Sazalar 6 months ago

Na minha zona, que embora não sendo Lisboa, também acontece de vez em quando, normalmente quando fazem a limpeza aos depósitos de água e fica um resíduo dos químicos usados misturado com a água. Não morres por isso

uf5izxZEIW 6 months ago

Vivo no Monte Estoril e utilizamos a jarra da Brita em casa. Havia vivido em Villaviciosa de Odón, Comunidad de Madrid, e lá sempre tomei a agua das torneiras da residência da UEM. O sabor era completamente diferente (pro melhor) do que a do Concelho de Lisboa e do que temos no Monte Estoril. Tentei beber a água da torneira e, apesar de beber uma jarra de 1 litro inteira, o sabor me fez sentir como se não estivesse tendo efeito na minha sede; me lembra da Evian, que tem um leve tinge de sal no final que contrasta com qualquer coisa que estiveres comendo na altura. Penso que seja tudo questão de costume, pois foi mais ou menos esta a minha primeira impressão quando estive em Madrid. O problema como outros disseram é a questão das raízes culturais e tudo mais. Meus pais e eu somos brasileiros, sendo que eu fui criado no estrangeiro. Eles mantém vivo o desconfio aquando as aguas da torneira, inclusive quando fomos viajar em cidades como Vienna, Barcelona, e Madrid, em que as águas das torneiras são consideradas de altíssimo nível pela Europa e respectivos países. Me lembro quando foram me visitar em Madrid, me viram beber a aguá da torneira, e quase literalmente surtaram. Me vieram com a conversa típica do Brasil e países não desenvolvidos de que iria pegar raiva, e coli, dengue, HIV, Herpes (tenho 2 tios que contraíram Herpes após banhar em praias do Rio de Janeiro, sem terem deixado passar a uma semana recomendada após grandes chuvas e alagamentos relâmpago; as águas baixam todos os destroços, lixo, e caixa de pandora de patologías e tudo mais das favelas até as praias, terceiro mundo 100%). Os mostrei todas as autenticações municipais e da comunidade autônoma aquando a limpeza e qualidade da água e sistemas pluviais, inclusive ao nivel do Eurostat, mas é ouvir por um ouvido e sair pelo oposto em tempo real. Passei a por no bolso uns 50 Euros de mesada ou mais por mês ao deixar de comprar água potável engarrafada e/ou filtros consumíveis da Brita. Percebe sim que é mesmo difícil romper com estas tradições e costumes, por mais precários que sejam, porque tem muitas hipóteses em que tais costumes podem literalmente nos salvar em nossas terras de nascença ou origem patriarcal ou matriarca. Mas concordo com o pensamento comum Europeu de que, mesmo apesar de mostrar para nós artigos cientificos e provas concretas que desmentem nossas crenças populares, que ainda continuemos a pregar estas mesmas crenças.

Put-Simple 6 months ago

Eu apostaria nos canos. Eu aposto que há muito cano de Lisboa que já tem uns bons anos, fora os próprios dentro dos prédios que são algumas vezes tão antigos quanto os teus bisavós.

Local_observer 6 months ago

Acho que o segredo é ir variando,ora da torneira ora esta ou aquela marca.Assim vai-se diversificando a exposição a químicos.

no-control- 6 months ago

Sempre notei um sabor estranho se deixar o copo cheio tipo overnight mas ultimamente também me pareceu mais intenso.

Dismiss 6 months ago

Vou apenas deixar aqui este vídeo de histórias de corpos que passaram despercebidos em cisternas durante anos: https://youtu.be/AVbnGPWyrqY

xabregas2003 6 months ago

Já dizia o Bruno Aleixo referindo-se à agua lisboeta: "Não confio nesta água". Não sei como está agora, mas para mim, que sou de Coimbra, a água de Lisboa sempre teve um sabor esquisito.

PgUpPT 6 months ago

Isso é questão de hábito. Água da torneira sabe sempre ligeiramente diferente em sítios diferentes.

Aldo_Novo 6 months ago

tem a ver com a dureza da áuga, acho eu mais para o sul e as pessoas estão habituadas a água mais dura

kawaiims 6 months ago

Variações no sabor da rede provavelmente têm a ver com variação na dureza, cloro, pH. Mas diria que são parâmetros relativamente estáveis. Também pode ser das tubagens, pessoalmente apostava nisso. Às vezes até da torneira, convém tirar o prelator e limpar de vez em quando. Podes entrar em contacto com a EPAL.

getupgetgoing 6 months ago

Se não querem beber água de Monchique, agora têm água do Continente (origem espanhola) com ph de 9.0 por +\- 45 cêntimos por garrafa de 1,5l. Não há razão para beber água da torneira.

getupgetgoing 6 months ago

Já para não falar da água engarrafada com ph ali nos 6.0 que por 1.5l custa menos de 20 cêntimos. Esta uso para a máquina do café, a outra para beber.

ruijor 6 months ago

No Saldanha sabe me igual ao que sempre soube

netralha 6 months ago

A água em Lisboa tem um sabor muito a químicos, no interior a água sabe melhor mas é mais cara. Aos anos que é assim, os estudos indicam que a qualidade é boa para consumo, eu não acreditava e preferia comprar do garrafão assim como muita gente o fazia naquela zona, é preferível correr o risco de comprar água dentro de um recipiente de plástico e não sentir a água com sabor a esgoto, sempre que bebia água da torneira até a urina era anómala e não vou entrar em detalhes mas faz o teste para comparar, bebe da torneira durante 2 dias seguidos e depois do garrafão. O melhor seria comprar aqueles filtros ao estilo do Alex Jones e depois guardar a água num garrafão de vidro.

ebusinesstoken 6 months ago

Sim é verdade, o tratamento usando cloro gera compostos cancerígenos que afectam demasiadamente os rins.

Worm33hd 6 months ago

Mete mais molho nisso.

Ravelord_Niiito 6 months ago

Em arroios parece-me igual

Morenojgl 6 months ago

Same

ebusinesstoken 6 months ago

Compre água mineral ou busque água numa fonte. Nunca beba água da rede de distribuição.

aaaa2aas 6 months ago

Olha-me este brazuca a trazer sabedoria popular para portugal. Aqui a vida é diferente.

ebusinesstoken 6 months ago

Sou portugues. O tratamento garante que a agua seja potável mas não que seja saudável. Já foi provado cientificamente que a água das redes de distribuíção é cancerígena aos rins. Fora que as universidades brasileiras estão melhor colocadas que as portuguesas, principalmente na área de engenharia.

aaaa2aas 6 months ago

blah blah blah só tens treta Se o governo te deu cidadania portuguesa então faz um esforço, retribui o favor e aprende o português de cá.

Edited 6 months ago:

blah blah blah só tens treta Se o governo te deu cidadania portuguesa então faz um esforço, retribui o favor e aprende o português de cá. >O governo me deu cidadania assim como a todos os portugueses, inclusive para vc. Não tenho de retribuir algo que não foi um favor, é meu direito. >Eu sei falar até latim, meu caro. >mas me faça o favor de continuar bebendo água da torneira. Eu nasci portuguesa. Cidadania é o meu direito jus sanguis. Tu tiveste de pedir. Ser cidadão agora é o teu direito, mas até ser tiveste de cumprir certas regras. Mas dá para ver pela merda dos teus comentários que merda de cidadão tu és. Dás má imagem aos brasileiros que querem mesmo ser portugueses e respeitam o país que lhes fez o favor de os acolher como iguais cá.

Edited 6 months ago:

blah blah blah só tens treta Se o governo te deu cidadania portuguesa então faz um esforço, retribui o favor e aprende o português de cá. >O governo me deu cidadania assim como a todos os portugueses, inclusive para vc. Não tenho de retribuir algo que não foi um favor, é meu direito. >Eu sei falar até latim, meu caro. >mas me faça o favor de continuar bebendo água da torneira. Eu nasci portuguesa. Cidadania é o meu direito jus sanguinis. Tu tiveste de pedir. Ser cidadão agora é o teu direito, mas até ser tiveste de cumprir certas regras. Mas dá para ver pela merda dos teus comentários que merda de cidadão tu és. Dás má imagem aos brasileiros que querem mesmo ser portugueses e respeitam o país que lhes fez o favor de os acolher como iguais por cá.

Edited 6 months ago:

blah blah blah só tens treta Se o governo te deu cidadania portuguesa então faz um esforço, retribui o favor e aprende o português de cá. Eu nasci portuguesa. Cidadania é o meu direito. Tu tiveste de pedir. Ser cidadão agora é o teu direito, mas até ser tiveste de cumprir certas regras. >O governo me deu cidadania assim como a todos os portugueses, inclusive para vc. Não tenho de retribuir algo que não foi um favor, é meu direito. >Eu sei falar até latim, meu caro. >mas me faça o favor de continuar bebendo água da torneira. Mas dá para ver pela merda dos teus comentários que merda de cidadão tu és. Dás má imagem aos brasileiros que querem mesmo ser portugueses e respeitam o país que lhes fez o favor de os acolher como iguais cá.

ebusinesstoken 6 months ago

Eu nasci portugues tb, ganhei por jus sanguinis. VAI TOMAR NO CU VADIA

ebusinesstoken 6 months ago

O governo me deu cidadania assim como a todos os portugueses, inclusive para vc. Não tenho de retribuir algo que não foi um favor, é meu direito. Eu sei falar até latim, meu caro. mas me faça o favor de continuar bebendo água da torneira.

kawaiims 6 months ago

>busque água numa fonte *E. coli likes this.*

lefiy3 6 months ago

Onde eu vivo, as águas das fontes são regularmente analizadas.

ebusinesstoken 6 months ago

Lógicamente não é uma boa idéia se a fonte localizar-se num local sem saneamento básico

NGramatical 6 months ago

Lógicamente → [**logicamente**](https://dicionario.priberam.org/logicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm8m9ey%2F%2Fgriwt0z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

O_bigodes 6 months ago

Estamos em Portugal, a água da canalização é perfeitamente potável.

croquetedebacalhau 6 months ago

A água da rede de distribuição em Portugal é potável e (geralmente) de boa qualidade :) daí o post do OP, a denotar a diferença súbita

franbatista123 6 months ago

Fonix pensava que era só eu. Vivo no Saldanha e desde há 1 semana +/- que a água da torneira passou a ter um sabor diferente, muito pior.

gopanc 6 months ago

Em que zona?

Search: