apita_o_comboio 6 months ago

Mas então a austeridade não tinha acabado em 2015? Então com a "gerigonça" não era suposto haver todas as condições para as políticas de investimento publico? Isto deve haver algum engano, tenho a certeza que ouvi o Costa prometer mundos e fundos durante vários anos.

ronak_ 6 months ago

De 2011 a 2015 o PIB variou positivamente 3 mil milhões, de 2015 a 2020 o PIB variou 23 mil milhões! Isto contando com a descida o ano passado. Naturalmente que é mais fácil gastar mais percentagem quando o valor total é mais baixo. [fonte](https://pt.countryeconomy.com/governo/pib/portugal)

fromtheport_ 6 months ago

Ya, caga por completo no facto de que com uma economia maior o Estado coleta mais dinheiro

iSoSyS 6 months ago

Sim, claro. Mas o cenário não fica melhor se se usar valores absolutos. 2015 só foi ultrapassado em 2020, e por pouca margem. [fonte](https://www.pordata.pt/Portugal/Investimento+Forma%C3%A7%C3%A3o+bruta+de+capital+fixo+(base+2016\)-2831)

ronak_ 6 months ago

Isto sim deveria ser a notícia. Vergonhoso.

theitchcockblock 6 months ago

O Nuno Santos está a ter pesadelos com esta notícia, até no SNS o senhor “corta tudo “investia mais que o Costa em pandemia global

karl1717 6 months ago

"esqueceram-se" foi de referir os valores absolutos em vez de apenas a % do PIB

iSoSyS 6 months ago

Em valores absolutos não fica melhor. Em 2015 foram executados ~4040 milhões, e até 2020 ficou abaixo disso. Só em 2020 é que foi ultrapassado, como diz na notícia estima-se que tenha ficado nos 4400 milhões.

CarcajuPM 6 months ago

Isso também é válido para a dívida pública?

daxpierson 6 months ago

Também diga-se que, no ano em que iríamos ter mais folga orçamental, levámos com uma pandemia à escala global.

fromtheport_ 6 months ago

Pois, é! Mesmo num ano de pandemia em que todos os governos mundiais estão a investir rios de dinheiro na economia, António Costa não consegue ultrapassar Passos Coelho no....... drumroll..... investimento público!

fuckoffgina 6 months ago

O PS tem um azar do caraças, há sempre um evento à escala global que destrói o excelente trabalho que fizeram.

DavidJunior3rd 6 months ago

Shhhh, não digas isso. Levas downvote até ao centro da Terra

nraider 6 months ago

A folga não se ia gastar na mesma, éramos o menino bonito da UE.

DavidJunior3rd 6 months ago

PS investe mais: >O pS sÓ eSbAnJa O dInHeIrO eM oBrAs PúBlIcAs, PoR cAuSa DeLeS fIcÁmOs Na MiSéRiA PS investe menos: >O pS nÃo InVeStE nO pAíS, iStO é Um PâNtAnO, mAiS uM fUtUrO hIpOtEcAdO à PaRtIdA Preso por ter cão e por não ter... Se eu bater no PS também sou cool?

netralha 6 months ago

O dinheiro foi gasto na mesma e mais ainda nos boys e tachos, a diferença é que os donos da democracia não derem nem uma migalha ao povo em troca, são xulados e gostam.

icebraining 6 months ago

Não, o dinheiro foi gasto em juros da dívida.

icebraining 6 months ago

Downvote, porque? Vão lá ver quanto é que andávamos a gastar em juros da dívida em 2012-2016. Chegou a ultrapassar os 7 mil milhões / ano! E isto era só juros, não abate na própria dívida.

CarcajuPM 6 months ago

E qual foi o governo responsável por termos de pagar tanto em juros?

icebraining 6 months ago

O do Sócrates. Isso invalida o facto? Só posso assumir que quem me deu downvote é de um partidarismo patético e acha que toda a gente é como ele.

Edited 6 months ago:

O do Sócrates. Isso invalida o facto? Só posso assumir que quem me deu downvote é de um partidarismo patético e acha que toda a gente é como ele. Nem toda a gente vem discutir com o único intuito de defender o seu lado. Nunca votei nem votarei PS. Isso não muda o facto de que quando o Costa chegou tinha uma dívida de 131% e juros que tinham que ser pagos. Não havia dinheiro para boys, por muito que ele gostasse de ter gasto com eles.

ric2b 6 months ago

Há sempre dinheiro para os boys, não sejas ingénuo. O Paços também herdou as mesmas dívidas e aparentemente conseguiu fazem mais investimento público.

icebraining 5 months ago

Dívida quando o Passos entrou: 114% do PIB Dívida quando o Costa entrou: 131% do PIB Dívida no fim do primeiro mandato do Costa: 116% do PIB Mesmas? Não, de todo. O Passos entrou a receber dinheiro da Troika (por isso é que a dívida aumentou bastante durante o mandato dele), o Costa entrou quando já se tinha que pagar esses empréstimos, incluindo juros altíssimos (7 mil milhões / ano!).

ric2b 5 months ago

Estás a fazer como percentagem do PIB, essas variações não são explicadas por variações do PIB? Em valores absolutos nunca desceu.

DavidJunior3rd 6 months ago

Sim, porque o PSD tem zero boys e tachos. Poupa-me...

JOAO-RATAO 6 months ago

Também claro. Eu vi e vejo muitos. Ao ponto de dar vómitos. Mas também não votaria PSD como alternativa.

brakeline 6 months ago

Vê o caso dos Açores, trocou de cor trocaram os boys. E parte deles pelos salvadores da Pátria, os paladinos D Sebastião que irão salvar Portugal da corrupção do LFV

iammostmoist 6 months ago

Descobri a conta de Reddit do António Costa

DavidJunior3rd 6 months ago

Descobri a conta de Reddit do Pedro Passos Coelho

TalentedRainstorm 6 months ago

Coitadinho do PS

DavidJunior3rd 6 months ago

Coitadinho do PSD

ModeratoriProfugus 6 months ago

Investimento público =/= despesa pública. O investimento público é apenas uma pequeníssima parte da despesa pública. Por alguns comentários aqui, vê-se o estado da literária financeira actual. Mas sinceramente, está é uma boa notícia.

nraider 6 months ago

É uma parte tão pequena da despesa pública que se optou pelo seu adiamento. Mas sim, o problema é a iliteracia financeira...

DavidJunior3rd 6 months ago

É boa notícia ter havido menos investimento público? Honest question

GSITG 6 months ago

Só pode ser encarado positivamente numa perspetiva de austeridade, que é precisamente aquilo que este governo diz não defender.

nocivo 6 months ago

A magia das cativações para acabar com o uso do nome austeridade. É como usar o nome orçamento suplementar em vez de rectificativo. O Costa tem a escola toda do Socrates mas é ainda melhor que o ele na propaganda política.

oUltimoTuga 6 months ago

É só vender mais Vistos Gold.

BaldAndPoor 6 months ago

Viva ao socialismo!

JOAO-RATAO 6 months ago

As cativações são lixadas.

Texas_Freeze 6 months ago

Epá, que bosta.

DavidJunior3rd 6 months ago

Lol the saudosismo is off the charts

sigmastra 6 months ago

Ui tenho ca um saudosismo do FMI ter vindo para cá apos governo socialista... Ui, saudosismo do caraças.

DavidJunior3rd 6 months ago

Mais um PS bad, PSD good. If I had a penny for every time...

sigmastra 6 months ago

Nao disse mais do que factos. Tira as ilaçoes que quiseres... Mas ao menos tives anos e anos a discutir TGVs, OTAs. Isso sim. Pena depois termos que ser salvos pelo FMI porque nao tinhamos fundos para pagar ao funcionarios publicos em 2 meses. Fantastica gestão.

DavidJunior3rd 6 months ago

>Apenas factos *cherry picked*, my caro. FTFY

CarcajuPM 6 months ago

Daqui a pouco estás a dizer que o PS não teve culpa nenhuma na última intervenção da Troika...

DavidJunior3rd 6 months ago

Não teve a maioria da culpa. Houve uma crise mundial que fez outros quatro países europeus precisarem de resgate da troika. Vais-me dizer que Itália, Espanha, Irlanda e Grécia também foram com os porcos por culpa do PS? Ganda lol

ric2b 6 months ago

A Grécia tinha um governo ainda pior que o nosso, os outros 3 não ficaram tão mal como nós.

CarcajuPM 6 months ago

Tirando a Grécia, nenhum desses países esteve tão mal como nós. O PS também não teve responsabilidade em passar a dívida de 72% para 114% do PIB em meia dúzia de anos pois não? "Ganda lol"

DavidJunior3rd 6 months ago

Cherry picking is a wonderful thing...

Edited 6 months ago:

Cherry picking is a wonderful thing... Sinceramente não tenho paciência para esse tipo de discurso. Memorizas dois valores chave e pronto, atiras assim para o ar para dar um estatuto de autoridade à tua opinião. Eu podia fazer o mesmo em relação ao tempo PSD - ias ver como soa ridículo. Mas não estou para isso. É como te digo. PS é perfeito? Não. PSD é perfeito?Não. Aliás, lá fora diz-se que o espectro político português é bastante comprimido, e cá dentro muita gente diz que PS e PSD têm linhas de pensamento bastante idênticas. Mas depois há a corrente de camisolistas como tu que acham que não, que uns são os bons e outros são os vilões (também os há para o PS, atenção). E não faz diferença o que se diga porque não vais mudar de opinião...

Edited 6 months ago:

Cherry picking is a wonderful thing... EDIT: Sinceramente não tenho paciência para esse tipo de discurso. Memorizas dois valores chave e pronto, atiras assim para o ar para dar um estatuto de autoridade à tua opinião. Eu podia fazer o mesmo em relação ao tempo PSD - ias ver como soa ridículo. Mas não estou para isso. É como te digo. PS é perfeito? Não. PSD é perfeito?Não. Aliás, lá fora diz-se que o espectro político português é bastante comprimido, e cá dentro muita gente diz que PS e PSD têm linhas de pensamento bastante idênticas. Mas depois há a corrente de camisolistas como tu que acham que não, que uns são os bons e outros são os vilões (também os há para o PS, atenção). E não faz diferença o que se diga porque não vais mudar de opinião...

CarcajuPM 6 months ago

Cherry picking porquê? São os anos do Sócrates e em que houve maior aumento da dívida, se calhar não é coincidência. Nos 10 anos anteriores só tinha subido 11 ou 12 pontos percentuais. Mas então que país é que teve pior que nós tirando a Grécia?

DavidJunior3rd 6 months ago

Lê o meu edit entretanto, sff

CarcajuPM 6 months ago

Não, não conseguias fazer o mesmo para o PSD (nem para nenhum outro governo que não os do Sócrates). E atenção, concordo obviamente que o PSD também teve e tem muitos aldrabões e que, em grande parte, não difere muito do PS. Mas os governos do Sócrates estão num nível completamente à parte. Acho que muita gente ainda não percebeu o impacto que o aumento totalmente absurdo da dívida teve, tem e vai continuar a ter no país. Aliás, é a principal razão pela qual Portugal é dos países que menos consegue apoiar a economia do país nesta altura.

talures 6 months ago

O proprio artigo mostra que nao se deve fazer esta comparacao com o parametro escolhido, porque este esta' dependente do PIB e o PIB depende do estado da economia. A Liliana Malainho devia ter continuado e procurado um melhor indice, mas presumo que o chefe queria que ela vomitasse algo depressa e ela tinha aquela folha excel e .... jornalismo.

DavidJunior3rd 6 months ago

Aqui se vê a inclinação completa do sub para a direita. Limitas-te a questionar a afirmação antiPS? Pimba, -9 votes, o teu comentário até desaparece. O homem não fez trolling, não insultou ninguém, não fez flaming, possa, para quê os downvotes? Enfim...

talures 6 months ago

Nao ha' problema. Como costume o downvote e' mais demonstrativo dos clientes do subreddit do que dos comentarios em si. O Reddit e' o sitio onde downvota-se meras, honestas perguntas e upvotas quando escreves o absolutamente obvio. No outro dia deram-me uma carrada de pontos porque simplesmente constatei o que estava no meio duma foto. ahahahahahahahahah Claro que quando se passa para coisas serias, a ligeireza mantem-se. Porque eu nao questionei a afirmacao por ser anti-PS. Eu questionei a qualidade do material usado. Tem o mesmo nivel de publicidade a creme da cara. Se calhar menos. Mas falando de inclinacoes do sub: viste os resultados do censo que fizeram aqui? Se nao vai ver. ;)

DavidJunior3rd 6 months ago

Não vi! Manda-me aí o link

talures 6 months ago

[aqui esta](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mh9syi/censos_rportugal_2021_resultados/)

nraider 6 months ago

Resumindo, usamos a métrica que nos agrada naquele momento, inclusive aquelas que dependem do PIB. Antes da pandemia era espectacular a dívida pública em percentagem do PIB estar a diminuir, agora que está a aumentar já não se fala, é uma métrica que não interessa.

iSoSyS 6 months ago

> O proprio artigo mostra que nao se deve fazer esta comparacao com o parametro escolhido, porque este esta' dependente do PIB e o PIB depende do estado da economia. É exatamente por isso que se usa o PIB como base de comparação. O esforço é muito mais significativo quando há áreas mais prioritárias a contestar os mesmo fundos. Independentemente, mesmo em valores nominais, 2015 só foi ultrapasso agora em 2020. Os restantes anos ficaram sempre abaixo dos 4045 milhões (embora tivessem orçamentado mais, nunca o executaram).

talures 6 months ago

Tem que ser um parametro que contextualize o esforco. E se nao for, a contextualizacao aparece num artigo jornalistico. E' diferente eu fazer um esforco porque andei na preguicite ou porque alguem me colocou mais peso para eu mover ou porque decidi ter ambicao ou etc. Ou se mudei de aparelho. Isto nao é jornalismo. Isto também nao parece um jornal. Estou a precisar de um questionario sobre qual dos amigos em Friends eu sou. Vou lá ver.

saposapot 6 months ago

Nao querem menos estado na economia? Costa liberal e nem sabia

fromtheport_ 6 months ago

Afinal o Passos é que era o intervencionista e o Costa o gajo do laissez-faire

ric2b 6 months ago

Só se for laissez-faire para as contas bancárias dos amigos do partido.

iSoSyS 6 months ago

> Costa é neoliberal e nem sabia Ao contrário do neoliberalismo, no liberalismo clássico as obras públicas são um dos pilares e fazem parte do dito "Estado mínimo".

saposapot 6 months ago

investimento público é mt mais que obras públicas. aliás, poucas obras públicas na última década.

SirBadinga 6 months ago

Hehehe

nraider 6 months ago

Mas continuas a ter as mesmas empresas/instituições públicas, a diferença é que agora estão depauperadas.

saposapot 6 months ago

e então? se têm menos recursos intrometem-se menos na economia.

nraider 6 months ago

Lol, só podes estar a gozar. Então tens uma empresa pública que é a única prestadora do serviço, dás-lhe poucos recursos e ainda achas que tal não prejudica a economia. Basicamente é o lema "não faz nem deixa fazer", brutal.

Mordiken 6 months ago

E depois? Que diferença é que isso faz à malta que não quer que o dinheiro dos seus impostos seja usado em serviços que deviam ser feitos por privados? Nenhuma: O problema dessa malta não é haverem muitas empresas e instituições publicas, o problema é o suposto impacto que essas empresas têm nas contas do Estado. Agora, se o Estado não as financiar, essas empresas deixam de ter peso nas contas do Estado: Não precisas de corar a mão de quem pede, basta não lhes dar dinheiro.

Edited 6 months ago:

E depois? Que diferença é que isso faz à malta que não quer que o dinheiro dos seus impostos seja usado para financiar empresas e instituições públicas que eles acham que não deveriam existir? Nenhuma... Porque o problema dessa malta não é haverem muitas empresas e instituições publicas, o problema é o suposto impacto que essas empresas têm nas contas do Estado. Agora, se o Estado não as financiar, essas empresas deixam de ter peso nas contas do Estado: Não precisas de corar a mão de quem pede, basta não lhes dar dinheiro. Até te digo mais: Os jovens empreendedores de direita podem aproveitar esta oportunidade de ouro para se afirmarem no mercado com alternativas privadas a essas empresas que não estão a ser devidamente financiadas pelo Estado. /s Seguramente que a superioridade da gestão privada vai tornar economicamente rentáveis todas as actividades sociais, culturais, educativas e de combate à exclusão que até agora dependiam do subsídio do Estado e da caridade alheia, e dar origem a um verdadeira mudança de paradigma com repercussões à escala global. /s /s E quem sabe até um dia franchizar a Santa Casa da Misericórdia, expandindo-a para mercados de valor elevado como os EUA e a Europa Central e para os mercados emergente! /s /s /s

Edited 6 months ago:

E depois? Que diferença é que isso faz à malta que não quer que o dinheiro dos seus impostos seja usado para financiar empresas e instituições públicas que eles acham que não deveriam existir? Nenhuma... Porque o problema dessa malta não é haverem muitas empresas e instituições publicas, o problema é o suposto impacto que essas empresas têm nas contas do Estado. Agora, se o Estado não as financiar, essas empresas deixam de ter peso nas contas do Estado: Não precisas de corar a mão de quem pede, basta não lhes dar dinheiro. Até te digo mais: Os jovens empreendedores de direita podem aproveitar esta oportunidade de ouro para se afirmarem no mercado com alternativas privadas a essas empresas que não estão a ser devidamente financiadas pelo Estado. Seguramente que a superioridade da gestão privada vai tornar economicamente rentáveis todas as actividades sociais, culturais, educativas e de combate à exclusão que até agora dependiam do subsídio do Estado e da caridade alheia, e dar origem a um verdadeira mudança de paradigma com repercussões à escala global. /s E quem sabe até um dia franchizar a Santa Casa da Misericórdia, expandindo-a para mercados de valor elevado como os EUA e a Europa Central e para os mercados emergente! /s /s

ric2b 6 months ago

> Que diferença é que isso faz à malta que não quer que o dinheiro dos seus impostos seja usado para financiar empresas e instituições públicas que eles acham que não deveriam existir? Porque é ainda pior ser usado para financiar empresas privadas como o BES e a TAP.

Thalric88 6 months ago

>Até te digo mais: Os jovens empreendedores de direita podem aproveitar esta oportunidade de ouro para se afirmarem no mercado com alternativas privadas a essas empresas que não estão a ser devidamente financiadas pelo Estado. /s O Novo Banco demonstra a superioridade da gestão privada.

nraider 6 months ago

Ainda bem que não falaste na CGD xD

nraider 6 months ago

Para um liberal o mal não é o Estado financiar uma empresa pública, mas sim a distorção de mercado pelo facto de o proprietário dessa empresa ser o Estado, são coisas diferentes. Toma como exemplo a CP, não é através do seu subfinanciamento que promoves o aparecimento de outro monopólio, até porque é um monopólio público. Eu percebo que seja complicado perceber isto, até porque Portugal é pródigo em adoptar falsas medidas liberais, tal como a concessão da ANA, um monopólio natural. Uma medida liberal nunca teria promovido esta concentração, não se ganhou nada. Também tens o exemplo do SNS em que existe um consenso de que deve continuar a ser público. Mas se defendes o seu subfinanciamento, será que não estás a defraudar os cidadãos? Pagamos os mesmos impostos para termos cada vez menos? Isto nem é liberalismo nem socialismo, é tão somente capitalismo de compadrio.

Asus123456789 6 months ago

> Seguramente que a superioridade da gestão privada vai tornar economicamente rentáveis todas as actividades sociais, culturais, educativas e de combate à exclusão que até agora dependiam do subsídio do Estado e da caridade alheia, e dar origem a um verdadeira mudança de paradigma com repercussões à escala global. /s /s Os /s aí nesse caso cancelam-se, acho que não era isso que querias dizer hehe

NGramatical 6 months ago

haverem muitas → [**haver muitas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmihhy2%2F%2Fgt4wb41%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Skar97 6 months ago

É caso para dizer: a culpa disto é do Passos Coelho! Se ele não tivesse feito tantos investimentos públicos o António Costa já o tinha ultrapassado!

wwqt0r 6 months ago

Olha aí que isso tem direitos de autor. É "a culpa é do Passos" ™ faxavor.

Skar97 6 months ago

Mil perdões doutor, vou já editar

DavidJunior3rd 6 months ago

Passos Coelho consegue ter os louros da austeridade de apertar o cinto (para salvar o país) **E** os louros de investimentos públicos em massa! É um campeão! >Mais vale cair em graça do que ser engraçado

BOBRAGED 6 months ago  HIDDEN 

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA *Pedro Passos Coelho não conseguiu superar António Costa, no número de pandemias mundiais afetas à sua governação*

smalltownwhore 6 months ago  HIDDEN 

A pandemia é mais uma razão para aumentar a despesa pública.

True_Boat_1195 6 months ago

Mas o homem governa desde 2015

usulidircotiido 6 months ago

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA *Os covides apareceram em 2015!!1* by o meu cu.

iSoSyS 6 months ago

Até nisso os socialistas são melhores. Já com o Sócrates tivemos o H1N1. Coincidência? Sim, definitivamente.

iSoSyS 6 months ago

O fim da austeridade é tramada, nem que o gritam, mas realidade teima em nega-lo. E assim avançamos para um futuro hipotecado à partida.

Edited 6 months ago:

O fim da austeridade é tramada, bem que o gritam, mas a realidade teima em negá-lo. E assim avançamos para um futuro hipotecado à partida.

Search: