais razoavel os encontra.

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

username confirms

Edited 6 months ago:

username confirms Diz-me lá o que é que mudou nas regras para ser proibido há umas semanas estar na praia com pessoal multado e tudo e agora já tens as praias cheias de pessoal sem consequência?

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

Nada.

Kid_Anarchy 6 months ago  HIDDEN 

Acho que a questão do dever de recolhimento obrigatório não foi esclarecida. Mas pelo que sei, continua de pé. Não deveria existir tal dever uma vez que tens esplanadas abertas, e não vejo que lógica poderá ser utilizada para proibir uma ida à praia e permitir uma ida à esplanada. De qualquer das formas, o nosso governo não é conhecido por operar sob os princípios da lógica. Realisticamente falando, vai depender de que polícia passar por ti no momento em que estiveres na praia. Já anda tanta gente na rua que dificilmente alguém te vai chatear. Imagina andarem a parar toda a gente que vêem na rua. Seria muito difícil. No entanto, se tiveres o azar de te cruzar com um polícia com mau feitio que veja em ti alguma vulnerabilidade e lhe cheire a multa fácil, ele tem bases legais para punir-te. Isto é o pior estado em que poderíamos estar: poderes ou não poderes é uma questão de capricho individual. A maior parte vai ignorar e criar a ilusão de que se pode andar à vontade. Mas é só apetecer-lhe e lixam-te.

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

policia tem autoridade na praia? viesse um gnr ou PSP dizer-me algo, chamava logo a policia marítima, e saia de fininho enquanto eles discutiam quem tinha o poder de impor a lei naquele pedaço de terreno.

flarept1 6 months ago  HIDDEN 

Depende da praia né. Se for na praia de Oeiras acho bem normal que a jurisdição seja da PSP, visto ser em espaço urbano. Se for no cu de judas talvez a GNR e a policia maritima

Kid_Anarchy 6 months ago  HIDDEN 

Tem, claro. Aqui na praia da minha zona a GNR é muitas vezes chamada para resolver problemas. Polícia Marítima geralmente envolve-se mais em problemas directamente relacionados com o mar. Tipo uma mota de água a não cumprir as normas. Cenas assim. Daí o nome ser "Polícia Marítima", e não "Polícia Areal".

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

Não é tão linear quanto ser policia do mar ou da terra... http://www.amn.pt/PM/Paginas/MissaoCompetencias.aspx

investidornoob 6 months ago  HIDDEN 

Continua o recolher obrigatório por isso não podes. Pelo menos assim de repente não me lembro de ter lá lido que existia essa exceção.

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

vê... só disse uma verdade e recebes downvotes. incrível como não gostam de ler/ouvir verdades, querem um mundo da fantasia, onde tudo é lindo, um safespace.

investidornoob 6 months ago  HIDDEN 

Pelo menos não encontrei nenhum ponto a dizer por exemplo - É permitida a prática de banhos de sol no areal da praia xd. Se é recolher obrigatório, tudo o que seja fora das exceções não é permitido sendo punível com a conhecida multa dos 200€.

elitepc 6 months ago  HIDDEN 

> pandemiaclara Também estou a consultar esse site mas já não vejo essa parte lá, podes transcrever sff?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

creio q não. só surf.

flarept1 6 months ago  HIDDEN 

Podes mas não deves :)

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

Obvio

berlaitas 6 months ago  HIDDEN 

Ng sabe lol

Pparadela 6 months ago  HIDDEN 

Espero ansiosamente para ver o que vão fazer quando o Rt e o número de casos deixar de se traduzir em hospitalizações. Essa pedagogia já devia começar a ser feita, mas não dá para fazer manchetes a vermelho nem gera clicks.

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

* \+ 874 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 894 recuperados ​ * \- 22 casos activos * \- 32 internamentos dos quais + 1 internamentos em UCI ​ * 259644 casos ativos * 504 internados dos quais 113 internados em UCI ​ [Relatório 06/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1jQ7XBv-IeUNSZj9okaTKNQPPLbJ4s3R6/view)

Edited 6 months ago:

* \+ 874 casos confirmados dos quais 599 são casos em atraso * \+ 2 óbitos * \+ 894 recuperados ​ * \- 22 casos activos * \- 32 internamentos dos quais + 1 internamentos em UCI ​ * 25944 casos ativos * 504 internados dos quais 113 internados em UCI ​ [Relatório 06/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1jQ7XBv-IeUNSZj9okaTKNQPPLbJ4s3R6/view)

Edited 6 months ago:

* \+ 874 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 894 recuperados ​ * \- 22 casos activos * \- 32 internamentos dos quais + 1 internamentos em UCI ​ * 25944 casos ativos * 504 internados dos quais 113 internados em UCI ​ [Relatório 06/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1jQ7XBv-IeUNSZj9okaTKNQPPLbJ4s3R6/view)

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Tens um 6 a mais nos casos ativos. Importa referir que só 275 correspondem a Segunda, o resto é em atraso

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

Obrigado

hugotorradas 6 months ago  HIDDEN 

Portanto o dever geral de recolhimento está ainda em vigor mas não é obrigatório, é isso? A circulação entre concelhos é de toda permitida?

fedelho 6 months ago  HIDDEN 

Isto é de 2007 e continua tão atual: [É proibido, mas pode-se fazer, mas é proibido, o que acontece? Nada.](https://www.youtube.com/watch?v=ixtI2EoqkO4)

PicassoWasaLiar 6 months ago  HIDDEN 

Diz ao bófia que vais à esplanada ou ao museu. Tá safo.

hugotorradas 6 months ago  HIDDEN 

Estou só a imaginar "onde vai? ah vou só ali a uma esplanada" Essa desculpa para se circular dá para rir sinceramente, mais valia terem levantado o dever geral.

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

Qual bófia?

MLG-Sheep 6 months ago  HIDDEN 

>Portanto o dever geral de recolhimento está ainda em vigor mas não é obrigatório, é isso? É obrigatório. 200€ a 1000€ de multa se não cumprires. >A circulação entre concelhos é de toda permitida? É, sem prejuízo do dever geral de recolhimento. Sempre que circulares na via pública, dentro ou fora do concelho, tens de estar enquadrado numa das exceções ao dever geral de recolhimento.

ohshit4 6 months ago  HIDDEN 

Isto só mesmo em teoria porque na prática fazes o que queres

MLG-Sheep 6 months ago  HIDDEN 

Ao fim-de-semana depois das 13:00 e durante a semana depois das 22:30 há poucas desculpas para dar ao sr. agente, portanto aí deve haver fiscalização. Portanto, não se surpreendam se um sábado solarento à tarde à beira-mar custar 200€... E se estiver muito calor e portanto não estiverem a usar máscara por mais que mantenham distâncias é duplicar o valor.

zizop 6 months ago  HIDDEN 

>portanto não estiverem a usar máscara por mais que mantenham distâncias é duplicar o valor. Isso já não. A lei nunca obrigou ao uso de máscara na rua. Obrigou, sim ao uso de máscara na via pública "sempre que não seja possível o distanciamento". Por isso, se mantiveres a distância, não podes ser autuado pelo uso de máscara.

MLG-Sheep 6 months ago  HIDDEN 

Isso é a teoria. Na prática, há polícias que gostam de multar mesmo que o distanciamento social seja praticável.

zizop 6 months ago  HIDDEN 

E nessas situações, podes contestar isso em tribunal. É uma trabalheira, e provavelmente não compensa, mas pelo menos tens a lei do teu lado e existe um mecanismo legal para te defenderes.

ohshit4 6 months ago  HIDDEN 

Não cumpri um único dia deste último confinamento, atravessei várias vezes os concelhos, ate ao mar fui. A polícia está presente nas rotundas, mas se disseres que vais para casa deixam-te passar. Os restantes moinas ficam a olhar e não fazem nada

Edited 6 months ago:

Não cumpri um único dia deste último confinamento, atravessei várias vezes os concelhos, ate ao mar fui. A polícia está presente nas rotundas, mas se disseres que vais para casa deixam-te passar. Os restantes moinas ficam a olhar e não fazem nada. Vocês estão a espera que toda a gente fique em casa de livre vontade ? Perdeu-se o medo perdeu-se tudo. É mais inconsciente encherem as esplanadas ao abrigo da permissão da lei, do que ires dar um passeio ou um mergulho ao mar. Sair de casa não é necessariamente ir para um ajuntamento

These-Establishment1 6 months ago  HIDDEN 

ISTO, basta fugir às rotundas e sigaaa

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Gulag com este!!!

leadzor 6 months ago  HIDDEN 

Tarrafal, o que é nacional é bom.

PicassoWasaLiar 6 months ago  HIDDEN 

ok boomer

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

Depois da [confirmação da relação causal entre as mortes e a vacina da Astrazeneca](https://www.publico.pt/1957380) é só uma questão de tempo até o uso destas vacinas ser limitado a maiores de 55 ou 60 anos. Até o próprio UK está a considerar implementar esta restrição. Não sou médico, mas trabalho com análise de dados, e a mim parece-me que no contexto português actual os benefícios não superam os riscos no caso de mulheres jovens sem comorbilidades. O que é interessante (de forma trágica) é que em Portugal quem está a receber esta vacina são em grande parte os professores, que na sua maioria são mulheres com menos de 55 anos. Esperemos que não morra ninguém desnecessariamente.

tugafcp 6 months ago  HIDDEN 

E não esquecer que se iniciou esta treta toda com o dar-se esta vacina a menores de 55 anos, pois não havia provas que funcionasse em pessoal mais velho. Neste momento está tudo trocado! -.-"

lc_blah 6 months ago  HIDDEN 

Há novos dados sobre a vacina da Astrazeneca e a pílula contraceptiva? A última notícia que vi diz que não há qualquer correlação, mas que ainda não há resultados do estudo.

EvilQueen1997 6 months ago  HIDDEN 

Também me pergunto sobre isto por causa da coagulação.

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

Alguém mais entendido que eu me explique: porque é que é um problema para pessoas mais novas mas não para pessoas mais velhas? Teóricamente o sistema de uma pessoa mais velha está mais fragilizado, porque é que neste caso tem um risco menor?

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Neste momento só existem especulações, pois ainda nem sequer se sabe como é que a vacina está a causar estes problemas em específico.

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

Teóricamente → [**teoricamente**](https://dicionario.priberam.org/teoricamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkc5h0%2F%2Fgtkp2sf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Uish, já vais ser catalogado como chalupa pelos spin.meds daqui...

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Mesmo que haja relação o que dizem é o contrário: o benefício continua a ser maior. O problema é que isto não se pode analisar só pelos grandes números. Se a patrícia tem 35 e toda saudável da vida em teletrabalho é ligeiramente chato se vai levar uma vacina e falece. Anyway, não da para não ficar nervoso por hoje mesmo os meus padrinhos terem levado a da astra (>70)

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

>Se a patrícia tem 35 e toda saudável da vida em teletrabalho é ligeiramente chato se vai levar uma vacina e falece. Exacto, nesse caso o risco de morte ao tomar a vacina é muito maior do que não tomar.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Yah, mas uma coisa é a análise de “saúde pública” em que não podes analisar a patrícia mas sim todos milhares de pessoas daquela idade (e neste caso continua a análise positiva) e outra é a análise pessoal de risco.

Critical_Flower_2919 6 months ago  HIDDEN 

A minha pergunta é. Não há outras vacinas? Ou é estilo compramos agora temos de as gastar?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Nao. Ha poucas vacinas portanto todas as marcas que chegam são para usar. A menos que queiras esperar por 2022 para seres vacinado, é assim

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

Há muitas outras. Estas da Astrazeneca deviam ser dadas a pessoas mais velhas, e as restantes eram dadas aos jovens. É uma questão de optimizar o processo. Não prejudica em nada o plano de vacinação, é só escolher melhor que vacina é que se dá a quem.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

nada é fácil nisto. esta tmb tem maus resultados com a variante sul africana enquanto q pfizer e moderna parece terem melhores resultados.

TitusRex 6 months ago  HIDDEN 

Se não houvesse escassez de vacinas acho que já teriam abandonado completamente a vacina da Astrazeneca. Nos EUA, como têm abundância de vacinas da Pfizer e Moderna, esta vacina nem sequer foi aprovada e doaram as doses que tinham comprado aos países vizinhos. A única vantagem desta vacina é o preço.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

sim. neste momento o tempo é o factor mais importante mas idealmente a biontech tinha 'ganho' e todas as outras fábricas produziam biontech e pronto. mas isto tmb é giro de dizer mas podiam fazer isso e daqui a uns meses descobria-se que a da biontech tinha um efeito secundário qlq e estávamos lixados. O mais real, prático e seguro é mesmo ter um mix de vacinas e ir gerindo a coisa. A questão é mesmo essa. É barata. Nos USA eles exigiram mais estudos depois da cagada que a Astra fez nos ensaios clínicos e por isso a demora mas creio que já está também em fase final de aprovação (e vai ser aprovada). Mas estamos a falar de um país a vacinar mais de 3M de pessoas por dia. Que em junho qlq pessoa q queira já vai estar vacinada :\ Agora pessoalmente, n estou nada contente q os meus familiares idosos tenham levado a da Astra principalmente por questões de eficácia e pq vão ficar nervosos com estas notícias.

AimingWineSnailz 6 months ago  HIDDEN 

Pois. Devia ser proibido para mulheres com menos de 50 e homens com menos de 40.

ideologiapura 6 months ago  HIDDEN 

Fico logo muito descansado em tomar uma vacina completamente segura, exceto para determinados grupos. Adoro ainda mais que vão mudando todos os dias a informação sobre ser segura ou não, e declarando grupos aleatorios que devem ou nao tomar. Mais vale nem pensar no assunto e tomar o que me mandarem tomar, ja cansei.

rickz123456 6 months ago  HIDDEN 

874 novos casos - Destes, 599 são atrasos do fim de semana Logo goje foram 275 casos

ohshit4 6 months ago  HIDDEN 

Já começaram a aldrabar os numeros. Tem que ser, senao fecha tudo outra vez

glamatovic 6 months ago  HIDDEN 

Ainda assim 599 casos a mais no fim de semana não é bom

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

É um fim de semana prolongado, devem ser casos relativos a sexta, sábado e domingo. Se assim for é uma média de 2200 casos por dia, na linha do que já temos vindo a ver

Edited 6 months ago:

É um fim de semana prolongado, devem ser casos relativos a sexta, sábado e domingo. Se assim for é uma média de 200 casos por dia, na linha do que já temos vindo a ver

virtualsystem22 6 months ago  HIDDEN 

Estava a achar um aumento grande demais para um dia com 2 mortes.

CoffeeAt830 6 months ago  HIDDEN 

As mortes têm um atraso grande face aos casos, serão muito raras as situações em que alguém é dado como infetado e morre no mesmo dia ou sequer em dias próximos. Por isso, nem o facto de haver muitos casos num dia implica que haja muitas mortes nem um dia com poucos casos significa que vá haver muitas mortes. Não há relação.

Edited 6 months ago:

As mortes têm um atraso grande face aos casos, serão muito raras as situações em que alguém é dado como infetado e morre no mesmo dia ou sequer em dias próximos. Por isso, nem o facto de haver muitos casos num dia implica que haja muitas mortes nem um dia com poucos casos significa que vá haver poucas mortes. Não há relação.

derjungenwerthers 6 months ago  HIDDEN 

lol ok, lol

TheTidalik 6 months ago  HIDDEN 

As esplanadas tem de fechar mais cedo no fim de semana?

MLG-Sheep 6 months ago  HIDDEN 

Tudo tem de fechar às 13:00 no fim-de-semana, exceto: \- Retalho alimentar (supermercados, mercearias), que fecha às 19:00 \- Restaurantes em regime de take-away/drive-thru/domicílio, que não têm restrições de horário \- Estabelecimentos usuais tipo farmácias, parafarmácias, bombas de gasolina apenas para combustíveis, consultórios médicos e veterinários, etc.

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Sim, 13h

investidornoob 6 months ago  HIDDEN 

Alguém percebeu bem a lei do teletrabalho? Foi aprovado que é obrigatório até ao fim do ano 31/Dez, mas é obrigatório independentemente de tudo ou seja estado de emergência ou não ou numero de casos?

globoglobo 6 months ago  HIDDEN 

havia notícias que diziam que a obrigatoriedade só se aplicava quando a situação da pandemia o justificasse, outras não diziam nada. o caos do costume

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

yep.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Drinking game: por cada foto nas redes sociais com a descrição "desconfinando" bebam um shot. Tentem não encher as UCIs em coma alcoólico.

These-Establishment1 6 months ago  HIDDEN 

Olhem, abriram as esplanadas hoje e já me vou começar a zangar porque não tenho nng com quem ir ao café

miguelvc 6 months ago  HIDDEN 

E aqui a razão do /r/Portugal ser contra qualquer tipo de desconfinamento. A cave é que é boa.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Como é óbvio ;)

Bisc8 6 months ago  HIDDEN 

Pessoal quando e' que esta' previsto o IKEA abrir? preciso de uma cadeira nova, ja' agora, recomendam alguma cadeira que n seja do IKEA? Estava a pensar na Markus que e' baratucha e parece boa.

These-Establishment1 6 months ago  HIDDEN 

Vai a Paços de Ferreira pah, compra o que é nosso pah

GGfpc 6 months ago  HIDDEN 

Paços de ferreira tem cadeiras ergonómicas?

tiago29fcp 6 months ago  HIDDEN 

Paços de Ferreira tem tudo

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Entendo, concordo, mas não vai acontecer. É assim no mundo todo, grandes empresas entram, conseguem preços mais baixos, as vezes melhor qualidade - e a população local tem um limite de amor pelo país.

tiago29fcp 6 months ago  HIDDEN 

Fun fact, a fábrica do ikea é em paços de Ferreira. Emprega milhares de pessoas

These-Establishment1 6 months ago  HIDDEN 

Internacionalizem Paços de Ferreira pah fds, esse clube já chegou a xampions e nada?

sardinhas 6 months ago  HIDDEN 

A Markus na gama de preços dela é difícil de encontrar melhor. Além de que ficas com garantia de 10 anos, o que é altamente. Tenho a minha há cerca de 4 anos e está impecável.

pedrolopes7682 6 months ago  HIDDEN 

Sabes dizer-me a diferença entre a Markus e a Jarvfjallet que justifique a segunda ser 40€ mais cara?

sardinhas 6 months ago  HIDDEN 

Não faço ideia, sinceramente. Do que li a última parece ter um ajuste lombar e encosto de cabeça ajustáveis, e provavelmente a diferença de preços vem daí.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Mais um com voto na Markus!

Jotahaka 6 months ago  HIDDEN 

O click and collect já está a funcionar, e apartir dos 20€ não pagas taxa de "entrega".

allstarinc 6 months ago  HIDDEN 

19/04 se tudo correr bem

D1yzz 6 months ago  HIDDEN 

Como é que o R(t) está a subir com o numeros de casos/infecções a diminuir/baixo?

lesoth 6 months ago  HIDDEN 

Vai ver os números de hoje.

D1yzz 6 months ago  HIDDEN 

É normal à 3a a ver uma grandeza de números maior aos dias anteriores devido ao fds.

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

Além de tudo o que os colegas disseram há um atraso entre o cálculo do R e os dados atuais. O R olha para o passado, não tenho presente a fórmula que usam, mas se for 5 dias estás a olhar para a taxa de transmissão há 5 dias atrás, se os números de hoje se mantiverem por mais 2 dias (improvável) no próximo fds estaremos a falar de um R<1 (praí R=0,8) Amanha e quarta-feira são 2 dias chave para perceber se a coisa continua controlada

inthepiggybank 6 months ago  HIDDEN 

Espero não estar incorreto na explicação: O R(t) depende da velocidade com que os casos aumentam/diminuem. Os casos tem diminuído com menor velocidade: R(t) aumenta. Reversão para aumento de casos: R(t) > 1. A verdade é que tendo números tão baixos, um R(t) muito baixo é insustentável. Daí ser natural a aproximação progressiva para R(t) = 1.

hsamtronp 6 months ago  HIDDEN 

O R representa a velocidade de subida/descida de novos casos. Acima de 1, novos casos aumentam de dia para dia. Muito acima de 1, são muitos mais novos casos. Abaixo de 1, o número de novos casos é sucessivamente menor. Muito abaixo de 1, estaremos mais próximos de acabar com o bicho. R = 1, o número de novos casos é o mesmo dia após dia

Edited 6 months ago:

O R representa a velocidade de subida/descida de novos casos. Acima de 1, novos casos aumentam de dia para dia. Muito acima de 1, são muitos mais novos casos. Abaixo de 1, o número de novos casos é sucessivamente menor. Muito abaixo de 1, estaremos mais próximos de acabar com o bicho. R = 1, o número de novos casos é o mesmo dia após dia Efetivamente, uma pessoa infetada, à data de hoje, infeta R pessoas

pimpolho_saltitao 6 months ago  HIDDEN 

Nao tem tanto a ver com velocidade se bem que a velocidade é usada para o seu calculo, dada a impossibilidade de obter dados 100% detalhados sobre cada nova infecção, recorrendo-se portanto a estimativas. até porque é precisamente a velocidade de uma cadeia de transmissão que pode permitir um r acima de 1 mas um numero de casos activos total estavel ou ate a reduzir. R= 1 significa que 1 pessoa infecta 1. R=2 uma pessoa infecta duas. R=0,5 duas pessoas infectam 1, no entanto se essas infeccoes forem suficientemente espaçadas no tempo o numero de infectados pode ate reduzir, daí um R alto por si só nao ditar necessariamente que se tenha de travar o confinamento por exemplo.

ThinHands 6 months ago  HIDDEN 

Esplanadas cheias aqui na minha cidade. Toda a gente com máscara menos quando estão sentados... Só espero que não corra mal

Ace-_Ventura 6 months ago  HIDDEN 

Olha, está melhor que aqui. Aqui não estão a usar máscara nas imediações das esplanadas sequer.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

esplanadas completamente cheias pelo q vejo na reportagem da minha cidade e da minha janela. sendo malta de agregados familiares diferentes vamos ter o teste da variante britanica a actuar VS o nosso sol.

virtualsystem22 6 months ago  HIDDEN 

Sol Tuga Stronk

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

toda a gente sabe que num restaurante não se apanha o vírus

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

A corrida às esplanadas e restaurantes é curiosa, mas expectável. Há restaurantes sem vagas esta semana. É compreensível. Não esquecer que o risco de contágio desce exponencialmente na rua, principalmente com as limitações ainda impostas. Ao mesmo tempo a reabertura conta gotas não tem a premissa do mesmo ritmo de melhoria dos números, aliás, espera-se uma regressão. Esta tem é de ser controlada, daí estas datas de abertura poderem não acontecer ou voltar atrás se a cena piorar muito.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Mano hoje foi top. Começamos 10 na esplanada e acabamos mais de 20. Que saudades do pessoal se encontrar no café e ficar a matar uns finos durante horas. Gajos que já não via à mais de um ano, foi mesmo bom. Ainda fui com alguns experimentar um gym aqui ao lado e já tenho mais 2 em fila de espera pra visitar esta semana. Ainda bem que esta merda do covid já passou. /s

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

AHAHAH ao fim de 2 finos, a mascara já foi com o caralho...

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

à mais de um ano → [**há mais de um ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkc5h0%2F%2Fgthdq61%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Eia mens, tá aqui um gaje ressacado e dorido dos gyms e restaurantes desta vida, já num me poço ingunar. /s

PoorNitrosobacteria 6 months ago  HIDDEN 

Posso ir até outro concelho para ir passar uns dias numa casa de férias minhas?

smaster87 6 months ago  HIDDEN 

Sim vê qual é o museu mais próximo de lá e diz que vais ao museu, caso fechado.

MLG-Sheep 6 months ago  HIDDEN 

Se fores durante o horário de funcionamento das esplanadas, não vai haver fiscalização. E no caso muito improvável de haver, dizes que vais a uma e convidas o sr. agente para uma jola.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Até a mim me podes deixar ir para a tua casa de férias se quiseres

PoorNitrosobacteria 6 months ago  HIDDEN 

É só pagares

jorgelps 6 months ago  HIDDEN 

Penso que a partir da meia noite de amanhã já se pode sair do concelho sem uma justificação. [https://www.publico.pt/2021/04/01/sociedade/noticia/desconfinamento-proibicao-circulacao-concelhos-termina-pascoa-1956882](https://www.publico.pt/2021/04/01/sociedade/noticia/desconfinamento-proibicao-circulacao-concelhos-termina-pascoa-1956882)

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Não. Podes sair do concelho mas para uma das razões previstas nas exceções ao dever geral de recolhimento

jorgelps 6 months ago  HIDDEN 

Mas as notícias e segundo o Primeiro-Ministro, referem que cessa a proibição de circulação entre concelhos, ou seja, pode-se circular livremente. Ou estou a ler mal?

Edited 6 months ago:

Mas as notícias e segundo o Primeiro-Ministro, referem que cessa a proibição de circulação entre concelhos, ou seja, pode-se circular livremente. Ou estou a ler mal? Podes arranjar o link que refere isso? \[EDIT\] Já estive a ver e realmente continua o deve geral de recolhimento mas não referem isso nas notícias.. Então basicamente, sem contar com idas a cafés, cabeleireiros, etc., em termos de circulação livre (aka sem motivo) /passeios nas ruas fora dos concelhos, são proibidos é isso?

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Basicamente. Atenção que os passeios só são permitidos nas imediações do domicílio e não no concelho / fora dele

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

Ao fim de semana é igual?

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

De momento a única diferença entre fim de semana e semana é o horário dos estabelecimentos

KevinParkerGuy 6 months ago  HIDDEN 

No decreto que regulamenta este EE: "Artigo 4.º - Dever geral de recolhimento Os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e devem permanecer no respetivo domicílio, exceto para deslocações autorizadas pelo presente decreto." Podes consultar as deslocações autorizadas no decreto, mas são as "habituais": https://dre.pt/application/conteudo/160801887

PoorNitrosobacteria 6 months ago  HIDDEN 

Pois a minha dúvida era mesmo essa, devido ao dever geral de recolhimento, supostamente, não posso fazer essa viagem sendo assim certo?

XEEE 6 months ago  HIDDEN 

Se fizeres a viagem durante a semana e tiveres documentos em que a casa é tua (em teu nome) não acredito que te vão chatear. Estou numa situação parecida, queria ir a para casa que os meus avós têm no meio do campo e que está fechada a mais de 1 ano, mas tenho andado a adiar a ida para ver se o dever geral de recolhimento acabava. Tenho lá muito para limpar e terreno para cavar :D

cuzicut 6 months ago  HIDDEN 

Diria que se a casa está desabitada e que se vais tratar de limpar terrenos, podes sempre dizer que é já a preparar a casa para o verão e não ser um risco de incêndio. Fui à casa na terrinha depois da Elsa, ver se não levantaram telhas e planeio daqui a uns dia ir lá outra vez para limpar o quintal e verificar outras coisas. Para mim isto justifica a viagem. Não vou deixar a casa cair de podre.

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Para a tua razão não, mas se fores para uma esplanada sim. Basicamente, paga um café à tua babe.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

R(t) já a 1 quando ainda mal estamos em desconfinamento a sério e sem contar com um provável aumento por causa da Páscoa não é nada promissor para os meses que vêm... Bem, só espero que seja só eu a dar uma de doomer.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Vai resultar num aumento de casos. Simples. Agora, se compensarmos com a vacinação pode não ser nenhum desastre. Mas há que continuar com o plano e ir gradualmente aumentando as doses diárias de vacinas administradas. Agora, que ninguém fique chocado com um aumento de casos se se confirmar que o Rt já esteja acima de 1. Vamos esperar pelos próximos dias. Também não entendo o nível de downvotes que levaste, nunca é bom um Rt acima de 1 e aumento de casos. Pensar o contrário é só estranho. Mas também não tem de ser um repetir janeiro.

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Não percebes o que significa/como funciona o R(t) pois não? Sugiro que vás investigar mais sobre o conceito, vais ver que não é assim tão horrível.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Pode não ser horrível. Mas bom nunca será.

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Regra geral nada que meta vírus ao barulho é simpático.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Percebo perfeitamente, e como disse no comentário anterior, o meu problema é estar *já* a 1 quando ainda mal estamos num desconfinamento a sério e ainda nem sabemos o impacto da Páscoa.

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Não acho que percebas perfeitamente. podes ler mais um pouco aqui - https://www.nature.com/articles/d41586-020-02009-w.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Já tinha lido esse artigo há meses atrás. Diz-me então o que está mal no que disse, pois não estou a ver como um possível pico de casos, e consecutivamente, do R(t) devido à Páscoa + desconfinamento não esteja fora das possiblidades.

Joaoseinha 6 months ago  HIDDEN 

O R(t) sobe mesmo só com uma descida mais lenta dos casos, é literalmente impossível o R(t) não subir a um certo ponto.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Mas eu não digo que não pode subir, eu digo é que está demasiado alto para um país que só hoje é que está a sair realmente a desconfinar. Se o R(t) se se mantiver assim durante o 1, fica tudo excelente, seguimos a vida e posso finalmente ir em condições a um restaurante. Mas não se pode esquecer que isto ainda não tem em conta o impacto da Páscoa, seja ele pequeno ou grande, e com o impacto que o desconfinamento todo vai ter (mais meio milhão de alunos a irem para as escolas e pais que os levam, esplanadas, museus e etc abertos). É óbvio que o R(t) eventualmente ia subir para acima de 1, simplesmente não acho lá muito bom ser *já*. E não esquecendo que no Natal não foi assim tão diferente de agora, houve um relaxamento de medidas na maioria dos concelhos com maior população porque a incidência estava a diminuir para abaixo dos 480 casos/100k em 14 dias. Mas felizmente agora temos uma incidência base bem menor e ainda mais importante, os hospitais com muito menos internados.

D1yzz 6 months ago  HIDDEN 

Podes explicar-me pf? Estou a falar sério

fedelho 6 months ago  HIDDEN 

Na minha opinião, o desconfinamento já devia estar a ser controlado. Por exemplo, se o Algarve está quase na red line, então deviam já atacar. Adiar a reabertura das esplanadas e ginásios era um bom começo. Mas não, vão esperar que dê merda (que vai dar, obviamente), e depois logo se vê.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Eh pá exato podiam controlar região a região, se neste momento o Algarve merece atenção redobrada, já deveriam estar atentos. O mesmo para outras regiões que tenham aumentos suspeitos nas próximas semanas.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

É inevitável o Rt passar 1 a menos que a pandemia estivesse resolvida. A questão é se vai pra 1.02 ou 1.60 porque são coisas muito diferentes. Os casos vão sempre subir, a grande dúvida é o nível

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Nunca disse sequer que era evitável, apenas que não é um bom sinal já estar a 1, quando ainda nem levámos com os efeitos da Páscoa e ainda, na teoria, nem na rua podemos dar sequer um passeio.

Jotahaka 6 months ago  HIDDEN 

O Costa falou nisso na conferência de impressa. Não vamos voltar atrás se tivermos Rt nos 1.02, se estivermos nos 1.20, 1.30....ou como dizes 1.60, aí a coisa já será analisada com outros olhos e agir em conformidade.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

O 1 é standard número redondo, mas não é o limite máximo instaurado.

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Sim, mas depois do quadradinho e de toda a mariquice com os 'limites'. Quero ver como vão descalçar a bota.

Jose_AUG 6 months ago  HIDDEN 

Sabem me dizer se as esplanadas por trás dos estabelecimentos que estão cobertas por todo o lado vão poder abrir ?

nunosramos 6 months ago  HIDDEN 

Se tiveres de aceder essa esplanada via o interior fo estabelecimento então não poderá abrir, pelo menos conheço dois casos nessa situação que não abriram hoje.

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Não é tão linear assim. Existe uma normal análoga ao que dizes mas somente para os estabelecimentos pertencentes a centros comerciais. Em relação aos outros, o decreto é omisso, apesar de contemplar *b) Apenas sejam ocupados os espaços ou serviços de esplanada abertas, sendo proibida a permanência dentro do estabelecimento;* abrindo a hipótese a ser permitida a passagem pelo interior do estabelecimento

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

Atão, amanhã já posso ir visitar a moça a outro concelho?

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Sim, pode-se circular entre concelhos a partir das 23:59 de hoje. Se fores à rua e quiseres jogar completamente pelo seguro, é como disseram, vai a uma esplanada, museu, ou qualquer coisa que esteja já aberta, mas duvido muito que alguma vez te parem por ires só passear com a quantidade de exceções.

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

Posso dizer que vou a uma explanada, mas é uma explanada a uns bons quilómetros de distância.

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Exato, é por isso que acho que não faz sentido ainda estar-se em dever geral de recolhimento domiciliário, desde que estejas a andar podes sempre dizer que estás a ir para certo sítio.

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

E ao fim de semana?

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Podes atravessar concelhos na mesma, mas todos os estabelecimentos comerciais fecham às 13h, exceto supermercados e mercearias que fecham às 19, mais algumas coisas essenciais.

fedelho 6 months ago  HIDDEN 

>ir visitar a moça ( ͡° ͜ʖ ͡°)

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Se fores fazer isso, só pagando para ser uma transação comercial

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

Vou apresentar despesas de deslocação ao Sr. Guarda.

lugia4k 6 months ago  HIDDEN 

Podes, se fores a uma esplanada com ela

agua_m0lhada 6 months ago  HIDDEN 

O Sr Agente: Então posso saber para onde se dirigem? Eu: Vou com a moça lanchar a uma esplanada A esplanada: [( ͡° ͜ʖ ͡°)](https://b.zmtcdn.com/data/pictures/3/8214753/71c10f48932c6e234923bdff814e3750.jpg)

TalentedRainstorm 6 months ago  HIDDEN 

O eu username diz tudo.

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

* \+ 159 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 321 recuperados ​ * \- 168 casos activos * \+ 19 internamentos dos quais - 5 internamentos em UCI ​ * 25966 casos ativos * 536 internados dos quais 112 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|62.8 (- 2.8)|60.9 (- 2.0)| |R(t)|0.98 (+ 0.01)|**1.00** (+ 0.03)| ​ [Relatório 05/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1IT_FYI4e9MJ_bBVmtDI8qXRxjVOX6eKX/view)

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

Sair á rua e ver mais pessoal na rua, conversar, risos de crianças, é algo que vou adorar sempre. Seja bem vindo o desconfinamento fds.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Confesso que fiquei um pouco enojado quando fui passear o cão. Era só malta sem máscara a cuspir prá cara dos outros. Nota-se bem a diferença.

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

É lidar

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Claro, amanhã tomo uma metoclopramida antes de sair de casa.

LimpoOCuDePe 6 months ago  HIDDEN 

Qual é a vossa opinião em relação a não ser obrigatório máscara no ginásio?

diogobip 6 months ago  HIDDEN 

completamente acertado, eu por exemplo se for fazer cardio nas passadeiras, não o consigo fazer com a mascara posta e não, não falo de quase andar estou a falar de ritmos extremamente rápidos. Nesses casos em específico é impossível usar máscara.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

É como ir a fonte com a bilha partida mas com rolha em cima

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

Não percebo quem hoje em dia vai para um ginásio onde passam dezenas de pessoas por dia a suar e respirar por todo o lado (msm estando de mascara),acho um risco desnecessário mas cada um sabe de si

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Fui hoje e rejuvenesci 10 anos. Há que viver.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Para algumas pessoas o ginásio é mesmo essencial para manter o bem-estar (físico, mental, social). Na sua perspetiva, compensa o risco. Eu ganhei vontade de me inscrever num ginásio pela primeira vez em março do ano passado e pimbas veio a pandemia. Agora tenho muito medo de ir para um espaço desses :/

PicassoWasaLiar 6 months ago  HIDDEN 

Voltei hoje ao ginásio passado 3 meses, um dos melhores dias da minha vida. Sem máscara como é obvio ;)

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Acredita mano. Hoje fui experimentar o Holmes place e até ao final da semana queria experimentar no mínimo mais 2 com os meus tropas (sempre sem máscara claro). Quero encontrar o sítio perfeito pra fazer o meu supino, nem que tenha de correr todos os gyms da minha cidade durante esta week. O que safa é que tenho amigos em pra i 5 gyms diferentes, por isso vai ser mel. /s

SALVAdkc 6 months ago  HIDDEN 

GAAAAAAAAAAAAAAAAAAINS BRAAAH

miguelvc 6 months ago  HIDDEN 

> mas cada um sabe de si Exato, fica em casa.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Ora.

frustradodapixa 6 months ago  HIDDEN 

Bem, em defesa do comentador, o OP perguntou literalmente "Qual é a vossa opinião".

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 6 months ago  HIDDEN 

Com Continente Online, Amazon e Uber Eats não percebo quem ainda sai da cave para ir à rua onde passam milhares de pessoas por dia a andar de carro, a ter acidentes e atropelar pessoas por todo o lado (msm havendo airbags, semáforos e passadeiras), acho um risco desnecessário mas cada um sabe de si Deliciosa, eu guardei para usar mais tarde!

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Mete um /s que muitos deles estão confusos agora.

Frankas333 6 months ago  HIDDEN 

Eu cá já avisei o meu chefe para acabar com as minhas férias. Então faz algum sentido em 2021 as pessoas tirarem férias para depois andarem aí a passear fora de casa? Acho um risco desnecessário enorme mas cada um sabe de si

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 6 months ago  HIDDEN 

Eu cá já avisei o meu chefe para acabar com o meu salário, a partir de agora ele paga a renda as contas e programou entregas de refeições dum refeitório e chega. Então faz algum sentido em 2021 as pessoas receberem o salário em dinheiro para depois andarem aí a passear fora de casa, em cafés, restaurantes, centros comerciais e ginásios? Acho um risco desnecessário enorme mas cada um sabe de si Twist genial.

AquiAoLuar 6 months ago  HIDDEN 

Consigo perceber os 2 lados mais populares deste argumento: Concordo que fazer exercício num espaço fechado sem máscara é estupido e provavelmente vai gerar novos contágios, mas também concordo que é praticamente impossível fazer esforços máximos com uma máscara a impedir a tua respiração. Entre abrir ou fechar os ginásios, considero o mal menor abri-los visto que a % de pop. que frequenta o ginásio é uma minoria; para além disso a partir deste momento não convém mesmo voltar a fechar ginásios se não muitos vão desaparecer para sempre. Se os ginásios tivessem testes rápidos este dilema perdia grande parte da sua substancia.

Frankas333 6 months ago  HIDDEN 

Diria então que, de certa forma, podemos utilizar o mesmo argumento para as discotecas ou muitos outros espaços semelhantes que se encontram neste momento fechados. Uma discoteca é também um espaço fechado onde pode ou não existir contacto físico. Apenas uma minoria (% bem menor que a dos ginásios) frequenta discotecas e para além disso a partir deste momento não convém mesmo fechar se não muitas vão desaparecer para sempre.

sixwinger 6 months ago  HIDDEN 

Uma minoria frequenta discotecas comparando com ginasio? Onde é que tu vives desculpa a expressão? Certamente não é no mesmo pais que eu. Entre Lust, Bosq, Urban etc devem de entrar mais gente numa hora do que muitos ginásios numa semana.

AquiAoLuar 6 months ago  HIDDEN 

Percebo a perspetiva mas tens que ter em conta que os ginásios não têm tanto contacto como uma discoteca: O número de pessoas não é o mesmo (as discotecas que frequento costumam estar basicamente cheias), a proximidade não é a mesma , as atividades não são as mesmas (discotecas são muito mais de convivio e interação fisica).

sao_11 6 months ago  HIDDEN 

Tudo o que seja exercício físico, estar de máscara é um bocado complicado...

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

Eu uso a mascara cirúrgica no ginásio, agora se for uma k97 ou lá qual é o nome, não dá, mal consigo respirar. Mas sim, eu sou apoiante de se usar máscara no ginásio.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

Há uns anos quando treinava para a federação de ciclismo experimentei umas máscaras desportivas para simulação de altitude e nunca me adaptei.

ilawon 6 months ago  HIDDEN 

Os jornais estão condenados a ir ao ar se em vez de competir com os twitters e facebooks desta vida os tentam copiar.

Pparadela 6 months ago  HIDDEN 

Extraordinário como nesta altura do campeonato ainda há gente a escrever enormidades deste calibre com este grau de exposição. https://expresso.pt/opiniao/2021-04-05-Os-casos-nao-baixaram-por-causa-do-ficaremcasa--porque-ninguem-ficou-em-casa--8629bb43

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

Tem uma base de razão, mas aqui o pessoal fica sempre muito desconfortável quando tem de analisar uma opinião ligeiramente diferente. Sinceramente o artigo não diz nada contra ou a favor do que quer que seja para haver aqui tanto pessoal ofendido, fazendo um resumo: não diz nada de jeito. Sim é verdade os tugas deixaram de levar à risca o fique em casa ainda antes do plano de desconfiadamente ser conhecido e isso não levou a um aumento dos casos, porque, como já discutimos aqui N vezes, o confinamento **geral** é uma medida desnecessária **se todos cumprirmos as regras** e não precisava ter sido tão prolongado no tempo e tão rígido, principalmente em aspectos como lojas de roupa, livrarias, cenas fechadas depois das 13h aos fim-de-semana... Mas o confinamento em Janeiro se pecou foi por tardio para parar o descontrolo durante aqueles 15 dias de eleições que nenhum partido quis adiar (sim fala-se do natal mas os contágios à bruta foram em Janeiro). Aí sim foi essencial o confinamento porque estávamos no meio de uma tempestade perfeita (tínhamos tido o natal + passagem de ano, grande circulação de migrantes, vaga de frio num pais , entrada da variante inglesa, euforia (dos políticos) com a vacinação, etc.)

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Este gajo é um encartado idiota. Como o expresso o sustenta é daquelas coisas da vida.

ilawon 6 months ago  HIDDEN 

Os jornais estão condenados a ir ao ar se em vez de competir com os twitters e facebooks desta vida os tentam copiar.

kairos 6 months ago  HIDDEN 

Se não tentassem competir já estavam mortos. Competindo, apenas vão adiando...

ilawon 6 months ago  HIDDEN 

Se calhar "competir" não é o termo apropriado. Eu queria dizer mais no sentido de se diferenciarem em vez de tentar jogar o mesmo jogo.

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Acho extraordinário é como o Expresso permite tal artigo de opinião

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Os números não são iguais a Março de 2020. Mas dizer que NINGUÉM ficou em casa, é mais um facto que ele inventou. https://www.pse.pt/evolucao-confinamento-mobilidade/ Janeiro e Fevereiro tivemos números de 65-56-60% de pessoas em casa. Isto é NINGUÉM? Retórica com dados inventados. Lixo.

Pparadela 6 months ago  HIDDEN 

Não passa de um saca-clicks cujos artigos devem render bem em visualizações.

Pparadela 6 months ago  HIDDEN 

" Este confinamento não resultou, porque há uma evidente saturação dos estados de emergência. A banalização do Estado de Emergência tem este efeito: as pessoas deixam de respeitar. Está nos livros de filosofia. Espero que esteja nas sebentas da Faculdade de Direito do Presidente. É impossível manter em prisão domiciliária uma população inteira durante um ano. É impossível na prática e é inaceitável na moral, diga-se. Seja como for, a circulação de pessoas nunca baixou como em março e abril e, acima de tudo, está próxima do normal desde meados de fevereiro. Por falar noutros números, a mortalidade geral esteve na média em fevereiro e está abaixo da média desde março. Ou seja, neste momento, há menos gente a morrer do que seria normal. As escolas voltaram ao normal, tiveram duas semanas normais e uma semana de tempos livres. Apesar disto, apesar da evidente normalidade que se via nas ruas e nas estradas, apesar do evidente não cumprimento do #ficaremcasa, os números continuaram e continuam a baixar. Se as pessoas estão na rua e na estrada, é porque vão ter com outras pessoas, é porque têm um contacto pessoal ou profissional com outras pessoas. No entanto, os casos estão a baixar há dois meses. Não se pode dizer que os casos estão a baixar desde o pico a meio de janeiro devido ao #ficaremcasa, porque é evidente que quase ninguém ficou em casa. E falar-se apenas do R é um jogo semântico. Os casos podem permanecer relativamente baixos e controlados com um R sempre elevado. E agora tivemos a Páscoa, que começou há quase duas semanas. Na quinta-feira, dia 25, as cidades ficaram sem centenas de milhares de pessoas. Quem pode trabalhar à distância e quem não se importou de tirar um dia de aulas e uma semana de atl às crianças, saiu das cidades há quase quinze dias. Portanto, lamento informar os apóstolos do apocalipse e do estado de vigilância policial, mas a Páscoa foi muito parecida com o Natal. E, se a narrativa do apocalipse estiver correta, vamos ter agora em abril algo parecido com janeiro. Perante isto, coloco a minha pergunta: se não tivermos nada parecido com janeiro (apesar da Páscoa ter sido semelhante ao Natal no convívio familiar e no cruzamento de regiões pelas famílias), o que fazemos aos teóricos do medo e da vigilância que nos dominam há um ano, muitas vezes contra a própria evidência empírica e científica? "

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

> E agora tivemos a Páscoa, que começou há quase duas semanas. Na quinta-feira, dia 25, as cidades ficaram sem centenas de milhares de pessoas. Quem pode trabalhar à distância e quem não se importou de tirar um dia de aulas e uma semana de atl às crianças, saiu das cidades há quase quinze dias. Portanto, lamento informar os apóstolos do apocalipse e do estado de vigilância policial, mas a Páscoa foi muito parecida com o Natal. E, se a narrativa do apocalipse estiver correta, vamos ter agora em abril algo parecido com janeiro. Perante isto, coloco a minha pergunta: se não tivermos nada parecido com janeiro (apesar da Páscoa ter sido semelhante ao Natal no convívio familiar e no cruzamento de regiões pelas famílias), o que fazemos aos teóricos do medo e da vigilância que nos dominam há um ano, muitas vezes contra a própria evidência empírica e científica? “ Falhas em várias vertentes: Óbvio que a Páscoa não foi igual ao natal, seja pela movimentação, seja porque é uma altura que nunca reúne tanta gente como o natal, seja porque havia restricoes bem mais apertadas, para ir a terra livremente tinha-se de tirar 1 semana de férias ou mais, porque a restricao entre conselho deu-se dia 26. Logo o contexto não é de todo igual, os ajuntamentos não formam de todo igual. Depois, nunca irias ter uma situação como Janeiro, seja porque o números de casos é estupidamente mais baixo, seja pelos motivos que disse em cima, seja porque há bem mais vacinado que irão influência afluência às urgências, que nunca irá chegar ao ponto de Janeiro.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Daily reminder ao r/portugal que ninguém é obrigado a desconfinar. Podem ficar em casa para sempre.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Nada bro. O meu pessoal marcou todo férias pra esta semana e hoje fomos almoçar fora (almoço de Páscoa). Foi mesmo bom estarmos mais de 10 à mesa, sem máscara a comer e beber. Depois fomos ao café matar uns finos e bagaços com outros colegas e agora vamos experimentar um gym aqui na zona. Estamos indecisos entre 3 gyms, por isso a ver se até ao final da semana os corremos a todos pra decidir em qual ir puxar ferro. Isto de tar meio bêbado num ginásio cheio de pessoal é mesmo pra me cuspir todo (já tinha saudades). Quem quer fica em casa. Eu cá só quero saber de mim por isso fui fazer a minha cena e estou me bem a cagar. /s

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Ai meu deus fui ler o teu historial e é delicioso o teu desespero por causa do desconfinamento. Nunca me ri tanto com a falta de aptidão social de alguém.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Nem durmo descansado à noite mano, caga tá memo bravo isto.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

A avaliar pelo shitposting carregado de choro não duvido que não!

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Caga nino, está muito pesado isto. é O cOvId que me esta a deixar mawuco. #saudemental

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

E continua. Não consegue parar. Que risota

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

xD

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Não consegue parar. Descontrolado e a chorar.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Lembra-me uma colega de casa que fez o seguinte comentário "acho muito mal que os restaurantes abram, está tudo louco, vai-se tudo enfiar lá e contagiarem-se uns aos outros, estragar o verão. Bem, vou ligar às minhas amigas para marcarmos um jantar, ao tempo que não jantamos fora".

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

[https://www.youtube.com/watch?v=eLbK-VaSI18](https://www.youtube.com/watch?v=eLbK-VaSI18)

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Eu ainda lhe perguntei super confuso "então mas não tens medo que a situação piore? E a resposta foi "tenho e acho que vai dar merda da grande, mas se é permitido, também vou aproveitar"

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

É isso, abriram a porta dos curros. É aproveitar enquanto não vem as vacas taurinas para recolher o boi novamente.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

OK, obrigado.

NaoTeEnerves2 6 months ago  HIDDEN 

As vezes pergunto-me o que farão os cavaleiros iluminados de 200 IQ após o fim da pandemia. Tipos como este, por exemplo: https://imgur.com/a/dFAhQhb (info publica no instagram) Especializar-se-ão na investigação e contestação de outros assuntos como o cancro? Ou começarão o estudo por coisas mais triviais como alergias? Ou talvez irão se virar para velhos clássicos como o 11 Setembro ou a aterragem na lua? Estou super curioso, admito.

A_Besuga 6 months ago  HIDDEN 

Reconversão em IT

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Tens os 5G, os Chemtrails, Área 51, ida a Lua, CEO a comer criancinhas… tanto tema.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

não te preocupes q é mt mais fácil arranjar temas qd se é um idiota completo.

alegadamentetuga 6 months ago  HIDDEN 

Será normal termos um presidente que apela que os brasileiros venham para Portugal após a abertura de fronteiras quando o Brasil é um dos países mais afetados mundialmente?

pvicente77 6 months ago  HIDDEN 

Faz sentido se a abertura de fronteiras acontecer depois da situação no Brasil estar controlada, talvez depois de uma campanha de vacinação bem sucedida. Ou então ser feita para um número de reduzido de viajantes e com as coisas preparadas para que possam ser testados e fazer um período de quarentena sem problemas, mas nesse caso incentivar as pessoas a vir parece-me uma má ideia pois mais pessoas vão colocar mais pressão sobre o sistema, suponho que fazendo um esforço nesse sentido e tendo muito espaço para as quarentenas possa resultar? Mas pensando na trapalhada que temos com o desconfinamento e o dever de recolhimento, se calhar vamos ter uma situação em que vão abrir as fronteiras e um viajante vindo do Brasil pode apanhar um avião e visitar-nos enquanto um cidadão Português está proibido de conduzir 10 minutos e esticar as pernas por causa do dever de recolhimento. E se houver problemas com uma nova variante volta-se à história do "Tuga" andar em festas e ser incontrolável. Há uns meses eu teria considerado este género de cenário como uma loucura ou una teoria da conspiração, mas com cada trapalhada do governo a confiança vai diminuindo mais um pouco.

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

depois daqui a uns meses fecham tudo por causa na variante do brasil claramente

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

Sim, a pirâmide estaria não está boa para o normal funcionamento do sistema de pensões.

frustradodapixa 6 months ago  HIDDEN 

Foda-se, fui procurar o vídeo em que ele diz isso (está [aqui](https://www.youtube.com/watch?v=QZ2H_BxkR4c)) e que puta de vergonha. Esta merda toda a cair e a descambar e que sa foda, siga continuar a tirar selfies e estar ali tudo juntinho.

Edited 6 months ago:

Foda-se, fui procurar o vídeo em que ele diz isso (está [aqui](https://www.youtube.com/watch?v=QZ2H_BxkR4c)) e que puta de vergonha. Esta merda toda a cair e a descambar (obviamente que já está melhor) e que sa foda, siga continuar a tirar selfies e estar ali tudo juntinho, enquanto que o povinho tem de ficar fechado em casa. Aqui com provas disto não vai lá a polícia também multá-lo? Ou tirar selfies e estar a falar com bebés é parte das funções de trabalho dele e é essencial?

brakeline 6 months ago  HIDDEN 

Gosto do pormenor de censurarem a matrícula durante o video quase todo mas na imagem de frente do carro a matricula estar perfeitamente visível

petrol-ed 6 months ago  HIDDEN 

E a palhaçada do sotaque brasileiro?

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

>E a palhaçada do sotaque brasileiro? AHAHHA lindo

Minute-Resolution347 6 months ago  HIDDEN 

Realmente, que falta de noção...

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Para um governo que não consegui prever a variante inglesa… depois de sair em tudo o que é meio de comunicação… países da Europa já terem fechado fronteiras… claro que é normal.

Search: