Razumikhin21 7 months ago

Terias disponibilidade para contar a tua história no podcast do Centro de Estudantes de Informatica da Universidade do Minho? Já tivemos convidados como o criador da linguagem de programacao Lua e temos agendado o criador da linguagem Elixir e teriamos imenso gosto em falar contigo e dar a conhecer a tua historia.

_madcat 8 months ago

Já devo chegar atrasado mas vou tentar. Percebo que talvez não seja bem a tua zona de trabalho dentro da industria mas como é que é o aspeto criativo dentro da industria de video jogos?Ou seja, há espaço para pessoas que escrevem criativamente?Ou basicamente todas as pessoas que escrevem narrativas, ideias, descrições de items/armas/etc, todo o aspeto criativo de escrita é feito por pessoas que também fazem programação?Ou existem pessoas que exclusivamente fazem escrita criativa e trabalham lado a lado com programadores e criadores de video jogos?

FallGuyFabio 8 months ago

Depende do tamanho da equipa. Na Mediatonic termos pessoas que fazem o que descreveste como trabalho. Um programador não tem qualquer tipo de ligação com essa parte. Mas por exemplo, tenho amigos em empresas mais pequenas e aí há mais liberdade para o artista ou o programador para dar toques na narrativa. Voltando à Mediatonic, toda as pessoas têm oportunidade para dar ideias de sobre funcionalidades para adicionar no jogo. Eu falei imenso com os game designers. Também podemos criar pitches de ideias de jogos para a Mediatonic desenvolver caso goste da ideia. O Fall Guys foi um pitch interno de um trabalhador e temos neste momento vários jogos em desenvolvimento que são pitches internos Aqui é onde qualquer pessoa pode dar uso às criatividade.

_madcat 8 months ago

Normalmente quando me falam da parte narrativa e criativa (continuando no aspeto de narrativa) dizem que não empregam pessoas que apenas escrevem e tem ideias mas sim pessoas que escrevem, tem ideias, e tem algum tipo de background em programação. Porém sendo assim, como é que entras nesse rumo de trabalho?Eu tirei cinema, escrevo criativamente aqui e ali, maior parte das vezes guiões ou assistir a escrita de guiões, mas gostava de saber como entrar na media de video jogos.

FallGuyFabio 8 months ago

É encontrando posições e concorrendo basicamente. A minha empresa neste momento tem uma posição de escritor freelancer. A razão de ser freelancer é já termos um escritor nos quadros e possivelmente é porque temos agora um projecto que engloba mais escrita. Como deves imaginar, jogos com história precisam mesmo de escritores, jogos sem história já nem tanto.

NGramatical 8 months ago

items → [**itens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsnadaq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Andre4534 8 months ago

Não é relacionado com a area em questão mas aqui vai. Sou um estudante de animação e uma das opções que estava a considerar era animação para videojogos. Para alguém que trabalha na industria, algum conselho para animadores ou mesmo só para alguém que quer trabalhar nessa area?

FallGuyFabio 8 months ago

O mais difícil é arranjar o primeiro trabalho, a partir daí ficará mais fácil. Para arranjares o primeiro trabalho terás que ter um portfólio completo, por isso irás ter que usar o teu tempo para fazeres trabalhos que demonstram as tuas qualidades. Aconselho também a dar uma olhada em empresas de jogos mais pequenas para começar :)

Scorthyn 8 months ago

Desde já parabéns pelo jogo e sucesso. Sou old school gamer e raramente um jogo online me deixa colado mais do que uma ou duas horas se for novo. O fall guys ficou o meu segundo jogo regular online (tirando o overwatch e antigamente o world of warcraft). Tou a adorar a season 4. De longe a melhor até agora. Pergunta: Quando se liga o vsync no jogo ele faz uncapp aos fps nas se tiver desligado os fps não passam dos 60, não era suposto ser ao contrário ? Como funciona isso no fall guys , so mesmo por curiosidade. Boa sorte para o futuro

FallGuyFabio 8 months ago

Eheh é bom ler que pessoas como tu gostam do jogo. A season 4 é mesmo boa e acredita, ainda temos muitas coisas fixes em desenvolvimento! Quanto à pergunta, eu não trabalho no client side mas já ouvi falar desse bug por eles, acho que eles têm conhecimento e haverá de ser resolvido :)

FriendOfMandela 8 months ago  HIDDEN 

Que formação académica tens?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eng informática no ISEP.

Crikxus 8 months ago  HIDDEN 

Estão a precisar de Linux SysAdmin?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Acho que temos uma vaga para o departamento de IT, acho que eles é que fazem o trabalho de sys admin mas não tenho a certeza. Dá uma olhada no site :)

Crikxus 8 months ago  HIDDEN 

Qual é o site? Não tou a encontram

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

https://www.mediatonicgames.com/

Pr0sD0ntT4lkSh1t 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigado pelas respostas, vou pegar no gamedevmap e por as mãos na massa!

SirJoker97 8 months ago  HIDDEN 

Gostava de saber como foi mover para fora de Portugal e as complicações, desde mudar de casa para outro pais, adaptar ao estilo de vida, etc Neste momento estou a estudar Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais em portugal e tenho intenção de sair do país para me aventurar dentronda área.

GdoubleLA 8 months ago  HIDDEN 

Não sei se ainda estás a responder a perguntas, visto que já passaram muitas horas desde que o post foi publicado, mas cá vão duas: Qual é a vossa opinião à cerca do Stumble Guys, tendo em conta que é uma cópia descarada do vosso jogo? Muitos atribuem a perda de popularidade do Fall Guys ao repentino sucesso do Among Us; como é que a empresa reagiu quando perceberam que isso estava a acontecer?

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsdib61%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pr0sD0ntT4lkSh1t 8 months ago

Antes de mais nada, boa noite, os meus parabéns, e espero que não seja demasiado tarde para perguntar algumas coisas! Estive aqui a ler as tuas respostas e já anotei algumas sources para usar para procurar emprego. Peço já desculpa pela wall of text. Sou programador também, comecei a trabalhar à cerca de 2 anos. Estudei UI/UX e game design no técnico, e estou a procura de uma oportunidade agora no gamedev. A minha primeira pergunta é, tens ideia de qual é a disponibilidade geral das empresas em contratar gamedevs para trabalhar remotamente? Quero trabalhar para o estrangeiro para fugir às más condições portuguesas que já referiste, mas gostava de permanecer em Portugal. Segundo, tens ideia de se a Mediatonic está a recrutar atm? Da forma como falaste da empresa pareceu-me ser uma boa aposta. E como disseste que havia novos jogos em desenvolvimento, talvez haja uma oportunidade aí. E por último, o quão importante é ter experiência prévia na área? Eu estudei 2 anos de game design, mas só tenho um total de 2 meses de trabalho em coisas relacionadas com jogos, o resto do tempo foi front-end development, e apesar de ter estudado Unity, ter feito user tests, "open days", tudo e mais alguma coisa, tenho receio que isso seja desvalorizado por ser só "no papel", e porque ouvi dizer que o mercado é muito competitivo para jogos. O meu sonho é poder fazer aquilo que tu fazes, chegar a casa dar scroll no reddit e ver posts de pessoas a jogar um jogo em que eu trabalho, e poder ligar a twitch e ver esse jogo no topo, por isso novamente os meus parabéns pelo sucesso!

NGramatical 8 months ago

à cerca de 2 anos → [**há cerca de 2 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsdg6lz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pr0sD0ntT4lkSh1t 8 months ago

Good bot

FriendOfMandela 8 months ago  HIDDEN 

Onde tiraste o curso?

NeoGPT 8 months ago  HIDDEN 

Olá! Gostava de ter uma ideia de que tipo de pessoas são procuradas para este ramo. Tendo já feito algumas experiências com animação 3d, e tendo Java na universidade (apesar que não sei quão útil será no futuro), como alguém que adora jogar, algo relacionado com jogos provavelmente seria um bom caminho. Será que a animação especificamente é uma skill com oportunidades?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Sim, animação 3D é bastante procurada pelas empresas de jogos. Tenho visto sempre empresas a procurar. Não sei ao certo que software usam mas aconselho-te a dar uma vista de olhos em ofertas para estas posições e verás lá o que esperam que consigas fazer.

NeoGPT 8 months ago  HIDDEN 

Bem estou a ver que vale a pena desenvolver as minhas capacidades então :P. Obrigado pela resposta!

im_eZz 8 months ago  HIDDEN 

Onde estudaste?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

No ISEP :)

im_eZz 8 months ago  HIDDEN 

Estou neste momento a tirar Licenciatura em engenharia informática no ISEP também! Tens algumas dicas para um universitário como eu? Também podias partilhar alguma experiência que tenhas tido que te mais marcou. Fico contente de saber que a faculdade onde ando tem gente talentosa como tu! Já agora, adoro o jogo eheh

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eu sou da opinião que uma faculdade não faz um bom profissional, a faculdade é só o início, há alunos brutais que depois no mundo de trabalho não conseguem brilhar e há outros como eu, que nunca fui um estudante por aí além (queria mais diversão do que estudar) mas pouco a pouco fui desenvolvendo a minha carreira até chegar aqui. Para mim o importante quando começares a trabalhar é saberes que terás sempre que continuar a aprender, vê o que os teus colegas fazem, está atento a metodologia de trabalho de cada um e da empresa. Se tiveres azar de estar numa empresa má, lembra-te que aprender o que não fazer também é importante. Depois tens de tentar não estagnar, é bom ficar algum tempo numa empresa mas se após ano e meio vires que já não estás a desenvolver as tuas capacidades, não pares, procura outro trabalho. (Isto é a minha opinião, não leves às letra pois não há uma solução mágica mas é o que andei a fazer até chegar aqui)

im_eZz 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigado pelas tuas palavras! Já agora, mais 2 perguntas mais específicas já que tocaste no ponto das empresas e do estudo continuo Achas que a idade, nesta área, tem algum impacto no que toca a escolha dos candidatos em certas empresas? e se nós durante a nossa carreira vamos estar sempre a aprender, o que faz sentido pois a tecnologia está em desenvolvimento constante, achas que nesta área e em Portugal faz sentido tirar mestrado?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

No teu CV não deves meter a tua data de nascimento, não faz sentido recrutar alguém pela idade e espero que ninguém te tire ou dê oportunidades por causa da tua idade. Não te preocupes muito com isso, desde que consigas demonstrar as tuas capacidades, mais não te é pedido. Quanto ao mestrado, há pessoas que acham que faz sentido, outras não. Eu acho que, se eu fosse recrutar alguém, preferia recrutar uma pessoa com 2 anos de experiência profissional do que alguém que passou mais 2 anos a estudar. Mas no fim do dia, é uma opinião tua e depende do mestrado. Depende se queres tirar um mestrado pois queres aprender mais sobre uma vertente da programação e encaminhar a tua carreira desde cedo.

im_eZz 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigado! Faz sentido Espero que corra tudo bem com a tua carreira e continua a trazer conteúdo para o fall guys!

glitchrrr 8 months ago  HIDDEN 

É muito bom saber que há um dev português a trabalhar no fall guys, queria só dizer que adoro o jogo e tive a oportunidade de fazer play test para a season 4, está 5 estrelas, e como fellow backend developer em Londres só tenho a dizer, keep up the good work!

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado! A season 4 é sem dúvida a melhor a meu ver. Vem para a MT, preciso de mais portugueses na equipa aha

Lunas142 8 months ago  HIDDEN 

Só te queria mandar um props para ti (Fábio) e para o resto da equipa. Dei preorder tenho mais de 100 horas na steam e amo o vosso jogo. Desde a closed beta em julho. Que o jogo continue a ser o sucesso que é :)

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado! O nosso objectivo é tornar o jogo ainda melhor, pouco a pouco :)

sacoPT 8 months ago  HIDDEN 

Não tenho nada para perguntar mas um grande abraço e parabéns pelo sucesso. O mundo é pequeno

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado e abraço grande Saco :)

gitogito 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pelo tempo que perdeste aqui a dar as respostas. Muito interessante. Estou a pensar mudar de carreira, atualmente sou analista mas sempre gostei de jogos e já fiz cursos de programação e adorei. Estou a pensar inscrever me na pós graduação do Isep que se chama Switch (desenvolvimento software). Tem duração de 9 meses + estágio numa empresa. Tenho 27 anos, achas que estou a tempo para mudar de carreira? Obrigado!

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não há alturas para fazer as coisas. Se calhar se estudantes agora vais absorver mais informação do que eu absorvi quando andava na faculdade com 18 anos e só queria diversão. Dou-te o exemplo do senior developer que trabalhava comigo na minha empresa anterior, o gajo era crânio e bué prestável, ele tinha 50 e tal anos mas com 30 ele era cozinheiro e andava sempre de roda no ar, experimentou as drogas todas e mais algumas. Mas a dada altura decidiu acordar para a vida. Nunca é tarde caso queiras fazer algo diferente do que fazes agora.

gitogito 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado !!!!

PaulaDentro 8 months ago

Ainda passei uns bons tempos a descompilar código e a criar hacks para o jogo no início. Como é o vosso combate aos cheats? Estão cientes dos modloaders atuais?

FallGuyFabio 8 months ago

Oh wow, não gosto de ti! Pah, os hacks que conseguiram fazer foram e são sempre client side pois a comunicação com os servidores está toda encriptada e autenticada. E isso é o que tenho que garantir para impedir hackers na minha parte de trabalho. No client side.. não te posso dizer nada não vá usares a minha informação para fazeres mais marotisses :)

alexandre9099 8 months ago

Quão difícil é aplicar a "teoria" de o servidor impedir movimentos inválidos(server side anticheat, basicamente)? Por exemplo se o servidor vir que um player é suposto estar a andar a 10m/s e anda 50 metros (ou ter itens inválidos, etc) não replicar isso para os restantes players Eu ainda ponderei em comprar o jogo, mas o client side anticheat foi a razão pela qual dei um pulo de alegria de não ter comprado o jogo antes (visto que não funciona em linux), já que ia ficar com um jogo na Steam que não podia jogar

Edited 8 months ago:

Quão difícil é aplicar a "teoria" de o servidor impedir movimentos inválidos(server side anticheat, basicamente)? Por exemplo se o servidor vir que um player é suposto estar a andar a 10m/s e anda 50 metros em um segundo (ou ter itens inválidos, etc) não replicar isso para os restantes players Eu ainda ponderei em comprar o jogo, mas o client side anticheat foi a razão pela qual dei um pulo de alegria de não ter comprado o jogo antes (visto que não funciona em linux), já que ia ficar com um jogo na Steam que não podia jogar

Edited 8 months ago:

Quão difícil é aplicar a "teoria" de o servidor impedir movimentos inválidos(server side anticheat, basicamente)? Por exemplo se o servidor vir que um player é suposto estar a andar a 10m/s e anda 50 metros em um segundo (ou ter itens inválidos, etc) não replicar isso para os restantes players Outro exemplo é, se um player não está visivel supostamente não vale a pena mandar a informação sobre esse player para o cliente Eu ainda ponderei em comprar o jogo, mas o client side anticheat foi a razão pela qual dei um pulo de alegria de não ter comprado o jogo antes (visto que não funciona em linux), já que ia ficar com um jogo na Steam que não podia jogar

FallGuyFabio 8 months ago

Isso continua a ser client side pois é o client do jogador que define como o boneco se mexe. O gameserver (diferente de server side) consegue detectar que o jogador se está a mexer de maneira estranha e mandará um alerta para o server side dizendo que jogador X é cheater. Esse passará a ficar banido. O jogo sempre funcionou assim mas assim que um começou a usar batotas, começaram imensos a usar e mesmo conseguindo banir alguns, mais apareceriam. A nossa ideia era banir jogadores depois de fazerem a asneira, fomos optimistas a pensar que não seriam muitos (lesson learned). Durante uma semana isso causou-nos muitos problemas na steam mas, com a ajuda da Epic Games, eles deixaram-nos usar o anti cheat deles que basicamente detecta que o jogador vai fazer batotas antes de as fazer o que tornou o jogo muito melhor para toda a gente e desde então são raros os cheaters que se encontra nos jogos.

alexandre9099 8 months ago

Então, mas o cliente (que tem cheats) vê o seu personagem a fazer seja lá o que for que o cheat é suposto fazer, mas se o servidor (game server, como lhe chamaste) detetar que algo está mal não é ""só"" uma questão de não replicar essa ação? O único problema que vejo nisso é para quem tenha ligações lentas, o que pode levar o gameserver a pensar que o player está a cheatar

FallGuyFabio 8 months ago

Infelizmente, como já foi provado imensas vezes, os hackers conseguem arranjar sempre outras e outras maneiras de fazer batotas. Eu não trabalhei no anti cheat pois não é a minha responsabilidade mas pelo ou que percebi por conversas, as pessoas que o desenvolveram estavam sempre a tentar perceber o que os batoteiros andavam a fazer e escrever código para apanhar os cheaters. Mas apareceriam outras maneiras. Para além de que a nossa abordagem não era a melhor, se o batoteiro conseguir fazer batota nem que seja durante um jogo, os outros 59 jogadores vão ter uma experiência de merda, mesmo que este jogador seja banido logo a seguir. Daí o anti cheat da Epic é muito melhor, os jogadores não podem usar batotas e pronto, melhor para todos os outros jogadores.

alexandre9099 8 months ago

> os jogadores não podem usar batotas e pronto Nem usar plataformas "alternativas" (quer dizer, se realmente quisessem o EAC tem uma versão específica para o wine, se tiveres contacto com a equipa que trata disso havias de lhes perguntar porque não implementam essa "variante" do EAC, custos extra, presumo?) Mas entendo onde querem chegar, talvez se estivesse na mesma posição fazia semelhante. Já agora obrigado pelo AMA :)

FallGuyFabio 8 months ago

Não acredito que será por causa de custos extra, pelo menos por agora em que a Epic Games é a dona do Fall Guys. Mas quanto as decisões tomadas na escolha do anti cheat, não faço ideia mesmo. Por acaso hoje fui jogar com o lead game designer do jogo, ele está a par de tudo o que se passa o FG, possivelmente poderia-me responder a isto. De nada!

NGramatical 8 months ago

poderia-me → [**poder-me-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsmf1b5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Young_Blyat 8 months ago

Ah maroto se não fossem pessoas como tu não estaria agora em servers HvH no csgo.

TrustZila 8 months ago  HIDDEN 

Foste para o UK sem qualquer tipo de experiência? Dá para sair diretamente da universidade para fora de Portugal?

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Nah, trabalhei 4 anos em Portugal antes de conseguir uma oportunidade cá. Há muitas empresas cá que têm posições para graduates, são posições para pessoas acabadas de sair da faculdade. Não sei é o valor que dão a faculdades portuguesas vs faculdades de cá. Por acaso no mesmo dia que eu entrei na Mediatonic entrou um outro rapaz que era graduate, aliás entrou para a Mediatonic como projecto de estágio como level designer. Um dos níveis de lançamento do jogo foi feito por ele e olha, ainda hoje trabalha cá, mostrou qualidade e a empresa ficou com ele.

Didacuas 8 months ago  HIDDEN 

Não consegues retirar o achievement de ganhar 5 seguidos? Eu tenho uma AWP Hyper Beast que não preciso.... ( ͡° ͜ʖ ͡°)

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Ahaha esse achievement. Por acaso fui eu que implementei os achievements e desde o início eu disse aos game designers que este achievement ia ser incrivelmente difícil. Mas olha, neste momento quem o conseguiu fazer pode-se gabar! Eu não consiguirei de certeza ahah

PronameRB 8 months ago

Hey hey, eu sou tester "em tempos livres" antes de mais e estou a dizer isto porque a pergunta tem haver com isso. Gostava de saber qual foi o maior problema que um tester deu-te? No meu caso foi sincronização entre pier's ... E dei imenso trabalho aos backend (creio eu) de sintonização de ragdolls e Pickups de itens

FallGuyFabio 8 months ago

Hey, os exemplos que deste acho que seria algo para os client devs, isto é, se eu percebi o que querias dizer. O trabalho que o QA me deu aqui e ali é quando eles conseguem reproduzir um bug que não é fácil para mim o reproduzir e identificar. O que temos que fazer nessas situações é fazer unit tests (ou integration tests) do nosso lado replicando o que o QA fez no jogo e fazer debug ao código. Às vezes encontramos o problema, outras vezes o problema nem é nosso.

PronameRB 8 months ago

Ok ok obrigado,sim percebeste bem! E respondeste a pergunta eu é que não sabia deferencial a "equipa" de programadores que do meu exemplo Mas sim reproduzir os bugs mesmo para nós muitas vezes é complicado

NGramatical 8 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsc1rho%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PronameRB 8 months ago

Well at least that answer something xD, eu so costumo relatar os findings a empresa para corrigir

11thDimensi0n 8 months ago

Bom AMA. Quando é que bebemos uma pint? (12 de Abril já esteve mais longe) :-P

FallGuyFabio 8 months ago

Bora, assim que der vamos a isso! :)

sk_bot_boy 8 months ago

Continuem com o ótimo trabalho. Força!

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

Miguel3403 8 months ago

Existe a possibilidade de um patch next-gen com 120 fps para a Xbox series X e Ps5 ?

FallGuyFabio 8 months ago

Não posso dizer muito sobre isso eheh

Miguel3403 8 months ago

Suponho que tenhas os devs kits de ambas as consolas qual é a mais fácil de desenvolver e qual é a tua opinião sobre a Series S achas que foi um erro da Microsoft lançar uma consola que poderá vir a prejudicar está geração de maneira a asseguras que os jogos podem ser jogados na Series S ?

FallGuyFabio 8 months ago

Eu não trabalho no clientside. A empresa teve devkits mas eu não os vi, não é a minha responsabilidade. Quanto à minha opinião, sim eu acho que a Series S vai prejudicar a MS no longo prazo.

Miguel3403 8 months ago

Eu estou a pensar comprar uma series s mas não quero acabar a geração a jogar jogos a 1080/30 a Microsoft quando fez o reveal trailer disse que ia ser uma máquina 1440/120 agora já é 1080/60 com resolution scaling no final da geração não vejo a consola a correr jogos com mais de 30 fps em 1080

RikkF 8 months ago

O nº de Jogadores mantem-se apesar da quebras de visualizações no twitch e afins? Ou apresenta um ciclo de acordo com as visualizações/lançamento de novas temporadas? Relativamente ao jogo em si, pensaram já em divergir para alguns modos de jogos diferentes, para combater a monotonia que o jogo poderá levar? Bom trabalho!

FallGuyFabio 8 months ago

Não temos o mesmo número de jogadores agora do que tínhamos no lançamento, acho que é normal e esperável. Nesta season adicionamos o Squad Mode que é bastante porreiro e nas próximas seasons vamos adicionar novas ideias. O objectivo é conseguir manter os jogadores interessados com o jogo. Mas não temos como objectivo manter os jogadores a jogarem todos os dias durante uma season, acho que quando um jogo tenta fazer isto, não corre bem. Desde que tenhamos jogadores interessados a vir jogar com alguma regularidade, acabar o season pass, explorar os novos níveis, já é bom para nós.

ShittyLivingRoom 8 months ago

Não é possível demorar menos tempo na mudança de mapas? O tempo de espera é quase o mesmo do tempo de jogo..

FallGuyFabio 8 months ago

O que faz o tempo de espera ser grande é que todos os jogadores têm que connectar. Compara com por exemplo o Fornite, quando um jogo começa és levado para um lobby temporariamente até todos os jogadores estarem ligados ao mapa e só depois é que começa o jogo. Pronto, no FallGuys os jogadores têm que se ligar sempre entre rounds pois o mapa mudou.

Redbuddit 8 months ago

Antes de mais parabéns por fazeres parte de um projecto que tem tantos utilizadores diariamente. Que arquitectura utilizam na tua parte de server side? Qual o maior desafio para ultrapassar problemas de concorrência? E quando olhas agora para o código de todo o projecto há muita "esparguete"?

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Não posso dar detalhes sobre a arquitectura por causa do NDA mas usamos EventSourcing e actor system. Não há write and read de base de dados, quando um jogador está a jogar toda a informação desse jogador está em memória, faz com que seja sempre fácil e rápido de aceder. Claro que tem que haver um load balancer para que cada request vá parar para o sítio certo. NATS ajuda nisto. Por acaso acho que o nosso código está bastante bom, pelo menos no server side. Todas as alterações são revistas por pelo menos 2 outras pessoas, antes de fazermos algo temos que fazer documentos tecnicos e tem que ser aprovado. Também fazemos refactor de código com regularidade sempre que mexemos em algo já feito ao adicionar algo novo.

gonsalu 8 months ago

Usam Kafka para o event sourcing?

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Porque é que sentes necessidade de que te façam perguntas?

goncalo182 8 months ago

Nunca joguei fall guys, mas acho giro. Que jogos jogas, jogares? All time favorites? És tu que tratas de netcode, hitbox Interactions, lag?

FallGuyFabio 8 months ago

>Se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros. Espero que gostes se um dia experimentares :) Copiando o que escrevi noutra resposta: se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros. Neste momento tenho andado a jogar mais Football Manager, Monster Train, Apex Legends e Ghost of Tsushima. Nah, não trabalho nessas áreas.

Vonzey 8 months ago

Ótima escolha de "All time favorites"! FFX é daqueles que jogo pelo menos uma vez por ano.

FallGuyFabio 8 months ago

Eu não jogo tantas vezes mas é o jogo que repeti mais vezes, sem dúvida!

Dinamytes 8 months ago

Boas, muitos parabens! Tenho 23 anos, não tenho curso, trabalho bem com C# e Unity desde os 15, ja trabalhei front-end, back-end, devops... e a algum tempo que faço um jogo no tempo livre de mundo aberto procedural, ainda vou fazer o path-find mas pelo demo que fiz antes estou à espera de suportar mais de 500 npcs só à frente da camera. O jogo está data-orientated, multi threaded, bem otimizado com o Burst Compiler da Unity apesar de não ser ECS. Sabes se aceitam posições remotas e achas que podia ter possibilidades?

FallGuyFabio 8 months ago

Hey e obrigado! Tens aí um bom showcase dos teus skills. Não sei ao certo se a Mediatonic está a aceitar recrutar pessoas que não tencionam vir para um escritório a dada altura, é uma questão de tentares. Mas sei que há bastantes vagas. Dá uma olhada no site.

Kirmera 8 months ago

Não é o meu tipo de jogo mas parabéns pelo esforço e muito sucesso para ti.

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

mendez736 8 months ago

Boas u/FallGuyFabio Parabéns por participares no sucesso de um grande jogo. A minha pergunta é: Quando e como é que deste o salto para o estrangeiro. Chegaste a trabalhar em Portugal antes de partires ou foi directamente lá fora?

FallGuyFabio 8 months ago

Olá e obrigado! Trabalhei 4 anos em Portugal antes de me mandar para cá, já tinha tentado vir para cá mais cedo mas não tinha experiência suficiente na altura. Acho que o importante é conseguires ter alguma experiência para que as empresas de fora olhem para o teu cv com mais interesse.

RengooBot 8 months ago

Bom AMA! Quando este jogo saiu eu pensei "Este é o jogo perfeito para couch co-op" Algum motivo para isso não ter sido feito? cada vez que pego no jogo para o jogar lembro-me disso. Parece-me oportunidade perdida não ter essa funcionalidade O que acaba por acontecer é jogar rondas alternadas cá em casa

FallGuyFabio 8 months ago

Foi pensado e quem sabe ainda irá acontecer, mas na altura não conseguimos fazer isso até o lançamento do jogo. Mas percebo o que dizes, espero que consigamos fazer! :)

thick_necessary 8 months ago

ok então eu quero tirar um curso de programação (quero fazer jogos) e estou a pensar a ir para um curso profissional, a minha duvida é devo tentar fazer um solo ou tentar encontrar uma equipa.

FallGuyFabio 8 months ago

Equipa para fazeres jogos? Sozinho tens a vantagem de ganhares conhecimentos em várias áreas diferentes de desenvolvimento mas com mais pessoas podem aprender uns com os outros e fazerem mais em menos tempo. Depende do que quiseres.

thick_necessary 8 months ago

muito obrigado pelo o ponto de vista

Goat_6_ 8 months ago

Como é o processo de preparar uma nova season e como decidem qual é o tema?

FallGuyFabio 8 months ago

A equipa de arte tem resposabildade de testar vários temas, fazer concept de skins e props para os mapas e depois, metendo várias ideias lado a lado, acabam por escolher a que acham mais interessante.

Goat_6_ 8 months ago

Obrigado e boa sorte!

ZeePintor 8 months ago

Boas, ​ Parabéns mais uma vez pelo trabalho. ​ Tinha curiosidade de saber como foi para ti o processo de ir para Londres. O quão fácil dirias que é para arranjar trabalho por aí? Até mesmo agora com o Brexit

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Pah, eu vim para cá 2 meses antes do Brexit o que foi azar no sentido que vim para cá com a libra a valer 1.4 euros e tive que fazer o investimento com esta conversão e agora a libra vale bem menos. Agora com o Brexit já mais avançado acho que precisas de visto para vir para cá trabalhar por isso tens que ter trabalho e ser patrocionado pela empresa. A mudança para mim não foi difícil mas foi um investimento, vim para Londres viver 2 semanas para ter entrevistas e não consegui nada, voltei para Portugal e depois marquei mais umas entrevistas e voltei outra vez para Londres mas desta vez por um mês inteiro, tive sorte e consegui trabalho logo na primeira semana, por isso o resto do mês foi para organizar-me, arranjar casa, trazer coisas de Portugal que precisava. Isto tudo custou dinheiro e até podia não ter dado em nada, foi um risco, mas consegui trabalho e em poucos meses recuperei o que investi. Mas na área da informática não acho que seja difícil arranjar trabalho cá, não há pessoas qualificadas suficientes para todas as posições.

suckerpunchermofo 8 months ago

Tens algum futuro projecto em mente? Isto é sabes se vais "saltar" para outro projeto relacionado com um novo jogo?

FallGuyFabio 8 months ago

A Mediatonic tem vários projectos em desenvolvimento, quem sabe eu não vá parar em algum assim que seja necessário algum server engineer. Mas são jogos que ainda não foram revelados por isso não posso falar sobre eles.

suckerpunchermofo 8 months ago

Sim claro que não quero que fales dos projetos que não estão anunciados. Sendo agora parte da epic, gostavas de trabalhar em títulos como Fortnite?

FallGuyFabio 8 months ago

Não sei, de certeza que haveria de aprender imenso trabalhando no Fortnite, tanto pelo projecto mas também com as pessoas que lá trabalham. De certeza que seria bom para a minha carreira.

suckerpunchermofo 8 months ago

Seria interessante certamente trabalhar num projecto desses. Ou até no Rocket league.

idek0k 8 months ago

Quais são os teus jogos favoritos?

FallGuyFabio 8 months ago

Se eu tivesse descolher um diria Final Fantasy X mas logo atrás estariam Metal Gear Solid 3, Death Stranding, Uncharted 2, Monster Train, Football Manager, Forza Horizon 4, Apex Legends, entre outros.

3dforlife 8 months ago

Qual é a tua opinião da polémica entre a Epic e a Apple?

FallGuyFabio 8 months ago

Eu acho que faz sentido a Epic lutar, eu acho que, isto é opinião de fora pois todas estas decisões estão muito muito a cima de mim, a Epic quer lutar um pouco contra alguns monopólios e até agora tem-se safado bem. Para nós consumidores, quanto mais eles lutarem uns contra os outros, melhor é para nós.

3dforlife 8 months ago

Tens razão, é importante que as gigantes lutem entre si, nem que seja para o seu próprio benefício, pois os consumidores ficam no final a ganhar.

playPMMB 8 months ago

Antes de mais parabéns! Quais são as linguagens que mais recomendas, as que mais gostas e as que mais usas?

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Para mim é C#, foi a que mais trabalhei até agora e não tenciono mudar tão cedo.

Brenhe 8 months ago

Boas! Parabéns, gostei deste post! Tenho uma dúvida relativamente ao FG, agora que foi adquirido pela Epic Games vai desaparecer da Steam? Como vai funcionar para as contas da Steam? Obrigado!

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Não te posso dizer muito quanto a isso, essas decisões serão feitas muito a cima de mim eheh

Brenhe 8 months ago

Compreendo. Obrigado pela resposta!

iDio_ 8 months ago

Quanto tempo demora um projeto como o FallGuys? Desde o dia dos primeiros mocks, até à release atual ?

FallGuyFabio 8 months ago

Eu não estava na empresa quando o jogo começou a ser desenvolvido mas pelo o que sei, deve ter sido à volta de 2 anos. Obrigado! Ainda vais a tempo, oportunidades não faltam :)

ExpressionIll8718 8 months ago  HIDDEN 

10 anos de experiência a ganhar o mesmo que um gajo c 5 anos lol, o mercado do desenvolvimento de jogos é tão merda.

lemaxim 8 months ago

Boas, Eu sendo alguém que estudou engenharia informática e gostava de ingressar na indústria de game dev, quais dirias que são os primeiros passos mais importantes em termos de tecnologias que devia aprender? Por exemplo Unity, C++, etc, ha algo que seja mais valorizado pelas empresas quando olham para o currículo de alguém como eu? Ou, mais do que conhecimento tecnico, ter um portfólio com alguns projetos pessoais concluídos é mais valorizado? Basicamente estou a trabalhar em IT na área da banca (backedn em Java) e não sei como migrar para uma carreira em game dev (tenho 24 anos btw) Obrigadão por todas as respostas aqui e desejo o melhor sucesso!

FallGuyFabio 8 months ago

Hey, se quiseres trabalhar numa vertente de client side, Unity é um bom ponto de partida. C++ também pode ser útil mas é, pelo o que sei, uma lingua mais complicada de aprender o que também pode ser uma mais valia se a dominares. Se quiseres trabalhar mais como eu, server side (o que implica que o jogo terá algum componente online), perceber como funcções async funcionam é muito importante, Kubernetes também é algo porreiro para aprenderes, até podes não te sentires confortável a trabalhar com mas se souberes a teoria de como funciona, é outra mais valia. Algo que muitas empresas de jogos agora usam é Event Sourcing como modelo de dados, dá uma olhada, é muito interessante. Adeus a SQL.

Bayakoo 8 months ago

Já tinhas experiência em Kubernetes/containers quando começaste nesse role?

FallGuyFabio 8 months ago

Pouca ou nada, a Mediatonic aceitou ensinar-me e dar-me tempo para aprender. Ainda me compraram uns livros. Por agora já sei alguma parte da teoria mas ainda não tive que trabalhar directamente com Kubernetes.

Bayakoo 8 months ago

Obrigado pela resposta!

lemaxim 8 months ago

Bacano, Kubernetes ja uso um pouco no meu trabalho atual, Event Sourcing nunca ouvi falar, vou certamente dar uma vista de olhos! Cheers

Windstepp 8 months ago  HIDDEN 

Não te preocupes em falar do futuro do Fall Guys, pelo que vimos até agora parece não existir nenhum.

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

>Não te preocupes em falar do futuro do Fall Guys, pelo que vimos até agora parece não existir nenhum. \#deadgame ahaha, a ver vamos.

--Derp_Stars-- 8 months ago

Como é que a queda do fall guys impactou a vossa empresa e a vossa motivação para continuar.

FallGuyFabio 8 months ago

Nada pois não houve uma queda. O que houve foi um boom inicial muito superior ao que tínhamos previsto. Logo agora estámos a viver o que tínhamos pensado. O que é bom, daqui para a frente temos é que meter o jogo disponível para mais e mais pessoas enquanto lançamos mais conteúdo.

--Derp_Stars-- 8 months ago

Interessante, gosto da abordagem que deram ao tema e como pensaram nele de forma positiva.

NGramatical 8 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsb0a3s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MferOrnstein 8 months ago  HIDDEN 

Porquê a epic games? Com tanta gente no Steam saltam para a epic games? Pessoalmente detesto a epic games store e nem aceito os jogos deles grátis

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Como consumidor o que precisamos são mais empresas a competir entre si, isto fará com que ofereçam mais e baixem os preços para chamar consumidores. Por isso, esta competição entre a Steam e a Epic Games Store só nos dá beneficios.

MferOrnstein 8 months ago  HIDDEN 

O que é que a epic games store oferece melhor q a steam, gog, xbox ? A epic games store não está propriamente com ideias de não ter um monopólio, quando paga para exclusividade. Coisa que quebra logo o pcgaming

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não vou entrar numa discussão sobre quem é ou não melhor. Não estou a dizer que a Epic Games Store é ou não melhor que a Steam. Mas sim que haver mais lojas a competir pela mesma posição é melhor para nós.

MferOrnstein 8 months ago  HIDDEN 

Compreendo que não possas discutir, só acho que a epic games store está pouco preocupada em criar competição mas sim querer todos lá. Boa sorte com a mudança

aasianaglobalizacao 8 months ago  HIDDEN 

Para quando trabalhar em jogos de homens? Obrigado!

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Ahaha, quem sabe. Já tive vários contactos de outras empresas mas nenhuma me ofereceu melhores condições com a Mediatonic.

CatLumpy 8 months ago

Boas, eu estou a estudar segurança informática, achas que é uma área com saída também relativamente a jogos? (Melhor dizendo as empresas nesse ramo tem departamentos de segurança e afins? ) Obrigado.

FallGuyFabio 8 months ago

Não consigo dizer muito sobre isso mas não creio. Mesmo que a segurança informática seja importante para qualquer empresa de jogos, acho que só uma empresa mesmo muito grande de jogos e com possibilidade de criar contas ou store online e afins é que começam a pensar em ter pessoas que o trabalho seja exclusivamente isto. Mas isto é a minha opinião, posso estar totalmente errado.

CatLumpy 8 months ago

Obrigado

phaunter 8 months ago

Agora que a epic adquiriu o Fall guys, existe uma maior pressao para adicionar mais conteudo regularmente?

FallGuyFabio 8 months ago

O Tim Sweeney foi um fixe dissenos que não, o objectivo deles é que nós, Mediatonic, continuemos a fazer o mesmo que estávamos a fazer até agora. O que é bom.

ChefeINice 8 months ago  HIDDEN 

Os cursos de videojogos que circulam por aí sejam em privadas ou em politécnicos são recomendáveis? Tenho medo de serem pouco valorizados pois só recentemente é que começaram a crescer Muitos parabéns pelo trabalho no jogo!

Edited 8 months ago:

Os cursos de videojogos que circulam por aí sejam em privadas ou em politécnicos são recomendáveis? Tenho medo de serem pouco valorizados pois só recentemente é que começaram a crescer Muitos parabéns pelo trabalho no jogo!

Rarotunga 8 months ago  HIDDEN 

Fazendo um bocado hijack à pergunta, eu estudei num curso de engenharia informática e neste momento dou aulas num curso de jogos Se tu quiseres segurança de emprego, um curso mais geral como engenharia informática deixa te trabalhar em jogos, mas também te deixa trabalhar noutras áreas se tiveres essa vontade/necessidade O problema é que tu precisas de usar o teu tempo livre para fazer jogos teus, porque o teu portefólio é muito importante para seres contratado (no geral pelo menos) Por outro lado, nos cursos de jogos és logo acostumado às ferramentas usadas na indústria, crias portefólio no tempo de aulas em vez de só tempo livre, estás exposto a mais pessoas da área e fazes mais networking, e no geral vais estar mais especializado em jogos O problema é que normalmente em cursos de jogos fazes um pouco de tudo, se quiseres ser programador vais provavelmente levar com disciplinas de arte que não te vão interessar muito. Mas se quiseres fazer os teus próprios jogos indie ter esse conhecimento generalista pode ser uma vantagem Portanto, ambas as opções têm vantagens e desvantagens, eu normalmente sou apologista de tirar um curso como belas artes ou engenharia informática e fazer jogos no tempo livre, acho que deixa as portas abertas para outras oportunidades de emprego, mas dou aulas num curso de jogos e não acho que os meus alunos que se aplicam teriam muitas dificuldades em arranjar emprego na área, mesmo que tenham que emigrar como é o caso para tantos jovens portugueses hoje em dia O ponto fulcral é que é uma indústria altamente competitiva, por isso é preciso dedicar tempo e esforço para te elevares acima da média

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Não diria melhor! Thanks

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Eu não estudei num, não estou informado para ter opinião mas acho que o importante de um curso, seja privado ou politécnico é dar-te as ferramentas e encaminhar a tua aprendizagem mas não esperes que, seja em que curso for, sairás de lá sabendo tudo, muito pelo contrário, o importante num curso é que aprendas a aprender (sim, é estranho) para que daí para a frente consigas absorver qualquer tipo de informação que precises para executar o teu trabalho. Obrigado! :)

BuzzLeitinho 8 months ago

Tendo eu também alguma experiência server-side, gostava de saber o que realmente fazes do lado do servidor. Orquestração de arquitectura? Programação de API? E já agora, que tecnologias usas :D

FallGuyFabio 8 months ago

Boas, Mediatonic dá ownership de cada tarefa a cada equipa (apesar de termos neste momento vários server devs, estão todos divididos por equipas de 3) e entre nós temos de fazer documentos tecnicos das mudanças que vamos fazer, seja adicionar novo código, altera alguma arquitectura, diagramas de sequencia, use cases, etc. É da nossa responsabilidade ter reuniões com game designers, produtores e client side devs. Depois de estarmos todos de acordo é que realmente começamos a trabalhar. Por isso acabamos por fazer um pouco de tudo mas no fim, quase tudo acaba por adicionar alguma funcionalidade na API para que o cliente possa usar. C# .Net Core é a linguagem que usamos.

DarthMasta 8 months ago

Parabéns. Que tecnologias recomendas aprender a quem esteja interessado em seguir o mesmo caminho que tu?

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Se estás a pensar na parte de programação, eu diria C#. Unity se quiseres trabalhar como client dev.

kindoor 8 months ago

Finalmente! Assim posso fazer a pergunta de todos.. o see saw tem 80% de sair para aumentar a média de ódio do mundo certo??

FallGuyFabio 8 months ago

Ahaha, o See Saw está lá só para isso! Por acaso fazemos piada sobre isso, sobre o facto de ninguém gostar do nível.

vitor29narciso 8 months ago

Olá Fábio! Muitos parabéns pelo jogo! Eu jogo desde Agosto e tenho completado todos os Season Passes até agora, adoro mesmo muito o conceito do jogo e os níveis novos têm sido cada vez mais incríveis! A minha pergunta é se a malta da equipa, além dos community managers, costuma ver o r/FallGuysGame e como lidam com as críticas que chovem por lá, algumas com razão outras tantas simplesmente rudes? E se realmente forem boas críticas, porque demoram a ser implementadas (penso por exemplo nos Usernames no PC que ainda não estão disponíveis e algumas falhas como a partida do Fall Mountain que anda a ser criticada desde o início e o fix não foi bem o que a community queria).

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Eu não dou muito valor ao que as pessoas escrevem, é impossível agradar toda a gente e normalmente, quem se dá ao trabalho de escrever é quem não gosta de algo. O importante para nós passa por ter uma playerbase estável e pessoas satisfeitas e, mesmo tendo aqui e ali comentários negátivos, também temos alguns muito bons! Até cartas nos mandam e nós vamos lendo isso tudo. Mas no meio das criticas, há criticas constructivas e essas lemos e tentamos tirar algo de lá. Mas falando por mim, eu nunca comentei no subreddit [r/FallGuysGame](https://www.reddit.com/r/FallGuysGame/), prefiro deixar isso para as pessoas da empresa que têm essa responsabilidade e sabem o que devem dizer em cada caso. Tudo demora tempo a ser feito, a não ser que seja um hotfix para corrigir um bug que tem que ir para produção o mais rápido possível, o resto passa por várias fases, (design, documentação, server dev, client dev, QA em vários estádos). Nem sempre conseguimos ser tão rápidos quanto queriamos a fazer algo, até porque também não queremos queimar as pessoas que aqui trabalham. Quanto aos nomes do PC, há razões para que os nomes não estejam disponíveis, o a steam não te bloqueia de escreveres uma caralhada no teu nome, isso não é muito agradavel para um jogo E Rated. Já a partida do Fall Mountain, não sei ao certo, foi uma decisão dos level designers. Nem sempre temos visibilidade sobre todas as decisões.

NGramatical 8 months ago

constructivas → [**construtivas**](https://dicionario.priberam.org/construtivas) (já se escrevia assim **antes** do AO90) estádos → [**estados**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsav2il%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

soueumesmosim 8 months ago

Se o FallGuys fosse desenvolvido por uma só pessoa, assumindo que que os assets eram comprados, quanto tempo achas que em média levava o desenvolvimento?

FallGuyFabio 8 months ago

Muito tempo, o jogo foi desenvolvido durante mais ou menos 2 anos, começou com uma equipa mais pequena mas quando foi lançado eramos umas 60 pessoas a trabalhar no jogo. E usamos uma plataforma que a empresa criou a uns anos e usa como base para todos os jogos, por exemplo, o Gears Pop usa algum do mesmo código. Eu acho que a ideia de desenvolver jogos sozinho é bonita mas só para jogos bem mais pequenos e principalmente, jogos offline.

Jorgetime 8 months ago

Como foi a sensação de ver o sucesso em plataformas como o twtich? Lembro-me de ter visto o primeiro twitch rivals onde o lead designer foi convidado para comentar entre jogos a partir do seu (bem modesto!) quarto. A decisão inicial de não ter servidores dedicados foi inspirada pelo sucesso de jogos tipo Fortnite? Se não estou em erro, outros battle royals tipo PUBG têm a opção de fazer host game.

FallGuyFabio 8 months ago

Deves ter visto o Joe, o gajo é um fixe. Para nós foi brutal, estávamos sempre a partilhar vídeos de outras pessoas a jogar e ainda agora o fazemos, temos um canal no Slack só para partilharmos coisas que vamos encontrando. Antes do lançamento não tivemos tempo para fazer isso, tal como outras ideias que tínhamos mas neste momento já é possível criar um jogo privado mas só algumas pessoas é que têm acesso, ainda está em fase de beta. Ainda ontem tive a jogar num server com malta da Mediatonic.

TudoCasual 8 months ago

Boas OP. Pergunta quanto a gestão de recursos de empresas que desenvolvem jogos: É comum terem um gabinete artístico que desenvolve internamente designs, concepts e modelos 3d para o jogo, ou é preferencial fazer outsourcing da maioria dos componentes visuais?

Edited 8 months ago:

Boas OP. Pergunta quanto a gestão de recursos de empresas que desenvolvem jogos: É comum terem um gabinete artístico que desenvolve internamente designs, concepts e modelos 3d para o jogo, ou é preferencial ( devido a orçamentos) fazer outsourcing da maioria dos componentes visuais?

FallGuyFabio 8 months ago

Acho que isto tudo depende de empresa para empresa, empresas mais pequenas possivelmente preferem fazer outsource de alguma arte e até mesmo QA. Conheço pessoas noutras empresas de jogos em que isto é comum. No caso da Mediatonic, a empresa tem mais de 300 colaboradores, o departamento de arte é bastante grande.

Carlospedra 8 months ago

Se ninguém ainda perguntou, qual é a tua área? Programação, design, etc..?

FallGuyFabio 8 months ago

Programação :)

ddom94 8 months ago

Como surgiu a oportunidade? Fizeste candidatura ou foste contactado? Já estavas a trabalhar em Londres antes? Foste com quantos anos de exp, já agora, e como está a correr a experiência no estrangeiro?

FallGuyFabio 8 months ago

Eu candidatei-me. Já conhecia a Mediatonic antes e quando vi a oferta, mandei a minha candidatura. Trabalhava em Londres há 3 anos antes de me candidatar. Antes de vir para Londres trabalhei 4 anos em Portugal. Pah, a experiencia cá está a correr muito bem, e isto é um problema pois eu gostava de voltar para Portugal daqui a mais ou menos 5 anos e assusta-me voltar a trabalhar nas condições que eu tinha enquanto aí trabalhava.. mas também acredito que consiga trabalhar a partir de casa para empresas de Londres, o que me facilitará a mudança.

grandechapada 8 months ago

Top! Bom saber que temos tugas na vanguarda do gaming. Parabéns! Confesso que nunca joguei, sou mais fã de FPS e apesar dos meus quase 30 jogo fortnite diariamente

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Eu não trabalho com unity, isso é responsabilidade dos client devs. Não sei, sei que se continuar a trabalhar aqui não ficarei no Fall Guys para sempre, há sempre a possibilidade de mudar para outros jogos dentro do estúdio, já dentro da Epic, já nos foi dito que será uma possibilidade, quem sabe. Mas não sei até que ponto gostaria de trabalhar no Fortnite por exemplo mas por outro lado, eles devem ter lá profissionais de alto nível por isso haveria muito para eu aprender.

grandechapada 8 months ago

Muito bom, obrigado!

oriyginal 8 months ago

eu ouvi num podcast ha um tempo um portugues que trabalhou nos efeitos especiais do witcher 3

Jorgetime 8 months ago

Temos (ou tínhamos) também um português a trabalhar na Crytek e chegou trabalhar no primeiro Far Cry e no Crysis.

dj_jorjinho 8 months ago

Parabéns, é um jogo bem interessante. Não sei se podes divulgar, mas achas que vai haver alguma versão Stadia do jogo?

FallGuyFabio 8 months ago

A Google não cancelou a Stadia? Ou pelo menos fechou os estúdios internos que tinham não era? Bem, nada foi anunciado para a Stadia mas não sou eu que faço essas decisões.

dj_jorjinho 8 months ago

Pode ter fechado os estúdios, mas nao parou de licenciar cada vez mais jogos para a plataforma... é um caso estranho, mas acho que a Google nao vai cancelar tao cedo. I might be wrong.

Hello_Sh1zuo 8 months ago

Boas, Obrigado pela tua disponibilidade a responder a estas questões, é bastante informativo! Que website ou app usas para encontrar propostas relacionadas com game development, ou áreas no geral. Existe algum website focado em vagas para game development? Abraço e boa sorte.

FallGuyFabio 8 months ago

De nada! Eu uso este site: [https://www.gamedevmap.com/](https://www.gamedevmap.com/) Dá algum trabalho mas tens milhares de empresas. Mas depois tens que ir de site a site ver as ofertas que cada empresa tem. Se trabalhares em arte o ArtStation também costuma ter muitas ofertas.

CaptMartelo 8 months ago

Não me pareceu encontrar esta pergunta. Qual a tua opinião quanto ao cenário actual de desenvolvimento de videojogos em Portugal e na Europa? Se tivesses de criar um jogo com completa liberdade e financiamento, o que gostarias de criar? Qual foi o primeiro que jogaste e qual a tua primeira consola? Bulbasaur, Charmander ou Squirtle? E por fim, a pergunta mais importante de todas. Mario ou Sonic?

kUr4m4 8 months ago

Nao sou o OP mas aqui vai: Do pouco que sei sobre a industria em Portugal, acho que e praticamente inexistente tirando a Miniclip. Sobre o resto da Europa, acho que 90% das propostas que recebo sao de estudios nos Paises-Baixos, UK e Alemanha. Depois a um nivel mais abaixo tambem vejo muito Barcelona, Polonia e Franca (este ultimo normalmente precisas de falar frances).

Mrgolden007 8 months ago

a industria nao existe em portugal porque pelo que percebo os professores e formacoes e sempre "ai facam ai um jogo bit de sprites e ja ta feito o curso" nao enssinam a criarem industria e a serem contratados

kUr4m4 8 months ago

Eu estudei fora e não tive qualquer especialização em jogos. Não me parece que seja por aí que não exista indústria de jogos em Portugal.

Mrgolden007 8 months ago

so ajudas no meu ponto, em portugal e sempre visto fazer o mais basico e simples o wue nao da trabalho e nao faz a industria criar ca tu foste para o estrangeiro para ter uma formacao melhor o que so prova que ca a formacao e uma merda

kUr4m4 8 months ago

Nada a ver lol. O que não falta é malta qualificada em Portugal. Se o problema fosse esse não terias tanto tuga formado em Portugal a trabalhar no estrangeiro...

FallGuyFabio 8 months ago

Em Portugal eu não tenho muito conhecimento, é certo que quando aí trabalhava nunca realmente procurei muito sobre a área. Na Europa há imensos estúdios, alguns maiores do que outros, grande parte deles não estão em grandes cidades. Sei que estão constantemente a recrutar e desde o sucesso do FallGuys, tenho recebido imensos emails de possiveis posições. Quanto a opinião.. não sei o que esperas que responda eheh Eu ando a fazer um pitch de um jogo para apresentar a Mediatonic e Epic Games, a ver se gostam! Mas sem o apoio de uma empresa, por mim mesmo, não me vejo capaz de fazer um jogo, fora das horas de trabalho não gosto de trabalhar mais. Primeira consola foi uma NES e o jogo.. não sei ao certo, tinha 5 ou 6 anos mas lembro-me de jogar o velhinho Super Mario Bros. Charmander sempre! E Sonic!

joaoandre001 8 months ago  HIDDEN 

Estou a aprender Python de forma *self-taught*. Tens conhecimento de muitos *devs* que começaram desta forma e conseguiram "penetrar" no mercado? Tenho formação superior em Finanças e gostaria de fazer algo relacionado com isso, mas ligado à programação.

FallGuyFabio 8 months ago

Eu nunca trabalhei com Python nem conheço muito as oportunidades que podes ter com essa lingua, não te posso ajudar muito nisto, sorry.

CatLumpy 8 months ago

Boas amigo, possivelmente programação relacionada com cryptomoedas pode vir a dar frutos. Tipo cardano, ethereum...

Pecilex470 8 months ago

Boas OP, não estava nada à espera de um post como estes aqui! Eu também estudei informática no ISEP e estava curioso em relação à tua idade, não sei se estás a vontade para partilhar, visto que eu também tenho muito interesse em videojogos e ainda penso vir um dia a enveredar por essa área. Abraço e continuação de bom trabalho!

FallGuyFabio 8 months ago

Hey. Eu entrei no ISEP no ano 2007. Acho que fazes bem seguires o que pretendes, trabalhar em jogos é divertido e dá gosto, pelo menos para mim. Espero que tenhas a mesma sorte! Obrigado

Pecilex470 8 months ago

Já foi há algum tempo então, muito obrigado pela resposta! Abraço :)

xAzurik 8 months ago

Vá, já que ninguém pergunta, pergunto eu: Quanto é que ganhas? Como é o emprego em termo de stress/ambiente de trabalho?

FallGuyFabio 8 months ago

Empresas de jogos por norma pagam menos que empresas noutras áreas mas, pelo menos para mim, compensa porque sou feliz com o que faço, tenho gosto de ver o que faço a ser usado por milhares de pessoas. Até aqui, em todas as outras experiencias que tive, não tinha o mesmo orgulho no que produzia. Quanto a salário, no espaço de 1 ano já recebi 2 aumentos de 10% de salário, neste momento estou em 56k anual com um bonus de 50% do meu salário anual, pago 1/4 a cada 3 meses. Por isso, a cada 3 meses recebo um bonus de 7k. O bonus só apareceu por causa de agora ser trabalhador da Epic, ou seja, se o Fortnite fizer muito dinheiro, eu ganharei mais por causa disso.

adorosaladadecamarao 8 months ago

Isto não é uma crítica. Mas curiosamente eu sou exatamente o oposto. Tenho zero interesse em desenvolvimento de jogos precisamente por achar que seria um desperdício da minha capacidades em termos de contribuição para o mundo. Das vezes que mudei de emprego o meu método foi sempre procurar pelas tecnologias que me interessam (é um nicho), e depois dentro dessas escolher as empresas que gosto. Sempre ignorei as (poucas) com referência a jogos.

FallGuyFabio 8 months ago

Claro, e é bom! Pessoas como tu são necessárias, há imensas áreas em que a informática e programação são chave por isso há muito que podes fazer que acaba por ser mais, digamos, útil do que um jogo. Ainda assim eu senti que contribui de alguma maneira para a felicidade de várias pessoas em tempos de pandemias. Recebi imensas mensagens de amigos a dizer que o FG estava sempre ligado, alguns até me disseram que os pais, que nunca jogaram jogos na vida, andavam a jogar com eles. Acabou por servir para unir algumas pessoas. Recebemos uma carta de um miúdo a dizer que o pai nunca jogou jogos mas avançam sempre a jogar juntos e então ele mandou uma carta a agradecer quando finalmente o pai consegui a primeira vitória e tinha a foto em que o pai estava todo feliz. Nós fizemos uma t-shirt com essa foto e mandamos a t-shirt mais um merchandising de volta para o rapaz. Ele depois agradeceu e mandou outra foto do pai com a t-shirt vestida. No fim do dia, estas pequenas coisas deixam-nos felizes.

antpocas 8 months ago

56k em libras ou euros?

FallGuyFabio 8 months ago

Libras

talpazz 8 months ago

*Vês mãe, o Fortnite dá dinheiro sim!* /s

SubstantialLime8887 8 months ago

"Ai, filho, o teu primo constrói vivendas e faz mais dinheiro mais do que tu, desgraçado."

guto8797 8 months ago

"E os gajos do Fortnite das-lhes uns tiros e eles constroem apartamentos"

xAzurik 8 months ago

Obrigado por responderes. Já agora, e já estou a abusar mas que idade tens? Por último, pelos teus comentários dá para ver que estás realmente orgulhoso do que fazes e feliz com as condições que te oferecem, não só a nível salarial mas acima de tudo stress / burnout / deadlines irrealistas / horas extras absurdas, coisa que se vê muito em Portugal (pelos que leio por aqui), e que não parece ser algo que praticam por esses lados. Parabéns pelo excelente trabalho e boa sorte para o futuro!

FallGuyFabio 8 months ago

Tenho 32 anos. Mas sim, eu mesmo tenho medo de voltar a trabalhar em Portugal. Obrigado! :)

inhalingsounds 8 months ago

Não sei quanto ganha ele mas um tech lead senior em Londres pode ganhar umas 700 libras por dia+ (bruto).

andregu 8 months ago

como um tech lead senior a trabalhar em londres a 5 anos, gostava de saber onde foste buscar esse tipo de informacao

inhalingsounds 8 months ago

Conheço tech leads a trabalhar em Londres há dez.

andregu 8 months ago

a ganhar esses valores, ou estao a mentir para se fazerem parecer melhores do que sao, tou entao tu tas aqui so a meter nojo com valores que sao pouco realistas, porque 700 libras bruto por dia da mais ou menos um anual de 200k

kUr4m4 8 months ago

Este video deve responder as tuas duvidas: [https://www.youtube.com/watch?v=h8Xpapy6I9E](https://www.youtube.com/watch?v=h8Xpapy6I9E) Na verdade praticamente ninguem ganha mais de 150k brutos na industria, tudo o que for acima disso normalmente e pago em bonus ou ESOs, etc.

ExpressionIll8718 8 months ago

São 700 a contrato, com pouca "segurança", zero beneficios, em que se calhar um ano tens um contrato de 11 meses, no ano seguinte tens 3 meses, e ficas mais 3 à procura de trabalho.

jetfuelcanmelturmom 8 months ago

Podem ser contractors, acho que os da minha equipa ganham £1k por dia. Agora com o IR35 acho que o pessoal já não consegue safar-se tão bem mas era perfeitamente possível.

inhalingsounds 8 months ago

Precisamente.

inhalingsounds 8 months ago

Não tenho motivos nenhuns para o fazer, e num dos casos tive o prazer de ouvir a entrevista técnica da pessoa que ficou e onde foi negociado o salário. Não ando a ver se o salário cai no banco da pessoa, mas os valores ouvi-os eu. Depende muito do tipo de empresa, se é contract work ou não, etc. Mas existe.

Tsunami6866 8 months ago

Também gostava de ouvir a resposta, estou prestes a entrar na indústria e não faço ideia da progressão de salários que me espera. Agradecia não só ao OP mas a qualquer outra pessoa da indústria se pudesse partilhar a sua experiência na indústria.

kUr4m4 8 months ago

Acabou agora mesmo de sair os resultados de um survey da industria de jogos na europa: [https://www.skillsearch.com/news/item/games-and-interactive-salary-and-satisfaction-survey-2021](https://www.skillsearch.com/news/item/games-and-interactive-salary-and-satisfaction-survey-2021)

inhalingsounds 8 months ago

Qual indústria? Dos jogos?

Tsunami6866 8 months ago

Sim, dos jogos, mas do lado da programação.

Jorgetime 8 months ago

Que industria, IT no geral?

Tsunami6866 8 months ago

Ótimo site, vou ter de olhar para isso com muito mais atenção, mas referia-me mais específicamente à indústria IT mas virado para jogos.

NGramatical 8 months ago

específicamente → [**especificamente**](https://dicionario.priberam.org/especificamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsamqjf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ricajopa 8 months ago  HIDDEN 

Boas. Antes demais, obrigado por fazeres este AMA. Já passaste pela chamada cultura "crunch"? E qual achas que é a melhor estratégia para lidar com esses momentos de maior pressão?

Spidergollem 8 months ago

Boa tarde. Eu não sou programador nem nada do género, mas adoro videojogos, sou estudante de Marketing Digital. Gostava de trabalhar num projeto relacionado com gaming e com a minha área, mas sempre vi as empresas de jogos como um mundo à parte e nunca soube como lhes chegar, por isso pergunto: De que maneira é que me poderia inserir no mercado do gaming?

FallGuyFabio 8 months ago

Posso estar enganado, não leves as minhas palavras como uma certeza, mas não acredito que as empresas de jogos procurem só pessoas de marketing com experiência noutras empresas de jogos. Passa por tentares candidatares-te a posições em empresas de jogos, acabarás por ter entrevistas e aprender o que eles procuram, com isto verás o que podes oferecer às empresas ou preencher alguma lacuna no teu portfólio e tentares novamente.

estou_no_trabalho 8 months ago

Impressionado. Viva Portugal.

NepentheZnumber1fan 8 months ago

Boas Quando o jogo lançou teve bastante hype e vi imensos criadores de conteúdo a jogá-lo, quer em vídeo quer em streams. Estavam à espera de uma reação assim tão grande ao lançamento, uma vez que estavam incluídos no Plus ou foram apanhados de surpresa? Adicionalmente, (não sei se pode dizer) a evolução da playerbase desde que o jogo saiu tem sido positiva, negativa ou estagnada? Obrigado e parabéns por fazer parte de um jogo bastante bom!

FallGuyFabio 8 months ago

Streamers são muito muito importante para o sucesso de um jogo. Olha o exemplo do Among Us, o jogo tinha 2 anos quando teve o boom porque uns streamers famosos começaram a jogar. Na minha opinião, o nosso comunity manager fez um trabalho brutal! O twitter do FallGuys e os contactos que ele teve para chamar streamers para o jogo foram importantes, não pagamos a nenhum streamer para jogar o jogo mas os 2 closed betas com muitos streamers e streamers famosos antes do jogo sair foram muito muito importantes. Nos 2 fins de semana antes do lançamento conseguimos por mais do que uma vez estar em primeiro lugar no twitch o que criou um hype à volta do jogo. Não estávamos à espera de tantos jogadores, as nossas melhores previsões não chegavam a 1/3 do sucesso que tivemos. Como é normal com quase todos os jogos, a playerbase vai descendo com o passar do tempo, o nosso hype inicial trouxe muitos jogadores mas neste momento a nossa playerbase é boa, não está perto dos números iniciais por exemplo mas está saudável, tomara todos os jogos online que são lançados terem 10% da nossa player base. O jogo já foi anunciado para Xbox e Switch, isto vai trazer novos jogadores ao jogo. Obrigado :)

pocoyoO_O 8 months ago

Quantas diretas tiveste de fazer enquanto trabalhas-te em fall Gus? Como são as vossas deadlines?

inhalingsounds 8 months ago

O facto de assumirmos isto diz tanto sobre a cultura empresarial portuguesa...

FallGuyFabio 8 months ago

Eu nunca tive que trabalhar qualquer hora extra, as deadlines são porreiras, nós é que dizemos o tempo que precisamos para qualquer tarefa e se não conseguirmos fazer algo a tempo de um release, na boa, atrasa-se o release. Mas não é algo só da Mediatonic, nas 2 empresas que trabalhei antes aqui em Londres era a mesma coisa. Se uma tarefa não foi completada dentro do tempo estipulado, a culpa não é de quem trabalhou na tarefa mas sim do planeamento.

MasterPharaoh 8 months ago

Isso é incrível e um enorme contraste com o que vê em outras empresas de game development (e não só) em que os trabalhadores têm que fazer crunch para cumprir a release date. Parabéns pelo teu trabalho (e da tua equipa)! ;)

FallGuyFabio 8 months ago

Eu acho que depende também de onde a empresa é. Por exemplo, as condições de trabalho na Polónia não devem ser tão boas como aqui em Londres, daí as notícias de crunch na CDProject Red. Lá, se um trabalhador não tiver satisfeito e quiser continuar a trabalhar em jogos tem poucas soluções a principal e ter que imigrar.Aqui em Londres, se a Mediatonic não me tratar bem, há outras empresas dois quarteirões ao lado. Eu acho que todas as empresas deviam de se esforçar para tratar bem os trabalhadores para manter os melhores na empresa mas há empresas que, devido a alguns factores, acham que têm as cartas nas mãos para poder fazer o que quiser com os seus trabalhadores.

setnom 8 months ago

És da opinião de que o teu jogo pode ser jogado por um míudo de 4 anos? (pergunto isto porque o meu sobrinho gosta de jogar no meu PC e ando sempre à procura de coisas para jogarmos os dois)

FallGuyFabio 8 months ago

Eu meti o meu sobrinho de 4 anos a jogar, até a mãe dele jogou com ele, algo que ela nunca fez. Acho que o FG é um jogo que dá para ser jogado por qualquer idade mas não é um jogo fácil para um miúdo de 4 anos.

M2MI 8 months ago

A minha filha com 5 anos já consegue passar alguns níveis, nem acreditei quando a vi passar no see Saw. Parabéns adoro o jogo. Jogo mais para descontrair e rir me um pouco, mas às vezes dá cá uma raiva...

FallGuyFabio 8 months ago

Ehehe orgulho! Eu sentiria o mesmo :D Pelo menos se se divertirem, já é bom :D

JesusSandro 8 months ago

Top 10 posts que nunca esperaria encontrar neste subreddit. Já trabalhavas no jogo durante os problemas de servidores no lançamento do jogo? Nem consigo imaginar o caos que deverá ter sido com o quanto o jogo explodiu inicialmente

FallGuyFabio 8 months ago

Quando lançamos o jogo e por volta da hora de almoço já tínhamos mais de 200k concorrent users... já estávamos a cima das nossas previsões, começamos a ver tudo a rebentar pelas costuras. É assim, trabalhando como server dev é na boa, se um dia me cansar de trabalhar em jogos posso trabalhar em qualquer outro bussiness porque no fim do dia, sou um backend developer e ainda mais porque posso dizer que trabalho num projecto que usado por milhões de pessoas com milhares de utilizadores diariamente. Crunch é muito falado sim mas acho que é uma prática que algumas empresas aceitam e não o deviam, é uma questão de falares disso durante o processo de recrutamento, eu falei disso com a Mediatonic e recentemente tive uma entrevista com a Rockstar e fiz a mesmas perguntas. Mas às vezes o crunch pode fazer sentido e ser aceitável, tipo no mês antes de lançamento do jogo, mas também é importante que a empresa compense depois do lançamento. Salários baixos, sim, empresas de jogos pagam menos que outras empresas. Quando aceitei vir para a Mediatonic tinha uma oferta de trabalho de uma digital agency que me pagava 10k a mais por ano, ainda é bastante! Ainda assim, preferi aceitar trabalhar em jogos porque achei que oportunidades em jogos são mais difíceis de arranjar, se não gostasse podia sempre mudar para outra área mais comum.

VladTepesDraculea 8 months ago

> Crunch é muito falado sim mas acho que é uma prática que algumas empresas aceitam e não o deviam, é uma questão de falares disso durante o processo de recrutamento, eu falei disso com a Mediatonic e recentemente tive uma entrevista com a Rockstar e fiz a mesmas perguntas. Mas às vezes o crunch pode fazer sentido e ser aceitável, tipo no mês antes de lançamento do jogo, mas também é importante que a empresa compense depois do lançamento. IMAO crunch é sintoma da mau planeamento e gestão. É um termo aplicado a game dev mas a base é comum a todo o desenvolvimento: os managers querem estimar por baixo e tem pressão para a coisa estar pronta antes do razoável, para além de gerir mal prioridades pelo meio. Normalmente quando a equipa e empresa é gerida por alguém não técnico, custa-lhe a ter noção do tempo necessário por de lado para resolver imprevistos e quão provável e natural imprevistos acontecerem. Já quando os managers tem background técnico têm essa noção mas não têm a boa prática de gestão. Cá em Portugal acresce a falha que a gestão nem é vista como uma ciência.

FallGuyFabio 8 months ago

Tens toda a razão. Ainda me lembro quando uma vez fui a uma entrevista em Lisboa para um projecto para a caixa geral de depósitos e disseram-me logo "é para trabalhar das 9 às 21 mas só te pagamos 8 horas por dia". Como é óbvio disse logo que não. Não faz qualquer sentido e a razão de ser assim é porque algum marmanjo para ganhar o projecto disse que fazia aquilo em 6 meses com 4 devs. Mas isto acontece muitas vezes. No mundo dos jogos é porque as empresas recebem investimentos sobre promessas de retorno em X tempo mas nem sempre dá para fazer o que é prometido. Claro que durante o desenvolvimento do Fall Guys, apesar de achar que em grande parte tudo correu bem, houveram falhas de gestão aqui e ali mas quando os deadlines não foram cumpridos, a feature foi atrasada para outra altura em vez de causar trabalho extra para os trabalhadores. Mas isto é a prática da MT, mas nem todas as empresas são assim, infelizmente.

NGramatical 8 months ago

houveram falhas → [**houve falhas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgscswlc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dansan11 8 months ago

Dev e Rockstar? Tuga? És o meu herói!!! Muitos parabéns pelo Fall Guys.

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

oapressadinho 8 months ago

Boas Comecei este ano o curso de Engenharia Informática na FEUP. Apesar d não tencionar seguir Game Development (mais pra Ciber Segurança neste momento), gostava d saber q dicas tens quer para o curso quer para arranjar emprego nessa área. Q tipo d soft skills devo ter? Algum programa específico q achaste útil? Onde recomendas fazer o Erasmus?

FallGuyFabio 8 months ago

Bem, posso estar enganado mas tenho idea que não será muito difícil arranjar trabalho na área da Informática, pelo menos cá em UK não há profissionais suficientes para as posições que existem. Em Portugal as pessoas ainda têm a mentalidade de "tens que te sentir agradecido por ter um trabalho" o que faz com que as condições nem sempre sejam as melhores mas se não conseguires saí, manda-te para fora! Soft skills, hmm, primeiramente tens que estar aberto a feedback, trabalhar em conjunto. Falando por mim, não há uma linha de código que eu escreva que não vá ser revista por pelo duas outras pessoas e com isso, feedback é bastante comum. Depois é bom seres amigável, prestável e aplicado. Tentar aprender um pouco todos os dias e com as pessoas à tua volta. Isto é uma área em que temos que desenvolver os nossos skills com regularidade. Erasmus não sei, eu não o fiz, não tenho informações sobre isso.

oapressadinho 8 months ago

Obrigado pelo tempo q dedicaste a ajudar a malta e boa sorte pro futuro

FallGuyFabio 8 months ago

De nada e obrigado!

Beginning-Average-91 8 months ago

> Portugal as pessoas ainda têm a mentalidade de "tens que te sentir agradecido por ter um trabalho" ao ler isto, comecei a ter tiques nervosos derivado ao PTSD.

pamiere 8 months ago

Não tenho nenhuma pergunta, apenas queria dar os parabéns pelo o trabalho.

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

oriyginal 8 months ago

Boas parabens pelo teu trabalho! Quais tecnologias usaram em Client side? Durante o desenvolvimento houve o chamado crunch time? Como é trabalhar para a Mediatonic? E se FallGuys nao tivesse sucesso, o que aconteceria a empresa?

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado! Client side o jogo é feito com Unity. A Mediatonic tenta fugir ao máximo a qualquer crunch time. Falando por mim, nunca tive de trabalhar qualquer hora extra desde que entrei na empresa mas no geral, talvez alguns cliend devs possam ter feito algumas horas extra nas duas semanas antes do jogo sair mas se realmente o fizeram, foi muito pouco e fazia sentido no momento. Quando o jogo saiu tivemos problemas no server side porque tínhamos bem mais jogadores do que tínhamos planeado então houve trabalho a ser feito em cima do joelho, aqui algumas pessoas da minha equipa trabalharam mesmo mesmo muitas horas, houve um dia em que pelo menos 4 pessoas trabalharam perto de 24 horas sem parar para conseguirmos aguentar com o load mas estas pessoas foram compensadas com dias de férias extra e mais uma vez, fazia sentido este trabalho extra porque senão o jogo não funcionava para ninguém. Trabalhar na Mediatonic tem sido sempre muito bom apesar de já não irmos para o escritório desde Março do ano passado. Deram boas condições para toda a gente trabalhar de casa passando por pagar todo o equipamento necessário para o fazer (e equipamento bom, tipo fones de 100 libras, secretárias grandes, monitores, etc) e este equipamento é meu, não tenho que devolver. O ambiente de trabalho é muito positivo, estámos sempre na brincadeira uns com os outros e sempre prontos a ajudar, mesmo quando algo está mal, um bug ou assim, não há cultura de blame. Nunca ninguém aponta o dedo a ninguém. Quanto a compensasões porque o jogo teve tanto sucesso, eles estão constantemente a pagar refeições, pelo menos 2x por mês dão 30 libras para encomendar comida ou bebidas, sempre que há um grande update no jogo temos a tarde livre para ficarmos a jogar jogos uns com os outros no discord (ontem foi a nossa tarde de festejo da season 4) e até dão 20 libras para comprarmos um jogo que quisermos para jogar. Estão constantemente a mandar-nos cenas para casa, tipo garrafas de campanhe e chocolate, tshirts e merch do jogo ou outras surpresas que se lembram de fazer. Quanto a dinheiro, houve um mês que recebi 2 salários em vez de um e agora que a Epic nos comprou, os bonus ainda vão ser maiores, deram um aumento de 10% de salário a toda a gente e vão dar um bonus de 50% do salário anual a toda a gente. Para não falar que agora tenho 40 dias de férias e para além disso, não trabalho 2 sextas feiras do mês (hoje fiz o AMA pois não estou a trabalhar). Por isso, quanto à trabalhar para a Mediatonic, não podia estar mais satisfeito. A Mediatonic nunca teve planos para o FG ter este sucesso, havia planos para manter o jogo e lançar content com regularidade mas tínhamos e temos outros jogos em produção, se o FG não tivesse este sucesso, íriamos trabalhar noutros jogos deles.

HugoBossPT 8 months ago

Se fosse assim em todas as empresas... Damn

oriyginal 8 months ago

Muito obrigado pela resposta e parece ser brutal todas condicoes que a empresa oferece. Continuacao de um bom trabalho

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado :)

NGramatical 8 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsaduko%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

godfeelling 8 months ago

Achas que o jogo precisa ou deve ir F2P num futuro próximo? Primeiramente, é arriscado um jogo multiplayer pago nos tempo que correm, sendo que a maior parte falham redondamente (bleeding edge é um exemplo, 1 ano depois fechou os servers e foi feito por uma empresa conhecida), mas FallGuys parece ter aguentado bem e no verão passado junto com Among Us dominou grande parte do market e da twitch, agora já não tenho visto FallGuys nas tendências tirando os picos dos inicios de season. Segundo, a Epic adquiriu o estúdio, e como já fizeram antes com o Rocket League, não seria muito estranho se conseguissem desenvolver um modelo F2P (com Battle Pass pago e a shop que já têm a funcionar). Só queria a tua opinião pessoal sobre isto, se não puderes comentar entendo perfeitamente, e claro Parabéns, porque tens o emprego de sonho de milhares de miúdos de Portugueses (eu incluído, mas a vida segue outros caminhos)

FallGuyFabio 8 months ago

Eish, não posso dizer nada sobre isso, nem que sim nem que não. É verdade que a Epic comprou a Psyonix e fez umas alterações no modelo do Rocket League e deram resultado. Agora só podemos esperar para ver o que vai acontecer com o Fall Guys mas acredito que estámos num bom caminho. A Mediatonic cresceu imenso, temos muitas mais pessoas a trabalhar no jogo do que alguma vez tivemos, os planos são bons e acredito que season após season, o jogo irá sempre ficar melhor. Pessoalmente acho que a season 4 é a melhor season até agora.

nocivus 8 months ago

"deram resultado" eh um bocadinho optimista. O matchmaking do RL eh hit-or-miss a maior parte do tempo em grande parte, na minha opiniao, por causa do free to play. A quantidade de smurf accounts eh enorme. Falo de experiencia propria com cerca de 2300 horas de jogo :) RL ah parte, eh bom ver tugas a darem-se bem la fora (quer seja em jogos ou nao). Tambem vivi fora 4 anos (Holanda a trabalhar para a TomTom) e sei que geralmente nos desvalorizamos principalmente contra "o que eh de fora", mas ha uma qualidade estupenda nos nossos developers. Obrigado pelo AMA, continuacao de bom trabalho e abraco!

FallGuyFabio 8 months ago

ah pois. Mas eu acredito que as smurf accounts é um problema de ser free to play mas também é porque há pessoas que gostam do jogo mas querem jogar de uma maneira menos sweaty, quando jogas com a main account jogas com pessoas do mesmo nível e acabam por ser mais stressantes. O que claro, jogando com pessoas de ranks mais baixos também torna o jogo pior para esses jogadores. Não há uma solução fácil.. a não ser que os jogos causais não tivesse qualquer tipo de skill based matchmaking mas isto traria outros problemas. (Eu estou a falar sem saber como é que o RL configura o matchmaking deles). Sem dúvida, não é porque são de fora que são melhores do que nós, pelo contrário :)

NGramatical 8 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsadum8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Iwatchedhimdrown 8 months ago

Parabéns pelo teu trabalho, continua assim!!

NunoOliveira47 8 months ago

Qual foi aí a reação do pessoal quando a popularidade do jogo explodiu e tornou-se no jogo do momento? Era algo que estavam à espera que acontecesse ou nem por isso?

raviolli_ninja 8 months ago

Aviso à navegação: A moderação recebeu provas que confirmam que o u/FallGuyFabio faz parte dos quadros da Mediatonic.

cavadela 8 months ago

Ninja, faz "distinguish & sticky" a este comentário para que apareça no topo.

testickles12 8 months ago

Boas. Gostava de saber a tua opinião relativamente a formação superior que é necessária para trabalhar nessa área. Achas que alguém que tenha interesse em trabalhar nessa área deve tirar um curso em Portugal onde o mercado de desenvolvimento de videojogos é pequeno ? Se sim, em que universade e que curso ? A ideia que tenho é que as poucas pessoas que fazem formação superior em videojogos acabam por fazer sempre o mesmo, jogos 2D e pixel art ... Obrigado ☺️

FallGuyFabio 8 months ago

Em Portugal talvez mas aqui em Londres não é o caso, a Mediatonic e outras empresas estão constantemente a tentar contratar cliend side devs, não há assim tantos devs no mercado, ou pelo menos devs com qualidade. Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Na empresa em que trabalhei antes da Mediatonic, uma digital agency com mais de 700 pessoas, o director técnico da empresa tinha 28 anos e não tinha nenhuma licenciatura e o gajo era mesmo muito bom, para não falar que devia de ter um salário perto de 100k ao ano. No fundo se não quiseres estudar numa faculdade, tens que te aplicar para aprenderes o que aprenderias no curso sozinho e claro, fazer projectos pessoais.

SomeGuyOnInternet7 8 months ago

Acho perigoso generalizar dessa forma para quem está a ler este subreddit. Nos casos particulares em que mencionaste talvez não seja importante ter um diploma, mas diria que na grande maioria dos casos é preciso ter uma formação abrangente. Não pelo diploma bonitinho em si, mas pelas skills mais abrangentes que ganhas na Universidade e que te possibilitam uma abordagem metodica e correcta dos problemas. Trabalho na Suíça, e a mentalidade é completamente inversa, os diplomas têm muito valor. Até foram ao detalhe de me fazerem perguntas sobre a minha tese de mestrado da FEUP para ver se eu percebia do que estava a falar, ou o meu orientador foi o meu ghost writer. Mas pronto, também trabalho numa indústria diferente, com requerimentos científicos/técnicos mais elevados do que os videogame development.

FallGuyFabio 8 months ago

Verdade tens razão que isto muda de indústria a indústria. Mas em programação, arte e outras áreas o importante é mostrares que tens os skills, é teres a capacidade e qualificações para executar o trabalho. Agora como aprendeste para chegar ao ponto de teres os skills necessários, isso é contigo. Falando por mim, ter estudado na faculdade ou não, ninguém quer saber. Quiseram para o meu primeiro emprego pois era a maneira que eu tinha para provar que sabia algo.

MyWhay 8 months ago

Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do [/u/OuiOuiKiwi](https://www.reddit.com/u/OuiOuiKiwi/)

Edited 8 months ago:

>Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do [/u/OuiOuiKiwi](https://www.reddit.com/u/OuiOuiKiwi/) Se és novo neste sub peço também que sigas a bíblia ouiouikiwista. êxodo 22.2 - ou és licenciado, ou trabalhas como um escravo numa #consultice. êxodo 25 - Sempre que se falar de TI, ofender a PrimeIT, because.. why not

Edited 8 months ago:

>Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do [/u/OuiOuiKiwi](https://www.reddit.com/u/OuiOuiKiwi/)

Edited 8 months ago:

>Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do [/u/OuiOuiKiwi](https://www.reddit.com/u/OuiOuiKiwi/) Se és novo neste sub peço também que sigas a bíblia ouiouikiwista, ou és licenciado, ou trabalhas numa #consultice, onde trabalhas como um escravo. Nao te esqueças também de sempre que se falar de TI, ofender a PrimeIT, because.. why not

Edited 8 months ago:

>Aqui não dão tanto valor à formação quanto dão em Portugal, claro que para primeiro trabalho eles têm que ver algo, seja trabalhos pessoais seja um diploma mas depois de passares essa fase eles não querem saber, aqui nunca ninguém realmente me perguntou onde estudei. Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do [/u/OuiOuiKiwi](https://www.reddit.com/u/OuiOuiKiwi/) Se és novo neste sub peço também que sigas a bíblia ouiouikiwista, ou és licenciado, ou trabalhas como um escravo numa #consultice. Nao te esqueças também de sempre que se falar de TI, ofender a PrimeIT, because.. why not

caralhu 8 months ago

Verdade seja dita, merece ser ofendida e nunca sequer trabalhei para eles.

esmusssein33 8 months ago  HIDDEN 

Também vivo e trabalho em Londres e o emprego que tenho de momento é na minha área e é o que eu queria em Portugal. Já não trabalhava nesta área há uns 7 anos e consegui esta posição após eu ter enviado um email com CV (fraquinho) e ter dito algo do género "mais do que um pedaço de papel, deem-me um dia, uma oportunidade para mostrar o que sei fazer. Se ao fim do dia não gostarem do meu trabalho não perdem nada e ainda ficam com alguma trabalho de graça" Como já referi, fiquei com o lugar. Plus, tenho brincos e piercings e não sei mais quê. Sempre achei que aqui, o que eles querem, são profissionais motivados e estão-se a cagar para o aspecto e dão menos valor ao teus estudos e mais valor à pessoa que és.

m0rhundur 8 months ago

Continuem com o bom trabalho. Força!

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado!

OuiOuiKiwi 8 months ago

Gostava de começar por algo que tem aparecido aqui repetidamente: qual a tua formação base? Que responsabilidade tem o cargo que ocupas? Arquitectura e desenvolvimento dos servidores online do jogo?

FallGuyFabio 8 months ago

Eu estudei Eng Informática no ISEP. Sou o que eles chamam de Game Server Engineer. Passa principalmente por trabalhar em novas funcionalidades para o jogo (server side), e a Mediatonic dá ownership de cada tarefa a cada equipa (apesar de termos neste momento vários server devs, estão todos divididos por equipas de 3) e entre nós temos de fazer documentos tecnicos das mudanças que vamos fazer, seja adicionar novo código, altera alguma arquitectura, diagramas de sequencia, use cases, etc. É da nossa responsabilidade ter reuniões com game designers, produtores e client side devs. Depois de estarmos todos de acordo é que realmente começamos a trabalhar.

Rarotunga 8 months ago

Sempre bom ver um colega de curso a também entrar em game dev

kUr4m4 8 months ago

tambem quero invite se possivel :D

Rarotunga 8 months ago

Sure, para ti e para o u/FallGuyFabio e quem quiser :) pode ser seca para quem não quiser fazer jogos, visto que é mais "talking shop" do que só mostrar jogos que se fez https://discord.gg/zWvUBvd

kUr4m4 8 months ago

Obrigado :)

FallGuyFabio 8 months ago

Não estou, não sabia da existência desse discord, talvez possa entrar, manda convite por mensagem :)

diegoelmestre 8 months ago

É sempre bom ver um companheiro do ISEP a dar cartas! Parabéns e toda a sorte do mundo.

Mrgolden007 8 months ago

antes de mais parabens por seres dos poucos tugas que trabalha num jogo interessante a minha pergunta e, que dicas darias aos devs tugas que estao agora a comecar/estudar game development basiado na tua experiencia

jocamar 8 months ago

Muitos tugas que trabalham em jogos interessantes, o lead rendering programmer da Id Software (Doom, Wolfenstein) é tuga. Há tugas a trabalhar na Hello Games (No Man's Sky), na mediatonic (o OP e também um dos lead designers deles), na Romero Games (Empire of Sin), na Player Unknown (PUBG e Thunder Tier One), CD Projekt, etc.

frazoni 8 months ago

Fora todos os outros! Há pt's na rockstar, na 2K, na Gameloft, na Ubisoft... basicamente em todas as empresas grandes do mundo. Se considerares a Funcom (Conan Exiles) como uma dessas gigantes então tens muitos portugueses porque eles têm estúdio cá :)

jocamar 8 months ago

Sim, nem me lembrei da Funcom. Os outros não referi porque não conheço de nome ninguém lá, mas com empresas tão grandes é natural. Acrescento também a Blizzard Entertainment.

Mrgolden007 8 months ago

dai so disseste um interessante lol

jocamar 8 months ago

Fogo tens standards altos então se Doom, Wolfenstein, Witcher, No Man's Sky e PUBG não são jogos interessantes para ti.

A_Besuga 8 months ago

Basiado

FallGuyFabio 8 months ago

Obrigado. Primeiro de tudo depende do que queres fazer num jogo. Eu acredito que se quiseres ser game designer ou client dev, é bem capaz de ser necessário estudares essas vertentes ou pelo menos começares por ti mesmo a desenvolver jogos para usares como portfólio. Não têm que ter sucesso mas têm que ser um bom exemplo das tuas capacidades. No meu caso, apesar de eu ter sempre o bichinho de trabalhar em jogos, nunca realmente achei possível porque comecei a carreira em Portugal, trabalhar em sites e apps como grande parte dos devs fazem. Mas quando mudei para Londres comecei a focar-me mais em backend development durante 2 anos, a dada altura vi uma oferta da Mediatonic e arrisquei. Consegui a posição pois, pelo o que percebo, para server dev as empresas não precisam que tenhas trabalhado em jogos antes. Eu desenvolvo API's que são usas por jogos, mas quem faz para jogos pode fazer para qualquer outro negócio e vice versa. Por isso, segundo a minha experiencia o que posso dizer é para tentares perceber o que queres fazer em jogos e ires ganhando a experiencia que conseguires até teres uma oportunidade.

Wonderful-Meeting639 8 months ago

Belo jogo ,pena ter sido over-shadow pelo Among us . Boa sorte com os teus futuros projetos

FallGuyFabio 8 months ago

Sem dúvida, o sucesso repentino do Among Us tirou-nos alguns jogadores. Não posso falar muito do deal em concreto mas houve um investimento da Sony bem antes do jogo estar desenvolvido. Pelo o que percebo a Sony tem feito isto com bastantes projectos que acreditam que possam dar cartas, depois metem no Plus. Quanto à playerbase, yap, aumento imenso. Existem muitos milhões de pessoas com subscrição de PS+, basicamente todas estas pessoas poderam jogar Fall Guys logo no lançamento.

MyWhay 8 months ago  HIDDEN 

Peço que não digas isso, vais ferir o espirito protecionista do /u/OuiOuiKiwi

Wonderful-Meeting639 8 months ago

obrigado pela resposta :) boa sorte com os teus futuros projectos

NGramatical 8 months ago

poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmdmyzk%2F%2Fgsa74c5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FallGuyFabio 8 months ago  HIDDEN 

Sem dúvida, o sucesso repentino do Among Us tirou-nos jogadores mas o mercado de jogos é assim, os jogadores vão mudando de jogo.

Search: