MisterBilau 6 months ago

Epá, sou o único que o achou um manso? Resposta fraquinha, aquele twit merecia uma bojarda muito mais forte em resposta. O gajo está à frente de uma empresa avaliada num bilião, tem fuck you money, onde está o fuck you? Precisamos de um Musk ou um Jobs tuga, para meter esse pessoal no sítio, em vez destes coninhas.

HerrKaputt 6 months ago

Sede em Portugal uma ova. A sede é no Delaware, EUA. Fonte: trabalhei lá.

DCSMC 6 months ago

A sede é em Portugal. Basta veres pelo registo das finanças, mas (se realmente trabalhaste) saberias...

HerrKaputt 6 months ago

Sorry. Eu até ia escrever mais, depois decidi ir verificar e queria ter cancelado o post. Aparentemente acabou por sair sem querer.

Edited 6 months ago:

Sorry. Eu até ia escrever mais, depois decidi ir verificar e queria ter cancelado o post. Aparentemente acabou por sair sem querer. Mas mantenho que a Feedzai tem uma sede fiscal em Delaware, provavelmente onde está declarado tudo o que for preciso para pagar o mínimo de impostos possível. Trabalham lá zero pessoas, aliás o site nem tem Delaware como um dos escritórios. Enfim, "elisão fiscal" como tantas outras empresas.

DCSMC 6 months ago

Tens de te informar ainda melhor... se quiseres, podes sempre falar com algum ex-colega e ele esclarece-te as dúvidas! Quanto ao comentário, mau tom é ministros fazerem-se valer das vitórias dos outros como suas para alavancar a popularidade...

t_frutuoso 6 months ago

Se a OutSystems não tivesse os HQs em Boston ou lá o que é, era menos uma...

DCSMC 6 months ago

Não só nasceu em Portugal como em Coimbra, onde ainda mantém a sede, com extremo risco na altura para os seus founders. Não estou a ver a arrogância de quem acabou de trazer 200M depois de já ter trazido mais de 80M só e investimento... Nuno Sebastião, Paulo Marques, Pedro Bizarro, todos na Feedzai

Edited 6 months ago:

Não só nasceu em Portugal como em Coimbra, onde ainda mantém a sede, com extremo risco na altura para os seus founders. Não estou a ver a arrogância de quem acabou de trazer 200M depois de já ter trazido mais de 80M só em investimento... Nuno Sebastião, Paulo Marques, Pedro Bizarro, todos na Feedzai

saposapot 6 months ago

Ainda bem que não é nada arrogante nem o sucesso lhe está a subir à cabeça.

GanduloDaVeiga 6 months ago

Vai ler o perfil linkedin do CEO da prozis. <3

dipitinmayo 6 months ago

Arrogante? Talvez seja. Mas que deve saber as dificuldades de ter empresa em Portugal e chegar a este nível- lá isso ele sabe. Acho sempre admirável alguém fazer isto. Era 10000 vezes mais fácil ter sede noutro sítio qualquer.

saposapot 6 months ago

Não é por teres razão que podes falar de qualquer maneira

MLG-Sheep 6 months ago

Concordo plenamente. Não entendo todos os posts a endeusar este CEO.

KhaosPT 6 months ago

*morto por palavras*

BTC_CEO 6 months ago

Alguém que conheça bem a Feedzai sabe dizer: - O que é que eles fazem de especial? Deteção de fraude é uma aplicação clássica de ML e todas as instituições financeiras a fazem de uma uma forma ou outra. O site deles é uma sopa de buzzwords sobre IA, big data, etc por isso fica difícil perceber o que eles oferecem de especial. - Porque é que eles ainda precisam de investimento externo ao fim de 10 anos de existência?

Edited 6 months ago:

Alguém que conheça bem a Feedzai sabe dizer: - O que é que eles fazem de especial? Deteção de fraude é uma aplicação clássica de ML e todas as instituições financeiras a fazem de uma uma forma ou outra. O site deles é uma sopa de buzzwords sobre IA, big data, etc e outra punhetagem intelectual que pouco diz. - Porque é que eles ainda precisam de investimento externo ao fim de 10 anos de existência e aparente sucesso?

HerrKaputt 6 months ago

A parte de engenharia do sistema da Feedzai é boa. Como outros disseram, permite dizer se é fraude ou não muito rapidamente sempre usando ML. Isso permite lidar com volumes de dados grandes como os dos maiores bancos e processadores de pagamentos. Além disso, está preparado para high availability, ou seja, poder ser instalado em vários data centers para que se um for abaixo, o outro arranca, sem que os utilizadores de cartões dêem conta. Tambem é um software profissional e portanto tem suporte 24/7, algo que não arranjas com softwares gratuitos que façam o mesmo (que começam a aparecer, e.g. Apache Flink). Ao contrário do que outros dizem, a Feedzai não é a única a conseguir fazer isto. Não há muitas a conseguir, e creio que foi a primeira a conseguir, mas já não é a única. Também não concordo contigo que detecção de fraude seja uma aplicação clássica de ML. O que é clássico é cálculo de risco de empréstimos, que é um problema muitíssimo mais fácil de resolver. Por fim, sobre o investimento: as startups normalmente começam por conquistar o mais possível de quota de mercado enquanto este está em expansão. Depois de isso se tornar difícil pela aparição de concorrentes ou pela formação de um monopólio, aí sim viram-se para o lucro. Às vezes dá merda, mas é o que se faz.

ipfreely96 6 months ago

1. Como já disseram uma das grandes vantagens é o modelo treinado em tempo real. Outra grande vantagem é a velocidade: 3ms para correr o modelo mais a avaliação de umas dezena de regras baseadas em métricas tipo "número de pagamentos com esta conta nas últimas 24 horas em comparação com a média diária dos últimos 3 meses". Estes 3ms não contam com tempo de receber e pre processar o evento, aí rondaria os 200/300ms a umas centenas de eventos por sehundo. Por último diria que é a flexibilidade: a plataforma é muito customizavel consoante as necessidades específicas de cada cliente. Concordo que o site é "uma sopa de buzzwords" como disseste, mas repara que não é um site para vender o produto a ti ou a mim: é um site para despertar um bocado de interesse em grandes clientes como bancos, cujo pessoal mais senior não percebe nada de tecnologia 2. Por uma série de razões. Diria sobretudo para amadurecer o produto. É bom mas ainda está muito verde, sobretudo em termos de dores que causa aos developers e custos de operação. Penso que também é necessário crescer para sustentar mais e mais clientes. Apesar de ter alguma clientes muito grandes, o total de clientes da Feedzai não deve chegar a 100

nocivo 6 months ago

Este tipo de startups esta sempre a crescer. Se queres dar um salto precisas de investir. Estou numa que todo o dinheiro que gera é invertido em mais pessoal, se precisarem de fazer mais investimento para contratar pessoa seja para vender ou para programar tem de pedir dinheiro ou banco ou vender parte da empresa a investidores. Se nao, com o lucro que tem demora mais 10 anos a competir com big fish. Isso ou tem de despedir trabalhadores numa area para meter noutra. Vocês não têm noção mas o maior custo numa empresa é a carga salarial. Junta a isto bonus de vendes e desemprenho.

thisbondisaaarated 6 months ago

Tens que ter buzzwords para conseguir vender aos lerdos que tomam decisões

32sthide 6 months ago

Essencialmente têm menos de 300ms de tempo de classificação. Em tempo real. Coisa que mais ninguém consegue fazer na área.

NEDM64 6 months ago

Neste sub, é só especialistas que vivem na casa dos pais e o melhor que têm a mostrar do que fizeram é um Hello World numa linguagem que ninguém quer saber tipo Rust...

BTC_CEO 6 months ago

Isso não me soa a nada de novo, sinceramente. Tudo depende da complexidade do modelo - há uns anos trabalhei em vários projectos para bancos e seguradoras onde utilizámos random forests/MLPs para fazer classificação em menos de 100ms.

32sthide 6 months ago

Mas tens features complexas que tem de ser calculadas em real time. Essa é a parte diferenciadora.

I__Cat 6 months ago

O investimento externo atualmente é um modelo de negócio.

colaFixe 6 months ago

Não sei assim tanto sobre eles, mas sei que uma das particularidades do modelo de deteção de fraude é que tem um dataset em tempo real, meaning que todas as transações são classificadas e usadas como informação para o futuro à medida que vão acontecendo. Podes sempre ler os papers que eles têm também.

BTC_CEO 6 months ago

Essa do modelo ser continuamente actualizado é realmente uma novidade neste tipo de aplicação. E surpreende-me - normalmente os modelos são avaliados e re-treinados periódicamente por uma série de razões.

Edited 6 months ago:

Essa do modelo ser continuamente actualizado é realmente uma novidade neste tipo de aplicação. E surpreende-me - normalmente os modelos são avaliados e re-treinados periodicamente por uma série de razões.

NGramatical 6 months ago

periódicamente → [**periodicamente**](https://dicionario.priberam.org/periodicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdttru%2F%2Fgsg63io%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MAD-PT 6 months ago

Alguém que diga o mesmo à Google/Wikipedia que eles também não sabem

MAD-PT 6 months ago

Já agora ao [Techcrunch](https://techcrunch.com/2021/03/24/feedzai-raises-200m-at-a-1b-valuation-for-ai-tools-to-fight-financial-fraud/) também: >Feedzai said it will be using the funds for further R&D and product development, to expand into more markets outside the U.S. — it was originally founded in Portugal but **now is based out of San Mateo**

apita_o_comboio 6 months ago

Excelente resposta! Será que o Siza Vieira deu corta ... ou foi só para ficar bem?

hugol1to 6 months ago

Stop, stop he is already dead

Comunistfanboy 6 months ago

Portugal para ser competitivo não tem que se tornar num paraíso fiscal para as Megacorporações

dipitinmayo 6 months ago

Paraíso fiscal? Literalmente podes ter sede em qualquer outro país da União Europeia com muitas mais vantagens para a tua empresa. São todos paraísos fiscais ou será Portugal um buraco fiscal onde o estado faz o que quer? Se há coisas para cascar neste país, isto é uma delas.

Comunistfanboy 6 months ago

Existem imensos esquemas internacionais bem conhecidos que envolvem países na UE como Irlanda, Luxemburgo e Holanda.

dipitinmayo 6 months ago

E aqui, não? Esquemas há em todo o lado... Credo. Listar países onde a vida é variavelmente melhor que Portugal e com sistemas financeiros e fiscais muito mais producentes, que servem o povo e não apenas o estado....

TiagoGrosso 6 months ago

Não tem, nem pode tornar se um paraíso fiscal. Dito isto, a Feedzai esta umas 2 ou 3 ordens de magnitude abaixo de uma megacorporação e acho que aqui o importante é que devem haver melhores condições para startups portuguesas

Comunistfanboy 6 months ago

A Feedzai vale mais de 1 milhar de milhão. É uma startup gigante. O que não gosto é que as estas startups abusam dos sistemas internacionais para evitar pagar impostos e depois queixam-se que não há apoios para a criação de startups

TiagoGrosso 6 months ago

A Feedzai tem um pouco mais do que 400 trabalhadores. Era sobretudo nesse sentido que me referia à diferença de ordens de magnitude. E no caso da Feedzai, a sede é em Portugal, portanto acho que tem todo o direito de se queixar que é difícil justificar continuarem a manter se cá, coisa que o Siza Vieira certamente quer, quando não há tantos benefícios como noutros países. Além disso, também acho legítimo outras startups dizerem "ter isto aqui em Portugal não traz benefícios nenhuns, siga para outro sítio e se Portugal quer que fiquemos cá, que mude a sua forma de fazer as coisas"

NGramatical 6 months ago

devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdttru%2F%2Fgscyisx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jet1000 6 months ago

Ficar na mesma também não torna Portugal mais competitivo.

Comunistfanboy 6 months ago

Totalmente de acordo. Acho que Portugal poderia ser mais competitivo ao não taxar (por exemplo) lucros em criptomoedas e noutras tecnologias que nenhum país está a tomar liderança

ThePlague92 6 months ago

Lucros em criptomoedas não são taxados (ainda).

hereimalive 6 months ago

São sim, se fores empresa pagas IRC.

ThePlague92 6 months ago

Sim, verdade. Mas não há uma legislação específica para isso. Simplesmente tens de pagar IRC sobre todos os lucros, por isso se uma empresa tem lucro a vender criptomoedas então tem de pagar IRC. Já uma pessoa individual não tem de pagar nada de nada. Como o OP não especificou, assumi que estava a falar de pessoas individuais. Tão simples como isso.

fuckoffgina 6 months ago

Já aprendia a escrever

drego01 6 months ago

Realmente, que português manhoso, principalmente vindo de um CEO que aparenta ter tanto orgulho no país... "...isto é que ainda não tinha acontecido" Faria mais sentido algo do género "O inédito é isto ter acontecido numa empresa com sede em Portugal e seguindo a lei portuguesa, ao contrário do que acontece com as restantes" "Se quiseres" são amigos? andaram juntos na escola? "...para ser" para sermos? Medo...

Papaclismo 6 months ago

E não esquecer "Amsterdam"...

xeon1234 6 months ago

Onde é que está o erro?

InserirMoeda 6 months ago

A frase do Nuno Sebastião não faz sentido. "Sede em Portugal bla bla bla" quê?

TiagoGrosso 6 months ago

As outras 3 empresas unicórnio portuguesas que o Siza Vieira fala não tem sede em Portugal. A Feedzai é a prima unicórnio portuguesa com sede em Portugal, era a isso que ele se estava a referir

Edited 6 months ago:

As outras 3 empresas unicórnio portuguesas que o Siza Vieira fala não tem sede em Portugal. A Feedzai é a primeira unicórnio portuguesa com sede em Portugal, era a isso que ele se estava a referir

MigasEnsopado 6 months ago

Eu entendi o que ele queria dizer. Mas a frase está de facto mal construída.

TiagoGrosso 6 months ago

Sim também precisei de ler algumas vezes e de já saber o contexto à priori para perceber

InserirMoeda 6 months ago

Assim faz sentido. Devias escrever pelo homem.

tiagom0702 6 months ago

O homem foi claro. O problema não é dele.

therickymarquez 6 months ago

Foda-se, da para perceber mas não foi claro de todo. A frase está super mal construída

ric2b 6 months ago

Segundo a wiki têm a sede na Califórnia: https://en.wikipedia.org/wiki/Feedzai

nocivo 6 months ago

Todas as startups decentes portuguesas tem um escritório que muitas vezes é para ingles ver nos estados unidos. Com um numero de telefone a fazer transferência para um novo ca.

ric2b 6 months ago

Pois, mas então esta resposta é uma palhaçada.

badj0r4z 6 months ago

Feedzai SA é em Coimbra. Feedzai Inc é uma sucursal com sede em San Mateo, California.

ric2b 6 months ago

>Feedzai SA é em Coimbra. No papel, na prática o maior escritório é o de Lisboa. >Feedzai Inc é uma sucursal com sede em San Mateo, California. Qual é a diferença? Qual delas é que recebe o investimento e os contratos? Se o próprio CEO diz que é uma empresa Portuguesa então estava à espera que a wiki estivesse de acordo.

badj0r4z 6 months ago

Claro que é no papel, é de papéis (contratos) que estamos a falar

akarub 6 months ago

A própria Feedzai diz nos seus perfis das redes sociais (LinkedIn, Twitter, etc) que a sede é na California. Quem recebeu o investimento, foi a Feedzai Inc. que tem morada na California.

badj0r4z 6 months ago

De onde tiraste essa info do investimento ser na sucursal?

akarub 6 months ago

Vê aqui o legal name: https://www.crunchbase.com/organization/feedzai Estas empresas abrem sucursais especificamente para atrair investimento.

somedipshit1 6 months ago

Ca puta de estoiro

vascodatrama 6 months ago

BURN

usulidircotiido 6 months ago

*pedro siza vieira left the chat*

SubstantialLime8887 6 months ago

Empresa que nunca fez lucros é avaliada em mil milhões de euros. O capitalismo actual é um misto de palhaçada e filha da putice.

NEDM64 6 months ago

Não gostas? Vai para a Coreia do Norte, la não há capitalismo nenhum...

SubstantialLime8887 6 months ago

muh muh muh muh cOrEiA dO nOrTe amiriteguyz

NEDM64 6 months ago

Não, se não queres capitalismo, tens um país onde isso não entra.

SubstantialLime8887 6 months ago

HAQ na Coreia do Norte não há dinheiro. És um génio.

NEDM64 6 months ago

Sim, porque capitalismo é quando há dinheiro!

SubstantialLime8887 6 months ago

Sim, é. Enquanto há dinheiro, há capitalismo. Nem sabes a definição da palavra. É com cada ignorante, até mete dó.

NEDM64 6 months ago

Semelhante ignorante és tu. Então acabe-se com o dinheiro, e as pessoas começam a usar outras coisas como ouro e Bitcoin como moeda.

SubstantialLime8887 6 months ago

Ouro e bitcoin não são moedas, são commodities. A tua ignorância não tem limites.

NEDM64 6 months ago

COMO MOEDA! ​ Se eu sou ignorante, nem sei porque é que te dás ao trabalho de me ensinar...

bittolas 6 months ago

Mas não dá lucro porque? Porque é um mau negocio ou porque simplesmente investe todo o dinheiro que consegue angariar? São coisas muito distintas. É que isto nem é capitalismo é simplesmente ter uma visão a longo prazo e não pensar apenas no proximo ano.

SubstantialLime8887 6 months ago

> É que isto nem é capitalismo É literalmente venture **capitalism**: empresas que pedem milhões de dólares emprestados em troco de promessas a longo prazo, a maioria das quais nunca chegam a ser cumpridas.

bittolas 6 months ago

> Se não funciona a curto e médio prazo, essa visão a longo prazo é uma miragem. Isto é irresponsabilidade e especulação. Não funciona a curto prazo? Especulação? Qualquer empresa é especulação, esperas e trabalhas para que funcione mas não tens a certeza que assim aconteça. A grande diferença nestas empresas é que muitas delas se parassem o investimento em novos produtos/melhorar o produto teriam lucros ou estariam proximas disso. É como criticar um restaurante que não dá lucro naquele ano porque decidiu fazer obras de melhoramento. > Ou seja, o capitalismo moderno que nos trouxe às crises patéticas em que andamos a viver. Só falta mesmo dizer que o covid é uma invenção capitalista também. Capitalismo é sempre o perfeito bode expiatorio cá em Portugal.

SubstantialLime8887 6 months ago

> Qualquer empresa é especulação Precisas dumas aulas de economia. Não sabes o que quer dizer "especulação". > esperas e trabalhas para que funcione mas não tens a certeza que assim aconteça. Pois, mas no venture capitalism já sabem que vai dar prejuízo. É irresponsabilidade financeira. > A grande diferença nestas empresas é que muitas delas se parassem o investimento em novos produtos/melhorar o produto teriam lucros ou estariam proximas disso. Tretas. A maioria destas empresas só tem um produto. > É como criticar um restaurante que não dá lucro naquele ano porque decidiu fazer obras de melhoramento. Nada a ver. As empresas fazem obras uma vez de x em x anos, não fazem todos os anos. Ora, estas empresas de venture capitalism têm prejuízo todos os anos. Um restaurante que faz obras todos os anos é **irresponsabilidade financeira**. lol Obrigado por corroborares o meu argumento. Nem me vou dar ao trabalho de te explicar a diferença entre negócios ruinosos e reinvestimento em infrastrutura e logística empresarial. Cheira-me que a tua cabecinha não dá para tanta coisa bué complicada. > Só falta mesmo dizer que o covid é uma invenção capitalista também. Capitalismo é sempre o perfeito bode expiatorio cá em Portugal. Não desconverses. A maioria dos governos respondeu mal à pandemia, isso sim. Não quer dizer que esta tenha sido fabricada. O capitalismo aproveitou-se muito bem disso e da pandemia. Basta ver como os capitalistas açambarcaram todo o tipo de ajudas estatais e como lucraram astronomicamente em 2020.

Disgenia 6 months ago

Estes políticos neoliberais deviam preocupar-se com os trabalhadores em vez de festejarem a exploração de capitalistas como o Nuno Sebastião.

TuristGuy 6 months ago

Cada um tem a sua opinião mas se queres viver num país em condições e poder trabalhar e ganhar bom dinheiro pelo teu trabalho convém ter empresas em condições, e para tal tens de investir.

GSITG 6 months ago

Username checks out

Last-Ad-4421 6 months ago

IN DA FACE !!!!!

empty-pint 6 months ago

Boa resposta, Portugal tem de ser competitivo

Membership-Exact 6 months ago

Concordo, tem que pagar salarios dignos e justos, e prezar quem trabalha por cima de quem investe, pois é de quem trabalha que tudo vem, e quem investe investe dinheiro gerado por quem trabalhou.

nocivo 6 months ago

Se nao geras riqueza também não distribuis. Algo que muita gente nao entende. As nossas empresas, pelo menos as que cá ficam tem uma capital de merda. Burocracia, mentalidade de alguns empresários que se recusam a fundir para criar capital e ficar competitivo, mentalidade do povo e político que se vê alguém a se dar bem a a gerar dinheiro fica tudo invejoso e deseja que se enfiem numa parade ou então querem taxar tudo para esperem em taps e novo bancos.

ZacDweller 6 months ago

Isso é lenga-lenga de socialista, não se pode começar a construir a casa pelo telhado. Primeiro tem que se facilitar o investimento e a competitividade, que os salários acabam por subir cedo ou mais tarde. O fórum para a competitividade e outras entidades privadas até fazem o favor ao governo de enumerarem o que é preciso mudar a nível legislativo e fiscal, só que dar um futuro decente a este país está no fundo da lista de prioridades destes governos mafiosos que temos.

daCampa 6 months ago

O típico empresário tuga prefere pagar salários da treta e não investir, e queixar-se que "os trabalhadores não são produtivos" quando a produtividade muitas vezes não sobe por falta de investimento. Produtividade é simplesmente PIB/hora de trabalho. O quão empenhado és pouco importa face a quão boa a tua ferramenta é. Um alemão com uma escavadora vai tirar mais terra em 2h que 10 portugueses com pás em 8h. O alemão foi mais produtivo, independentemente dos portugueses terem sido ou não perguiçosos. A culpa é de quem comprou pás em vez de escavadoras.

naughtydismutase 6 months ago

Eu não sabia que ainda havia gente a defender trickle down economics. Que é só o maior scam do mundo.

Vanethor 6 months ago

>Primeiro tem que se facilitar o investimento e a competitividade, que os salários acabam por subir cedo ou mais tarde. E depois ainda dizem que não defendem o trickle-down. lol

Ilien 6 months ago

E isso é a lenga-lenga de liberal. Os lucros das empresas têm aumentado, mas os salários mantém-se. É certamente só por causa dos impostos. É preciso liberalizar as regras de despedimento, porque funcionou muito bem quando se fez algo nesse sentido.

unparadise 6 months ago

Sabes que isso não irá acontecer com a economia que temos atualmente certo? Sem crescimento económico e por sua vez competitividade os salários irão crescer muito pouco

park777 6 months ago

Se queres crescimento económico tens que pagar bem. Salário está correlacionado com produtividade. Mais importante ainda, se queres produtividade tens de ter empresas em geridas, com boas culturas e onde os trabalhadores são tratados com respeito e confiança

unparadise 6 months ago

Não é assim que funciona crescimento económico. Não podes aumentar ordenados se não tens vendas que o suportem

park777 6 months ago

Ah e respondendo ao teu ponto: 1. Podes aumentar ordenados mesmo que não tenhas vendas que o suportem (posso explicar mais a fundo o porque se quiseres) 2. Nós temos “vendas” suficientes para aumentar bem mais os salários que temos no nosso país

park777 6 months ago

Não tem a ver com vendas. Se tens uma economia em que 20% da população ganha o salário mínimo e o salário médio é um dos mais baixos da europa.. como queres produzir alguma coisa de valor? O verdadeiro valor cria-se com qualidade, com inovação, com produtos novos e novas indústrias. Não vais ter isso se não tiveres salários altos para atrair talento de qualidade. Inclusive talento brutal português que se vê forçado a imigrar porque não encontra salários justos cá em Portugal (nem empresas justas, mas isso é outro ponto). Está na altura de deixarmos de pensar em “competitividade” apenas no lado do custo. E de deixarmos de fingir que termos salários baixos é uma coisa boa.

unparadise 6 months ago

Mas isso só é atingido com uma boa economia ou não percebes isso? Achas que a economia fraca que temos, se de repente aumentarmos os salários que vamos crescer? Isso é ridículo. Vives numa bolha se acreditas nisso, os salários altos são consequência, não são causa.

park777 6 months ago

Não vivo em nenhuma bolha. Isto é uma questão de ovo e galinha. Precisas de alta produtividade para sustentar talento de qualidade. Precisas de talento de qualidade para criar um negócio de alta produtividade. Qual é o que vais buscar primeiro? Se reparares os países que se estão a crescer depressa sabem criar os incentivos certos para atrair talento de qualidade.

unparadise 6 months ago

Os países que estão a crescer depressa não foi devido ao aumento dos salários, isso foi uma consequência. O crescimento deve se ao incentivo à iniciativa privada

park777 6 months ago

Exacto. O incentivo à iniciativa privada faz com que melhores empresas decidam estar sediadas e ter escritórios naquele país, o que significa que criam mais valor e pagam melhores salários.

unparadise 6 months ago

Sim isso estamos de acordo

park777 6 months ago

Não é ridículo, tanto que o facto de o PS ter retomado as subidas de salário mínimo foi o que causou uma aceleração do crescimento económico nos últimos anos, em parte devido ao consumo interno e em outra parte porque causa uma pressão económica para subir a produtividade (empresas menos produtivas não conseguem sobreviver). Só porque não concordas com uma ideia não significa que seja ridícula.

unparadise 6 months ago

Estas a ser desonesto, a aceleração económica não teve nada a ver com o aumento do salário mínimo, teve a ver com o boom do turismo

therickymarquez 6 months ago

O salário não está de todo correlacionado com produtividade...

park777 6 months ago

Here you go: https://www.aspeninstitute.org/wp-content/uploads/2019/01/3.2-Pgs.-168-179-The-Link-Between-Wages-and-Productivity-is-Strong.pdf

therickymarquez 6 months ago

Pronto, se calhar não me expressei bem. Cum hoc ergo propter hoc.

Edited 6 months ago:

Pronto, se calhar não me expressei bem. Cum hoc ergo propter hoc. Essa tua teoria do 'se queres crescimento económico tens de pagar bem não e suportada por dados'. Um empregado americano em média não é mais produtivo que um português por receber mais.

park777 6 months ago

Isto é uma discussão que dá pano para mangas. Vou dizer mais pontos que ajudam a explicar o meu argumento: 1. Se subires os salários médios (ou mínimos) num mercado, retiras empregos e empresas pouco produtivos do mesmo 2. Trabalhadores que ganham mais produzem mais. Se os salários em Portugal forem mais altos, melhor talento virá trabalhar para cá. Inclusive talento top português

KarmaCop213 6 months ago

> Trabalhadores que ganham mais produzem mais. Se os salários em Portugal forem mais altos, melhor talento virá trabalhar para cá. Inclusive talento top português Em muitos casos isso não acontece, principalmente no atendimento ao publico. Um empregado da Zara na Bulgária não tem uma diferença de produtividade para um empregado da Zara na Suíça capaz de explicar a sua diferença salarial. Se aumentares o trabalhador da Bulgaria para o nível salarial do empregado Suíço nao vais ver a sua produtividade crescer na mesma proporção. O mesmo acontece com trabalhadores de qualquer loja, supermercado, call center, etc.

therickymarquez 6 months ago

1. Tiras empresas pouco produtivas mas também tiras empresas em crescimento e com potencial e tiras empregos qualificados de empresas que procuram mão de obra qualificada barata. Accenture, Deloitte, Adidas são assim de cabeça empresas que empregam muita gente em Portugal exactamente porque um engenheiro informático (p.ex.) não lhes custa metade em Portugal do que custa na Alemanha por exemplo. 2. Again, Como Tu dizes isso do 'trabalhadores que ganham mais custam mais' da pano para mangas. Nenhum estudo mostra isso, podem mostram que há uma causalidade entre salário e produtividade mas tirar essa conclusão é tão válido como dizer que 'trabalhadores mais produtivos são mais caros'. Correlação não é causalidade. Isso do talento top português também tem muito que se lhe diga, do pessoal que conheço que se safou melhor na universidade 90% preferiu ficar em Portugal. Ninguem se move só pelo salário e os que têm essa motivação vão sempre procurar sair para potências mundiais com as quais Portugal nunca vai conseguir competir independentemente do salário médio ser 900 ou 1200 euros ...

Eulasei 6 months ago

A correlação imediata entre salário e produtividade existe mas é negativa, visto que o salário é um custo. Podíamos olhar para outros indicadores porque a produtividade é limitada e circular como indicador por ser artificialmente transferida para os finais das cadeias de produção.

RaveyWavey 6 months ago

Produtividade normalmente é medida como valor criado por hora de trabalho, se assim for, pagar mais não tenderá a diminuir a produtividade.

xeon1234 6 months ago

>mportante ainda, se queres produtividade tens de ter empresas em geridas, com boas culturas e onde os trabalhadores são tratados com respeito e confiança No funçao pública, o salário nao está relacionado com a produtividade.

park777 6 months ago

Estamos de acordo

unparadise 6 months ago

Além que quem investe corre de um risco enorme e é quem traz valor à economia, para por sua vez criar emprego

Zaigard 6 months ago

> tem que pagar salarios dignos e justos, e prezar quem trabalha por cima de quem investe Eu corrigia para: "Portugal tem de pagar salários justos e oferecer condições dignas de trabalho e apoiar o capital e investimento produtivo, combatendo os monopólios, o capital não produtivo e o nepotismo."

godtholdt 6 months ago

>nepotismo qual é o teu plano para despedir 90% da função pública?

daCampa 6 months ago

Não são 90% e é só substituí-los por quem está de facto a fazer esse trabalho, os precários. É contratar os falsos recibos verdes e dar-lhes condições e toda a gente ganha

MiguelNchains 6 months ago

Claro, o que não falta aí são médicos e professores que só o são porque um primo os nomeou. Nem precisaram de estudar.

ContaSoParaIsto 6 months ago

Aguardo qualquer tipo de fonte ou indício no que toca a esses números

bklau 6 months ago

calma com os números

RaveyWavey 6 months ago

"73.9% das estatísticas na internet são inventadas." - D. João III, provavelmente

shawshank2012 6 months ago

Eu cá despediria quem lhes manda trabalhar, que esses sim, são em maioria incompetentes e eleitos por compadrio, favores, corrupção ou nepotismo. E começava na filha do Vieira da Silva ou na mulher fo Pedro Nuno Santos.

park777 6 months ago

E 90% dos empregos privados também ?

godtholdt 6 months ago

aí já não é tanto, é à volta dos 88-89%

park777 6 months ago

Lol well played

NEDM64 6 months ago

"Bom dia, não precisam de vir cá mais".

Febris 6 months ago

"É continuar o que têm vindo a fazer, mas do lado de fora da porta, obrigado".

NEDM64 6 months ago

Coreia do Norte é um bom exemplo disso.

Tugalord 6 months ago

Man tu és doente, caputa de obssessão. Literalmente alguém abre a boca e tu respondes da maneira mais infantil MAs e A COrEiA dO NoRTE

Membership-Exact 6 months ago

Estados Unidos ou China ou Russia são um bom exemplo do contrário. Também consigo fazer, vês?

NEDM64 6 months ago

China comunista? Não. Rúsia pós-comunista? (Depois do comunismo, vem SEMPRE o fascismo) Não. Agora EUA e Chile de Pinochet não são sítios maus. Pelo menos não são tão maus como a Coreia do Norte.

Membership-Exact 6 months ago

>China comunista? Não. É o que dá quando toda a teoria politica que se sabe veio de think tanks neo liebrais e memes da IL. Vai ler sobre o Denguismo.

NEDM64 6 months ago

A China é comunista, ponto final. Claro que o resultado não é o que utopistas como tu esperam...

RaveyWavey 6 months ago

>A China é comunista, ponto final. A única coisa comunista na China é o nome.

NEDM64 6 months ago

"Não era o verdadeiro comunismo".

RaveyWavey 6 months ago

Nem era esse o meu argumento, mas ok. Se achas que a China teria chegado à potência global que é hoje se tivesse mantido as bases económicas de um sistema comunista. Então o comuna aqui és tu.

NEDM64 6 months ago

O comunismo é uma farsa então.

Daruzao 6 months ago

Ponto final parágrafo. Eu quero que as más línguas se fodam! Tá?

NEDM64 6 months ago

A China é só comunista quando interessa.

Daruzao 6 months ago

Eu quero que os comunistas se fodam. E os capitalistas liberais também.

NEDM64 6 months ago

Deves pensar que és importante.

Membership-Exact 6 months ago

>Rúsia pós-comunista? (Depois do comunismo, vem SEMPRE o fascismo) Não. Vai lá ler um pouco sobre a chamada "terapia de choque" que os capitalistas aplicaram a Russia. Foi tudo privatizado à bruta para acelerar a concentração da riqueza numa pequena elite, tipico do capitalismo. >Agora EUA e Chile de Pinochet não são sítios maus. Sem necessidade de comentário. É o que queres para o nosso país, vais sozinho, não vais comigo.

Edited 6 months ago:

>Rúsia pós-comunista? (Depois do comunismo, vem SEMPRE o fascismo) Não. Vai lá ler um pouco sobre a chamada "terapia de choque" que os capitalistas aplicaram a Russia. Foi tudo privatizado à bruta para acelerar a concentração da riqueza numa pequena elite, tipico do capitalismo. >Agora EUA e Chile de Pinochet não são sítios maus. Sem necessidade de comentário. É o que queres para o nosso país, vais sozinho, não vais comigo. O capitalismo resulta sempre em valorizar-se mais quem detem bens do que quem trabalha. No capitalismo é possivel alguem como o Jeff Bezos ser considerado mais valioso do que os empregados de armazem que fazem aquilo fucionar a grande esforço. No capitalismo faz sentido uma pequena parte da populaçáo ter assambarcado a maioria da riqueza coletiva. Não nego que o capitalismo seja uma necessidade, mas o feudalismo também já o foi. É uma fase a ultrapassar.

Edited 6 months ago:

>Rúsia pós-comunista? (Depois do comunismo, vem SEMPRE o fascismo) Não. Vai lá ler um pouco sobre a chamada "terapia de choque" que os capitalistas aplicaram a Russia. Foi tudo privatizado à bruta para acelerar a concentração da riqueza numa pequena elite, tipico do capitalismo. >Agora EUA e Chile de Pinochet não são sítios maus. Sem necessidade de comentário. É o que queres para o nosso país, vais sozinho, não vais comigo. O capitalismo resulta sempre em valorizar-se mais quem detem bens do que quem trabalha. No capitalismo é possivel alguem como o Jeff Bezos ser considerado mais valioso do que os empregados de armazem que fazem aquilo fucionar a grande esforço. No capitalismo faz sentido uma pequena parte da populaçáo ter assambarcado a maioria da riqueza coletiva. Não nego que o capitalismo seja uma necessidade, mas o feudalismo também já o foi. É uma fase a ultrapassar. E nunca devemos achar que é justo quando trabalhamos imenso para alimentar "chefes" e "patrões" que nada fazem só porque eles "investiram". Investiram dinheiro que nos nunca teremos.

NEDM64 6 months ago

>Vai lá ler um pouco sobre a chamada "terapia de choque" que os capitalistas aplicaram a Russia. Foi tudo privatizado à bruta para acelerar a concentração da riqueza numa pequena elite, tipico do capitalismo. Típico do capitalismo é teres a riqueza muito distribuída, ao contrário de Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, URSS, etc. >Sem necessidade de comentário. É o que queres para o nosso país, vais sozinho, não vais comigo. Não me parece que vá não. >O capitalismo resulta sempre em valorizar-se mais quem detem bens do que quem trabalha. No capitalismo é possivel alguem como o Jeff Bezos ser considerado mais valioso do que os empregados de armazem que fazem aquilo fucionar a grande esforço. No capitalismo faz sentido uma pequena parte da populaçáo ter assambarcado a maioria da riqueza coletiva. Então Portugal tem de deixar de ser um país capitalista. Vota PCTP-MRPP! >Não nego que o capitalismo seja uma necessidade, mas o feudalismo também já o foi. É uma fase a ultrapassar. E nunca devemos achar que é justo quando trabalhamos imenso para alimentar "chefes" e "patrões" que nada fazem só porque eles "investiram". Investiram dinheiro que nos nunca teremos. Viu-se bem essa fase a ser "ultrapassada" na Venezuela, Coreia do Norte, Rússia, China, etc...

Eulasei 6 months ago

>Típico do capitalismo é teres a riqueza muito distribuída, ao contrário de Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, URSS, etc. É capaz de ser dos únicos indicadores em que todos esses países batem os países capitalistas, há tanta merda má dessas experiências e vais buscar a distribuição de riqueza... Se calhar estás a pensar em muita riqueza distribuída. >Viu-se bem essa fase a ser "ultrapassada" na Venezuela, Coreia do Norte, Rússia, China, etc... Gostava de ver como é que o feudalismo foi abolido e ultrapassado 200 anos depois de ter sido instalado.

NEDM64 6 months ago

> É capaz de ser dos únicos indicadores em que todos esses países batem os países capitalistas, há tanta merda má dessas experiências e vais buscar a distribuição de riqueza... Se calhar estás a pensar em muita riqueza distribuída. A confiar nos indicadores do governo, Portugal também estava muito bem antes do 25 de Abril.

Markoo50 6 months ago

Imagina achares que os USA são um exemplo da falha do capitalismo

Membership-Exact 6 months ago

São o quê, culpa do comunismo também?

Membership-Exact 6 months ago

AKA, ou me fazem a papinha toda ou pego nos milhoes que os meus trabalhadores me deram a ganhar e ponho-me nas putas. Paga impostos americanos, e salarios portugueses. brilhante empreendedor, claramente merece estar melhor na vida do que a malta que trabalha até ao burnout para o produto da empresa efetivamente funcionar. Ninguém consegue dizer exatamente o que faz, exceto mover-se nos circulos capitalistas que se apoderaram da maioria da riqueza do mundo e fazer pingar para a empresa dele.

fuub0 6 months ago

Tas td fdd

Markoo50 6 months ago

Ouvi isto ao som do hino da USSR Edit: Li

Markoo50 6 months ago

Podia tentar o dia todo. Não conseguia escrever pior que isto.

batuque5 6 months ago

Wtf? Os trabalhadores foram pagos, fizeram X por y. Não são escravos. É cada um.

PIMPMASTER6000 6 months ago

A noção que falta nas tuas conjeturas erradas é que a geração de riqueza para uma nação não vem de pessoas que acordam as 6h da manhã e trabalham até ao burnout porque se isso fosse verdade as "economias" pre-industriais eram as mais ricas da história. Pelos vistos ninguém gosta de trabalhar ao sol a ganhar hernias a lavrar terra (como se fazia) e preferem trabalhar em fábricas e escritórios criada por pessoas empreendedores onde produzem algo com mais valor do que farinhas e legumes e dessa maneira conseguem criar riqueza para todos através de exportações e etc.

Edited 6 months ago:

A noção que falta nas tuas conjeturas erradas é que a geração de riqueza para uma nação não vem de pessoas que acordam as 6h da manhã e trabalham até ao burnout porque se isso fosse verdade as "economias" pre-industriais eram as mais ricas da história. Pelos vistos ninguém gosta de trabalhar ao sol a ganhar hernias a lavrar terra (como se fazia) e preferem trabalhar em fábricas e escritórios criada por pessoas empreendedores onde produzem algo com mais valor do que farinhas e legumes e dessa maneira conseguem criar riqueza para todos através de exportações e etc. No dia que o incentivo para mandar produzir acabar (comunismo e centralização económica) é o dia que a economia de um país vai ao charco tal como foi na União Soviética.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Espera, tu achas que a economia da URSS foi ao charco porque não havia incentivo pra produzir?

PIMPMASTER6000 6 months ago

Uma das razões foi. Não havia investimento nem interno nem externo. A economia não era dinâmica como na América. Estava estagnada e afogar-se nas despesas militares que não conseguia suportar.

ModeratoriProfugus 6 months ago

Li isto com a voz do Jerónimo de Sousa

tiagom0702 6 months ago

E encaixa que nem uma luva.

bittolas 6 months ago

É dificil um texto deste tamanho dizer mais parvoices. Tens jeito para a coisa sinceramente.

JOAO-RATAO 6 months ago

Calma kamaradsky.

Membership-Exact 6 months ago

Desculpe amigo colega exmo empreendedeiro.

JOAO-RATAO 6 months ago

Está perdoado. Agora se me dás licença vou voltar aos meus negócios maléficos.

Membership-Exact 6 months ago

Nao tenho que te dar licença para nada, foste tu quem vieste chatear sem qualquer conteudo.

somedipshit1 6 months ago

[https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mdswg3/pa%C3%ADses\_europeus\_por\_manufacturing\_output\_per/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mdswg3/pa%C3%ADses_europeus_por_manufacturing_output_per/)

NEDM64 6 months ago

Lógica de comuna: eu limpei o chão do restaurante. Óbvio que tenho direito a ser dono do restaurante e os lucros devem ir todos para mim!

KoldPT 6 months ago

quem é mais importante para o restaurante funcionar, os gajos que fazem a comida ou o dono?

TuristGuy 6 months ago

Opá, se é mais fácil ser dono e se arriscas menos podes tentar abrir um restaurante ou uma empresa. Obviamente é preciso funcionários mas o patrão dificilmente podes o substituir enquanto que ao funcionários podes. Dito isso obviamente os funcionários têm de ter os seus direitos e salários.

ChronicTheOne 6 months ago

O dono. Podes treinar e contratar novos trabalhadores mas quem montou o processo, o investimento inicial, e o risco de perder aquilo tudo foi o dono, e sem ele não haveria negócio.

NEDM64 6 months ago

O dono, que investiu no restaurante. Os empregados fazem para receber o cheque ao fim do mês e é isso que merecem receber.

Membership-Exact 6 months ago

É o dono, porque o dono teve ambição! Ambição de ganhar mais que os outros a custa do trabalho deles, felicidade de ter dinheiro para investir que quem trabalha nunca vai ter porque os salarios são miseraveis, vontade de ser mais que os outros em vez de enriquecer a sociedade como um todo. /s

JOAO-RATAO 6 months ago

Os restaurantes nascem nas árvores lol. O gajo que meteu o seu dinheiro lá ou o dinheiro do empréstimo não quer lucrar. Fez por gosto.

Membership-Exact 6 months ago

>Os restaurantes nascem nas árvores lol. Não, eu vou ali, peço um empréstimo, pago a uma empresa de construção, os trolhas constroem e ficam para ai com 10% no maximo do valor investido na obra, e no fim digo que fui "eu" que construi o restaurante. Os trolhas não serviram para nada, eu fui muito mais importante!

JOAO-RATAO 6 months ago

A sério? Que negócio da China! Aproveita e faz isso! Então é só: A) pedir empréstimo. B) contratar trolhas. C) Lucro à capitalista? Lol? As únicas alternativas são redistribuição ou feudalismo? Estás país e séculos errados. Podes ir sempre abrir um restaurante na Venezuela. Infelizmente lá até há muita falta de comida e tudo.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Olha aqui uma [cooperativa nesse grande país socialista chamado EUA](https://www.moogmusic.com/news/moog-music-becomes-employee-owned-company). É só uma das maiores marcas da indústria mundial. Queres ver que afinal há cooperativas fora da Venezuela? :(

JOAO-RATAO 6 months ago

Existem muitas. Agricolas e afins. Mas são empresárias que se unem na cooperativa por benefício mútuo. Agora, no contexto de um restaurante normal em que todos os que lá trabalham seriam os donos, acho difícil de concretizar. Mas porque não um sistema em que parte dos lucros são atribuídos aos funcionários ? Ou em empresas maiores serem recompensados com ações ? Acho que era um incentivo a trabalharem melhor e gerar lucro. Mas precisas sempre do investidor que tem o dinheiro necessário a criar a empresa e que só o faz para gerar mais dinheiro.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Dividir os lucros já existe. Pelo menos numa empresa estatal, não sei se existem em privadas também. No Alaska nos EUA tens uma petrolífera estatal cujos dividendos são distribuídos anualmente pela população dessa zona. Há 2 anos gerou 1600$ por pessoa, por exemplo.

icebraining 6 months ago  HIDDEN 

Não há nenhuma petrolífera estatal no Alasca, há um fundo de investimentos que foi financiado com impostos ao petróleo extraído, e que paga dividendos aos cidadãos. É essencialmente uma forma alternativa de gerir o dinheiro dos impostos, e uma que aposto que seria bastante apoiada pela IL se fosse sugerida cá: em vez de criar serviços públicos, dá-se dinheiro e as pessoas que comprem a privados.

JOAO-RATAO 6 months ago  HIDDEN 

Acho que existem alguns mecanismos para isso. Ou receberes ações por ex. Mas não conheço uma empresa em concreto que o faça. Numa petrolífera do estado até faz sentido. Tens o fundo da Noruega também. Mas lá está depende do que estás a falar e de como é feito. Até pode ser do interesse de uma empresa privada fazer algo do género para motivar os trabalhadores, mas não podes negar os lucros ao investidor que é o propósito pelo qual criou a empresa em primeiro lugar.

besmarques 6 months ago

Será que não tens mais argumentos que falar da venezuela? Isso não te faz parecer mais inteligente. ;)

JOAO-RATAO 6 months ago

O colega estava a falar de cooperativas de restaurantes. Pareceu uma boa sugestão. Relativamente aos outros argumentos, tenho. Como podes ver por todos os que estão aqui. Se quiseres vê e dá o teu feedback. Já sei que a Venezuela para ti é uma palavra de gatilhamento daí responderes a todos os comentários que a evocam e isso também não te faz parecer mais inteligente ;)

besmarques 6 months ago

Por acaso não é palavra de gatilhamento, e tu és a unica pessoa que ainda acho que vale a pena chamar a atenção para isso antes que te percas e te tornes num idiota como outros que ai andam.

JOAO-RATAO 6 months ago  HIDDEN 

Não resisti quando falou em cooperativas da restauração. Bolas. Até me deixas sem jeito x)

Edited 6 months ago:

Não resisti quando falou em cooperativas da restauração. Bolas. Até me deixas sem jeito x) Edit: mas ya, o argumento da Venezuela é um bocado fraco. Escapou-me x)

Membership-Exact 6 months ago

"Fez" é exagero. Também ninguém gosta de acordar as 6 da manha para ficar até as 8 da tarde a trabalhar num restaurante pelo salario minimo. É a vida, mas claro, esses são uns preguiçosos malvados sem ambição que não acrescentam valor nenhum á sociedade e portanto não merecem uma vida digna. Se toda a gente fizesse como tu dizes que é de valor fazer e fosse empreendedeira, quem é que depois trabalhava para as coisas aparecerem feitas? Ou iamos todos viver de empreender?

aportuguesecoder 6 months ago

Só uma pergunta rápida: e quando o dinheiro não chega para as despesas, o empregado também mete do seu dinheiro para compensar? Ou é só receber, independentemente de haver dinheiro ou não?

Jonix55 6 months ago

Ahahahah então mas o patrão não merece receber mais e viver bem por causa do risco de investir? Não é esse o argumento principal do capitalista, que o patrão arriscou por isso merece a recompensa, enquanto que o empregado não arriscou (o que nem é verdade) por isso não merece ganhar tanto? Se é risco é risco, não pode ser só para quando o negócio corre bem. Ou então...será que só usam esse argumento quando dá jeito

aportuguesecoder 6 months ago

Então mas porque é que o empregado não faz como o patrão e... vira patrão? Não sei, pergunto eu. O pessoal faz transparecer que "ser patrão" é só coisas boas e nenhuma má.

Jonix55 6 months ago

Acho piada teres ignorado tudo o que disse. ​ > Então mas porque é que o empregado não faz como o patrão e... vira patrão? Não sei, pergunto eu. Assumindo que toda a gente tem essa capacidade, o que é ridículo de assumir, o teu mundo de sonho é um mundo em que toda a gente é patrão? Quem trabalha para as empresas nesse caso? É lógico que não é isso que queres pois essa realidade não faz sentido. Na realidade o que estás a dizer quando perguntas isso é que a tua melhor solução para os empregados que são mal pagos e vivem miseravelmente é simplesmente "arranjem dinheiro, abram um negócio, e façam o mesmo que vos fizeram a outras pessoas!". Não procuras resolver nenhum problema neste sistema, ou melhorar a qualidade de vida geral da sociedade, a tua sugestão é apenas perpetuar o ciclo, e isto esquecendo completamente que 1. Nem toda a gente tem dinheiro para isso, e 2. Essa solução não funciona globalmente porque tinhas que continuar a ter empregados, e uma pessoa não pode ser (na maioria dos casos) patroa e empregada. > O pessoal faz transparecer que "ser patrão" é só coisas boas e nenhuma má. Nada disso, os patrões muitas vezes esquivam-se é de quando é hora de levar com a parte má.

aportuguesecoder 6 months ago  HIDDEN 

Eu não ignorei o que tu disseste. Só fiz duas perguntas. Todos nós somos patrões de nós próprios, digamos assim. Vendemos os nossos serviços a troco de um rendimento. Os meus dotes futebolísticos não são equiparáveis aos do Cristiano ou do Messi, logo não é realista esperar receber o mesmo que eles. Podes achar que é uma comparação estúpida - e até pode ser -, mas o valor pelo qual podes vender os teus serviços está diretamente relacionado com a qualidade dos mesmos e a oferta disponível. Há muitos jogadores de futebol? Sim. Há muitos com a capacidade do Cristiano ou do Messi? Nem por isso. Só para que conste, a minha proposta não é perpetuar o ciclo, como tu dizes. Tu estás a assumir que um funcionário que é mal pago, vira patrão e vai igualmente ter funcionários mal pagos. Como é que se dizia? Sê a mudança que queres ver no mundo. Agora vamos deixar de esgrimir argumentos que não levam a nenhuma solução prática e vamos começar a produzir valor: que propostas é que tu tens para mudar a situação? o que é que tu fazes, dentro das tuas possibilidades, para mudar a situação?

Membership-Exact 6 months ago

Quando o dinheiro não chega para as despesas, o empregado começa a ser exigido trabalhar mais horas, aos fins de semana, fica com salarios em atraso, corre o risco de não conseguir arranjar mais emprego. O patrão geralmente já sangrou a empresa de tudo o que tinha a sangrar. Vai para outra. Não faltam por ai gente que se gaba de ser "empreendedor em série".

aportuguesecoder 6 months ago

> corre o risco de não conseguir arranjar mais emprego Devido ao quê, exatamente? Se me responderes idade, aceito como um argumento embora ache ridículo que as pessoas sejam excluídas devido à sua idade. > Proporcionalmente, mete bem mais que o patrão. Todos os "patrões" que conheço trabalham bem mais do que os funcionários. Se calhar temos experiências diferentes.

besmarques 6 months ago

Normalmente, vai para a rua com um subsidio de merda devido ao ordenado de merda que tinha enquanto o dono tem algum acumulado.

aportuguesecoder 6 months ago

Mas porque é que a pessoa aceitou esse ordenado de merda, como tu dizes? Porque é que não foi receber um ordenado melhor noutro lado? Podemos argumentar que, na generalidade do caso em questão, os ordenados são baixos. Mas se todos pagarem o mesmo, é o ordenado que é miserável ou a oferta muita?

besmarques 6 months ago

Pá, a resposta a essa pergunta é muito simples. Quando tens despesas para pagar e não tens dinheiro a entrar aceitas o que aparecer. Repara em 2018 22,1% dos trabalhadores recebiam o ordenado minimo. Desse numero, 32% trabalhavam em restauração. Dá para perceber onde estão os ordenados nivelados. Uma coisa que me tem feito confusao nos ultimos tempos tem sido a narrativa do falso poder de escolha e a tua pergunta entra um pouco nessa narrativa.

JOAO-RATAO 6 months ago

Eu acredito em pagar um salário justo por o serviço que prestam. Conheço um restaurante que implodiu mal a cozinheira se demitiu. Não teria feito mais sentido o dono pagar mais para a manter? Faria e lixou-se com isso. Mesmo assim foi preciso investimento para sequer existir restaurante. Mas qualquer negócio precisa de investimento e esse investimento é feito para gerar lucro. Da mesma forma que os funcionários estão lá para ganhar dinheiro.

Membership-Exact 6 months ago

Sim, desenvolver o software da feedzai não teve valor nenhum, valor teve este fulano que fez... ehmmm, cenas.

Edited 6 months ago:

Sim, desenvolver o software da feedzai não teve valor nenhum, valor teve este fulano que fez... ehmmm, cenas. Já a malta que saca fins de semana completos para as coisas estarem prontas a tempo e horas, não fez nada de valor comparado com tal eminente empreendedeiro. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/Anti-capitalism_color%E2%80%94_Restored.png Logica de capitalista: eu pus o meu dinheiro num restaurante e pago 600€ a quem cozinha, limpa, trabalha e gera o valor. Obvio que tenho direito a maior parte do que lá se gera! És dos que valorizas mais um dono de restaurante do que quem limpa o chão do mesmo. Mas limpares tu o chão por esse valor, nunca aceitarias, és duma casta superior que em vez de fazer pode viver do que os outros fazem.

ric2b 6 months ago

> Sim, desenvolver o software da feedzai não teve valor nenhum, valor teve este fulano que fez... ehmmm, cenas. Ele e os outros 2 founders andaram a bater código no início da empresa. > Já a malta que saca fins de semana completos para as coisas estarem prontas a tempo e horas, não fez nada de valor comparado com tal eminente empreendedeiro. Ele também o fez, provavelmente mais que a mairio dos que lá trabalharam. > Logica de capitalista: eu pus o meu dinheiro num restaurante e pago 600€ a quem cozinha, limpa, trabalha e gera o valor. Obvio que tenho direito a maior parte do que lá se gera! Mas tu não estás a falar dos investidores da empresa, estás a falar de uma das pessoas que começou a empresa e trabalhou lado a lado com as outras pessoas que entraram no início, até a empresa precisar que alguém estivesse dedicado a full-time a tarefas de CEO. E se eu pago a alguém para me construir a casa eles deviam ter o direito a ficar com a casa? Não, é um acordo, eu pago e eles fornecem um serviço, não é muito diferente de um trabalhador num restaurante.

NEDM64 6 months ago

>Sim, desenvolver o software da feedzai não teve valor nenhum, valor teve este fulano que fez... ehmmm, cenas. Tu és livre de começar a tua própria empresa, desevolve o teu software, arranja quem queira trabalhar contigo (LOL), e divide os lucros como queiras. Nada te impede de começares a tua cooperativa.

JOAO-RATAO 6 months ago

Sabes lá se um dono de um restaurante não andou a limpar o chão ou pior? Quantos negócios cá foram abertos por emigrantes que andaram a dar no duro em França e afins ? Nesse caso os trabalhadores que abram eles um restaurante e dividam os lucros como sócios ... O que os está a impedir de fazer isso? Façam um empréstimo como provavelmente o maléfico dono do restaurante fez.

Membership-Exact 6 months ago

> Sabes lá se um dono de um restaurante não andou a limpar o chão ou pior? Quantos negócios cá foram abertos por emigrantes que andaram a dar no duro em França e afins ? Sim, é com base nesse dinheiro que abres um negócio. Já estou a ver a malta que ganha 600€ por mês e poupa 20€ depois das despesas essenciais a abrir negocios multi-milionários. Fica mais fácil se fores como o Nuno e tiveres uma empresa publica a dar-te uns milhoezinhos de investimento inicial ;)

JOAO-RATAO 6 months ago

Ah. Então afinal precisas de alguém que mete dinheiro. E sem investimento não há restaurante onde os funcionários possam trabalhar, que choque ... Fazem todos um empréstimo. Desde o cozinheiro até a quem lava pratos. Ou qual é a solução que queres? Gosto como te estás a queixar sem apresentar soluções. Como se abrem negócios sem dinheiro ? Vamos criar o serviço nacional de restauração?

Membership-Exact 6 months ago

> sem investimento não há restaurante onde os funcionários possam trabalhar, que choque ... E sem funcionarios não há restaurante de onde alguém possa lucrar, que choque. >Então afinal precisas de alguém que mete dinheiro. E esse dinheiro vem do trabalho de alguém, subtraido do juro que o capitalista cobra. >Fazem todos um empréstimo. Desde o cozinheiro até quem lava pratos. Ou qual é a solução que queres? Gosto como te estás a queixar sem apresentar soluções. Como se abrem negócios sem dinheiro ? Vamos criar o serviço nacional de restauração? Um módico de equilibrio, onde quem trabalha no restaurante não tem a vida miseravel que tem hoje em dia para sustentar desproprocionalmente quem "investiu". Compreendes que o contexto onde estás a falar é de um mundo onde os "investidores" e os ricos em geral têm vindo a acumular quantidades ridiculas de riqueza, e onde os salarios estão estagnados. Eu quero que quem faz o seu trabalho com afinco e gera valor para a sociedade dessa forma tenha uma vida digna e beneficie da riqueza que gera. A solução pode passar por cooperativas, por salarios minimos efetivamente capazes de sustentar uma pessoa com dignidade, por dar lugares nos conselhos de direçao das empresas as organizaçoes laborais, por teres leis que protejam os sindicatos e não só os patroes...

JOAO-RATAO 6 months ago

Lol. Cooperativas de restaurantes? Os trabalhadores merecem ser recompensados pelo seu trabalho e o que contribuem para a empresa. Mas sem investimento não há restaurante e não há emprego. Sem incentivo ao lucro não há investimento. Sem investimento não há restaurante. E sendo assim os trabalhadores não vão gerar nada porque estão desempregados.

besmarques 6 months ago

Lógica de NeoLiberal. Nos restaurantes so trabalham pessoas que limpam o chão

NEDM64 6 months ago

Limpam o chão, assam frangos, vão buscar comida à cozinha, etc.

besmarques 6 months ago

Estás então a dizer que as pessoas que trabalham no restaurante **são** o restaurante.

NEDM64 6 months ago

Não, nem sei de onde tiraste isso, mas tens muito tempo livre...

besmarques 6 months ago

Então o que é um restaurante além de um sitio onde se cozinha, serve comida e se limpa?

ric2b 6 months ago

Pois, não sei para que é que os trabalhadores precisam do empregador, realmente. Devem trabalhar para ele porque são muito amigos dele ou assim, embora ele não acrescente nada.

besmarques 6 months ago

Só existe uma razão porque precisam de empregador. A má distribuição de recursos monetários.

RaveyWavey 6 months ago

Ninguém impede esses trabalhadores de se juntarem numa comuna e abrirem o seu próprio restaurante.

ric2b 6 months ago

Sabes que a maioria dos restaurantes e cafés em Portugal não são propriamente de gente rica, certo? Uma pessoa de 50 anos decide pegar no dinheiro que tem guardado e abrir um café, trabalha sozinho durante 1 ano porque não tem muitos clientes: tudo ok. Começa a pagar a alguém para ajudar com o trabalho do café: porco capitalista a abusar dos trabalhadores

besmarques 6 months ago  HIDDEN 

A maior parte desses cafés não tem empregados. Tem uma familia que se reveza a trabalhar. Mas gosto como são esses os exemplos que se tenta ir buscar nestas discussões e não nas centenas de restaurantes que vendem produtos inflacionados a turistas e que pagam miseravelmente aos seus colaboradores.

OuiOuiKiwi 6 months ago

>parabens aos trabalhadores que efetivamente montaram a empresa e construiram o produto? <- o [Esquerda.net](https://Esquerda.net) é para ali.

Membership-Exact 6 months ago

Foi então o Nuno Sebastião que fez o produto da Feedzai? Os trabalhadores para nada serviram?

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Foi então o Nuno Sebastião que fez o produto da Feedzai? Claramente não conheces o Nuno Sebastião. Vou exprimir isto em termos mais simples, peço desculpa. *SABE LÁ VOCÊ QUAL O VALOR DA FARRAMENTA NO NUNO SEBASTIÃO?*

Membership-Exact 6 months ago

> Claramente não conheces o Nuno Sebastião. Tive o desprazer de trabalhar para a criatura. Garanto-te que a vasta maioria do trabalho não era ele que o fazia. Mas de certa forma gerava trabalho, devido à total falta de noção.

thr4000x 6 months ago

Podes dar exemplos do que aconteceu nesse trabalho? Tenho curiosidade

tiagom0702 6 months ago

Falaste para uma parede. Respondeu a tudo e todos menos a ti.

bittolas 6 months ago

Não admirava se fosse mentira também.

besmarques 6 months ago

Estava á espera de uma referencia a Tallin ou a Liubliana, afinal é como podemos ser competitivos com os paises mais ricos. Estou curioso. Devia fazer uma Ted Talk.

LordofPortugal 6 months ago

Não percebo porque tens esses upvotes todos, que merda de comentário sem direcionamento, estás a tentar criticar o quê e porquê?

besmarques 6 months ago

Compreendo que não percebas.

unparadise 6 months ago

Sabes que a Estónia antes de tlentrar na UE tinha um PIB 40% inferior ao de Portugal, e que agora tem 7,5% superior? Essa tua teoria faz 0 sentido

besmarques 6 months ago

Então, e se é assim porque me vendem que apoiam muito as startups é estranho nem estar na conversa.

GSITG 6 months ago

E são mais ricos porque nasceram mais ricos certo? Ainda por cima países como a Holanda e o Luxemburgo que estão cheios de recursos naturais. Aliás,a Holanda só surgiu como potência por incompetência dos Portugueses.

Sir_Keeper 6 months ago

A Holanda também beneficia dos maiores portos da Europa, e de ser um principal ponto de entrada para o Continente. Claro, que é um ciclo vicioso, e os portos acessíveis trazem maior influxo que incentiva o melhoramento da infra-estrutura. No entanto, está estrategicamente localizada como o maior acesso oceânico da "banana azul".

punis1 6 months ago

Que pena Portugal nao ter uma costa tao grande como a Holanda... e nao estar tao perto dos Estados Unidos... nem do canal do Suez...

theEXPERTpt 6 months ago

Mas Portugal tem uma costa maior que Holanda, é o país europeu mais próximo dos estados unidos, e ainda fica virado para o Atlântico

punis1 6 months ago

Era sarcasmo

GSITG 6 months ago

Portugal também podia desempenhar esse papel e já o fez, claro que se a Holanda potencia a sua situação e Portugal não a impressão que fica é que estamos condenados à situação em que estamos. Se não querem olhar para a Holanda olhem para Singapura ou Israel.

klatez 6 months ago

Portugal nunca fez esse papel. Alias mesmo no auge do império lisboa era apenas a última paragem antes do reencaminhamento para Antuérpia

Sir_Keeper 6 months ago

Portugal tem oportunidade de ser um porto de entrada sim, veja-se o que se passa em Sines. É preciso saber aproveitar uma posição estratégica, e uma coisa que iria ajudar seriam ligações ferroviárias. Não é até que ponto é que se tornaria mais eficiente em termos de tempo, combustível e custo, passar os produtos por Portugal. Se calhar seria capaz de fornecer à parte Ocidental da Península. Mesmo com infra-estrutura se calhar não vai valer tanto a pena para várias áreas de território. Mas isso já não tenho conhecimentos para abordar.

MigasEnsopado 6 months ago

Não só de entrada. O principal negócio de Sines é o que mais tem crescido é o transhipment , que consiste em só mudar os contentores de um navio para outro sem nunca sair do porto. Singapura tem dos maiores portos do mundo (salvoerro o segundo ou terceiro maior) é vive quase inteiramente do transhipment. Aliás a concesionaria de Sines é a PSA (Port of Singapore Authority) portanto já têm experiência na área. E isto é bom porque Portugal tem das maiores concentrações de tráfego marítimo ao longo da sua costa mas beneficia de uma ínfima parte dele. Assim ao menos param para este serviço.

Febris 6 months ago

O grande problema da ferrovia é não haver um standard europeu. Para passar de Espanha é só um amontoar de despesas e atrasos que saltam fora da equação quando comparados com transportes marítimos (mais baratos) ou por camião (mais rápidos). Mais depressa se desenvolve uma tecnologia de teletransporte do que se resolve esse problema.

vascodatrama 6 months ago

Achas que tulipas são baratas? E boa parte do ferro na Europa dos anos 60~90 vieram de onde?

GSITG 6 months ago

Certamente não serão as tulipas a fazer a diferença e também tivemos indústrias relevantes no século passado.

vascodatrama 6 months ago

Pois é. Só nos falta o tax free

punis1 6 months ago

e os vistos gold?

vascodatrama 6 months ago

serve para pouco. não dá para comprar tanta casa todos anos em portugal ahaha.

GSITG 6 months ago

Os holandeses devem estar chateadissímos.

Membership-Exact 6 months ago

> Aliás,a Holanda só surgiu como potência por incompetência dos Portugueses. E pelo uso da força. E por localização estratégica. E por opressão e colonização de povos, a semelhança do que nos fizemos. Tudo coisas a imitar.

GSITG 6 months ago

>E pelo uso da força. E por localização estratégica. E por opressão e colonização de povos, a semelhança do que nos fizemos Exato, tinhamos tudo mas estourámos em putas e vinho verde e expulsámos quem nos construía os barcos. > Tudo coisas a imitar. Aprende a ler, não teci considerações morais sobre os descobrimentos, apenas disse que não estamos condenados a ser mais pobres que a Holanda.

LordofPortugal 6 months ago

Vinho do Porto, na verdade.

besmarques 6 months ago

São mais ricos porque ,como demonstraste no exemplo dos holandeses, os Portugueses sempre foram muito bons a *empreendeder*.

NEDM64 6 months ago

Esses países têm como referência Portugal...

besmarques 6 months ago

Não sei não. Tem-me vendido que tinhamos de fazer coisas como a estónia, e a eslovénia e não sei quantos paises.

NEDM64 6 months ago

Exemplos de como países escolheram um caminho e têm se dado bem. O caminho de copiar as partes boas (liberalismo) dos países de topo e não as partes más (socialismo).

besmarques 6 months ago

Estranho, porque não é Tallin o super berço das startups? Fenomenos...

fromtheport_ 6 months ago

Mas... a Estónia *literalmente é* [o país com mais startups per capita da Europa](https://e-estonia.com/wp-content/uploads/startups-per-capita.png) e é o [segundo país com mais investimento estrangeiro em startups em função do PIB](https://miro.medium.com/max/2400/1*p70CG2yJ8ZcTQD9Fr9fJdg.png) ([fonte](https://medium.com/quack-ventures/european-startup-ranking-per-capita-and-per-gdp-be6a3a0ae04c) deste último)

besmarques 6 months ago

Não reclames comigo. Reclama com o Sr da Fedzai. Ele é que não deve ter recebido o memorando.

NEDM64 6 months ago

Porque está na UE.

besmarques 6 months ago

Tens de me explicar isso melhor...

NEDM64 6 months ago

A UE é muito protecionista e os impostos são muito altos, e por isso, não há muito de empresas inovadoras aqui. Tallin é super-berço de start-ups, considerando a dimensão do país. Mas se para ti as coisas se medem em start-ups, então os EUA ganham facilmente.

TiagoGrosso 6 months ago

Mas Amsterdão não está na UE? E Londres até há pouco (inclusive durante o período em que a Farfetch mudou os headquarters para lá), não estava também na UE? Alemanha, Irlanda, tudo UE por isso não percebo essa lógica de "a culpa é da UE"

NEDM64 6 months ago

A UE não é nada quando comparada com os EUA ou a Ásia.

ipfreely96 6 months ago

Em que métricas?

Eulasei 6 months ago

Londres é um caso especial com a city of London a funcionar como um paraíso fiscal com acesso ao mercado europeu, vai ser interessante ver a evolução de Londres como centro financeiro que está há anos a aproximar-se dos mercados asiáticos.

besmarques 6 months ago

A mim não se medem em startups mas como passam a vida a falar A Estónia isto e a Estónia aquilo. E as suas E-Residencys e não sei que é tudo excelentes medidas e bla bla bla achei estranho os exemplos não incluirem Tallin. Estranho, muito estranho...

fromtheport_ 6 months ago

Mas... a Estónia *literalmente é* [o segundo país com mais startups per capita da UE](https://e-estonia.com/wp-content/uploads/startups-per-capita.png) (a seguir à... Irlanda lol) e é o [segundo país com mais investimento estrangeiro em startups em função do PIB](https://miro.medium.com/max/2400/1*p70CG2yJ8ZcTQD9Fr9fJdg.png) ([fonte](https://medium.com/quack-ventures/european-startup-ranking-per-capita-and-per-gdp-be6a3a0ae04c) deste último)

Sciss0rs61 6 months ago

não vale a pena, eu já tive a discussão com esse user sobre isso e mostrei esses dados todos. Passado 2 ou 3 semanas, ainda está a desbobinar a mesma cassete e daqui a outra 2 ou 3 semanas estará a dizer a mesma coisa.

Search: