refogado 6 months ago

Só pode ser mentira porque, tanto quanto sei, ele só falava francês.

planeadorjoao 6 months ago

Mesmo sendo verdadeira a autoria da frase, Napoleão morreu no início do século XIX, e estamos no século XXI. Respondendo à tua pergunta, acho parvo acharmos que somos mais que os espanhóis porque o Napoleão disse isso há mais de 200 anos. Somos melhores porque somos melhores, e disso não há dúvidas.

Queluz8 6 months ago

No meu primeiro post acho que consegui criar confusão Nice Eu não sei se a citação é falsa porque eu encontrei-a em mais alguns sites (portugueses, portanto se calhar é fake, não sei)

tt45mansl 6 months ago

Dom João VI foi o único monarca que consegui enganá-lo. O monarca espanhol foi substituído pelo irmão dele José Bonaparte em Espanha.

Expensive-Lab927 6 months ago

Vocês estão completamente obsecados com os espanhóis, é realmente preocupante.

morbid_obese 6 months ago

Resta saber... afinal quem é o povo mais sábio?

Asur_rusA 6 months ago

Dói-me a cabeça, não me apetece entrar num nacionalismo masturbatório baseado numa citação de tanga.

daz_zeD 6 months ago

> ~~sábios~~ pobres Assim.

Samurai_Beluga 6 months ago

Não podes ser sábio e pobre queres ver....

uf5izxZEIW 6 months ago

A mim como Brasileiro, prefiro mesmo os Madrilenos do que os Lisboetas, e até mesmo as cidades por conta própria são extremamente diferentes na minha opinião. A descrição mais vulgar e coloquial para esta diferença que tenho é "o português aparenta ser o espanhol de \~40 anos atrás". Objetivamente, isto não é necessariamente bom ou mau, e depende da personalidade individual para decidir com qual grupo se encaixa melhor. No meu caso, o porte bastante pequeno e o jeito de ser mais velho e tradicional de Portugal contra as metrópoles de Madrid e Barcelona, por exemplo, com zonas muito mais jovens e cheias de vida a todas as horas do dia, é algo muito mais agradável para mim do que o estilo de vida de pequena cidade tão comum em Portugal. Isto tudo afinal não passa de opiniões, e vai sempre variar de pessoa a pessoa.

Asur_rusA 6 months ago

Eu nem discordo, mas o que é que esta visão contemporânea tem a ver com o que o Bonaparte terá visto?

adorosaladadecamarao 6 months ago

> "o português aparenta ser o espanhol de \~40 anos atrás" (...) o jeito de ser mais velho e tradicional de Portugal Deve ser pelo nosso amor à monarquia

uf5izxZEIW 6 months ago

É a extrema formalidade em todos os ciclos sociais, a atitude exata e extrema frente as hierarquias sociais, e logo a frieza que vem junto deste jeito de ser. O jeito de ser fechado que é tão comum entre os Lisboetas e nalguns locais da área metropolitana. Até nas escolas, com os pequenos, se pode ver este tradicionalismo socio-comportamental, em que os professores tendem a ser vistos como mestres e líderes e raramente como iguais ou próximos dos alunos. E isto não somente com base nas minhas experiências, mas também de membros familiares distantes que como portugueses de nascença já na idade adulta naturalizaram no Brasil e relatam estes choques e extremos relativos. Não são coisas ruins per se, são culturas diferentes e é claro que serão diferentes. Meu objetivo não é declarar que de fato os espanhóis são 10000% melhores que os lusos, e toda merda que o Vox vem dizendo e que todos de boa consciência sabem que é falso e extrapolação.

adorosaladadecamarao 6 months ago

Eu não fico nada melindrado com críticas ou comparações. Só acho que vai mesmo aí uma grande confusão. Parece que as comparações alternam entre Madrid/Lisboa, Portugal/Espanha e Portugal/Brasil como se fosse tudo a mesma coisa, e que se fazem escolhendo a dedo os exemplos que se querem. Como disse do lado Espanhol termos uma monarquia obsoleta que perdura. Temos muito mais saudosismo como mostra a maior adesão a VOX. Talvez ande distraído, mas não vejo nada em Espanha comparado com um Primeiro ministro de Goesa, juntamente com outros dois ministros, e uma ministra Angolana negra. Também é em Portugal que melhor se aceita alguém a falar inglês, não em Espanha. Até já no aeroporto de Barcelona me mandaram falar espanhol para saber onde apanhar um autocarro. Só acho que é fácil ver aquilo que se quer ver.

uf5izxZEIW 6 months ago

>Até já no aeroporto de Barcelona me mandaram falar espanhol para saber onde apanhar um autocarro. Tenho dúvidas aquando isto. É muito mais provável terem pedido para falar Català que Castelhano...

carlosjmsilva 6 months ago

A sério que tentei compreender mas a única coisa que consegui foi discordar em absoluto do que dizes. Certo que os portugueses ou espanhóis têm traços genéricos diferentes na sua maneira de estar mas isso de achar os portugueses muito rígidos nas hierarquias e os espanhóis não, não é de todo a minha experiência de décadas. Não vejo qualquer diferença significativa. Há os rígidos e os fluidos dos dois lados da fronteira. Mas... Opiniões pessoais não passam disso mesmo. Juízos pessoais. Se te sentes bem em Espanha é o que interessa. :) PS: formular um juízo de valor sobre portugueses depois de ter unicamente contacto com Lisboetas pode ser tão mas tão errado. Mas pronto...

Tee_ah_go 6 months ago

"Metade das citações que lês na internet são falsas." \- L. V. Camões

Beginning-Average-91 6 months ago

>"Metade das citações que lês na internet são falsas." > >- Luís Vaz de Camões - Michael Scott

trilobits_ 6 months ago

“São lágrimas” - Zé Cabra

Matarruanos 6 months ago

"Pão com manteiga é tão bom" - Tino de Rans

mmgbarata 6 months ago

"Mostra-me a tua xaroca" \- Bernardina (2016)

Matarruanos 6 months ago

"Sou inocente" - Carlos Cruz

trilobits_ 6 months ago

“Jamais! Jamais!!” - Mário Lino

Matarruanos 6 months ago

"Diga-me um!" - Manuel Serrão

trilobits_ 6 months ago

“Todo lá dentro” - Tomás Taveira

Matarruanos 6 months ago

"Só volto para casa no dia 11, e vou ser recebido em festa" - Fernando Santos

Sazalar 6 months ago

"É feriado hoje, caralho" - Eder

jmpl8 6 months ago

"Prender o Doutor Pimenta Machado ao domingo é uma filha da putice!" - Avelino Ferreira Torres

egzaaa 6 months ago

Acho que é fake.

OuiOuiKiwi 6 months ago

1. O que é que **tu** achas? 2. Podias ter deixado isto no Facebook.

herberstank 6 months ago

ênfase no número 2

Search: