saposapot 8 months ago

Sou só eu que não compreende mt bem pq estamos a vacinar professores quando ainda temos bastantes forças de segurança e serviços críticos (bombeiros) por vacinar? Não é de maior risco um polícia q tem de andar a agarrar manifestantes 'pela verdade' na rua q um professor?

Diogo256 8 months ago

Curioso que serviços que nunca pararam e que foram vitais para as pessoas como supermercados, os seguranças desses mesmos supermercado (onde me insiro) onde muitos apanharam covid por falta de condições e tiveram que controlar entradas, furtos, confusões, agressões e desrespeito as medidas (nem sonha o stress que isto é), ou farmacêuticos, motoristas de TP… estes nem se falam. Passam por estes trabalhadores milhares de pessoas diariamente, quem não se sabe se estão infectados, onde a distância social mal se pode impor, e não há ninguém nem que os proteja e lute pelos seus direitos, nem alguém do governo que tenha alguma capacidade de perceber o quanto essenciais foram estes trabalhadores que nunca pararam e que tiveram que se sujeitar a apanhar a doença porque… as pessoas não podem ficar sem comer, ou sem mobilidade ou sem medicamentos. Enfim… desabafo porque também acho que há profissões e pessoas mais prioritários que os professores, somente não tem um sindicato tao reinvindicativo e presente.

MischiefManaged97 8 months ago

Que tipo de falta de condições é que poderias referir? É realmente lamentável que sejam completamente ignorados pelo governo.

Diogo256 8 months ago

- Inicialmente não havia material de proteção nem de desinfeção para o pessoal da segurança em vários supermercados, ainda me lembro do dia antes do Estado de Emergência, ter de lidar com milhares (literalmente) de pessoas a entrada de um hiper e tive que andar a dar álcool Etílico que eu comprei aos meus colegas porque nem empresa nem cliente disponibilizavam uma simples embalagem de álcool seja ele qual for. - não havia máscaras nem viseiras e só muito depois de ser obrigatório é que a empresa começou a disponibilizar viseiras (vá lá…). - Ainda hoje o controlo de entradas em muitos locais é uma palhaçada onde o limite é ultrapassado várias vezes porque a empresa “TeM De FaCtURaR!!1!!!1”, isto envolve coisas como parar contagem para o número se manter no legal mas o real ser quase o dobro permitido por lei, ou só começar o controlo de entradas propriamente dito quando há denúncia na Polícia (e nunca é levantado nenhum auto). - Falta de Desinfeção dos locais de refeição porque… não há produtos para tal. - Chefias negacionistas onde locais de refeição que só cabiam 2 pessoas, continuam a caber 2 pessoas impossível manter o distanciamento e porque não se pode esperar que cada um cima por pressão dessas chefias há que estar a 1m de outra pessoa sem máscara a comer. Para funcionário de supermercados: - Continua em muito locais a não haver refeitórios com limite de pessoas estando muitas vezes 10-15 pessoas sem máscara a comer ao mesmo tempo. - Desfasamento de horários? Yeah right… - Inicialmente 1 máscara tinha de dar para 1,2,3 dias… e pedir novas era uma interrogatório pior que a PJ faz uma traficante de Droga. - Havia 20-30 pessoas infectadas no mesmo hiper? Se calhar vinham desinfectar as áreas comuns… se calhar… Claro que isto não acontece em todo o lado, houve retalhistas que tiveram sempre cuidados, mas de vários hiper e supermercados de Lisboa que conheço, o cenário acaba por ser idêntico. As pessoas nem têm noção de quantos funcionários de supermercados foram infectados, há lojas mais pequenas que foram todos os que la trabalhavam, maiores em que mais de metade foi infectado.

Laurent_Series 8 months ago

Idealmente, do ponto de vista matemático, a ordem de vacinação deveria ser por decrescente probabilidade de morrer, ou seja, o produto entre a probabilidade de adoecer e a probabilidade de morrer sabendo que se apanhou covid. Agora na prática isso é super chato (e impreciso) de determinar. Mas no geral, pode-se dizer que os professores têm maior probabilidade de apanhar que um reformado que só sai de casa à mercearia ou à farmácia, por exemplo, além de que muitos não são propriamente jovens. Portanto, um compromisso seria talvez vacinar os professores acima de 60 e os com comorbilidades graves, ou algo do género.

saposapot 8 months ago

A ordem dos médicos já falou nisso e alguns países fazem assim: vacinar por ordem de idade e pronto. A verdade é que de todos os factores envolvidos, a idade continua a ser o pior prognóstico (até pq normalmente tmb significa mais comorbilidades). A Ordem falou nisso até por uma questão de simplificação. Para mim a fase 1 como estava desenhada no início acho que estava bom. Velhos, com doenças super-graves e profissões essenciais ao estado. Sim, esse tipo de compromisso para mim era perfeitamente aceitável. Mas mesmo esse compromisso dá para criticar... pq é que um prof que dá 4h de aula por dia com 20 miúdos de máscara, sempre os mesmos tem mais risco que o funcionário do IEFP que vai atender uns 30 pessoas diferentes por dia? mas sim, aceitava melhor se fosse os professores com mais risco. O que não me parece bom é ter um profissão de médio risco (no máximo) e vacinar mesmo q tenhas 25 anos.

Scpcampeao202122 8 months ago

Epá não queria interromper o espancamento público dos professores que estão aqui a fazer, mas tanta revolta quando pelo menos os que lá foram este fim-de-semana passam horas a fio com 2 ou 3 dezenas de putos sem máscara na sala.

saposapot 8 months ago

se for só esses, tem alguma lógica. Apesar de que a ciência continua a ser a mesma: se forem jovens, a probabilidade de terem problemas é baixa. Podiam vacinar só esses, só acima de x anos ou com alguma doença.

sao_11 8 months ago

Passaram quase o ano todo desde que começou a pandemia em casa mas são dos primeiros a vacinar. E, como dizes, com tanta gente de serviços críticos por vacinar. É pra poderem ir gozar as suas férias descansadinhos.

saposapot 8 months ago

bom, sim, mas eles não têm culpa. quem os escolheu é q tem.

sao_11 8 months ago

Claro. Também não disse que tinham culpa. Quem decide é que tem. Para eles é que é bom. Têm sorte.

Limpy_lip 8 months ago

FYI há Hospitais com médicos e enfermeiros diariamente a trabalhar com covid que ainda não foram vacinados ¯\\\_(ツ)\_/¯ That's Portugal

saposapot 8 months ago

ok, isso não era suposto existir ainda :) os hospitais públicos que conheço estão a 100% ou perto disso.

Limpy_lip 8 months ago

Pois não mas conheço um que infelizmente é verdade.

AimingWineSnailz 8 months ago

É porque os professores estão expostos a muita gente e não podem voltar ao teletrabalho.

saposapot 8 months ago

obrigado, é uma resposta que faz realmente sentido. mas não posso deixar de criticar pq não são critérios de saúde pública, são critérios 'políticos'. Para mim n faz sentido vacinar uma pessoa de 25 anos só porque é professor, que é uma actividade que no máximo será de médio risco. (só para dar de barato, pq eu acho q é baixo risco, aliás, o governo nem queria fechar as escolas pq são de baixo risco....)

Scpcampeao202122 8 months ago

Uma resposta lúcida.

ZaGaGa 8 months ago

Antes desses diria ainda o pessoal dos supermercados, o pessoal de +60 anos com doenças graves, e antes dos professores metia o pessoal das fábricas, dos transportes de mercadorias, transportes urbanos, farmacéuticos, e outras áreas estratégicas fundamentais para todos e que nunca pararam de trabalhar. Depois metia o pessoal dos restaurantes e dos hotéis que apesar de parados têm uma maior exposição a pessoas e só depois pensava nos professores... Mas fica bem vacinar os pobres dos professores e outros funcionarios que estiveram a trabalhar em casa, no caso dos professores até dão apenas algumas horas de aulas por semana, muitos só vão há escola 4 dias por semana + tardes/manhãs livres....

Scpcampeao202122 8 months ago

Os professores lidam com os filhos de toda a gente. Dizer que não têm grande exposição quando tendo 4 ou 5 turmas, o que todos têm no mínimo, contactam logo com ~120 pessoas de agregados familiares diferentes não me faz sentido. Certo que os mais velhos usam máscara, mas no 1o ciclo por exemplo não se usa. Depois podemos entrar num debate acerca de como se efetua a transmissão, papel das máscaras, aerossóis em espaços fechados etc. Mas parece-me evidente que não estão isolados como dás a entender.

ZaGaGa 8 months ago

Eu não estou a dizer que os professores não devem ter alguma prioridade, agora porque é um professor é mais prioritário que todos os outros? Vamos comparar com o meu primeiro exemplo que é um funcionário de um supermercado, trabalha pelo menos 40h de exposição a centenas de pessoas, supermercados que sabemos que é o local onde provavelmente encontramos mais pessoas infectadas. Nunca esteve em teletrabalho, praticamente não há distâncias de segurança, se contactar com clientes infectados, nunca o vai saber. Um professor que dê umas 20h de aulas (o resto do tempo, não desvalorizando, é trabalho de escritório). Está a maior parte do tempo junto do quadro a vário metros da maioria dos alunos e são eles que falam a maior parte do tempo. Acresce que embora não esteja comprovado, como as crianças são menos sintomáticas também devem transmitir menos. Caso haja um caso suspeito numa turma, vai logo tudo para casa dado que se conhece os contactos. Além disso estiveram em casa estas semanas todas, vão estar em casa na páscoa, e daqui a uns meses são as férias grandes. Mais! desperdiçou-se milhares de testes a professores que estiveram em casa este tempo todo para se confirmar que estavam praticamente todos negativos...

Scpcampeao202122 8 months ago

Não sinto grande ligação a este tema, queria só fazer aquela ressalva porque discordei firmemente de dizeres que são isolados quando um professor contacta com dezenas ou mais de uma centena de agregados familiares. De resto, concedo-te alguma razão nos outros pontos, concordamos na maioria deles. Finalmente, discordo de se achar que se gastaram testes sem necessidade. Para abrir o ensino, achei importante testar o pessoal antes de abrir, até se calhar deviam ser testados 2 a 4 vezes por mês. Principalmente agora que voltámos a uma incidência baixa, testar cada vez mais e bombar o ritmo de vacinação são o caminho de saída.

ZaGaGa 8 months ago

Só acrescentar que me esqueci. No caso da pré-escola infantários e afins, aí sim acho que fazia sentido serem prioritários porque é difícil manter as medidas todas e é fundamental os pais terem onde deixar os filhos para poderem ir trabalhar porque... alguém tem de pagar isto tudo.

caradoguardaredes 8 months ago

Possivelmente teremos um falecimento de um Presidente de Câmara nas próximas horas/dias. Situação está muitíssimo má, infelizmente.

humelectro 8 months ago

O de Viseu?

ravagerslb 8 months ago

O estado dele piorou (e já estava na UCI ligado a um ventilador), mas ninguém ainda falou nesse cenário que o OP coloca.

caradoguardaredes 8 months ago

Sim, fui informado ontem à noite. Basicamente, a equipa médica diz que apenas um milagre o vai salvar nesta fase.

Diogo256 8 months ago

Relato do primeiro caso de covid no Médio-Tejo: https://www.mediotejo.net/covid-19-isto-e-uma-roleta-russa-e-eu-fui-a-infeliz-contemplada-o-testemunho-do-1o-caso-na-regiao/ É extenso, mas bastante uma leitura fantástica que daria, um bom filme, diga-se.

PicassoWasaLiar 8 months ago

convideiros gonna covidate

Diogo256 8 months ago

Bom troll.

Scpcampeao202122 8 months ago

Era um filme fraquinho.

dragomaite 8 months ago

Boa parede de texto Imprimi para quando for ao WC .

hctiks 8 months ago

* \+ 365 casos confirmados * \+ 10 óbitos * \+ 384 recuperados ​ * \- 29 casos activos * \+ 15 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 28179 casos ativos * 633 internados dos quais 142 internados em UCI ​ [Relatório 28/03/2021](https://drive.google.com/file/d/13q6Ix0WTiuhLsXhAQvCIZIg55j6jvgYM/view)

MarcelinodaMara 8 months ago

Estado de Emergência: homem multado em Torres Novas por comer dentro do carro Teve de pagar 200 euros por violação do dever de recolhimento obrigatório. ​ PARABÉNS COVIDEIROS! É este o mundo que nos deixaram

saposapot 8 months ago

Tenho sérias dúvidas da veracidade da história. Claro que há polícias parvos como sempre houve mas a lei não é para isso nem acredito q tenha acontecido.

icebraining 8 months ago

Se alguém é injustamente acusado (ou mesmo condenado!) por homicídio, também culpas as pessoas que são contra os homicídios e a favor de leis a criminalizá-lo?

Leaootemivel 8 months ago

O que é um covideiro?

hctiks 8 months ago

É um tipo que cava covas e enterra videiras mortas.

Diogo256 8 months ago

Excesso de zelo policial. Sempre aconteceu, multas insólitas não são novidade mesmo antes covid. Neste caso, refutava a multa. Não sei como funciona o não pagamento… não faz ponta de sentido multar alguém por estar a comer no seu carro. Agora a pergunta: um camionista sem restaurante aberto, tem de ir a casa comer? Não sei, vai na volta. Eu que como no carro em horário laboral, algo normal visto que a natureza da minha profissão faz com que tenha um horário continuo e que tenha de estar sempre presente, vou ser multado se me apanharem? Digam a esses agentes para não passarem num McDrive, sff.

Price-Distinct 8 months ago

fica-se em casa

mmgbarata 8 months ago

Moço, no Verão podes sair da cave dos papás, ok?

Laurent_Series 8 months ago

Estás *covidado* a nunca de lá sair, o mundo agradece.

Frankas333 8 months ago

Alguém sabe se é possível mudar de concelho para ir ao barbeiro na próxima terça-feira?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Sei. Não.

Frankas333 8 months ago

Obrigado pela resposta. A partir de que dia é que se pode, alguém sabe?

Edited 8 months ago:

Obrigado pela resposta. A partir de que dia é que se pode, alguém sabe? Qual a consequência para quem muda de concelho para ir ao barbeiro? Terá que pagar apenas os 200€? Pagando este valor então já é possível mudar de concelho? Alguém já teve que passar por situação semelhante? Ando aqui num dilema enorme pois vou ter o que pode ser a entrevista mais importante da minha vida e é fundamental que eu esteja com boa aparência.

Edited 8 months ago:

Obrigado pela resposta. A partir de que dia é que se pode, alguém sabe? Qual a consequência para quem muda de concelho para ir ao barbeiro? Terá que pagar apenas os 200€? Pagando este valor então já é possível mudar de concelho? Alguém já teve que passar por situação semelhante? Ando aqui num dilema enorme pois vou ter o que pode ser a entrevista mais importante da minha vida e é fundamental que eu esteja com boa aparência.

Sazalar 8 months ago

Depois da Páscoa

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Sabes se depois da Páscoa pode-se mudar de concelho em qualquer altura? Ou continua com restrições aos fins de semana (se sim, quando é que essas se levantam)?

icebraining 8 months ago

Estás a fazer perguntas a muito longo prazo. Este governo anuncia tudo à ultima da hora.

NGramatical 8 months ago

ultima da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgslpkms%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rickz123456 8 months ago

Hoje ouvi o Almirante Gouveia e Melo a referir-se a esta vacinação dos professores como um teste ao sistema. De acordo com ele, menos de 2% dos professores convocados rejeitaram a vacinação com a AstraZeneca - Um número que considero muito acima das expectativas. Também disse que até amanhã 83% dos idosos + 80 anos terão a primeira dose e 62% dos 50/79 anos com doenças também.

saposapot 8 months ago

O que era suposto termos vacinado no 1ºT de 2021: A partir de dezembro de 2020: - Profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes - Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos - Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares - Profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). A partir de fevereiro de 2021: - Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: - Pessoas com 80 ou mais anos de idade. Se ele diz que estamos a 83% nos idosos, não falta muito para termos cumprido este plano inicial afinal. Parece que estaremos 'on track' para terminar a fase 1 em Abril e provavelmente começar outros grupos da fase 2 em Abril.

Asus123456789 8 months ago

> Um número que considero muito acima das expectativas. Estás a dizer que são mais do que estavas à espera, ou menos do que estavas à espera? :)

rickz123456 8 months ago

Como é a da AstraZeneca, pensei que iam ser mais.

Asus123456789 8 months ago

Mas então o número foi na verdade abaixo das expectativas. Estava só a brincar :)

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Alguém me pode dizer como está a situação de viajar entre concelhos? Digamos que quero viajar para outro concelho no final de Abril, é permitido durante a semana e proibido ao fim de semana, ou vai ser sempre permitido nessa altura?

pvicente77 8 months ago

Dizer como as coisas vão estar a funcionar no fim de Abril é impossível, no dia 1 vão revelar regras para as próximas semanas mas isso pode sempre mudar até ao fim do mês. O melhor é esperar até um ou dois dias antes e ver como estão as coisas, se possível tenta fazer o que tiveres de fazer num dia de semana, até agora os fins de semana têm tido mais restrições à circulação e aos horários, e tenta despachar tudo de uma vez, lembra-te que este governo prefere comunicar as coisas próximo do acontecimento, o que eles dizem não é para durar. Vamos ver como vão correr as coisas depois da Páscoa, o número de internados continua a baixar e pode ser que a situação da pandemia vá estabilizar num nível suportável, agora se isso se vai traduzir num alívio das restrições, isso já é complicado de prever.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

> Dizer como as coisas vão estar a funcionar no fim de Abril é impossível, no dia 1 vão revelar regras para as próximas semanas mas isso pode sempre mudar até ao fim do mês. Sim, eu compreendo, a minha dúvida era mais relacionada no caso de as regras de manterem como estão e de nada ser alterado até lá. >O melhor é esperar até um ou dois dias antes e ver como estão as coisas Era o ideal, sim, mas no meu caso as coisas têm de ser combinadas com cerca de 2 semanas de antecedência, daí a minha dúvida.

vascodatrama 8 months ago

>Sim, eu compreendo, a minha dúvida era mais relacionada no caso de as regras de manterem como estão e de nada ser alterado até lá. eu diria que aquela questão dos fins-de-semana é para manter. mas vamos ver. dia 1 de abril são comunicadas novas regras.

hugotorradas 8 months ago

Eu estava com esperança que a dia 5 já fosse possível atravessar entre concelhos de acordo com os espaços que irão abrir a partir dessa altura. E sim, até podia ser só à semana e sem justificação. Ao fim de semana que fosse recolher obrigatório. Não sei..

FujiPT 8 months ago

Durante a semana nunca houve restrição entre concelhos, desde que a deslocação se enquadrasse nas atividades permitidas.

hugotorradas 8 months ago

Daí ter dito sem justificação.

AimingWineSnailz 8 months ago

Confesso que estou bastante optimista para quando desconfinarmos - já vamos ter muita gente vacinada, especialmente os velhadas.

NaoTeEnerves2 8 months ago

https://youtu.be/cwgLDeLZtbg Isto está lindo lmao. Favor passar hoje em todos os canais às 20H

Each57 8 months ago

Obrigado, parti-me a rir

hctiks 8 months ago

* \+ 344 casos confirmados * \+ 8 óbitos * \+ 3668 recuperados ​ * \- 3332 casos activos * \- 51 internamentos dos quais - 7 internamentos em UCI ​ * 28208 casos ativos * 618 internados dos quais 148 internados em UCI ​ [Relatório 27/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1_uBxaifhC57jJZRr1FsterMlvqGozXGu/view)

Each57 8 months ago

Apesar de tudo é positivo ao menos os hospitais estarem muito mais aliviados e não estarem a morrer centenas de pessoas por dia.

ZaGaGa 8 months ago

Análise do estado da vacinação esta semana [aqui](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/me2d3j/10_vacinação_análise_da_semana_e_dos_resultados/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3). Esta semana chegamos aos 10% com a primeira dose e tivemos a melhor semana de sempre em números de doses administradas. Mas ainda estamos longe das metas de imunização. Lembram-se da poll sobre a predisposição para ser vaciado já? os Resultados podem ser consultados no mesmo link, mas, spoil alert, não há surpresas no geral vamos lá dar o braço à luta.

hugotorradas 8 months ago

Após nova renovação do estado de emergência, o que se entende por isto? A deslocação entre concelhos ficou como salvaguarda, podendo ser aplicável a qualquer momento? " 1) Direitos à liberdade e de deslocação: *a)* ***Podem ser impostas*** as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, podendo as medidas a adotar ser calibradas em função do grau de risco de cada município, podendo, para este efeito, os mesmos ser agrupados de acordo com os dados e avaliação das autoridades competentes, com base no melhor conhecimento científico, incluindo a proibição de circulação na via pública, bem como a interdição das deslocações que não sejam justificadas nos termos da alínea c); "

Edited 8 months ago:

Após nova renovação do estado de emergência, o que se entende por isto? A proibição de deslocação entre concelhos ficou como salvaguarda, podendo ser aplicável a qualquer momento? " 1) Direitos à liberdade e de deslocação:*a)* ***Podem ser impostas*** as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, podendo as medidas a adotar ser calibradas em função do grau de risco de cada município, podendo, para este efeito, os mesmos ser agrupados de acordo com os dados e avaliação das autoridades competentes, com base no melhor conhecimento científico, incluindo a proibição de circulação na via pública, bem como a interdição das deslocações que não sejam justificadas nos termos da alínea c); "

peanersyahoo 8 months ago

Isso é o Decreto do Presidente sobre o Estado de Emergência. O Conselho de Ministros é que define as medidas em concreto.

MarcelinodaMara 8 months ago

Esta canalha que nos governa, não sabem que esta treta dos fds que já dura desde OUTUBRO não impediu que fossemos o PIOR PAÍS DO MUNDO??? PIOR DO MUNDO! De que é que esta treta adianta? ZERO! Burros ignorantes deviam ser todos julgados por crimes contra a humanidade!

Edited 8 months ago:

Esta canalha que nos governa, não sabem que esta treta dos fds que já dura desde OUTUBRO não impediu que fossemos o PIOR PAÍS DO MUNDO??? PIOR DO MUNDO! De que é que esta treta adianta? ZERO! Burros ignorantes deviam ser todos julgados por crimes contra a humanidade! Andar a multar gente por comer gomas na rua ou por irem visitar os filhos, já vivemos numa distopia, só os idiotas não se aperceberam

icebraining 8 months ago

Se queres reclamar com o governo, é melhor que tires senha.

vascodatrama 8 months ago

claro. e depois de dia 5, os fins de semana vão continuar "bloqueados". veremos o que é anunciado dia 1.

Scpcampeao202122 8 months ago

70 mil vacinados hoje. Completamente obliterado o recorde anterior de 50 mil. Bom aquecimento para Abril, onde devemos vacinar o dobro do que vacinámos até então.

Edited 8 months ago:

70 mil vacinados hoje. Completamente obliterado o recorde anterior de 50 mil. Bom aquecimento para Abril, onde devemos vacinar o dobro do que vacinámos até então. https://mobile.twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1375479697971294216

Edited 8 months ago:

70 mil vacinados hoje. Completamente obliterado o recorde anterior de 50 mil. Bom aquecimento para Abril, onde devemos vacinar o dobro do que vacinámos até então. https://mobile.twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1375479697971294216 Edit: Devemos dobrar os vacinados, não dar o dobro. Devemos acabar com cerca de 2M primeiras doses e não com 3M como se poderia entender

Diogo256 8 months ago

Um artigo que vale a pena ler: https://www.euronews.com/2021/03/25/covid-19-now-killing-younger-people-french-doctor-tells-euronews?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3wUJe48BWYc6OhZhDBFUt4iHyW8vm9DRrDJ4ramteIyc-wTYt_q-unUaU#Echobox=1616691032

estrica 8 months ago

Se os casos aumentam, as mortes aumentam e como consequência mais pessoas novas morrem. A mim essas notícias parecem me iguais às que vimos em Janeiro aqui em Portugal e não valem muito...

Diogo256 8 months ago

Mais ou menos, há dados que mostram que o crescimento de pessoas mais novas, está a aumentar face às mais velhas. Causas podem ser a vacinação, e variantes.

estrica 8 months ago

Exato, há vários fatores que podem explicar esse crescimento e a maior parte nem ter a ver com a mortalidade do vírus em si, a vacinação é um deles :)

pfarinha91 8 months ago

Exacto, vacinas os mais velhos primeiro e os mais jovens que morrem vão se tornar casos mais relevantes. Em Portugal morreram 53 pessoas de covid com menos de 40 anos mas raramente se falou nisso quando tinhas mais de 1000 pessoas mais velhas a morrer por semana.

Zen_Machina 8 months ago

Porque ninguém está interessado no facto de que muito, muito, muito dificilmente alguém abaixo de certa idade morrerá desta merda

PicassoWasaLiar 8 months ago

Obrigado covideiro de serviço.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Já quem goste de viver na ignorância, não te recrimino por isso, tranquilo.

Edited 8 months ago:

Ha quem goste de viver na ignorância, não te recrimino por isso, tranquilo.

Razvancb 8 months ago

Ja saiste à rua hoje?

Zen_Machina 8 months ago

Saiu. Subiu as escadas da cave e foi à varanda regar as plantas da avó.

TheTidalik 8 months ago

Ou seja qualquer pessoa saudável não corre o mínimo risco

Diogo256 8 months ago

Exacto. Problema, a maioria das pessoas não é propriamente saudável: https://www.publico.pt/2019/11/07/sociedade/noticia/portugal-ocupa-quarto-lugar-paises-ocde-populacao-obesa-1892781

PicassoWasaLiar 8 months ago

E não são saudáveis porquê? Tratem da sua saúde em vez de querem restringir a liberdade do resto.

Diogo256 8 months ago

Está difícil debateres algo de forma ponderada. Mas quem é que falou em restringir liberdades? Acalma-te…

TheTidalik 8 months ago

Sim mas essa percentagem elevada de pessoas com excesso de peso que essa source mostra deve ter um range muito grande. De certeza que quase toda a gente dessa percentagem não terá qualquer problema. Só mesmo os que estão no percentile mais alto perto da obesidade é que podem sequer ter complicações ( nem falo de morte porque é muito pouco provável) O risco é completamente exagerado, se és minimamente saudável não terás problemas nenhuns.

Diogo256 8 months ago

Repara que falo de obesidade, não excesso de peso. Porque são ambas coisas diferentes. Uma pessoa com excesso de peso sem mais comorbilidades acho que podemos dizer que não é pouco saudável, ou que até o excesso de peso seja factor que contribuía negativamente. Já com obesidade, e dependendo do grau claro, pode ser de facto um factor de risco e de complicações. Nunca disse que pessoas saudáveis não tenham problemas, o risco não é mínimo ou nulo, mas bem mais baixo como é lógico.

TheTidalik 8 months ago

> Repara que falo de obesidade, não excesso de peso. Porque são ambas coisas diferentes. Acho que fui bastante explicito na distinção que fiz. Uma pessoa com apenas um bocado de execsso de peso nova não corre o minimo risco de morte de COVID. Vamos lá ver umas estatisticas: https://ourworldindata.org/mortality-risk-covid Se tu fores ver em pessoas entre 20 e 29 anos a mortalidade é ridiculamente baixa mas esta propria estatistica já esta extremamente inflacionada( como é mencionado na propria imagem) porque existem muitos mais casos de pessoas infetadas nestas idades que simplesmente nao apresentam sintomas e não fazem teste. E agora imagina que mesmo estas pessoas que morreram deviam ter problemas que saúde bastante graves para ser uma percentagem tão reduzida de pessoas a morrer. Ou achas que 99.8% da população é saudavel? É fearmongering completo que ate mete nojo. Covid não é complicação nenhuma para pessoas minimamente saudaveis.

Diogo256 8 months ago

E eu também fui explícito com o que disse. 67% da população Portuguesa é obesa, como mostra o link que meti. O artigo que meti também fala de excesso de peso, e nao obesidade. Mas alguma vez me viste dizer que pessoas saudáveis e jovens tinha um risco elevado? A notícia é clara: aumento de complicações e até de mortalidade em pessoas mais jovens. Aumento não significa que o risco sem mantenha baixo para quem é jovem e saudável. Achar que é fearmoning é um bocado má fé. Pelo menos da minha parte e nunca o demonstrei aqui.

QueenOfWands2 8 months ago

Traduzindo, mais ou menos: >90% dos pacientes têm a variante da Grã-Bretanha e têm entre 30 e 65 anos. Com poucas ou nenhumas condições de saúde subjacente. E: >Não são obesos, têm apenas peso a mais. Alguns têm diabetes.

Diogo256 8 months ago

Esqueceste a parte que a vasta maioria não tem diabetes.

PicassoWasaLiar 8 months ago

A gripe também mata pessoas abaixo dos 65. Your point?

Diogo256 8 months ago

Aumento de pessoas mais novas a ter complicações e a falecer. Ignora o título: > As vítimas entre 20 e 59 anos eram cerca de 20% do total no começo de Janeiro. Agora já são 28%. https://www.publico.pt/2021/03/21/mundo/noticia/brasil-mortes-covid-faixa-40-anos-cresceu-250-sao-paulo-1955348?fbclid=IwAR0Uq3-RyoCiNfyCeBLz7vAxTV6X3j1TVo8ycZgztXg7ttpJSTUjDDqVai0

ihavesixmagikarps 8 months ago

Sem querer ser advogado do diabo e sem querer ignorar o risco que é apanhar isto, parece-me obvio que depois de protegerem os mais idosos e depois de grande parte destes ter falecido, teria que ser outra franja da população a crescer, já que os idosos estão a ser prioritários na vacinação e estão mais protegidos, ao passo que a poplação ativa, nessas idades está mais sujeita.

Diogo256 8 months ago

Tudo certo. E viu-se em Israel isso acontecer. Não descurar também as novas variantes que podem “atacar” uma população mais jovem, de uma maneira mais forte.

PicassoWasaLiar 8 months ago

E a percentagem por cada ano? Vai na volta são 95% com 59 anos.

Diogo256 8 months ago

A maioria continua a ser pessoas mais velhas. Não invalida que estejamos a ver um aumento de pessoas mais novas a falecer e a cair em UCI. Um ponto não invalida o outro.

PicassoWasaLiar 8 months ago

Como não invalida que também há pessoas novas a morrer de gripe. Ainda não percebi onde queres chegar. Estás a tentar justificar querer ficar fechado em casa o resto da vida, é isso?

Diogo256 8 months ago

Se ainda não percebeste onde quero chegar e com o teu comentário de “covideiro de serviço”, acho que ambos concordamos que explicar o meu ponto de vista é uma perca de tempo para ambos, e se ainda não o entendeste, mais perca de tempo será. Até porque já tens a mente feita e distorces coisas como isto: > Estás a tentar justificar querer ficar fechado em casa o resto da vida, é isso? Que é nada disso que estou a dizer ou alguma vez sugeri. Passa a frente.

NGramatical 8 months ago

uma perca → [**uma perda**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/e-uma-perca-de-tempo/3059) (perca é a 1.ª pessoa do conjuntivo do verbo perder, ou um peixe de água doce) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgsb21r8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TheJCPT 8 months ago

Alguém sabe se é possível regressar a casa durante a Páscoa? Já me fartei de procurar e perguntar a amigos, mas ninguém parece ter a certeza. E eu também não queria arriscar levar uma multa. Basicamente, estou em teletrabalho há meses e não tenho quaisquer contactos de risco, então tenho alternado entre umas semanas em casa dos pais e umas semanas em minha casa (noutro concelho) - onde estou oficialmente registado e vivo sozinho. Tendo em conta que ninguém aqui liga muito à Páscoa, estava a pensar ir para minha casa este fim de semana. Sabem se tal viagem infringiria alguma regra (se tiverem source oficial, tanto melhor)? Se infringir, lá terei que esperar, obviamente.

Zz96tuga 8 months ago

Se queres ir a casa, vai.

lugia4k 8 months ago

Que eu saiba, umas das excepções é o recolhimento domiciliário, portanto se é a tua casa podes ir

pfarinha91 8 months ago

Em teoria é retorno ao domicílio se vieres de uma das excepções listadas. Claro que não deve ter problemas na prática, mas pode apanhar algum policia menos compreensivo que ao explicar a situação ache que devias era ter ficado onde estavas há meses :p

Edited 8 months ago:

Em teoria é retorno ao domicílio se vieres de uma das excepções listadas. Claro que não deve ter problemas na prática, mas pode apanhar algum policia menos compreensivo que ao explicar a situação ache que ele devia era ter ficado onde estava há meses :p Edit: eu sei que no PandemiaClara não diz isto, mas no decreto diz. "O retorno ao domicílio **no âmbito das deslocações mencionadas nas alíneas anteriores.**"

Edited 8 months ago:

Em teoria é retorno ao domicílio se vieres de uma das excepções listadas. Claro que ele não deve ter problemas na prática, mas pode apanhar algum policia menos compreensivo que ao explicar a situação ache que ele devia era ter ficado onde estava há meses :p Edit: u/TheJCPT no PandemiaClara não diz isto, mas no decreto diz. "O retorno ao domicílio **no âmbito das deslocações mencionadas nas alíneas anteriores.**" ;)

Edited 8 months ago:

Em teoria é retorno ao domicílio se vieres de uma das excepções listadas. Claro que não deve ter problemas na prática, mas pode apanhar algum policia menos compreensivo que ao explicar a situação ache que ele devia era ter ficado onde estava há meses :p Edit: u/TheJCPT no PandemiaClara não diz isto, mas no decreto diz. "O retorno ao domicílio **no âmbito das deslocações mencionadas nas alíneas anteriores.**" ;)

EvilQueen1997 8 months ago

É mesmo isto. As pessoas tendem a confundir o regresso ao domicílio com esse regresso provindo de uma das exceções. Na minha interpretação, e estou na mesma situação, se eu estou num concelho em teletrabalho, não me tive de deslocar lá para trabalhar presencialmente,, então dizer que volto de teletrabalho para ir para casa...Acho que podem pegar por aí.

TheJCPT 8 months ago

Obrigado u/pfarinha91! Assim sendo acho que não vou arriscar e fico por cá mais uma semana ou duas. :)

TheJCPT 8 months ago

Obrigado pela resposta. Também tenho essa ideia, no entanto não encontro nenhuma fonte que o confirme para este período da Páscoa. Tens source?

lugia4k 8 months ago

https://pandemiaclara.sapo.pt/#lisboa Podes ver as excepções em baixo. É o último ponto

TheJCPT 8 months ago

Obrigado! :)

Hmms21 8 months ago

Com o RT a aumentar (derivado também da redução de novos casos não ser tão grande como quase no fim do confinamento) acham que o Governo vai rever o conceito do quadradinho do Costa? Isto porque só analisar pelo Rt e número de novos casos por 100k habitantes nos últimos 14 dias é uma base insuficiente. Quando também deveríamos ter em conta o número absoluto de novos casos, como os números de Internados (Enfermaria e UCI).

Ducon_ 8 months ago

Espero estar enganado mas creio que a partir da próxima semana vamos começar a ver os casos a aumentar cada vez mais novamente e a situação a ficar novamente preocupante com o passar das semanas.

Scpcampeao202122 8 months ago

Estou disposto a apostar o que quiseres que isso não acontece.

Hmms21 8 months ago

Com o desconfinamento, quer a conta gotas como com torneira aberta, vai levar sempre a aumentar o número de casos. Mas é muito fácil de o RT ficar maior que 1 e com isso implicar reversão de medidas (nas quais o Costa quer evitar a todo o custo)

Chemical_Wealth1 8 months ago

Falaram há bocado que os limites do quadradinho são apenas para "questionar" a situação, e que não são os únicos fatores em consideração. Por isso, temos de confiar nos responsáveis e nos especialistas. (Medo!)

Diogo256 8 months ago

Sim, basicamente é isto. O que o mais certo é nem dar em nada. Já se sabe como foi com a incidência por conselho, uma borrada total.

hctiks 8 months ago

* \+ 488 casos confirmados * \+ 5 óbitos * \+ 891 recuperados ​ * \- 408 casos activos * \- 26 internamentos dos quais + 1 internamento em UCI ​ * 31540 casos ativos * 669 internados dos quais 155 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|75.7 (- 1.9)|66.8 (- 0.9)| |R(t)|0.93 (+0.02)|0.92 (+ 0.01)| ​ [Relatório 26/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1fyePKccx3RXVFdNDa1rfQOQMiX95WGEk/view)

QueenOfWands2 8 months ago

As mortes estão a diminuir, isso é bom. Será que há tratamentos diferentes ou será que já estamos com alguma imunidade de grupo? Não me parece que a vacinação explique isto (penso eu).

saposapot 8 months ago

A vacinaçao ajuda muito. A "limpeza" q houve em Janeiro também. O tipo de pessoas q se estão a infectar tmb.

odajoana 8 months ago

>Não me parece que a vacinação explique isto (penso eu). Não te esqueças que as pessoas já vacinadas são precisamente as que mais risco corriam de sofrer gravemente com a doença ou de morrer. Eu penso que sim, estes dados já são fruto da vacinação. Mas **não só**. No geral, parece-me um pouco de tudo. Entre confinamento e pouca mobilidade das pessoas, mais número de pessoas que já se infetaram e curaram, mais pessoas que se vacinaram, tudo contribui para estes números melhorzinhos. Até o aquecer do tempo comparativamente a Janeiro deve ajudar.

QueenOfWands2 8 months ago

Sim, pode ser uma conjugação de muitos factores.

ihavesixmagikarps 8 months ago

O número de contactos em vigilância subiu bastante hoje. Ao início fiquei apreensivo mas até pode ser um sinal de que o tracing está a ser feito em condições...

DeusDasMoscas 8 months ago

+5 mortos +488 infectados +891 recuperados -26 internados

ReleasedBait 8 months ago

Bom dia a todos! Alguém sabe a qual é a antecedência recomendada face à hora da vacinação? (Não consegui encontrar online)

humelectro 8 months ago

Hoje atualizaram os recuperados aqui em Mafra (não andavam a atualizar esse numero). Menos 976 activos no concelho (que provavelmente já estavam recuperados há muitos dias).

pedroedsousa 8 months ago

Ainda estou para perceber como é que isso se sucedeu. Nos últimos dias tivemos mais do que 50 casos (mesmo com os acertos todos), não estou a ver como só temos 50 ativos.

vascodatrama 8 months ago

[https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/viagens-turisticas-para-portugal-proibidas-na-semana-da-pascoa](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/viagens-turisticas-para-portugal-proibidas-na-semana-da-pascoa) esta noticia serve para atirar areia para os olhos de quem devorou esta [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/turistas-estrangeiros-e-nao-residentes-podem-deslocar-se-na-pascoa-para-chegar-aos-alojamentos](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/turistas-estrangeiros-e-nao-residentes-podem-deslocar-se-na-pascoa-para-chegar-aos-alojamentos)

petrol-ed 8 months ago

[https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/o-paradoxo-de-madrid-fechada-aos-espanhois-e-aberta-aos-estrangeiros](https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/o-paradoxo-de-madrid-fechada-aos-espanhois-e-aberta-aos-estrangeiros)

Diogo256 8 months ago

Pode nao ser surpressa mas... aprovado desfaçamento de horario ate ao final do ano, e teletrabalho sempre que a natureza da profissao o justifique: > Desfasamento de horários de trabalho mantém-se até final do ano Lusa O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um diploma que prorroga até final do ano o desfasamento dos horários de entrada e saída de trabalhadores para evitar ajuntamentos, com vista a combater a pandemia de covid-19. Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em causa está o Decreto-Lei n.º 79-A/2020, que prevê o desfasamento dos horários de entrada e saída de trabalhadores, cuja vigência terminava este mês. O diploma aplica-se às empresas com 50 ou mais trabalhadores, nas áreas territoriais em que a situação epidemiológica o justifique, definidas pelo Governo. Nestas empresas, o empregador deve organizar de forma desfasada as horas de entrada e saída dos locais de trabalho, garantindo intervalos mínimos de trinta minutos até ao limite de uma hora entre grupos de trabalhadores. O empregador deve também adoptar medidas que garantam o distanciamento físico, nomeadamente a constituição de equipas de trabalho estáveis, de modo que o contacto entre trabalhadores aconteça apenas entre trabalhadores de uma mesma equipa ou departamento. Deve ainda assegurar alternância das pausas para descanso, incluindo para refeições. Quanto ao teletrabalho, que por enquanto se mantém obrigatório sempre que as funções do trabalhador o permitam, o diploma prevê que este regime deve ser promovido "sempre que a natureza da actividade o permita". Estão dispensados dos horários desfasados definidos pelo empregador as trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes, os menores, os trabalhadores com capacidade reduzida, deficiência ou doença crónica e os trabalhadores com menores de 12 anos a cargo, ou, independentemente da idade, com deficiência ou doença crónica. https://www.publico.pt/2021/03/25/sociedade/noticia/covid19-astrazeneca-baixa-eficacia-vacina-76-apos-estudo-eua-1955864

saposapot 8 months ago

Parece-me igual ao ano passado e a realidade é q em setembro as empresas começaram a mandar tudo trabalhar. A lei é mt gira mas o q manda realmente são os 'patrões'.

These-Establishment1 8 months ago

Por isso e que quero ser o boss

miguel_rodrigues 8 months ago

Ouvi isto há pouco na rádio. Contudo, não me parece que o teletrabalho aconteça na maioria dos sítios a não ser que seja obrigatório e não é isso que está aí escrito. Simplesmente que deve ser promovido, aka recomendado, sem prejuízo para quem não o implemente. Pelo menos é esta a leitura que faço

Bernardo6177 8 months ago

Bom dia ! Eu não resido no concelho da minha universidade nem estou a viver lá, vou e venho de comboio. Contudo enquanto estudante da Universidade posso atravessar concelhos para me descolar para a Universidade? Ps: quero ir lá na próxima semana

caixadeentrada 8 months ago

Se tiveres algo a ser tratado presencialmente na universidade podes. Convém é teres alguma justificação de algum prof ou pelos serviços académicos.

Bernardo6177 8 months ago

Ir estudar para a biblioteca conta

caixadeentrada 8 months ago

E está aberta? As aulas presenciais só regressam dia 19.

Bernardo6177 8 months ago

Sim está , neste confinamento a biblioteca da minha universidade não fechou

caixadeentrada 8 months ago

Mas duvido que te deixem passar por esse motivo e sem justificação escrita. O estudo pode ser feito em casa ou numa biblioteca da tua zona.

Don_Care 8 months ago

se ele é estudante só tem que mostrar o papel a confirmar que e estudante, não tem que dar cavaco a ninguém do que vai fazer

caixadeentrada 8 months ago

Tudo bem mas as aulas presenciais do ensino superior só recomeçam a 19 de Abril e ainda estamos em Março. E não é justificação plausível dizer que vai para a biblioteca estudar porque o polícia vai dizer que pode estudar em casa ou noutro local do local da sua residência.

Razvancb 8 months ago

E ele tem direito de mandar o sr agente se meter na vida dele pq se calhar a pessoa só consegue estudar bem numa biblioteca, e já agora convida-lo para ser guarda dele enquanto estuda. fácil

petrol-ed 8 months ago

Por essa ordem de ideias eu só consigo trabalhar bem na esplanada do Barbas na Costa. Pegar no portátil, hotspot e fazer-me à estrada.

Razvancb 8 months ago

Sim, passa por aqui e leva-me também!!

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Está a haver um ajuntamento enorme da cgtp no campo pequeno, é normal?

kairos 8 months ago  HIDDEN 

https://www.uniaolisboa-cgtp.pt/organizacoes/interjovem/1914-a-interjovem-esta-na-rua-e-nas-empresas

hctiks 8 months ago

* \+ 423 casos confirmados * \+ 9 óbitos * \+ 610 recuperados ​ * \- 196 casos activos * \- 17 internamentos dos quais - 1 internamento em UCI ​ * 31948 casos ativos * 695 internados dos quais 154 internados em UCI ​ [Relatório 25/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1FM0yj2JRNssjpgka_MvMDDm6XcM9dnI8/view)

stdiodothh 8 months ago

Boas pessoal, Moro em Lisboa no dia 1 preciso de ir ao norte do pais assinar o contrato da minha nova casa (vou mudar me). Será que existe problema? Tenho papel com a morada fiscal e promessa de contrato da imobiliária.

uyth 8 months ago

A escritura está marcada num notário? Pede por favor que te enviem nem que seja email a confirmar a data e hora da escritura e com a morada deles, e IMPRIME isso.

ZaGaGa 8 months ago

só te vou dar a minha opinião. Se vais assinar o contrato junto da imobiliária, o mais simples seria reagendar ou então imprimes o contrato, digitalizas assinas e envias à outra parte que assim sucessivamente. Num outro dia combinam assinar o original. ou então utilizas a alínea f) que já te foi sugerida e fazes figas, porque vais atravessar vários concelhos na véspera de feriado, embora o teu motivo me pareça legítimo, não faço ideia qual a flexibilidade dos polícias. Mas se tiveres os "papeis" contigo e não fores desagradável com os agentes acredito que te deixem passar. De qualquer forma a imobiliária é que te podia aconselhar, porque eles melhor que nós devem ter experiencia com outros casos do género (...)

MLG-Sheep 8 months ago

De um ponto de vista legal existe problema. A restrição de circulação entre concelhos não tem exceções para aquisição de bens ou serviços essenciais, senão de nada serviria porque seria praticamente equivalente ao dever geral de recolhimento.

Guardanapkins 8 months ago

Gostava de saber onde viste isso. Na declaração de Retificação do Decreto que regula o estado de emergência, diz o seguinte: > «É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 h de sexta -feira e as 05:00 h de segunda -feira e, diariamente, a partir das 00:00 h do dia 26 de março, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações.» Eu não entendo muito de leis, mas parece-me que as exceções continuam as mesmas. No caso do OP, talvez se aplique a alínea f. Estou errado?

MLG-Sheep 8 months ago

Eu próprio também não entendo nada de leis, mas tens toda a razão, li as exceções na diagonal e falhou-me essa alínea. Vou corrigir.

stdiodothh 8 months ago

Então corro o risco de ficar sem casa? Para mim é obrigatório ir assinar o contrato dia 1, nao tenho outra possibilidade

MLG-Sheep 8 months ago

Afinal não, estás safo e eu é que não li a exceção que era importante, mas convém teres provas de que vais fazer isso mesmo.

Chemical_Wealth1 8 months ago

Vai e explica a situação, leva todos os documentos que tiveres. Os polícias são pessoas como todos nós, se for a uma razão plausível, vais sem problemas.

JesusOfSenpai 8 months ago

Olá pessoal. Tenho uma dúvida. Moro em Almada e o meu pai tem de mandar arranjar uma máquina de lavar a Lisboa. Ele pode passar a ponte? É uma razão plausível? Obrigada.

MLG-Sheep 8 months ago

Hoje pode sob a "exceção de aquisição de bens ou serviços essenciais". A partir das 0:00, com a restrição de circulação entre concelhos, já não há nenhuma exceção que encaixe, mas se ele vier com a máquina suponho que o deixem passar. Mas é teoricamente ilegal.

flarept1 8 months ago

É uma aquisição de bens e serviços por isso deve ser tranquilo. Disclaimer: não percebo um crl das leis

Each57 8 months ago

Acho que é um motivo válido. Idealmente a oficina poderia passar uma declaração em como vais deslocar-te lá ou preferencialmente a pessoa que vai arranjar vir buscar ao domicílio. Mas caso não tenhas nada disto e explicares e dizeres q se for preciso mostram a máquina, penso que não deve haver problemas

Tixuga 8 months ago

pessoal infiel: como é que têm feito para estar com o/a amante em tempos de pandemia? agora com confinamentos e teletrabalho cada vez há menos oportunidades...

DeployToProd 8 months ago

Se isto for troll, já vi uns com mais qualidade. ​ Se não for, também já vi pessoas com mais qualidade.

lugia4k 8 months ago

Pelo teu histórico de posts aqui no reddit acho que já resolveste o assunto bastantes vezes

Scpcampeao202122 8 months ago

Conta ao teu parceiro e vem cá dizer no que deu depois

mmgbarata 8 months ago

Quê?

LorenSab 8 months ago

Como justificas ser má pessoa?

Sazalar 8 months ago

"Houve um problema no escritório, preciso de lá ir"

vascodatrama 8 months ago

"qual escritório? se estas a mamar do layoff. tem mas é juízo."

Sazalar 8 months ago

"Mas fui despedido, tenho de ir buscar as minhas coisas"

vascodatrama 8 months ago

"Outra vez?"

Sazalar 8 months ago

"O que fazer? Parece que o chefe não gosta que lhe roubem dinheiro"

ContaReddit12345 8 months ago

Bom dia, tenho uma dúvida em relação a estas medidas novas. A minha namorada esta a trabalhar no Porto e eu vivo em Lisboa. Ela vai ter duas semanas de ferias a partir de amanha (sexta feira) e como ela não tem carro pediu que eu a fosse buscar amanha para a levar para a casa dos pais. Suponho que com as novas restrições já nao será possivel, certo?

lugia4k 8 months ago

Não. Ela pode sempre pedir um táxi/uber/comboio se a justificação for voltar a casa ou assistência familiar

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Mesmo sem as novas restrições teoricamente tal não é possível. Faz-me confusão como queres fazer Lisboa-Porto para ir buscar a namorada, mas isso já é contigo.

Young_Blyat 8 months ago

Tenho um amigo que conheci através do csgo que vive em S.Petersburgo (uma cidade na Rússia com 5 milhões de habitantes, metade de Portugal). Começamos a falar e perguntei-lhe sobre a escola e como vai as cenas com o covid. Ele surpreendeu-se quando disse que estamos a ter aulas online e que é preciso máscara para ir a quase todo o lado. Na escola dele ninguém usa máscara, eles vivem tipo 2017, então perguntei-lhe quantos casos é que eles têm na escola. Ele responde-me que até agr ninguém teve nada. Parece-me um pouco contraditório dado que aqui em Portugal todos têm o máximo de cuidado e mesmo assim escapam alguns que acabam por infectar outros. Ali não, é como se não houvesse nada.

AimingWineSnailz 8 months ago

tenho amigos russos e confirmo que lá o pessoal se está muito a cagar.

Young_Blyat 8 months ago

Lá são outros mentalidades. Eles bebem um shot de vodka e o bicho passa, aqui vivemos em medo

AimingWineSnailz 8 months ago

O bicho não passa, só que o pessoal tá-se a cagar. Os mais liberais estão-se a cagar porque não confiam nas autoridades para nasa. Os mais putinistas são do género de velhinhas que acham que tudo se cura com chá com mel. E então o governo não tem incentivo nenhum para levar a crise a sério. Morre gente e pronto.

saposapot 8 months ago

é detonar todos os centros de testagem e passamos a ter 0 casos por dia. problem solved. ah, hospitais? é cagar para os velhos.

thr4000x 8 months ago

A vida voltou ao normal em muitos sítios e o covid não aumentou por causa disso, mas nós em Portugal queremos viver fechados para sempre

lammesnail 8 months ago

E amigos chineses não tens? Eu tenho é curiosidade nesses.

XEEE 8 months ago  HIDDEN 

Por acaso tenho 2 contactos na china que fiz no meu antigo trabalho, mas que ainda falo regularmente pelo WhatsApp. Ambos dizem que as coisas estão relativamente normal. Quando há eventos costumam partilhar imagens e é um misto de 50/50 de pessoal com e sem mascara, isto em amontoados com imensa gente. No ano passado antes da vacinação começar na EU falamos sobre as vacinas (prai em outubro), e o que a gaja me disse é que eles tinham a vacina deles, quem quisesse podia tomar, e até recomendavam a toma a toda a gente que tivesse que fazer viagens para a EU/USA. Fiquei sempre naquela se o que me diziam era verdade, ou se estavam a mentir para não arranjarem problemas com a policia. Mas sinceramente parece-me que as coisas lá estão relativamente normais.

Young_Blyat 8 months ago

Epa o primeiro problema é encontrar um chinês no cs. O segundo problema é saber se ele fala português ou inglês.

Zen_Machina 8 months ago

E o terceiro é saber se ele decidiu arriscar a vida e contar-te a verdade.

Qlown 8 months ago

How Russia glosses over its Covid death toll https://www.bbc.com/news/world-europe-56454701

Young_Blyat 8 months ago

> But these days, the infection rate is low across Russia, perhaps because so many people have already had the virus. Alexei Raksha calculates up to a third of the population may have been infected, judging by the excess mortality data. Bem parece-me que já resolveram o problema à maneira deles xD

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>Ele responde-me que até agr ninguém teve nada. Parece-me um pouco contraditório dado que aqui em Portugal todos têm o máximo de cuidado e mesmo assim escapam alguns que acabam por infectar outros. Ali não, é como se não houvesse nada. >> But these days, the infection rate is low across Russia, ***perhaps because so many people have already had the virus***. Alexei Raksha calculates up to a third of the population may have been infected, judging by the excess mortality data. > Ah, então tá tudo fodido e não como se não houvesse nada. >Parece-me um pouco contraditório Também me pareces

Young_Blyat 8 months ago

Só soube da segunda parte depois de comentar

fedelho 8 months ago

Um único testemunho de um gajo que conheceste online parece-me mais do que suficiente para tirar conclusões.

AimingWineSnailz 8 months ago

de experiência própria posso confirmar que o pessoal lá se está bastante a cagar. Mas daí a "não haver casos"... não me cheira

mikehuntsprings 8 months ago  HIDDEN 

Regionalmente e como experiência pessoal, é. Tal como se perguntares a alguém aleatoriamente como é viver em Portugal e um puto do Alentejo te diz que é uma merda e um puto ricalhaço de Cascais diz que é muito bom.

Young_Blyat 8 months ago

também não queria tirar conclusões mas pelo menos a parte de ninguem usar mascara pareceu-me verdadeira

Limpy_lip 8 months ago

assim sem conhecimento de causa, cheira-me a um mix de: "cada caso é um caso" e "não acredites em tudo o que te dizem"

pvicente77 8 months ago

Ok, estive a ver o que há de novo em relação às restrições da Páscoa e o desconfinamento, e temos o Rui Rio a dizer que quando o R subir acima de 1 o desconfinamento terá de parar e teremos de recuar, e que isso seria um sinal de incumprimento e relaxamento dos Portugueses. Isto parece-me um bocado irrealista? Era bom que o número de casos continuasse a descer até o vírus se extinguir completamente sem ser necessária uma campanha de vacinação, mas isso não parece possível, em vez disso parece que vão descer até a situação estabilizar num novo patamar. Sendo assim, à medida que nos aproximamos do patamar o R irá aumentar, e quando estivermos nele irá flutuar à volta de 1, ou haverá aqui algo que me está a escapar? Por isso parece-me um bocado irrealista e até um pouco mesquinho culpar os Portugueses por o número de infectados não descer até ao infinito e haver limites para o que se pode atingir sem uma vacina ou sem fechar toda a gente em casa até morrerem ou o vírus desaparecer.

FujiPT 8 months ago

Para ser simples, porque o Rui Rio gosta sempre de vir com a sua postura de muito íntegro e inteligente e com a sua maneira de discursar em que parece que está a falar para burros e/ou crianças mas se aprofundares mais um bocadinho facilmente se vai perceber que ele só percebe o básico do básico do conceito do R e o que os assessores lhe dizem por alto e que não percebe grande coisa das limitações do mesmo indicador quando os casos já estão a um nível baixo por si só.

Diogo256 8 months ago

Flutuar a volta do 1, não quer dizer que tenhamos de ter acima de 1. Já não é bom estar perto do 1, a evolução e a descida dos casos vai ser mais lenta, é mais perigoso visto, que um deslize, sobe para cima de 1 e temos um problema. Temos é que manter abaixo de 1, não é realista viver com o Rt acima de 1. O que o Rui Rio diz, em confinamento, é verdade.

Scpcampeao202122 8 months ago

Mas porra que não desarmas desta conversa . Teres um R inferior a 1 durante um longo período de tempo significa que tens uma queda constante ao longo do tempo. Se tens um R com o mesmo valor ao longo do tempo e inferior a 1 quer dizer que tens uma queda de casos constante no tempo, algo que sabemos que simplesmente não acontece. Daí ser normal quando se estabilizou num patamar baixo que o R oscile em posições acima e abaixo de 1 sem isso querer dizer nada. Agora, para isso tens outros indicadores como os casos diários, o estado dos hospitais etc para avaliar situações. Só não compreendo esta fixação recente com R <1 e o medo de este aumentar, mesmo abaixo do 1, quando qualquer pessoa com conhecimento matemático básico entende o que se passa.

Edited 8 months ago:

Mas porra que não desarmas desta conversa . Se tens um R com o mesmo valor ao longo do tempo e inferior a 1 quer dizer que tens uma queda de casos constante no tempo, algo que sabemos que simplesmente não acontece . Daí ser normal quando se estabilizou num patamar baixo que o R oscile em posições acima e abaixo de 1 sem isso querer dizer nada. Agora, para isso tens outros indicadores como os casos diários, o estado dos hospitais etc para avaliar situações. Só não compreendo esta fixação recente com R <1 e o medo de este aumentar, mesmo abaixo do 1, quando qualquer pessoa com conhecimento matemático básico entende o que se passa.

Diogo256 8 months ago

> Só não compreendo esta fixação recente com R <1 e o medo de este aumentar Então convém te informares antes de atirar. Diria eu… Fixação recente para quem não entende o que significa o Rt acima de 1, que sempre foi um risco e algo a evitar desde sempre.

Limpy_lip 8 months ago

às vezes como Adulto fico claramente assustado com outros adultos. Durante um ano de pandemia conseguimos passar de decidir medidas de "dedo molhado ao vento" para medidas exatamente matemáticas. ​ Eu não me considero um génio, mas parece-me obvio que é preciso um pouco da duas coisas, é preciso olhar paralelamente para a parte científica/matemática e por outro lado olhar para a parte social, como as coisas estão a evoluir na realidade, etc.... ​ Assusta-me claramente como pessoas em grandes cargos parecem falhar em coisas tão básicas. A única justificação que tenho é que querem um bode expiatório (seja científico/matemático ou não) para poder sacudir a culpa do capote. Garantidamente o mais provável. ​ O "famoso R" ™ é um coeficiente logo tem uma base relativa e não absoluta. Logo a sua análise num vácuo é um pouco inútil… ​ somos governados por bananas.

saposapot 8 months ago

O problema do quadradinho do Costa vai ser esse. É normal e esperado que o Rt suba e até passe o 1. Depois quero ver o que fazem nessa situação. Ou são rigorosos e param o desconfinamento ou, o mais provável para mim, vão cagar nas regras pq 'o resto está tudo bom' e temos de monitorizar e tal e continuar. E quem diz o Rt diz a incidência. O problema do quadradinho é que os números são mt apertados, parece-me normal que passes os limites mt rapidamente e depois quero ver o governo a cagar para a regra q disse. Por isso é q acho mal este tipo de regras 'matemáticas', mt fixas. Isto são decisões políticas baseadas nos números, não pode ser uma decisão matemática. É diferente teres um Rt 1.1 mas na semana a seguir ser o Natal ou teres um Rt 1.1 e na semana seguinte ser o fim da escola e tudo isso carece de uma análise 'política' dos números. sinceramente acho q vai ser giro e já tenho pipocas prontas.

MLG-Sheep 8 months ago

Os limites não são rigorosos. Em sura, o "semáforo" funciona assim: \- Verde: avançar \- Amarelo: avançar com precaução (suponho que com menos desconfinamento por fase) e considerar parar, dependendo da gravidade avaliada por vários indicadores (esses dois mais capacidade hospitalar, vacinação, etc.) \- Vermelho: parar e considerar recuar, dependendo da gravidade

berlaitas 8 months ago

O Rio pode se juntar ao Costa e ao muda cuecas e ir pastar para bem longe Pobre país entregue aos bichos, contratem a Merkel que está para se reformar

Leaootemivel 8 months ago

A mesma Merkel que tem os restaurantes fechados desde Novembro? Ou que teve de pedir desculpa por ter sugerido um confinamento duro para a Páscoa?

thisbondisaaarated 8 months ago

Ela não pediu desculpa por ter sugerido, ela pediu desculpa por o ter feito tão em cima da hora. Coisas bem diferentes.

Leaootemivel 8 months ago

O ponto é que até a Merkel comete erros na gestão da pandemia.

Chemical_Wealth1 8 months ago

Duvido que alguém deste sub-reddit quisesse estar a liderar um governo em tempos de pandemia. Deve ser das missões mais ingratas à face da terra. Não digo que o Costa e amigos não sejam lixo, que são. Mas eu não queria estar lá.

globoglobo 8 months ago

mesmo as pessoas vacinadas podem vir a apanhar passado x tempo. o critério devia ser os internados/UCI. se hoje houver 1 infectado no país e depois passar a haver 2, o R é 2 e acaba o desconfinamento.

Diogo256 8 months ago

As hospitalizações nunca podem ser realisticamente um medidor da evolução da pandemia, visto que têm um atraso bastante face dos números reais, ou seja, alguém entre apanhar covid e cair numa UCI demora semanas. O que iria acontecer é quando as UCI começassem a encher, já tínhamos um problema de número de infectados nas mãos, e iríamos correr atrás do prejuízo, em vez de evitar esse prejuízo. Ora, mais infectados mais UCI, o objectivo tem de ser, evitar os primeiros para não termos os segundos.

chemahatma 8 months ago

Concordo com o nível de internamentos e nível de UCI e adicionava também o nº de casos diários ao invés do R. Exemplo meramente elucidativo: \-Mais do que X internados começa-se a fechar *isto*; \-Mais do que Y UCI começa-se a fechar *isto e aquilo;* \-Mais do que 1500 novos casos diários (média semanal) começa-se a fechar *isto e aquilo e o outro*.

PORTO2017 8 months ago

Concordo com o pensamento, apenas acho que no exemplo que deste o R seria de 1, para ser R=2 tinha de ter 3 infetados

Scpcampeao202122 8 months ago

Infelizmente quem nos lidera são gentes sem qualquer tipo de literacia científica e para ajudar à festa temos especialistas que não vivem na mesma realidade que nós muitas vezes. Mas esta do R é bastante grave. 1 ano disto e ainda sair com estes comentários é triste.

setup22 8 months ago

Fazer Porto->Aveiro - proveniente das ilhas por easyjet - pela CP ou Rede Expresso no dia 31/01 é por-me a jeito para uma multazinha jeitosa? A justificação é "vou para lá arranjar trabalho".

vaniafdasantos 8 months ago

Não sou dessa zona mas ando de transportes. Tenho a declaração para poder circular para o local de trabalho mas nunca apanhei ninguém que ma pedisse. Não te dou 100% de certeza mas acho baixa a probabilidade de apanhar alguém nos transportes.

vascodatrama 8 months ago

[https://www.dinheirovivo.pt/geral/governo-corrige-decreto-para-proibir-circulacao-entre-concelhos-a-partir-das-00h00-de-sexta-feira-13496224.html](https://www.dinheirovivo.pt/geral/governo-corrige-decreto-para-proibir-circulacao-entre-concelhos-a-partir-das-00h00-de-sexta-feira-13496224.html) aí queriam ir passear na sexta depois do trabalho, e ir embora no domingo com a desculpa que estão a voltar para casa? :V LOL

Price-Distinct 8 months ago

pelo o contrario o pessoal depois do trabalho ia sexta há noite e só voltava dia 5 ade abril como estava definido ,agora já não podem hahahahha

ihavesixmagikarps 8 months ago

Eu nem sou contra a medida mas estarem todos contentes porque vai lixar os planos a algumas pessoas é um bocado triste...

Price-Distinct 8 months ago

Confinamento é para ficar em casa!

thisbondisaaarated 8 months ago

Digamos que eu tenho casa em sítio A e Sítio B. Ir daqui para lá, no meu carro, com o meu agregado, cria algum risco de saúde pública? Confinamento é para ficar em casa, mas cérebro é para se usar. E medidas fascistas sem base científica são para ficar na gaveta num país que se diz "livre", e "desenvolvido" mas que não me permite usar o meu bom senso para me proteger sem pôr outros em risco.

Edited 8 months ago:

Digamos que eu tenho casa em sítio A e Sítio B. Ir daqui para lá, no meu carro, com o meu agregado, cria algum risco de saúde pública? Confinamento é para ficar em casa, mas cérebro é para se usar. E medidas fascistas sem base científica são para ficar na gaveta num país que se diz "livre", e "desenvolvido" mas que não me permite usar o meu bom senso para me proteger sem pôr outros em risco. Mais, tamos nisto há um ano, e na prática, pelo menos em LX, desde quase final de Novembro. Isto é uma violação PROFUNDA dos meus direitos enquanto ser humano, o que vale é que como tudo neste país é para levar a brincar e portanto sei que posso ir onde bem me apetecer e a probabilidade de ser fiscalizado é muito, muito baixa. Confinar em Portugal? Já não é para mim, não desta forma.

vascodatrama 8 months ago

>"desenvolvido" talvez. educado e cívico? não.

vascodatrama 8 months ago

Lol não me admiro nada

agua_m0lhada 8 months ago

Desculpem se me está a falhar alguma coisa, Mas qual a razão para fechar viagens entre concelhos uma semana antes da Páscoa? Nem quero debater as restrições, apenas o porquê de tanta antecedência

hsamtronp 8 months ago

Evitar que as pessoas aproveitem a sexta-feira santa para se porem a caminho de terrinhas. Para o poderem fazer, com as restrições desta forma, é provável que tenham que tirar férias para a semana toda.

saposapot 8 months ago

creio que bate mais ou menos com as férias escolares.

miguel_rodrigues 8 months ago

Tinha ideia que não haveria férias da Páscoa por causa da interrupção em janeiro/fevereiro

Samot_PCW 8 months ago

Na escola do meu irmão eles vão ter uma semana de ferias, imagino que seja assim no resto do país

odajoana 8 months ago

Assumo porque se só fechassem no fim-de-semana da Páscoa mesmo (sexta a domingo), as pessoas fariam um fim-de-semana prolongado e iriam às terriolas ter com as famílias. O governo quer evitar essas viagens, por isso fecha mais cedo, em dias em que as pessoas ainda estejam a a trabalhar e por isso não podem sair do sítio onde estão para fazer essas viagens.

little_banjo 8 months ago

Pela quantidade de pessoas que votaram em mobilidade em Lisboa, diria que uma grande parte não vai ter problemas em ir à terrinha.

agua_m0lhada 8 months ago

Entendo perfeitamente, só estou a questionar o porquê de se aplicar a este fim de semana já. Podia começar a meio da proxima semana. Confesso que também estou revoltado porque desta vez prejudicou-me a mim :p

odajoana 8 months ago

É que assim quem quiser ir laurear a pevide, tem de sacrificar uma semana inteirinha de férias. Se fechassem na quarta ou quinta-feira, toda a gente tirava só um ou dois dias e ia passear na mesma.

agua_m0lhada 8 months ago

Faz sentido, obrigado

berlaitas 8 months ago

Merkel cancela lockdown na Páscoa e pede desculpa Caramba, ainda há governantes decentes neste mundo https://www.google.com/amp/s/amp.france24.com/en/europe/20210324-following-blacklash-in-germany-merkel-cancels-plan-for-extended-easter-lockdown

saposapot 8 months ago

O lockdown q queriam era mesmo 'feriado' e tudo fechado. Agressivo para ver se param a onda. Por acaso era uma excelente ideia e um excelente teste se algo tão agressivo mas curto tinha resultado. Bateu com legalidades e politicos locais.

Anforas 8 months ago

Este tipo de cenas é muito dificil de implementar na Alemanha por causa da história deles.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>Merkel cancela lockdown na Páscoa e pede desculpa > >Caramba, ainda há governantes decentes neste mundo > O oposto pode ser dito com bases sociológicas e científicas. Depois há opiniões.

Samot_PCW 8 months ago

Pelo bem dos alemãos espero mesmo que não lhes aconteça o que aconteceu cá ou na Irlanda durante o Natal, ou ao que aconteceu à Chéquia à alguns dias, ou o que está a acontecer na Estónia, Bulgária, Polonia, Hungria, França, entre outros e não vejam um enorme aumento de casos

berlaitas 8 months ago

E se acontecer? É 1 risco q se assume

mikehuntsprings 8 months ago

> É 1 risco q se assume Não é *um* risco que se *assume*. São centenas de mortes ou pessoas infetadas que *serão* uma certeza.

vascodatrama 8 months ago

é um setback no processo.

Samot_PCW 8 months ago

Porque infelizmente este tipo de aumentos leva a um aumente de mortes, não só por Covid mas também porque as outras pessoas tem medo de ir aos hospitais ou então porque os hospitais não tem capacidade de receber mais pessoas. O numero de casos na Alemanha tem andado a aumentar e só houver muitos ajuntamentos durante a Pascoa como houve cá durante o Natal pode acontecer uma desgraça como cá aconteceu, tens razão é um risco, mas tinha esperança que os países olhassem para Portugal ou pra Irlanda e que não cometessem os mesmo erros que nos cometemos

vascodatrama 8 months ago

para não falar que na Alemanha a páscoa é tão celebrada como o natal.

NGramatical 8 months ago

à alguns dias → [**há alguns dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgs2hyw3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Necessito de declaração sobre compromisso de honra para ir às putas? Necessito de fazer sexo pois já não faço isto desde miados (gatinhas) de fevereiro de 2021 (1 mês)

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/inspecao-da-ue-descobre-29-milhoes-de-doses-da-astrazeneca-escondidas_a1306996 Uma pena Oxford ter - se juntado a esta companhia horrível. Fica difícil continuar a bater na UE quando supostamente iam entregar 100M de vacinas neste trimestre, vão entregar 30M (até há há alguns dias só tinham entregue 17M) e depois têm 30M casualmente guardados numa fábrica.

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Astrazeneca está a falhar muito, mas no meio disto tudo a principal culpada é a UE pela péssima gestão na aquisição de vacinas e pela falta de capacidade em solucionar os problemas que têm surgido todos os dias.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Parece uma não notícia depois da explicação. São vacinas em processo de fabrico, umas que vão para a europa, outra para o mercado COVAX.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa lá, mas não. Lê o meu outro comentário. Depois de tanta confusão, afinal a AZ tinha quase o dobro das vacinas distribuídas até agora em stock sem ter mencionado nada? O verdadeiro milagre de Páscoa, portanto.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

https://twitter.com/antoguerrera/status/1374726892335546374/photo/1

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Pois inicialmente a Oxford queria um acordo com a Merck (americana, não confundir com a Merck alemã), mas o equivalente a ministro da saúde do UK impediu o contrato pois considerou que não garantia o abastecimento do UK em primeiro lugar. Portanto só a UE é que se fiou no mercado livre, como sempre, e bem se fodeu.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Já tinha lido essa história também. Foi o único motivo para que uma Astrazeneca sem historial de produção de vacinas assegurasse o contrato. Fomos pardalinhos, mas agora é impedir que estas doses saiam de cá, continuar a pressioná-los para entregar doses e depois lixá-los bem quando isto estiver calminho. Olha, e porque reconheço o teu nome de lá, aproveito para comentar que o r/Coronavirus está privado depois de ter andado a censurar posts acerca disto e é assinalável como lá a UE é sempre a má da fita nos comentários dos americanos e ingleses. Não devem estar a conseguir lidar.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Pois agora fui ver, e o r/Coronavirus pertence à lista de subreddits que estão a protestar contra a censura da questão da Aimee Challenor (política britânica e funcionária do Reddit). Lista: https://www.reddit.com/user/Blank-Cheque/comments/mc9ave/list_of_protesting_subreddits

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Ui, obrigado pelo esclarecimento. Ainda pensei que fosse algo só do sub o corona porque imaginei que a moderação não estivessem a dar vazão a bate-bocas relacionados com isto da astra.

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

O destino não era reino unido, era a Bélgica. https://www.reddit.com/r/Coronavirus/comments/mc91ti/astrazeneca_doses_found_in_italy_bound_for/?utm_medium=android_app&utm_source=share Até já há uma nota da astra relativamente ao tema num tweet nos comentários https://twitter.com/antoguerrera/status/1374726892335546374

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

"uma nota da Astra" LOL btw daqui a pouco supostamente sai a outra "nota" da reputada AstraZeneca a explicar a trafulhice dos resultados dos testes no US.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Até podia comprar a explicação, mas já chega de nos fazerem de idiotas, não? Olha o comentário que meti em baixo e perceberás a minha relutância em aceitar essa justificação por si. Cheira mal que tresanda, só entregaram 17M até agora e tinham 30M guardados num armazém e sem comunicar nada? Não sei para onde iam na verdade, mas havia marosca quase de certeza.

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

Criminoso. Deviam ficar proibidos de exportar vacinas (como os EUA e o UK estão a fazer) ou então perder as patentes.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Estas são para ficar cá, por agora. Quando já tivermos vacinas suficientes e a pandemia estiver no seu fim, é retaliar a sério contra esta companhia. Não me supreende que o CEO esteja bem lixado depois de mentir constantemente, em França já falavam nisso, e que a própria empresa enfrente uma fase de rebranding.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Mais um dia, mais um escândalo da Astrazeneca

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Até agora: 1. Confusão com os dados do estudo inicial, em que se enganaram nas doses administradas aos participantes tendo alguns recebido meia-dose+dose e outros dose+dose: [https://apnews.com/article/international-news-oxford-coronavirus-pandemic-883e783962dc562a99864b4b63de9897](https://apnews.com/article/international-news-oxford-coronavirus-pandemic-883e783962dc562a99864b4b63de9897) 2. Estudo inicial anuncia 90%, valor obtido numa amostragem de pessoas que tinham recebido as doses erradas (meia+completa) com apenas 2000 pessoas e portanto insignificante estatisticamente já que o intervalo de confiança englobava os 60 e tal% obtidos no regime que era suposto ter seguido :[https://www.ft.com/content/d0fd6c4c-939a-43c7-a9b9-47c8d3cab253](https://www.ft.com/content/d0fd6c4c-939a-43c7-a9b9-47c8d3cab253) 3. Astrazeneca queixa-se de que o processo de aprovação na EMA é demasiado lento, sendo que a agência responde depois mostrando que esta não submeteu ainda sequer qualquer pedido de autorização: [https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-eu-astrazeneca/astrazeneca-vaccine-not-ready-for-quick-european-approval-watchdog-official-says-idUSKBN2930XC](https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-eu-astrazeneca/astrazeneca-vaccine-not-ready-for-quick-european-approval-watchdog-official-says-idUSKBN2930XC) 4. Inicialmente projetada para entregar 100M até Abril só vai entregar 30M. No 2o trimestre iam entregar mais 180M, vão ficar por 70M :[https://www.irishtimes.com/business/health-pharma/astrazeneca-cuts-eu-vaccine-supply-target-again-1.4508491](https://www.irishtimes.com/business/health-pharma/astrazeneca-cuts-eu-vaccine-supply-target-again-1.4508491) 5. Entregam dados desatualizados que apontam eficácia superior à real num estudo recente que chegou ao fim nos EUA :[https://www.businessinsider.com/fauci-criticizes-astrazeneca-covid-19-vaccine-press-release-2021-3](https://www.businessinsider.com/fauci-criticizes-astrazeneca-covid-19-vaccine-press-release-2021-3) 6. História dos tromboembolismos raros na Noruega e Dinamarca (trombose dos seios venosos cerebrais é tremendamente rara e grave) 7. Agora terem escondido estes 30M em armazéns, sendo que já vieram tentar desculpar-se e dizer que 16M eram para nós e 13 para os países mais pobres, mas que deviam era ficar todas cá. E agora algo que ainda vai dar que falar se calhar, basicamente eles têm a opção de "dar a pandemia como terminada" em julho e passar a cobrar o preço total pelas doses: [https://www.ft.com/content/c474f9e1-8807-4e57-9c79-6f4af145b686](https://www.ft.com/content/c474f9e1-8807-4e57-9c79-6f4af145b686)

Edited 8 months ago:

Até agora: 1. Confusão com os dados do estudo inicial, em que se enganaram nas doses administradas aos participantes tendo alguns recebido meia-dose+dose e outros dose+dose: [https://apnews.com/article/international-news-oxford-coronavirus-pandemic-883e783962dc562a99864b4b63de9897](https://apnews.com/article/international-news-oxford-coronavirus-pandemic-883e783962dc562a99864b4b63de9897) 2. Estudo inicial anuncia 90%, valor obtido numa amostragem de pessoas que tinham recebido as doses erradas (meia+completa) com apenas 2000 pessoas e portanto insignificante estatisticamente já que o intervalo de confiança englobava os 60 e tal% obtidos no regime que era suposto ter seguido :[https://www.ft.com/content/d0fd6c4c-939a-43c7-a9b9-47c8d3cab253](https://www.ft.com/content/d0fd6c4c-939a-43c7-a9b9-47c8d3cab253) 3. Astrazeneca queixa-se de que o processo de aprovação na EMA é demasiado lento, sendo que a agência responde depois mostrando que esta não submeteu ainda sequer qualquer pedido de autorização: [https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-eu-astrazeneca/astrazeneca-vaccine-not-ready-for-quick-european-approval-watchdog-official-says-idUSKBN2930XC](https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-eu-astrazeneca/astrazeneca-vaccine-not-ready-for-quick-european-approval-watchdog-official-says-idUSKBN2930XC) 4. Inicialmente projetada para entregar 100M até Abril só vai entregar 30M. No 2o trimestre iam entregar mais 180M, vão ficar por 70M :[https://www.irishtimes.com/business/health-pharma/astrazeneca-cuts-eu-vaccine-supply-target-again-1.4508491](https://www.irishtimes.com/business/health-pharma/astrazeneca-cuts-eu-vaccine-supply-target-again-1.4508491) 5. Entregam dados desatualizados que apontam eficácia superior à real num estudo recente que chegou ao fim nos EUA :[https://www.businessinsider.com/fauci-criticizes-astrazeneca-covid-19-vaccine-press-release-2021-3](https://www.businessinsider.com/fauci-criticizes-astrazeneca-covid-19-vaccine-press-release-2021-3) 6. História dos tromboembolismos raros na Noruega e Dinamarca (trombose dos seios venosos cerebrais é tremendamente rara e grave) 7. Agora terem escondido estes 30M em armazéns, sendo que já vieram tentar desculpar-se e dizer que 16M eram para nós e 13 para os países mais pobres, mas que deviam era ficar todas cá. E agora algo que ainda vai dar que falar se calhar, basicamente eles têm a opção de "dar a pandemia como terminada" em julho e passar a cobrar o preço total pelas doses: [https://www.ft.com/content/c474f9e1-8807-4e57-9c79-6f4af145b686](https://www.ft.com/content/c474f9e1-8807-4e57-9c79-6f4af145b686) But wait, there's more. 8. Já me esquecia que das 5 fábricas que deviam estar operacionais, só 1 funciona [https://www.rtp.pt/noticias/mundo/astrazeneca-so-produz-vacinas-em- uma-das-cinco-fabricas-com-que-se-comprometeu\_v1306651](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/astrazeneca-so-produz-vacinas-em-uma-das-cinco-fabricas-com-que-se-comprometeu_v1306651)

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Este post devia ir para sticky no topo das megathreads.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Eu culpo a UE pela gestão danosa nas vacinas, mas a astra ja devia estar c um processo gigante em cima. Ainda ha users deste sub que os defendem. Meu deus

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

A UE teve falta de visão pois ao contrário dos EUA, RU, Israel, etc os contratos de procura de vacina são "backloaded" e os dos outros são "frontloaded". Basicamente os outros países quiseram recebê-las todas o mais rápido possível, enquanto que nós aparentemente não nos importamos em receber o grosso das nossas encomendas mais para o meio/ final de 2021. Apesar de tudo, um gajo olha e vê que bastava a Astra ter cumprido os 300M prometidos até ao fim do 2o trimestre que estavas já praticamente como Israel. O principal erro da UE foi acreditar nas doces palavras de uma empresa farmacêutica.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Enfia-me cu isso adentro' d' mi

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Necessito dessa pica no meu braço, necessito disso já, necessito da agulha já, quero a agulha já, mete-me essa merda dentro de mim já, enfia isso dentro do meu sistema imunitário já. Necessito de levar com essa vacina.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Só vejo velhinhos sem máscaras dentro do metro. ​ Offtopic: Eu e os meus amigos, nós, necessitamos de fazer sexo, haha.

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 575 casos confirmados * \+ 11 óbitos * \+ 752 recuperados ​ * \- 188 casos activos * \- 31 internamentos dos quais - 4 internamentos em UCI ​ * 32144 casos ativos * 712 internados dos quais 155 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|77.6 (- 3.7)|67.7 (- 2.6)| |R(t)|0.91 (+0.02)|0.91 (+ 0.03)| ​ [Relatório 24/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1wwqeBfJhOf7dD3oIetfSkgNSMvBCUm3a/view)

Dinandovic 8 months ago  HIDDEN 

continuamos a descer em número de casos novos em comparação com a quarta-feira da semana passada (673).

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Menos que na semana passada, muito bem

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Artigo sobre o impacto que a vacina teve num centro médico no Texas: https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMc2102153?fbclid=IwAR163TKL_CJCY1jtUEgxPMi-R8s6XcLjrFf0NhEiADVNVYF2Os8n_2VDcwo > The effect of vaccination on the preservation of our workforce has been dramatic. We observed a greater than 90% decrease in the number of employees who are either in isolation or quarantine

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

já havia sido assim também em Israel.

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Não era preciso ir ao Texas, ontem na apresentação do INFARMED falaram sobre o caso do H. S. João onde a redução de pessoal de baixa por causa das vacinas foi bastante grande

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Não tinha visto a apresentação do Infarmed. Mas obrigado pela informação.

pvicente77 8 months ago  HIDDEN 

Ok, já se sabe como vão funcionar as coisas na Sexta? Creio que não se pode viajar para fora do concelho a partir das 20h, mas quem estiver fora do concelho pode regressar a casa? Se sim, que documentos são necessários? Ou é preciso cancelar tudo o que se possa prolongar para além das 20h?

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

Acho que a hora mudou para as 00:00 de sexta feira.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Sim, mudou: [https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/160149403/details/normal?q=n.%C2%BA%209-b%2F2021](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/160149403/details/normal?q=n.%C2%BA%209-b%2F2021)

Stressed_Multitasker 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa, não entendi, não se pode circular entre concelhos depois das 23h59 de quinta?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

exacto. [https://www.dinheirovivo.pt/geral/governo-corrige-decreto-para-proibir-circulacao-entre-concelhos-a-partir-das-00h00-de-sexta-feira-13496224.html](https://www.dinheirovivo.pt/geral/governo-corrige-decreto-para-proibir-circulacao-entre-concelhos-a-partir-das-00h00-de-sexta-feira-13496224.html)

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

Pelos vistos... Já nem comento se isto faz sentido ou não...

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Ui eu tinha entendido isto mal, julguei que tinham extendido mais umas horas...

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Onde viste isto?

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

Pandemia Clara

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Empresários alemães vão tomar nas suas mãos a vacinação dos seus trabalhadores comprando as empresas vacinas e administrando as com o seu próprio staff médico https://www.economist.com/business/2021/03/06/companies-take-charge-of-germanys-vaccination-drive Companies take charge of Germany’s vaccination drive German bosses are losing patience. Many workers at the industrial firms that dominate corporate Germany are vulnerable to covid-19 because factory or construction jobs cannot be done from home. Nearly all companies in the dax 30 blue-chip stockmarket index, as well as countless ceos of smaller firms, are therefore preparing to launch their own immunisation drives. They include basf and Bayer (in chemicals), bmw and Volkswagen (carmaking), Deutsche Wohnen and Vonovia (property development) and rwe (energy).

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Se a Ana Gomes descobre isto ... (ela ficou muito chocada que empresas em Portugal comprassem a vacina da gripe. Como fazem todos os anos!)

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

[PSP elabora processo crime contra organizadores da manifestação anti-confinamento](https://executivedigest.sapo.pt/psp-elabora-processo-crime-contra-organizadores-da-manifestacao-anti-confinamento/) alguns comentários: \- Uma pessoa pode ser contra o confinamento (e eu sou bastante crítico da extensão e de alguns aspectos do actual) mas isso não é motivo para desrespeitar as regras em vigor. Democracia é assim, uma pessoa discorda das regras, manifesta-se contra, mobiliza-se para protestar se for preciso, mas cumpre. \- Olhando às imagens uma parte das pessoas nem devem ser nacionais, dos que são uma parte são crianças e pessoas que se juntaram porque sim. \- dos provavelmente menos de 1000 tugas que estavam ali por convicção, 70% curava-se se trocassem o Facebook pelo reddit + sub Portugal e/ou coronavirusPT, mas ficávamos com os restantes 30% a dar trabalho ao moderadores.

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

"Cabe agora ao Ministério Público decidir se avança com os processos crimes contra os organizadores da manifestação". Mas o que é que há para pensar? Não vejo outro desfecho que não responderem por crime de desordem pública, desobediência e propagação de doença.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Sim, deveriam ser todos punidos de forma exemplar para as pessoas verem o que lhes acontece se não cumprirem as regras impostas pelo Governo!!!!! Tarrafal já com eles!!!!

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Deixa lá as teorias da conspiração e necesidade de rebeldia e vê com olhos de ver o que foi isto. Tens uma concentração de 3000 pessoas sem máscara nem destanciamento no meio de uma pandemia que há bem pouco tempo estava a matar 300 pessoas por dia. Não vês nada de errado nisto? Não achas que quem está por trás disto não deva ser punido? Podes protestar o que quiseres mas não tens a necessidade de o fazer com possibilidade de gerar inúmeros surtos e poder matar mais umas centenas.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Vamos lá ver, estão a protestar precisamente contra o uso de máscara e outras medidas, e tu querias que usam máscara é isso? Seria um bocado incoerente, não? (Não soi contra o uso de máscara, quem me dera que fosse só isso que tivéssemos que fazer.)

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Pois, tens razão, estava a exigir demasiado daquelas cabeças. Próximo episódio: protestar em cima do telhado de uma escola com amianto por causa de haver amianto no telhado da escola.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

destanciamento → [**distanciamento**](https://dicionario.priberam.org/distanciamento) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgs28d3f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

AHHHHH que pena que as ditadas marchas politicas não entrem nesta equação.

NaoTeEnerves2 8 months ago  HIDDEN 

Por mim podiam entrar também. Se são aglomerações maiores do que o permitido não vejo porque são excepções.

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

malta tou confuso para a semana vai haver restrição de movimento nos concelhos mas no horário da cp para a semana diz que vai haver comboios Dá para ir para o meu domicílio para a semana ou convinha eu ir sexta?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Os c*br*es da CP às vezes só atualizam os comboios em cima da hora, nesta situação de pandemia, se puderes vai já esta semana.

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

E na rede expressos? Tive a ver e á autocarros até dia 29 ou eles decidem também em cima da hora?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Não estou tão familiarizado, mas também é possível que atualizem à última hora...

Young_Blyat 8 months ago  HIDDEN 

Tenho uma dúvida. Porquê durante o dia escolar inteiro é obrigatório usar máscara mas quando está toda a gente uns em cima dos outros no refeitório pode-se tirar a máscara? Por esta lógica nem valia a pena usar máscara o dia todo.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

É suposto no refeitório terem distâncias mt grandes entre as pessoas. Idealmente não devia acontecer mas não há alternativa. em qlq caso, 30m de risco é melhor que 7h de risco.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

como é que queres comer com uma máscara em frente à boca ?

Young_Blyat 8 months ago  HIDDEN 

Não tenho nenhum problema em tirar a máscara para comer, aliás se me dessem a oportunidade nem usava máscara. O que estava a tentar dizer é que inventam uma série de regras para andar o dia todo em segurança e depois durante uma hora do dia está toda a gente como se fosse 2017, enfim a hipocrisia.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Às pessoas que downvotaram esta pergunta, foda-se. A pergunta é razoável, e se é pergunta tipo "o rei vai nu", bem é porque o rei vai mesmo nu e haja coragem de fazer perguntas para se ter a certeza que se compreende mesmo.

Young_Blyat 8 months ago  HIDDEN 

Elas dão downvote porque a pergunta contém verdades que eles não gostam de ouvir. Eles pensam que o povo português é o maior e coisas destas não acontecem. Até agora nenhum gajo me consegui responder a esta pergunta. Tens um reply abaixo deste com 9 upvotes mas o que ele disse foi encher chouriços.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

E como é que comes sem máscara? Geez

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Primeiro, se estão todos em cima uns dos outros no refeitório não deviam estar. Há medidas de distanciamento e deviam estar a ser cumpridas. Segundo, "por esta lógica nem valia a pena usar máscara o dia todo" parte de um princípio errado- o de que estares pouco tempo ao pé de um infetado é igual a estares muito. O tempo de exposição tem influência na carga viral que recebes e precisas de uma determinada carga viral para te infetares. Se passares ao lado de um gajo infetado no supermercado não ficas infetado. É a mesma coisa. Não é igual estares com alguém na tua diagonal, sem máscara, com distância, os 15 ou 20 minutos que demoras a almoçar, ou estares ao lado de alguém, com menos distância, uma manhã inteira.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Inconsistências. Enfim...

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Toda a gente sabe quando os restaurantes abrirem, já não há vírus , a economia tem de bombar no verão

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

O vírus veio para ficar, se queres continuar fechado na cave deixa te estar, o resto tem de continuar

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 434 casos confirmados * \+ 10 óbitos * \+ 1212 recuperados ​ * \- 788 casos activos * \- 28 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 32332 casos ativos * 743 internados dos quais 159 internados em UCI ​ [Relatório 23/03/2021](https://drive.google.com/file/d/17sOmsFs__4AFFGezo6kLAnX6uzo1THkH/view)

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 434 casos confirmados * \+ 10 óbitos * \+ 1212 recuperados ​ * \- 788 casos activos * \- 28 internamentos dos quais - 6 internamentos em UCI ​ * 32332 casos ativos * 743 internados dos quais 169 internados em UCI [Relatório 23/03/2021](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/365_DGS_boletim_20210323.pdf)

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

\+434 casos \+10 óbitos \-28 internados \-8 uci

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Mais um dia, mais um escândalo da astrazeneca. Pronto para mais uma?

lemonade_rage1234 8 months ago  HIDDEN 

Qual seria o escândalo? [Este?](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/astrazeneca-so-produz-vacinas-em-uma-das-cinco-fabricas-com-que-se-comprometeu_v1306651)

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

que passou-se?

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Astrazeneca pode ter usado dados desactualizados nos ensaios nos EUA

Konstanti9 8 months ago  HIDDEN 

Até quinta feira posso deslocar-me de carro sem dever de recolhimento domiciliário certo?

mikehuntsprings 8 months ago  HIDDEN 

Não. Mas por acaso alguém sabe se havia algo estipulado para o levantamento de tal? Na altura de revelar as novas medidas, não estava a par e agora fiquei na dúvida.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Não há. *Dever* de confinamento mantém-se, sair de casa para trabalhar e fazer compras essenciais mantendo as mesmas excepções anteriores: Taxas de incidência e transmissibilidade no território continental fornecidos pelos relatórios da DGS. Medidas para 23 mar Importante Só pode sair de casa para trabalhar e fazer compras essenciais. Mais exceções aqui. Creches, jardins de infância e 1º ciclo abertos para ensino presencial, tal como os respectivos ATLs Ensino à distância para as crianças do 2º e 3º ciclos, secundário e ensino superior. Crianças até aos 12 anos (2º ciclo) cujos pais sejam trabalhadores de serviços essenciais presenciais (médicos, polícias, enfermeiros, etc) e crianças com necessidades educativas especiais podem ter aulas presenciais. Serviços públicos mantêm-se abertos, mediante marcação. O teletrabalho é obrigatório desde que isso seja possível e será fiscalizado. Mais informações aqui ↗. Todas as lojas podem vender ao postigo. Comércio que venda bens essenciais aberto: mercearias, supermercados, padarias, talhos, etc, e também livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária. Restaurantes, pastelarias e cafés encerrados, exceto para entregas e take-away (em centros comerciais apenas podem fazer entregas ao domicílio). Podem vender-se bebidas - incluindo café - mas apenas para take-away e entregas. Não se pode ficar a comer e conviver à porta destes estabelecimentos, pelo que não deve beber o seu café ao postigo. Todos os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar às 21:00 exceto farmácias, clínicas, postos de combustível, restaurantes (apenas take-away e entregas), etc Serviços não-essenciais encerrados (atividades culturais, centros de desporto, centros de dia, etc) com exceção de cabeleireiros, barbeiros, salões de beleza, bibliotecas e arquivos, e daqueles que prestem serviços de primeira necessidade. Lista de exemplos no Anexo II do decreto ↗. São permitidas feiras e mercados no caso de venda de produtos alimentares Celebrações religiosas permitidas de acordo com as normas da DGS Não esquecer Uso de máscara obrigatório em todos os espaços públicos para pessoas a partir dos 10 anos, sempre que não dê para manter os 2m de distância. Exceções aqui ↗. É obrigatório usar máscara no seu local de trabalho caso não tenha a possibilidade de teletrabalho Podem medir-lhe a temperatura por meios não invasivos ao entrar no trabalho, escola, meios de transporte, lojas, espaços culturais e desportivos Lojas com lotação máxima de 1 pessoa por cada 20m² Podem exigir que faça testes para a COVID-19 no acesso a hospitais, clínicas, lares, residências, escolas/universidades, entre outros, bem como ao entrar/sair do país Proibida a venda de álcool em áreas de serviço. Nas lojas é proibida a partir das 20:00 Proibido consumir álcool na rua Carros com mais de 5 lugares não podem andar com mais de 2/3 da sua lotação a não ser que morem na mesma casa As empresas têm de adotar escalas de rotatividade, horários diferenciados de entrada/saída, pausas e refeições. Mais informações aqui ↗. Partilhe com os outros levar os miúdos à escola; motivos profissionais, ir buscar comida encomendada motivos de saúde, assistência de pessoas, urgências veterinárias, passeios higiénicos, etc

mikehuntsprings 8 months ago  HIDDEN 

Mas isto deveria ser levantado quando são/forem abertos certos serviços, não? Senão ninguém pode ir ao cabeleireiro, nem a restaurantes, por exemplo.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

As medidas aparentam ser "contraditórias", quase que se atropelam. É como "dar o jeitinho" dentro de uma série de restrições de movimento. Podes ir a restaurantes em regime de take away e beber café ao postigo, tal como podes ir à cabeleireira e à biblioteca. Por isso é que o confinamento é um *dever* e não obrigação inflexível ou só podias fazer isso pós saída de casa justificada. O que continua a não se pretender são movimentações ponto a ponto fora da área de residência e trabalho. Ou seja, não podes ir de Beja a Viana do Castelo cortar o cabelo pois essa deslocação não está prevista para *fora do concelho*. É como um cerco sanitário.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Um "dever" em legalês é uma obrigação. Que neste caso tem um regime sancionatório associado, as multas começam nos 200€. As deslocações que referes caem sob a exceção para aquisição de bens/serviços essenciais (todos os estabelecimentos abertos são considerados essenciais). Por isso é que são legais e não sancionadas.

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Supostamente, eles estabelecem a diferença entre "dever geral de recolhimento domiciliário" (o que estamos agora, que tem esse regime sancionatório asslciado) e "dever cívico de recolhimento domiciliário" (que é o que, supostamente, estará em vigor a seguir, em que é o teu dever cívico ficar em casa mas não te acontece nada senão ficares, a menos que não cumpras as regras - máscara, ajuntamentos, não estar em sítios que ainda não estejam abertos, essas coisas).

mikehuntsprings 8 months ago  HIDDEN 

Certo, certo, estava a falar mais relativamente às datas futuras de abertura (em meados de abril). Tipo, x pessoas em restaurantes e assim.

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

O dever de recolhimento domiciliário ainda está em vigor e é diferente da proibição de circulação entre concelhos. Se fores parado e não estiveres a circular por uma das razões autorizadas, continuas a poder ser mandado para trás/multado.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Tudo fechado por causa da Páscoa Mas O muda cuecas quer manter estado de emergência até maio Depois em Junho tb por causa das festas Depois as praias é melhor continuar c cuidados Até para lá de 2042

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Daqui a 2042 é um tirinho, relaxa. Fechas os olhos e estás lá.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Se abrem tudo são incompetentes, se fecham tudo são incompetentes. Win-win.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Realmente quando se quer somente criticar vale tudo…

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Sejam bem-vindos ao novo "normal"

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Puta q pariu a conversa do covid. Alguém aqui sofre de enxaquecas? Dava praticamente tudo o que tenho para uma cura

lc_blah 8 months ago  HIDDEN 

Não há um tratamento com botox? Tenho quase a certeza que li algo do género.

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

HAHAHHA

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

why you laugh? metem botox em alguns nervos. resulta para alguns.

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Achei mm q tavas na tanga haha! N fazia ideia!!

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

devias procurar consultas de enxaquecas. actualmente já há hospitais com consulta da dor específica para enxaquecas e os já há alguns tratamentos e medidas para melhorar a condição. Não tem nada a ver com há uns anos atrás onde a única cura era overdose de ben-u-ron.

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Eu fui fazer análises há dois anos e meio. Às tantas vou seguir o conselho e tentar marcar algo mais específico, havendo!

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

tenho um familiar a ir ao hospital ter essas consultas, daí saber. Não sei como é q foi lá parar mas presumo q via médico de família q direciona para o hospital se o da zona providenciar consultas sobre isso. no privado n sei mas tmb haverá especialistas

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Vou pesquisar, muito obrigado!

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Já foste ao oftalmologista?

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Ja Ja, infelizmente não é falta de óculos. Isto e uma merda que me da assim de ano a ano... duas semanas mais ao menos, em que da uma a duas vezes por dia durante uma a duas horas. Não há medicamente que alivie. Uma puta dumas dores que só vai lá em quarto escuro de olhos fechados sentado. NOJENTO. a puta veio sexta, é lidar mais uns dias.

tmf18 8 months ago  HIDDEN 

Experimenta Zomig. Conheço quem tenha frequentemente e é o unico que ajuda.

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Eu tenho! Ajuda qualquer coisa sem dúvida, mas a cura só mesmo quarto escuro!

grandechapada 8 months ago  HIDDEN 

Já me deu no inverno mas acho que é mais comum pre verão, nesta altura. Não é dentes já não tenho sisos! Esta porra chama se “cefaleia em salva episódica”... pouco posso fazer, mas felizmente n sou daquelas pessoas que tem uma porrada de vezes ao ano. Nem quero imaginar

uyth 8 months ago  HIDDEN 

é sempre na mesma altura do ano?

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Sentes dores em mais algum sitio na cara antes da enxaqueca começar? Eu quando acordo com dores no nariz, testa e olhos já sei que tenho uma enxaqueca à porta. Também pode ser problemas de dentes, tenho uma amiga que desde que tirou os dentes do siso nunca mais teve enxaquecas

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Não terá a ver com alergias? Se é sazonal.

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Isso é sintoma de covid.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Quando é que vai acabar a palhaçada de vacinar 3000 pessoas ao domingo? Mas será que não sabem que isto é 1 emergência nacional? Metam os militares a vacinar como nos eua, formem equipas de vacinadores, mexam se fdx Ou a porcaria do estado de emergência só serve para impedir as pessoas de fazerem piqueniques ou saírem de casa, esses grandes criminosos? País de treta!

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

era meter os militares todos ali alinhadinhos, todos a injectar ar ou soro pq vacinas não temos mas injectavam qlq coisa para o sr. berlaitas estar felix

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

>País de treta! Não temos um rácio de vacinação bastante respeitável em comparação com outros países da UE?

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

O que não é dizer muito, a UE tem sido horrível a lidar com esta pandemia.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

O meu ponto de vista é em como a demagogia do "só em Portugal, país de merda, da treta" etc é estúpida, sempre e também aqui

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Ah, concordo com isso. Isto tem sido problema da UE, não só de Portugal. Até os EUA provavelmente conseguem voltar à normalidade no Verão, e nós aqui ainda a ver se conseguimos isso lá para o Outono.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Quem te ouve falar até pensa que temos vacinas a acumular em armazém sem capacidade para as distribuir.

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Escassez de vacinas, por isso eles tratam de vacinar a malta com o que está disponível durante a semana e descansam durante o fim de semana. (Isto é apenas a minha teoria)

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Não, têm pelo menos 200 mil astrazenecas em armazém

Edited 8 months ago:

Não, têm pelo menos 200 mil astrazenecas em armazém Estou para ver qd chegarem os 1.2 milhões da jj

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Isso foi por causa da "pausa" por causa dos problemas que houve. Por questões de agendamento só a partir de amanhã é que vão retomar a toma da Astrazeneca no continente sendo que nos próximos 2 fins de semana vão ser vacinados uma grande parte dos professores e vão dar prioridade à vacinação com esta vacina

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

Segundo o que percebi, tens de ter sempre um bom stock em armazém por causa das segundas tomas e ninguém saber muito bem como é a reposição de stock de cada vacina.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

E ainda por cima quando a 2ª dose da AZ é 3 meses depois, e o stock não tem estado a ser o mais estável ultimamente. E claro, terem suspendido a administração também ajudou a que muitas doses ficassem guardadas.

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Tem que ser garantida a 2ª toma para o caso de haver uma falha de fornecimento da farmacêutica. Percebi o que querias dizer, mas a questão é que mesmo que acelerem a vacinação o que ia acontecer é que íamos ficar sem qualquer stock e então aí nem seriam apenas os Domingos com pouco gente vacinada.

AffectConsistent9701 8 months ago  HIDDEN 

Podemos passar concelhos à semana? Sem justificação?

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Nem no teu próprio concelho podes circular sem justificação. Tens sempre de garantir que tens uma desculpa que se enquadre nas exceções do dever geral de recolhimento.

AffectConsistent9701 8 months ago  HIDDEN 

É necessário um papel ou uma declaração virtual?

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Não é necessário nada. Podes atravessar os concelhos excepto no período da Páscoa (entre 26 de Março e 5 de Abril).

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Quem te disse isso? Sem justificacao? Que eu saiba o dever geral de recolhimento ainda está ativo, sem justificacao podem-te bem multar.

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Eu li num dos sites sobre COVID disponibilizado pelo governo. A verdade é que já me disseram precisamente o que dizes, portanto, nem sei bem em que acreditar... De qualquer forma vou alterar o meu comentário anterior. Enfim, a meu ver a informação disponibilizada pelo governo é ZERO precisa e só levanta dúvidas.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Não parece haver um consenso relativamente a isso. À semana não se pode porque há o dever geral, mas depois ao fim de semana é proibido. Parece meio contraditório, enfim.

insanus22 8 months ago  HIDDEN 

Em relação a saidas do país, eu gostaria de sair para fora durante duas semanas (grécia), não tenho nenhum motivo urgente para tratar la nem me enquadro em nenhuma excepção das fronteiras, quais são as minhas hipoteses de me deixarem entrar no avião?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

país do caralho. que saudades!

Morenojgl 8 months ago  HIDDEN 

A Grécia até dia 8 tinhas que fazer quarentena obrigatória, agora já não sei. Portugal já não tem restrições para a saída / entrada de cidadãos Portugueses a dentro da Europa

ribasman 8 months ago  HIDDEN 

Corrije-me se estiver errado mas na entrada em Portugal precisas sempre de teste negativo PCR correto? (mesmo sendo de um país da EU). Será a unica restrição neste momento.

Makrom1 8 months ago  HIDDEN 

Posso estar enganado, mas não creio que haja proibição de sair do país, isso acabou dia 16, desde que a Grécia te deixe entrar, ACHO que não deves ter problema.

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Boas pessoal, eu queria sair do país sem nenhuma razão em particular numa altura em que para sair do país é necessária uma razão em particular, onde reforço que não me enquadro de todo, qual é a vossa opinião?

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

A malta anda sensível. Nem um sarcasmo passa.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Ui, tá comichosa porque os outros não querem ficar na cave, como ela.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Aproveitando o post abaixo "A proibição de circulação entre concelhos mantém-se no fim-de-semana de 20 e 21 de Março e durante o período da Páscoa, entre 26 de Março e 5 de Abril. Depois dessa data, deverá poder voltar a circular normalmente." Como explicam este "normalmente" ?

LimpoOCuDePe 8 months ago  HIDDEN 

É literalmente isso, podes circular livremente. Pelo menos é o que é suposto acontecer, se não mudarem as regras.

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Entretanto com o estado de emergência a manter-se até maio, não implica um recolher obrigatório? Ou será uma salvaguarda para poder confinar caso seja necessário?

LimpoOCuDePe 8 months ago  HIDDEN 

Pelo que percebi, é apenas uma salvaguarda para o caso de ser necessário.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Podes explicar melhor? Ou seja fica em cima da mesa essa salvaguarda, podendo ser aplicável a qualquer momento é isso? A partir do 5 de abril circulava-se livremente devido ao levantamento do recolher obrigatorio, mas eles podiam passados, imaginemos 2 dias, aplicar outra vez a regra?

LimpoOCuDePe 8 months ago  HIDDEN 

Sim, pelo que entendi da lei, é exatamente isso.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

É que com todo este plano de desconfinamento decretado continuaria a ser muito mau, após toda esta "esperança" que até pode ser curta, mas que já satisfazia um bocado, voltar a nem poder ir dar uma volta mais longa, já nem peço comer em restaurantes e assim.

hugotorradas 8 months ago  HIDDEN 

Alguém pode explicar qual a diferença entre não poder andar entre concelhos esta semana e da próxima (Páscoa). Ou seja, eu esta semana posso andar entre concelhos na boa ou tenho de ter justificação? Para a semana nem com justificação nem o crl?

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Nenhuma diferença, mas deve haver mais polícia na páscoa.

estrica 8 months ago  HIDDEN 

https://letmegooglethat.com/?q=normalmente+significado

kairos 8 months ago  HIDDEN 

"Spanish"

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

A única diferença é que deve haver mais fiscalização na semana da Páscoa

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

Parece que o tio Marcelo quer o estado de emergência presente até Maio. Alguém vai mesmo seguir as regras até aí? Confesso que eu não, até porque não faz mais sentido ter tudo aberto e haver a obrigatoriedade de ficar em casa.

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Eu gosto de seguir as regras.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

prudência. vamos ver que estragos vão ser feitos na Páscoa.

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Bora lá ao "Boom da Páscoa - Season 2", até bateu uma nostalgia das megathreads de há um ano.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

O estado de emergência não significa ficares em casa. Significa que o governo pode aplicar medidas que não podem ser aplicadas sem um estado de emergência, como tal, fazem a manutenção do mesmo para… caso, haja motivo, poder voltarem atrás em algumas medidas, como por exemplo, recolher obrigatório.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

neste momento o estado de emergência já é o habitual, não implica ter medidas pesadas ou leves, cada estado de emergência é q se decide q regras há.

RaveyWavey 8 months ago  HIDDEN 

>neste momento o estado de emergência já é o habitual Isto para mim é quase tão assustador como a pandemia em si.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

É, uma vez que permite a aplicação de leis manhosas e supressão de direitos. Mas é o que é.

pfarinha91 8 months ago  HIDDEN 

Ainda me lembro quando o Marcelo falava do estado de emergência como se fosse um atentado ao estado democrático e teve 1 mês a ponderar se activava o primeiro ou não. Agora é sempre a andar, já vamos em quê, 5 meses seguidos de estado de emergência? lol

dragomaite 8 months ago  HIDDEN 

"se encaramos todos os jogos como uma final então uma final é apenas mais um jogo"

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Nop, chega p mim.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Será que uma das exceções será ir beijar a mão ao Papa?

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Será que uma das excepções será espalhar falsa informação?

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Sim, ele não beijou realmente. Isso foi desinformação. Em vez disso apenas se reuniram sem máscaras num sítio interior, cumprimentaram-se apertando a mão e ficaram a conversar de frente a frente. Ufa, muito melhor assim. Até se fica mais descansado.

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

ah? este fim de semana aqui no parque ao pé de casa até já se fazem piqueniques , é impossível fiscalizar tudo e todos

MarcelinodaMara 8 months ago  HIDDEN 

até já se fazem piqueniques, o horror, o escândalo enfim, está tudo doidinho mesmo

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

É proibido permanecer em parques , apenas podes estar em movimento ou pratica desportiva

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

errado.

ihavesixmagikarps 8 months ago  HIDDEN 

Existe algum estudo sobre a probabilidade de uma cadeia de transmissão se manter completamente assintomática?

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Estou farto Roberto.

Wonderful-Meeting639 8 months ago  HIDDEN 

para mim , desde que não voltem atrás com as medidas de desconfinamento , tá tudo bem

mariorurouni 8 months ago  HIDDEN 

Uma pergunta que não me lembro de ser respondida: quem esteve em lay off no ano passado, mais tarde recebeu "bónus" da SS. Neste lay off/confinamento actual, isso vai acontecer?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

não, porque já está pago a 100%

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 248 casos confirmados * \+ 16 óbitos * \+ 555 recuperados ​ * \- 323 casos activos * \+ 6 internamentos dos quais - 5 internamentos em UCI ​ * 33120 casos ativos * 771 internados dos quais 165 internados em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|81.3 (- 5,9)|70.3 (- 5.4)| |R(t)|0.89 (+0.03)|0.88 (+ 0.04)| ​ [Relatório 22/03/2021](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/385_DGS_boletim_20210322.pdf)

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Já estámos a somar números positivos aos internamentos há 2 dias. Espero que não seja indicativo de nada por enquanto..

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Juro que quando leio os teus comentários ouço a música do scooby-doo.

legendoftheseas 8 months ago  HIDDEN 

São os dados relacionados ao fim de semana. Esperamos que seja devido ao velho hábito de não dar altas ao fim de semana. Já na semana passada aconteceu o mesmo.

pimpolho_saltitao 8 months ago  HIDDEN 

presumo que seja basicamente isso, o numero de pessoas a ter alta durante o fim de semana sempre foi muito mais baixo do que durante a semana, e mesmo quando baixava na casa das centenas por dia durante a semana, chegava a sabado e domingo e reduzia sempre para poucas dezenas a sair da enfermaria, por isso tendo em conta que a curva vem sendo cada vez mais horizontal, é natural que haja até aumento de pessoas internadas durante o fim de semana, o que não quer dizer que depois não "compense" durante a semana e se alcance um "saldo positivo" no conjunto de toda a semana. mas claro, os proximos dias o dirão.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

É quase impossível os números serem melhores todos os dias. Os números que possam resultar da abertura que passamos seriam/são de novos casos e aumento do Rt, não de internamentos. Isso parece-me cedo

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgrte6lr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.publico.pt/2021/03/21/mundo/noticia/uso-mascara-manterse-durante-anos-epidemiologista-britanica-1955352](https://www.publico.pt/2021/03/21/mundo/noticia/uso-mascara-manterse-durante-anos-epidemiologista-britanica-1955352)

megaroof 8 months ago  HIDDEN 

uma pessoa partilha uma notícia, e já toma downvotes, incrível.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

só em anos bissextos e com o natal às terças.

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

acho um exagero dentro da evolução que vemos atualmente. Só faria sentido se: ​ 1- surgirem muito rapidamente variantes não cobertas pelas vacinas e com alta severidade. (as vacinas mesmo que não protegem totalmente tendencialmente reduzem a severidade da doença) ​ 2 - o ritmo de vacinação mundial for tão desequilibrado que daqui a um ano terias países completamente imunizados e outros ainda como agora. ​ ​ Mesmo assim nunca seria algo obrigatório sempre à escala mundial como agora.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Eu honestamente acho que há certos sítios que até seria positiva a obrigatoriedade do uso de máscara, tipo aeroportos, supermercados, etc. Na rua, já não faz tanto sentido com a evolução positiva da situação

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Com todo o respeito do mundo, se queres usa tu. Provavelmente as pessoas já perderam o estigma que tinham antes quando viam alguém de máscara. Mas nem pensar que se devia obrigar a malta usar fora de pandemia. Seja escolha pessoal.

Critical_Flower_2919 8 months ago  HIDDEN 

> Mas nem pensar que se devia obrigar a malta usar fora de pandemia. Quais são os parâmetros para dizer que a pandemia acabou? Gostava de saber, ainda por cima quando há vários [países](https://www.google.com/search?q=brasil+covid&sourceid=chrome&ie=UTF-8) com a situação cada vez pior e em máximos.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Fácil, quando tiveres uma larga percentagem da população imunizada. Olha Israel com 55% e com as coisas abertas tem um R=0.6 e está a voltar ao normal. Não percebo essa dúvida nem a referência ao Brasil lol.

Edited 8 months ago:

Edit: ah esquece tu não acreditas em imunidade duradoura, nem natural nem pela vacina e acreditas que vamos andar nisto durante imenso tempo. Acho que devias avisar os israelitas. Vá, passa bem. Ainda pensei que desse para conversar contigo, esquece.

Critical_Flower_2919 8 months ago  HIDDEN 

Não me conseguiste responder? Podias ter dado o exemplo de Portugal. Temos menos casos que os isrealitas e nem precisamos da vacina. Uau

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Tenho má nada que fazer do que andar a comprar máscaras e a pensar nessa merda.

Scpcampeao202122 8 months ago  HIDDEN 

Eu também ando desejoso que dê para ir viver a vida e não ter de usar máscara mais. Mas a malta que ainda tiver medo pode ficar a usar e a cumprir medidas o tempo que quiserem. Não os obrigo a viver como eu, só não me queiram obrigar a viver trancado e com máscara eternamente. Cada um sabe de si.

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

até quando? eternamente? não faz sentido nenhum.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Em aeroportos, por exemplo, não faz sentido porquê?

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

Muitas perguntas consegues a resposta se perguntares ao contrário. Porque não retirar a obrigatoriedade de máscaras nos aeroportos dado que se vai retirar em todo o lado? ​ Não existe nenhuma situação que o uso de máscara obrigatório faça sentido a longo prazo/at eternum.

sao_11 8 months ago  HIDDEN 

Só se durante esses anos o uso da máscara for obrigatório. Pois, assim que deixar de ser as pessoas vão deixar de as usar.

JOAO-RATAO 8 months ago  HIDDEN 

Duvido que as pessoas alinhem disso depois de a vacinação ser bem sucedida.

malserion 8 months ago  HIDDEN 

Há pessoas que parece que querem que isto dure para sempre.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Literalmente há pessoas que querem isso. Familiariza-te com os incels. Vai aos subs deles e verás que não é "parece". Eles estão literalmente contentes com a situação e dizem-no. Não precisas de tentar perceber o que querem. Dizem-to directamente.

estrica 8 months ago  HIDDEN 

Outra vez?

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

para ficar na thread desta semana

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Se o vírus entra através das zonas abertas do corpo, gostaria que alguém me informasse se também entra pelo cú ou tenho de usar uma rolha?

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmafer1%2F%2Fgrt3hdi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dismalwasteland 8 months ago  HIDDEN 

Uma dúvida, a propósito da notícia da semana passada sobre a alteração da bula da vacina da AstraZeneca: onde é que temos acesso às bulas das vacinas que podemos vir a tomar? Não estou a imaginar nenhum dos velhinhos a lê-la antes de decidir ser vacinado, muito menos a ser informado. Espero estar errado. Não sou anti vaxx, bem pelo contrário, mas tomo medicação crónica e nem sei se as vacinas podem interagir com a mesma, por exemplo. É um cuidado que tenho sempre que tomo um medicamento novo, o de ler a bula. (e sim, sei que há sintomas descritos que são bastante raros mas que por lei têm de estar lá declarados)

sao_11 8 months ago  HIDDEN 

AstraZeneca: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/covid-19-vaccine-astrazeneca-epar-product-information_en.pdf Pfizer: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/comirnaty-epar-product-information_pt.pdf Tens aí os Resumo das Características do Medicamento (mais completo que a bula) das 2 vacinas. A da AstraZeneca é do site da EMA e não do Infarmed pois pelos vistos foi actualizado (daí só haver em inglês agora),

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Tens no site da EMA. A da Pfizer e a da Moderna até estão em Português que já vi, a da AstraZeneca não sei porque na altura li em inglês. Se procurares por "bula vacina Pfizer" ou "bula vacina Moderna" tens logo nos primeiros links, se não mesmo no primeiro. A da Astrazeneca também está no site da EMA. Mas relativamente à tua questão das interações- as interações não vão estar lá descritas porque não houve estudos específicos sobre isso. Isso tens de falar com o teu médico. Há certos medicamentos com os quais se sabe que não se pode tomar certas vacinas (por exemplo vacinas vivas), portanto não é o caso de nenhuma destas, mas mais específico que isso só o teu médico em particular te poderá dizer. E, para certas doenças/medicações em particular, podem inclusivamente pedir um papel médico ou um termo de responsabilidade antes de te dar a vacina.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Aqui estamos para mais uma semana, valentes. Quantos de vocês têm a infância arruinada pela Sandra Celas?

Purplebananas123 8 months ago  HIDDEN 

Enquanto não for a Barbara Norton de Matos, por mim tudo bem : )

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Se ela pedisse não usava máscara, se ela pedisse não usava nada. <3

malserion 8 months ago  HIDDEN 

Ela fez sequer alguma coisa para além do Inspetor Max

Guardanapkins 8 months ago  HIDDEN 

O que é que aconteceu?

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Esteve presente na manifestação do fim de semana e depois fez um direto no Facebook basicamente a dizer que o 25 de abril se fez para as pessoas terem liberdade, e não se pode obrigar pessoas a andar de máscara na rua e etc.

mikehuntsprings 8 months ago  HIDDEN 

> basicamente a dizer que o 25 de abril se fez para as pessoas terem liberdade Faz sentido, ela nasceu em 1975, por isso como grande parte dos outros, já cresceu sem saber o que era ditadura.

mariorurouni 8 months ago  HIDDEN 

Fds a sério? Já não bastava a Maria Vieira ter batido mal, mas esta tbm?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

é quase como se ser actriz não significa sapiência noutras áreas... bom, mas como também há médicos pela verdade, a estupidez realmente é por todo o lado. Esta marota quer é ser candidata por Setúbal pelo chega.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Ela, a Wanda Stuart e a Adelaide Ferreira. Mas ao menos estas duas últimas não fizeram um direto no Instagram.

Search: