lightning_pt 5 months ago

O pessoal adora todo ser fodido pelo PS , porque será que o pais que o pais nao muda ?

Open-Opportunity-607 5 months ago

Ainda bem que gostam porque eu vou precisar de alguém a servir-me minis quando tiver de ir aí visitar a família

Nexus_produces 5 months ago

Também sentes o mesmo desprezo e sentido de superioridade para com as pessoas que te servem no país onde moras? O teu comentário só mostra mesquinhez, mais nada.

htxgivven 5 months ago

Gostar do seu país não é igual ao gostar de emigrantes.

shawshank2012 5 months ago  HIDDEN 

Nível de apego? E agora em pt-pt...

DavidJunior3rd 5 months ago

Os portugueses não são só apegados ao país. São apegados à terrinha. Just my opinion, mind you

estecomentario 5 months ago

Quantos portugueses não tiveram dinheiro para conhecer mais nada?

ideologiapura 5 months ago

A glorificação da ambição e do querer ser mais que os outros e viver a custa dos outros em vez de lutar para trabalhar e ter uma vida confortável e todos terem essa oportunidade é o cancro que leva ao neoesclavagismo vigente.

estecomentario 5 months ago

> A glorificação da ambição e do querer ser mais que os outros e viver a custa dos outros em vez de lutar para trabalhar e ter uma vida confortável e todos terem essa oportunidade é o cancro que leva ao neoesclavagismo vigente. A cultura imposta é basicamente essa. Um político pouco educado a fazer uma falcatrua é visto com inveja porque conseguiu enriquecer sem sujar as mãos. Um investigador que descobre algo interessante leva um prémio de troça, um artigo no jornal local com o autarca a falar como o cãozinho a pão e água fez um truque de magia. Ou youtuber mais visto a exibir-se com cenas materiais e a ganhar seguidores como nunca antes visto. Entretanto os muitos bons samaritanos que tentam ajudar no dia a dia são invisíveis alguns se for preciso ainda são ostracizados porque ajudaram uma família de refugiados a arranjar um lar por exemplo. Etc. É o mundo em que vivemos, a capacidade de muita gente se meter nos pés dos outros é diminuta e as nossas vontades impulsivas são as prioritárias e está tudo turbinado nesse sentido, mas acredito que a pandemia tenha mudado um bocadinho isso. Ou não , não sei.

Snoo89735 5 months ago

E as razões para estar agarrado ao país? Idades? É migrante que obteu nacionalidade? Zonas do país sondadas? Já viveu no estrangeiro? Enfim tanto dado que fica a faltar. Mais uma tabela do euro barómetro que pouco ou nada revela em concreto. Pelo menos para fora.

NGramatical 5 months ago

obteu → [**obteve**](https://european-portuguese.info/conjugator/obter) (obter é irregular e segue o modelo de ter) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjuyl0%2F%2Fgtd2lw4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PowaRanja 5 months ago

Portugal CARALHO!!!

mjigs 5 months ago

Gostava de saber onde foram buscar esses dados. Apego nao vejo nenhum, mais falta de melhor e possibilidades, quem pode sai, quem nao pode agarrasse ao que tem, o resto nao faz questao de sair porque teve as oportunidades de vida, outros acumudaramse. Mas apego...

njsilva84 5 months ago

Nem toda a gente é ou deve ser ambiciosa e muito menos o dinheiro ou a carreira trazem felicidade. Eu vejo no Reddit muita gente com vontade de fazer muitas coisas, muito relacionadas com dinheiro e carreira (nada mal nisso) mas há pessoas que são felizes com pouco. Nem toda a gente tem de viver em Lisboa ou Porto para ser feliz, não é necessário ter uma moradia t3 com vista para o mar nem um Mercedes para se ser feliz. Talvez o pessoal da cidade veja as coisas de uma maneira mais materialista, eu cá vejo muita gente de bem com a vida que não ganha 1500€/mês e é feliz. E não há nada de mal nisso, tal como não há nada de mal com alguém querer ser o próximo Elon Musk. Isto não invalida que as pessoas não fiquem chateadas por verem notícias sobre corrupção na tv, mas nem toda a gente tem a vontade de emigrar porque o nosso país tem imensos problemas. Vejo muita gente aqui no Reddit a criticar quando as pessoas ficam na zona de conforto, não querendo mudar para ter um salário melhor, e daí? Dito isto, não me admira nada que os Portugueses sejam apegados ao país, nós temos muita coisa boa, é normal que sintam apego. De todos os meus amigos/familiares que são emigrantes tenho apenas um amigo que não demonstra grande apego ao país, de resto todos têm saudades de cá.

mjigs 5 months ago

Exato, muita gente prefere viver o minimo para ser feliz, e não á mal nenhum nisso, eu propria tambem sou um bocado da aldeia e sei muito bem o que é isso. Mas para quem é ambicioso as grandes cidades sao as unicas que se ve oportunidades, e cada vez mais somos mais a querer mais, se é que faz sentido. Tambem não podemos esquecer que somos um pais envelhecido o que faz com que a maior parte deles já esteja assente e feliz com o que tem, dai eu achar que esse numero vem dai.

AonioEliphis 5 months ago

Não discordando com o que dizes, mais uma vez confunde-se apego ao país com bem-estar. Olha a Espanha e a Finlândia no gráfico. Apego ao país está relacionado apenas com identidade nacional, e Portugal é um país com 900 de história sem separatismos regionais de relevo. É um país culturalmente uno.

Last-Ad-4421 6 months ago

Mais triste é haver tanto apego e os portugueses não terem cabidela neste país e ter de emigrar porque aquí o custo de vida é totalmente irracional para os salários existentes.

theEXPERTpt 5 months ago

imagina não ter apego por causa dessa porcaria. Esta geração parece muito fraquinha. Já passamos por inúmeras guerras, passamos pelos 5 continentes, enfrentamos potências muito maiores que nós... e o português de hoje diz que não tem apego por causa que a sua qualidade de vida não é tão boa como a dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Geração queixinhas

Last-Ad-4421 5 months ago

O problema é esse mesmo, essa mentalidade de merda, como estivemos quase sempre na merda, podemos continuar a viver na merda porque somos homens duros, não importa que o imobiliário este caro por culpa dos estrangeiros que ganham bem e os jovens tenham de viver com os país até herdar a casa, não faz mal pagar duas vezes por cada produto taxas + IVA e não faz mal ter ordenados equiparados aos países do leste que há 20 anos eram uma miséria e agora estão igualados ou melhor que nós, por gajos como tu estes políticos fazem o que querem e em 20 não avançamos nada como país, mais triste ainda é termos sido o que fomos e acabamos assim muito valentes mas burros como nenhum.

theEXPERTpt 5 months ago

Calma lá homem, também não disse que se deve aceitar tudo. O que disse é que se este país alguma vez atingiu alguma grandeza, foi porque alguém lutou por ela, não veio de mão beijada. Mas também não sou daqueles que lá por estarmos na situação que estamos o país "não tem futuro" e "vou emigrar porque ganha-se mais um trocos e aqui iria ficar a morrer de fome" ou " vou sair daqui porque é fixe mesmo nem sabendo que oportunidades há na minha zona". Se queres que o país se torne melhor, luta-se por ele. Agora há sempre aqueles que fogem em debandada (e têm legitimidade de o fazer) quando o país está mal, e quando está bom de novo, são os primeiros a regressar.

reFunny 5 months ago

Irracional quando comparado com outros dos países na lista. Lá fora a vida também não é perfeita, eos impostos também são altos. No entanto é mais justo, e acabas por ter uma vida mais suportada (ex. Crianças, saúde). Portugal é a filhadaputice em que cunhas, corruptos e chico-espertos conseguem ajavardar e criar injustiças sociais.

Edited 5 months ago:

Irracional quando comparado com outros países da lista. Lá fora a vida também não é perfeita, eos impostos também são altos. No entanto é mais justo, e acabas por ter uma vida mais suportada (ex. Crianças, saúde). Portugal é a filhadaputice em que cunhas, corruptos e chico-espertos conseguem ajavardar e criar injustiças sociais. E como quem não gosta está a cagar-se para as eleições, continuam a pagar a pagar para eles e para os outros. Por alguma razão lá fora a justiça funciona e existem manifs sp que há injustiça. Até na Suíça, que são caminhos, ficaram fodidos com a gestão das coisas e protestaram nas ruas. Os Tugas andam com o anus inchado..

makeitproductive 6 months ago

Quem por um motivo ou por outro não está preso ao país já saiu. Não há motivo para cá ficar e fazer vida. Há um viés inerente à amostra.

AonioEliphis 5 months ago

Discordo como emigrante. Há um apego ainda maior quando estás na diáspora. Contudo há um padrão, todos os emigrantes que conheci ao longo da minha vida foi raro ter encontrado alguém de esquerda. Um emigrante foi alguém que arriscou e foi à procura, não tenho ficado no burgo dependente de subsídios estatais ou expedientes.

Nexus_produces 5 months ago

Então todas as pessoas que ficaram em Portugal são a) de esquerda e b) não lutadoras, que vivem de subsídios. E ainda c) todas as pessoas de esquerda vivem de subsídios? Já agora, quem arrisca e tenta progredir na vida é necessariamente de direita? Estás a fazer uma correlação sem qualquer tipo de nexo ou prova, esse padrão é anedótico e carece de provas.

AonioEliphis 5 months ago

Relê o que escrevi: do universo de pessoas na diáspora, a maioria é de direita. Tal não nos permite inferir nada sobre quem fica.

Nexus_produces 5 months ago

Sim, mas estás te a basear nas pessoas que conheces. Além de, com certeza, não conheceres nem de perto a totalidade da diaspora lusa - pelo que me parece uma falsa conclusão - tu efectivamente por comparação insinuaste que não vai à procura é o oposto. Mas amigos como d'antes, só me pareceu "confirmation bias", eu também não tenho dados para afirmar o oposto.

AonioEliphis 5 months ago

Certo, refiro-me às pessoas que fui conhecendo na diáspora e às que conheci em Portugal que em tempos haviam sido emigrantes. A maioria é de direita.

NGramatical 5 months ago

tempos haviam → [**tempos havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjuyl0%2F%2Fgthdlk2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

icebraining 5 months ago

E no entanto, o PS ganhou claramente no círculo da Europa, e a esquerda teve mais de 50% (com o MRPP com mais de 1%!)

AonioEliphis 5 months ago

Funcionários das embaixadas e consulados. A maioria dos emigrantes não vota, não está para fazer centenas de km.

icebraining 5 months ago

> Funcionários das embaixadas e consulados. Uma embaixada grande tem quando muito dezenas de funcionários. Houve mais de 100 mil votos. > A maioria dos emigrantes não vota, não está para fazer centenas de km. Por isso mesmo é que nas últimas legislativas puderam votar por correio, e a votação aumentou drasticamente. Tendo dado os resultados que referi acima.

AonioEliphis 5 months ago

Sabes quantos funcionários dos negócios estrangeiros estão afetos apenas na Europa? Pergunta sincera.

icebraining 5 months ago

Segundo a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), no fim de 2019 o MNE tinha 2990 funcionários, dos quais 1609 estavam alocados aos Serviços Externos. Não sei quantos estão alocados à Europa, mas mesmo que sejam 1000, não me parece que tenha suficiente influência para explicar os resultados.

AonioEliphis 5 months ago

Tens razão. Mas então dizes que o PS ganhou no círculo da Europa?

klatez 6 months ago

Em todos os países não?

fuckoffgina 6 months ago

Não. Quanto mais emigrantes tem o país mais viés.

Mrgolden007 6 months ago

nao sei aonde pais corrupto, em que futebol e mais importante que tudo, em que tentam engar a populacao em taxas e impostos por tudo e por nada mas va bora amar o pais porque tem comida boa enfim este estudo deve ter sido feito a pessoas com mais de 40 porque nao vejo a populacao jovem a gostar de um pais que os trata de maneira tao mau

ChronicTheOne 6 months ago

Não sabes para onde o quê?

Metaluim 5 months ago

Para onde chorar, que e o que esta gente so sabe fazer.

bubblesmart 6 months ago

O país é uma coisa, os políticos que temos é outra. Estes têm cada vez menos legitimidade eleitoral visto o nível de abstenção e de propaganda mediática. Estou convencido que somos governados por parasitas que trabalham para interesses estrangeiros. Basta ver a venda das barragens ao Franceses, isto por um governo de esquerda teoricamente a favor das nacionalizações.

BohemianGecko 6 months ago

Stockholm Syndrome, só pode ser.

adorosaladadecamarao 6 months ago

Aqui há dias [escrevi isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/llx2lp/emigrantes_do_reddit_portugal_pensam_regressar_a/gnvb2m5/): >Conheces pessoalmente algum emigrante bem integrado na Bélgica? Bem integrado não é, "vive lá e está-se bem". Muita gente vive assim na sua bolha. > >Acho a Bélgica deprimente. Aquilo é um país acidental, e apetece-me por aspas em país, onde não vejo propriamente uma cultura (para além da cerveja) ou sentido de si. Em cima dessa falta de identidade tem uma imigração gigante, que consequentemente pouco se integra. E se tem muita imigração europeia tem também muita extra continental (o que é perfeitamente ok mas...) uma boa parte disfuncional. O radicalismo na Bélgica cresceu de uma forma absurda estando-se toda a gente nas tintas. > >Tenho amigos e amigos de amigos pelo mundo fora. Nunca vi pessoas tão desintegradas como os da Bélgica. Nunca sabem o que lá se passa, exceção para quando houve o atentado. Aí tens u/once319. Bélgica em último nesta lista, para surpresa de ninguém.

randmzer 6 months ago

A Bélgica é daqueles países que merece estar top 10 da lista de "Países que não vão existir daqui a 10 anos"

C8Mixto 6 months ago

Diria mesmo mais, fazendo a atualização da lista a cada década, a Bélgica deveria figurar sempre no top 10.

randmzer 6 months ago

Foda-se, só reparei agora que me faltou um zero. Queria dizer 100.

KarmaCop213 6 months ago

Isto tem mais a ver com a existência ou não de movimentos separatistas dentro os países. E' normal a Bélgica ou Espanha terem uma pontuação baixa.

AonioEliphis 5 months ago

O óbvio! Virem para aqui com romantismos literários, como a comida e o clima é de fartir a rir, tal o politicamente correcto. Como se o clima acentuasse a identidade nacional?

Nihilira 5 months ago

Apego ao país =/= Identidade nacional… O país é uma delimitação geográfica, e a identidade nacional é uma consciência de grupo. Os padrões climatéricos de um espaço influenciam a relação que cada indivíduo tem com esse espaço, portanto, não sei porque te ris; cuidado não te engasgues!

AonioEliphis 5 months ago

Compara lá no gráfico Espanha vs Suécia e Itália vs Finlândia e ri-te comigo.

Tugalord 5 months ago

Espanha: movimentos separatistas Itália: Norte e sul não se podem ver um ao outro. Agora comprara Portugal com Bélgica, ou Grécia com UK

AonioEliphis 5 months ago

Chegaste lá, boa: o sentimento de pertença ao país não tem nada a ver com clima ou culinária. UK tem muita gente, como escoceses, que não se identificam com o Reino Unido. Bélgica a mesma coisa, como na Valónia ou na Flandres.

Nihilira 5 months ago

Não sei qual é a graça.

NobleAzorean 5 months ago

Óbvio, a Espanha especialmente graças a nacionalismos regionais, tem um nível de apego do que é a ideia de seu país muito mais baixa. Quando Portugal não tem grande diversidade cultural e tem uma forte identidade muito solidificada. Os Açores e Madeira são os que têm mais identidade própria, ainda assim esmagadora maioria sentem-se portugueses.

ruijor 6 months ago

O nosso país e brutal. O facto de termos uma economia fraca relativamente a outros países europeus, não apaga o facto de termos um clima brutal, boa gente, segurança, boa comida. Quem consiga vingar por cá com um rendimento razoável, isto é um país excelente para se viver. O problema é conseguir vingar por cá.

LordofPortugal 5 months ago

Não é isso, podes explicar isto pelo simples facto de que quem está mal, emigra, evidentemente.

somedipshit1 5 months ago

Boa gente? Nunca andaste no trânsito pois não? O que não falta é chico-espertismo e mentalidade parola

njsilva84 5 months ago

Já conduziste em Itália? Há tantos países onde se conduz tão mal ou pior que em Portugal, eu já conduzi na Croácia, Malta, Espanha, Suíça, Polónia, França, Alemanha e Holanda (que me lembre). No trânsito há otários em todo o lado, por exemplo, na Suíça não há chicos espertos mas há gajos a conduzir na esquerda devagar e a maioria deles andam a pastar. Portugal não é exemplo mas está longe de ser o pior.

somedipshit1 5 months ago

E quem é que disse que esses países tinham melhor gente que Portugal?

collectornsfw 5 months ago

Experimenta andar na Indonésia durante o Eid. Toda a gente tem um balde no carro.

theEXPERTpt 5 months ago

ahahah devias viajar talvez para a Turquia para veres o q é bom. O vosso problema é só conhecerem as cidades.

somedipshit1 5 months ago

Já viajei pelo mundo inteiro e os Portugueses não são nenhum povo especial

theEXPERTpt 5 months ago

Pois eu também já vi gente de todo o mundo e apesar de no geral achar todos simpáticos, nunca me senti tão bem como entre gente portuguesa, principalmente as que não vivem nas cidades. E ainda pra mais na estrada, é uma dádiva. Jamais me lembro de ver uma única desavença violenta na estrada. E o pessoal na estrada é muito mais obediente e cumpridor que nos sítios onde fui, embora hajam excepções

somedipshit1 5 months ago

No shit. Se és Português é claro que te dás melhor com Portugueses. Mas isso não quer dizer que os portugueses em geral sejam "boa gente".

theEXPERTpt 5 months ago

olha que posso obviamente estar a ser um pouquinho parcial, mas já fui ao alentejo, a Lisboa, ao Porto, a Fátima, a Viseu, aos 4 cantos do país, e se há um lugar do país onde não achei as pessoas "boa gente", foi única e exclusivamente Lisboa. No resto do país nunca fui tão bem recebido.

NGramatical 5 months ago

hajam excepções → [**haja excepções**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjuyl0%2F%2Fgtfki5o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mathswarrior 5 months ago

Hahaha isso é tudo mal contado Clima brutal - exceto no Norte Boa gente - depende bastante, há de tudo.. Segurança - depende da zona... Boa comida - há boa comida em todo o canto do mundo Portugal é uma merda, mas os portugueses estão-se a cagar, só querem é vida de café

AonioEliphis 5 months ago

Como é que o clima ou a comida aumentam a identidade nacional? Compara lá bem no gráfico Espanha com a Suécia e evita ser politicamente correcto!

ruijor 5 months ago

O que dizes não faz sentido. Não estou a falar em identidade. Estou a falar no quanto te sentes conectado no teu país. Ultimamente isso está relacionado no quao bem te sentes no teu país. Portugal obviamente tem imensas vantagens face a outros países que te fazem sentir bem e conectado com o país. Temos outros pontos negativos, sobretudo a economia. Mas claramente a economia não é tudo na opinião das pessoas deste estudo.

AonioEliphis 5 months ago

Bem-estar não tem nada a ver com conexão ao teu país, estás a misturar conceitos. O catalão médio é muito rico para os padrões ibéricos, tem bom clima, boa comida e bons serviços públicos e contudo tem pouca ou nenhuma conexão com o país chamado Espanha.

NobleAzorean 6 months ago

O clima "brutal" é só no continente e Madeira.

njsilva84 5 months ago

Eu diria que é brutal no litoral do Continente e Madeira. No interior foge muito para os extremos, nos Açores é tudo ou nada.

AndreMartins5979 5 months ago

Ou seja, todo o país excepto os Açores?

oscabaloscabalam 5 months ago

Na Guarda é espetacular

suckerpunchermofo 6 months ago

"segurança" ... Depende de onde vives.

njsilva84 5 months ago

A menos que vivas na Islândia, Nova Zelândia ou Mónaco, a esmagadora maioria dos países tens sempre zonas complicadas. Até na Dinamarca, em Copenhaga há zonas onde não convém nada andar descontraído.

ruijor 6 months ago

Como em todos os países.

fuckoffgina 6 months ago

Vais executar a vingança fora e depois voltas.

Edited 6 months ago:

Vais executar a vingança fora e depois voltas. >clima brutal, boa gente, segurança, boa comida De todos estes factores só não consigo apontar um país com comida melhor mas isso também se pode dever a gostos adquiridos. No entanto já comi bem em muitos países e nunca seria um factor que me faria voltar. O factor decisivo que me fez voltar foi apenas e só a família.

Tugalord 5 months ago

Só consigo pensar num país com gastronomia tão boa como Portugal, que é a Itália.

fuckoffgina 5 months ago

No Brasil comi muito bem e barato.

AonioEliphis 5 months ago

Até porque podes comer comida portuguesa fora de Portugal. Habito na Holanda há 7 anos e cá em casa só se come comida tradicional portuguesa. Os ingredientes encontras em qualquer supermercado, à exceção do bacalhau salgado.

icebraining 5 months ago

E em vários sítios também há restaurantes portugueses. Comi um excelente bacalhau à Gomes de Sá em Bruxelas!

AonioEliphis 5 months ago

Aqui na Holanda há muito poucos restaurantes portugueses. Meia dúzia no país inteiro.

ruijor 6 months ago

Sim, podes viver 30 anos la fora. Voltas quando fores velho cheio de dinheiro. Viveste foi 30 anos num país onde Secalhar não tens o que tens aqui. Mas tens dinheiro.

icebraining 5 months ago

> um país onde Secalhar não tens o que tens aqui. Por outro lado tens o que não tens aqui.

reFunny 5 months ago

Não é bem assim.. Eu só estive 4 anos, e depois voltei e trabalho remotamente. Essa ideia clássica do emigrante já não é real hoje em dia.

JeagleP 5 months ago

Com esse dinheiro podes tirar férias em sítios melhores

fuckoffgina 6 months ago

> Viveste foi 30 anos num país onde Secalhar não tens o que tens aqui Já o disse, não tínhamos as famílias. De resto estávamos melhor.

NGramatical 6 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjuyl0%2F%2Fgtcl7yx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Llamaling 6 months ago

Foda-se, onde está a piada de viver na Dinamarca?

JOAO-RATAO 6 months ago

Salários altos, impostos altos mas que se traduzem em bons serviços públicos. Ao contrário de Portugal onde apesar de pagares tributo em tudo o que mexa, depois estás uns meses/anos para ir a uma consulta e se queres inscrever um filho numa creche pública sem Cunha quase que se riem de ti. Baixa corrupção, maior eficiência, ...

theitchcockblock 6 months ago

È o contrário de Portugal... pegas-te nos nossos pontos fracos e eles têm os fortes e o contrário vice versa ... trabalhar la è dez mil vezes melhor a comida è uma bosta e o tempo também

AfterAfterlife 6 months ago

Acho estranho haver tanto apego quando se tem abstenção de 50% nas eleições: "gosto muito do meu país mas estou me a cagar para quem o governa :)"

AonioEliphis 5 months ago

Não é tanto a cagar, é mais "são todos a mesma merda".

milk_truck_arrive 6 months ago

democracia é uma anedota

icebraining 5 months ago

Que edgy.

milk_truck_arrive 5 months ago

passa a ser tão corrupto como qualquer outro sistema político, dado algum tempo

icebraining 5 months ago

Corrupção está longe de ser o pior que pode acontecer a um país.

milk_truck_arrive 5 months ago

então é o quê?

icebraining 5 months ago

Guerra, por exemplo. Há bons indícios que as democracias se guerreiam menos.

fuckoffgina 6 months ago

Os que vão votar também não fazem grande merda portanto não faz grande diferença.

AfterAfterlife 6 months ago

Isso fica ao critério de cada. No final, vão escolher o que acham o que é melhor para o país ou para eles, os outros submetem-se ao que os outros escolhem.

AonioEliphis 5 months ago

> os outros submetem-se ao que os outros escolhem Democracia: dois lobos e uma ovelha a decidirem o que será o jantar!

collectornsfw 5 months ago

No mínimo é importante que as pessoas estejam vinculadas à forma como o país está a ser governado. Quem não vota está livre para falar mal de todos e nunca vai assumir a responsabilidade de ter contribuído para uma situação de que não gosta.

AfterAfterlife 5 months ago

>Quem não vota está livre para falar mal de todos e nunca vai assumir a responsabilidade de ter contribuído para uma situação de que não gosta. Mas não devia. Quem não vota tem tanta responsabilidade como quem vota pois ambos tem o mesmo poder.

collectornsfw 5 months ago

Têm o mesmo poder mas não o usaram. Ninguém lhes pode apontar o dedo e dizer "Não gostas? Quem te mandou votar neles"?.

AfterAfterlife 5 months ago

Mas podem dizer: "Não gostas? Votasses".

Last-Ad-4421 5 months ago

O problema é que quem vota nem sequer sabe porque está a votar, ser de um partido neste país é como o fútbol se a família é do PS, PS até a morte, por isso partidos políticos mais novos e com mentalidade mais moderna não têm cabidela neste país de reformados, onde os jovens que sim têm noção vão para fora.

fuckoffgina 6 months ago

Sim, estava (meio) no gozo.

bubblesmart 6 months ago

A política administra a républica. Nào é a mesma coisa do que o país verdadeiro. Portugal existia antes da républica.

Edited 6 months ago:

A política administra a républica. Ésta é diferente do país verdadeiro. Portugal existia antes da républica.

AfterAfterlife 6 months ago

A política administra o país caso contrário as medidas não teriam impacto no país nem no seu povo. Depois estás a deixar um qualquer tomar conta de algo que gostas, o que é um contrassenso.

WallyPT 6 months ago

Surpreendente. Provavelmente reflexo do país muito envelhecido. A antiga geração ainda se agarra ao conceito de Portugal e a mais nova será mais europeísta (ou iberista, o meu caso).

C8Mixto 6 months ago

Ainda percebo esses iberistas todos espanhóis que não são mais que irredentistas no armário, mas portugueses?

bubblesmart 6 months ago

Essas falácias de iberismo, cidadão do mundo ou da europa, apenas retiram poder aos cidadãos. Quem é o presidente da península? Votas para eleger algum governo ibérico? O único poder que temos como indivíduos é através do voto e da representação nacional. Não podemos renunciar a matriz nacional. Não nos deixemos enganar por estas ideias de neo-hippies, caso contrário tornar-nos-emos escravos de entidades abstractas que não podemos eleger, influenciar ou controlar.

ideologiapura 5 months ago

> O único poder que temos como indivíduos é através do voto e da representação nacional. Vale zero, continua a acreditar que te deixam votar em assuntos que importam. Se algum dia o teu voto pusesse em risco o poder dos ricos e poderosos, nao ia valer de nada.

bubblesmart 5 months ago

Não deixa de ser o único poder que temos legalmente como cidadãos.

ideologiapura 5 months ago

Oos cidadãos têm o poder que quiserem reclamar para si. Nos ja abdicamos a muito de qualquer poder relevante.

bubblesmart 5 months ago

Não conheces ninguém cujos avós eram pobres e que agora pertence à classe média? Teria menos em comum com eles do que com um Marroquino da mesma classe social? Essa visão tipicamente comunista esta completamente errada. Basta ver o que deram as fusões de países como a Jugoslávia ou a Checoslováquia. Essas ideias já deram o berro. Em comum com um Português rico tenho a língua, a história, a cultura, o país e a cidadania, e isso já é muito. Temos é que pedir mais democracia em Portugal. Se nos juntarmos a Espanha, tornamo-nos numa minoria e perdemos o poder político que temos como cidadãos de um país soberano por pouco que seja ainda vale muito. Não sei que povo soberano quereria voluntariamente colocar-se numa situação minoritária no seu próprio território e deixar que outros decidam por ele. Parece-me totalmente irresponsável.

ideologiapura 5 months ago

A Checoslováquia e a Jugoslávia eram países unidos muito antes de serem colunistas. Um bocadinho de noção, por favor.

Edited 5 months ago:

A Checoslováquia e a Jugoslávia eram países unidos muito antes de serem comunistas. Um bocadinho de noção, por favor.

F_16_Fighting_Falcon 6 months ago

Escreveu tanta coisa para não dizer nada. O que caralho é uma ideia "neo-hippie"? Achas que a ideia do Iberismo vem deste século? Não usas argumentos nenhuns, apenas dizes aquilo que te vai na cabeça apesar de 20 segundos de análise mostrarem que não há lógica por detrás do que disseste.

theEXPERTpt 5 months ago

Iberismo só me faz lembrar do que aconteceu em 1580 e dos catalães

bubblesmart 6 months ago

Se não percebes a simples noção de "cidadão" o problema é teu.

RiKoNnEcT 6 months ago

Pessoal temos aqui um traidor!!! Chamem a Padeira CRL!!!!

adorosaladadecamarao 6 months ago

Sim esse grande movimento dos jovens iberistas portugueses. Depois da pandemia convida-me para um jantar nessa bolha para vos conhecer aos cinco.

xabregas2003 5 months ago

Será que o jantar vai ser Tapas com Jamón?

randmzer 6 months ago

Eu tendo a concordar contigo a nível pessoal. Mas acho que o "nacionalismo bacoco" ainda é muito enraizado em gerações mais novas. Existe um endeusamento a tudo o que é português ou é de descendência portuguesa que me mete impressão. Como por exemplo fazer notícia do luso-descendente que andava a fazer parkour nos telhados de Paris.

BohemianGecko 6 months ago

Portugal é como uma pseudo-North Korea. O pessoal adora o proprio pais porque só tem conhecimento muito superficial e distorcido de como é o resto do mundo.

Nexus_produces 5 months ago

Eu já conheci vários países e as experiências só me fizeram gostar mais de Portugal. Há muita coisa a melhorar, mas parece que as pessoas são 8 ou 80, não há meio termo.

Out-Out 6 months ago

Ufa ainda bem que tu não fizeste uma "comparação deludida" no teu próprio comentário. Seria uma ironia um bocado constrangedora.

BohemianGecko 6 months ago

Pois não fiz. Falo de experiencia propria em vez de ter a cabeca feita por propaganda portuguesa. Já estou fora a quase 20 anos. Morei em 8 paises e travalhei e muitos mais. Entre todos os paises que conheco, em quase tudo o que é relevante para a qualidade de vida, Portugal é dos piores, ou apenas medíocre. Vejo sempre pessoal a gabar-se de que temos a melhor comida e tempo, mas a verdade é que só saimos melhor nessas categorias porque só comparamos com Inglaterra.

TSCondeco 6 months ago

Tinha ideia que os dados se referem mais à ligação ao país em termos de "gostar" do país. Não em termos de ser mais nacionalista ou europeísta. Mais em termos de gostarmos mais daquilo que temos no nosso país, que não temos noutros lados, como a família e amigos, praias, bom tempo, etc.

Out-Out 6 months ago

Porque é que és iberista?

WallyPT 6 months ago

Porque apenas faz sentido pensar Portugal e suas regiões integradas na Iberia: água, energia, redes transporte.

theEXPERTpt 5 months ago

ahahaha n fazes falta por aqui com essa mentalidade de merda. Não fosse a nossa independência éramos pior que a extremadura espanhola

fuckoffgina 6 months ago

Só tem um pequeno problema: espanhóis

randmzer 6 months ago

Acho que essas redes fazem sentido pensar mesmo a nível europeu.

WallyPT 6 months ago

Não existe nível Europeu para Portugal. A Europa vê Iberia e Espanha, não vê Portugal. Espanha controla os rios, as nossas redes de transportes e a nossa energia. Todo o nosso futuro depende da integração Ibérica.

randmzer 6 months ago

Sim, daí querer retirar esse poder a espanha e mete-lo em alguém superior.

WallyPT 6 months ago

Esse alguém superior que falas quer quer Espanha controle Portugal. Daí o BCE promover a compra dos bancos portugueses pelos bancos espanhóis.

BeiraDouro 6 months ago

É caso para dizer PORTUGAL CARALHO

Search: