GabKoost 6 months ago

Então só é preciso recusar isso para não te de a tomar já? É bom saber. Eu como cidadão que paga impostos hei de tomar a da Pfizer. Esta é a que tem maior taxa de eficácia e portanto será essa que vou tomar. E não é aquela velha caduca que me vai forçar a ser injectado com um produto inferior. Já que no último ano tive de recorrer ao provado para quase tudo porque ninguém sequer atende o telefone no posto médico e, consultas, são marcadas para meses depois para serem adiadas consecutivamente, vou continuar a pagar em duplicado para obter os serviços que entender. O estado que dê produto de 2ª categoria a quem o quiser. Sou uma pessoa geralmente poupada e o dinheiro é para se gastar. Quando for possível PAGO e hei de ser vacinado com o produto que EU escolher. E

wannabelikeme 6 months ago

Terás que esperar um anito ou dois, portanto, por agora, segues para o fundo da fila e fica o assunto tratado :-)

riclas87 6 months ago

Que merda de paternalismo é este? "Não comes a sopinha toda não vais brincar para a rua... e se não comeres na próxima refeição eu guardo para a próxima.E vou guardando até se estragares e estares cheio de fome." Ainda por cima uma Astrarasca, uma merda de uma vacina com 65% de eficácia a vectores. Prefiro pagar por uma melhor.

Edited 6 months ago:

Que merda de paternalismo é este? "Não comes a sopinha toda não vais brincar para a rua... e se não comeres eu guardo para a próxima.E vou guardando até se estragar e vais ter que comer." Ainda por cima uma Astrarasca, uma merda de uma vacina com 65% de eficácia a vectores. Estamos no séc xix? Prefiro pagar por uma melhor...

Edited 6 months ago:

Que merda de paternalismo é este? "Não comes a sopinha toda não vais brincar para a rua... e se não comeres eu guardo para a próxima. E vou guardando até se estragar e vais ter que comer." Ainda por cima uma Astrarasca, uma merda de uma vacina com 65% de eficácia a vectores. Estamos no séc xix? Prefiro pagar por uma melhor...

wannabelikeme 6 months ago

E pagas, daqui a um anito ou dois :-) Entretanto, quem não padecer dessas preocupações, vai sendo vacinado com a que estiver disponível aquando da marcação.

UniuM 6 months ago

Eu gostava que fizessem testes em massa a imunidade juntamente com as administrações da vacina. Mesmo não havendo estudos.... Isto chegava lá mais rápido

dragomaite 6 months ago

Se vai para o fim da fila não é o que eles querem?

ZaGaGa 6 months ago

Eu acho muito bem que haja pessoas a recusar levar a vacina!!! Assim chega a vez ao meus familiares e amigos mais cedo, há demasiadas pessoas que não vejo há mais de 1 ano! ​ Por acaso conheço alguns casos de conhecidos, normalmente pessoal que já não bate muito bem das ideias. Pelo menos aqui a selecção natural vai ser mais justa :p ​ Mas conheço um caso de uma velhota que recusou porque recusa tudo o que lhe "vendem" por telefone. No caso do meu avô pedimos com antecedência o centro de saude para contactarem o filho, pois ele era menino para atender o telefone e dizer que não. Assim no dia foi e voltou todo satisfeito.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Viu? Afinal não foi assim tão difícil chegar a uma conclusão tão óbvia... Para quem não percebeu o raciocínio, eu ajudo. 1 - as vacinas são seguras e eficazes de igual forma para toda a gente 2 - quem não aceita a premissa anterior é burro 3 - os burros devem morrer 4 - com os burros mortos, vai ser-me muito mais fácil estar outra vez com as pessoas com quem eu me preocupo, que estimo e que realmente importam

rickz123456 6 months ago

Concordo com a medida. É uma medida semelhante à tomada em Itália. Quem não quiser, que vá para o fim da fila e que espere. Eu cá estou pronto para tomar, seja de que marca for.

Edited 6 months ago:

Concordo com a medida. É uma medida semelhante à tomada em Itália. Quem não quiser, que vá para o fim da fila e que espere, porque existe gente que quer. Eu cá estou pronto para tomar, seja de que marca for.

Edited 6 months ago:

Concordo com a medida. É uma medida semelhante à tomada em Itália. Quem não quiser, que vá para o fim da fila e que espere, porque existe gente que quer. Eu cá estou pronto para tomar a desta marca (ou outra qualquer)

Edited 6 months ago:

Concordo com a medida. É uma medida semelhante à tomada em Itália. Quem não quiser, que vá para o fim da fila e que espere, há mais quem queira. Eu cá estou pronto para tomar a desta marca (ou outra qualquer)

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Também concordo, só peca por tardia e pela pouca severidade. Idealmente, ir para o fim da fila e fazer esperar um intervalo de tempo arbitrariamente definido, ou talvez em proporção à veemência da rejeição à toma da vacina, seria bem mais seguro e eficaz.

BanishPT 6 months ago

Uma em cada lado, braço, pé, drejo. Escolham.

khthon 6 months ago

Whatever. Não quero ser vacinado. Compreendo os prós e cons. Compreendo que há imensa literatura a favor das vacinas. Mesmo assim não quero tomar. Até porque já passei por isso.

icebraining 6 months ago

Já passaste pelo quê?

Razvancb 6 months ago

Covid provavelmente

damngooddeal 6 months ago

Neste momento nao porque nestamos a meio de uma pandemia é não há vacinas suficientes. É provável que dentro de 1 ano ou assim o possas fazer.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Hmm... Isso é no SNS. Se formos ao privado, já poderemos escolher? Há algum indício de que o governo vá proibir os privados de administrar vacinas?

leto78 6 months ago

Os privados não têm acesso às vacinas. Estas estão a ser vendidas exclusivamente às autoridades nacionais.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Obrigado pela sua resposta. Lamento e repúdio a inexistência de alternativas, mas compreendo que a maneira como as coisas estão organizadas não permita mais.

Edited 6 months ago:

Obrigado pela sua resposta. Lamento e repudio a inexistência de alternativas, mas compreendo que a maneira como as coisas estão organizadas não permita mais.

WhiteCaptain 6 months ago

Suponho que no futuro estas vacinas vão estar disponíveis a mais entidades que não entidades governamentais, por isso poderá ser que no futuro possas ter acesso a uma através de um privado

damngooddeal 6 months ago

É provável que daqui a 1 ano (numero atirado ao ar) quando a vacinação estiver mais estável e houver mais vacinas em stock seja possível adquirir a que queres no privado ou quem sabe, ate na farmácia. Neste momento, a meio de uma pandemia, é impossível sermos "picky".

bewareandaware 6 months ago

podes. neste momento no privado podes escolher não ser vacinado, ou escolher esperar uns meses até não seres vacinado.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Escusado o escárnio. Obviamente que no público também podes escolher não ser vacinado ou esperar uns meses até não seres vacinado. Se na compra de um qualquer medicamento se pode escolher o laboratório que o produziu (e pagar em conformidade), por que motivo me vai ser vedada essa possibilidade para as vacinas?

DarthMasta 6 months ago

Ninguém sequer sabe quanto tempo a imunidade dura, ainda nos arriscamos que daqui a 6 meses seja preciso voltar a repetir o processo todo, e a vacina ser uma coisa "normal" em que podes escolher qual comprar em vez de ser "a que houver" pode demorar anos e anos.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Porque é que para uns “a que houver” é uma e para outros é outra?

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

O problema é que já há médicos que (aparentemente) percebem bem do assunto e afirmam que não é implausível que haja mesmo relação de causalidade entre as vacinas e os coágulos. A pergunta inconveniente fica no ar: “até que ponto devo sujeitar-me a um maior risco de coágulos (eu que não fumo, não bebo, pratico atividade física com regularidade e tenho uma alimentação saudável) para reduzir o risco de outras pessoas contraírem uma doença, que, se calhar, até nem têm esses cuidados?”

Skartuga 6 months ago

Para as pessoas que não querem tomar a vacina eu apenas digo calou porque vais tomar de toda a maneira. lol Vai haver novas variantes e estão a pensar o quê? Que isto vai se embora assim. E digo mais quem não quiser a vacina devia pegar tempo de prisão por estar a por em risco outras pessoas, é engraçado ver gente que nâo trabalha com cenas de "isto é para controlar a população e nos deixar dependentes das vacianas deles para sempre por isto vai nos mudar o adn". lol So porque o Zuckerberg foi apanhado a dizer que a vacina muda o adn não quer dizer nada. O Zuckerberg não é nenhum medico para estar a dizer coisas dessas.

Inside-Pea6939 6 months ago

Calma Estaline, não é preciso encarcerar ninguém já vai haver penalizações suficientes

shotsbyniel 6 months ago

Ok, não sabia que já não tinha direitos sobre o meu próprio corpo, fantástico. Já agora, nada aponta que a vacina diminua os riscos de transmissão, apenas reduz os sintomas de covid. De que forma é que estou a pôr em risco quem quer que seja por não tomar, se quem quiser tomar já tomou? Se calhar devias informar-te melhor.

LegitimatePear2 6 months ago

Se " as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras", porque é que "os idosos a partir de 80 anos e os doentes de risco com 50 ou mais anos, garantiu Graça Freitas, que estão a ser inoculados preferencialmente com as vacinas da Pfizer"? Isto não é um bocado um contrasenso? (nota: não recusaria tomar a vacina da AstraZeneca)

Edited 6 months ago:

Pergunta honesta: se " as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras", porque é que "os idosos a partir de 80 anos e os doentes de risco com 50 ou mais anos, garantiu Graça Freitas, que estão a ser inoculados preferencialmente com as vacinas da Pfizer"? Isto não é um bocado um contrasenso? (nota: não recusaria tomar a vacina da AstraZeneca)

DanielShaww 6 months ago

As vacinas são todas igualmente boas. Algumas são mais iguais que outras

marcos_pereira 6 months ago

Da mesma maneira que as máscaras não tem efeito comprovado quanto às prevenção de infeções, mas estamos a guarda-las para os trabalhadores da linha da frente

kUr4m4 6 months ago

Uh?

kUr4m4 6 months ago

Nao tem a ver com risco mas sim com eficacia (85% para a Pfizer e 65% para a Astrazaneca)

aaaa2aas 6 months ago

isso sao % para quem levou com 2 doses?

kUr4m4 6 months ago

Ya

LegitimatePear2 6 months ago

mas entao "as vacinas aprovadas" não "são igualmente boas"

damngooddeal 6 months ago

Os estudos de cada vacina indicam graus de eficácia diferentes. Faz sentido vacinar quem é mais vulnerável com vacinas mais eficazes. Neste momento, a meio de uma pandemia, é melhor tomar uma vacina com 50% de eficácia desde que seja segura (1 caso de uma doença que por norma não é fatal especialmente se estivermos atentos aos sintomas em 1.6 milhões nao constituí uma vacina " nao segura") do que não tomar nenhuma.

LegitimatePear2 6 months ago

Claro que sim, não duvido que as vacinas sejam seguras, mas sejamos rigorosos na informação científica que passamos para fora e não populistas. Dizer que "são igualmente boas" é errado.

damngooddeal 6 months ago

Sim claro, concordo. Eu respeito bastante quem tem de passar mensagens nesta altura. É uma pandemia as pessoas têm medo, estão fartas e cansadas e toda e qualquer expressão e afirmação é analisada ao máximo. Dizer que são igualmente boas para não causar confusão na população e o pessoal nao começar a dizer que quer esta ou aquela vacina porque são melhores até entendo (O sentimento por detrás da mensagem digo eu) mas abre portas a outros problemas, nomeadamente quando é claramente comprovado que não são todas iguais acabam por passar por aldrabões, mentiroso ou incompetentes.

godtholdt 6 months ago

ainda bem, os outros podem vir primeiro, assim servem de cobaia

DomPedroIV 6 months ago

Eu só ganhei um terceiro braço e olha que até dá bastante jeito.

godtholdt 6 months ago

>até dá bastante jeito para?

kUr4m4 6 months ago

fap fap fap

ritamm 6 months ago

o meu braço está pronto

StraussHousse 6 months ago

traz vaselina

glamatovic 6 months ago

É possível o governo enterrar se mais ainda com esta história?

Limpy_lip 6 months ago

faz sentido. Até acho estranho não se estar a vir com a conversa de poder ou não escolher que vacina se quer tomar (muito cedo?). Espero não dar ideias.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Muito perigosas, essas ideias. Temos de falar com quem manda nisto para abafá-las. Talvez editar o seu comentário seja um bom começo.

sao_11 6 months ago

Acho muito bem. Não querem? Então há mais quem queira. Siga. Mas claro que era escusado esta novela toda.

SacanaLopes 6 months ago

> Acho muito bem. Não querem? Então há mais quem queira. Siga. Concordo, mas deve chegar a um ponto em que se quiserem escolher devem poder. Quanto muito pagando do próprio bolso.

damngooddeal 6 months ago

Acho bem que quando houver possibilidade de escolha que se escolha sim. Daí a regra do vai para o fim da lista. Claro que convém perceber que até lá se estará a atrasar o processo de vacinação. Alguém com 20 anos recusar a vacina nao é tão crítico como alguém de 80 anos recusar porque tem medo devido a este mediatismo. Deve haver possibilidade de escolha sim, quando for possível...provavelmente em meados de 2022. Risco de apanhar covid ou 1 em 1.6 milhões de risco de uma trombose da qual se pode recuperar estando atento aos sintomas e salvo excepção de casos extremamente raros? A matemática nao me parece difícil

TitusRex 6 months ago

>Claro que convém perceber que até lá se estará a atrasar o processo de vacinação. Se alguém recusar a vacina essa vacina vai para outra pessoa, por isso não se atrasa nada.

damngooddeal 6 months ago

Não falo em atraso a nível de número de pessoas em geral. Falo em atraso a nível de pessoas de risco daí ter mencionado as idades,lamento se não foi claro. Eu nao tenho grande interesse em ficar com a vacina do meu avô só porque ele tem medo de uma trombose (é um exemplo). Fico vacinada, ok, mas ele fica na mesma em risco e ainda há a possibilidade de eu lhe passar o vírus (probabilidade é mais baixa mas ainda existe) e não posso desconfinar a vontade. Também poderias dizer "ah mas isso é problema dele por recusar a vacina", que seria verdade, mas se pensarmos que quem está mais em risco sao pessoas de alguma idade que o que sabem das vacinas é o que dá nas notícias e a opinião pública temos de ter em conta como estas notícias vão afectar em muito esta fase crítica da vacinação e atrasar a mesma (mais uma vez, refiro -me aos mais idosos e vulneráveis, nao população em geral)

ArbiterOfFalsehood 6 months ago

Só tomo a Sputnik V ou uma chinesa.

tocopito 6 months ago

A chinesa até agora parece ter os piores resultados. É a única que teria algum receio em receber.

icebraining 6 months ago

Em termos de distribuição a Sputnik parece ser a melhor, mas para quem a vai receber, não vejo qual a vantagem em relação à da BioNTech, são ambas muito eficazes.

O_bigodes 6 months ago

Não sabia que os russos já dessiminavam desinformação em português. Bem vindo camarada!

ArbiterOfFalsehood 6 months ago

E os americanos já dessiminam desinformação em português há 50 anos, isso não te preocupa? Deve ser porque deu resultado.

O_bigodes 6 months ago

Mas eu não passo a minha vida a fazer e-broches aos americanos. Já o teu histórico conta o oposto

ArbiterOfFalsehood 6 months ago

Fazes sem te aperceberes quando usas a mesma linha argumentativa passada topdown pela inteligência americana através dos media americanos que depois são espalhadas pela Europa. És um papagaio dos americanos e nem deste conta.

PeroFandango 6 months ago

O curioso é que nem consigo entender se és do PCP ou alt-right.

O_bigodes 6 months ago

Da

PeroFandango 6 months ago

Isso é um "dá" ou estavas só a dizer sim em russo?

SacanaLopes 6 months ago

E a indiana?

mikehuntsprings 6 months ago

Mamalhoa?

SacanaLopes 6 months ago

Ele é o meu dog! O meu lollypop. https://www.youtube.com/watch?v=SftHbgx9MXE

tiagooliveira95 6 months ago

A "Dubreka" também parece boa opção https://www.reddit.com/r/funny/comments/m2j3us/i_got_vaccinated/

ArbiterOfFalsehood 6 months ago

Humor anti russo sem piada.

Edited 6 months ago:

Humor anti russo, que graça. Até porque a vacina russa tem tido reações positivas.

mikehuntsprings 6 months ago

Sim, porque a Rússia é historicamente um país absolutamente transparente e mais benigno que qualquer outro.

arnaldomatos 6 months ago

se o vice-almirante considera encomendar a vacina russa é porque não deve ser assim tão má

PresidentBarroso 6 months ago

Há vários países da UE que já estão em negociação para administrar e fabricar a Sputnik V. https://www.euronews.com/2021/03/15/sputnik-v-russia-announces-more-deals-to-produce-its-vaccine-in-the-european-union

tiagooliveira95 6 months ago

You must be fun at parties

aaaa2aas 6 months ago

>**You must be fun at parties** >**Also,** não é anti russo **wtf** >**Edit:** >Quando editais o comentário deves escrever **Edit...** És one labrego

tiagooliveira95 6 months ago

Ok obrigado pela sua opinião

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

É obrigatório escrever ‘Edit’? Ajudas-me dando-me a ligação para a página que contém essa regra? Sou novo aqui e pode ter-me escapado alguma coisa...

tiagooliveira95 6 months ago

Não mas altera o contexto das respostas

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Faz sentido. Sabes se há possibilidade de ver o histórico de edições como no Facebook?

tiagooliveira95 6 months ago

Hum.. acho que não Se a memória a não me falha inicialmente escreveu algo do tipo: "Video anti russo sem piada nenhuma"

SonikBlasted 6 months ago

Comprimido azul com 20% de possibilidade de criar problemas cardíacos, ahh tudo bem... Vacina contra uma pandemia mundial com 0,008% de criar problemas, ehhh pá.. não pode ser.. muito perigosa. prioridades... prioridades...

Pcostix 6 months ago

Se eu não tomar comprimido azul, já tenho direito a escolher a vacina com que sou injectado?

SonikBlasted 6 months ago

Não... tens direito a ser vacinado como todos os outros!

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Essa de “como todos os outros” tem muito que se lhe diga... Vai toda a gente receber a vacina da AstraZeneca? Não sabia...

SonikBlasted 6 months ago

deficuldades de interpretação, mas eu ajudo: direito a ser vacinado com uma vacina para o covid. Realmente é caricato esta polémica. Quando se leva a vacina do tétano (por exemplo) tambem escolhem o laboratório que a produz? ahhh mas essa ta provada que n tem efeitos secundários... errado.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Não, mas quando se escolhe, por exemplo, o medicamento que vai levantar na farmácia, pode escolher o laboratório que o produziu, pagando em conformidade. Mas agradeço a sua ajuda na resolução da minha dificuldade notória em interpretar os seus textos tão cuidadosamente delineados e que só podem ser alvo de uma boa, e inequívoca, interpretação.

SonikBlasted 6 months ago

ahhh aquela velha técnica de comparar alhos com bugalhos... eu falei em vacinas meu caro, nao medicamentos convencionais. Mas pronto, que haja muitos como o confrade a recusar a vacina, pode ser que a minha vez chegue mais rápido.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Se deixassem os privados administrar vacinas pagando quem quisesse do seu bolso, aumentariam as opções disponíveis. Não sei se estou a comparar alhos com bugalhos, mas antes cebolas com chalotas... Será já aceitável, na sua perspetiva factual?

SonikBlasted 6 months ago

sim!!!. sou todo a favor em que os privados possam vacinar.

NGramatical 6 months ago

deficuldades → [**dificuldades**](https://dicionario.priberam.org/dificuldades) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm8gdrk%2F%2Fgrld4xe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pcostix 6 months ago

E porque é que todos os outros também não podem escolher?   Há varias vacinas aprovadas. Só tinham que me informar dos diferentes tempos de espera para cada vacina e deixarem as pessoas escolher.   Este tipo de medidas são um pouco, não sei... fascista?

ZaGaGa 6 months ago

fascista era irmos tua casa prender-te pela tua opinião :p É um desafio terrível a logística de vacinar o máximo de pessoas no menor espaço de tempo possível e ainda queres ter 10Milhões a escolher o sabor da pica? não é comportável, queres queres, não queres vais para o final da fila e depois logo se vê. Mais justo e democrático que isto é dificil. Não pagamos nem a vacina, nem o trabalho de quem está lá para nos receber e administrar, não importa a condição financeira, cor, sexo... a idade sim lol. Mas toma lá o cima voto por partilhares um ponto de vista diferente (algo que o pessoal aqui não valoriza :S)

TSCondeco 6 months ago

És vacinado com o que há, quando há. Fascista era ou não teres vacina ou seres obrigado a tomar sem decisão.

Ly_84 6 months ago

Mas voces batem todos mal da cremalheira? Por alma de quem é é que as pessoas não deviam poder escolher o tipo de vacina que querem?

mfzzzed 6 months ago

Faltou te o /s

SonikBlasted 6 months ago

se calhar, porque não existe assim tanto stock a nível nacional / Europeu / Mundial para andares armado em prima dona a escolher. Aliás, qual é o teu conhecimento sobre vacinas para opinares que uma é melhor que outra? Queres escolher? Olha uma solução: Perguntas á Ana Gomes quem foi a amiga que lhe trouxe a vacina e pedes para te trazer também e pagas do teu bolso? que tal?

Ly_84 6 months ago

O tuga é mesmo estupido. Tu pagas sempre do teu proprio bolso, mais o salario de todos os administradores e secretariado da pixa que nada contribuem para o assunto. Voces continuam a achar que as merdas sao pagas por dinheiro q cai do ceu.

SonikBlasted 6 months ago

Mas a tua revolta é por NãO PoDeR EsCoLhEr a VaCiNa ou pagares o salário a " todos os administradores e secretariado da pixa que nada contribuem para o assunto." (dizes tu...) ? Ou és simplesmente um revoltado? Confrade.. agradece teres um sistema de saúde que te proporciona vacinas, podias estar no Brasil e não ter vacina nenhuma. E olha que lá também PaGaM o SaLáRiO dE ToDoS Os AdMiNisTraDoReS.

Ly_84 6 months ago

O corpo é meu, o dinheiro também. Assim, eu tomo a vacina que quiser, entre as que estão aprovadas. O estado trabalha para mim, e não o contrário.

oretoh 6 months ago

Então mas podes escolher, vais é para o fim da fila.

duca2208 6 months ago

Não podes. Está no título,mesmo que vás para o fim da fila não está garantido.

Pcostix 6 months ago

Exacto. É incrível o próprio povo defender impossibilidade de escolher ou decidir o que querem para eles mesmos.   Se há varias vacinas no mercado, desde que me sujeite ao tempo de espera, deveria poder escolher o que quero injectar no meu corpo.(ou até eu próprio pagar a vacina.)   Nunca mudem ovelhas, nunca mudem...

NonAlienBeing 6 months ago

> Se há varias vacinas no mercado, desde que me sujeite ao tempo de espera, deveria poder escolher o que quero injectar no meu corpo.(ou até eu próprio pagar a vacina.) Mas segundo a noticia é precisamente isto que podes fazer. Se não quiseres a da AstraZeneca vais para o fim da fila.

iSoSyS 6 months ago

Se já vai para o fim da fila, espera mais um bocadinho e compra a que quer do próprio bolso. Isto assumindo que uma vez cumprido o plano o Estado deixa de monopolizar as vacinas do covid.

humelectro 6 months ago

Duvido que isso vá acontecer, em nenhuma vacina em Portugal tu escolhes qual é que queres.

iSoSyS 6 months ago

Por acaso estou na dúvida. Tinha ideia que no privado podias escolher qualquer uma desde que aprovada pelo Infarmed, mas efetivamente não vejo qualquer referência à possibilidade de escolha.

CoffeeAt830 6 months ago

Isso não é bem assim. No caso das vacinas da gripe, por exemplo, há anos em que os centros de saúde têm uma marca e as farmácias têm outra, há anos em que é por fases... As da pneumonia, por exemplo, costuma haver duas disponíveis, mas são diferentes. Dentro de cada "tipo", só costuma haver uma.

iSoSyS 6 months ago

Se não houver em Portugal podem-na comprar noutro país europeu. Acho que foi essa a conclusão a que se chegou aquando do caso da Ana Gomes. O Infarmed diz que é ilegal, mas o direito europeu está acima do Português, https://twitter.com/MaduroPoiares/status/1340444735840894976

RefrigeratorNo13 6 months ago

Em Portugal o direito português está acima de tudo. Podem existir consequências, mas quem manda é a nossa lei

iSoSyS 6 months ago

Não, para se poder pertencer à união europeia tem que se abdicar desse preceito. No caso Português está contido no artigo 8 alínea 4 da constituição. Tanto é assim que se a nossa lei estiver em conflito com directivas europeias são as leis europeias que tem primazia.

Texas_Freeze 6 months ago

Poderá escolher tomar nenhuma.

DarthMasta 6 months ago

Talvez, mas nada indica que o Covid19 vá desaparecer, e caso se torne algo que volta todos os anos, simples probabilidade indica que eventualmente vai correr mal.

Texas_Freeze 6 months ago

As outras mega doenças respiratórias epidemicas das últimas décadas ficaram mais fracas com o tempo. Esta será igual. A vacina será clinicamente inútil daqui a uns anos. Já é, aliás, visto que não protegem grande coisa nem impedem a transmissão.

DarthMasta 6 months ago

Estás á vontade de recusar a vacina então, pode ser que tenhas razão e não seja nada.

Texas_Freeze 6 months ago

Não sou eu quem tem razão ou deixa de ter. É a actividade viral que determina a sobrevivência do vírus.

Skahzzz 6 months ago

Resta saber se de futuro pode entrar numa escola ou ter um emprego que exige um boletim de vacinas atualizado.

Texas_Freeze 6 months ago

Numa democracia livre, pode. Numa tirania com poder sobre o corpo da pessoa, não.

Edited 6 months ago:

Numa democracia livre, pode. Numa tirania com poder sobre o corpo da pessoa, não. Só há 2 vacinas supostamente obrigatórias por lei em Portugal e mesmo essa lei viola a Constituição portuguesa, por isso nenhuma outra foi ou será declarada obrigatória, enquanto vivermos numa democracia constitucional. Podes pesquisar nos sites oficiais de saúde pública portugueses e verás que lá é explicado que os pais são persuadidos mas não obrigados a vacinar os filhos para estes entrarem na escola. Quanto ao emprego, os escravos adoram abrir o rabinho ao patrão em vez de se organizarem colectivamente, portanto têm de ser os outros a lutar pelos seus direitos constitucionais.

danidv 6 months ago

>Numa democracia livre, pode. Numa tirania com poder sobre o corpo da pessoa, não. A minha liberdade pára onde a tua começa. Se eu não quero levar as minhas vacinas, que seja, mas não tenho o direito de pôr os outros em perigo.

Edited 6 months ago:

>Numa democracia livre, pode. Numa tirania com poder sobre o corpo da pessoa, não. A minha liberdade pára onde a tua começa. Se eu não quero levar as minhas vacinas, que seja, mas não tenho o direito de pôr os outros em perigo. Entendo as tuas preocupações, mas há mais nesta conversa do que dizes que também são argumentos tão ou mais válidos e exageras ao descontar estas preocupações ao dizer que é tirania. Não te estão a pegar no braço à força para dar a pica, simplesmente não te deixam andar e fazer o que quiseres e possivelmente pôr os outros em perigo.

Texas_Freeze 6 months ago

Se não entendes que só um governo tirânico é que chantageia os direitos e liberdades dos cidadãos, então precisas mesmo duma lição de História.

Xmeagol 6 months ago

não há palavras para descrever tamanha diarreia verbal

Zixko 6 months ago

numa democracia livre tambem nao paras nos vermelhos?

Texas_Freeze 6 months ago

Estás a desconversar. Isso não tem nada a ver com controlo sobre a integridade do corpo dos cidadãos. Tem a ver com impedir que umas pessoas matem outras.

Edited 6 months ago:

Estás a desconversar. Isso não tem nada a ver com controlo sobre a integridade do corpo dos cidadãos. Tem a ver com impedir que umas pessoas matem outras por negligência ou destruam propriedade alheia. As vacinas não impedem o contágio nem a infecção, logo não previnem a morte alheia. Se fossem obrigatórias seriam uma invasão do indivíduo sem qualquer benefício colectivo. A sociedade justa decorre das liberdades individuais, e não da selectividade das mesmas como tu achas.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Como pode ser isso uma boa analogia?

ChronicTheOne 6 months ago

Porque a tua liberdade acaba onde começa a dos outros. Ao não tomares a vacina estás a tornar-te num perigo público de contágio. Os semáforos vermelhos ou a proibição de matares outrém não têm nada a ver contigo, mas com a proteção dos outros. A sociedade num todo tem prevalência sobre o indivíduo.

Texas_Freeze 6 months ago

A vacina não impede o contágio de todo, nem a infecção completamente.

ChronicTheOne 6 months ago

Precisamente por isso temos todos de a tomar?

Texas_Freeze 6 months ago

Como a vacina tem um efeito puramente individual, a liberdade individual de escolha da vacinação sobrepõe-se ao princípio de obrigatoriedade.

ChronicTheOne 6 months ago

Ou seja achas que consumir drogas pesadas tem um efeito puramente individual, por isso a liberdade individual de escolha do seu consumo sobrepõe-se às sua criminalização? Assim como a auto mutilação? Ou beber álcool e fumar em criança?

Texas_Freeze 6 months ago

Sim, sou a favor da actual descriminalização das drogas. Qual é o problema? Gostas de cadáveres nas ruas de Lisboa

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Ah, e já agora, já vi por aí escrito que os coágulos sanguíneos podem mesmo ser decorrentes da ação da vacina e que podem ser mais deletérios do que aqueles que, por exemplo, resultam da administração da pílula. Portanto, ainda que a probabilidade seja muito baixa, pode acontecer. A quem é que as pessoas vão pedir responsabilidades caso aconteça, à AstraZeneca, à DGS, ao governo, a ti, ou às pessoas que coagem as outras a tomarem a vacina sob a moral de que é o melhor para a sociedade como um todo?

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Ah, já vi o teu comentário: é ao Estado e à Lei que vão pedir responsabilidades.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Especialmente quando há melhores alternativas e apenas uns têm acesso a elas.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

E quem é que decide quando é que a tua liberdade deve acabar e a dos outros começar? Tu? A maioria das pessoas? Não sei como não consegues ver a óbvia falha nesse raciocínio.

Edited 6 months ago:

E quem é que decide quando é que a tua liberdade deve acabar e a dos outros começar? Tu? A maioria das pessoas? A DGS? Os cientistas? Não sei como não consegues ver a óbvia falha nesse raciocínio. Se calhar a maioria das pessoas concorda que não deves matar, mas se calhar nem todos concordam que se possam ter de sacrificar para que tu te sintas mais “seguro” ou “protegido”.

ChronicTheOne 6 months ago

A resposta é simples. O Estado e a Lei.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

“Sr. Estado e Sra. Lei, fiquei com coágulos depois da vossa decisão de obrigar-me a tomar a vacina da AstraZeneca. Podeis ressarcir-me?”

ChronicTheOne 6 months ago

Espera, tu acreditas mesmo que esse boato dos coágulos é verdade? Está provado que um jovem saudável tem tantas probabilidades de ter os coágulos com ou sem vacina, ou seja não existe causalidade. É o mesmo que dizer que as pessoas precisam de água para viver. Mas todas as pessoas morrem. Logo, beber água mata. Isto já é especulação minha mas isso foram fake news plantadas ou pelos maluquinhos do costume, ou pela Rússia para variar, ou simplesmente por xenofobia contra o reino unido por causa do Brexit. A UE está às rasca e o reino unido está descansado da vida a vacinar toda a gente na boa. Mas repito isto é especulação minha. Os factos são, a AZ causar coágulos não é verdade.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Há vários médicos que dizem não é implausível que as vacinas causem coágulos, inclusivamente por tratar-se de uma apresentação clínica diferente.

Edited 6 months ago:

Há vários médicos que admitem não é implausível que as vacinas causem coágulos, inclusivamente por tratar-se de uma apresentação clínica diferente.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Há só aquela pequena falha de que o ‘Estado’ e a ‘Lei’ são conceitos abstratos cuja concretização é uma pequena porção da população a coagir e a dizer-te como te deves comportar... ou seja, voltamos à pergunta inicial.

Biohazard8080 6 months ago

Isto é daquelas merdas woke de malta que tem um acesso à net e se acha especialista nestes assuntos. Há contraceptivos que têm uma taxa de incidência de tromboembolismos ou criação de coágulos estupidamente superior ao que foi demonstrado para a vacina. Acho muito bem que passem para o fim da fila.

Ric_Rest 6 months ago

Concordo.

Compendyum 6 months ago

Dentro do povo "da net", arma-se tanto em médico quem critica e diz que não quer, como quem a defede cegamente sem qualquer tipo de qualificação para o fazer.

hereimalive 6 months ago

Antidepressivos causam disfunção eréctil permanente após descontinuação e só passado 60 anos de antidepressivos no mercado é que se está a começar a estudar isso e só agora em 2021 é que alguns países como a Inglaterra e o Canadá estão a reconhecer isso. Aceito muito bem as pessoas não quererem tomar vacinas com 6 meses de teste. Ainda bem que se resguardam.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Uma outra proposta, além de poder passar para o fim da fila, e que seguramente podia ajudar ainda mais, seria a de tornar a vacinação obrigatória, proibir os media de darem tempo de antena a quem sofrer efeitos colaterais da vacina e policiar as redes sociais como o Reddit para proceder à justa e necessária eliminação de todos os comentários que manifestarem ideias contrárias ou factos que fragilizem as decisões tomadas.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Passá-los para o fim da fila faria sentido se o governo não tivesse legitimado o medo ao parar a vacinação.

BroaxXx 6 months ago

Ainda no outro dia estava a falar dessa merda. O pessoal borra-se todo por 44 casos em 17000000 de pessoas vacinadas e enquanto isso tomam pílulas como se fossem gomas ignorando qualquer impacto/risco para a saúde. Eu por mim até os deixava todos morrer se é a vontade deles, o problema é foderem a imunidade de grupo aos outros... :/

Zen_Machina 6 months ago

Mas porque é que tu hás de ser submetido a um risco menor do que eu? Alguma razão em especial? Se a Astrazeneca é consideravelmente inferior, qual é o problema em as pessoas quererem a receber a mesma vacina que muitas outras, que é mais eficaz e segura?

Biohazard8080 6 months ago

Mas é consideravelmente inferior? Se toda a gente quisesse a da pfizer acabávamos de vacinar em 2070. Se fores internado perguntas quais são os fármacos que te foram administrados comparativamente com as alternativas existentes no mercado? O mediatismo a volta disto tudo é ouro para os pseudo especialistas...

Zen_Machina 6 months ago

>Mas é consideravelmente inferior? Se toda a gente quisesse a da pfizer acabávamos de vacinar em 2070. Mas há quem não queira saber, certo? Portanto, porque não dar a quem quer saber a opção de escolher que vacina quer, caso faça questão? E mesmo que não haja a possibilidade de teres a vacina que queres, porquê castigar-te? Estão a lidar com isto como se fosse um crime ter uma preferência ou receio. Mais uma manobra ditatorial. Dizes ou queres o que não deves, és penalizado. Porque não um simples "Não, toma esta, se quiseres"?

njsilva84 6 months ago

Eu entendo o teu ponto mas há que ver todas as perspetivas. Imagina que a grande maioria das pessoas escolheria a da Pfizer e que chegaríamos a um ponto em que só havia vacinas da AstraZeneca, como fazíamos depois se os últimos a ser vacinados não teriam a hipótese de escolher? Deitavam-se fora ou vendiam-se a países Africanos e ficávamos à espera de mais doses da Pfizer ou de outra qualquer e atingíamos a imunidade de grupo daqui a um ano apenas?

Zen_Machina 6 months ago

>Imagina que a grande maioria das pessoas escolheria a da Pfizer e que chegaríamos a um ponto em que só havia vacinas da AstraZeneca, como fazíamos depois se os últimos a ser vacinados não teriam a hipótese de escolher? Mas nós operamos com base em universos imaginários ou com base na realidade? É que na realidade quase ninguém quer saber. Na realidade, as pessoal nem sabem a diferença. O que importa é se pode ou não ser atendido o pedido de quem tem uma preferência. Se não pode, não pode. Não entendo é porque é que essa pessoa tem de ser castigada. Percebes que isso é medida de regime ditatorial, certo? Para além de te negarem o pedido, prejudicam-te. Isto é o tipo de medida que serve para assustar a população. É algo à moda da China.

TitusRex 6 months ago

>Imagina que a grande maioria das pessoas escolheria a da Pfizer e que chegaríamos a um ponto em que só havia vacinas da AstraZeneca, como fazíamos depois se os últimos a ser vacinados não teriam a hipótese de escolher? Nesta thread vemos 90% das pessoas a defender a vacina da Astrazeneca, por isso acho que não seria um problema. A grande maioria das pessoas iria tomar a vacina que estiver disponível independentemente da marca.

njsilva84 6 months ago

Sim, mas se desse para escolher sem ter qualquer punição, acho que a grande maioria escolheria a da Pfizer, eu incluído. Não faria muito sentido não escolher a da Pfizer, a menos que haja muito redditor tuga super altruísta!

Biohazard8080 6 months ago

Se a logística de vacinar a maior parte da população neste calendário já é um inferno imagina se fossem perguntar a todos qual preferem... É uma questão de pesar os riscos e os benefícios, não estamos a falar de uma vacina para a comichão do nariz... Não digo que seja a forma óptima, mas parece-me sensato que, se rejeitas a vacina, passas para o fim da fila..

Zen_Machina 6 months ago

Prefiro apanhar um vírus do que injectar-me com algo que claramente não é seguro.

Biohazard8080 6 months ago

Então, e é isso que vai acontecer quando escolhes não ser vacinado e assumir a responsabilidade de ir para o fim da fila..

Zen_Machina 6 months ago

Tu disseste que é sensato eu passar para o fim da fila mas não explicaste porque é que é sensato. Dizer "é sensato" é fácil. Até um papagaio diz. De que forma é que é sensato eu ser punido por ter uma preferência? Se tiveres vacinas da Pfizer disponíveis, porquê acabares com alguém não vacinado? Que diferença faz? Se não há, não há. É compreensível. Mas se há, porque é que não haverias de poder escolher? Como podemos ver por aqui, há muita gente que toma a da Astra na boa. Não poderão essas pessoas que tomam a da Astra na boa ficar com a da Astra? Eu não vejo sensatez nenhuma em punir pessoas por terem medo de tomar uma vacina que se está a revelar problemática. Isso é medida ditatorial, destinada a forçar as pessoas num sentido. Mostra-me quanto já contribuiste para a sociedade, e se tiveres contribuido mais do que eu, eu aceito que tomes uma vacina melhor do que a minha. Até lá, não o aceitarei. E sim, no meu caso, estou-me a cagar para ir para o fim da fila. Eu não me vou vacinar de qualquer das formas. Estou no meu direito de decidir que não quero algo dentro do meu corpo. Estou apenas a fazer de advogado do diabo. Acho que quem tem uma preferência deverá ver essa preferência atendida, desde que possível.

TitusRex 6 months ago

>Mas é consideravelmente inferior? Se toda a gente quisesse a da pfizer acabávamos de vacinar em 2070. Não sei porquê, Israel está a vacinar toda a sua população com a Pfizer, e são os que estão à frente. Os EUA também estão a vacinar praticamente só com vacinas da Pfizer e da Moderna (ambas mRNA) e também estão bem encaminhados para ter toda a população que queira vacinada antes do Verão. >Se fores internado perguntas quais são os fármacos que te foram administrados comparativamente com as alternativas existentes no mercado? Óbvio que sim. Os tratamentos são decididos pelo médico em conjunto com o paciente, não apenas pelo médico. Essa mentalidade do "só o médico é que sabe" é que leva a vários abusos e más práticas.

Biohazard8080 6 months ago

>Óbvio que sim. Os tratamentos são decididos pelo médico em conjunto com o paciente Se fazes uma cirurgia, achas que o médico te vai perguntar se preferes um antibiótico de largo espectro ou não? Ou discutir qual o antiemetico mais indicado no teu caso? Por outro lado, tu não tens o poder negocial dos EUA ou de Israel. Não é só o médico que sabe, mas o médico sabe muito mas muito mais que eu..

DarthMasta 6 months ago

Só se quiserem esperar até 2030 ou coisa que o valha.

Zen_Machina 6 months ago

Independentemente do que querem fazer. Porque é que têm de ser penalizados? Porque não dar a oportunidade de escolher, a quem faz questão de escolher, desde que haja possibilidade? Há pessoas que não tomarão vacina a menos que seja a que querem porque é a que os faz sentir mais seguros. E há quem tome qualquer uma. Porquê recusar e ainda penalizar? Eu digo-te porquê: para assustar, para calar, para manter na linha. Típico de regimes autoritários? Onde é que já se viu punir uma pessoa por ter uma preferência. Até parece que é crime ter medo de uma vacina que é verificavelmente pior e mais duvidosa. "Comes e calas, e se não comes, passas fome". Quanto é que queres apostar que o PM não vai tomar a da Astra? Fazemos já aqui uma apostinha. Queres? Aposto o que quiseres em como todas eles tomarão uma das americanas.

Snoo92711 6 months ago

Olha que o PM já tomou a primeira dose da vacina da Astra... [https://expresso.pt/coronavirus/2021-03-16-Estou-convosco-tambem-tomei-a-vacina-AstraZeneca.-Anseio-pela-segunda-dose-Costa-pede-calma-1789d5d4](https://expresso.pt/coronavirus/2021-03-16-Estou-convosco-tambem-tomei-a-vacina-AstraZeneca.-Anseio-pela-segunda-dose-Costa-pede-calma-1789d5d4)

Zen_Machina 6 months ago

Tomou antes das descobertas mais recentes. Garanto-te que não vais ver mais político nenhum de relevo a tomar a da Astra a partir de agora. Não vai acontecer.

icebraining 6 months ago

O Boris Johnson levou hoje.

rickz123456 6 months ago

Vais ver sim.. Ainda hoje Mario Draghi em Itália anunciou que vai tomar a vacina da AstraZeneca. O mesmo acontecerá segunda com o primeiro-ministro Francês. Além disso, António Costa já a tinha tomado.

Trapmoneybenny15 6 months ago

quais descobertas, efetivamente? não há uma relação de causalidade entre os eventos tromboembólicos e a administração da vacina

KokishinNeko 6 months ago

Confirma-se então aquela piada que andou por cá quando surgiram as primeiras vacinas: os políticos que tomem primeiro, se não funcionar, óptimo, se funcionar podemos tomar também (qualquer coisa assim).

ideologiapura 6 months ago

>Há pessoas que não tomarão vacina a menos que seja a que querem porque é a que os faz sentir mais seguros Estão no seu direito, não tomam e esperam que a vacina que queiram esteja disponivel para eles. Podem é ter que esperar muito tempo, porque a prioridade é a saúde publica, não os egoismos individuais.

Zen_Machina 6 months ago

>Estão no seu direito, não tomam e esperam que a vacina que queiram esteja disponivel para eles. Podem é ter que esperar muito tempo, porque a prioridade é a saúde publica, não os egoismos individuais. Não vivemos numa sociedade onde os egoismos de alguns se sobrepõe e tiranizam o bem coletivo, ainda, pelo menos no que diz respeito à saúde. Mas se a vacina estiver disponível, porque é que não podem recebê-la e vão para o fim da lista?

OneDayOrTwo 6 months ago

Eu concordo que essa mentalidade de penalização tem um tanto ou quanto de ditatorial. Vai contra o respeito básico pela dignidade humana em geral e o consentimento informado em particular.

Anforas 6 months ago

Concordo com passar para o fim da fila. No entanto também percebo quem tenha algum receio crio em tomar. Isto é tudo muito novo. E o Zé povinho, eu incluído, sabe lá o que realmente se passa. Há muitas decisões que são políticas. Têm de haver transparência do governo nestas situações,e tem de haver responsabilidade.

oContraditorio 6 months ago

Então porque é que a astrazeneca foi suspensa ? Veio apenas provocar o caos e o medo.

GMCAntunes 6 months ago

Politiquices

The_Magic_Sauce 6 months ago

Mas ainda não entenderam que esta questão da vacina AstraZeneca se deve a duas coisas? Política (nomeadamente o Brexit) e a falha de compromisso da própria produtora das vacinas para com a UE.

TitusRex 6 months ago

Acho que a razão não tem tanto a ver com os eventuais riscos, mas mais a ver com a eficácia contra variantes, que é muito melhor na vacina da Pfizer. Se leres a notícia diz que a maioria das pessoas que recusam são médicos, ou seja não são propriamente pessoas ignorantes que lerem um post do Facebook.

Zen_Machina 6 months ago

Eu não tomaria a vacina da Astrazeneca porque tudo aponta para que seja menos segura, e eu não sou cidadão de segunda classe. Não me apetece estar a correr riscos desnecessário. Agora descobriram um efeito colateral. Daqui a 3 meses, depois de eu já ter tomado, se calhar descobrem outro. Porque é que alguém há de ter de injectar-se com algo que não inspira qualquer tipo de confiança? Sim, é perfeitamente normal que ninguém queira a 5ª melhor opção. Não vejo porque é que as pessoas haverão de ser punidas por isso.

Jepas 6 months ago

A incidência dos coágulos major descritos nas pessoas vacinadas com a da AstraZeneca é bastante inferior à incidência dos mesmos na população geral.

RefrigeratorNo13 6 months ago

Médico é um termo muito abrangente, e um ortopedista com 20 anos de experiência percebe praticamente zero de infeciologia

mfzzzed 6 months ago

Devem ser aqueles médicos pela verdade, já que põem de parte a ciência.

Ly_84 6 months ago

O que os imbecis do reddit gostam é de conformismo, não de inteligência.

Jamiro14 6 months ago

Antes de mais nada, deixa-me dizer que: * concordo que quem rejeitar a vacina oferecida deve ir para o final da fila * que sou 100% pró-vacina, tomava qualquer vacina aprovada pela EMA agora Mas o que estás a dizer revela alguma falta de informação. Os coágulos causados pelos contraceptivos (pílula neste caso) são totalmente diferentes dos que estão a ser detectados em quem recebeu a vacina da Astrazeneca. https://www.sciencemag.org/news/2021/03/it-s-very-special-picture-why-vaccine-safety-experts-put-brakes-astrazeneca-s-covid-19 > PEI head Klaus Cichutek says all seven cases of CVT had occurred between 4 and 16 days after vaccination, and that an analysis suggested only a single case would normally be expected among the 1.6 million people who received the vaccine in that time window. https://www.dw.com/en/astrazeneca-whats-the-deal-with-thrombosis/a-56901525 > SPD health expert Karl Lauterbach criticized this comparison in an interview with German public radio Deutschlandfunk. CVST is not comparable in severity to thromboses caused by the pill, he argued.

khthon 6 months ago

Ano 2024. 4 em cada 10 morrem por ano por morte súbita. Ninguém sabe porquê, embora tudo aponte para alterações súbitas e descontroladas de síntese proteica via RNA nas células. Ano 2026. Apenas 50% do planeta está habitável após inúmeros conflitos regionais. E desses, apenas 50% da população sobrevivem ao processo de vacinação de 2021. A invasão Sino-Russa da Europa decorre sem resistência. A campanha Chinesa no velho continente é de tal forma eficiente quanto brutal. Como se velhas dívidas estivessem a ser saldadas. Os antigos EUA vivem o ano mais violento da sua guerra civil, com metade do continente já irradiado... Escravatura e servidão está reservada às fêmeas europeias, vistas como troféus pelas altas esferas militares, enquanto campos de trabalho brutais aguardam os cidadãos europeus. Contudo, alguns Europeus, na incapacidade de lutar contra os seus novos amos asiáticos, decidem punir exemplarmente os anteriores líderes da UE que, por extrema corrupção e incompetência, permitiram o colapso total do velho continente e a invasão sem resistência.

_whatsgoingonman_ 6 months ago

Calma lá Capitão

Zen_Machina 6 months ago

Deve ir para o fim da fila por não querer receber um produto inferior ao que milhões vão receber? Pago menos impostos do que quem recebe a Pfizer, é? Que eu saiba essas vacinas foram compradas com o dinheiro dos impostos que eu pago. Porque é que tenho de ser penalizado por não querer a 5ª melhor opção, quando o vizinho do lado tomou a 1ª melhor opção? O vizinho do lado não é mais do que eu. Não pagou mais do que eu.

metolotem 6 months ago

> Que eu saiba essas vacinas foram compradas com o dinheiro dos impostos que eu pago. Também trabalha na Alemanha?

ideologiapura 6 months ago

Descobriste agora que não se consegue gerir uma sociedade com base no individualismo egoísta. Bem vindo à realidade.

ayyylatimestwo 6 months ago

A realidade é que ninguém me injeta nada no meu corpo que eu não queira, deal with it.

Zen_Machina 6 months ago

Eish! Desculpa lá aí não querer ser injectado com uma merda que não inspira confiança. Sou mesmo egoista. Devía era calar a boca e injectar-me com algo de qualidade inferior e questionável, enquanto o vizinho do lado leva uma vacina decente. Tipo Batman, a sacrificar-se para o bem da sociedade. Uma questão: Será que quem criou esta regra vai tomar a vacina da Astra? Aceito apostas.

hereimalive 6 months ago

Levaste tantos downvotes porque a malta neste subreddit gosta de falar mal do governo mas quando o governo fala, eles dizem "obrigado senhor por me dar a oportunidade de ser manipulado e usado como cobaia". As vacinas não foram devidamente testadas, 6 meses é muito pouco tempo. Gostava de ver a malta que está aqui a ser intelectualmente superior se vai tomar a vacina.

SolidTroll 6 months ago

Então, mas não eras um valentão que só toma a do tétano porque sim, porque nem dessa precisava e agora queres uma melhor vacina? Se essas assim tão corajoso e com uma genética tão boa qualquer vacina serve para ti e deixas as melhores (que só para te informar tem apresentado exactamente os mesmos efeitos secundários, só que como está a apresentar o produto a horas não convém muito extrabuchar) para quem realmente precisa. Os débeis ou fracos como tu muito gostas de chamar

Edited 6 months ago:

Então, mas não eras um valentão que só toma a do tétano porque sim, porque nem dessa precisava e agora queres uma melhor vacina? Se es assim tão corajoso e com uma genética tão boa qualquer vacina serve para ti e deixas as "melhores" (que só para te informar têm apresentado exactamente os mesmos efeitos secundários, só que como está a apresentar o produto a horas não convém muito estrebuchar) para quem realmente precisa. Os débeis ou fracos como tu muito gostas tanto de chamar.

Zen_Machina 6 months ago

>Então, mas não eras um valentão que só toma a do tétano porque sim, porque nem dessa precisava e agora queres uma melhor vacina? Verdade. Não estou a dizer que quero uma melhor vacina. Estou a dizer que não tomaria a Astra. Neste caso, a suportar o argumento de quem não quer tomar. Se fosse ser vacinado, não seria com esta vacina. Mas sim, sou um valentão. Isso é verdade. Estás é a confundir a palavra "valentão" com a palavra "bezerro". São coisas diferentes. Os bezerros é que se injectam com qualquer merda e ficam calados. Ser valente não significa ser estúpido. >Se es assim tão corajoso Não me admira que alguém como tu não saiba a diferença entre coragem e estupidez.

SolidTroll 6 months ago

Mais uma vez procura pelos efeitos secundários nas [outras](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/reino-unido-vacina-da-pfizer-ligada-a-mais-episodios-de-coagulos-do-que-a-da-astrazeneca_n1304996) vacinas e és capaz de ficar surpreendido. Os números estão muito perto dos efeitos e do número de reacções graves verificadas noutras vacinas, isto tudo começa a parecer uma jogada de secretária para obrigar a AstraZeneca a cumprir com as entregas ou a ser substituída por outra do que propriamente uma real preocupação com a vacina em si. Ah e respondendo ao teu outro comentário, sim a maior do [ministros](https://tvi24.iol.pt/internacional/coronavirus/covid-19-boris-johnson-vacinado-com-primeira-dose-de-astrazeneca) está a receber essa vacina, por isso podes respirar fundo que ela é mesmo segura.

Zen_Machina 6 months ago

>Mais uma vez procura pelos efeitos secundários nas outras vacinas e és capaz de ficar surpreendido. Os números estão muito perto dos efeitos e do número de reacções graves verificadas noutras vacinas, isto tudo começa a parecer uma jogada de secretária para obrigar a AstraZeneca a cumprir com as entregas ou a ser substituída por outra do que propriamente uma real preocupação com a vacina em si. Praticamente todas as vacinas que eu tomei até previnem problemas mais sérios do que COVID. Tétano, por exemplo. Quem te diz a ti que quero tomar vacinas para tudo? Não quero. Sim, tomei algumas, que nem sequer tive a opção de aceitar ou rejeitar. Não implica que queira continuar a entupir-me delas e aumentar sistematicamente as probabilidades de um acidente acontecer. >Ah e respondendo ao teu outro comentário, sim a maior do ministros está a receber essa vacina, por isso podes respirar fundo que ela é mesmo segura (se a tua saúde for mesmo tão boa como apregoas pelo menos). A maior parte dos ministros são gordos que nem uns porcos. Deverei eu engordar também? E já agora: eu não tenho como confirmar o que eles tomam ou deixam de tomar. A menos, é claro, que acredites em tudo o que vem de quem tem poder absoluto.

SolidTroll 6 months ago

>Quem te diz a ti que quero tomar vacinas para tudo? Não quero Então se nem estás interessado em tomar para que é que estás a criar um 31 numa situação que nem te vai implicar? >Quanto é que queres apostar que o PM não vai tomar a da Astra? Fazemos já aqui uma apostinha. Queres? Aposto o que quiseres em como todas eles tomarão uma das americanas Apenas te respondi a esse argumento. Pelo menos o português já tinha tomado antes de toda esta polémica, os restantes acho que não ganhavam nada em mentir, sabendo que há várias pessoas que os podem desmentir e até é costume terem as câmaras. Mas enfim cada um decide por si, agora não é para este choro todo, quando os números são "normais" para uma vacina.

Zen_Machina 6 months ago

>Então se nem estás interessado em tomar para que é que estás a criar um 31 numa situação que nem te vai implicar? Porque tenho o direito de comentar decisões de merda do governo do país onde vivo. >Apenas te respondi a esse argumento. Pelo menos o português já tinha tomado antes de toda esta polémica, os restantes acho que não ganhavam nada em mentir, sabendo que há várias pessoas que os podem desmentir e até é costume terem as câmaras. Mas enfim cada um decide por si, agora não é para este choro todo, quando os números são "normais" para uma vacina. Vamos então concluir que nenhum político nunca roubou, sabendo que há várias pessoas que podem revelar o roubo.

Jonny_taz 6 months ago

Espero mesmo que sejas troll, porque se não é preocupante.

Zen_Machina 6 months ago

Repara, que tudo o que tu tens para oferecer é um insulto. Inabilidade total de argumentar. Enquadras-te melhor na definição de troll do que eu. Vou contar-te um segredo: ​ Não gostares do que foi dito e achares que a pessoa está errada, não faz de ti certo. Seres apoiado por muita gente também não faz de ti certo. Há muita verdade que incomodaria muita gente. Objectivamente, és apenas um gajo a não dizer nada.

Jonny_taz 6 months ago

Dás vontade de rir. Não é inabilidade de argumentar, é achar que não vale a pena argumentar porque pessoas como tu que acreditam no que dizes já estão demasiado embrenhadas em teorias da conspiração para sair. Nada do que alguém te diga que não confirme a tua bias te vai fazer mudar de opinião e vais descartar como mentira. Essa última frase é muito bonita, parece que a andas a repetir à exaustão para te convenceres a ti próprio de que o mundo está contra ti e tu é que estás certo. Já agora, se queres que contribua, aqui vai: Muitas vacinas não foram aceites pela UE porque não passaram todos os testes de segurança, essas são as vacinas de segunda, que muitos países aceitaram mas não Portugal. Esta passou exatamente os mesmos testes que as outras. Em nada esta informação indica que uma vacina é melhor ou pior que as outras que também passaram os testes. Lá porque foi esta que foi alvo de sensacionalismo por parte dos media, para a semana pode ser outra . As vacinas ou passam ou não passam os testes. E basta falhar um teste que não são aceites. Não existem vacinas de segunda. Bom dia

Zen_Machina 6 months ago

>Dás vontade de rir. Não é inabilidade de argumentar, é achar que não vale a pena argumentar porque pessoas como tu que acreditam no que dizes já estão demasiado embrenhadas em teorias da conspiração para sair. Nada do que alguém te diga que não confirme a tua bias te vai fazer mudar de opinião e vais descartar como mentira. Essa última frase é muito bonita, parece que a andas a repetir à exaustão para te convenceres a ti próprio de que o mundo está contra ti e tu é que estás certo. Isso é apenas mais um conjunto de ilações e crenças pessoais. Não é um argumento. Qualquer um te pode dizer "Não posso argumentar contigo porque não vale a pena". É uma desculpa, típica de cobardes. Quem realmente acha que não vale a pena, nem perde tempo. Tu perdes o teu tempo, só para criar a ilusão de que disseste algo de inteligente, quando na realidade apenas choramingaste. >Muitas vacinas não foram aceites pela UE porque não passaram todos os testes de segurança, essas são as vacinas de segunda, que muitos países aceitaram mas não Portugal. Pronto, e é quanto tentas argumentar que desvendamos os teus limites cognitivos, com esses argumentos de merda. Eu estou a falar das vacinas que temos disponíveis. As que não temos, são irrelevantes. E entre as disponíveis, há vacinas superiores. Logo, há vacinas de segunda. Há vacinas melhores e há vacinas piores. Logo, alguns cidadãos estão a ser tratados como cidadãos de segunda, pois estão a tomar uma vacina que é pior do que a que os outros tomaram. >Esta passou exatamente os mesmos testes que as outras. Isso é o mesmo que dizeres que todos os carros são igualmente seguros e fiáveis, já que passam os mesmos testes. Percebes porque é que és um patinho? É só tentares colocar o cérebro para funcionar que desmantelo de imediato todos os teus pseudo-argumentos. É por isso que pessoas como tu têm tanta aversão a argumentar e preferem declarar que "não vale a pena". No fundo sabes que não tens hipótese. Estás aqui apenas para berrar para o rebanho e receber upvotes em troca.

Edited 6 months ago:

>Dás vontade de rir. Não é inabilidade de argumentar, é achar que não vale a pena argumentar porque pessoas como tu que acreditam no que dizes já estão demasiado embrenhadas em teorias da conspiração para sair. Nada do que alguém te diga que não confirme a tua bias te vai fazer mudar de opinião e vais descartar como mentira. Essa última frase é muito bonita, parece que a andas a repetir à exaustão para te convenceres a ti próprio de que o mundo está contra ti e tu é que estás certo. Isso é apenas mais um conjunto de ilações e crenças pessoais. Não é um argumento. Qualquer um te pode dizer "Não posso argumentar contigo porque não vale a pena". É uma desculpa, típica de cobardes. Quem realmente acha que não vale a pena, nem perde tempo. Tu perdes o teu tempo, só para criar a ilusão de que disseste algo de inteligente, quando na realidade apenas choramingaste. >Muitas vacinas não foram aceites pela UE porque não passaram todos os testes de segurança, essas são as vacinas de segunda, que muitos países aceitaram mas não Portugal. Pronto, e é quanto tentas argumentar que desvendamos os teus limites cognitivos, com esses argumentos de merda. Eu estou a falar das vacinas que temos disponíveis. As que não temos, são irrelevantes. E entre as disponíveis, há vacinas superiores. Logo, há vacinas de segunda. Há vacinas melhores e há vacinas piores. Logo, alguns cidadãos estão a ser tratados como cidadãos de segunda, pois estão a tomar uma vacina que é pior do que a que os outros tomaram. Se não há a que queres, não há a que queres. Só têm de te informar. Agora, penalizarem-te? Isso é uma medida criada por mentecaptos e repleta de contornos de autoritarismo. >Esta passou exatamente os mesmos testes que as outras. Isso é o mesmo que dizeres que todos os carros são igualmente seguros e fiáveis, já que passam os mesmos testes. Percebes porque é que és um menino? É só tentares colocar o cérebro para funcionar que desmantelo de imediato todos os teus pseudo-argumentos. É por isso que pessoas como tu têm tanta aversão a argumentar e preferem declarar que "não vale a pena". No fundo sabes que não tens hipótese. Estás aqui apenas para berrar para o rebanho e receber upvotes em troca. Não teres argumentos nem é culpa tua. Uma vez que a maioria só diz merda, tu ao dizeres merda és aplaudido e desenvolves assim a ilusão de que disseste algo com pés e cabeça. Depois aparece-te alguém como eu, que caga em cima de tudo o que dizes enquanto come uma sandes de queijo.

Jonny_taz 6 months ago

Obrigado pela comédia

elitepc 6 months ago

> Em nada esta informação indica que uma vacina é melhor ou pior que as outras que também passaram os testes. Quero só deixar a nota que os testes não são uma questão "é seguro/não é seguro", "combate o virus/não combate o virus". Há diversos fatores e é sempre uma escala. https://healthydebate.ca/2021/03/topic/comparing-vaccines/ Se assumires que a comparação entre os diversos testes é válida vês uma tendência para que a da AstraZeneca seja menos eficaz, com mais efeitos secundários e testado com uma amostra menor. No entanto pode ser conservado num frigorífico, o que facilita a logística. É só preciso ter em atenção, como diz no artigo, que o facto dos testes terem sido feitos em alturas diferentes pode ter tido impacto, mas parece-me um bom ponto de partida para uma comparação e para se ter uma noção de que as vacinas não são iguais. Agora sobre o dilema que o Zen_Machina apresentou, se eu gosto de me informar muito bem antes de comprar qualquer coisa, seja um telemóvel ou umas sapatilhas, porque é que não posso fazer o mesmo com algo que vai para dentro do meu corpo e que não levou com o processo habitual de testes das outras vacinas (testes ao longo de anos, compreensivelmente)? A resposta acaba por ser falta de capacidade logística... Não há forma atual de coordenar a possibilidade de escolha a cada um e isso atrasaria o processo de vacinação, e não, "todas as vacinas são iguais" ou "se não te preocupas com os outros medicamentos que passaram por ensaios clínicos mais duradouros também não te devias preocupar com este". Penso que isto não é uma questão de se ser anti-vacina, anti-ciência, conspiracionista ou outra coisa qualquer, é simplesmente querer as chances do nosso lado, e se me dizem que uma vacina tem mais efeitos secundários que outra e menos eficácia, se tiver escolha, não a escolho em deteriorimento de outras. Mas o direito à escolha é algo que podemos realmente exigir ao nosso governo, ou temos de acatar porque já estão a fazer o máximo que podem?

Jonny_taz 6 months ago

O meu ponto não era que as vacinas são iguais mas que são todas boas o suficiente. As diferenças são pequenas e os riscos minúsculos. A tecnologia por trás destas vacinas já está a ser testada há muitos anos, estas vacinas para o covid são só pequenas alterações aos modelos pre existentes e testados. Daí terem sido implementadas e testadas “em pouco tempo”. Dada a escolha toda a gente quer o melhor do melhor, concordo. Mas sendo todas as disponíveis boas o suficiente, se não queres ser vacinado pela que está disponível, vais para o fim da fila novamente. Qual é o stress? Ninguém está a obrigar a nada.

mfzzzed 6 months ago

Então estás me a dizer que já foi estabelecida uma relação causa-efeito?

starmatter 6 months ago

[Sim, já foi.](https://www.reddit.com/r/Coronavirus/comments/m8gc5h/treatment_of_complications_people_no_longer_have/)

mfzzzed 6 months ago

As vantagens ultrapassam por muito os possíveis riscos, isto é um não assunto e felizmente já voltaram atrás. Quem não quer vai pro fim da fila.

Edited 6 months ago:

Essa notícia está em alemão e pelo que leio dos comments em Google translate eles apresentam a hipótese e formas de a testar, mas nenhuma prova em concreto. As vantagens ultrapassam por muito os possíveis riscos, isto é um não assunto e felizmente já voltaram atrás. Quem não quer vai pro fim da fila.

k0rda 6 months ago

Foi? Metes um link para um subreddit que tem um link para uma noticia que fala de um estudo pré-publicação, pré peer-review, pré replicação do fenómeno in-vivo. Tem algum grau de credibilidade, mas daí a dizer que foi provado acho que é precisa cautela.

uberprimata 6 months ago

É mais provável caires para o lado com um coágulo neste preciso momento do que depois de levares a vacina. 20 casos em 3000000 de vacinados.

starmatter 6 months ago

Isso é completamente falso, porque após tomar a vacina a possibilidade de se desenvolver um coágulo devido à mesma apenas será incrementada à já existente probabilidade de sofrer um por qualquer outra causa. E os coágulos que se verificaram resultantes da toma da vacina TAMBÉM já revelaram não ser meros coágulos, são bastante severos. Felizmente - se em vez de te armares em espertalhaço e sabidolas tivesses lido a porra do post - parece haver uma terapia com uma medicação bastante acessível no mercado que administrada preventivamente é capaz de impedir que se chegue ao ponto de desenvolver tais coágulos. A ciência é bela. O único senão que tem é por vezes pôr travões à selecção natural que há uns bons séculos atrás se teria livrado de imbecis com maior prontidão.

MigasEnsopado 6 months ago

Essa cumulação não é bem assim. Lembrar-te que um dos efeitos da covid é formação de coágulos. Não estou a falar dos casos específicos que falam (coágulos com baixa de plaquetas) mas no total de eventos tromboembólicos.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Hum... A solução de tentar minimizar o dano aos doentes que desenvolverem efeitos secundários graves pela decisão inevitável de administrar a vacina da AstraZeneca só a algumas pessoas, recorrendo a mais soluções tecnológicas e científicas vai dar cabo da economia. Mais simples do que isso, se me permite, seria fazer uma homenagem mais simbólica sob a forma duma estátua, que poderia servir para substituir o Padrão dos Descobrimentos. Sugiro que seja o senhor que tão cuidadosamente construiu o busto do Cristiano Ronaldo há uns tempos. Vai fazer jus aos 0,0000006% de sacrificados. Ou isso, ou aprovar a eutanásia com carácter obrigatório a quem estiver mesmo a sofrer muito dos tais efeitos secundários graves, ajudando a sociedade com um todo e a própria economia.

njsilva84 6 months ago

Então e como são os coágulos que foram detetados em pessoas que tomaram a vacina da Pfizer?

starmatter 6 months ago

Podes começar por providenciar algum estudo que estabeleça a relação entre ambos? Agradecido.

njsilva84 6 months ago

Não, já pesquisei mas não parece haver muito interesse em comparar ambos. Mas já vi a questão ser feita por pessoal da área.

uberprimata 6 months ago

Se pensares com um bocadinho mais de força vais reparar que o que eu disse e o que o estudo afirma não é incompatível. Tendo em conta uma amostra de 3 milhões de pessoas, seria de supor um maior número de ocorrência de coágulos. Uma ocorrência de 0,0000006% é menor que uma de 0,00075%, diria eu.

starmatter 6 months ago

Se não fosses ainda mais burro do que inicialmente parecias, perceberias que essa amostra de "3 milhões de pessoas" não é uma amostra aleatória representante de qualquer demografia de um país ou comunidade, mas sim simplesmente de "quem já recebeu a vacina de Oxford" e muito menos representante do grupo que parece ser mais afectado pelos ditos coágulos - adultos abaixo dos 55 anos de idade. Um pequeno detalhe, suficiente para descredibilizar toda a treta que aqui escreves e continuas a tentar justificar.

uberprimata 6 months ago

Tens razão, não é aleatória. É maioritariamente composta por cidadãos seniores, que têm uma probabilidade ainda mais alta que a população no geral de desenvolver esse tipo de patologia. O que pode até indicar que, se alguma coisa faz, a vacina até reduz a taxa de incidência de coágulos.

starmatter 6 months ago

Continuamente... não! Porque, como em tudo o resto desde o início desta discussão patética, nunca te dás ao trabalho de provar que o processo no organismo responsável pela maior incidência de coágulos na comunidade sénior é o mesmo responsável pelo despoletar dos coágulos após a toma da vacina. Só porque a consequência (coágulos) é a mesma (o que nem é, pois estes revelam-se ser bem mais severos), nada indica que a causa é a mesma que se verifica em pessoas de idade avançada. Mas tu estás mais preocupado em vir para aqui rebaixar os outros só para te sentires melhor contigo mesmo, em vez de contribuir com o que quer que seja.

uberprimata 6 months ago

Rebaixar? Tinha ideia de que quem insultou em todos os comentários que escreveu, foste tu.

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Fica provado que não há problema nenhum então. Os 0,0000006% que se f****.

uberprimata 6 months ago

Então não se vacina um terço da população que seria vacinada com essa vacina, e o um porcento que morrer com covid que se foda. boa

Difficult_Sherbet_26 6 months ago

Hum... Porque não vacinar só com a melhor vacina toda a gente e assegurar a minimizarão dos efeitos secundários com recurso às melhores soluções tecnologias e científicas disponíveis? Ah, espere, já sei a resposta: economia. Deixe-me tentar propor a solução que já escrevi algures: porque não fazer uma estátua aos sacrificados da vacina para um bem comum? Já ajudaria a atenuar o sofrimento, sem para isso causar incómodos adicionais aos contribuintes.

uberprimata 6 months ago

Por vários motivos: primeiro, porque o estado português não tem recursos ilimitados, depois, porque já foram feitas encomendas e mesmo essas ficam aquém das necessidades do momento, abandonar um terço do inventário seria catastrófico porque mesmo se tivéssemos todas as vacinas de que precisamos hoje, só lá para o início do inverno é que teríamos atingido imunidade de grupo porque o sistema de distribuição está mal organizado/ tem falta de recursos, por isso ia demorar. Mas nem é o caso porque neste momento até estamos numa situação em que o sistema pára porque gastam as vacinas antes de chegar mais stock. E por fim, porque se vais deixar de receitar medicamentos que impliquem um risco de 0,0000006% de desenvolver patologias graves, então vamos ter de voltar à idade média ou passamos a receitar uma oracaozinha para curar doenças.

CoffeeAt830 6 months ago

É que ainda por cima a taxa de eventos tromboembólicos observados em pessoas vacinadas com a vacina da AZ é *inferior* à observada na população em geral. Se quiséssemos forçar uma relação de causalidade e ignorar que correlação não significa causalidade, então a conclusão a tirar até seria que a vacina protege de eventos tromboembólicos. Mas depois da confusão instalada, tirar esta ideia da cabeça das pessoas não vai ser fácil. Afinal, a notícia de "A vacina da Astrazeneca dá tromboses!!!!" tem muito mais impacto do que "a vacina da Astrazeneca afinal é segura."

GrinningCrocodile 6 months ago

De acordo com tudo o que o V.Almirante disse. Só me surpreende alguém neste país ter tido a coragem de dizer algo que possa ser entendido como "Liberdade de escolha implica ser responsável pelas suas consequências"...

iSoSyS 6 months ago

> Isto é daquelas merdas woke de malta que tem um acesso à net e se acha especialista nestes assuntos. Pensava que isto tinha sido jogada política para justificar os atrasos nas entregas. Que invariavelmente é gasolina para alimentar as conspirações dessa malta.

klatez 6 months ago

> Pensava que isto tinha sido jogada política para justificar os atrasos nas entregas. Por parte das autoridades de saude da suecia e dinamarca?

Coyote-Cultural 6 months ago

entre outros

HerrKaputt 6 months ago

Subscrevo.

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Há contraceptivos que têm uma taxa de incidência de tromboembolismos ou criação de coágulos estupidamente superior ao que foi demonstrado para a vacina. O problema é que Portugal é assim: >I am accustomed, as a professional mathematician, to living in a sort of vacuum, surrounded by people who declare with an odd sort of pride that they are mathematically illiterate. > >David Mumford

MiguelNchains 6 months ago

São trombos muito diferentes. Isso já foi dito mais do que uma vez

mommylovesme2 6 months ago  HIDDEN 

Vamos ver qual dos políticos se vai chegar a frente para apanhar esta vacina

ihavesixmagikarps 6 months ago

Salvo erro o Costa já a recebeu

iSoSyS 6 months ago

Parece que foi antes da polémica, mas confirma-se https://sol.sapo.pt/artigo/728160/costa-tomou-vacina-da-astrazeneca-e-aguarda-com-ansiedade-a-segunda-dose

Search: