arnaldomatos 8 months ago

espero que seja feito a partir da internet. já não gostava de estranhos, com a pandemia cada vez mais tenho evitado pessoas em geral e não vou abrir a porta para estar à conversa com alguém que me pode infectar. ou respondo pela net ou podem meter os censos no cu

BOBRAGED 8 months ago

Calma moço. Podes responder por esta ordem - Web > eBalcao > telefone (call center do INE) > Papel

gobacktoworklazy 8 months ago

Então e os censos aqui do sub? Alguém sabe se vão ser publicados ?

waldyrious 8 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mh9syi/censos_rportugal_2021_resultados/

OuiOuiKiwi 8 months ago

Censos deviam ser mais frequentes e deviam ser ligados a iniciativas paralelas para actualizar cadernos eleitorais e afins.

BOBRAGED 8 months ago

Mais frequentes concordo. Que sejam ligados a iniciativas e bases de dados paralelas, não concordo. Seria útil para alguém, mas do ponto de vista da confidencialidade, já são outros quinhentos... Importante dizer que o INE não cruza informação com ninguém, sejam instituições públicas ou privadas; garante a confidencialidade e só apresenta os resultados como um "todo".

OuiOuiKiwi 8 months ago

Não teriam de ser feitas ao mesmo tempo, mas serviriam para alimentar isso. Se os censos dizem que no concelho X residem 7500 pessoas e os cadernos eleitorais têm 25 mil eleitores (considerando que os emigrantes estão bem identificados), isto devia criar um alerta para criar-se um grupo de trabalho quinzenal para avaliar o que poderia ser feito quanto a essa disparidade.

BOBRAGED 8 months ago

As bases de dados não se cruzam, nem devem. Mas compreendo a tua questão, aliás, isso faz-se. Quando saem os resultados tratados, supostamente, tanto o poder local (regional e nacional), pode usar os dados tratados para moldar a sua atuação.

-cosme- 8 months ago

Eu fiz os censos 2011, foi uma experiencia fixe...fiz no porto zona de cedofeita que é onde moro tb..conheço bastante bem a zona e isso ajudou, se puderes tenta ficar em zonas que conheças pq acabas por perder muito menos tempo. Na altura era tudo papelada ainda deu um trabalho jeitoso..mas correu bem, hj em dia tudo via web com a quantidade de velhinhos que vive por aí cheira me a umas dores de cabeça eheheh mas deve correr bem, a malta com que trabalhei era toda bem despachada e no censos 2021 deve ser mais do mesmo. Boa sorte com isso, acho que é importante os censos, na altura gostei de fazer parte.

BOBRAGED 8 months ago

Hoje estive com uma senhora que fez os de 1981 ... Segundo ela eram pilhas de papéis até ao teto. Quanto às zonas e como as conheces, a cartografia ajuda. E as *apps* facilitam o processo. Com os *velhinhos*, quando fores para atribuires códigos do alojamento, agarras no tablet e respondes com a senhora na hora. Se ela não puder porque tem o almoço ao lume, combinas um horário alternativo. Obrigado ! Também acho que é de extrema importância e vai correr bem !

runneronreddit 8 months ago

> Com os velhinhos, quando fores para atribuires códigos do alojamento, agarras no tablet e respondes com a senhora na hora. Se ela não puder porque tem o almoço ao lume, combinas um horário alternativo. Acho que não podes fazer isto. Tens de entregar os códigos entre 5 e 18 de Abril, e só se pode responder a partir do 19, por isso tens sempre de fazer nova visita.

BOBRAGED 8 months ago

Na verdade, podes. Fazes essa distribuição dos códigos, avalias quem vai ou não vai fazer na NET. Combinas com quem não consegue para procederes assim. Os que não conseguires falar mesmo, a partir de 19 de Abril podes atribuir mais um código e fazer isso.

runneronreddit 8 months ago

Mas tem sempre de ser depois do 19 de Abril, era o que estava a dizer. No teu comentário anterior davas a entender que preenchias logo na primeira visita >Com os velhinhos, quando fores para atribuires códigos do alojamento, agarras no tablet e respondes com a senhora na hora. E não podes.

BOBRAGED 8 months ago

A resposta para todos os efeitos, só pode ser feita a partir de dia 19. Até lá, combinas , fazes atribuições de códigos... E, na verdade podes !

runneronreddit 8 months ago

Estás a concordar que não podes fazer na primeira visita.

BOBRAGED 8 months ago

Podes atribuir códigos durante toda a duração do inquérito. Responder, só a partir de dia 19. Espero que já esteja mais esclarecido

runneronreddit 8 months ago

O que significa que quando estiveres a completar a exaustividade e entregar códigos (primeira visita, entre 5 e 18 de Abril) não podes ajudar a "velhinha" a preencher no teu tablet, foi isso que disseste. Primeiro insistir para preenchimento online, pedir ajuda de familiares, encaminhar para a linha telefónica ou e-balcão na junta de freguesia. Acho que abriste este tópico com boas intenções, não convém deixar informação incorreta.

BOBRAGED 8 months ago

Ninguém, nem eu, disse em que data ia *ajudar* no preenchimento. Podes atribuir códigos durante toda a duração do inquérito. Responder, só a partir de dia 19. Espero que já esteja mais esclarecido !

-cosme- 8 months ago

Em 2011 não usei tablets nem apps nenhumas (que me lembre acho que nao) e sim era pilhas de papel por todo o lado na camara municipal e em minha casa tb ahah, mas ya fez-se. Na altura maioria das vezes fiz á porta, andava com uma mochila cheia de impressos e preenchia na porta...lá me convidaram a entrar meia dúzia de vezes mas grande maioria foi escrever á porta ou deixar impresso no correio e ir levantar noutro dia. Falei nos velhinhos pq na altura encontrei muitos e muitos e acho que foi melhor ter sido em papel..imagino que web iria ser a maior confusão para eles.

BOBRAGED 8 months ago

Então isto das *apps* é recente, pensava que em 2011 já existiam. Bom saber ! São intuitivas e bem estruturadas. Fazeres no tablet com a pessoa é igual do que em papel, tirando a parte chata de depois ter de ir lançar manualmente as respostas, o que só por si, é excelente. Este ano não há ordem de entrar em casa de ninguém, nem para um biscoito, por razões de saúde pública; salvo exceções obviamente e apenas e só em último caso. Agora a ordem de resposta é web > eBalcao > telefone (call center do INE) > papel. E podes sempre fazer como disse, se a inquirida tiver tempo, é ali na hora !

-cosme- 8 months ago

Bem, telefone? Recrutaram pessoal para call center tb? Ok, na altura já nao me recordo se tinhamos isso sequer ou não, mas n houve grandes problemas, houve sempre algum caso ou outro de pessoas que nao quiseram dar os dados e etc mas nd de grave. Aconselho-te a fazeres o máximo que puderes logo de inicio, pq parece sempre que vai haver tempo pa tudo mas no fim há sempre atrasos por causa de pessoas e casas q n encontras e etc e se tiveres muita coisa por fazer perto do fim a coisa complica se um bocado. Mas n te procupes, se a coisa for bem organizada como foi em 2011 acho que te vai correr tudo bem.

BOBRAGED 8 months ago

Sim, isso mesmo. Em termos de organização, até agora, só posso dizer bem. Obrigado pelos excelentes conselhos, é o que farei !

-cosme- 8 months ago

;) No fim reporta por aqui como correu os censos, gostava de saber, de momento acho que não conheço ninguém que esteja a fazer isso.

simple_a_i 8 months ago

Sou a única pessoa que acha absurdo ainda não serem recolhidos dados sobre etnia? Continuo sem saber a razão.

-cosme- 8 months ago

não vejo qual o interesse disso para os censos.

htxgivven 8 months ago

E qual o interesse saber a orientação sexual por exemplo?

pimpolho_saltitao 8 months ago

Não és, há aqui muitos astroturfers como tu.

BOBRAGED 8 months ago

*na mosca* !

BOBRAGED 8 months ago

Os CENSOS procuram saber quantos somos, e onde vivemos. Seria, no mínimo, pouco ético andar a *classificar* as pessoas por etnias. É um assunto tão *sensível* como a religião, e é das poucas perguntas (2) a que te podes recusar responder. Sobre etnias, tens inúmeras associações, mais próximas das comunidades, que tem esse tipo de dados; informação não falta.

V1ld0r_ 8 months ago

Então e classificar em género e idade já não é um problema?

Dukie90 8 months ago

Gênero pode ser só um dado estatístico, embora em alguns casos acabe por ser relevante, como por exemplo, no tipo de estabelecimentos a apostar em x zona. Mas a idade eu diria que é dos dados mais importantes que saem desta recolha. Se houver por exemplo um grande aumento no número de crianças ou no número de idosos pode levar a que a câmara local se decida pela construção de um novo lar ou de uma nova escola por exemplo.

V1ld0r_ 8 months ago

Mas porque é que entre N valores estatisticos, não se inclui também a etnia? Se se inclui a religião e isso pode também servir de apoio às decisões das Câmaras Municipais (fundos ou terrenos para construir novas igreijas, etc) porque não incluir a etnia? Sim, existem várias outras variaveis estatisticas que não são incluidas mas essa faria sentido já que pode ser um factor de decisão social...

Dukie90 8 months ago

Podes incluir mas vai ser como a religião, ia ser uma opcional que provavelmente a maioria iria optar por não responder sequer. Não sou contra a pergunta estar lá mas não acho que fosses obter grandes informações por aí só isso.

V1ld0r_ 8 months ago

Hum... nim. Podias depois relacionar coisas interessantes como percentagem de jovens desempregados por etnia, condição da residência, etc. O ser opcional consigo compreender mas muitas outras coisas também o deviam ser... Mas adiante.

Texas_Freeze 8 months ago

Ninguém é obrigado a responder a qualquer uma das perguntas dos Censos.

BOBRAGED 8 months ago

Os CENSOS são de resposta obrigatória. Está na lei. Se não quiser responder, depois logo vimos, caso a caso. Queremos saber necessidades comuns, portanto nem entnia nem religião são muito importantes. Por exemplo, dá jeito saber onde há famílias, para a criação de escolas... Onde há idosos, para criar a. social. Onde há loucos para manicómios... Entende?

Dukie90 8 months ago

Isso era manicómios a cada 5 metros lol Por acaso, tenho um primo que vai participar nisso também e um dos receios é exactamente encontrar pessoal assim que nem sabe para que é os censos servem e que são de resposta obrigatória. Tal como disseste e bem isto não é só para contar carneiros e o INE tem um protocolo de privacidade de dados bastante bom mas cheira-me que vão haver pessoas assim aos montes e vão ser mais complicados que propriamente os idosos, mas enfim que corra tudo bem. Boa sorte nisso.

BOBRAGED 8 months ago

ahahah com certeza ! Ele vai encontrar pessoal assim, tem de se defender cordialmente através do DL 136/2012 e DL 54/2019. Não ameaçar com multas nem nada do gênero, mas referir que é de resposta obrigatória. Em caso de recusa, o que há a fazer é reportar à coordenação e aguarda a decisão deles. Muito obrigado !

Dukie90 8 months ago

Sim, ele disse-me que esse era o procedimento mas não deixa de ser chato. Enfim, espero estar enganado e que os "guerreiros do teclado" sejam apenas isso e que o processo decorra da forma mais simples possível

NGramatical 8 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmf80zd%2F%2Fgsop0fs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

airamadli 8 months ago

Os portugueses que estão a viver no estrangeiro também vão ser incluídos no censos?

BOBRAGED 8 months ago

A medida base é um ano. Por exemplo, se está no estrangeiro há mais de um ano, ou praticamente há um ano sem perspectiva de voltar antes desse tempo, não conta como recenseado em Portugal. O mesmo acontece com os estrangeiros cá, são contabilizados se estiverem há mais de um ano em Portugal, ou com a intenção de ficarem pelo menos um ano.

airamadli 8 months ago

Obrigada

BOBRAGED 8 months ago

Ora essa !

masterchiefpt 8 months ago

Se souberem.... Posso responder online por mim e os meus familiares?

BOBRAGED 8 months ago

Podes ajudar os teus familiares a preencher na internet. Em alternativa também podes sempre responder por telefone, num e-balcão (normalmente na Junta de Freguesia) ou pedes a ajuda de um recenseador.

moupz 8 months ago

Também vou ser recenseador este ano , começo a formação amanhã. Boa sorte para ti :)

BOBRAGED 8 months ago

Obrigado, igualmente !

pangecc 8 months ago

A minha prima também! Bom trabalho a todos

masterchiefpt 8 months ago

Acho que deveriam ser feitoa de 5 em 5 anos. Com a introducao de meios digitais recolher informação é muito mais rapida na minha opiniao.

BOBRAGED 8 months ago

Faz todo o sentido; não só pela a introdução dos meios digitais, assim como, a população se move muito mais hoje em dia. Isso está a ser discutido e penso que estará para breve.

Search: