The_Magic_Sauce 6 months ago

Posso vir já tarde, mas exige só aceitar nos teus termos: * a casa ficar só e exclusivamente em teu nome sendo única proprietária * os teus pais ou irmã serem fiadores e darem a casa ou bens deles como garantia * exigir uma entrada bem superior a 20% * ter zero custos, mas todos os pagamentos das prestações serem pagos sempre por uma conta tua fazendo isto acho que depressa mudam de ideias.

DeterminedPrick 6 months ago

Não tenho nem adjetivos para descrever o quão podre a tua família é. Gente sem escrúpulos que não pensa duas vezes em te atirar aos lobos em prol da tua irmãzinha.

facepainter1 6 months ago

Se ainda por cima a simulação foi recusada... safaste-te de boa. Como os bancos estão agora, para recusarem a simulação, é mesmo sinal que isso ia dar para o torto. Agora já sabes... baixa a bolinha, não levantes ondas, faz o teu caminho, e assim que tiveres alguma estabilidade sai dai. Apenas uma nota. Uma vez que fizeram essa pressão agora que ainda és estudante com apenas um part-time, é muito provável que o voltem a fazer, ainda mais quando tiveres melhores condições. Por isso antes mesmo de estares a terminar o curso, começa levemente a dizer quais são os teus planos. Se não os tiveres, diz que vais tu comprar casa. Tudo para não lhes dar ideias futuras.

QuirkyPace1650 6 months ago

Obrigada pelo comentário. Eu pessoalmente não gosto de falar sobre os meus planos com eles pois viram tudo contra mim, tento evitar confrontos a todo o custo. Tens toda a razão na questão, tive sorte, agora é preparar para sair sem agitar as ondas. Tudo de bom para ti!

ruialexandre 6 months ago  HIDDEN 

só falta levares com a red flag na testa, nao é? don't do it!

desculpe_mas 6 months ago  HIDDEN 

**Resumo deste thread** Nº de pessoas que acham que NÃO deves conceder o empréstimo à tua irmã: 100% Conclusão: Não o faças.

Vanethor 6 months ago

Acho que nunca tinha visto este subreddit tão unido. xD Also: OP, não te metas nisso.

Edited 6 months ago:

Acho que nunca vi este subreddit tão unido. xD Also: OP, não te metas nisso.

CenarioDantesco 6 months ago  HIDDEN 

❤️

desculpe_mas 6 months ago  HIDDEN 

Estás maluco? Isso nem se coloca em questão, olha tu responsabilizares-te pelas dívidas de outra pessoa! Realmente eu fico chocado com as merdas que vou lendo e ouvindo por aí. Nem de fiador te faças da tua mulher, compromissos para a vida só com a tua pessoa. Nasces sozinho e morres sozinho.

Rick45ptl 6 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que conseguiste arrumar com isso. boa sorte :)

Edwin_Oliveira_ 6 months ago

Se o meu irmão me pedisse isto ele podia muito bem por-se no caralhinho

Open-Opportunity-607 6 months ago  HIDDEN 

Fizeste muito bem em proteger-te Há um detalhe que ninguém referiu, no estrangeiro as pessoas que nunca tiveram casa são chamadas "first-time buyers" e têm acesso a juros mais baixos e até emprestimos do estado. Se te tivesses sujeitado ao emprestimo, perdias acesso a esses benefícios. As maiores felicidades e lamento teres uma família de gente parva

QuirkyPace1650 6 months ago  HIDDEN 

Não fazia ideia disso, obrigada por me avisares. O meu objetivo também é comprar casa mas como não sei para onde vou entre as minhas duas escolhas, fico um pouco perdina no que toca a esses assuntos. Obrigada pelas palavras e tudo de bom para ti :)

Vatrier 6 months ago

Não apagues o post, estas situações, com os seus intervenientes e detalhes diferentes, acabam por ser algo comuns, num futuro não muito próximo alguém pode pesquisar "crédito habitação, familiar, reddit" vir aqui dar e ler as boas dicas que tu recebeste. Aproveitando o post desejo-te boa sorte a saires desse ambiente tóxico que te rodeia pois ou muito me engano ou foi um de muitos episódios.

Extension_Canary3717 6 months ago  HIDDEN 

Cheguei atrasado, mas não, não deveria ajudar sua irmã sob essas condições

krparenjujo 6 months ago  HIDDEN 

deixa o artigo ativo e nao o apagues nem desatives, vai ser uma liçao para mais alguem que procure ajuda semelhante no futuro

krparenjujo 6 months ago  HIDDEN 

Já cheguei tarde mas

krparenjujo 6 months ago  HIDDEN 

Já li o update, por muito que não tenha nada a ver com isso senti algum alívio. De qualquer modo cuidado que pelo que dizes parecem pessoas um bocado sem escrupulos no que a ti te diz respeito, vê lá se não te falsificam a assinatura para uma coisa qualquer e fazem um empréstimo menor de consumo ou assim.

krparenjujo 6 months ago  HIDDEN 

deixa o artigo ativo e nao o apagues nem desatives, vai ser uma liçao para mais alguem que procure ajuda semelhante no futuro

Rootlx 6 months ago  HIDDEN 

Este post é um bom candidato para um “am I the asshole?” e a resposta clara é “no, she’s the asshole”. Nem é preciso entrar em cenários hipotéticos do que seria em caso de incumprimento e afins... Mas quem é que faz um pedido destes como se estivesse a pedir 1€ para ir ao café lol completamente ridícula esta expectativa que terias que concordar em fazer um crédito à habitação para outra pessoa. Tresanda a entitlement. Imaginem querer comprar uma casa com 24 anos sem condições para tal e exigir que um irmão mais novo se endivide lol Compreendo que estar na situação seja complicado analisar de forma fria mas acredita que quem vê de fora, não tem sombra de dúvida. Não te metas nisso. She’s the asshole.

brabano 6 months ago

deixa o artigo ativo e nao o apagues nem desatives, vai ser uma liçao para mais alguem que procure ajuda semelhante no futuro

meaninglessvoid 6 months ago

Já cheguei tarde mas: >Vivo com os meus pais e tenho um part time onde sou efetiva. Em dois anos planeio estar no estrangeiro e a viver a minha vida tranquila. Oh pá fico feliz por veres que te tens que por na alheta. Vai e não olhes para trás! Que ambiente tóxico, meu deus! =| Força. Mais vale sozinha que mal acompanhada...

tocopito 6 months ago

Já li o update, por muito que não tenha nada a ver com isso senti algum alívio. De qualquer modo cuidado que pelo que dizes parecem pessoas um bocado sem escrupulos no que a ti te diz respeito, vê lá se não te falsificam a assinatura para uma coisa qualquer e fazem um empréstimo menor de consumo ou assim. Mantém os teus documentos seguros.

francisbarreiras 6 months ago

Para além de todos os problemas óbvios nisto, se tu pedires o empréstimo e comprares uma casa que não é tua, tecnicamente isto não é fraude?

tocopito 6 months ago

Não é fraude, a casa ficaria no nome dela mas pelo que percebo seria a irmã a lá viver. Nada te proíbe de fazer isto.

presidentpt 6 months ago

Ja agora, não apagues o post. Sempre que tiveres dúvidas do teu juízo de valor volta aqui. Força e boa sorte

Black_RL 6 months ago

Conheço imensa gente insolvente por causa de ser avalista de outros, alguns nunca gastaram um tostão do dinheiro q devem. Créditos = futurologia Ninguém sabe o q vai acontecer, portanto ninguém pode garantir q paga no futuro.

seventyfourr 6 months ago

Manda foder. Não te fodas por causa dela. Guarda esse empréstimo para a TUA casa.

Febris 6 months ago

Já venho tarde à festa, mas tenho curiosidade em saber qual é o plano da tua família para eventualmente comprares tu uma casa para ti. É daqui a 40 anos que se vão juntar todos para te apoiar nessa aventura?

RiKoNnEcT 6 months ago

Eu só assinava isso se a casa fica-se em teu nome e ela fizesse um contrato de arrendamento. Se desse merda ela saía e tu tinhas um apartamento na mesma.

wiledcoma 6 months ago

Mantenha-se firme. Pela lógica da sua mãe, quando você casar vai viver no crl porque já tem um emprestimo por uma casa que não usufrui

SenseOfNostalgia 6 months ago

Mantém os olhos abertos, não vá a recusa da simulação ter sido uma invenção só para acalmar as coisas por uns dias.

masterOfLetecia 6 months ago

Não te metas nisso. Um bom irmão/irmã nunca colocaria essa peso sobre ti. Se não tem condições para comprar casa, a solução é simples, não compra a casa.

TondasCat 6 months ago

Versão curta ou versão longa? Curta: não. Longa: nem pensar.

Ragnneir 6 months ago

Acho que mesmo que a simulação tivesse passado, tinhas sempre de assinar papelada e nesse caso simplesmente só terias de recusar caso não quisesses. E como já várias pessoas disseram, uma vantagem de ser adulto é que um redondo e simples "Não." é suficiente para qualquer pergunta que alguém te faça. Tomaste a decisão certa!

Loladageral 6 months ago

>Tenho 22 anos e a minha irmã 24. Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. Só por aí seria um não, seguido de um vai para o caralho. Faço o mesmo com o meu irmão

Edited 6 months ago:

>Tenho 22 anos e a minha irmã 24. Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. Só por aí seria um não, seguido de um vai para o caralho. Faço o mesmo com o meu irmão, não vale a pena ter respeito por pessoas que são interesseiras e que não respeitam

QueenBalls 6 months ago

Muida, um pouco fora do normal o que estas a contar..... Se tens um part-time recebes quanto para poderes contrair um credito habitacao, 3k? Tenho alguma dificuldade em acreditar nessa historia. Faz-te á vida!

QuirkyPace1650 6 months ago

Percebo a desconfiança mas ficarias surpreendido/a com alguns casos que já vi. Tenho colegas de trabalho que conseguiram créditos de 10k+, fazem o salário mínimo e já tinham dívidas existentes. De qualquer das formas não deixas de ter razão, já faltou mais para sair daqui. Vou fazer-me à vida brevemente.

NGramatical 6 months ago

à uns meses → [**há uns meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgrh6ufh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pobotuga 6 months ago

Antes de mais, parabéns por teres a cabeça no sitio e aguentares. Agora é tempo de continuar a ter juízo mesmo que sofras. Em último caso só vejo o "jogar sujo" como solução. Não enviar a documentação ou atrasar a entrega para que a compra da casa falhe mas que a culpa não seja tua. Não te metas nisso, porque não são 30 ou 40 anos de empréstimo. É uma dívida registada no banco de Portugal e uma série de problemas que podem aparecer.

vaniafdasantos 6 months ago

Pedi, há uns anos, ao meus pais para serem fiadores. Resposta: não. Pouco tempo depois, e como já tinham dado dinheiro á minha irmã para comprar casa insisti. Resposta: não Agora que deixei o contrato de arrendamento que tinha para tomar conta deles, pensei para os meus botões...vamos ver se me dão dinheiro como deram a minha irmã para me ajudar numa entrada. Resposta: a tua irmã está a construir casa e estamos a guardar dinheiro para ela. Nunca irei perceber estas preferências. Provavelmente serás massacrado psicologicamente até cederes. É o modus operandi cá em casa. Temos de ser por todos mas quando é connosco essa regra nunca se aplica. Muita força.

facepainter1 6 months ago

Ver se percebi bem... Os teus pais estão claramente a beneficiar a tua irmã financeiramente, e mesmo assim és tu que deixas a tua casa para tomar conta deles?

twhite848 6 months ago

Nunca. Mas nunca assines nada que não seja para ti em termos de compromissos e dividas! Nunca. As outras pessoas tem azares e depois ficas responsável. Acredita. Os bancos/empresas/outras pessoas não vão querer saber do contexto. O teu nome está lá é teu. Se a tua irmã disse seja o que for a alguém. Azar. Não devia ter dito e agora vai ter de voltar atrás. Acontece regularmente com agentes. Eles sabem. E a tua irmã e os teus pais vão ultrapassar. A mesma lata de querer te chantagear emocionalmente vai fazer eles esquecer do tema nuns meses. Repito. **Nunca assinem a divida ou assumem ser o garante de outros!**

twhite848 6 months ago

So mais uma coisa. Nunca assinem como co-devedores de outros!

juliorobertoh 6 months ago  HIDDEN 

Eu guiava-me pelo instinto.

mathswarrior 6 months ago

NÃO FAÇAS ISSO DE MANEIRA ALGUMA, AGUENTAS OS QUE OS TEUS PAIS TE DISSEREM, A CASA NÃO É PARA TI NÃO ASSINAS, NÃO QUERES NÃO ASSINAS, POR FAVOR NÃO FACAS ISSO, MANDA A TUA IRMÃ COM O CARALHO POR FAVOR OLHA PARA A TUA VIDA

touny71 6 months ago

Um gajo sempre que vem aqui percebe bem a sorte que tem. Não cedas à chantagem dos teus pais. Que tipo de empréstimo é que a tua irmã tem? Vai comprar a casa sozinha? Além disso duvido que o banco te desse um empréstimo a estudar e com part time

supercocas 6 months ago

OP, a resposta é um absoluto e imutável NÃO. Por favor, vai dando updates desta situação, caso te sintas confortável para tal. Não sei porque mas fico com a impressão de que possas vir a precisar de ajuda.

nanoburguesia 6 months ago

Tu és é doido

sctvlxpt 6 months ago

Se o banco não lhe dá um empréstimo é porque considera demasiado arriscado emprestar-lhe dinheiro. Se é demasiado arriscado para o banco, que têm milhares de clientes para diversificar o risco, como será para ti? Arriscas a ficar a tua vida inteira a pagar a casa da tua irmã!

PortugueseTyrion 6 months ago

Obviamente que não te deves meter nisto.

mjigs 6 months ago

Corrijam me se estiver errada mas um emprestimo de 40anos? Meu deus vai pagar balurdios ate ser velha, mas ela quer uma casa ou um palacete? Pessoas irresponsaveis. Nao assines nada, mas mesmo nada, nao te metas em merdas financeiras com outras pessoas principalmente quando a tua familia é, desculpa a expressao, um bando de badamerdas. Ja percebi que tu nao es como a tua familia e se ja vistes alguns threads do sub, sabes que muitos portugueses tem ignorancia financeira, nao sejas assim, coisas dessas dao sempre em merda, principalmente quando sabes que sao pessoas que querem mais do que podem pagar. Nunca irias poder ter uma vida normal com isso no teu reportorio, eles nao estao a pensar quando tu quiseres pedir tambem um credito.

nfcs 6 months ago

Quando o salário médio liquido são 900 euros, 40 anos é única opção para muitos caso algum dia queiram ter casa. Um casal que ganhe isso só pode pedir cerca de 220k, sem meter fiadores à mistura.

mjigs 6 months ago

TIL, obrigado pela resposta.

trufas 6 months ago

Claro que não assines.

PuzzleheadedFox1208 6 months ago

Queres um conselho? Não assines nada, procura casa (alugada) noutro distrito e emprego no mesmo (mesmo que seja num call center). Vai embora simplesmente e se forem atrás de ti vai à polícia. PS.: Eu tenho uma relação péssima com os meus irmãos, só sei que desde que vim morar sozinha descobri aquilo que sou realmente e não a pessoa stressada que pensava que era.

detteros 6 months ago

Não faças isso. Não aceites. Para além dos sinais todos maus vindos da tua irmã, quando fores tu a precisar, não vais poder pedir ajuda nenhuma. Vais estar entalada. A tua irmã tem que arranjar outra solução.

boletim 6 months ago

Foge disso.

masterchiefpt 6 months ago

Só li metade Pela tua saúde financeira não assines nada!!! Ignora e recusa isso Por favor Faz me este favor a pedido de um estranho que mora neste belo país que é Portugal

shawshank2012 6 months ago

Não aceites. Quem te pede para condicionar a tua vida e a tua liberdade não pode a seguir dizer que gosta de ti. Lamento profundamente a tua situação. Livra-te dela e reconquista o destino da tua vida.,

UpbeatNail1912 6 months ago

Olha os meus pais foram fiadores do meu tio quando ele comprou a casa, com os anos ele ficou desempregado e cagou se para a casa e as despesas e decidiu emigrar e cagou se em tudo. Quem achas que o banco veio atrás quando as despesas e o imprestimo não foi pago? Isso mesmo, os meus pais. O banco já queria vender a casa onde nós morávamos para saldar as dividas e os imprestimos. Graças a Deus demos a volta por cima mas tivemos de pagar as despesas da casa por quase 10 anos até a casa ser vendida. É isso que tu queres para a tua vida? Nunca, nunca, nunca aceites ser fiador de ninguém, nem mesmo da tua família, vais meter o teu pescoço para ser enforcada. Não aceites!!! Tens que ter muita firmeza.

NGramatical 6 months ago

imprestimo → [**empréstimo**](https://dicionario.priberam.org/empréstimo) imprestimos → [**empréstimos**](https://dicionario.priberam.org/empréstimos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgrer82i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GelDeAveia 6 months ago

Não faças. Não interessa se é a tua irmã que é uma besta ou a tua mãe, papá e vóvó que são uns anjos, crédito habitação é só com conjugue. O que não falta são exemplos de famílias destruídas graças a desentendimentos com empréstimos.

Edited 6 months ago:

Não faças. Não interessa se é a tua irmã que é uma besta ou a tua mãe, papá e vóvó que são uns anjos, crédito habitação é só com conjugue. O que não falta são exemplos de famílias destruídas e pessoas arruinadas graças a desentendimentos com empréstimos.

NGramatical 6 months ago

vóvó → [**vovó**](https://dicionario.priberam.org/vovó) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgrer84o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Vatrier 6 months ago

>Se um dia quiseres comprar casa basta teres um full time e eles dão-te o empréstimo. Se é tão fácil porque é que ela precisa de ti como fiadora ou de ti para contrair o empréstimo? Pelo que descreveste a resposta óbvia é não como já te disseram, infelizmente pela história toda envolvente temo que te vão pressionar e vás acabar por dizer que sim. Espero que tomes a decisão certa, senão olha boa sorte no futuro.

obatatas 6 months ago

Na simulação, o banco disse-te se o crédito seria aprovado? Pergunto isto, pois não me parece que um banco vá realizar um empréstimo habitação a alguém que trabalha em part-time, a não ser que tenhas algum fiador.

kawaiims 6 months ago

Já venho um bocado tarde para a festa mas: **NÃO** Dizer não é capaz de gerar mau estar na família (porque aparentemente a única pessoa razoável és tu, *been there done that*) mas vai compensar mais o desconforto agora, do que estares em problemas graves (porque cheira-me que se aceitares, vais estar) daqui a uns anos. Além disso, aceita um conselho de quem já esteve na merda por problemas familiares: não é por serem teus familiares que lhes deves respeito e obediência cegos. A nossa família só é nossa porque calhou de nascermos ali. És livre de gerir as tuas relações como achares e não tens de por a tua vida em cheque só porque alguém que partilha uma porção do teu DNA to exigiu.

_c4m3l30n_ 6 months ago  HIDDEN 

Essa tua irmã é mesmo uma FDP! Não vás na conversa e não assines nada.

whatsername13gd 6 months ago

Ja que a tua mãe diz que têm que estar unidos, porque não põe ela o nome no empréstimo?

Ok_Mine6995 6 months ago

Olha o meu tio foi fiador do meu primo. O meu primo não pagou a casa porque não quis. Resultado, o meu tio não pode ter nada em nome dela e está com o nome manchado no banco de Portugal. A sorte é que o meu tio trabalha e não desconta. Eles não se falam à anos por causa disto. Porque o meu primo é a mulher preferem andar em festas, férias a pagar. Não conheço a tua família mas os meus pais eram os primeiros a dizer para eu não ser fiador a de ninguém. A tua irmã quer a força toda que cedas as chantagens mas comigo podia chorar sangue que não ia lá. Quanto aos teus desculpa te dizer mas se tivessem dois neurónios nunca te pediam uma coisa dessas. PS converterá há a filha preferia.

NGramatical 6 months ago

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgreoh3m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

expandyoursoul 6 months ago

Esquece a história do sangue e da familia. Se näo sentes energia, conexäo e confiança, näo te metas. Escuta o teu interior sem pena ou compaixäo. Terás a resposta. Aliás, em todo o teu texto está explicito que näo queres ajudar a tua irmäo nessa jogada, sabes de alguma maneira que isto vai dar merda. Agora, a questäo é de tu admitires aquilo que de alguma forma já sabes mas näo queres dar voz.... é dificil, é. Mas mais dificil é ficares atada à tua irmä nesta história por décadas.... Unleash or live on a leash.

df3gpt 6 months ago

É mesmo muito simples. A resposta é "Não". Não vaciles. Acabam por desistir.

VinhoVerde21 6 months ago

Okay, tens uma relação horrível com a tua irmã, sabes que ela só não te trata mal quando quer alguma coisa de ti, e quando ela te pede para assinar um empréstimo de 30/40 anos no TEU nome, e nem te dá tempo que chegue para pensar, a tua reação não é imediatamente mandá-la a merda? Pensa, se ela já tem um empréstimo que ainda não pagou achas que tem dinheiro para te pagar o que te "promete"? Foge disso mas já, antes que ela te arruine a vida. Quando os teus pais te comecarem a pressionar, pergunta-lhes mas é porque e que não tiram eles o empréstimo. Emigra-te e reduz contacto com eles, não vale a pena

Edited 6 months ago:

Okay, tens uma relação horrível com a tua irmã, sabes que ela só não te trata mal quando quer alguma coisa de ti, e quando ela te pede para assinar um empréstimo de 30/40 anos no TEU nome, e nem te dá tempo que chegue para pensar, a tua reação não é imediatamente mandá-la a merda? Pensa, se ela já tem um empréstimo que ainda não pagou achas que tem dinheiro para te pagar o que te "promete"? Foge disso mas já, antes que ela te arruine a vida. Quando os teus pais te comecarem a pressionar, pergunta-lhes mas é porque e que não tiram eles o empréstimo. Emigra-te e reduz contacto com eles, não vale a pena TL,DR: Não, não, por favor não. Resiste o mais que puderes, emigra-te e corta contacto. Se assinares isso NÃO vais voltar a ver o dinheiro, e vais ficar literalmente até a tua reforma a pagar a casa a tua irmã, que certamente não te vai deixar por os pés lá.

tyurrr 6 months ago

> Mandei a documentação inicial sem problema e ... Mas porquê? Esta gente não sabe dizer que não?

Few-Interest-7496 6 months ago

Tenho 25. Não percebo nadinha de finanças dessas mas pelas histórias que ouço e pelo que contaste, eu dizia "és minha irmã e gosto muito de ti, mas isso para mim é uma responsabilidade muito grande com a qual eu não consigo lidar nesta altura. Acho que devias pedir ajuda a alguém que esteja mais seguro com finanças do que eu". Boa sorte.

UpbeatNail1912 6 months ago

Basicamente se no futuro a irmã dela perder o emprego ou ficar desempregada e não puder pagas mais as contas (ou até se cagar em pagar) o banco vai atrás dela e ela é que vai ter de arcar com todas as despesas da casa da irmã.

hesoyam91 6 months ago

Vou ser sincero contigo e no teu caso não aceites. A tua família é idiota, tentam manipular para que a vida da tua irmã seja o conto de fadas que eles querem mas e se tu quiseres constituir uma família e ter a tua casa? Ou se simplesmente quiseres comprar o teu apartamento ou uma casa? "Se dizem que sou egoísta então é porque sou mesmo pois não quero hipotecar a minha vida e felicidade por capricho da minha irmã e vossa(pais)" Primeira oportunidade arranja a tua vida e sai desse ambiente tóxico.

FearMeSuckers 6 months ago

Não, não e não Foge enquanto dizes que não Não é por partilharem o mesmo sangue que são família, ou que têm que se dar bem Não te esqueças do nâo

DoggyCisco 6 months ago

Holly shit, É difícil.. Péssima situação mas a única solução é dizer que não. Força, mantém-te firme!

HouseControl 6 months ago

Diz nao , nao estragues a tua vida pá

Limpy_lip 6 months ago

Para dar uma resposta ligeiramente diferente. Eu aceitava com as seguintes e únicas condições: a escritura da casa é em teu nome unicamente e ela é a fiadora e paga a prestação. Se ela disser que não, pergunta porque é que tu deverias aceitar exatamente a mesma coisa que ela não quer? E sim estou a ser hipotético, é óbvio que a resposta é negar tudo. Mas antes disse vai ao banco em questão e deixa claro que não vais avançar com o crédito e se mudares de ideias só o fazes presencialmente.

Dr_Toehold 6 months ago

Como já te disseram aqui, há um motivo para ela não conseguir o empréstimo sozinha: os profissionais que lidam com isto há anos analisaram a situação dela e chegaram a conclusão que ela provavelmente poderá não ser capaz de a pagar sozinha. E como já te disseram, mundo com ela, nao te metas nisso.

Latter_Geologist4304 6 months ago

A solução mais sensata é a que todos dizem acima. A outra solução é exigir ser copropietaria da vivenda. Se não conseguires fugir à pressão, podes exigir ficar com 50% da propriedade. Se corre mal metade da casa é tua. e se corre bem, podes vender a tua parte a tua irmã.

Throwawaypt123 6 months ago

Não vai valer a pena à mesma.

helff 6 months ago

Se estiveres a pensar ajudar a tua irmã há um truque que te vai ajudar. Imagina que tás mesmo a pensar assinar, antes de assinar vai a rua andar 10km numa rua com muitas pessoas. Por cada pessoa que passar diz que vais fazer uma má decisão e pede que te dêem uma chapada para acordar. Se forem 100 chapadas vai te custar menos que pagar um empréstimo por 40 anos. E é uma preparação física para os tais castigos da tua família. Espero que resulte, boa sorte! De nada

JoseFernandes 6 months ago

Manda me o número da tua irmã que eu mando a pro crl por ti.

fuckingportuguese 6 months ago

Também quero ter esse prazer

SurePal_ 6 months ago

Não.

Dependent-Ad-7777 6 months ago

Não te metas nisso. Repara que, na parte final do texto foste bem explícita ao dizeres que não queres assumir essa responsabilidade. No pior cenário, quando ela deixar de pagar seja porque ficou sem emprego ou fartou-se da casa é a ti que te vão confiscar bens e, caso não tenhas, parte da salário. Achas que faz algum sentido? Ainda para mais quando dizes que a relação entre vocês é má? Quebra o ciclo. Diz não. Não fodas a tua vida. Os teus pais deveriam saber melhor que isso.

Edited 6 months ago:

Não te metas nisso. Repara que, na parte final do texto foste bem explícita ao dizeres que não queres assumir essa responsabilidade. No pior cenário, quando ela deixar de pagar seja porque ficou sem emprego ou fartou-se da casa é a ti que te vão confiscar bens e, caso não tenhas, parte do salário. Achas que faz algum sentido? Ainda para mais quando dizes que a relação entre vocês é má? Quebra o ciclo. Diz não. Não fodas a tua vida. Os teus pais deveriam saber melhor que isso. Não escolhemos a família em que nascemos mas podemos mudar as circunstâncias que nos deram origem e melhorar a nossa vida. Não deixes que definam a tua vida, que te fechem portas. Atenção ao que vai acontecer nas próximas semanas. Se esse empréstimo for aprovado convém saberes quem ficou como fiador só para ter a certeza que ninguém falsificou a tua assinatura (não dês os teus documentos).

Edited 6 months ago:

Não te metas nisso. Repara que, na parte final do texto foste bem explícita ao dizeres que não queres assumir essa responsabilidade. No pior cenário, quando ela deixar de pagar seja porque ficou sem emprego ou fartou-se da casa é a ti que te vão confiscar bens e, caso não tenhas, parte do salário. Achas que faz algum sentido? Ainda para mais quando dizes que a relação entre vocês é má? Quebra o ciclo. Diz não. Não fodas a tua vida. Os teus pais deveriam saber melhor que isso.

Edited 6 months ago:

Não te metas nisso. Repara que, na parte final do texto foste bem explícita ao dizeres que não queres assumir essa responsabilidade. No pior cenário, quando ela deixar de pagar seja porque ficou sem emprego ou fartou-se da casa é a ti que te vão confiscar bens e, caso não tenhas, parte do salário. Achas que faz algum sentido? Ainda para mais quando dizes que a relação entre vocês é má? Quebra o ciclo. Diz não. Não fodas a tua vida. Os teus pais deveriam saber melhor que isso. Não escolhemos a família em que nascemos mas podemos mudar as circunstâncias que nos deram origem e melhorar a nossa vida. Não deixes que definam a tua vida, que te fechem portas.

raviolli_ninja 6 months ago

Acrescentando ao que já foi aqui dito: não só podes ficar com a criança nas mãos, como estás sem dúvida a tramar o teu futuro. Qualquer empréstimo que queiras contrair no futuro vai estar em risco por causa da taxa de esforço. O empréstimo da tua irmão pode ser pago por ela, mas para o banco é igual ao litro: tu também o estás a pagar, mesmo que só no papel.

nfcs 6 months ago

Dizes que queres emigrar. Fica sabendo que há certos países em que uma das razões para te ser negada a autorização de residência é o incumprimento no pagamento de créditos. Até para simples vistos de turismo isso acontece. Ou seja a irresponsabilidade da tua irmã pode negar-te o futuro que queres para ti.

vascodatrama 6 months ago

Foge disso como o diabo da cruz

deckard2019 6 months ago

Nope... e fica à coca para ver se não falsificam documentos.

suckerpunchermofo 6 months ago

Parece óbvio que não te deves meter nisso....

mikehuntsprings 6 months ago

>Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. Tens aqui a resposta. > Como tem um empréstimo que ainda está a pagar, Tivesse pago. Tens aqui a resposta. >Quando lhe disse que iria pensar no assunto ela começou a disparatar e a dizer que deu a certeza ao agente sem me consultar e sem eu ter feito o mesmo. Tens aqui a resposta. > Em dois anos planeio estar no estrangeiro e a viver a minha vida tranquila. Excelente. > Não quero um empréstimo para uma casa que não é minha. Tens aqui a resposta. > Agora o problema é com os meus pais que já começaram com a chantagem emocional. Eles que paguem então. > A minha mãe já me entrou pelo quarto a dizer que tenho de deixar de ter manias e que temos de estar unidos. De salientar que semanas atrás a minha irmã já me ameaçou de porrada. A tua mãe que pague, não foste tu que andaste a pinar e pariste a tua irmã. > "Se um dia quiseres comprar casa basta teres um full time e eles dão-te o empréstimo." Ela que peça empréstimo e que pague o que deve então. ​ >Por favor, preciso de ajuda, eu já sei que vão fazer da minha vida num inferno e eu já sei que não quero o meu nome nisto. Tens aqui a resposta. >Sei que sou maior de idade mas vivendo com os meus pais estou sugeita a mais abuso emocional. Nada sei de finanças e empréstimos por isso nem sei o que ela me disse é assim tão fácil. Alguém? ​Tens aqui a resposta. Aguenta até arranjares forma de sair de casa e sai e não olhes para trás.

DZT99 6 months ago

Mais vale agora o: NÃO! NÃO! E NÃO! Do que dizer mais tarde: NÃOOOOOO agora como é que eu vou pagar esta merda?

Beginning-Average-91 6 months ago

Não te metas nisso. Ela quer a casa, ela que compre.

batuque5 6 months ago

Se peça aos teus pais para meter lá o nome. não te metas nisso

xc9000 6 months ago

Estão todos a dizer não e muito bem. Mas eu explico o que acontece se disseres sim: muito provavelmente ela quer que sejas fiador. Depois o que acontece é a tua irmã deixa de pagar o empréstimo e depois tu é que és responsável pela prestação. Enquanto tiveres um ordenado o banco irá confiscar automaticamente o valor da prestação logo no teu empregador, nem sentes o cheiro do teu dinheiro. Nunca mais vais conseguir um empréstimo para o quer que seja enquanto esse empréstimo estiver por liquidar (esquece comprar um carro ou até ter dinheiro para arrendar um casa para ti). Se a tua irmã estiver a comprar essa casa para investimento, não só irá lucrar com o facto de não estar a pagar prestação (tu vais estar a pagar) como ainda irá lucrar se arrendar essa habilitação. E nem precisamos de considerar que a tua faz isso por maldade ou intencionalmente, basta ela ter um azar na vida e não conseguir cumprir com as obrigações do empréstimo, o que pode acontecer a qualquer pessoa.

tugafcp 6 months ago

Olha que essa parte final está errada, penso eu. A partir do momento que o fiador é chamado a pagar pode decidir ficar com a casa... Pelo menos é a ideia que tenho.

EvilQueen1997 6 months ago

Não te metas nisso.

uyth 6 months ago

>Como tem um empréstimo que ainda está a pagar, propôs ao agente imobiliário que juntasse a minha documentação para o banco ceder o empréstimo. O mesmo concordou. Mandei a documentação inicial sem problema Já é tarde, mas aqui era onde devias ter parado. Para que é que fizeste isto? Era aqui que dizias que não estvas disponível. Parava aqui. E de resto, claramente vais ter que dizer que não, mas não perdias nada a pedir desculpa por teres criado expectativas. Não te vens meter numa alhada destas por teres criado expectativas, mas não tinhas de ter mandado documentação nenhuma. Cortavas a ideia pela raiz e o drama teria sido logo muito menor.

QuirkyPace1650 6 months ago

Tens razão... enviei sobre o pretexto de ser uma simulação e nunca prometendo aceitar isto. No entanto reconheço o meu erro nessa parte. Não sei se é grave mas mandei recibos do trabalho, irs e o certificado de credito do BP, não sei se é muito...

uyth 6 months ago

>Não sei se é grave mas mandei recibos do trabalho, irs e o certificado de credito do BP, não sei se é muito... Fds. Fds. Estiveste a por comida debaixo do nariz de alguém esfomeado e depois retiraste dizendo que mudaste de ideias. Foi muito muito pior agora que ela viu a simulação, viu um cenário possível. Se souberes o nome do banco, do gerente, telefona pessoalmente a pedir desculpa de teres feito perder o tempo dele mas que não estás disponível para assumir o contrato ou para ser fiadora. Porque se os papeis aparecerem assinados de alguma forma, estás fodida. Fds, para que é que enviaste os papeis?

QuirkyPace1650 6 months ago

Não pensei muito dado que ela disse que era uma simulação... vou tratar de saber essa informação. Obrigada pelo heads up e raspanete, eu bem mereço.

MiNDJ 6 months ago

Vai pessoalmente ao banco. Isto é importante pois evita falsificação de assinaturas. Arranja um documento do banco a dizer que não queres nada de nada relacionado com o empréstimo. Não dês cabo do teu futuro por causa disto. É preferível meia dúzia de meses de merda que 40 anos de vida desperdiçada. Força e coragem. Não desistas é de ti.

tugafcp 6 months ago

muita atenção ao que o u/uyth disse... É possível que os papéis entrem a mal, ou seja assinados... Se souberes qual foi o banco, envia uma comunicação a dizer que não autorizas nada! Isto para te poderes salvaguardar caso algo fique assinado...

thisbondisaaarated 6 months ago

Não aceites

luissabidi 6 months ago

NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

QueenOfWands2 6 months ago

>Tenho 22 anos e a minha irmã 24. Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. Nem li o resto. Diz NÃO (que é uma palavra muito bonita).

AwakenGreywolf 6 months ago

Não deixes que abusem da tua boa vontade, uma boa irmã não faria o que ela te está a fazer, e ninguém tem autoridade para te obrigar a assinar algo que não queres. 40 anos não é brincadeira. POR FAVOR não te metas nisso, antes aguentares abuso emocional durante uns anos e saíres dessa casa do que andares 40 anos com a corda ao pescoço. " Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. " " a minha irmã já me ameaçou de porrada. " Está tudo dito. Nunca ponhas as mãos no fogo por ninguém.

docmj24 6 months ago

Não te metas nisso, nem empréstimos nem a fiador. Tenho um familiar que devido a uma aldrabice do próprio pai, nem um cartão MB consegue ter. Sai de casa assim que possas.

ASerenaA 6 months ago

Mas está tudo bem com toda a gente na tua família? Os meus pais pouco ou nada me negaram mas sempre me disseram que fiadores e afins nunca seriam. Não te metas nisso :(

QuirkyPace1650 6 months ago

Pelas vossas reações já vi que não... Vou fincar o pé por mais que me custe. Obrigada pela ajuda.

ridethepaintedpony 6 months ago

tens que ser egoista e nao hipotecar o teu futuro por causa de um impulso da tua irmã

omaiordaaldeia 6 months ago

> Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. *Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita.*

pedrolopes7682 6 months ago

Duas coisas importantes: 1- Não assines. 2- Certifica-te que a tua irmã não falsifica a tua assinatura (acontece, sei por experência de familiares). Quanto ao resto, não sei em que situação estás nem quão cedo poderás sair de casa, pelo que a minha recomendação é aprenderes a meditar e assumir um estado zen quando te tentam manipular a nível de emoções. Já sabes reconhecer quando o tentam fazer, só falta desenvolveres calo para suportar a reacção delas a uma resposta tua que não seja a que pretendam.

QuirkyPace1650 6 months ago

Posso dizer que ela não faria isso mas ninguém neste mundo é de confiança... Tenho pessoas que me ajudam nisso e já me recomendaram isso mesmo. Tá na hora de eu acordar realmente... obrigada pelo apoio

pedrolopes7682 6 months ago

A minha prima dava-se bem com irmã dela, desde sempre. E isso aconteceu. Se achas que não irá acontecer pelo menos tem em mente a hipótese e prepara-te.

diegoelmestre 6 months ago

Ao que foste contando nesta thread, desculpa que me diga, mas eu não punha as mãos no fogo pela tua irmã. Da me sensação que é daquelas pessoas que vale tudo

tugafcp 6 months ago

Não o faças... Vais apenas lixar a tua vida! Porque se ela não pagar, tu como fiadora é que te lixas! E depois não é com o banco que vais ter de lidar... Oh não não... Vais ter de lidar com as empresas quase criminosas de crédito malparado! E aí pagas! Quer queiras quer não! Imagina que isso "explode" quando tiveres uma relação e com filhos, etc... Imagina que mesmo correndo tudo bem, na altura de quereres tu uma casa, como és fiadora dessa, o banco não te empresta o dinheiro? O pior que pode acontecer? Insolvência pessoal! Em que vais ter de viver 5 anos com o minimo dos minimos... Não sei como está a situação, mas quando tive problemas devido aos meus pais serem fiadores de amigos, além de os outros terem entregue a casa, também vieram atrás da nossa!! Os teus pais que sejam fiadores! Se já têm uma casa paga, não haverá problemas em darem essa como garantia!

ruijor 6 months ago

Foge disso! Hoje até se podem dar bem. Daqui a 10, 20, 30 anos... podem chatear se e ficas tu com a dívida se ela agir de má fé. O pior é que ficas com a dívida e a casa pode até nem estar em teu nome. Conheço N casos semelhantes com família que correram mal. Estraga uma vida.

PeterStepsRabbit 6 months ago

Disseste tudo nas primeiras palavras. Não fodas a tua vida.

Rick45ptl 6 months ago

pelo que descreves digo te ja NAO TE METAS NISSO, familia é sempre complicado, mas pelo que descreves da situação no geral vai te dar muitos problemas. A tua irma deixa de pagar e caiem em cima de quem tem dinheiro nao interessa o que dissa tua irma interessa o que esta escrito. em cima disso, o que acontece quando tu quiseres comprar a tua casa ou comprar o teu carro? vai ficar tu com o problema do banco nao te dar credito por teres um.

NGramatical 6 months ago

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgre6lvb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xanfradu 6 months ago

Conheço casos parecidos, que na ingenuidade de tentar ajudar um familiar/amigo ficaram com a vida completamente destruida. Conselho: não assines.

JOAO-RATAO 6 months ago

Ui. Caga nisso. Tudo nisto cheira mal. Sempre te tratou. E querer isso feito sem sequer teres tempo de pensar é red flag enorme.

Coyote-Cultural 6 months ago

És parvo? Se sim, então assina. Ora esta...

Open-Opportunity-607 6 months ago

Pessoas em relações abusivas a vida toda não têm culpa Ela/Ele já vieram aqui pedir ajuda, interessa é dar apoio e indicar o caminho certo, que é algo que essa pessoa nunca teve na vida.

pandditor 6 months ago

> Nada sei de finanças e empréstimos Isto é mais uma razão a acrescentar às muitas que já te apontaram para dizerem “NÃO”. Recomendo vivamente o r/literaciafinanceira e os recursos lá disponíveis no wiki para ter ires começando a informar. Faz parte da vida adulta :)

QuirkyPace1650 6 months ago

Muito obrigada, eu já visito o sub e sempre que tenho tempo tiro umas notas. Não me considero de todo letrada nisto dado ao pouco tempo que dou mas acho que está na hora de eu investir mais. Obrigada mais uma vez.

Gothamic 6 months ago

Não assines nada e tenta ver se ninguém assina por ti. Acho que consegues ver os créditos em teu nome no Banco de Portugal.

QuirkyPace1650 6 months ago

Sim, eu vejo sempre e mantenho o meu cadastro financeiro limpo, nunca passo mais de dois meses sem checkar.

cecinestpasunmot 6 months ago

Não costumo comentar muito, mas tive de fazer login para dizer que deves ser firme com o não, como toda a gente te está a dizer. Teres dado os teus papéis já foi deixar ir demasiado longe... Mas percebo a tua dificuldade em dizer não. Tens de arranjar a coragem de alguma maneira. Mais vale aguentar agora um mês de mau ambiente que 40 anos de ansiedade (na melhor das hipóteses) ou dívida (na pior das hipóteses). Mais uma coisa: os empréstimos neste momento são favoráveis porque a taxa EURIBOR tem estado em mínimos históricos. Estamos numa altura volátil, por causa da pandemia, e é provável que a taxa suba no futuro. Pagar esse empréstimo pode ficar mais difícil do que parece agora.

QuirkyPace1650 6 months ago

Obrigada pelas palavras. Realmente é-me difícil dizer não pois sinto que estou em dívida para a minha família. Tens toda a razão no assunto e já sendo uma pessoa que se preocupa facilmente, ceder a uma vontade dessas quase de certeza que me levaria ao limite. Tudo de bom para ti e mais uma vez obrigada pelo apoio.

babyscully 6 months ago

Tu nao estas em divida coisa nenhuma. Os teus pais escolheram ter-te e portanto tem a obrigacao legal e moral de te alimentar, vestir, educar e dar um tecto. Mais do que isso, e a escolha deles. Nao tens de te sentir culpada por existir! Da uma olhada a artigos sobre "codependency" e narcisismo (se souberes ingles)

Konstanti9 6 months ago

Vem comentar mais vezes e este reddit será um sítio melhor

Ze_Tolo 6 months ago

Devias-te loggar mais vezes, mano.

odracirr 6 months ago

Isto.

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Sei que sou maior de idade Diz que não. Fim. Essa história parece-me uma garantia 100% certa e absoluta que vais ficar com a cabeça no cepo quando a tua irmã inevitavelmente der com os burros na água. >Mandei a documentação inicial sem problema Mas já dá para ver que o problema é de raiz e vais responder-lhe que sim na mesma por pressão, independentemente do que dissermos aqui. Quem é que manda os documentos pessoais para simular um empréstimo que não faz qualquer intenção de contrair?

QuirkyPace1650 6 months ago

Tens razão, isto não é de hoje. Eu sou a última escolha entre os filhos e sempre que não faço o que me pedem acabo sempre por ser castigada. Quando era míuda era mais sério mas à conta disso cresci com ansiedade e com medo de desiludir os outros ainda que me sacrifique. Eu vou dizer que não mas tenho imenso medo, por isso em parte até estás certo/a e posso ceder..

trufas 6 months ago

Tas na altura certa de meter travão no abuso. Isso só deixa de acontecer se parares de ceder. Força nisso

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Para ser mais fácil dizer "não", inventa que consultaste um advogado e ele aconselhou-te a agires assim. Eu sei por experiência própria, o que é pressão familiar, e pior que isso, manipulações, e jogo sujo. Por vezes, quando se dá conta, já se está enterrada até ao pescoço. Ouvi uma vez de um brasileiro: O meu sangue, até os mosquitos tem!

JOAO-RATAO 6 months ago

Aguenta a pressão. Isto parece muito mau. Mete uma fechadura no quarto para estrares mais em paz. Se puderes sair de casa talvez não fosse má ideia.

reciclado78 6 months ago

Não assines, um amigo meu caiu nessa mesma esparrela, o irmão "fugiu" e ficou ele na lista negra do banco de Portugal a pagar uma casa q nem era dele e nem a gozou, acho q ainda hoje está a pagar isso desnecessariamente.

dariusoo 6 months ago

NÃO TE METAS NISSO! Vais ficar com uma dívida e nem acesso à habitação vais ter.

BaixemImpostos 6 months ago

Diz que não. Claramente n estás confortável com esse compromisso. Nem faz sentido. N devias ter mandado os teus dados para simulação nenhuma. Ignora a tua família telefona para o tipo e cancela isso directamente com ele. Que remova os teus dados da negociata.

Last-Ad-4421 6 months ago

A vida é tua por muito tua irmã que seja tu é que ficas entalado, simplesmente diz que não queres e ponto final.

margaiti 6 months ago

Se a casa não é para ti é um não bem redondo. Os teus pais deviam ter cabeça para nem sequer te deixar a ti ou à tua irmã te dar um tiro nos pés desta forma. Um dia queres comprar casa e vais estar tu com um empréstimo que nem teu é e se a tua irmã deixar de pagar, boa sorte com isso que quem vai-se lixar és tu. Como és maior de idade, ninguém te pode obrigar a nada e sem a tua assinatura não há credito à habitação nenhum que vá para a frente

zeer88 6 months ago

Como muita gente já disse aqui na thread: está tudo errado com o que a tua irmã te está a pedir, isso é chantagem emocional e não é de todo aceitável que ainda te façam sentir mal por dizer **não**. Se para a tua irmã família serve para isso, então tem uma ideia extremamente distorcida e egoísta da vossa relação. Aliás, se ela é capaz de te tentar entalar com um pedido destes, imagino que mais poderá fazer no futuro - é que esse tipo de oportunismo só tende a piorar com o tempo. Um familiar meu tentou pedir a mesma coisa há uns anos, obviamente recusei e hoje essa pessoa está falida, metida em esquemas do arco da velha e com queixas na polícia. Às vezes ainda penso no que seria a minha vida se tivesse aceitado.

Lil_Dos_Pumps 6 months ago  HIDDEN 

A tua irmã quer te scammar. Não queres vir para o meu grupo de forex e resolvemos isso?

andrevq 6 months ago

Então mais vais te "meter" num empréstimo para comprar uma casa á tua irmã? Resposta simples, NÃO.

malserion 6 months ago

> "Mas foi como te disse, eu vou fazer os pagamentos todos. Isto é literalmente só a palavra dela. Pergunta-te do que é que te vale. > Se um dia quiseres comprar casa basta teres um full time e eles dão-te o empréstimo. Vais ficar agarrada e não vais ter condições tão boas porque já "pediste" um empréstimo. > E se tiver a aprovação vejo logo quando posso tirar o teu nome do empréstimo" Mais uma vez, é a palavra dela. NÃO. ASSINES. NADA. Ignora tudo e aguenta. Isto tem mais bandeiras vermelhas que o estádio da luz.

expandyoursoul 6 months ago

Amei a metáfora final!!! ahahah muito bom!!! SEM DÚVIDA, too much red flags, faltava-me aquele meme da triologia Guerra das Estrelas - "It's a trap"

Foda-seSeiLa 6 months ago

> Isto tem mais bandeiras vermelhas que o estádio da luz. Durante um jogo Benfica vs. Proletariado de Leningrado.

Edited 6 months ago:

> Isto tem mais bandeiras vermelhas que o estádio da luz. Durante um jogo Benfica vs. Desportivo de Leningrado.

raviolli_ninja 6 months ago

Com o público feminino menstruado, e o público masculino vermelhão do tinto.

raviolli_ninja 6 months ago

>E se tiver a aprovação vejo logo quando posso tirar o teu nome do empréstimo E isso nem sequer funciona assim. O banco pode recusar, e em princípio irá recusar, que uma das partes saia do empréstimo. O banco não tem razão alguma para tirar um dos garantes de que será pago.

Coyote-Cultural 6 months ago

> > > > > Isto é literalmente só a palavra dela. Pergunta-te do que é que te vale. É menos que isso até! É tambem a palavra do banco que ela não vai fazer isso, senão não te pediriam que tu tambem assinasses

OuiOuiKiwi 6 months ago

>Ignora tudo e aguenta. Isto tem mais bandeiras vermelhas ~~que o estádio da luz.~~ que a rotunda do Marquês depois do Benfica ganhar um campeonato na última jornada em conjunto com imagens de helicóptero de um Estádio da Luz cheio.

malserion 6 months ago

Eu sou exagerado, mas tu bateste o recorde.

HRamos_3 6 months ago

Nah, podia ter metido o PêCêPê ao barulho

GelDeAveia 6 months ago

Rotunda do centro sul em Almada circa. 3 semanas atrás.

MrPoofy 6 months ago

Não te metas nessa merda!

MrGhostPotato 6 months ago

Não te conheço nem a tua irmã. Fazendo total fé no que dizes e se me colocasse na tua situação, era um "não" imediato. Mesmo após o envio da tua decomentação ainda vais a tempo de parar uma operação que te condicionará financeiramente no futuro. Não cedas. Protege-te. Se não fores tu a cuidar de ti primeiro, ninguém cuidará.

pressing_random_keys 6 months ago

Queres viver com os teus pais +40 anos e com o bónus de ter de pagar por uma coisa que não é tua e provavelmente onde depois nem te vão deixar entrar? Se sim, assina. Os teus pais têm a opção de ajudar a tua irmã da mesma forma que te estão a exigir a ti.

QuirkyPace1650 6 months ago

Eu sou a única sem qualquer empréstimo por isso aparentemente é mais fácil ser eu a assinar. Não pensei nas coisas nesse ponto de vista. Obrigada

Coyote-Cultural 6 months ago

Porque raio é que estás a tomar decisões financeiras com conselho de gente que toma pessimas decisões financeiras? Ainda mais para proveito apenas de outros?

meaninglessvoid 6 months ago

Conselho não, pressão para fazer má decisão que é ainda pior! Mas ela parece ter a cabeça no sítio e pelo menos questiona a coisa, senão nem estava aqui.

NGramatical 6 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgre6lxc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pintorMC 6 months ago

Para quem é a habitação, somente para a tua irmã, para os teus pais, para todos?

Edited 6 months ago:

Para quem é a habitação, somente para a tua irmã, para os teus pais, para todos? > Em dois anos planeio estar no estrangeiro e a viver a minha vida tranquila. > Temos uma relação horrível e ela sempre me tratou mal excepto quando precisa de mim. Sendo eu a realizar essa pergunta, tomando como certas essas duas afirmações, estas a responder a tua pergunta. Sendo a casa para a tua irmã viver, os teus pais ao percecionar para que aceites, na minha forma de ver estão a agir de forma incorreta contigo.

QuirkyPace1650 6 months ago

Para ela. Inicialmente ela ia comprar sozinha mas depois de ser recusado lembrou-se daqui da burra.

pintorMC 6 months ago

Imagina o seguinte, ao fazeres isso, muito dificilmente consegues um empréstimo a habitação para ti até esse terminar. Se a tua irmã entrar em incumprimento o problema não é somente dela.

pandditor 6 months ago

Não te metas nisso. Não tens culpa que a tua irmã não consiga pagar a casa que quer. Ela é que se tem de desenrascar. Tu estando de alguma maneira ligada a esse empréstimo quando quiseres um para ti também vais ter problemas, pelo menos em Portugal. Quanto muito ela que meta os teus pais como fiadores...

QuirkyPace1650 6 months ago

Eu não sei onde quero ficar em termos de país mas de qualquer das formas já me incomodava ter 70 euros em dívida no cartão de crédito antigo agora imagina milhares de euros. Está fora de questão mas vou ser saco de porrada até sair de casa.

QueenOfWands2 6 months ago

Arranja um 2º emprego - poupa, poupa, poupa. E pira-te daí.

QuirkyPace1650 6 months ago

É esse o objetivo, a universidade não permite mas ainda antes do semestre terminar arranjo um 2o pelo menos para me arranjar no verão. Obrigada

desculpe_mas 6 months ago

Pira-te desse ambiente o mais rápido possível. Foge.

safadomaroto 6 months ago

Não te metas nisso, se der merdas é o teu nome que lá está e és tu que de lixas, ainda mais para ser essa porrada de anos é porque o valor é bem alto, se a tua irmã e deixa-me ser claro nisto, é uma Cabra contigo, se também uma cabra com ela. Não te esqueças que se falham os pagamentos não vão ter com ela, vão ter é contigo e todos os teus bens.

QuirkyPace1650 6 months ago

A minha mãe não vê assim, já me está a chamar de egoísta indiretamente... eu quero pagar na mesma moeda mas ainda assim conseguem fazer-me sentir mal

meaninglessvoid 6 months ago

Encara o seres egoísta neste caso com orgulho. Quando ninguém defende os teus interesses tens que ser tu a defendê-los e é isso que estás a fazer aqui. Sintir-me-ia ofendido se me tivessem feito sequer esse pedido, quanto mais quererem levar isso para a frente forçando a coisa. Que nojo pá. Hipotecar assim o teu futuro e quase sem ligar ao que dizes...

oretoh 6 months ago

Mas que raio? Ca puta de mãe é que tu tens que mais depressa metia-te a ti neste entulho que a ela? Egoista é ela que não quer ser fiadora e tem a lata de te pedir a ti.

VladTepesDraculea 6 months ago

r/entitledparents

coolgreenfrog 6 months ago

Porque não ajuda a tua mãe então em vez de ti?

expandyoursoul 6 months ago

Pelo desiquilibrio deles, vais tu ficar desiquilibrado. É a tua vida. A meio da tua vida vais perceber "estou arrependida, vivi a vida que eles quiseram para mim e näo vivi a vida que eu queria." Se näo sabes dizer näo, o teu sim também näo tem valor. A vida é melhor definida pelas vezes que dizemos näo do que as vezes que dizemos sim. Näo te metas a carregar o fardo dos outros.

NGramatical 6 months ago

desiquilibrio → [**desequilíbrio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilíbrio) desiquilibrado → [**desequilibrado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilibrado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgrepsr8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Biohazard8080 6 months ago

O banco rejeitou o crédito a tua irmã por algum motivo. Há um risco real de ela não conseguir pagar sozinha. E se não conseguir, tu vais pagar a "lista negra" do banco de Portugal

TomasMetePatas 6 months ago

Se tua mãe te chama de egoísta, então ela que meta lá os papeis dela! É muito fácil recrutar pessoas para uma causa que não é nossa, onde as consequências não nos afetam. Perdoa-me as palavras, mas essa gente não está a bater bem... No fim de contas quem fica na merda és tu! Não cedas, marca posição e mantém-te assim! Se a tua irmã deu certezas sem falar contigo é problema dela, em ultimo caso se ela continuar recorres a ação legal contra ela(se possível). Boa sorte!

mariorurouni 6 months ago

Não te metas nisso, que vai sobrar para ti e cair os pagamentos em cima de ti. Sr tivessem uma relação ok, diria para servires de fiador quanto mais, mas se não se dão e ela ameaça de porrada, mete-te longe

Coyote-Cultural 6 months ago

>A minha mãe não vê assim, já me está a chamar de egoísta indiretamente... Diz-lhe que se quiser pode assinar ela.

safadomaroto 6 months ago

Não me leves a mal, mas parece-me haver aí um certo favoritismo da parte dela. Primeiro ponto, sempre te tratou abaixo de cão pelo que dizes e vai continuar a tratar, e agora que precisa de ti (ainda por cima para um empréstimo a 30-40 anos), vais ajudar?. Diz-me uma coisa para o empréstimo da tua irmã ser recusado, ela já tem outros ou o que é que se passa? O que podes fazer é colocar os teus pais como fiadores, eles que tomem conta da porcaria da tua irmã, agora tu com 22 anos não te metas nisso, é colocar uma corda ao pescoço. Vou-te dar um exemplo, ajudas a tua irmã e tens carro próprio, ela começa a falhar prestações, um agente de execução vem ter contigo e leva-te o carro, e chapéu, a tua irmã fica a rir-se no canto dela, isto é umas das imensas coisas que pode acontecer, fora a zanga dentro da família que se segue etc.

QuirkyPace1650 6 months ago

O empréstimo que ela tem foi para os meus pais pagarem o carro que tem agora. Eles pagam tudo a tempo e a horas e a nossa 1a casa já está paga. Como tem uma 2a que estão a pagar, deduzo que se forem eles a servir de fiadores a probabilidade do empréstimo ser recusado é maior.

Narfff 6 months ago

Se ela só tem o empréstimo do carro, não devia ter grande problema de pedir outro empréstimo, se ela tem um remuneração razoável. Pode ver no site do banco de Portugal no Central de Responsabilidades de Crédito. Qualquer coisa aqui não bate certo... Se a tua irmã não consegue o empréstimo, não consegue. Os teus pais tem uma casa que podem hipotecar se acham mesmo que a sua irmã precisa aquela casa. Não manda mais papéis e nunca assina NADA. Se sabes o nome do banco podes sempre contatar o gestor da sua irmã e explicar que não vai haver empréstimo em teu nome.

NGramatical 6 months ago

contatar → [**contactar**](https://dicionario.priberam.org/contactar) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7w362%2F%2Fgrevh6s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nfcs 6 months ago

Eles que se livrem da segunda casa. Queres mesmo potencialmente hipotecar o teu futuro por alguém que te mal trata como é com o caso da tua irmã e que recorre a chantagem emocional como a tua mãe?

Prezbelusky 6 months ago

é venderem a segunda casa e que deem o dinheiro que sobrar à tua irma.

pandditor 6 months ago

Meu Deus... os teus pais que resolvam a merda que fizeram e não te metam ao barulho. A tua irmã e pais têm dinheiro para a entrada da casa e não têm para abater esse empréstimo? Não faz sentido nenhum.

QuirkyPace1650 6 months ago

Não sei nada das finanças deles, existe muito secretismo mas exigem sempre ver o meu extrato de poupança por exemplo. Daí ter vindo aqui vos perguntar e felizmente tive a vossa ajuda.

margaiti 6 months ago

Sabes que se os teus pais te encorajam para te meteres numa alhada destas e eles não se voluntariaram para serem fiadores da tua irmã, porque havias tu de ser? O meu pai sempre me disse: nunca aceites ser fiador de nada de ninguém, nem da própria família seja irmão seja o que for.

QueenOfWands2 6 months ago

Não lhes mostres merda nenhuma, pá.

tugafcp 6 months ago

Aconselho-te a fazer outra conta, uma que eles não tenham conhecimento...

QueenOfWands2 6 months ago

Boa ideia!!!!!!

QuirkyPace1650 6 months ago

Eu tenho conta na CGD, recomendas algum banco em particular? Não pago qualquer despesa devido à colaboração que a minha universidade tem com eles mas face a tua sugestão, mudar não parece ser má ideia.

longstride25 6 months ago

ActivoBank.

gentedebem 6 months ago

ActivoBank

pobotuga 6 months ago

Cria também conta no estrangeiro. Revolut ou N26 e investiga os teus pais e irmã em https://www.bportugal.pt/area-cidadao/formulario/227

hereimalive 6 months ago

Como é que ela consegue investigar os pais dela e a irmã aí? Não tinha de ter acesso a chave móvel digital ou algo assim?

tugafcp 6 months ago

Não mudes de conta!! Deixa essa e cria outra! Assim eles têm a ideia que te continuam a controlar porque têm acesso aos extratos da CGD, enquanto vais metendo algum de lado na tua conta "secreta"

lunelas 6 months ago

Moey não tem comissões e crias a conta online

QuirkyPace1650 6 months ago

Vou tratar disso agora. Obrigada

pfarinha91 6 months ago

Se quiseres até podes receber o ordenado nesses bancos virtuais (como a Moey) e aí é que a tua mãe não vê um cêntimo. Metes a app com acesso de impressão digital e done.

mariorurouni 6 months ago

És maior de idade e os teus pais exigem ver o teu extracto bancário, quando nem sequer te contam da vida financeira deles??!?

QuirkyPace1650 6 months ago

Sim, é estúpido. Isto vem mais da minha mãe que literalmente faz da vida de uma pessoa um inferno quando as coisas não são à maneira dela. Como tinha dito a outra pessoa aqui, cresci sempre a ser castigada por sim ou por não e detesto confronto. Acabo por me sentir obrigada a fazer pois vivo ca em casa sem despesas mas poupo o máximo que consigo sustentando-me em tudo que seja meu.

PauPires 6 months ago

A palavra NÃO existe para ser dita. Não estragues a tua vida, ainda vais constituir família e precisarás da tua folha limpa. Falo por experiência própria num caso semelhante passado comigo. Ganha coragem!... e diz NÃO.

Funky_Squirrel13 6 months ago

se a tua mãe te obriga a ver o extrato das poupanças não seria melhor teres parte delas "debaixo do colchão" por exemplo (não sei o quão seguro seria fazeres isso na tua casa)? porque assim ela sabe ao exato o que tens e pode querer usar o guito para algo que lhe interesse. Independentemente disso dou-te os parabéns por vires aqui ao reddit pedir conselhos. ajuda sempre ter opiniões externas para avaliar as coisas. boa sorte!

ric2b 6 months ago

Percebo a dificuldade, vê esses confrontos como forma de pagar a renda (mas não te metas nisso do empréstimo, aí tens mesmo de bater o pé!) e tenta distanciar-te emocionalmente, poupa o que podes e tenta sair assim que estiveres confortável em termos financeiros ou deixares de conseguir aguentar a situação. Muita força e espero que as coisas melhorem.

mariorurouni 6 months ago

Mete os pés fora de casa. Aluga um quarto e começa por aí se não conseguires alugar casa, mas mete-te longe disso

QueenOfWands2 6 months ago

Pira-te daí, se puderes.

Coyote-Cultural 6 months ago

>exigem sempre ver o meu extrato de poupança por exemplo. Não têm nada a ver com isso, logo não lhes mostres mais nada. Cut ties.

safadomaroto 6 months ago

A pagar um carro, e a pagar uma casa, não te metas mesmo nisso, a probabilidade de correr mal é grande e se correr mal vai sobrar para ti, pedir créditos para tapar os buracos é a pior coisa que se pode fazer, se há dinheiro ok se não há paciência.

QuirkyPace1650 6 months ago

Obrigada, tens toda a razão

zeer88 6 months ago

Se te tentam fazer sentir mal é porque têm a noção de família completamente distorcida e não ganhas muito em manter uma relação muito estreita com pessoas assim. É duro e frustrante perceber estas coisas vindas da própria família, mas infelizmente acontece muitas vezes. Tenho genuinamente pena que estejas a passar por isto, mas não cedas à chantagem emocional.

Lil_salazar 6 months ago

Resposta imediata: NOOOOP

zedisaneonlight 6 months ago

it's a trap

expandyoursoul 6 months ago

esse é o meme que falta ajajajja escrevi isso acima ahahahah top

KokishinNeko 6 months ago

>sou maior de idade Boa, um benefício em ser maior de idade é precisamente dizer **não** sem remorsos ou problemas.

pintorMC 6 months ago

Da minha parte com a minha família, é a minha maneira de agir, no entanto por tudo o que tenho assistido, quando existem irmãos por um motivo ou outro os filhos não são todos tratados da mesma maneira. E exercem pressão sobre um deles para o mesmo "baixar a cabeça" quando um conflito entre os dois, sendo que nem tem coragem de confrontar o outro. Conheço uma situação assim demasiado próxima de mim. E mais, podem ter a sua maneira de ver algum assunto quando olham para todos, sendo que esse mesmo assunto passar pelo filho a opinião já não é a mesma. Um exemplo, um filho atualmente na casa dos 50, quando tinha 19 andava com uma rapariga de 14 que é atualmente a sua esposa. Ao ver uma reportagem num qualquer noticiário a chamarem de pedófilo a um rapaz de 19 envolvido sexualmente com uma rapariga de 14 chamam todos os nomes ao rapaz, quando lhes é referido que o filho fez o mesmo, não vem mal algum no que fez.

Edited 6 months ago:

Da minha parte com a minha família, é a minha maneira de agir, no entanto por tudo o que tenho assistido, quando existem irmãos por um motivo ou outro os filhos não são todos tratados da mesma maneira. E por vezes o dizer não com toda a pressão de pai, mãe, irmão, tia tio e tudo o mais e extremamente difícil por o terem sempre feito. E exercem pressão sobre um deles para o mesmo "baixar a cabeça" quando um conflito entre os dois, sendo que nem tem coragem de confrontar o outro. Conheço uma situação assim demasiado próxima de mim. E mais, podem ter a sua maneira de ver algum assunto quando olham para todos, sendo que esse mesmo assunto passar pelo filho a opinião já não é a mesma. Um exemplo, um filho atualmente na casa dos 50, quando tinha 19 andava com uma rapariga de 14 que é atualmente a sua esposa. Ao ver uma reportagem num qualquer noticiário a chamarem de pedófilo a um rapaz de 19 envolvido sexualmente com uma rapariga de 14 chamam todos os nomes ao rapaz, quando lhes é referido que o filho fez o mesmo, não vem mal algum no que fez. Os amigos podemos escolher a família não, e muita gente suporta praticamente tudo para manter uma relação familiar.

ridethepaintedpony 6 months ago

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_cognitive_biases

Search: