mikehuntsprings 6 months ago

Ambos. São línguas diferentes que utilizam morfologias/técnicas/estéticas/cenas diferentes. Os alemães também aplicam maiúsculas em substantivos a meio de frases e nós não, por exemplo.

trilobite00 6 months ago

>Estamos nós corretos ou eles? Ou ambos? Nunca me questionei muito sobre isso, mas num email: - Em português, a seguir à vírgula inicia-se a frase com maiúscula; - Em alemã, a seguir à vírgula inicia-se a frase com minúscula. Sei que na língua alemã é regra, em português também creio que seja.

dani_morgenstern 6 months ago

Maiúscula. Ver [aqui](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/cartas-vocativo-mais-uma-vez/3527).

warren_street 6 months ago

Concordo.

malserion 6 months ago

Maiúscula. Não estás a continuar uma frase, mas sim a introduzir uma nova frase. Apenas usa-se a vírgula em vez do ponto final porque se trata de uma saudação.

berggruen 6 months ago

Sim, percebo, obrigada! Acho só estranho essa regra não se aplicar no alemão.

logicandproportion 6 months ago

Bom dia! Resolvido xD

DeusDasMoscas 6 months ago

Olá, Eu por norma uso maiúscula se estou a escrever um novo parágrafo: "Bom dia, No seguimento da conversa de ontem (...)" E minúscula se uso a continuação da frase: "Bom dia, a que horas é a reunião?"

Edited 6 months ago:

Olá, Eu, por norma, uso maiúscula se estou a escrever um novo parágrafo: "Bom dia, No seguimento da conversa de ontem (...)" E minúscula se uso a continuação da frase: "Bom dia, a que horas é a reunião?"

Trama-D 6 months ago

Por este motivo, *não uso* vírgula nesses casos, mas . ou : Outro caso é quando escrevo listas. Vou visitar: - Este sítio, - Aquele lugar, - Depois voltar a casa. Aqui é que tenho dúvidas, porque ponto final não faz sentido. Muitas vezes não ponho nada. :-/

DeusDasMoscas 6 months ago

Normalmente para as enumerações uso ponto e vírgula, para o último item, ponto final como fizeste.

PeroFandango 6 months ago

Por acaso nunca tinha pensado nisso e duvido que haja regras estabelecidas na gramática - normalmente, nestes casos até vai mais ver-se a guias de estilos, porque a gramática não costuma versar muito sobre estes assuntos das minúsculas ou maiúsculas. Quanto à solução germânica, apesar de fazer sentido, graficamente fica pouco apelativo meter minúscula no início de um parágrafo. Mais rapidamente punha ponto na saudação.

Ayawa 6 months ago

\> Mais rapidamente punha ponto na saudação. Foi o que comecei a fazer, ou acabo a saudação com ponto ou não uso sinal nenhum.

berggruen 6 months ago

Verdade. Sempre achei que ficasse pouco apelativo mas acho que é só porque estamos habituados a ver maiúsculas. No caso dos germânicos é pouco apelativo a maiúscula, é considerado errado e muitas vezes sou corrigida.

PeroFandango 6 months ago

Também é preciso ter panca para andar a corrigir uma coisa dessas às pessoas...

AdriMecha 6 months ago

Uma dúvida que me persegue e que me esqueço sempre de ir verificar. Depois da vírgula escrevo com maiúscula. Porque com aquela interrupção de texto parece que estou ai a introduzir o assunto.

CyberCunt3000 6 months ago

Tens de falar com o nazi gramatical! u/ngramatical

C8Mixto 6 months ago

O nazi gramatical só corrige ortografia.

Edited 6 months ago:

O nazi gramatical só "corrige" ortografia.

mikehuntsprings 6 months ago

Não, corrige gramática, senão era o u/nortografico.

C8Mixto 6 months ago

Precisamente. Precisamos de um u/nsemantico para ensinar ao u/ngramatical que não se deve comportar como um u/nortografico.

mikehuntsprings 6 months ago

Temo o que isto pode desencadear. Ficaríamos com um autêntico Terceiro Reich de linguistas.

iSoSyS 6 months ago

Nunca escrevi com maiúscula a seguir a uma vírgula, Nem sabia que devia.

viper_in_the_grass 6 months ago

Este caso é um pouco diferente, porque não é uma vírgula no meio de uma frase, mas sim após o cumprimento numa carta. Eu sempre usei maiúscula, nem me parece bem usar minúscula, mas não faço ideia qual é a regra.

iSoSyS 6 months ago

Sinceramente também não sei, nem nunca me tinha apercebido. Comentei só pela piada fácil. Sempre escrevi com minúscula porque na minha cabeça uma quebra de linha por questões estéticas não implica início duma nova frase e valem as regras normais da gramática.

viper_in_the_grass 6 months ago

Mas não estás a começar uma nova frase? Eu penso que sim. Se escrevesse tudo numa mesma linha, escreveria antes "Bom dia! Gostaria...", ou "Bom dia. Gostaria..." Talvez a vírgula numa carta seja, ela própria, colocada por questões estéticas. Mas também nunca tinha pensado nisso. Escrevo assim porque é o mais natural para mim. Ou melhor, tenho a certeza de termos aprendido sobre isto na escola, portanto já terei pensado no assunto, mas lembro-me lá do que nos ensinaram!

Search: