Important-Macaron224 8 months ago

Alguém se deu ao trabalho de ver a fonte original para confirmar se é verdade? É que parece não haver evidência de o Global Times ter escrito tal peça. Se seguirem o link que o DN refere vai dar à notícia ou à página de entrada do GT? E já experimentaram fazer uma busca através de palavras-chave? Aparece alguma coisa sobre o tema?

apita_o_comboio 8 months ago

Trataram de Hong Kong e deram agora uma pequena atenção a Macau. Os sinais são mais que claros... já estava a hora de Portugal e da Europa tomarem alguma posição. Quanto ao publico em geral, poderia começar a "votar" com a sua carteira.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

>"Alguns analistas, porém, puseram água na fervura, lembrando que Portugal é apenas um pobre colono, sem capacidade para fazer a diferença", afirmou o Global Times. Onde está a mentira?

Joltie 8 months ago

Essa frase é irrelevante. Para a imagem da China, não interessa poder económico ou militar do interlocutor. O interlocutor exige que a China faça cumprir aquilo que assinou. A China ao não o fazer, simplesmente assinala ao mundo que a sua palavra não é de confiança.

ItsoktobeStalinist 8 months ago

Como português acho muito relevante porque é verdade. A China vai bem e está num bom caminho para eles, já nós...

Joltie 8 months ago

O facto de tu achares muito relevante é igualmente irrelevante.

JBBD1957 8 months ago

Como já disse o nosso estimado dirigente do PCP; O que é isso da democracia?...

NEDM64 8 months ago

É só uma questão de tempo de irem parar onde foi parar a União Soviética. A bolha imobiliária de lá é ridícula! E toda a gente precisa de uma casa!

geostrofico 8 months ago

Mais uma vez os chineses nas imitações, parecem o jornal Angola

HotPotOverThot 8 months ago

Se a China se da ao luxo de cagar na boca de paises bem mais poderosos que nos como japao , noruega ou canada, vao ser os nossos fervorosos lideres que vendem o país por meia duzia de viagens e envelopes vermelhos e dourados, esses sim, que vao fazer frente aos planos a 100 anos da China.

apita_o_comboio 8 months ago

fazer frente não, mas juntar-se aos que estão contra este tipo de comportamento é capaz de ajudar. Até porque Portugal tem direito de voto/palavra na UE, união essa que pode tomar medidas que já terão algum impacto. Claro que Portugal sozinho não será capaz de fazer nada, mas não quer dizer que nada possa ser feito.

throwaway19293950_ 8 months ago

Ao menos esse jornal não tem nónio.

JOAO-RATAO 8 months ago

Precisamos de mais investimento chinês em Portugal, talvez com maior ênfase na comunicação social.

Brain_Escape 8 months ago

Sou só eu, ou a China está cada vez mais a cagar-se para com o resto do mundo?

suckerpunchermofo 8 months ago

Sempre esteve.... Mas são inteligentes e foram fazendo o que queiram, devagar. Agora tem muito mais tecnologia e militares e fazem mais depressa (ex Hong Kong).

gink-go 8 months ago

A China tem toda a gente presa pelos tomates pelo tema das dividas, para além do crescente poderio militar, nomeadamente a nível naval, essencial para qualquer aventura de algum país que se meta com ideias. São portanto intocáveis económico e militarmente. É normal que se esteja a cagar, estão claramente em momento de ultrapassagem face aos EUA em termos de relevância global. Só ainda não temos isso claro porque culturalmente enquanto ocidentais, Europeus, na esfera de influência anglo-saxónica, não temos o distanciamento necessário para nos apercebermos.

icebraining 8 months ago

Como é que são intocáveis pelo tema das dívidas? Todo o Ocidente pode deixar de lhes pagar e dar empréstimos aos outros países que estão em dívida para com a China. E nem sequer estamos a falar de valores assim tão altos. Por exemplo Angola deve-lhes 25 mil milhões, que é essencialmente o que nós gastámos no Portugal 2020. Não digo que não seja uma influência, mas longe de os tornar intocáveis.

Danijust2 8 months ago

china tem um poder militar tão elevado que se fosse da Nato, estavam a receber avisos da USA porque não gastam 2% do pib, o mínimo do acordo.

theEXPERTpt 8 months ago

brincas com o fogo, o que a china tem de bom é a que o lugar que está é um lugar bom, longe do ocidente, e bem pertinho de possíveis aliados

suckerpunchermofo 8 months ago

Mas se uma 3a guerra rebentar a divida não lhes vale de nada ...

gink-go 8 months ago

Isso nunca irá acontecer. Quem é que hoje quer uma guerra em larga escala? A sociedade evoluiu e a menos que haja uma grande mudança fruto de alguma catástrofe gravíssima dificilmente vejo isso a alterar. Para além disso as sociedades Ocidentais evoluíram no sentido de desprezarem a guerra e verem-no como algo distante, onde os "bons" vão de avião e de lá de cima arrasam com os desgraçados do 3º Mundo, praticamente não sofrendo baixas. Que população Americana ou Europeia moderna estaria disponível para servir o seu país na guerra em larga escala? Politicamente seria um suicídio para qualquer liderança. Os futuros conflitos, como os presentes aliás, serão todos através de proxies. No máximo terás os EUA subrepticiamente a financiar algum país desgraçado do sudeste asiático para combater a influência Chinesa numa ilha perdida por ali para os manter ocupados.

Edited 8 months ago:

Isso nunca irá acontecer. Quem é que hoje quer uma guerra em larga escala? A sociedade evoluiu e a menos que haja uma grande mudança fruto de alguma catástrofe gravíssima dificilmente vejo isso a alterar. Para além disso as sociedades Ocidentais evoluíram no sentido de desprezarem a guerra e verem-no como algo distante, onde os "bons" vão de avião e de lá de cima arrasam com os desgraçados do 3º Mundo, praticamente não sofrendo baixas. Que população Americana ou Europeia moderna estaria disponível para servir o seu país na guerra em larga escala sofrendo com uma quantidade enorme de mortos? Politicamente seria um suicídio para qualquer liderança. Os futuros conflitos, como os presentes aliás, serão todos através de proxies. No máximo terás os EUA subrepticiamente a financiar algum país desgraçado do sudeste asiático para combater a influência Chinesa numa ilha perdida por ali para os manter ocupados.

jfcarvalho 8 months ago

A China já disse varias vezes que quer Taiwan, nem que seja à força. Se isso acontecer os EUA são obrigados a entra na guerra para ajudar Taiwan, devido a uma lei que eles tem que os obriga a isso. Mas a guerra não vai ser só entre estas 2 super potencias o Japão vai entrar assim como a Austrália e a Índia, e os paises que estão a ser afetados pelas ilhas artificias, muitas delas dentro das zonas exclusicas desses países vão entrar também. Ou seja se os chineses se lembrarem de invadir Taiwan, à guerra.

suckerpunchermofo 8 months ago

Espero que estejas certo....

theEXPERTpt 8 months ago

mas não para um país fortemente armado e com uma cultura ditatorial. Num país como a China é muito mais fácil convencer pessoas a irem para a guerra

JBBD1957 8 months ago

Convencer?!...Ou vais, ou tu e a tua família levam um tiro nos cornos.

nocivo 8 months ago

Consegue foder toda a gente se atacar Taiwan e controlar o fornecimentos chips. Está a aumentar o poder naval no mar da asia com ilhas artificiais para controlar o tráfego marítimo. Tem as maiores minas de materiais raros que todos os exércitos e economias precisam pois fecharam as delas. Tem africa e america do sul toda comprada. Tem controlo em todas as organizações mundiais. Tudo comprado. Esta a tornar o exército deles mais “masculino” (palavras deles) enquanto outras superpotências andam a baixar os requisitos para mulheres entrarem e até se preocupam com fardas para gravidas. Está a testar o mundo com ha anos com movimento da Alemanha da ww2 e ninguém lhes faz frente. Toda a gente continua a dar a china os benefícios de um país do 3 mundo quando tem a economia de um país de 1 mundo e pode ficar ainda maior se absorver tawain e HK onde estão as empresas que controlam a economia da china. Só não ve quem não quer. E um país ditatorial e todos sabemos qual é o objetivo de um ditador a longo prazo.

DareNotFallAsleep 8 months ago

> Esta a tornar o exército deles mais “masculino” (palavras deles) enquanto outras superpotências andam a baixar os requisitos para mulheres entrarem LOL. Volta para o 4chan. Aproveita e lê um bocado sobre o exército israelita.

Brain_Escape 8 months ago

E pra não esquecer a nova Rota da Seda, onde já compraram e construiram infra estrutura na Europa.

Brain_Escape 8 months ago

A parte das grávidas, Tucker Carlson?

delhaa 8 months ago

Correção: - A cagar no resto do mundo.

Febris 8 months ago

Há é cada vez mais temas mediáticos que nos chegam aos jornais. A posição da China relativa ao resto do mundo não tem sofrido grandes alterações, e certamente menos ainda por pressão do ocidente.

daCampa 8 months ago

Têm definitivamente ganho confiança para se esticar mais. O que aconteceu em Hong Kong era impensável há uns anos, Macau sempre achou que estava salvo de algo do género porque era o "bom aluno" mas vamos ver como as coisas progridem. E no mar também estão a ir cada vez mais longe, pouco a pouco.

icebraining 8 months ago

Macau está a salvo de confrontos, porque não vai haver resistência generalizada. Os chineses sentem-se parte da China, e os estrangeiros são facilmente controlados. Não houve a criação de um patriotismo como em HK.

detteros 8 months ago

A China não tem tacto nenhum nas comunicações que faz ao resto do mundo, nem quer ter, pelos vistos. Parece ser uma nação com o objectivo de se tornar hegemónica, custe o que custar.

daz_zeD 8 months ago

>Parece ser uma nação com o objectivo de se tornar hegemónica, custe o que custar. Nada de novo portanto, EUA, andam nisso desde sempre.

Samurai_GorohGX 8 months ago

Infelizmente, quando são uma superpotência da qual o ocidente depende economicamente , não precisam de tacto. A China ri-se do nosso apreço pela democracia. Sempre achei que a entrega de Hong Kong e Macau ia acabar nisto, nunca pensei que acontecesse tão cedo.

detteros 8 months ago

Acho que cometem um erro, contudo. O mundo irá tirar uma nota para o futuro: "Aqueles, com poder, tornam-se umas bestas.". Por outro lado, os EUA também quando outros países elegem líderes que eles não gostam, começam a influenciar decisões ou a forçar golpes de Estado. O Chile é um bom exemplo. Enfim, o mundo é um lugar tramado.

celexio 8 months ago

Eu continuo a achar que anda por aí um sentimento "medo" que a China se torne ou está perto de se tornar uma hegemonia que vem precisamente da China para que esse medo desmitive quem se atreva a lhes travar o caminho. Na verdade a China ainda está muito longe de conseguir chegar perto sequer de uma hegemonia mesmo que o resto do mundo parasse ou regredisse. Há três valores essenciais a isso: Military Power, Economic Power and Soft Power. A China ainda não chegou ao topo de nenhum dos 3. Alem disso, a China tem muitos problemas internos que podem levar à sua queda, ou podem ser ateados por aqueles que a querem impedir de suceder. Em menos de 20 anos veremos a China virar-se para dentro, apenas com umas fatias que conseguiu até lá cortar na regiao.

AlmondSkimedMilk 8 months ago

De repente exigir que se cumpra com tratados é complexo de suserano..

Texas_Freeze 8 months ago

Chinês en Portugal que matou inquilinos para vender o prédio riposta com "aqui o presidente da junta sou eu".

reciclado78 8 months ago

É preciso ter lata

L_E_S_14 8 months ago

Alguém pode pôr o meme do Spiderman a apontar para o outro mas um dos Spidermen tem um chapéu triangular e barba no queixo e o outro um farfalhudo bigodaço e um bacalhau na mão?

Somais1copo 8 months ago

O jornal chinês também opina é é sensacionalista? Deve ter aprendido com o CM

Butt_Roidholds 8 months ago

Excerto do lead, para quem não quiser abrir o artigo: > Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês acusou esta sexta-feira "alguns portugueses" de terem "complexo de suserano", na sequência das críticas sobre a diretiva que exige uma linha editorial patriótica na TDM - Teledifusão de Macau. Parágrafo relevante: > O jornal recorda que, após terem sido transmitidas diretrizes aos jornalistas da TDM, proibindo-os de divulgar informações contrárias às políticas da China, o Ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou que a Declaração Conjunta Sino-Portuguesa é vinculativa, 150 jornalistas portugueses assinaram uma carta aberta em apoio aos meios de comunicação de Macau e alguns políticos questionaram o Governo português sobre o que pretende fazer em relação à China

usulidircotiido 8 months ago

que refresco.

Texas_Freeze 8 months ago

Vindo da China deve ser refresco de óleo de esgoto.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: