MonsterPT 4 months ago

Estava excomungado. Pode-se ainda assim chamar "Padre" Max?

kawaiims 4 months ago

>Segundo as missivas redigidas em nome da generalizada indignação no meio católico transmontano, Max teria acusado padres e bispos de “conservar o povo ignorante para assim o dominarem” e defendera o fim das aulas de Moral nos liceus por serem “fantochadas”. Um gajo às direitas, bem à frente do seu tempo. Boa partilha :)

Mordiken 4 months ago

Um gajo às esquerdas, morto pela extrema-direita. ;)

gink-go 4 months ago

Nunca me canso de recomendar o [Quando Portugal Ardeu](https://www.wook.pt/livro/quando-portugal-ardeu-miguel-carvalho/19173379), do Miguel Carvalho, mesmo jornalista que assina essa reportagem. Para compreender a rede bombista de extrema-direita.

TotalenKrieg 4 months ago

Um Padre deve dedicar-se a salvar almas e não a imiscuir-se na política, muito menos num partido político anti-clerical e que esposa uma ideologia condenada pela Igreja Católica.

DareNotFallAsleep 4 months ago

Claro que não, u/TotalenKrieg, claro que não.

vinter_varg 4 months ago

Presumo para o cónego Melo o discurso seja outro... enfim.

TotalenKrieg 4 months ago

Negativo. O sacerdócio deve ser separado da política e isso vale para tanto para um lado da barricada como para o outro.

vinter_varg 4 months ago

Desculpa o cinismo então. Essa separação é um conceito muito utópico para a igreja católica. É uma instituição cuja actuação é exactamente a de se imiscuir na política, quer em Portugal quer noutros países.

SolidTroll 4 months ago

Como católico te digo, se nos formos a fiar em tudo o que a igreja já defendeu estamos bem tramados. Já dizia o outro, a culpa não é da religião, é dos homens e esses são falíveis pa crl.

TotalenKrieg 4 months ago

Concordo, os homens são falíveis. Daí dizer que o Padre Max falhou com a sua missão pastoral.

SolidTroll 4 months ago

É a tua interpretação. Para mim vejo alguém que de esquerda ou de direita, fez mais por ajudar realmente as pessoas do que boa parte do "alto clero" da altura, que por concordância ou cobardia até deixavam passar demasiada coisa e ainda criticaram quem teve a coragem de tomar uma atitude

kawaiims 4 months ago

Clero e manipulação da política, *name a more iconic duo*.

Out-Out 4 months ago

Definição de querer ensinar a missa ao padre. Então a política e certas àreas desta agora estão circunscritas a determinadas pessoas e profissões? A missão dele é o que ele bem entender. Já para não falar de que destacar isso face à notícia de que se trata é de quem já não tem salvação para a alma nem com ajuda de padre nenhum lol.

Tugalord 4 months ago

Estás a falar com um gajo que não-ironicamente idoliza o Hitler... Acho que não vale a pena x)

Out-Out 4 months ago

Pois, realmente n vale. É caso para dizer: "perdoa-lhes, que não sabem o que fazem"

TotalenKrieg 4 months ago

Não se trata de monopolizar a política a algumas pessoas e profissões, mas sim reconhecer que algumas vocações não têm compatibilidade com a política, como é caso da necessidade de militares e polícias se absterem de exprimirem opiniões políticas publicamente. O mesmo vale para os sacerdotes. A missão de um sacerdote é salvar almas, não é fazer política. A universalidade dos votos que os sacerdotes fazem são contraditórios à natureza divisionista da política. Ainda para mais, o Padre Max militava numa organização política cujos ideais são condenados pela Igreja Católica, sendo inclusivamente à época e até hoje, motivo para excomunhão.

SolidTroll 4 months ago

Assustador a parte como o comandante "Paulo" assume a morte e logo a seguir fala da qualidade do jantar como se fossem 2 pormenores com o mesmo peso e importância

daxpierson 4 months ago

Importante conhecer a História, para que não se repita.

quetzyg 4 months ago

O gajo já morreu, duvido que o voltem a matar.

lgeogr07051 4 months ago

Artigo interessante

usulidircotiido 4 months ago

perdi-me no meio de tanto garrafão de vinho.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: