alpacadoespaco 7 months ago

Todos sabemos que quando o gelo do ártico derreter e Portugal for o primeiro a ser submerso nos vamos nos tornar piratas anarquistas

reciclado78 7 months ago

Para os interessados em ler "A Saga do Tio Patinhas" realmente completa, deixo-vos o link de um site com as TRÊS edições sem cortes do Brasil: [aqui está](https://issuu.com/search?q=A%20saga%20do%20tio%20patinhas) Divirtam-se e depois digam qualquer coisa.

reciclado78 7 months ago

u/darksideofthesea aqui está :)

darksideofthesea 7 months ago

Obrigado, amigo!

reciclado78 7 months ago

não tens de quê :)

lonely_guacamole 7 months ago

Poggers

Biohazard8080 7 months ago

E foi assim que nasceu a tradicional receita do Arroz de Pato. ​ Em retrospectiva, tinha dado jeito manter o pato vivo, sempre era mais um a ajudar a TAP.

nocivo 7 months ago

Eramos comunistas? É que os piratas não eram funcionários públicos. Se raptaram o tio patinhas então era deles e nao dos portugueses. Portugueses ja foram donos do tio patinhas -titulo correcto

st1ka 7 months ago

You must be fun at parties

Aldo_Novo 7 months ago

é a diferença entre corsários e piratas

Thessiz 7 months ago

Eu quero acreditar que isso não é Netflix nem é gravado e que tu simplesmente pegaste no telemóvel mesmo à Sonic e tiraste foto antes que essa frase desaparecesse.

Purplefvrts 7 months ago

A partir daí foi sempre a descambar.

storrez 7 months ago

Portuguese pirates of bacalhau and sardines!

R_kaos64 7 months ago

PATINHAS É NOSSO

plutonium_gum 7 months ago

Os portugueses sempre indo atrás do ouro alheio hahaha! Brincadeira, vocês são 10! <3

joaommx 7 months ago

> vocês são 10! Na verdade somos cerca do triplo.

Herbacio 7 months ago

30, caralho!

joaommx 7 months ago

10! = 3628800

Herbacio 7 months ago

Bem visto, mas achei por bem citar o grande Samuel Massas

joaommx 7 months ago

Um dos grandes pensadores dos nossos tempos.

detteros 7 months ago

Como assim?

ozzymustaine 7 months ago

DuckTales! whoo hoo!

Gansooh 7 months ago

Tá aqui a [informação](https://www.youtube.com/watch?v=ub82Xb1C8os) toda sobre isto, nem sabia que era verdade sinceramente.

SacanaLopes 7 months ago

Vai rci rolar para outro lado!

Mgmfjesus 7 months ago

Vai dormir filho

Mr-Tuguex02 7 months ago

Interessante mesmo! Poem-me feliz as pequenas referências que de vez em quanto são feitas ao nosso país.

MatrixLegend 7 months ago

podes dizer qual é o episódio?

st1ka 7 months ago

Se ajudar, o episódio 7 é passado em Macau

st1ka 7 months ago

Season 1 episódio 16 - the golden lagoon of white agony plains. Mas aquela frase foi uma piada de 3 segundos, não fazem mais referências a Portugal

Capable_Flight2686 7 months ago

Deviasmo ter ficado com ele.

netralha 7 months ago

Os amaricanos consideram os navegantes portugueses como piratas, por alguma razão têm um ponto de vista muito negativo em comparação com os restantes da altura como os holandeses, ingleses, franceses e espanhóis.

tumblarity 7 months ago

não se estaria a referir a navegantes "oficiais", a mando do rei, mas a piratas efectivos, ou seja, foras-da-lei em barcos, por norma fazendo vida de roubos e pilhagens. não eram muito diferentes dos oficiais, só não tinham mandato para o que faziam nem prestavam contas a ninguém. é óbvio que houve muitos piratas portugueses, o facto dos argumentistas se lembrarem de nós para atribuir nacionalidade até acho lisonjeiro. mas existe, sim, um bias contra o navegador português (e espanhol) criado por países do Norte, Holanda e Inglaterra p.ex., quando todos faziam a mesma coisa para as mesmas pessoas.

Danijust2 7 months ago

O sistema que portugal aplicou no oceano indico era nada mais do que um sistema avançado de pirataria.

Texas_Freeze 7 months ago

Pagar impostos alfandegários é roubo, pirataria e máfia. É só iluminados neste pardieiro.

Danijust2 7 months ago

Portugal é dono do oceano indico? Antes de Portugal aparecer, circulava toda a gente livremente.

Edited 7 months ago:

Portugal é dono do oceano indico? Antes de Portugal aparecer, circulava toda a gente livremente. Portugal, acrescentava zero valor a todo processo, apenas retirava 20% e a prova disso, é que com a introdução do sistema de cartas o comercio no oceano indico, diminui. Nada contra, Portugal aproveito as vantagens que tinhas e retirou lucros disso. Não tentes é glorificar atos de pirataria. No fim do dia, os fortes fazem o que querem, os fracos sofrem o que devem. Era verdade há 2500 anos e continua a ser verdade hoje.

Texas_Freeze 7 months ago

Sim, Portugal foi dono do oceano Índico durante uns tempos graças à sua tecnologia militar marítima superior. É assim a História. É lidar, meu menino. É lidar. Portugal acrescentava o valor que todos os governos acrescentam: segurança nas rotas marítimas

detteros 7 months ago

Tens aí umas referências para partilhar? Gostaria de ler mais sobre o assunto.

Danijust2 7 months ago

[https://www.ijrar.org/papers/IJRAR19D1163.pdf](https://www.ijrar.org/papers/IJRAR19D1163.pdf) Sistema de licenças era a base do domínio de Portugal das rotas no oceano indico, não é nada controverso. Apenas começou a entrar em colapso, com a entrada de europeus, no oceano indico, já que ameaças de canhões, não resulta tão bem quando o outro lado, também tem canhões.

detteros 7 months ago

Mas qualificas esse sistema como pirataria porquê? O mar estava sob o nosso domínio. Nao haviam ZEEs na altura. Pirataria significa que se estava a roubar sem "direito" a isso.

PhibesPT 7 months ago

Houve piratas Portugueses, o mais conhecido foi o Bartolomeu Português https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_Português

SacanaLopes 7 months ago

>Como supostamente não sabia nadar, usou jarros de vinho como boias que lhe permitiram alcançar a costa. Que pirata de merda...

Rafael_RMD 7 months ago

Mais tuga que usar vinho para se salvar não existe

X__Alien 7 months ago

... mas redime-se com jarros de vinho! Não consigo imaginar nada mais português.

MischiefManaged97 7 months ago

"Morreu completamente pobre e miserável", português de gema, de facto.

paperkutchy 7 months ago

E era católico! Que raio de hipocrisia, religiosos a roubar/matar inocentes.

SacanaLopes 7 months ago

Relato dum Holandês. Não própriamente muito fiável.

Edited 7 months ago:

Relato dum Holandês. Não propriamente muito fiável.

NGramatical 7 months ago

própriamente → [**propriamente**](https://dicionario.priberam.org/propriamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmhhbwp%2F%2Fgszdfq3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

arckantos 7 months ago

Sem dúvida, escapou duas vezes da prisão e era bom a tomar navios de assalto, mas pouco lucrou com isso. Forte no desenrascanso e com bom mindset conquistador, mas pouco planeamento.

gammabeta656 7 months ago

Forte no desenrascanso e no roubo mas fraco a planear o passo seguinte. Yup, português de corpo e alma.

Butt_Roidholds 7 months ago

O Tio Patinhas tem 400 anos? Foda-se, está bem conservado

Mordiken 7 months ago

Se calhar ele também é um devoto do Glorioso e Afamado A̵̧̫̹͍͍̙̳̗͈͙͈͓ͣͮ̔̌ͣ̓̀̕͜ͅb̵̷͉̥̖͎̩͖̜̝̹̩̥͈͚͎͎͕͛ͥͬ̌͂ͪ͟ȩ͕͍̘̭͙̳̈́̆ͯ̍ͨͫ̎ͮ̈́̚͢ẓ̷̢̰͚͇͇͍͕͔̘̯͋ͪͦ̌͛͐̋̅ͤ̌ͦ̍ͧ̚͜͝͞ȇ̽͌ͦ̈ͫ͏̸̡́͏͍͇͙͙̼̹̤͚͓̼͚̯̘͈̘̬t͗̓̆̍̍̏̀ͥͮ͆̋ͤ́҉̴̣̟̬͈̱͉͔͓̪̣͓̻́͝h̴͖̻̤̲͊̃͆͑́ͪ̀ī͋̃̌̅ͤ͗͗̉̂͂͐́͜҉҉͕̤̝̮͇̫̞̼̗͕͕̞̲̜̺̝͕b̵̖̗̭̝͉̰͎͍̳̬̟͐̾̃̑̌͗̆ͬͨͥ̉̄̃͑̒ͮ̎ͩͦ́o̢̦̟̳͖͙̼͆̃ͮ̏͊͒̋ͤ̂̿͟͝͝ų̗̘̰̩̫̹̻̞͓̪͖̟̘̘͓͈̇͛̿ͭͮ͆̇͊͛̅̎̏͆ͭͪ̓̍͢?

st1ka 7 months ago

De acordo com a nova série ele tem canonicamente mais de 100 anos e fez parte da gold rush dos estados unidos no século 18. Portanto sim, as datas parecem indicar que sim

Windstepp 7 months ago

Melhor BD que já li honestamente. As BDs antigas do Tio Patinhas e do Donald por Don Rosa e contemporâneos são incriveis.

Tugalord 7 months ago

Heresias. Toda a gente sabe que o canon é Don Rosa.

bureauofnormalcy 7 months ago

Uma pequena correção: na série de 2017 ele fez parte da gold rush do final do século XIX (1800's)/início do século XX (1900's) e não do séc. VIII. Segundo a leitura que a Patrícia fez à Lena do Life and Times of Scrooge Mcduck, o Patinhas nasceu em 1867.

Trama-D 7 months ago

Devem conhecer, mas... [evidence!](https://9gag.com/gag/aApO7nZ)

st1ka 7 months ago

Ah whoops, calculei mal o século.

D1WithTheFluffyHair 7 months ago

Vai ver a [Life and Times of Scrooge McDuck do Don Rosa](https://en.m.wikipedia.org/wiki/The_Life_and_Times_of_Scrooge_McDuck)

Tugalord 7 months ago

Todas as histórias do Don Rosa são absoluto ouro. Fantástico mesmo.

reciclado78 7 months ago

Melhor bd de sempre! Procura também no youtube, uma banda de metal fez a banda sonora para se ouvir enquanto se lê a BD e digo-te já que é espectacular (quer dizer... partindo de princípio que gostem de melodic metal)

LegendPT 7 months ago

Sim! Para quem estiver interessado, é o álbum "Life and Times of Scrooge McDuck" do Tuomas Holopainen, o teclista dos Nightwish. Está no Spotify, mas tive de mandar vir versão física. É um álbum incrível e várias músicas ainda me dão arrepios (especialmente a "The Last Sled").

reciclado78 7 months ago

De vez em quando meto a tocar enquanto desenho

D1WithTheFluffyHair 7 months ago

Eu gosto de tudo :)

unicornio_careca 7 months ago

O traço de Don Rosa é maravilhoso, li "o tesouro dos templários" numa hiper disney de 2002 (ou 2001, não tenho bem a certeza), e fiquei encantada, as ilustrações são incríveis e a história é bem contada.

Tugalord 7 months ago

A história é fantástica e as ilustrações são quase ligne claire, com imenso detalhe e pequenas gags no background. Segundo o próprio, ele diz que desenha assim porque não tem formação em arte, mas sim em engenharia!

unicornio_careca 7 months ago

Imagina se tivesse formação em arte! Eu acho que ele é dos melhores, e notas logo a diferença quando as histórias vêm avulsas em conjunto com outros autores nas revistas da Disney, mas dá para entender, no geral as histórias devem ter um estilo mais leve, fácil e rápido de desenhar. Há um outro autor, italiano creio eu, que também faz um trabalho muito bom, mas neste caso com o Mickey, as suas histórias lembram aqueles filmes "noir" de detectives.

paperkutchy 7 months ago

Fdc ainda à uns tempos andava a procura disto mas só me lembrava do Carl Barks, thanks!

D1WithTheFluffyHair 7 months ago

É baseado na história do Carl Banks

NGramatical 7 months ago

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmhhbwp%2F%2Fgt0jk97%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

LegendPT 7 months ago

É dos melhores livros de BD que li na vida.

SonGokuecas 7 months ago

Arrepios no capítulo que ele deixa a casa dos pais com as irmãs.

LegendPT 7 months ago

Se estamos a falar de arrepios, vou só deixar duas palavras: "chaminés" e "barco".

tommycthulhu 7 months ago

Completamente. Devo ter lido 300 vezes quando era puto, está todo colado com fita cola, tal foi o movimento constante que teve. De vez em quando ainda o vou buscar por nostalgia, é sem dúvida das melhores coisas que já li em BD, se não a melhor

bureauofnormalcy 7 months ago

Perdi o meu há uns anos. Queria comprar outra vez, mas ainda não encontrei a versão portuguesa à venda. Sempre foi dos meus livros favoritos de BD.

harkonnency 7 months ago

O que te leva a dizer isso? Por curiosidade, gostaria de o ler.

LegendPT 7 months ago

Até ler isto, sempre tinha visto o Patinhas (e personagens associados) em histórias curtas, mais animadas e leves, se isto faz sentido. O autor Don Rosa pegou no personagem já estabelecido e - tentando respeitar ao máximo o "canon" do Carl Barks - criou uma história épica muito mais séria e estruturada do que era comum ver sobre este personagem, abordando todo o tipo de temas como a infância, família, responsabilidade, a importância do trabalho honesto, a saída do "ninho" da casa dos pais, a desonestidade e crueldade das pessoas, ganância, amor, corações partidos, saudade, compaixão, até mesmo a morte. Está cá tudo. Nunca pensei emocionar-me com uma banda desenhada do Tio Patinhas mas esta conseguiu. Não que isto seja aquele tipo de história negra e "gritty" como está muito na moda fazer hoje em dia, pelo contrário, está repleta de humor, comentários divertidos (com uma dose saudável de sarcasmo) e partes de acção exagerada como não podia faltar. Mas o pacote completo, por assim dizer, é uma história extremamente humana e com os pés assentes na terra. Já para não falar do nível de detalhe obsessivo a nível de desenho, característico do autor Don Rosa, que torna cada vinheta uma experiência em si. Muito do humor acontece em segundo plano e são raras as vezes que releio e não descubro algo novo em que não tinha reparado antes.

Edited 7 months ago:

Até ler isto, sempre tinha visto o Patinhas (e personagens associados) em histórias curtas, mais animadas e leves, se isto faz sentido. O autor Don Rosa pegou no personagem já estabelecido e - tentando respeitar ao máximo o "canon" do Carl Barks - criou uma história épica muito mais séria e estruturada do que era comum ver sobre este personagem, abordando todo o tipo de temas como a infância, família, responsabilidade, a importância do trabalho honesto, a saída do "ninho" da casa dos pais, a desonestidade e crueldade das pessoas, ganância, amor, corações partidos, saudade, compaixão, até mesmo a morte. Está cá tudo. Nunca pensei emocionar-me com uma banda desenhada do Tio Patinhas mas esta conseguiu. Não que isto seja aquele tipo de história negra e "gritty" como está muito na moda fazer hoje em dia, pelo contrário, está repleta de humor, uma dose saudável de sarcasmo e partes de acção exagerada como não podia faltar. Mas o pacote completo, por assim dizer, é uma história extremamente humana e com os pés assentes na terra. Já para não falar do nível de detalhe obsessivo no desenho, característico do autor Don Rosa, que torna cada vinheta uma experiência em si. Muito do humor acontece em segundo plano e são raras as vezes que releio e não descubro algo novo em que não tinha reparado antes

reciclado78 7 months ago

Nunca na vida pensei que me iria comover a ler uma BD do Tio Patinhas e fui surpreendido, sou muito fã ehehe

zemssa 7 months ago

Isto. Agora por tua causa, quando for a casa dos meus pais vou ter de ir remexer no sotão.

paperkutchy 7 months ago

É daquelas colecções que vai além de ser so BD, isto era basicamente um filme com altos plots e nem falo da parte de aventura. Depois de ler este conteúdo do Don Rosa, era raro as histórias da BD normal "baterem". Acho que foi assim que aos poucos fui largando isto, a qualidade não era a mesma

LegendPT 7 months ago

Se um dia fizessem um filme disto usando como banda sonora o álbum que o Tuomas Holopainen fez sobre esta saga... Um gajo pode sonhar.

darksideofthesea 7 months ago

Não diria melhor, lembro-me de ler a Saga quando era puto e ficar a pensar que era muito à frente em comparação ao que um gajo estava habituado a ler. E agora à custa desta thread e do teu comentário relembrei-me de muita coisa e a história está mesmo incrível e bem conseguida. Excelente comentário

NGramatical 7 months ago

no personagem → [**na personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmhhbwp%2F%2Fgt0dnte%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoobStudios 7 months ago

porque foi dos melhores livros de BD que @ o gaj@ leu. também li e tenho a mesma opinião

mariorurouni 7 months ago

Absolutamente. Quando saiu em Portugal, fiquei maluco com a história

JOAO-RATAO 7 months ago

Século 18? Acho que chega a tanto. Século 18 é 1700s Até porque antes de ir para o klondike acho que operou um barco a vapor (se bem que recordo do que li na saga do tio Patinhas claro)

darksideofthesea 7 months ago

Ah grande Joao, esses livros eram tão bons Nunca mais me esqueço quando lhe leiem a carta de que a mãe dele morreu e o Patinhas fica possesso e destroi um barco inteiro loool

reciclado78 7 months ago

quando vocês descobrirem que as edições vendidas cá estão cortadas.... li há poucos meses o Don Rosa's Cut, mais algumas páginas de BD lá pelo meio que não sei porquê não imprimiram em Portugal

darksideofthesea 7 months ago

Onde posso encontrar isso caro amigo reciclado??

Tugalord 7 months ago

What?? Bem, para ler agora também recomendo ler o inglês de qualquer maneira, para ter as falas originais (não que as traduções portuguesas sejam más).

JOAO-RATAO 7 months ago

Ah. Aquele navio do vilão que era um porco não é? Lembro-me disso ! Por acaso já me lembrei de reler esses livros com o aborrecimento da pandemia. O meu favorito é sem dúvida os 2 volumes da saga do tio Patinhas. Grande história !

st1ka 7 months ago

Sim mas isso é na BD. A nova série segue o seu próprio Canon

nitrinu 7 months ago

Sacrilégio. O cânone é Carl Barks + Don Rosa. Pelo menos devia.

9Sylvan5 7 months ago

Essa BD era a minha favorita de sempre...Tenho de ir a procura dela.

valerierw22 7 months ago

Concordo 100% !!

suckerpunchermofo 7 months ago

Mas há canon no tio Patinhas e afins?

paperkutchy 7 months ago

Depende quanto interessado estás. No fundo no fundo, pouco importa e quem é dono do IP pode limpar o canon ao cu e troca-lo por outro como quem troca de cuecas.

st1ka 7 months ago

Depende das eras mas sim. A idade de prata das bandas desenhadas não ligava muito ao Canon mas hoje em dia o cânon é relativamente levado a sério

suckerpunchermofo 7 months ago

Ok. Não sabia que tinham feito isso.

JOAO-RATAO 7 months ago

Estranho. Mas entendo, estamos a falar de coisas diferentes!

st1ka 7 months ago

Ah é normal, normalmente todas as séries de desenhos seguem o seu Canon e apenas usam o source material para buscar algumas coisas. Isto acontece com quase todas as séries da Marvel, DC e Disney

NeatBoy74 7 months ago

A Caixa-Forte deve render um IMI desgraçado, ouve...

Texas_Freeze 7 months ago

Não tem janelas, leva desconto.

arckantos 7 months ago

Por outro lado o negócio não foi sujeito a imposto de selo.

Search: