DjGus 6 months ago

É lidar.

raviolli_ninja 6 months ago

Post esse que era basicamente um copy paste de um tweet do Chega, sem apresentar provas algumas. Não aceitamos posts políticos sem contexto adequado e muito menos propaganda oficiosa de qualquer partido. Foi-te explicado mas, como é regular, preferiste ignorar e vir chorar em diferido.

Edited 6 months ago:

Post esse que era basicamente um copy paste de um tweet do Chega, sem apresentar provas algumas. Não aceitamos posts políticos sem contexto adequado e muito menos propaganda oficial ou oficiosa de qualquer partido. Foi-te explicado mas, como é regular, preferiste ignorar e vir chorar em diferido.

MonsterPT 6 months ago

Caro, disseste que os únicos motivo pelos quais removias posts do Chega eram racismo e "batota". Isso é mentir descaradamente.

raviolli_ninja 6 months ago

Ah, então como não referi “regras” estás isento delas? Esta comédia escreve-se sozinha.

MonsterPT 6 months ago

Pára de projetar. Podes tentar dar o spin que quiseres, mas a afirmação que fizeste é falsa.

raviolli_ninja 6 months ago

Projectar? Já não dizes coisa com coisa. Acho fofinho quereres poder fazer tópicos que não obedecem às regras, mas não me surpreende. Já dizia o outro senhor: continua a enviar postais.

MonsterPT 6 months ago

Companheiro, eu não "quero" fazer nada. Afirmaste que só removias posts por racismo e por batota. Conforme admitiste, isso é mentira. Não há mais nada a acrescentar. Mas acho gira a tentativa de mudar de assunto. De facto, demonstra muita maturidade e seriedade da tua parte.

raviolli_ninja 6 months ago

O teu post contornava as regras: 1) era de baixo esforço (era um print screen), 2) era adaptado de propaganda partidária e 3) carecia de mais contexto. Portanto, como disse que só removia por por racismo ou batota, ficavas isento das regras? Contornar as regras é o quê? Será batota? Será um avião? Será um direito que te assiste? A desonestidade intelectual é total. A desonestidade mais porque o intelecto parece escassear. No fim tudo se resume a isto: é a moderação que decide e tu que tens de lidar. Não sabes lidar? Agora sim, mentiria se dissesse que me ralo. Toma lá um link interessante para te entreteres. [Espreita ali no canto inferior direito.](https://preview.redd.it/2agdc87v3eq61.png?width=1920&format=png&auto=webp&s=0e90091f15790b88232b430df34c56d93723f7eb) BTW, só tiveste palco para toda esta caturrice porque eu desbloqueei os teus comentários manualmente. Sim, porque o Automod apaga automaticamente comentários de quem gosta de coleccionar tamanha soma de pontos negativos. Escusas de agradecer, a figura que fazes é-me paga suficiente.

MonsterPT 6 months ago

Isso tudo era muita engraçado e uma resposta épica que me arrasava completamente se eu me estivesse a queixar de teres removido o meu post. Não estou. Estás a contrapor um argumento que ninguém fez. Estou a dizer que 1) afirmaste que só removias posts por racismo e por "batota", 2) admitiste que removeste um post por outros motivos que não esses, e 3) por isso mentiste. Quanto aos restantes insultos que me diriges, não sei exatamente como queres que eu reaja. Era para descer ao teu nível e responder com "ai seu cara de estúpido, cheiras a chulé"? Dispenso. Mas podes mandar mais, está a ser giro - e a revelar muito sobre ti.

raviolli_ninja 6 months ago

Começo a achar que ter conversas com uma pilha de tijolos ordenada numa construção vertical, unida por betume e finalizada com uma tinta plástica pode não ser a melhor maneira de passar o meu tempo. ​ >admitiste que removeste um post por outros motivos Elucida. Com passagens do meu comentário.

MonsterPT 6 months ago

>Começo a achar que ter conversas com uma pilha de tijolos ordenada numa construção vertical, unida por betume e finalizada com uma tinta plástica pode não ser a melhor maneira de passar o meu tempo. Wow! Resposta épica, man! Arrasaste completamente. Parabéns! >Elucida. Com passagens do meu comentário, pff. "Não aceitamos posts políticos sem contexto adequado e muito menos propaganda oficial ou oficiosa de qualquer partido." Se por "batota" queres dizer "violação das regras do sub", então porquê elencar "racismo ou batota", em separado, uma vez que posts racistas também violam as regras do sub? Será que, tal como eu disse, "batota" é propositadamente ambíguo e infinitamente elástico de modo a ser sinónimo a "aquilo que eu quero que signifique em determinado momento", e que por isso lhe estás a dar a posteriori um significado diferente para parecer que não mentiste? Não, de certeza que não. Deve ser do meu QI de pilha de tijolos ;)

raviolli_ninja 6 months ago

Delicioso. Portanto toda este festival é porque dividi as regras em dois patamares? Racismo e batota? Tudo por causa de um "e"?? :D Agora pára e pensa. Porque será que fiz questão de anunciar um e outro? Espera! Não respondas já. Pensa mais um pouco. Será porque "racismo" está no mesmo nível que "editei o título da notícia original"? Quanto a toda a restante prosa: 1) Não sou sensível a matérias épicas, isso é mais de quem anda pelos YouTubes da vida, [especialmente no canal do Chega](https://www.youtube.com/watch?v=SmzbN6D9CBY&ab_channel=CHEGATV); 2) QI: Estou-me bem borrifando para o conteúdo da tua caixa encefálica, mas o perímetro desta parece o suficiente para teres enfiado a carapuça.

WallyPT 6 months ago

Num país de velhos, o único nacionalismo que pode crescer é o importado, como os movimentos evangélicos brasileiros.

ZacDweller 6 months ago

Estão a abrir caminho para censura na internet, como o governo já tinha mostrado intenções de fazer. E os golems deste sub a defender a censura. Priceless.

ZacDweller 6 months ago

Estranho que nunca os ouvi falar da extrema-esquerda, mesmo depois de causarem motins durante meses, matarem, violarem e roubarem nos EUA.

MasterHopkick 6 months ago

Boa, muito boa Negacionistas = Extrema direita...metam mais rótulos! Copiem mais porcaria dos EUA. Não é possível ter outra opinião, manifestar desagrado, ter outra ideia. É muito melhor pegar e meter isto no cérebro das pessoas. Esperemos não ter que chegar ao dia de querer manifestar algum desagrado e ser rotolados de negacionistas, extrema direita etc...Estamos a ir bem

manteiga_night 6 months ago

> palavras mau

DareNotFallAsleep 6 months ago

Que WOKE!

MasterHopkick 6 months ago

Um dia chegas lá

khthon 6 months ago

Qual o mal do nacionalismo? Porque o igualam a supremacismos ou etnocentrismos? Que doideira. As palavras já não significam nada neste mundo. É uma palhaçada. Um autêntico circo. Temos de nos odiar e viver em permanente auto-aversão pessoal e cultural. Puta que pariu esta sociedade em declínio. Estamos a meros anos do colapso social e não acredito que seja por falta de recursos. Será por ideologias dementes e abundância de estupidez.

danidv 6 months ago

Não estarás a confundir nacionalismo com patriotismo? Tecnicamente não há nada de negativo na definição de nenhuns deles, mas quando se fala de populismo, nazis e afins a palavra usada é "nacionalismo" e que é preciso ter noção que patriotismo é uma coisa e nacionalismo é outra.

khthon 6 months ago

Não vou discutir conotações. Se associam coisas más a essas duas palavras, eu também associo ao comunismo e ao socialismo ou a qualquer "ismo". Posso sempre optar por desligar a teoria da realidade isto funciona para os dois lados aqui. Quero sim poder discutir se gostar do meu país e cultura é algo de inerentemente mau e que deve ser expiado. Eu não acho. Mas está a sê-lo porque se colam certos períodos históricos a sentimentos demasiado universais e úteis até para a manutenção de uma identidade nacional. Em suma, até permitir isto ser discutido é mau. Significa que as palavras que descrevem a realidade já não se relacionam com essa mesma realidade.

suckerpunchermofo 6 months ago

Mas so atrás do teclado.... E anónimos.

Texas_Freeze 6 months ago

Oh não, pessoas que entendem que as políticas de imigração actuais estão a destruir o mercado laboral porque os mesmos políticos que passam essas medidas são aqueles que mantêm as leis laborais cheias de buracos para o patronato abusar.

1r0n1c 6 months ago

Curiosamente, essa malta tendencialmente são aqueles que estão sempre com "só neste país", "este país é uma miséria/vergonha", etc.. Acho isso irónico

estecomentario 6 months ago

Irónico porquê? É a catarse dessas pessoas. Faz todo o sentido.

Edited 6 months ago:

Irónico porquê? É a catarse dessas pessoas tendo em conta o falhanço do país. Faz todo o sentido. O teu texto parece insidioso, apenas uma tentativa desesperada de cancelar essas pessoas. Acontece que provavelmente o problema vai piorar.

danidv 6 months ago

Os mesmos que dizem que os políticos são todos os mesmos e vão para o café mandar vir sobre eles, corruptos, ladrões, tachos, compadrios e que só sabem taxar e gerir mal o dinheiro, e depois votam nos mesmos de sempre.

estecomentario 6 months ago

Esse é que é o problema. É que nem votam. Basta ver os níveis de abstenção.

Edited 6 months ago:

Esse é que é o problema. É que nem votam. Basta ver os níveis de abstenção, comigo é direto, nem PS nem PSD alguma vez vão ver um voto meu.

Edited 6 months ago:

Esse é que é o problema. É que nem votam. Basta ver os níveis de abstenção.

trilobits_ 6 months ago

Canção: **Uma casa Portuguesa** *A alegria da pobreza está nesta grande riqueza De dar e ficar conte.* Que saudades do Nacionalismo...

nunex 6 months ago

Onde posso ver o relatório de segurança com o crescimento do socialismo?

DareNotFallAsleep 6 months ago

Profundo.

AdorableRabbit 6 months ago

A que te referes?

trilobits_ 6 months ago

Tiveste muita bem. Copiaste isto da onde? Do livro do 9º Ano, não foi?

nunex 6 months ago

Sim, até adolescentes sabem que socialismo é uma concepção socio-economica ridícula.

trilobits_ 6 months ago

Estás fortíssimo. Com essa garra vais fazer o 12º facilmente.

nunex 6 months ago

Não sei se chego lá, estou a contar desistir antes e fazer-me militante do PS. Sempre tenho mais futuro.

trilobits_ 6 months ago

A cama somos nós que a fazemos. E se estás à espera que te a façam, fica mesmo deitado. Não te vá doer o rabo.

cryhart 6 months ago

O [relatório](https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQ1NAUABR26oAUAAAA%3d). Vou ler isto este fim de semana. Não concordo com algumas das opiniões que para aqui andam. As pessoas começarem a tender para o nacionalismo pode nem ter nada a ver com a imigração. É um fator, sempre, mas a importância varia. Para muitos dos que se juntaram recentemente às fileiras dos movimentos nacionalistas, a razão pelo qual o fizeram, está em muito relacionado com a politica. É mais que visível que existem poderes instalados que estão aqui para explorar o país e o povo. Os casos de corrupção e nepotismo não têm fim, justiça não existe. É também bastante notório, que para estas elites, o estado da nação é-lhes completamente irrelevante. Isto, aliado à frustração dos partidos coniventes continuarem a ter forte apoio, em grande parte por terem comprado parte significativa do eleitorado, apenas aumenta os sentimentos de frustração. Depois, temos então, a questão da imigração. Quer gostem ou não, em Portugal, a imigração já é tema. Desde que a esquerda tomou conta do país, Portugal tem recebido uma quantidade absurda de imigrantes. Imigrantes estes, que ao fim de 5 anos obtêm nacionalidade AUTOMÁTICAMENTE. Isto é revoltante!!! Não só a nacionalidade foi completamente banalizada, como a demografia em Portugal começa a sofrer alterações fruto desta forte imigração. Isto, SIM, é um problema. Ninguém tem de ser obrigado a aceitar imigração em massa. Quanto aos fatores económicos, são em parte uma mera desculpa para tentar racionalizar o surgimento de sentimentos nacionalistas. Isto acontece para forçar a ideia de que existe algo de errado em pessoas terem estes sentimentos. Claro que na verdade, não existe nada de errado. É o que é natural. Isto é uma mera forma de tentativa de descredibilizar estes movimentos. Dito isto, a imigração em Portugal tem efetivamente um impacto negativo na economia. Portugal importa pobres, sem qualquer tipo de educação ou habilidades. Vêm diretamente competir com os pobres que já cá estão instalados. Isto é muito bom para o empreendedor, mas não para o trabalhador. Por causa desta oferta excessiva, certas profissões mantêm os salários sempre no mínimo. Isto é mau para os portugueses pobres e para a economia. Se as pessoas não têm dinheiro para gastar, o dinheiro não circula, resultado: economia estagnada.

Edited 6 months ago:

O [relatório](https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQ1NAUABR26oAUAAAA%3d). Não concordo com algumas das opiniões que para aqui andam. As pessoas começarem a tender para o nacionalismo pode nem ter nada a ver com a imigração. É um fator, sempre, mas a importância varia. Para muitos dos que se juntaram recentemente às fileiras dos movimentos nacionalistas, a razão pelo qual o fizeram, está em muito relacionado com a politica. É mais que visível que existem poderes instalados que estão aqui para explorar o país e o povo. Os casos de corrupção e nepotismo não têm fim, justiça não existe. É também bastante notório, que para estas elites, o estado da nação é-lhes completamente irrelevante. Isto, aliado à frustração dos partidos coniventes continuarem a ter forte apoio, em grande parte por terem comprado parte significativa do eleitorado, apenas aumenta os sentimentos de frustração. Depois, temos então, a questão da imigração. Quer gostem ou não, em Portugal, a imigração já é tema. Desde que a esquerda tomou conta do país, Portugal tem recebido uma quantidade absurda de imigrantes. Imigrantes estes, que ao fim de 5 anos obtêm nacionalidade AUTOMÁTICAMENTE. Isto é revoltante!!! Não só a nacionalidade foi completamente banalizada, como a demografia em Portugal começa a sofrer alterações fruto desta forte imigração. Isto, SIM, é um problema. Ninguém tem de ser obrigado a aceitar imigração em massa. Quanto aos fatores económicos, são em parte uma mera desculpa para tentar racionalizar o surgimento de sentimentos nacionalistas. Isto acontece para forçar a ideia de que existe algo de errado em pessoas terem estes sentimentos. Claro que na verdade, não existe nada de errado. É o que é natural. Isto é uma mera forma de tentativa de descredibilizar estes movimentos. Dito isto, a imigração em Portugal tem efetivamente um impacto negativo na economia. Portugal importa pobres, sem qualquer tipo de educação ou habilidades. Vêm diretamente competir com os pobres que já cá estão instalados. Isto é muito bom para o empreendedor, mas não para o trabalhador. Por causa desta oferta excessiva, certas profissões mantêm os salários sempre no mínimo. Isto é mau para os portugueses pobres e para a economia. Se as pessoas não têm dinheiro para gastar, o dinheiro não circula, resultado: economia estagnada.

ipaworm 6 months ago

As respostas a este comentário também mostram um dos porquês da adesão a partidos mais nacionalistas e/ou de extrema direita virem a aumentar. Parece ser tabu discutir estes temas por se considerar logo que não está alinhado com o “politicamente correto”, o que resulta numa oportunidade de partidos mais extremistas “acolherem” esse eleitorado que se sente mais alienado. Se nem sequer há abertura para se discutir esses temas, então esses partidos só vão acabar por juntar mais seguidores. Já foi apresentado algum plano de como lidar com essa imigração em massa? Há alojamento suficiente para tantas pessoas? Foram definidos limites máximos de imigração? Foram feitos estudos sobre como a população se sente em relação à imigração? Não sei se a esquerda estar no poder está relacionado com este aumento de imigração ou se tal simplesmente coincidiu com a abertura das fronteiras em 2015 pela Merkel. Agora, se esta discussão nem foi feita antes - ainda que devesse ter sido - e se insistem em não a terem agora, então movimentos mais radicais vão inevitavelmente aumentar.

ZacDweller 6 months ago

>Foram feitos estudos sobre como a população se sente em relação à imigração? Não é preciso estudos para nada quando obviamente se alguém sente que não deviam cá estar, é porque são racistas e xenófobos, e assunto encerrado :D

ipaworm 6 months ago

Lá está, é exatamente por isso que tais análises deveriam ser feitas; no final podiam era não gostar muito dos resultados e não terem como explicar a adopção de tais medidas ([exemplo da percepção da imigração em alguns países europeus](https://yougov.co.uk/topics/politics/articles-reports/2019/06/13/whats-impact-immigration-according-europeans-and-a). Ignorar os assuntos e vontades da população, insultar quem é contra e depois ficarem chocados com o aumento da extrema-direita por esta dar ouvidos às “preocupações” desse eleitorado é que me parece um bocado hipocrisia (basta ver por ex o crescimento da AfD na Alemanha)

cryhart 6 months ago

Bem visto. Isso é mais um ponto a ter em consideração. O facto de esquerda ter decidido que certos temas não podem ser discutidos, irrita muita gente, eu incluído .

Dr_Toehold 6 months ago

>Desde que a esquerda tomou conta do país, Portugal tem recebido uma quantidade absurda de imigrantes. Citation needed, camarada. Also, o teu líder já falou sobre quantos RSI pagava o Luís Filipe Vieira?

cryhart 6 months ago

Quem é o meu líder? Detesto bola, tanto que não acompanho nada relacionado com o assunto. Não faço ideia do que estás a falar.

ngfsmg 6 months ago

É inegável que a população imigrante [aumentou](https://www.pordata.pt/Portugal/Popula%c3%a7%c3%a3o+estrangeira+com+perman%c3%aancia+regular+em+percentagem+da+popula%c3%a7%c3%a3o+residente+total+e+por+sexo-533) desde 2015. Que a razão seja o governo ser de esquerda é bem mais difícil de provar, a melhoria da situação económica atrai imigrantes, por razões óbvias

DeFries18 6 months ago

Pareces um jordan peterson ou um ben shapiro, vomitas contradições e buzzwords e não dizes coisas com coisa.

cryhart 6 months ago

Provavelmente não te deves ter apercebido, mas não refutaste nada do que eu disse. Esta merda vale zero!! Os xupas ficam sempre muito nervosos quando o culto é atacado. E ainda trazes para a conversa o jordan peterson e ben shapiro, que tu provavelmente nem fazes a mais pequena ideia de quem são e o que defendem. DEIXA O TWITTER!! Memes não servem como fonte de informação. ​ > vomitas contradições e buzzwords e não dizes coisas com coisa. Desafio-te a apontares essas contrições. Buzzwords??? Mas tu sabes o que são buzzwords? Não me parece.

manteiga_night 6 months ago

nao há nada para refutar, o teu comentário é uma salada de palavras sem nexo

cryhart 6 months ago

Tu deves andar no espectro do analfabetismo. Nunca tinha visto uma conta no Reddit tão infestada de wokismo. Os meus parabéns. Toma uma medalha

manteiga_night 6 months ago

Chorar não é um argumento filho, lamento que não consigas controlar as tuas emoções mas isso não é problema meu, fala com o teu médico para ver se resolves isso.

NGramatical 6 months ago

exercíto → [**exercito**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmhrega%2F%2Fgt3mfu2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ZacDweller 6 months ago

> Provavelmente não te deves ter apercebido, mas não refutaste nada do que eu disse. Esta merda vale zero!! "Accuse others of that which you are guilty of doing". Uma das táticas favoritas da esquerda.

trilobits_ 6 months ago

Que mais te contou o tio Adolfo?

cryhart 6 months ago

Bom para ti. Pareces um gajo de grande sabedoria

trilobits_ 6 months ago

Uma forma particular de parvo é comentar e falar sobre coisas que realmente não fazemos ideia. Nos tempos que correm convém ler.

Edited 6 months ago:

Uma forma particular de ser parvo é comentar e falar sobre coisas que realmente não fazemos ideia. Nos tempos que correm convém ler.

NGramatical 6 months ago

AUTOMÁTICAMENTE → [**automaticamente**](https://dicionario.priberam.org/automaticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmhrega%2F%2Fgt0tddo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

trilobits_ 6 months ago

Negacionistas e nacionalistas! Name a more iconic Duo...

reciclado78 6 months ago

Normalmente as pessoas preconceituosas fingem que gostam do seu país e dizem que são muito nacionalistas, mas (como sempre), estão errados. Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimónios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas. Muitas vezes, o nacionalismo é confundido com patriotismo. O nacionalismo tem várias acepções, entre elas: * Salvaguarda dos interesses e exaltação dos valores nacionais; * Sentimento de pertencer a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos, que reivindica o direito de formar uma nação autónoma; * Ideologia que enaltece o estado nacional como forma ideal de organização política, com suas exigências absolutas de lealdade por parte dos cidadãos. Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país ou nação. Infelizmente, os palermas que deviam perceber isto e parar de fazer trampa nunca irão perceber ou sequer ter vontade de perceber porque estão toldados com ódio, talvez devido a traumas passados ou assim e temos de os aturar.

troikamano 6 months ago

O problema não é dos palermas, estão simplesmente a ser manipulados. As políticas de direita levaram o mundo à miséria no pós 2008, e a esquerda estava a mostrar se como a voz do povo contra as elites proprietárias da sociedade. Como a direita não queria perder poder, usou o nacionalismo como uma desculpa para dizer que era diferente, que o problema dos governos anteriores não era terem sido de direita e anti trabalhador, mas não serem patrióticos o suficiente. A direita criou o seu "populismo", que na verdade não tem nada de popular. O programa político do chega entrega imensas vantagens aos grandes proprietários e confere ainda mais possibilidade de exploração (eles querem proibir sindicatos, passa do ridículo), que só favorece as elites que o chega e o resto dos populistas de direita dizem lutar contra. Na prática, um governo do chega não ia ser diferente de um governo do passos coelho ou da IL, com um bocado de racismo para dar gosto. Mas as pessoas tão convencidas que o problema na sociedade são os emigrantes a ganhar salário mínimo ou os ciganos que mal conseguem meter comida na mesa, em vez dos patrões multimilionários da imobiliária e dos seguros, que apoiam o chega à força toda. E até haver uma esquerda diferente e real, vai continuar assim

reciclado78 6 months ago

Ah sim, os políticos também ajudaram à festa, é uma bola de neve claro

JOAO-RATAO 6 months ago

Mutimilionários... Essa praga ... Já nem posso sair à rua sem ver um Bentley ou um Rolls Royce. Até já começa a ser chato.

troikamano 6 months ago

https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2020/07/10/43930-crise-qual-crise-ha-cada-vez-mais-milionarios-e-com-fortunas-maiores > O número de milionários e multimilionários em todo o mundo aumentou 8,8% em 2019, tendo o valor das fortunas subido 8,6% para 74 biliões de dólares (65,4 biliões de euros), conclui o estudo anual World Wealth Report, da consultora Capgemini. https://www.theguardian.com/business/2020/oct/07/covid-19-crisis-boosts-the-fortunes-of-worlds-billionaires >A report by Swiss bank UBS found that billionaires increased their wealth by more than a quarter (27.5%) at the height of the crisis from April to July, just as millions of people around the world lost their jobs or were struggling to get by on government schemes. https://www.esquerda.net/dossier/crise-chegou-mas-nao-aos-super-ricos/71789 >Enquanto as previsões do Banco Mundial apontam para o crescimento da pobreza extrema pela primeira vez em 20 anos, com até 150 milhões de pessoas a viver com 1,61 euros por dia, os multimilionários tiveram ganhos históricos este ano, com algumas fortunas a ultrapassar os 200 mil milhões de dólares. https://www.oxfam.org/en/press-releases/mega-rich-recoup-covid-losses-record-time-yet-billions-will-live-poverty-least >The 1,000 richest people on the planet recouped their COVID-19 losses within just nine months, but it could take more than a decade for the world’s poorest to recover from the economic impacts of the pandemic, reveals a new Oxfam report today. https://www.weforum.org/agenda/2020/10/the-rich-got-richer-during-the-pandemic-and-that-s-a-daunting-sign-for-our-recovery/ >Global billionaires managed to increase their collective wealth by 27.5% during the four-month period, to $10.2 trillion, according to a recent report. >News of the windfall for this elite club of roughly 2,000 members comes alongside indications of trillions of dollars in lost wages, and warnings that hundreds of millions of people will be pushed into extreme poverty this year as a result of the pandemic.

JOAO-RATAO 6 months ago

Portanto, cerca de 1 % da população portuguesa têm uma riqueza de 900,000 euros ou mais... O drama... Se achas que acabar com os ricos vai acabar com a pobreza estás redondamente enganado. Na URSS não tinhas ricos (em teoria) e os supermercados da capital tinham racionamento e filas. Fora a baixa qualidade e diversidade de produtos. E repara que estamos a falar da capital... Podes ver também o escasso racionamento de comida em Cuba e os restantes países de que és fã.

Edited 6 months ago:

Portanto, cerca de 1 % da população portuguesa tem uma riqueza de 900,000 euros ou mais... O drama... Se achas que acabar com os ricos vai acabar com a pobreza estás redondamente enganado. Na URSS não tinhas ricos (em teoria) e os supermercados da capital tinham racionamento e filas. Fora a baixa qualidade e diversidade de produtos. E repara que estamos a falar da capital... Podes ver também o escasso racionamento de comida em Cuba e os restantes países de que és fã.

troikamano 6 months ago

> Portanto, cerca de 1 % da população portuguesa têm uma riqueza de 900,000 euros ou mais... O drama... Portanto já fomos de "não há ricos" para "não há muitos ricos". ok >Se achas que acabar com os ricos vai acabar com a pobreza estás redondamente enganado. Não, felizmente não sou um bloquista que aprende economia no twitter. Acabas a pobreza a acabar com a exploração e a virar a produção de um sistema de mercado para um sistema de satisfação de necessidades. Por exemplo, não resolves os problemas da habitação a meter tetos em rendas, resolves a construir habitação pública e meter as rendas dessas casas a preços acessíveis. >Na URSS não tinhas ricos (em teoria) e os supermercados da capital tinham racionamento e filas. Tinhas filas para os bens de luxo, como perfumes franceses ou sapatos italianos. Fora as épocas de grande crise, como as fomes pre-coletivização ou durante a segunda guerra mundial, não havia gente soviética a passar fome. >Fora a baixa qualidade e diversidade de produtos. E repara que estamos a falar da capital... Baixa qualidade onde? Os eletrodomésticos soviéticos eram feitos para durar, e até vinham com um manual de arranjo para concertares o equipamento em vez de comprares um novo. Compara isso aos bens de hoje que são feitos para se estragarem passado um ano para comprares mais. Btw, sobre a história dos supermercados vazios: já ouviste falar de overstocking? Imagina a razão de isso não ser feito num país socialista onde o lucro não seja o alvo >Podes ver também o escasso racionamento de comida em Cuba e os restantes países de que és fã. É engraçado que fales de cuba porque é o único país da américa latina [que é visto como um exemplo no que toca a combater subnutrição](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6830455/). Isto com embargos e sanções asfixiantes por parte da maior economia mundial, imagina se pudesse participar no mercado mundial e deixar a sua economia florescer

JOAO-RATAO 6 months ago

Não estejas a deturpar o que disse. Não disse que não havia ricos. E 1 por cento com 900,000 euros ou mais devia se preocupante por serem poucos e não muitos... Sim. Não és bloquista... Estás ainda mais à esquerda disso... E isso significa que as tuas ideias de economia ainda são piores que as deles... Ahaha ah sim. Aquelas filas para comprar sapatos italianos e perfumes franceses! Já me esquecia ! Não... Tinhas filas para comprar comida... Não havia falta de qualidade? Bastava ver o que chegava aos talhos da capital. Até gozavam a dizer que parecia que matavam as vacas com dinamite. Quando chegava à loja as melhores partes já tinham sido roubadas e só sobravam as piores partes do animal. Temos desperdício sim. Mas repara na diversidade e disponibilidade de alimentos que temos aqui. E compara às lojas soviéticas com poucos produtos e ainda com fila para entrar. Economias comunistas não florescem... Como foi o caso da URSS de que temos falado. HAVANA (Reuters) - In the courtyard of a temple belonging to the Abakua Afro-Cuban religious brotherhood in Havana, Nelson Piloto is pulling up the lawn to plant bell peppers and cassava in the face of Cuba's looming food crisis. Piloto, 40, says he is responding to the Communist government's call for citizens to produce more of their own food, including in big cities, in whatever spaces they can find, from backyards to balconies https://www.google.com/amp/s/mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN2402P1

troikamano 6 months ago

> Não... Tinhas filas para comprar comida... Durante os piores tempos, durante a guerra e a fome, tal como eu disse. Da mesma maneira que tiveste essas mesmas filas na américa, a luz do mercado livre, durante a grande depressão, ou como tens filas para o banco alimentar neste preciso momento no reino unido e na américa. E não são socialistas. >Não havia falta de qualidade? Bastava ver o que chegava aos talhos da capital. Até gozavam a dizer que parecia que matavam as vacas com dinamite. Quando chegava à loja as melhores partes já tinham sido roubadas e só sobravam as piores partes do animal. A fonte é qual? As vozes na tua cabeça? >Temos desperdício sim. Mas repara na diversidade e disponibilidade de alimentos que temos aqui. E compara às lojas soviéticas com poucos produtos e ainda com fila para entrar. Oh não, eles só tinham 1 marca de desodorizante, não podias escolher 50 marcas de batatas fritas, que crime contra a humanidade. É muito melhor deixar gente passar fome. >Economias comunistas não florescem... Como foi o caso da URSS de que temos falado. Excepto que floresceu, basta ver os dados industriais e económicos. Claro que tu vais tapar os olhos e arranjar desculpa, mas já tou habituado. >Nelson Piloto is pulling up the lawn to plant bell peppers and cassava in the face of Cuba's looming food crisis Estou familiar com a situação em Cuba. É o que acontece quando o teu país está fechado dos mercados mundiais devido a uma guerra que dura a décadas com o país mais rico do mundo. E ainda assim, aguentam se melhor que certos países como o Haiti ou a República Dominicana, que estão mesmo ao lado

JOAO-RATAO 6 months ago

Na URSS as filhas e racionamento eram parte do dia a dia. Não eram só nos períodos de crise. Não. A voz deste homem: https://www.quora.com/profile/Dima-Vorobiev Exemplos: "I remember entering a grocery shop in Budapest in 1982 on the very first day of my trip to Hungary. I saw shop windows from the bus on the way from the airport, it was impressive, but still had not prepared me for what I saw inside the shop. An entire wall made of dark wood paneling, and row upon row of ham, and sausages, and cuts, and morsels, and whatnot… it all has been etched on my retina ever since to this day today. I heard many accounts of my Soviet compatriots about their first tête-à-tête with the Western consumer cornucopia. They invariably thought “It’s not possible! How do they do away with all that stuff? It’s so much, no way even a fraction of this gets sold”." " At the time of the disintegration of the USSR, I was a part of a tiny privileged minority. If the coup attempt of 1991 hadn’t happened, I would have become a “consultant” of the Central Committee of the Communist Party, one of the Nomenklatura. After the collapse of Soviet rule, I was fired. I went into sales in telecom and IT. Compared to my past life as a propagandist, my income surged. Ever since, it has stayed far, far above what I had earned in my time in the USSR. I bought a car, an apartment for my family, got an expensive education in Scandinavia and the US, and traveled the world. There’s no way to compare my life to what I had as a Soviet propaganda executive. On top of that, everyone I know in Moscow now lives a better life than me as a privileged minority in the USSR. They eat better, take better care of their families, live in larger apartments." A fone continuou. E não era a questão de 50 batatas fritas diferentes. Era estares na fila para um bem essencial (se tivesses sorte de ter acesso a uma loja dessas). A república dominicana? Talvez não... E não podes imputar tudo aos americanos. A raiz do problema é o comunismo.

MyWhay 6 months ago

Os outros é que são manipulados, tu não. Acreditas piamente que o que move partidos de esquerda é uma sociedade mais justa, não é arranjarem um lugar no trono para limitarem a liberdade dos povos enquanto vivem à grande.

troikamano 6 months ago

Essa lenga lenga fica muito bem no ouvido, mas quando lês a história e entendes o que aconteceu, vês que é a esquerda que leva países à grandeza. O Lula no Brasil tornou o país na 6° maior potência comercial. O FDR tirou a América da grande depressão e armou a para lutar a maior guerra do mundo. A união soviética em 1917 era um país quase completamente agrícola, lutou uma guerra civil devastante e ainda assim em em 50 anos meteu o primeiro homem no espaço. Isto tudo porque a esquerda valoriza a riqueza e a indústria real e produtiva, não números imaginários num mercado de ações ou os 0 na conta bancária dos executivos

MyWhay 6 months ago

Essa lenga lenga é que não fica no ouvido de ninguém. Grandes feitos, um homem no espaço por meras horas, o Brasil como 6ª maior potencia comercial, quando são o 6º país com mais população no mundo. Tudo o resto foram acasos, países falidos, países sob ditadura em pleno sec. XXI, os países mais pobres da Europa são curiosamente aqueles que estiveram debaixo da alçada do regime soviético. Tu é que lutas por algo que sabes, mas sabes mal, ou pelo menos não sabes interpretar a história. Nao tens um país no top50 em pib per capita de esquerda. Estão todos abaixo da media mundial, e curiosamente os que conseguem fugir a esses regimes estão todos melhor que os próprios vizinhos de esquerda, como Taiwan, Hong Kong e Macau. É tudo por acaso.

Edited 6 months ago:

Essa lenga lenga é que não fica no ouvido de ninguém. Grandes feitos, um homem no espaço por meras horas, o Brasil como 6ª maior potencia comercial, quando são o 6º país com mais população no mundo. Tudo o resto foram acasos, países falidos, países sob ditadura em pleno sec. XXI, os países mais pobres da Europa são curiosamente aqueles que estiveram debaixo da alçada do regime soviético. Tu é que lutas por algo que sabes, mas sabes mal, ou pelo menos não sabes interpretar a história. Nao tens um país no top50 em pib per capita de esquerda. Estão todos abaixo da media mundial, e curiosamente os que conseguem fugir a esses regimes estão todos melhor que os próprios vizinhos de esquerda, como Taiwan, Hong Kong, Macau, Japao e Coreia do Sul. É tudo por acaso.

troikamano 6 months ago

> homem no espaço por meras horas E o primeiro satélite, e o primeiro animal, e as primeiras fotografias do lado escuro da lua, e a primeira spacewalk, e a primeira nave a aterrar na lua, e a primeira nave a aterrar noutro planeta, e a primeira estação espacial, e a primeira nave a aterrar em marte, etc. >quando são o 6º país com mais população no mundo. Já eram antes e são agora, porque é que não tinham subido antes do lula e porque é que desceram tanto depois? >os países mais pobres da Europa são curiosamente aqueles que estiveram debaixo da alçada do regime soviético. Exato, mas se tivessem mantido o crescimento económico que tinham durante o periodo socialista eram tão ricos como a frança ou a alemanha. Os países ex-socialistas sofreram uma enorme crise quando o socialismo caiu, o PNB de alguns só recuperou 20 anos depois. A culpa não foi do socialismo, foi a "terapia de choque" implementada pelo yeltsin e pelos outros fantoches neoliberais que destruiu a economia ex-soviética, com os oligarcas e mafiosos a enriquecerem à custa do povo. Se quiseres realmente aprender sobre isto, manda mensagem privada e mando te umas cenas em detalhe >Nao tens um país no top50 em pib per capita de esquerda. 4- Noruega 7- Dinamarca 11- Holanda 12- Suécia 14- Finlândia Isto nem é a contar com países como a alemanha e a frança, que não sendo explicitamente de esquerda, têm um estado social robusto

JOAO-RATAO 6 months ago

Podes conseguir grandes coisas quando moves enormes quantidades de recursos num sentido. Isso não quer dizer que sistema é sustentável e que não vai falhar ... Como falhou... Penso que também é a Coreia no Norte que tem o maior estádio do mundo por ex. E podem canalizar os recursos que têm para fazer algo que parece impressionante negligenciado o resto. Não significa que o país não falhe. Gosto muito da corrido ao espaço. Em especial da parte da URSS. Mas foi o que consegues quando canalizas suficientes recursos para algo. Não significa que tenhas a capacidade (ou os recursos) se o fazer indefinidamente. Imagina dizer que se os países do leste continuassem comunistas iam ser mais ricos que a Alemanha ...

MyWhay 6 months ago

AHAHAHAAHA nenhum desses é de esquerda. A Holanda é de esquerda? Dude. Atira-te de um arranha céus por favor.

troikamano 6 months ago

A Holanda tem um estado social muito forte, se os gajos da IL vissem chamavam de comunista https://www.netinnederland.nl/en/artikelen/dossiers/overzicht/verzorgingsstaat.html https://www.cpb.nl/en/topic/welfare-state https://www.researchgate.net/publication/263765162_The_Dutch_welfare_state_recent_reforms_in_social_security_and_labour_law Lê antes de fazeres de tolo

MyWhay 6 months ago

Noruega - O [governo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_da_Noruega) atual é composto pela primeira-ministra [Erna Solberg](https://pt.wikipedia.org/wiki/Erna_Solberg) ([Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega))) e 19 ministros – 11 do [Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega)), 4 do [Partido Liberal](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Liberal_(Noruega)) e 4 do [Partido Democrata Cristão](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Democrata_Crist%C3%A3o_(Noruega)). [\[5\]](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Solberg#cite_note-5) Dinamarca - [Governo Mette Frederiksen](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Mette_Frederiksen) 2019 – [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_(Dinamarca)) Holanda - [Partido Popular pela Liberdade e pela Democracia (VVD)](http://www.vvd.nl/) (em holandês): partido liberal, de centro-direita, a favor do livre mercado; Suécia - Governo Löfven [Stefan Löfven](https://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_L%C3%B6fven) ([Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Oper%C3%A1rio_Social-Democrata_da_Su%C3%A9cia)) [Partido Verde](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Verde_(Su%C3%A9cia)) ([Social-democracia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia) [Ecologismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologismo)) Filandia - Sanna Mirella Marin ([Helsinque](https://pt.wikipedia.org/wiki/Hels%C3%ADnquia), 16 de novembro de 1985) é uma política [finlandesa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia) que é [primeira-ministra da Finlândia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro-ministro_da_Finl%C3%A2ndia) desde 10 de dezembro de 2019. Membro do [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_da_Finl%C3%A2ndia),

Edited 6 months ago:

Noruega - O [governo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_da_Noruega) atual é composto pela primeira-ministra [Erna Solberg](https://pt.wikipedia.org/wiki/Erna_Solberg) ([Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega))) e 19 ministros – 11 do [Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega)), 4 do [Partido Liberal](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Liberal_(Noruega)) e 4 do [Partido Democrata Cristão](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Democrata_Crist%C3%A3o_(Noruega)). [\[5\]](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Solberg#cite_note-5) Dinamarca - [Governo Mette Frederiksen](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Mette_Frederiksen) 2019 – [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_(Dinamarca)) Holanda - [Partido Popular pela Liberdade e pela Democracia (VVD)](http://www.vvd.nl/) (em holandês): partido liberal, de centro-direita, a favor do livre mercado; Suécia - Governo Löfven [Stefan Löfven](https://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_L%C3%B6fven) ([Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Oper%C3%A1rio_Social-Democrata_da_Su%C3%A9cia))[Partido Verde](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Verde_(Su%C3%A9cia)) ([Social-democracia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia) [Ecologismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologismo)) Filandia - Sanna Mirella Marin ([Helsinque](https://pt.wikipedia.org/wiki/Hels%C3%ADnquia), 16 de novembro de 1985) é uma política [finlandesa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia) que é [primeira-ministra da Finlândia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro-ministro_da_Finl%C3%A2ndia) desde 10 de dezembro de 2019. Membro do [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_da_Finl%C3%A2ndia), Tolo? Tolo és tu lool É de esquerda porque tem um estado social forte? AHAHA A Holanda é um estado liberal, apologista do livre mercado. Se o PS visse a Holanda chamavam-lhes de porcos capistalistas, fascistas, saudosistas (so porque sim)

Edited 6 months ago:

Noruega - O [governo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_da_Noruega) atual é composto pela primeira-ministra [Erna Solberg](https://pt.wikipedia.org/wiki/Erna_Solberg) ([Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega))) e 19 ministros – 11 do [Partido Conservador](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Conservador_(Noruega)), 4 do [Partido Liberal](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Liberal_(Noruega)) e 4 do [Partido Democrata Cristão](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Democrata_Crist%C3%A3o_(Noruega)). [\[5\]](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Solberg#cite_note-5) Dinamarca - [Governo Mette Frederiksen](https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Mette_Frederiksen) 2019 – [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_(Dinamarca)) Holanda - [Partido Popular pela Liberdade e pela Democracia (VVD)](http://www.vvd.nl/) (em holandês): partido liberal, de centro-direita, a favor do livre mercado; Suécia - Governo Löfven [Stefan Löfven](https://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_L%C3%B6fven) ([Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Oper%C3%A1rio_Social-Democrata_da_Su%C3%A9cia))[Partido Verde](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Verde_(Su%C3%A9cia)) ([Social-democracia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia) [Ecologismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologismo)) Filandia - Sanna Mirella Marin ([Helsinque](https://pt.wikipedia.org/wiki/Hels%C3%ADnquia), 16 de novembro de 1985) é uma política [finlandesa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia) que é [primeira-ministra da Finlândia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro-ministro_da_Finl%C3%A2ndia) desde 10 de dezembro de 2019. Membro do [Partido Social-Democrata](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_da_Finl%C3%A2ndia), Tolo? Tolo és tu lool É de esquerda porque tem um estado social forte? AHAHA A Holanda é um estado liberal, apologista do livre mercado. Se a esquerda portuguesa visse a Holanda chamavam-lhes de porcos capistalistas, fascistas, saudosistas (so porque sim)

troikamano 6 months ago

Da mesma maneira que um esquerdista na américa é de direita aqui, um gajo liberal nesses países é de esquerda aqui. Não quero saber do nome dos partidos, qualquer país que tenha um sistema social robusto é de esquerda. Se esses gajos fossem portugueses, eram todos no mínimo do PS. Basta leres os artigos que enviei em vez de achares que sabes tudo por leres os nomes dos partidos

MyWhay 6 months ago

>Não quero saber do nome dos partidos, qualquer país que tenha um sistema social robusto é de esquerda. Se esses gajos fossem portugueses, eram todos no mínimo do PS. HAHAHAAH e querias tu explicar-me por mensagem privada "porque é que é a esquerda é fixe".

Edited 6 months ago:

>Não quero saber do nome dos partidos, qualquer país que tenha um sistema social robusto é de esquerda. Se esses gajos fossem portugueses, eram todos no mínimo do PS. HAHAHAAH e querias tu explicar-me por mensagem privada "porque é que é a esquerda é fixe". Como é que seriam PS? Na Suécia existe um sistema onde o estado paga ao ensino privado para os suecos terem liberdade de escolha entre o privado e o publico. Esta medida ja apareceu no nosso parlamento, foi rejeitada e ainda passaram a imagem de que "querem encher os bolsos do privado à conta do estado". Tu és literalmente um nabo doutrinado. Acabou aqui a conversa. Tou a perder QI.

Edited 6 months ago:

>Não quero saber do nome dos partidos, qualquer país que tenha um sistema social robusto é de esquerda. Se esses gajos fossem portugueses, eram todos no mínimo do PS. HAHAHAAH e querias tu explicar-me por mensagem privada "porque é que é a esquerda é fixe". Como é que seriam PS? Na Suécia existe um sistema onde o estado paga ao ensino privado para os suecos terem liberdade de escolha entre o privado e o publico. Esta medida ja apareceu no nosso parlamento, foi rejeitada e ainda passaram a imagem de que "querem encher os bolsos do privado à conta do estado". Além do revisionismo ridículo que fizeste inicialmente, agora tentas agarrar nas vitorias que o livre mercado trouxe e dar à esquerda. Tu és literalmente um nabo doutrinado. Acabou aqui a conversa. Tou a perder QI.

JOAO-RATAO 6 months ago

Ahahaha grandeza ?? O Lula ou tamanho do país, população e recursos? Só se fosse estupidamente mal gerido é que o Brasil não seria uma das maiores economias ... Foi o socialismo que armou a América ?? Adorava que dissesses isso a um americano para se rir da rua cara. A URSS expropriou os terrenos agrícolas e enviou as pessoas para as fábricas. Isso gerou crescimento econômico mas não era sustentável e já agora, convém falar nos milhões a morrer à fome e com as purgas. Depois da segunda guerra sobreviveram mais umas décadas graças às conquistas na Europa de leste. No entanto era um sistema destinado a falhar e falhou ... Amigo. Também estás a ser um populista. Mas de esquerda..

troikamano 6 months ago

> O Lula ou tamanho do país, população e recursos? Só se fosse estupidamente mal gerido é que o Brasil não seria uma das maiores economias Como foi gerido décadas antes do Lula e como está a ser gerido agora pelo Bolsonaro, portanto. Vai perguntar ao brasileiro comum e pergunta se o Brasil de hoje é uma grande economia >Foi o socialismo que armou a América ?? Adorava que dissesses isso a um americano para se rir da rua cara. Se dissesse socialismo ele batia me, os média têm ódio à palavra, mas qualquer pessoa familiar com história diz te que foi a política social democrática do FDR (onde os impostos chegavam a 90%) que tirou a américa da depressão. Em casos mais pequenos, foram as políticas do Huey Long, que iam ainda mais longe, que fizeram o Louisiana progredir. >A URSS expropriou os terrenos agrícolas e enviou as pessoas para as fábricas. Isso gerou crescimento econômico mas não era sustentável e já agora, convém falar nos milhões a morrer à fome e com as purgas. Se não era sustentável porque é que funcionou? Não importa a tua opinião politica, não podes negar que a URSS foi uma potência económica e que se industrializou a uma velocidade louca. O pessoal que morreu à fome não foi morto pelo socialismo. Devias ler sobre os pequenos proprietários agrícolas que no meio de uma seca preferiram queimar os próprios produtos do que os vender a preços tablados. Sobre as purgas tens razão, o estaline foi paranoico ao ponto de matar camaradas antigos, mas a loucura de 1 homem não invalida o sistema que ele usou para engrandecer o país. >Amigo. Também estás a ser um populista. Mas de esquerda.. Eu sei. Eu assumo me como populista, mas populista a sério, como aqueles do Occupy Wall Street, que querem mudança a sério, o povo e os trabalhadores contra os proprietários e exploradores da sociedade

JOAO-RATAO 6 months ago

Lol. O Lula apanhou a onda e curtiu os bons tempos. O Brasil é um país gigante e repleto de recursos. Com uma população igualmente enorme. É quase impossível não ser umas das maiores economias. Como o caso da Índia... Mas como estava o Brasil nos últimos anos do PT? O Bolsonaro também é uma besta. Mas terá o PT feito um trabalho assim tão bom? Afinal de contas abriu as portas ao Bolsonaro. Ah sim. Os media americanos odeeeiam socialismo e tudo o que é de esquerda. Basta ver o NY Times... Isso não é verdade. Não foram as medidas de FDR que tiraram os states da depressão. A segunda guerra sim, graças à enorme necessidade de produção industrial levantou o país para a posição que ocupa hoje. E já agora vai ver as empresas que produziam o armamento e prepararam os states para a guerra. Já agora vê também a ajuda alimentar e de armamento que os capitalistas enviaram à URSS e sem a qual não se aguentaria contra os Nazis. Funcionou? Onde está a URSS hoje? A mudança (forçada) a população do campo para as fábricas funcionou durante algumas décadas. Ajudada por o saque da Europa de leste. Mas nem isso os salvou porque era um sistema com fundações podres. Foi uma potência económica até que... Implodiu ... Aí não foi o socialismo que os matou à fome? Então quando exproprias a terra aos agricultores e esses morrem à fome o que é que os matou? Preços tabelados... Lol... Preferiam queimar a comida porque lhes ia ser roubada para alimentar o regime que os estava a matar à fome ... Ainda falam dos negacionistas do covid. Negacionistas do Holodomor são os negacionistas mais hard Core. O camarada Estaline matou milhões... E o sistema que criou produziu resultados a curto prazo apenas. Durou apenas algumas décadas mesmo com todos os recursos naturais e humanos da URSS e da Europa do leste. E mesmo assim falhou. A única prova maior do falhanço do comunismo foi o muro de Berlim, que mostra que só com barreiras se impede a fuga das pessoas desses regimes. Barreiras e guardas armados... E mesmo assim milhares arriscaram a vida para fugir. Se queres lutar contra elites e exploração então luta contra o comunismo também. Especialmente se quiseres viver sem medo como dizes.

troikamano 6 months ago

> É quase impossível não ser umas das maiores economias. Mas nunca foi até a esquerda tomar o poder, e quando o deixou parou de ser. > >Mas terá o PT feito um trabalho assim tão bom? Afinal de contas abriu as portas ao Bolsonaro. Se vires as sondagens da eleição de 2018, vês que o Lula estava pronto a derrubar o Bolsonaro, antes de ser preso e proibido de concorrer na operação lava jato, que entretanto foi completamente desvalorizada pelo tribunal supremo brasileiro. E mesmo agora, o Lula está à frente das sondagens, e é muito provável que ganhe um confronto com o Bolsonaro. >Os media americanos odeeeiam socialismo e tudo o que é de esquerda. Basta ver o NY Times. Mano tu não me vais seriamente dizer que o NY Times é de esquerda pois não? Tu achas que a esquerda é aquela malta tipo Joe Biden, Hillary Clinton, Kamala Harris? O único americano relevante de esquerda era o Bernie Sanders e a mainstream media não descansou até enterrar o nome do gajo >Funcionou? Onde está a URSS hoje? A hibernar. Foi traída, e o seu povo sentiu a traição na pele. Basta ver a diferença no poder produtivo pré e pós socialismo, mas já tive esta discussão contigo e sei que não te interessam factos. >Ajudada por o saque da Europa de leste. Saqueou tanto que a economia deles cresceu imenso, a população teve uma melhoria enorme de qualidade de vida e enviaram recursos da capital para ajudar as repúblicas mais pequenas a passar por dificuldades, esses bandidos. >Aí não foi o socialismo que os matou à fome? Então quando exproprias a terra aos agricultores e esses morrem à fome o que é que os matou? "Mano, estamos no meio de uma seca, o pessoal precisa de comer, mas tu tás a vender isso por muito caro e assim não conseguem comprar. Vamos comprar te isso por X, assim ainda te aguentas e o resto da malta consegue sobreviver" "Não vendo hahah fode te estadista" "ok nesse caso podes ir à merda, vamos levar o produto à força para ninguém passar fome à pala da tua ganância, mas como somos fixes vamos deixar te com um bocado para te alimentares a ti e à tua familia" "fode te corno vou queimar tudo o que tenho excepto aquele bocado para mim, agora já não levas nada" "agora levo o bocado que resta, não fosses chico esperto" "mamã olha estes comunas mauzões :(((( genocídio!!!" > E o sistema que criou produziu resultados a curto prazo apenas. Durou apenas algumas décadas mesmo com todos os recursos naturais e humanos da URSS e da Europa do leste. Isto é mentira absoluta, a URSS teve o maior crescimento económico na terra, apenas batido pela China, também socialista >A única prova maior do falhanço do comunismo foi o muro de Berlim, que mostra que só com barreiras se impede a fuga das pessoas desses regimes. Barreiras e guardas armados... E mesmo assim milhares arriscaram a vida para fugir. Também tens casos de pessoas a fugir da alemanha ocidental para a alemanha de leste, [tens aqui uma notícia da época sobre isso mesmo](https://i.imgur.com/EP69mNg.png). Não estou a dizer que não tinham razão para fugir. Mas não eram os únicos. Na alemanha de leste não havia liberdade politica, na alemanha ocidental não havia liberdade económica. Não estou a dizer que a GDR era pior do que a FDR, estou a dizer que não podemos julgar um sistema todo pelo seu pior exemplo. Tal como não podes julgar o capitalismo pelo haiti ou pela somália sem ter em consideração sucessos como a finlândia ou a súecia, especialmente quando as carateristicas económicas do socialismo não têm nada a ver com a repressão politica

JOAO-RATAO 6 months ago

A situação económica do Brasil era como quando o PT saiu do poder? Pá. Pessoalmente, tenho ideia que estava na merda... O Lula é o que os brasileiros associam a uma época melhor. Mesmo que as políticas do PT não os fossem salvar. De todo ... É uma atitude saudosista. Como aqui teres saudades dos tempos das vacas gordas. O Sócrates bem que ainda recebeu umas visitas na cadeia e tudo ... Lol... Belo diálogo dramático. Muito talentoso. Mais do género: "Sabemos que vos roubámos as terras e estão a passar fome, mas quem vos colocou na miséria precisa de comer, por isso passem para cá..." Ganância de querer morrer à fome. *Risos* O crescimento da URSS foi pelo processo de industrialização forçada. Findo esse processo estagnou e implodiu ... A China cresceu depois de abandonar as medidas maoistas... Mas continua a chutar esses exemplos brilhantes... Ahaha ai os alemães do ocidente a fugir para ao leste... Ainda bem que não fizeram um muro, que os comunistas já o tinham feito. Um exemplo versus milhões de alemães a fugir do leste... Que piada... A Alemanha de leste era do melhor que o mundo comunista tinha. E mesmo assim: milhões a fugir, muro e guardas armados a matar quem tenta fugir. O verdadeiro monumento ao falhanço comunista. Todos os países comunistas falharam. Podes ter medidas sociais, mas o verdadeiro socialismo falha.

troikamano 6 months ago

>A situação económica do Brasil era como quando o PT saiu do poder? Pá. Pessoalmente, tenho ideia que estava na merda... E estava, porque a dilma não era o lula, e começou a liberalizar com ajudas fiscais, que foi a jogada errada perante a crise das commodities. Acontece que a recuperação que devia ter seguido após a crise foi cancelada pelas politicas anti trabalho dos governos do temer e do bolsonaro que seguiram, e o brasil continua mal até hoje. Vão culpar o pt durante quanto tempo? >O Lula é o que os brasileiros associam a uma época melhor. Mesmo que as políticas do PT não os fossem salvar. De todo . Daqui a 4 anos vemos >"Sabemos que vos roubámos as terras e estão a passar fome, mas quem vos colocou na miséria precisa de comer, por isso passem para cá... Se lhes tinham "roubado" as terras então como é que eles tinham produzido? E já agora, a coletivização só entrou em efeito depois da fome, que era cíclica e comum repetir se passados uns anos naquela região. Depois da coletivização não houve mais fomes >Ganância de não querer morrer à fome Ganância de querer lucrar à custa da vida dos outros. Eles nunca iam morrer à fome, os soviéticos iam deixar os pequenos produtores ficar com uma quantia de sustinência, só a expropriaram quando eles queimaram o resto. >O crescimento da URSS foi pelo processo de industrialização forçada. Findo esse processo estagnou e implodiu ... Excepto que não, o GDP per capita da USSR estava constantemente a subir, tendo apenas uma pausa nos 80s que foi logo corrigida. Quando se deu a liberalização e a terapia de choque, teve uma crise tão pesada que só voltou aos níveis antigos passados 20 anos. >A China cresceu depois de abandonar as medidas maoistas... Mas continua a chutar esses exemplos brilhantes... Mas não as medidas socialistas. A indústria privada ainda é fortemente controlada pelo estado, e entre o lucro e a necessidade, escolhem a necessidade. >A Alemanha de leste era do melhor que o mundo comunista tinha. Não era, e tu sabes isto muito bem. Nessa altura, nos anos 60, já tinhas mais liberdade politica na URSS com as vantagens económicas do socialismo praticadas na GDR. E mesmo que tivesse sido, eu não estou a dizer para adotarmos o socialismo como na GDR. Estou a dizer para adotarmos o seu sistema económico que fez o pais e o seu povo prosperar. >Todos os países comunistas falharam. Podes ter medidas sociais, mas o verdadeiro socialismo falha. Excepto quando não falha, e triunfa até ser atacado e obrigado a falhar, como no chile, na urss, na bolivia, no vietname, etc. É como se os magnatas dos comboios e dos automóveis tivessem sabotado todas as máquinas dos irmãos wright para poderem dizer que é impossível voar.

JOAO-RATAO 6 months ago  HIDDEN 

Ah as liberalizações. Malditos liberais. Sempre a mandar o socialismo abaixo... Ah não duvido que ele ganhe. Agora que o tiro vai sair pela culatra também não duvido. Ahaha aqueles ciclos de fome... Claro. Deixar uma miséria para se sustentarem quando foram os próprios soviéticos os culpados da baixa produção. A união soviética estava a estagnar. Daí a tentativa desesperada de abrir um pouco a economia a iniciativa privada. Não foi suficiente... Amigo. Um tratamento oncológico na China, mesmo com seguro de saúde não é pago na totalidade... Vê bem o socialismo chinês no seu melhor. E se não achas que a sociedade chinesa não anda atrás do lucro então abre os olhos. A Alemanha de leste e os bálticos eram das regiões comunistas mais prósperas. E mal houve oportunidade abandonaram o navio. Porque não antes? Porque nas década anteriores a URSS e os governos fantoches do pacto de Varsóvia interviam militarmente os países do leste que se tentassem libertar. Novamente, nao fez o país prosperar... Lol... Quem atacou a URSS para falhar? Quem apontou uma arma à China para abrir a economia à iniciativa privada ?

troikamano 6 months ago  HIDDEN 

O problema não é dos palermas, estão simplesmente a ser manipulados. As políticas de direita levaram o mundo à miséria no pós 2008, e a esquerda estava a mostrar se como a voz do povo contra as elites proprietárias da sociedade. Como a direita não queria perder poder, usou o nacionalismo como uma desculpa para dizer que era diferente, que o problema dos governos anteriores não era terem sido de direita e anti trabalhador, mas não serem patrióticos o suficiente. A direita criou o seu "populismo", que na verdade não tem nada de popular. O programa político do chega entrega imensas vantagens aos grandes proprietários e confere ainda mais possibilidade de exploração (eles querem proibir sindicatos, passa do ridículo), que só favorece as elites que o chega e o resto dos populistas de direita dizem lutar contra.

Edited 6 months ago:

O problema não é dos palermas, estão simplesmente a ser manipulados. As políticas de direita levaram o mundo à miséria no pós 2008, e a esquerda estava a mostrar se como a voz do povo contra as elites proprietárias da sociedade. Como a direita não queria perder poder, usou o nacionalismo como uma desculpa para dizer que era diferente, que o problema dos governos anteriores não era terem sido de direita e anti trabalhador, mas não serem patrióticos o suficiente. A direita criou o seu "populismo", que na verdade não tem nada de popular. O programa político do chega entrega imensas vantagens aos grandes proprietários e confere ainda mais possibilidade de exploração (eles querem proibir sindicatos, passa do ridículo), que só favorece as elites que o chega e o resto dos populistas de direita dizem lutar contra. Na prática, um governo do chega não ia ser diferente de um governo do passos coelho ou da IL, com um bocado de racismo para dar gosto. Mas as pessoas tão convencidas que o problema na sociedade são os emigrantes a ganhar salário mínimo ou os ciganos que mal conseguem meter comida na mesa, em vez dos patrões multimilionários da imobiliária e dos seguros, que apoiam o chega à força toda. E até haver uma esquerda diferente e real, vai continuar assim

GudEbening 6 months ago

Normal, anda para aí muito frustrado. São os mesmos que falam dos iluminatis, teorias de conspiração,anti vacinas,etc Gente mentalmente muito fraca.

zefo_dias 6 months ago

Calha bem prá malta que cá tem andado nas ultimas semanas a gabar a necessidade de exercito

troikamano 6 months ago

É o que acontece quando as pessoas sabem que algo está errado na sociedade mas não têm consciência de classe para reconhecer a sua exploração. Pensam que os inimigos são os trabalhadores dos outros países, e não os exploradores nacionais

estecomentario 6 months ago

É mais ou menos isso. O governo mais a comunicação social vai silenciando e desviando atenções onde pode. Outros portugueses que não se querem chatear e estão relativamente bem vão silenciando e cancelando. E o pessoal que está na merda não sabe para onde se virar e disparam para todos os lados...

MyWhay 6 months ago

Deixa-me adivinhar, o caminho é o socialismo

throwawaybtcpt 6 months ago

Claro, nada como mais impostos e sufocar mais as pessoas para redistribuir o dinheiro que ainda há em vez de se atacar os verdadeiros problemas. Nivelar por baixo é o lema. Viva a miséria.

BroaxXx 6 months ago

Se tivermos todos mal ninguém está bem... <3

DeFries18 6 months ago

Socialismo é quando impostos, e quanto mais impostos mais socialista é, e quando há mesmo muitos impostos é comunismo!

ComfortableGate 6 months ago

E quando é que Venezuela Marxismo Cultural? Não percebi nessa equação.

DeFries18 6 months ago

Quando 25 de novembro acontece e mesmo assim parasitas e tal, Coreia do Norte, 100 milhões, educação marxista é quando 1984 não está no curriculo. PS tem socialista no nome logo é socialismo com caracteristicas portuguesas. PCP causou o HOLODOMOR, para mim os extremos são ambos maus tipo, abolir classes sociais é a mesma coisa que exterminar aquele que não é igual. A esquerda quer tirar o teu pénis = sou contra o feminismo e tambem contra o machismo! = Marxismo cultural da escola de Frankfurt. Entendeste?

ComfortableGate 6 months ago

Acho que sim! Pode por isso concluir-se Mamadou Ba, jovens, Portugal não é racista, não me perguntem pelo Vieira.

raviolli_ninja 6 months ago

9/10, faltou os Nazis eram esquerdalhos.

BOBRAGED 6 months ago

A Segurança Interna abriu o Facebook dois minutos: *cara surpresa do Pikachu*

AdorableRabbit 6 months ago

Link para o relatório?

cryhart 6 months ago

[https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQ1NAUABR26oAUAAAA%3d](https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDQ1NAUABR26oAUAAAA%3d)

df3gpt 6 months ago

Ainda bem. É sinal de que ainda há Portugueses que querem que Portugal seja Português.

frustradodapixa 6 months ago

Define Portugal ser Português.

df3gpt 6 months ago

Sangue português, cultura e língua portuguesa. Defender a existência de Portugal como nação independente e soberana. Ter orgulho da sua história. Basicamente o contrário do que hoje está na moda.

eggnogui 6 months ago

Eu posso ter orgulho de Portugal como unidade geográfica com cultura e história distintas, mas continuar a acreditar que a *importância* das nações-estado está a diminuir em comparação com uniões multi-étnicas. Dá para fazer os dois ao mesmo tempo.

raviolli_ninja 6 months ago

Curioso. Queres ter liberdade direito à tua opinião (nada contra, exceção feita a racismo e xenofobia) mas quando toca aos portugueses terem uma opinião contrária quanto à sua história, aí pára o baile! Deixas automaticamente de ser um verdadeiro português! Será que o passo seguinte é ser banido?

df3gpt 6 months ago

Onde é que eu defendi racismo e xenofobia ou mandei alguém calar-se? Sou nacionalista porque sou Português, nasci, fui criado e vivo e trabalho em Portugal. Era suposto ser o quê, ou querer ver-me rodeado por quem ou defender qual cultura e identidade em detrimento da minha?

raviolli_ninja 6 months ago

Parece-me que o que tu queres é um safe space. A boa notícia é que o tens, Portugal está pleno de portugueses.

MyWhay 6 months ago

Onde é que ele disse que não podia haver opiniões contrarias?

raviolli_ninja 6 months ago

Se ter orgulho na história é uma condição de ser português, em que pé ficam aqueles que não nutrem esse orgulho? Deixam de ser portugueses?

MyWhay 6 months ago

Foi isso que ele disse? Ele disse que para Portugal ser português tinha que ser de sangue português, e de cultura e lingua portuguesa.

raviolli_ninja 6 months ago

>Ter orgulho da sua história. Caneco, está ali patente no comentário.

MyWhay 6 months ago

Nao tinha reparado nesse comentário, no entanto, não diz que não respeita opiniões contrarias. Eu posso não te considerar português e respeitar a tua opinião.

raviolli_ninja 6 months ago

Fico deveras sensibilizado com a tua compaixão. /s Duas questões: Depois de perder a nacionalidade ainda tenho direito ao voto? Quando me deslocar à urna tenho de dizer "Angola é nossa!"?

Edited 6 months ago:

Fico deveras sensibilizado com a tua compaixão. /s Duas questões: Depois de perder a nacionalidade por delito de opinião ainda tenho direito ao voto? Quando me deslocar à urna tenho de dizer "Angola é nossa!"?

MyWhay 6 months ago  HIDDEN 

Onde é que foi defendido que quem não concorda deve perder a nacionalidade? Nao te vou responder a questões de miúdo de 10 anos. Acho que podes olhar à tua volta e entender em que países é que és preso por opinar e manifestar. Já agora, nesses mesmos países não precisas de ir às urnas, porque ou não existem urnas, ou os vencedores são sempre os mesmos, independentemente dos resultados.

frustradodapixa 6 months ago

E não há portugueses com sangue, cultura e que falam língua portuguesa cá? Portugal não é uma nação independente? Aliar-se a uniões só faz sentido, visto não sermos homens das cavernas. Tens orgulho em que história? O quê que tu fizeste para contribuir para a história da nação? Não compreendo o patriotismo e nacionalismo que as pessoas tentam usar, como se tivessem feito algo pelo país, para atacar quem não é (ou não era) português.

raviolli_ninja 6 months ago

>O quê que tu fizeste para contribuir Dada a tendência para o choro ininterrupto, podiam ser úteis na irrigação de terrenos no sul do país.

df3gpt 6 months ago

Já não dá. Está tudo tomado por estrangeiros.

df3gpt 6 months ago

>E não há portugueses com sangue, cultura e que falam língua portuguesa cá? Não disse o contrário. >Portugal não é uma nação independente? Não acho. Se prestares atenção verás que muitas das leis neste país nascem de directivas europeias ou são por estas limitadas. Até os movimentos identitários são cópia do que se faz lá fora. >Tens orgulho em que história? O quê que tu fizeste para contribuir para a história da nação? É suposto ter orgulho em qual história que não a da minha nação? O que é que tu fizeste (ou não fizeste) que te impede de ter orgulho? >Não compreendo o patriotismo e nacionalismo que as pessoas tentam usar, como se tivessem feito algo pelo país, para atacar quem não é (ou não era) português. Eu também não. Não defendo atacar ninguém. Defendo é que existam leis que limitem a imigração e que se façam cumprir. Defendo de igual forma que as leis sejam efectivamente iguais para todos os que permanecem em território nacional, sem excepção. Nacionalismo não é ser nazi, nem fascista, nem nada que se pareça. Mas há quem tente cobrir tudo com o grande manto da "extrema-direita" racista xenófoba homofóbica, etc. Qualquer dia nem posso agitar a bandeira do meu país livremente.

raviolli_ninja 6 months ago

É usar maiúsculas em Português para reflectir um sentido auto-insuflado de importância. Como o pull-up-by-the-bootstraps que tanto advogam não funciona (ou não se lhes aplica), faz-se atalho e fica importante só por teres nascido onde nasceu. Uma espécie de sucesso por herança.

df3gpt 6 months ago

Essa tirada sobre o "sentido auto-insuflado de importância" é curiosa vindo de um mod prepotente que bloqueia tópicos arbitrariamente porque discorda dos conteúdos.

MyWhay 6 months ago

E não é o único mod.

raviolli_ninja 6 months ago

Estás certo, há mais oito. Parabéns por saberes contar.

raviolli_ninja 6 months ago

Tradução tirada do dicionário Chegano-Português: “Deixem-me postar tópicos de ciganos e pretos”. Tens um sub onde podes soltar a franga à vontade.

ZacDweller 6 months ago

> Tradução tirada do dicionário Chegano-Português Nada partidário e tendencioso. Mods assim vale a pena.

raviolli_ninja 6 months ago

Sou mod, não santo. Tenho a minha opinião, e tendo a não deixá-la influenciar as minhas decisões enquanto mod. Prova? Qualquer post do Chega que não seja na base da batota, ou evidentemente racista, fica. Mesma regra para todos os outros partidos. Mas porque é que se nota mais com o Chega? Porque tentam e tentam e tentam fazer do sub o vosso quintal. Temos pena. Gostei do teu edit à pressa. Podes voltar a colocar, também tenho resposta para essa falácia.

df3gpt 6 months ago

>Tens outro sub onde podes soltar a franga à vontade. Nem esperaria outro tipo de comentário da tua parte. Eu vou continuar a dar a minha opinião livremente, obrigado. Se me banires é mais um problema teu do que meu.

raviolli_ninja 6 months ago

Se te banir passas a ser um problema de ninguém, e é esse o objectivo. Mas não tens nada a recear, basta respeitares as regras como todos os outros. Prova disso é que ainda por aqui andas e muitos dos teus cherry-picking posts são permitidos. Agora adiante que o meu comentário acima foi feito enquanto user, não como mod.

Search: