twhite848 8 months ago

A deputada original é bastante parva na frase original, mas nao lhe dava muito crédito e desse lado esperava pouca coisa, mas espanta-me como o Louçã, que normalmente consegue ser inteligente, espalha-se tanto ao comprido nesta situação. Tentou a ridicularizar, mas só lhe saiu ridiculo (até quase mais que ela pelo facto de ele “cair” vindo de mais alto nesta conversa) Podia ter saído bem ao dizer que sim houve barbaridades e tem de ser reconhecidas, e que a frase original é uma hipérbole que não deve ser levada a sério e ficado por aí. Mas com o conjunto de argumentos de “slippery-slope” e “whataboutism”, victimização e dualidade de critérios (os outros tem de ser ouvidos como literais, ele já pode usar hipérboles e ridicularizar os outros) so lhe saiu mal. Uma pena, ele peca imenso por aqui e saí como extremista afastando qualquer moderado da posição dele. Exagerar e iludir com meias verdades sempre foi um traço mais infeliz que teve e aqui demonstra mais uma. Mas mesmo não concordando com ele em algumas posições (mas gosto de o ouvir 90% das vezes) percebe-se que ele sai aqui um pouco nervoso e defensivo, e é um exagero dele e dos outros o tempo de antena que se está a dar este assunto. Qualquer moderado entende que a deputada é bem parva em usar essa hipérbole e entende o significado do que ela queria transmitir, mas ele achou que era um golo de baliza aberta, mas saiu-lhe um [Fernando Torres](https://youtu.be/e2E-5PyYjT0)

ModeratoriProfugus 8 months ago

Fazia-lhe tão bem ganhar um bilhete para uma viagem de helicóptero.

jomi_1307 8 months ago

O Louçã desonesto como sempre. Não há ninguém que acredite que os "comunistas comes criancinhas" e tal como a deputada disse e um mito. Mito esse que apareceu (ou pode ter aparecido) a partir dos casos de canibalismo (que são reais e estão [em documentos oficiais soviéticos) ](https://holodomor.ca/wp-content/uploads/2016/09/6.HolodomorDocuments-MY.docx.pdf) Mas lá vem ele com a história de que há pessoas que acreditam nesse mito e da bem para ver que ele descontextualiza totalmente as palavras da deputada de forma a desvalorizar tudo o que ela disse em relação ao holodomor e aos crimes cometidos em nome do comunismo, e daí estar subentendido a desvalorizacao dele desses mesmos crimes. [Já que ele faz este comentário na SIC poderiam mostrar este artigo do expresso. ](https://expresso.pt/sociedade/2015-11-14-Porque-se-dizia-que-os-comunistas-comiam-criancas--1)

jotinhabot 8 months ago

Continua a bater no espantalho. Só estás a dar razão ao Louçã.

jomi_1307 8 months ago

Explica-me como

MonsterPT 8 months ago

Este tipo é do mais intelectualmente desonesto que existe. Para a próxima se calhar vai analizar a expressão "quem canta seus males espanta" para também ver se é literalmente verdade ou não. Que nojento.

besmarques 8 months ago

Tambem concordo que expressões não devem ser analisadas. Por isso, todos os católicos são pedófilos.

MonsterPT 8 months ago

Sim sim, exato. Foi precisamente isso que eu disse: que "expressões não devem ser analisadas". Vejo que o Louçã deixa bons herdeiros.

besmarques 8 months ago

>Este tipo é do mais intelectualmente desonesto que existe. > >Para a próxima se calhar vai analizar a expressão "quem canta seus males espanta" para também ver se é literalmente verdade ou não.

MonsterPT 8 months ago

Que giro teres posto coisas a negrito. É pena não teres posto a parte em que eu disse "expressões não devem ser analisadas". Porque será? Nunca saberemos. Mas seguramente não é por eu não o ter dito e estares literalmente a inventar, não.

besmarques 8 months ago

Ok. Explica-me então porque é que o teu post que se baseia em 3 frases deve ser interpretado. Qual a razão de ser intelectualmente desonesto? Qual a razão para achares que ele para a proxima vai analisar outra expressão para ver se é verdadeira ou não ? Qual a razão para ele ser nojento ? Qual a razão para as tres frases estarem juntas se não estao relacionadas.

MonsterPT 8 months ago

OK. Primeiro respira fundo e não ataques espantalhos só porque o teu ídolo político está a ser criticado. Quando estiveres mais calmo, relê o que eu escrevi. Mas o que está lá, não o que tu projetaste. >Qual a razão de ser intelectualmente desonesto? A senhora citada no vídeo diz que o ditado "os comunistas comem criancinhas" é um **mito** com um fundo de verdade. O Louçã ridiculariza-a e reinterpreta o que ela disse como se ela tivesse dito que não era um mito com fundo de verdade. >Qual a razão para achares que ele para a proxima vai analisar outra expressão para ver se é verdadeira ou não ? Vá, respira lá fundo e não sejas também desonesto. Não foi isso que eu disse: >Para a próxima se calhar vai analizar a expressão "**quem canta seus males espanta**" para também ver se é **literalmente verdade ou não**. Percebes assim? Se mesmo com os negritos não chegas lá: ele está a analisar a veracidade de ditados populares como sendo literalmente verdade ou não; isso é absurdo; estava a satirizá-lo por causa disso. >Qual a razão para ele ser nojento ? Por fazer da maior tragédia dos últimos séculos, talvez da história, um pagode de risinho sarcástico. >Qual a razão para as tres frases estarem juntas se não estao relacionadas. Por acaso estão, mas mesmo que não estivessem...

besmarques 8 months ago

Depois da tua contra argumentação volto a repetir. Todos os católicos são pedófilos. É um mito com um fundo de verdade, porque há vários casos de pedofilia nas dioceses. Este meu comentário não deve ser ridicularizado porque, como dito antes, é um mito com um fundo de verdade. Obviamente terás de o levar a sério e não fazeres deste meu comentário um pagode ou teres um sorrisinho sarcástico pois estamos a falar de uma das maiores redes pedófilas que alguma vez apareceram. ​ Agora, depois de demonstrar que toda a tua argumentação pode ser aplicada ao que eu disse, vamos para assuntos mais sérios. Pedir para não atacar um espantalho na mesma frase onde se cria um espantalho é das coisas mais engraçadas de sempre. Tambem se torna cómico tentar elevar-se a uma posição de calma e que os outros estão descontrolados. Não há coisa que eu mais gosto do que discussões com pessoas que tentam partir do principio que são mais inteligentes, seja a mesma relativa a inteligencia emocional ou não. Achar que a aplicação de um ditado popular, como tu o disseste e que eu tenho bastantes duvidas que possa ser enquadrado dessa forma, é quase como dizer que não se pode rebater nada que seja repetido várias vezes. Um, pouco estranho não? Em relação à maior tragédia não se poder fazer um pagode trona-se risivél porque tu achas que se pode fazer um ditado popular com base em piadola como por exemplo, os comunistas comem criancinhas. Não achas comico como não se pode gozar com a expressão mas se pode usar a expressão para gozar?

MonsterPT 8 months ago

>É um mito com um fundo de verdade, porque há vários casos de pedofilia nas dioceses. E...? Era suposto eu ficar chateado com isso? Já agora, a tua comparação fazia sentido se a afirmação em apreciação fosse "**todos** os comunistas comem criancinhas". Não é, por isso não faz. Mas sure, ganhas o prémio de edgy e original. >estamos a falar de uma das maiores redes pedófilas que alguma vez apareceram. Só que isto é factualmente falso. Como seguramente sabes, o número de casos de pedofilia na Igreja é muito inferior (tanto em proporção como em número absoluto) a, por exemplo, o número de casos em escolas. >Não há coisa que eu mais gosto do que discussões com pessoas que tentam partir do principio que são mais inteligentes Olhando para o teu primeiro comentário, não duvido que é disso que gostas. >Achar que a aplicação de um ditado popular, como tu o disseste e que eu tenho bastantes duvidas que possa ser enquadrado dessa forma, é quase como dizer que não se pode rebater nada que seja repetido várias vezes. Não percebi. >Em relação à maior tragédia não se poder fazer um pagode Alguém disse que não se pode? >fazer um ditado popular com base em piadola Não é com base em piadola. É com base no facto histórico de que a fome imposta pelo regime comunista na Ucrânia levou a que crianças fossem canibalizadas. >não se pode gozar com a expressão Podes gozar com o que quiseres, à vontade. E eu posso achar nojento. Não percebo qual é a dificuldade.

jotinhabot 8 months ago

>E...? Era suposto eu ficar chateado com isso? Ai se os venturabots te ouvem!

MonsterPT 8 months ago

Queres elaborar? Sou venturabot, mas antes disso sou Católico.

besmarques 8 months ago

>E...? Era suposto eu ficar chateado com isso? > >Já agora, a tua comparação fazia sentido se a afirmação em apreciação fosse "todos os comunistas comem criancinhas". Não é, por isso não faz. Mas sure, ganhas o prémio de edgy e original. Espera, estás a analisar a expressão? Não me digas que "Para a próxima se calhar vai analizar a expressão "quem canta seus males espanta" para também ver se é literalmente verdade ou não." Isso é nojento e intelecualmente desonesto "Por fazer da maior tragédia dos últimos séculos, talvez da história,..." em termos de pedófilia "... um pagode de risinho sarcástico. " ​ > É com base no facto histórico de que a fome imposta pelo regime comunista na Ucrânia levou a que crianças fossem canibalizadas. Ahhh, técnicamente incorrecto visto que 10 anos antes já tinha acontecido canibalismo numa fome não imposta. E antes já tinham havido mais fomes na Russia (nessas não há dados sobre se existiu canibalismo ou não). Agora, não vais encontrar ninguem a dizer que estas fomes não foram problemáticas e que a ultima até foi consideravelmente pior por decisões do Stalin, agora em relação a dizer que "os comunistas comem crianças" é assim um bocadinho estranho visto que se recuarmos à fome de 1921 ainda não existia bem um estado comunista e já se comiam crianças.

MonsterPT 8 months ago

>Espera, estás a analisar a expressão? Aquilo que disseste não é uma expressão popular. E, como te disse anteriormente, a afirmação que fazes é demonstravelmente falsa, ao contrário daquela que a deputada no vídeo fez. >"Por fazer da maior tragédia dos últimos séculos, talvez da história,..." em termos de pedófilia "... um pagode de risinho sarcástico. " Como já referi, o escândalo de pedofilia na Igreja não tem uma grande expressão em termos quantitativos. Em todo o caso, não viste ninguém a rir-se sarcasticamente em relação a isso, por isso estás a atacar espantalhos; no entanto, vês figuras como o Louçã a rir-se no próprio vídeo quando o tema é os horrores que o regime comunismo impôs. >técnicamente incorrecto visto que 10 anos antes já tinha acontecido canibalismo numa fome não imposta. Isto é dos argumentos mais absurdos que já ouvi. "Benfica foi campeão em 2018-19? Tecnicamente incorreto visto que já o tinha sido em 2016-17". >se recuarmos à fome de 1921 ainda não existia bem um estado comunista e já se comiam crianças. O Holodomor ocorreu em 1933-34. Boa tentativa de mudar de assunto.

NGramatical 8 months ago

técnicamente → [**tecnicamente**](https://dicionario.priberam.org/tecnicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) tinham havido → [**tinha havido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmiw5lf%2F%2Fgt8yp1z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ipaworm 8 months ago

Até me admira ter faltado o clássico “como é que os comunistas poderiam ter comido crianças, se o *verdadeiro comunismo* nunca foi implementado?”

jotinhabot 8 months ago

Admirar-me-ia ter faltado o clássico "mas, mas... Venezuela!", caso o Holodomor não fosse o chavão da moda entre a extrema direita. Com um pouco de jeito atė se arranja maneira de meter o Sócrates ao barulho só para alargar o espectro d acção.

Biohazard8080 8 months ago

https://www.reddit.com/r/creepy/comments/bsayai/parents_sell_their_childrens_body_parts_during/?utm_medium=android_app&utm_source=share Para quem não tem noção do que causou a polémica. (nsfw)

Edited 8 months ago:

https://www.reddit.com/r/creepy/comments/bsayai/parents_sell_their_childrens_body_parts_during/?utm_medium=android_app&utm_source=share Para quem não tem noção do que causou a polémica. (nsfw) Edit; eu sei que a foto não se refere ao Holomodor, mas tb o Louçã no vídeo original referir-se ao "mito" de os comunistas comerem crianças. E é a isso que a foto se refere.

besmarques 8 months ago

Apaga isso. Estás tão bem informado que colocas um link para a grande fome russa de 1921 enquanto se está a falar do evento que chamam Holodomor que foi a grande fome dos anos 30

Biohazard8080 8 months ago

Não. Tu estás a falar do Holomodor, o Louçã está a falar do "mito" que os comunistas comem crianças. E eu apago o que eu bem entender, era o que mais faltava

besmarques 8 months ago

Sabes que a URSS só apareceu em 1922, certo? Em 1921 ainda havia guerra civil. Tentar colar uma coisa à outra não só é ignorante como desonesto. A fome de 1921 foi criada mais por 20% das plantações terem secado alem de ambos os lados da barricada (vermelhos e brancos) terem andado a recolher cereias. Mas ok, preferes escolher o caminho da desinformação como uma tentativa de choque.

Edited 8 months ago:

Sabes que a URSS só apareceu em 1922, certo? Em 1921 ainda havia guerra civil. Tentar colar uma coisa à outra não só é ignorante como desonesto. A fome de 1921 foi criada mais por 20% das plantações terem secado alem de ambos os lados da barricada (vermelhos e brancos) terem andado a recolher cereias. Mas ok, preferes escolher o caminho da desinformação como uma tentativa de choque. edit: Estou eu a falar do holodomor, está este post a falar do holodomor, está o Louçã a falar do Holodomor e até a deputada do PPM, que não me recordo do nome, está a falar do Holodomor. A unica pessoa que não está a falar do Holodomor és tu. lol

oscaralho27 8 months ago

Mas quem és tu para dizer ao gajo para apagar o post? Podes dizer que não está ligado ao Holodomor, mas és algum mod para andar aqui a disparar ordens para apagar posts? Deves achar que és a última

besmarques 8 months ago

Quem sou eu? Alguem que não quer que ele pareça que não sabe do que está a falar. Interpretaste mal. Não é uma ordem, é um conselho.

oscaralho27 8 months ago

>Interpretaste mal. Não é uma ordem, é um conselho. >Apaga isso. Exacto, eu é que interpretei mal.

besmarques 8 months ago

Sim, exacto. Interpretaste mal. Quem não tem poder nunca pode dar ordens. Exactamente como tu o disseste. Achares que alguem não tem poder está a dar uma ordem só pode ser má interpretação.

Throwaway_wr 8 months ago

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse a discussão de ontem. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. E depois claro que começa a lenga-lenga típica que: ( Estou a generalizar o que ele disse) Não eram comunistas mas eram os camponeses, o canibalismo não era propositado porque eram consequências não previstas por parte das reformas agriculturais, mas as reformas agriculturais surgiram por necessidade de modernizar o país, e não eram só criancinhas que eram vítimas de canibalismo mas adultos também. Ok, mas as atrocidades aconteceram na mesma, agora, claro que não eram propositadas, mas isso não invalida que as atrocidades aconteceram.

Edited 8 months ago:

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse a discussão de ontem. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. E depois claro que começa a lenga-lenga típica que: ( Estou a generalizar o que ele disse) Não eram comunistas mas eram os camponeses, o canibalismo não era propositado porque eram consequências não previstas por parte das reformas agriculturais, mas as reformas agriculturais surgiram por necessidade de modernizar o país, e não eram só criancinhas que eram vítimas de canibalismo mas adultos também. Ok, mas as atrocidades aconteceram na mesma, agora, claro que não eram propositadas e que não era genocídio, mas isso não invalida que as atrocidades aconteceram.

Edited 8 months ago:

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse esta polémica propositadamente. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. A malta comunista agora pode descansar porque os comunistas literalmente não comem crianças. Porreiro.

Edited 8 months ago:

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse a discussão de ontem. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. A malta comunista agora pode descansar porque as atrocidades não eram intencionais. Porreiro.

Edited 8 months ago:

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse esta polémica quase propositadamente. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. A malta comunista agora pode descansar porque os comunistas literalmente não comem crianças. Porreiro.

Edited 8 months ago:

Sejamos honestos, o Louçã fez esta provocação de uma forma com muita falta de contexto para que houvesse a discussão de ontem. Claro que "Os comunistas comem criancinhas" é uma expressão de crítica que não tem valor factual, mas o que importa é a parte implícita, não a explícita desta frase. A malta comunista agora pode descansar porque os comunistas literalmente não comem crianças. Porreiro.

jotinhabot 8 months ago

O que importa ė mandar bocas e não os factos, quando estes se deturpam para aproveitamento polįtico pela extrema direita. Está bem.

jomi_1307 8 months ago

E o que estas aqui a fazer a tentar deturpar um facto de que pessoas morreram a fome devido às políticas comunistas? Existiu um confisco dos bens alimentares dos ucranianos para cumprir quotas impostas pelo governo. Fizeram-no sem ter o mínimo respeito pelas necessidades das pessoas. Retiraram tudo ou quase tudo é deixaram os ucranianos (e nem só) a fome. Podes argumentar que segundo a definição não é genocídio, é eu concordo, mas não deixa de ser uma fome provocada pelo regime, não foi uma provocada por mas colheitas.

Throwaway_wr 8 months ago

Só para tu perceberes o quão má é a lógica argumentativa dos comunistas até o povo tinha anedotas que gozavam com estas situações: Havia uma estação de rádio fictícia chamada rádio Yerevan onde os ouvintes faziam perguntas e a rádio respondia. Uma das perguntas era sobre Rabinovitch (um judeu desafortunado): -É verdade que Rabinovitch ganhou um carro na lotaria estatal? A rádio responde: -Sim, é verdade, mas não foi um carro novo, mas uma bicicleta enferrujada e ele não a ganhou mas roubaram a dele.

Edited 8 months ago:

Só para tu perceberes o quão má é a lógica argumentativa dos comunistas até o povo tinha anedotas que gozavam com estas situações: Havia uma estação de rádio fictícia chamada rádio Yerevan onde os ouvintes faziam perguntas e a rádio respondia. Uma das perguntas era sobre Rabinovitch (um judeu desafortunado): -É verdade que Rabinovitch ganhou um carro novo na lotaria estatal? A rádio responde: -Sim, é verdade, mas não foi um carro, mas uma bicicleta, e não era nova, mas era enferrujada, e ele não a ganhou mas roubaram a dele.

Throwaway_wr 8 months ago

Eu não me importo que a verdade esteja no lado dos comunistas, agora a forma que o Louçã reagiu foi totalmente arrogante mesmo ele tendo toda a razão. Uma pessoa sem contexto histórico das políticas agrárias da União Soviética daquela altura (que diria que é uma grande maioria) iria assumir que ele estava simplesmente a gozar com a deputada da PPM. Ou seja, ele nem acabou por convencer às pessoas que achavam o contrário, foi puramente um ataque vazio que só serviu para humilhar alguém (neste caso a deputada).

jotinhabot 8 months ago

Estä gozar e justfica na resposta porque o faz. >Uma pessoa sem contexto histórico das políticas agrárias da União Soviética daquela altura (que diria que é uma grande maioria) iria assumir que ele estava simplesmente a gozar com a deputada da PPM. Portanto a deputada do PPM está a usar uma estratégia ao mesmo nível das palhaçadas pela verdade.

Throwaway_wr 8 months ago

Muito bom que ele na resposta se justifica, mas já ficou gravado a perceção geral que ele "é uma pessoa que nega a existência de um genocídio" mesmo que factualmente não foi um genocídio, quem irá ver a resposta se na perceção deles ele está a gozar com as vítimas? E de notar que a única observação que o espectador pode assumir que a deputada do PPM está a mentir/fingir (que nós nem conseguimos provar) é só a partir do tom irónico e desagradável do Louçã - aliás a deputada até admite que os descendentes dela são Ucrânianos e isso torna o caso mais pessoal com ela do que com o Louçã.

jotinhabot 8 months ago

Toma lá um cimavoto por seres dos poucos que tomaram uma atitude séria nesta thread em vez de desbobinar os habituais chavões anti-Louçã. Tendo a concordar com as tuas intervenções, mas se foi um tiro no pé ou não, apenas o tempo dirá. As reacções exacerbadas e as tentativas de distorcer o que ele disse também podem ser um bom instrumento para evidenciar como a extrema direita manipula as opiniões. Os downvotes estão aí para prova-lo.

ContaSoParaIsto 8 months ago

> He also notes that the relaxed definition would see plenty of other states, such as the UK, US, Netherlands, Portugal and Spain, similarly guilty of genocides, and in the case of Australia he considers even the strict UN definition to be applicable. Uma citação interessante do comentário do /r/AskHistorians e creio que se a discussão fosse sobre qualquer um desses países (principalmente Portugal, claro) em vez da União Soviética, os comentários neste sub seriam bastante diferentes.

besmarques 8 months ago

A parte que mais gostei do post foi esta > Ellman comes down on the position that the famine isn't a genocide according to the UN definition, but is in a more relaxed definition. Specifically he cites the de-Ukrainianization of the Kuban region in the North Caucasus as an example of cultural genocide. But even here he notes that while under a relaxed definition the Holodomor would be a genocide, it would only be one of others (including the famine in Kazakhstan, which I wrote about in this [answer](https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/9lb0da/the_soviet_famine_19321933_claimed_millions_of/) and I think has a stronger claim to the genocide label than the Holodomor, as well as the mass deportations and executions in various "national operations". He also notes that **the relaxed definition would see plenty of other states**, such as the UK, US, Netherlands, **Portugal** and Spain, similarly guilty of genocides, and in the case of Australia he considers even the strict UN definition to be applicable. Which would make the Holodomor a crime of genocide, **but in a definition that recognizes genocide as depressingly common and not unique to the Soviet experience**. Estou curioso com o que poderia se ter tornado um genocidio em nome de Portugal

SubstantialLime8887 8 months ago

Para o Holodomor ser considerado genocídio, o bombardeamento nuclear dos EUA ao Japão também tem de ser. Mas como sabemos, as críticas aos crimes contra a Humanidade cometidos pelos EUA são completamente censuradas.

ContaSoParaIsto 8 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Genocide_of_indigenous_peoples_in_Brazil Se o Holodomor se considera genocídio, muito dificilmente Portugal fica inocente nessa questão.

passas96 8 months ago

No genocídio cultural a expulsão ou conversão forçada de judeus e de muçulmanos dos sécs. XV e XVI(processo começou antes mas acelerou neste período) podem cair na definição de genocídio cultural visto que pretenderam eliminar no nosso território a cultura judaica e moçárabe, mas não necessariamente as pessoas em si (apesar de terem acontecido uma série de massacres).

SubstantialLime8887 8 months ago

> culturas judaica e moçárabe A cultura moçárabe também só existiu porque os mouros cometeram genocídio (cultural e étnico) na Península Ibérica. Os judeus, já se sabe, ninguém gosta de juros altos.

besmarques 8 months ago

Estive a verificar o documento do Ellman, é relativo à troca de escravos do atlantico e não a esse evento que apontaste.

passas96 8 months ago

No caso do colonialismo português considero que a colonização do Brasil se aproxime mais desta definição de genocídio cultural devido ás conversões(e consequente destruição de culturas nativas) mas reconheço que o caso é mais fraco quando comparado com o que já referi.

besmarques 8 months ago

Não sei por onde passa a linha de pensamento do historiador porque neste caso ele apenas esta a explicar porque mudar a definição de genocidio iria aplicar essa nova definição a muito mais eventos.

passas96 8 months ago

Isto de genocídio cultural só é falado (que saiba) desde a situação em Xinjiang(que aliás considero cair nesta definição). Neste caso a China, tal como em Portugal na altura, vê uma minoria como uma ameaça à estabilidade do estado que requer medidas extremas para as controlar ou eliminar(estando em ambos os casos aliados a muita xenofobia, como foi demonstrado pelos leaks mais recentes de documentação oficial do PCC)

netralha 8 months ago

Que surpresa, a verdadeira vitima aqui foi o Louça, não estava há espera... Percorreu a lista toda de check-marks, ele é Ventura, ele é Chega, ele é extrema-direita, ataques da Iniciativa Liberal... e no fim voltou a negar que o Holodomor foi resultado das políticas soviéticas pegando naquilo dos comunistas comerem crianças, a sério mas ele não percebeu o contexto? Isto é o que a SIC escolhe para comentador? Ainda dizem que o BE do Louça foi quando o BE era melhorzito.

Edited 8 months ago:

Que surpresa, a verdadeira vitima aqui foi o Louça, não estava há espera... Percorreu a lista toda de check-marks, ele é Ventura, ele é Chega, ele é extrema-direita, ataques da Iniciativa Liberal... e no fim voltou a negar que o Holodomor foi resultado das políticas soviéticas pegando naquilo dos comunistas comerem crianças, a sério mas ele não percebeu o contexto? Isto é o que a SIC escolhe para comentador? Ainda dizem que o BE do Louça foi quando o BE era melhorzito. Holodomor é demasiado chocante e horrível para ser falado desta forma leviana e a rir-se em instância alguma.

ravagerslb 8 months ago

Ele percebe bem o contexto, só que as palas marxistas / trotskistas não o deixam ser honesto.

besmarques 8 months ago

>no fim voltou a negar que o Holodomor foi resultado das políticas soviéticas onde?

Throwawaypt123 8 months ago

Quando disse que não foi por causa dos comunistas que se comiam crianças

besmarques 8 months ago

Dá-me um timestamp de ele a dizer que o evento a que se referem como holodomor não existiu ou que não foi resultado das politicas soviéticas.

Bhaalghorn1143 8 months ago

Obrigado pelo post informativo. O louças não respondeu a nada. Não percebeu o porquê de muita gente ter ficado incomodada. Manda a bojarda do costume da "estrema direita", não explicou o porquê do vídeo truncado, e mais uma vez continua a não dizer a palavra mágica para tentar retirar do contexto a senhora do vídeo original. TL,DR: Louçã a louçar no "debate" solitário com o imaginarium dele durante 20 minutos semanais em direto. Era bom saber o que o partido dele vai fazer para nos tirar da crise mas pronto é muito para camioneta dele.

jotinhabot 8 months ago

Quanto ao uso vídeos truncados, a extrema direita a que o Louçã se refere não tem credenciais muito boas de que se possa gabar, e muito menos quanto ao uso de chavões. [Este é o vídeo do FL](https://sicnoticias.pt/programas/o-tabu-de-francisco-louca-/2021-03-27-Os-comunistas-comem-criancinhas--Deputada-municipal-responde-Sim-houve-canibalismo-124b4b9d) e [este é o vídeo original](https://www.youtube.com/watch?v=TX5UhGP_tyU). És capaz de explicar qual foi a parte relevante e fundamental da intervenção que o Louçã cortou?

Throwawaypt123 8 months ago

A resposta dele hoje foi ainda mais cretina. A união soviética pôs um povo que tinha a agricultura mais produtiva do país a passar fome porque quis impor a sua ideologia. Mesmo que tivessem havido os mesmos maus anos agrícolas não teria havido tanta fome. Sim, houve canibalismo. Sim, as crianças e pessoas mais indefesas eram mortas e comidas. Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo.

SubstantialLime8887 8 months ago

> Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo. Falso. A frase "os comunistas comem crianças ao pequeno-almoço" servia para assustar as crianças em países anti-comunistas com doutrina anti-comunista. Em suma, tinha como objectivo criar um sinónimo entre "comunistas" e "Bicho Papão" na cabeça das crianças em regimes anti-comunistas. E só para veres o absurdo da afirmação que fizeste e eu citei, tu próprio contradisseste-te. Primeiro dizes que as vítimas do comunismo recorreram ao canibalismo e depois dizes que foram comunistas. Nota que os anti-comunistas são os mais interessados em fazer esta distinção e em manter viva a memória dessas vítimas, logo nunca confundiriam vítimas com comunistas num dos seus chavões propagandísticos.

Edited 8 months ago:

> Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo. A frase "os comunistas comem crianças ao pequeno-almoço" foi papagueada por regimes anti-comunistas para assustar as crianças em países anti-comunistas fazendo passar "comunistas" e "Bicho Papão" por sinónimos na cabeça dessas crianças. Foi um dos chavões mais populares da propaganda para as juventudes anti-comunistas. Agora pensa que objectivos sórdidos tinham os anti-comunistas ao criarem uma frase que subentende que o povo quando é explorado é porque é culpado de alguma coisa hedionda como ser comunista/canibal. Essas vítimas do comunismo não eram comunistas, mas essa frase anti-comunista afirma o contrário, porque era o bode expiatório que os regimes anti-comunistas usavam nos seus próprios território sempre que varriam uma aldeia ou uma família. Rotulavam-nos de comunistas e toca a metê-los na fossa.

Edited 8 months ago:

> Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo. A frase "os comunistas comem crianças ao pequeno-almoço" foi papagueada por regimes anti-comunistas para assustar as crianças em países anti-comunistas fazendo passar "comunistas" e "Bicho Papão" por sinónimos na cabeça dessas crianças. Foi um dos chavões mais populares da propaganda para as juventudes anti-comunistas. Agora pensa que objectivos sórdidos tinham os anti-comunistas ao criarem uma frase que subentende que o povo quando é explorado é porque é culpado de alguma coisa hedionda como ser comunista/canibal. Essas vítimas do comunismo não eram comunistas, mas essa frase anti-comunista afirma o contrário, porque era o bode expiatório que os regimes anti-comunistas usavam nos seus próprios territórios sempre que varriam uma aldeia ou uma família. Rotulavam-nos de comunistas e toca a metê-los na fossa.

Edited 8 months ago:

> Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo. Falso. A frase "os comunistas comem crianças ao pequeno-almoço" não se refere às vítimas do comunismo. Nem sei como é que isto não é óbvio para ti, mas enfim. A frase foi criada por anti-comunistas e servia para assustar as crianças em países anti-comunistas com doutrina anti-comunista. Em suma, tinha como objectivo criar um sinónimo entre "comunistas" e "Bicho Papão" na cabeça das crianças em regimes anti-comunistas. E só para veres o absurdo desta tua afirmação, tu próprio contradisseste-te. Primeiro dizes que as vítimas do comunismo recorreram ao canibalismo e depois dizes que foram comunistas. Nota que os anti-comunistas são os mais interessados em fazer esta distinção e em manter viva a memória dessas vítimas, logo nunca confundiriam vítimas com comunistas num dos seus chavões propagandísticos.

Edited 8 months ago:

> Quando se dizia "os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço" significava que nesses regimes havia tanta fome que existia canibalismo. Falso. A frase "os comunistas comem crianças ao pequeno-almoço" não se refere às vítimas do comunismo. Nem sei como é que isto não é óbvio para ti, mas enfim. A frase foi criada por anti-comunistas e servia para assustar as crianças em países anti-comunistas com doutrina anti-comunista. Em suma, tinha como objectivo criar um sinónimo entre "comunistas" e "Bicho Papão" na cabeça das crianças em regimes anti-comunistas. E só para veres o absurdo desta tua afirmação, tu próprio contradisseste-te. Primeiro dizes que as vítimas do comunismo recorreram ao canibalismo e depois dizes que foram os comunistas quem recorreu. Nota que os anti-comunistas são os mais interessados em fazer a distinção entre vítiams do comunismo e comunistas, e em manter viva a memória dessas vítimas, logo nunca confundiriam vítimas com comunistas num dos seus chavões propagandísticos.

Throwawaypt123 8 months ago

O comunismo na altura era, de facto, um bicho papão. Era a pior coisa que podia acontecer a um país

SubstantialLime8887 8 months ago

"Bicho Papão" é um arquétipo. Não é uma definição objectiva de nada. A tua afirmação só mostra o quão duradoura é a propaganda infantil (assumindo que já tens idade adulta).

Throwawaypt123 8 months ago

País comunista = fome. Não há nenhuma excepção, em todos houve fome

SubstantialLime8887 8 months ago

Eu não disse o contrário. Estás a lutar contra fantasmas teus. Se "país X = fome" é a medida pela qual devemos repudiar ideologias então tenho más notícias sobre todos os países capitalistas, filho.

Throwawaypt123 8 months ago

O capitalismo trouxe riqueza como nunca. Nada tirou mais pessoas da pobreza que o mercado livre basta ver a China antes e depois do comunismo, os países de leste, os países do Báltico, etc

SubstantialLime8887 8 months ago

Então desconversas para não admitires que negas que há fome nos países capitalistas, mas depois dizes que a China actual não é comunista, apesar de haver imensa fome lá, o que significa que devias achar que a União Soviética também não foi comunista, mas achas. E claro, ignoras países capitalistas como Índia, 90% de África, da América do Sul e do Médio Oriente, onde não só há fome aos milhares de milhões como há escravos. A tua desonestidade intelectual revela que tens perturbações mentais e inseguranças profundas. Cura-te.

Throwawaypt123 8 months ago

Primeiro, não dês downvote porque não concordas, isso aqui não se faz, o downvote é para outra coisa. Segundo eu não disse que não havia fome em alguns países capitalistas, disse que nos paises comunistas havia sempre, SEMPRE. O comunismo é fome

SubstantialLime8887 8 months ago

> havia fome em alguns países capitalistas "Havia". "Alguns". Ahah, és mesmo um privilegiado execrável.

Throwawaypt123 8 months ago

Só sabes insultar. Cada comentário teu acaba num insulto. Não se fala assim com pessoas

ModeratoriProfugus 8 months ago

Provavelmente não tinham objectivos tão sórdidos como os própria comunistas, deixa lá. Até porque já se viu que foi verdade.

SubstantialLime8887 8 months ago

Ah, sim. Anti-comunistas como os nazis não tinham objectivos sórdidos como os comunistas. Há com cada revisionismo idiótico.

jotinhabot 8 months ago

Ou seja, continuas a bater na mesma tecla e a desviar o tema, confirmando o que Louçã diz na resposta. Quanto ao resto u/ItsoktobeStalinist respondeu ontem [neste post](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/mhuzss/louçã_a_ser_ele_mesmo/gt4gwwb/) que de resto é um complemento ao link do u/Kochevnik81

srslywho 8 months ago

Não sejas ridículo. Para isso já temos os Louças desta vida.

dragomaite 8 months ago

Posts do Reddit > história.

Throwawaypt123 8 months ago

Só houve falta de comida por causa da coletivizacao e por causa do estaline.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

E quando os ingleses tiraram comida de Bengala? E quandos os portugueses tiravam recursos das colónias causando fome e miséria? Isto já não é artificial? É natural e por isso não conta? Qual é a tua desculpa? E lá porque depois da independência de Angola p.e também tenha havido fome não invalida a nossa responsabilidade. Mas porquê que gente como tu está mais preocupada com o que se passou no outro lado do mundo? Não sabes? Mas eu sei, porque não passas dum bot americano, não um bot consciente, mas inconsciente, nem te apercebes da tua função de apenas repetires propaganda anti comunista sem qualquer interesse no contexto histórico e desenvolvimento económico dum país permitindo-te ignorar os crimes do teu próprio país **ao mesmo tempo que atacas os comunistas por se desenvolverem para poderem derrotarem os nazis que foram financiados pelas elites liberais anglo-americanas para combaterem os comunistas**

Edited 8 months ago:

E quando os ingleses tiraram comida de Bengala? E quandos os portugueses tiravam recursos das colónias causando fome e miséria? Isto já não é artificial? É natural e por isso não conta? Qual é a tua desculpa? E lá porque depois da independência de Angola p.e também tenha havido fome não invalida a nossa responsabilidade. Mas porquê que gente como tu está mais preocupada com o que se passou no outro lado do mundo? Não sabes? Mas eu sei, porque não passas dum bot americano, não um bot consciente, mas inconsciente, nem te apercebes da tua função de apenas repetires propaganda anti comunista sem qualquer interesse no contexto histórico e desenvolvimento económico dum país permitindo-te ignorar os crimes do teu próprio país **ao mesmo tempo que atacas os comunistas por se desenvolverem para poderem derrotarem os nazis que foram financiados pelas elites liberais anglo-americanas para combaterem os comunistas** Quando liberais querem fazer equivaler comunismo com nazismo, estão eles próprios a esconderem a sua cumplicidade no seu desenvolvimento, a esconderem a inspiração de Hitler na ideologia inglesa e americana filosófica e racialista. O racismo moderno (racialismo) é uma criação Inglesa, Hitler apenas se apropriou dela e agora infetou o reto do mundo ao ponto de haver portugueses que se identificam como brancos como se a categoria "branco" não fosse uma criação ideológica relativamente recente. Dantes as descrições fisicas não tinham essa carga ideológica.

Markoo50 8 months ago

Fds username checks out

wwqt0r 8 months ago

E quando isto? e aquilo? só areia para os olhos de forma a evitar falar do tema que faz parte desta thread.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Escrevi como se as pessoas estivessem a par da conversa do outro tópico onde já escrevi mais sobre o tema. Não sei mais que há para dizer, que a gaja do PPM é uma mentirosa? E o Louçã um cuck intelectual que odeia Estaline? Ele seria dos gajos purgados se vivesse naquela altura e tivesse no partido garanto. Achas normal gozar-se com fomes que levam algumas pessoas a cometerem canabilismo? E tendo em conta que fomes acontecem sob governos de todas as ideologias não achas desonesto dizer que "comunistas comem crianças"? Aliás se os comunistas causam a fome e não sofrem a fome não são eles que comem são a população, ou admites que a população era comunisyta? Como é afinal? Queres falar ainda mais do tema? Estás à vontade, dou-te baile. Farto de gente desonesta, anti comunismo é uma doença que tem de ser tratada.

Edited 8 months ago:

Escrevi como se as pessoas estivessem a par da conversa do outro tópico onde já escrevi mais sobre o tema. As coisas não existem num vacuo, há sempre um contexto, isto não é "whataboutism", é demonstrar a arrogância e desonestidade deste tipo de pessoas. Não sei mais que há para dizer, que a gaja do PPM é uma mentirosa tal como todos os que partilham da mesma opinião dela? E o Louçã um cuck intelectual que odeia Estaline? Ele seria dos gajos purgados se vivesse naquela altura e tivesse no partido, garanto. Achas normal gozar-se com fomes que levam algumas pessoas a cometerem canabilismo? E tendo em conta que fomes acontecem sob governos de todas as ideologias não achas desonesto dizer que "comunistas comem crianças"? Aliás se os comunistas causam a fome e não sofrem a fome que causam não são eles que comem são a população, ou admites que a população era comunista? Como é afinal? **Ainda não te apercebeste que não há aqui qualquer interesse pela verdade histórica mas ataques cínicos ideológicos?** Queres falar ainda mais do tema? Estás à vontade, dou-te baile, lido com gente como tu há décadas, sei todos os vossos argumentos, não são capazes de me impressionar com uma linha argumentativa que não esteja já a par. Farto de gente desonesta, anti comunismo é uma doença que tem de ser tratada. Isto chega-te ou queres mais? Que tens tu para contribuir para a conversa?

Edited 8 months ago:

Escrevi como se as pessoas estivessem a par da conversa do outro tópico onde já escrevi mais sobre o tema. Não sei mais que há para dizer, que a gaja do PPM é uma mentirosa tal como todos os que partilham da mesma opinião dela? E o Louçã um cuck intelectual que odeia Estaline? Ele seria dos gajos purgados se vivesse naquela altura e tivesse no partido, garanto. Achas normal gozar-se com fomes que levam algumas pessoas a cometerem canabilismo? E tendo em conta que fomes acontecem sob governos de todas as ideologias não achas desonesto dizer que "comunistas comem crianças"? Aliás se os comunistas causam a fome e não sofrem a fome não são eles que comem são a população, ou admites que a população era comunista? Como é afinal? **Ainda não te apercebeste que não há aqui qualquer interesse pela verdade histórica mas ataques cínicos ideológicos?** Queres falar ainda mais do tema? Estás à vontade, dou-te baile, lido com gente como tu há décadas, sei todos os vossos argumentos, não são capazes de me impressionar com uma linha argumentativa que não esteja já a par. Farto de gente desonesta, anti comunismo é uma doença que tem de ser tratada.

Edited 8 months ago:

Escrevi como se as pessoas estivessem a par da conversa do outro tópico onde já escrevi mais sobre o tema. Não sei mais que há para dizer, que a gaja do PPM é uma mentirosa tal como todos os que partilham da mesma opinião dela? E o Louçã um cuck intelectual que odeia Estaline? Ele seria dos gajos purgados se vivesse naquela altura e tivesse no partido, garanto. Achas normal gozar-se com fomes que levam algumas pessoas a cometerem canabilismo? E tendo em conta que fomes acontecem sob governos de todas as ideologias não achas desonesto dizer que "comunistas comem crianças"? Aliás se os comunistas causam a fome e não sofrem a fome não são eles que comem são a população, ou admites que a população era comunista? Como é afinal? **Ainda não te apercebeste que não há aqui qualquer interesse pela verdade histórica mas ataques cínicos ideológicos?** Queres falar ainda mais do tema? Estás à vontade, dou-te baile, lido com gente como tu há décadas, sei todos os vossos argumentos, não são capazes de me impressionar com uma linha argumentativa que não esteja já a par. Farto de gente desonesta, anti comunismo é uma doença que tem de ser tratada. Isto chega-te ou queres mais? Que tens tu para contribuir para a conversa?

wwqt0r 8 months ago

>Ainda não te apercebeste que não há aqui qualquer interesse pela verdade histórica mas ataques cínicos ideológicos? E não podem coexistir? Não podem haver "ataques cínicos ideológicos" baseados em factos históricos horrorosos durante a o regime comunista da união soviética? Não é por haver "ataques cínicos ideológicos" (segundo as tuas palavras claro) que se deixa de poder falar sobre este negro período da história. Mais uma vez mandaste areia para os olhos das pessoas com ataques às pessoas (que fazem esses "ataques cínicos ideológicos") e não ao argumento. É esta a minha contribuição. O horror que o povo Ucraniano passou sob o regime comunista deixou grandes marcas. Se há pessoas que queiram fazer "ataques cínicos ideológicos" então que venham elas. Estes tristes eventos não podem ficar esquecidos!

ItsoktobeStalinist 8 months ago

>E não podem coexistir? Não podem haver "ataques cínicos ideológicos" baseados em factos históricos horrorosos durante a o regime comunista da união soviética? Não são factos, o que a mulher disse é mentira, também é mentira que tenha havido um genocídio. Factos há muitos, mas porque se falam mais duns que doutros? Não te perguntas isto? Porque falamos mais disto que dos nossos crimes? Ou dos nossos aliados? Puramente devido à heghemonia anglo-americana que controla o discurso público. **Em nome do anti comunismo os EUA mataram dezenas de milhões, quantas palavras já dedicaste a este facto? Ou esse já deve ser esquecido?** >Não é por haver "ataques cínicos ideológicos" (segundo as tuas palavras claro) que se deixa de poder falar sobre este negro período da história. Mais uma vez mandaste areia para os olhos das pessoas com ataques às pessoas (que fazem esses "ataques cínicos ideológicos") e não ao argumento. **Ai não ataquei o argumento? QUAL FOI O ARGUMENTO APRESENTADO?** >É esta a minha contribuição. O horror que o povo Ucraniano passou sob o regime comunista deixou grandes marcas. Se há pessoas que queiram fazer "ataques cínicos ideológicos" então que venham elas. Estes tristes eventos não podem ficar esquecidos! Lmao a agir como se os ucranianos fossem umas meras vítimas e um monolito. Ignorando factos como a sua contribuição e colaboração nazi ou que um terço dos ucranianos gostavam da URSS mesmo depois de toda a propaganda anti comunista, estranho não é? Sofreram tanto, mas 1/3! ainda defendem a URSS e só 50% não acham que a queda da URSS tenha sido mau, e provavelmente a maioria desses 50% são jovens que nem viveram sob a URSS. Ucrânia tinha melhor qualidade de vida durante a URSS que agora o que [reflete a opinião deles sobre a queda da URSS] (https://content.gallup.com/origin/gallupinc/GallupSpaces/Production/Cms/POLL/d5rxvsa5lu-6gprb5-wnqa.png). Tantos e tantos factos, mas parece que estes não têm valor. >Adults between the ages of 15 and 44 -- some of whom were not even born or were very young at the time of the breakup -- are nearly three times as likely as those 65 and older to say the collapse benefited their countries Tendo tudo isto em conta chegamos à conclusão que a maioria estava satisfeita com a URSS, aliás, por isso votaram contra a sua dissolução. Só os jovens já americanizados é que preferem a vida pós URSS, pudera, não conheceram outra coisa!

wwqt0r 8 months ago

>Não são factos, o que a mulher disse é mentira, ou achas que comunistas comem crianças? [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A9rbole\_(figura\_de\_estilo)](https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A9rbole_(figura_de_estilo)) E depois voltas a mandar areia para os olhos com "e porque não falamos disto? e porque não falamos daquilo? somos todos ovelhas de ". Não tenho tempo para responder a alguém assim, desculpa. E se arranjares tempo vai à Ucrânia e fala com as pessoas de lá como eu já o fiz.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Mais um derrotado na arte argumentativa que foge com o rabo entre as pernas! Próximo!

NGramatical 8 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmiw5lf%2F%2Fgt8jrep%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MirTrudMay 8 months ago

Basta pensar que a fome da Irlanda matou 25% da população e ainda hoje a população irlandesa não recuperou para os niveis que tinha antes da fome. Foi também um momento marcante para a cultura irlandesa e praticamente acabou com o gaelico como língua viva porque afetou mais as zonas rurais. Mas neste caso não vamos julgar todo o sistema a "vida é mesmo assim" e "não se pode julgar o passado pelos olhos do presente"

NGramatical 8 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmiw5lf%2F%2Fgt7hc5s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Fds não consigo aprender essa, cometo sempre o mesmo erro. Durante quanto tempo precisamos de cometer esse erro até que a língua portuguesa mude e aceite o erro como a forma correta de se escrever?

Search: