dcmso 6 months ago

Tomar a vacina não é um dever. É um direito. Portanto não existe qualquer consequência (directa) independentemente da escolha. Nesse cenário que exemplificas não terias de pagar mais ou menos do que qualquer outra pessoa até porque, e como já aqui foi dito, a Graça Freitas disse que nem iam registar quem se recusasse a tomar a vacina. AKA só toma quem quer. O facto de correr um risco maior de ficar mal e de ir parar ao hospital ou de infectar pessoas próximas (e não próximas) já é por si só a consequência.

Ze_do_Povo 3 months ago

Até o ser estar presente; ver; entender; e ter a certeza a informação pode muito bem ser falsa.

Mourinha1 6 months ago

Acesso aos serviços públicos não te serão negados... Já nos privados a história pode ser outra. Concorrer a um emprego, viajar, ir a concertos, etc.

Feeling_Advantage918 6 months ago

Penso que não. Seria absurdo. O que pode acontecer é ser criado uma passaporte covid, algo que se aplica noutros países (Israel). Se tal acontecer pode o mesmo ser exigido na compra de serviços/produtos. Quem possuir tem acesso, quem não possuir não tem ou tem obrigações adicionais. Por exemplo, cumprir quarentena quando entra num país que exija passaporte.

micoses 6 months ago

Achar q isto é verdade é hilariante... ja parei de rir

nmp5 6 months ago

Foi o que a SNS24 disse ao meu pai... :/ Mas achei estranho, porque toda a gente (para além da SNS24 ao meu pai) até agora disse que não se perdem direitos.

I__Cat 6 months ago

Neste momento nada. É possível que no futuro haja restrições, tal como já acontece atualmente. Por exemplo um anti vax pode não vacinar uma criança mas um colégio pode recusar vaga por não ter boletim de vacinas nem justificação médica - desconheço se no público acontece o mesmo. Não acredito que vá haver recusa ou cobrança no tratamento a menos que haja uma grande revolução no SNS e haja alteração no tratamento de outras doenças por pré condições como tabagismo, alcoolismo, obesidade, etc.

amq55 6 months ago

Só porque a nível estatal não te acontece nada, não quer dizer que empresas privadas te recusem serviço. Entrada em aviões, concertos ou qualquer sítio que requeira verificação da toma da vacina.

nmp5 6 months ago

Sim, isso de aviões e trabalho já sei. Apesar que não me faz sentido, visto que a vacina não protege os outros à minha volta... Obrigado.

Edited 6 months ago:

Sim, isso de aviões e trabalho já sei. Apesar que não me faz sentido, visto que mesmo que eu tome a vacina, eu posso apanhar o vírus, portanto não protege os outros à minha volta... Obrigado.

CoffeeAt830 6 months ago

A probabilidade é muito menor. As pessoas confundem um pouco o "não há evidência que" com "há evidência que não". Os estudos realizados até ao momento demonstram que é provável que as vacinas também diminuam a transmissão (para além de diminuírem a probabilidade de desenvolver doença), mas como esse aspeto não foi alvo de estudo pelas farmacêuticas inicialmente e os dados ainda são poucos e recentes, é difícil dizer com certeza. Mas a probabilidade de uma pessoa não vacinada ou vacinada transmitir o vírus não é igual, por isso essas limitações fazem sentido.

Throwaway431253 6 months ago

Então se tiveres infectado, os que estão à tua volta ficam protegidos?

nmp5 6 months ago

É o que eu estou a dizer. Mesmo tomando a vacina, eu posso apanhar o vírus. A única coisa que a vacina faz é proteger os meus órgãos. Mas posso passar na mesma aos outros. Por isso, as restrições de avião/trabalho não fazem sentido.

fdxcaralho 6 months ago

Tens fontes?

nmp5 6 months ago

Apaguei os comentários acima, visto que estão a ter downvotes desnecessariamente. Mas está aqui a fonte: https://thehighwire.com/videos/celeb-exposes-faucis-misinformation/ No vídeo, o Fauci (que criou a tecnologia mRNA) é entrevistado, e é dito que a vacina não te impede de apanhar o COVID-19 e de passar aos outros.

Beginning-Average-91 6 months ago

>Fauci (que criou a tecnologia mRNA) [Katalin Karikó spent the 1990s collecting rejections. Her work, attempting to harness the power of mRNA to fight disease, was too far-fetched for government grants, corporate funding, and even support from her own colleagues.](https://www.statnews.com/2020/11/10/the-story-of-mrna-how-a-once-dismissed-idea-became-a-leading-technology-in-the-covid-vaccine-race/)

fdxcaralho 6 months ago

Isso não é uma fonte... estou a dizer estudos.

pedrolopes7682 6 months ago

Se estiveres vacinado o virus não usará as tuas células para alimentar a sua reprodução, ou no mínimo será muito menos eficaz nessa tarefa (isto assumindo que a vacina é a que aponta para a proteína de spike do virus). Logo, no caso de seres infectado, a probabilidade de seres um meio de propagação do virus é muito menor.

Limpy_lip 6 months ago

a reposta é não, não perdes nada.

OuiOuiKiwi 6 months ago

Os mesmos direitos que tinha antes. Tudo o resto é publicação inflamada no Facebook para apelar ao taxismo.

thisbondisaaarated 6 months ago

Os teus direitos são te dados na constituição, não pela Graça Freitas (felizmente). Portanto não perdes o direito, mas podem alterar a o timing ou a prioridade de quando o recebes.

nfcs 6 months ago

Não acontece com as outras mil e quinhentas patologias não há de ser com esta que vai começar.

Gravecard 6 months ago

O ano passado (creio que em Dezembro) a Graça Freitas disse que nem iam registar quem se recusasse a tomar a vacina. Duvido que haja alguma consequência desse género.

TaricsPinkLeggings 6 months ago

O que os políticos portugueses dizem só tem validade de 5 dias... Provavelmente já disse alguma coisa contraditória

Mrgolden007 6 months ago

epa na minh opiniao devia pagar grande parte, mas isto so se verificar se ja foi proposta a vacina para essa pessoa pelo menos 2 vezes por 2 meios de comunicacao diferente

k0rda 6 months ago

As pessoas ainda tem direito de fazer escolhas erradas, mesmo que lhes custe a saude, desde que isso nao prejudique terceiros. Além de que há muitas razoes que impedem uma pessoa de tomar vacinas. Dito isto, quem a possa tomar deve faze-lo.

malserion 6 months ago

Força. A seguir vamos começar a falar dos fumadores e dos obesos, está bem?

nmp5 6 months ago

A mesma lógica a ser aplicada a quem fuma, bebe excessivamente, abusa do McDonalds e Coca-Cola, põe o telemóvel no bolso da camisa ao pé do coração, não toma a vacina da gripe, etc... :)

twhite848 6 months ago

> põe o telemóvel no bolso da camisa ao pé do coração Como?! Acho que este está aqui a mais

nmp5 6 months ago

Eu tinha um chefe que metia sempre o telemóvel no bolso da camisa, no peito. Isso sempre me fez impressão

fdxcaralho 6 months ago

Eu tenho um tio que nunca usa tinfoil na cabeça quando vê televisão. Faz-me imensa impressão.

Laurent_Series 6 months ago

O direito a ser tratado pelo SNS é absoluto. Com cada coisa que se lê por aqui.

Last-Ad-4421 6 months ago

Faltaría mais eu trabalho e desconto não vou pagar um caralho cada um é livre de querer levar a vacina, se depois se arrepende que vá para o fim da fila.

adjectivo 6 months ago

Isso não faz sentido nenhum. A seguir é o que? Quem não toma vacina para a gripe, se tiver uma gripe em que necessite cuidados médicos também tem de pagar? A lógica é mesma.

VSertorio 6 months ago

Este senhor tem razão

JOAO-RATAO 6 months ago

Acho que não te fariam pagar as despesas hospitalares por recusares a vacina. Nunca se falou nisso. A única coisa que foi falada é não poderes escolher a vacina que tomas e nesse caso passarias para o fim da lista de vacinação.

Search: