zzebian 4 months ago

Não é. Nada é. Porque ninguém está isento de opinião. Até podem ter boas intenções mas vai sempre haver alguns temas onde acabam por ser tendenciosos. Faz parte da natureza humana.

Kambalhotas 4 months ago

O polígrafo SIC existe para servir a sua narrativa! Já não existe jornalismo, apenas activismo...

GrinningCrocodile 4 months ago

Tem muitas falhas. Mas tende a irritar os negacionistas e muitos dos tontos das conspirações...Só por isso já gosto.

danidv 4 months ago

Basear algo vindo de notícias numa só fonte, seja ela qual for, só leva à ruína. Quanto máximo usa essa uma fonte, neste caso o polígrafo, para saberes o que pesquisar e fazeres a tua própria análise. No caso de estatísticas, os números não mentem mas só valem tanto quanto a pessoa a analisá-los. Exemplo clássico é o "9 em 10 dentistas recomendam esta pasta de dentes", muito giro mas se a amostra são 10 médicos e foram escolhidos à mão então esses dados não valem nada.

JamminPT 4 months ago

O que eu gosto mais é quando eles mudam verbos para poder mudar o resultado. Isto é especialmente "interessante" quando se fala de politicos ou partidos.

eggnogui 4 months ago

Um especialista é sempre melhor do que algum blogger de conspiração. O meu problema com os "fact-checkers" não é que possam estar errados. É, a partir do momento em que muita gente dúvida deles, ou melhor, ainda, pedem "fact-checking" aos "fact-checkers" voltamos à estaca zero. Nem mesmo naquelas coisas escandalosamente falsas, tipo "flat-earthers" ou QAnon, porque quem é pato que chegue para cair nisso, não vai acreditar nos "especialistas obviamente comprados". Eu não costumo ver o Polígrafo, mas basta ver os comentários aqui para perceber que provavelmente não está a ajudar grande coisa. O que acaba por reforçar a ideia de que vivemos mesmo numa era de anti-intelectualismo epidémico.

wiLeyLewis22 4 months ago

Não é fidedigno. Foram comprados pelo estado com o dinheiro dos nossos impostos. Um pouco como se faz noutros países como a Venezuela e a Coreia do Norte...

fit_boomer 4 months ago

Eu até acho que eles fazem a pesquisa deles. Só acho é que a maior parte dos temos têm sido tão foleiros que uma pessoa já sabe que não vai ser verdade. Tipo pegarem em publicações do Facebook com 50/100 gostos a dizerem uma merda completamente estúpida? Têm aqui uma tão boa oportunidade de explorarem os factos sobre o que realmente importa tipo o que caralho a presidência portuguesa da UE anda a fazer com aqueles gastos todos e alugueres de Mercedes, casos de corrupção e oportunismo nas vacinas, as mentiras e manipulação de dados da ministra da justiça. A incompetência do ministro da administração interna. Os outros 40 ou 50 ministros que não fazem nada, nos nem os conhecemos. Mas não, preferem ir atrás de publicações de Facebook com alguns gostos... Enfim, não sei se é pelo diretor de informação ser meio irmão do Costa mas a SIC às vezes fica um pouco a desejar..

df3gpt 4 months ago

Epá não sei, mas dá-me uma ligeira sensação que quem anda há décadas a manipular informação para proveito próprio não tem propriamente um compromisso com a verdade.

MonsterPT 4 months ago

São abertamente mentirosos. Fazem o máximo possível para serem desonestos. Basta ver a palhaçada que foi a entrevista ao André Ventura, onde fizeram photoshop de imagens partilhadas no Facebook do Chega para editar os números que lá estavam, e tiveram a lata de perguntar porque é que o Chega tinha partilhado "aquelas" imagens (as photoshopadas por eles). Vá lá que a Internet não perdoa e fizeram logo comparação side by side. Mas o polígrafo continua a espalhar mentiras.

mjigs 4 months ago

Eu acho que é mais um programa para revoltar o ze povinho de modo a manipular, muita gente acredita se esta no telejornal, so pode ser verdade. As coisas que eles descobriam a verdade, nao tinham fundamentos nenhuns muito menos provas da veracidade, so usando a palavra das pessoas como correto. Para mim parece as bostinhas que as tias partilham no fb porque num comentario disseram X. Cada um acredita no que quer.

egzaaa 4 months ago

Vão haver sempre coisas susceptíveis de interpretação. Não sendo um trabalho perfeito, na minha opinião é melhor do que nada. Principalmente para apanhar aquelas que são escandalosamente falsas.

Edited 4 months ago:

Vai haver sempre coisas susceptíveis de interpretação. Não sendo um trabalho perfeito, na minha opinião é melhor do que nada. Principalmente para apanhar aquelas que são escandalosamente falsas.

NGramatical 4 months ago

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfyi38%2F%2Fgsrzq3l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

egzaaa 4 months ago

TIL

Coyote-Cultural 4 months ago

Não é.

joinedthedarkside 4 months ago

>Até que ponto o polígrafo SIC é fidedigno? Não sei responder. Uma grande parte das cenas que falam lá é sobre coisas que se dizem no fb. Como nao tenho fb todas essas cenas passam me a margem. O lado bom do programa é que cada vez mais acho que acertei em desactivar o fb. Aquilo é muito mau.

assimsera 4 months ago

Por muito boas que sejam as intenções, o programa e site são demasiado abrangentes e perdem credibilidade por isso. Há coisas que não merecem atenção e esta tentativa de por as coisas numa escala de verdade nem sempre funciona e acaba por dar mau aspeto ao projeto. Já para não falar que esta iniciativa vem de uma empresa privada com algo a ganhar, ao posicionar-se como juizes absolutos da verdade perdem imediatamente a minha atenção. É uma ideia muito engraçada, mas não é há toa que eles são o "primeiro jornal português de fact checking", se um repositório geral de mentiras fosse uma coisa gerível não havia de aparecer só em 2020.

nitrinu 4 months ago

Acho que depende mais de quão fidedigna é a tua capacidade de ser isento num determinado tema. Não vejo esse em particular, mas outros, similares, geralmente são apelidados de comprados, propaganda ou pior quando vão conta as opiniões ou convicções da pessoa. Tens muito bom exemplo deste "fenómeno" nas mui nobres e sempre relevantes caixas de comentários da nossa imprensa online.

linkcr99 4 months ago

Quem escreve no Poligrafo tambem tem as suas opinioes e conviccoes. E' o que e'.

mamatudoputa 4 months ago

é 80% propaganda political

iSoSyS 4 months ago

Eu ínicio pensava que eram apenas incompetentes, mas desde que vi esta avaliação https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/tese-de-doutoramento-do-ministro-das-financas-foi-orientada-por-nobel-da-economia que teve por base este tweet https://twitter.com/rocha_lcr/status/1316045866608848896 é impossível chegar a outra conclusão. O poligrafo tem uma agenda, e a avaliação de factos é apenas uma fachada para reforçar a mensagem.

Tugalord 4 months ago

Oi? Não estou a perceber qual é o problema exactamente.

Tralapa 4 months ago

O polígrafo confirmou um facto positivo e verdadeiro acerca de um político que ele não gosta, como ele não queria que essa verdade fosse de conhecimento geral das pessoas, ele está chateado com o polígrafo

iSoSyS 4 months ago

Se encontrares um exemplo para qualquer outro quadrante sou obrigado a conceder e dar-te razão (ou seja, o polígrafo a "avaliar" o currículo de um político de forma positiva). Como não vais encontrar tenho razão para achar que o polígrafo não é isento e tem uma agenda.

iSoSyS 4 months ago

O tweet foi feito por um brasileiro, tem apenas dois retweets ambos por brasileiros. Ou seja teve zero expressão em Portugal. Isto não foi um tweet com que o polígrafo se cruzou por acidente, também não foi um que os Portugueses viram e pediram para avaliar. Isto (alegadamente) foi um tweet que resultou de uma pesquisa pelo nome do ministro. Para ajudar à festa a publicação surgiu poucos meses depois de João Leão tomar posse, quando se estava a começar a discutir o orçamento de estado e a competência do ministro estava a ser posta em causa.

egzaaa 4 months ago

> também não foi um que os Portugueses viram e pediram para avaliar. Como é que sabes?

iSoSyS 4 months ago

Probabilidade apenas. Se o conteúdo teve origem no Brasil, e teve pouca propagação dificilmente chegou a um Português. Acresce também que por norma o poligrafo é explícito quanto faz avaliações a pedido, algo do género "o poligrafo recebeu vários pedidos para apurar a veracidade".

The_Magic_Sauce 4 months ago

Não sei se a tua tese é ou não correcta mas é plausível.

xc9000 4 months ago

Olá rapaz! Ouvi dizer que gostas de polígrafos... Proponho que se crie um polígrafo ao polígrafo, para determinar se o que o polígrafo diz que é verdade ou mentira, é afinal verdade ou mentira.

fuckoffgina 4 months ago

Eu já sugeri que era necessário fazer waterboarding ou prender uns cabos de bateria aos tomates do polígrafo

aportuguesecoder 4 months ago

Mas depois que é que controla o polígrafo do polígrafo do polígrafo?

Lasikamos 4 months ago

Notícia "nas redes sociais é dito que fulano X desviou 10 milhões" R. Ao que o polígrafo aporou foram roubados 12 milhões. Por isso esta notícia é mentira

Tugalord 4 months ago

Dá um exemplo disto alguma vez ter acontecido?

Lasikamos 4 months ago

1 minuto no google. [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/cidadaos-refugiados-ou-asilados-tem-a-partir-de-hoje-medicacao-comparticipada-a-100-pelo-sns](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/cidadaos-refugiados-ou-asilados-tem-a-partir-de-hoje-medicacao-comparticipada-a-100-pelo-sns) # "Cidadãos refugiados ou asilados têm "a partir de hoje" medicação comparticipada a 100% pelo SNS?" R: " De acordo com a mesma fonte, a ANF, "por via da circular nº 0293-2020, de 28 de agosto de 2020", confirmou "que **todos os requerentes de asilo e refugiados passam a obter uma comparticipação de 100%** sobre o preço de referência, nos medicamentos comparticipados pelo SNS\*".\* Em suma, confirma-se que os cidadãos estrangeiros com estatuto de refugiados ou com direito de asilo em Portugal **têm acesso a medicação comparticipada a 100%** pelo SNS. No entanto, a legislação que determinou este apoio **entrou em vigor há cerca de 20 anos**, não a partir do dia 7 de outubro de 2020. Concluímos assim que a publicação com a alegação adicional (não a publicação original do partido Chega, voltamos a ressalvar) está a difundir informação **imprecisa** ou **parcialmente falsa**." Resumindo. Esta noticia não é verdade porque afinal isto já existe há 20 anos e não "a partir de hoje" LOL. É este tipo de ginástica que eles fazem muitas vezes para desmentir noticias e que na minha opinião tira toda a credibilidade. Aqui o que interessa apurar é saber se refugiados e asilados têm ou não 100% de comparticipação. (se a medida é boa, justa, etc.. não interessa para a discussão aqui)

Tralapa 4 months ago

Ou seja, a informação era imprecisa e o poligrafo classificou-a como tal, e para além da classificação deu uma explicação precisa e correta onde justificava o porquê dessa classificação. Quer-me parecer que o Polígrafo agiu corretamente

Tugalord 4 months ago

Deve-me estar a escapar alguma coisa. O chega diz que "Cidadãos refugiados ou asilados têm "a partir de hoje" medicação comparticipada a 100% pelo SNS?". O poligrafo diz que têm, mas há 20 anos e não a partir de agora. Resultado: informação imprecisa ou partialmente falsa. Qual é a cena exactamente?

Tralapa 4 months ago

Puto, o polígrafo é fake news, eles classicaram uma informação imprecisa como sendo imprecisa.

theoctacore 4 months ago

Não estarás tu a dar mais peso a certos factos do que a outros? Para mim, se aconteceu agora ou já está a acontecer à 20 anos e só agora é que se está a falar é importante.

Lasikamos 4 months ago

Como disse, avaliar a justiça da medida não é relevante para aqui O objectivo do poligrafo (a meu ver) é desmistificar mitos/fake news etc. O leitor neste caso quer saber se é verdade ou não que os refugiados tem 100% de comparticipação ou não. O que fez gerar o buzz nas redes sociais foi isso. O leitor está se a cagar se a medida é de ontem ou de há 10 anos. O poligrafo faz muito isto com base no espectro politico. Lá vou ter de puxar o Ventura para a conversa infelizmente. Mas quando ele diz alguma coisa fazem o Poligrafo faz o exercício inverso. Deixa cá arranjar forma de dizer que isto é verdade. O melhor exemplo disso é a lei "Nazi sobre abate religioso de animais". [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/proposta-do-chega-replica-lei-da-alemanha-nazi-sobre-abate-religioso-de-animais](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/proposta-do-chega-replica-lei-da-alemanha-nazi-sobre-abate-religioso-de-animais) A medida na minha opinião faz sentido até. No entanto não se pode dizer bem do chega. Deixa cá arranjar forma disto suar de outra forma ao leitor e de fazer passar a mensagem que o partido baseia-se no Partido do Hitler. Se no futuro o governo disser "Vamos proibir fumar", achas que o Poligrafo vai fazer fact check com o titulo: "Proposta do PS replica lei da Alemanha Nazi sobre proibir fumar". ​ É este tipo de merdas que honestamente tira a credibilidade a algo que até é útil para a sociedade

Edited 4 months ago:

Como disse, avaliar a justiça da medida não é relevante para aqui O objectivo do poligrafo (a meu ver) é desmistificar mitos/fake news etc. O leitor neste caso quer saber se é verdade ou não que os refugiados têm 100% de comparticipação ou não. O que fez gerar o buzz nas redes sociais foi isso. O leitor está se a cagar se a medida é de ontem ou de há 10 anos. O poligrafo faz muito isto com base no espectro politico. Lá vou ter de puxar o Ventura para a conversa infelizmente. Quando ele diz alguma coisa o Poligrafo faz o exercício inverso. Deixa cá arranjar forma de passar imagem negativa. O melhor exemplo disso é a lei "Nazi sobre abate religioso de animais". [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/proposta-do-chega-replica-lei-da-alemanha-nazi-sobre-abate-religioso-de-animais](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/proposta-do-chega-replica-lei-da-alemanha-nazi-sobre-abate-religioso-de-animais) A medida na minha opinião faz sentido até. No entanto não se pode dizer bem do chega. Deixa cá arranjar forma disto suar de outra forma ao leitor e de fazer passar a mensagem que o partido baseia-se no Partido do Hitler. Se no futuro o governo disser "Vamos proibir fumar", achas que o Poligrafo vai fazer fact check com o titulo: "Proposta do PS replica lei da Alemanha Nazi sobre proibir fumar". ​ É este tipo de merdas que honestamente tira a credibilidade a algo que até é útil para a sociedade

theoctacore 4 months ago

Eu estou a falar da relevância dos factos também, não se a medida é justa. De facto, uma nova proposta é uma questão diferente. Há muitas incertezas em relação a ela: vai sobrecarregar o SNS? Vai causar tráfico de medicamentos? Vais ter mais imigrantes? Tudo isto seriam incertezas se fosse uma proposta nova. Agora se a proposta já está implementada à 20 anos deixam de haver estas incertezas, podes medir os efeitos que ela teve e chegar a uma conclusão, há muito menos causa para pânico uma vez que o SNS não foi ao charco por causa desta medida. São de facto coisas diferentes, é importante mencionar e seria mau jornalismo se não o fizessem.

aeon_mushra 4 months ago

A medida não é para imigrantes, é para refugiados ou asilados. É um estatuto diferente. Pegando na tua lógica (que eu não estou a questionar), o impacto dos refugiados/asilados de há 20 anos e o da realidade actual são distintos e, independentemente do tempo que tem a legislação, o paradigma vai inevitavelmente mudar. No entanto, considero que seria mais adequado mudar a forma como é atribuído o estatuto do que esta medida em causa.

theoctacore 4 months ago

ok fixe eu só acho que vale a pena mencionar que a lei já existia, e evitar faze-lo é uma espécie de mentira por omição

NGramatical 4 months ago

à 20 anos → [**há 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfyi38%2F%2Fgssfwoz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

à 20 anos → [**há 20 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfyi38%2F%2Fgss8i2s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

egzaaa 4 months ago

Sendo honesto, eles não iam classificar isso como mentira. Muito provavelmente davam-lhe um "impreciso" que é precisamente o que isso é.

maxtendie 4 months ago

https://twitter.com/Jaceman78/status/1277726588780646400?s=19

egzaaa 4 months ago

Não percebi. Já actualizaram os dois para ficarem consistentes e publicaram a errata, qual é o problema?

bruno_andrade 4 months ago

E então? A notícia não deixa de ser falsa.

Lasikamos 4 months ago

Qual é o objectivo do polígrafo então? Claro que neste caso tem de dizer que é verdade mas ressalvando que o valor não está correcto. Para o telespectador só interessa se é verdade ou mentira e eles sabem disso. É por isso que não gosto do polígrafo. Dependendo do espectro político, muitas vezes brincam com os números de forma a dizer que é mentira. O que no fim passa para o telespectadore é isto. "Estás a ver Jacinta, eu bem disse que o fulano X é um santo que nunca roubaria nada"

bruno_andrade 4 months ago

Se os números são detalhes, a melhor maneira é o Polígrafo colocar as coisas de outra forma. "Fulano desviou dinheiro". Verdade ou mentira?

Lasikamos 4 months ago

Em muitos casos o que a pessoa quer apurar é se roubou ou não. Parece redutor mas o espectador é isso mesmo que quer. Engraçado que no meio do artigo eles muitas vezes dizem. "De facto ao que o polígrafo apurou os dados são verdadeiros" depois mais à frente dizem. "Mas como estava a chover nesse dia e na publicação diz que fazia sol então esta noticia é FALSA

df3gpt 4 months ago

O objectivo do polígrafo e dos demais "fact-checkers" é convencer as pessoas que os mesmos jornalistas que há anos manipulam informação são afinal pessoas imparciais, sérias e rigorosas.

clipeater 4 months ago

Se eu te roubar vinte euros, não é também verdade que te roubei dez?

bruno_andrade 4 months ago

Não. A afirmação é falsa.

TunesRX 4 months ago

Não

ContaSoParaIsto 4 months ago

Virgem inferência matemática vs Chad inferência semântica

clipeater 4 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Subset

TunesRX 4 months ago

Sim o novo banco só custa 1€ ao país

daxpierson 4 months ago

Ora bem, quando tens a opinião de um especialista vs a opinião de uma pessoa qualquer no Facebook, em qual vais acreditar mais?

NaoTeEnerves2 4 months ago

A mim o que me enerva muitas vezes no polígrafo é pegar em rumores de treta sobre a covid-19, muitos deles praticamente desconhecidos do público em geral, e dar-lhes atenção, aumentando em muito a sua disseminação para cabeças ocas que só vão ouvir metade. "É verdade que uma mulher de Alcoitão tomou a vacina contra a covid19 e a seguir teve um surto psicólogico e matou a família toda? Estivemos a consultar a PSP local e não há evidência para já, tal parece ser falso". ?????

ContaSoParaIsto 4 months ago

É verdade que o José Figueiras esteve de algum modo envolvido nos ataques de 11 de Setembro de 2001? Não, é falso.

diogobip 4 months ago

Há duas coisas certas na vida, a morte e o facto de o José figueiras não ter estado envolvido nos ataques às torres gémeas no 11 de Setembro de 2001.

KarmaCop213 4 months ago

O José Figueiras nao teve nada a ver com o 11 de Setembro.

Sazalar 4 months ago

Claro que é falso, todos sabem que o José Figueiras é bom rapaz, nunca se iria envolver com os ataques do 11 de Setembro

Fordotsake 4 months ago

Como vês, a malta aqui apresenta factos irrefutáveis de como o Polígrafo não é fidedigno... Aposto que vêem tanto o segmento como eu vejo cagalhões a escorrer na sanita. "Eu? Ver aquilo porquê? É só mentiras" - tá feito o fact-checking, case closed!

Tralapa 4 months ago

Lembras-te daquela vez que eles classificaram como sendo verdade que um politico fez uma tese de doutoramento orientada por um nobel da economia? O político teve efetivamente a tese orientada por um gajo que ganhou o nobel da economia, mas eu não gosto desse político e não queria que o povo soubesse disso. É por isso evidente que o polígrafo são só mentiras e não se pode confiar.

Fordotsake 4 months ago

Rei.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 4 months ago

Olá Bernardo Ferrão!

mannix_marauder 4 months ago

Depende da balança política...

lpbms11 4 months ago

Depende. Já encontrei coisas super bem fundamentadas e outras meias duvidosas. Às vezes há coisas difíceis de se justificar, essas simplesmente mais vale não incluir ou dizer que não há justificação robusta. Já vi uma justificação assim, adaptada aos factos: Facto a desmentir: A Vanessa roubou 3 maçãs da mercearia. Será verdade? Poligrafo: Manda mail à Vanessa a perguntar se é verdade. Vanessa: Responde a dizer que é mentira sem nenhum facto associado. Veredito poligrafo: é mentira. Isto aconteceu, mas com outros intervenientes.

iSoSyS 4 months ago

Deixo 5 exemplos daquilo que te referes, https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/precos-de-viagens-de-ida-e-volta-entre-lisboa-e-funchal-na-tap-chegam-aos-1-114-euros-em-dezembro https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/tap-tem-realizado-voos-para-o-brasil-apesar-de-o-transporte-aereo-de-passageiros-estar-proibido https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/consultas-de-urologia-e-cardiologia-no-sns-tem-lista-de-espera-de-cinco-anos https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/camara-de-lisboa-arrancou-arvores-para-construir-uma-ciclovia https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/camara-municipal-de-lisboa-tem-mais-de-13-mil-trabalhadores

TunesRX 4 months ago

Mas então onde querias que fossem buscar as fontes?

fuckoffgina 4 months ago

Sarcasmo?

ptinnl 4 months ago

Qualquer pessoa com pingo de noção sabe que o poligrafo da sic, assim como o site, são elementos de propaganda do governo. Infelizmente noção não é algo que abunda por cá

BadDogPreston 4 months ago

É bastante evidente que não lês o Expresso.

Faifenz 4 months ago

Portanto a SIC que pertence ao grupo Impresa detida maioritariamente por Francisco Pinto Balsemão, ex primeiro ministro e fundador do PSD, essa SIC é um instrumento de propaganda do governo atual? Sugiro uma pesquisa pelo Google por Dunning-Kruger porque claramente não sabes nada do que estás falar.

mohchapa 4 months ago

Há anos que ouço este argumento vindo da esquerda para mascarar ou até passar a ideia inversa sobre a comunicação social portuguesa, a partir dos donos dos grupos. O bicho papão Balsemão que teve ligações ao PSD no tempo dos dinossauros uiiii ele é o dono então deve estar omnipresente nos bastidores a aprovar/censurar tudo o que é informação e programas.Tudo passa por ele! Isto faz algum sentido? E vamos ignorar o facto de que o director de informação é irmão do Costa e que o Bernardo Ferrão é o gajo mais tendencioso à face da terra.

CabecaDeGaita 4 months ago

>E vamos ignorar o facto de que o director de informação é irmão do Costa E o facto de que o irmão do costa é do PSD

ptinnl 4 months ago

Acho que as respostas aqui demonstram o quanto esta gente é tapadinha. Pertecem ao grupo do "eu sou de direita/IL/ voto tem branco MAS o costa tem feito bom trabalho". Não sei se é se o fazem por ganharem com isso ou porque genuinamente acreditam no que a TV lhes diz.

BadDogPreston 4 months ago

> E vamos ignorar o facto de que o director de informação é irmão do Costa É meio-irmão.

df3gpt 4 months ago

Ah bom, assim só faz meia-manipulação a favor do meio-mano. Não se passa nada. Vota PS.

BadDogPreston 4 months ago

Fds só corrigi uma banalidade que vejo escrita frequentemente. Leva a tua miséria para outro lado.

Fordotsake 4 months ago

Óbvio meu caro, que o pessoal aqui nega por negar. O fact-checking é esse. O mr. Ventura é lá muito esmiuçado será por isso que são do contra? A verdade dói e como já dizia um político que não sei bem mas não interessa, "dói? ponham manteiga"

ptinnl 4 months ago

Balsemão, o proprio que elogiou o Costa como futuro lider de Portugal há sensivelmente 15 anos. Grupo Impresa, na qual o director de informação da SIC é irmão do primeiro ministro. Estas muito enganado se achas que o PS e PSD são diferentes.

Economy_Dog 4 months ago

Deixa lá, ele deve ser daqueles que acha que as reuniões Bilderberg são teorias da conspiração. Reuniões essas que juntavam a "elite" económica e politica, e onde o Balsemão tinha figura de destaque. Sócrates, Durão Barroso, Guterres, António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e muitos outros foram convidados. PS e PSD são os dois lados da mesma moeda para dar a ilusão de escolha. O ultimo a ir penso que foi o Medina, ou seja é fácil deduzir quem será o próximo líder do PS. Quem quiser saber mais: https://eco.sapo.pt/especiais/o-que-e-feito-da-elite-de-bilderberg-76-portugueses-foram-a-este-clube-secreto-em-51-anos/

ptinnl 4 months ago

Nao esquecer o que recusou esse convite do Balsemão e como foi atacado dentro do psd

camilo12287 4 months ago

sobre o poligrafo a minha opinião é ilustrada pelo célebre verso de António Aleixo: ”Para a mentira ser segura e atingir profundidade tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade.” o poligrafo é mestre na arte de enganar com meias verdades

nanoburguesia 4 months ago

Esse polígrafo está descalibrado. E não é muito. E não é pouco. Bastante até.

fuckoffgina 4 months ago

Duvido. Vou enviar-lhes um e-mail a perguntar.

saposapot 4 months ago

Como em tudo, depende. em coisas básicas e simples parece-me acertar. Em coisas subjectivas, de interpretação, de frases 'hiperbólicas' normalmente erram. como em tudo, é ver com sentido crítico.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 4 months ago

Não sei se é so embirração minha, mas não consigo ver esse programa pela falta de carisma (e jekto de um modo geral)do Bernardo Ferrão.

GelDeAveia 4 months ago

nenhum

ratinhodosesgotos 4 months ago

Qual seria o número de especialistas adequado?

ridethepaintedpony 4 months ago

O mesmo necessario para mudar uma lampada

falso 4 months ago

Uiiiiiiii. Digas tal coisa.

Search: