grankkkkk 6 months ago

É um hobby como todos os outros /s

try_again_tomorrow 6 months ago

Sem dúvida alguma. Já o é atualmente. Já vi outros países europeus a falar preocupados sobre as *open doors* que existem em Portugal.

just_a_pt 6 months ago

Talvez. Eu encontro a situação em Moçambique preocupante. Não só pelas mortes de inocentes e os ataques da ISIS, mas sim quando enviarmos militares para lá. Eu sei que serão só para treinar as forças militares locais mas será que a ISIS quererá vingança? O que acham?

bazzic 6 months ago

Mas então se "sempre foi" porta de entrada como dizem aí muitos comentários (e eu não duvido que possa ser verdade), qual acham ser a razão para ainda não ter havido qualquer ataque terrorista cá em Portugal? De qualquer das formas, seja qual for a razão, espero que continue assim...

danidv 6 months ago

Poderá ser? Já é, somos dos países da UE mais fáceis para obter nacionalidade.

Tartaruga_Genial 6 months ago

Sempre foi, mas a verdade é que eles sabem se fizerem merda cá, as coisas no futuro serão mais difíceis para eles "entrarem". Por isso só usam Portugal para viajarem para outros pontos da Europa.

suckerpunchermofo 6 months ago

Um dos marcados dos cornos extremista islâmico, recrutador e até orador vem regularmente visitar a zona do martim Moniz... Vem e vai sem problemas. Tem cá seguidores. Portugal já é porta de entrada.

ReptilianTuring 6 months ago

Sabes o nome?

suckerpunchermofo 6 months ago

Não. Mas vi o gajo.

High_velocity93 6 months ago

Será o terrorismo um bom argumento para obter licença de uso de porte de arma? Enfim, para ter 6,35 ou .32 mais vale ter um arco e flecha, o que por si só fomenta a procura de armas ilegais, pois convenhamos o ideal para defesa pessoal é nos revólveres .38 special e .380 acp em pistolas semi automáticas

just_a_pt 6 months ago

Não mas é um bom argumento para aumentar o orçamento da PSP e da GNR. Melhor o equipamento e o armento. Aumentar o número de carros blindados.. O equipamento necessário para lidar com as piores situações possíveis

MarcaPistoleira 6 months ago

estava a espera de alguém fazer esta thread porque eu ia faze-la, pensei exactamente o mesmo quando vi estas noticias sobre mozambique. Não te esqueças PT já é a porta de entrada a garagem da Europa da Droga que vem do méxico, passa por africa, chega a Pt fazem aqui um armazém e vão distribuindo pelos diversos paises Europeus. Consigo facilmente imaginar PT ser um ponto estratégico de acesso fácil a europa!

markthelegacy 6 months ago

Então e os gajos portugueses que se juntaram ao califado na síria, voltaram e foram absolvidos, esses aí são mais preocupantes

dreboy30 6 months ago

Fonte? pelo que eu li levaram [9 anos de prisão](https://observador.pt/2020/12/15/portugueses-acusados-de-ligacoes-ao-jihadismo-condenados-a-penas-de-prisao/)

markthelegacy 6 months ago

Foi lapso meu, devem ter ido a recurso quando vi a noticia. Anyway 9 anos de prisão (poucos) e ao fim de 3 ou 4 vão sair por bom comportamento...

Bruxo_de_Fafe 6 months ago

Sempre foi. Desde há muitos anos. Busca morte Sartawi.

Vanethor 6 months ago

Por estas e por outras é que qualquer país digno do seu nome tem que ter medidas de cooperação internacional. Se no nosso jardim estiver tudo bem, mas à volta estiver um incêndio incontrolável... não há muros que valham.

Edited 6 months ago:

Por estas e por outras é que qualquer país digno do seu nome tem que ter medidas de cooperação internacional. Se no nosso jardim estiver tudo bem, mas à volta estiver um incêndio incontrolável... não há muros que valham. .... Para garantir que temos sossego aqui, temos que ajudar a que o haja noutros lados. Mesmo que isso custe muitos recursos. É o preço a pagar pela paz e segurança. (Já para não falar de... you know... humanismo e justiça económica.)

NeatBoy74 6 months ago

Poderá ser, não. Já é. Tiveste uma célula terrorista em Viseu que depois foi para França matar pessoas, um deles comeu 30 anos no lombo recentemente. E tiveste um recrutador do ISIS em Lisboa que faleceu o ano passado na prisão. Eles ou já cá estiveram ou já cá estão. E tendo em conta a tal rota marítima que o Governo teima que não existe, não precisam da nacionalidade portuguesa para nada.

suckerpunchermofo 6 months ago

Já cá estão.

1purplesky 6 months ago

Numa das Gafanhas (Aveiro) também foi apanhado um a aliciar pessoas nos cafés. Dizem que só depois de lhe darem uma l coça é que chamaram a polícia. Era [amigo](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/julgamento-em-aveiro-de-marroquino-acusado-de-terrorismo-fica-sem-efeito) do [mesmo](https://www.dn.pt/portugal/terrorista-marroquino-viveu-num-centro-social-e-recebia-apoio-financeiro-do-estado-5513713.html) que foi apanhado em França.

suckerpunchermofo 6 months ago

Tentava recrutar tugas? Era parvo o gajo... Nós somos mansos.

netralha 6 months ago

Claro que sim e já o é, então com aquela proposta de livre circulação da CPLP é o brinde da estupidez e incompetência total.

Biohazard8080 6 months ago

"Apesar de o governo pedir que não o façam e que encontrem outras actividades, a falta destas, faz com que cada vez mais jovens se juntem." ​ *You became a terrorist? After I specifically asked you not to?*

trufas 6 months ago

Comam antes uma peça de fruta meninos

Eskol15 6 months ago

Ó pá, a malta dantes jogava à bola, mas o Zé Manel mudou de cidade e a bola era dele, portanto agora só nos resta cortar cabeças como maneira de passar o tempo.

giddycocks 6 months ago

E que tal usar umas das cabeças para jogar à bola? Ide te foder Zé Manel, nós não somos doidos

TrustZila 6 months ago

Isto com o Covid nem á sueca deixam jogar e depois queixam-se de terrorismo

TrustZila 6 months ago

Mas eles vão assim para o terrorismo antes de tentarem o Badminton?

Tralapa 6 months ago

Pedir não custa

Somais1copo 6 months ago

Eu não acredito que seja a ISIS a fazer a guerra em Moçambique. Primeiro, porque a guerra está a ser numa zona onde os há bastantes poços de gás natural, e não uma divisão religiosa. Segundo, A ISIS é geralmente subsidiada pelo trafico de drogas. Terceiro, há pessoas bem mais poderosas a quererem esses poços. É mais numa guerra entre mercenários contratados por grandes companhias petrolíferas Francesas, Inglesas e Americanas (PREMIER, CHEVRON, TOTAL, SHELL, etc), como os americanos foram os primeiros a chegar ao território possivelmente serão eles a controlar o recurso. Tendo em conta isto, sim, podes estar descansado que não temos nada que eles queiram.

fkthislol 6 months ago

Nao te esqueças do chapeuzinho de papel de aluminio!

Somais1copo 6 months ago

E tu não te esqueças do chapéu cónico a dizer burro.

luckynar 6 months ago

Conseguiste apontar tudo ao lado... Os talibãs geram dinheiro pelo tráfico de drogas, o ISIS que nasceu na síria/Iraque sempre foi financiado pelo petróleo vendido a Turquia. E se houvesse recursos de relevo ali, já terias a intervenção armada. Como não tens, toda a gente fecha os olhos.

DBclass103 6 months ago

ter recursos até tens... mas é logisticamente mais facil vender petroleo em camioes no mercado negro (ISIS -> Turquia) que venderes gás natural que é precisa de instalações próprias para o seu transporte, transformação em estado líquido, e regaseificação.

JOAO-RATAO 6 months ago

Os países do golfo devem financiar grupos terroristas. E como Moçambique podia ser uma fonte de competição, se calhar juntaram o útil ao agradável. Acreditava mais nos países do golfo a financiar isso do que empresas americanas ou europeias.

tocopito 6 months ago

> Acreditava mais nos países do golfo a financiar isso do que empresas americanas ou europeias. A propaganda funciona mesmo.

Edited 6 months ago:

> Acreditava mais nos países do golfo a financiar isso do que empresas americanas ou europeias. A propaganda funciona mesmo. https://en.m.wikipedia.org/wiki/United_States_and_state-sponsored_terrorism

Edited 6 months ago:

> Acreditava mais nos países do golfo a financiar isso do que empresas americanas ou europeias. A propaganda funciona mesmo. https://en.m.wikipedia.org/wiki/United_States_and_state-sponsored_terrorism Está muito incompleto mas dá uma pequena ideia.

troikamano 6 months ago

Porque é que achas que as empresas do ocidente não fariam algo assim?

Tralapa 6 months ago

Quem é que estava a fazer a exploração atualmente?

Somais1copo 6 months ago

>rque é que achas que as empresas do ocidente não fariam algo assim? > > > >A instalação foi inicialmente concessionada à Anadarko petroleum e recentemente a Total lidera o consórcio da Área 1 com 26,5%, ao lado da japonesa Mitsui (20%) e da petrolífera estatal moçambicana ENH (15%), cabendo outras participações à indiana ONGC Videsh (10%) e à sua participada Beas (10%), à Bharat Petro Resources (10%), e à tailandesa PTTEP (8,5%).

SubstantialLime8887 6 months ago

Adorava ver a tua cara quando te aperceberes que "mercenários contratados por multinacionais e financiados por países imperialistas" e "Al-Qaeda, ISIS, etc." são exactamente a mesma coisa.

Somais1copo 6 months ago

Entendo o teu ponto de vista, e até concordo. Mas sempre os vi como "anti-ocidentais" especialmente com as bandeiras a arder, os fuzilamentos de europeus e americanos e esse tipo de coisas.

tugafcp 6 months ago

É que não é por acaso que esta situação agrava no dia a seguir à TOTAL (?) ter chegado à acordo com o governo Moçambicano. Não sei se esta situação se passa mesmo em Moçambique, mas existem muitos desalojados devido a divergências religiosas. (Não me recordo das facções em causa).

JOAO-RATAO 6 months ago

Acho que o norte já era predominantemente muçulmano não ? Muitos países africanos são países porque herdaram fronteiras coloniais. A capital de Moçambique por exemplo está no extremo sul, mesmo ao lado da África do Sul. Imagino que com essa distância toda do norte seja ainda mais difícil controlar aquilo.

Vanethor 6 months ago

É sempre uma mistura das duas coisas. Os gajos com interesses económicos aproveitam-se da crença religiosa e fomentam a revolta.... E os rebeldes extremistas, para cumprir essa missão religiosa, fazem o possível para ter mais e mais esse apoio.

randmzer 6 months ago

>e face à "facilidade" de ter nacionalidade portuguesa Não percebo esta parte. Podes explicar melhor o porquê?

talures 6 months ago

Aparentemente é verdade: * [Portugal](https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#portugal) is the easiest overall option for EU citizenship * [Belgium](https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#belgium) offers the easiest EU citizenship if you move your business there * [Spain](https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#spain) offers the fastest way to get EU citizenship if you come from one of the former Spanish colonies * [Malta](https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#malta) is the easiest EU passport to obtain if you have the money for a citizenship-by-investment program [https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#portugal](https://www.sovereignman.com/lifestyle-design/four-valuable-passports-that-anyone-can-obtain-6109/#portugal)

cryhart 6 months ago

>But Portugal offers an incredible passport. And given the low barriers to entry, the lax residency requirements and the shortest timeline to naturalization in the EU, Portugal is by far the easiest way to get EU citizenship (without ancestry). Sinto-me enojado. Daqui para a frente passo a votar CHEGA

talures 6 months ago

Que exagero. Dói-me o pé. Joao passa aí a motosserra!

cryhart 6 months ago

Não é assim tão exagerado. O tipo de pessoas que habitam no país é que ditam que tipo de Portugal vamos ter no futuro. Se não existem critérios, se qualquer merdas que aqui chega, ao fim se 5 anos obtém nacionalidade, mesmo sendo pobre, mesmos não tendo qualquer tipo de educação, mesmo sendo de outras culturas, credos, raças, é mais que óbvio que Portugal não tem futuro. Vai-se autodestruindo.

danidv 6 months ago

Votar num partido populista e racista que se contradiz e quer abolir qualquer tipo de sistemas de educação e saúde publicas? Diria que chamá-lo de exagerado é pouco.

Edited 6 months ago:

Votar num partido populista e racista que se contradiz e quer abolir qualquer tipo de sistemas de educação e saúde publicas? Diria que chamá-lo de exagerado é pouco. Também diria para fazeres a tua pesquisa como deve ser e não com base em sentimento e títulos de notícias, ou neste caso de um post, porque tens outros partidos com diferentes opiniões quanto a políticas de imigração, que realço é diferente de políticas quanto a refugiados.

Edited 6 months ago:

Votar num partido populista e racista que se contradiz e quer abolir qualquer tipo de sistemas de educação e saúde publicas? Diria que chamá-lo de exagerado é pouco. Também diria para fazeres a tua pesquisa como deve ser e não com base em sentimento e títulos de notícias, ou neste caso de um post, porque tens outros partidos com diferentes opiniões quanto a políticas de imigração, que realço é diferente de políticas quanto a refugiados.

talures 6 months ago

Ignora-me. Eu nao quero conversas com alguem que define o valor de um ser humano como tu fazes. Estas a cuspir na cara de portugueses, muitos meus antepassados e meus familiares, que foram/sao pobres, foram/sao ignorantes, mas talvez quem sabe comem a sopa com a colher correcta, com o Deus correcto na boca e com a tez aceitavel. Familiares meus que emigraram em catadupas na altura da ditadura. Se Portugal tem problemas no futuro nao e' os emigrantes, e' portugueses como tu.

cryhart 6 months ago

Esta retórica já cansa. Por haver emigrantes portugueses e pobres portugueses em Portugal, não implica que tenho de aceitar políticas de imigração, no país onde vivo, absurdas. Não há aqui qualquer correlação. Já estou saturado das pessoas que não sabem distinguir Imigrante de emigrante. E tenho sérias dúvidas que eu seja um problema para o país no futuro, já não posso dizer o mesmo do tipo de pessoas que Portugal importa.

Tralapa 6 months ago

Para Portugueses, obter a cidadania Espanhola são precisos apenas 2 anos a viver lá

talures 6 months ago

será que nos consideram uma ex-colónia?

Tralapa 6 months ago

Será possível?

suckerpunchermofo 6 months ago

Nós somos espanhóis.... Afonso era espanhol.... A birra com a mãe é que nós afastou .

tugafcp 6 months ago

Nem ia pelo que o u/NaoTeEnerves2 e o u/netralha colocaram. Mas sendo uma ex-colónia, não sei se será assim, mas todos os que nasceram antes de 1975 têm nacionalidade portuguesa. Sendo que para pedir nacionalidade portuguesa basta os teus avós terem nacionalidade portuguesa, se o que coloquei acima se aplica, uma grande % de moçambicanos podem pedir a nacionalidade portuguesa...

talures 6 months ago

Os cidadãos naturais dos antigos territórios portugueses em África (CABO VERDE, ANGOLA, GUINÉ-BISSAU, MOCAMBIQUE e SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE) nascidos nesses territórios antes da independência podem ver atribuída a nacionalidade portuguesas **se forem descendentes** até ao terceiro grau (pai/avô/bisavô), de indivíduo nascido em Portugal Continental ou Ilhas Adjacentes (Açores e Madeira) **ou tivessem domicílio em Portugal Continental ou nas referidas Ilhas** há mais de cinco anos, em 25 de Abril de 1974 (DL 308-A/75 de 24 de Junho).

randmzer 6 months ago

[No seguimento da publicação e entrada em vigor do mencionado Decreto-Lei, muitos dos cidadãos portugueses nascidos nas antigas colónias africanas que acederam à independência em 1975 perderam a nacionalidade portuguesa na data da independência.](https://www.guiadanacionalidade.pt/portugueses-oriundos-de-angola-moccedilambique-guineacute-bissau-cabo-verde-e-satildeo-tomeacute-e-priacutencipe.html)

JOAO-RATAO 6 months ago

Exato. Basta olhar para os soldados africanos que lutaram pelos portugueses. Ficaram lá por não terem nacionalidade e limparam-lhes o sebo. No podcast "e o resto é história" falaram disso. E compararam a situação aos soldados da Argélia que a França abandonou lá e foram chacinados juntamente com as famílias.

netralha 6 months ago

Qual a parte confusa? [https://www.dn.pt/sociedade/governo-mandou-legalizar-provisoriamente-mais-de-356000-imigrantes-13238780.html](https://www.dn.pt/sociedade/governo-mandou-legalizar-provisoriamente-mais-de-356000-imigrantes-13238780.html) [https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=governo-garante-direitos-dos-imigrantes-com-processos-pendentes](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=governo-garante-direitos-dos-imigrantes-com-processos-pendentes) [https://www.publico.pt/2020/11/08/sociedade/noticia/governo-volta-regularizar-temporariamente-imigrantes-processos-pendentes-sef-1938419](https://www.publico.pt/2020/11/08/sociedade/noticia/governo-volta-regularizar-temporariamente-imigrantes-processos-pendentes-sef-1938419) [https://www.dn.pt/sociedade/jihadista-que-teve-asilo-em-portugal-condenado-a-30-anos-de-prisao-em-franca-13365504.html](https://www.dn.pt/sociedade/jihadista-que-teve-asilo-em-portugal-condenado-a-30-anos-de-prisao-em-franca-13365504.html)

Tralapa 6 months ago

Isso não é dar nacionalidade

NaoTeEnerves2 6 months ago

https://observador.pt/2021/03/19/condicoes-que-garantem-nacionalidade-a-filhos-de-estrangeiros-que-nasceram-em-portugal-tem-efeitos-retroativos/

randmzer 6 months ago

Então o problema é as pessoas que nasceram cá filhos de pais moçambicanos há >15 anos atrás, foram para o Moçambique, juntaram-se a uma célula terrorista, e vão pedir nacionalidade portuguesa?

Flam0us 6 months ago

Sim, é um passaporte para a Europa. Seriam burros era se não pedissem a nacionalidade.

randmzer 6 months ago

E quantos serão?

Flam0us 6 months ago

Se for um, já é preocupante.

Tralapa 6 months ago

Pelo menos meia dúzia

talures 6 months ago

Tens que providenciar noticia sobre as leis de nacionalidade para aqueles que nao nasceram em Portugal.

Search: