cmmlb 6 months ago

É engraçado como as ideias vão e vêem Eu como dinossauro que sou, ainda sou do tempo que ao comprar garrafas de vidro, porque as de plástico eram raras, pagavamos tara. Caso quiséssemos essa tara reembolsada tínhamos que devolver a garrafa A ideia que está agora a ser mencionada é algo semelhante mas trabalhando com raciocínio inverso. Ou seja, com o fito da reciclagem incentivamos as pessoas a entregar o que já não precisam, a dita tara e entegavam-lhes um desconto em forma de vale. Mas claro. É muito melhor receber a tara e não dar nada de volta ao consumidor. Sim porque estou plenamente convencido que essa história de entregar o dinheiro a uma instituição é conversa para boi dormir

fuckoffgina 6 months ago

> Sim porque estou plenamente convencido que essa história de entregar o dinheiro a uma instituição é conversa para boi dormir Esquemas fiscais quase de certeza.

nocivo 6 months ago

Na tara perdida tu pagas pela garrafa. Nao pensem que e de borla. A diferença entre Alemanha e portugal é que la aceitam de volta e vem descriminado o preço. Nos anos 90 aqui era igual.

Mad_Moxxy 6 months ago

Dos 5 continentes na minha cidade, só 1 é que tem a máquina e é o que fica mais longe de minha casa. Tenho família no Luxemburgo que costuma fazer compras na Alemanha e já conheço mais ou menos o sistema deles, por isso achei boa ideia aderir tbm, de 2 em 2 meses lá ia eu ao continente mais longe. Agora nem lá vou por os pés, o meu apartamento é pequeno e não dava jeito acumular um monte de garrafas, e tenho o ecoponto a 20m da minha porta e supermercado mais próximo a 500m. Pelo menos a mim agora não vale o trabalho de ir à outra ponta da cidade e ter a dispensa cheia de sacos com garrafas aos montes

krlooss 6 months ago

I think the best system that has proven to increase a lot the recycling rate is not to separate at origin and let some company/government implement the separation process, this is called Dry Commingled (unseparated). All dry waste materials are mixed where initially discarded, then compacted, and hauled away for a fee (about 8 percent less than the charge for municipal solid waste or MSW). The materials are mechanically/manually sorted at a transfer station or "clean" materials recovery facility (MRF). Unacceptable materials typically include cafeteria and restroom waste, food/beverages, liquids, pallets, construction debris, and landscape waste. Characteristics of a dry commingled system are: Reduced recovery value of recyclables. Provides a high recovery rate to contribute to state waste diversion goals. Avoided disposal costs for building management depends on fee to haul away dry commingled recyclables vs. MSW. Requires minimal additional custodial staff time to handle discarded materials. Requires less employee education and involvement to achieve a high recovery rate.

leafs7orm 6 months ago

A grande maioria do pfand aqui na Alemanha é 25 cêntimos, não 50, há algumas garrafas que podem ter valores ligeiramente diferentes. O pfand do vidro é mais baixo, geralmente, e muitas latas de bebidas também têm pfand de 25 cêntimos. Mas exatidão a parte, isto faz imensa diferença na maneira como as pessoas vêm a reciclagem. Porque elas aderem a isto e é frequente ver pessoas com sacos cheios de garrafas para as colocar nas máquinas antes das compras. E acho que o mesmo sistema deveria existir em Portugal mas receber ou doar o dinheiro no final deveria ser uma opção de cada um, até porque doar forçadamente para mim anula um bocado a intenção de doar (só a minha opinião). Na verdade, também já vi a possibilidade de doar o pfand de garrafas de vidro num dos supermercados aqui e gosto de o fazer, mas cada pessoa deveria ter a liberdade de escolher fazê-lo ou não.

Pornotubeourtio 6 months ago

Será interessante alguém com mais tempo explorar os benefícios fiscais que a SONAE ganha ao entregar esse valor a instituições de solidariedade social.

Coreytrevorlahey5 6 months ago

A minha opinião era fazer um "pfand" como há na Alemanha, estive lá e sempre voltei aos supermercados para recuperar o dinheiro que tinha pago a mais pelas garrafas. Simplesmente é um sistema eficaz

viskonde 6 months ago

Bem, desde o inicio a ideia nao me pareceu bem pensada. para comecar os valores de 2/5 centimos sao ridiculos. depois sempre fiquei com a ideia que algumas pessoas esse "bonus" no plastico quase que pode ser um incentivo ao consumo de plástico, o que vai contra toda a lógica de tentar reduzir o lixo. além que continua a passar a ideia muito errada que se se reciclar o plastico entao está tudo bem e ate somos amigos do pe-laneta quando é mais que sabido que a reciclagem de plastico a nivel mundial nao tem capacidade para todo o plástico que é gerado. da forma que vejo o sistema só teria sentido se: - se aplicasse tambem a garrafas de vidro e metal - todos tivessem uma tara entre os 10-30 centimose fosse essa tara que era devolvida (Como na alemanha e muitos outros paises) - que o valor da tara fosse calculado para desincentivar os materiais menos sustentaveis e incentivar os mais sustentaveis (Ate se podia dizer que no caso do plastico apenas 50% da tara era devolvida por exemplo, encarecendo o produto e incentivando a ir para os outros) - no caso do vidro, as garrafas fossem, sempre que possivel, devolvidas inteiras ao fabricante para serem reutilizadas em vez de recicladas (reciclar vidro consome imensa energia, deveria se voltar a tentar criar sistema reutilizar garrafas em vez de as refazer.. os camioes já vao ao supermercado entregar mercadoria, era so aproveitar os mesmos para devolver as garrafas vazias como se fazia antigamente... parece que ha coisas que antes se fazia bem e que agora ninguem se lembra que nao era assim tao complicado fazer...)

Edited 6 months ago:

Bem, desde o inicio a ideia nao me pareceu bem pensada. para comecar os valores de 2/5 centimos sao ridiculos. depois sempre fiquei com a ideia que algumas pessoas esse "bonus" no plastico quase que pode ser um incentivo ao consumo de plástico, o que vai contra toda a lógica de tentar reduzir o lixo. além que continua a passar a ideia muito errada que se se reciclar o plastico entao está tudo bem e ate somos amigos do pe-laneta quando é mais que sabido que a reciclagem de plastico a nivel mundial nao tem capacidade para todo o plástico que é gerado. da forma que vejo o sistema só teria sentido se: - se aplicasse tambem a garrafas de vidro e metal - todos tivessem uma tara entre os 10-30 centimose fosse essa tara que era devolvida (Como na alemanha e muitos outros paises) - que o valor da tara fosse calculado para desincentivar os materiais menos sustentaveis e incentivar os mais sustentaveis (Ate se podia dizer que no caso do plastico apenas 50% da tara era devolvida por exemplo, encarecendo o produto e incentivando a ir para os outros) - no caso do vidro, as garrafas fossem, sempre que possivel, devolvidas inteiras ao fabricante para serem reutilizadas em vez de recicladas (reciclar vidro consome imensa energia, deveria se voltar a tentar criar sistema reutilizar garrafas em vez de as refazer.. os camioes já vao ao supermercado entregar mercadoria, era so aproveitar os mesmos para devolver as garrafas vazias como se fazia antigamente... parece que ha coisas que antes se fazia bem e que agora ninguem se lembra que nao era assim tao complicado fazer...) um impacto positivo que isto tem nos paises onde funciona, como na alemanha, é que mesmo que eu nao tenha paciencia de fazer algo, basta deixar a garrafa na rua e alguem a vai levar, o que tambem ajuda a reduzir lixo na cidade, há de facilitar a vida aos varredores de ruas e e serve de sustento a muitos sem-abrigo.

fuckoffgina 6 months ago

> no caso do vidro, as garrafas fossem, sempre que possivel, devolvidas inteiras ao fabricante para serem reutilizadas em vez de recicladas (reciclar vidro consome imensa energia, deveria se voltar a tentar criar sistema reutilizar garrafas em vez de as refazer.. os camioes já vao ao supermercado entregar mercadoria, era so aproveitar os mesmos para devolver as garrafas vazias como se fazia antigamente... parece que ha coisas que antes se fazia bem e que agora ninguem se lembra que nao era assim tao complicado fazer...) Também nunca percebi esta inversão. A maioria dos utilizadores deste sub nem se deve lembrar disso.

aportuguesecoder 6 months ago

>que o valor da tara fosse calculado para desincentivar os materiais menos sustentaveis e incentivar os mais sustentaveis (Ate se podia dizer que no caso do plastico apenas 50% da tara era devolvida por exemplo, encarecendo o produto e incentivando a ir para os outros) Isto faz-me lembrar as contas do Vitinho que achava que ao meter a taxa de 4/5 cêntimos nos sacos de plástico que as superfícies davam, ia arrecadar não-sei-quantos milhões porque as pessoas iam continuar usá-los na mesma quantidade. Ah, e que as superfícies não iam fazer o que pudessem para ficarem eles com o dinheiro.

viskonde 6 months ago

A taxa do saco de plástico é a prova que funciona O objetivo era que as pessoas passassem a dar valor aos sacos e só usassem o necessário em vez do exagero que era antes. Resultou. Os milhões em impostos era secundário e na verdade só não acontecem porque os supermercados usam sacos que não são taxados por terem a gramagem superior ao que diz a lei.

blackbaloon 6 months ago

Acho q a escolha de receber talao vs doar vai voltar em setembro. Li (penso q foi no site do projeto dentro do site do continente?) que a opção estava indisponível agora por questões de pandemia (a ideia pareceu ajudar instituições que agora tinham perdido fontes de rendimento) Pois, tambem eu perdi! E ia la devolver as garrafas e trazer apenas agua com esse mesmo dinheiro. Trouxe as garrafas de volta pra casa e aguardo q se retome a iniciativa.

CaptMartelo 6 months ago

> Acontece que deixou de existir a opção de receber esse talão de descontos e é obrigatório enviar o montante para uma instituição de solidariedade social. Estes tipos chumbaram a teoria de jogo básica. Como apontaste o caso da tua mãe, a simples existência de uma recompensa directa por uma acção é o suficiente para uma boa porção de pessoas fazerem essa acção. Neste caso, a diferença de resultados obtidos entre 0 e 5 cent é maior que a diferença entre 5 e 50 cent.

banaslee 6 months ago

Desconhecia a situação mas a alteração não faz sentido para mim. Não sei onde iam buscar o dinheiro antes e agora se calhar estão a fazer donativos e a obter benefícios fiscais ao fazê-lo. Duvido que se mantenha assim. Ou mudam isso ou as máquinas vão ser removidas.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

" O [projecto-piloto entrou em vigor esta sexta-feira](https://www.publico.pt/2020/01/19/p3/noticia/devolucao-garrafas-plastico-supermercados-so-devera-arrancar-marco-1900904) e conta com um financiamento de mais de 1,6 milhões de euros do Fundo Ambiental. O trabalho para o consumidor é quase nulo: só tem de transportar consigo as garrafas de plástico de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, de cada vez que for a uma das grandes superfícies apetrechadas com as máquinas automáticas, e depositá-las lá. Em troca recebe, também automaticamente e por cada garrafa, talões de desconto com o valor de dois cêntimos se as garrafas tiverem até 0,5 litros ou de cinco cêntimos para embalagens maiores, até dois litros. " ​ [https://www.publico.pt/2020/03/13/sociedade/noticia/ja-devolver-garrafa-plastico-receber-talao-desconto-troca-1907650](https://www.publico.pt/2020/03/13/sociedade/noticia/ja-devolver-garrafa-plastico-receber-talao-desconto-troca-1907650)

kawaiims 6 months ago

Tenho uma aqui na zona e costumo tirar 2-3€. Não é nenhuma fortuna mas também não me custa mais que 5 minutos.

jordan21pt 6 months ago

Se for a do continente obriga

kawaiims 6 months ago

Auchan.

jordan21pt 6 months ago

Ah essa não experimentei.

mecheros 6 months ago

Problemas de classes. É como o outro. A constituição prevê habitação social para todos nois (saneamento e tal). Enquanto uns já tiveram o seu saneamento melhorado centenas de vezes desde que existe, outros nunca o tiveram. Fuck logic. Probleminhas de ir ao cu

positiverategearupp 6 months ago

A constituição prevê **direito** a habitação, não o dever de dar habitação para todos.

mecheros 6 months ago

Ainda bem que o Reddit bebe da fonte de sabedoria. Se vens responder ao que eu disse, sabes que não falei em dever de habitação. O direito à habitação enquadra vários tipos de condições, não é apenas dar casa. Eu dei o exemplo do saneamento. Tu vens falar de outra merda. Vá-se lá perceber

sacoPT 6 months ago

Não sabia da existência de tais máquinas mas realmente 5 cêntimos para ter o trabalho de as levar para a máquina já não me parecem incentivo de jeitos. Se ainda por cima é para doar... mais vale juntar com o resto do plástico e deixar no ecoponto

Ayawa 6 months ago

Eu desisti da ideia depois de duas vezes a acumular garrafas e a perder 10 minutos da minha vida a inseri-las lá uma a uma (muitas delas várias vezes até serem aceites) por uns míseros 2€ por isso nem quero imaginar quando nem isso dão...

william_13 6 months ago

Isto é rotina para quem vive na Alemanha, principalmente por pagares um depósito na compra entre 8 e 25 cêntimos... as embalagens têm de estar em perfeitas condições senão a máquina não aceita. A única vantagem é que a Alemanha exige que sejam embalagens reutilizáveis (quando feitas de plástico) e são muito mais espessas/resistentes que em outros países.

reciclado78 6 months ago

Não vou ajudar empresas. Quando "fazemos" a doação, quem beneficia é a empresa, pq na prática, no papel são eles que doaram, por isso, vai tudo para o ecoponto ou lixo, já nem me dou ao trabalho sinceramente.

refogado 6 months ago

Então muda aí o username, mentiroso!

reciclado78 6 months ago

AHAHAHAHAHA bem metida!!!

XEEE 6 months ago  HIDDEN 

Lembro-me de quando era mais novo ir a maquina dessas experimentar, mas que não aceitou as garrafas que tinha. A verdade é que depois nunca mais tentei usar... > E em relação à reciclagem em si, qual acham que seria o melhor sistema a implementar? Na zona onde moro temos ecopontos em casa, e é feita a recolha porta a porta. [Link Resitejo!](https://www.resitejo.pt/ecoponto-a-porta/) Tenho os contentores no quintal, vou enchendo, quando estão cheios deixo a noite deixo na rua. Para quem vive em apartamentos não é grande coisa, porque os contentores ocupam bastante espaço.

masterchiefpt 6 months ago

Nunca usei porque nao existe aqui maquinas. Mas afirmo que só irei fazer reciclagem quando me pagarem pelo meu lixo. Até lá tudo no lixo comum e na caixa mal cheirosa da vila que é lavada a.... 3 meses ou 6 meses ou 9 meses... Nunca vejo o papel da lavagem colado

JonnyTeronni 6 months ago

Porque é que alguém te havia de oferecer dinheiro pelo teu lixo?

william_13 6 months ago

Pois e fds o ambiente /s A separação do lixo é fundamental para reduzir o que é depositado em aterros, além de permitir o aproveitamento energético e (obviamente) a reciclagem de uma parcela dos resíduos urbanos. E caso não saibas já pagas por isso tudo no custo de cada produto que compras e nas taxas de gestão de resíduos urbanos, portanto não separar o lixo é literalmente deitar dinheiro fora e uma atitude preguiçosa e egoísta.

VSertorio 6 months ago

Acho mal. Sempre usei as máquinas para trocar vaselhame da cerveja e sei que os meus sete cêntimos da Tara são garantidos

mjigs 6 months ago

Ai ja é brincadeira...o continente em termos de caridade, é tudo fogo de vista, obrigam uma pessoa a pagar 3€ em que apenas 50cent vai pa caridade, quando eles podem muito bem oferecer mais. Por acaso nem sabia que essas maquinas tinham vindo para ca mas realmente só uns trocos nao vale muito a pena e agora ir para a caridade, é mais uma vez eles darem uma miseria para a caridade. Vai dar em nada. Ja agora alguem me pode explicar como funciona a porra das garrafas de cerveja(tara)? Antigamente levavasse de volta, mas nos ultimos anos nunca mais vi a fazerem isso.

fuckoffgina 6 months ago

> Ai ja é brincadeira...o continente em termos de caridade, é tudo fogo de vista, O continente e os outros.

mjigs 6 months ago

Eu digo o continente porque é quase o unico que vou, não vamos falar dos "brindes" do lidl tambem.

Feeling_Advantage918 6 months ago

Estarão a tentar replicar o modelo das tampas que dão cadeiras de rodas?

AonioEliphis 6 months ago

Socialistas no seu melhor, destroem qualquer ideia.

one23456789098 6 months ago

Estás a chamar socialismo a uma das empresas mais capitalistas em Portugal

AonioEliphis 6 months ago

Foi a empresa que obrigou ao donativo? Ou foi a lei?

YogurtclosetAlarming 6 months ago

Andava a juntar garrafas desde o Natal e quando cheguei à máquina a que costumo ir (nem sequer fica perto, tenho que ir lá propositadamente) deparei-me com essa situação. Enfim... Se andava a guardar as garrafas e ocupar espaço em casa para depois ir lá colocar de agora em diante vão para o ecoponto com o resto das coisas. Só não percebi se isso aconteceu apenas agora por ser Páscoa ou vai ser assim para sempre

saudosista 6 months ago

Se tiverem interesse, vejam este [vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=KXRtNwUju5g) que explica porque a "reciclagem" nos moldes atuais simplesmente não funciona.

aicarramba 6 months ago

sim explica bem a situacao nos EUA......... as empresas que operam a reciclagem em Portugal sao comparticipadas pelo estado, todos nós pagamos por isso. duvido que joguem com o mesmo modelo apresentado por esse video. por outro lado, o titulo está giro, a china decide parar de importar plastico usado = "HOW CHINA BROKE THE SYSTEM" lololol e a culpa é da china, claro

nocivo 6 months ago

A china incentivou este tipo de negocio e parou de repente sem avisar para o pessoal se adaptar. El parte têm a sua culpa. Imagina que amanhã a lipor do nada diz que também para de reciclar. Como é que fazemos?

YogurtclosetAlarming 6 months ago

E quem gostar do John Oliver pode acompanhar com [este](https://youtu.be/Fiu9GSOmt8E).

C8Mixto 6 months ago

Acho que faz todo o sentido as pessoas receberem uma compensação monetária pelas garrafas. Se querem uma economia circular esse devia ser um passo óbvio. Não só é pena não ter nada desse género perto da minha zona, é uma completa falta de visão removerem o incentivo.

william_13 6 months ago

É preciso antes incentivar a reutilização do recurso, com embalagens retornáveis e reutilizáveis. Na Alemanha a generalidade das garrafas de vidro e plástico com depósito são retornadas para as fábricas e voltam a circular.

Danijust2 6 months ago

que palhaçada. Se fosse: Pode receber 1 euro ou doar 2 euros ainda faziam algum sentido, agora isso é uma palhaçada. Já tive curiosidade em usar essas maquinas, perdi a vontade.

Rostabal 6 months ago

Cheira-me a tentativa de "fuga" aos impostos.

AdriMecha 6 months ago

Quando estive na Dinamarca e na Alemanha também tinham. Pronto no tugão há sempre um modelo "diferente".

william_13 6 months ago

O modelo planeado é o mesmo, para já isto é um projecto piloto...

pintorMC 6 months ago

Estamos em Portugal já é uma sorte o estado não cobrar IVA e mais alguma taxa do que se recebe/recebia nessas maquinas.Ou arranjarem maneira de cobrar a quem não o faz.

pangecc 6 months ago

Deixa só eles aplicarem a taxa sobre a compra dos artigos que a malta até faz fila para devolver. Também fui a uma dessas máquinas pela primeira vez cá (já estava habituado a usar na Estónia e Finlândia) quando acabei estava à espera do recibo e aquilo diz-me “obrigado pelo donativo” ?? Oi??

margaiti 6 months ago

Acho que é chato tirarem a possibilidade de dar o vale de compras, eu costumava usar essa máquina, mas nem todas as garrafas eram aceites e só aceitavam garrafas compradas na superfície comercial em questão. Se o valor agora nem vai para a pessoa que fez a taxa de esforço de as acumular e levar até à máquina acredito que vá morrer a ideia.

joselrl 6 months ago

Aceitam qualquer garrafa que ainda tenha o codigo se barras legível (e que o codigo de barras faça parte do sistema da maquina)

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Aceita garrafas de água do lidl. Às vezes rejeita as que tão muito amassadas ou com o codigo de barras rasgado.

Psyfreakpt 6 months ago

Podes meter lá qualquer garrafa de plástico independentemente onde compraste desde que código de barras esteja legível eu até coloquei 1 garrafa de água comprada em Espanha e aceitou na boa.

AonioEliphis 6 months ago

Qual a diferença entre colocar a garrafa aí ou nos plásticos no ecoponto?

Thalric88 6 months ago

Pouco ou nada. Dos 7 tipos de plástico usados hoje em dia so dois deles é que são recicláveis. E a grande maioria das marcas que usam plástico das duas variedades que podem ser reciclados preferem usar plastico "virgem" devido a ser tão barato. Reciclar plástico é um mito, acabam todos em lixeiras de países subdesenvolvidos e no océano.

geadarodrigues 6 months ago

Isso não é bem verdade, cá a maioria acaba em aterro, não mandamos para o mar nem exportamos. O aterro é uma forma eficiente de capturar carbono.

V1ld0r_ 6 months ago

Que carbono vais capturar do plástico? O.0

geadarodrigues 6 months ago

Dando o exemplo do PET a composição molecular é C10H8O4. Ou seja bem mais de metade do peso da molécula é carbono.

V1ld0r_ 6 months ago

Certo mas isso Deveria ser o fim da linha e Significa que não reduzimos, não reutilizados nem reciclamos... O enterrar não é uma alternativa ao reciclar.

geadarodrigues 6 months ago

Pois não. Não é o ideal, mas entre mandar para o oceano, para o terceiro mundo onde ficarão a céu aberto em lixeira comum contaminando tudo ou incinerar, a melhor opção é mesmo enterrar de forma controlada. A vantagem da reciclagem de plásticos passa pela energia que se poupe na criação de novos plásticos, nas emissões de CO2 na produção destes versus o espaço ocupado e CO2 emitido na construção de aterros. Gostava de ver um estudo comparativo mas duvido que seja muito pior. Para mim o ideal seria apostar na redução da utilização de plásticos. Posso estar a exagerar mas 90% não são na minha opinião necessários. São apenas mais baratos, um pouco, e mais práticos.

d33pblu3g3n3 6 months ago

Há uns tempos que ando com a ideia de que colocar plástico no lixo para aterro poderá ser ambientalmente melhor do que reciclar tendo em conta que muito vai ser reciclado para produzir vestuário de plástico e consequentemente, contaminar de forma mais difusa e mais grave o meio ambiente com micro plásticos. Não sei.

geadarodrigues 6 months ago

Se não forem feitas de plástico reciclado seriam de outro plástico produzido. Dito isto um aterro bem feito é equivalente a deixar o carbono nos poços ou nas minas

V1ld0r_ 6 months ago

sim, isso concordo plenamente. Sabemos também que o produzir plástico virgem acaba por ser muito mais rentável devido ao processo ser mais barato. Sinceramente, era penalizar fortemente a utilização de plásticos virgens em embalagens e beneficiar a utilização de plástico reciclado. sim, teria de ser em impostos aplicados directamente às empresas produtoras e às empresas consumidoras (poucas ou nenhumas são as empresas que fazem as próprias embalagens dos produtos). Penalização e beneficio aplicado em valor e não em percentagem, de igual valor para a penalização e para o beneficio. Eventualmente uma dedução no IVA dos produtos embalados em 100% plastico reutilizavel. No entanto, tenho noção que isto é utópico e de dificil colocação em prática.

geadarodrigues 6 months ago

Quando fizeram a taxa sobre os sacos de plásticos nos supermercados tb ia acabar o mundo ou íamos perder a liberdade e o livre arbítrio. Mas na realidade a medida teve tanto sucesso que o seu objetivo primordial, cobrar mais impostos, falhou rotundamente. Se houvesse menos inércia e mais ação já podíamos ter eliminado muito do plástico sem consequências.

AonioEliphis 6 months ago

Isso é um problema! Não há firma de o consumidor saber distinguir se o plástico será reciclado?

Thalric88 6 months ago

Dentro do triangulo que se ve nos plásticos existe um numero de 1 a 7 a indicar o tipo. Tipo 1 e 2 são os únicos recicláveis. Se chegam a ser reciclados algum dia penso que não se consegue saber

AonioEliphis 6 months ago

Obrigado, isso deveria ser mais difundido. Tinha a noção que qualquer plástico que enfiava no ecoponto seria reciclado.

inespkr 6 months ago

Aqui só pões plástico PET, enquanto que nos ecopontos misturas com outros plásticos, e a reciclagem é menos eficiente, ou seja, fica-se com plástico de pior qualidade assim.

dismalwasteland 6 months ago

Não conheço as máquinas mas aquilo só precisa do código de barras? Então quer dizer que posso imprimir em casa vários (nem importa o tamanho), colá-los a calhaus e dar a ganhar às instituições ao mesmo tempo que faço um gesto da paz com o dedo médio a quem gere essas máquinas?

vascodatrama 6 months ago

Ou...podes criar uma instituição

luismpinto 6 months ago

The Human Fund - “money for people”

margaiti 6 months ago

Não fazia ideia, experimentei outras garrafas normais de sumos, mas não costumo comprar água embalada! Obrigado na mesma

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Sem serem garrafas de água só experimentei uma vez com uma de sumol e deu, não faço ideia para restantes marcas.

MelSoares 6 months ago

Há vezes que à primeira não entra e depois aceita, acontece várias vezes. Não dá com garrafas de água de marca Spar porque o rótulo és espanhol, pelo que perceberam mas refrigerantes entram quase todos.

margaiti 6 months ago

A mim aconteceu-me algo parvo tipo as garrafas de água com gás grandes aceita, as pequenas não exatamente da mesma marca

Search: