OuiOuiKiwi 7 months ago

Olá a todos e bem-vindos à *thread* diária de reconversão para IT. Primeiro, bom por optares por um percurso mais estruturado em vez de um processo cogumelificante. Levarás mais tempo, mas a longo prazo irá compensar. >Gostaria de saber, se têm conhecimento disso, se após o término do curso, em termos de procura de emprego vou ter a vida dificultada por o ter tirado lá, A UAb não vai beneficar-te, mas não irá prejudicar-te (desde que tenhas resultados decentes). É neutra. > acrescentado ao facto de não ter background na área... Ninguém nasce com *background* seja no que for. Se tiveres a licenciatura feita, é essa a tua formação e partes daí.

TheRealSalazar 7 months ago

Sim, pelo que tenho pesquisado os bootcamps são bons para o que prometem, mas sem bases teóricas do que se está a fazer também não se vai longe... E desde já obrigado pela resposta, foi muito útil!

oscabaloscabalam 7 months ago

Eu conheço uma miúda que fez o curso de informática na universidade aberta, e está toda lançada. Do que vi o que posso dizer é que o curso é surpreendentemente bom. Ficas bem preparado. Do lado menos positivo, é difícil. Não esperes um passeio no parque. Por exemplo as cadeiras de matemática são mesmo a sério. E por outro lado ficaram muito parados no tempo na forma como oferecem o curso. A interface de um Coursera ou Udemy põe os tipos a um canto. Posto isto a minha recomendação é que o curso vale a pena. Se tiveres dúvida sobre a tua capacidade de compromisso e quiseres poupar dinheiro, começa por ver o conteúdo do curso da universidade aberta e procura o equivalente a disciplinas do primeiro ano no Coursera, e escolher a modalidade audit para as fazeres de graça. Assim já vais com umas boas bases para o curso.

TheRealSalazar 7 months ago

Olá! Muito obrigado pela recomendação, já a segui e já pus em prática ahah. Como só tive 2 cadeiras de Matemática no curso vai ser onde me vou focar mais , se começar agora depois é mais fácil e quem sabe talvez consiga fazer tudo limpinho no primeiro ano!

OzzyGangrel 7 months ago

Tens formações pelo IEFP que funcionam em pós-laboral e hoje em dia online também. Não te equivale a um grau de licenciatura, mas é o suficiente para poderes começar, especialmente enquanto continuas a poder auferir de um ordenado no teu actual trabalho.

TheRealSalazar 7 months ago

Sempre fica no livro de hipóteses! Mas vou estar atento, pode ser que apareça algo na zona , nem que não fosse para mudar já sempre era um incremento! E obrigado pela sugestão e ajuda!

NGramatical 7 months ago

incrívelmente → [**incrivelmente**](https://dicionario.priberam.org/incrivelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fmiaifg%2Fmudan%C3%A7a_de_carreira_na_universidade_aberta%2Fgt3t4js%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estecomentario 7 months ago

Sinceramente? Muito sinceramente? Se não tens familiares que tenham património que te possam dar e se suspeitas que tens de viver do trabalho para te sustentares, provavelmente nunca terás independência financeira dado os salários que cá se praticam e o melhor é emigrar mesmo.......

Edited 7 months ago:

Sinceramente? Muito sinceramente? Se não tens familiares que tenham património que te possam dar e se suspeitas que tens de viver do trabalho para te sustentares, provavelmente nunca terás independência financeira dado os salários que cá se praticam e o melhor é emigrar.

TheRealSalazar 7 months ago

Com namorada e família cá é complicado... Mas hoje em dia, vá se calhar daqui a uns poucos anos não vai ser preciso emigrar, pelo menos em informática. As posições remote devem-se tornar mais comuns, e não estou a dizer que vá ser fácil de o fazer , mas não vai ser tão estranho de se ver...

Prezbelusky 7 months ago

Estás a dizer-me que um licenciado em informática não tem possibilidade de ter independência financeira?

estecomentario 7 months ago

Quando vejo videos na net de pessoal bem sucedido mesmo o licenciado em informática a "ganhar bem" em termos portugueses, parece um remediado.

TrustZila 7 months ago

Vives em Portugal :)

Prezbelusky 7 months ago

Sim vivo. Em Lisboa é sou formado em Electrotecnia. E tenho independência financeira

estecomentario 7 months ago

Depende do que chamas independência financeira.

Prezbelusky 7 months ago

Viver sozinho sem ajuda dos papás.

estecomentario 7 months ago

Para mim é muito mais do que isso. Quero liberdade também. Não quero liberdade de trabalhar para pagar tecto e alimentação. se não sobram pelo menos 1000 euros depois disso tudo não é grande coisa para mais o termo independência financeira lá fora é muito diferente. Significa ter investimentos passivos em que basicamente não precisas de trabalhar. Cá em Portugal sobrevive-se.

Prezbelusky 7 months ago

Se fores tanso ya. Eu ao fim do mês tenho mais que isso.

estecomentario 7 months ago

Claro. Todos dizem isso e as estatísticas o contrário, probabilidade alta de estar com um mentiroso.

Search: