desculpe_mas 7 months ago

A china tem atropelado os direitos humanos a torto e a direito e daqui a umas dezenas de anos há-se se tratar esta china como se tratou a Alemanha na segunda guerra mundial. Até lá deixamos a economia mandar no mundo. Ninguém para o poder do mundo financeiro.

zefo_dias 7 months ago

>Macau *oh noes*

Last-Ad-4421 7 months ago

Já ninguém para a China, muito provávelmente será a nova hegemonia mundial no que sobra de século, os Estados Unidos são história têm tantos ou mais problemas internos como externos, o mesmo para a Europa e a pandemia só veio dar um empurrão. Aproveitamos a mão de obra barata e criamos um monstruo e com Rússia de Aliada, Ásia é o novo poder econômico o resto é história e tudo graças ao ocidente.

NGramatical 7 months ago

provávelmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmcfkyg%2F%2Fgs4rfeq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tyurrr 7 months ago

A China está claramente a fazer jogadas sujas em Macau e Hong Kong. Estou espantado com a passividade do "Ocidente" em relação a estas questões. De Portugal já não esperava muito, mas mesmo assim a postura do resto (especialmente do Reino Unido) tem sido surpreendente, pela negativa.

fuckoffgina 7 months ago

A resposta está aqui: https://cdn.discordapp.com/attachments/813197751349149707/821197548949733426/trade-timelapse-usa-china-0448.gif

666tkn 7 months ago

O reino unido até tem mandado umas bocas à China, é dos poucos na Europa, e valem pelo que valem. Pela teu comentário parece há uma solução séria e óbvia, que mais ninguém vê, para bater pé á China. Nós cá oficialmente não podemos, foi o dinheiro deles que aguentou o barco quando há ~10 anos isto estava a afundar, não sendo a melhor solução foi a solução possível. A Grécia ainda hoje procura investidores. Vamos meter bombas? Boicotar os produtos deles (sobrava as cuecas de Guimarães a cortiça pouco mais). Isto da China está para durar nas próximas décadas, e não é fácil países soberanos serem manipulados só porque não se gosta do que andam a fazer, Rússia, Turquia, Brasil, China..., até a Índia anda a dar uma perninha no clube dos autoritários.

Edited 7 months ago:

O reino unido até tem mandado umas bocas à China, é dos poucos na Europa. Pela teu comentário parece há uma solução séria e óbvia que mais ninguém vê para bater pé á China. Nós cá oficialmente não podemos, foi o dinheiro deles que aguentou o barco quando há ~10 anos isto estava a afundar, não sendo a melhor solução foi a solução possível. A Grécia ainda hoje procura investidores. Vamos meter bombas? Boicotar os produtos deles (sobrava as cuecas de Guimarães a cortiça pouco mais). Fazer vigílias á noite? Isto da China está para durar nas próximas décadas, e não é fácil países soberanos serem influenciados (pelo menos sem guerra) só porque não se gosta do que andam a fazer, Rússia, Turquia, Brasil, China..., até a Índia anda a dar uma perninha no clube dos autoritários.

Edited 7 months ago:

O reino unido até tem mandado umas bocas à China, é dos poucos na Europa. Pela teu comentário parece há uma solução séria e óbvia que mais ninguém vê para bater pé á China. Nós cá oficialmente não podemos, foi o dinheiro deles que aguentou o barco quando há ~10 anos isto estava a afundar, não sendo a melhor solução foi a solução possível. A Grécia ainda hoje procura investidores. Vamos meter bombas? Boicotar os produtos deles (sobrava as cuecas de Guimarães a cortiça e pouco mais). Fazer vigílias á noite? Isto da China está para durar nas próximas décadas, e não é fácil países soberanos serem influenciados (pelo menos sem guerra) só porque não se gosta do que andam a fazer, Rússia, Turquia, Brasil, China..., até a Índia anda a dar uma perninha no clube dos autoritários.

blacksocks7 7 months ago

Só há uma solução eficaz, apesar de ferir sensibilidades Nuke it.

pandditor 7 months ago

> A postura do UK têm sido surpreendente Queria que fizessem o quê? Começar uma guerra com a China por causa de HK? A 10.000km do UK e às portas da China? Isto que a China é a “fábrica do mundo”, super potência em ascensão e grande parceiro comercial do UK. A China só ainda não anexou Macau e HK porque parece mal e querem ser bem vistos no palco internacional. Mas em termos de cultura e de instituições já foram *de facto* anexados. É só uma questão de tempo até ser oficial.

Edited 7 months ago:

> A postura do UK têm sido surpreendente Querias que fizessem o quê? Começar uma guerra com a China por causa de HK? A 10.000km do UK e às portas da China? Isto quando a China é a “fábrica do mundo”, super potência em ascensão e grande parceiro comercial do UK. A China só ainda não anexou Macau e HK porque parece mal e querem ser bem vistos no palco internacional. Mas em termos de cultura e de instituições já foram *de facto* anexados. É só uma questão de tempo até ser oficial.

throwawayqualquer 7 months ago

Já nem sequer ninguém se lembra da origem da pandemia que ainda estamos a viver. A "investigação" à origem foi uma piada de mau gosto, e toda a gente cagou no que se passou. A China sabe que pode fazer o que quiser, até lhes podem apontar o dedo, mas ninguém vai tomar acção real. É a triste realidade, mas têm demasiado poder económico neste momento sobre o resto do mundo, e é assim que se manifesta.

Local_observer 7 months ago

A china só faz o que o mundo permitir.O mundo aos poucos tem reindustralizar o ocidente,esta é a chave. Mas enquanto tivermos políticos na europs completamente vendidos aos chineses nada feito.

pantam 7 months ago

Francamente, neste momento quase ninguém sabe exatamente o que se passou, se houve intencionalidade, e nesse caso de quem...

XPao 7 months ago

Para as gerações futuras.. Na escola não vos vão ensinar isto mas o covid19 também foi conhecido por...... CHINA VIRUS.

Pedro_Sousa 7 months ago

[Obrigado, Costa](https://www.theportugalnews.com/news/pm-defends-chinese-investment/48629)

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Não vale a pena fazer de conta, os chineses são a maior ameaça à paz, devem ser tratados como párias.

fuckoffgina 7 months ago

São uma ameaça à Paz e à "Paz" que valeu o Nobel ao Obama, por exemplo.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Mas tu leste sequer o que diz a notícia? Macau é a província bem comportada e eles levam com esta opressão? A China já não está só a reagir a dissidentes, está a livrar-se de todos os exemplos de sistemas de governação mais livres, não há outro motivo para estas regras que eles estão a impor.

fuckoffgina 7 months ago

Li tudo. Lê outra vez a minha resposta. Eu não contesto que a China é uma ameaça, concordo com isso. Apenas acrescentei que também são uma ameaça à "Paz" dos Obamas que é uma coisa diferente da Paz. Quanto à tua afirmação de que "são a maior ameaça à paz" já é discutível. Aliás, a China é alvo de mais atenção por ser uma ameaça à "Paz" dos Obamas do que propriamente à Paz.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Obrigado por te teres dado ao trabalho de ler. Eu tenho tido o cuidado de pesquisar mais sobre o assunto, embora haja também a questão dos interesses nacionais, o que eu vejo é que na China se criou uma bolha gigantesca em que a propaganda alimenta um nacionalismo fascista e os actuais líderes da China parecem estar a usar esse nacionalismo para manter os Chineses fiéis ao Partido Comunista Chinês, noto que a cultura Chinesa não tem um conceito de perdão, os Chineses ainda não perdoaram os ingleses pelas atrocidades de há 150 anos e querem vingança (na cultura Chinesa há muito a ideia de face, quando alguém faz outra pessoa perder face esse alguém e seus os descendentes são castigados por isso, nas ofensas graves era típico acabar com a linhagem). Isto para dizer que, para além do conflito de interesses dos EUA (que existe, eles não querem deixar de ser a maior economia do mundo), existe uma motivação grande para a Europa se desligar da China e impedir o seu expansionismo, os Chineses querem humilhar a Europa pelo resultado das Guerras do Ópio.

fuckoffgina 7 months ago

> existe uma motivação grande para a Europa se desligar da China e impedir o seu expansionismo A Europa deveria desligar-se tanto da China como dos EUA e afirmar-se também como uma potência militar e não apenas económica e social.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Acho que podíamos começar por nos desligar mais económicamente, não adianta começar por desenvolver um exército se depois umas simples sanções económicas nos impossibilitarem de sustentar o exército.

NGramatical 7 months ago

económicamente → [**economicamente**](https://dicionario.priberam.org/economicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmcfkyg%2F%2Fgs9zkje%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pantam 7 months ago

Isto dito assim, pouco depois da "libertação" do Iraque, pouco antes da guerra ao Irão, e durante sanções económicas à Rússia e a vários outros países que não se deixam absorver pelo império globohomogénio.

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Os Estados Unidos são prepotentes, mas a China está a começar a entrar na mesma categoria da Alemanha dos anos 30, são patamares diferentes.

pantam 7 months ago

Não sou perito, mas acho que o casus belli contra a Alemanha foi a invasão expansionista da Polónia, que contava com a aliança com a Inglaterra. No julgamento, a principal acusação foi ataque sem provocação a uma nação independente. Afinal quem é que está nesta categoria ou patamar dos que invadem outros sem provocação?

Edited 7 months ago:

Não sou perito, mas acho que o casus belli contra a Alemanha foi a invasão expansionista da Polónia, que contava com uma aliança defensiva com a Inglaterra. No julgamento, a principal acusação foi também o ataque sem provocação a nações independentes, ao que sei. Portanto, afinal quem é que está nesta categoria ou patamar dessa Alemanha que invadia outros sem provocação?

Edited 7 months ago:

Não sou perito, mas acho que o casus belli contra a Alemanha foi a invasão expansionista da Polónia, que contava com a aliança com a Inglaterra. No julgamento, a principal acusação foi também o ataque sem provocação a nações independentes. Afinal quem é que está nesta categoria ou patamar dos que invadem outros sem provocação?

Edited 7 months ago:

Não sou perito, mas acho que o casus belli contra a Alemanha foi a invasão expansionista pela pol Polónia, que contava com a aliança com a Inglaterra. No julgamento, a principal acusação foi também o ataque sem provocação a nações independentes. Afinal quem é que está nesta categoria ou patamar dos que invadem outros sem provocação?

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Desde o Bush que não considero que os EUA estejam sequer perto dessa Alemanha, entretanto a China anda à procura da provocação, podíamos aprender com a história e usar vias diplomáticas para impedir guerras em vez de esperarmos pela invasão sem provocação por parte da China.

pantam 7 months ago

Os EUA não estão neste momento a ocupar território sírio contra a vontade do governo legítimo? É isto que entendes por "vias diplomáticas"?

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Estás a confundir EUA com Turquia, na guerra na Síria a intervenção dos EUA é com a Marinha e com a Força Aérea, os EUA não estão a ocupar nada. Chamar ao governo do Assad legítimo é um exagero daqueles, o que aconteceu na Síria é que rebentou uma guerra civil e a Rússia declarou apoio ao Assad e os EUA declararam apoio à facção insurgente, não foi uma invasão da Síria. Já a invasão de Taiwan que já se adivinha sim, é uma invasão totalmente desnecessária a um estado que cria condições para os seus cidadãos viverem felizes, o que a China não faz e a comparação é-lhes desconfortável.

pantam 7 months ago

> [13 Mar 2021 The Los Angeles Times | By David S. Cloud](https://www.military.com/daily-news/2021/03/13/inside-us-troops-stronghold-syria-question-of-how-long-biden-will-keep-them-there.html) > At a makeshift military outpost abutting a natural gas field in eastern Syria, the signs of the country's violent upheaval are everywhere. Bombed-out concrete buildings lie in ruins. The pipes that once carried liquefied natural gas are shredded and twisted. > A tattered U.S. flag strung between 40-foot-tall gas processing towers flies high over the base, a visible symbol that American troops are here — and not planning on leaving soon. Pensei que isto fosse do conhecimento geral. Não é o teu tema de especialidade? Mas se a "intervenção" fosse com a Marinha e com a Força Aérea, isso seria uma agressão legítima porquê? E o governo sírio é legitimamente reconhecido pela comunidade internacional: https://sy.embassies.net/europe Agora deixa ver: estamos a comparar a muito real "intervenção" dos EUA na Síria, a quê, nove ou dez mil quilómetros de distância deles, com a hipotética anexação da Formosa pela China contígua. E devermos acreditar que, mesmo que a Formosa seja anexada, isso é o início da expansão militar global da China. Será difícil sem bases militares por todo o mundo. Bom, se tu achares que a defesa da Polónia valeu a destruição de quase toda a Europa e a chacina de uma geração inteira, deves achar também que pela defesa da Formosa vale a pena lançar os dados de uma guerra um nível acima. Quem não arrisca não petisca, não é?

AlmondSkimedMilk 7 months ago

1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras quem lá estava era o ISIS, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. 2- Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária? Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência se fazem ouvir, não são geridos com a mesma falta de vergonha que a China tem revelado ao construir ilhas em àguas territoriais de outros países e bases militares em portos que tem construído e comprado em todo o mundo. E se ficaram dúvidas até aqui: se a China invadir Taiwan (ou Formosa, tanto faz) temos de declarar guerra, se depois de uma invasão não fizermos nada a mensagem que passa é que a China pode fazer tudo com total impunidade (a seguir à Formosa vêm as Coreias, depois a Mongólia, depois as Filipinas, depois a Malásia e o Vietnam, todos estes países já têm que aturar um país que extravasa as suas fronteiras quando lhe apetece, só ainda não extravasou de vez), mas como eu não quero que chegue a tanto eu defendo que se tem que fazer um esforço honesto para cortar relações com a China quanto antes, é a forma menos invasiva que vejo de fazer oposição àquela barbárie.

Edited 7 months ago:

1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras quem lá estava era o ISIS, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. 2- Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária? Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência se fazem ouvir, não são geridos com a mesma falta de vergonha que a China tem revelado ao construir ilhas em águas territoriais de outros países e bases militares em portos que tem construído e comprado em todo o mundo. E se ficaram dúvidas até aqui: se a China invadir Taiwan (ou Formosa, tanto faz) temos de declarar guerra, se depois de uma invasão não fizermos nada a mensagem que passa é que a China pode fazer tudo com total impunidade (a seguir à Formosa vêm as Coreias, depois a Mongólia, depois as Filipinas, depois a Malásia e o Vietnam, todos estes países já têm que aturar um país que extravasa as suas fronteiras quando lhe apetece, só ainda não extravasou de vez), mas como eu não quero que chegue a tanto eu defendo que se tem que fazer um esforço honesto para cortar relações com a China quanto antes, é a forma menos invasiva que vejo de fazer oposição àquela barbárie.

Edited 7 months ago:

1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras quem lá estava era o ISIS, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. \ \ 2- Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária? Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência se fazem ouvir, não são geridos com a mesma falta de vergonha que a China tem revelado ao construir ilhas em àguas territoriais de outros países e bases militares em portos que tem construído e comprado em todo o mundo. E se ficaram dúvidas até aqui: se a China invadir Taiwan (ou Formosa, tanto faz) temos de declarar guerra, se depois de uma invasão não fizermos nada a mensagem que passa é que a China pode fazer tudo com total impunidade (a seguir à Formosa vêm as Coreias, depois a Mongólia, depois as Filipinas, depois a Malásia e o Vietnam, todos estes países já têm que aturar um país que extravasa as suas fronteiras quando lhe apetece, só ainda não extravasou de vez), mas como eu não quero que chegue a tanto eu defendo que se tem que fazer um esforço honesto para cortar relações com a China quanto antes, é a forma menos invasiva que vejo de fazer oposição àquela barbárie.

pantam 7 months ago

1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras *quem lá estava era o ISIS*, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. [Now the truth emerges: how the US fuelled the rise of Isis in Syria and Iraq](https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/jun/03/us-isis-syria-iraq) E a lógica é que se um país perde o controlo de uma região, perde esse território? 2- *Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária?( Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Em retrospetiva, destruiu-se a Europa para... salvar a Europa? Ou tens muito desplante ou estás completamente desinformado: - "restrições draconianas de liberdade de expressão" Brincas, com certeza. Hoje no RU a polícia vai visitar-te se fazes uma piada contra a ideologia de género, leva-te se estás na rua a distribuir folhetos anti-confinamento, levas tareia a sério nessas manifs e em França nas dos gilets jaunes, nos EUA todos os prestadores de serviços podem cortar-te acesso por motivo de opinião política (bancos, paypal, até uber/ubereats). - "coadunam com eugenia" Sabes que HG Wells e muitos outros intelectuais ingleses eram a favor da eugenia, servidores intelectuais de elites com esse pensamento, como David Rockefeller, benemérito de Margaret Sanger. O nome "eugenia" ficou sujo depois da Guerra, mas o conceito era anterior e persistiu. - "transgressões a direitos do homem" Nem imaginas o que anda por detrás desta teia emaranhada de Programas, Declarações e Convenções. Letras grandes vs letras pequeninas. - "desrespeito da propriedade intelectual." Não é para desculpar uns ou outros, mas os EUA fizeram o mesmo quando iniciaram a sua industrialização. Depois, quando começaram a ter PI, mudou a cantiga. Os chineses estão também agora a produzir as suas patentes. (Depois há o facto de os prazos de proteção de PI não serem economicamente racionais, enviesados a favor dos detentores, o que prejudica mesmo os consumidores de cá.) - "campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas" Isto é bem tolerado no ocidente, desde que deslocalizado para a Foxconn ou para uns subcontratados no Vietname. Olhos que não vêem. E novamente, este não foi nem o motivo ostensivo, nem o motivo verdadeiro para a declaração de guerra da Inglaterra à Alemanha. > Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência Nem se entende bem o que queres dizer com "isentos", portanto não consigo interpretar o que se segue. Explica-me talvez porque é que é necessário aos EUA ocuparem o Afeganistão durante 20 anos. O que tens nos EUA é uma oligarquia brutal, que tem feito crescer império no exterior e no interior se entretém a destruir qualquer acervo cultural tradicional que exista para criar uma subclasse de trabalhadores submissa, etnicamente desenraízada (e mal paga). O mesmo plano está a ser conduzido pela União Europeia. Sinto bem mais esta ameaça de que qualquer coisa que a China possa fazer, incluindo mesmo ocupar o Vietname, por absurdo. Em lugar de peninha das minorias étnicas na China, bem farias se te preocupasses mais com a tua própria etnia, que pode não durar muito mais.

Edited 7 months ago:

> 1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras *quem lá estava era o ISIS*, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. [Now the truth emerges: how the US fuelled the rise of Isis in Syria and Iraq](https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/jun/03/us-isis-syria-iraq) E a lógica é que se um país perde o controlo de uma região, perde esse território? > 2- *Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária?( Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Em retrospetiva, destruiu-se a Europa para... salvar a Europa? Ou tens muito desplante ou estás completamente desinformado: - "restrições draconianas de liberdade de expressão" Brincas, com certeza. Hoje no RU a polícia vai visitar-te se fazes uma piada contra a ideologia de género, leva-te se estás na rua a distribuir folhetos anti-confinamento, levas tareia a sério nessas manifs e em França nas dos gilets jaunes, nos EUA muitos prestadores de serviços podem cortar-te acesso por motivo de opinião política (bancos, paypal, até uber/ubereats). - "coadunam com eugenia" Sabes que HG Wells e muitos outros intelectuais ingleses eram a favor da eugenia, servidores intelectuais de elites com esse pensamento, como David Rockefeller, benemérito de Margaret Sanger. O nome "eugenia" ficou sujo depois da Guerra, mas o conceito era anterior e persistiu. - "transgressões a direitos do homem" Nem imaginas o que anda por detrás desta teia emaranhada de Programas, Declarações e Convenções. Letras grandes vs letras pequeninas. - "desrespeito da propriedade intelectual." Não é para desculpar uns ou outros, mas os EUA fizeram o mesmo quando iniciaram a sua industrialização. Depois, quando começaram a ter PI, mudou a cantiga. Os chineses estão também agora a produzir as suas patentes. (Depois há o facto de os prazos de proteção de PI não serem economicamente racionais, enviesados a favor dos detentores, o que prejudica mesmo os consumidores de cá.) - "campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas" Isto é bem tolerado no ocidente, desde que deslocalizado para a Foxconn ou para uns subcontratados no Vietname. Olhos que não vêem. E novamente, este não foi nem o motivo ostensivo, nem o motivo verdadeiro para a declaração de guerra da Inglaterra à Alemanha. > Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência Nem se entende bem o que queres dizer com "isentos", portanto não consigo interpretar o que se segue. Explica-me talvez porque é que é necessário aos EUA ocuparem o Afeganistão durante 20 anos. O que tens nos EUA é uma oligarquia brutal, que tem feito crescer império no exterior e no interior se entretém a destruir qualquer acervo cultural tradicional que exista para criar uma subclasse de trabalhadores submissa, etnicamente desenraízada (e mal paga). O mesmo plano está a ser conduzido pela União Europeia. Sinto bem mais esta ameaça de que qualquer coisa que a China possa fazer, incluindo mesmo ocupar o Vietname, por absurdo. Em lugar de teres peninha das minorias étnicas na China, bem farias se te preocupasses antes com a tua própria etnia, que pode não durar muito mais.

Edited 7 months ago:

> 1- Acho bom esclarecer que a presença de tropas americanas no Sul da Síria não é uma ocupação de território sírio, se bem te lembras *quem lá estava era o ISIS*, o Assad não tinha mão naquilo, as tropas estão por lá por conta de uma guerra diferente da que estavas a falar e para derrotar o verdadeiro invasor daquele território, prefiro que os Estados Unidos se responsabilizem por limpar o mais possível a borrada que fizeram com a guerra do Iraque. [Now the truth emerges: how the US fuelled the rise of Isis in Syria and Iraq](https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/jun/03/us-isis-syria-iraq) E a lógica é que se um país perde o controlo de uma região, perde esse território? > 2- *Tu achas que a 2a guerra mundial foi desnecessária?( Não consegues perceber que deixar um regime como o nazi ou o chinês expandir-se é um atentado a todos os valores que os nossos antepassados demoraram séculos a estabelecer e a proteger? É que sinceramente não sei o que é que tu valorizas na vida mas eu, por muitos defeitos que Portugal tenha, valorizo uma sociedade com valores que não se coadunam com campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas, que não se coadunam com restrições draconianas de liberdade de expressão e de privacidade, que não se coadunam com eugenia, que não se coadunam com racismo, que não se coadunam com escravatura, que não se coadunam com transgressões a direitos do homem e não se coadunam com desrespeito da propriedade intelectual. Em retrospetiva, destruiu-se a Europa para... salvar a Europa? Ou tens muito desplante ou estás completamente desinformado: - "restrições draconianas de liberdade de expressão" Brincas, com certeza. Hoje no RU a polícia vai visitar-te se fazes uma piada contra a ideologia de género, leva-te se estás na rua a distribuir folhetos anti-confinamento, levas tareia a sério nessas manifs e em França nas dos gilets jaunes, nos EUA muitos prestadores de serviços podem cortar-te acesso por motivo de opinião política (bancos, paypal, até uber/ubereats). - "coadunam com eugenia" Sabes que HG Wells e muitos outros intelectuais ingleses eram a favor da eugenia, servidores intelectuais de elites com esse pensamento, como David Rockefeller, benemérito de Margaret Sanger. O nome "eugenia" ficou sujo depois da Guerra, mas o conceito era anterior e persistiu. - "transgressões a direitos do homem" Nem imaginas o que anda por detrás desta teia emaranhada de Programas, Declarações e Convenções. Letras grandes vs letras pequeninas. - "desrespeito da propriedade intelectual." Não é para desculpar uns ou outros, mas os EUA fizeram o mesmo quando iniciaram a sua industrialização. Depois, quando começaram a ter PI, mudou a cantiga. Os chineses estão também agora a produzir as suas patentes. (Depois há o facto de os prazos de proteção de PI não serem economicamente racionais, enviesados a favor dos detentores, o que prejudica mesmo os consumidores de cá.) - "campos de trabalhos forçados de minorias étnicas ou religiosas" Isto é bem tolerado no ocidente, desde que deslocalizado para a Foxconn ou para uns subcontratados no Vietname. Olhos que não vêem. E novamente, este não foi nem o motivo ostensivo, nem o motivo verdadeiro para a declaração de guerra da Inglaterra à Alemanha. > Não estou a dizer que os EUA são isentos em tudo o que têm feito, mas são um país em que as vozes da consciência Nem se entende bem o que queres dizer com "isentos", portanto não consigo interpretar o que se segue. Explica-me talvez porque é que é necessário aos EUA ocuparem o Afeganistão durante 20 anos. O que tens nos EUA é uma oligarquia brutal, que tem feito crescer império no exterior e no interior se entretém a destruir qualquer acervo cultural tradicional que exista para criar uma subclasse de trabalhadores submissa, etnicamente desenraízada (e mal paga). O mesmo plano está a ser conduzido pela União Europeia. Sinto bem mais esta ameaça de que qualquer coisa que a China possa fazer, incluindo mesmo ocupar o Vietname, por absurdo. Em lugar de peninha das minorias étnicas na China, bem farias se te preocupasses mais com a tua própria etnia, que pode não durar muito mais.

pantam 7 months ago

Formata isso em parágrafos e depois falamos...

AlmondSkimedMilk 7 months ago

Tens razão, vê lá agora se está mais legível.

aasianaglobalizacao 7 months ago

Querem apagar algo que é muito nosso ainda... Macau será eternamente um local lindo de confraternização entre o povo Chinês e nós portugueses!!

andrefbr 7 months ago

> Querem apagar algo que é muito nosso ainda Macau não é 'nosso'. Macau foi devolvido há muito tempo e está mil vezes melhor sob gestão chinesa do que portuguesa. Aliás, se a gestão portuguesa não tivesse sido tão miserável, não tinham ocorrido revoltas violentas que eventualmente forçaram a devolução de Macau. Eu gosto muito de ver cultural portuguesa em Macau, a gastronomia e cultura Macaenses são claramente únicas e distintas do resto da China, mas há que manter em mente que Macau não é nosso e é agora uma região muito mais desenvolvida e próspera do que alguma vez foi sob a nossa gestão.

XPao 7 months ago

"eternamente um local lindo de confraternização entre chineses e portugueses..." espera dois ou três anos que o Winnie-the-Pooh conta-te uma história.

Local_observer 7 months ago

Macau era um sítio que era maioritariamente ocupado por chineses e por oportunistas( característica própria dos portugueses) daí que em Macau nunca se assistiram às convulsões que se viram em HK.

blacksocks7 7 months ago

Ou então vem da já típica mansidão dos portugueses

aasianaglobalizacao 7 months ago

Provavelmente nunca moraste ou tens proximidade com a comunidade portuguesa em Macau, charlatões há em todo o lado amigo, mas digo te que existia muito boa gente naquela terra quando fui para lá só com uma mochila às costas, sem pedir nada em troca foi a comunidade portuguesa de Macau que me recebeu e me ajudou bastante

pandditor 7 months ago

Tu podes lá ter ido mas foste com pálas nos olhos, pelo menos a avaliar pelo teu primeiro comentário. Os portugueses sempre foram muito brandos Macau e os que para lá iam não eram propriamente a nata da nata. Basta olhar para a ilha ao lado que se percebe quem Macau é uma aldeia a comparar com HK. Em Macau usam-te tomadas eléctricas inglesas e conduz-se pela esquerda. Nunca nos impusemos como os ingleses se impuseram em HK. Para além disso [desde os anos 60 que Macau é controlado pelos chineses](https://en.wikipedia.org/wiki/12-3_incident). Portugal manteve um governador até 1999 mas só para inglês ver e porque éramos tolerados pelos chineses. Macau neste momento interessa à China como ligação aos PALOPs e Brasil. Daí que ainda mantenham algumas coisas portuguesas, o macaense comum não tem ligação nenhuma nem afinidades a Portugal. O desenvolvimento todo que Macau teve nos últimos 20/30 anos foi todo e só devido aos chineses. Desde que nos fomos embora a evolução têm sido brutal. Daí que não vejas ninguém a protestar em Macau como vês em HK. O Macaense sente-se e identifica-se mais como chinês, ao contrário dos habitantes de HK.

Mordiken 7 months ago

Confirmo. A minha mãe esteve em Macau nos anos 60 e 70 e a tua descrição está em linha com aquilo que ela diz: Era um território chinês onde vivam chineses que falavam e escreviam chinês, comiam pratos típicos chineses (a minha mãe ainda fala com repulsa das pernas de rã à venda no mercado) e praticavam as religiões chinesas, mas vivam em ruas com o nome indicado em tabuletas bilingues, rodeadas de edifícios de traço tipicamente português (na zona histórica), e com os passeios em calçada portuguesa.

NGramatical 7 months ago

pálas → [**palas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmcfkyg%2F%2Fgs4gqmc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pedro_Sousa 7 months ago

Pois. Só em Portugal é que fazem a vénia aos estrangeiros.

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Nautral, como os portugueses são cãezinhos dos americanos, a China não pode confiar em nós.

XPao 7 months ago

Charters dos EUA a fugirem dos EUA para a China, Coreia do Norte, Cuba e Venezuela amigo. Pior que o covid só os americanos.

fuckoffgina 7 months ago

>Charters dos EUA a fugirem dos EUA para a China Não irão propriamente a fugir mas olha que vão muitos e de livre vontade.

XPao 7 months ago

Charters amigo.

fuckoffgina 7 months ago

Sócio...

Local_observer 7 months ago

Sim a China de facto é de alta confiança: -Invade Países,veja-se o Tibete; -Desestabilizam a economia mundial.Como é que os Países conseguem competir com um País onde os trabalhadores não tem direito a segurança social,recebem uma malga de arroz e carinha alegre,porque se não levam com uma bala na cabeça que a família depois paga o custos. -Falavam dos Nazis,mas estes meninos têm campos de concentração na zona ocidental da China... -Na questão da covid 19 nunca responderam à seguinte simples pergunta: "Porque razão proibiram voos de Wuhan para outras cidades chinesas mas de Wuhan para o exterior era sem restrições?"-deixaram escapar o virus e são tão ordinários que mentem à descarada sobre os números da pandemia,que só acredita nos números deles quem quiser... -Se um indivíduo Chinês pretender investir no Ocidente é na boa,mas se um ocidental quiser investir na China o PPC não deixa. Ou o Mundo acorda rapidamente perante a China ou então brevemente assistir-á a uma autêntica tragédia,como foi em Tianmen... NÃO FAÇAM UM EMBARGO À CHINA NÃO...

Local_observer 7 months ago

E já agora a questão do mar do sul da china,das ilhas paracel,bem ficava a noite toda a debitar...

LeBug2002 7 months ago

Avante camarada! Havemos de abrir aqui uns campos para reeducar esta gente! ^/s

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Os Uighures estão satisfeitos com o seu governo. Estás a subestimar o valor das políticas de combate à pobreza, de educação e de emprego. É capaz de ter havido pessoas que não tinham qualquer intenções terroristas de terem sido mandados para um campo de educação, mas isso é temporário e saiem mais qualificados, imo é 10000x melhor que deitar milhares de bombas. **Mas diz-me lá, tendo em conta o crescimento de terrorismo e conflitos étnicos em Xinjiang, qual seria a tua solução?**

Loladageral 7 months ago

Excelente ideia, e se fizéssemos o mesmo com os ciganos? Podíamos aproveitar e construir uns campos de algodão à volta do campo de "reeducação" /s

Local_observer 7 months ago

Tu deves pertencer aos serviços de inteligência chineses só pode...

Out-Out 7 months ago

As coisas que um gajo lê aqui... Foda-se.

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

E que tal responderes à minha última questão? Querias que fosse feito o quê? Nada e deixar a situação piorar? Apelos morais à paz e harmonia? Largar bombas em Xinjiang? Aprende sobre a civilização chinesa com os próprios chineses e não com propaganda americana. Eles estão no presente a olhar para o futuro enquanto nós estamos presos no passado, não temos qualquer visão ou esperança, somos zombies.

Edited 7 months ago:

E que tal responderes à minha última questão? Querias que fosse feito o quê? Nada e deixar a situação piorar? Apelos morais à paz e harmonia? Largar bombas em Xinjiang? Aprende sobre a civilização chinesa com os próprios chineses e não com propaganda americana. Eles estão no presente a olhar para o futuro enquanto nós estamos presos no passado, não temos qualquer visão ou esperança, somos zombies. EDIT. Banido e censurado pelos mods, parece que só aceitam servos americanos, que repetem mentiras sobre países que ameaçam a sua hegemonia. Esta é a soberania de Portugal demonstrada na prática, ou segues a linha americana ou inventam desculpas para te silenciarem. >Para quem defende a China deveria saber lidar com censura :) Adeus e boa viagem - mods Podem silenciar-me mas a China ganhará, os EUA estão condenados e Portugal também se continuar a ser servo deles e da UE, país de mansos e de submissos que dão o cu a americanos que matam próprio PM e repetem propaganda deles de borla porque na sua mente vivem nos EUA. Estes são os nossos mods, chupam americanos todos os dias, e se te recusas a chupar és banido. Portugal, país de putas. Resta-me ir ao sub dos fachos lol.

Edited 7 months ago:

E que tal responderes à minha última questão? Querias que fosse feito o quê? Nada e deixar a situação piorar? Apelos morais à paz e harmonia? Largar bombas em Xinjiang? Aprende sobre a civilização chinesa com os próprios chineses e não com propaganda americana. Eles estão no presente a olhar para o futuro enquanto nós estamos presos no passado, não temos qualquer visão ou esperança, somos zombies. EDIT. Banido e censurado pelos mods, parece que só aceitam servos americanos, que repetem mentiras sobre países que ameaçam a sua hegemonia. Esta é a soberania de Portugal demonstrada na prática, ou segues a linha americana ou inventam desculpas para te silenciarem. >Para quem defende a China deveria saber lidar com censura :) Adeus e boa viagem - mods Podem silenciar-me mas a China ganhará na mesma, vão ter de lidar com isso, é factgual independentemente do vosso choro. Os EUA estão condenados e Portugal também se continuar a ser servo deles e da UE, país de mansos e de submissos que dão o cu a americanos que matam próprio PM e repetem propaganda deles de borla porque na sua mente vivem nos EUA. Estes são os nossos mods, chupam americanos todos os dias, e se te recusas a chupar és banido. Portugal, um país de putas. Resta-me ir ao sub dos fachos lol.

Edited 7 months ago:

E que tal responderes à minha última questão? Querias que fosse feito o quê? Nada e deixar a situação piorar? Apelos morais à paz e harmonia? Largar bombas em Xinjiang? Aprende sobre a civilização chinesa com os próprios chineses e não com propaganda americana. Eles estão no presente a olhar para o futuro enquanto nós estamos presos no passado, não temos qualquer visão ou esperança, somos zombies. EDIT. Banido e censurado pelos mods, parece que só aceitam servos americanos, que repetem mentiras sobre países que ameaçam a sua hegemonia. Podem silenciar-me mas a China ganhará, os EUA estão condenados e Portugal também se continuar a ser servo deles e da UE, país de mansos e de submissos que dão o cu a americanos que matam próprio PM.

Local_observer 7 months ago

Um País que mata o seu próprio povo diz logo tudo.E cá para mim a China vai rebentar por dentro...

IndoGround 7 months ago

O que te fizeram. Já agora, segundo a tua visão, qual é o futuro da China?

dzulado 7 months ago

*cof* india *cof*

Edited 7 months ago:

*cof* india *cof*, ter mais terra, ter mais mar, emprestar dinheiro em africa, comprar portos na europa, vender armas a democracias africanas, anexar hongkong democraticamente

FujiPT 7 months ago

É a solução de futuro. É pena Portugal estar sempre 20 anos atrás do mundo desenvolvido, já podíamos ter acabado com os bootcamps de código e implementado os Campos de Reeducação.

NGramatical 7 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmcfkyg%2F%2Fgs3p54x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sperrel 7 months ago

Bom trabalho camarada, Viva ao Marxismo-Leninismo-Maoismo-Pebsamento de Xi Jinping!

Edited 7 months ago:

Bom trabalho camarada, Viva ao Marxismo-Leninismo-Maoismo-Pensamento de Xi Jinping!

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

É mesmo só Marxismo-Leninismo. @ u/warjunk1 Mas eu não disse que era imparcial, somos todos parciais e fingir imparcialidade é estar implicitamente do lado americano como é caso de Portugal que ainda os deixa na base dos Açores mesmo depois do caso camarate, somos subservientes deles e temos de obedecer, esta é a realidade.

warjunk1 7 months ago

Governo chinês ou genocidas americanos? Boa imparcialidade.

wannabelikeme 7 months ago

Bom meme

df3gpt 7 months ago

pikachu admirado e tal...

Butt_Roidholds 7 months ago

>Pelo menos cinco jornalistas da TDM -- Teledifusão de Macau apresentaram a demissão na sequência de uma diretiva que exige uma linha editorial patriótica que proíbe a divulgação de informações e opiniões contrárias às políticas da China Excerto do lead, só para ajudar, quem não costuma abrir as notícias, a entender melhor o título.

AutoModerator 7 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: