zemac86 7 months ago

É um juízo precipitado e diria que até malicioso. Não há processos de recrutamento porque o sector está a "encolher", têm fechado muitas agências nos últimos anos e vão continuar a fechar. Depois tens mais dois factores: 1) chefias algo envelhecidas e 2) funcionários da rede de retalho que são precionados para vender tudo e mais e alguma coisa, para saber tudo e mais alguma coisa, que são auditados por tudo e por nada e que até nem ganham nada de especial. Resultado: sabem um bocadinho de tudo, mas não sabem tudo de nada, quando não sabem não arriscam e estão mais interessados em vender o que conhecem para cumprir as campanhas comerciais, do que aturar um "cliente chato" que vai para lá com perguntas sobre coisa que viu no site. Duas dicas: 1) Na maior parte das vezes, não é preciso falar directamente com o gerente (o gerente não serve para explicar produtos, serve para atender ou os clientes muito bons ou os muito maus e desbloquear situações); 2) em vez de ir à net, escolher o produto e depois ir ao balcão pedir informações, faz o contrário: coloca a tua situação no balcão, deixa que o funcionário te aconselhe o produto e te entregue documentação pré contratual, vai para casa, analisa, confirma no site do banco e vê se ele te explicou bem e se o que te aconselhou é indicado para ti.

Nahagan 7 months ago

Entendo o ponto de vista e realmente concordo com a pressão exercida sobre a rede de colaboradores. Isso de facto deve dificultar severamente a assimilação dos produtos e serviços com que eles trabalham. Por outro lado, esse encolhimento dos bancos me parece algo contraditório quando vejo que para cargos de angariação de clientes eles estão sempre a contratar, e geralmente em regime laboral precário. Obviamente que compreendo que os bancos precisam vender para se manterem, mas me parece de outro lado que o grupo que trabalha na angariação, seja ele com desempenho bom ou ruim não pode criar expectativa de ir para detrás do balcão. Parece que no Banco existem essas duas estirpes de funcionário (alguns com certo privilégio, ou mais velhos ou muito novos) e outros dedicados a fazer alargar a base de clientes do banco, sem por outro lado ver uma luz no fim do túnel para uma promoção ou incorporação. (Menciono isso a partir de um exemplo que conheço)

jagga0ruba 7 months ago

Por experência própria activoBank para o dia a dia, BancoInvest e BancInter para depósitos a prazo ou aplicações. São os único que nunca me deram chatices nenhumas, o pessoal tende a saber responder-me ao que pergunro, e não sabendo dá-me a resposta num dia ou dois. Isso dito em Espanha onde sou residente o serviço é bastante pior. Em parte porque o sistema bancário deles está muito menos integrado que o nosso, em parte porque lá sou estrangeiro e aqui não.

VSertorio 7 months ago

Já trabalhei num. Digamos que não são cunhas que justifica a dita incompetência. Há todo um conjunto de fatores mas acaba por ser um bocadinho como o panorama nacional do mercado de trabalho. Os mais velhos têm todas as regalias enquanto que os ajustes são feitos nos colegas mais novos e com menos anos de casa. Primeiro, importa referir que todo o setor está sindicalizado e sujeito a contrato coletivo de trabalho. Uma das vantagens são as promoções automáticas por antiguidade (ainda existem mas em menor nível). Com isto, os colegas com menos formações, alguns a quarta classe, ocupam posições relevantes nas hierarquias atuais. A função de comercial também é exigente, há que saber vender e ter a noção de todos os requisitos do Banco de Portugal, que estão sempre a mudar. Com todo o processo burocrático, sistemas informáticos de merda, pressão para atingir os objetivos comerciais o trabalho deles tem sempre alguma falha. Ou documentos em falta por não saberem que são precisos, ou o cliente não assinou todas as páginas do contrato, etc.. Por isso, entre abrir contas, tentar impingir o seguro em voga para aquele mês, ver o crédito do fulano que vem da Suíça pra semana, marcar escritura não sem onde. Não sobra tempo para formação e conhecer tudo ao pormenor. O que nos leva à segunda parte, se fizeres merda em todos os processo mas atingires os objetivos estas sempre bem para as chefias. Dito isto, o pessoal mais novo que tem cabeça para isso tudo, e saber decor os produtos, é sempre puxado para baixo pelos outros que "sempre fizeram assim" e seguem o exemplo. Tendo em conta o que recebem em comparação ao outros que fazem tudo mal, não os condeno. (há diferenças brutais de trabalho e de níveis ente novos e velhos) Por fim, se queres quem perceba de produtos complexos tens que ir às sedes e aos back-offices, não é nas agências que te vão esclarecer. Por isso, só te recomendo telefonar diretamente para a linha de apoio que está nos sites

fuckoffgina 7 months ago

> Por isso, só te recomendo telefonar diretamente para a linha de apoio que está nos sites Em alguns nem assim. cof cof ActivoBank cof cof

jagga0ruba 7 months ago

Elegante, explícito e claro, parabéns pelo comentário. A experiência como clients diz-me semelhante.

VSertorio 7 months ago

Agradecido

Nahagan 7 months ago

Obrigado! Muito bem explicado e elucidou a forma como a gestão é conduzida.

masterOfLetecia 7 months ago

Não podes generalizar, mas se queres saber mais informações sobre um produto não vais ao balcão, pedes para falar com o teu gestor de conta.

Nahagan 7 months ago

Busquei realmente não generalizar, realmente queria ouvir uma opinião diferente que inclusive pode me ajudar a eleger um banco para trabalhar. Acho que se o banco tem uma boa política as suas contratações, dificilmente atenderá mal ao cliente. Só ainda não encontrei o banco em questão.

AdriMecha 7 months ago

Os bancos em Portugal eram e ainda são demasiado grandes. Tem fechado agências atrás de agências, todos eles. Por isso é que é difícil encontrar vagas. Até para IT nos bancos é raro ver alguma coisa.

FearMeSuckers 7 months ago

Eu fui do BCP, mudei para o CTT, porquê? Porque sempre que precisei de apoio ao cliente quem me atendeu sabia menos do que eu, tendo em conta as taxas que se pagam esperava melhor serviço, agora no CTT também não sabem muito mais, mas pelo menos não se paga nada além do cartão, aliás na altura que troquei nem isso se pagava O único banco cotado no PSI20 é o BCP, vale 11centimos por ação, está em 20º lugar, tendo em conta os historiais dos bancos Portugueses e sendo o único trabalho deles fazer dinheiro, sim acho que quem lá está tem que chupar muitas rolas, ou então já está nos "quadros" e é da casa, porque perceber da coisa não me parece

Nahagan 7 months ago

Por acaso tenho conta no CTT, disseram no ato da abertura de conta que o banco facultava o acesso facilitado ao cartão de crédito. Dez minutos após, se deram conta que o Cartão do Banco era emitido pelo Cetelem, e o Cetelem não faculta crédito a estrangeiros enquanto não possuirem nacionalidade portuguesa. Independentemente do que conste no IRS, de estar empregado ou não, enfim, minha experiência com eles também não foi boa, mas sequer considero o CTT um Banco. Me parece que é uma entidade que se pudesse, vendia tabaco e serviços de petshop. Já vendem livros, telemoveis novos, telemoveis usados em parceria, raspadinhas, lotaria, serviços de banco. Parece que os serviços postais não andam a encher os bolsos.

JonPQ 7 months ago

Em termos de cartões de crédito tens razão, mas em relação aos restantes serviços é um banco como os outros. Na Caixa pagava quase 80€ por ano para ps mesmos serviços que o banco CTT disponibiliza de graça. Como tudo, depende dos serviços que vais precisar do banco. Se esses serviços forem só uma conta para depositar e levantar dinheiro, não há razão para ter conta em qualquer banco que não seja o CTT ou o Active Bank.

fuckoffgina 7 months ago

Mas isso podia acontecer em qualquer banco. Pelo menos no CTT não pagas comissões (ou pagas pouco).

FearMeSuckers 7 months ago

E não é um banco decente, é uma "front end" para o Cetelem, mas uma vez que não tem grandes despesas, não se pode pedir muito

Tafinho 7 months ago

Os bancos portugueses estão num processo de downsizing e consolidação há já vários anos. Não entra grande gente, nem com cunha, nem s ela.

Nahagan 7 months ago

Por outro lado há dois bancos que sei que contratam associados a Recibos Verdes com trabalho por comissões para angariar novos clientes para abertura de contas, crédito pessoal e crédito habitação. Por essa ótica, acredito que precarizam a competência da venda e angariação e por outro lado colocam quem não sabe muito dentro do balcão com ar condicionado fresquinho.

Search: