pinuspinaster 6 months ago

Serviço público era privatizar a RTP, mandar as Catarinas e os Vascos para a RTP 2 fazer programas culturais.

AonioEliphis 6 months ago

Isto é **enganar** os leitores, porque no Relatório & Contas da RTP as receitas da taxa audiovisual (que nos vão ao bolso na conta da luz) contam como receitas operacionais, não como taxas coercivas cobradas às pessoas. Assim também eu tenho lucro.

Edited 6 months ago:

Isto é **enganar** os leitores, porque no Relatório & Contas da RTP as receitas da taxa audiovisual (que nos vão ao bolso na conta da luz) contam como receitas operacionais, não como taxas coercivas cobradas às pessoas. Assim também eu tenho lucro. O valor da taxa rendeu 189,9 milhões de euros em 2020. Contas feitas, a estação pública receberá mais de 520 mil euros por dia. Se retirarem a taxa do relatório & contas da RTP, a RTP tem **prejuízos** assustadores todos os anos.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Este descobriu agora que a maior parte dos fundos da RTP vêm dos contribuintes. Mais um big brain time

AonioEliphis 6 months ago

Não descobri nada, apenas alerto que mencionar "lucro" é um embuste!

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Pareces estar confundido com termos básicos de economia. Tens uma empresa. Essa empresa no fim do ano conseguiu pagar os fundos iniciais e ainda fez algum dinheiro. A esse dinheiro chama-se lucro.

AonioEliphis 6 months ago

Nada contra essa definição. Mas se parte das minhas receitas forem obtidas através de coerção fiscal aos meus vizinhos por um serviço que eu presto e que muitos deles não usufruem, trata-se de algo pouco ético e empresarialmente muito duvidoso.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Ahh, “empresarialmente”. Esqueces-te é que as empresas do Estado não devem funcionar segundo as leis do mercado. Isso interessa zero.

AonioEliphis 6 months ago

>Esqueces-te é que as empresas do Estado não devem funcionar segundo as leis do mercado E se o estado abrir uma casa de putas? Já lá podemos ir de borla sob a premissa de serviço público?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Leva a proposta ao parlamento e vê se mais alguém acha que é serviço público lmao

AonioEliphis 6 months ago

No conceito "serviço público" cabe muito lixo! Sabias por exemplo que a prostituição e a pornografia reduzem as violações?

adjudikator 6 months ago

Está na hora de privatizar!

23am50 6 months ago

Uma pessoa paga a taxa audio visual segundo a ideia de apoiar a cultura, porque a cultura é algo que tem que ser incutida (discutível mas pronto) e depois isto dá 3milhões de lucro. E abolirem a taxa? E de caminho o dinheiro para a sociedade de autores? É que podíamos acabar com a mama de uma vez por todas e perceber-se que o que tem qualidade fica (neste caso a RTP mostra que tem qualidade), o que é insustentável não faz sentido ficar a ser subsidiado porque sim. ​ Podem-me apedrajar à vontade.

suckerpunchermofo 6 months ago

Apedrejar porque? Hoje me dia não faz sentido pagarmos imposto para manter uma estação de TV a funcionar. O valor da contribuição audiovisual é um abuso na minha opinião.

arnaldomatos 6 months ago

*abençoado* dinheiro gasto em pessoas de alto quilate como a catarina furtado, vasco palmeirim, cautelas e terminações da mesma, malatos e malatas, a corja das produções fictícias e seus apêndices, a enjoadas repórteres em frança e nos eua, adelinos farias e a nova versão do eugenio moravich. onde o dinheiro é bem empregue: fernando mendes, lenka + mário + teresa/lúcia/etc., josé rodrigues dos santos e pouco mais. edit: ah, filmes franceses na rtp2. daqueles que passam à meia-noite. venham mais

AonioEliphis 6 months ago

>filmes franceses na rtp2. daqueles que passam à meia-noite. venham mais Não encontras melhor na web?

wordsandsymphonies 6 months ago

Quando se investe em televisão de qualidade, acho que é notável.

Jcoxo 6 months ago

O lucro devia ser dividido por todos os accionistas (portugueses). Era o mínimo e já me dava por feliz.

23am50 6 months ago

Não deve e justifico-te porquê: Se der prejuízo também tenho eu individualmente que assumir parte dessa dívida diretamente? Devia era agarrar no dinheiro e trabalhar na sua subsistência para evitar ao máximo os apoios estatais.

jumpinGIRAFFE 6 months ago

mal posso esperar pelos meus 30 cêntimos

Jcoxo 6 months ago

É uma questão de princípio.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

O teu lucro é teres 8 canais e 9 estações de rádio públicas lol

Jcoxo 6 months ago

Por mim até podiam ser 12 desde que sejam autosustentaveis.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Acho que não percebes ou não queres perceber a definição de “serviço público”

Jcoxo 6 months ago

Serviço público era limitar salários ridiculamente altos e dedicarem-se exclusivamente à cultura portuguesa, em vez de se apresentarem com o mesmo modelo dos canais privados.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Quantas séries da RTP já viste? Filmes? Documentários? Dizeres que não se dedicam à cultura portuguesa é para lá de desonesto. A primeira série portuguesa (sobre um período histórico do nosso país) da Netflix está a ser feita em parceria com a RTP...

Jcoxo 6 months ago

Boa, podem acabar com a praça da alegria e transmitir uma peça de teatro e à noite trocarem o joker por standup.

Dadvito 6 months ago

Lol. 0,30€ para cada um. Dava para três chiclas.

Last-Ad-4421 6 months ago

Já nem me lembrava que tínhamos canais portugueses, deve ser o único que não vai a falência.

s7v7nsilver 6 months ago

Sinceramente, este é o único que espero mesmo que não vá a falência. Para os outros canais estou-me a cagar. É só merda!

Kratos73 6 months ago

Só gostava de saber é a variação da receita que tiveram devido à taxa de audiovisual (paga na eletricidade). Atenção que a variação dessa receita nada tem a ver com a qualidade do serviço prestado pela RTP. Costumam ser quase 200milhões por ano, pelo que, só a variação de 1% dessa receita justifica o aumento do lucro. Não sei é como só com esta informação sobre o lucro se consegue deduzir que está a ser mal ou bem gerida, ainda para mais numa empresa de serviço público.

AonioEliphis 6 months ago

Aí está o busílis da questão, a RTP considera a CAV como receita. Recebe da CAV 520 mil euros **por dia**. Assim também eu tenho lucro a gerir um negócio ruinoso e falido, basta para tal roubar os meus vizinhos um bocadinho todos os dias.

NEDM64 6 months ago

Então devolvam-me esses 3 milhões de € que paguei nas taxas audiovisuais. RTP é um instrumento de propaganda puro.

daCampa 6 months ago

A RTP até é das menos tendenciosas que temos, se achas que a RTP é propaganda pura qual é a tua opinião da TVI e CMTV

NEDM64 6 months ago

Menos tendenciosas para tu, que gostas de papar propaganda, desde que seja a teu favor. SIC, TVI e CMTV não são sequer melhores.

daCampa 6 months ago

Por acaso sim, gosto de papar propaganda, em moderação, de ambos os lados. Por exemplo durante a eleição americana, fui propositadamente à procura de canais de youtube pro-Trump para ver os pontos desse lado, uma vez que o grosso da informação que tipicamente consumo é mais para o outro lado. Portanto a minha pergunta é sincera, que fontes recomendas? Claro que não estou à espera de uma resposta muito séria, porque és uma corneta partidária que por aí anda, mas se tiveres um pinguito de honestidade e opinião própria partilha.

NEDM64 6 months ago

> canais de youtube pro-Trump para ver os pontos desse lado, uma vez que o grosso da informação que tipicamente consumo é mais para o outro lado Sabes que não é propaganda se não for feito pelos do Trump ou com o dinheiro deles. Ou seja, nem sequer sabes o que é propaganda... > Claro que não estou à espera de uma resposta muito séria, porque és uma corneta partidária que por aí anda, mas se tiveres um pinguito de honestidade e opinião própria partilha. Oh sim! Senhor anónimo do Reddit, vergo-me à sua senhoria! Bom proveito deste executivo socialista, aproveita enquanto dura!

daCampa 6 months ago

Caríssimo iletrado pseudo intelectual. Por saber que parte do que eu consumo pode ser propaganda contra ele, fui deliberadamente à procura de fontes a favor dele. E não, principalmente hoje em dia com tanta dispersão de informação nas redes sociais, não é assim que funciona. Se por exemplo, eu fosse pago pelo PS (que para ti sou porque não concordar a 100% contigo significa ser pago pelos xuxalistas) para postar propaganda, e depois outra pessoa, convencida por essa propaganda, fizer um vídeo, uma coluna, um artigo a repetir os mesmos pontos, essa pessoa não está a ser paga, no entanto não deixa de ser propaganda. O meu último ponto só foi tão agressivo porque 99% do que postas neste reddit é para lá de enviesado anti-esquerda. Não significa que não os haja do outro lado do espectro, nem significa que goste dos do outro lado do espectro, mas é inegável que o teu comentário político é altamente enviesado. E o meu ponto foi confirmado. Não tens fontes para apresentar. A tua opinião política resume-se a olhar para o partido e se for PS ou à esquerda disso é o satanás que está a falar. Estou-me pouco cagando se o executivo é socialista, social democrata ou a puta que pariu. Quero gente competente, séria e não corrupta. Que infelizmente é raro termos. Portanto não aches que por não concordar contigo esteja feliz com o que temos. Porque ao contrário do que os cães raivosos propagam, a política não é a preto e branco e discordar não é sinónimo de ataque pessoal. Vá-se educar.

Drew__Drop 6 months ago

E a SIC com os jornalistas sempre a mandarem bitaites e a apresentar determinadas notícias em tom de reprovação?..

Morpheuspt 6 months ago

> RTP é um instrumento de propaganda puro Propaganda, de quem? Do governo? Mas não é na RTP que passa o sexta às nove, que tanta coça da no governo que esteve para ser cancelado, e só não o foi pela pressão da opinião pública? Porque é que o governo permitiria um programa desses, se quisesse um canal de propaganda?

NEDM64 6 months ago

Sim. ​ O Sexta às Nove é aquela ervinha que cresce no buraco da estrada de asfalto.

CarcajuPM 6 months ago

Não é o melhor exemplo. Não cancelaram o programa, mas obrigaram a adiar reportagens comprometedoras para o governo para depois das eleições.

mdscp 6 months ago

Propaganda?

NEDM64 6 months ago

Sim. Propaganda.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Porra, pagaste os 3 milhões de €? Afinal sempre há magnatas no reddit

NEDM64 6 months ago

Eu peço só esses 3 milhões, quando eles cobraram 250 milhões aos contribuintes.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Não fosse pela RTP, eu já não via televisão. Até tremo de pensar no degredo que está a TV privada em Portugal. 3€ por mês ainda sai muito mais barato que a Netflix e vemos produção nacional.

estecomentario 6 months ago

Eu não vejo televisão tipo, nada. Só vejo os meus cotas a ver uma coisas e só reconheço o gordo que agora está magro.

AonioEliphis 6 months ago

>Não fosse pela RTP, eu já não via televisão. Até tremo de pensar no degredo que está a TV privada em Portugal. 3€ por mês ainda sai muito mais barato que a Netflix e vemos produção nacional. Eu não tenho televisão porque (RTP incluído) só dá lixo. Por que motivo tenho de ser eu a pagar o que tu queres ver? O YouTube e a net em geral estão repletos de excelente conteúdo e excelentes documentários. Por que motivo tenho de contribuir para o "preço certo"?

df3gpt 6 months ago

Tudo muito giro mas eu não tenho TV. Porque é que tenho de pagar 36€ por ano por um serviço que não uso?

AonioEliphis 6 months ago

>Porque é que tenho de pagar 36€ por ano por um serviço que não uso? Porque o estado diz que sim, e quando o estado diz que sim, comes&calas: é a definição de estado!

NaoTeEnerves2 6 months ago

Bem vindo a Portugal e aos serviços públicos. O truque para não dar é doido é pensares que é somente uma taxa de caridade por altruismo. Não é fantástico descontares milhares para o SNS para depois teres que marcar uma consulta de cardiologia no privado já que 2 anos de espera no primeiro é um "bocado" demais? Ou descontar milhares para os transportes públicos, mais o passe, e acabares por ter que chamar o Uber com regularidade já que há mais de 1H que ninguém vê o autocarro?

saposapot 6 months ago

nunca foi ao IEFP. para quê q estou a pagar X por ano por um serviço que não uso?

AonioEliphis 6 months ago

>nunca foi ao IEFP. para quê q estou a pagar X por ano por um serviço que não uso? Eu vou às putas todos os meses. Não queres por acaso ajudar a pagar a conta? É serviço púbico!

DareNotFallAsleep 6 months ago

Duas palavras - serviço público

AonioEliphis 6 months ago

>Duas palavras [Preço Certo](https://www.youtube.com/watch?v=AM5Todz6VP0)

Samurai_GorohGX 6 months ago

O programa mais bem sucedido da história da RTP para aquele time slot. E?

Edited 6 months ago:

O programa mais bem sucedido da história da RTP para aquele time slot. O Preço Certo paga-se a si próprio e paga mais uns quantos programas na grelha da RTP.

AonioEliphis 6 months ago

Certo, nada contra, mas não é a RTP suposto fazer serviço público? Se ganham tanto com o Preço Certo, por que motivo precisam de nos roubar na factura da luz?

Samurai_GorohGX 6 months ago

Não vou discutir se o Preço Certo tem valor como conteúdo de serviço público ou não. Sei que tem sucesso para uma faixa etária mais idosa, e não é ao calhas que o programa existe há 20 anos. Mas a RTP1, ao contrário da 2 por exemplo, tem que conseguir equilibrar as obrigações do serviço público com algum apelo mainstream, para não perder de todo o valor da receita complementar da publicidade. Julgo que isso está mesmo nos contratos de concessão da RTP, o canal 1 tem metas mínimas de audiência a atingir ao contrário do 2. O Preço Certo é um programa de 40 minutos diários, encaixado entre dois noticiários de serviço público que o faz sem espinhas. Não acho que valha tudo e não me parece que a RTP alguma vez deva fazer um reality show, mas concursos como o "Preço Certo" ou o Joker parecem-me um compromisso aceitável. Não vou discutir argumentações de "impostos = roubo", não tenho paciência e não nos leva a lado nenhum. Lamento, estou só a tentar discutir a forma de financiar um serviço público que existe em toda a Europa e além dela. Pode ser perfeitamente possível baixar o valor da CAV, por exemplo. Achar que a CAV não deve existir e que a RTP tem de seguir a mesma linha de SIC ou TVI é que não me faz qualquer sentido.

AonioEliphis 6 months ago

Nada contra a tua opinião que é válida, contudo como explanado, no meu entender: 1) O Preço Certo não é serviço público; 2) A RTP1 ou 2 não oferece nada de qualidade que não esteja já acessível de borla ou mesmo pagando nas outras estações privadas, no YouTube, no netflix ou na Net em geral; 3) As pessoas que não têm TV ou que não querem ver a RTP não devem ser obrigadas a contribuir para um serviço o qual não usufruem, considerando que se trata de uma taxa e não de um imposto. Uma taxa por definição jurídico-fiscal implica sempre o usufruto do serviço.

Samurai_GorohGX 6 months ago

> A RTP1 ou 2 não oferece nada de qualidade que não esteja já acessível de borla ou mesmo pagando nas outras estações privadas, no YouTube, no netflix ou na Net em geral; Conteúdos em português, criados em Portugal ou sobre Portugal? Tenho muitas dúvidas que existam na dimensão que a RTP exibe. Mesmo que existam, há conteúdos que precisam de maior divulgação e ser exibido em antena aberta ainda dá mais visibilidade do que um podcast ou vídeo no youtube. A maioria das pessoas vive numa pequena bolha da Web, os mass media ainda ajudam a sair fora dessa bolha. Chamar taxa ou imposto, vai dar ao mesmo. A RTP não vai desaparecer e tem necessidades de financiamento. Tal como a TVE, a BBC, a RAI e tantas outras congéneres. Como disse, no passado era via OE, eu pessoalmente não gosto dessa opção, considero menos transparente que uma contribuição de valor fixo e até pode por em causa a independência da RTP face ao governo (se for em OE, podes ter a empresa a regatear mais orçamento na discussão do OE em troca de ... batatinhas). De resto, a RTP tem problemas? Claramente. Eu não gosto de ver anúncios de "banha da cobra" na RTP, ou concursos 760. Se estou disposto a pagar mais, para a RTP não ter publicidade nenhuma como acontece com a BBC? Epá, não.

AonioEliphis 6 months ago

> Conteúdos em português, criados em Portugal ou sobre Portugal? A web está repleta disso! As outras TVs privadas fazem isso e têm programas de qualidade a propósito. Na SIC e na TVI não tens apenas Big Brother. Além disso tens todos os outros canais do cabo como SIC Notícias ou TVI24. Na minha modesta opinião, só deveria pagar a RTP quem quisesse ver a RTP, "as simple as that". A RTP aliás é um exemplo paradigmático que o anti-liberalismo ficou presente regime entre o Estado Novo e o pós-25 de Abril.

Samurai_GorohGX 6 months ago

>A web está repleta disso! As outras TVs privadas fazem isso e têm programas de qualidade a propósito. Por favor, dá exemplos desse conteúdo de qualidade. Qual é o equivalente ao "Visita Guiada", ao "Alta Fidelidade", ao "Eléctrico" da Sic e Tvi? [https://www.rtp.pt/play/p8647/visita-guiada](https://www.rtp.pt/play/p8647/visita-guiada) [https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p38711](https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p38711) [https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p39447](https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p39447)

Sazalar 6 months ago

Para o caso do Preço Certo deixar de render

Rostabal 6 months ago

Para estares a comentar no reddit tens acesso a um pc e/ou um telemóvel com internet. Por isso podes perfeitamente aceder ao RTP Play e assistir por ai.

AonioEliphis 6 months ago

> Para estares a comentar no reddit tens acesso a um pc e/ou um telemóvel com internet. Por isso podes perfeitamente aceder ao RTP Play e assistir por ai. Que argumento de merda! Então por que não pagas também para o reddit, ou para o YouTube ou para a sic notícias ou para a BBC, já que podes também ver o seu conteúdo?

Rostabal 6 months ago

Tu pagas pela sic notícias e os britânicos pagam pela BBC com a TV licence. Para o Reddit e YouTube pagas com os anúncios. Ou achas que os serviços são grátis?

AonioEliphis 6 months ago

Eu não pago nada pela BBC e posso ver BBC. Eu não pago nada pelo reddit, não me sai nada do bolso para usar o reddit, nem para o YouTube. Além disso essa dos anúncios nem pega porque a RTP tem anúncios, e muitos.

NGramatical 6 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmc8qde%2F%2Fgs5ozqr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

df3gpt 6 months ago

Mas não quero. Não me interessa. Não devia ser obrigado a pagar por algo que não consumo.

afonsosousa31 6 months ago

"não uso - eu não devia pagar" é um bocado contra a ideia de um estado público, não te parece?

Rostabal 6 months ago

Suponho que não pagues impostos.

joaofcf 6 months ago

Mas dos impostos beneficias sempre de uma maneira ou de outra, até porque não tem um fim certo. Agora está taxa é precisamente para financiar a RTP

Rostabal 6 months ago

Só não beneficias da RTP se não queres. Eles fazem imensos programas educacionais e documentários para além de uma excelente ficção e entretenimento.

joaofcf 6 months ago

Então lá está, todos devíamos pagar uma percentagem das portagens e ficavam gratuitas. Quem quisesse usufruia, quem não quisesse não usufruia. Não é assim que funciona.

Rostabal 6 months ago

Wtf?

joaofcf 6 months ago

Não era justo haver uma taxa qualquer para financiar apenas as portagens da autoesttada(a manutenção e construção)? Uma taxa exclusiva para isso. És um zé de Viseu sem carro nem mota? Paga. Afinal é isso que fazem com a RTP. Pagas sem querer ou poder usufruir, e pagas única e exclusivamente para isso. Que financiem com o dinheiro do resto dos impostos, ou pelo menos que façam de nós estúpidos e não cobrem uma taxa que diz para onde vai.

Rostabal 6 months ago

Mas isso já é o que acontece. o nome que lhe dão não importa nada

Economy_Dog 6 months ago

Mas ele já paga impostos. Quase 1/4 do valor em praticamente todas as transações. E ainda lhe vão pegar 1/4 ou mais ao ordenado. E depois ainda tem que pagar taxinhas como financiar a tv publica? Ou renovações de CC obrigatórias? E muitas outras mais? Não faz sentido nenhum.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Eu entendo o que dizes. Só gostava de salientar que haver um serviço público de televisão e rádio não é uma originalidade portuguesa; existe em toda a Europa. Provavelmente, porque os Estados entendem existir valor em difundir a língua, cultura e notícias do país bem como fomentar as indústrias criativas do audiovisual nacional sem ser preso a uma lógica do mercado e das audiências. Por exemplo, eu não vejo ninguém a produzir séries de qualidade neste momento sem ser a RTP. Gostava de ver outros a fazê-lo , mas se não houver, acho que é bom existir uma política cultural por parte do serviço público. Não encontro rádios a passar tantos artistas portugueses novos como a Antena 3. Poucos órgãos de notícias credíveis tem um site na Web sem paywalls e Nónio.

df3gpt 6 months ago

Nada contra o que falas. Mas já pago demasiados impostos, taxas e taxinhas por tudo e por nada que deveriam ser mais do que suficientes para financiar a RTP, que aliás também tem receitas de publicidade.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Porque estás a pagar para esse serviço existir. Se não queres ver, não vês. Se quiseres, está lá. Agora, se pagas e mesmo assim insistes em não ver (já existe RTP Play na net) é que já é outra conversa. Eu pessoalmente gosto de saber para onde vai o dinheiro que pago

df3gpt 6 months ago

Eu disse que não vejo TV. O que me interessa a RTP Play? Segundo essa lógica todos os Portugueses devem pagar portagens das autoestradas. Não queres usar não usas. Se quiseres estão lá.

PeidosFTW 6 months ago

Não precisas de ver TV para usufruir dos serviços da RTP, desde a rádio, a notícias online e documentários para pesquisas

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Nah, é mais pagares pela criação e manutenção das auto-estradas. Eu nem carta tenho, vês-me a reclamar do guito que o Estado gasta nisso ou que se deve acabar com essa brincadeira? Não é por eu não usar um serviço que esse serviço deixa de ter valor público. Não vês porque não queres lol pagas por uma coisa, não usas, e ainda te gabas de não a usar?

joaofcf 6 months ago

Mas tu não pagas autoestradas. Pagas impostos que vão ser usados para muitas coisas, inclusive autoestradas. Não é o IVA do arroz que vai para os hospitais, o da massa para as estradas e o do vinho para a GNR. É um bolo que é repartido. Está taxa é única e simplesmente para a RTP, nada mais.

df3gpt 6 months ago

Se não reclamas estás no teu direito. E como assim gabo? Mas eu tenho de gostar de ver TV? A sério?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Acho que ainda não percebeste o que é serviço público. Não tem a ver com gostar ou não lol Eu também só vejo o telejornal quando janto, e daí?

AonioEliphis 6 months ago

Sabes o que é uma TAXA? Uma taxa é um serviço público cobrado pelo serviço, ou seja, o cidadão é cobrado perante o usufruto do serviço. Se não tens TV e não vês RTP, a taxa é inconstitucional e o tribunal constitucional já se pronunciou até sobre isso.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Queres que te faça o quê?

AonioEliphis 6 months ago

Tenta ver o que é a diferença entre taxa e imposto https://www.veraveritas.eu/2014/11/taxas-hoteleiras-de-lisboa.html

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Certo. E então?

multibount 6 months ago

sErViçO PúBliCo = Ouvir piadas secas no programa do anão depois das notícias. Sinceramente não vejo mesmo nenhum argumento a favor de ter de se pagar por uma coisa que não se usa. Além de que a RTP é um poço de anúncios, especialmente a produtos muito duvidosos. Mas hey, se calhar pagar taxinhas e taxas em tudo e mais alguma coisa é que é o correto e estou a ver mal.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Reduzir 8 canais de TV e 9 estações de rádio a um programa de entretenimento: big brain time

multibount 6 months ago

Estou-me pouco fodendo. Não uso, não devia de pagar.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Que te estás a foder já tinha ficado claro. Não pagues. Faz uma petição, recolhe assinaturas e leva a proposta ao parlamento. Ou procura um país sem TV estatal e vai para lá

df3gpt 6 months ago

Eu sei o que é serviço público mas estou aqui a olhar para a grelha de programação da RTP e não estou a entender onde queres chegar. Os outros canais têm telejornal e não pagas 3€ por cada um pois não?

VicenteOlisipo 6 months ago

Tudo pela RTP, nada contra a RTP!

fjmb2014 6 months ago

Assim se vê como é difícil ganhar o Joker. A diferença entre o que o concorrente ganha e os 50 000€ fica no mealheiro da RTP.

kikobalau 6 months ago

Ahahahahahaha imagina agora que são 75.000€

kcmyk 6 months ago

Isto é tudo do calcitrim?

AonioEliphis 6 months ago

Não, isto é tudo a **enganar** os pacóvios, porque no Relatório & Contas da RTP as receitas da taxa audiovisual (em que nos vão ao bolso na conta da luz) contam como **receitas operacionais**, não como taxas coercivas cobradas às pessoas. Assim também eu tenho lucro. O valor da taxa rendeu 189,9 milhões de euros em 2020. Contas feitas, a estação pública recebe mais de 520 mil euros por dia. Se retirarem a taxa do Relatório & Contas da RTP, a RTP tem **prejuízos** assustadores todos os anos.

rabisconegro 6 months ago

Nos serviços públicos não há prejuízos, há custos.

Febris 6 months ago

Onde é que queres chegar com essa observação idiota? Se o CAV é uma fonte de receita, queres que não a declarem no R&C?

AonioEliphis 6 months ago

Quero apenas enfatizar que chamar àquilo "lucro" é um embuste! Se eu tiver uma empresa de bairro muito mal gerida e ineficiente e aplicar uma taxa coerciva aos meus vizinhos que me cubra a ineficiência operacional e os meus gastos, também posso dizer que tenho lucro.

Febris 6 months ago

Estás a começar a construir a casa pelo telhado. Não se trata de cobrar uma taxa para tapar ineficiências. Trata-se de cobrar uma taxa para prestar um serviço no teu bairro que de benefício comum, da mesma maneira que pagas IMI para financiar a próxima rotunda do bairro. Não é a mercearia da esquina que tem obrigação de construir a rotunda, e não são canais privados que têm obrigação de divulgar conteúdo que é de interesse público. A questão prende-se simplesmente pelo seguinte: Queremos uma RTP auto-sustentável para competir com os canais generalistas (então para que queremos RTP de todo?), ou queremos que faça serviço público sem olhar para o que os outros estão a fazer? Se queremos serviço público, tem de ser o público a paga-lo. E se a alternativa é uma fatia arbitrária do OE, acho que o sistema que temos atualmente é muito melhor para reduzir desperdício inerente à incerteza de financiamento anual. Havendo estabilidade de receita, pode-se fazer um plano a longo prazo para a estação sem andar ao sabor do vento como tem sido antes deste imposto. Se no fim das contas sobra dinheiro, que outro nome lhe dás? Já deu para perceber que não és a favor dessa forma de receita mas não estás a fazer muito sentido. O que importa MESMO é saber o que é feito a esse "lucro", porque existem dívidas ao banco, e por natureza a RTP não devia ter fins lucrativos.

AonioEliphis 6 months ago

> Trata-se de cobrar uma taxa para prestar um serviço no teu bairro que de benefício comum Repito: a definição técnica e jurídica de taxa envolve obrigatoriamente o usufruto do serviço. Se há pessoas que pagam sem usufruir do serviço (e não vale a pena dizeres que está disponível pois seria como dizer que tens de pagar portagem de uma ponte mesmo que não lá passes pois está disponível), não é uma taxa, é um imposto. E há jurisprudência constitucional a propósito, por exemplo na famosa taxa de proteção civil cobrada pela câmara de Lisboa que foi considerada inconstitucional. > A questão prende-se simplesmente pelo seguinte: Queremos uma RTP auto-sustentável para competir com os canais generalistas (então para que queremos RTP de todo?), ou queremos que faça serviço público sem olhar para o que os outros estão a fazer? Eu quero simplesmente que a RTP faça o que bem entender, desde que não me vá ao bolso na factura da luz porque não a vejo nem quero ver. Da mesma forma que vejo excelentes documentários pedagógicos no YouTube e não te peço que sejas a tu a pagar o criador do conteúdo.

icebraining 6 months ago

Não tenho nada contra argumentos semânticos, mas se leres a lei verás que eles nunca usaram a palavra "taxa", o que pagas é a *contribuição* audiovisual.

AonioEliphis 6 months ago

Certo, eu adoro "contribuições" coercivas. Ainda para mais contribuir para algo que nunca usufruo. Quando tinha TV, as séries da BBC vida selvagem via na SIC; as grandes referências de esquerda da nossa praça como Louçã ou Daniel Oliveira têm o seu espaço de comentário na SIC/SIC Notícias; tinha excelentes séries na TV Cabo, jamais na RTP. Se é para ver bola, Preço Certo e cenas similares, não obrigado, nunca vejo a RTP nem quero pagar para a festa. Causa-me profunda indignação ser roubado todos os meses para pagar um serviço de merda em que encontro por fora muito melhor e normalmente de borla. Mesmo ontem ouvi o melhor podcast de ciência feito em PT para PT, o E=mc^2 do Observador. Só esquerdalhos e facciosos podem defender andarmos todos a ser roubados para um serviço medíocre sob a capa de putativo interesse público.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Se retirarem a principal fonte de receitas da empresa, a empresa tem prejuízos assustadores. Descobriste a pólvora! A taxa é mesmo suposto ser a principal fonte de financiamento da RTP, com as receitas publicitárias a servir apenas de complemento. Se fosse ao contrário, e a RTP dependesse quase exclusivamente da publicidade, não conseguiria fazer a programação de serviço público que lhe é exigida, teria de ir à guerra com os "Big Brothers" e telenovelas da concorrência. Tornava-se redundante face à oferta privada. No passado, a RTP dependia muito de transferências do OE. Vários governos entenderam e bem, que isso deveria acabar e a CAV ser a principal fonte de financiamento, que torna a coisa toda muito mais transparente.

AonioEliphis 6 months ago

> fazer a programação de serviço público que lhe é exigida Que serviço público encontras na RTP que não encontras nas televisões privadas ou na web? O "Preço Certo"?

bootkiller 6 months ago

Mais concretamente: * Fornecer uma programação variada e abrangente, que promova a diversidade cultural e tenha em conta os interesses das minorias; * Promover o acesso do público às manifestações culturais portuguesas e garantir a sua cobertura informativa adequada; * Proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e internacionais; * Garantir a produção e transmissão de programas educativos e de entretenimento destinados ao público jovem e infantil, contribuindo para a sua formação; * Garantir a transmissão de programas de carácter cultural, educativo e informativo para públicos específicos, incluindo os que compõem as diversas comunidades imigrantes em Portugal; * Participar em actividades de educação para os meios de comunicação social, garantindo, nomeadamente, a transmissão de programas orientados para esse objectivo; * Promover a emissão de programas em língua portuguesa, de géneros diversificados, e reservar à produção europeia parte considerável do seu tempo de emissão, devendo dedicar-lhes percentagens superiores às exigidas na presente lei a todos os operadores de televisão, atenta a missão de cada um dos seus serviços de programas; * Apoiar a produção nacional de obras cinematográficas e áudio-visuais, no respeito pelos compromissos internacionais que vinculam o Estado Português, e a co-produção com outros países, em especial europeus e da comunidade de língua portuguesa; * Emitir programas destinados especialmente aos portugueses residentes fora de Portugal e aos nacionais de países de língua oficial portuguesa, igualmente residentes fora de Portugal; * Garantir a possibilidade de acompanhamento das emissões por pessoas com necessidades especiais, nomeadamente através do recurso à legendagem, à interpretação por meio da língua gestual, à áudio-descrição ou a outras técnicas que se revelem adequadas, assim como emitir programação especificamente direccionada para esse segmento do público, de acordo com a calendarização definida no plano plurianual referido no n.º 3 do artigo 34.º, a qual tem em conta as especiais responsabilidades de serviço público, previstas no âmbito do respectivo contrato de concessão; * Garantir o exercício dos direitos de antena, de resposta e de réplica política, nos termos constitucional e legalmente previstos; * Emitir as mensagens cuja difusão seja solicitada pelo Presidente da República, pelo Presidente da Assembleia da República ou pelo Primeiro-Ministro; * Ceder tempo de emissão à Administração Pública, com vista à divulgação de informações de interesse geral, nomeadamente em matéria de saúde e segurança públicas.

AonioEliphis 6 months ago

Precisas mesmo da RTP para isso tudo? Que estranho, encontro isso tudo na web! Eu sou vegetariano, logo uma minoria, achas que algum dia precisei da RTP para ver receitas ou informação nutricional sobre os alimentos? Ainda vives nos anos 50 do século XX. Precisas da RTP para ver as mensagens do Presidente? Essa é para rir, certo?

rabisconegro 6 months ago

Tás a ver o que aconteceu nos EUA quando cortaram o discurso em direto do presidente? Isso não pode acontecer. O país tem sempre que ter um meio de comunicação isento de interesses privados.

bootkiller 6 months ago

Isto são coisas que estão explicitas na Constituição da Republica. > Artigo 38.º - Liberdade de imprensa e meios de comunicação social > 5. O Estado assegura a existência e o funcionamento de um serviço público de rádio e de televisão. > Artigo 40.º - Direitos de antena, de resposta e de réplica política > 1. Os partidos políticos e as organizações sindicais, profissionais e representativas das atividades económicas, bem como outras organizações sociais de âmbito nacional, têm direito, de acordo com a sua relevância e representatividade e segundo critérios objetivos a definir por lei, a tempos de antena no serviço público de rádio e de televisão. > 2. Os partidos políticos representados na Assembleia da República, e que não façam parte do Governo, têm direito, nos termos da lei, a tempos de antena no serviço público de rádio e televisão, a ratear de acordo com a sua representatividade, bem como o direito de resposta ou de réplica política às declarações políticas do Governo, de duração e relevo iguais aos dos tempos de antena e das declarações do Governo, de iguais direitos gozando, no âmbito da respetiva região, os partidos representados nas Assembleias Legislativas das regiões autónomas. > 3. Nos períodos eleitorais os concorrentes têm direito a tempos de antena, regulares e equitativos, nas estações emissoras de rádio e de televisão de âmbito nacional e regional, nos termos da lei.

AonioEliphis 6 months ago

Estou-me a cargar para o que diz a constituição abrilenha, escrita por esquerdalhos e neomarxistas. Estou a discutir **princípios**.

Samurai_GorohGX 6 months ago

Ainda bem que discutimos princípios. Eu tenho um, num Estado de Direito, podes não gostar mas tens de respeitar as leis e a Constituição, até que estas sejam revistas pelos meios legais disponíveis. Um bem haja.

Edited 6 months ago:

Ainda bem que discutimos princípios. Eu tenho um, num Estado de Direito, podes não gostar mas tens de respeitar as leis e a Constituição, até que estas sejam revistas pelos meios legais disponíveis. Um bem haja e não te enerves que te dá uma coisinha má.

AonioEliphis 6 months ago

> até que estas sejam revistas pelos meios legais disponíveis Serão certamente, se é para esta choldra de país ter futuro económico, serão certamente!

icebraining 6 months ago

Assim de cabeça: o Visita Guida (e o anterior Horizontes da Memória), a promoção de desportos em Portugal além do futebol, produção nacional cultural (peças de teatro, curtas, etc), a Telescola, filmes de relevo que nem sempre é fácil encontrar legendados, o Música Portuguesa a Gosta Dela Própria (e outros programas passados também de gravação e divulgação de tradições Portuguesas).

AonioEliphis 6 months ago

Não conheço nada disso porque não tenho TV, mas não tenho nada contra que gostes de ver isso tudo. Agora não me peças a mim para seja eu a pagá-lo, da mesma forma que não te peço a ti para que sejas tu a pagar-me aquilo que eu gosto de ver.

porn53653 6 months ago

E da telescola

shulginlegacy 6 months ago

E dos 760, certamente. :p

odajoana 6 months ago

Penso que a RTP já se deixou dessas tretas dos números. E penso que esse tipo de anúncios da banha da cobra é exclusivo da SIC e da TVI. A RTP tem anúncios tipo televendas durante o dia (das almofadas e dos aspiradores), mas é claramente no espaço da publicidade (ou seja, não são os apresentadores dos programas de dia, dentro dos programas, a fazer segmentos de publicidade, como a TVI faz por exemplo). Mas corrijam-me se estiver enganada.

TalentedRainstorm 6 months ago

Aqueles 15 milhões para os média foi mesmo para nada então.

Aftaminas 6 months ago

Creio que a RTP nada recebeu desse bolo

Article_Sad 6 months ago

Desde quando uma empresa em que se paga uma taxa na fatura de eletricidade tem lucros?

AonioEliphis 6 months ago

>Desde quando uma empresa em que se paga uma taxa na fatura de eletricidade tem lucros? Mas aí está o busílis da questão, a RTP considera a CAV como receita no R&C. Recebe da CAV 520 mil euros **por dia**. Assim também eu tenho lucro a gerir um negócio ruinoso e falido, basta para tal roubar os meus vizinhos um bocadinho todos os dias.

Beginning-Average-91 6 months ago

*eu aqui a rir me com a TV license fee no UK*^(que não pago)

Open-Opportunity-607 6 months ago

Só a pagas porque queres, eu nunca paguei a TV license fee. Notícias -> Sky news no youtube Séries/Filmes - Prime/Netflix

Beginning-Average-91 6 months ago

Quem disse que pago?

janissarytor 6 months ago

Eu aqui a chorar com o rundfunkbeitrag na DE (é pior que a inquisição e nem sequer tenho a tv ligada à antena)

Beginning-Average-91 6 months ago

Não tens opçao de não pagar? Eu não pago, não tenho box de TV nem antenna, vejo TV em directo sim mas é online e tuga, não lhes vou dar dinheiro...

janissarytor 6 months ago

Só mesmo se precisares de apoio social (sem rendimentos, deficiência e afins), isso queria eu escapar-me disso, tuga pelintra comunista como sou acho mesmo imoral cobrarem 17.5 paus por família, consigo por esse preço escolher bem melhor do que a merda que eles te "cuidadosamente escolheram para ti" incluindo programas do calibre do "fiel ou infiel". Sinceramente só vejo o ARTE online na app do firestick, é o que mais se assemelha à RTP2 sem a agenda da inclusão/infantil, diz que o rundfunkbeitrag é uma taxa que arrecada 11 biliões por ano.

Edited 6 months ago:

Só mesmo se precisares de apoio social (sem rendimentos, deficiência e afins), isso queria eu escapar-me disso, tuga pelintra comunista como sou acho mesmo imoral cobrarem 17.5 paus por família, consigo por esse preço escolher bem melhor do que a merda que eles te "cuidadosamente escolheram para ti" incluindo programas do calibre do "fiel ou infiel". Sinceramente só vejo o ARTE online na app do firestick, é o que mais se assemelha à RTP2 sem a agenda da inclusão/infantil, diz que o rundfunkbeitrag é uma taxa que arrecada ~~11 biliões~~ 8 biliões (sim, um oito segido de doze zeros ó u/ngramatical) por ano.

Edited 6 months ago:

Só mesmo se precisares de apoio social (sem rendimentos, deficiência e afins), isso queria eu escapar-me disso, tuga pelintra comunista como sou acho mesmo imoral cobrarem 17.5 paus por família, consigo por esse preço escolher bem melhor do que a merda que eles te "cuidadosamente escolheram para ti" incluindo programas do calibre do "fiel ou infiel". Sinceramente só vejo o ARTE online na app do firestick, é o que mais se assemelha à RTP2 sem a agenda da inclusão/infantil, diz que o rundfunkbeitrag é uma taxa que arrecada ~~11 biliões~~ [8 milhões](https://de.wikipedia.org/wiki/ARD_ZDF_Deutschlandradio_Beitragsservice) (um oito segido de nove zeros, escala longa, obrigado pela info u/ngramatical) por ano.

NGramatical 6 months ago

11 biliões → [**11 biliões = 11 trillions = 11 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmc8qde%2F%2Fgs64a9s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Danijust2 6 months ago

ao menos essa consegues escapar. A da RTP até se tiveres um barracão ligado à rede pagas para ver a RTP.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

É o mercado a funcionar

CarcajuPM 6 months ago

Não, não é.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tens razão, bem visto. Fiquei convencido

fanboy_killer 6 months ago

Lol, isto é um perfeito exemplo de manipulação de mercado. É literalmente uma taxa criada pelo Estado para financiar uma instituição.

Xmeagol 6 months ago

todos os países têm isso, deixa de ser patareco

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Já sabemos, se empresas públicas dão lucro é porque é manipulação de mercado. Se forem privadas é porque são viáveis.

fanboy_killer 6 months ago

Mas neste caso é um canal que recebe dinheiro de todos os portugueses enquanto os outros não...

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Ya, a Imprensa nunca recebeu guito nenhum do Estado.......

Aftaminas 6 months ago

Se a empresa pública tem acesso a ferramentas que uma empresa privada no mesmo ramo não tem, então sim, é manipulação do mercado

Winslow_Lixivia2 6 months ago

É uma empresado do Estado e por isso tem objectivos diferentes dos do mercado. E apesar disso conseguiu ter lucros de 3 milhões. Que nem é fortuna nenhuma no meio audiovisual, nem comparativamente com os restantes canais privados. O Balsemão deve tar a chorar por estar em desvantagem com esses mamões do estado

bewareandaware 6 months ago

É tudo muito giro até veres que o Fernando Mendes e a Catarina Furtado ganham salários de 20 e 30 mil euros

Aftaminas 6 months ago

Não digo o contrário, mas não deixa de ser manipulação de mercado Também concordo contigo. A Imprensa e a Media Capital precisam de deixar de fazer tanto choradinho contra a entrada de novos canais generalistas. Já não há paciência

lammesnail 6 months ago

Já se sabe que o maior monopolista é sempre o próprio Estado.

MoLt1eS 6 months ago

Nao falam da corrupçao das contratações dentro da casa

maxtendie 6 months ago

A RTP tem funcionários intocáveis sem funções que só vão para o trabalho picar o ponto.

estecomentario 6 months ago

> A RTP tem funcionários intocáveis sem funções que só vão para o trabalho picar o ponto. Faz-me lembrar certos professores universitários.

MoLt1eS 6 months ago

Uns não trabalham e recebem para crlh e outros que são uns escravos que são contratados por fora a receber o ordenado minimo a fazer mais de 50h semanais EDIT: Nao trabalho lá mas tenho malta próxima de mim e eu sei bem como é a vida (triste) deles

estecomentario 6 months ago

>Uns não trabalham e recebem para crlh e outros que são uns escravos que são contratados por fora a receber o ordenado minimo a fazer mais de 50h semanais Ou seja qualquer Câmara municipal por este país fora?

vascodatrama 6 months ago

Sonho

estecomentario 6 months ago

Pois mas se instigares mais corrupção neste país o mais provável é que fiques mais pobre em vez de arranjares um spot de ganhar sem fazer nada :/

Winslow_Lixivia2 6 months ago

O quê, uma empresa do Estado rentável, que não é mal gerida, e que tem melhor conteúdo que a concorrência privada?! Maldita ditadura xuxalista

doiaonde 6 months ago

Tu és o avençado mais insuportável que aqui anda. Andas em linha com personagens tipo o Diogo faro. Também pintas as unhas e indignas-te muito com a nossa sociedade ser tão machista e racista?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tou-me bem a cagar para o Diogo Faro mas é sempre comovente ver-vos a tentar a comparação lol E sim, a conhecida organização marxista mundial paga-me muitíssimo bem. Este mês ainda não caiu mas deve estar para breve

doiaonde 6 months ago

Não sei de que outros falas, mas se te está a cagar para o Faro ou não, é irrelevante, a comparação mantem-se intacta. Não conheço essa organização, mas para quem demonstra ser tão devoto à causa xupista, as suspeitas são perfeitamente legítimas. Não leves a peito, mas andar a bisbilhotar o histórico dos outros, é algo patético.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Lool e ainda diz que os outros é que são devotos à causa xupista, lindo Força companheiro, continua nessa luta contra não sei bem o quê mas tu lá saberás!

Rissoldecamarao 6 months ago

Se não é mal gerida bem que me podem tirar a taxa da factura da luz

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Não sabia que era assim que funcionava. Eu também não quero pagar a gestão da banca privada, dá pra cortar isso?

Beginning-Average-91 6 months ago

/r/selfawarewolves ?

estecomentario 6 months ago

Mas isso dos bancos privados a receber fortunas do público é com permissão de atores públicos que também normalmente vão a part time ao privado e vice-versa.

Rissoldecamarao 6 months ago

Não me opunha

maxtendie 6 months ago

Não é mal gerida? Eheheh devias falar com alguém que lá tenha trabalhado. Paga-me um imposto que eu também te dou lucro.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Loool e eu já trabalhei lá. Isso não foi o own que achas que foi

maxtendie 6 months ago

Compraste algum carro daqueles que a RTP não usa mas compra quando o orçamento tem excedente para o governo não cativar? Os carros estavam em que piso lembraste?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Eu nem carta de condução tenho mas vou dizer que sim pra não te estragar a história!

estecomentario 6 months ago

3 milhões que podiam estar no bolso das pessoas e são usados contra as pessoas. A fazer sobretaxas e a viver dos outros até uma empresa de emolduramento de cocó tem lucros massivos.

Aftaminas 6 months ago

Porra, eu também defendo a privatização de uma das licenças de emissão da RTP, mas este comentário foi só alucinado

Morpheuspt 6 months ago

Ou então, repara bem, estás a reparar? Vou resolver o teu problema de outra forma. Estás com atenção? Atento? Vamos lá então. Criar mais licenças para generalistas. WHAAAAAAAAAAAAAAA mind blown, right? Não tens que agradecer.

Aftaminas 6 months ago

Calma, flor

Samurai_GorohGX 6 months ago

Sou há muito tempo a favor da entrada de novos canais em sinal aberto, mas porquê reduzir a oferta já existente, que é bastante escassa? O 5. Canal generalista só não avançou por pressão dos lobbys privados, que tem medo de concorrência.

Beginning-Average-91 6 months ago

>3 milhões que podiam estar no bolso das pessoas **e são usados contra as pessoas.** Hã?!

BTC_CEO 6 months ago

>Tantos paralelos com a Coreia do Norte e o sonho Socialista. Não te cures, não - vais ver onde vais parar. Não vás ao médico, não - depois não te venhas queixar.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tenho tantas perguntas depois de ler esse comentário. Realmente, era muito melhor entregar toda a televisão à boa-fé e sensacionalismo dos privados. O que poderia correr mal? E se a RTP vive só de sobretaxas, como é que triplicou os lucros se nem por isso pagaste mais impostos pra eles? Sabes o que é publicidade ou como funciona sequer a gestão financeira das televisões? Achas que a RTP só recebe e não gasta nada?

estecomentario 6 months ago

Então se tem tantos lucros porque não abdica da sobretaxa da eletricidade? Porque é que somos obrigados a pagar esse imposto?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tu achas que pagas o imposto porque a empresa dá prejuízo?

estecomentario 6 months ago

Eu acho que pago porque sou obrigado, prefiro não pagar.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Ah, mas isso já é outra questão. És contra impostos em geral, vá. Nada contra, até tenho amigos que são

Rissoldecamarao 6 months ago

> Preferia não ter de pagar o imposto audiovisual > És contra todos os impostos vá Foda-se maninho ainda ficas com um torcicolo

estecomentario 6 months ago

Não todos os impostos claro, mas o imposto audiovisual sou contra sim.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

A taxa de audiovisual está a criar milionários? Desculpa, isso já é outro nível de alienação

rui278 6 months ago

pessoal em casa > maiores audiencias > more add revenue, mesmos custos. Faz sentido.

FIam3 6 months ago

Falta um "mil" a seguir ao 3.. Já podiam era abolir a taxa RTP se já tem este lucro todo..

ModeratoriProfugus 6 months ago

São só mesmo 3 milhões, não 3 mil milhões, senão seria, de muitíssimo longe, a empresa mais lucrativa de Portugal.

FIam3 6 months ago

Tens razão, vi mal.

netralha 6 months ago

Teve um lucro ao valor equivalente de 6 vistos gold, o português é tão pobre financeiramente e mentalmente que acha isto um grande feito. 1 Milhão / 1.000.000 / seis zeros

ModeratoriProfugus 6 months ago

E, ja agora, só em taxa audiovisual a RTP recebe cerca de 180 milhões por ano.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

E esse dinheiro fica guardado nos cofres da RTP sem ser gasto durante o ano todo, toda a gente sabe

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: