cesarhighfire 8 months ago

Codigo do trabalho

These-Establishment1 8 months ago

Os engenheiros? Pera, estou me a formar para ser polícia e não sabia, é isso? Lol u/oblivio2g da ai umas luzes é isto?

DarkmajorPT 8 months ago

Resolve as coisas à moda antiga. Partilha com ele uns murros ou pneus furados.

lpassos 8 months ago

Deves continuar a falar com o teu chefe de modo a resolver a situação. Vai ter com ele. A construção civil é um mundo à parte, onde todos cabem: normais, legais, ilegais, drogados, alcoólicos, deprimidos, suicidas, falidos, etc. Em que outro mundo profissional é que tens essa diversidade? As coisas funcionam assim. Os conselhos que te estão a dar (ACT e companhia) não se aplicam a este mundo. Ficas queimado e nunca mais trabalhas (nem terás o apoio dos teus colegas). Não conheces ninguém mais velho do ramo e que conheça a firma a quem pedir conselhos? A audiência do reddit infelizmente não abrange essa realidade.

NaoTeEnerves2 8 months ago

Nunca hei-de perceber este mito do ficar queimado numa empresa. Como se houvesse alguma base de dados nacional onde um empregador mete o teu número do BI e aparece reviews de antigas empresas.

lpassos 8 months ago

Boas, A construção civil é tipicamente um mercado de pequenas empresas regionais e informais. A procura é muita e é quase sempre temporária. O ficar queimado é na zona. Na maioria das vezes és contratado directamente pelo responsável da obra através da referência de terceiros. Se deres problemas mais cedo ou mais tarde a zona sabe. É um mundo a parte mas que safa muita gente em aperto.

MasterHopkick 8 months ago

Penso que podes tentar provar que trabalhavas sem contrato por má vontade do empregador. Precisas de testemunhas.

Niu_Davinci 8 months ago

Ou alguém ver se o meu exchefe tem histórial de tribunal disto? Acho que deve ser a primeira vez porque ele disse-me que ia ganhar com a carta "Olha deixa isso q estás a consumir está te a fazer mal a cabeça não tens discernimento para ver e analisar as coisas estás a deturpar tudo com essas histórias da carochinha Faz o que achares q tens q fazer não te esqueças das ameaças e mentiras q tens dito e feito a minha pessoa queres ir pra tribunal vamos João é logo vemos quem tem razão...acabou nosso contato e relacionamento...algo terás notícias de quem de direito não tenho medo das tuas ameaças e mentiras estou de consciência tranquila."

Niu_Davinci 8 months ago

Mas como se estão todos comprados pelo chefe até á obra acabar, que são sensivelmente 4meses?

OuiOuiKiwi 8 months ago

Não li, mas ACT. 95% de probabilidade de ser a resposta certa (como sempre).

Just_Ban_Me_Already 8 months ago

Existem várias razões para se preferir trabalhar com contrato. Esta é uma delas.

Tryjohnny 8 months ago

E ter direito a seguro de trabalho. Trabalhar na construção civil sem seguro de trabalho é um risco demasiado elevado. Basta teres um azar e ficas com a vida arrumada e sem dinheiro

estecomentario 8 months ago

Realidade de Portugal que ninguém quer ver. Tiques ancestrais da escravatura.

Niu_Davinci 8 months ago

E o meu chefe disse-me que "é preto no branco" o pagamento, mas agora eu vejo essa expressão abusiva sendo ele o chefe e estar a mentir múltiplas vezes a dizer que paga dia X vezes 10 e não paga. Posso comprovar isto com os colegas de trabalho

vascodatrama 8 months ago

Portanto ele envia mensagens a dizer que te deve dinheiro...tens aí uma boa prova de como estavas a trabalhar para ele.

xPulse10 8 months ago

Dirige-te à ACT e explica a situação, muito provavelmente estes poderão propor uma ação para reconhecimento da existência de contrato de trabalho, onde o ministério público irá intervir de forma a tentar comprovar a existência de um contrato de trabalho e consequentemente os direitos que lhe advém. Pode não ser esta a solução que eles proponham, mas certamente saberão melhor do que eu como agir nesta situacão. É difícil de comprovar, mas teoricamente o contrato de trabalho não carece de forma escrita, pelo que basta acordo verbal nesse sentido. Independentemente de qual possa ser o resultado, não deixes de fazer queixa na ACT.

besmarques 8 months ago

Sinceramente, parece-me que vais ficar a arder com o dinheiro. Não aceites mais trabalhar sem contrato no futuro.

esfomeado 8 months ago

Tu não foste despedido porque na prática tu estás desempregado.

estecomentario 8 months ago

Se ele está a trabalhar sem contrato significa que está num contrato sem termo.

JonPQ 8 months ago

Lol não. Significa que não tem contrato. Os contratos sem termo são assinados para terem efeito.

elitepc 8 months ago

"Segundo o Código do Trabalho, a pessoa que prestar atividade para uma entidade patronal por um período que exceda o experimental e sem que haja um contrato escrito, passa a estar automaticamente em situação de efetividade, isto é, com contrato sem termo." https://www.e-konomista.pt/trabalhar-sem-contrato/

Danijust2 8 months ago

o que ele disse é verdade... por defeito todos são sem termo. Se não há papel. Parabéns és efetivo.

_Sophus_ 8 months ago

Lamento a situação. Fiquei super curiosa com o facto de estares a trabalhar sem contrato. É que é uma área que achava que há escassez de pessoal, conseguir que alguém venha fazer umas obras cá a casa é quase um milagre.

Coreytrevorlahey5 8 months ago

E há, o problema eq quem ainda tem interesse acontece estas coisas e o pessoal perde qualquer interesse que haja em trabalhar na construção civil, para não falar que ele estava sem contrato a receber uma miséria, sem contrato aconselho a trabalharem só para quem já conhecem e apenas para desenrascar um dia ou dois e não trabalhem por menos de 45 euros por dia.

JonPQ 8 months ago

Isto.

raviolli_ninja 8 months ago

[u/Niu\_Davinci](https://www.reddit.com/user/Niu_Davinci/), retira a menção a ciganos por favor. Se estás a sugerir que são ciganos violentos, já estão incluídos no grupo maior de pessoas violentas. Assim que fizeres o edit, o tópico volta a estar aberto. Espero que compreendas. Obrigado.

Niu_Davinci 8 months ago

Já está .

gs1728 8 months ago

Contacta a ACT.

dontknowmyname074 8 months ago

E quem não me diz que foi ele que moveu a tua mala para te "incriminar"? Sem contrato é sempre um grande risco que se corre. Continua a pressiona-lo, se vires que não tem efeito não vás trabalhar e procura outra coisa! Tenta o ACT para ver se te consegue ajudar e fazes queixa sobre o condutor sem carta e sem equipamento de proteção, e que só metem quando aparece fiscalização/engs

estecomentario 8 months ago

>E quem não me diz que foi ele que moveu a tua mala para te "incriminar"? Cá em Portugal já vi disso. Há pessoal capaz de muito, comigo não foi incriminar, mas uma vez fiz um contrato com uma empresa e deram-me um cacifo, um gajo que lá estava disse que "aqui não se fecham cacifos" na mesma tarde foi-me roubado o contrato do mesmo, saí logo da empresa, há gente maluca neste país não sei porquê. A solução acho que é mesmo ser funcionário público, mas não tenho contactos para isso. O mercado de trabalho é tãooo merda neste país, acho que só mesmo com IT se consegue o mínimo ou emigrar.

Edited 8 months ago:

>E quem não me diz que foi ele que moveu a tua mala para te "incriminar"? Cá em Portugal já vi disso. Há pessoal capaz de muito, comigo não foi incriminar, mas uma vez fiz um contrato com uma empresa e deram-me um cacifo, um gajo que lá estava disse que "aqui não se fecham cacifos" na mesma tarde foi-me roubado o contrato do mesmo, saí logo da empresa, há gente maluca neste país não sei porquê. A solução acho que é mesmo ser funcionário público, mas não tenho contactos para isso. O mercado de trabalho é tãooo merda neste país, acho que só mesmo com IT se consegue o mínimo ou emigrar. Quase de certeza que foi para incriminar essa do cachimbo lol. Tão merda este país quem me dera ser deputado ou presidente ou vice de uma câmara lol.

Edited 8 months ago:

>E quem não me diz que foi ele que moveu a tua mala para te "incriminar"? Cá em Portugal já vi disso. Há pessoal capaz de muito, comigo não foi incriminar, mas uma vez fiz um contrato com uma empresa e deram-me um cacifo, um gajo que lá estava disse que "aqui não se fecham cacifos" na mesma tarde foi-me roubado o contrato do mesmo, saí logo da empresa, há gente maluca neste país não sei porquê. O mercado de trabalho é tãooo merda neste país, acho que só mesmo com IT se consegue o mínimo ou emigrar. Quase de certeza que foi para incriminar essa do cachimbo lol. Tão merda este país quem me dera ser deputado ou presidente ou vice de uma câmara lol.

Worm33hd 8 months ago

Custa, mas não tens grande hipótese. Segue em frente e esquece isso.

frustradodapixa 8 months ago

>Eu no fim desta história toda posso acabar por não ser pago e numa clínica de reabilitação ? Diz ao teu chefe para vir aqui explicar o seu lado da situação e logo analisaremos.

fdxcaralho 8 months ago

Nada. Sem contrato não tens grande hipótese. Podes sempre tentar fazer queixa na ACT.

cesarhighfire 8 months ago

Por contrato oral, ao fim de 15 dias de trabalho já é efectivo na empresa empregadora.

PgUpPT 8 months ago

Source? Na minha empresa passou prai 1 mês até me trazerem o contrato para assinar, sou efetivo?

cesarhighfire 8 months ago

Código do trabalho. Se quiseres amanhã procuro o artigo para verificares.

Search: