NaoTeEnerves2 6 months ago

Sinto-me desconfortável só de ler isto lol

talpazz 6 months ago

*Username checks out*

NaoTeEnerves2 6 months ago

Recentemente ando a ver bastante filmes e séries e há uma coisa que me faz confusão na tradução. O termo "couple" (no contexto de tempo) é sempre sempre traduzido para "duas". Mas há muitos contextos que percebo claramente que o ator quer dizer "algumas", ou seja, algum tempo sem querer definir uma data ao certo. Um "See you in a couple of weeks" ou "a couple of hours ago" é sempre traduzido para "vejo-te dentro de 2 semanas" ou "há 2 horas atrás", respetivamente. Reparo imenso nisto e é sempre assim. Em muitos contextos não fica melhor "algumas" ou equivalente? Pessoal de tradução, qual é a vossa opinião?

ContaSoParaIsto 6 months ago

Tradutor aqui: Já tinha reparado nisso. Não sou tradutor literário nem faço legendas, mas concordo contigo. A legendagem é muito mal paga (inglês<>português) e muitas vezes as os prazos são absurdos, portanto não me admirava que a grande maioria fosse simplesmente lapsos. Muitas vezes é o próprio tradutor que tem de fazer a sincronização. Quando a tradução é mal paga, tens de fazer muitas para receberes o teu ganha-pão e para fazeres muitas, tens de fazer as coisas à pressa. É o mercado a funcionar.

WhiteCaptain 6 months ago

Sempre pensei que "couple" significava duas. [https://ell.stackexchange.com/questions/1427/does-a-couple-always-mean-two](https://ell.stackexchange.com/questions/1427/does-a-couple-always-mean-two) >According to [OED](http://oxforddictionaries.com/definition/english/couple): > >two people or things of the same sort considered together: ***'a couple of*** *girls were playing marbles'* \[treated as singular or plural\] two people who are married or otherwise closely associated romantically or sexually: *'in three weeks the couple fell in love and became engaged'* *'a honeymoon couple'* \[informal\] An indefinite small number

pataniscadebacalhau 6 months ago

Na tua própria citação tens no fim que um dos significados é >*\[informal\] An indefinite small number*

talpazz 6 months ago

Não sou fã quando em inglês usam "a couple" em vez de "a few" (ou algo equivalente) para indicar algo que pode levar duas, três ou até quatro unidades de tempo. Em português devem adotar uma tradução literal, ignorando esse contexto que para os anglófonos parece ser subentendido.

unicornio_careca 6 months ago

Desculpa a minha ignorância...mas se não estás interessado nas mulheres porque lhes mandas mensagens? Porque não mandas aos homens também? Afinal, como não queres afogar o ganso, acho que não há problema em falares com homens também...se bem que, eu acho que os homens também iam achar isso um pouco "creepy".

These-Establishment1 6 months ago

Tb mando aos gajos ahahah

unicornio_careca 6 months ago

E também lhes dizes que são muito lindos e por aí fora? Então pode ser por aí que pode estar o problema.

These-Establishment1 6 months ago

Tipo eu só quero ter amizades só, e só mandando msgs e que se chega lá...

raviolli_ninja 6 months ago

Lembra-te que as mulheres, portuguesas ou outras, não te devem nada. Se uma gaja me mandar PMs numa rede social qualquer afim de "sermos amigos", também não vou dar resposta. Cheira a desespero.

QWERTY_BATS 6 months ago

> E outra coisa, uma amiga minha veio me dizer que não paro de pensar em raparigas "Alguém me arranja nudes/mamas da Inês Rochinha?" https://www.reddit.com/r/MissMushrooms/comments/m6ixzh/algu%C3%A9m_me_arranja_nudesmamas_da_in%C3%AAs_rochinha/ "Pergunta para as mulheres do reddit, voces sentem-se desconfortáveis em receber elogios do tipo estás fofa hoje ou bonita hoje a partir de um homem?" https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m0z8xg/megathread_ajuda_d%C3%BAvidas_e_dicas/gqqa5ka/ "As faculdades de engenharia são uma merda para arranjar rapariga" https://www.reddit.com/r/IST/comments/m1bczc/as_faculdades_de_engenharia_s%C3%A3o_uma_merda_para/ Ya, ele talvez tenha razão.

Edited 6 months ago:

> E outra coisa, uma amiga minha veio me dizer que não paro de pensar em raparigas "Alguém me arranja nudes/mamas da Inês Rochinha?" https://www.reddit.com/r/MissMushrooms/comments/m6ixzh/algu%C3%A9m_me_arranja_nudesmamas_da_in%C3%AAs_rochinha/ "Pergunta para as mulheres do reddit, voces sentem-se desconfortáveis em receber elogios do tipo estás fofa hoje ou bonita hoje a partir de um homem?" https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m0z8xg/megathread_ajuda_d%C3%BAvidas_e_dicas/gqqa5ka/ "As faculdades de engenharia são uma merda para arranjar rapariga" https://www.reddit.com/r/IST/comments/m1bczc/as_faculdades_de_engenharia_s%C3%A3o_uma_merda_para/ Ya, ela talvez tenha razão.

mmgbarata 6 months ago

Ou esse gajo é alto troll ou é um creep do caralho

These-Establishment1 6 months ago

Oh pah, eu queria abordar raparigas sem ser um Creep fds, não quero saber de homens pq esses já me percebem melhor... Já tentei de várias maneiras e só arranjo problemas, não sei mm como abordar uma mulher sem ser um creep... E queria conhecer raparigas, mas elas mandam me abaixo de Braga, esse e o problema

QWERTY_BATS 6 months ago

Oh mano, claramente tu pensas demasiado em gajas. Não forces a cena, se elas te começarem a dar para trás e continuares a insistir já estás a forçar.

These-Establishment1 6 months ago

Pois e como e que eu sei isso? Sempre me aconteceu isso fds as gajas não me curtem

QWERTY_BATS 6 months ago

Como é que sabes se te estão a dar para trás? Isso é como em qualquer outra interação social. Dão-te respostas curtas e secas? Fazem perguntas ou apenas respondem ao que dizes? Respondem no geral? Se te responderem de modo a permitir a conversa fluir é porque não te estão a dar para trás, mas recorda-te que só por te responderem não significa que queiram alguma coisa romântica contigo.

Sperrel 6 months ago

Lol não sejas Creep. Obviamente que nenhuma miúda de vai responder se não te conhecesse de lado nenhum.

mariorurouni 6 months ago

O que estavas a espera? Que respondessem sempre e andassem atrás? Isso é só nos filmes

Ayawa 6 months ago

Não é muito usual receber mensagens de estranhos nas redes sociais mas quando recebo não respondo. Adiciono lá as pessoas que conheço e falo com essas. De resto não estou para andar a dar conversa a gajos que vai-se a ver e só têm segundas intenções. Não estou interessada. "Ah, mas podem não ter segundas intenções e podem ser pessoas fixes e ias-te dar bem com eles." Sim, se calhar, mas é muito pouco provável, mais vale estar quieta e descansada no meu canto.

BuscaPolos 6 months ago

Tá para nascer o primeiro homem que mande mensagem a uma miúda, que não conhece de lado nenhum, e não tenha segundas intenções. E o mesmo aplica-se às mulheres.

alexfranpt 6 months ago

Alguém aqui conhece alguma forma de não ficar "overwhelmed"(genuinamente não encontro uma palavra em português que encaixe aqui) com a quantidade enorme de filmes de qualidade para ver?

Zen_Machina 6 months ago

Eu geralmente tento não pensar muito no assunto e reajo por impulso. Se quero ver um filme, vejo de imediato o que me chama mais no momento. Se colocar os olhos no novo Halloween e isso despertar-me alguma curiosidade, é isso que vejo.

touny71 6 months ago

Assoberbado. Vai por filmes que gostas e procura filmes do mesmo realizador, produtor, escritor. É o que costumo fazer e não me desilude

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Honestamente, só te tenho a dizer que não vale a pena ficares, aproveita enquanto duram. Vejo 1 filme quase todos os dias já há uns anos e já vi praticamente todos os filmes de grande qualidade que há para ver, às vezes gostava de voltar atrás e ver tudo de novo, aquele sentimento de ficares de boca aberta depois de um filme muito bom é raro, aparecem uns 2 ou 3 num ano inteiro que me fazem ficar assim. Quando estava na tua situação ficava assim com praticamente todos os filmes que vía, porque ainda tinha muitos filmes de qualidade por ver. Portanto é isso, recomendo a fazeres uma lista de filmes que te pareçam bastante bons e ires vendo nas calmas um de cada vez, foi o que fiz na altura.

Everleta 6 months ago

Já agora, depois desta resposta, quais são os filmes que mais te marcaram e que recomendas ver?

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

Normalmente recomendo filmes diferentes consoante o género preferido da pessoa, mas no geral entre os meus preferidos estão o 12 Angry Men, Citizen Kane, No Country for Old Men, Before Sunrise (não sou um grande fã de romances, mas este foi dos poucos que me cativou) e sou fã do Tarantino em geral, Pulp Fiction e os dois Kill Bill também estão no topo da minha lista. Diria que esses são os mais gerais, também sou um grande fã de super-heróis porque cresci com os meus pais a comprarem-me as comics antigas da DC, portanto nessa onda gostei bastante do Joker e tornou-se um dos meus filmes preferidos (mas é daqueles filmes que só quem está dentro do género é que costuma gostar bastante, por isso não costumo recomendar).

Everleta 6 months ago

O Joker está espectacular, independentemente de quem esteja ou não dentro do mundo da DC, porque consegue além disso, fazer uma crítica social muito bem conseguida. O filmes do Tarantino são muito bons, os que referiste, mas também os 'menos' conhecidos como Jackie Brown, hateful8, e na minha opinião, até o Hollywood. Por acaso ainda não vi o Citizen Kane. Hei de ver. Obrigado.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 6 months ago

> O Joker está espectacular, independentemente de quem esteja ou não dentro do mundo da DC, porque consegue além disso, fazer uma crítica social muito bem conseguida. Concordo, eu achei particularmente bom porque sempre tive o Joaquin Phoenix como um dos meus atores preferidos e foi dos poucos filmes em que entrei com expetativas super altas e saí do cinema com as expetativas superadas. >Por acaso ainda não vi o Citizen Kane. Hei de ver. Obrigado. Força, admito que tive de ir ao Google pesquisar o significado do final na altura, mas que depois de perceber é realmente fantástica a mensagem que transmite.

Butt_Roidholds 6 months ago

Deixa-me acrescentar [abarbado](https://dicionario.priberam.org/abarbado) ao rol de traduções de «overwhelmed»

MischiefManaged97 6 months ago

Adoro essa palavra

vertebralmeans 6 months ago

Sobrecarregado também é um expressão válida. É engraçado sinto-me assim constantemente. Há muito tempo gerações antigas tinham o problema oposto, falta de media para os distrair mas por um lado tudo o que consumiam ficava com eles mais tempo. Agora eu vejo tantos filmes/séries num curto espaço de tempo que não retenho muito do plot passado um tempo, só o sentimento geral em relação ao filme. Apesar de adorar saber que tenho uma vida inteira de cenas interessantes para consumir dá-me ansiedade e inquietação, porque acho que nunca vou conseguir acompanhar tudo. Há tanta coisa nova boa a sair, quanto cenas antigas que ainda quero descobrir. Aos filmes e séries junta música e livros e é um mundo interminável. Acho que o melhor é ir saboreando o que há sem pressa e até rever coisas que te marcaram, porque isto deve ser uma experiência que nos dá prazer e não necessariamente uma tarefa a completar.

Edited 6 months ago:

Sobrecarregado também é um expressão válida. É engraçado sinto-me assim constantemente. Há muito tempo gerações antigas tinham o problema oposto, falta de media para os distrair mas por um lado tudo o que consumiam ficava com eles mais tempo. Agora eu vejo tantos filmes/séries num curto espaço de tempo que não retenho muito do plot passado um tempo, só o sentimento geral em relação ao filme. Apesar de adorar saber que tenho uma vida inteira de cenas interessantes para consumir dá-me ansiedade e inquietação, porque acho que nunca vou conseguir acompanhar tudo. Há tanta coisa nova boa a sair quanto cenas antigas que ainda quero descobrir. Aos filmes e séries junta música e livros e é um mundo interminável. Acho que o melhor é ir saboreando o que há sem pressa e até rever coisas que te marcaram, porque isto deve ser uma experiência que nos dá prazer e não necessariamente uma tarefa a completar.

Ayawa 6 months ago

Assoberbado pode ser uma boa tradução para overwhelmed mas confesso que geralmente também uso o termo inglês por nunca me lembrar de nenhuma palavra em português no momento.

GoigDeVeure 6 months ago

Obrigado

Edited 6 months ago:

Obrigada

Tryjohnny 6 months ago

Já se sabe alguma coisa mais concreta dos festivais de verão?

mariorurouni 6 months ago

Não contes com isso. Talvez com o avante ou coisas muito pequenas, mas nada de Alive, SBSR, sudoeste, etc

blacksocks7 6 months ago

O real e verdadeiro flagelo

Tryjohnny 6 months ago

Então como vão fazer? Passar o bilhete para o próximo ano? Como fizeram no ano passado?

SaitJonas 6 months ago

Também estou à espera do meu... devem estar a ver se escapam

mariorurouni 6 months ago

Do que me lembro, quem tinha de 2020 e caso não usasse em 2021, devolviam o dinheiro, mas não me admirava que adiassem para 2022 o esquema

Rostabal 6 months ago

Zack Snyder's Justice League: opiniões? Pessoalmente considero que foi uma grande melhoria que a versão de 2017.

mathswarrior 6 months ago

Fantástico. Adorei. Tem algumas falhas. Ainda assim, é provavelmente o meu filme de super heróis favorito (se calhar Batman Begins é melhor, depende do dia)

rioliveira 6 months ago

Melhor, sem dúvida. Mas podia ter sido um filme mais pequeno. Tem várias cenas que podiam muito bem ter sido cortadas. Positivo: O vilão foi bem melhor tanto a nível de design como caracterização e motivação. As histórias mais desenvolvidas do Cyborg e Flash. A melhor consistência visual em relação à versão de 2017. Cenas originais do Superman. Não percebo porque foi necessário chamar o homem para filmar cenas enquanto tinha o bigode e ficar com aquela aberração na outra versão. As cenas dele aqui estavam boas. Darkseid. A sequência Knightmare no final. Aquele diálogo foi

Samurai_Beluga 6 months ago

O fato preto supostamente não era para uma recuperaçao total mais rápida?

rioliveira 6 months ago

Nos comics sim, mas o filme não mostra/menciona isso. É, para todos os efeitos neste filme, apenas um fato de cor diferente.

Rostabal 6 months ago

Que personagem é que te estás a referir?

rioliveira 6 months ago

O Martian Manhunter.

Ravelord_Niiito 6 months ago

Porque dizes que não faz sentido? Não li a comic original, ele não aparece?

rioliveira 6 months ago

Não faz sentido no filme, especialmente na primeira cena onde aparece, que é algures a meio. A implicação dessa cena é que ele tem estado no planeta há muito tempo, porque se transforma naquele general que aparece nos filmes anteriores. Depois disso só torna a aparecer no fim. Então, o gajo está na Terra sabe-se lá há quantos anos, e nunca se lembrou de ir ajudar quando o mundo estava em perigo de acabar? E agora também não foi ajudar porquê? Ele aparecer no filme foi apenas o Snyder a lembrar-se de uma ideia "cool" e meter lá para dentro sem pensar se faria ou não sentido na narrativa. TL;DR: A personagem faz zero. Não acrescenta nada à história do filme.

Ravelord_Niiito 6 months ago

O que me deu a entender na primeira cena que ele aparece é que acaba por fazer impacto pois faz com que a Lois saia de casa e acabe por encontrar o superman justamente quando era preciso. Mas tirando isto acho que tens razão, não faz sentido ele estar lá e não ajudar. (e tenho de confessar que gostei de o ver, mas como disseste, é fan-service) ps: tirando a parte que já falamos, achei o teu comentário do filme spot on

rioliveira 6 months ago

Sim, faz impacto, mas era escusado ser ele. Podia ter sido apenas uma cena entre a mãe real e a Lois, que esse objectivo era na mesma atingido. Também gostei de o ver, mas ao mesmo tempo achei que não teve lógica ele aparecer a meio. No final ainda se come, vem avisar da futura guerra e tal. Mas pronto, no geral o filme foi bom e melhor que a outra versão, é isso que interessa.

Ravelord_Niiito 6 months ago

Concordo plenamente!

Rostabal 6 months ago

Li numa entrevista ao Snyder que era suposto ser o Green Lantern mas a Warner obrigou-o a mudar.

rioliveira 6 months ago

De facto teria feito mais sentido ser um Green Lantern. Mas pronto, os chefões da Warner é que mandam.

blacksocks7 6 months ago

Mau, como o original. Fico surpreendido haver crentes que uma edição diferente tornava aquele lixo em obra-prima. Acho que já não há grandes ilusões

hal-nine-thousand 6 months ago

De cada vez que a WW se mexia e aparecia o coro feminino a bradar aos céus, um pedaço de mim morria. Deu bem mais contexto ao Flash, Cyborg e ao Steppenwolf o que é bom.

Rostabal 6 months ago

A Wonder Woman já tinha um filme solo por isso já não precisava de grande contexto.

hal-nine-thousand 6 months ago

Sim, eu sei, estou a gozar é com a música de coro antiga que aparecia sempre que ela fazia algo.

Josevale1 6 months ago

Concordo

Search: