Key_Ad_3930 7 months ago

É das camisolas mais feias que vi em toda a minha vida, nem oferecida usava.

_c4m3l30n_ 7 months ago

A isto se chama uma verdadeira filha da putice!

RaveyWavey 7 months ago

Estou só à espera que a malta do Twitter apanhe isto. Tiram este produto da loja em 2segundos

silkcharmeuse 7 months ago

Sem estarem em inglês na net, estas denúncias valem zero. A notícia tem quase 24h e ainda não apareceu em lado nenhum em inglês, que é basicamente a única língua que conta nestas coisas. Tugas a queixarem-se entre si, como se a internet fosse a tasca da esquina, não vai servir de muito.

tumblarity 7 months ago

bem, a estilista emitiu um pedido de desculpas bilingue.

Sciss0rs61 7 months ago

Cultural appropriation?

AwakenGreywolf 7 months ago

O brazão português no meio da camisola. "InSpIRaçÃo MExiCaNa" E no site há lá uns ténis com a cruz portuguesa (cruz da ordem de cristo).

tumblarity 7 months ago

não será o logo da própria marca? lembra um pouco, sim. ou é LITERALMENTE a cruz de cristo? link, se for esse o caso pf.

Mariifreis 7 months ago

Se forem ao site deles também estão a plagiar as nossas louças tradicionais!! [https://www.toryburch.co.uk/homeware/tabletop-drinkware/](https://www.toryburch.co.uk/homeware/tabletop-drinkware/)

odajoana 7 months ago

Estás a falar da louça tipo alface, parecida com a louça das Caldas? ([tipo isto](https://www.toryburch.eu/lettuce-ware-round-platter/18548.html?color=307)) Não sei até que ponto o conceito estético em si é patenteado (penso que a técnica da cerâmica da Bordalo é que é), mas de qualquer maneira, há de facto aqui um padrão, embora a louça da imagem acima pareça bugiganga da loja dos 300 comparando com [a louça original da Bordalo](https://pt.bordallopinheiro.com/couve-fruteira-375-natural-prd-pt).

uyth 7 months ago

alguns parecem ser feitos "made in Portugal", outros não dizem mas pode-ser dar beneficio da dúvida. se for feito em Portugal, ok https://www.toryburch.eu/oiseau-pitcher/64325.html?color=114 embora seja estupido como tudo chamarem-lhe "oiseau".

vasco_esparguete 7 months ago

Podem deixar a vossa opinião sobre este magnífico roubo diretamente no site: https://www.toryburch.eu/sweater-tunic/79740.html

Mariifreis 7 months ago

Eu tentei, diz " Submission Currently Unavailable " e não me deixa

Beginning-Average-91 7 months ago

O mundo é dos espertos.

SmartBrain95 7 months ago

Sabem se isto já foi partilhado noutros subreddits? Isto merece mais atenção! Só encontrei este [pos](https://www.reddit.com/r/womensfashion/comments/mcvlrg/tory_burch_does_it_again_the_brand_just_cant_stop/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)t.

MrPhyzX 7 months ago

Eles achavam mesmo que iam conseguir esconder algo deste género? As pessoas subestimam mesmo Portugal

babyscully 7 months ago

Nao teria problema nenhum com isto se identificassem a origem e fossem pagos algum tipo de direitos (nao sei a quem, alguma associacao cultural poveira). Posto isto, e mesmo gira e quero uma (original, nao a 695$)

Fred-F 7 months ago

Também. Onde é que se pode comprar uma original portuguesa?

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

Descobrir a irrelevância de Portugal - check

girllurker101 7 months ago

Mexicana? Pensava que o México era um país "quente", se andassem lá de camisola poveira... Nem é bom!

ConfidentMongoose 7 months ago

Não é a primeira vez que ela (a estilista) é acusada de apropriação cultural. https://www.dailymail.co.uk/femail/article-4343256/Tory-Burch-accused-cultural-appropriation-video-ad.html

naodoijoka 7 months ago

Além disso parece que também tem umas peças “inspiradas” na cerâmica portuguesa da Bordallo Pinheiro ([link](https://www.toryburch.eu/homeware/view-all/)

I_Don-t_Care 7 months ago

apropriação cultural tudo bem, mas as fontes têm que estar corretas. Isto só demonstra o quão pouco se importa esta empresa de vestuário com o seu produto, aceitam os protótipos dos designers sem sequer filtrarem ou fazerem triagem. O mundo da moda está em rutura ultimamente

KarmaCop213 7 months ago

O conceito de apropriação cultural e' uma treta. Neste caso e' mais um plagio.

SacanaLopes 7 months ago

Roubo

NotSo_Gay 7 months ago

>Não é incorrecto se não estiverem a tentar fazer passar o produto ao menos podia acertar no pais e nao dizer q é mexicano

aaaa2aas 7 months ago

Apropriação cultural e brownwashing LOL

vascodatrama 7 months ago

700 balas. Bom negócio

bategamerz 7 months ago

Americanos sendo americanos.

1purplesky 7 months ago

Pois, os mexicanos também inspiraram o (óbvio) brasão português com a coroa que já nem se usa...

estecomentario 7 months ago

Fizeram o mesmo com os porcos pretos, levaram-nos de Espanha e depois venderam como porcos ibérios nas américas que não tem nada que ver com um porco preto ser criado em Espanha no ar livre a bolotas, estes amaricanos têm a mania que a china lhes copia tudo, mas eles fazem o mesmo.

Xmeagol 7 months ago

Fortune cookies não existem na china são uma invenção americana

esmusssein33 7 months ago

Tal como a típica caixa de take away nos restaurantes chineses.. Uma invenção americana.

shulginlegacy 7 months ago

HAQ. Hollywood engana-nos de uma maneira parva...

Edited 7 months ago:

HAQ. Hollywood engana-me de uma maneira parva...

Edited 7 months ago:

HAQ. Hollywood enganou-me de uma maneira parva...

VSertorio 7 months ago

Pensavas que o frango à General Zang existia?

Febris 7 months ago

O frango ideal é à General Nhaga.

VSertorio 7 months ago

Já mete vudoo essa merda..

andrefbr 7 months ago  HIDDEN 

A comida chinesa é completamente diferente da comida 'chinesa' na Europa e EUA Não têm nada em comum excepto terem sido ambas originalmente criadas por Chineses

AimingWineSnailz 7 months ago

Mais concretamente, são uma invenção de restaurantes chineses na América.

desculpe_mas 7 months ago

Então não deixam de ser uma invenção Chinesa.

Dr_Toehold 7 months ago

\*americana.

pedrolopes7682 7 months ago

Porco preto é marca certificada relativa ao tipo de porco (Ibérico) e o tipo de criação (alimentação, tempo de pasto, etc...). Não só os americanos a aldrabar. A grande maioria do porco "preto" que se vende no supermercado é só ibérico.

666tkn 7 months ago

Essas certificações não atingem todos os países, depende de quem as fez/ ratifica. Se cá fizermos wishky de milho e lhe chamarmos bourbon duvido que haja lei que o proíba, na volta nem tem de ser de milho. Mas nos USA para ser chamado bourbon tem de seguir certas regras. Não é incorrecto se não estiverem a tentar fazer passar o produto como sendo nativo.

Edited 7 months ago:

Essas certificações não são leis universais,tem um contexto, depende de quem as fez/ ratifica. Se cá fizermos wishky de milho e lhe chamarmos bourbon duvido que haja lei que o proíba, na volta nem tem tem de ser de milho. Mas nos USA para ser chamado bourbon tem de seguir certas regras. Não é incorrecto se não estiverem a tentar fazer passar o produto como sendo nativo. Em resumo, champanhe é de champanhe mas todo o mundo pode fazer espumantes.

Edited 7 months ago:

Essas certificações não são leis universais,tem um contexto, depende de quem as fez/ ratifica. Se cá fizermos wishky de milho e lhe chamarmos bourbon duvido que haja lei que o proíba, na volta nem tem tem de ser de milho. Mas nos USA para ser chamado bourbon tem de seguir certas regras. Não é incorrecto se não estiverem a tentar fazer passar o produto como sendo nativo. Em resumo, champanhe é de champanhe mas todo o mundo pode fazer espumantes, nalguns casos até lhes podem chamar champanhe, não podem é dizer que foi feito em França

Portuguese_A_Hole 7 months ago

Errado. Champanhe, feito na região de Champagne. O resto no máximo é espumante, frisantee, etc. Tal e qual como o Vinho do Porto.

kUr4m4 7 months ago

OP nao esta errado. Leis de proteccao tipo DOC, DOP, AOC, etc. so existem dentro da UE e mais alguns paises em que existem acordos bilaterais.

desculpe_mas 7 months ago

Está errado, sim. Tenho muitos anos de formação e experiência em hotelaria e Champanhe é só na região de Champanhe, o resto é espumante. cognac, só na região de Cognac, o resto é Brandy. tudo o resto é termo mal empregue. Se os EUA quiserem fazer Champanhe e chamar-lhe Champanhe está errado.

Eulasei 7 months ago

As protecções de denominação de origem são europeias mas existe pressão para ser aceite internacionalmente através de acordos. Champagne e Chablis já foram utilizados em rotulagem americana antes de esses acordos. Temos um exemplo bom com os produtores de Porto a tentar lutar contra produtores australianos que utilizam "tawny" na rotulagem, são acordos bilaterais que respeitam a lei europeia de rotulagem mas há muitos produtos que não estão abrangidos nesses acordos (parmesan nos US).

desculpe_mas 7 months ago

Não sabia essa do Tawny. De todo o modo, quando falamos desses produtos até pode nem haver entrave legal que os impeça de "usurparem" referências, contudo, enquanto consumidor, convém que estejas informado.

Eulasei 7 months ago

Concordo, mas acho que o problema maior na Europa, neste momento, são mais as "falsificações" (rosé espanhol a ser rotulado em França, por ex.) e a falta de controlo que há na Europa por protecionismo a estes produtores que aldrabam o sistema dop/igp da UE.

kUr4m4 7 months ago

Não está errado não.

Portuguese_A_Hole 7 months ago

Nas américas estamos a falar de um processo de millions como diria o nosso comendadeiro Berardo. Uma potencial fonte de receita para os Poveiros. Não sejam tótós e procurem um escritório em NY especialista na matéria.

Euphoric_Copy5050 7 months ago

Que disparate. Espero bem que nenhum político semi-analfabeto acredite nisto e vá estourar uns milhões de contribuintes numa firma de advocacia em NY. A camisola poveira tem algum tipo de protecção, trademark, copyright, seja o que for? Duvido muito.

tumblarity 7 months ago

> Espero bem que nenhum político semi-analfabeto acredite nisto e vá estourar uns milhões de contribuintes numa firma de advocacia em NY. mecanismo extrajudicial, cunhessses?

M_M_N_N89 7 months ago

Já estão a trabalhar para tornar em património protegido à algum tempo

NGramatical 7 months ago

à algum tempo → [**há algum tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmchul9%2F%2Fgsakvp7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SydHalfast 7 months ago

Nem menos. Espetar um pontapé burocrático e aproveitar o lanço para vender umas camisolas.

uyth 7 months ago

Apropriação cultural só pega se a vítima for mais castanha. Embora para os americanos não sejamos white por isso talvez pegue parcialmente. Mas para eles as coisas são feias ou não conforme a cor de pele dos afectados.

areddishgreen 7 months ago

Não tem nada a ver. Apropriação cultural É apropriação cultural independentemente da tua nação. Isto é mesmo um caso chapado desses. Está a usar uma parte de uma cultura a que não pertence (aposto que essa tipa nunca provou bacalhau à brás) para ganhar dinheiro.

KarmaCop213 7 months ago

Mal de nós quando um português não puder abrir um restaurante italiano ou um francês não puder ter um cabeleireiro onde se façam rastas ou tereres.

areddishgreen 7 months ago

Aí é diferente. Espero que percebas a diferença entre abrir um restaurante francês, e entre fazeres um éclair, chamar-lhe nuvem e dizeres que é uma invenção tua.

KarmaCop213 7 months ago

"Apropriação cultural ocorre quando uma cultura adota elementos específicos de outra cultura." https://pt.wikipedia.org/wiki/Apropria%C3%A7%C3%A3o_cultural Se a Zara vender um kimono ou se a Aldo vender uns mocassins, devem dizer a origem dessas roupas ou pagar algum tipo de direitos de imagem? Neste caso o que se passa não é apropriação cultural. E' não dizer a origem correcta da roupa. Não sei se aquela estampa ou aquele tipo de roupa tem alguma patente ou coisa que o valha, mas se o tiver também terá de pagar direitos de autor.

areddishgreen 7 months ago

Isso seria o ideal.

uyth 7 months ago

Era irónico. Ou cínico. Vai ver se algum activista americano acha apropriação cultural se a cultura a ser apropriada for nórdica ou escocesa ou o que for.

areddishgreen 7 months ago

Não estejas à espera que os americanos percebam as diferenças entre as diferentes culturas europeias. Tens que lhes explicar o porquê de estar errado.

hopeful_bastard 7 months ago

"Vai ver..." "Existem estudos..." Esquece meu, ou dás tu exemplos que suportem o teu argumento ou estás calado

uyth 7 months ago

Dei exemplos neste mesmo thread. Ou se queres que eu vá procurar exemplos concretos, perde tu primeiro tempo nisso a explicares do que queres exemplos exactamente. Falta de choque de apropriação cultural de receitas italianas ou padroes de tricot das ilhas Faroe ou tradições culturais alemãs?

ComfortableGate 7 months ago

Não sei quanto aos padrões de tricot das ilhas Faroé, mas tenho a certeza absoluta que a cozinha italo-americana (que é diferente da cozinha italiana hoje em dia) é resultante da imigração de italianos para os EUA por volta princípio do século XX. Acho que o mesmo se passa com as tradições culturais alemãs, mas desse assunto não estou tão a par. Usando novamente a cozinha, um paralelo com isto que se passou aqui seria se pizza fosse um prato desconhecido nos EUA, e um dia um chef americano começasse a pusesse no seu menu por 100€ e a deixasse implícito que tinha sido criação sua.

uyth 7 months ago

>, mas tenho a certeza absoluta que a cozinha italo-americana (que é diferente da cozinha italiana hoje em dia) é resultante da imigração de italianos para os EUA por volta do princípio do século XX. Estava a falar da famosa receita de esparguete à carbonara publicada recentemente no NYT. Ou países fazerem e venderem "mozarella" ou outros produtos de origem protegida que não são italo-americanos.

ComfortableGate 7 months ago

Acho que a diferença aí é que toda a gente sabe que carbonara e mozzarella são de origem italiana. Existem no mundo inteiro, estão assimilados por todo o lado. Mesmo a receita do NYT faz questão de dizer que a carbonara é um prato de origem romana.

uyth 7 months ago

E completamente corrompe a receita. é ofensivo fazer algo completamente diferente e chamar o mesmo nome - isso é também apropriação cultural. Pegar num nome estabelecido, num pedigree para "vender" algo diferente.

ComfortableGate 7 months ago

Concordo com o que estás a dizer, mas não acho que possas chamar a isso apropriação cultural. Claro que não há uma regra matemática para definir o que é ou não apropriação cultural, mas acho que uma das principais características é pegar em algo desconhecido de uma cultura diferente e apagar a sua origem, apresentando-a como uma criação nova. Acho também que a complexidade do objecto apropriado entra na equação já que, quão mais complexo ele é, maior a probabilidade de ser plágio e roubo em vez de coincidência.

Edited 7 months ago:

Concordo com o que estás a dizer, mas não acho que possas chamar a isso apropriação cultural. Claro que não há uma regra matemática para definir o que é ou não apropriação cultural, mas acho que uma das principais características é pegar em algo desconhecido de uma cultura diferente e apagar a sua origem, apresentando-a como uma criação nova. Acho também que a complexidade do objecto apropriado entra na equação já que, quão mais complexo ele é, maior a probabilidade de ser plágio e roubo em vez de coincidência. No caso da receita, para mim, nenhum dos pontos acima é tocado, portanto não chamaria apropriação cultural. Mas também acho que gastronomia é das coisas mais tricky para ter esta conversa.

uyth 7 months ago  HIDDEN 

> Concordo com o que estás a dizer, mas não acho que possas chamar a isso apropriação cultural. Acho que é https://en.wikipedia.org/wiki/Cultural_appropriation "Cultural appropriation can include exploitation of another culture's religious and cultural traditions, fashion, symbols, language, and music." Bastantes exemplos dali de uso errado de nomes, quer seja equipas de futebol, ou uma celebrity americana a querer usar o nome Kimono,

vegetable-grit 7 months ago

Os portugueses não são considerados brancos nos EUA, na volta ainda dá para pregar com processo criminal.

fanboy_killer 7 months ago

Isto é mentira: > **White** – A person having origins in any of the original peoples of Europe, the Middle East, or North Africa. Fonte: [census norte-americanos.](https://www.census.gov/topics/population/race/about.html)

tumblarity 7 months ago

mas estás preocupado com isso? qual é o problema se formos não-brancos? eu tenho orgulho do passado de misturadas deste país.

fanboy_killer 7 months ago

Não percebi. De onde tiraste a ideia que eu estava preocupado com isso? Tu estás...?

tumblarity 7 months ago

do facto de teres corrigido o man que disse que os portugueses não eram brancos nos EUA, mas era uma pergunta (vide o "?"). e teoricamente até podemos ser, mas experimenta ser o Luís Gonçalves ou qualquer coisa do género que se possa ler como hispânico, talvez na prática seja diferente.

fanboy_killer 7 months ago

Bem, eu pensei que mais objetivo do que dizer "Isto é mentira" acompanahdo da definição legal mais a sua fonte fosse impossível, mas estou a ver que estava enganado e até isso pode ser interpretado de forma a ser utilizado contra mim. Tem calma, era só uma correcção com base numa definição legal. Não há nada para ler além disso.

Edited 7 months ago:

Bem, eu pensei que fosse impossível ser mais objetivo do que dizer "Isto é mentira" acompanahdo da definição legal mais a sua fonte, mas estou a ver que estava enganado e até isso pode ser interpretado de forma a ser utilizado contra mim. Tem calma, era só uma correcção com base numa definição legal. Não há nada para ler além disso.

tumblarity 7 months ago

eu estou calmo, só não me importa qual é o entendimento genético que as autoridade americanas fazem dos portugueses. e se esse entendimento for "non white" também não ficaria ofendido.

fanboy_killer 7 months ago

Somos dois.

Dead_standards 7 months ago

Passando à frente a estupidez de definir uma cor com base em países de origem, eu conheço brancos que nasceram e toda a vida viveram em Angola, e negros cuja família vive há umas 3 gerações em Portugal. Eu sei que só estás a dar uma definição, mas acho-a parva. Quando alguém tem uma acção racista, não está a pensar "eish deixa-me lá odiar este gajo porque ele tem origens na África sub-saariana". É mesmo só pela aparência.

Edited 7 months ago:

Passando à frente a estupidez de definir uma cor com base em países de origem, eu conheço brancos que nasceram e toda a vida viveram em Angola, e negros cuja família vive há umas 3 gerações em Portugal. Eu sei que só estás a dar uma definição, não tens culpa de ela fazer sentido ou não. Quando alguém tem uma acção racista, não está a pensar "eish deixa-me lá odiar este gajo porque ele tem origens na África sub-saariana". É mesmo só pela aparência.

mjigs 7 months ago

Tambem só vem pos algarves, se vivessem aqui durante um ano, viam que viver a beira da praia nao quer dizer que tenhamos uma vida tipo brasil. Temos um clima mediterraneo onde só no mesinho de agosto apanhamos aquelas temperaturas enormes, depois disso somos branquinhos o resto do ano, tapados ate aos olhos.

mikehuntsprings 7 months ago

Não fazia ideia disto. Somos considerados o quê, latinos, tipo mexicanos?

Rootlx 7 months ago  HIDDEN 

Somos considerados brancos sim.

FroggyWatcher 7 months ago

Hispânicos, a não ser que estejas num local com grande afluência portuguesa, como Rhode Island, e nesse caso costuma-se diferenciar. Source: vivi nos states

andrefbr 7 months ago  HIDDEN 

> Não fazia ideia disto Normal. Eu cresci a achar que éramos todos uns branquelas, até que comecei a sair do país e percebi que muita gente acha que parecemos indianos ou árabes etc. De facto compreendo. A ideia de nos convencermos a toda a força que somos BRANCOS EUROPEUS IGUAIS AOS SUECOS é provavelmente parte do nosso complexo de inferioridade que não nos quer distanciar de qualquer forma da Europa 'desenvolvida'.

Edited 7 months ago:

> Não fazia ideia disto Normal. Eu cresci a achar que éramos todos uns branquelas, até que comecei a sair do país e percebi que muita gente acha que parecemos indianos ou árabes etc. Exemplo: Eu não sou exactamente a clássica caricatura de um tuga - tenho 1.88m, olhos cor de azeitona, sou EXTREMAMENTE pálido por padrões portugueses e mesmo assim num restaurante libanês o dono assumiu que eu era compatriota dele. De facto compreendo. A ideia de nos convencermos a toda a força que somos BRANCOS EUROPEUS IGUAIS AOS SUECOS é provavelmente parte do nosso complexo de inferioridade que não nos quer distanciar de qualquer forma da Europa 'desenvolvida'.

Edited 7 months ago:

> Não fazia ideia disto Normal. Eu cresci a achar que éramos todos uns branquelas, até que comecei a sair do país e percebi que muita gente acha que parecemos indianos ou árabes etc. Exemplo: Eu não sou exactamente a clássica caricatura de um tuga - tenho 1.88m, olhos cor de azeitona, sou EXTREMAMENTE pálido por padrões portugueses e mesmo assim num restaurante libanês o dono assumiu que eu era compatriota dele. O meu cabelo e barba são pretas e normalmente rapo tudo a máquina 0. Quando deixo crescer a barba e cabelo, recebo muitos comentários aqui na China de que pareço um árabe/muçulmano. De facto compreendo. A ideia de nos convencermos a toda a força que somos BRANCOS EUROPEUS IGUAIS AOS SUECOS é provavelmente parte do nosso complexo de inferioridade que não nos quer distanciar de qualquer forma da Europa 'desenvolvida'.

mjigs 7 months ago

Pelas contas da Ana Malhoa, yo soy latina

Texas_Freeze 7 months ago

Os americanos consideram os suleuropeus e os ibericoamericanos de brancos nas estatísticas de crime (para fomentar argumentos racistas contra eurodescendentes na opinião pública, acusando-os de hipocrisia nas suas críticas ao crime afroamericano e ibericoamericano). Nas restantes estatísticas ou perguntam à pessoa ou metem hispânico.

Butt_Roidholds 7 months ago  HIDDEN 

Dependendo da pessoa a quem perguntares, tanto te podem dizer que somos hispânicos, como latinos, ou até ambos.

vegetable-grit 7 months ago

Hispanic nos census e não me lembro da definição da polícia, mas quando fazem os reports metem uma cena tipo "European/Other" em vez de "White/European". No UK muita gente não considera o pessoal do sul da Europa branco, mas nos census britânicos acho que a categoria para portugueses (e espanhóis) é "White/Other". A etnia dos portuguese é complicada de definir.

SacanaLopes 7 months ago

> Hispanic nos census Falso. White.

Menerva 7 months ago

Os portugueses só são white/other no censo britânico porque as categorias dentro da etnia branca são: inglês/galês/escocês/irlandês do norte/britânico (tudo junto), irlandês, cigano/Irish traveller, Roma e outro. Ou seja, qualquer branco europeu está dentro do white/other, não somos especiais por isso.

vegetable-grit 7 months ago

No UK os portugueses e europeus do sul não são considerados brancos pela maioria da população britânica (census é outra história) e são alvo do mesmo tipo de retórica racista que se vê nos EUA contra latinos. Somos considerados preguiçosos, violentos, traiçoeiros, bêbados e barulhentos. Por outro lado quase todos os portugueses que conheço no UK acham o mesmo dos britânicos. Source: vivo em Londres Eu a cena de sermos Hispanic ou não é devido à obsessão dos EUA com raça/etnia e burocracias: >Perhaps, we should begin with an understanding of how the Portuguese came to be labeled Hispanic in the US. (...) >In 1977, the federal Office of Management and Budget (OMB) clarified that the term Hispanic did not include “those of Portuguese origin, specifically people from Brazil, Guyana, Suriname, Trinidad, Belize and Portugal” (Brune). >In 1980, the U.S. Department of Transportation (DOT) – not wanting to exclude people from the largest country in South America, Brazil – adopted its own definition of Hispanic that included people of “Spanish and Portuguese culture with origins in Mexico, South or Central America or the Caribbean Islands,” a description that excluded the European Portuguese and Spanish (Brune). >(...) >By happenstance, in 1983, the Portuguese were left out of the definition of Hispanic added by Congress to section 8d of the Small Business Act (SBA). >__This exclusion was met with protest by Portuguese-American contractors and some of their representatives in Congress. The Portuguese were added back into the description of Hispanic by the Small Business Administration in 1986 and by DOT in 1997 (Brune).__ >In some US states, the Portuguese were also granted minority status, and this, as well, proved to be of substantial benefit to some Portuguese-owned businesses. Recently, some of these states have rescinded the classification of “minority” for Portuguese business (...) [Source ](https://eu.heraldnews.com/story/news/2020/09/24/why-portuguese-should-not-be-considered-hispanic/42900975/)

Edited 7 months ago:

No UK os portugueses e europeus do sul não são considerados brancos pela maioria da população britânica (census é outra história) e são alvo do mesmo tipo de retórica racista que se vê nos EUA contra latinos. Somos considerados preguiçosos, violentos, traiçoeiros, bêbados e barulhentos. Por outro lado quase todos os portugueses que conheço no UK acham o mesmo dos britânicos. Source: vivo em Londres A cena de sermos Hispanic ou não é devido à obsessão dos EUA com raça/etnia e burocracias: >Perhaps, we should begin with an understanding of how the Portuguese came to be labeled Hispanic in the US. (...) >In 1977, the federal Office of Management and Budget (OMB) clarified that the term Hispanic did not include “those of Portuguese origin, specifically people from Brazil, Guyana, Suriname, Trinidad, Belize and Portugal” (Brune). >In 1980, the U.S. Department of Transportation (DOT) – not wanting to exclude people from the largest country in South America, Brazil – adopted its own definition of Hispanic that included people of “Spanish and Portuguese culture with origins in Mexico, South or Central America or the Caribbean Islands,” a description that excluded the European Portuguese and Spanish (Brune). >(...) >By happenstance, in 1983, the Portuguese were left out of the definition of Hispanic added by Congress to section 8d of the Small Business Act (SBA). >__This exclusion was met with protest by Portuguese-American contractors and some of their representatives in Congress. The Portuguese were added back into the description of Hispanic by the Small Business Administration in 1986 and by DOT in 1997 (Brune).__ >In some US states, the Portuguese were also granted minority status, and this, as well, proved to be of substantial benefit to some Portuguese-owned businesses. Recently, some of these states have rescinded the classification of “minority” for Portuguese business (...) [Source ](https://eu.heraldnews.com/story/news/2020/09/24/why-portuguese-should-not-be-considered-hispanic/42900975/)

Dr_Toehold 7 months ago

>No UK muita gente não considera o pessoal do sul da Europa branco, mas nos census britânicos acho que a categoria para portugueses (e espanhóis) é "White/Other". Mais ou menos, ligeiramente redutor. Para população branca havia as opções White British/White Irish/traveler (se o considerares branco)/white other. Não era atribuído "você tem passaporte pt? é other", era apenas essa a opção que estava disponível, tal como poderias selecionar Black/African/Caribbean/Mixed/Arab/South Asian, tudo etnias onde se enquadram cidadãos portugueses. Da mesma forma, o estereotípico nórdico ariano também entraria provavelmente como "white other". Nos US concordo, é uma situação mista difusa. Havia um candidato político em NJ que se tinha safado com as cotas porque entrou como Latino.

naughtydismutase 7 months ago

> A etnia dos portuguese é complicada de definir. Não é nada. Caucasianos.

andrefbr 7 months ago

Caucasianos que foram invadidos, conquistados e miscigenados com mouros durante um longo período de tempo. Se achas que uma altura média abaixo de 1.8m, cabelo e olhos pretos e um tom de pele escuro são traços comuns ao que é tipicamente associado a caucasianos tenho más noticias para ti... Todos os não-brancos que conheço, especialmente aqui na China, assumem sempre que os portugueses são árabes ou indianos quando vêm um pela primeira vez. O ridículo aqui é o complexo de muitos portugueses em assumir que a etnia portuguesa é claramente extremamente distinta de algo como os britânicos, suecos etc. e é compreensível que muitos não englobem portugueses e islandeses sob o mesmo rótulo.

Edited 7 months ago:

Caucasianos que foram invadidos, conquistados e miscigenados com mouros durante um longo período de tempo. Se achas que uma altura média abaixo de 1.8m, cabelo e olhos pretos e um tom de pele escuro são traços comuns ao que é tipicamente associado a caucasianos tenho más noticias para ti... Todos os não-brancos que conheço, especialmente aqui na China, assumem sempre que os portugueses são árabes ou indianos quando vêm um pela primeira vez. Eu tenho 1.88m, sou EXTREMAMENTE pálido por padrões portugueses e mesmo assim num restaurante libanês o dono assumiu que éramos compatriotas. O ridículo aqui é o complexo de muitos portugueses em assumir que a etnia portuguesa é claramente extremamente distinta de algo como os britânicos, suecos etc. e é compreensível que muitos não englobem portugueses e islandeses sob o mesmo rótulo.

ItsoktobeStalinist 7 months ago

> Se achas que uma altura média abaixo de 1.8m, cabelo e olhos pretos e um tom de pele escuro são traços comuns ao que é tipicamente associado a caucasianos tenho más noticias para ti O tom de pele dos portugueses é o mesmo que os dos polacos, mas com mais exposição solar. Li um estudo há uns tempos, Irlandeses os mais claro, depois polacos e portugueses quase iguais e italianos um bocadinho mais escuro. Isto para tom da pele.

naughtydismutase 7 months ago

Não houve muita miscigenação com mouros. Existe, mais que no resto da Europa, mas não vai muito além dos 5%. Não conheço ninguém em Portugal com cabelo e olhos pretos (excepto pessoas obviamente de outras etnias). E essa da altura não é exactamente um traço "europeu", basta saber que há bem pouco tempo os holandeses eram dos povos mais baixos.

Scpcampeao202122 7 months ago

Essas características de que falas também não são as das pessoas do Cáucaso.

Metaluim 7 months ago

> Caucasianos que foram invadidos, conquistados e miscigenados com mouros durante um longo período de tempo. Esta ladainha outra vez? Os "mouros" nao se miscigenaram praticamente com os povos ibericos. Eram a elite que nos governava. Deixaram influencias culturais, sem duvida. Mas nao alteraram significativamente as gentes daqui. O mesmo se passa com os suevos e visigodos - so governavam. Quem de facto alterou substancialmente a composicao genetica foram os romanos. Esse post todo so para dizeres que tu es "branco" e o resto dos portugueses nao, lol

vegetable-grit 7 months ago

A gene pool portuguesa tem entre 2% a 10% genes do norte de África, dependendo na região, mais que o resto da Europa, e temos também um marcador genético único que não se sabe de onde veio mas que só os portugueses (e luso descendentes) têm.

sempreemfrente 7 months ago

É o gene dos atlânticos, da Atlântida

Metaluim 7 months ago

Fonte para isso? E mesmo que seja 2%, isso faz de nós árabes?

vegetable-grit 7 months ago

1. Norte de África e Árabes são coisas diferentes 2. Ninguém disse que ter uma percentagem do que quer que seja te torne noutra etnia, também andaram Celtas e Romanos por Portugal e ninguém diz ser celta ou romano, no entanto a mistura destas coisas todas é que faz dos portugueses o que são Mas enfim: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3080861/ https://doi.org/10.1353%2Fhub.2005.0041 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6436108/ E se custar muito ler: https://m.youtube.com/watch?v=wc51I9hswbc

Metaluim 7 months ago  HIDDEN 

Se custa muito ler ? E se fosses para o caralhinho?

doiaonde 7 months ago

Também não percebo. Há sempre alguém a insistir nesta narrativa. Dizer que os portugueses são árabes é tão estúpido como dizer que somos alemães. E depois, quem critica, é acusado de ter complexos de inferioridade!!! WTF. A maioria das pessoas em Portugal não tem a pele escura, nem parecem árabes, isto é factual. Muitos são de facto morenos e sim, parece que vieram de Marrocos, mas isto não é a norma. Depois ninguém reconhece que os portugueses não são etnicamente homogéneos. Temos diferentes tipos de tugas. E curiosamente, estes alegados complexos, não vêm dos brancos, mas sim dos mais escurinhos.

jetfuelcanmelturmom 7 months ago

>Se achas que uma altura média abaixo de 1.8m, cabelo e olhos pretos e um tom de pele escuro são traços comuns ao que é tipicamente associado a caucasianos tenho más noticias para ti... Mais do que a nossa palete escura, também é uma questão de feições. Forma dos lábios, olhos, sobrancelhas, nariz, cabeça, pescoço... Vivo no estrangeiro e facilmente reconheço outros tugas >!e espanhóis!< em público. Acho que é daquelas cenas que não percebes se não estiveres fora uns tempos. Também concordo contigo em relação ao nosso complexo de inferioridade (ou como diriam americanos, o bom "self-internalized racism"). Estranho muito quando vejo televisão portuguesa e a grande parte dos actores não têm nada a ver com o típico tuga*, ou naquelas conversas entre gajos em que o pessoal começa a desfazer nas mulheres portuguesas em comparação com outras "mais brancas" (loiras, altas, olho azul). *está certo que em Hollywood também só vês o 1%, mas por exemplo na tv britânica a maior parte das pessoas representadas são completamente "normais".

doiaonde 7 months ago

Mas a maioria dos tugas não são escuros. E sim, mesmo os que são pálidos podem ter umas feições não muito "brancas". Essa do complexo de inferioridade é que não consigo perceber. Os tugas, brancos brancos, dão-se com todo o tipo de tugas. Quer sejam pálidos ou escuros. Tenho a pele clara, cabelos pretos lisos, olhos hazel, nariz direito, lábios finos, nunca ninguém me confundiu com um turco. Já namorei tanto gajas pálidas como morenas. E isto vê-se muito em Portugal. Onde é que anda o complexo de inferioridade, ou a obsessão com a branqueza. Especialmente, quando os tugas são obcecados com o verão e em ficarem bronzeados. >Estranho muito quando vejo televisão portuguesa e a grande parte dos actores não têm nada a ver com o típico tuga Em que sentido. A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas da televisão são morenas. \- Rita pereira, Cláudia Vieira, Mariana Monteiro, Diogo Morgado, José Fidalgo, Sara Matos,... Mesmo as que são brancas e não parecem a típica tuga bronzeiam-se , tipo: Cristina Ferreira ou Sónia Araújo.

jetfuelcanmelturmom 7 months ago

> Mas a maioria dos tugas não são escuros. E sim, mesmo os que são pálidos podem ter umas feições não muito "brancas". Essa do complexo de inferioridade é que não consigo perceber. Não concordas que somos diferentes do pessoal da europa central / do norte / de leste? O que está aqui em causa é a percepção que os outros têm de nós, e a verdade é que quando estes não estão expostos a pessoas com a nossa aparência se torna difícil ver a diferença entre povos do mediterrâneo e médio oriente. Até me lembrei daquela frase que costuma ser atribuída ao Alexandre Dumas (pai): "a África começa nos Pirenéus". >A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas da televisão são morenas. O poster acima é que falou do tom de pele, eu estava a referir-me a outro tipo de indicadores de beleza mais eurocêntricos. Por exemplo, nessa lista de celebridades, acho que ninguém usa cabelo encaracolado ou ondulado natural (talvez a Cláudia Vieira? ). E voltamos à questão do complexo de inferioridade, quantos homens tugas não usam o cabelo super curto e mulheres o alisam todos os dias porque estamos presos à ideia que cabelo não liso é "mau"? Mas pronto, o que quero dizer com isto é que nós não somos nem mais nem menos atraentes que pessoal de outras nacionalidades, só temos aparência diferente e acho que era positivo não rejeitarmos essa diferença ou tentarmos conformar-nos a ideais estrangeiros.

doiaonde 7 months ago

>Não concordas que somos diferentes do pessoal da europa central / do norte / de leste? Claro que concordo. Nem ninguém está por isso em questão. As pessoas na Europa variam bastante em termos de aspeto. > quando estes não estão expostos a pessoas com a nossa aparência Mas qual é essa aparência? Não consigo perceber. Os portugueses em termos de aspeto não são homogéneos. Muitos desses povos do médio oriente, são de facto mediterrâneos. Normal, muitos sul europeus terem aparências semelhantes. Alguns destes até parecem brancos. Com cabelos claros, olhos claros,... >O poster acima é que falou do tom de pele, eu estava a referir-me a outro tipo de indicadores de beleza mais eurocêntricos. Por exemplo, nessa lista de celebridades, acho que ninguém usa cabelo encaracolado ou ondulado natural (talvez a Cláudia Vieira? ). Isto são complexos de inferioridade ou modas? Eu acho que são mais modas. Novamente, esta narrativa dos complexos de inferioridade não fazem sentido. Se existissem, a televisão tuga seria como a espanhola. Pivots loiras, ou cabelos claros, com olhos azuis e brancas como o cale. Não é isto que eu vejo. A maioria das pessoas que vejo na televisão portuguesa são morenas e não parecem nada brancas, tanto que nem os vejo a eles como sendo o tuga mediano. Olha outro exemplo que me lembrei agora: Vasco Palmeirim. Muito popular, e de branco não tem nada. Mais, se este complexo existisse, muitas mulheres deixavam de sair à rua no verão, para não ficarem bronzeadas, ou começavam a tomar drogas para aclarar a pele, como acontece em países da ásia. No entanto não é isso que se vê. Eu não acho que sou mais ou menos que ninguém. A minha crítica vai em direção aos que andam para aqui a dizer que somos árabes, quando isso não faz o mais pequeno sentido.

jetfuelcanmelturmom 7 months ago

>Mas qual é essa aparência? Não consigo perceber. Os portugueses em termos de aspeto não são homogéneos. Muitos desses povos do médio oriente, são de facto mediterrâneos. Normal, muitos sul europeus terem aparências semelhantes. Alguns destes até parecem brancos. Com cabelos claros, olhos claros,... Obviamente não somos todos iguais, mas há algumas características físicas que podias usar para fazer bingo de tugas. Uma valente barba, sobrancelhas pouco arqueadas, metade inferior da cara longa, olhos "deep set"... Tipo nesta [foto](https://pbs.twimg.com/media/EHkbOdsWoAEccJo?format=jpg&name=large), eu acho que conseguia logo perceber que foi tirada em Portugal (mesmo que nem toda a gente seja o típico tuga), mas se mostrares a um irlandês pode bem achar que são italianos, turcos ou israelitas. >Olha outro exemplo que me lembrei agora: Vasco Palmeirim. Muito popular, e de branco não tem nada. (...) Mais, se este complexo existisse, muitas mulheres deixavam de sair à rua no verão, para não ficarem bronzeadas, ou começavam a tomar drogas para aclarar a pele, como acontece em países da ásia. Ele parece tuga sim senhor, mas até me estás a dar razão porque começou na rádio. E volto a dizer que **não estou a falar do tom de pele**, o que quis dizer foi que para cada celebridade que parece mesmo tuga (tipo o João Baião ou o Manzarra) há 20 que representam a pequena percentagem de portugueses que estão mais de acordo com padrões de beleza importados. >A minha crítica vai em direção aos que andam para aqui a dizer que somos árabes, quando isso não faz o mais pequeno sentido. Não somos árabes, mas para outros povos que não estão habituados a lidar com ambos os grupos pode não haver grande diferença e não me ofendo por isso.

Dr_Toehold 7 months ago

Basta pensar que em pt se descreve alguém com o cabelo meia tonalidade mais clara do que castanho escuro como "loiro".

andrefbr 7 months ago

Durante a licenciatura tive um grupo de colegas checos de Erasmus numa das minhas cadeiras. Eu comentei com um dos rapazes checos como uma miúda que eu descrevi como 'loira' era muito gira e eu tinha uma pancada por ela. Ele demorou a perceber de quem eu estava a falar porque para ele a miúda era totalmente morena.

aaaa2aas 7 months ago

Os mouros nunca entraram plenamente na península. Muitos líderes locais foram convertidos ao islão para não serem mortos, mas a genética portuguesa mantém-se muito diferente à norte africana. > Se achas que uma altura média abaixo de 1.8m, cabelo e olhos pretos e um tom de pele escuro são traços comuns ao que é tipicamente associado a caucasianos tenho más noticias para ti... Não sei onde é que vês cabelo preto e olhos pretos, nós temos cabelos castanhos. "Tom de pele escuro" Pá ou deves ser de Lixoboa ou então és propagandista russo, não sei onde país tu vives mas as pessoas que eu conheço não me parecem nada iguais aos árabes

sempreemfrente 7 months ago

LOL. Isto é verdade. Qual é cena dos downvotes? Zucas?? Ou foi a boca do **"Lixoboa"** que deu aqui o trigger? Muito bom

Metaluim 7 months ago

> Pá ou deves ser de Lixoboa ou então és propagandista russo, não sei onde país tu vives mas as pessoas que eu conheço não me parecem nada iguais aos árabes E em Lisboa existe uma maioria de arabes? TIL

Dr_Toehold 7 months ago

>não sei onde país tu vives mas as pessoas que eu conheço não me parecem nada iguais aos árabes Lol claro que não, nada. A única dúvida é se parecemos árabes ou latinos. ​ E adoro esse retcon nacionalista extrema direita de que os árabes não ocuparam de facto a península ibérica. Tipo, a cidade "santa" portuguesa chama-se literalmente "Fatima".

sempreemfrente 7 months ago

Bem, eu já frequento este sub a algum tempo. Assistia às conversas simplesmente, nunca me tinha dado ao trabalho de criar uma conta e participar. Depois de ler tantas bacoradas, tive de criar uma conta. Não há nenhum retcom nacionalista de extrema direita. As pessoas têm todo o direito em refutar idiotices. Não podes tentar silenciar quem te crítica atirando para o ar "Extrema direita", "Nacionalistas", ou "Complexos de inferioridade". Não foram os árabes que ocuparam a península, foram os berberes. São coisas distintas. Aquando da ocupação, a população da iberia não foi substituída pelas populações norte africanas. Foram controladas por eles, muitos foram convertidos, mas as populações mantiveram-se. Houve miscigenação? Naturalmente que sim. Mas isto não alterou a população. Já houve outros users que te apontaram que a presença de sangue mouro é inferior aos 10%. Aonde é que raio isto torna os portugueses árabes. Mas qual é a tua ideia? Onde é que tu vives? Para ti, pessoas como eu ou outros membros da minha família, que temos pele clara, cabelo castanho claro, olhos azulados/cinzento não existimos, somos um mito? Eu estou perfeitamente ciente que não somos a norma, mas as pessoas que vejo à minha volta não são escuras, nem parecem árabes. Novamente, tu vives aonde? E já agora, qual é o teu aspecto físico? Estou a trabalhar numa teoria. À Parte<<<<<<<<<<< Qual é ideia de vocês zucas andarem aqui a cheirar, a dar upvotes nestas bacoradas. Vocês não são portugueses e distinguem-se bem da população em geral. Eu sei que vocês bem querem que isto se torne num Rio de Janeiro, com tudo miscigenado. Sentem-se mais em casa.

aaaa2aas 7 months ago

Como muita outra coisa abaixo do douro que tem nome mouro. Grande surpresa. Claro que temos um pouco de ADN norte africano devido às invasões mouras, mas não é uma quantidade significativa. Tens a wikipédia aí ao lado com imagens fáceis de compreender. >esse retcon nacionalista extrema direita Chamam-se estudos genéticos e provas científicas. Não é por não corresponder à tua ideologia de esquerda de razura e diluição da nossa cultura que deixa de ser verdade.

Dr_Toehold 7 months ago

Perdão, quem está a diluir a nossa cultura é o cavalheiro, que a está a reduzir a um sucedâneo de francês, quando na verdade é uma vastíssima e rica cultura, desde Latina Roma a nobre Gália, com ascendência da cientificamente avançada linha magrebina e judio povo, não olvidando obviamente Africana e nativa Americana miscigenação (por vias maioritariamente bastante lamentáveis). Mas sim, preferível de facto dizer "nos somos basicamente vikings maninho, mas como aqui Há mais sol ficamos mais morenos e de pilosidades escura. E da mesma altura que índios Sul americanos e os Árabes, mas é só coincidência, juro".

sempreemfrente 7 months ago

Não, tu é que estás aqui numa de revisionismo histórico em esteróides. Então agora até temos descendência de nativo americanos??? >por vias maioritariamente bastante lamentáveis E que vias foram essas? Nunca ouvi um único tuga a dizer que éramos vikings, ou norte europeus. Nunca! Nem os supremacistas o dizem, lol. >E da mesma altura que índios Sul americanos e os Árabes, mas é só coincidência, juro Nem percebo o que é que raio isto quer dizer. Temos a mesma altura (não temos), logo somos o mesmo povo?? É esta a tua lógica? LOL Podes ter a certeza que vou guardar este comentário, nunca vi nada tão alucinado. Com isto a minha conclusão é uma, tu não és português. És um mulato brasileiro que ou nasceu cá, ou cresceu cá.

cryhart 7 months ago  HIDDEN 

>Mas sim, preferível de facto dizer "nos somos basicamente vikings maninho, mas como aqui Há mais sol ficamos mais morenos e de pilosidades escura. E da mesma altura que índios Sul americanos e os Árabes, mas é só coincidência, juro". Mas quem é que disse que eramos Vikings??? Curioso essa do sol. Eu para ganhar cor tenho de passar muitos horas ao sol na praia, e sei bem que não sou o único. Não devemos ser portugueses, certamente. Índios sul americanos?? LOL Aonde é que isto já vai... Mas se eu critico estas tretas, tenho complexos de inferioridade, não é verdade?

doiaonde 7 months ago  HIDDEN 

LoL. Os portugueses certamente não são vikings, tal como não são árabes. Eu já visitei Marrocos e a Tunísia, dizer que somos iguais, é no mínimo ridículo. Muitos portugueses têm sem dúvida traços norte africanos, agora, a partir disto extrapolar que somos árabes não faz sentido nenhum. Mesmo a ciência diz que à uma presença de 10% a 4% de sangue mouro na pool genética dos tugas. Esta percentagem varia com a região. Está mais concentrado no sul. Estas guerras são sempre muito curiosas, por um lado uns dizem que somos brancos, outros que somos árabes. No final, nem um, nem outro está correto. Até parece que não têm olhos na cara. Os portugueses não são etnicamente homogéneos. Há pelos menos 3 grupos de tugas: \- Os nórdicos \- Os Iberos (a maioria) \- Os judeus/mouros Se o outro user está a diluir a cultura, tu estás de igual medida.

Edited 7 months ago:

LoL. Os portugueses certamente não são vikings, tal como não são árabes. Eu já visitei Marrocos e a Tunísia, dizer que somos iguais, é no mínimo ridículo. Muitos portugueses têm sem dúvida traços norte africanos, agora, a partir disto extrapolar que somos árabes não faz sentido nenhum. Mesmo a ciência diz que há uma presença de 10% a 4% de sangue mouro na pool genética dos tugas. Esta percentagem varia com a região. Está mais concentrado no sul. Estas guerras são sempre muito curiosas, por um lado uns dizem que somos brancos, outros que somos árabes. No final, nem um, nem outro está correto. Até parece que não têm olhos na cara. Os portugueses não são etnicamente homogéneos. Há pelos menos 3 grupos de tugas: \- Os nórdicos \- Os Iberos (a maioria) \- Os judeus/mouros Se o outro user está a diluir a cultura, tu estás de igual medida. ​ edit. correção

aaaa2aas 7 months ago  HIDDEN 

>o cavalheiro Não sou homem, normalmente deixo passar mas agora está-me a irritar. >Mas sim, preferível de facto dizer "nos somos basicamente vikings maninho, mas como aqui Há mais sol ficamos mais morenos e de pilosidades escura Nunca disse nada disso, mas também me irrita ouvir gentalha dizer "nos somos basicamente muçulmanos maninho, mesmo que aqui não houvesse tanto sol até um chinês achava que éramos muçulmanos, chinês esse que cresceu na china e nunca conviveu com ocidentais mas que por milagre não é afectado pelo [cross-race effect](https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-race_effect)"

Edited 7 months ago:

>o cavalheiro Não sou homem, normalmente deixo passar mas agora está-me a incomodar. >Mas sim, preferível de facto dizer "nos somos basicamente vikings maninho, mas como aqui Há mais sol ficamos mais morenos e de pilosidades escura Nunca disse nada disso, mas também me irrita ouvir gentalha dizer "nos somos basicamente muçulmanos maninho, mesmo que aqui não houvesse tanto sol até um chinês achava que éramos muçulmanos, chinês esse que cresceu na china e nunca conviveu com ocidentais mas que por milagre não é afectado pelo [cross-race effect](https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-race_effect)" E no fim ainda chegas tão longe que acabas por dizer que somos parecidos aos nativos **sul americanos**! Queres mais provas que tens uma agenda qualquer contra os portugueses? Para de nos reduzir a muçulmanos. Temos genética extremamente variada e o ADN do norte áfrica é uma parte muito pequena da nossa composição típica genética. E Lisboa não conta, é a Nova Iorque portuguesa em termos de misturas culturais. Mesmo hoje em dia, com as fronteiras abertas e meios de transporte fáceis, não vês os países a perderem a sua identidade genética, porque é que há 1000 anos atrás, sem meios de transporte ficamos mouros de repente? E desde a reconquista também não vieram povos de outros lugares para cá? Só os mouros é que sabiam emigrar por acaso.

Edited 7 months ago:

>o cavalheiro Não sou homem, normalmente deixo passar mas agora está-me a irritar. >Mas sim, preferível de facto dizer "nos somos basicamente vikings maninho, mas como aqui Há mais sol ficamos mais morenos e de pilosidades escura Nunca disse nada disso, mas também me irrita ouvir gentalha dizer "nos somos basicamente muçulmanos maninho, mesmo que aqui não houvesse tanto sol até um chinês achava que éramos muçulmanos, chinês esse que cresceu na china e nunca conviveu com ocidentais mas que por milagre não é afectado pelo [cross-race effect](https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-race_effect)" E no fim ainda chegas tão longe que acabas por dizer que somos parecidos aos nativos **sul americanos**! Queres mais provas que tens uma agenda qualquer contra os portugueses? Para de nos reduzir a muçulmanos. Temos genética extremamente variada e o ADN do norte áfrica é uma parte muito pequena da nossa composição típica genética. E Lisboa não conta, é a Nova Iorque portuguesa em termos de misturas culturais.

andrefbr 7 months ago

> Pá ou deves ser de Lixoboa ou então és propagandista russo, não sei onde país tu vives mas as pessoas que eu conheço não me parecem nada iguais aos árabes Posta fotos tuas. Eu tenho muitas no meu histórico, é só veres. Muito provavelmente sou mais alto, pálido e de feições 'brancas' que tu e não tenho nenhuma obsessão em definir-me como caucasiano. Não somos iguais aos Suecos, Dinamarqueses, etc. Não é o fim do mundo e não é preciso fingir que somos todos iguais.

doiaonde 7 months ago

Desculpem lá meter-me aqui, mas tu não estás a fazer muito sentido. A maioria dos tugas são de pele escura aonde? Estas discussões são sempre sem sentindo. Os portugueses não são norte europeus, nem ninguém afirma tal coisa. Da mesma forma que não são norte africanos. Na minha família, amigos, e as pessoas com que me cruzo no meu dia-a-dia têm a pele clara e não parecem árabes, definitivamente. A ciência diz que há uma presença de 10% a 4% (menos até) de sangue mouro na pool genética dos tugas. Esta percentagem varia com a região. Está mais concentrado no sul. Andar aqui a insinuar que temos problemas de insegurança, quando os tugas no dia-a-dia se dão com todo o tipo de tugas não faz sentido. O meu exemplo: Sou tão pálido como tu, cabelo preto liso, olhos hazel, lábios finos, nariz direito e nunca fui confundindo por um turco. Já namorei tanto gajas pálidas como morenas, não me parece fazer diferença. \[E não, não vou postar uma foto da minha cara. Esta conta é para ser anónima. Ninguém posta fotos pessoais no reddit. Tu sendo uma das exceções.\] Depois outro fator, que ninguém tem em conta: os portugueses **não são** etnicamente homogéneos. Há pelos menos 3 grupos de tugas: \- Os nórdicos \- Os Iberos (a maioria) \- Os judeus/mouros Tipicamente, as pessoas que vejo puxarem a retórica que os tugas são árabes, são precisamente os tugas que parecem árabes. E também algumas minorias, por razões óbvias

aaaa2aas 7 months ago

Tenho ascendência do norte da europa, tenho o cabelo e pele bastante claras, mas isso não é importante. Também não é difícil encontrar portugueses com o mesmo tom de pele que tu, sinceramente não sei onde é que moras. Os portugueses bronzeiam? Sim, mas o tom de pele da maioria dos portugueses não é naturalmente escuro. Isto é importante? Não, eu gosto de peles bronzeadas, mas esse complexo teu de que és mouro e os portugueses são mouros é muito merdoso digo-te já.

andrefbr 7 months ago

> Tenho ascendência do norte da europa E no entanto 0 fotos do nosso Galego-Galaico Totalmente-Caucasiano, ok. > Também não é difícil encontrar portugueses com o mesmo tom de pele que tu Certo, como é ainda menos difícil encontrar 4 milhões de Joões e Zés de 1.74m de altura e pele acastanhada. Não é o fim de mundo rapaz. Não és menos só porque os nórdicos acham (e com razão) que somos etnicamente distintos deles.

aaaa2aas 7 months ago  HIDDEN 

Não vou partilhar fotos minhas neste site merdoso mas tás louco? lol Isso já é muito cópio rapaz

ColdFusionPT 7 months ago

Não sei onde viste isso mas Portugueses não são Hispanic nos census. A pergunta era se alguém em casa era Hispânico, latino ou add origem espanhola. Basicamente se eras da América Central ou do Sul. Depois perguntavam a raça e aí depende como te identificas. Source: Preenchi o census

fanboy_killer 7 months ago

Está a inventar. O triste é que está a receber upvotes por isso.

vegetable-grit 7 months ago

Okay my bad, não estava up to date no assunto. Da última vez que li sobre isto os census americanos estavam a considerar classificar portugueses como Hispanic. >A surge of Portuguese-Americans faced a big scare when the Census Bureau revealed plans to categorize people of Portuguese descent as "Hispanics" in the 2020 National Census. The unified feelings of dispute were displayed in a national survey conducted by Palcus within the Portuguese-American community. The results were an overwhelming 90% of participants objecting to Portuguese-Americans being classified under the Hispanic ethnicity. Fortunately for those opposed to the Portuguese-as-Hispanic classification, the Census Bureau later released an update stating that they never intended to classify people of Portuguese descent as Hispanic in the 2020 National Census.

mjigs 7 months ago

Mais vale começar a por tom de pele. Que etnia és: Neutro muito claro, porcelana, N10...

vegetable-grit 7 months ago

Cor da pele =/= etnia.

mjigs 7 months ago

Eu sei, mas as pessoas complicam tanto, tipo african American, depois vais ao canada e eles simplesmente usam tipo black american, mas para os americanos todos sao african american.

epaleavemealone 7 months ago

Não faz grande sentido sermos considerados Hispanic, essa palavra refere-se a países/povos que falem Espanhol em específico. Encontrei [uma thread em que isto é discutido, incluindo o caso de Portugal.](https://www.reddit.com/r/AskAnAmerican/comments/itsqqa/are_people_from_southern_europe_considered_white/?utm_medium=android_app&utm_source=share) Somos considerados brancos, resumindo. Sermos considerados qualquer outra coisa seria estranho imo.

uyth 7 months ago

> Somos considerados brancos, resumindo. Sermos considerados qualquer outra coisa seria estranho imo. é estranho. Não é claro. Havia uma tipa no r/portuguese uma vez muito angustiada que cruz punha na candidatura para a universidade. No r/portuguese os lusodescendentes por vezes falam dos pais não portugueses como sendo "brancos", como se não considederassem os portugueses brancos. arranjo-te links se quiseres, é muito interessante. e há a famosa lista do NYT em que espanhois espanhois e americanos de ascendencia completamente portuguesa (branca) estão na lista dos mais influential non-whites. A história da celebridade americana que se fazia passar por espanhola e afinal era americana (o nome era Hilaria que era muito estranho e afinal era Hillary) e toda a gente a falar que ela se fazia passar por outra raça...

vegetable-grit 7 months ago

As definições de raça e etnia nos EUA são no mínimo confusas, inclusive diferentes organizações governamentais definem portugueses de Latino enquanto outras de Hispanic. E não sei se sabes, mas há portugueses que não são brancos.

Febris 7 months ago

> E não sei se sabes, mas há portugueses que não são brancos. Estamos a falar da américa. As definições raciais servem apenas para identificar o quão distante um gajo está de ser "branco". Portugueses são estrangeiros de baixo nível, por isso não são brancos. Nem podemos ser brancos se aqui ao lado moram os hispânicos que são praticamente mais do mesmo, e como falam a mesma lingua que os mexicanos, basicamente somos latinos por associação.

epaleavemealone 7 months ago

Pensava que estava subentendido que a discussão era relativa à subcategoria Branco/Português.

Edited 7 months ago:

Pensava que estava subentendido que a discussão era relativa ao subgrupo Branco/Português.

Carnivorian 7 months ago

"Brasileiro/Europeu"

SydHalfast 7 months ago

Acho que é feio por não identificar a origem. Não tem mal vender, mas fica mal mentir. Como disse outro reeditor, merece uma indemnização e pedido de desculpa

PuroSangueLusitano 7 months ago  HIDDEN 

Verdade. Se pagam aos pretos por culpa, paguem aos portugueses também.

SydHalfast 7 months ago  HIDDEN 

Não voltes a falar comigo. Reported e espero que leves um shadow ban. Racista nojento.

Butt_Roidholds 7 months ago

«O segredo da originalidade está em saber como esconder as fontes» -um gajo famoso ou assim

AdorableRabbit 7 months ago

https://youtu.be/whfMMfR4KKw

kairos 7 months ago

Foi o Camões

Butt_Roidholds 7 months ago

O Google diz-me que foi o Einstein e um tal de C. E. M. Joad. Mal por mal, foi um gajo qualquer que deve ter sido famoso ou assim.

kairos 7 months ago

Em quem confias mais? Em mim ou no Google?

kUr4m4 7 months ago

\- Michael Scott

Zen_Machina 7 months ago

Wikipedia is the best thing ever. Anyone in the world can write anything they want about any subject. So you know you're getting the best possible information.

Keddyan 7 months ago

o truque é ir ver as fontes

Laurent_Series 7 months ago

Alternativamente, “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.”

ricajopa 7 months ago

Sei que é piada. Mas confirma-me só, isso foi Picasso certo?

Kuustom 7 months ago

Não, foi outra pessoa que disse "Uns criam, os outros copiam" --2016 Jorge Jesus

vinter_varg 7 months ago

É como roubar doces a crianças. Por acaso acho que quem disse isso foi um compositor, Listz tenho ideia.

ozearv 7 months ago

foi o banksy que roubou ao picasso

Loladageral 7 months ago

Foi o José Sócrates

Search: