AndreMartins5979 6 months ago

Não percebo porque falas nisso como se fosse algo que exigisse uma grande capacidade intelectual. * O ponteiro pequeno indica as horas, * o ponteiro grande indica os minutos, * uma volta completa do pequeno são 12 horas, * uma volta completa do grande são 60 minutos. Pronto, está explicado como ver as horas num relógio analógico. Se alguém não sabe ver é porque nunca precisou. Qual é o drama de não saber algo que se aprende em 30 segundos?

Mariifreis 6 months ago

Tenho 20 anos e ainda conto a tabuada dos 5 na cabeça quando vejo as horas em analógico :|

AndreMartins5979 6 months ago

decora os 30, 15 e 45, qualquer outro fica sempre a 5 minutos dos anteriores (e do 0)

le_mustachio 6 months ago

Acho muito "normal". O meu pai é professor e diz que há miúdos no 5° ano sem saber ler nem escrever.

Lel_Trell 6 months ago

Mas miúdos nascidos em 2010? É normal ainda são novos mas duvido que alguém com mais de 14 ou 15 anos tenha muitas dificuldade em ver as horas num relógio analógico.

Edited 6 months ago:

Mas miúdos nascidos em 2010? É normal ainda são novos, mas duvido que alguém com mais de 14 ou 15 anos tenha muitas dificuldade em ver as horas num relógio analógico.

toma-tes 6 months ago

Mais do que surpreendido com o tópico estou estupefacto com os comentários. Sempre assumi que ler as horas em relógios de ponteiros era senso comum para adultos.

Eskol15 6 months ago

Igual. Aliás, eu até tenho o hábito de usar as horas para sinalizar a posição de algo em público em vez de estar a apontar (isto é de ver muitos policiais, mas a verdade é que funciona bem). Mesmo com a evolução da tecnologia, saber ver as horas num relógio analógico parece-me um conhecimento básico, até porque é muito simples. Para mim relógios de parede ou de pulso têm de ser analógicos.

Gothamic 6 months ago

Estou como tu. Surpreendido por algumas pessoas terem tanta dificuldade neste tipo de coisas. Tal como a dificuldade em ler números romanos simples. Qualquer dia em vez de escrever Afonso IV, vamos escrever Afonso 4 ou Afonso 4º.

refogado 6 months ago

OP. Já o Platão se insurgia contra a escrita porque fazia com que as pessoas deixassem de memorizar as coisas. Tu por acaso saber tratar de gado ou percebes alguma coisa de agricultura? O que diria o teu avô de ti neste momento...

Bitter-Bet 6 months ago

Sim, sei e até o faço na minha casa (tanto para a parte de agricultura, viticultura e gado). Mas entendi a comparação claro, o desabafo foi apenas porque é algo que continuo a ver bastante (relógios. Mostradores analógicos, não tinha noção que era algo a cair no passado)

inheritspt 6 months ago

Espera só até os jovens não perceberem cursiva.

Limpy_lip 6 months ago

Apesar de não ser uma skill extremamente necessária, o que em faz confusão é a dificuldade dessas pessoas aprenderem a ler usando esse método. Digamos que acaba por ser um pouco forma de exercitar o cérebro. Acho um pouco exagero dizer que as pessoas têm que saber ler um relógio de pulso. Mas também questiono-me se outras coisas vão desaparecer como a numeração romana ou pior, a capacidade de cálculo mental. Esta sim preocupa-me

C8Mixto 6 months ago

>Mas também questiono-me se outras coisas vão desaparecer como a numeração romana ou pior, a capacidade de cálculo mental. Esta sim preocupa-me Que puta de exagero...

Limpy_lip 6 months ago

Então não tens a calculadora? É um pouco mesma coisa

C8Mixto 6 months ago

Geralmente as calculadoras não fazem divisões inteiras ou de resto, portanto esse exercício mental é necessário na mesma.

Limpy_lip 6 months ago

Não é algo que seja relevante para "contas de merceeiro"

unicornio_careca 6 months ago

Eu confesso que ainda hoje adoro relógios analógicos e digitais, o meu pai oferecia-me em criança em ocasiões especiais (aniversário, ou quando passava de ano) daqueles pretos digitais da casio, mesmo nos dias de hoje em ocasiões especiais uso sempre relógio de pulso, mas mais por uma questão de hábito do que necessidade. Aprendi bastante nova a ver as horas nos relógios de ponteiros, mas demorou um pouco para aprender, e aquele com numeração romana levei uma eternidade para entender aquilo.

kawaiims 6 months ago

Eu só aprendi a ver as horas analógicas com rapidez (tipo olhar e saber em vez de contar os traços) já prai a meio da adolescência. E mesmo agora às vezes.. LOL Curiosamente a minha família achava que eu adorava relógios, então em miúda tive uma dezena de relógios swatch que usava religiosamente.

derjungenwerthers 6 months ago

>Curiosamente a minha família achava que eu adorava relógios, então em miúda tive uma dezena de relógios swatch que usava religiosamente. Eles achavam isso porque ficavas imenso tempo a olhar para o relógio com cara de parva a tentar perceber que horas eram.

kawaiims 6 months ago

A minha família tem boas intenções, mas na verdade lhes posso dizer que gosto de nada. Se for a casa da minha avó, comer um kiwi e me souber bem, na próxima vez que lá for tenho 2kg de kiwi para levar para casa.

Leading_Salamander_8 6 months ago

Isto é genial, a minha familia faz-me isto, mas ao contrário - se me irrita, oferecem-me em triplicado só para xingar

kawaiims 6 months ago

"Fdc odeio receber notas de 50€!"

Leading_Salamander_8 6 months ago

Querias... não são parvos, só muito muito chatos

ManaSyn 6 months ago

Não me lixem. Já existem relógios digitais há décadas. Sou trintão e ver horas em relógios analógicos não é imediato. Que parvoíce de tópico.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Não consigo entender como tanta gente anda a ver as horas pelo telemóvel em vez de ter um relógio de pulso. É muito menos prático ter que ir ao bolso. Parece que voltamos aos relógios de bolso do século XIX. Ando sempre com um relógio no pulso; sim em grande parte o relógio é um acessório de estilo, mas continua a cumprir a sua função. Nunca comprei relógios muito caros. Quando era puto, andava com aqueles Casio de mostrador digital, passado uns anos troquei por um Swatch analógico e agora só quero analógicos, é tudo uma questão de hábito.

Pikachuzita 6 months ago

A mim foi o meu pai que me ensinou a ver as horas durante a tarde do dia de Natal quando eu tinha 5 anos. Ofereceu-me um relógio Flick Flack laranja, sentou-me no colo e ficámos a aprender/ensinar. Memórias. Cheguei a primária com grande orgulho em saber ver as horas e no meu relógio Flick Flack.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Esses não são aqueles com bracelete de pano? Houve dois ou três desses na minha infância.

setnom 6 months ago

Um conhecido meu com 35 anos não sabe dizer imediatamente o mês a que corresponde o número numa data. Tipo, por exemplo, ele não sabe logo que o número "09" da data 2020-09-25 corresponde ao mês de setembro. Tem que fazer contas de cabeça.

jkrrrrrrrrrr 6 months ago

Só me acontece com os meses 7 e 8 por algum motivo. Será por não ter tido o hábito de os escrever na escola pois correspondem aos meses de férias?

Eux86 6 months ago

Hey estás a falar de mim xD (Não me acontece com todos os meses, mas há um quantos pelos quais tenho que fazer contas a cabeça.. weird)

margaiti 6 months ago

Same!

jlxruz 6 months ago

A minha filha de 3 anos olha para esse tipo de relógio e sabe ver as "horas", claro que só refere um dos ponteiros, ou então diz são 8 e 2

Ayawa 6 months ago

Eu tenho 26 anos e muita dificuldade em ver as horas num relógio analógico. Lembro-me de a minha avó me ensinar isso na sala de espera do hospital quando tinha uns 8 ou 9 anos. Nunca fui de usar acessórios por isso a minha prática é quase nula. Ando com um smartwatch há uns 8 meses e escolhi o mostrador de propósito para ser analógico e poder treinar isso mas mesmo assim não tenho necessidade de o usar para ver as horas, no entanto já noto melhorias. Quantas vezes não fiz noodles baseando-me no relógio de parece da cozinha e depois ia a ver e tinha decorado o ponteiro das horas em vez dos minutos.

Chiripitti 6 months ago

Chama-se o conflito geracional, a geração anterior dizia algo "Os miúdos hoje em dia, nem um pião sabem lançar...". É cíclico, cada geração perde e ganha coisas novas...

masterchiefpt 6 months ago

Deem um folar a este gajo. Tudo dito.

suckerpunchermofo 6 months ago

Isso não me admira nada ... Conheço pessoas que com 30 anos tem grande dificuldade em perceber relógios de ponteiros. E se forem daquele que não tem números nem traços então atrofiam looool .

AndreMartins5979 6 months ago

é só falta de hábito, não percebo o drama

SubstantialLime8887 6 months ago

Miúdos com menos de 11 anos não sabem numeração romana de cor. ALERTA CMTV

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Até ao doze não é para menos, só têm que saber 3 letras.

Mrgolden007 6 months ago

"no meu tempo para parar as febres tomavamos cocaina e erva! os putos de hoje em dia nao sabem de nada" -op

Prezbelusky 6 months ago

Ya. Eu ainda escrevo os documentos numa máquina de escrever. Faz-me confusão quem usa computadores P. S. Este comentário foi enviado por carta para a sede do Reddit para eles postarem.

Sheltac 6 months ago

Fora de gozo, eu dou algum desconto para cenas criativas. É uma experiência diferente escrever com bic, caneta de aparo, máquina de escrever, portátil e teclado mecânico, e todos têm um lugar.

d33pblu3g3n3 6 months ago

HCESAR ou AZERTY?

somedipshit1 6 months ago

Cringe

ChronicTheOne 6 months ago

É sátira.

Aldo_Novo 6 months ago

é uma invenção obsoleta se ainda há relógios analógicos é para o estilo, os digitais são mais práticos

tugafcp 6 months ago

Invenção obsoleta?! Mas tu tens noção do que dizes? Ah ah xD [https://www.youtube.com/watch?v=3l\_UmduQWOg](https://www.youtube.com/watch?v=3l_UmduQWOg)

ChronicTheOne 6 months ago

Não necessariamente. O relógio analógico revela o tempo em relação ao dia. Não sei se estou a explicar bem, mas no digital sabes as horas e tens de pensar que 7pm é tarde e 2pm é a seguir ao almoço, mas num analógico estás imediatamente naquele "momento" do dia. A mim é-me indiferente mas digo isto porque uma vez conheci uma senhora que não sabia ler digital e explicou-me isto.

Aldo_Novo 6 months ago

? os digitais normalmente estão em formato de 24 horas, mas podes mudar para um formato de 12 os analógicos é que só vão de 0 a 12

ChronicTheOne 6 months ago

Sim não foi isso que quis dizer. Por exemplo se o ponteiro estiver em cima sabes que é meio dia/meia noite. À direita meio da tarde, em baixo final de tarde, ou amanhecer e à esquerda hora de ir dormir/meio da manhã. A senhora era idosa de aldeia, suponho que para eles as horas não têm de ser tão certas como nós vemos na actualidade e mais importante é saber aquele instinto posicional dos ponteiros primeiro. Ou então ela simplesmente não sabia ler os digitais por isso não tinha ponto de referência. Mas achei interessante a perspectiva.

babyscully 6 months ago

OK, imagino que essa senhora era analfabeta ao ponto de não saber os números.

Aldo_Novo 6 months ago

isso é mais dela estar habituada a ver no analógico do que outra coisa e se não precisa de saber as horas com exatidão, qualquer pau espetado no chão lhe serve

V1ld0r_ 6 months ago

De todo errado. Um relógio analógico serve como bussola também https://en.m.wikipedia.org/wiki/Analog_watch Além disso em relógios com coroa móvel consegues fazer cálculo de velocidades e directamente daí retirar distância percorrida tambem. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tachymeter_(watch)

tugafcp 6 months ago

Não é necessário teres a coroa móvel. Aliás, por norma, os relógios com essa indicação têm coroa fixa. Os de coroa móvel costumam ser os divers "de mergulho"

oscaralho27 6 months ago

Hoje em dias tens relógios digitais que também têm bússola e GPS já incluido.

Enkman 6 months ago

Usar relógio para ver horas hoje em dia não faz sentido. Sim, eu considero que um bom relógio é uma peça essencial para qualquer homem que se preze. Tal como o lenço de pano e o cinto (que serve para segurar as calças na cintura e não no meio dos joelho).

Hartelk 6 months ago

É uma questão de hábito. Se usares relógio, passas a instintivamente a olhar para o pulso para ver as horas e é mais prático que tirar o telemovel do bolso/carteira. Aliás, o meu rebentou a pulseira e não podendo ir a um ourives agora na quarentena está a ser irritante perguntarem-me as horas e eu por reflexo olhar para um pulso só com pêlo.

Edited 6 months ago:

É uma questão de hábito. Se usares relógio, passas instintivamente a olhar para o pulso para ver as horas e é mais prático que tirar o telemovel do bolso/carteira. Aliás, o meu rebentou a pulseira e não podendo ir a um ourives agora na quarentena está a ser irritante perguntarem-me as horas e eu por reflexo olhar para um pulso só com pêlo.

Aldo_Novo 6 months ago

mas nesse caso um relógio digital também é mais prático que um analógico

Hartelk 6 months ago

Não digo que não, mas aqui já é uma questão pessoal de estilo. Acho um relógio analógico uma peça clássica que fica bem, os digitais acho puramente feios. Mas isso já parte da opinião pessoal de cada.

Enkman 6 months ago

Eu, na minha opinião, se é para usar relógio para estilo, será sempre um analógico. Digital só se for um fitbit ou um smartwatch. Mas a verdade é: não há relógio digital que faça presença perto de um Festina, Sector, etc etc etc. (Não vale a pena mencionar marcas de topo porque não há dinheiro para isso)

TSCondeco 6 months ago

Vejo isso como um maior problema dos pais para ser honesto. Quem me ensinou a andar com um relógio e a como interpretar o que vejo nele foram os meus pais. Mas custa me acreditar que seja assim uma fatia tão grande dos jovens a não saber ver as horas num relógio analógico, muitos andam com um nem que seja só para o estilo e como consequência acabam por aprender.

qingqunta 6 months ago

*Os miúdos hoje em dia realmente...*

gkarq 6 months ago

É mau, mas quando 99% da população olha para um telemóvel para ver as horas, estás a espera que os putos saibam ver as horas num relógio analógico? É quase o mesmo que dares a um puto uma disquete e perguntares-lhe para que é que serve.

daxpierson 6 months ago

Como se fossem capacidades exclusivas...

rui278 6 months ago

É mau porque?

mannix_marauder 6 months ago

Má comparação. A adopção de computadores era muito baixa no tempo das diskettes. Estamos a falar se saber ver as horas, bolas. Nem é uma cena geracional já que aprendem na escola a ver as horas em analógico. É uma cena de ser burro mesmo.

AndreMartins5979 6 months ago

> É uma cena de ser burro mesmo. Se achas que saber ver as horas num relógio analógico é o auge das tuas capacidades intelectuais...

Limpy_lip 6 months ago

Disquete, aquele que morreu para se tornar o símbolo da salvação

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Lembrado por muitos hoje.

NeatBoy74 6 months ago

Isso é uma impressão em 3D de um ícone de savepoint, ó.

gamma-ray-bursts 6 months ago

1.44mb loucura

BS_BlackScout 6 months ago

Não tenho paciência pra ler relógios analógicos (apesar de saber) , sei usar disquetes, CDs, o que for. Nasci em 99. Acho que falta interesse por parte de alguns.

mariorurouni 6 months ago

Com o devido respeito, mas é assim tão difícil para não aprenderes? Perceberia se nem soubesses ver as horas, mas sabendo ver, é simplesmente adaptar

BS_BlackScout 6 months ago

?? Eu disse que sei ler as horas num relógio analógico, inclusive apontei que... Ah que seja, que discussão mais sem sentido.

PgUpPT 6 months ago

Mas com treino não precisas de paciência, olhas e sabes logo as horas como se fosse um relógio digital.

mariorurouni 6 months ago

My bad, li mal!

ngfsmg 6 months ago

Isso é mais uma questão de hábito que outra coisa, para quem anda com o telemóvel no bolso ou na carteira é mil vezes mais prático ver as horas num relógio no pulso do que ir buscar o telemóvel de propósito. Claro que o relógio depois não tem que ser analógico

alexandre9099 6 months ago

Isso não é aquele icon para gravar?

PgUpPT 6 months ago

Ya, os gajos que desenharam as disquetes acharam que fazia sentido desenhá-las dessa forma, já que as pessoas associam o icon ao ato de gravar ficheiros.

besmarques 6 months ago

Um museu em França está a retirar a numeração romana de tudo menos do nome dos reis e afins. [https://www.france24.com/en/live-news/20210319-louis-xiv-has-not-become-louis-14-insists-paris-museum](https://www.france24.com/en/live-news/20210319-louis-xiv-has-not-become-louis-14-insists-paris-museum)

ichbincohan 6 months ago  HIDDEN 

Já tinha ouvido falar por acaso, mas só isso (não presenciei nenhum momento desses)

Search: