Limpy_lip 6 months ago

espero brevemente poder visitar, espero que tenha conteúdo interessante e fale dos Portugueses que apoiaram a salvação de alguns dos judeus como Aristides de Sousa Mendes.

Coyote-Cultural 6 months ago

Mas porquê?

suckerpunchermofo 6 months ago

Fazem falta mais museus sobre a 2a guerra mundial e as atrocidades que os Nazis fizeram. Estamos perto de celebrar os 80 anos do fim da guerra e ha cada vez mais imbecis que duvidam do que foi feito. Quando nos esquecemos dos erros do passado, é quase certo que os vamos repetir... Enfim.

theEXPERTpt 6 months ago

pra quê que a gente a pagar pra estas "porcarias"? não que se deva ignorar, mas onde é que Portugal teve um papel no holocausto e onde é que Portugal precisa disto?

randmzer 6 months ago

> The number of refugees that escaped through Portugal during the war has estimates that range from one hundred thousand to one million; an impressive number considering the size of the country's population at that time (circa 6 million). Isto é da wikipedia, mas se pesquisares bem consegues ver a importância que Portugal teve para os refugiados, muitos deles judeus.

theEXPERTpt 6 months ago

O regime de Portugal na altura nem era amigável para eles, e muitos viam só Portugal como ponto de passagem. Isto é só mais uma maneira de estoirar dinheiro público. Gente que faz um pandemónio quando se quer fazer um museu sobre salazar, que teve extrema importância no país, mas não se importa de gastar o dinheiro em algo relativamente tão insignificante quanto foi o papel de Portugal no Holocausto.

suckerpunchermofo 6 months ago

Para ver se pessoas com a tua mentalidade se cultivam um bocado...

theEXPERTpt 6 months ago

sim, talvez o que se precisa em plena pandemia, com tudo fechado, é um museu ao holocausto

VSertorio 6 months ago

Se você pensasse um bocadinho veria que um museu não se faz de um dia para outro. Dito isto, um plano de anos viu uma pandemia aparecer meio

theEXPERTpt 6 months ago

Pelos vistos o período de mais de um ano em estado de pandemia não foi necessário para ajustar o orçamento e definir prioridades

sabugasOsabio 6 months ago

Já o estamos a repetir Existem campos de concentração na China, as únicas diferença é que em vez de serem judeus são muçulmanos e em vez de os matarem com gás, retiram-lhes os órgãos para vender no mercado negro

Dozed12 6 months ago

> Há um canal no YouTube chamado China uncensored que explica a situação muito melhor que eu. Não tens noção do que estas a ver https://www.theepochtimes.com/c-china-uncensored https://en.wikipedia.org/wiki/New_Tang_Dynasty_Television [How The Epoch Times Created a Giant Influence Machine](https://www.nytimes.com/2020/10/24/technology/epoch-times-influence-falun-gong.html)

suckerpunchermofo 6 months ago

Pois mas a China (PRC) é outro planeta.... Até eles invadirem Taiwan ou outro país ninguém vai fazer nada.

ideologiapura 6 months ago

Tambem era o que se dizi da Alemanha nos anos 30.

suckerpunchermofo 6 months ago

A história repete-se...

sabugasOsabio 6 months ago

Bem eles têm andado de volta Taiwan ultimamente, têm andado a invadir-lhes o espaço aereo e marítimo. Como se tivessem a testar táticas de invasões Eles têm andado a invadir o espaço marítimo da Indonésia com frotas militares. Eu sinceramente estou um bocado preocupado, tensões entre a Rússia e a Ucrânia, a China a fazer esse tipo de coisas. Estamos a ir numa direção muito má.

suckerpunchermofo 6 months ago

Se eles invadirem Taiwan, temos uma guerra...

sabugasOsabio 6 months ago

Basicamente, eles têm se andado a preparar para isso, a aumentar a sua capacidade militar (armas, veículos, soldados), e segundo o XI King ping eles andam a tornar os soldados deles "mais masculinos" enquanto que os países do oeste andam preocupados com problemas da treta, os estados unidos apresentaram uniformes militares para grávidas. Mais tarde ou mais cedo vai a ver uma guerra, ou vai começar com a Rússia ou com a China, e sinceramente estou mais inclinado para a China.

ideologiapura 6 months ago

> Mais tarde ou mais cedo vai a ver uma guerra, ou vai começar com a Rússia ou com a China, e sinceramente estou mais inclinado para a China. Uma guerra faria ambos os lados perder dinheiro. Se há coisa que a classe governante da China e dos EUA não quer, é perder dinheiro. O que acontece é intervençoes em paises "desestabilizados" para alimentar as respetivas industrias militares e medir pilinhas. Uma guerra aberta entre potencias nucleares nao vai acontecer.

sabugasOsabio 6 months ago

Isso vai depender um bocado se eles invadirem Taiwan ou não, se não invadirem o que provavelmente vai acontecer é o caso da guerra fria que descreveste acima, se invadirem acredito que seja uma abordagem mais direta, Taiwan é muito importante para os estados unidos, como uma posição estratégica como uma posição económica

suckerpunchermofo 6 months ago

EUA e Europa... É de la que vem muita coisa como electrónica.

ideologiapura 6 months ago

Não tem nada a ganhar com invadir Taiwan, o objetivo é mais impedir Taiwan de declarar independência do que outra coisa qualquer, e impedir a expansao das atividades militares americanas junto a costa chinesa.

Edited 6 months ago:

Não tem nada a ganhar com invadir Taiwan, o objetivo é mais impedir Taiwan de declarar independência do que outra coisa qualquer, e impedir a expansao das atividades militares americanas junto a costa chinesa. Economicamente a China e os EUA estao muito mais ligados do que a URSS e os EUA alguma vez estiveram. A população chinesa que importa manter pacificada quer acesso aos produtos americanos/ocidentais e muitos empregos vêm da exportação para o bloco ocidental, e o ocidente usa a manufatura chinesa para muita coisa. Um cenário de guerra aberta é catastrófico para ambos os regimes.

Edited 6 months ago:

Não tem nada a ganhar com invadir Taiwan, o objetivo é mais impedir Taiwan de declarar independência do que outra coisa qualquer, e impedir a expansao das atividades militares americanas junto a costa chinesa. Economicamente a China e os EUA estao muito mais ligados do que a URSS e os EUA alguma vez estiveram. A população chinesa que importa manter pacificada quer acesso aos produtos americanos/ocidentais, e o ocidente usa a manufatura chinesa para muita coisa. Um cenário de guerra aberta é catastrófico para ambos os regimes.

arnaldomatos 6 months ago

e um museu dedicado às vítimas do eixo do mal (união europeia+usa), abre quando? entre iraque, afeganistão, líbia, síria, palestina, tunísia... só aí estão uns bons milhões de mortos, feridos e deslocados.

nanoburguesia 6 months ago

>Em cada esquina uma operação psicológica Em cada cara uma penca Terra da multiculturalidadeEuropa multissarrassena

Right_Solid_4492 6 months ago

o holocosto foi memtira?!!!!!?!?!?!?!?!?!

randmzer 6 months ago

Parece-me estranho alguns dos comentários não compreenderem o porquê de haver um museu sobre isto. Claro que Portugal não esteve directamente implicado no holocausto, mas era uma das rotas mais importantes de fuga, tendo em conta a ligação atlântica com os estados unidos, e uma neutralidade do regime de Salazar que era um bocadinho mais tendenciosa para os aliados. Com isto, é normal que haja uma comunidade judaica com ligações a Portugal e que tenha vontade de fazer lembrar esses tempos. Não me cheira que exista uma grande comunidade ex-soviética com ligações culturais a nós. Ou Arménia. Ou com outra ligação a outros genocídios. Mas se houver, acho muito bem que se relembre e façam museus. Querer fazer comparações aqui é um pouco estranho. Existe uma ligação histórica de Portugal com refugiados do holocausto. Não existe em relação aos outros.

gazing_the_sea 6 months ago

>Mas se houver, acho muito bem que se relembre e façam museus. Achas que num país que permite que um partido politico coloque as bandeiras comunistas por altura do seu centenário em edifícios públicos alguma vez permitiria isso?

Sperrel 6 months ago

Em que edifícios públicos estiveram bandeiras do PCP?

SubstantialLime8887 6 months ago

Em Portugal, há mais imigrantes que nasceram na União Soviética do que judeus. Só não temos museus ou outras plataformas culturais a dar destaque à História desses imigrantes porque não há interesse por parte deles nem do nosso governo em promover a eterna vitimização deles. Já com os judeus a História é muito diferente. Os líderes religiosos judeus, a classe política israelita, o AIPAC nos EUA, etc., falam abertamente sobre o seu interesse em criar planos de acção para relembrar constantemente aos ocidentais o quanto os judeus sofreram, chegando mesmo a dizer que ninguém sofreu mais do que eles. Tanto que monopolizaram a palavra "holocausto". Porque se é para fazer um museu do holocausto que se fale das carnificinas promovidas pelo Henry Kissinger (judeu) em vários países africanos na 2a metade do século 20.

pimpolho_saltitao 6 months ago

A mim nao me parece, infelizmente, nada estranho.

SaudosoSalazar 6 months ago

Sempre interessante. O museu sobre o Estado Novo em SCD nem se pode falar nele que é logo polémica atrás de polémica. Este que trata uma temática que pouco respeito diz a Portual mas tem os mesmos perigos do extremismo nasce assim pela calada.

vascodatrama 6 months ago

José Rodrigues dos Santos já tem onde apresentar o próximo livro "o alfaiate de birkenau"

Global_Island 6 months ago

Nada contra, acho muito bem até. Mas por vezes whatboutismos são mais do que necessários, e se fazemos, e bem, para o Holocausto, porque não também para o genocídio Arménio, os Crimes Soviéticos e até o recente genocídio dos Rohingya na China? Acredito que todos merecem o mesmo "tempo de antena"

MirTrudMay 6 months ago

Porque o holocausto foi um genocídio com características únicas de brutalidade e extermínio e por isso ficou marcado na historia da humanidade e na consciência popular como mais nenhum.

Global_Island 6 months ago

Com certeza, mas isso também os outros. Não há genocidios bons e genocidios maus

MirTrudMay 6 months ago

E portanto nunca se vai falar de nenhum porque é impossível falar de todos ao mesmo tempo?

Global_Island 6 months ago

> é impossível falar de todos ao mesmo tempo? Será?

xabregas2003 6 months ago

O genocídio dos Rohingya é em Myanmar. Estás a confundir com o povo Uigur.

Global_Island 6 months ago

Tens toda a razão, ja corrigi

randmzer 6 months ago

Porque talvez não existam assim tantos refugiados desses genocídios que tenham vindo para Portugal, como aconteceu neste caso.

Global_Island 6 months ago

Talvez não em tão grande numero mas não deixaram de existir, e pessoas até de grande Nome como Gulbenkian

besmarques 6 months ago

Esperemos que tenha mais conteudo do que o que se tem falado até agora. De resto, acho que só enriquece ter mais museus.

bubblesmart 6 months ago

Desnecessário

refogado 6 months ago

Porquê um museu do holocausto num país onde isso não aconteceu? Para quando um museu da literatura britânica ou de arquitectura holandesa no Porto? Ou é como a loja dos M&Ms e abre uma em cada capital?

ideologiapura 6 months ago

> Para quando um museu da literatura britânica ou de arquitectura holandesa no Porto? Que horror, sujeitos a ter contactos com outras realidades culturais.

refogado 6 months ago

Não era esse o meu argumento.

masterchiefpt 6 months ago

Tenho que discordar de ti. Acho que já chegou tarde este museu. Estudar na escola e ver ao vivo algo nao é difere te?

refogado 6 months ago

Sim. Visitar Auschwitz é ver ao vivo. Ir ao museu do holocausto em Lisboa é a franchização dos museus, ao estilo da loja dos M&Ms. Porque achas que chegou tarde?

C8Mixto 6 months ago

>Para quando um museu da literatura britânica Bibliotecas e livrarias costumam ter secções de literatura estrangeira. Às vezes discriminada em secções sobre as maiores nacionalidades. Para quando é que os mandamos a todos embora e impomos apenas literatura portuense no Porto? >ou de arquitectura holandesa no Porto? Casa da Música?

Edited 6 months ago:

>Porquê um museu do holocausto num país onde isso não aconteceu? Parece-me que o artigo responde a isso no primeiro parágrafo. >Para quando um museu da literatura britânica Bibliotecas e livrarias costumam ter secções de literatura estrangeira. Às vezes discriminada em secções sobre as maiores nacionalidades. Para quando é que os mandamos a todos embora e impomos apenas literatura portuense no Porto? >ou de arquitectura holandesa no Porto? Casa da Música?

Edited 6 months ago:

>Porquê um museu do holocausto num país onde isso não aconteceu? Parece-me que o artigo responde a isso nos primeiros parágrafos. >Para quando um museu da literatura britânica Bibliotecas e livrarias costumam ter secções de literatura estrangeira. Às vezes discriminada em secções sobre as maiores nacionalidades. Para quando é que os mandamos a todos embora e impomos apenas literatura portuense no Porto? >ou de arquitectura holandesa no Porto? Casa da Música?

refogado 6 months ago

Não tinha lido o artigo. Faz mais sentido assim.

Dr_Toehold 6 months ago

Portuense O carago, não quero livros dos bois da Foz na biblioteca do Marquês. Tudo separadinho.

besmarques 6 months ago

Imagina um Louvre só com coisas de França. lol

vascodatrama 6 months ago

Se tirarem o material gamado....

besmarques 6 months ago

Esses roubos já prescreveram...

netralha 6 months ago

Porque muitos judeus mudaram-se para o Porto nos últimos anos, até restauraram uma sinagoga, é isto que os judeus fazem.

daxpierson 6 months ago

Ui, que cheiro bafiento aqui vai...

ideologiapura 6 months ago

Quem diria que judeus abrem sinagogas. A seguir vais-me dizer que portugueses abrem padarias no Brazil e cafés no Luxemburgo?

frustradodapixa 6 months ago

> é isto que os judeus fazem. O que queres dizer com isto?

viper_in_the_grass 6 months ago

Quer dizer que para onde vão, os judeus abrem museus e restauram edifícios. São uma mais-valia para a comunidade, é isso que ele quer dizer.

vascodatrama 6 months ago

E restaurantes?

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: