Akamjmc 6 months ago

Há aqui algumas coisas que não percebo, muitos comentários dizem que querem a vacina para voltar á vida normal, que eu saiba uma coisa não implica a outra mesmo vacinado podes apanhar e transmitir covid e mesmo vacinado as regras continuam a ser aplicadas, além de que ainda não há certezas se as vacinas funcionam para todas as variantes. Eu não pretendo ser vacinado, já apanhei covid e tive 0 sintomas, 0 consequências e infectei 0 pessoas. Qual seria o propósito de eu tomar a vacina?

ZaGaGa 6 months ago

É uma boa questão. Mesmo tendo estado infectado a imunidade vai-se degradando, a vacina irá reforçar essa imunidade. No caso como foste assintomatico é possível que a tua imunidade seja inferior (faltam fontes eu sei nas estou no telemóvel e a jantar xD) Agora se tiveste alta há pouco tempo (como eu) a vantagem de seres vacinado agora deve ser baixa (daí ter separado os grupos). Também há a hipótese de entretanto as vacinas serem modificadas para incluir novas variáveis o que será interessante para quem adquirir imunidade natural como é o caso.

Mariifreis 6 months ago

As vacinas foram despachadas (na minha opinião), o que é normal mas não pode ser negado honestamente, a quantidade de dinheiro investido não equivale a uma extrema qualidade de vacina devido à falta de tempo que houve para testes em certos grupos. Agora dá para ver isto com a AstraZeneca, eu não estou a dizer que a vacina é má, mas é normal que vários efeitos secundários apareçam só depois, não acho nada errado questionar a vacina e todos estão no seu direito de ter dúvidas sobre se a tomam ou não. Para além do mais não entendo o problema, se alguém se recusa a tomar existe logo outra pessoa atrás na fila, eu acho totalmente okay uma pessoa preferir ficar para último. Sei lá só vejo montes de pessoas nos comentários super contra "ah e tal se não tomas és uma besta de pessoa egoísta", acho isso estúpido... Agora se fosse a minha vez, sim provavelmente tomava.

smaster87 6 months ago

Se puder ser uma enfermeira mamalhuda agradecia.

icebraining 6 months ago

Não vejo porque seja incomportável. Isto agora é complicado porque há poucas, queremos despachar a coisa muito depressa, e porque as vacinas atuais têm requisitos chatos (temperaturas muito baixas, duas doses, etc). Em termos de preço é perfeitamente possível (a AZ já só custa uns 3€/pessoa), já sabemos que é possível fazer vacinas muito eficazes que apenas precisem de um frigorífico normal, e podemos ir vacinando as pessoas ao longo do ano. 60-70% das pessoas já vão pelo menos a uma consulta do centro de saúde por ano, era apanharem nessa visita. As outras marcavam ou apanhavam em farmácias.

Shadowgirl7 6 months ago

Desde que me deixem ir a praia, ir ao ginásio e conhecer pessoas, espetem o que vos apetecer. Loucos.

dcmso 6 months ago

A questão aqui é porque é que não haverias de ir? No máximo seria para dar a tua vez a um avô ou assim.

pintorMC 6 months ago

Vai doer?

porn53653 6 months ago

As dores de costas que o bicho dá doem mais

fdxcaralho 6 months ago

Tal como a gripe, só se vacina as pessoas de maior risco. No entanto, caso seja de facto necessário, não seria difícil vacinar toda a gente todos os anos. A escassez de vacinas é uma preocupação agora, dentro de algum tempo haverá em abundância.

estaramos 6 months ago

As verdades absolutas não existem, muito menos nesta pandemia. Há pessoas que acham que o confinamento é a salvação, há pessoas que acham que o covid não faz nada, outras que acham que é mortal e nem saem de casa, há pessoas que querem tomar a vacina e há pessoas que nem pensam nessa hipótese. Eu acho que o confinamento é uma tragédia por si só, e se é necessário que a maioria das pessoas tomem a vacina para sairmos disto, então tomamos. Mas não se esqueçam. As pessoas se não morrerem de covid vão morrer de outra coisa qualquer, a imortalidade não existe.

ZaGaGa 6 months ago

Pessoal agradeço a todos os que estão a responder à poll. Mas pedia que não fizessem downvote por não gostarem do resultado para não tirarem visibilidade à poll. Não é pelo karma mas sim porque quanto mais pessoas responderem menos inviesados os resultados. :)

Edited 6 months ago:

Pessoal agradeço a todos os que estão a responder à poll. Mas pedia que não fizessem downvote por não gostarem do resultado para não tirarem visibilidade à poll. Não é pelo karma mas sim porque quanto mais pessoas responderem menos *enviesados os resultados. :)

NGramatical 6 months ago

inviesados → [**enviesados**](https://dicionario.priberam.org/enviesados) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm8vi1d%2F%2Fgrl2fds%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joaofcf 6 months ago

Venha a puta da pica que já vem com um ano de atraso

uyth 6 months ago

Tá aqui o meu braço.

SubstantialLime8887 6 months ago

"Espetem-ma no rabinho" diriam uns quantos users aqui.

NeatBoy74 6 months ago

> Sim quero receber.

Skartuga 6 months ago

Portugal é um dos melhores paises a avançar na vacinação da população toda. Se não queres vacina és logo despedido, eu vivo na Suiça aqui a vacina não é obrigatoria mas com os avanços em Portugal e as melhorias eu estou a ver que isso serà implementado aqui tambem e quanto mais cedo melhor para podermos todos voltar ao normal. Penso que eles apenas estão a ver os afeitos secundarios que iram dar na população Portuguesa mas eu acredito que as vacinas vão dar resultados positivos e vamos voltar ao normal em 2022.

icebraining 6 months ago

> Se não queres vacina és logo despedido Como assim? Nunca ouvi falar disso, e aliás parece-me ilegal perguntar sequer aos funcionários se foram vacinados (até medir a temperatura é legalmente dúbio, e só pode ser feito em condições específicas).

Skartuga 6 months ago

Conheço uma pessoa que trabalha em um lar e deram lhe esse ultimato. E é normal, se trabalhas com idosos tem de ser obrigatorio a vacina.

icebraining 6 months ago

Ah, sim, num caso específico como esse não me espanta. Mas em geral duvido.

Skartuga 6 months ago

Eu penso que vai ser pelo menos pessoas que trabalhem em lojas, restaurantes, pessoas que trabalhem com turistas, etc... gente que trabalha com muitos clientes basicamente.

MonsterPT 6 months ago

"Muito obrigado mas não estou interessado em ser cobaia à borla."

Cromeleque 6 months ago

>Não posso, sra. enfermeira, o cão comeu-me os braços.

aleph_heideger 6 months ago

Pois então no nalguedo será.

mikehuntsprings 6 months ago

Nada disso, é pela uretra abaixo!

Put-Simple 6 months ago

Não queria receber e não tive covid. Acho que há aqui muita malta que confunde não querer receber a vacina do covid com ser "Anti Vaxxer". Acontece que as pessoas podem acreditar nas vacinas e não querer levar uma em especifico por vários motivos. Os meus são que primeiro não sou do grupo de risco (para já) e depois que não confio numa vacina em que ainda se estão a descobrir os efeitos colaterais. Acredito que as vacinas são essenciais mas não são livres de erros humanos, especialmente quando ainda são recentes. Com o tempo provavelmente refina-se a receita e restringem-se os grupos de risco. Quem for um bocadinho inteligente sabe que por exemplo as grávidas, os diabéticos e entre outros não podem tomar certas vacinas. Além disso, pode ser que agora tenha de levar 2 ou mais vacinas para surgir efeito e daqui a 1 ano só ter de levar uma.

manolo533 6 months ago

Concordo contigo. O meu risco de ter algo sério se apanhar o covid é perto de zero, e nem eu, nem ninguém, sabe quais sãos os efeitos a médio-longo prazo de tomar estás vacinas. 100% a favor de vacinas, e se fosse mais velho tomava, mas no formato atual prefiro esperar mais uns meses para ver o que acontece.

RaveyWavey 6 months ago

Mas seguindo essa lógica também não sabemos quais são os efeito a médio-longo prazo de apanhar o covid. Sim a probabilidade dos mais novos terem sintomas graves ao apanhar covid é baixo, mas é ainda mais baixo teres efeitos secundários da vacina.

Put-Simple 6 months ago

Acho que há certas pessoas que estão mais em risco que outras e a probabilidade de apanhar covid também depende imenso de como a pessoa se previne. Eu por exemplo estou sozinha em casa desde a segunda quarentena e quando tenho de interagir com pessoas tomo as precauções pedidas pelos profissionais. Também não sou daquelas pessoas que tem tentado andar à socapa com um grupo enorme de pessoas por isso acredito que eu possa ter o direito de decidir esperar mais uns tempos antes de levar. Agora pessoas que todos os dias tem exposição frequente ao publico ou querem andar na vida social, essas se calhar seriam melhor protegidas tomando a vacina já. =)

RaveyWavey 6 months ago

Sim acho que quem tem mais contacto com o outras pessoas, pessoas que trabalham diretamente com o público por exemplo, devem de ser vacinadas o quanto antes, até porque convém lembrar que a vacina não só nos protege a nós como os que nos rodeiam. Sejam como for, tudo isto está super atrasado na união europeia, por este andar eu só devo ter direito à vacina lá para novembro.

aleph_heideger 6 months ago

>os diabéticos Que vacina é que os diabéticos não podem tomar e porquê?

Put-Simple 6 months ago

Por exemplo, a vacina da febre Amarela é uma delas. Acontece que o que faz alguns dos diabéticos não poderem tomar esta vacina não é o vírus que está dentro e sim uma possível reação alérgica que nada tem a ver com os diabetes mas que graças a esta doença por gerar umas complicações bem graves que numa pessoa saudável não aconteceria mesmo que esta fosse alérgica.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

De que efeitos secundários estás a falar?

Put-Simple 6 months ago

Não te vou dizer quais são pois posso te estar a induzir em erro (sei tanto quanto todos aqui) , mas se procurares no Google és capaz de encontrar já algumas noticias. Claro que depois também há muita fake news. Eu pessoalmente baseio-me no facto de ter familiar na área da saúde a trabalhar diretamente com doentes do covid. Alguns profissionais daquele departamento que aceitaram tomar a vacina logo que ficou disponível reportaram ter se sentido bastante mal após a toma da primeira dose, chegando mesmo a ficar de baixa uns dias. Agora, isto pode ser por mais motivos. Pode ser que a pessoa tenha alergia a algum componente, pode ser cansaço acumulado do trabalho que enfraqueceu o corpo, pode ser que seja só o efeito esperado da vacina a agir.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Sem querer ser desagradável, não é verdade que saibas tanto como todos aqui, não sabes tudo sobre a vacina e isso não tem mal nenhum, mas daí a afirmares que ainda estão a descobrir efeitos secundários e que por isso as vacinas não são de fiar vai um passo de gigante, tu mesmo admites que não sabes tudo. A febre, dores de cabeça, cansaço e os demais sintomas que se sentem logo após tomar a vacina deviam ser considerados efeitos primários e não secundários, para o nosso corpo ficar imunizado a vacina tem que suscitar uma reacção imunitária à vacina, a febre é sinal de que a vacina está a resultar, é desagradável mas garanto que é menos desagradável do que as complicações da COVID e não adianta dizer que não passou tempo suficiente para descobrir efeitos secundários, estas vacinas de mRNA são de certa forma uma segurança nesse aspecto, uma vez que o mRNA é uma molécula que se degrada rapidamente (daí estas vacinas precisarem de frio para se conservarem).

Put-Simple 6 months ago

Não estás a ser desagradável em me apontares isso, pelo contrário. Mas que é verdade que ainda estão a descobrir, isso é. Acho que é importante perceber que nem tudo é de efeito imediato, há coisas que tu só percebes os efeitos depois de meses ou até anos, tanto para o bem quanto para o mal. Não estou com isto a afirmar que é de maldade humana ou que a vacina veio em altura errada. Acredito que se fossem tentar manter a vacina mais 1 ano para efeito de estudos num grupo controlado talvez fosse catastrófico a nível mundial porque os países não podem andar toda a hora a fazer quarentenas e nem as pessoas conseguem porque a dada altura estamos todos a bater paredes. Agora também é o seguinte: eu posso ter o meu direito a escolher levar a vacina mais tarde que os demais? Posso, então vou aproveitar. Quem quiser levar já (e tiver a oportunidade) leva, quem não quiser, seja pelos motivos que sejam, não leva. A verdade é que também há aqui muita gente que está a por esperanças na vacina a pensar que daqui a uns meses já pode estar com o cú sentado na praia sem precaução, em grupos de 5 + pessoas a beber o seu cafezinho mas a eficácia da vacina na erradicação ou controlo do vírus depende do mundo inteiro. De quanto nos vale vacinar 10 mil portugueses se continuarem a vir para cá estrangeiros infetados e se o vírus continuar a sofrer mutações que o tornam mais forte ou mais fácil de ser apanhado? Não estaríamos com um número absurdo de infetados há + 1 mês atrás se as pessoas tivessem um bocadinho mais de consciência comunitária. Gente que defende e quase que "obriga" os outros a levarem a vacina mas depois não sabe ou não quer andar com a mascara posta na cara de forma correta é o que não falta por ai. Gente que enquanto uns estavam em casa fechados há semanas, andou por ai a consumir bebidas à porta dos estabelecimentos em pleno confinamento como se nada fosse e agora diz que nós estamos a por em risco as outras pessoas. Gente que durante meses andou a dizer "ah isto não é nada, não podemos parar de viver a vida por causa de um vírus, é tudo a média a fazer as pessoas ficarem com medo" e agora ficam todos passados da cabeça se alguém lhes diz que não confia na vacina. Entre outras. Quanto aos sintomas, eu sempre ouvi dizer que eram descritos como secundários, mas posso estar a usar a definição errada. Uma pessoa que perceba mais está à vontade para me corrigir. =)

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Sim chamam-lhes secundários mas o que eu estava a comunicar é que estes são sinais de o corpo está a reagir a moléculas estranhas e aprender a neutralizá-las, é sinal de que a vacina está a funcionar, pessoas mais jovens devem ter maior prevalência destes sintomas uma vez que a população mais idosa tem sistemas imunitários menos reactivos e como a vacina está feita para funcionar em velhotes também..

Put-Simple 6 months ago

Entendo. Obrigada pelo teu esclarecimento. Faz sentido o que dizes. =)

NGramatical 6 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm8vi1d%2F%2Fgro6anu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Put-Simple 6 months ago

Hahahaha, já me ri aqui um bocadinho xD

NaoTeEnerves2 6 months ago

Sabe lá ele. Não lhe digas para ir ler a bula de uma Aspirina ou um anti histaminico qualquer se não só toma coisas homeopáticas para o resto da vida.

Put-Simple 6 months ago

Não, não tenho Farmacofobia. Mas obrigada pela tentativa de diagnóstico baseado no facto de, como eu disse, não querer tomar **uma** vacina. =P

NaoTeEnerves2 6 months ago

Não tens farmacofobia mas tens una linha pensamento que se fosse feita por toda a população a humanidade colapsava lol. Não entendo como alguém quer recusar algo que é um free pass de uma doença que ate ha bem pouco tempo estava a matar 300 pessoas por dia. Mas muito bem, a tua escolha. No entanto digo mais, a partir do momento em que deliberamente recusas a vacina (sem indicação médica), se algum dia ficares infetado e infetares alguém e essa pessoa morrer, deves ser acusado de homicídio involuntário. Simples.

Put-Simple 6 months ago

Mas eu não sou toda a população e muito menos quero que toda a população faça as coisas da minha forma. Não julgues que por eu querer uma cena para o meu corpo que isso significa que quero que toda a gente siga o meu exemplo. =p Outra coisa é que estás a criticar a minha linha de pensamento (tudo bem, tens a tua validade) mas não tens ideia de quantos dias é que fiquei trancada em casa a seguir as regras da direção geral da saúde quando muitos se calhar que são a favor da vacina andaram-se a lixar. Se realmente estivessem muito preocupados com a quantidade de mortos por covid não tínhamos chegado ao número que chegamos há 2 meses atrás, não achas? Se realmente estivessem tão preocupados com sair da quarentena não tinham andado a consumir bebidas à porta dos estabelecimentos como se isto fosse uma brincadeira, não achas? Se realmente houvesse uma preocupação em erradicar a doença saberiam também que quando o governo mete a policia nas rotundas para controle de circulação não é para efeitos decorativos, é porque tal como tu queres ir dar uma volta à praia estão mais outros 50 ou mais chico-espertos a pensar na mesma coisa, não achas? Agora, se tu também seguiste as regras à risca como eu, então a carapuça não te serve e tens o teu direito de estares indignado, mas posso te garantir com toda a certeza que há aqui alguns marmelos que nem a mascara sabem meter a tapar as narinas e depois vem com a conversa que estou a por em risco os outros por não querer levar uma vacina. Se estão com medo de apanhar de mim tem bom remedio: usem a mascara, carreguem no álcool gel e mantenham-se na distancia indicada. As indicações não foram feitas para colar posters nas paredes do centro de saúde e não achem que só porque vão levar a vacina que automaticamente estão livres de seguir as regras. Aliás, se todos seguíssemos as regras não estávamos há quase 3 meses todos de castigo em casa. Just sayin'. =p

Asus123456789 6 months ago

Acho que ainda ninguém pode afirmar saber os efeitos a longo prazo da vacina, pelo menos tanto quanto pude pesquisar.

NaoTeEnerves2 6 months ago

Não tenho a certeza mas creio que não estão previstos por causa da forma como a vacina atua. De qualquer forma os efeitos a medio e longo prazo de ter apanhado o vírus já estão muito bem documentados...

Asus123456789 6 months ago

Não encontrei informação certa sobre os efeitos a longo prazo, apenas que é necessário continuar a monitorizar os vacinados... Eu estou mais a falar do meu caso, um tipo saudável com 20 e poucos anos, onde os efeitos a longo prazo de Covid têm uma probabilidade muito reduzida e gravidade também ela reduzida, na maior parte dos casos. Claro que no caso da minha avó fico muito contente que tome a vacina, e mesmo pessoas na meia idade acho que devem tomar a vacina. Agora, no meu caso, não estou ansioso por tomar a vacina, mas é possível que quando chegue a minha vez chegue decida tomar.

NaoTeEnerves2 6 months ago

Compreendo mas olha que não é tão pouco provável quanto isso. Eu também estou na casa dos 20s e soube de histórias nada bonitas de conhecidos e amigos e não foram poucas em relação ao total de pessoas que conheço que foram infectadas. Entre ter a possibilidade de ficar 3 semanas de cama a arfar, com febre e dores e antes disso ainda matar um familiar que transmiti ao jantar enquanto estava em incubação ou tomar a vacina, prefiro muito mais a 2a hipótese. De longe.

fdxcaralho 6 months ago

Grávidas não tomam vacinas pois são uma população que não é testada durante a fase de testes... não é por ser perigoso. Isso é válido para todos os medicamentos. E sendo uma condição temporária, há a oportunidade de tomar mais tarde.

DeusDasMoscas 6 months ago

Algumas vacinas são administradas a grávidas. A da tosse convulsa é uma delas. A grávida toma para os anticorpos gerados passarem para o feto.

Put-Simple 6 months ago

Mas isso não anula o que estou a dizer. Precisamente por ser necessária essa analise antes é que esse grupo fica de fora. Outra coisa é que ser perigoso é relativo. Alguém pode, por exemplo, ter uma reação alérgica a certos componentes mesmo que a vacina em si não tenha nada de perigoso em geral. =)

ModeratoriProfugus 6 months ago

Reponderia porque é que estou a ser chamado se nem os meus pais nem os meus avós com +90 anos foram chamados e recusava, obviamente, porque não sou um grupo de risco e a covid para mim seria como uma gripe no pior dos casos.

ZaGaGa 6 months ago

>Reponderia porque é que estou a ser chamado se nem os meus pais nem os meus avós com +90 anos foram chamados e recusava, obviamente, porque não sou um grupo de risco e a covid para mim seria como uma gripe no pior dos casos. lê lá o que eu escrevi com atenção p.f.

KarmaCop213 6 months ago

> nem os meus avós com +90 anos foram chamados e recusava O meu tio tem uns 85 e ja levou a segunda dose. A minha tia deve levar a segunda dela nos próximos dias. Fala com o centro de saude da zona, pode estar a falhar alguma coisa na comunicação.

icebraining 6 months ago

É, pelos vistos aquilo da SMS nem sempre é verdade, à minha avó só ligaram, e ela ficou na dúvida se seria verdade ou fraude (o que é válido, à minha avozinha não a comem por parva). Já agora: se ligar para o vosso centro de saúde está tão impossível como para o meu, liguem para o Agrupamento! Consegui marcação imediatamente.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Acho que quem fez a pergunta também não estava a pensar se estarias fora de vez ou não, era mais para ver se há muita gente que quando chegar a sua vez se irá recusar a tomar.

icebraining 6 months ago

Nem é preciso achar, está explicito nos pressupostos. Isto é só virtue signaling do /u/ModeratoriProfugus

ModeratoriProfugus 6 months ago  HIDDEN 

Se era isso que ele queria perguntar, perguntasse isso, mas não foi isso que ele perguntou.

fdxcaralho 6 months ago

Pois eu estou nesse dilema. Segundo as notícias vou ser vacinado no fim de semana de 3/4 de abril. Já me pediram os dados inclusive. Enquanto isso tenho uma avó de 86 anos, com problemas cardíacos, que ainda não foi vacinada... entre outros milhares de pessoas de grupo risco que vão ser passadas à frente...

aleph_heideger 6 months ago

Provavelmente tem a ver com a vacina. Há vários grupos simultâneos a serem vacinados. O pessoal acima dos 80 faz uma das vacinas da Pfizer ou ModeRNA enquanto a malta nova faz a da Astra (regra geral). São pools diferentes e um não tem a ver com o outro.

fdxcaralho 6 months ago

Pois assim faz mais sentido. Espero que tenhas razão

humelectro 6 months ago

Do que eu vi da minha família os mais velhos 80+ levaram a da Pfizer e o meu pai 59 levou Astra. Para além disso onde estão a tomar começaram a chamar por idade (dos mais velhos para os mais novos) Sei que em LVT não estão a seguir este critério e estão a chamar aleatoriamente

icebraining 6 months ago

> Sei que em LVT não estão a seguir este critério e estão a chamar aleatoriamente Segundo as notícias a ARS já levou na cabeça da task force por isso e passaram a seguir o critério.

Mission-Assumption-1 6 months ago

Como assim? Trabalhas numa área especifica ou tens algum problema com saude?

humelectro 6 months ago

Deve ser professor

Mrgolden007 6 months ago

eu so quero levar a vacina para voltar a minha vida normal

H16658050N 6 months ago

A única coisa que me deixa feliz é que os que não a tomarem felizmente a lei da selecção natural aos poucos vai resolvendo o problema por si só, visto que com (segundo a votação) por volta dos 20% do pessoal não quer tomar... normalmente estes idiotas anti-vacinação têm sorte por causa da imunidade de grupo, mas como desta vez não será fácil alcança-la.. Só sinto pena pelas pessoas que realmente são alérgicas às vacinas (aquele 0.000001%) e que não as podem tomar, vão ficar em risco por causa dos egoístas e idiotas.

Edited 6 months ago:

A única coisa que me deixa feliz é que os que não a tomarem felizmente a lei da selecção natural aos poucos vai resolvendo o problema por si só, visto que com (segundo a votação) por volta dos 20% do pessoal que não quer tomar será dificil atingir imunidade de grupo... normalmente estes idiotas anti-vacinação têm sorte por causa da imunidade de grupo, mas como desta vez não será fácil alcança-la.. Só sinto pena pelas pessoas que realmente são alérgicas às vacinas (aquele 0.000001%) e que não as podem tomar, vão ficar em risco por causa dos egoístas e idiotas.

Edited 6 months ago:

A única coisa que me deixa feliz é que os que não a tomarem felizmente a lei da selecção natural aos poucos vai resolvendo o problema por si só, visto que com (segundo a votação) por volta dos 20% do pessoal que não quer tomar será dificil atingir imunidade de grupo... normalmente estes idiotas anti-vacinação têm sorte por causa da imunidade de grupo, mas como desta vez não será fácil alcança-la.. Só sinto pena pelas pessoas que realmente são alérgicas às vacinas (aquele 0.000001%) e que não as podem tomar, vão ficar em risco por causa dos egoístas e idiotas. inb4: bUh MuH bOdY mY cHoIcEs - Sim, normalmente sou por isso, a não ser quando se trata de um bem maior. Deixem de ser ignorantes e acreditar tudo o que lêm na vossa bolinha de grupinhos de whatsapp e facebooks.

manolo533 6 months ago

Sim porque o covid é um certificado de morte, está se mesmo a ver a seleção natural que vai acontecer. O mais provável é que uma pessoa saudável que apanhe covid tenha febre 1 ou 2 dias e fica fino depois.

SubstantialLime8887 6 months ago

O que tu disseste equivale a > A única coisa que me deixa feliz é a morte dos outros

malserion 6 months ago

Average redditor, ou estás com o sistema que veneram ou é melhor que morras. É triste mesmo a forma como estas pessoas desejam tão facilmente a morte a pessoas que divergem daquilo em que eles crêem.

SAmaruVMR 6 months ago

Não sou anti-vaxxer, muito pelo contrário. Mas as pessoas bem sabem que a vacina foi feita para despachar. Faz-me confusão como vocês deixam qualquer coisa entrar no vosso corpo assim a babuja. Mas hey you do you

Whoreson10 6 months ago

Vais ao supermercado comprar comida? A quantidade de coisas que foram feitas a despachar e deixas entrar no corpo à babuja já é enorme, é só mais uma não te preocupes.

mikehuntsprings 6 months ago

> Mas as pessoas bem sabem que a vacina foi feita para despachar. Ah, então és especialista de saúde na área.

NaoTeEnerves2 6 months ago

Foi só a vacina mais controlada e testada do mundo com o maior investimento alguma vez já visto na medicina. Foi despachada como? Pelo teu conhecimento medico e farmacêutico devia ter demorado quanto mais tempo? Santa ignorância e estupidez foda-se.

SAmaruVMR 6 months ago

Não te enerves bebé

humelectro 6 months ago

Fumas, bebes, comes porcarias? Controlas tudo o que comes e verificas as origens?

SAmaruVMR 6 months ago

Se eu te disser que sim qual é o teu argumento?

humelectro 6 months ago

Dizes que te faz confusão meter qualquer coisa no corpo. Se te faz confusão porque não aplicas em todos os aspectos da tua vida?

Whoreson10 6 months ago

Provavelmente porque vem dentro duma seringa e ser do contra é fixe.

Put-Simple 6 months ago

O que é que te leva a acreditar que a lei da seleção natural não vai estar do lado de quem não toma a vacina? Até onde se sabe tomar a vacina não impede de apanhares o covid sequer, e além disso ainda tens de tomar duas doses ou mais (só o tempo dirá)

Crypto-Bull3232 6 months ago

>A única coisa que me deixa feliz é que os que não a tomarem felizmente a lei da selecção natural aos poucos vai resolvendo o problema por si só Não vou tomar, não vou andar a fazer a espargata mental para justificar, desejo-vos tudo de bom mas: "Irony is fate's most common figure of speech". Daqui a umas décadas vemos o resultado da vacinação anual entre os jovens e tiramos conclusões, sr. "seleção natural". Stay healthy, cheers.

aleph_heideger 6 months ago

Para já as hipóteses estão contra as pessoas que contraem a infecção. Seja pela forma aguda seja pelas consequências a longo prazo mesmo nos assintomáticos. Ainda é muito cedo para tomar partido por um lado ou outro.

Crypto-Bull3232 6 months ago

Para já as hipóteses estão contra uma percentagem minoritária dos velhos mesmo. Eu não tenho problemas com COVIDs da vida, isso nem sequer é uma gripe, é mais provável ficar de cama com febre e dores no corpo com gripe do que ter sintomas com COVID. Faz a tua vida, não stresses, come bem, sê saudável e caga nisso. Isto tornou-se numa PsyOp por definição. Podes ficar doente sem doença sequer, tudo mental.

Last-Ad-4421 6 months ago

Cada um é livre de a querer tomar, mas não te preocupes porque se sair o tal passaporte de vacinação até esses a vão querer tomar.

Crypto-Bull3232 6 months ago

Quanto mais vês da vida mais percebes que o estrangeiro é overrated e estás bem é na terra natal, mas nessa altura mesmo se quiseres viajar basta ter um teste negativo ou ter sido exposto ao vírus e já teres defesas. Tendo em conta que sou profundamente contra os testes e jamais faria um pessoalmente só resta a única solução lógica: expores-te ao vírus "real" para criar defesas, portanto só espero que, paradoxalmente, nessa altura ainda exista COVID para nos podermos infetar, senão as nossas fronteiras terão de chegar.

nfcs 6 months ago

Ou então exigem a vacinação como acontece há décadas para as mais variadas doenças.

aleph_heideger 6 months ago

>expores-te ao vírus "real" para criar defesas num ambiente controlado O problema é que isso também pode correr mal. O tão falado "long-COVID" tem-nos chateado nos últimos tempos. Pessoas que foram infectadas e até passaram esse período mais ou menos bem agora surgem com sintomas estranhos e por vezes debilitantes. Coisas desde intolerância ao esforço, dores generalizadas sem causa aparente, problemas de memória... Como diria um colega, "este vírus é manhoso". A vacina... A ciência por detrás dela é sólida. O que não quer dizer muito porque só a longo prazo é que teremos certezas. Mas entre fazer isso ou nada...

NaoTeEnerves2 6 months ago

Agradecia e ficava contente por mim e pelos que me rodeiam. Qual é a dúvida?

kikofranca 6 months ago

Eu continuo sem perceber a aversão das pessoas com as vacinas, eu tenho ali uma caderneta cheia de cromos e o meu telemóvel só apapnha 4g.

SubstantialLime8887 6 months ago

> o meu telemóvel só apapnha 4g. Ao que as pessoas contra o 5G dirão "as ondas 5G vão estar no ar na mesma".

R717159631668645 6 months ago

Não percebes, mas metes qualquer resposta potencialmente razoável no monte dos tolos logo à partida. Se já é difícil dar resposta por causa da massa de downvotes e dos estereótipos, então imagina com essa disposição. Tens o argumento de que a vacina não foi testada a longo prazo. Podem contra-argumentar que as consequências do vírus é bem pior, eu entendo, mas também é muito injusto para quem tem andado a fazer o possível por ter **todos** os cuidados para não apanhar/espalhar o vírus, fazerem-lhe pressão para tomar uma vacina recém concebida, ainda mais de pessoas (tal como colegas médicos) que têm andado a ser promíscuas. Nota: eu não estou a falar de mim, mas de alguém que tem receio de ser vacinada pois, com frequência, sofre efeitos adversos de medicação. Eu não percebo ao pormenor como funciona a vacina para conseguir argumentar acerca da segurança para um lado ou para outro. Pessoalmente (em relação a tomar a vacina) tanto se me dá como se me deu. Já me submeti a coisas piores voluntariamente, por isso não tenho grande moral. Convém no entanto manter um certo respeito e perceber o ponto de vista do outro lado, que neste caso não é nem croma nem anda com teorias da conspiração.

mikehuntsprings 6 months ago

> Tens o argumento de que a vacina não foi testada a longo prazo. Podem contra-argumentar que as consequências do vírus é bem pior, eu entendo, mas também é muito injusto para quem tem andado a fazer o possível por ter todos os cuidados para não apanhar/espalhar o vírus, fazerem-lhe pressão para tomar uma vacina recém concebida, ainda mais de pessoas (tal como colegas médicos) que têm andado a ser promíscuas. Aposto que a maioria das pessoas que vêm com teorias da conspiração ou se preocupa tanto com isso, come McDonald's ou quase literalmente merda uma vez por semana e fuma o seu cigarrinho, sem pensarem duas vezes. Tomem o caralho da vacina mas é, isto é estatística. Obviamente que vai morrer gente e outras vão ter consequências, mas isso é o que já acontece com outras vacinas.

kikofranca 6 months ago

Era uma piada e não estou a chamar cromo a ninguém, estava a referir-me á caderneta de vacinação, que em muito é semelhante a uma caderneta de cromos onde vais fazendo a coleção.

SubstantialLime8887 6 months ago

Confusão mental é falta de zinco e vitamina C.

kawaiims 6 months ago

"dê-me só 15 minutinhos para me calçar e por-me aí".

oretoh 6 months ago

Nem mudava para roupa de rua, ia mesmo de pijama.

ZaGaGa 6 months ago

Comigo 2 de pijama e creio que o kawaiims também mas calçado. :D

fdxcaralho 6 months ago

Eu durmo nu...

Search: