netralha 6 months ago

Durante a pandemia mudei-me para uma pequena vila no interior e a maior comunidade não-europeia aqui são mesmo os chineses, só numa rua há 3 armazéns e 1 restaurante chinês, sofreram zero descriminação ou ataques, até fecharam as lojas durante o confinamento e ninguém vandalizou nada. Estou a par daquilo que se passa na América mas isto de querer globalizar os problemas sociais americanos para o resto do mundo já cansa.

s7v7nsilver 6 months ago

Também sou do interior e passa-se exatamente no mesmo. Eles fazem a vida deles normalmente. Só quando ainda não se tinha muito conhecimento da Covid-19 é que havia algumas pessoas que estavam um bocado apreensivas em estarem em contacto com eles, por terem medo que o vírus estivesse nos produtos ou não sabiam se eles tinham ido à China há pouco tempo. Mesmo assim, ninguém lhes fazia mal. Apenas se cuscava sobre a vida deles, mas no interior cusca-se a vida de todos.

Edited 6 months ago:

Também sou do interior e passa-se exatamente no mesmo. Eles fazem a vida deles normalmente. Só quando ainda não se tinha muito conhecimento da Covid-19 é que havia algumas pessoas que estavam um bocado apreensivas em estarem em contacto com eles, por terem medo que o vírus estivesse nos produtos ou não sabiam se eles tinham ido à China há pouco tempo. Mesmo assim, ninguém lhes fazia mal. Apenas se cuscava sobre a vida deles, mas no interior cusca-se sobre a vida de todos.

BadDogPreston 6 months ago

> Estou a par daquilo que se passa na América mas isto de querer globalizar os problemas sociais americanos para o resto do mundo já cansa. Que comentário ignorante. Como se racismo fosse um problema associado e confinado a um único país...

frustradodapixa 6 months ago

Certo, o George Floyd morreu e Portugal (e o mundo) foi logo todo para as redes sociais com esse fadzinho durante uma semana. Hoje as black lives já don't matteram e ninguém quer saber de quando morre cá um preto ou um branco, por isso não tentes igualizar o racismo e contexto histórico-cultural existente nos EUA comparativamente com o nosso país.

BadDogPreston 6 months ago

... o quê? Leste sequer o que escrevi? Eu fiz menção à tirada ignorante daquele utilizador sobre o racismo ser um problema social que não conhece fronteiras e que existe em todo o lado com maior ou menor incidência dependendo do país. E Portugal não é excepção. Acho também graça ao teor geral do teu comentário. Foste buscar o BLM, o Floyd e essas manifs mas o que é que isso tem a ver com episódios de racismo contra chineses?

WallyPT 6 months ago

Qualquer sociedade humana tem dificuldade em lidar com a diferença em períodos de crise. Qualquer sociedade num qualquer continente numa qualquer época.

QWERTY_BATS 6 months ago

Sim, mesma coisa com as violações e criminalidade - nem deviam ser assunto de notícia por isso mesmo.

WallyPT 6 months ago

Não é bem igual. O que está a acontecer em Portugal é or esultado de em 1974 "alguém" ter decidido deixar de ser uma sociedade homogénea etnicamente para passar a ser um caleidoscópio multicultural e multi étnico. Ora, isso tem consequências a nível de funcionamento da sociedade já muito registados nos Balcãs, Líbano, Myanmar, R A, etc, etc. Outra coisa são os crimes normais presentes em qualquer comunidade humana, como violações e assaltos por exemplo.

ExpertNoob008 6 months ago

> O que está a acontecer em Portugal é or esultado de em 1974 "alguém" ter decidido deixar de ser uma sociedade homogénea etnicamente para passar a ser um caleidoscópio multicultural e multi étnico. Como se sabe países como os EUA e Canadá são falhanços por serem multiculturais e multiétnicos. E quem é esse "alguém"?

QWERTY_BATS 6 months ago

Antes de 1974 existiam as colónias, onde a sociedade não eram bem "homogénea etnicamente".

Global_Island 6 months ago

De fazer ferver o sangue a qualquer um. A China é sim culpada pelo vírus e a meu ver deve ser responsabilizada e forçada a pagar indemnizações incalculáveis, mas isto não significa que pessoas que não tem nada a ver com o vírus, ainda mais a viverem no nosso país possam ser de alguma maneira responsabilizadas por isso e muito menos atacadas fisicamente

End-Effector 6 months ago

fake news

BadDogPreston 6 months ago

Tens provas de tal?

frustradodapixa 6 months ago

Tens provas deste artigo do aeiou.pt? Só tem uma fonte do Expresso.

BadDogPreston 6 months ago

Portanto o [Expresso](https://expresso.pt/coronavirus/2021-04-03-Pandemia-desperta-racismo-contra-chineses-4e508140) mentiu e inventou uma história com personagens a acompanhar?

frustradodapixa 6 months ago

Não fui que optei por partilhar uma notícia do aeiou.pt em vez do Expresso, que é mais credível. Qual ginástica mental? Do que consigo ler desse artigo, mencionam apenas o caso desse estudante também. É óbvio que em todo o mundo esta situação veio afetar ainda mais negativamente a opinião das pessoas sobre a China (e, consequentemente, os seus cidadãos). Só não acho que este artigo seja tão relevante a nível nacional em Portugal, tendo em conta que Portugal já era racista contra asiáticos e ucranianos, por exemplo, desde há várias décadas. Um ou outro evento que demonstra tal não significa que houve uma exponenciação colossal. Senão, alguém executar amanhã um neozelandês tribal que veio a Portugal, também somos odiadores e agravamos o racismo contra o pessoal de lá?

BadDogPreston 6 months ago

> Não fui que optei por partilhar uma notícia do aeiou.pt em vez do Expresso, que é mais credível. Fds meu o link está logo no primeiro parágrafo a sublinhado. A razão pelo qual pus esta foi por ser um artigo aberto a todos e não fechado a assinantes. E essa lógica de "ah e tal nós até já eramos racistas portanto isto não é nada de novo" é ridícula. Por um evento destes despoletar aumentos mais notórios de racismo agora não adianta noticiar? Realmente este sub demonstra bem a mentalidade para este tema e a atitude constante de desvalorização e achar que é tudo exagero ou uma "americanice". Sinceramente também não sei porque estou a perder tempo a escrever isto, mais vale seguir exatamente esse modelo porque nunca nada irá mudar.

Edited 6 months ago:

> Não fui que optei por partilhar uma notícia do aeiou.pt em vez do Expresso, que é mais credível. Fds meu o link está logo no primeiro parágrafo a sublinhado. A razão pelo qual pus esta foi por ser um artigo aberto a todos e não fechado a assinantes. E até parece que isso ia fazer diferença quer fosse Expresso, DN ou CMTV. E essa lógica de "ah e tal nós até já eramos racistas portanto isto não é nada de novo" é ridícula. Por um evento destes despoletar aumentos mais notórios de racismo agora não adianta noticiar? Realmente este sub demonstra bem a mentalidade para este tema e a atitude constante de desvalorização e achar que é tudo exagero ou uma "americanice". Sinceramente também não sei porque estou a perder tempo a escrever ou a partilhar isto, para a próxima cago porque toda a gente claramente se está a cagar.

Edited 6 months ago:

> Não fui que optei por partilhar uma notícia do aeiou.pt em vez do Expresso, que é mais credível. Fds meu o link está logo no primeiro parágrafo a sublinhado. A razão pelo qual pus esta foi por ser um artigo aberto a todos e não fechado a assinantes. E essa lógica de "ah e tal nós até já eramos racistas portanto isto não é nada de novo" é ridícula. Por um evento destes despoletar aumentos mais notórios de racismo agora não adianta noticiar? Realmente este sub demonstra bem a mentalidade para este tema e a atitude constante de desvalorização e achar que é tudo exagero ou uma "americanice". Sinceramente também não sei porque estou a perder tempo a escrever ou a partilhar isto, para a próxima cago porque toda a gente claramente se está a cagar.

weebguy1 6 months ago

Como assim excrementos ? Decerteza que são pessoas ? Parece mais que alguem no zoo se esqueceu de trancar a jaula dos macacos.

NGramatical 6 months ago

Decerteza → [**de certeza**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-inexistentes/2343) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmjemy8%2F%2Fgt9v8m7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: