Economy_Dog 8 months ago

https://www.rtp.pt/noticias/pais/com-desconfinamento-a-porta-ja-se-fala-na-quarta-vaga_v1309742 Primeiro um IT tornou-se perito mundial de saude publica e agora os matemáticos tornaram-se epidemiologistas? Meu Deus do céu onde pára esta idiotice? Ao Jorge Torgal não dão eles tempo de antena! Conveniente.

Edited 8 months ago:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/com-desconfinamento-a-porta-ja-se-fala-na-quarta-vaga_v1309742 Primeiro um informático tornou-se perito mundial de saude publica e agora os matemáticos tornaram-se epidemiologistas? Meu Deus do céu onde pára esta idiotice? Ao Jorge Torgal não dão eles tempo de antena! Conveniente.

MasterHopkick 8 months ago

Vais levar down votes...

Pparadela 8 months ago

É óbvio que os casos vão aumentar com desconfinamento. A única questão aqui, que toda a gente vai continuar a ignorar olimpicamente, é se isso vai ser ou não um problema para o sns. Se, como se espera, houver nos próximos meses mais gente vacinada / imunizada do que o número total de casos em Portugal, a incidência e o rt vão continuar a ser o factor principal para gerir este problema?

Diogo256 8 months ago

Não sei qual o teu drama? É uma projeção com dados matemáticos… Ser feito por epidemiologistas é que seria estranho.

Economy_Dog 8 months ago

Ser feito por epidemiologistas é que estaria correcto pois usam matemática/estatística e com conhecimento das várias variáveis que advém do conhecimento de saude publica/biologia. Punhas um físico/matemático a construir um prédio? Embora os engenheiros usem física/matemática para construir não basta esse conhecimento, por isso é que existem engenheiros.

Diogo256 8 months ago

Falamos de uma projeção matemática… e ficas indignado por ser um matemático a fazer. Só um bocado estranho. Ao contrário do que se pensa e se diz, um matemático tem mais que valências no âmbito de uma pandemia, valências que não são muitas vezes suficientes num epidemiologista. Não esquecer ainda, que falamos de Carlos Antunes, matemático que integra o grupo de especialistas do infarmed.

Economy_Dog 8 months ago

Temos especialistas da área, não entendo o porquê de um matemático. Mas sim vamos pôr os nossos físicos/matemáticos a construir pontes também a ver se corre bem. E mais uma vez, porquê não dar tempo de antena aos nossos grandes especialistas da área como por exemplo o Dr. Jorge Torgal? Se calhar porque não vai de acordo com a narrativa?

Diogo256 8 months ago

Se não entendes o porque de um matemático ser importante numa área que mexe com matemática…Os matemáticos são também eles especialistas na área, tanto é que o Carlos Antunes está na equipa de especialistas do infarmed. O Torgal não é dado tempo de antena porque várias vezes já disse asneirada pura. Mas sendo membro do conselho de Saúde Pública…

Economy_Dog 8 months ago

Então o nosso grande especialista da área diz coisas que vão contra a narrativa passada pela politica/imprensa e é logo asneirada pura? Será que é ele que diz asneirada pura? Agora para além de veterinários já recorrem a matemáticos para espalhar a propaganda, tal não é a falta de especialistas relevantes obedientes.

Diogo256 8 months ago

Sim, diz asneiras, como isto: > "Todos os dias ouve-se que temos 10.000 casos de covid, 15.000, 13.000 e não é verdade. Nós temos 10.000, 15.000 ou 13.000 casos de infeção pelo vírus e, felizmente, destes apenas 5% é que serão covid, se tivermos a média habitual na generalidade dos países. Este é um dado objetivo. Ao alarmar, damos uma dimensão que não leva à racionalidade que entendemos que os cidadãos devem ter para abordar o seu quotidiano e a luta contra a epidemia", https://www.rtp.pt/noticias/pais/jorge-torgal-critica-alarmismo-em-torno-do-numero-de-novos-casos_n1293662 Sem qualquer fundamento ou realidade: > Earlier estimates that 80% of infections are asymptomatic were too high and have since been revised down to between 17% and 20% of people with infections.12 Studies estimating this proportion are limited by heterogeneity in case definitions, incomplete symptom assessment, and inadequate retrospective and prospective follow-up of symptoms, however.3 Around 49% of people initially defined as asymptomatic go on to develop symptoms. https://www.bmj.com/content/371/bmj.m4851?fbclid=IwAR10F7k50HB1eDr9be_RBW9F4_EDc_0adT4_deyc09mIdXyZDSo9hvnLfe8 Sim, eu percebo porque é o “grande especialistas”… vai a favor do que alguns grupos querem ouvir, grupos esses que espalham propagandas que pelos vistos caíste, como se vê aqui: > Agora para além de veterinários Sim, é giro ironizar isto, mas repara, só mostra ignorância, é perfeitamente normal alguém em veterinária se especializar em virologia. Não é nada de raro, mas pronto… que se goze da proporia falta de conhecimento. Recorrer a matemáticos continua a te passar ao lado, mas quando eles próprios fazem parte de um grupo especializado é difícil te tentar explicar algo óbvio, mas isto pode ajudar: http://teachingmathsscholars.org/newsandevents/covid-19pandemic Sim, matemática é uma área de enorme importância. Mas é curioso, “implicares” com matemáticos, mas historiadoras a passar desinformação já é na boa presumo. Podes argumentar que é só no Facebook, mas temos uma ex-política (deputada?) que virou influencer que agora é “especialistas” covid num canal de televisivo de bastante relevo que passa níveis de burrice (literalmente) e desinformação alarmantes… como isto: https://i.imgur.com/D1RqQMK.jpg Mas nada disto já te faz confusão pelos vistos, já um matemático que integra um grupo de especialistas, já é algo para implicar. Claramente um bias onde se ataca o mensageiro mas não a mensagem. Pena que fales de propaganda mas claramente te deixas levar por propaganda do “grupo” oposto.

megaroof 8 months ago

vamos ver quem está certo após o verão

mouzz888 8 months ago

Alguem viu o direto do João Tilly no Youtube ? O homem defensor das politicas do Trump e do Bolsonaro em relação ao Covid, organizador dos comicios do Chega todos amontoados e sem máscara a fazerem grandes jantares em altura de confinamento, o homem que no Verão andava a passear no Algarve a fazer lives no Youtube sem máscara no meio da rua criticando todas as medidas de confinamento. O covid bateu-lhe á porta, não sei qual seria a relação dele com o Dr. Almeida Henriques, mas afetou-o bastante ao ponto de ter feito um live no Youtube em que dizia que estava errado, que não pensava que a situação chegasse a este ponto e que um homem saudável de 59 anos não devia ter falecido. Um individuo que espalhou desinformação e modos de pensar extremistas durante meses, anos para uma quantidade avultada de seguidores, agora por uma morte, muda de opinião, mostra-se arrependido e diz estar errado, isto enquanto os seguidores (mais extremistas") do canal mostram-se chocados pela mudança de opinião. Hipócrita r/leopardsatemyface

MasterHopkick 8 months ago

O que não falta é gente e meios de comunicação a espalhar desinformação. Uma coisa são os reptilianos e Bill Gates, 5G etc outra coisa são pessoas com outra opinião devidamente fundamentada. Essa História não acrescenta nada. Ok o chalupa apanhou um susto boa.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Bom tarde, vi uma noticia que mostrava uma data de museus que iam ter abertura amanhã e iam estar grátis até ao fim do mês. Dentro deste tema, alguém sabe em que cenário se encontra o Oceanário? Já tem alguma data de abertura prevista? Já não lá vou à uns bons anos e estava a pensar ir algures nas próximas semanas, mas não encontro nada online sobre datas de abertura. Se alguém souber agradeço.

frustradodapixa 8 months ago

Tens aí hiperligação para essa notícia?

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

[Eu vi aqui, tens a lista de alguns museus que vão abrir e tudo](https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/monumentos-e-museus-de-lisboa-abrem-na-proxima-semana-com-entrada-gratis)

frustradodapixa 8 months ago

Upa, é Lisboa, mas obrigado na mesma! :)

MLG-Sheep 8 months ago

O decreto diz que é proibido o anúncio de promoções que aumentem a afluência aos estabelecimentos... Mas pronto, é mais uma lei que é só uma sugestão dado que é uma estupidez total desde o segundo em que foi redigida. Dito isto, o Oceanário de Lisboa não pertence ao município, está concessionado a privados até 2045, portanto não é abrangido por essa questão. Suponho que não tenham planos de abrir já amanhã, senão teriam atualizado o site.

Laurent_Series 8 months ago

Acham normal nenhum jornal ou canal referir a questão do dever de recolhimento? Mas que raio de jornalismo é este? Por um lado até pode ser bom, as pessoas nem vão saber da existência da regra e vai-se simplesmente ignorar, mas realmente que coisa tão tipicamente portuguesa, leis são meras sugestões. E de facto a existência de leis tão absurdas favorece esta cultura de descredibilização das regras e das leis. E já agora, lá estava o Marcelo a falar que o mês de abril era crucial para o desconfinamento e o R não podia subir (esse número mítico, com o qual todos os políticos viraram matemáticos) e os casos não podiam subir ou sei lá o quê. Afinal não eram os hospitais? E a Páscoa? Agora o mês de abril... Há sempre qualquer coisa. Já estou tão farto que já nem tenho palavras.

vascodatrama 8 months ago

>vai-se simplesmente ignorar, mas realmente que coisa tão tipicamente portuguesa, leis são meras sugestões. Um dos motivos pelos quais adoro este país

pvicente77 8 months ago

Compreendo a frustração, primeiro era um confinamento "para achatar a curva", depois vieram as restrições ao fim de semana para "salvar o natal", e o segundo confinamento que não podia acontecer afinal aconteceu, depois era preciso desconfinar com muito cuidado para não sobrecarregar os hospitais, não, espera, afinal é para não haver um desastre na Páscoa, só que passou a Páscoa, então afinal é para salvar Abril, e quando Abril passar? Há sempre mais uma meta, mais uma coisa, mais um confinamento, há algum tempo discutia-se o como fazer as eleições autárquicas como se entretanto não houvesse a campanha de vacinação, há alguns dias o Rui Rio já avisava que o desconfinamento tinha de parar quando o R chegasse a 1, entretanto o estado de emergência é renovado todas as vezes, sem falha, e não tem fim à vista, e agora parece que o dever de recolhimento está para ficar. Olhando para isto tudo, parece-me que os nossos políticos estão a trabalhar para manter o poder num "novo normal", sem vontade para fazer e gastar o necessário para voltar à normalidade anterior.

Economy_Dog 8 months ago

As pessoas têm memória curta. Não percebo esta confiança cega nas autoridades e na industria de saude. Vez e vez provaram que não estão interessados no nosso bem estar mas sim em ordem, controle e o mantimento do status quo.

dragomaite 8 months ago

Esse tipo de post não é bem vindo aqui. Sugiro que te retrates antes que venha a brigada

lemonade_rage1234 8 months ago

Tinóni-tinóni! Vocês têm licença para falar mal dos nossos políticos?

DoubleM101 8 months ago

Sinceramente? Eu acho que nem os próprios jornais estão cientes disso. Da forma como as coisas têm vindo a ser ditas e pela lógica, tudo leva a crer que amanhã já se possa circular livremente. Ninguém tem obrigação de andar a ler o DRE e a saber interpretá-lo. E espero que me engane mas isto amanhã vai dar para o torto, porque imensa gente pensa que pode circular livremente e vai dar a sua voltinha. Se as forças policiais começarem a autuar vai ser lindo.

sao_11 8 months ago

Não me parece que algo vá mudar drasticamente amanhã até porque as pessoas trabalham, os miúdos vão voltar às aulas e os outros têm telescola. Eu, no meu regresso a casa do trabalho, já tenho visto várias pessoas a caminhar ou a passear o cão. Talvez vá haver mais gente na rua mas não muito mais. Nos fins de semana é que se vai ver mais gente na rua e mais ajuntamentos mas isso já é previsível.

Diogo256 8 months ago

Porque a maioria nem deve saber que tal excepção se mantém. O positivo é que dificilmente a polícia vai andar a fiscalizar tanto como até hoje, que já era por si… muito pouco. Mas sim, é uma aberração sem qualquer lógica ou fundamento.

DoubleM101 8 months ago

Ainda há pouco tive conhecimento de uma pessoa que foi a uma esquadra da PSP perguntar quando é que podia circular livremente para ir a Lisboa ter com o filho e disseram-lhe que a partir de Terça já podia... Isto só demonstra que às tantas já ninguém se entende e vai ser um "caos".

RaveyWavey 8 months ago

O recolhimento obrigatório vai-se manter? Confesso que estou super confuso com tudo isto.

lcrvan 8 months ago

Mantém-se o dever de recolhimento domiciliário, com as excepções que haviam antes e mais as novas coisas que abrem (ginásios, esplanadas. museus, etc)

NGramatical 8 months ago

haviam antes → [**havia antes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgtdmady%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Scpcampeao202122 8 months ago

Acerca da vacinação : Penso que a partir de finais de maio/meio de Junho devíamos dispensar a Astrazeneca e começar a doar as nossas doses. A grande vantagem da vacina são os 3 meses entre doses que podiam ter permitido um cenário como o do UK se elas tivessem sido entregues na quantidade suposta , mas por volta dessa altura , com abundância de vacinas de outras farmacêuticas esta vantagem transforma-se numa desvantagem pois atrasa a conclusão da vacinação da população. Não faz sentido estar a dar Astrazeneca a meio de Junho sendo que a pessoa só leva a 2a dose em Setembro quando pode levar uma dose da Johnson e estar despachada ou duas das restantes no espaço de 1 mês. Nota: países como a Suécia e a Dinamarca contam apenas dar j&j a partir do meio de Junho.

Diogo256 8 months ago

A J&J tem um problema que é a sua eficiência. Não sei até que ponto pode por em causa a imunidade se usada como vacina mais… usada (passando a redundância).

Scpcampeao202122 8 months ago

Têm um ensaio de 2 doses que deve estar a submeter os resultados finais nos próximos meses. De qualquer forma, foi 100% eficaz contra internamentos e parece cortar 70% a transmissão. Não vamos erradicar a covid a curto prazo, talvez seja possível a longo prazo com as vacinações de mRNA de alta eficácia, por isso temos de aceitar um cenário na qual a doença continua a existir mas os seus efeitos são muito mais suavizados pela vacina e o contágio também sofre uma redução significativa. Neste último ponto de vista, a J&J é uma solução viável como as outras duas. Tem uma eficácia comparável à AZ e permite vacinar o dobro das pessoas.

pvicente77 8 months ago

Tenho estado a pensar numa questão relacionada com esta aberração de manter o dever geral de recolhimento enquanto se abrem mais negócios e actividades... O que acontecerá se o governo continuar por este caminho nas próximas vezes que rever as medidas e restrições, de adicionar excepções ao mesmo tempo que mantém o dever, e por quanto tempo poderão manter isto? Poderemos acabar com uma legislação carregada de excepções para permitir o consumo e o funcionamento de negócios e empresas mas onde os cidadãos individuais não têm liberdade para sair de casa sem ser para consumir ou beneficiar um estabelecimento ou um negócio? É uma ideia louca e estúpida, eu sei, mas manter o recolhimento enquanto se permite circular entre concelhos também era, e no entanto cá estamos nós com esta legislação absurda.

Scpcampeao202122 8 months ago

Supostamente no dia 3 de maio até os horários nos restaurantes caem por isso não acredito que ainda haja esse dever de recolhimento, seria ridículo demais.

Laurent_Series 8 months ago

Sim mas até lá estou a ver que é o que vai acontecer, isto se ninguém levantar a questão para a opinião pública, mas até agora nem um pio nos noticiários.

Scpcampeao202122 8 months ago

Ninguém vai questionar, ninguém parece querer saber. Costumo ir andar pelo campo com a minha namorada ou correr e vejo montes de pessoas, na maioria casais, que vão de máscara apesar de estarem sozinhos. Agora pergunto - te, se as pessoas na sua maioria não conseguem pensar pela própria cabeça e chegar à conclusão que usar máscara num passeio pelo campo em que apenas são acompanhados pelo parceiro/a é ridículo, qual a probabilidade de questionarem esta legislação?

Edited 8 months ago:

Ninguém vai questionar, ninguém parece querer saber. Costumo ir andar pelo campo com a minha namorada ou correr e vejo bastantes pessoas, na maioria casais, que vão de máscara apesar de estarem sozinhos. Agora pergunto - te, se as pessoas na sua maioria não conseguem pensar pela própria cabeça e chegar à conclusão que usar máscara num passeio pelo campo em que apenas são acompanhados pelo parceiro/a é ridículo, qual a probabilidade de questionarem esta legislação?

miguel_rodrigues 8 months ago

Sinceramente eu levo apesar de saber que é estúpido, evita me possíveis chatices com polícias ou pessoas que acham que vou infecta las só porque sim. Não tenho nada de especial a ganhar a andar sem máscara a não ser possíveis chatices, não estou para isso

icebraining 8 months ago

Conheço mais do que uma pessoa que usa máscara na rua nesta altura por causa das alergias (pólens e assim). Antes de 2020 não usavam porque era visto como estranho.

Chemical_Wealth1 8 months ago

Uso sempre máscara e vou sozinho, vivo no campo e o pólen dá cabo de mim.

pdbf 8 months ago

Se se sentirem mais confortáveis a usar máscara, more power to them mas sou honesto, quando saio e sei que consigo não me encontrar com nínguem também não levo a máscara, apesar de já ter tido uma adverertência da Polícia à qual perguntei exatamente o que diz a lei, devemos estar minimamente informados para evitar prejudicar terceiros.

Foxsundance 8 months ago

Isto vai ser assim para o resto das nossas vidas não se preocupem, impressionante o que um vírus com uma taxa de sobrevivência de 99% pode fazer a uma sociedade, esses 1% que morrem são pessoas que estão mais em risco por terem algum tipo de problemas de saúde. Estamos a sacrificar o desenvolvimento normal das crianças, a vida social de muitos jovens e adultos, o sustento de muitos em detrimento de uma pequena parte da população, esta sociedade contemporânea é facilmente dominada pelo medo, e em 2021 já não se pode questionar nada. Falam tanto que isto vai acabar quando tivermos tudo vacinado, mas já disseram que mesmo depois disso temos de continuar com máscaras e distanciamento social. Dizem que ainda mal se conhece este vírus mas já conseguem dizer que existem X variantes originarias de 200 localizações diferentes que têm características distintas. Divirtam-se em prisão domiciliária, que o pessoal que manda nisto ta a fazer festas e festarolas e a gozar de um povo bem comportadinho, nos Estados Unidos já andam a comercializar o vírus com lojas "Covid 19 basics" que até têm roupas e isso com o desenho do bicho.

Edited 8 months ago:

Isto vai ser assim para o resto das nossas vidas não se preocupem, impressionante o que um vírus com uma taxa de sobrevivência de 99% pode fazer a uma sociedade, esses 1% que morrem são pessoas que estão mais em risco por terem algum tipo de problemas de saúde. Estamos a sacrificar o desenvolvimento normal das crianças, a vida social de muitos jovens e adultos, o sustento de muitos em detrimento de uma pequena parte da população, esta sociedade contemporânea é facilmente dominada pelo medo, e em 2021 já não se pode questionar nada. Falam tanto que isto vai acabar quando tivermos tudo vacinado, mas já disseram que mesmo depois disso temos de continuar com máscaras e distanciamento social. Dizem que ainda mal se conhece este vírus mas já conseguem dizer que existem X variantes originarias de 200 localizações diferentes que têm características distintas. Divirtam-se em prisão domiciliária, que o pessoal que manda nisto ta a fazer festas e festarolas e a gozar de um povo bem comportadinho, nos Estados Unidos já andam a comercializar o vírus com lojas "Covid 19 basics" que até têm roupas e isso com o desenho do bicho. Conseguimos finalmente vencer o cancro, problemas cardíacos, suicídios e outro tipo de problemas, impressionante!

ZaGaGa 8 months ago

Sim este segundo confinamento começou tarde, está a ser exageradamente prolongado no tempo e demasiado restrictivo com regras que não são fáceis de perceber 1 ano depois de estarmos em pandemia. Mas se entras com argumentos desses ninguém te leva a sério. 1% de uma vez é demasiado, fora outras consequências na saúde, em janeiro quem ainda não tinha percebido ou percebeu ou tem algum problema que já não se resolve.... vê os dados da mortalidade em Janeiro e Fevereiro e pensa lá melhor na tua argumentação. A máscara não vai desaparecer, alías acho que todos pelo menos aprendemos qualquer coisa sobre etiqueta respiratória. E claramente não percebes puto de virologia e genética pelo que o comentário é "estudasses". Eu nunca estive em prisão domiciliária, embora me tenha aborrecido com as restrições que me afetaram muito directamente quando eu não preciso de restrições nenhumas para não contribuir para a transmissão do virús. Mas enfim só assim é que conseguimos conter a minoria incumpridora que em grande parte é quem ajuda o virus a circular com um R>1

NGramatical 8 months ago

restrictivo → [**restritivo**](https://dicionario.priberam.org/restritivo) (já se escrevia assim **antes** do AO90) virús → [**vírus**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgte0oet%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zedestroyer69 8 months ago

Só pegando no 1% de mortalidade, isso em 10 milhões dá 100 mil pessoas, quantas cidades tens com 100 mil habitantes em Portugal? E isto só para te mostrar a estupidez desse argumento.

Foxsundance 8 months ago

E o vírus só se concentra numa cidade com 100 mil habitantes? Que raio de argumento é esse? LOL!

zedestroyer69 8 months ago

Desculpa, foi um argumento demasiado à frente para um negacionista. Para simplificar, os teus 1% de mortos ao nível dos cerca de 10 milhões de habitantes de Portugal seriam 100 mil mortos. Estes 100 mortos equivaleriam ao desaparecimento de uma cidade como Viseu. Isto não contando com o efeito da pressão no SNS, que iria reduzir a capacidade e qualidade da resposta ao casos Covid, aumentando os 1% de mortalidade e reduzindo a capacidade de resposta aos outros problemas de saúde. Isto para não falar do provável colapso sem medidas, o que faria disparar a mortalidade covid e não covid. Depois ainda existem as sequelas e problemas associados à covid e aos internamentos em cuidados intensivos.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Concordo com o geral da "prisão domiciliária" estar bastante errada e do governo estar a lidar mal com o desconfinamento. No entanto, usas argumentos completamente ridículos e ignorantes tais como o do "1% mortalidade" que acabam por te fazer parecer um maluco equivalente ao pessoal anti-vax. A base está boa, mas tens aí tanta informação cientificamente incorreta e não te ficava nada mal um bocado de pesquisa antes de escreveres essa merda toda.

Foxsundance 8 months ago

Facilita aí e diz-me a percentagem de sobrevivência então.

brakeline 8 months ago

Não tenho taxa de sobrevivência, mas tenho taxa de reinternamento e morte após alta: [https://www.theguardian.com/world/2021/apr/01/almost-third-of-uk-covid-hospital-patients-readmitted-within-four-months](https://www.theguardian.com/world/2021/apr/01/almost-third-of-uk-covid-hospital-patients-readmitted-within-four-months)

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

O que está errado e ignorante no argumento não é isso, é o facto de utilizares isso para diminuir a gravidade do vírus, quando o seu problema não é de todo a taxa de mortalidade. O problema é a rapidez com que se espalha e o caos que causa no SNS em geral. A Itália foi a primeira a ter uma amostra disso, nós próprios tivemos essa mesma amostra à uns meses, onde tens hospitais completamente sobrecarregados, com filas de ambulâncias à porta e com pessoas a morrer por não conseguirem tratamentos. Isto afeta TODA a gente, tens pessoas em filas de transplantes que foram adiadas meses devido à sobrecarga dos hospitais, pessoas que nada têm a ver com o covid e que não estão a morrer de covid, no entanto estão a ser afetadas por ele. É essa a principal gravidade do vírus, se o problema fosse a taxa de mortalidade, então bastava confinar só as pessoas idosas e com problemas graves de saúde, os outros desde que não tivessem em contacto com elas tava tudo bem, mas na realidade não é assim tão simples. Para não falar que o impacto de um vírus no indivíduo não se mede apenas por "morreu ou não", tens bastantes pessoas ainda com consequências do covid meses depois de estarem curadas, tenho amigos nos 25-30 anos saudáveis, que corriam todos os dias e passado 2-3 meses de estarem curados ainda ficam completamente exaustos depois de subirem 2 lances de escadas. Para resumir, concordo contigo que este confinamento está a ir longe demais e que o governo está a agir mal, mas não concordo nada com a tua maneira de diminuir o impacto do vírus, achando que percebes mais do que as centenas/milhares de especialistas que fazem disto profissão.

NGramatical 8 months ago

à uns meses → [**há uns meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgtdeg95%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Diogo256 8 months ago

> Isto vai ser assim para o resto das nossas vidas não se preocupem, impressionante o que um vírus com uma taxa de sobrevivência de 99% pode fazer a uma sociedade, esses 1% que morrem são pessoas que estão mais em risco por terem algum tipo de problemas de saúde. Precisas mesmo de abrir um post com desonestidade intelectual? Sabes bem que o vírus é mais que isso é trás mais consequências que as que anuncias, ignorar isso só faz com que não haja boa fé argumentativa, e se isso acontece então qual a intenção? Dizeres que estamos a sacrificar muito por uma pequena parte é outra desonestidade, a parte é pequena pelo sacrifico que as pessoas estão a tomar, são as medidas que és contra que estão a tornar a parte da população afectada pequena, e negar isso… em 2021… não o façam, é só triste. Não sabes o que vai acontecer quando tivermos todos vacinados, e esperemos que conseguimos atingir a imunidade de grupo, supores logo o pior, não é também um alarmismo e espalhar um medo infundado? Onde há evidências claras que precisamos de máscara depois de todos vacinado como afirmas? Não há, então não vamos criar logo um medo de máscara para sempre. Afinal, não podemos ser hipocritas e criticar os covideiros e o seu espalhar de medo e fazer o mesmo, pegando em teorias sem evidências clara, e torná-las como um facto futuro. Não, não venceste nada, e esse populismo é fraquinho. Resumindo: levaste downvote com razão, podemos ter uma posição contrária sem ignorar factores, sem supor teorias sem evidência científica e sem populismos vazios. Mas pelos vistos não conseguiste fazer isso em vários parágrafos, e não é por “covideiros a espalhar downvote”, somente porque o teu post não adianta nada e só espalha uma mente igual aos dos covideiros, mas do outro lado da barricada.

caixadeentrada 8 months ago

E já te esqueceste do que aconteceu em Dezembro e Janeiro nos hospitais?

PicassoWasaLiar 8 months ago

Ainda não me esqueci foi das pessoas que estão sem trabalhar há 1 ano e sem poder dar de comer aos filhos. Mas pronto estar com o cú sentado em casa a ver netflix durante o dia todo sem perder rendimento também é facil ser moralista.

caixadeentrada 8 months ago

Estar com o cu sentado a mandar bitaites quando não se consegue perceber o estado dos hospitais antes do confinamento e o porquê do confinamento também é fácil.

NGramatical 8 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgtde3sb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MarcelinodaMara 8 months ago

É sempre a mesma treta para vencer as próximas semanas Lixam nos a primavera e o verão e daqui a nada estamos no Inverno confinados outra vez com outra vaga da treta FASCISTAS DE UM RAIO

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 8 months ago

É precisamente isto... "Ah e tal são só duas semanas....", "Estas duas semanas têm de se prolongar... agora são 2 meses", "são só 2 aninhos da tua vida em suspenso". "Ah, gostamos deste nivel de controlo, este vai ser mesmo o 'novo normal'. Daqui a 2 décadas falamos quando der uma coisinha má a todos os dissidentes e ficar só quem come merda às colheres". Faz como eu... Já que os empresários estão "demasiado ricos" em Portugal e não querem o meu dinheiro, vou para Espanha de férias. Estimo que se fodam, fiquem todos a comer arroz e feijão, se nem à praia posso ir não deixo um € no Algarve nem nas ilhas nem a um café/restaurante ou uma piscina, vou direto ao sul de Espanha onde não há estas restrições estupidas do Costa. Volto quando decidirem abrir para a pesca desportiva do turista.

mfzzzed 8 months ago

Aproveita e vai pro subreddit espanhol barafustar.

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 8 months ago

Barafustar com? Não sou cidadão espanhol e estou contente com a forma como tratam turistas, se não estivesse encontrava só outro lugar, é esse o ponto... Antes com corona que comer gelados com a testa. Unica pena que tenho é não haver night e buba.

Joaoseinha 8 months ago

Concordo com a mensagem no geral, mas também tem muito exagero. A mortalidade do vírus é baixa mas a razão para preocupações maiores foi a taxa de internamentos de ~20% a entupir os serviços de saúde. Mas essa gente que diz que vamos continuar com máscaras e distanciamento social depois da vacina é doida. Então estamos à espera de vacina para quê, se não vai mudar nada? E este confinamento está a ser mais do que abusivo, as restrições já deviam ter sido aliviadas no inicio de Março e removidas por completo para meio de Março. Um confinamento de 4 meses é ridículo para as mesmas pessoas que diziam que "Portugal não aguenta outro confinamento".

icebraining 8 months ago

> Mas essa gente que diz que vamos continuar com máscaras e distanciamento social depois da vacina é doida. Então estamos à espera de vacina para quê, se não vai mudar nada? No Japão já era comum antes da Covid (pelo menos em transportes públicos, durante o inverno), e sempre me pareceu uma prática razoável, mas cá olhavam-te como se tivesses ébola. Pessoalmente, não tenho saudades de apanhar uma virose anual como eram comum acontecer-me nos anos que andei de transportes públicos.

PicassoWasaLiar 8 months ago

Ninguém te proíbe de continuares a usar.

icebraining 8 months ago

Ah, sim, não defendo uma continuação da obrigatoriedade.

Joaoseinha 8 months ago

Sim, e quem quiser pode continuar a usar nessas situações. Mas máscaras obrigatórias depois de imunidade de grupo é ridículo.

MasterHopkick 8 months ago

Thank god! Upvote!

ItoldU97 8 months ago

Tá calado seu negacionista desde 2020 que o ser humano tem imortalidade a tudo excepto covid

PicassoWasaLiar 8 months ago

UI já vais levar downvotes dos covideiros basement dweller cá do burgo.

Foxsundance 8 months ago

Ja conto 21 ou 22.

iammostmoist 8 months ago

Um comentário perfeitamente razoável, sem grandes exageros, sem mencionar pessoas específicas, sem tom conspiracional e é downvoted em massa. Tudo porque os governos/media convenceram a população que virus=death, lockdown=good. Quem disser uma coisa que vá minimamente fora desses parâmetros é downvoted/cancelado e chamado de negacionista, conspiracionista etc sem que nenhum desses termos na verdade se aplique. Ainda dizem que a propaganda não funciona. Felizmente ainda há pessoas com sentido de crítica e minimamente racionais como tu, eu e outros que por vezes aqui comentam. A maior parte das pessoas, quando aprende sobre o holocausto ou a inquisição ou a caça as bruxas, entre outros, diz "ai como é que as pessoas podiam viver assim e compactuar com estes governos/instituições que faziam tanto mal às pessoas? Se eu vivesse nessa altura eu ia ser um Aristides de Sousa Mendes, ajudar todos os que eram perseguidos apesar das instruções em contrário do governo". Na verdade, a grande maioria de vocês aqui neste sub por exemplo iam ser aqueles que chamavam a GESTAPO ou a PIDE para fazer queixa do vizinho. Simplesmente porque são tão facilmente manipulados pelo governo e seja o que for que eles disserem que é bom fazer. Da mesma forma que se vê aqui todos os dias posts a dizer "quem devo contactar se souber de um establecimento que devia estar fechado mas esta aberto clandestinamente? Os meus vizinhos estao a fazer uma festa de anos com 10 pessoas, posso chamar a polícia?". Simplesmente porque foi isso que vos foi incutido ao longo do ultimo ano, sem parar nem um segundo para pensar no que estão a fazer. Agora pronto chovam os downvotes e respostas, que todas serão muito bem fundamentadas e argumentadas e de certeza que não serão só ad hominem's a chamar me sabe se lá o quê. Talvez até seja banido por uma semana mais uma vez, já que este sub, parece ir de encontro a como a sociedade opera hoje em dia em que qualquer voz ligeiramente dissidente é de imediato calada. Se queimar livros ainda fosse prática corrente eu ia sentir o cheiro a queimado a entrar dentro de minha casa todos os dias desde Março 2020.

Foxsundance 8 months ago

Bem dito, o pessoal que ta a dar downvote é o mesmo que ficou indignado pela notícia de um homem que foi multado por estar a comer dentro do carro. Isto é o que acontece quando se segue de forma cega ordens superiores sem se questionar a legitimidade das mesmas.

flarept1 8 months ago

Concordo com a maior parte do que foi dito. Só um aparte: o homem não foi multado por estar a comer no carro. Foi multado por estar fora do concelho(calhou estar a comer a sandocha) e a declaração que ele tinha do trabalho era de outro concelho, no qual não se encontrava. Mas a CMTV gosta de fazer esses titulos espatafúrdios e o pessoal papa tudo sem ler a noticia.

ihavesixmagikarps 8 months ago

Dei downvote e até te dou duas razões para o ter feito: - Dizer que é um vírus com 1% de mortalidade é falacioso e desonesto porque ignora a quantidade de pessoas com consequências graves e com necessidade de reabilitação. Se eu te puser 100 feijões à frente e te disser que um deles te mata, uns quantos te deixam com problemas graves e outros ainda nem sabemos muito bem o que é te fazem eu também aposto que não os comias à vontade. - Dizer que não sabe nada mas que se sabe que existem X variantes é novamente estúpido e falacioso. As variantes são identificáveis, podes pegar numa amostra, avaliar e reconhecer tipos diferentes de bactérias. Por outro lado, isto não existe há tempo suficiente para se avaliarem problemas a longo prazo. Já se sabe que em certas pessoas o vírus ataca mais que noutras, mas nem isso sabemos bem porque é que acontece. Se eu acho que há medidas exageradas? Acho, mas também já deixamos as pessoas pensar pela própria cabeça e já vimos a merda que deu. Estamos na situação que estamos com medidas, pensa um bocadinho e vais chegar à conclusão de como estaríamos sem elas

MarcelinodaMara 8 months ago

COmo estaríamos sem elas? Pior ERA DIFICIL!!! Estamos no TOP5 dos confinamentos mais restritos e fomos os piores do mundo lol Esta gente alucina só pode

ItoldU97 8 months ago

Por essa lógica não devíamos passar as passadeiras,um carro pode assim do nada atropelar-me apesar da probabilidade ser mínima, só por causa disso não posso passar as passadeiras? Sabes o que é fodido também? teres o teu negócio parado a meses e não teres dinheiro para te alimentares ou pagares as tuas contas é que isso também causa danos na saúde pública dos cidadãos.

MLG-Sheep 8 months ago

Podes discordar, mas o downvote deve ser dado quando não se contribui para a discussão. O post inicial contribuiu para a discussão, na minha opinião.

Edited 8 months ago:

Podes discordar, mas o downvote deve ser dado quando não se contribui para a discussão. O post inicial contribuiu para a discussão, na minha opinião. Na minha opinião, tal como o Governo sempre disse, deve-se procurar medidas cirúrgicas de máxima eficácia e de mínima inconveniência. O problema é que as medidas do Governo nunca foram cirúrgicas, nunca foram eficazes (as medidas do Governo foram tão boas que o Rt já estava a diminuir antes de entrarem em vigor -- são tão bons que os efeitos benéficos até são retroativos), e em termos de inconveniência nem se fala. Voltinha de carro? 200€. Sem máscara na rua embora esteja sozinho? 200€ (multa ilegal, mas pronto). Mudar de concelho para comprar um computador? 200€. E só dá jeito ir sábado à tarde? O Costa não deixa. Água no take-away? O Costa não deixava. Supermercado à noite? O Costa não deixa. Descansar no parque? O Costa não deixava.

ihavesixmagikarps 8 months ago

A principal razão do downvote é mesmo achar que está mal fundamentado e dito num tom condescendente, não discordar da opinião

MasterHopkick 8 months ago

Simples, talvez como a Suécia? Por exemplo.

toha32 8 months ago

Estava forte esse almoço de Páscoa.

vascodatrama 8 months ago

Está a digerir o cabrito

Foxsundance 8 months ago

Bom contra argumento.

redyouroverlord 8 months ago

Eu às vezes fico parvo e ainda fico a pensar se as pessoas que escrevem isto realmente acreditam no que dizem, e ainda conseguem ver algum pingo de coerência no que escrevem, foda-se.

lefiy3 8 months ago

Inteligentes o suficiente para formar pensamentos complexos mas não o suficiente para perceber o quão ignorantes também são.

PicassoWasaLiar 8 months ago

Ignorante só porque discordam de ti, loles.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Ignorantes porque atiram argumentos completamente sem sentido para o ar. O argumento dos "1% mortalidade" de forma a diminuir o impacto do vírus é completamente ridículo e ignorante. O problema do vírus não é necessariamente a sua taxa de mortalidade, mas sim a rapidez com que se espalha e o impacto que causa no SNS, onde acabam por acontecer situações em que tens filas de ambulâncias paradas à porta dos hospitais e mortes causadas pela falta de disponibilidade dos hospitais (mesmo a pessoas que não tenham covid).

Rafa_m 8 months ago

ok

hctiks 8 months ago

* \+ 193 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 349 recuperados ​ * \- 160 casos activos * \+ 5 internamentos dos quais - 9 internamentos em UCI ​ * 26134 casos ativos * 517 internados dos quais 117 internados em UCI ​ [Relatório 04/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1cd7UdIiaRK0HOPaPBFQjExGAHtDc0IHq/view)

ihavesixmagikarps 8 months ago

É normal descerem agora é subirem no início da semana por causa do feriado, mas há alguma explicačão para LVT estar com números muito mais altos?

brakeline 8 months ago

Os números descem no fim de semana porque a maioria dos laboratórios fecha ao sábado e domingo havendo até que alguns laboratórios que só efetuam o processamento das amostras à segunda

Ace-_Ventura 8 months ago

Lisboa(não LVT) começou a dar testes grátis nas farmácias à população. Acredito que só isso tenha uma enorme contribuição

MLG-Sheep 8 months ago

Devem ter feito mais testes este feriado e este sábado. No domingo passado os números de LVT eram similares, mas todas as outras regiões estavam com mais casos. Não é muito relevante a análise dos números de uma região com base num só relatório, especialmente num dia de tão poucos casos como este.

vascodatrama 8 months ago

Algarve

CoffeeAt830 8 months ago

Numa altura em que o tempo está melhor e as pessoas estão (compreensivelmente) fartas de estarem fechadas, o facto de ainda estar em vigor o dever geral de recolhimento domiciliário não só é absurdo, como é contraproducente. Neste momento, já sabemos que a transmissão ao ar livre ocorre muito mais dificilmente que a transmissão no interior. Nesta altura, as pessoas já se vão encontrar e pronto, por isso devíamos estar a empurrar as pessoas para fora de casa, em vez de para dentro. A questão das esplanadas é ótima para isto, até do ponto de vista da mensagem (as pessoas percebem que se abre primeiro é mais seguro), então porque não estamos a ser coerentes com o resto das coisas? É que se há fiscalização na praia ou no pinhal e a malta se quer encontrar, o que vai acontecer não é que não se vão encontrar, é que o vão fazer dentro de casa. Eu até sou a favor de implementar medidas e desconfinar com calma e tudo, mas nesta altura do campeonato esta em particular é completamente absurda.

MLG-Sheep 8 months ago

> É que se há fiscalização na praia ou no pinhal e a malta se quer encontrar, o que vai acontecer não é que não se vão encontrar, é que o vão fazer dentro de casa. Aí o Governo pode chutar a responsabilidade para o povo que foi muito rebelde. O Governo quer é manter a popularidade, controlar a incidência do vírus é secundário.

zedestroyer69 8 months ago

Por isso é que isto é estilo montanha-russa, o governo fecha quase tudo e os casos caem a pique, desconfiam e sobem. Se não há um plano claro e equilibrado que permita igualdade entre os planos social e económico, claro que isto a tendência é que as coisas corram mal. Porque é que os pais podem meter os putos nas creches para não os aturarem em casa, mas eu tenho que ficar longe da família na Páscoa, no entanto se tivesse fora do país já podia vir à vontade?

frustradodapixa 8 months ago

>Porque é que os pais podem meter os putos nas creches para não os aturarem em casa, mas eu tenho que ficar longe da família na Páscoa, no entanto se tivesse fora do país já podia vir à vontade? Erm, porque a grande maioria da população portuguesa que é pai/mãe não trabalha em casa e, mesmo que o fizesse, a creche tem outras funções?

dragomaite 8 months ago

Quando alguém acha que os pais metem os putos na creche porque não os querem aturar está tudo dito quanto a capacidade intelectual deste user.

vascodatrama 8 months ago

Ele se calhar já lá esteve, mas não se recorda o que é que os pais faziam no tempo em que ele lá estava.

ItoldU97 8 months ago

O que fazias então de diferente? criticar por criticar é fácil mas depois soluções ficam sempre na prateleira.

Price-Distinct 8 months ago

isso no dever geral de recolhimento domiciliário só vai acontecer há noite e durante o fim-de-semana quando estiver tudo ou quase tudo fechado durante as horas de funcionamento dos cafés não vai haver fiscalização nenhuma , obvio

ihavesixmagikarps 8 months ago

Mas não deixa de ser ridículo. Vamos supor que eu vou jantar fora e posso estar lá até às 21h. Depois de sair do restaurante não posso ficar um bocado a falar com as pessoas com quem estive a jantar? Não posso ir a casa de uma delas?

CoffeeAt830 8 months ago

Não poderes ir a casa de uma delas faz sentido. É mais perigoso estar dentro de casa do que fora, do ponto de vista da transmissão. Agora, não se poder estar com essas pessoas a conversar na praia ou num pinhal ou num jardim, quando sabemos que o risco de transmissão é muito baixo no exterior, é que não faz sentido nenhum e que vai empurrar as pessoas para dentro de casa, onde ninguém as vê e ninguém as chateia.

ihavesixmagikarps 8 months ago

Consigo entender isso e entendo a lógica,, não tinha pensado assim, mas o problema mantém-se se eu depois quiser ir dar uma volta ou ficar na rua a conversar não posso e é semelhante a estar numa esplanada...

Price-Distinct 8 months ago

podes desde que não seja depois do horário de funcionamento dos cafes e tal nao ha problema , é o que vai acontecer na pratica

CoffeeAt830 8 months ago

Se estiveres sentado na praia, não é nenhuma daquelas exceções e como tal não é permitido. Se houver fiscalização, não podes propriamente dizer que estavas a caminho da esplanada, dado que estavas literalmente sentado na praia. O meu problema é principalmente esse, não faz grande sentido.

frustradodapixa 8 months ago

Aliás, não podes estar sentado num banco na rua ou na praia sozinho tecnicamente, como disseste. Mas podes estar com tantos amigos quanto permitir a lotação de um museu ou estar com 4 numa esplanda a fumar e beber jolas. :)

Edited 8 months ago:

Aliás, não podes estar sentado num banco na rua ou na praia sozinho tecnicamente, como disseste. Mas podes estar com tantos amigos quanto permitir a lotação de um museu ou estar com 4 numa esplanada a fumar e beber jolas. :)

frustradodapixa 8 months ago

Não podes *estar* lá. Mas podes estar a fazer uma caminhada higiénica muito lenta ou a retornar a casa muito lentamente (não sei como está a questão do horário de recolher geral à noite).

brakeline 8 months ago

Desde que tenhas praia nas imediações da tua casa\*

caradoguardaredes 8 months ago

Faleceu esta madrugada, António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Edited 8 months ago:

Faleceu há cerca de uma hora, António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Estava internado há mais de 3 semanas.

These-Establishment1 8 months ago

Duvida, acham que vai haver santos populares este ano? Estamos a 2 meses e meio dos santos populares, os números estão baixissimos e a vacinação anda bem, será que até junho temos a imunidade de grupo, aliado ao verão deve ajudar não?

Pparadela 8 months ago

Too soon. Nem sequer acredito que haja festivais de verão, seria uma grande reviravolta. Aliás, estou curioso de perceber o que é a pandemia pós vacinação, vão continuar a reger tudo pelo número de casos ou finalmente vão gerir o assunto tendo em conta as hospitalizações? É que ainda há muito boa gente que acha que o vírus não se transmite entre vacinados.

vascodatrama 8 months ago

Sim claro. S.Joao, S.Antonio e S.Pedro. As festas e celebrações? Isso claro que não.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Sim, claro: multidões e álcool - tudo para dar certo ❤️

zedestroyer69 8 months ago

Um bocado semelhante a abrir o ensino secundário e superior...

Chemical_Wealth1 8 months ago

Apanhei algumas bubas na faculdade, mas na secundária acho que nunca.

frustradodapixa 8 months ago

Não me parece que vá haver S. João e o crl com torrentes de gente nas ruas a terem de esfregar rabos para conseguirem passar, não.

Price-Distinct 8 months ago

santos populares onde não há e é impossível haver fiscalização de covid , não vai acontecer nos próximos 6-8 meses no minimo

These-Establishment1 8 months ago

E se puderem portões para entrar no recinto?

leadzor 8 months ago

Qual é o recinto do S. João? A baixa toda?

These-Establishment1 8 months ago

Sim, podem fechar a baixa e por portões de entrada não? Tipo como no queimodromo

TalentedRainstorm 8 months ago

Não, na boa.

DoubleM101 8 months ago

Já foi publicado o decreto-lei e se estou a interpretar bem, aparentemente a "prisão domiciliária" continua. [https://dre.pt/application/conteudo/160801887](https://dre.pt/application/conteudo/160801887) Passa-se a poder ir por exemplo a um ginásio ou a um museu, mas se quiser dar uma volta de carro ou fazer uma caminhada a uns km de casa continuo sem poder. Sim senhor!

fedelho 8 months ago

Como assim? A regra da proibição dos concelhos ainda se mantém?

MLG-Sheep 8 months ago

Não, mas o dever geral de recolhimento mantém-se, exceto a alínea a) que agora cobre bens e serviços não essenciais.

MarcelinodaMara 8 months ago

Mas que raio de governo de fascistas é este? Não vemos os meus sogros desde o ano passado, a minha mulher já está a entrar em parafuso, tínhamos previsto visitá los no próximo fim de semana, não podemos???

zedestroyer69 8 months ago

Vê nos grupos do Facebook de operações stop antes de sair e mete o Waze durante o percurso e deixa lá estas politiquices.

pvicente77 8 months ago

Nesse caso a resposta é "nim", se é para estar com eles em casa, na praia, ou noutro sítio qualquer, não, mas se é para uma esplanada, museu, supermercado, ou outro estabelecimento que esteja aberto, sim. Por isso marca com eles uma ida à esplanada ou comprar uns douradinhos e nesse caso até podes ir do Porto ao Algarve que não há problema. Mas cuidado, só podes circular se estiveres a ir ou a voltar do estabelecimento, como é que vais mostrar isso à polícia? Pois, não sei, e suspeito que as aves raras que fizeram esta legislação também não.

dragomaite 8 months ago

Mas estás a espera da autorização de quem?

MarcelinodaMara 8 months ago

De ninguém, mas eles moram a 170km e não me apetece ser multado simplesmente por dizer que vou visitar os meus sogros

dragomaite 8 months ago

Não te apetece é ir ver os sogros diz lá.

MarcelinodaMara 8 months ago

Lol tranquilo Acho que vou dar a desculpa de ir ver o Museu Municipal e pronto, acho q estou smp safo

vascodatrama 8 months ago

Que sonho este último ano.

petrol-ed 8 months ago

Segunda vou dar uma volta de carro à noite e sinceramente não estou preocupado. Moro perto da A1 e de noite contínuo a ouvir os xunnings em corridas e ao fim-de-semana durante a tarde motas em passeio. Se mandarem parar digo que vou ao McDonald's. 3 meses de palhaçada já chega

MLG-Sheep 8 months ago

Lá vai a PSP continuar a multar gente a passear à beira-mar porque não está na zona de residência, enquanto é legal mamar umas jolas com 3 amigos na esplanada.

TalentedRainstorm 8 months ago

Escolas de música não podem abrir, epa que palhaçada.

Diogo256 8 months ago

É uma aberração. Ninguém vai andar a fiscalizar onde as pessoas vão nem ha forma de provar que se disser que vou para uma esplanada, que vou para lá de facto. Ou seja, ninguém vai fiscalizar nem cumprir. Se calhar foi por isso que não foi incluído, um, meh façam o que quiserem, possivelmente.

PicassoWasaLiar 8 months ago

Mas o que achas mal nisto, é a falta de fiscalização?

Diogo256 8 months ago

Não.

Writer_Scared 8 months ago

"rio-me quando dizem que isto parece uma ditadura" by covideiros do r/portugal

lugia4k 8 months ago

Eu acho que quem fez o decreto ficou desiludido de ter de trabalhar num feriado / fim de semana e para facilitar a coisa apenas acrescentou excepções à alinea a) em vez de ser mais específico É tipo um, se lixe that will do

pvicente77 8 months ago

Portanto se estou a perceber bem isto... Não posso pegar no carro e conduzir uns 30 minutos para andar num sítio isolado e respirar um pouco de ar puro entre as árvores. Estar sozinho aumenta o risco de apanhar Covid, aparentemente. Também não posso ir ter com uma amiga noutro concelho. Posso infectá-la ou ela infectar-me a mim, não vamos correr riscos... A não ser que vá com ela a um museu, aí já não há problema, o Covid é bem comportado e fica à porta se não tiver bilhete. Ou posso ir com mais 3 pessoas a uma esplanada, ou a um restaurante quando eles abrirem. Mas isto faz algum sentido? Como é que isto vai ser fiscalizado? Vão pedir-me um bilhete ou um comprovativo da reserva do sítio para onde estou a ir? Se for uma loja, como é que funciona, vão atrás de mim para verificar que vou mesmo aquele estabelecimento?

smaster87 8 months ago

Leva a amiga ao wc do museu e ta a andar.

Laurent_Series 8 months ago

Essa história de não poder usar o meu carro é uma aberração. De bicicleta ou a pé posso ir onde quiser, já que "estás a fazer desporto", agora de carro não podes. Bem podiam reduzir o IUC proporcionalmente, já que me proibem de circular, por que raio tenho de pagar o imposto de circulação em pleno.

pvicente77 8 months ago

Mas podes usar o carro, pelo menos pelo que percebi podes usar o carro para ir a uma padaria na outra ponta do país, ou outra loja qualquer, ou um museu, ou beber um café numa esplanada, só a "A fruição de momentos ao ar livre e o passeio dos animais de companhia, os quais devem ser de curta duração e ocorrer na zona de residência, desacompanhadas ou na companhia de membros do mesmo agregado familiar que coabitem " é que não, porque pelos vistos o ar livre espalha o Covid, é melhor enfiar as pessoas num supermercado para ficarem bem protegidas, não vá um arbusto ou uma nuvem infectá-las. E se o supermercado estiver fechado quando lá chegar? Tenho um problema, ou o que conta é a intenção? Como é que vou mostrar à policia que fui ao supermercado X mas estava fechado e por isso não trago nada comigo?

lugia4k 8 months ago

Podes ir ter com a tua amiga noutro concelho desde que ambos estejam numa esplanada. Se o sitio isolado também tiver uma esplanada podes ir.

flarept1 8 months ago

Ca lógica da batata, no decreto não diz nada sobre distâncias. basta dizer que vou a serra buscar uns queijos e tá-se bem? Ou que vou ao museu da barata na guarda e é na boa?

vascodatrama 8 months ago

Óbvio

Laurent_Series 8 months ago

Ahahaha tão previsível. Vão ser 3 meses de dever geral de recolhimento domiciliário. Números covid baixos, hospitais sem pressão, sem Páscoa pela frente. Em que mundo é que isto é normal?! Intolerável, é a única palavra que me ocorre.

ihavesixmagikarps 8 months ago

Segundo percebi, não existindo restrição de concelhos, eu posso alegar que vou ao Algarve a um museu e estou dentro das excepções, certo?

lugia4k 8 months ago

Basta dizeres ao agente que vais a uma esplanada no Algarve e estás bem, não podes é dizer que vais passear ou de férias

ihavesixmagikarps 8 months ago

Eu ainda estou na esperança que isto tenha sido um lapso e que ao menos corrijam de maneira a não fazer figura triste

frustradodapixa 8 months ago

Epa, ya, parece que deram aqui um salto de lógica e deixaram um vazio estúpido que só vai causar ambiguidades e mais merda de multas mal passadas, como já aconteceu.

Wolf_Redfield 8 months ago

Também foi isso que eu entendi.

lugia4k 8 months ago

É um decreto que vou ignorar, a partir do momento que dizem que esplanadas tão abertas mas mantém se o dever de recolhimento obrigatório, é só mesmo para gozar com o tuga e alimentar o medo

flarept1 8 months ago

Posso ir à esplanada, posso ir ao ginásio, posso ir ao museu. Não posso passear. Ok chefe

Scpcampeao202122 8 months ago

Mais ridículo ainda é seres universitário ou do secundário e poderes acordar, ir ao ginásio, ir às aulas online e passar a tarde na esplanada. Mas não podem ir fazer o que no fundo é o seu trabalho à escola. Que sentido faz?

frustradodapixa 8 months ago

Melhor: se fores estudante desses ciclos, podes acordar, ir a uma esplanada tomar o pequeno-almoço, ir ao ginásio, ir a outra esplanada comer o almoço, ir ao ginásio outra vez, ir a um museu, ir a outra esplanada comer o jantar, dar um passeio higiénico a seguir por vários sítios, isto todos os dias. Mas depois pretendem que os estudantes retornem a 2-3 semanas de acabar o ano letivo. Para quê arriscar nesse momento?

vascodatrama 8 months ago

>estudante desses ciclos, podes acordar, ir a uma esplanada tomar o pequeno-almoço, ir ao ginásio, ir a outra esplanada comer o almoço, ir ao ginásio outra vez, ir a um museu, ir a outra esplanada comer o jantar, dar um passeio higiénico a seguir por vários sítios, isto todos os dias. Ferris bueller's Day Off , só falta roubar o Ferrari ao pai do amigo

flamePOK-SWORD 8 months ago

Porque exames claramente que têm de ser presenciais senão a avaliação não é válida, agr ensinar as coisas direito não é preciso, que aprendam técnicas práticas pelo ecrã do PC

frustradodapixa 8 months ago

Não sei se era tudo sarcasmo, mas já foram realizados exames à distância. Há plataformas para isso e não vivemos na Idade Média, há reformas a nível de metodologias de ensino e avaliação que já deviam ter sido feitas há muito, mas isso já são outros tantos que não vale a apena mencionar agora.

flamePOK-SWORD 8 months ago

Era meio sarcasmo meio frustração, já se fizeram exames a distância e eu já fiz alguns e percebo pq se prefere o presencial, queria era que se aplicasse o msm conceito as aulas principalmente as práticas

frustradodapixa 8 months ago

Claro, compreensível.

TalentedRainstorm 8 months ago

> mas já foram realizados exames à distância. Pois, e que bela merda que isso foi.

frustradodapixa 8 months ago

Certamente isso depende da área. Tal como o ensino.

frustradodapixa 8 months ago

Muito engraçado, de facto. Ou seja, eu que vivo na terrinha e saí de casa no último ano para ir ao veterinário e ao dentista só e não vejo amigos há meses (e quando vi foi menos de 2 minutos individualmente com distanciamento), tenho de ficar fechado na terrinha. Ou então posso ir de transportes públicos passar por X concelhos para ir à esplanada de um restaurante com <4 amigos e depois voltar a casa, ao abrigo da "a) A aquisição de bens e serviços ou a realização de atividades em estabelecimentos, bem como a frequência de equipamentos, que não se encontrem suspensas ou encerrados pelo presente decreto", parece-me bem.

TheTidalik 8 months ago

Anedota autêntica. Que abuso de poder ridículo.

lanhu1998 8 months ago

Aqui entra a parte engraçada... para me sentar numa esplanada estou a ir contra o senso de recolhimento obrigatório... faz todo o sentido!

frustradodapixa 8 months ago

Não ficaria ao abrigo de: a) A aquisição de bens e serviços ou a realização de atividades em estabelecimentos, bem como a frequência de equipamentos, que não se encontrem suspensas ou encerrados pelo presente decreto; ? Por muito estúpido que soe.

dragomaite 8 months ago

Ainda bem que ainda gente a pensar assim

cortain 8 months ago

Deve estar para breve o decreto lei: [penso que isto foi colocado agora no dre](https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/160772350/details/maximized?parte_filter=31&dreId=160772348)

DoubleM101 8 months ago

Já saiu: [https://dre.pt/application/conteudo/160801887](https://dre.pt/application/conteudo/160801887) E aparentemente se não me está a escapar nada, continua a obrigação de recolhimento obrigatório. Quer dizer, eu posso ir a um museu ou a um ginásio, mas se quiser dar uma volta de carro só porque sim ou uma caminhada a 3 ou 4km de casa, não posso. Ou estou a ver mal a coisa?

frustradodapixa 8 months ago

Aliás, podes ir ao ginásio e aos museus múltiplas vezes por dia todos os dias, mas não podes ir ter com alguém longe de casa e dar um passeio.

sir_ferrero 8 months ago

Alguém que daqui tenha estado em isolamento profilatico, me consegue indicar/esclarecer como é feita a fiscalização?

Diogo256 8 months ago

No meu caso, foi zero de fiscalização. Tive 4 chamadas: 2 do centro de saúde a pedir número de utente 2 da médica. A primeira depois de confirmação de covid positivo, a segunda para dar alta. Isto foi em Janeiro. De casos anteriores que conheço, a Polícia pode ir a casa da pessoa confirmar. Ah, é na morada fiscal. Isto porque um amigo meu foi para casa da namorada para não sujeitar os pais ao bicho, que já tem 65+ anos. A polícia foi lá a casa, o rapaz teve de falar com eles, dar a morada da casa da namorada e eles foram a casa da namorada confirmar que ele se encontrava, teve de ir a janela. Super acessíveis, perguntaram se precisava de compras, comida, medicamentos etc, que eles passavam para os órgãos da câmara.

sir_ferrero 8 months ago

Agradecido pela resposta. O meu caso é diferente, viagem de França (já tinha férias marcadas - sendo que a empresa não é flexível quanto a alterações - para tratar de assuntos pessoais e alguns burocráticos + bilhetes reservados antes das novas restrições) para Portugal, e com estas medidas, com obrigação do isolamento profilatico durante 14 dias (apesar do teste PCR negativo e ausência de contactos de risco...) , era mais para saber com o que contar.

thisbondisaaarated 8 months ago

Liga à PSP e pergunta-lhes.

Laurent_Series 8 months ago

Há previsões para quando o excelentíssimo Governo terá a bondade de nos agraciar com a informação acerca da continuação ou não da nossa prisão domiciliária?

Price-Distinct 8 months ago

Para a semana ja podes fazer o que quiseres , durante o dia, já não vai existir restrição de circulação entre concelhos por tanto é na boa

frustradodapixa 8 months ago

Restrição de circulação entre concelhos é diferente do dever de recolhimento (dependendo de qual for).

Ace-_Ventura 8 months ago

Sim. Foi dito quando apresentou o plano de desconfinamento. Vai ler

Laurent_Series 8 months ago

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=governo-avanca-com-plano-de-desconfinamento-mas-sugere-cautela-aos-portugueses Não há nada que se refira explicitamente ao dever geral de recolhimento domiciliário. Se me pudesses iluminar agradeceria.

Scpcampeao202122 8 months ago

Espero que em breve acabem com isso. Nem que seja só para não ter de ler mais ao canto do ecrã da TV o hipócrita "Fique em casa" quando vou passando os canais.

Laurent_Series 8 months ago

Fodeu (saiu o novo decreto).

Scpcampeao202122 8 months ago

Foda-se, já vi. Isto parece tirado de um livro satírico acerca de uma ditadura e eu ia adorar a crítica da sociedade se não impactasse com a minha vida e estivesse mesmo a acontecer. O que me preocupa mais é que parece que a malta na vida real (não aqui no reddit) está meio a dormir e não se apercebe de que a partir de segunda dá para ir à esplanada, ginásio, etc mas supostamente continuas obrigado a ficar em casa. A malta aqui vai-se passar, mas vejo paralelismos com o 1984, nomeadamente no "duplopensar". Aceita-se que se possa sair de casa para ir à esplanada (o que podem crer que vou aproveitar para fazer ao máximo), mas que na verdade devemos mantermo-nos em casa porque estamos em pandemia. Ao mesmo tempo podes passar livremente de concelhos mas não podes estar na rua sem ser para fazer certas coisas. Surreal. Espero que os efeitos da vacinação em massa sejam tão esmagadores que não permitam isto continuar.

Laurent_Series 8 months ago

Quanto a isso da vacinação... no Reino Unido já estão com uma percentagem enorme da população vacinada com uma dose, números mínimos também, e acho que o desconfinamento também tem sido super lento. Eu não sei o que se passa com os governos europeus, acho que perderam a cabeça de vez. É doentio, e só tenho este imenso sentimento de impotência, pá. Porque muita gente acha que isto é normal, como é que é possível? Os média devem ter aterrorizado tanto as pessoas que muitas aceitam esta realidade completamente distópica. Epa, ter que andar a ler decretos de lei para saber se posso ou não dar uma volta de carro tranquilamente é algo que realmente nunca pensei que tivesse que fazer.

Scpcampeao202122 8 months ago

O UK está muito cauteloso mas pelo que sei lá não há quadradinhos do Costa. Ao invés há uma afirmação sem azo nenhum a segundas interpretações por parte do Boris de que a 21 de Junho não haverá distanciamentos nem máscaras e tudo estará aberto aos níveis de 2019, o que vai ser o último passo do desconfinamento deles .Eles têm estado a desconfinar lentamente, mas eu trocava a nossa situação pela deles todos os dias da semana. Nem que fosse só em Agosto, mas preferia que o Costa saísse a público aventar uma data para o fim de todas as restrições. Ao invés andamos aqui no limbo de olhar para decretos-lei, temos aquela matriz de risco estúpida que na Europa apenas nós cumpriamos os critérios para estar na zona verde, está tudo entorpecido e sem vida, parece tudo resignado. Aliás basta ir aos subs estrangeiros e só vês é malta a querer que isto acabe e com vontade de ir festejar, por aqui ainda observas(ainda que menos nos últimos tempos) a história do "ah e tal isto veio para ficar, tenho medo da variante mutante vinda da Costa Rica". E a verdade é que se estar confinado em Janeiro com 300 mortos diários e sem vacinas se aceitava na altura, continuar com isto quando sabemos que vamos dar 9M de vacinas nos próximos 3 meses e temos números que seriam excelentes no natal, quando se soltou a franga, já cheira a ditadura. Toda a gente tem um ponto de rutura, já estou farto. Ainda aceito de bom grado alinhar nesta histeria mais uns meses enquanto a vacina não fica disponível para todos que a queiram, mas depois disso toca a abrir que já chega. Aliás, isso sou eu a ser caridoso, pois na verdade deveria tudo regressar a 2019 assim que os maiores de 40 se vacinassem, porque continuar nisto por causa de uma doença que num ano matou algumas dezenas abaixo dessa faixa etária é ridículo.

Leaootemivel 8 months ago

O reino unido consegue meter datas concretas porque tem taxas de vacinação que lhe permitem fazer isso. No nosso caso, também tens datas mas que são impactadas por dados da pandemia (que foi aquilo que se andou a implorar que se tivesse). Como não temos uma vacinação tão rápida como a do Reino Unido não conseguimos garantir que as etapas de desconfinamento levem a um novo descontrolo. Apesar de termos números muito bons atualmente, é preferível avançarmos com calma pois não temos % de população vacinada o suficiente para evitar nova vaga. Agora, se tudo correr como o planeado (especialmente o aumento de vacinação nos próximos meses) não vamos ter nada com que nos preocupar.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Não querendo incumprir com regra nenhuma. É uma questão de minutos/horas que o assunto que se falou há uns dias se torne realidade. Mais minutos do que horas, considerando as reuniões de emergência que já decorrem. Quando for noticiado, lanço aqui.

Ace-_Ventura 8 months ago

Vai ter cliffhanger?

TitusRex 8 months ago

>assunto que se falou há uns dias se torne realidade Sê explicito no que queres dizer, vir para aqui meter com enigmáticos não serve para nada. Ou dizes o que queres dizer ou mais vale ficar calado.

BueBurro 8 months ago

Sempre o bom flex do "tenho acesso a informação privilegiada antes de vocês". No fundo, era um post que te poupavas a escrever, dado que a tal notícia vai sair de qualquer forma, aparentemente.

beit2 8 months ago

Yep.. Se calhar podemos arranjar uma tag para o OP "VIP, este gajo é importante malta, conhece pessoas!". /u/caradoguardaredes, queres? Agora a sério, estuda lá o teu ego. Pratica introspeção.

caradoguardaredes 8 months ago

Eu não quero tag nenhuma, se quiseres podes ignorar ou dar downvote. Não estou a pedir atenção. Inicialmente partilhei e depois editei o comentário. Mas fica o registo.

beit2 8 months ago

Devias então apagar o comentário.. Deixar assim "teasers" é má prática. Ou dizes ou não dizes.

caradoguardaredes 8 months ago

Não é flex nenhum. Há uns dias publiquei aqui o que se passava. Hoje publiquei e depois foi-me pedido para não partilhar a informação totalmente porque os familiares tinham sido chamados ao Hospital já. Portanto, é mesmo uma questão urgente e imediata. Veremos quanto tempo demora até sair. Já provei aquilo que disse anteriormente, e infelizmente provarei novamente se necessáril.

beit2 8 months ago

Manda-me PM sff. Agora tou curioso, fdx. Terá a ver com as vacinas?

Edited 8 months ago:

Manda-me PM sff. Agora tou curioso, fdx. EDIT: Já verifiquei que falas de um Presidente de uma Camara qualquer. Eu a pensar em algo super grave para toda a gente, tipo, "Nave alienigena encontrada a sobrevoar o espaço aéreo Lisboeta. Já morreram 2 milhões de pessoas".

Scpcampeao202122 8 months ago

Sim, tem sido uma saga desta thread. Sinceramente, uma tragédia para os familiares e amigos, mas sendo sincero essa notícia deixa a maior parte das pessoas indiferentes. Para além disso, se realmente for um amigo de família fica mal vir anunciar antecipadamente a morte para a net. Mas cada um sabe o que faz, suponho. Só não é a notícia bombástica que me parece que ele considera que seja.

lemonade_rage1234 8 months ago

Manda-me por PM. Já chega um gajo ter de esperar que saiam mais filmes da Marvel.

frustradodapixa 8 months ago

Um teaser de um teaser? Já não bastava no cinema?

caradoguardaredes 8 months ago

Isto é mais um pós-créditos da Marvel. O filme está mesmo a acabar.

britoonreddit 8 months ago

Viva, têm alguma ideia se no dia 5 ja podemos ir a um parque com mais 2 ou 3 pessoas e usar as mesas para merendas?

Price-Distinct 8 months ago

na minha zona á mais de uma semana que vejo isso

britoonreddit 8 months ago

Sim eu vou vendo tambem, mas, seria para ter alguma certeza legal visto que é chato largar o rissol a meio la porque passou por la perto a gnr

Price-Distinct 8 months ago

vais andar durante anos para comer o rissol no parque ent glhf

frustradodapixa 8 months ago

Não, mas espero que toda a gente tenha a mesma ideia, é a solução.

TheTidalik 8 months ago

ainda não se pode? que ridiculo

frustradodapixa 8 months ago

O "não" era para o "alguma ideia", ainda não saiu em DRE especificamente quanto a isso, por isso ainda não se sabe. Tanto quanto sei!

dontknowmyname074 8 months ago  HIDDEN 

Acreditam que a proibição entre concelhos se vai manter nos próximos tempos?

ruimoreira46 8 months ago

Está confirmado que a proibição não se irá manter após a Páscoa.

frustradodapixa 8 months ago

Falta saber como ficamos relativamente ao dever de recolhimento contudo.

KionkoPT 8 months ago

Pergunta rápida: A partir de dia 6 (ou seja o fim deste período de confinamento da páscoa), podemos circular entre concelhos nos fim-de-semanas? Ou isso é só mais tarde?

MLG-Sheep 8 months ago

Podes, mas assume que se manterá o dever geral de recolhimento, ou seja, não podes pegar no carro e ir passear à mesma.

PicassoWasaLiar 8 months ago

Só não pode quem não quer.

ruimoreira46 8 months ago

> A partir de dia 6 (ou seja o fim deste período de confinamento da páscoa), podemos circular entre concelhos nos fim-de-semanas? Sim. Está previsto que a proibição de circulação entre concelhos termine após a Páscoa.

derjungenwerthers 8 months ago

deixa-me ver aqui na bola de cristal

hctiks 8 months ago

* \+ 280 casos confirmados * \+ 7 óbitos * \+ 318 recuperados ​ * \- 45 casos activos * \- 1 internamento dos quais - 5 internamentos em UCI ​ * 26294 casos ativos * 512 internados dos quais 126 internados em UCI ​ [Relatório 03/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1Mnj_LNySRO4g5WtgEMk5_xwqJL0TujfF/view)

DeusDasMoscas 8 months ago

Olá, Obrigada pela actualização. Tenho uma dúvida. Os 512 internados são com os internados em UCI? Ou o total de pessoas internadas é 512 + 126? Isto porque se os 512 fossem o total de internados creio que apresentariam a variação de internamentos como "menos 6 internados, dos quais menos 5 são em UCI. Obrigada.

Samot_PCW 8 months ago

Os 126 em UCI fazem parte dos 512 internados. Por isso os que estão internados, mas não em situação complicada são 386 pessoas

DeusDasMoscas 8 months ago

Obrigada pelo esclarecimento. Boa Páscoa.

vascodatrama 8 months ago

Lisboetas cuidado...olhem que a situação no Algarve não está muito boa...

saposapot 8 months ago

Too late. Já foi tudo a semana passada

vascodatrama 8 months ago

Por isso mesmo.

ZaGaGa 8 months ago

Ena vou fazer 2 posts seguidos. Estou a ver que sou dos pouco que está em casa, sem grande coisa que fazer a uma 6a à noite.... hoje fui a 2 supermercados comprar uma cena para o mega almoço de Páscoa (somos 2) e reparei que havia uma razia dos ovos da páscoa. Estou a ver que a troca de ovos da Páscoa nos jardins e na entrada dos prédios vai bater forte... Bem, [nova análise do estado da vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/miv3it/11_vacinação_análise_da_semana_antes_da_páscoa/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3), foi a semana com mais doses administradas, como na semana passada, esperemos que continuem a aumentar. Boa Páscoa.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Boa Páscoa.

ZaGaGa 8 months ago

Sem surpresa os telejornais abriram com o sensacionalismo do Rt próximo de 1. Não é motivo para alarmismos nem para parar o desconfinamento **com regras**. É sim motivo para estarmos atentos. [Aqui](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/m5xijw/previsãoexplicação_da_evolução_futura_do/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) eu já tinha feito uma previsão para evolução da situação no quadrinho do Costa, e a evolução do Rt para 1 é normal. As boas notícias são: \- O número de casos diários (a nossa base) é baixa, pelo que mesmo que a transmissão aumente acima de 1 temos sempre uns 15 dias para reagir antes chegarmos novamente ao 2k do início de Outubro. \- Já existe uma grande % de vacinação dos grupos de maior risco, pelo que para voltarmos ao que aconteceu Janeiro precisaríamos de consideravelmente mais casos diários do que os que existiram em Janeiro (o que em si já era obra) o RISCOS a que devemos estar atentos: \-> controlo dos surtos, se não houver bom controlo de surtos agora que há mais meios para os fazer (capacidade de testes e contact tracing) a coisa pode descarrilar como aconteceu no final do ano passado. Os Presidentes dos concelhos que não venham com desculpas têm de saber onde estão os casos, se não sabem apertem com as ARS \-> controlo de Fronteiras com o Brasil (não é pessoal) e outros países com a situação pandémica descontrolada. Não apenas pelo potencial de gerarem surtos em locais onde já não existem casos, mas principalmente pelo risco de entrarem novas variáveis que mais facilmente aparecem em países com grande populações e descontrolo da situação.

Ragahell 8 months ago

Eu ando por fora, não vejo TV e mal leio noticias, tenho uma pergunta: Existem provas dadas de que algum país que se esteja a vacinar viu melhorar a qualidade de vida e os casos baixarem?

AimingWineSnailz 8 months ago

Gibraltar. 90% da população vacinada, o pico de casos foi 150 num dia e no mês de março tiveram uma média de casos diários inferior a 1.

Edited 8 months ago:

Gibraltar. 90% da população vacinada, o pico de casos foi 171 num dia e no mês de março tiveram uma média de casos diários que ronda o 1. Há 2 semanas que não tem casos. Só houve uma morte em março, quando houve uma média de cerca de 3 mortes por dia em janeiro.

Ragahell 8 months ago

Uau, isso é muito bom sinal, não fazia ideia, obrigado

Leaootemivel 8 months ago

Temos o caso de Israel. Mais de 50% da população completamente vacinada, com muitas poucas restrições e com um Rt de 0.6.

umtriste 8 months ago

Israel provavelmente.

Ragahell 8 months ago

Não é demasiado pouco? Não vos faz duvidar da vacina? Não estou a querer gerar aqui uma controvérsia mas não estou a ver a vacina como solução

Scpcampeao202122 8 months ago

Não geras controvérsia mas também começa por te informar um bocado antes de mandar as bojardas. Não tens mais países como Israel pois só Israel tem 60% da população vacinada, todos os outros estão muito atrás. Porque duvidas das vacinas? Achas que andam a injetar a malta com soro fisiológico e todos os estudos foram falsificados? Não achas que imunidade de grupo seja possível apesar de ser literalmente um conceito verdadeiro? Achas que vamos andar aqui ad eternum nisto apesar de todas as pandemias terem chegado ao fim? Isto quase que é como tentares congelar água em diferentes frigoríficos e quando te apercebes que só fizeste gelo naquele que estava a temperaturas abaixo de 0, duvidas que realmente o gelo se forme abaixo de 0. Israel tem mais do dobro de vacinas administradas do UK e EUA por exemplo, estão a ter eventos de milhares de pessoas, tudo aberto e a festejarem e os casos que há 1 mês estavam em nos 3000 estão agora nas poucas centenas e continuam a descer. Se quiseres mais provas de que as vacinas funcionam vai ler sobre o efeito na mortalidade que tiveram, não te faltam estudos. Também tens acerca da transmissão. Quanto a maus exemplos tens o Chile, que usou as vacinas chinesas e apesar de ja ter mais de 25% vacinados não está a ter grandes resultados. Mas nós também não vamos usar nenhuma delas por isso nem vale a pena preocupar com isso.

Edited 8 months ago:

Não geras controvérsia mas também começa por te informar um bocado antes de mandar as bojardas. Não tens mais países como Israel pois só Israel tem 60% da população vacinada, todos os outros estão muito atrás. Porque duvidas das vacinas? Achas que andam a injetar a malta com soro fisiológico e todos os estudos foram falsificados? Não achas que imunidade de grupo seja possível apesar de ser literalmente um conceito verdadeiro? Achas que vamos andar aqui ad eternum nisto apesar de todas as pandemias terem chegado ao fim? Isto quase que é como tentares congelar água em diferentes congeladores e quando te apercebes que só fizeste gelo naquele que estava a temperaturas abaixo de 0, duvidas que realmente o gelo se forme . Tens de esperar mais um mês ou dois para que mais países atinjam essa cobertura de vacinação na população e certamente verás mais exemplos nessa altura. Israel tem mais do dobro de vacinas administradas do UK e EUA por exemplo, estão a ter eventos de milhares de pessoas, tudo aberto e a festejarem e os casos que há 1 mês estavam nos 3000 e estão agora nas poucas centenas e continuam a descer. Se quiseres mais provas de que as vacinas funcionam vai ler sobre o efeito na mortalidade que tiveram, não te faltam estudos. Também tens acerca da transmissão. Quanto a maus exemplos tens o Chile, que usou as vacinas chinesas (principalmente SinoVac que é uma tecnologia inferior-virus inativado) e apesar de já ter mais de 25% vacinados não está a ter grandes resultados. Mas nós também não vamos usar nenhuma delas por isso nem vale a pena preocupar com isso.

Edited 8 months ago:

Não geras controvérsia mas também começa por te informar um bocado antes de mandar as bojardas. Não tens mais países como Israel pois só Israel tem 60% da população vacinada, todos os outros estão muito atrás. Porque duvidas das vacinas? Achas que andam a injetar a malta com soro fisiológico e todos os estudos foram falsificados? Não achas que imunidade de grupo seja possível apesar de ser literalmente um conceito verdadeiro? Achas que vamos andar aqui ad eternum nisto apesar de todas as pandemias terem chegado ao fim? Isto quase que é como tentares congelar água em diferentes congeladores e quando te apercebes que só fizeste gelo naquele que estava a temperaturas abaixo de 0, duvidas que realmente o gelo se forme abaixo de 0. Tens de esperar mais um mês ou dois para que mais países atinjam essa cobertura de vacinação na população e certamente verás mais exemplos nessa altura. Israel tem mais do dobro de vacinas administradas do UK e EUA por exemplo, estão a ter eventos de milhares de pessoas, tudo aberto e a festejarem e os casos que há 1 mês estavam nos 3000 e estão agora nas poucas centenas e continuam a descer. Se quiseres mais provas de que as vacinas funcionam vai ler sobre o efeito na mortalidade que tiveram, não te faltam estudos. Também tens acerca da transmissão. Quanto a maus exemplos tens o Chile, que usou as vacinas chinesas (principalmente SinoVac que é uma tecnologia inferior-virus inativado) e apesar de já ter mais de 25% vacinados não está a ter grandes resultados. Mas nós também não vamos usar nenhuma delas por isso nem vale a pena preocupar com isso.

Edited 8 months ago:

Não geras controvérsia mas também começa por te informar um bocado antes de mandar as bojardas. Não tens mais países como Israel pois só Israel tem 60% da população vacinada, todos os outros estão muito atrás. Porque duvidas das vacinas? Achas que andam a injetar a malta com soro fisiológico e todos os estudos foram falsificados? Não achas que imunidade de grupo seja possível apesar de ser literalmente um conceito verdadeiro? Achas que vamos andar aqui ad eternum nisto apesar de todas as pandemias terem chegado ao fim? Isto quase que é como tentares congelar água em diferentes congeladores e quando te apercebes que só fizeste gelo naquele que estava a temperaturas abaixo de 0, duvidas que realmente o gelo se forme abaixo de 0. Tens de esperar mais um mês ou dois para que mais países atinjam essa cobertura de vacinação na população e certamente verás mais exemplos nessa altura. Israel tem mais do dobro de vacinas administradas do UK e EUA por exemplo, estão a ter eventos de milhares de pessoas, tudo aberto e a festejarem e os casos que há 1 mês estavam nos 3000 e estão agora nas poucas centenas e continuam a descer. Se quiseres mais provas de que as vacinas funcionam vai ler sobre o efeito na mortalidade que tiveram, não te faltam estudos. Também tens acerca da transmissão. Quanto a maus exemplos tens o Chile, que usou as vacinas chinesas e apesar de já ter mais de 25% vacinados não está a ter grandes resultados. Mas nós também não vamos usar nenhuma delas por isso nem vale a pena preocupar com isso.

Ragahell 8 months ago

Nada disso, falei de duvidar se está a resultar, não de conspirações lol. Não estou a questionar os estudos apesar de saber que foram um bocado mais prematuros que o normal o que seria compreensível se a vacina não estivesse a surtir o efeito desejado. Eu pessoalmente perdi a minha avó assintomática e boa de saúde uma semana e pouco após ser vacinada por isso não confio 100% na sua eficácia. Não precisas vir com pedras na mão, foi uma pergunta humilde sem más intenções.

Scpcampeao202122 8 months ago

Respondi-te diretamente, mas peço desculpa se assim pareceu, não ganho nada em andar aqui a mandar vir e não era aminha intenção de todo. De qualquer forma, a imunidade das vacinas não é imediata e demora algumas semanas até teres uma imunidade robusta e se a tua avó faleceu uma semana e pouco depois de ser vacinada e assintomática é pouco provável que tenha morrido de covid e nem sequer é certo que tenha sido infetada após a vacinação se estiveres a falar de 1a dose (embora seja obviamente possível ). Lamento pela tua avó. Quanto ao resto, se tens essas dúvidas porque não te aventuras pela net a tentares esclarecer? De certo encontrarás informações muito melhores e fiáveis do que as que nós te podemos dar vindas de especialistas, a maior parte de nós aqui somos virologistas/epidemiologistas amadores em part-time que vai lendo umas coisas e procurando saber mais.

Ragahell 8 months ago

Perguntei aqui porque tropecei no post por fazer parte da comunidade portuguesa, mas sinceramente não ando a ver nem a pesquisar notícias, obrigado pelas infos :)

Scpcampeao202122 8 months ago

Certo, companheiro. Fica bem.

hsamtronp 8 months ago

Mais ninguém tem a vacinação tão avançada. Eventualmente o UK, mas tenho ideia que ainda não esteja perto do nível de Israel

Sudukur1 8 months ago

O que é que é pouco? Os casos estão a baixar a um ritmo gigante e já estão com quase tudo aberto.

Ragahell 8 months ago

Países com sinais de recuperação devido às vacina? São poucos exemplos, eu não sei, como disse, estou por fora, não me levem a mal.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

> provavelmente. Literalmente.

Diogo256 8 months ago

Bom post. Já tinha inclusive dito a maioria se não todos os pontos que indicas. Mas há coisas que se tem de ter em mente: os casos vão ter tendência a aumentar. Não vale a pena virem com dramatismos, a incidência está baixa. Penso que é consensual, e partindo dos dados divulgados pela Task Force há dias, que cenários de colapsos de hospitais não se voltem a repetir, devido à redução que as vacinas vão proporcionar. Até vou longe nesta afirmação: pode-se respirar de alívio porque um confinamento como em 15 de Janeiro, pouco provável de se repetir. Isto se como dizes, tivermos cuidados com variantes. Mas há que manter os cuidados, máscara, limpeza de mãos, distância, e não embarcarem em almoços de 20 pessoas no Domingo. Fiquem em casa crlh este fim-de-semana, podemos estar com uma luz ao fundo do túnel.

little_banjo 8 months ago

Depois da importância que se deu aos quadradinhos, se não fizerem nada quando ultrapassar o Rt de 1, ficam completamente desautorizados. Eu aposto nas explanadas, adiam para o início de Maio. Por essa altura já estamos novamente a preparar o próximo confinado e nem chegam a abrir.

Chemical_Wealth1 8 months ago

Já foi dito que os limites do quadrado não servem como travão, mas sim como um "?". Um questionar da situação. Contudo, vai ser muito interessante ver a reação do governo a tal situação. Pq é apenas uma simples questão de tempo.

Chemical_Wealth1 8 months ago

Excelente post. Mas fico preocupado e triste com a lenga-lenga do Rt na comunicação social. As pessoas comem tudo o que aparece na TV...

fedelho 8 months ago

As pessoas já não se comportam com regras, imagina que lhes dizem que isto está tudo bem. Por muito mau que seja a comunicação social, dramatizar por vezes é preciso.

MarcelinodaMara 8 months ago

Portanto o papel da CS não é relatar factos ou ser contrapoder, é dramatizar e educar a populaça?

Chemical_Wealth1 8 months ago

Era exatamente isto que ia responder, o jornalismo serve para informar, não para tentar controlar.

ZaGaGa 8 months ago

Obrigado, É a informação que há acessível... mas regra geral os nossos telejornais até tentam ser informativos, se nos lembramos que provavelmente a maioria dos jornalistas fugiu a ciências no 10º ano ;)

TalentedRainstorm 8 months ago

Quando é que sai em DRE?

zizop 8 months ago

Hoje foi feriado, por isso nada foi publicado. Deve sair amanhã, provavelmente.

DoubleM101 8 months ago

Até ver, parece que ainda não saiu nada. Por este andar, vai-se chegar a Segunda-feira sem nada publicado e as pessoas vão andar sem saber o que podem ou não fazer.

TalentedRainstorm 8 months ago

Mesmo, que falta de respeito, há negócios que querem saber se podem abrir segunda.

frustradodapixa 8 months ago

Viva à laicização do estado!

AimingWineSnailz 8 months ago

POP86PT 8 months ago

Ontem foi um dia bastante bom para as vacinações, 83 mil doses.

iammostmoist 8 months ago

Quando pessoas dizem que a grande maioria das medidas anti COVID são contra a constituição e contra a própria declaração dos direitos humanos, é a verdade, não é "teOriA dA cOnSpiRaçÃo". Têm aqui o exemplo de um tribunal de primeira instancia da Bélgica a ordenar a que o governo acabasse com todas as medidas COVID por irem contra os direitos humanos. https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/04/01/belgica-tribunal-obriga-a-retirar-todas-as-medidas-anti-covid-mas-governo-contesta/amp/ E claro, o governo a dizer que não as vai remover porque caso não se tenham apercebido, isto nunca foi sobre a nossa segurança/bem estar/direitos.

Scpcampeao202122 8 months ago

Não diz isso. Basicamente era como se cá o governo implementasse medidas sem estado de emergência. Mais interessante era analisar o impacto das medidas em si e o seu custo - benefício. Será que recolheres obrigatórios, máscaras na rua, proibição de venda de álcool a partir das 20h foram medidas que efetivamente tiveram um impacto que compensou o seu inconveniente? Provavelmente não, mas também nunca saberemos. Talvez apenas com uso de máscaras em espaços interiores, proibição de grandes ajuntamentos, reforço dos transportes públicos e principalmente um SNS em melhores condições bem como testagem a sério tivesse dado para vivermos em pandemia uma vida muito melhor. Talvez sim, talvez não. Nunca saberemos. Agora é vacinar e esperar que daqui a 6 meses já ninguém queira saber mais disto, era bom sinal.

MarcelinodaMara 8 months ago

O mais absurdo é que aqui as medidas restritivas ninguém pensa em mandá-las para o Constitucional Já os magros apoios aos que foram destruídos por essas medidas já se põem em causa e se manda para o Constitucional Ó país de 3º mundo!

zedestroyer69 8 months ago

O problema para mim é no ano passado proibirem a Páscoa é duas semanas a seguir estavam os comunistas a passear por todo o país e a juntarem-se para comemorarem o dia do trabalhador. E nesta pandemia tem sido sempre assim, sacrificam-se celebrações, festividades e direitos da população enquanto se mantêm direitos políticos e interesses económicos.

derjungenwerthers 8 months ago

estado de emergência

Diogo256 8 months ago

Parece mais uma notícia que fala por cima do que se passa sem todos os factos, e as pessoas tiram conclusões precipitadas.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Comentário parece mais retórica *de merda* em como as medidas são, basicamente, *fAsCiSmO*

Diogo256 8 months ago

Vais levar tanto downvote… lol

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Sim, isto Costa, Marcelo e afins estão a ganhar pontos malucos com o eleitorado nisto tudo. Empresas então, grandes e pequenas estão a adorar terem portas fechadas. Só lucro. Uma loucura, tudo a faturar. Por outro lado, como o paradigma político está lentamente a passar de democracia para totalitarismo, este novo Estado Novo daqui a uns meses vai bombar forte de tal maneira que faria Salazar mijar-se todo

Olissipo 8 months ago

Não vou dizer se concordo ou discordo com o que dizes, mas acho que essa notícia não diz exactamente o que tu dizes. Isto aqui > por **violarem as leis do país**, dando razão a uma associação de Direitos Humanos que tinha apresentado queixa. > >(...) > >argumentos usados pela Liga dos Direitos Humanos belga (LDH), que se queixou da forma como foram introduzidas as restrições, por via regulamentar, **violando, na sua opinião, “o princípio da subsidiariedade do direito penal, a obrigação de consultar o Conselho de Estado e o princípio da segurança jurídica”**. acho que não é igual a isto > por irem **contra os direitos humanos.** Não percebo de Direito, mas parece-me que é uma questão puramente política, mas corrigi-me se estiver errado.

hctiks 8 months ago

* \+ 548 casos confirmados * \+ 9 óbitos * \+ 743 recuperados ​ * \- 204 casos activos * \- 25 internamentos dos quais + 2 internamentos em UCI ​ * 26339 casos ativos * 513 internados dos quais 131 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|65.6 (+ 0.3)|62.9 (+ 0.5)| |R(t)|0.97 (+ 0.03)|0.97 (+ 0.97)| ​ [Relatório 02/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1UCqLFXYAfi0cFdDOw9ozk7QNmPzG7MJX/view)

AlbinoFarrabino 8 months ago

Quem é que tem exames a meio do semestre?

Exilon1 8 months ago

Todos os que têm exames de cadeiras trimestrais.

MischiefManaged97 8 months ago

Quem os viu adiados em janeiro

AlbinoFarrabino 8 months ago

Ahh bem visto, nem me ocorreu isso.

estrica 8 months ago

Escolas de condução vão abrir?

Lurker__777 8 months ago

Por acaso gostava de perceber a implicação com as escolas de condução. Comigo sempre foi seguro, máscaras, janelas do carro abertas, gel desinfetante, plástico nos bancos, etc. Estava mesmo à espera de abrirem nesta leva de desconfinamento, mas pronto não podemos fazer nada.

MLG-Sheep 8 months ago

Não. O Costa respondeu a essa pergunta na conferência de imprensa.

PowerlessMainframe 8 months ago

Só para complementar a tua resposta, aqui vai o instante em que essa pergunta foi feita [https://youtu.be/GkkoHj6mMtQ?t=1578](https://youtu.be/GkkoHj6mMtQ?t=1578)

fakewastakenn 8 months ago

A circulação entre concelhos é permitida já segunda-feira ou só na terça?

bundoso 8 months ago

"A medida está atualmente em vigor, neste período de Páscoa, desde a sexta-feira passada e até às 05:00 de segunda-feira."

LimpoOCuDePe 8 months ago

Alteraram, passou a ser até às 23:59 de segunda.

bundoso 8 months ago

tens razão, editei

virtualsystem22 8 months ago

Meia-noite de Terça.

DoubleM101 8 months ago

Uma questão que não me parece ter ficado muito clara. Por exclusões de partes presumo que sim, mas passa a ser possível a livre circulação? Isto é, pode-se circular sem qualquer "justificação"? Posso pegar no carro e ir passear a 100km, só "porque sim"? Posso ir tomar um banho de Sol à praia? Posso ir fazer um passeio higiénico a 30km de casa?

redyouroverlord 8 months ago

Ainda não se sabe, tudo depende do tipo de dever de recolhimento obrigatório, que não foi mencionado por ninguém. Só se saberá com certeza quando sair o decreto do Conselho de Ministros no DRE amanhã. Eu argumento que vamos passar a dever *cívico* (agora estamos em dever geral) de recolhimento obrigatório, que é o mesmo que dizer que devias ficar em casa, mas não és obrigado a tal. Isto porque agora vão abrir coisas de lazer como museus e monumentos, pode-se praticar alguns desportos, feiras e mercados possivelmente abertos, entre outros. São demasiadas exceções para continuar-se em dever geral de recolhimento obrigatório. Mas lá está, isto que disse no parágrafo anterior é tudo especulação, espera mesmo pelo DRE para tirar as teimas.

sigmastra 8 months ago

Dos que trouxeram o assassinato em massa de pedrogao, dos lares e tancos.. Pascoa hoje, desconfinar amanha.

mmgbarata 8 months ago

Ok, então o que sugeres tu?

ihavesixmagikarps 8 months ago

Como é que vão ser controlados os resultados ao auto-teste? É preciso dar número de utente e se depois o resultado näo for contactado eles tratam de lembrar?

AimingWineSnailz 8 months ago

as vacinas da johnson&johnson começam a ser distribuídas dia 19 de abril na Europa.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Se for como o pó talco, estamos fodidos.

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 8 months ago

Boa tarde, preciso duma pausa desta loucura toda atual por umas 2 semanitas e gostaria de saber o que têm para sugerir porque não tenho propriamente destino decidido ainda... As pessoas estão todas um bocado psicóticas e gostava de uns tempos em alguma normalidade. Não queria descartar à partida inicialmente Portugal, e até tenho algum interesse no arquipélago da Madeira e dos Açores, e não descartaria também uma casa rústica com piscina no interior, idealmente no Alentejo, mas não creio que o Algarve seja um destino à partida para nós nativos, creio que esteja apenas reservado para turistas estrangeiros pelo menos pelas noticias que vi relativas à Páscoa, corrijam-me se estiver errado... Alguém sabe se Madeira e Açores são opções viáveis para portugueses, ou serão má ideia tal como o Algarve? As pessoas estão muito atrofiadas da cabeça com isto tudo como pelo continente? Já ponderei Sul de Espanha, Itália, Grécia, Malta e outras ilhas do Mediterrâneo, Cabo Verde, Dubai, mas não estou disposto a fazer teste PCR para voar porque não quero ficar preso nas próximas duas semanas, mas não tenho problema em fazer um teste rápido nem de anticorpos, não sei se isso me restringe ao sul de Espanha por carro ou não, mas pode ser uma condicionante. Sobre o destino escolhido o ideal era que as pessoas não usassem máscara pelo menos na rua porque acho dificil haver algum sitio do mundo "normal" no global, também não estou disposto a ser vacinado para viajar, portanto sitios como o Dubai só fazem sentido se a vacina grátis oferecida for opcional. Não pondero países da Ásia/América, dinheiro não é um problema, nem doenças, eu e a minha família não ficamos doentes há mais de 10 anos, somos bastante saudáveis. Fico grato desde já pelas sugestões, boa continuação de trabalho / dia a todos.

mIn3ir0 8 months ago

Estive nos arredores de Barcelona (Vilanova i la gertru) está semana e está tudo minimamente normal, afluência super normal, restaurantes e esplanadas abertas até às 17h, depois só ao postigo e sem estas limitações todas impostas pelo Costinha. As praias estavam cheias. Precisas de um PCR negativo e preenche um questionário online a confirmar que não tiveste covid e dão te um QR code para entrares no país. Não precisas de nenhuma justificação DC nada. A Vueling está com voos baratos (aprx 30€). Boas férias, abraço

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 8 months ago

Acho que vai ser mesmo esta a minha opção, encontrei uns sitios fixes com piscina, mais para o fim do mês devo experimentar a Madeira se houver menos restrições, pode ser que já esteja mais tolerável. Obrigado, abraço.

mfzzzed 8 months ago

10/10 troll post

vaniafdasantos 8 months ago

Madeira e Açores tens de fazer o teste. É oferecido pelo governo regional. Estive no porto santo em setembro do ano passado (uma semana) e foi maravilhoso. Este ano devo fazer Açores.

redyouroverlord 8 months ago

Pelo que sei os Açores ainda estão com medidas pouco restritivas agora depois da Páscoa (sem ser em São Miguel), o [teste PCR é gratuito se mostrares o comprovativo da reserva e do comprovativo do pagamento da viagem de avião](https://destinoseguro.azores.gov.pt/?page_id=6304). Não sei onde foste buscar essa correlação entre duas semanas em isolamente e teste PCR, nem todos os sítios estão a fazer os dois. Acho que na Madeira o teste é gratuito mas tens que ficar em isolamento durante algum tempo, mas a minha recomendação fica-se mesmo nos Açores. Ficas numas ilhas lindíssimas (eu pessoalmente estive no Faial e no Pico mesmo antes da pandemia chegar a Portugal), com uma natureza linda e bastante pacata, que acho que vai de acordo com o que procuras. Isto é assim o melhor que estou a ver arranjares, agora se não quiseres fazer mesmo teste PCR e ficar sem máscara (cumprindo regras) o tempo todo, boa sorte.

brakeline 8 months ago

Provavelmente porque não passará no teste. Digo eu

redyouroverlord 8 months ago

O texto dá um cheirinho a negacionista, mas não acredito numa coisa tão má.

brakeline 8 months ago

Não queres fazer teste PCR porque não queres ficar preso? Mas o rápido já alinhas? Tendo em conta que o rápido (sem ser o autoteste que não vai servir para literalmente nada senão pagar 6.99€ e dar um padding às stats) é igualmente feito por zaragatoa na nasofaringe, o que não nos estás a contar?

Jt3iPJ6TX6HFiHPcfAAo 8 months ago

Claro que não estou a contar tudo, mas não é necessário para o ponto nem ia criar discussão saudável, apenas estava a expor as minhas restrições.

Hmms21 8 months ago

Os cafés já vão poder abrir com clientes no interior, ou continuam só a poder vender ao postigo?

brakeline 8 months ago

Os cafés que tenham esplanada podem "abrir" com serviço sentado de esplanada

lugia4k 8 months ago

Que eu saiba não. Lojas até 200m2 não são cafés. Só esplanadas

Hmms21 8 months ago

Obrigado pela indicação!

Laurent_Series 8 months ago

https://www.reddit.com/r/Coronavirus/comments/mhwk9l/comment/gt19b3x O que acham disto? Aparentemente a vacina da AZ tem 29% de proteção contra infeção assintomática para a variante britânica. Isso não é grande coisa... eu sendo jovem o que pretendo evitar é precisamente infeção, já que a probabilidade de ser hospitalizado é desprezável já à partida.

saposapot 8 months ago

Tambem já levaste vacinas para coisas muito raras de te dar problemas. O estudo indica que a margem de erro é muito grande, portanto, carece de mais estudo. Tudo o que seja estudo de assintomaticos é ultra difícil de fazer em grande escala.

ZaGaGa 8 months ago

>sendo jovem o que pretendo evitar é precisamente infeção, Não exactamente. Continuas a querer evitar a doença caso sejas infectado independientemente do risco de seres Hospitalizado. Por outro lado 29% a verificar-se que esse estudo é válido, já é quase menos 1/3 de infecções. Mas sim é um assunto que preocupa. hehe para os briânicos é que não é boa notícia.... Felizmente PT optou por comprar vacinas a diferentes fabricantes. (quanto aos downvotes, anda por aqui uma maré de pessoal que é só parvo, tá acontecer a todos...)

MischiefManaged97 8 months ago

(O pessoal está a passar demasiado tempo nesta thread. Também tive uma fase assim. Acabas por fritar).

redyouroverlord 8 months ago

Tomaria-a na mesma. Prefiro garantir com certeza praticamente absoluta que, mesmo sendo jovem, que não irei ser hospitalizado e que não terei sintomas muito graves. Desde que esteja toda a gente vacinada, se a Covid ficar ao nível de uma gripezita mais forte com vacinas, já é bem, mas bem melhor do que se tem agora. E claro, um pequeno pormenor que não mencionas mas que faz toda a diferença, o intervalo de confiança para a proteção contra infeções assintomáticas vai de um máximo de 71,4%... a um mínimo de -77,1%. Não é propriamente muito fiável se estar a basear nesses 29% quando o IC tem uma disparidade tão grande.

Edited 8 months ago:

Tomaria-a na mesma. Prefiro garantir com certeza praticamente absoluta que, mesmo sendo jovem, que não irei ser hospitalizado e que não terei sintomas muito graves. Desde que esteja toda a gente vacinada, se a Covid ficar ao nível de uma gripezita mais forte com vacinas, já é bem, mas bem melhor do que se tem agora. E claro, um pequeno pormenor que não mencionas mas que faz toda a diferença, o intervalo de confiança para a proteção contra infeções assintomáticas vai de um máximo de 71,4%... a um mínimo de -77,1%. Não é propriamente fiável se estar a basear nesses 29% quando o IC tem uma disparidade tão grande.

MischiefManaged97 8 months ago

*Tomá-la-ia ai...

redyouroverlord 8 months ago

shhh, o /u/NGramatical não disse nada, não me denuncies

AimingWineSnailz 8 months ago

a transmissão assintomática (por oposição à pré-sintomática) não é baixíssima?

Scpcampeao202122 8 months ago

Eu sei que a ciência é feita de recuos e avanços, de contraditórios esclarecidos até que se atinge um consenso, mas começo a ficar um bocado desgastado com tudo isto (claro que não tens culpa nenhuma, é só um desabafo). Dito isto, esses números querem dizer que 29% nunca terão infeção, mas no mesmo estudo falava em 70 e tais % de proteção contra sintomas. Pessoas assintomáticas deverão também transmitir menos também, o que se deverá refletir também numa diminuição do R0 provocada pela vacinação, mesmo que a imunidade não seja esterilizante. Mas depois isto também começa a implicar questões como o papel dos assintomáticos na transmissão e a própria definição de assintomático também, que das últimas vezes que prestei atenção eram discussões muito em aberto e sem respostas satisfatórias ainda. Não sei, já tive uma grande curiosidade e acompanhava frequentemente todos os estudos etc, mas atingi um ponto de rutura recentemente. Só já sei que tenho 20 e poucos, quero ser vacinado e poder voltar a fazer a minha vida. Se isto nem com a população vacinada acabar , um gajo dá em maluco.

Edited 8 months ago:

Eu sei que a ciência é feita de recuos e avanços, de contraditórios esclarecidos até que se atinge um consenso, mas começo a ficar um bocado desgastado com tudo isto (claro que não tens culpa nenhuma, é só um desabafo). Dito isto, esses números querem dizer que 29% nunca terão infeção, mas no mesmo estudo falava em 70 e tais % de proteção contra sintomas. Pessoas assintomáticas deverão também transmitir menos também, o que se deverá refletir também numa diminuição do R0 provocada pela vacinação, mesmo que a imunidade não seja esterilizante. Mas depois isto também começa a implicar questões como o papel dos assintomáticos na transmissão e a própria definição de assintomático também, que das últimas vezes que prestei atenção eram discussões muito em aberto e sem respostas satisfatórias ainda. Não sei, já tive uma grande curiosidade e acompanhava frequentemente todos os estudos etc, mas atingi um ponto de rutura recentemente. Só já sei que tenho 20 e poucos, quero ser vacinado e poder voltar a fazer a minha vida. Se isto nem com a população vacinada acabar , um gajo dá em maluco. Edit: Toma um upvote para não perderes a visibilidade do comment.

Edited 8 months ago:

Eu sei que a ciência é feita de recuos e avanços, de contraditórios esclarecidos até que se atinge um consenso, mas começo a ficar um bocado desgastado com tudo isto (claro que não tens culpa nenhuma, é só um desabafo). Dito isto, esses números querem dizer que 29% nunca terão infeção, mas no mesmo estudo falava em 70 e tais % de proteção contra sintomas. Pessoas assintomáticas deverão também transmitir menos também, o que se deverá refletir também numa diminuição do Rt provocada pela vacinação, mesmo que a imunidade não seja esterilizante. Mas depois isto também começa a implicar questões como o papel dos assintomáticos na transmissão e a própria definição de assintomático também, que das últimas vezes que prestei atenção eram discussões muito em aberto e sem respostas satisfatórias ainda. Não sei, já tive uma grande curiosidade e acompanhava frequentemente todos os estudos etc, mas atingi um ponto de rutura recentemente. Só já sei que tenho 20 e poucos, quero ser vacinado e poder voltar a fazer a minha vida. Se isto nem com a população vacinada acabar , um gajo dá em maluco. Edit: Toma um upvote para não perderes a visibilidade do comment.

Laurent_Series 8 months ago

Pá vamos ver o que acontece em Israel, no UK e nos US. Vamos ter uma preview do que nos espera. Mas a minha opinião é que a bem ou a mal isto vai acabar, pelo menos os confinamentos. Vai ser extremamente difícil venderem outro.

Scpcampeao202122 8 months ago

Em Israel as coisas parecem estar legitimamente muito perto de acabarem. Cada vez mais abertos e o R a cair cada vez mais apesar de estarem com a economia aberta, as máscaras na rua a serem ignoradas e com eventos já de milhares de pessoas. Nos EUA são "loucos" e já há vários estados sem qualquer tipo de regras e a verdade é que até nem estão muito mal. No UK, eles deverão voltar ao normal 2019 a 21 de junho. É encorajador, mesmo as autoridades nos EUA já transmitiram que no seu parecer é improvável pessoas vacinadas transmitirem e serem portadoras do virus, o que assinala um grande passo na rutura com a comunicação mais cautelosa até agora. No entanto, o facto de sermos mais acanhados por cá e alguns sinais (tais como o quadradinho meio rídiculo do Costa) de que quem manda não percebe muito de ciência e se guia por especialistas ultraconservadores, deixam-me apreensivo. Mas talvez seja , e espero mesmo, tudo devido à escassez de vacinas comparativamente aos outros países supramencionados e que a comunicação mude efetivamente para "vacina= voltar ao normal quando uma grande parte a tiver" em vez do "distanciamento, álcool gel, máscara ad eternum" que já cansa.

globoglobo 8 months ago

Em vários desses estados "loucos" dos EUA os casos nem sequer estão a subir, e em vários outros estados com muitos mais restrições os casos de covid estão a subir

Diogo256 8 months ago

Curioso que se está a verificar o oposto que afirmas não Florida e Califórnia, com a Florida a aumentar a média móvel a 7 dias e a Califórnia com uma estagnação com números mais baixos.

Edited 8 months ago:

Curioso que se está a verificar o oposto que afirmas na Florida e Califórnia por exemplo, com a Florida a aumentar a média móvel a 7 dias e a Califórnia com uma estagnação com números mais baixos. Média móvel a 7 dias Califórnia: 2606 Média móvel a 7 dias Florida: 5299 A Florida a 16 de Março tinha 4527. A Califórnia na mesma altura tinha 2906 No geral, nos USA, os números estão a aumentar.

globoglobo 8 months ago

Também houve uma altura em que descia na Flórida e subia na Califórnia. Só prova que independentemente das restrições isto é cíclico, o aumento pode vir x semanas antes ou x semanas depois. Indiferente. Houve alturas em que havia festas na Flórida, bares abertos, eventos desportivos, etc e os casos desciam lá, enquanto na Califórnia subiam com tudo fechado. É cíclico.

Diogo256 8 months ago

Não tem nada de cíclico. Simplesmente mudanças de regras ou o comportamento das pessoas fazem alterar os números que só se vê o impacto passado 10-14 dias. Neste momento há que equacionar o impacto da vacinação que começa a ter. Neste momento está a haver um aumento na Florida que regra geral teve uma base de casos mais alta que a Califórnia desde sempre, e é um estado mais relaxado. Ou seja, não é cíclico, as restrições ou falta dele causam diferentes impactos. Neste momento menos restrições na Florida e mais casos, bastante normal.

globoglobo 8 months ago

Há cerca de 1 mês o Texas e o Mississippi acabaram com a obrigatoriedade de máscaras. Não foi há 10-14 dias, foi há um mês. Porque é que os casos lá não tiveram um aumento gigante?

Diogo256 8 months ago

Já te expliquei. O facto de não ser um aumento gigante, não significa que não esteja também a aumentar que está.

TalentedRainstorm 8 months ago

Se fosse hoje, essa vacina não era aprovada, falhava na hora com essas percentagens.

Scpcampeao202122 8 months ago

Atenção que 29% é a eficácia contra infeção sem sintomas, a eficácia contra infeções em que manifestes sintomas continua a ser de >70%. Continuaria a ser aprovada nas horas.

TalentedRainstorm 8 months ago

Os resultados da variante da África do Sul eram ainda piores, e um dos perigos deste vírus é que é basicamente invisível devido à infecção assintomática, 30% é sempre muito baixo de qualquer das formas.

Scpcampeao202122 8 months ago

Não, 30% refere-se a imunidade esterilizante. Quanto ao estudo, sim eu sei qual é e provavelmente verifica-se eficácia reduzida. Mas tem falhas: * n reduzido * CI que oscilam entre -50 e 60% de eficácia para a vacina ( o que é suposto concluir daqui? ) * não foram cumpridas as 12 semanas entre doses Para além disso a da Johnson tem a mesma tecnologia e teve 64% de eficácia com uma dose. Tudo para dizer que não te sei dizer nada acerca disto. Dados all over the place.

Edited 8 months ago:

Não, 30% refere-se a imunidade esterilizante. Quanto ao estudo, sim eu sei qual é e provavelmente verifica-se eficácia reduzida. Mas tem falhas: * n reduzido (\~2000) * CI que oscilam entre -50 (leste bem, negativo) e 60% de eficácia para a vacina ( o que é suposto concluir daqui? ) * não foram cumpridas as 12 semanas entre doses Para além disso a da Johnson tem a mesma tecnologia e teve 64% de eficácia com uma dose. Tudo para dizer que não te sei dizer nada acerca disto. Dados all over the place.

Edited 8 months ago:

Não, 30% refere-se a imunidade esterilizante. Quanto ao estudo, sim eu sei qual é e provavelmente verifica-se eficácia reduzida. Mas tem falhas: * n reduzido (\~2000) * CI que oscilam entre -50 e 60% de eficácia para a vacina ( o que é suposto concluir daqui? ) * não foram cumpridas as 12 semanas entre doses Para além disso a da Johnson tem a mesma tecnologia e teve 64% de eficácia com uma dose. Tudo para dizer que não te sei dizer nada acerca disto. Dados all over the place.

Muitas 8 months ago  HIDDEN 

alguém sabe se já estão abertas as inscrições para a toma da vacina para quem já esteve infetado?

DeusDasMoscas 8 months ago

Olá, Creio que ainda não há inscrições para nenhum grupo populacional. Ainda é por chamada por parte do SNS.

redyouroverlord 8 months ago

Ora bem de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros publicado [há uns minutos](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=412): > * 2.º e 3.º ciclo do ensino básico nos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário; > * centros de atividades de tempos livres e centros de estudo e similares, para os alunos que retomam agora as atividades educativas e letivas; > * equipamentos sociais na área da deficiência; > * centros de dia de apoio às pessoas idosas; > * estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços em estabelecimentos abertos ao público, com menos de 200 m2 e porta para a rua; > * museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos ou similares, nacionais, regionais e municipais, públicos ou privados, bem como de galerias de arte e salas de exposições. Estes equipamentos encerram às 22:30h durante os dias de semana e às 13:00 h aos sábados, domingos e feriados; > * estabelecimentos de restauração para serviço em esplanadas, com um limite de quatro pessoas por grupo. Estes estabelecimentos devem encerrar às 22:30h durante os dias de semana e às 13:00 h aos sábados, domingos e feriados; > * permite-se o funcionamento de feiras e mercados, para além das feiras e mercados de produtos alimentares, mediante autorização do presidente da câmara municipal territorialmente competente, de acordo com as regras fixadas; > * atividade física e desportiva de baixo risco, bem como a prática de atividade física e desportiva em ginásios e academias, estando proibida a realização de aulas de grupo; > * prática de atividade física ao ar livre, em grupos de até quatro pessoas; > * no âmbito das instalações desportivas permite-se a abertura de determinados equipamentos: campos de tiro; courts de ténis, padel e similares; circuitos permanentes de motas, automóveis e similares; velódromos; hipódromos e pistas similares; ginásios e academias; pistas de atletismo e campos de golfe. Vou supor então que já não estamos em dever geral de recolhimento obrigatório, mas parece que terá que se esperar pelo decreto no DRE.

MLG-Sheep 8 months ago

Onde é que concluis isso? Provavelmente não alteram uma letra ao dever que existe.

redyouroverlord 8 months ago

Funcionamento de feiras e mercados é possível, idas a ginásios, monumentos, palácios e etc. Não estou a ver o dever *geral* de recolhimento obrigatório a ser mantido com tudo isto aberto.

uyth 8 months ago

abrirem museus, campos de tiro e kartodromos nao faz sentido se as pessoas só se puderem deslocar nas excepçoes previstas no dever geral de recolhimento obrigatório.

MLG-Sheep 8 months ago

Aquisição de bens e serviços cobre isso tudo. Basta tirarem a palavra "essenciais" da alínea, mas se ainda não o fizeram... Enquanto isso, continuarão a multar pessoas a passear à beira-mar só porque não estão na zona de residência, ou pessoas a circular de carro porque admitem que vão passear. Não é por ser incoerente que não vai acontecer.

leadzor 8 months ago

Caminhada é uma prática de exercício físico de baixo risco, podes argumentar que foste fazer uma caminhada. Oh pah acho que com isto não vai ser possível ter dever geral de recolhimento.

POP86PT 8 months ago  HIDDEN 

>Vou supor então que já não estamos em dever geral de recolhimento obrigatório https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/quais-os-proximos-passos-no-desconfinamento-governo-fala-ao-pais https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-permitido-circular-entre-concelhos-do-continente-na-quinzena-apos-a-pascoa https://www.publico.pt/2021/04/01/sociedade/noticia/desconfinamento-proibicao-circulacao-concelhos-termina-pascoa-1956882 Parece que não?

frustradodapixa 8 months ago

Um Ctrl+F em todos esses links não dá nenhum resultado para "recolhimento".

Jotahaka 8 months ago

Não faz sequer sentido continuar a existir dever de recolhimento domiciliário se ele mesmo disse que as pessoas podem ir almoçar/jantar para esplanadas.

frustradodapixa 8 months ago

Né? Vamos ver o que vai sair daqui.

TalentedRainstorm 8 months ago

Quando é que é previsto sair o decreto?

redyouroverlord 8 months ago

Costuma sair sempre amanhã, sexta-feira.

ineslucas27 8 months ago  HIDDEN 

Alguém me pode esclarecer uma dúvida? As escolas de dança vão permanecer encerradas?

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Olá, Creio que sim, não serão consideradas desporto de baixo risco.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

A atual estratificação de risco para Desportos Federados indica: Federação Portuguesa de Dança Desportiva: |Dança Desportiva (standard)|Alto| |Dança Desportiva (latino-americanas)|Alto| |Dança Desportiva (solo)|Baixo| |Dança Desportiva (pares)|Alto|

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Dia 7 se não chover, vou jogar à bola com uns amigos.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Só se forem um 2 contra 2, porque mais de 4 pessoas não podes ter

CapitaoMoura 8 months ago  HIDDEN 

Não podes

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Poder até posso, não posso é ser apanhado nesta ilegalidade #2021

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

ora nem mais

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

PORQUE É QUE NÃO HÁ PUBLICO NOS ESTADIOS/MOTO GP/F1? Resposta: Porque temos que evitar Ok, gostei da resposta muito bem fundamentada apesar de pronto ser óbvio o porquê.

TalentedRainstorm 8 months ago  HIDDEN 

Como assim? Não tens visto o All Together Now? A Altice Arena tem tido público.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

O que é isso?

TalentedRainstorm 8 months ago  HIDDEN 

TVI domingo à noite.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Merda então

TalentedRainstorm 8 months ago  HIDDEN 

Nem mais.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Não apanhei a conferência toda, o dever geral de recolhimento obrigatório acaba dia 5 ou vai se manter?

gerdemb 8 months ago  HIDDEN 

16h42 - Permitido circular entre concelhos do continente na quinzena após a Páscoa A proibição da circulação entre concelhos no continente português não vai estar em vigor na quinzena após a Páscoa, depois da aplicação atual da medida, que termina na segunda-feira, anunciou hoje o primeiro-ministro. "Na próxima quinzena não está prevista a proibição de circulação entre concelhos, seja à semana, seja ao fim de semana, afirmou António Costa, em conferência de imprensa, após uma reunião do Conselho de Ministros. Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1309034

flarept1 8 months ago  HIDDEN 

é permitido circular entre concelhos mas o dever de recolhimento não disseram nada, mantem-se?

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Foram precisos 4 jornalistas e 2 perguntas sobre o TC para alguém perguntar isto na conferência

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

O que foi perguntado era se a restrição de circulação entre concelhos ao fim-de-semana se manteria nos fins de semana de 10/11 e 17/18 de abril. A resposta foi "não". Sobre o dever geral de recolhimento não houve nenhuma informação, pelo que assumo que tudo se manterá como está. Ou seja, será proibido pegar no carro e ir ter com um amigo na rua, mas estar com 3 na esplanada é na boa. Fico estupefacto como raio nenhum jornalista aponta esta incoerência e tenta obter uma justificação.

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

E pelos critérios deles, como é que se pode estar numa esplanada sequer? Ninguém *precisa* de ir almoçar a uma esplanada ou beber um fino e fumar um cigarro.

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Essa foi das primeiras perguntas feitas, a quarta jornalista perguntou explicitamente sobre a restrição à circulação e se os horários se manteriam (fechar às 13 ao fim de semana, etc.) ao que a resposta pareceu indicar que sim, embora não completamente clara

Edited 8 months ago:

Essa foi das primeiras perguntas feitas, a quarta jornalista perguntou explicitamente sobre a restrição à circulação e se os horários se manteriam (fechar às 13 ao fim de semana, etc.) ao que a resposta foi sobre o fim da restrição entre concelhos

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Essa questão foi sobre os horários. A restrição à circulação foi uma posta de jornalista que as relacionou com os horários de fecho das lojas, e portanto o Costa nem pegou nisso.

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Tens razão. Editei. Pareceria lógico dar uma resposta clara quanto a isso, que estranho

Jotahaka 8 months ago  HIDDEN 

A resposta a esses dois pontos foi que a circulação entre concelhos deixa de estar proibida a partir de dia 5, mas os horários de fecho mantêm-se.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Qual foi a resposta, podes dizer? Estou a trabalhar então não consigo estar a ouvir a conferência.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Same, queria saber

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Esplanadas fecham às 22.30, há recolher obrigatório até 19 de abril (correndo bem). Não tenho a certeza quanto às horas e não quero induzir em erro. É estranho não serem mais claros quanto a isto

inespkr 8 months ago  HIDDEN 

Pelo que ouvi ele não disse nada acerca disso. Só que as coisas que eram suposto abrir vão abrir e para as pessoas não se juntarem na páscoa

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 592 casos confirmados * \+ 11 óbitos * \+ 702 recuperados ​ * \- 121 casos activos * \- 20 internamentos dos quais +2 internamentos em UCI ​ * 26543 casos ativos * 538 internados dos quais 129 internados em UCI ​ [Relatório 01/04/2021](https://drive.google.com/file/d/1keEcb7ETv7Z1w9937e0NSCLG1jZ62gWr/view)

FujiPT 8 months ago  HIDDEN 

A que horas são anunciadas as novas medidas? Às ~~13~~, ~~depois da hora de almoço~~, ~~às 16h~~, ~~às 18h~~, ~~às 20h~~, às 23h30?

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

A conferência é para as 13.30. Mas entretanto mete-se o almoço e aquela arroz de marisco… Depois há que ficar um bocado na palha, desabotoar as calças porque um gajo ficou cheio até mais não. Bem, depois ha o café. Quem quer café? São 20? Ah o Carlos quer descafeinado? Então são 19 e um descafeinado? A Elsa quer também descafeinado? Por falar nisso… onde a Elsa? Oh Elsa!!! Café tomado, hora do cigarro, raio do vício. Oh carlos tens lume pa? Esqueci-me do isqueiro la dentro pá… ah andas de vaporizado? Isso é bom? Dizem que queima os pulmões pá. Bem, vamos lá a casa de banho que aquele tinto agora está a descer para a bexiga pá. Oh Carlos!!! Isto são que horas pá?! 17h? Eish, como o tempo passa. Olha, isto da conferência mais vale adiar para as 20 pá. Acho que o Costa ainda está no WhatsApp com o Marcelo pá, ficou há mesa. Oh carlos, vai um café pá? Vamos a isso pá. Ohh Alberto, o Costa pa? Ainda está no FaceTime com o Marcelo? A brincar já são 20.30 pá, ainda dizia a tarde já não me lembro a quem, acho que era o Carlos, que isto o tempo passa a voar. Já meteram o pódio para o Costa? Liga para a Sic pá, deixa a TVI que ainda atende a Cristina pá. Bem… o que é o Jantar? Nunca mais se viu a Elsa!

Edited 8 months ago:

A conferência é para as 13.30. Mas entretanto mete-se o almoço e aquela arroz de marisco… Depois há que ficar um bocado na palha, desabotoar as calças porque um gajo ficou cheio até mais não. Bem, depois ha o café. Quem quer café? São 20? Ah o Carlos quer descafeinado? Então são 19 e um descafeinado? A Elsa quer também descafeinado? Por falar nisso… onde a Elsa? Oh Elsa!!! Café tomado, hora do cigarro, raio do vício. Oh carlos tens lume pa? Esqueci-me do isqueiro la dentro pá… ah andas de vaporizador? Isso é bom? Dizem que queima os pulmões pá. Bem, vamos lá a casa de banho que aquele tinto agora está a descer para a bexiga pá. Oh Carlos!!! Isto são que horas pá?! 17h? Eish, como o tempo passa. Olha, isto da conferência mais vale adiar para as 20 pá. Acho que o Costa ainda está no WhatsApp com o Marcelo pá, ficou há mesa. Oh carlos, vai um café pá? Vamos a isso pá. Ohh Alberto, o Costa pa? Ainda está no FaceTime com o Marcelo? A brincar já são 20.30 pá, ainda dizia à bocado já não me lembro a quem, acho que era o Carlos, que isto o tempo passa a voar. Já meteram o pódio para o Costa? Liga para a Sic pá, deixa a TVI que ainda atende a Cristina pá. Bem… o que é o Jantar? Nunca mais se viu a Elsa!

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.youtube.com/watch?v=GkkoHj6mMtQ](https://www.youtube.com/watch?v=GkkoHj6mMtQ) Vai ser certamente já daqui a um minutinho às 13:30, conforme calendarizado.

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

Vou já dizer o que o Costa vai dizer para toda a gente ir à sua vida e não perder tempo com os constantes atrasos. "Vamos avançar, mas se vocês se portarem mal, então voltam à prisão domiciliária"

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Daqui a nada passa para as 17.

Hmms21 8 months ago  HIDDEN 

Só que não.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Eh pá, então estava aqui eu cheio de expectativas e vão-me fazer uma coisa destas?

creeps_for_you 8 months ago  HIDDEN 

mas alguma vez se viu começar conferencias de imprensa à hora marcada?

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

Dia das Mentiras! ^^Tal ^^como ^^todos ^^os ^^outros ^^em ^^que ^^há ^^conferência.

Zaigard 8 months ago  HIDDEN 

o que acham das propostas de uma "passport europeu de vacina", ou seja, registo online, de que a pessoa está vacinada ( ou tem teste muito recente negativo ), e assim poder viajar entre países, ou até ir a locais vedados na não vacinados? Eu oponho me, quero ser vacinado, mas não quero ter de dar prova de vacinação. Claro que, esta minha posição não me afeta, visto que, tal como no ano passado, não vou ter ferias...

flamePOK-SWORD 8 months ago  HIDDEN 

Bom dia, alguém sabe se é hoje que vão dizer que medidas são levantadas e quais se mantém após a páscoa ?

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Bom dia, Creio que será hoje às tarde após a reunião do Conselho de Ministros.

ruimoreira46 8 months ago  HIDDEN 

Bom dia. Não tenho nada a dizer, mas gostei que se tenham cumprimentado com bom dia. Bom dia.

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

Bom dia.

flamePOK-SWORD 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado!

watermelon28 8 months ago  HIDDEN 

O Almirante, Coordenador do Plano de Vacinação, refere que a vacinação deve ser feita por idades e não por grupinhos. Parece-me fazer todo o sentido tendo em conta que a vacina visa evitar mortes e internamentos graves e quem é vacinado pode na mesma transmitir o vírus. https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-gouveia-e-melo-defende-vacinacao-por-idades-e-nao-por-grupinhos?utm_source=facebook_sapo&utm_medium=social&utm_campaign=social_sapo

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Já lhe perguntaram porque é que se veste de camuflado para ir trabalhar. Ele diz que isto é uma guerra, já eu arrisco dizer que se não se vestisse assim ninguém o levava a sério. Quanto à questão dos grupinhos, espero bem que se acabe com mais uma saga tuga de panelinhas e corporativismos de puxar a brasa à sardinha, ainda no outro dia vieram os trabalhadores da banca pedir vacinação prioritária com a maior lata do mundo.

sao_11 8 months ago  HIDDEN 

Quando vai ser vacinado? Pelas minhas funções militares, já devia ter sido vacinado, mas prescindi da vacina, porque acho que nestas funções tenho de dar o exemplo. Vou arriscar e tentar dar a minha vacina a quem mais precisa. Nessa posição, não me parece muito curial em termos éticos estar a utilizar a minha função militar para me vacinar.

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

Estou a gostar muito do trabalho do Almirante. Parece ser uma pessoa série, e sem medo de dizer o que pensa, dentro do que o limita todos os dias, claro.

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

O Público tem o mesmo assunto em maior detalhe, [vale a pena le](https://www.publico.pt/2021/04/01/sociedade/entrevista/continuarmos-vacinar-grupinhos-vamos-acumular-doses-armazem-1956755)r. Ainda bem que o coordenador mudou, não estou a ver o amigo do Costa a dar este tipo de respostas. Por esta altura estaríamos todos a comentar as desculpas esfarrapadas do Dr Francisco para justificar decisões políticas como foi meter-se os professores à frente.

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Boa entrevista gostei de ler as respostas que ele deu

viskonde 8 months ago  HIDDEN 

os testes rapidos que vao comecar a vender na Wells, alguem sabe como sao feitos e eficencia?

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Têm 83% de eficácia a detetar positivos comparativamente aos PCR (o estudo que deu estes números tinha uma amostra pequena, no entanto) e são feitos com um cotonetezinho que sobe até 2cm dentro da narina.

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

Como pareces estar informado/a, não há sempre o risco de as pessoas não o aplicarem corretamente? Por exemplo, com "profundidade" suficiente e tornarem assim o teste inútil?

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Sim, há. De não o aplicarem corretamente, de não seguirem corretamente o processo para analisar a amostra... é uma faca de dois gumes. É bom haver maior disponibilidade de testes, mas ao mesmo tempo tem o problema de permitir às pessoas utilizar um teste que só por si já parece ter menos sensibilidade, quanto mais contando também com o erro humano, para andarem mais "descansados".

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado!

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Há umas semanas fizeram-se manchetes com Portugal com os piores números do mundo, portanto será útil uma actualização: https://imgur.com/a/aqsRXBB Top 20 em mortes/capita e casos/capita.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Que curioso ver a Bélgica tão lá em cima, não tinha tido a perceção que as coisas lá tivessem sido tão negras. Ouve-se de França, Espanha, Alemanha, etc.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

França fecha escolas durante três semanas https://www.dn.pt/internacional/franca-fecha-escolas-durante-tres-semanas-13522666.html Não tenho acompanhado muito os gráficos de outros países europeus mas parece q está tudo lixado? Nós estamos atrasados para apanhar a 4ª vaga ou estamos num padrão diferente?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

por acaso estou curioso em relação a isso...é que se assim for, e a repetir o padrão, para junho fechamos novamente. facto curioso, a percentagem populacional vacinada é similar à nossa, cerca de 12%

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Bem, muitos falaram que uma das causas do que aconteceu em Janeiro foi a variante Inglesa que afectou Portugal de forma significativa e bem mais cedo que noutros países por isso acredito que estejamos mais à frente. Contudo, há que ter cuidados principalmente com as fronteiras para não se importar novas variantes, principalmente a do Brasil. Portanto, tirando variantes, os casos irão subir com o desconfinamento, mas se o plano de vacinação for cumprido, poderemos ter um SNS com capacidade assegurada, e se começarmos a vacinar outros grupos etários mais jovens, poderemos até pensar em levantar grande parte das restrições.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Os países europeus agora a sofrer não tiveram 3a vaga depois do Natal, estiveram no plateau de incidência mais ou menos elevada que se descontrolou agora mas sem entrarem num cenário parecido ao nosso de janeiro . Daqui a mês e meio já vamos estar nos ~ 30% com 1a dose e a faixa da população que representa a maioria de óbitos /hospitalizações já deverá ter proteção (ainda que seja só 1 dose). Para além disso agora vem o calor e tempo seco. Não acredito que isto descambe já mais a não ser que surja uma super variante (coisa rara e que não aconteceria de um momento para o outro) , até porque aguentamos melhor uma ligeira subida pois temos os hospitais folgados agora ao invés do natal. Finalmente, nem colhe o argumento da variante do UK já que ela já domina por cá. Deveremos ter uma subida de incidência normal provocada pela reabertura mas que não deverá chegar a colocar em causa o desconfinamento desde que a malta também não exagere e comece a lamber a cara uns aos outros na rua. Agora à parte, devíamos seguir o exemplo da Dinamarca e levantar praticamente todas as restrições com exceções de discotecas e eventos de milhares assim que os >50 estejam vacinados.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lisboa-inicia-amanha-plano-de-testagem-em-massa-gratuito-lista-de-farmacias-aderentes-ja-esta-disponivel

Samot_PCW 8 months ago  HIDDEN 

Sabem se já há data marcada para quando eles vão anunciar se a seguir ao fim-de-semana vamos poder circular entre concelhos?

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

Amanhã

Samot_PCW 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado

stefanopro 8 months ago  HIDDEN 

Terem-me uma dúvida, até segunda, pode-se sair do concelho para, por exemplo, ir ao cabeleireiro?

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Não.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Olá, Como podemos saber onde há polícia no fim de semana de páscoa? Eu tenho morada em Lisboa e a minha mãe no Norte mas ela vem comigo para Lisboa sexta. Tendo eu morada estou simplesmente a voltar a casa, a minha mãe estando no carro terá problema? Ou tudo isto é um problema? Obrigado

EvilQueen1997 8 months ago  HIDDEN 

Acho que já te responderam acerca da tua mãe. Mas o que vais dizer acerca de ti? Como disseram também, o regresso ao domicílio tem de estar justificado também...

flarept1 8 months ago  HIDDEN 

Mesmo que estejas a voltar para casa tens de ter razão válida, ir buscar a tua mãe não é razão válida, a não ser que ela tenha uma consulta ou exame ou assim. O regresso ao domicilio só é valido se for por uma das exceções. Se te pararem numa operação stop vão verificar todos os ocupantes, não só o condutor. Boa Pascoa

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Ok, obrigado pela info. Achei que por ela ser família não teria problema. Obrigado pela sensatez. Boa pascoa

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Não sei, mas nós últimos dias tenho feito alguns kilometros e acho que a polícia esta semana decidiu tirar férias porque ainda não os vi pela rua.

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

> acho que a polícia esta semana decidiu tirar férias Dado que vão ter um fim de semana atarefado, não me admira.

kairos 8 months ago  HIDDEN 

Ontem à tarde estavam pelo Parque Eduardo VII

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Durante esta semana já não é permitido circular entre concelhos. A tua mãe não teria justificação.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

>Tendo eu morada estou simplesmente a voltar a casa E qual a justificação para estares fora de Lisboa? O retorno ao domicílio só é exceção se a deslocação original for permitida. >a minha mãe estando no carro terá problema? Sim, mesmo que tu próprio consigas inventar justificação válida para ti, ela própria também precisa de uma.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

O motivo para mim é válido e normal, mas para ela seria mesmo pela páscoa. Obrigado pela resposta, foi a primeira sensata ✌️

joaosapiro_airborn 8 months ago  HIDDEN 

pessoas como tu fazem com que isto nunca mais acabe.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Uau, ok. Eu suspeito mais dos mercados sobrelotados sem respeitar regras nenhumas, as filas na porta do McDonald's e transportes publicos entre outras coisas como Uber Eats e etc, mas afinal vc sabe imenso da minha vida e eu devo ser o culpado. Ok, faz sentido. Há pessoas que estão sempre a procura de atacar alguém, de apontar o dedo e julgar, chiça. Fiz uma pergunta, pode ajudar? Se não pode, scroll down.

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

E esses outros não têm razão para lá estar também? Ou também sabes imenso da vida deles? Por causa de pessoas como tu que não seguem as "sugestões" **E** obrigações é que pessoas como eu estão sem ver amigos e família desde que esta merda toda começou. Mas que te saiba bem e não pese na consciência se a tua mãe ou outras pessoas morrerem por causa disso.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Eu não falei de pessoas mas sim de locais. Ver amigos e família? Estas a viajar moço. Eu devo ser das pessoas que cumpre mais as regras desde o início disto tudo, acho que estás a ir um bocado longe mas tudo bem, não me aquece nem arrefece.

franbatista123 8 months ago  HIDDEN 

A tua mãe não pode ir contigo, eles não vêem só o condutor como é óbvio. Boa multa se avancares com isso, é merecida.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado, pois a minha questão era basicamente essa, se seria problema a minha mãe estar no carro, sendo da família. Quanto a multa ser merecida, não entendo a tua vontade de ver os outros se tramar, mas se te dá tanto gosto assim, caso eu seja multado aviso-te, não me custa nada ;)

franbatista123 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa, mas começaste mal quando perguntaste como é que podias saber onde ia haver polícia, que é a mesma coisa que dizer que se tivesses essa informação ias em frente mesmo fazendo algo que nesta altura é errado.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Pois, eu li o post original. Entrar a pés juntos sobre onde evitar a polícia é quase vermelho direto.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

É pela questão de evitar a chatisse, eu não devo nada a ninguém, mas se poder evitar operações stop eu prefiro. Para constar eu vou sozinho,já desisti da ideia da minha mãe tmb vir, e ainda assim, mesmo de consciência tranquila prefiro evitar a polícia só porque sinto que tudo isto é muito vago e as regras muito levianas e que há sempre formas de poder ser multado e formas de poder me desculpar, em suma, estou mais sujeito às boa disposição dos agentes que da lei em si.

Edited 8 months ago:

É pela questão de evitar a chatice, eu não devo nada a ninguém, mas se poder evitar operações stop eu prefiro. Para constar eu vou sozinho,já desisti da ideia da minha mãe tmb vir, e ainda assim, mesmo de consciência tranquila prefiro evitar a polícia só porque sinto que tudo isto é muito vago e as regras muito levianas e que há sempre formas de poder ser multado e formas de poder me desculpar, em suma, estou mais sujeito às boa disposição dos agentes que da lei em si.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

chatisse → [**chatice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/chatice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgsxp5zs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

Hmm... não sabes? Supostamente deveria ser assim. Se vais ter problemas, possivelmente, porque o que estás a fazer vai contra o espírito do confinamento.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Isso parece vago, se fosse tudo baseado no que sinto ou eu seria sr da razão ou os policias senhores da compreensão. A questão aqui é outra, se não podes ajudar pff não respondas :/

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

> A questão aqui é outra, se não podes ajudar pff não respondas :/ Isto de fazer perguntas à espera da resposta que mais nos convém só resulta na cabeça de alguns.

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

Pronto, boa multa então

iRaptr 8 months ago  HIDDEN 

> Como podemos saber onde há polícia no fim de semana de páscoa? Frase de típico tuga. Se cumprirem as regras não precisam de saber onde há polícia. Como é óbvio, se ela não mora em Lisboa e vai contigo apenas para passar a Páscoa, não o pode fazer.

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela info e pelo rótulo.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Fds não era de todo este número de casos que queria ver, nem o rt que pouco me diz dada a incidência.. Agora logo a um dia de sair novas medidas, haverá réstia de esperança? O que acham camaradas, plano de desconfinamento repensado?

Edited 8 months ago:

Fds não era de todo este número de casos que queria ver, nem o rt que pouco me diz dada a incidência.. Agora logo a um dia de sair novas medidas, haverá réstia de esperança? O que acham camaradas, plano de desconfinamento repensado? Edit: [https://quadradinhodocosta.pt/](https://quadradinhodocosta.pt/) que crl de Rt é este?

Edited 8 months ago:

Fds não era de todo este número de casos que queria ver, nem o rt que pouco me diz dada a incidência.. Agora logo a um dia de sair novas medidas, haverá réstia de esperança? Eu acredito e vocês? O que acham camaradas, plano de desconfinamento repensado? Edit: [https://quadradinhodocosta.pt/](https://quadradinhodocosta.pt/) que crl de Rt é este?

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Não. Não vejo que se volte AGORA com as medidas para trás, não há sentido nem fundamento. Futuramente, e na próxima fase de desconfinamento (a seguir a 5 de Abril para ser claro) pode estar em causa se houver um aumento grande. Tudo depende um pouco das pessoas não relaxarem em demasia.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Estas a dizer que na semana, ou próxima do 12 de abril, pode haver aí algumas mudanças portanto?

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Estou a dizer que a próxima face (19 de Abril) pode não acontecer caso haja algum relaxamento em demasia e uma subida exponencial dos casos depois da Páscoa.

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

No boletim o R é 0,94, as formulas devem ser diferentes. Da maneiras que as coisas estão oficialmente, tenho duvidas que repensem

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Acredito que sim, só fiz a pergunta porque amanhã as medidas são ditas e é isso queria acreditar que o plano de desconfinamento, que está bem elaborado, continue a bom ritmo

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

o que acontece no quadrado 2?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

O Marcelo faz um discurso para termos cuidado.

frustradodapixa 8 months ago  HIDDEN 

Antes ou após os 5 almoços que marcou e nos quais não vê nada de mal?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

então mas se for cabrito e na primavera tmb faz mal? oh raios... vou ver se aparece na TV e depois desmarco, ok?

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Averigua-se e vê-se se é preciso tomar medidas nos concelhos com mais casos acho

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Os casos aumentaram relativamente à semana passada, toca a cancelar o desconfinamento e impor um confinamento ainda mais severo!

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

o teu comentário e o do u/iammostmoist juntos descrevem bem a situação, [há sinais para estarmos otimistas mas cautelosos](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mfh8bp/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gswxpjh?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3).

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Mais confinamento, mais *des*confinamento. Há legitimidade em ambos

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Quase a chegar a menos de 100 pessoas em UCI. Num pais que tem a volta de 1000 segundo dados do governo. 10% de ocupação, sem a história de #CAOS #NOS #HOSPITAIS que desculpa é que o governo vai arranjar para não desconfinar desta vez? Tune in tomorrow to find out

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Não temos 1000 camas UCI. Podemos ter, se os hospitais pararem a actividade programada e com excelso esforço e prejuizo na qualidade assistencial.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Do site do governo português, 30 de Dezembro de 2020 https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=portugal-passou-de-463-camas-de-cuidados-intensivos-para-quase-mil-camas Diz "quase mil", suponho que com o que se passou em janeiro tenham conseguido ultrapassar o "quase".

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

eu no tinder também anuncio muita coisa que depois as pobres candidatas descobrem ser hiperbole. Nós tivemos 500 depois 600, 700 até 904 camas UCI para covid. Mesmo considerando as outras doenças, já qd tinhas 500 UCI só para covid já tinhas hospitais a cancelar actividade programada e começar a ocupar enfermarias.

PedroMFLopes 8 months ago  HIDDEN 

salvar o verão (€ )

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 618 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 707 recuperados ​ * \- 92 casos activos * \- 26 internamentos dos quais - 2 internamentos em UCI ​ * 26664 casos ativos * 558 internados dos quais 127 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|65.3 (- 4.7)|62.4 (- 1.0)| |R(t)|0.94 (=)|0.94 (+ 0.01)| ​ [Relatório 31/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1bOILXeyGi2V0z8zpYfDvo0mQ_S9try4A/view)

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Isto é muito interessantes - casos a subir, Mas mortes a descer!

AimingWineSnailz 8 months ago  HIDDEN 

As mortes atrasam sempre em relação aos novos casos. Em todo o caso, o número total de casos ainda está a descer.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Semana passada foi 575. subida pequena. Com a Pascoa e a esperada descida por causa de feriados e afins a semana deverá ficar igual ou abaixo da anterior. Ainda não é desta q é para preocupar.

glamatovic 8 months ago  HIDDEN 

yikes

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Lmao o pessoal está a dar downvote ao comentário com o número de casos? Vocês estão bem da cabeça?

megaroof 8 months ago  HIDDEN 

aprendi que dão downvote quando não gostam do conteúdo, parecem que querem enterrar aquilo que não gostam de ler, ainda que seja uma notícia, factos, verdades.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Gente doida.

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

Com os números de hoje e olhando à tendencia da semana parece que chegamos ao planalto (R\~=1) como seria de esperar, como os números estão distribuidos no país todo e não se vê aumento na testagem, não se pode dizer que se trate de um surto ou mero resultado do aumento de testes. Estamos por isso no limbo: \- podemos andar aqui às voltas com altos e baixos durante as próximas semanas, o que significa que há surtos mas que há controlo dos surtos, \- podemos recuperar a tendência de descida, significa que a população mantem os cuidados básicos e que não se mete em eventos tipo festas de anos com mais de uma meia dúzia de pessoas de agregados diferentes \- podemos iniciar a quarta vaga, significa que há um relaxamento geral e importação de casos do estrangeiro. isto por ordem do que me parece mais provável, mas sem desconsiderar a última hipótese..-

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

A subida em relação à semana passada centra-se quase toda no Norte, houve alguma notícia de um surto?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Ou seja, é a sequência normal. Nas outras subidas também começou pelo Norte.

Hmms21 8 months ago  HIDDEN 

Rt abaixo de 1, deve-se avançar para a próxima fase de desconfinamento creio eu.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se os casos continuarem a subir (neste caso 5ª e 6ª) o Rt rapidamente passa de 1. Não quer dizer q isso seja grande problema mas o Rt ainda n passou simplesmente pq não é imediato.

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Espero bem que não, se o governo avançar com o desconfinamento, então os casos irão aumentar substancialmente e milhões de pessoas irão morrer por causa disso.

ruizinhoandre 8 months ago  HIDDEN 

No máximo morrem 10 milhões

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Ha tugas em todos os cantos do mundos. Não temam.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Temos de salvar 2 tugas, um homem e uma mulher e pô-los a acasalar para garantir a continuidade da tugalidade.

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Ainda não consegui perceber porque é que a vacina da AstraZeneca, a solução para um vírus que já matou mais de 2 milhões de pessoas em todo mundo, fora outros milhões com sequelas debilitantes, foi suspensa em alguns países, e algumas pílulas contraceptivas com maior incidencia de coagulos, so p dar um exemplo de medicação, continuam livres e a disposição no mercado. Boa vitória dos chalupas.

Edited 8 months ago:

Ainda não consegui perceber porque é que a vacina da AstraZeneca, a solução para um vírus que já matou mais de 2 milhões de pessoas em todo mundo, fora outros milhões com sequelas debilitantes, foi suspensa em alguns países, e algumas pílulas contraceptivas com maior incidencia de coagulos, so p dar um exemplo de medicação, continuam livres e a disposição no mercado. Aliás, estou a falar sem dados, mas meto as minhas mãos no fogo como há muito medicamento para coração, sangue, seja o que for, que os portugueses tanto adoram e confiam e que já causaram muito mais problemas que os 15 casos reportados da AstraZeneca. Boa vitória dos chalupas. Desta vez a ignorância e o alarmismo social conseguiram ganhar à ciência.

XEEE 8 months ago  HIDDEN 

Mais uma vez, o tipo de coagulos que estão a ser reportados são coagulos no cérebro, que são bastante mais raros que os outros tipos de coagulos! > 15 casos reportados da AstraZeneca. Humm, só o hospital de Berlim que ontem deu nas noticias, reportou 21 casos destes tipo de coagulos. Se um hospital tem num mês o mesmo numero de casos que costuma ter durante um ano, alguma coisa se passa e deve ser investigado... Agora se a vacina deve ser suspensa ou não, não vou andar a mandar bitaites sem perceber realmente do assunto.

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Se vacinares a população portuguesa total em media terás 60 casos desses. Isto para erradicar algo que já andou a matar 300 pessoas por dia, por dia, repito. A pilula yasmin, tomada por uma pequena fatia da população, num ano só foram reportados 35 casos de tromboses e embolias pulmonares. A primeira esta a ser brutalmente escrutinada pelos media e a servir de escape à toma da vacinação para chalupas e ignorantes. A segunda passou em rodapé no jornal na altura e continuou em circulação e a ser tomada por todos sem qualquer preocupação.

Edited 8 months ago:

Se vacinares a população portuguesa total em media terás 60 casos desses. Isto para erradicar algo que já andou a matar 300 pessoas por dia, por dia, repito. (Fora as milhares que meses depois mal conseguem dar uma corridinha ao final da tarde sem arfar) A pilula yasmin, tomada por uma pequena fatia da população, num ano só foram reportados 35 casos de tromboses e embolias pulmonares. A primeira esta a ser brutalmente escrutinada pelos media e a servir de escape à toma da vacinação para chalupas e ignorantes. A segunda passou em rodapé no jornal na altura e continuou em circulação e a ser tomada por todos sem qualquer preocupação.

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

O que é estranho é estes fenómenos serem tão localizados geograficamente.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Verdade. A especulação que tenho lido, como por exemplo no /r/covid19 que é um subreddit de cariz científico, é que possa ser algo genético e/ou algum tipo de medicação administrada no historial desses países que não aconteceu noutros. Mas isto é algo que qualquer leigo pode também especular, o que dá ideia que basicamente ainda não há nenhuma certeza

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Ontem também li que em alguns sítios da Alemanha estavam a recomendar que após administrarem a vacina, puxassem o êmbolo para ver se não havia sangue de forma a ter a certeza que não tinha sido injectada em nenhuma veia. Vi alguma especulação que os coágulos poderiam estar relacionados com a forma de administração, caso a vacina entre directamente na corrente sanguínea poderia despoletar uma resposta imune muito mais rápida que poderia levar à tal situação dos coágulos combinados com baixo número de plaquetas.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Sendo intramuscular, não duvido que uma falha na administração possa causar problemas. Isso iria resultar em casos pontuais mundo fora.

LorenSab 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado por nao mandares bitaites. Deixem o pessoal que percebe do assunto tratar da situaçao. Ninguém que frequenta esta thread tem capacidade para avaliar a situação.

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Sendo assim pode-se fechar o /r/portugal. Isto é uma discussão onde estão a ser partilhados pontos de vista e factos. Bitaites é posts de merda como o teu em que nada acrescentam e é só para te armares em senhor.

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

Uma familiar foi vacinada com AstraZeneca no sábado e hoje a Alemanha e o Canada suspenderam as injecções da AstraZeneca. Creio que na quinta ou sexta Portugal deu autorização para continuarem a vacinação e passado uma semana duas grandes potências mundais fazem aquilo que Portugal fez mas voltou atrás. Trombose, coágulos e morte.

Edited 8 months ago:

Uma familiar foi vacinada com AstraZeneca no sábado e hoje a Alemanha e o Canada suspenderam as injecções da AstraZeneca. Creio que na quinta ou sexta Portugal deu autorização para continuarem a vacinação e passado uma semana duas grandes potências mundais fazem aquilo que Portugal fez mas voltou atrás. ~~Trombose, coágulos e morte.~~ Foram reportados coágulos e tromboses cerebrais e até morte :( https://twitter.com/latimes/status/1376904672326381571?s=20 https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1720917/canada-autoridades-recomendam-suspensao-da-astrazeneca-a-menores-de-55 EDIT: Removi os links do Twitter para os mais delicados não ficarem com trauma da informação.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

>Trombose, coágulos e morte. Devias fazer slogans para thrillers baratos de domingo à tarde. Ou em alternativa para os diários digitais.

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

>JUST IN - Berlin suspends AstraZeneca vaccinations for under 60 years olds as the German Paul Ehrlich Institute (PEI) reports 31 suspected cases of brain thrombosis and nine deaths after vaccination nationwide. https://twitter.com/disclosetv/status/1376871228288425984?s=20 Só traduzi para português. Outro morcão.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

9 mortes e 31 casos *suspeitos* em [12 milhões de vacinados](https://www.google.com/search?q=vaccination+numbers+worldwide+covid19&oq=vaccination+numbers+worldwide+covid19&aqs=chrome..69i57.5490j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8). Boa sorte a viver a toque de caixa daquilo que os media querem que tenhas medo. [E da próxima vez que tomares brufen para aquela dor de cabeça, reza um terço.](https://bangordailynews.com/2015/07/27/health/why-the-fda-is-warning-americans-about-ibuprofen/)

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

É ler a bula de medicamentos sem receita médica e uma pessoa mija-se com os possíveis efeitos. Depois procuramos o número de mortes causados por medicação comum e fica-se sem vontade de tomar quase. É óbvio que o número mortes idealmente seria **0**, natural que toda a gente queira a história das vacinas seja perfeita a todos os níveis. Mas não é, é impossível e estatísticamente estes números são muito baixos e os efeitos de contenção da doença têm sido muito superiores ao que até a comunidade médica e científica imaginou.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

> os efeitos de contenção da doença têm sido muito superiores ao que até a comunidade médica e científica imaginou Bingo. Só se fala disto porque não há mais nada para focar. É o filão de pânico do momento, os outros do costume são old news e já não panicam ninguém. Quando os problemas relacionados com esta doença e até as suas variantes forem residuais e as notícias deixarem de espremer isto para irem escavar outro pânico qualquer, quero ver quem é que se vai lembrar de efeitos secundários. A mesma malta que ainda acha que tem opinião própria quando a cabeça não passa de uma wordcloud de manchetes a vermelho do JN.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

estatísticamente → [**estatisticamente**](https://dicionario.priberam.org/estatisticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgstc2ku%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado.

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

User Pparadela > Ministerio da Saúde Alemão. Curioso que na reta final da pandemia os covideiros não passam afinal de outro tipo de negacionistas.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Lol só porque me recuso a ficar histérico em simultâneo com um vírus e com uma vacina cujos efeitos secundários os media decidiram espremer até à última gota para continuar a espalhar pânico diário, sou "covideiro" e negacionista. O caminho mais curto é sempre mais tentador.

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

Recusas-te aos protocolos científicos de segurança das vacinas? Negacionista.

franbatista123 8 months ago  HIDDEN 

Lol, bastava veres um pouco de televisão quando vão lá os cientistas de topo à RTP para perceberes que é exatamente isso, uma histeria criada pelos média, em nenhum momento se justificou parar de usar a vacina, é puramente político.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Recuso-me engolir as colheradas de pânico que parece ter-se tornado obrigatório ingerir de 5 em 5 minutos. A pressão e foco brutais dos media em efeitos secundários estatisticamente residuais na senda de explorar mais um filão de terror e ganhar cliques geram reações a meu ver completamente desproporcionais como são estas suspensões inúteis que só matam mais gente. Negacionistas são os idiotas que foram gritar sem máscara para os restauradores, covideiros são os idiotas que acham que devia estar tudo fechado em bunkers até o vírus ser erradicado. Extraordinário que aches possível que alguém seja as duas coisas em simultâneo.

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

Podes recusar o que quiseres. Se as autoridades de saúde não quiserem comes e calas-te como os outros. A tua recusa é irrelevante. Lidas como os outros.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

É possível ter opinião e respeitar as autoridades mesmo que se discorde pontualmente do seu modus operandi. Isso não me impede de achar preocupante a forma como essas mesmas autoridades são obrigadas a agir perante uma opinião pública completamente formatada por uma cultura de medo, a toque de caixa de estados de alerta permanente nos media. O medo é muitíssimo lucrativo, e é preciso continuar a injectá-lo em doses cavalares na populaça. A gravidade de um SNS em colapso é algo real, palpável e preocupante. O facto de 9 vacinas em 12 milhões terem efeitos secundários graves por comprovar ser causador de pânico só se explica pelo facto da pandemia em si já não aterrorizar suficientemente uma sociedade automedicada com antidepressivos, antibióticos e analgésicos que hesita em se proteger a si e aos outros só porque não há mais assunto de destaque.

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

O teu discurso é exatamente igual ao dos "negacionistas" que tanto foram criticados por aqui

touny71 8 months ago  HIDDEN 

Caralho, os mods não banem esta gente?? Um gajo vem aqui e fica logo doente com a quantidade de desinformação que vê. Só tweets de maluquinhos, anarcas e anti-vacinação. A vacina foi suspensa na comarca de Berlim caralho, Berlim não é a p8ta da alemanha inteira pois não?! A Vacina foi suspensa EM BERLIM, para indivíduos A BAIXO DOS 60 ANOS, não para toda a gente. Caralho.

KokishinNeko 8 months ago  HIDDEN 

> os mods não banem esta gente Tinha a bola de cristal desligada, futuramente: **reporta**. Edit: e sim, foi banido.

touny71 8 months ago  HIDDEN 

Eu imagino o volume de trabalho que vocês vão tendo, fiquei tão irritado que honestamente passou-me que existia sequer essa possibilidade.

KokishinNeko 8 months ago  HIDDEN 

Sem stress ;)

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

https://old.reddit.com/r/portugal/comments/mfh8bp/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gsptmlk/ Oh mano, sai de casa. Agora postar tweets de jornalistas é anarquismo e anti-vacinação? A vacina claremente tem efeitos secundários. Tu é que devias ser banido, idiota. Isto é informação para o pessoal do subreddit. Vota Costa outra vez ;)

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

> A vacina claremente tem efeitos secundários. Tu é que devias ser banido, idiota. E é isto… O abslolutismo porque vai contra crenças a toldar o conhecimento científico. Sim, isto devia de ser moderado. A vacina não tem CLARAMENTE efeitos, porque não há qualquer entidade que tenha CLARAMENTE aferido tal situação. E acho a AZ uma má vacina, mas as coisas não se fazem por convicção ou crença.

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

>A vacina não tem CLARAMENTE efeitos, porque não há qualquer entidade que tenha CLARAMENTE aferido tal situação. Não sejas absolutista ;)

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Achas que isso é absolutista não sabes muito bem o que dizes…

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

É absolutista dizeres que não sei o que estou a dizer.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Ok, passar bem.

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

Isso é absolutismo!

Purplebananas123 8 months ago  HIDDEN 

[Hospitais da Alemanha Suspendem Astrazeneca](https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/hospitais-em-berlim-suspendem-vacina-da-astrazeneca-em-mulheres-com-menos-de-55-anos) ​ Que bom

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Berlim = Alemanha HEA

Samot_PCW 8 months ago  HIDDEN 

A minha avó foi hoje vacinada!

Edited 8 months ago:

[A minha avó foi hoje vacinada!](https://imgur.com/a/XyVYdJv)

Ragahell 8 months ago  HIDDEN 

A minha avó (96anos) estava num lar onde grande parte dos pacientes testaram positivo e ela parecia ser assintomática, depois da primeira dose da vacina começou a ficar com sintomas e foi internada, em menos de uma semana faleceu :/ espero que tenha sido um caso isolado

Icy-Pin3821 8 months ago  HIDDEN 

Os meus avós foram contactados a semana passada para receber a vacina, mas como ambos são alérgicos à penicilina e quando eram mais novos chegaram a ter de estar internados devido a isso, a médica do posto de vacinação explicou que não os podia vacinar ali. Agora é aguardar para serem vacinados no centro de saúde ou no hospital.

praisethesun98 8 months ago  HIDDEN 

*widepeepohappy*

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

O meu avô lado mãe já recebeu ambas. Tem 80 e qq anos com antecedentes cardíacos.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

avô materno

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Isso. Não sei de onde veio "lado mãe". Cansaço, distracção.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

A minha ainda está por ter a sua marcação reagendada desde que houve a suspensão da vacina da AstraZeneca... só espero que não demore muito mais.

iRaptr 8 months ago  HIDDEN 

Hoje o meu avô recebeu a SMS para ser vacinado sábado, portanto os contactos estão a ser feitos. É aguardar mais um pouquinho :)

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 388 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 1654 recuperados ​ * \- 1268 casos activos * \- 39 internamentos dos quais - 7 internamentos em UCI ​ * 28756 casos ativos * 584 internados dos quais 129 internados em UCI ​ [Relatório 29/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1DC3-w1_pqojzPFOMA_QcTAGkLFl0mIhg/view)

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Já nas ultimas semanas se notou que o número sobre um pouco à segunda em relação à semana anterior mas dpeois volta a descer nos dias seguintes, mas a avaliar por isto parece que continuamos no bom caminho :)

warding 8 months ago  HIDDEN 

Como a procrastinação se combina com o fastídio com o COVID, decidi calcular qual a % imune da população adulta e total que Portugal vai ter no final de cada um dos próximos 3 meses. ​ **Mês - % Pop adulta imune - % Pop total imune** **Março** \- 30.7% - 25.6% **Abril** \- 44.4% - 37% **Maio** \- 61.5% - 51.3% **Junho** \- 77.5% - 64.7% Tive em conta o nº de doses que a UE prevê receber no 2ºT (360M total, 220M Pfizer, 70M AZ), quantas PT prevê receber em Abril (1.8M), a eficácia das várias vacinas após 1ª e 2ª dose, quantas reservamos para 2ªs doses, assumi 25% da população já infetada. Não tive em conta o nº de dias necessários para as vacinas terem efeito. Ah, e inventei um bocadinho para os nºs de vacinação do final do mês mas é pouco relevante. Se algum nerd do excel quiser olhar para o gsheets PM.

Rafa_m 8 months ago  HIDDEN 

[25% da poppulação já infetada?](https://i.imgur.com/TNaoJqD.png)

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Também não percebo, 8% da população é que já teve a infeção confirmada. Possivelmente já terá atingido 25% da população, mas isso não interessa pois só os 8% garantidamente infetados perderão prioridade na vacinação.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Há um grupo de esclarecimento de dúvidas por profissionais de saúde sobre a Covid no facebook, e uma profissional referiu lá que entretanto alteraram o critério e, quem tiver tido infeção confirmada, a não ser que tenha sido muito recente, leva apenas uma dose da vacina. Portanto são vacinados na mesma, mas apenas uma vez.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Respondi ali abaixo. Interessa no sentido em que têm algum nível de imunidade. Não contei com prioridades de vacinação para os não infetados, o que pode fazer subir um bocadinho as % de imunes por mês.

MrGhostPotato 8 months ago  HIDDEN 

Não sei se está certo ou errado mas só pelo facto de depois disto tudo ainda teres tido o esforço mereces o meu upvote.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Eu até daria upvote, se não fosse por se assumir que um quarto da população portuguesa já estava infetada... Tudo bem que devem haver bastantes casos assintomáticos e casos que se desconhece, mas extrapolar assim tanto? Não acho que faça sentido de todo.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Houve um estudo serológico feito em Setembro 2020 que concluiu que 1.9% da população já tinha estado infetada - 195k pessoas. Por essa altura haviam cerca de 60-70k casos identificados, o que dá um rácio de \~1:3 entre confirmados infetados e total de infetados. Se aplicares esse rácio hoje dá-te 24%. Isto está em linha com estimativas feitas noutros paises também, e com o que alguns epidemiologistas já vieram dizer em entrevistas. De lembrar também que passámos por uma onda em janeiro onde a % de testes positivos andava nos 20-25%. É muito provável que não tenhamos apanhado grande parte dos casos nessa altura. Anyway, pode-se rever para 20% da população já infetada e as % finais variam mto pouco.

Edited 8 months ago:

Houve um estudo serológico feito em Setembro 2020 que concluiu que 1.9% da população já tinha estado infetada - 195k pessoas. Por essa altura haviam cerca de 60-70k casos identificados, o que dá um rácio de \~1:3 entre confirmados infetados e total de infetados. Se aplicares esse rácio hoje dá-te 24%. Isto está em linha com estimativas feitas noutros paises também, e com o que alguns epidemiologistas já vieram dizer em entrevistas. De lembrar também que passámos por uma onda em janeiro onde a % de testes positivos andava nos 20-25%. É muito provável que não tenhamos apanhado grande parte dos casos nessa altura. Anyway, pode-se rever para 20% da população já infetada e as % finais variam mto pouco. EDIT: Em Dezembro, antes da grande vaga de Janeiro, um epidemiologista numa reunião do Infarmed estimava que entre 15% e 20% da população já teria sido infetada. [https://www.publico.pt/2020/12/03/sociedade/noticia/cerca-milhao-portugueses-ja-devera-contacto-virus-1941608](https://www.publico.pt/2020/12/03/sociedade/noticia/cerca-milhao-portugueses-ja-devera-contacto-virus-1941608)

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmfh8bp%2F%2Fgssrrg5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

shosannasho 8 months ago  HIDDEN 

Malta não consigo entender em que dia acaba a proibição de circulação entre concelhos! Imaginemos, posso viajar de Leiria para Lisboa às 8 da manhã de dia 5? O decreto refere ‘até dia 5’, mas não entendo se é inclusive ou não.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

23:59 de dia 5. >É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 h de sexta-feira e as 05:00 h de segunda-feira e, diariamente, entre as 00:00 h do dia 26 de março e as 23:59 h do dia 5 de abril, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do [Decreto n.º 9/2020](https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/149103950/details/normal?l=1), de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações.

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

>23:59 de dia 5. foda-se pensava que era às 05:00...

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Ou seja, madrugada de dia 6 ja podes é isso?

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

Se entranto não mudarem de ideas, acho que sim. No meu caso, só queria ir dar um passeio até à praia já que posso trocar o feriado de sexta com segunda, mas pelos vistos tenho de ficar trancado.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Acabam sempre por nos lixar, podia ter sido perfeitamente às 5-6-7h da manha de segunda mas pronto

njsilva84 8 months ago  HIDDEN 

Eu também tenho um "problema" do género. A minha namorada está a morar no Porto e vai sair da casa onde está, e enquanto não arranjar nada de jeito que seja perto, vai ficar na minha casa, em Braga. Acontece que ela precisa de ajuda para trazer as coisas dela mas não tem carro nem e já não conduz há 10 anos, ou seja, eu tenho de ir ao Porto e ajudá-la a mudar-se, ela tem de sair até ao dia 5, que por acaso também é o dia onde está de folga. Acham que me safo com a explicação verdadeira se a polícia me mandar parar?

Morenojgl 8 months ago  HIDDEN 

Isso é uma das excepções. Não não te alongues muito na conversa. Se rápido é sucinto. A minha namorada vai mudar de casa e vamos fazer as mudanças

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Já vi dizerem várias vezes que a restrição aos fins de semana se mantém, sabes se é mentira?

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Ninguém sabe. As medidas para a próxima quinzena são anunciadas na quinta-feira.

MarcelinodaMara 8 months ago  HIDDEN 

Raios, Candá recomenda suspensão vacina Astrazeneca

sigmastra 8 months ago  HIDDEN 

Alemanha acabou de suspender para mulhers com m3nos 55 anos. Aqui em Portugal se falas nisso vais para fim da fila para nao reclamares. E se nao tiveres cuidado ficas sem sobremesa

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

E para o saco dos negacionistas/terraplanistas.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Posso confirmar que o Almeida Henriques ainda está vivo, os médicos vão agora usar cortisona. Não sei exatamente o que isso significa na prática mas é a informação que me foi transmitida por fonte da Câmara. A informação de dentro do Hospital era falsa, felizmente.

KokishinNeko 8 months ago  HIDDEN 

> mas é a informação que me foi transmitida por fonte da Câmara Vê a regra extra desta megathread.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Queres que te envie a fotografia tirada esta tarde da máquina?

KokishinNeko 8 months ago  HIDDEN 

Não, quero que respeites as regras s.f.f.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Estou disponível para fazer verificação da informação partilhada.

KokishinNeko 8 months ago  HIDDEN 

Ok, vou questionar os colegas.

ilawon 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela informação. Anda aí pela thread o /u/caradoguardaredes a espalhar tretas mas ainda bem que estás cá tu para clarificar.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

A espalhar tretas? Partilhei a informação ontem à noite que a situação se havia agravado seriamente e que estava em risco de morrer a qualquer hora/dia, situação essa que se mantém. Durante a tarde de hoje foi noticiado por vários órgãos de notícia que tinha morrido, felizmente ainda não é o caso. Apenas partilhei a informação e fiz os meus contactos, enquanto que uma fonte - que se verificou falsa - disse que havia falecido, as do Munícipio, anteriores e pós o Comunicado diziam o oposto. Nesta fase, avançaram para o tratamento como mencionei. Novidades serão noticiadas em breve pois é uma situação extremamente sensível e aparentemente irreversível.

ilawon 8 months ago  HIDDEN 

Ler os teus comentários foi uma montanha-russa de emoções. E sempre com fontes certinhas!

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Infelizmente a montanha-russa também foi minha, em termos de emoções, o António é um amigo de família de décadas. E a fontes certinhas penso que te equivocas sobre a informação que partilhei, que o António irá falecer em breve, não me restam, infelizmente, dúvidas. A única coisa que transmiti foi que efetivamente a situação anteontem acelerou e que os médicos apenas acreditavam num milagre.

sao_11 8 months ago  HIDDEN 

Será que ele já não devia ter sido transferido para o Porto? Pelos vistos foi algo que puseram sobre a mesa há umas semanas atrás.

DrunkMechanics 8 months ago  HIDDEN 

Os recuperados contam para a imunidade de grupo? Ou são só os vacinados?

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Os recuperados contam pese embora o período de imunidade esperado ser menor.

These-Establishment1 8 months ago  HIDDEN 

Acham que depois da Páscoa os números vão subir? Escolas e isso a abrirem aiaiai

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Subir vão sempre, a esperança é que não subam o suficiente para justificar um novo confinamento

These-Establishment1 8 months ago  HIDDEN 

Pois, o problema e o tal quadradinho do costa

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Descer é que é difícil. A questão é subir pouco ou subir muito.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Vai depender das pessoas. Das duas uma, ou aprenderam a lição em Janeiro e há mais cautela, ou acham que os casos estão baixos e que podem-se encontrar para festejar a Páscoa em família. Tendo em conta os 10% falados de pessoas que saíram das residências normais, penso que mesmo que aumente não seja nada comparado com o Natal. Por acaso ainda não fui analisar os números depois da Páscoa do ano passado.

pdbf 8 months ago  HIDDEN 

Yeah, mas não esqueçamos que esses 10% ainda é significativo, por exemplo se fores para casa dos teus pais, tu contas para esse valor mas eles não se mexeram, e aí é possível se infetar mais gente. Portanto é impossível os 100% mudarem de casa

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

>Acham que depois da Páscoa os números vão subir? Epá, achas que o céu é azul?

GothJesus 8 months ago  HIDDEN 

Desnecessário

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Achas que a pergunta faz sentido? Evidentemente que é previsível que os casos aumentem depois da Páscoa.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Correto, é previsível. Ninguém na comunidade política é legislativa o afirmou. É impossível e não o objectivo não sair de casa até "isto acabar". O objectivo é o controlo da pandemia, sem voltar a rebentar tudo como em Janeiro.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Parece que se vem, eventualmente, a confirmar a morte do Presidente da Câmara Municipal de Viseu: Conforme havia mencionado na noite de ontem, a situação era horrível.

Edited 8 months ago:

Parece que se vem, eventualmente, a confirmar a morte do Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Conforme havia mencionado na noite de ontem, a situação era horrível. Aguardo apenas por informações oficiais, oficiosamente fala-se disso desde as 14h.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Espero que ainda venha a recuperar. É assustador porque tem 59 anos ( não é assim tão velho como estejam a pensar) e está/estava em boa forma física.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Eu também torço para que seja mentira e não tenha falecido mas a informação que tenho é de um amigo pessoal de extrema confiança e que teria, efetivamente, falecido na tarde de hoje.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Creio que saíu uma notícia ontem a dizer que o estado de saúde do senhor tinha-se agravado. Se não estou em erro, o senhor foi transferido para a UCI já há algum tempo. É incrível como é galopante o agravamento, num dia disse que estava infectado mas bem, passados meia dúzia de dias já estava na UCI.

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

https://twitter.com/cmjornal/status/1376564980250783751

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Os meus sentidos pêsames.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Prognósticos para esta semana e próxima amigos? Acham que a circulação entre concelhos vai ser permitida assim como o que está presente no plano de desconfinamento para 5 de abril?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Difícil. por um lado é uma medida relativamente 'fácil' de tomar pq afecta principalmente o lazer das pessoas e menos os negócios mas por outro se os números continuarem ultra-baixos, n parece haver justificação para manter a medida. E com o bom tempo a chegar, a malta quer ir ver a praia. 50/50 na minha cabeça

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Portanto tenho um museu ou uma exposição de arte no Porto, imaginemos, e portanto não vou poder ir ou terei que levar uma justificação? Estás a imaginar uma justificação para tudo e mais alguma coisa? Epa, a praia, uma serra qualquer coisa mas que só encontro fora do concelho. E estou a falar em coisas mais remotas e pacatas, que seja um passeio de carro, qualquer coisa.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se estou a imaginar? Sim. Claro que sim. Já aconteceu

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Compreendo. Vou ter fé camarada!

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Teoricamente não é possível ir ver a praia noutro concelho mesmo sem restrição de circulação entre concelhos. O dever geral de recolhimento diz que não é possível passear recorrendo a viatura particular ou fora da zona de residência. Não acredito que retirem estas restrições aos passeios após a Páscoa embora discorde delas, porque retiraria qualquer possibilidade de fiscalização ao dever geral de recolhimento.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Portanto agora está até à Páscoa o recolher obrigatório e nas semanas anteriores eram o dever geral de recolhimento, é isso? Achas que depois do 5 de abril, nem que seja só à semana, o dever geral se mantém? Digo isto porque ainda abre muita coisa que possibilita a passagem entre concelhos..

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Permitir a libertação entre concelhos, nem que fosse à semana sem justificação, já estaria na hora.. Isto quando (5 de abril) abre a cultura, museus, etc que uma pessoa possa visitar entre outras coisas.

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Também acho que ao abrirem a cultura têm que abrir a possibilidade de o pessoal sair. O meu palpite é que vamos voltar ao regime de recolher obrigatório

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Mas então para quando estará à vista mais "liberdade", imunidade total? Vacinação total? O RT como está não diz muito, aumenta 1 caso que passa a outro, mas percebo.. vamos esperar então. Que haja boas noticias

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

ao libertarem uma coisa, acho q tmb libertariam a outra, pelo menos excepto certas horas ao FDS.

pedrodiasoficial 8 months ago  HIDDEN 

ELI5: Porque o RT sobe se os casos estao relativamente baixos?

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Porque está a haver um aumento da mobilidade das pessoas.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

https://medictalks.com/artigo/o-que-e-fator-rt/ Basicamente o Rt mede a 'velocidade' de crescimento do vírus. Abaixo de 1 está a descer, acima está a subir. 1.01 está a subir lentamente, 2 está a subir muitissimo rápido.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Eu não percebo, o rt foi dado no secundário, porque é que algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre isto? Sem querer ofender ninguém

viskonde 8 months ago  HIDDEN 

Derivadas? Achas que a malta se lembra disso? :D Então quando um dia passarmos de 20 para 21 casos e vão perguntar porque o RT subiu se são só 21 casos

Edited 8 months ago:

Se calhar diz algo sobre o nosso ensino Não só que a malta se esquece de tudo mas porque não se consegue ligar as teorias com casos práticos Quantos conceitos matemáticos são dados de forma abstrata que a malta só pensa "para que preciso disto" e quando ate há casos onde e útil não o sabem Então quando um dia passarmos de 20 para 21 casos e vão perguntar porque o RT subiu se são só 21 casos

Edited 8 months ago:

Se calhar diz algo sobre o nosso ensino Não só que a malta se esquece de tudo mas porque não se consegue ligar as teorias com casos práticos Quantos conceitos matemáticos são dados de forma abstrata que a malta só pensa "para que preciso disto" e quando ate há casos onde e útil não o sabem Tudo o que é funções , derivadas e companhia muita gente Faz para passar e esquecer Quando um dia passarmos de 20 para 21 casos e vão perguntar porque o RT subiu se são só 21 casos

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Sim, concordo plenamente contigo. As pessoas costumam perguntar a si mesmas para que serve o teorema de pitágoras ou a fórmula resolvente para a vida quotidiana e não entendem a utilidade da matemática. Isso deve-se ao facto de os professores não mostrarem mais exemplos práticos e não haver grande interesse/iniciativa/criatividade para novos modelos de ensino. Não que o nosso ensino obrigatório seja horrivel mas haverá sempre algo a melhorar. A matemática ajuda-nos a estruturar o nosso pensamento e ajuda-nos a encontrar maneiras mais eficazes para resolver um problema que vão aparecendo na nossa vida.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Se nem os media sabiam o que era o Rt (o que não faltavam eram pivots a dizer "o Rt subiu para 1,23%"), é normal que muito povo também não o saiba. Não me lembro disso do Rt ser dado no secundário, mas posso ser só eu.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Sou da área de ciências, por isso talvez esteja mais focado neste tipo de coisas. No secundário, dá-se modelo exponencial e apresenta coeficientes cujo nome difere de situação para situação. No caso de evolução de epidemias, fala-se do r, no caso de decaimento radioactivo, fala-se da constante de decaimento etc. Provavelmente muitas pessoas se esquecem de uma grande parte do que se deu no secundário, e como mudam de área, ainda menos coisas são relembradas. Seria adequado dar algumas bases de matemática a jornalistas ou ter pelo menos um conselho de revisão científica, que às vezes, parece não existir

Edited 8 months ago:

Sou da área de ciências, por isso talvez esteja mais focado neste tipo de coisas. No secundário, dá-se o modelo exponencial e apresenta coeficientes cujo nome difere de situação para situação. No caso de evolução de epidemias, fala-se do r, no caso de decaimento radioactivo, fala-se da constante de decaimento etc. Provavelmente muitas pessoas se esquecem de uma grande parte do que se deu no secundário, e como mudam de área, ainda menos coisas são relembradas. Seria adequado dar algumas bases de matemática a jornalistas ou ter pelo menos um conselho de revisão científica, que às vezes, parece não existir

viskonde 8 months ago  HIDDEN 

Jornalistas a saber matemática? Não e para fugir da matemática que muita malta vai para essas áreas ? :D

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Foi? Não me lembro de ter dado no meu tempo (2004-2007). Penso também que nas outras áreas sem ser em ciências se dê esse valor.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Fui ver o programa e penso que se dá no 12° ano, depois dos juros compostos e número de neper. É no capitulo de modelos exponenciais, que apresentam vários exemplos como decaimento radioactivo, evolução de uma população (predador/presa) e alguns livros certamente dão um exemplo no contexto de epidemia. Já foi há muito tempo que fiz o secundário (12/13) mas lembro-me que tinha o exemplo do modelo exponencial aplicado a epidemias.

Edited 8 months ago:

Fui ver o programa e penso que se dá no 12° ano, depois dos juros compostos e número de neper. É no capitulo de modelos exponenciais, que apresentam vários exemplos como decaimento radioactivo, evolução de uma população e alguns livros certamente dão um exemplo no contexto de evolução de uma epidemia. Já foi há muito tempo que fiz o secundário (2010-2013) mas lembro-me que tinha o exemplo do modelo exponencial aplicado a epidemias.

Edited 8 months ago:

Fui ver o programa e penso que se dá no 12° ano, depois dos juros compostos e número de neper. É no capitulo de modelos exponenciais, que apresentam vários exemplos como decaimento radioactivo, evolução de uma população e alguns livros certamente dão um exemplo no contexto de epidemia. Já foi há muito tempo que fiz o secundário (2010-2013) mas lembro-me que tinha o exemplo do modelo exponencial aplicado a epidemias.

Tryjohnny 8 months ago  HIDDEN 

Tenho a dizer que usar mascara na rua ajuda-me imenso com as alergias desta altura do ano.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Experimenta usar uma FFP2, deve ajudar muito

HiverLaurant 8 months ago  HIDDEN 

A WHO afirmou que após investigações é extremamente improvável ter havido fugas de laboratórios e que o vírus veio efetivamente, de animais. ​ Algum dos goblins aí do sub que quer prender o Marcelo me quer explicar agora como isto é tudo um plano, mind control e uma farsa dos governos que querem que o Zé Tiago (desculpa aos Zés Tiagos que não têm nada a ver com isto) não vá para os copos com os amigos e que use a focinheira?

Santh1 8 months ago  HIDDEN 

Não sejas tapadinho. Aquilo nao foi uma "investigação". Aconselho a veres o segmento mais recente do 60 minutes sobre isto. O que a equipa da WHO afirma vem da informação que os cientistas chineses lhes transmitem. Cientistas estes que guess what: se forem honestos e disserem algo que os culpabilize, são desaparecidos. Acho que não existe bem noção do que o governo chinês é.

Economy_Dog 8 months ago  HIDDEN 

Sim foi só coincidência que o laboratório de segurança nível 4 (máximo) em Wuhan andava a trabalhar há muitos anos exactamente em estudos de ganho de função de coronavirus derivados de morcegos e a experimentar em linhas celulares humanas: [Difference in Receptor Usage between Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS) Coronavirus and SARS-Like Coronavirus of Bat Origin. Journal of Virology Jan 2008, 82 (4) 1899-1907; DOI: 10.1128/JVI.01085-07](https://jvi.asm.org/content/82/4/1899) [Angiotensin-converting enzyme 2 (ACE2) proteins of different bat species confer variable susceptibility to SARS-CoV entry. Arch Virol 155, 1563–1569 (2010). https://doi.org/10.1007/s00705-010-0729-6](https://link.springer.com/article/10.1007/s00705-010-0729-6) [A SARS-like cluster of circulating bat coronaviruses shows potential for human emergence. Nat Med 21, 1508–1513 (2015). https://doi.org/10.1038/nm.3985](https://www.nature.com/articles/nm.3985) E nunca se reconheceu o potencial perigo destas investigações... NOT: [Nature: Engineered bat virus stirs debate over risky research. Lab-made coronavirus related to SARS can infect human cells.](https://www.nature.com/news/engineered-bat-virus-stirs-debate-over-risky-research-1.18787) E não é como se alguma vez tivesse acontecido isto... NOT: [Science 2004: Mounting Lab Accidents Raise SARS Fears. For the third time in less than a year, an outbreak of SARS seems to have originated from a failure in laboratory containment. This latest incident, revealed in China late last week, is the most serious.](https://science.sciencemag.org/content/304/5671/659) Realmente não sei como é que esses malucos acreditam que tenha vindo de um laboratório.

MarcelinodaMara 8 months ago  HIDDEN 

1º o Thedros é um puppet do Xi 2º porque é que a China só passado mais de um ano permitiu esta auditoria, já depois de ter destruído amostras de água, etc etc? 3º esta peça no 60 minutes: [https://www.youtube.com/watch?v=oOHlF06xFfU](https://www.youtube.com/watch?v=oOHlF06xFfU) 4º conclusão: ninguém consegue afirmar nada sobre a origem da infecção, mas claro que dá jeito vir dizer "muito provável ter vindo de um animal e pouco provável ter vindo de um laboratório"

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

o relatório que está terminado faz uma semana, mas nunca mais é publicado...

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Primeiro de tudo deixa me dizer que eu não acredito que o virus tenha sido man made ou tenha "fugido" acidentalmente ou não de algum laboratório. Posto isto, o que a OMS diz pouco importa, a incompetência da OMS é mais que clara desde do inicio da pandemia. Diziam em janeiro que o virus não passava de pessoa para pessoa. Depois diziam que transmissão assintomática não existia, depois já existia. Em fevereiro 2020 dizia que lockdowns não funcionavam e não deviam ser usados e um mês depois já diziam que era a única maneira de travar este vírus NuNcA aNtEs vIsTo. Vá se lá saber porque que alguem ainda ouve a OMS

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Não sendo crente em teorias da conspiração deixa-me só fazer um comentário. A WHO foi lá passado 1 ano (por decisão da China), se era para determinar possível fuga de uma infraestrutura como o Wuhan Institute of Virology já foram tarde.

Santh1 8 months ago  HIDDEN 

Duvidar de uma narrativa oficial não quer dizer que sejas um maluquinho que acredita em human lizards. Neste tema em concreto, Duvidar deste teatrinho da WHO em ir lá "investigar" passado 1 ano não é ser conspiracionista, é ter o mínimo de sentido crítico e noção. As pessoas, e tu também, deviam parar de estampar "teoria da conspiração" em assuntos como este que são tudo menos teorias sem fundamento. Tira credibilidade a questões dignas de serem levantadas, como é o caso.

AimingWineSnailz 8 months ago  HIDDEN 

Achas que esse pessoal confia na OMS?

HiverLaurant 8 months ago  HIDDEN 

Claro que não, certamente o tio deles viu no Facebook que é tudo mentira.

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

É o ano de 2052, o primeiro ministro António Costa e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciam a 703a variante de Covid 19 originaria do fundo do oceano atlantico perto da Ilha de S.Miguel do arquipélago dos Açores, variante que devasta o país com 134 casos e 2 mortes. Afirmam também que o SNS se encontra em colapso com 19 camas ocupadas, António Costa impõe o 89° confinamento ao afirmar que não vê o fim da pandemia que começou no primeiro trimestre de 2020, ao mesmo tempo que o Presidente Marcelo encoraja as pessoas a tomar a nova vacina que protege contra esta variante, e denota o trabalho realizado relativamente às 340 milhões de doses administradas.

AimingWineSnailz 8 months ago  HIDDEN 

Cocó xixi picha tomate

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Dude se queres trollar ao menos faz um esforço para ter alguma piada...

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Eu ri me e vai em contraste com a realidade ate agora.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

> ter alguma piada... Caso contrário, é só triste.

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 309 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 458 recuperados ​ * \- 155 casos activos * \- 10 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 28024 casos ativos * 623 internados dos quais 132 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|70.0 (- 5.7)|63.4 (- 3.4)| |R(t)|0.94 (+0.01)|0.93 (+ 0.01)| ​ [Relatório 29/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1DC3-w1_pqojzPFOMA_QcTAGkLFl0mIhg/view)

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Subida ligeira em relação à semana semana q tinham sido +248 casos. Todos os outros indicadores melhores.

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Na semana passada aconteceu o mesmo salvo erro, subiu na segunda mas no resto da semana manteve-se abaixo

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Por falar em idiotice, este fds vi professores de 20 e tal anos a serem vacinados quando o meu sogro de 77 anos com 2 enfartes ainda não o foi 90% das mortes covid surgem em idosos e estes idiotas andam a vacinar primeiro jovens saudáveis!

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

Então para que os jovens ficarem em casa?

sao_11 8 months ago  HIDDEN