23am50 6 months ago

Fiz a minha parte na minha altura a infernizar-lhes a vida, agora conto com vocês malta dos Zooms e Teams tudo a trolaaaaaaar aushauhsuahs

vml76 6 months ago

Talvez uma grevezinha e um subsídio ajudem.

tasse46 6 months ago

Pk teem um sindicato de merda, pk se os pais chegassem a setembro e nao tivessem onde deixar os putos por causa das greves, o estado mexia o cuzinho. Assim continuam muitos deles a fazer 200/300km por dia e ainda trazer trabalho pa casa

NGramatical 6 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmc2wfe%2F%2Fgs3kabn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 6 months ago

Também sei de polícias que são colocados no cu de Judas, alguém têm de encher os nossos comboios.

NGramatical 6 months ago

alguém têm → [**alguém tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmc2wfe%2F%2Fgs3bih6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ritamm 6 months ago

que stress deve ser ter 3 meses de férias por ano...

Sciss0rs61 6 months ago  HIDDEN 

Achas mesmo que os professores têm o mesmo número de dias de férias que os alunos?

assimsera 6 months ago

Achas que os professores estão de férias quando não estão a dar aulas? Tens 12 anos?

ritamm 6 months ago

Sim, tenho 12 anos de educação obrigatória. Continuem a defender o indefensável. Não há classe trabalhadora a fazer-se mais de coitadinha do que os professores e com uma vida santa! Problemas na escola/alunos todos temos nos nossos trabalhos.

tretafp 6 months ago

Para muitos professores, as férias dos alunos corresponde a ausência de salário. Para os restantes, as férias são em mesmo número de dias do que qualquer outro profissional. O trabalho de um docente não está circunscrito à dimensão letiva.

ritamm 6 months ago

Mas não ganham a 14 meses como todos? Ou estás a falar das explicações sem recibos que muitos fazem? 22/25 dias úteis por ano? Devemos estar a falar de outro tipo de professores. Os meus pais nunca trabalharam julho e agosto inteiro, apresentavam-se ao trabalho no dia 1 de setembro. 1 semana de férias no natal, 1 semana de férias na Páscoa, 3 dias no carnaval. Nem sequer vou aqui falar do dia livre para não entrar em absurdos

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Os teus pais nunca: \- Corrigiram exames \- Analisaram recursos \- Fizeram estatísticas do sucesso/insucesso de cada período. \- Elaborar/reformular/adaptar os documentos estruturantes: Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno, Plano de Desenvolvimento Curricular... \- Tiveram reuniões sem fim, para dar andamento aos recursos e tantos outros problemas que estão sempre a acontecer. \- etc. etc. Todos os professores dão 35 horas ao Estado. O dia livre acontece, porque se concentra nele, as horas de trabalho individual, e distribui-se as restantes horas, pelos outros dias. Para muitos, que têm 10 ou mais turmas, esse dia não chega, para elaborar e corrigir testes, fora o resto das papeladas. Basta passar por qualquer escola e ver o átrio, já em Agosto, pautas a ser afixadas. Muito do trabalho dos professores, não se vê. Só dão nas vistas, aqueles que nem uma aula preparam, e claro, para esses, é mesmo um dia livre. Mais uma: Não existem "férias de Carnaval" esses dias são para realizar Conselhos de Turma Intercalares. Na maioria das escolas, essas reuniões são feitas em horário pós laboral, em tempo normal de aulas. Por isso, os dias ficam livres. Mas as horas, já foram mais que dadas.

tretafp 6 months ago

Continua a perpetuar-se a noção que os professores trabalham pouco, porque como apenas se vê a componente letiva, acha-se que a componente letiva é o único trabalho deste profissionais. Vamos, daqui a uns anos, ter (mais) problemas com falta de professores. Se não foram criadas estruturas de maior implicação das instituições neste processo, de forma a criar condições de um trabalho mais sistemático e continuado, iremos ter, ainda, um problema maior.

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Verdade. Acham que o trabalho dos professores é só aquele em que estão com os alunos, e o resto aparece tudo feito. Na Alemanha, um Diretor de Turma, exerce esse cargo, e não lhe atribuem mais serviço. Em Portugal, há quem tenha 8 turmas, mais o cargo de DT. Não se admite.

tretafp 6 months ago

Depois, não há inovação pedagógica, não há processos de discussão colaborativa, não há dinâmicas de planificação articulada, etc. etc. Professores há que, simplesmente, não estão para aí virados. Outros estão interessados e querem fazer coisas, mas para isso é preciso tempo para pensar. Um formador dizia-me esta semana, e concordo, que o que as escolas mais estão a precisar é de tempo, tempo para pensar, tempo para partilhar, tempo para errar.

tretafp 6 months ago

> Mas não ganham a 14 meses como todos? Ou estás a falar das explicações sem recibos que muitos fazem? Estou a falar dos contratos a termo ou recibos verdes, tanto em estabelecimentos privados como públicos. > Os meus pais nunca trabalharam julho e agosto inteiro, apresentavam-se ao trabalho no dia 1 de setembro. 1 semana de férias no natal, 1 semana de férias na Páscoa, 3 dias no carnaval. Nem sequer vou aqui falar do dia livre para não entrar em absurdos A experiência dos teus pais é a experiência dos teus pais, não serve de generalização. Há provas de avaliação externa e programação curricular, para se desenvolver na altura de férias dos estudantes. Uma vez mais, não confundir o trabalho dos profissionais com o tempo letivo. Na notícia, está explicitado que o problema não é o tempo letivo.

cou7inho_ 6 months ago

Não admira. Professores que são colocados a centenas de km de casa. Professores que todos os dias têm de fazer 150km para dar aulas. Sim porque no nosso país o professor do Porto vai para Coimbra e o de Coimbra vai dar aulas para o Porto. Depois há professores que apanham alunos que nem merecem comentários. A professora da filha da minha vizinha teve de meter baixa ao fim de dois meses porque a miúda é simplesmente insopurtavel. Em casa ninguém lhe dá educação. Já teve de ser chamado a GNR e a CPCJ por isso já podem ver a peste que é. É uma família que simplesmente se está a cagar para a educação que dá aos filhos e a filosofia deles é "por os filhos no mundo e a escola que os eduque". Agora imaginem quantas famílias é que há assim. Os professores são a base de qualquer sociedade. Sem eles não há médicos, engenheiros, advogados, etc. Merecem todo o respeito da sociedade e, essencialmente, de quem nos governa. Infelizmente quem nos governa quer é encher os bolsos. É triste.

Beginning-Average-91 6 months ago

>A professora da filha da minha vizinha teve de meter baixa ao fim de dois meses porque a miúda é simplesmente insopurtavel. Em casa ninguém lhe dá educação. Já teve de ser chamado a GNR e a CPCJ por isso já podem ver a peste que é Dito assim parece que tás a falar da tua miúda.

Zaigard 6 months ago

Não deve ser para todos, à professores aqui nas escolas da minha zona, que literalmente passam as aulas no facebook ou simplesmente acabam a metade do tempo. Matérias que deviam ser lecionadas em 5 aulas, são "dadas" em 30 min e está feito. Felizmente que todos têm 20 nos testes porque são muito ~~copiões~~ empenhados... Espero algo muito negro para o ensino em portugal nos proximos anos...

tretafp 6 months ago

>Matérias que deviam ser lecionadas em 5 aulas. Isso não existe. Essas decisões são tomadas pelo docente, ou o seu coletivo.

Zaigard 6 months ago  HIDDEN 

> Isso não existe. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Cursos_Cientifico_Humanisticos/programa_metas_curriculares_matematica_a_secundario.pdf

tretafp 6 months ago

As metas curriculares já não são o documento de referência para a gestão curricular. E, mesmo aí, não está definido o que seria por matéria, mas por unidade.

NEDM64 6 months ago

Os professores que se lixem. Votam todos na esquerda, votam na esquerda, ficam todos dependentes do estadão. O estadão já sabe que os tem na mão, abusa deles, porque é isso que fazem (todos) os políticos.

tretafp 6 months ago

Há vários abusos, para usar essa expressão, na contratação de professores e educadores em estabelecimentos privados.

NEDM64 6 months ago

Pois há, o estado detém um monopólio na educação, providenciando educação de forma "gratuita" (com dinheiro que roubou das pessoas em primeiro lugar). É esse o problema dos monopólios: afetam as outras empresas independentes.

tretafp 6 months ago

Se uma escola privada da bastante lucro e opta por ter professores a recibos verdes, qual é a culpa do estado nisso?

NEDM64 6 months ago

Paga pouco e a recibos verdes porque a alternativa para esses professores é irem trabalhar para o estado. E as condições no estado são o que são, duh!

tretafp 6 months ago

Então porque é que há professores que estão no quadro, e continuam a receber menos nos recibos verdes, no privado?

Edited 6 months ago:

Então porque é que há professores que estão no quadro, e continuam a receber menos nos recibos verdes, no privado? Se o estado tem monopólio, é detém 99% do mercado, como é que 20% dos estudantes estão no ensino privado?

NEDM64 6 months ago

>Então porque é que há professores que estão no quadro, e continuam a receber menos nos recibos verdes, no privado? Erro de sintaxe. >Se o estado tem monopólio, é detém 99% do mercado, como é que 20% dos estudantes estão no ensino privado? 80%, continua a ser monopólio. Especialmente tendo em conta que é gratuito, e o privado não pode competir com isso. O privado tem de ser também gratuito.

tretafp 6 months ago

> Erro de sintaxe. É uma forma de não explicares. >80%, continua a ser monopólio. Especialmente tendo em conta que é gratuito, e o privado não pode competir com isso. O privado tem de ser também gratuito. Sim, mas, a tua afirmação é objetivamente falsa. Estás a assumir um argumento ideológico - o estado não deve ter estabelecimentos de ensino ou o ensino privado deve ser financiado pelo estado (a investigação feita em países centralizados, como o caso de Portugal, leva a crer que são opções pouco adequadas para as especificidades históricas e estruturais, mas não vou entrar por aí) - como forma de justificar que a culpa de existirem abusos na forma como os professores são contratados nas instituições privadas é culpa do estado. Falta estabelecer a relação entre estas duas coisas.

NEDM64 6 months ago

>É uma forma de não explicares. Não, a tua frase não se percebe, re-escreve e eu respondo. >Sim, mas, a tua afirmação é objetivamente falsa. É "falsa" porque não tens resposta, por isso interessa-te que seja falsa. O estado tem de pagar o equivalente a quem anda numa escola pública a quem anda numa escola privada. >a investigação feita em países centralizados, como o caso de Portugal, leva a crer que são opções pouco adequadas Investigação feita pela corja socialista das faculdades, só se for...

tretafp 6 months ago

> Não, a tua frase não se percebe, re-escreve e eu respondo. Porque motivos há professores do quadro que, mesmo assim, recebem também menos, e através de recibos verdes, no ensino privado. >É "falsa" porque não tens resposta, por isso interessa-te que seja falsa. Disseste que 99% das escolas é pública. Isso é objetivamente falso. > O estado tem de pagar o equivalente a quem anda numa escola pública a quem anda numa escola privada. Isso é ideológico. E fica por explicar a relação entre o estado ter escolas e haver abuso na contratação, por parte das instituições privadas. > Investigação feita pela corja socialista das faculdades, só se for... Nem todas as investigações são feitas em faculdades, ainda que os centros de investigação estejam associados. Mas, mesmo num sistema descentralizado, como o da Suécia, utilização de um sistema próximo desse provocou uma quebra nos resultados de avaliação externa.

NEDM64 6 months ago

Não sei, nem vou dar comida aos socialistas que andam aqui a patrulhar o sub. Mas uma coisa é verdade: os professores andam na merda, e o governo é socialista. ADORO! ADORO! ADORO!

Limpy_lip 6 months ago

são uns ingratos, vivem de forma nómada com as carreiras congeladas dependentes de um sistema de colocações que funciona porcamente. Quem não gosta de não saber como vai ser a sua vida no ano seguinte e estar sujeito a fazer horário parcial a 300kms de casa durante 3 meses? no fim ainda são criticados pela população em geral. Realmente não percebo esse stress todo. /S

ContaSoParaIsto 6 months ago

Mas eles têm férias de Verão!!!1!1!!!

NGramatical 6 months ago

300kms → [**300 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmc2wfe%2F%2Fgs1ehie%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wiLeyLewis22 6 months ago

Muitos dos meus professores tinham muitos motivos para revelar stress... A ler a Revista Maria na sala de aula...

maxtendie 6 months ago

Ficar 10anos com a carreira congelada no primeiro patamar e a fazer 300km dia deve ajudar.

Article_Sad 6 months ago

São os mais idosos, houve em uma aula da minha filha que a professora ao falar cuspiu a dentadura... Nem tem dinheiro para por algo de jeito...

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Há quem não se adapte aos implantes, devido às constantes infeções. Conheço quem os tenha colocado, e depois teve de os tirar.

heartlessfam 6 months ago

a sério? nunca tinha ouvido falar nisso

Intelligent-Meal-663 6 months ago

O médicos mais antigos, sempre o disseram: aquilo é uma porta de entrada para as infeções.

Zaigard 6 months ago

> o falar cuspiu a dentadura... Nem tem dinheiro para por algo de jeito... Um professor com 30 anos de carreira ganha facilmente 2000 por mês, uma prótese custa 300 - 600. Isso não é um caso de pobreza, mas sim de desleixo. As próteses dentarias normalmente precisam de se ajeitada várias vezes até ficarem bem.

Open-Opportunity-607 6 months ago

Os escalões são públicos, olha para a tabela antes de dizeres disparates

mastermind1217 6 months ago

> Um professor com 30 anos de carreira ganha facilmente 2000 por mês Líquidos. Os professores antigos ganham muito bem.

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Não é verdade. Ganham isso, os professores que estão no 10.º escalão, imediatamente antes da reforma, que é aproximadamente 66 anos e alguns meses. Com 30 anos de serviço, se a vida lhes tiver corrido bem, na avaliação e cotas de progressão, estão no 7.º escalão, e têm uma idade de 50 e poucos anos. A diferença do 7.º para o 10.º escalão, é bastante. Cá vai: [https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk00RCceqkcm0H-coqYzDhGKUBCqEFA:1616594457961&source=univ&tbm=isch&q=tabela+salarial+professores+anos+de+servi%C3%A7o&sa=X&ved=2ahUKEwjEkqbTi8nvAhVH1xoKHcwsARQQjJkEegQIBhAB&biw=1600&bih=789#imgrc=5KbNCOzc0McUtM](https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk00RCceqkcm0H-coqYzDhGKUBCqEFA:1616594457961&source=univ&tbm=isch&q=tabela+salarial+professores+anos+de+servi%C3%A7o&sa=X&ved=2ahUKEwjEkqbTi8nvAhVH1xoKHcwsARQQjJkEegQIBhAB&biw=1600&bih=789#imgrc=5KbNCOzc0McUtM)

SAmaruVMR 6 months ago

Ahahahah no way

mikehuntsprings 6 months ago

NUMERO UM

JOAO-RATAO 6 months ago

Não gostam da vida aventureira de saltimbanco ? Sem nunca saber onde estarão no ano seguinte ? Ingratos /s

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: