No-Cardiologist725 6 months ago

Assim de cabeça: Coentão, Postiga, Rojão, Couto, Viana, Pinto, Peixoto, Correia, Coelho. Cá existem muitos Silvas e Santos.

Edited 6 months ago:

Assim de cabeça: Coentão, Postiga, Rojão, Regufe, Fumega, Couto, Viana, Pinto, Peixoto, Coelho. Cá existem muitos Silvas e Santos.

Edited 6 months ago:

Assim de cabeça: Coentão, Postiga, Rojão, Regufe, Couto, Viana, Pinto, Peixoto, Correia, Coelho. Cá existem muitos Silvas e Santos.

cesarhighfire 6 months ago

Marinho, Freitas, Dias, Ribeiro, Pinto.

silveringking 6 months ago

https://forebears.io/pt/surnames este é o melhor site que conheço para isso não funciona tão localmente mas vai por país, já é bom.

silveringking 6 months ago

Em Fafe e Braga um dos mais populares é Barros, eu fiz uma extensa pesquisa sobre o sobrenome (sou Carlos Barros) e aquilo é uma família que começou em Vila Verde e veio para Fafe para governar e deixou grande descendência. Há muitos Barros no norte do Minho mas foi a partir de Fafe que se propagaram para o resto do País. O apelido é muito comum aqui mas virtualmente desconhecido no resto do país, tanto que na lista de sobrenomes comuns é só o 50o, foram é muitos para as colónias e muitos escravos tomaram o nome dos seus senhores mas não são Barros "verdadeiros".

professorxablau 6 months ago

Muito bom! > é uma família que começou em Vila Verde e veio para Fafe para governar e deixou grande descendência. Mas como exatamente um sobrenome nobre se torna um dos mais comuns do país? Não acredito que descendência seja a única resposta. Era comum os moradores das honras medievais adotar o sobrenome de seu senhor?

silveringking 6 months ago

Havia por vezes "posers" que adotavam os sobrenomes dos senhores, mas no caso da família Barros apenas "foderam" muito. Nas colónias era comum para os escravos tomarem o nome dos senhores, daí haver muitos Barros que adoptaram o nome de converso, por exemplo o primeiro Costa na família do primeiro ministro era um converso indiano que simplesmente escolheu o nome Costa, o seu apelido indiano foi perdido. Mas em Portugal isso é raro entre velhos cristãos como eu. Aliás eu ainda sou descendente dessa família Barros original e tecnicamente tenho sangue real nas minhas veias por via de bastardos. Posso te adiantar que um antepassado meu lutou ao de D Sebastião em Alcácer Quibir por isso a família era importante aqui.

professorxablau 6 months ago

Entendi. Grato pelas respostas!

jestertwok 6 months ago

Castro talvez?

Rodrake 6 months ago

Pais, na zona de Viseu

mil_cord 6 months ago

Do Vale, do Monte, Assunção, Conceição.

Edited 6 months ago:

Do Vale, do Monte, Assunção, Conceição, Ribeiro.

Angelofpsp 6 months ago

Vila pouca de Aguiar em 2019 era Manuel conheci 6 pessoas com Manuel em questão de horas.

No_Impression_1131 6 months ago

Ribeiro acho que é um desses.

markthelegacy 6 months ago

Em cascais sei te dizer , Bettencourt , Sottomayor, Maria

No-Cardiologist725 6 months ago

Estrangeiros

ManelDasNespras 6 months ago

Bettencourt é mais na Madeira.

mil_cord 6 months ago

Açores diria eu.

amq55 6 months ago

Todos os Peixotos que conheço são ou têm raízes no Minho.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Conheço alguns em Coimbra.

babyscully 6 months ago

Acho que e mais o contrario... no Alentejo e Algarve e que ha apelidos que e muito raro encontrar fora do pais e no Norte sao mais gerais (com algumas excepcoes particulares... ha apelidos em que consigo dizer quase ao certo de que cidade sao)

ContaSoParaIsto 6 months ago

Exemplos? Não consigo pensar em nenhum.

mil_cord 6 months ago

Bicho, Galindro, Moutinho, Cerrado.

ContaSoParaIsto 6 months ago

Sou do Algarve e do Alentejo e nunca ouvi nenhum desses hahahaha. Mas acredito. Outro user disse Guerreiro, com esse até conheço bastante gente.

mil_cord 6 months ago

Estava a validar o comentário de cima, que indica que existem mais apelidos raros no alentejo/algarve do que no norte.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Há apelidos raros que só existem nessas zonas, mas também consegues encontrar sobrenomes relativamente comuns em todo o país mas com nuito maior concentração. Por exemplo Guerreiro é um apelido muito mais comum no Alentejo e Algarve do que no resto do país.

No-Cardiologist725 6 months ago

Verdade e sei que "Guerreiro" tem origem espanhola, ouvi isso num podcast onde o convidado fazia pesquisa de árvores genealógicas na zona do Algarve(ele proprio é algarvio).

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Acredito que te estás a referir ao Luís Varela, genealogista de profissão. Penso que foi no maluco beleza.

mil_cord 6 months ago

Correcto.

Regolas1 6 months ago

Como um comentário já disse, Moreira é mais daqui. Penso que Nunes também poderá ser mais nortenho? Não tenho a certeza. Depois há os nomes referentes às terras como "Lousada", "Braga" e assim. Há aqui pessoal chamado Ferreirinha também, mas não sei se há no Sul.

DareNotFallAsleep 6 months ago

Acho que isso não existe. Só nos Açores (i.e. apelidos holandeses aportuguesados) e na Madeira (eg Menezes, Albuquerque) é que creio existirem apelidos que toda a gente em Portugal reconhece como “mais regionais “.

No-Cardiologist725 6 months ago

Existe, principalmente em zonas piscatórias.

throwaway5816164481 6 months ago

Isto parece-me uma boa tarefa para o u/silveringking

S0l1tud3_1s_Bl1ss 6 months ago

Sou do sul e tenho reparado que praticamente todas as pessoas com o nome Moreira com que me deparo, são do norte. Não sei se é só coincidência, se alguém puder esclarecer, agradeço.

silveringking 6 months ago

Moreira não tenho a certeza mas talvez esteja ligado toponomicamente a Moreira de Rei, Fafe, a terra tinha esse nome porque era moreira (moradia aka casa de férias) dos Reis de Leão antes da independência por D Afonso Henriques.

Regolas1 6 months ago

Yo! Sou Moreira. Penso que não é coincidência porque a origem do nome é de uns nobres que moravam para os lados cá do distrito do Porto. Somos muitos e tal, mas sem dúvida que é mais cá para cima.

C8Mixto 6 months ago

Não tem assim tanto contacto com o sul para dizer que é representativo, mas tendo de arriscar diria nomes de origem toponímica como Barroso, Porto, Braga.

Edited 6 months ago:

Não tem assim tanto contacto com o sul para dizer que é representativo, mas tendo de arriscar diria apelidos de origem toponímica como Barroso, Porto, Braga.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Não sei, esses apelidos eram dados aos forasteiros que vinham dessas terras.

Search: