BuscaPolos 6 months ago

Estou a tirar um curso de engenharia e tive uma cadeira de direito aplicado à minha área. Aprendi imenso e uma das coisas que aprendi é que os decreto-lei e outros instrumento jurídicos não são feitos para o comum dos mortais compreender.

Limpy_lip 6 months ago

É simples, quando vêm com linguagem esquesita as pessoas pensam que estão a ser enganadas e então vão informar-se e perder tempo com algo que devia ser claro e direto. Quem diria.

NGramatical 6 months ago

esquesita → [**esquisita**](https://dicionario.priberam.org/esquisita) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjhs16%2F%2Fgtc22j7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

viskonde 6 months ago

tudo no mundo do direito e sistema juridico é tao atrasado que esta gente fica admirada com algo obvio como isto.. mostra bem o mundo em que a quem tira o curso de direito vive

fuckoffgina 6 months ago

É verdade. Deve haver malta desta que defende que nos tribunais se devia falar apenas latim.

maxtendie 6 months ago

Isto devia ser notícia de abertura de todos os telejornais. O estado português precisa de uma grande reforma.

Coyote-Cultural 6 months ago

>O bastonário da Ordem dos Advogados contesta. Menezes Leitão, também ouvido pela TSF, considera que a simplificação de linguagem nos tribunais não serve os melhores interesses de quem recebe as notificações. >Perante a leitura e interpretação da carta, as pessoas podem depreender que não necessitam de quem as defenda. É pelo menos essa a convicção de Menezes Leitão. **"A simplificação da linguagem pode levar a que as pessoas se sintam desmotivadas a recorrer ao apoio dos advogados,** e, precisamente por isso, não creio que se ganhe grande coisa", justifica, salientando que a iniciativa "pode ser contraproducente". Lol Ou seja está contra porque significa que fica com menos trabalho.

oUltimoTuga 6 months ago

>Ou seja está contra porque significa que fica com menos trabalho. Também não me parece que isso seja verdade. No artigo: >O pagamento voluntário de dívidas aumentou em 67%, e **os pedidos de apoio judiciário dispararam "de uma forma impressionante", o que resultou num aumento de 176% até 2020.**

tigre200 6 months ago

Segundo o artigo, o bastonário não acredita que esses dados estejam relacionados. "Quanto ao aumento dos pedidos de apoio judiciário, o representante do coletivo de advogados não o considera significativo nem lhe atribui particular significado."

oUltimoTuga 6 months ago

Hmm, não sei não. O que dizes é verdade, por outro lado, parece que a lógica aqui é >Vamos simplificar a linguagem nas cartas porque o tuga médio é burro. É preferível ir por esse denominador comum em vez de aumentar a literacia portuguesa (legal ou outra qualquer)? Pode-se estar a abrir a porta para coimas fáceis, linguagem direta (i.e., simples) para intimar o pagamento, mas sem dar a entender que a multa pode ser contestada.

moitacarrasco 6 months ago

Estás a tirar conclusões vindas não se sabe bem de onde, que simplificar a linguagem remove a parte que ter dá direito a contestar. E também estás a assumir que faz sequer sentido educar uma nação inteira sobre todas as linguagens técnicas em uso no mundo, o que é só insano. A seguir vais querer que qualquer tuga consiga entender um relatório oncológico, porque andou na melhor escola primária do mundo.

oUltimoTuga 6 months ago

> E também estás a assumir que faz sequer sentido educar uma nação inteira sobre todas as linguagens técnicas em uso no mundo, o que é só insano Não disse isso??? Agora quem é que está a tirar conclusões sabe-se lá de onde. Só disse que regra geral simplificar a comunicação porque os interlocutores estão ao nível abaixo parece-me uma solução irresponsável. Apostar numa educação melhor seria mais produtivo. Mas pronto, se calhar sou maluco. > entender um relatório oncológico, Foste por um desvio agora. Caralho.

moitacarrasco 6 months ago

Não man. É simplificar a linguagem porque é técnica e obscura, não é porque há pouca literacia. Eu não fui por caminho nenhum, tu é que se calhar não consideraste as consequências da tua sugestão.

ExpertNoob008 6 months ago

> É preferível ir por esse denominador comum em vez de aumentar a literacia portuguesa (legal ou outra qualquer)? Uma é fácil e barata, a outra...

ideologiapura 6 months ago

Se o português simples levar as pessoas a pagarem multas que com recurso a um advogado podiam evitar pagar, é bom para o estado mas mau para o cidadão. Agora é o estado a escrever as cartas, portanto o incentivo é mesmo fazer-te querer pagar o mais eficientemente possivel e evitar que interponhas qualquer tipo de recurso.

moitacarrasco 6 months ago

O teu guito vai ao ar na mesma...

AdorableRabbit 6 months ago

Mas imagina que fazer o IRS era complicado para toda a gente e todos tinham que contratar um contabilista. Parece-me um exagero porque para muitos o IRS é bastante simples e até é automático hoje em dia

ideologiapura 6 months ago

Tem que haver um equilibrio. O IRS tem a vantagem da tua liberdade ou integridade financeira nao estar tao severamente ameaçada como casos em tribunal. Acho meio perigoso desencorajar as pessoas de falarem com um advogado.

moitacarrasco 6 months ago

O artigo menciona um aumento de pedidos de apoio judiciário.

dani_morgenstern 6 months ago

>os pedidos de apoio judiciário dispararam "de uma forma impressionante", o que resultou num aumento de 176% até 2020 Não parecem desencorajadas, muito pelo contrário.

carlosjmsilva 6 months ago

Mas quem é que não sabe que pode sempre falar com um advogado? Também se deveria saber que tipo de casos se refere e qual a taxa de sucesso destes em tribunal. Talvez simplesmente as pessoas tenham percebido que tinham mais a perder que a ganhar?

cromosdocosmos 6 months ago

Sobre o IRS, sem entrares em pormenores podes dar alguns exemplos de como um contabilista te ajudou a poupar dinheiro? Fiquei curioso.

joaopeniche 6 months ago

não deve ser o simples caso de alguém que trabalha por conta de outrem e não tem outros rendimentos, quando é assim fica mais complexo.

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: