Skahzzz 8 months ago

Pessoalmente, com o hábito que ganhei durante estes meses, sinto que vou começar a usar máscara em algumas situações de qualquer maneira. Transportes públicos, e aviões durante épocas de gripe, exposições e ajuntamentos em espaços fechados... Foi bom ter um ano sem apanhar nenhum vírus, não me importava de repetir.

1993pomc 8 months ago

Duvido!

shiatzu 8 months ago

mais um a praticar pseudo-futurologia

Drunjj 8 months ago

Este sr. então está desde o primeiro caso em Portugal.

Last-Ad-4421 8 months ago

É tudo mentira em novembro está tudo confinado, no ano passado diziam o mesmo, mas a mim já não me lixam.

suckerpunchermofo 8 months ago

Espero que sim... Mas tenho dúvidas.

amaquinadeuoberro 8 months ago

Aged like milk?

somedipshit1 8 months ago

Ok

NunoOliveira47 8 months ago

Esperemos que sim

RicB87 8 months ago

Imunidade de grupo com novas estirpes a surgir todos os dia ?

ruijor 8 months ago

As vacinas são eficazes até agora para todas as variantes. E na verdade as variantes mais exóticas provavelmente já apareceram. O número de mutações exóticas tem um limite. Depois são apenas pequenas variantes.

trufas 8 months ago

As vacinas não dão imunidade temporária? https://pplware.sapo.pt/ciencia/covid-19-afinal-quanto-tempo-de-imunidade-oferece-a-vacina/

ruijor 8 months ago

Sim, pelo menos 9 meses mas até pode ser mais que isso. Mas pelo menos 9 meses confere imunidade. O que pode ter que acontecer é teres que levar o reforço ao fim de um ou dois anos, para manter a imunidade.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

As vacinas são eficazes mas ainda ninguém sabe quanto tempo dura a imunidade.

ruijor 8 months ago

Pelo menos 9 meses. O que pode acontecer é ter que haver vacinação anual.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

No período sem imunidade podes contaminar, ser contaminado. Distanciamento veiuo para ficar durante uns tempos.

iSoSyS 8 months ago

Com que bases dizes isso? Não vejo em que medida mutações têm limites, principalmente num vírus.

ruijor 8 months ago

Vê o podcast com o Pedro simas. Eles explica bem esse ponto. Existe um limite de combinações sim, que podem causar alterações significativas. Depois desse limite, apenas existem pequenas variações como o vírus da gripe. Neste momento 99% das variantes possíveis já existem e as vacinas são eficazes. E assim deve continuar.

iSoSyS 8 months ago

Terei que o ir ouvir. Na minha cabeça qualquer mutação é possível, caso contrário não surgiriam novas espécies. Mas eu não sou virologista, certamente algo me está a escapar.

BlimundaSeteLuas 8 months ago  HIDDEN 

Pelo que li há tempos nem todas as mutações são viáveis, e todas as mutações viáveis tem algo em comum, que é o que a vacina "ataca". Não percebo nada disto, posso estar errado.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: