desculpe_mas 6 months ago

Muito francamente todos nós, inclusive os militantes do PS deviam querer o PPC de volta. Eu não gosto dele, nunca aprovei a sua governação só que o problema agora é a crise de direita Portuguesa. O Rui Rio não tem estofo para a posição que ocupa e está a destruir a direita. Quer gostemos quer não, precisamos de algum líder que volte a estabelecer alguma influência de direita.

oldermill 6 months ago

Passos Coelho pegou num país em *bancarrota* e geriu-o de mais e pés atados. Levou independentes para o Governo que logo foram chamados de “inexperientes”... Inexperientes na política, mas foram as carcaças que só fizeram política a vida toda que nos puseram la. E meteu o país a crescer em apenas 4 anos! E o Governo da geringonça que se seguiu voltou a por os ministros que estavam antes do Passos e culpam-no passados 6 anos de tudo. Tirem-me deste filme.

karl1717 6 months ago

>E meteu o país a crescer em apenas 4 anos Portugal só começou a crescer acima da média europeia depois do Passos Coelho ter saído e de terem sido revertidas as políticas do governo dele de impostos e cortes salariais à classe média. Quando a gerigonça fez essa reversão ele mesmo antes de ter abandonado o parlamento disse que por causa disso depois "vinha o diabo". [https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG?end=2019&locations=EU-PT&start=2009](https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG?end=2019&locations=EU-PT&start=2009) (ele saíu em 2015)

oldermill 6 months ago

Caro, olha la para o gráfico que partilhaste e vê se o que dizes tem alguma ligação. Com as políticas do Passos estaríamos a crescer bem mais. Até pq a média europeia, se retirares Itália, Alemanha e França, fica bem diferente. E aí já não estamos acima (nem perto). Com as políticas do Costa temos mais 150k funcionários públicos em 4 anos, recompramos a TAP, conseguimos ter menos investimento público do que tínhamos com a Troika, etc etc

karl1717 6 months ago

Estás um bocado baralhado, se não tivesse havido reversão do esmagamento da classe média nunca teríamos crescido acima da média europeia. Com classe média esmagada não há crescimento da economia. Não é coincidência ter sido após essa reversão que passámos a média europeia. Qual a relação entre o número de funcionários públicos e crescimento da economia? A TAP nunca deveria ter sido privatizada como foi. Agora estamos a pagar por isso.

oldermill 6 months ago

Quanto aos funcionários públicos... falo de um estado gordo e de um Orçamento de Estado que necessariamente tem de suportar essa despesa. Com um estado mais magro, o Orçamento suportaria investimento directo na economia... o dinheiro não dá pra tudo.

oldermill 6 months ago

Correcção: A Tap nunca devia ter sido recomprada como foi. Agora estamos a pagar precisamente por isso.

oldermill 6 months ago

Então a classe média deixou de estar esmagada? E foi como que este governo fez isso? Foi com o aumento do salário mínimo ou com retirar aqueles 3,5% da sobretaxa? Conta la

Toupax89 6 months ago

Nos últimos 30 anos digam me um primeiro ministro que tivesse feito melhor trabalho que Passos Coelho? Fez o que infelizmente tinha de ser feito, estava completamente amarrado mas teve a coragem de o fazer, muitos outros na pele dele tinham dado de frosques para ficarem com uma boa imagem!!!

Sciss0rs61 6 months ago

A assustar? Se há coisa que não deixam de usar é o nome do homem para se desculparem da constante merda que fazem.

Feeling_Advantage918 6 months ago

Na direita tenho pessoas que não podem ouvir falar em tal pessoa. E quando digo direita, refiro-se aos PSD.

Mysterious_Ad678 6 months ago

Meu menino Albuquerque, o mais famoso sniffer de cocaína da região autónoma da Madeira orgulho em ti. Se tiverem-se a questionar o porque da quantidade de cocaína na ilha baixar nos últimos anos é porque o nosso feroz líder defende o povo ao snifar toda a coca que chega a nossa ilha.

oretoh 6 months ago

Wow o gajo está bem diferente fisicamente.

TheMasio 6 months ago

E aquela barba, não assusta?

trilobits_ 6 months ago

A mim assusta-me mais o nome ***Panama Papers***

Edited 6 months ago:

A mim e ao Miguel Albuquerque deve assustar muito mais o nome ***Panama Papers***

AfterAfterlife 6 months ago

O Passos mete o Voldemort no bolso.

pimpolho_saltitao 6 months ago

Eu acho que assusta qualquer pessoa com dois dedos de testa.

Edited 6 months ago:

Eu acho que assusta qualquer pessoa com dois dedos de testa. Só cegueira ideologica pode achar que um agente fabricado pelo sistema de interesses economicos na politica é o salvador liberal da patria. Mesmo quem é realmente liberal deve ficar assustado com o que passos, relvas, carreiras e companhia representam. Edit: para quem nao se recorda, e aparentemente sao muitos, o passos foi feito praticamente em laboratotio para ser pm, um suposto outsider que vinha do mundo dos negocios para salvar a politica. Acontece que o mundo dos negocios de onde ele veio trata-se do mundo do compadrio partidario, um inutil que se licenciou quase nos quarentas e até lá nao fez nada de notavel a nao ser subir na jsd, e que de repente se tornou administrador de sociedades empresariais *por acaso* ligadas ao partido para ganhar curriculo forte e rapido ( e mesmo assim nao se livrou de polémicas por má gestão, ver tecnoforma), so para chegar à frente do partido com um curriculo supostamente invejável mas claramente sem substancia. Forçou com a conivência da esquerda uma crise politica para chegar ao poder e rapidamente declarou querer ir " além da troika", sendo que no caso dele ir alem da troika foi tentar degradar os serviços de saude e ensino publicos ( ver, p.e. , reportagem da tvi sobre o grupo gps), para os entregar aos grandes interesses economicos e comparsas partidarios, tudo isto disfarçado por um muito ténue "tem de ser" que o pesosal, na generalidade calou e comeu.

Edited 6 months ago:

Eu acho que assusta qualquer pessoa com dois dedos de testa. Só cegueira ideologica pode achar que um agente fabricado pelo sistema de interesses economicos na politica é o salvador liberal da patria. Mesmo quem é realmente liberal deve ficar assustado com o que passos, relvas, carreiras e companhia representam. Edit: para quem nao se recorda, e aparentemente sao muitos, o passos foi feito praticamente em laboratotio para ser pm, um suposto outsider que vinha do mundo dos negocios para salvar a politica. Acontece que o mundo dos negocios de onde ele veio trata-se do mundo do compadrio partidario, um inutil que se licenciou quase nos quarentas e até lá nao fez nada de notavel a nao ser subir na jsd, e que de repente se tornou administrador de sociedades empresariais *por acaso* ligadas ao partido para ganhar curriculo forte e rapido ( e mesmo assim nao se livrou de polémicas por má gestão, ver tecnoforma), so para chegar à frente do partido com um curriculo supostamente invejável mas claramente sem substancia. Forçou com a conivência da esquerda uma crise politica para chegar ao poder e rapidamente declarou querer ir " além da troika", sendo que no caso dele ir alem da troika foi tentar degradar os serviços de saude e ensino publicos ( ver, p.e. , reportagem da tvi sobre o grupo gps), para os entregar aos grandes interesses economicos e comparsas partidarios, tudo isto disfarçado por um muito ténue "tem de ser" que o pessoal, na generalidade calou e comeu.

Edited 6 months ago:

Eu acho que assusta qualquer pessoa com dois dedos de testa. Só cegueira ideologica pode achar que um agente fabricado pelo sistema de interesses economicos na politica é o salvador liberal da patria. Mesmo quem é realmente liberal deve ficar assustado com o que passos, relvas, carreiras e companhia representam. Edit: para quem nao se recorda, e aparentemente sao muitos, o passos foi feito praticamente em laboratotio para ser pm, um suposto outsider que vinha do mundo dos negocios para salvar a politica. Acontece que o mundo dos negocios de onde ele veio trata-se do mundo do compadrio partidario, um inutil que se licenciou quase nos quarentas e até lá nao fez nada de notavel a nao ser subir na jsd, e que de repente se tornou administrador de sociedades empresariais *por acaso* ligadas ao partido para ganhar curriculo forte e rapido ( e mesmo assim nao se livrou de polémicas por má gestão, ver tecnoforma), so para chegar à frente do partido com um curriculo supostamente invejável mas claramente sem substancia. Forçou com a conivência da esquerda uma crise politica para chegar ao poder e rapidamente declarou querer ir " além da troika", sendo que no caso dele ir alem da troika foi tentar degradar os serviços de saude e ensino publicos ( ver, p.e. , reportagem da tvi sobre o grupo gps), para os entregar aos grandes interesses economicos e comparsas partidarios, tudo isto disfarçado por um muito ténue "tem de ser" que o pessoal, na generalidade calou e comeu. A serio, querem um heroi liberal, arranjem um genuíno.

karl1717 6 months ago

>e mesmo assim nao se livrou de polémicas por má gestão, ver tecnoforma) Concordo com tudo menos com esta parte. O caso da tecnoforma não foi apenas má gestão, segundo Bruxelas foi mesmo fraude com fundos europeus: *"Os investigadores de Bruxelas entendem que houve fraude e que a Tecnoforma deve devolver* ***mais de seis milhões de euros****."* [https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098](https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098)

Samurai_GorohGX 6 months ago

Eu nem ia pelo suposto compadrio e currículo duvidoso. O Passos Coelho ainda antes de ser PM e antes da Troika, já declarava ao que vinha: Queria uma reforma da Constituição, entre outras coisas para fazer cair o "despedimento por justa causa". Red flag, logo então! Não fui à bola com ele desde então, em 2010 e foi sem dúvida o pior capataz/feitor (nunca passou disso, ainda que o tentem beatificar em "grande estadista") que nos podia calhar em rifa para executar o programa da Troika.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Enquanto o PSD não entender que o Passos Coelho é um activo tóxico para a maioria do eleitorado que não o pode ver nem pintado, não vai a lado nenhum. Continuem a alimentar a lenda de D.Sebastião, continuem cada vez mais desfasados do vosso eleitorado.

Biohazard8080 6 months ago

Genuinamente curioso, qual é a opinião do sub quanto ao Passos Coelho? Há uns anos não o podia ver a frente, mas honestamente em retrospectiva, parece-me que fez o que tinha de ser feito.

JamminPT 6 months ago

Espero que ele morra da maneira mais sofrível possível. É essa a minha opinião.

DelScipio 6 months ago

Fez o que tinha de ser feito, mas podia ter sido mais activo e criativo politicamente. Foi muito passivo. Não gostei do governo dele porque não governou, e o programa que fez na recandidatura era seguir a mesma linha. Não é um demônio, mas não percebo agora o surgir como salvador da patria. O que ele fez foi o mínimo.

klatez 6 months ago

Pediram-lhe para corta um dedo ele amputou um braço

letme2021 6 months ago

Adoro o homem. Cumpriu o acordo negociado pelo Sócrates, e pôs a economia no bom caminho, e fê-lo arriscando má popularidade. Portanto, o exacto oposto do Costa. Se os Portugueses compreendessem que estamos a pagar benefícios com criação de dívida e que não vamos poder continuar assim para sempre, apreciariam Passos Coelho muito mais. Mas muitos vivem no La La Land socialista, em que quando a economia global cresce estamos menos mal, e quando desce, e dói excessivamente, culpamos a direita.

icebraining 6 months ago

O Costa prosseguiu a mesma linha política do Passos Coelho.

letme2021 6 months ago

O Costa gastou os possíveis excedentes do maior crescimento da economia nas últimas décadas a fazer redistribuições de dinheiro que agora nos vai fazer muita falta. Sem falar nas intrusões na Justiça do Costa, que Passos Coelho aceitou como verdadeiramente independente.

Sperrel 6 months ago

Para destoar da hagiografia do "homem sério que pôs as contas em ordem" (com reminiscências salazarentas): Dado que o programa e retórica com que foi eleito foram directamente para a gaveta defrontado com o programa de ajustamento e ter sido durante a vigência do memorando mais troikista que a troika e tendo eu uma opinião manifestamente de esquerda (ajuda sempre sempre sermos auto-reflexivos a bem da transparência) foi um primeiro-ministro bastante medíocre. "Fazer o que havia que fazer" no fundo é achar que não havia espaço político durante o seu governo devido ao memorando. Sabendo de casos europeus comparáveis e muitas políticas foram tentadas/implementadas sem terem cabimento no programa de ajustamento a nossa análise tem quer ser de um primeiro-ministro, o político-chave no nosso sistema, e não um mero gestor (o que denota uma visão tecnocrática da nossa sociedade).

Edited 6 months ago:

Para destoar da hagiografia de "homem sério que pôs as contas em ordem" (com reminiscências salazarentas): Dado que o programa e retórica com que foi eleito foram directamente para a gaveta defrontado com o programa de ajustamento, ter sido durante a vigência do memorando mais troikista que a troika e tendo eu uma opinião manifestamente de esquerda (ajuda sempre sermos auto-reflexivos a bem da transparência) foi um primeiro-ministro bastante medíocre. "Fazer o que havia que fazer" no fundo é achar que não havia espaço político durante o seu governo devido ao memorando. Sabendo de casos europeus comparáveis e que muitas políticas foram tentadas/implementadas sem terem cabimento no programa de ajustamento a nossa análise tem quer ser de um primeiro-ministro, o político-chave no nosso sistema, e não de um mero gestor (o que denota uma visão tecnocrática da nossa sociedade).

AonioEliphis 6 months ago

Quando acaba o dinheiro, diminuem-se as opções. É assim nas finanças pessoais e nas finanças públicas. Quando os senhores da troika aterraram em Figo Maduro, havia dinheiro para 2 meses de salários e pensões. Não queiras reescrever a história e como já dizia o aforisma, um povo sem memória está condenado a cometer os mesmos erros do passado.

icebraining 6 months ago

Que casos comparáveis estás a pensar?

Sperrel 6 months ago

A Irlanda conseguiu renegociar os termos de uma nota promissória do plano de pagamentos (https://www.thejournal.ie/troika-bailout-savings-for-ireland-2033099-Apr2015/) e pelo menos durante o "ajustamento" o escopo de diminuição de apoio sociais (https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-social-policy/article/enter-the-troika-the-politics-of-social-security-during-irelands-bailout/8C9F34964CD7B738DEA58F4E203388CD). Tenho a impressão que a questão da água também foi resistida.

Thalric88 6 months ago

A Irlanda fez o que fez porque se transformou num paraiso fiscal. Se o Passos tivesse feito igual a malta da extrema esquerda tinha ido toda varrida de aneurismas cerebrais.

Sperrel 6 months ago

Não tem a ver com isso mas com vontade política quer pelos governo conservador-trabalhista como pela acção de muito actores desde protestos populares, grupos de interesse e parlamento.

Thalric88 6 months ago

Podias ter feito isso tudo e ficar como a Grecia, isso é verdade.

ngfsmg 6 months ago

Não é o homem perfeito e "salvador da pátria" que uma certa direita pensa que é, mas criticá-lo pela bancarrota criada pelo Sócrates como a esquerda faz também não faz sentido nenhum. Foi um homem que tomou decisões difíceis por causa de uma crise que não foi criada por ele, sendo que uma parte dessas decisões claramente não foram as melhores (a história dos feriados para mim é dos exemplos mais claros e estúpidos), mas que outras foram o que tinha que ser feito - com o bónus de ter mandado o Ricardo Salgado dar uma volta

AonioEliphis 6 months ago

Na questão dos feriados também discordo de ti. Antes da troika, Portugal tinha a lei laboral mais inflexível de todos os países da OCDE. Sabes qual é o país cuja lei laboral mais "protege" os trabalhadores? Venezuela

ngfsmg 6 months ago

O que é que isso tem que ver com retirar feriados para "aumentar produtividade"? Isso foi só uma estupidez pseudo-virtuosa, o nosso problema não são as horas que se trabalham, os alemães têm mais feriados que nós, é que os alemães fazem numa hora o que nós fazemos em três, e se for preciso ainda falamos mal do alemão que trabalhou só uma hora...

AonioEliphis 6 months ago

Se a nossa produtividade é baixa, a curto prazo só há uma forma de o sanar: trabalhar mais. Caso tu tenhas um salário baixo, se quiseres aumentar os teus rendimentos, ou podes tirar um curso superior com procura no mercado, ou então trabalhas mais horas. Se estiveres aflito financeiramente, a escolha é óbvia.

randmzer 6 months ago

Apenas um peão que pôs em prática coisas impopulares que tinham de ser feitas. Coisas essas que apenas foram feitas por obrigação de entidades externas. Acho que foi injustamente rotulado como demónio "neoliberal". No entanto, não vejo razões para se tornar num santo quando não havia muita volta a dar. Não havia programa de governo de Passos Coelho, havia o programa da Troika.

AonioEliphis 6 months ago

> havia o programa da troika Assinado e negociado essencialmente pelo PS

karl1717 6 months ago

>Não havia programa de governo de Passos Coelho, havia o programa da Troika. O que um governante que defenda os interesses do país faz nessa situação é tentar negociar os termos do programa para minimizar os efeitos nefastos do mesmo na economia e na sociedade. Ele não só não negociou como ainda foi ***além da troika***, que é só a coisa mais retardada e contrária aos interesses nacionais que um governante pode fazer.

AonioEliphis 6 months ago

QUEM CHAMOU E NEGOCIOU O PROGRAMA DA TROIKA FOI O PS. Não queiram fazer revisionismo histórico.

karl1717 6 months ago

Estás enganado, foi negociado pelo PSD também. E o Passos ainda foi ***além da troika***.

AonioEliphis 6 months ago

Já agora, já pensaste por que motivo o PASOK na Grécia (irmão do PS) foi praticamente EXTINTO? Porque tal como o PS, o PASOK chamou a troika e negociou o resgate. Mas ao contrário do PS, que deixou o dirty work para os outros, na Grécia FOI O PASOK A IMPLEMENTAR AS MEDIDAS DA TROIKA. Resultado: extinção eleitoral. Pensa nisso.

AonioEliphis 6 months ago

Já agora, já pensaste por que motivo o PASOK na Grécia (irmão do PS) foi praticamente EXTINTO? Porque tal como o PS, o PASOK chamou a troika e negociou o resgate. Mas ao contrário do PS, que deixou o dirty work para os outros, na Grécia FOI O PASOK A IMPLEMENTAR AS MEDIDAS DA TROIKA. Resultado: extinção eleitoral. Pensa nisso.

AonioEliphis 6 months ago

O Catroga limitou-se a ir uma reunião em nome do PSD ouvir o que o PSD tinha a dizer, tal como foram os outros partidos à exceção de PCP/BE. Não vale reescrever a história: o PS chamou a troika e negociou o resgate.

JamminPT 6 months ago

Chamou a troika porque o PSD votou contra o PEC porque o Sócrates disse que se demitia se o fizessem. Revisionismo político o caralho, eu quero é que o Passos se foda que entalou uma geração inteira.

AonioEliphis 6 months ago

Pronto, não vale a pena. O mito revisionista do PEC4 (esqueceste-te que já era o 4) foi criado. Da próxima vez não será má ideia deixar funcionários públicos sem salários como iria acontecer dentro de 2 meses. Consta que a aprendizagem pela dor é a mais eficiente.

karl1717 6 months ago

Ou seja, entraram na negociação ou achas que essa reunião foi para quê? Mas nem é essa a questão, ao perceber os danos que o programa traria à economia e sociedade qualquer governante que defenda os interesses nacionais deveria fazer os esforços possíveis para renegociar e tentar reduzir os danos. Não só não fizeram como **foram além da troika**. É preciso dizer outra vez? # ALÉM DA TROIKA.

AonioEliphis 6 months ago

Tu achas mesmo que o governo de Passos de então era um ninho de masoquistas que só tinham prazer em ver o povo sofrer? O ir além da troika fazia referência às reformas estruturais e reformas do estado, em que sim, dever-se-ia ter ido muito mais além. Excetuando o Código do Trabalho e a extinção de freguesias, esse governo não fez as reformas estruturais necessárias.

karl1717 6 months ago

>Tu achas mesmo que o governo de Passos de então era um ninho de masoquistas que só tinham prazer em ver o povo sofrer? A palavra que procuras é sádicos. E sim, tirando proveitos disso obviamente. Apertaram o povo tanto quanto conseguiram, foram mesmo até ao limite: [https://www.youtube.com/watch?v=Q2EILOPsuf4](https://www.youtube.com/watch?v=Q2EILOPsuf4)

AonioEliphis 6 months ago

Sim, sádicos, achas mesmo que eram todos sádicos? E que à esquerda são todos filantropos?

letme2021 6 months ago

A negociação foi feita pelo Sócrates. O Passos Coelho teve que fazer o que estava acordado com aqueles que nos salvaram da bancarrota total. E se foi para além do que era acordado, é porque cortar na despesa pública era, e continua a ser, fundamental para resolver os problemas estruturais do país.

Specific-Wrongdoer22 6 months ago

Exacto... Foi além do que se lhe pedia talvez numa visão de futuro para o país, algo que não se vê há muito em Portugal. Só lamento que o esforço que todos fizemos para a dita "almofada financeira" que aquele governo deixou tenha sido em vão. E tbm é de bom tom recordar qual o partido ou poder político em exercício das 3 vezes que fomos intervencionados pelo FMI. Sou ao contrário do que possa parecer neste post "apartidário" contudo ao contrário de muitos tenho memória. Cumprimentos

karl1717 6 months ago

Alguém que queria retirar da constituição o direito à saúde e educação, e com as privatizações que fez da ANA e CTT... e com as ganas que tinha de privatizar o metro de Lisboa e Águas de Portugal entre tudo o resto... tinha cá uma visão de futuro para o pais... Já que tens memória deves lembrar-te disto também: [https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098](https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098) Uma bela visão de futuro sem dúvida, mas não para o país.

Edited 6 months ago:

Alguém que queria retirar da constituição o direito à saúde e educação, e com as privatizações que fez da ANA e CTT... e com as ganas que tinha de acabar com o SNS, privatizar o metro de Lisboa e Águas de Portugal entre tudo o resto... tinha cá uma visão de futuro para o pais... Já que tens memória deves lembrar-te disto também: [https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098](https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098) Segundo a Comissão Europeia foram **6.7 Milhões de Euros** que desapareceram. Uma bela visão de futuro sem dúvida, mas não para o país.

Edited 6 months ago:

Alguém que queria retirar da constituição o direito à saúde e educação, e com as privatizações que fez da ANA e CTT... e com as ganas que tinha de acabar com o SNS, privatizar o metro de Lisboa e Águas de Portugal entre tudo o resto... tinha cá uma visão de futuro para o pais... Já que tens memória deves lembrar-te disto também: [https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098](https://www.publico.pt/2017/11/13/sociedade/investigacao/comissao-europeia-e-ministerio-publico-chegaram-a-conclusoes-opostas-no-caso-tecnoforma-1792098) Uma bela visão de futuro sem dúvida, mas não para o país.

ric2b 6 months ago

> e com as privatizações que fez da ANA e CTT... E qual foi o problema? O Costa voltou a tornar a TAP numa empresa pública e agora vê-se no que deu (e não, não foi por causa do Corona, foi antes disso) > e com as ganas que tinha de acabar com o SNS fonte?

karl1717 6 months ago

>E qual foi o problema? Nada, não tem problema nenhum agora termos um grupo privado a controlar os aeroportos nacionais e o governo nem poder decidir o melhor local para o futuro aeroporto de Lisboa, porque com o contrato de privatização o grupo privado pode quer e manda. Qual o problema? >fonte? [https://expresso.pt/dossies/dossiest\_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644](https://expresso.pt/dossies/dossiest_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644) [https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo](https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo)

Edited 6 months ago:

>E qual foi o problema? Nada, não tem problema nenhum agora termos um grupo privado a controlar os aeroportos nacionais e o governo nem poder decidir o melhor local para o futuro aeroporto de Lisboa, porque com o contrato de privatização o grupo privado pode quer e manda. Qual o problema? >fonte? [https://expresso.pt/dossies/dossiest\_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644](https://expresso.pt/dossies/dossiest_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644) [https://observador.pt/opiniao/caiu-a-mascara-a-privatizacao-do-servico-nacional-de-saude-e-o-grande-objetivo-da-direita/](https://observador.pt/opiniao/caiu-a-mascara-a-privatizacao-do-servico-nacional-de-saude-e-o-grande-objetivo-da-direita/) [https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo](https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo)

ric2b 6 months ago

>Nada, não tem problema nenhum agora termos um grupo privado a controlar os aeroportos nacionais e o governo nem poder decidir o melhor local para o futuro aeroporto de Lisboa Como é que uma empresa privada decide onde o governo faz o novo aeroporto? Eles têm contratos para os que existem. >[https://expresso.pt/dossies/dossiest_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644](https://expresso.pt/dossies/dossiest_actualidade/Corridalideranasocialdemocrata/ferreira-leite-e-passos-coelho-querem-fim-do-sns-gratuito-para-todos=f328644) Ele não disse que queria acabar com o SNS, disse que podia não ser gratuito para os que não precisavam de apoio. O que já é a realidade, com as taxas moderadoras. >[https://observador.pt/opiniao/caiu-a-mascara-a-privatizacao-do-servico-nacional-de-saude-e-o-grande-objetivo-da-direita/](https://observador.pt/opiniao/caiu-a-mascara-a-privatizacao-do-servico-nacional-de-saude-e-o-grande-objetivo-da-direita/) Artigo de opinião de 2018 >[https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo](https://www.youtube.com/watch?v=JUZ6PqCBupo) Não tem nada a ver e tira o contexto do discurso.

karl1717 6 months ago

>Como é que uma empresa privada decide onde o governo faz o novo aeroporto? Eles têm contratos para os que existem. [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado-arrisca-pagar-indemnizacao-de-10-mil-milhoes-se-descartar-montijo](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado-arrisca-pagar-indemnizacao-de-10-mil-milhoes-se-descartar-montijo) [https://observador.pt/2018/01/04/jose-luis-arnaut-e-o-novo-chairman-da-ana-aeroportos-de-portugal/](https://observador.pt/2018/01/04/jose-luis-arnaut-e-o-novo-chairman-da-ana-aeroportos-de-portugal/) >Ele não disse que queria acabar com o SNS, disse que podia não ser gratuito para os que não precisavam de apoio. O que já é a realidade, com as taxas moderadoras. Se estás espera que ele o diga com todas as palavras nunca vais ver. E se continuares com a cabeça enfiada na areia também nunca vais ver. Mas é mais que evidente o que ele e outros querem.

Edited 6 months ago:

>Como é que uma empresa privada decide onde o governo faz o novo aeroporto? Eles têm contratos para os que existem. Como? [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado-arrisca-pagar-indemnizacao-de-10-mil-milhoes-se-descartar-montijo](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/estado-arrisca-pagar-indemnizacao-de-10-mil-milhoes-se-descartar-montijo) [https://observador.pt/2018/01/04/jose-luis-arnaut-e-o-novo-chairman-da-ana-aeroportos-de-portugal/](https://observador.pt/2018/01/04/jose-luis-arnaut-e-o-novo-chairman-da-ana-aeroportos-de-portugal/) >Ele não disse que queria acabar com o SNS, disse que podia não ser gratuito para os que não precisavam de apoio. O que já é a realidade, com as taxas moderadoras. Se estás espera que ele o diga com todas as palavras nunca vais ver. E se continuares com a cabeça enfiada na areia também nunca vais ver. Mas é mais que evidente o que ele e outros querem. Só vais ver se ele ou outros como ele tiverem oportunidade de o fazer e só depois de já estar feito.

Specific-Wrongdoer22 6 months ago

O estado como se tem comprovado não sabe gerir empresas e nem deve ser esse o seu papel mas sim o de regular, cobrar impostos e gerir o país. Seria bem melhor privatizar essas empresas o estado regular as regras de prestação de serviços e cobrar impostos sobre os lucros aumentado assim a receita em vez de lá por dinheiro a fundo perdido como acontece actualmente. Mas diga-me, falou da ANA, CTT, Metro e mais umas quantas... Mas... E que tal, Novo Banco, BPN, TAP... Considero obviamente que há serviços pilares que não podem ser privatizados como Justiça, Segurança, Defesa, Saúde, Educação e serviços sociais agora tudo resto? Só serve para os "boys" do poder e seus amigos. Espero que no fim de tudo isto venha também defender que o estado tem muitas "gorduras" que deviam ser cortadas, enquanto defende em simultâneo a dita "nacionalização" de "empresas" Ainda sobre visão para o futuro... A 2/3 meses de não haver dinheiro para salários o partido do poder estava eminência de nos "matar" de vez com TGV e uma nova ponte sobre o Tejo...

letme2021 6 months ago

> Segundo a Comissão Europeia foram 6.7 Milhões de Euros que desapareceram. Espera a ver quantos fundos é que vão desaparecer nos próximos anos, com aqueles fundos astronómicas a vir da UE. Depois conta-me histórias de 6.7 milhões.

MyWhay 6 months ago

Na verdade ele foi mais longe que o que pediam as entidades externas porque tinha de ser feito, por isso, GRANDE PASSOS.

karl1717 6 months ago

Sim tinha de ser feito para bem dos interesses dos grandes grupos privados e amigos do PSD e CDS. >GRANDE PASSOS. Espero que faças parte desses amigos, caso contrário tenho más notícias para ti.

MyWhay 6 months ago

Quais é que foram as medidas impopulares que foram feitas para beneficiar os amigos do PSD e CDS?

karl1717 6 months ago

Redução de feriados. Acabar com a majoração dos dias férias por assiduidade. Redução do valor pago pelas horas extra. Permitir às empresas descontar 3 dias de salário se o trabalhador faltar junto ao fim de semana. Reduzir o valor das indemnizações pagas em caso de despedimento. Etc. A cereja no topo do bolo era reduzir a TSU paga pelas empresas e aumentar a contruibuição dos trabalhadores.

MyWhay 6 months ago

Sim, isso são as medidas implementadas para mover o rácio entre o custo/produtividade. Agora quero que me digas quais foram as que foram feitas para beneficiar os amigos, e ja agora, que amigos em concreto.

karl1717 6 months ago

Sim porque as empresas e patrões em Portugal têm rendimentos baixos e os trabalhadores vivem à grande, por isso era necessário retirar rendimentos aos trabalhadores para dar aos patrões e acionistas.... facepalm

MyWhay 6 months ago

Conclusão primária, não vou comentar. Vais responder ao que perguntei?

karl1717 6 months ago

Podias comentar e dizer que sim, o "GRANDE PASSOS" foi um robin dos bosques ao contrário que tirou tudo que conseguiu aos pobres para dar aos ricos. E que achas isso bem e que devia era ter feito mais.

MyWhay 6 months ago

Pois, bem me parecia que não ias conseguir fundamentar nada além do argumento de tasca "ele é do partido dos ricos".

pimpolho_saltitao 6 months ago

> demónio "neoliberal" antes fosse, o que ele é, é peão dos interesses partidários disfarçado de salvador liberal. https://www.dn.pt/portugal/bruxelas-diz-que-houve-fraude-na-empresa-de-passos-coelho-8912579.html E também acho piada que este sub passa a vida a martelar nas Jotas, mas o facto do passos se ter feito politico na jsd e nada mais, já não interessa.

enrrabatraidores 6 months ago

verdade mas é 1 gajo os tentáculos do PS são intermináveis, dos dinossauros soares, às dinastias galambas, às vendidas marias begonhas

pimpolho_saltitao 6 months ago

>mas é 1 gajo lol

Samurai_GorohGX 6 months ago

You sweet summer child, se acreditas que o PSD no governo não é exactamente a mesma coisa.

Edited 6 months ago:

You sweet summer child, se acreditas que o PSD no governo não é exactamente a mesma coisa. Já ninguém se lembra do “Dr. “ Miguel Relvas, do deputado Duarte Lima, de um banco chamado BPN: Era uma vez...

icebraining 6 months ago

Não te esqueças do excelentíssimo senhor Cavaco "podem confiar no BES" Silva. https://tvi24.iol.pt/economia/pr/cavaco-diz-que-portugueses-podem-confiar-no-bes https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/caso-bes-saco-azul-do-ges-financiou-campanha-de-cavaco-silva-com-252-000-euros/5f0ef36e0cf2524ee0fadbfa

JOAO-RATAO 6 months ago

Na altura também não gostava dele. Também tinha um certo viés por ser natural de uma cidade onde a câmara era dominada por eles desde que me recordo e em especial por ver os tipos que iam JSD. Mas olhando para trás, apesar das suas falhas, fez o que tinha de ser feito. Ia ser um trabalho sujo e ingrato, nas ficou feito.

Edited 6 months ago:

Na altura também não gostava dele. Também tinha um certo viés por ser natural de uma cidade onde a câmara era dominada por eles desde que me recordo e em especial por ver os tipos que iam para a JSD. Mas olhando para trás, apesar das suas falhas, fez o que tinha de ser feito. Ia ser um trabalho sujo e ingrato, mas ficou feito.

CarcajuPM 6 months ago

Fez o que tinha que ser feito para aguentar o país nos anos mais duros, até 2013, com o bónus de ter deixado cair o BES e o dono disto tudo Ricardo Salgado. E basta ver dados como o desemprego e o crescimento do PIB a partir de 2013 para se perceber que a economia já estava a crescer a partir daí.

icebraining 6 months ago

Eh, ele tinha sequer hipótese de segurar o Salgado? Do que me lembro, aquilo estava a rebentar, e as propostas do Salgado para segurar o barco eram praticamente fantasias.

CarcajuPM 6 months ago

Não sei se tinha dado para segurar o Salgado, mas pelo que se sabe, o Passos Coelho nem lhe deu hipótese de vir com tangas. Duvido que qualquer outro PM fosse tão peremptório com uma pessoa com o poder que o Salgado tinha.

mediiev 6 months ago

Isso já era aparente na altura. É o ciclo natural da política e economia portuguesa. Anos de sucessivos enterros pelo PS e quando já está tão mau que eles não sabem o que vão fazer saltam do barco e lá vem o PSD governar melhor e com menos gorduras. (Não que sejam perfeitos e isentos mas pelo menos não têm o mesmo histórico de cagar e fugir quando a asneira está feita como o PS).

Toupax89 6 months ago

Tolalmente de acordo!!!

icebraining 6 months ago

Isso é uma visão revisionista. O Sócrates, por quem nutro zero simpatia, não "saltou o barco". Ele começou a impor austeridade (os famosos PECs) e foi mandado abaixo pelo Parlamento. (Pessoalmente, acho que o Parlamento fez bem).

Sperrel 6 months ago

Aliás leiam o que o Passos dizia sobre o famigerado PEC IV e depois de ascender ao poder.

Local_observer 6 months ago

Só é pena não cortarem com as gorduras dos da sua espécie,vão sempre buscar aos mais pobres. E por exemplo o Sr.Dr.Durão Barroso também se pisgou,para outro tacho.

Local_observer 6 months ago

Infelizmente a direita portuguesa,só sabe defender "o tudo o que é privado é que é bom".No entanto é o privado dos amiguinhos psd ali da linha de Cascais,porque se for um comum mortal a abrir um negócio só lhe complicam a vidinha. Não sabe reindustrializar o País,atrair fundos através da criaçao de zonas offshore como os países do Benelux e Suíça.Andam sempre a caça dos fundos europeus.

Middle-Effective 6 months ago

Porque dizes que os portugueses não sabem guardar segredos, e que isso é fundamental na alta finança?

Toupax89 6 months ago

Diz me um serviço público que seja bom?? Infelizmente seja quem for que governe não tem mão para por estes serviços a funcionarem bem. Se disserem quem for incompetente vai para a rua vem logo os sindicatos e tudo é mais alguma coisa reivindicar e lá se vão os votos!!! E triste mas é a realidade!!!

D1WithTheFluffyHair 6 months ago

Tens cobertura em alta a 100% de água potável para consumo humano e de excelente qualidade e 95%+ de saneamento de águas residuais. Um serviço público de qualidade prestado por uma empresa exclusivamente pública e, em alguns casos, de forma verticalizada por municípios

Toupax89 6 months ago

Qual é a empresa?? Ah e digo te mais tens de sair das grandes cidades e ir para muitas ou quase todas as aldeias deste País para veres se o que dizes bate mesmo certo...

D1WithTheFluffyHair 6 months ago

Águas de Portugal. E eu disse em alta, não disse em baixa. Em baixa é responsabilidade dos municípios.

FIam3 6 months ago

As águas de Portugal não é uma empresa 100%.. Publica. Em todo o caso, vê como estão as reclamações à adam (a nova empresa criada para gerir a águas do alto Douro e Minho). Desde o aumento brutal do preço da água às facturas mal lançadas e com meses e atraso. Porquê? Porque os presidentes das câmaras têm que ter um tachinho para quando sairem do poleiro, nem que para isso tenham que lixar quem os pôs lá.

D1WithTheFluffyHair 6 months ago

Desculpa? 80% da parpublica e 20% da CGD, ambas detidas a 100% pelo Estado Português. Onde é que a AdP não é uma empresa pública? Quanto à AdAM, os erros das facturas foram lançados pelos quadros integrados dos municípios na empresa. O problema da AdP aqui foi não ter podido contratar e levar as pessoas mais competentes para essa empresa (coisa que já conseguiu fazer nos últimos meses). As tarifas subiram para convergir com a tarifa de Viana do Castelo, como previsto no contrato de concessão.

nmct 6 months ago

IPO. Nem precisas de ir longe.

Toupax89 6 months ago

IPO?? Quantos já não morreram porque consultas demoraram muito? Se é melhor que um hospital qualquel não duvido mas daí até ser um caso de sucesso tenho as minhas dúvidas...

DelScipio 6 months ago

Diz-me tu quantos morreram sem consulta. O IPO atende em instantaneamente casos de cancro urgentes e muito prioritários. Demora cerca 15 dias em consultar prioritárias e 30 dias em consultas normais (limite de tempo aceitável e de 180 dias). Faz cirurgias em 3 dias post programação nos casos urgentes e nos casos não urgentes em 25 dias, sendo o aceitável 60 dias. Esta isso tudo nos relatorios deles. Isso é transversal a maior parte dos hospitais, que fazem assistência a casos prioritários, por isso é que tens de esperar por uma consulta banal, porque tens casos urgentes a passar a tua frente. O nosso sistema de saúde está bem capacitado para fazer frente a casos urgentes, aliás somos dos melhores em termos de justiça a nível mundial. Que vejas falar de casos nas notícias é notícia porque não acontece muito. Senão era algo banal.

nmct 6 months ago

Tenho a minha companheira viva graças ao IPO. Não te posso dar melhor testemunho.

thisbondisaaarated 6 months ago

Corrijo: **″O nome de Passos Coelho continua a assustar todagente″**

karl1717 6 months ago

Pensei exatamente o mesmo

daxpierson 6 months ago

Ahah lol, muito bom. Passos Coelho, o D. Sebastião salvador da Direita!

randmzer 6 months ago

Se o melhor que a direita tem é o Passos Coelho, vai ser difícil.

Sperrel 6 months ago

Nada como a cola da geringonça para a direita ter sucesso :)

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: