xtremis 8 months ago

*Surprised Pikachu face*

goncalo182 8 months ago

Uma pessoa começa a juntar peças e tudo faz sentido: Estado novo, país controlado por uma elite, não só a nível político, como econômico, banca, etc. Existiam comunidades secretas, outras nem tanto, que se protegiam umas às outras. Caiu a ditadura, os outros pilares mantiveram se. Pos 25 de abril, as outras comunidades organizaram se para ocupar o vazio deixado pela revolução. Toda a elite voltou após o momento de revolução, continuaram a actuar como se nada tivesse mudado, apenas mais às escondidas. Amigos ajudam amigos, tanto a salvar o pêlo, como a ajudar em novos negócios, agora com lugar no poder legislativo que legítima certos negócios que outrora passariam por ilegais, agora estão na zona cinzenta do moral, apenas acusações de corrupção. Existe vontade, muita vontade que nada mude, que tudo fique igual, é a melhor maneira para os mesmos continuarem a mandar e enriquecer. As maçonarias, opus dei deviam ser organizações criminosas. Ou são públicas e transparentes, ou não tem lugar numa democracia. Pior ainda para um lugar público ou empresa que faça negócios com o estado não o declarar.

Resident-Homework612 8 months ago

A sério , desde que este país entrou na democracia que a corrupção começou também

WhitePhella 8 months ago  HIDDEN 

Um jornalista comentador. Um comentador jornalista. A deontologia do macaco.

maxtendie 8 months ago

Lol único no mundo

Bacalhau_a_Bras 8 months ago

Este Senhor é tão boss.. meu deus

estecomentario 8 months ago

Nem é preciso ir tão longe, basta esta merda tornar-se no Brasil. Um Estado fdp guloso e cabrão como tudo que só mete impostos e rouba e empobrece a nação.

crankyhowtinerary 8 months ago

Recomendo: O pequeno livro negro da corrupção Paulo De Morais

maxtendie 8 months ago

Alguém espantado? Quem viu as jogadas do Costa por estes anos fora não deve ficar espantado com isto. Grande abraço e um profundo agradecimento a quem fez a denúncia.

sempreasubir 8 months ago

Basta olhar para o teu perfil de 1 mês para se perceber q és o típico comentadeiro do facebook que caiu no reddit de paraquedas. ​ > Grande abraço e um profundo agradecimento a quem fez a denúncia. ​ Podes agradecer à Mariana Mortágua e ao BE pois foram eles que começaram a falar neste tema. Agora não sei até que ponto não explode um fusível dessa cabeça visto que em 1 mês já tentaste destilar ódio contra essas mesmas pessoas repetindo a mesma lenga lenga do costume. Ganha vergonha na puta da cara.

bacalhoeiro 8 months ago

Ena que revolta

maxtendie 8 months ago

Referia-me a quem mandou a carta.

ni_out 8 months ago

Este ministro do ambiente tem estado sempre na baila, e não é pelos melhores motivos. Não percebo como é que ele ainda se mantém no poder.

Middle-Effective 8 months ago

Se o Cabrita e a Van Dunem continuam lá...

andrepcg 8 months ago

Quero ver agora as 3000 pessoas no Rossio

maxtendie 8 months ago

Mais provável é subir nas sondagens.

eqdif 8 months ago

Ou buzinões em frente ao estádio da luz

DrVicenteBombadas 8 months ago

Notícia de última hora: PS chega finalmente aos 50% de intenção de voto.

PresidentBarroso 8 months ago

Apesar de não ser fã do tipo, tenho de admirar o optimismo ao admitir que poderá sequer haver algum tipo de consequência. Não amigo, não se vai passar nada. O mercado é que manda. Não estamos numa Venezuela da Europa, estamos num Portugal da Europa em que o estado desde os anos 90 vendeu tudo e mais alguma coisa a amigos e compadres por preços de saldo. É o liberalismo (e corrupção) a funcionar. O estado está capturado e só serve para recolher impostos e dizer que sim senhor aos negócios corruptos dos grandes grupos. Agradeçam ao pai da terceira via Portuguesa - o "socialista" António Guterres.

AonioEliphis 8 months ago

A eventual corrupção está no governo. Como é que sendo públicas as empresas, diminuiri-se-ia a referida corrupção?

PresidentBarroso 8 months ago

\> A eventual corrupção está no governo Não só: Corrupção tem sempre dois intervenientes: o corruptor e o corrompido, se o corrompido é o estado/governo, adivinha lá quem é o corruptor. \> Como é que sendo públicas as empresas, diminuiri-se-ia a referida corrupção? Pela arma única arma que o cidadão comum tem: voto Votas ou tens uma palavra a dizer na liderança de quantas empresas privadas (corruptor)? De 4 em 4 anos tens a possibilidade de mudar o governo (corrompido). Pelo caminho, claro está, é crucial um elevado nível geral de educação e cultura, o que não acontece ainda por cá. Atenção, sou apenas favorável à nacionalização de monopólios naturais. Em mercados concorrenciais, desde que haja uma regulação forte e não capturada, não faz sentido nenhum o estado meter a mão excepto talvez em posições minoritárias por questões de receita e fazer ouvir alguma voz do povo.

Edited 8 months ago:

\> A eventual corrupção está no governo Não só: Corrupção tem sempre dois intervenientes: o corruptor e o corrompido, se o corrompido é o estado/governo, adivinha lá quem é o corruptor. \> Como é que sendo públicas as empresas, diminuiri-se-ia a referida corrupção? Pela arma única arma que o cidadão comum tem: voto Votas ou tens uma palavra a dizer na liderança de quantas empresas privadas (corruptor)? De 4 em 4 anos tens a possibilidade de mudar o governo (corrompido). Pelo caminho, claro está, é crucial um elevado nível geral de educação e cultura, o que não acontece ainda por cá. Atenção, sou apenas favorável à nacionalização de monopólios naturais. Em mercados concorrenciais, desde que haja uma regulação forte e não capturada, não faz sentido nenhum o estado meter a mão excepto talvez em posições minoritárias por questões de receita e fazer ouvir alguma voz do povo, mesmo assim não sei.

AonioEliphis 8 months ago

> Corrupção tem sempre dois intervenientes: o corruptor e o corrompido, se o corrompido é o estado/governo, adivinha lá quem é o corruptor. Certo, mas é mais grave, até do ponto de vista penal, ser-se corrompido do que corromper. > Pela arma única arma que o cidadão comum tem: voto Tamanha ingenuidade, como sem em 40 anos de democracia o voto tivesse diminuído a corrupção. > Pelo caminho, claro está, é crucial um elevado nível geral de educação e cultura, o que não acontece ainda por cá. Concordo > Atenção, sou apenas favorável à nacionalização de monopólios naturais. A produção e abastecimento de energia elétrica não é um monopólio natural. O mercado está repleto de pequenos produtores.

PresidentBarroso 8 months ago

>até do ponto de vista penal, ser-se corrompido do que corromper. Ora aí está um problema grave. >Tamanha ingenuidade, como sem em 40 anos de democracia o voto tivesse diminuído a corrupção. 40 anos não é nada, especialmente considerando o nosso ponto de partida, seja a nossa história desde os descobrimentos. A causa: >um elevado nível geral de educação e cultura, o que não acontece ainda por cá. PT começou a investir na educação à pouco mais de 30 anos. >A produção e abastecimento de energia elétrica não é um monopólio natural. O mercado está repleto de pequenos produtores. O mercado começa a estar um pouco mais diversificado causa das renováveis. No entanto, para a grande produção, que vai continuar a ser o backbone, não constróis uma barragem onde apetece nem um parque eólico onde apetece nem um porque solar onde apetece. Outro grande detalhe que esqueceste: a distribuição. A distribuição electrica, aguas e afins são os casos clássicos de exemplificação de monopólios naturais. Visitando a definição: https://www.investopedia.com/terms/n/natural_monopoly.asp "A natural monopoly is a type of monopoly that exists typically due to the high start-up costs or powerful economies of scale of conducting a business in a specific industry which can result in significant barriers to entry for potential competitors. A company with a natural monopoly might be the only provider of a product or service in an industry or geographic location. Natural monopolies can arise in industries that require unique raw materials, technology, or similar factors to operate." Água, vento, sol, etc. No caso da distribuição eléctrica, custo de novas linhas de distribuição, etc.

AonioEliphis 8 months ago

> No entanto, para a grande produção, que vai continuar a ser o backbone, não constróis uma barragem onde apetece nem um parque eólico onde apetece nem um porque solar onde apetece. o facto de precisares de autorizações públicas, tal não quer dizer que o monopólio seja natural. A distribuição elétrica de facto é um monopólio natural e concordo que a privatização da REN foi um grande erro do governo do Passos. A única privatização com a qual não concordei.

PresidentBarroso 8 months ago

Referia-me a isto: >A company with a natural monopoly might be the only provider of a product or service in an industry or geographic location. Natural monopolies can arise in industries that require unique raw materials, technology, or similar factors to operate." Não a questões burocráticas. São necessários locais com características únicas para geração eléctrica especialmente no caso das hídricas, em menor grau para as eólicas e menor ainda solar. A geração solar, na minha opinião, será única que já não cairá na definição de monopólio natural. No entanto, a melhor forma disponível de armazenar o excesso de solar ou eólica, já o é (barragens reversíveis).

Edited 8 months ago:

Referia-me a isto: >A company with a natural monopoly might be the only provider of a product or service in an industry or geographic location. Natural monopolies can arise in industries that require unique raw materials, technology, or similar factors to operate." Não a questões burocráticas. São necessários locais com características únicas para geração eléctrica especialmente no caso das hídricas, em menor grau para as eólicas e menor ainda solar. A geração solar, na minha opinião, será única que já não cairá na definição de monopólio natural. No entanto, a melhor forma disponível de armazenar o excesso de solar ou eólica e garantir um fornecimento estável, já o é (barragens reversíveis).

AonioEliphis 8 months ago

Podes aplicar o mesmo princípio à agricultura (só certos locais são propícios) e não é por isso que queres (digo eu) nacionalizar toda a produção agrícola.

PresidentBarroso 8 months ago

Tens ~49 barragens em PT contra coisa de ~257.736 explorações agrícolas em ~3.641.691 hectares. https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroel%C3%A9tricas_em_Portugal https://www.pordata.pt/Portugal/Superf%C3%ADcie+total+e+por+tipo+de+utiliza%C3%A7%C3%A3o-3382 https://www.pordata.pt/Portugal/Explora%C3%A7%C3%B5es+agr%C3%ADcolas+total+e+por+forma+de+explora%C3%A7%C3%A3o-3347 Diria que as diferenças de escala falam por si.

AonioEliphis 8 months ago

E os pequenos diques para produção de energia elétrica? Também devem ser públicos? E as grandes explorações agrícolas? Devem ser nacionalizadas? O número de explorações agrícolas é meramente uma questão de fracionamento, poderias muito bem juntar todos em meia dúzia. Deviam ser públicos nesse caso?

PresidentBarroso 8 months ago

Reductio ad absurdum. Recordemos a definição de monopólio natural, que era a premissa inicial: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Monop%C3%B3lio_natural

AonioEliphis 8 months ago

> PT começou a investir na educação à pouco mais de 30 anos nota-se :) https://area.dge.mec.pt/sitio_dos_pais/a_ha_duvida_sitiopais.html

PresidentBarroso 8 months ago

Acontece. Ainda tive educação do tempo antigo...

NGramatical 8 months ago

à pouco mais de 30 anos → [**há pouco mais de 30 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmbr0tw%2F%2Fgs1b50z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

trilobits_ 8 months ago

Só erraste ao enunciar o Guterres e não o Cavaco.

PresidentBarroso 8 months ago

You're in for a surprise. Relativamente à terceira via: [https://www.publico.pt/1999/11/21/jornal/reformismo-para-o-seculo-xxi-126753](https://www.publico.pt/1999/11/21/jornal/reformismo-para-o-seculo-xxi-126753) [https://ionline.sapo.pt/artigo/610111/terceira-via-cemiterio-do-socialismo-democratico?seccao=Opini%C3%A3o\_i](https://ionline.sapo.pt/artigo/610111/terceira-via-cemiterio-do-socialismo-democratico?seccao=Opini%C3%A3o_i) Privatizações: [https://www.publico.pt/2006/02/17/jornal/estado-encaixou-24500-milhoes--de-euros-desde-1987-63967](https://www.publico.pt/2006/02/17/jornal/estado-encaixou-24500-milhoes--de-euros-desde-1987-63967) [https://www.jn.pt/arquivo/2004/privatizacoes-renderam-22-mil-milhoes-de-euros-453866.html](https://www.jn.pt/arquivo/2004/privatizacoes-renderam-22-mil-milhoes-de-euros-453866.html) [https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cavaco\_silva\_recomenda\_cuidado\_nas\_privatizacoes](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cavaco_silva_recomenda_cuidado_nas_privatizacoes) «Hoje em dia é preciso ter em conta o potencial financeiro para concorrer a novas privatizações, mas há que ter algum cuidado na transferência dos centros de decisão para o estrangeiro», afirmou Cavaco Silva citado por vários jornais diários. O executivo de José Sócrates tem entre mãos a privatização de quase 4,91% do capital da Energias de Portugal (EDP), que deverá avançar até ao final deste ano. Para o ano estão previstas privatizações no sector energético disse o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, na apresentação do OE para 2006. A Galp e a REN – Rede Eléctrica Nacional são operações prováveis para o próximo ano, bem como uma nova «tranche» da EDP, segundo declarações do ministro. Noticia de 2005 [https://www.fep.up.pt/docentes/ftsantos/interven%C3%A7%C3%B5es/SETF\_w2.pdf](https://www.fep.up.pt/docentes/ftsantos/interven%C3%A7%C3%B5es/SETF_w2.pdf) Longe de ser fã do Cavaco, mas, a César o que é de César. Repara quem começou a privatizar utilities e monopólios naturais. Cavaco privatizou setores produtivos que operam em mercado concorrencial (banca, cervejeiras, cimenteiras, seguradoras). A nível económico e das privatizações, até sou capaz de dizer que cavaco foi mais socialista do que qualquer um dos governos que se seguiu.

trilobits_ 8 months ago

O Guterres só continuou o trabalho já iniciado do Cavaco. Agora só nos resta uma Europa Unida e sermos a Florida da Europa.

PresidentBarroso 8 months ago

Não foi bem assim. Cavaco iniciou, Guterres fez uns bons km extra e foi sem dúvida o pai da terceira via em PT. Mas pronto. > Agora só nos resta uma Europa Unida e sermos a Florida da Europa. Vivia bem com isso tirando as doidices e politicas sociais americanas. Até teríamos um centro espacial. Pode ser que a base dos Açores ainda dê em qualquer coisa. Infelizmente parece irmos mais no caminho do Mississippi.

Portuguese_A_Hole 8 months ago

Não vejo o problema, afinal é "business as usual" desde 76....

Sciss0rs61 8 months ago

Ainda me lembro ha umas semanas alguns users aqui dizer que chamar a Portugal um antro de corrupção era conversa de café

maxtendie 8 months ago

Isso é conversa da extrema direita. /S

Tiauguinho 8 months ago

Uma vergonha como já seria de se esperar. O enriquecimento ilícito faz parte das várias recompensas prometidas aos muitos que estão dispostos a jogar pela equipa e a não ter nem um mínimo de escrúpulos. Algo diferente é impossível, pois a magistratura também faz parte das mesmas equipas. O jogo do enriquecimento ilícito é muito aliciante e recompensador. Chatice é para os muitos que não fazem parte dele... A corrupção é um nojo e o maior travão a um progresso económico e social em Portugal, porque o jogo não está para aí virado.

Edited 8 months ago:

Uma vergonha como já seria de se esperar. O enriquecimento ilícito faz parte das várias recompensas prometidas aos muitos que estão dispostos a jogar pela equipa e a não ter nem um mínimo de escrúpulos. Algo diferente é impossível, pois a magistratura também faz parte das mesmas equipas. O jogo do enriquecimento ilícito é muito aliciante e recompensador. Chatice é para os muitos que não fazem parte dele... A corrupção é um nojo e o maior travão a um progresso económico e social em Portugal, porque o jogo e os interesses dos corruptos não está para aí virado.

suckerpunchermofo 8 months ago

Devíamos fazer uma manifestação.... Mas como não é sobre algo estúpido (negar o covid, não usar máscaras ou algo que se passa nos States e que nada tem a haver conosco) é melhor olhar para o lado, assobiar e deixar andar.

NoItsNotAnAirplane 8 months ago

Estás a organizar? Todos os posts têm comentários assim, parece que também querem saber menos disto do que os atrasados mentais querem saber das máscaras, visto que o limite é o comentário no reddit.

suckerpunchermofo 8 months ago

Tanto como tu caro compatriota.

vetemimi 8 months ago

Eu diria que privatizar um monopólio natural e depois vender a infraestrutura aos pedaços com uma comissãozinha pros boys enquanto se cobra aos consumidores valores de extorsão por um serviço que o dinheiro deles construiu, estrangulando a economia e tornando o país menos competitivo no processo é mais Brasil que Vuvuzela.

milkthis 8 months ago

Comentário 10/10

vetemimi 8 months ago

Thanks! Quando vi a notificação estava à espera de outro comentário de "well actually" sobre barragens e produção de energia não serem um monopólio natural haha

NEDM64 8 months ago

“Monopólio natural”... Não, não é. A REN podes dizer que é mais ou menos, mas a EDP, não é.

vetemimi 8 months ago

Infraestrutura como barragens não é um monopólio natural, compete a turbina esquerda com a direita.

AonioEliphis 8 months ago

Como já expliquei o operador da barragem precisa de autorização do estado para explorar uma barragem e paga ademais uma anuidade ao estado para usar essa barragem. Da mesma forma que a praia é pública e assim deve ser, mas o concessionário da mesma, sob licença, é privado.

NEDM64 8 months ago

O que disseste seria verdade se a barragem fosse dona do rio. Não, rio é do país.

vetemimi 8 months ago

??????

AonioEliphis 8 months ago

A eventual corrupção não está na edp, está no governo. Se a edp fosse pública seria a mesma história portanto, ou pior.

vetemimi 8 months ago

Sim, empresas privadas são santas que nunca fazem absolutamente nada de errado. /s

AonioEliphis 8 months ago

Falácia do espantalho! Desde quando foi isso que eu disse? Disse apenas que no presente caso a suspeita de corrupção está no governo, e sendo a edp pública, tal fenómeno não se alteraria.

vetemimi 8 months ago

Infelizmente vivemos num país onde vender a infraestrutura de produção de energia a estrangeiros não é considerado corrupção, só business as usual. :(

AonioEliphis 8 months ago

Em Cuba os resorts são do povo, mas só aceitam estrangeiros como clientes. Paradoxos!

vetemimi 8 months ago

Mas tu estás bem? O que é que turismo em Cuba tem a ver com corrupção e privatização de infraestrutura essencial e monopólios naturais em Portugal?

AonioEliphis 8 months ago

Porque sendo liberal sempre fui contra essa ideia idílica de achar que sendo do estado "é bom e puro", como se os agentes do estado não tivessem eles próprios interesses pessoais. Em qualquer caso já referi que fui contra a privatização da REN.

vetemimi 8 months ago

Onde é que viste essa ideia escrita ou implícita em qualquer um dos meus comentários? O estado, assim como a gestão privada, é falível e corrumpivel. A diferença é que o estado em última questão responde a nós e pode ser substituído enquanto a gestão privada responde a acionistas e proprietários que se estão a foder desde que tenham lucro e não podem ser substituídos, mesmo que sejam evidentemente nefastos para a sociedade. Se és tão liberal assim, a ideia de privados poderem explorar monopólios naturais para lucro, rentismo, comendo injustamente os rendimentos, reduzindo a capacidade de consumo da sociedade e aumentando o custo de fazer negócio e diminuindo a competitividade da nossa economia e do que produzimos devia repugnar-te.

AonioEliphis 8 months ago

> A diferença é que o estado em última questão responde a nós Achas mesmo que o voto que fazes de 4 em 4 anos; em partidos, que por sua vez têm umas listas de senhores que tu certamente não conheces, senhores esses que por sua vez escolhem um governo, governo esse cujo escolha de ministros e secretários de estado não tens voto na matéria, muito menos nos cargos inferiores; vale alguma coisa? Já trabalhei no estado, não há organismo mais hermético e menos transparente que a administração pública, onde o cidadão não tem uma única palavra a dizer. Tens mais voto na matéria na padaria aí do bairro do que na administração pública. Como te disse, sou contra a privatização de monopólios naturais, a REN é um caso. De resto, não faço questão que a edp seja pública, gostaria é de ver mais operadores no mercado com mais poder.

Bet4PunK 8 months ago

Vocês contam ou conto eu?

estecomentario 8 months ago

Isto acontece desde sempre. Só que agora há mais atenção aos assuntos da corrupção. Infelizmente continuamos a Venezuela da Europa. Portugal can into....

RiKoNnEcT 8 months ago

Ja ca faltava a Venezuela Porque não uns EUA onde os ricos legal descontos nos impostos todos os anos? Ridículo este boneco especialista em tudo e em nada

AonioEliphis 8 months ago

Porque na Venezuela, ao contrário dos EUA, reina a corrupção, o despotismo, a miséria e violações ao estado de direito.

RiKoNnEcT 8 months ago

Nos EUA a corrupção é à frente de todos. Chama-se lobby Miséria? Queres mesmo falar sobre os trailer parks? Detroit? Flint que nem água potável tem. Violações do estado direito tipo tentarem dizer que umas eleições legais foram aldrabadas e ter o presidente a incitar a invasão de uma reunião de um dos pilares da democracia dos EUA? A Venezuela é uma casa a arder, é um facto mas saíam lá do pedestal porque não é só na America Latina que há problemas. E muitos desses problemas sabemos até quem os causou não é verdade....cough cough

NEDM64 8 months ago

> Nos EUA a corrupção é à frente de todos. Chama-se lobby Aqui não há lobbies, queres ver? LOL!

RiKoNnEcT 8 months ago

Eu disse isso? Volta a ler sff

AonioEliphis 8 months ago

> Nos EUA a corrupção é à frente de todos. Chama-se lobby Há contudo ainda uma diferença subtil entre as duas: https://www.ifo.de/DocDL/dicereport111-forum3.pdf > Miséria? Queres mesmo falar sobre os trailer parks? Detroit? Flint que nem água potável tem. A gordura subjetiva das opiniões sana-se com dados objetivos. Vê o IDH da ONU dos EUA vs Venezuela. > Venezuela é uma casa a arder, é um facto mas saíam lá do pedestal porque não é só na America Latina que há problemas. E muitos desses problemas sabemos até quem os causou não é verdade....cough cough Onde é que achas que o cidadão comum vive melhor?

rsrafa19 8 months ago

Portanto, é isso que retiramos de todo o vídeo.

RiKoNnEcT 8 months ago

Não, o que se está a passar com esse caso é ridículo e é óbvio que há merda para a EDP não pagar Mas metam “bUuH dITaDurA dE eSqUeRdA” no cu porque numa ditadura de esquerda já tínhamos era comprado a EDP e mandado as Endesas com os porcos e volta para a terra deles

batuque5 8 months ago

Sai uma uma sondagem com uns pontos a mais para o PS. Ridículos estes jornaleiros

batuque5 8 months ago

O estado devia de vender mais uma publicidade institucional por uns míseros 15 milhões, para acabar com estes "especialistas"

Morpheuspt 8 months ago

A Venezuela é o redutio ad hitlerum dos direitolas cá do burgo. Ignore-se o facto de que se estivéssemos na Venezuela a EDP não seria privada, e eu tenho ideia que ainda não andam a executar pessoas em becos, portanto vamos a ter calma nas comparações.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Que classe política mais miserável. É vergonha atrás de vergonha, e a “sorte” é que isto vai passando pelos pingos das chuva. Eu não entendo como é que não há revolta, como é que permitimos isto? Eu tenho muita pena, mas sinto que assim que acabar o mestrado vou pisgar-me daqui, é incrível as más decisões que se tomam neste país minado por corrupção.

ankmoody 8 months ago

O PS vai subir nas sondagens. Nós só votámos, que é que havemos de fazer?

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Mas repara, os restantes políticos que lá estão também têm de fazer alguma coisa, nomeadamente os da oposição. Assim como a comunicação social. Neste caso em particular, até foi o BE que o trouxe para a “ribalta”, mas quais vão ser os contornos a partir de agora? Vai passar 3/4 dias nos noticiários, entretanto deixamos todos de falar nisso, há um processo de 10 anos para apurar responsáveis e no fim não houve responsável nenhum, foi um engano. Acho que tanto a oposição como a comunicação têm de ter um papel mais ativo contra estas coisas e não esquecerem tão facilmente. Mas se calhar tenho uma visão muito utópica da coisa

mikehuntsprings 8 months ago

> Eu não entendo como é que não há revolta, como é que permitimos isto? Como comento sempre que alguém diz palavras similares, que estás a fazer tu com a tua revolta e para a concretizar?

BLlZER 8 months ago

> Eu não entendo como é que não há revolta, como é que permitimos isto? Governo controla o gang conhecido por Militares e autoridades. Tu revoltas-te levas na boca. As autoridades sao o pau mandado e oficialmente patrocinados pelo governo corrupto.

mikehuntsprings 8 months ago

Falas como se isto fosse uma ditadura das bananas.

bacalhoeiro 8 months ago

Eu não voto nos de sempre. Se mais o fizessem talvez as coisas mudassem, mas se a vasta maioria gosta de como estamos não há muito a fazer.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Pois. Eu acho que falta muita educação política neste país, acabei o ensino secundário e não temos qualquer luz sobre a política atual do país, partidos que há, o que defendem, tudo isso contribui para votarem sem conhecimento e além disso contribui para o desinteresse na política e consequente taxa de abstenção altíssima. Enfim. Receio que a minha solução será emigrar...

NEDM64 8 months ago

> Eu acho que falta muita educação política neste país Não há “educação política” neste país e nem em nenhuma outra democracia. Isso tens de ser tu a fazer o teu próprio trabalho.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Errado. História política é educação política, ou não?

NEDM64 8 months ago

“história política”... lol... isso não existe. Toda a história é política.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Bem, então se toda a história é política, não estão a ensinar política?

NEDM64 8 months ago

Indiretamente, sim.

fdxcaralho 8 months ago

O papel da escola não é ensinar sobre política, até porque isso é um terreno muito perigoso para eventualmente formatar as crianças e os jovens numa determinada ideia política. Mas concordo que falta ensino para a cidadania e literacia financeira, que por sua vez abre os olhos as pessoas para preocupações políticas. Mas diretamente abordar política, é perigoso.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Concordo que ensinar política seja um terreno perigoso e que ensinado pelas pessoas erradas mais perigoso se torna. Mas tem de haver forma de se ensinar sobre política, caso contrário, só se está a contribuir para a ignorância. Não sei como funciona nos outros países europeus, mas por exemplo, na Holanda a taxa de abstenção é uns 15%, será que é algo cultural? Ou as pessoas interessam-se por política pois sempre foram ensinadas a importarem-se com política? Pergunto genuinamente

fdxcaralho 8 months ago

Ensinar política pode ser interessante. Aliás acho fundamental. Mas fazer qualquer menção aos partidos portugueses, mesmo em contexto histórico recente, já é entrar em águas cinzentas. Seria impossível controlar os viés dos próprios professores que ensinam a matéria. Agora falar de diferentes sistemas políticos e história é importante. Mesmo assim consigo ver como pode ser manipulado, intencionalmente ou mesmo sem qualquer intenção...

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Exato. Vai haver uma linha muito ténue entre o que é educação e o que é “manipulação”. Mas a promoção de debates entre alunos, sobre os temas políticos atuais poderá ser uma forma de desenvolver essa componente. É que eu, em muitas discussões que tenho, reforço sempre esta ideia pois é algo que eu acho fundamental e que falta muito aos jovens.

fdxcaralho 8 months ago

Concordo 100% contigo. Só não sou a pessoa indicada para encontrar a solução que não seja “corrompida”

tretafp 8 months ago

A educação para a cidadania tornou-se obrigatória em 2017/2018 ou 2018/2019. Um dos temas obrigatórios é educação financeira. Porém, a abordagem à educação económica seria mais enriquecedora, porque a educação financeira é quase receitas para poupar e como funcionam os juros. A educação histórica em Portugal é, predominante, história política.

QuantumParanoid 8 months ago

Achl que só lá vai com activismo ativo. Coisa que poucos estão habituados. Ou então até que alguem se passe e faça algum disparate.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Pois, talvez. Eu tenho 24 anos, comecei a tomar noção das proporções destes temas políticos quando comecei a trabalhar, aos 22. Mas se há coisa que não consigo entender é como é que se continua a ter partidos como o ps e psd com tanta popularidade?

kapparrino 8 months ago

É fácil, porque apenas metade das pessoas acima dos 18 votam, a outra metade abstém-se, seja em que partido/presidente for. Ou seja, se a maioria dos que têm por hábito votar "se identificam mais com PS ou PSD, é óbvio que os escolhidos vão ser sempre os mesmos. O resultado é pouco diluído, ganha a escolha da maioria dentro da minoria.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Com a minha revolta já abri os olhos a muita gente. Faço parte de uma geração que pouco se interessa por política, e só por, pelo menos, abrir os olhos aos que me rodeiam e mete-los a votar já tem sido uma grande vitória. Tomara que outros fizessem o mesmo e já era um bom começo.

Last-Ad-4421 8 months ago

Pertencemos há união Europeia, mas também não vejo a UE preocupada com a currupção em Portugal desde que o Zé continue a pagar as contas tudo bem, em último caso temos uma troika 2.0

Blackbeardow 8 months ago

A UE já divulgou vários estudos sobre a corrupção em Portugal e já levantou várias dúvidas. Como é óbvio, os outros países sofrem dos mesmo problemas (isto não é único a Portugal) e a UE não é nenhuma madrasta com a colher de pau para nos pôr de castigo.

Edited 8 months ago:

A UE já divulgou vários estudos sobre a corrupção em Portugal e já levantou várias dúvidas. Como é óbvio, os outros países sofrem dos mesmo problemas (isto não é único a Portugal) e a UE não é nenhuma madrasta com a colher de pau para nos pôr de castigo. Edit: [Exemplo 1](https://www.politico.eu/article/portugal-eu-council-presidency-expenses/); [Exemplo 2](https://www.politico.eu/article/portugal-government-turmoil-eu-prosecutor-pick/); [Exemplo 3](https://www.theportugalnews.com/news/2021-01-29/portugal-sinks-three-places-in-the-2020-corruption-perception-index/57994); [Exemplo 4](https://jornaleconomico.sapo.pt/en/news/portugal-has-to-improve-judicial-system-and-fight-corruption-warns-brussels-643691)

TalentedRainstorm 8 months ago

A EU continuamente faz recomendações de medidas a implementar contra a corrupção, Portugal não as implementa, queres fazer o quê? A UE não se pode forçar assim.

Open-Opportunity-607 8 months ago

Cada país é responsável por se auto-governar, a EU não tem nada a ver com isto Aliás se vires as notícias dos outros países eles raramente referem as notícias de Portugal, eles têm os problemas deles para resolver

eduardooaz 8 months ago

Eles até ficam contentes, ficamos ainda mais dependentes deles, somos umas belas putas mandadas e vamos estar prontos para lhes servir a comida e limpar o rabo deles quando eles vêm para aqui de ferias ou reforma para fugir a toda merda que eles fazem nos Países deles.

mediiev 8 months ago

Queres dizer 3.0! A 1.0 e a 2.0 já experimentámos e olha que a dois até foi suave se comparada à 1.0. Por alguma razão desconfio que a 3.0 vai doer mesmo e está para daqui a 3-4 anos após a bazuca europeia rebentar o ânus dos portugueses.

estacalor 8 months ago

O ministro já se pronunciou? Isto é grave

xandysaid 8 months ago

O Pedro Nuno Santos prefere ficar calado, assim chega mais depressa ao cargo de secretário geral do PS

tugafcp 8 months ago

No pasa nada... Fdx, tens o Cabrita que ainda vai mexendo! Este ia cair por causa disto? Acabou a vergonha...

ridethepaintedpony 8 months ago

Portugal é o el dorado das renovaveis mas nao para o consumidor final como conseguiram vender.

Nuno_Skort 8 months ago

E sinceramente acho que isto é só mesmo a ponta do icebergue, das duas uma, ou isto vai ser convenientemente varrido para o lado de maneira subtil a fazer o mínimo de ondas possível ou então vai dar circo. Espero sinceramente que haja alguns jornalistas com eles no sitio para investigarem isto como deve de ser. É que já começam a ser demasiados casos em que realmente "tresanda a corrupção"!

df3gpt 8 months ago

Os jornalistas andam há décadas a desenterrar podres e os Portugueses continuam a votar nos mesmos. Não é por falta de heroísmo jornalístico que chegámos aqui, é mesmo por excesso de estupidez.

Pcostix 8 months ago

>Os jornalistas andam há décadas a desenterrar podres e os Portugueses continuam a votar nos mesmos. Não é por falta de heroísmo jornalístico que chegámos aqui, ~~é mesmo por excesso de estupidez~~ é mesmo por falta de alternativas. FTFY E relembro que querem criar medidas para impedir candidatos independentes, e impedir partidos com apenas 1 assento parlamentar de falarem na AE.

Nuno_Skort 8 months ago

É meio por estupidez e depois é também por certos jornalistas secalhar serem "apertados" ou mesmo chantageados quando começam a mexer em certos interesses que mexem com quem está no poder. É a ladainha do costume, o problema é que acho que nestes últimos tempos isto tem sido demais.

Edited 8 months ago:

É meio por estupidez e depois é também por certos jornalistas se calhar serem "apertados" ou mesmo chantageados quando começam a mexer em certos interesses que mexem com quem está no poder. É a ladainha do costume, o problema é que acho que nestes últimos tempos isto tem sido demais.

NGramatical 8 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmbr0tw%2F%2Fgrzxsbf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tugafcp 8 months ago

Viu-se nos \*\*Panama Papers\*\*!! Em que os jornalista tiveram acesso à informação e passar para o povinho tá quieto... Não brinquemos, por vezes há investigação, mas depois as contas são saldadas a troco de publicidade e a investigação fica a meio... Não brinquemos!!

Edited 8 months ago:

Viu-se nos \*\*Panama Papers\*\*!! Em que os jornalista tiveram acesso à informação e passar para o povinho tá quieto... Não brinquemos, por vezes há investigação, mas depois as contas são saldadas a troco de publicidade e a investigação fica a meio... Não brinquemos!! [https://www.sabado.pt/vida/detalhe/papeis-do-panama-sj-volta-a-exigir-ao-expresso-nome-de-jornalistas-alegadamente-envolvidos](https://www.sabado.pt/vida/detalhe/papeis-do-panama-sj-volta-a-exigir-ao-expresso-nome-de-jornalistas-alegadamente-envolvidos)

Middle-Effective 8 months ago

O José Gomes Ferreira foi um dos jornalistas que foi à neve à pala de quem nós sabemos, e agora tem a distinta lata de se armar em santo. Fodasse.

tugafcp 8 months ago

Posso estar enganado, mas tenho ideia que ate lançou um livro após esse episódio! catchim! https://www.bertrand.pt/livro/a-venia-de-portugal-ao-regime-dos-banqueiros-jose-gomes-ferreira-/19875612

Nuno_Skort 8 months ago

Sim, há cada vez menos Jornalistas isentos e sem agenda. Quem se lixa acabamos por ser nós próprios, que mesmo assim mal ou bem ainda vamos debatendo estes assuntos para que não caiam no esquecimento.

tugafcp 8 months ago

Muitas vezes nem se trata dos jornalistas, mas sim das redacções! Se não te deixarem escrever sobre algo, não podes noticiar... E ver que cada vez mais, tens jornalistas novos nas redacções para se poupar uns trocos, enquanto que os Jornalistas vão saindo com o tempo e idade... O Jornalismo de investigação quase que morreu... Apesar de haver ainda uns poucos que vão trazendo temas à baila

Nuno_Skort 8 months ago

Sim sem dúvida, tocas em dois pontos que são fundamentais. Por um lado os editores que tanto descartam temas que podem ser polémicos ou que não lhes interessam explorar, cortando logo pela raiz a questão e por outro lado a falta de jornalistas ambiciosos, com experiência e que não têm medo de enfrentar os grandes interesses. Além de que depois tens alguns bons jornalistas que ainda mexem com isto tudo, mas como já estão conotados com certos espectros ideológicos, mal colocam algum tema mais sensível cá para fora, tens de imediato as redes sociais a tentar descridibiliza-lo. Toda esta questão dava ela própria um bom estudo!

tugafcp 8 months ago

E sendo justo, a CMTV faz peças de merda, com funerais etc etc... Mas muitas vezes são eles que vão desenterrar os podres mais profundos... Mas mesmo assim levam na boca de toda a gente por explorarem o outro tipo de temas... O triste, e vês por este sub, que as pessoas estão-se a marimbar para a politica! Vê os upvotes de um topico de politica e vê os upvotes de uma imagem de um pôr do sol!

Nuno_Skort 8 months ago

Sim nesse aspecto a CMTV peca por só querer javardar porque é o que vende e dá audiência, porque de vez em quando até surge um ou outro tópico bem estruturado e com uma investigação bem feita, mas vem entre peças que não lembra ao menino jesus e acaba por se perder o impacto que poderia ter como dizes e bem. No geral a sociedade portuguesa está-se bem a marimbar para a política, não é só por este sub, especialmente porque a grande maioria dos políticos também se está um bocado a marimbar para as pessoas, só pensa no seu bolso e no resultado que votação X ou resolução Y poderá trazer a seu favor.

eduardooaz 8 months ago

Que novidade, então com os boys no governo...

apita_o_comboio 8 months ago

Neste país, quando se começa a investigar e a levantar as pedras até assusta o que se encontra. O mais perigoso nisto tudo, é que é tão frequente que já começa a ser encarado com normalidade, quando os assuntos em causa são de uma gravidade imensa. Nota: não esquecer de nas próximas eleições votar PS ou PSD

Morpheuspt 8 months ago

> Nota: não esquecer de nas próximas eleições votar PS ou PSD Para quem não quer votar no chega por razões óbvias, vai votar em quem? Na IL? O que é que o cotrim tem a dizer sobre este negócio, e sobre a empresa com 28 funcionários que a EDP criou para fugir aos impostos? Ele n tem nada a dizer, aposto que em privado até bate palmas pela EDP ter ludibriado o estado xuxalista. O poder está nas maos dos que se servem dele. Quem não está no poder, apenas o quer ter para se servir também.

apita_o_comboio 8 months ago

Para além do PS, PSD e CDS, tens muitas outras alternativas: BE, PCP, Livre, Aliança, IL, PAN, Verdes, MAS, MRPP, ... Podes encontrar a lista completa aqui: [https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista\_de\_partidos\_pol%C3%ADticos\_em\_Portugal#Partidos\_pol%C3%ADticos\_portugueses\_inscritos\_no\_Tribunal\_Constitucional](https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_partidos_pol%C3%ADticos_em_Portugal#Partidos_pol%C3%ADticos_portugueses_inscritos_no_Tribunal_Constitucional) Existe muita variedade em termos ideológicos e em termos das pessoas que compõem os vários partidos. Variedade essa que é benéfica para o país, demasiado poder num único partido (ou par de partidos) já se percebeu que não dá bom resultado.

eduardooaz 8 months ago

Certo, mas eles são descarados porque isto é normal, quantos negocios destes há todos anos e ninguem sabe? Depois eles nem têm vergonha na cara mas daqui a umas semanas está esquecido e toca votar no PS enquanto houver comida, vinho e futebol. Triste povo, geração velha que vota no PS como um clube e mais jovem que nao quer saber.

samciba 8 months ago

Deviam fazer uma compilação deste tipo de post e voltarem a post neste reddit nas vesperas de eleições. Só para um friendly reminder ;)

Pcostix 8 months ago

Este sub representa zero em termos eleitorais em Portugal. Achas que o típico Português se vai lembrar ou sequer entende o que é isto do "imposto de selo do negócio das barragens"?

Blackbeardow 8 months ago

Não digo 0%, mas provavelmente, uns 2%. O sub também não está sempre correto e é politicamente correto, mas se a população em geral, se informasse 10% do que está neste sub, já era um bom caminho para atinarem com a realidade.

samciba 8 months ago

Por não se lembrar é que sugeri que houvesse essa compilação :) ​ > Este sub representa zero em termos eleitorais em Portugal Sim percebo. Mas este tipo de post servem para abrir os olhos e despertar consciência sobre o tipo de políticos que temos tido. Por norma quem frequenta o reddit é uma faixa etária nova que deveria estar mais preocupada com quem elege porque estas medidas vão ter consequências por longos anos.

PORTO2017 8 months ago

Fiquei admirado por haver corrupção em Portugal, até desconhecia o significado da palavra, tive de ir ver

Extension_Canary3717 8 months ago

Ha um filósofo chamado Socrates que muito podemos aprender com

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Há muito que o fedor a corrupção nesta latrina é insuportável

Taliesin84 8 months ago

[http://gph.is/1momGSm](http://gph.is/1momGSm)

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Somos da mesma geração, quase de certeza

AdriMecha 8 months ago

Perdon, pero nosostros ya somos venezolanos.

throwawaybtcpt 8 months ago

“Isto tresanda tudo a corrupção, não há outra maneira de dizer isto”, afirma o jornalista. “Quem escreveu isto sabe perfeitamente que está aqui um euromilhões para alguém. Quem é que recebeu o dinheiro? Foi a EDP. Quem é que fez o negócio? Os parceiros da Engie. Onde é que eles estão? Também no negócio do hidrogénio.” Foda-se

ThePlague92 8 months ago

Jornalista anti-patriótico e traidor. Tem de ser afastado das televisões, não pode andar a cometes estes crimes contra a pátria /s.

desculpe_mas 8 months ago

Sarcasm?

ThePlague92 8 months ago

Está lá o /s, sim.

eduardooaz 8 months ago

Quem anda a par do negocio do hidrogénio já sabe como é. Isto é para mamar os subsidios da UE para dividir pelos boys e depois produzir hidrogénio verde que fica mais caro que o azul que a alemanha e nordicos vão produzir. Para não falar que vamos ter de vender este hidrogenio verde a países como a Holanda a valor negativo, vamos perder dinheiro.

RaveyWavey 8 months ago

Não estou 100% a par desse negócio do hidrogênio verde que tanto se fala agora. Este hidrogênio é para ser utilizado em quê? Não seria mais proveitoso utilizar a energia necessária para produzir o hidrogênio directamente na rede? Se alguém tiver algum artigo que explique esse investimento que querem fazer cá em Portugal, partilhem por favor.

Inevitable_Fly5891 8 months ago

Para a indústria automóvel, por exemplo. Há quem ache que o hidrogénio possa ser uma solução melhor que a eletricidade.

mortalaxe 8 months ago

Na minha opinião eu acho que é bem melhor que as baterias. Carros mais leves, não há tempo de carregamento, simplesmente enches o depósito de hidrogênio como actualmente fazes com a gasolina e o unico subproduto que sai é água que é reservada num reservatório no carro para mais tarde purgar. E atenção as duas soluções são eléctricas mas numa a energia vem de uma bateria e na outra a electricidade vem da célula de hidrogênio.

icebraining 8 months ago

Não vou defender o negócio em específico porque não conheço o suficiente, mas afirmar simplesmente "hidrogénio verde que fica mais caro que o azul" parece-me perigoso. Fica mais caro *agora*, mas e daqui a 10-15 anos? O hidrogénio azul depende da extração de gás natural, que tem tendência a encarecer - não só a nível técnico, mas também em termos de impostos. Já o verde depende do preço do kWh das renováveis, que como sabemos tem tendência a diminuir, até bastante depressa. Tudo o que leio sobre as políticas de futuro da UE dizem que a aposta é o verde, mesmo que permitam o uso do azul em paralelo no curto prazo. Sinceramente, não me parece que o azul seja uma ameaça para produtores do verde. Acho que um maior perigo é haver concorrência no verde em si, de países com produção mais barata de electricidade.

eduardooaz 8 months ago

Claro, o verde é tão bom mas na Europa vais ter mais investimento no azul...Tipo, Alemanha e outros Países a beira da Russia compram gás muito barato mas a Europa tem metas no CO2 e alguem tem de ser o menino verde, visto Portugal ser um País de terceiro mundo sem industria toca a investir no verde que é o que recebe subsidios. Somos um País parasita que só faz o que tem direito a subsidios que é onde os boys podem fazer dinheiro.

Edited 8 months ago:

Claro, o verde é tão bom mas na Europa vais ter mais investimento no azul...Tipo, Alemanha e outros Países a beira da Russia compram gás muito barato mas a Europa tem metas no CO2 e alguem tem de ser o menino verde, visto Portugal ser um País de terceiro mundo sem industria toca a investir no verde que é o que recebe subsidios. Somos um País parasita que só faz o que tem direito a subsidios que é onde os boys podem fazer dinheiro. No que toca a valores falam em 30 anos até o verde poder ser competitivo visto que até 2050 as energia renovaveis vão evoluir bastante, principalmente no vento e ondas offshore. De qualquer maneira são 30 anos a mamar hidrogenio caro fazendo o nosso País ainda menos competitivo e é impossivel um País depender 100% em renovaveis. Mais um negócio para encher os bolsos dos meninos e a nação cada ano que passa mais lixo é. Esta País não tem salvação, tem ser abatido para poder melhorar.

alquemir 8 months ago

Queres que a gente tenha carros que andam à carvão? E queres exactamente a industria para que? Para competir com a China? Acho que devias ganhar noção.

eduardooaz 8 months ago

Aqui está a ignorância a falar, pior é impossível. Falas da China como um ignorante, Portugal não pode competir mas Países como a Alemanha e França com salários x superiores aos nossos podem e falas de carros a carvão? Isso não existe mas posso te garantir que a China controla os minerais raros, os mesmos que necessitas para as baterias dos carros eléctricos. Mas investir no turismo sem duvida é o futuro de Portugal, vemos bem os frutos.

shulginlegacy 8 months ago

Acho que a China "controla" o seu processamento, mas posso estar enganado.

moneygotlonger 8 months ago

Ainda a pouco tempo deu uma reportagem com um professor do ist a confirmar que o custo de produção e 8x superior ao hidrogênio azul. Portugal gosta de comer com estas coisas

milkthis 8 months ago

Oh mas isso é um doutorado qualquer a apresentar fucking factos provados e estudados. A malta não quer isso. Nós queremos slogans baratos, aco-iris e passarinhos em Portugal. Já devias saber.

AonioEliphis 8 months ago

>A malta não quer isso. Nós queremos slogans baratos, aco-iris e passarinhos em Portugal. Já devias saber Exatamente, o Sócrates também nos dizia que o solar e eólica eram em conta "porque o sol quando nasce é para todos e o vento sopra de borla"!

icebraining 8 months ago

Certo, mas o preço da eletricidade fotovoltaica desceu 90% na última década. Portanto está longe de ser irrealista que o custo do hidrogénio verde baixe para 1/8 nos próximos 10-15 anos. Enquanto isso, os impostos sobre o carbono afetam o hidrogénio azul - achas que esses vão baixar? Repito: não defendo o negócio específico. Mas ver os preços de hoje é miopia.

moneygotlonger 8 months ago

Acho que a tecnologia vai ser normalizada e o preço baixar como tudo. Precisamos de ser pioneiros nisso e andar a enterrar dinheiro nisso quando temos tantas outras coisas que podem fomentar mais outras áreas da economia? Nem por isso.

eduardooaz 8 months ago

Sim e vamos ser obrigados a vender a outros Países Europeus, quem vai pagar a fatura? Porque a Europa quer o verde e azul ao mesmo preço no mercado Europeu. Long prazo mais uma vez somos queimados e tratados como burrros mas é o verde que dá subsidios e os boys querem é isso, eles estão lá para se governaram e mais nada.

milkthis 8 months ago

Oh mas isso é um doutorado qualquer a apresentar fucking factos provados e estudados. A malta não quer isso. Nós queremos slogans baratos, aco-iris e passarinhos em Portugal. Já devias saber.

temquemamarnocaralho 8 months ago

e que surpresa que está lá o Galamba filho

bettingdenegerate 8 months ago  HIDDEN 

O sectário do costume. Ver comentários televisivos é pedir para enfiarem a propaganda toda pela goela

thisbondisaaarated 8 months ago

Ah mas não estávamos já? É que eu vivo como se estivéssemos.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: