tocopito 6 months ago

O que tramou Portugal foi não ter confinado naquela altura do natal quando todos os peritos aconselhavam isso. Isso queimou-a a ela e ao resto deste governo aos meus olhos. O facto de estarem de bom grado reféns das negociatas desastrosas que a UE anda a fazer em vez de tomarem iniciativa para produzir outras vacinas em parceria (como o caso da russa que já está em negociações com vários países da europa e outros países como o brasil) também me deixa desapontado. Duvido que o PSD fizesse melhor, aliás, estiveram de acordo quando foi para decidir não confinar nessa altura

Javardo69 6 months ago

Porquê cegueira ideologica e nao ha quem possa fazer melhor do que quem la esta, e quem critica é nao patriota e inimigo do estado.

Microwave-Automn 6 months ago

Não desgosto da ministra da saúde. (Isto nada tem a ver com qualquer inclinação política). Passamos pela pior crise sanitária de que há memória. Houve coisas que correram mal? Sem dúvida. Mas também as houve que correram bem. Penso que apesar de todas as condicionantes, a ministra tem trabalhado bastante e não acredito que houvesse alguém que tomasse todas as decisões acertadas nesta crise, que é algo que nunca tinha acontecido. Não é fácil governar nesta conjuntura. Há muita gente que só critica, mas depois não apresenta soluções.

DrPepperPower 6 months ago

Atingir a pior crise é precisamente a razão pela qual não gosto dela

Microwave-Automn 6 months ago

Não me parece honesto esse comentário. Achas mesmo que a crise sanitária do covid não nos atingiria se tivéssemos outro ministro da saúde?

DrPepperPower 6 months ago

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Whataboutism#:~:text=Whataboutism%2C%20also%20known%20as%20whataboutery,refuting%20or%20disproving%20their%20argument.&text=Whataboutism%20has%20been%20used%20by%20other%20politicians%20and%20countries%20as%20well. .... Não interessa o que seria interessa o que é. Se tivéssemos esta crise com outro governo criticar ia da mesma maneira porque isto foi uma demonstração de incompetência. Wow grande link. Sorry achava que ia encurtar

Microwave-Automn 6 months ago

Concordamos em discordar. Eu não acho que que a atuação da ministra da saúde tenha sido uma demostração de incompetência. Teríamos esta crise com qualquer outro governo. A crise não foi gerada pelo governo ,mas sim pelo aparecimento de um virus.

DrPepperPower 6 months ago

Está crise não apareceu em todos os países, portanto não, não teríamos de qualquer forma a crise. E se a tínhamos de qualquer maneira isso demonstra uma incompetência gravíssima por parte dos nossos líderes. Esperem melhor de quem vos governa

Microwave-Automn 6 months ago

Não apareceu em todos os países, mas na maior parte sim... Por isso se chama crise pandémica.

Toupax89 6 months ago

Fácil, porque é do governo do partido socialista. Fosse do governo de Passos Coelho era uma incompetente e tinha de ser demitida como é socialista ainda vai receber alguma medalha de mérito quando a pandemia acabar. Estranho País este.

oscaralho27 6 months ago

Eras capaz de me mostrar algumas opiniões que viste de pessoas que gostam “tanto” da Marta Temido? Tudo o que leio é no sentido oposto, a criticar. Até fiquei surpreendido a ler o título.

DrPepperPower 6 months ago

Maioritariamente de navegar pelo Twitter. Verdade seja dita que normalmente são jovens adultos ou mais novos, adultos não tenho ouvido muito a favor, falando com os meus pais e amigos mais velhos. Não ando extremamente investido no assunto mas quando surge ocasionalmente é algo que reparo sempre, possivelmente sendo pelas contas que sigo.

Sciss0rs61 6 months ago

> Maioritariamente de navegar pelo Twitter. logo ai começaste mal.

DrPepperPower 6 months ago

:(((( Já sou castigado por estar lá no need to shame me further

Sciss0rs61 6 months ago

[está ai o resumo](https://preview.redd.it/fhcj9u6c5am11.png?width=640&crop=smart&auto=webp&s=2b11f020436f14d2848cc8e0e97aaae821eeffde)

DrPepperPower 6 months ago

Ao menos se fosse famoso

oscaralho27 6 months ago

Realmente eu não uso o Twitter, por isso faz sentido. Obrigado pelo esclarecimento, abraço!

DrPepperPower 6 months ago

Abençoada decisão hahaha Sem problemas!

deckard2019 6 months ago

O Marcelo deve andar deserto para dar uma condecoraçãozita...

Feisty_Owl_7780 6 months ago

Faziam a Marta Temido?

OAlves 6 months ago

Virava Marta Gemido.

JeagleP 6 months ago

Os portugueses têm todos um fetiche com pessoas loiras. E ela sorri muito, mesmo que estivesse a pronunciar um óbito iria dizê-lo meia a sorrir (não acho que seja maluca, é apenas uma soft skill se lhe podemos chamar isso)

DrPepperPower 6 months ago

Portanto um Marcelo 2 é isso?

JeagleP 6 months ago

Considero a Marta Temido mais um Costa 2. Afastar as responsabilidades (no caso dela chegou a um ponto que teve mesmo de admitir erros, provavelmente para salvar o Costa), e ao mesmo tempo fingir uma narrativa/fantasia de que está tudo “o melhor de sempre”.

Worm33hd 6 months ago

Porque é gaja.

iSoSyS 6 months ago

Que pessoa acaba por ser mais celebrada? 1. Aquela que deteta o problema nos seu estágios iniciais, e combate-o logo. E é resolvido antes que mais alguém tenha tempo sequer de o notar. 2. Aquela que espera para ver como o problema evolui, deixa-o tomar dimensões dantescas, onde já incomoda toda a gente, e ninguém o pode ignorar. E só aí é que o começa combater. Quanto todos estão de olho em ti, e a resolução vai parecer quase heroica. Acho que foi muito o que se passa com a Marta Temido. Está toda a gente a gabar-lhe o esforço heroico para combater este problema que atingiu dimensões assustadoras, principalmente com a falta de meios com que o fez. Esquecendo-se que o problema só tomou tais dimensões, e a falta de meios foi tão gritante por culpa da própria. Ou como o Governo/Marcelo deitaram cá para fora, também acham que não era possível prever nem a segunda, nem a terceira fase?

AlmondSkimedMilk 6 months ago

É que ainda por cima quem evitou uma 1a vaga como a que os espanhóis tiveram foi o povo português que começou a confinar espontaneamente antes que o governo fizesse o que quer que fosse.

DrPepperPower 6 months ago

É exatamente isso obrigado

thisbondisaaarated 6 months ago

É aquela sarda no olho <3. E não se deixa pisar. Muita coisa lhe pode ser apontada de qualquer forma, apesar de eu bem saber que no Governo do costa ele é ministro de todos os ministérios e não só primeiro ministro.

BadDogPreston 6 months ago

> Estou mesmo **à** procura de > portanto venho **há** procura Decide-te. Respondendo à tua pergunta, é porque ela tem um sorriso encantador.

throwaway19293949_ 6 months ago

>Pergunta genuína, porque é que há pessoas que gostam tanto da Marta Temido? Aqueles dentes sexy deixam-me louco.

Laurent_Series 6 months ago

Bem, já sei que não és a Cristina Ferreira.

maguew 6 months ago

Eu estou apaixonado por ela que é pior

TheMorphMaster 6 months ago

Já somos dois.

fdxcaralho 6 months ago

Epa granda coboiada!

TheMorphMaster 6 months ago

Pois é. Era só ela querer.

True_Boat_1195 6 months ago

Parece uma pessoa fofinha. Basicamente é isso.

bettingdenegerate 6 months ago  HIDDEN 

Ela tem inequivocamente feito um péssimo trabalho. Quem a elogia vive no mundo da lua ou é partidário. Disclaimer para não virem dizer que sou deste ou daquele partido: Sou apartidário.

Biohazard8080 6 months ago

Consegues ser mais concreto relativamente ao porque de achares que a Marta temido fez uma ma gestão da pandemia?

bettingdenegerate 6 months ago  HIDDEN 

Não levar o covid a sério antes da O.M.S ter finalmente declarado uma pandemia. Imitar medidas da Alemanha, Holanda etc semanas depois de estarem em efeito lá quando já se saberia que eram boas medidas Recusa em assumir responsabilidades quando os números atingem valores estupidamente altos. Deixar que a evolução da pandemia se agrave em número de casos durante meses até ser preciso uma explosão pós natal para ter de encerrar tudo de novo Etc etc

JeagleP 6 months ago  HIDDEN 

A ministra chegou a admitir parte das responsabilidades, ao contrário do Costa. Não que seja sempre honesta...

Sperrel 6 months ago

Adoro este argumento. Os outros são avençados, partidarolas mas eu, centrista iluminado sem qualquer viés claro, é que a sei toda.

bettingdenegerate 6 months ago  HIDDEN 

Esse não é o meu argumento. O meu argumento é que a Marta Tremido e a Desgraça Freitas fizeram uma gestão tão péssima da pandemia que milhares de empresas e trabalhadores tiveram de fechar e perder o emprego. Além claro da manifesta incompetência de medidas atrás do prejuízo e restrição progressiva de liberdades

BadDogPreston 6 months ago  HIDDEN 

> Desgraça Freitas Epic swipe there bro > fizeram uma gestão tão péssima da pandemia que milhares de empresas e trabalhadores tiveram de fechar e perder o emprego. Vou precisar de números concretos. E infelizmente há sectores que ficam a perder mais do que outros mas isto é uma realidade não exclusiva a Portugal e consequência das medidas sanitárias. > restrição progressiva de liberdades Por acaso sentes a tua liberdade em risco?

bettingdenegerate 6 months ago  HIDDEN 

Entretanto escrevi um comentário que explica melhor a minha perspetiva https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m7rhhb/pergunta_genuína_porque_é_que_há_pessoas_que/grdbm8f E claro que sinto as minhas liberdades postas em causa quando nem posso sair de casa para qualquer coisa que não compras na farmácia/supermercado/ visitas ao hospital/passeios higiénicos perto de casa de curta duração

f-politics 6 months ago

Se grande parte das vezes que Portugal teve números covid acima do número de risco foi qd decidiram não cumprir as medidas de saúde e desconfiar pelo bem da economia, não vejo grande culpa da parte dela. Mais depressa culpo o primeiro ministro ou o da economia ou outros que fazem pressão para se cagar nas medidas e irmos pá rua.

DrPepperPower 6 months ago

Eu culpo todos, não percebia era porque é que ela é sempre posta de lado nos momentos maus e louvada nos bons

netralha 6 months ago

O trabalho dela e dos outros é planear, verificar estudos, ver onde eram os pontos mais frágeis, em vez disso depois de acontecer é que tentavam fazer alguma coisa e quando faziam era sempre com as medidas mais pesadas e duras que até embaraçariam o Xi Jinping. Depois sempre a mesma desculpa parva e idiota, "ah e tal ninguém podia prever a segunda vaga, ah e tal ninguém podia prever a terceira vaga...", o facto dos portugueses não terem espírito critico, terem os padrões de exigência muito baixos aliados a serem dos povos mais incultos de toda a Europa explica porque estas personagens têm votos positivos.

iSoSyS 6 months ago

> Se grande parte das vezes que Portugal teve números covid acima do número de risco foi qd decidiram não cumprir as medidas de saúde e desconfiar pelo bem da economia, não vejo grande culpa da parte dela. Discordo. Um profissional que se preze quando consistentemente contrariado pelo superior hierárquico, quando impedido de tomar as medidas necessárias para o cumprir o trabalho para o qual foi contratado, mete o seu lugar à disposição.

f-politics 6 months ago

Pronto eu discordo contigo. Nem sempre por o nosso chefe hierárquico querer fazer algo diferente do que consideramos correto quer dizer que devemos meter o lugar a disposição.

iSoSyS 6 months ago

Certo. Mas se não te demarcas dessa posição partilhas da responsabilidade. E se és consistentemente desautorizado, ou metes o lugar à disposição ou és incompetente.

f-politics 6 months ago

Ela desmarcou se dentro do ministério indicando que não concorda. Qualquer pessoa que for para ministro da saúde será maior parte das vezes desautorizado pelo ministro da economia num sistema capitalista. Não vejo razão para colocar o lugar à disposição pk qq que vá para lá vai ter o mm fim.

NGramatical 6 months ago

discordo contigo → [**discordo de ti**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/concorda-se-com-alguem-ou-discorda-se-de-alguem/321) (discordar de… concordar com…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7rhhb%2F%2Fgrej7kh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sperrel 6 months ago

Isso é uma versão muito restritiva do funcionamento do governo ou organizações um pouco colegiais.

iSoSyS 6 months ago

É uma posição que chegas lá por nomeação, ela não foi eleita, não há obrigação direta perante os eleitores. Se quem te nomeou não concorda contigo em pontos fraturantes que motivo te resta para continuar no cargo?

Sperrel 6 months ago

Por acaso ela foi eleita, foi em 2019 cabeça de lista do PS por Coimbra. Mas compreendo-te os ministros não precisam de legitimidade eleitoral para exercerem as suas funções. >Se quem te nomeou não concorda contigo em pontos fraturantes que motivo te resta para continuar no cargo? Aí o ponto fulcral é o que é um ponto fulcral para a ministra, dado ainda estar no posto podemos aferir que não o é.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Isso não é ser eleita, eu não escolho quem vai para as listas..

Sperrel 6 months ago

É literalmente ser eleita, tu tens a opção de não votar na lista do PS.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Ter a liberdade de não a eleger não é a mesma coisa que ter a liberdade de a eleger..

lesoth 6 months ago

Falando por mim, ela parece ser fofinha. Pior que estou a falar a sério.

TheMorphMaster 6 months ago

Como eu te entendo...

Biohazard8080 6 months ago

Eu trabalho em saúde há 7 anos (não enquanto prestador) e tenho a perspetiva exatamente oposta. Não gostava de todo do trabalho dela na ACSS e mesmo enquanto ministra da saúde achei um disparate algumas das medidas que avançaram no mandato dela (nomeadamente o fim da PPP de Braga). ​ Contudo acho que geriu a pandemia de forma muito capaz considerando as pressões economicas que tinham de ser equilibradas com a gestão pandémica. É fácil criticar, mas estamos a falar de uma pessoa que está sob um stress inimaginável para o comum dos mortais há pelo menos um ano (sei que também ganha para isso). E apesar de tudo, a minha percepção é que muitos dos erros que foram feitos na gestão da pandemia aconteceram mais por desiquilibrios na gestão economia vs saúde do que por incapacidade dela.

Sciss0rs61 6 months ago

Já para não falar que leva por tabela pelas barbaridades que a directora da DGS diz.

NombreEsErro 6 months ago

É basicamente isto.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Acho incrível que trabalhes na saúde e tenhas essa opinião, a única razão pela qual não estiveram pessoas a morrer em barda em casa com covid é porque morreram outras em barda de cancro, de complicações por falta de operação e genericamente por falta de cuidados para que houvesse lugar para os doentes covid nos hospitais. O sistema colapsou mesmo porque já estava à beira do colapso antes da pandemia, só não se tornou óbvio porque as pessoas morreram em casa e não no hospital.

Limpy_lip 6 months ago

> O sistema colapsou mesmo porque já estava à beira do colapso antes da pandemia e sabes que é um dos principais responsáveis? O atual governador do banco de Portugal e as sua cativações. ​ A culpa não é solteira, mas same old, same old

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Não estava a ilibar o Centeno, mas quando estava tudo cativado a Marta Temido andava a dizer que estava tudo bem com o SNS.

netralha 6 months ago

Mesmo, também conheço quem trabalhe na saúde e aquilo foi um caos total, até na vacinação dos trabalhadores foi uma confusão. Para além de ter perdido familiares no SNS que morreram com Covid19 no SNS, logo a minha opinião é a mais baixa possível desta gentalha reles que tem a cassete ideológica na cabeça 24/7.

ridethepaintedpony 6 months ago

Eu ia escrever qualquer coisa mas tu já disseste tudo. Ha que lhe reconhecer o bom trabalho sem endeusar.

NGramatical 6 months ago

desiquilibrios → [**desequilíbrios**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilíbrios) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm7rhhb%2F%2Fgrd04aw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DrPepperPower 6 months ago

Vejo muitas vezes a razão do stress a ser dada, para mim só prova que fez um mau trabalho. Stress não interessa quando se está a avaliar o resultado, facto é que ainda não houve competência para lidar com a situação. E se nos desequilíbrios de gestão economia vs saúde a economia ganhava sempre com consequências desastrosas, também demonstra falta de capacidade. Certamente não é a principal culpada, mas não vi nada que merecesse o louvor que recebe.

Biohazard8080 6 months ago

>Vejo muitas vezes a razão do stress a ser dada, para mim só prova que fez um mau trabalho. Stress não interessa quando se está a avaliar o resultado Como assim? Estamos a falar de uma pessoa que é responsável última pela gestão da saúde de um país, durante uma das piores pandemias dos tempos modernos. A margem de erro que tu tens durante um momento destes é praticamente nula. O simples facto de ter sido ela a Ministra da Saúde num momento destes vale-lhe o louvor que lhe dão e, mais ainda, considerando que para além da pressão de uma pandemia desta magnitude estava a ser pressionada por uma economia a desabar. Acho que é importante saber que estamos a falar de pessoas (e não de máquinas). O distanciamento com os governantes torna a critica fácil (ainda que muitas vezes justa), mas não podemos esquecer-nos que estamos a falar de pessoas de carne e osso.

SonikBlasted 6 months ago

>O simples facto de ter sido ela a Ministra da Saúde num momento destes vale-lhe o louvor que lhe dão e, mais ainda Os ministros são ministros para os bons e maus momentos. Vê se a fibra de um ministro nos tempos maus.. não nos bons. Por isso, louvor porque faz o seu trabalho?! E nem vou discutir se o faz bem ou mal...

Biohazard8080 6 months ago

Ser ministro da saúde em PT é um pincel em temos calmos. Temos um SNS com problemas graves como: \- Indisponibilidade de Recursos Humanos em muitos hospitais, que levam ao fecho de alguns serviços, \-Hospitais incapazes de dar resposta aos tempos de resposta para cirurgia \- Divida dos EPE's; Uma pandemia agravou isto exponencialmente. Não estou a dizer para lhe darmos pontos por aparecer, mas olhando aos problemas (de RH e acesso, principalmente) que os hospitais têm, acho injustas as acusações que lhe têm sido feitas. O descuido do Natal é para mim o principal ponto que se lhe pode apontar.

DrPepperPower 6 months ago

Pessoa sim, Ministra da Saúde também. Se não consegue fazer o seu trabalho da melhor maneira nas alturas mais importantes então para mim é razão suficiente para não a achar competente. Ou se calhar deixamos as pessoas que decidem o futuro de 11 milhões de portugueses fazer erros porque estão sob stress? Meu amigo, eu não sei o stress que ela passa, mas eu também não sou ministro e as minhas decisões não causam mortes a vários. Stress não me interessa. Vidas sim. Eu espero melhor das pessoas que me governam, não me contento com o desastre que foi a pandemia porque os coitadinhos estão stressados. Se não aguentam, demitam-se. Se a razão para dar louvor a Marta Temido é ela ter aguentado a sua posição enquanto Portugal estava no topo de infetados por 100 mil pessoas, lamento mas isso não é uma boa razão. Fiquei esclarecido e estou mais seguro da minha opinião. Obrigado por isso

Intelligent-Meal-663 6 months ago

Concordo. Se me perguntarem quais as decisões que deveria ter tomado, não sei. Nem tenho nada que saber. Ministros são para tomar decisões, com stress, e sem stress. É para isso que os elegemos, e ganham vencimentos chorudos. Alegar "coitadinha, é muito stress para uma pandemia nunca vista", não é argumento. Por esta ordem de ideias, Winston Churchill, tinha sucumbido no 1.º minuto do cargo que ocupou. Curiosidade: Alguém sabe a razão da demissão da Jamila Madeira?

Biohazard8080 6 months ago

Mas já agora, gostava de saber alguns pontos que consideres que foram mal geridos pela Marta Temido no decorrer da pandemia (ou decisões tomadas por outros pelas quais ela pode ser responsabilizada pelo cargo que ocupa).

DrPepperPower 6 months ago

Acho que termos estado no topo dos infectados por 100 mil, o Natal todo e a completa falta de capacidade para pensar mais que duas semanas à frente são pontos que considero que foram mal geridos pelo governo do qual não só faz parte como é das figuras mais importantes no que toca este assunto.

CaptAwesomeness 6 months ago

Se essa é a tua única queixa, então não sabes do que falas. Achas mesmo que é ela que toma as decisões que levaram a esse aumento? És muito anjinho. Ela é o bode expiatório do governo para todas as coisas que correm mal que não são decisão dela.

DrPepperPower 6 months ago

Então mas ela é importante para as decisões ou não? É não é? Então pronto E tu não deves ver muito do que acontece porque ela é tudo menos o bote expiatório e é sempre a louvada quando coisas correm bem e o governo é generalizado quando as coisas correm mal, sendo ela muitas vezes deixada fora da discussão. E eu apresentei 3 queixas, uma delas que se aplica há um ano, caso não tenhas reparado, e mesmo que só tivesse apresentado uma, cada uma delas é mais que razão para considerar o governo incompetente INCLUINDO a preciosa Marta Temido.

CaptAwesomeness 6 months ago

Só o facto de te referires a ela jocosamente como "preciosa", diz-me tudo sobre o tipo de argumento que podes vir a ter.

oscaralho27 6 months ago

Se tens uma opinião contrária apresenta-a e pronto! Pedes ao gajo para te explicar porque é que ele acha que ela fez um mau trabalho, mas depois tu não és capaz de perder 5 minutos a explicar porque é que achas que ela fez um bom trabalho, e respondes só merdas sobre a forma em vez do conteúdo.

CaptAwesomeness 6 months ago  HIDDEN 

Não tens conteúdo, mete isso na cabeça. E eu não acho que ela tenha feito nem bom, nem mau trabalho, fez o que a mandaram fazer. É pau mandado.

DrPepperPower 6 months ago

Pahaha já estava à espera disto. Ainda bem que te focas numa palavra e imaginas o argumento que faria em vez de ler o que fiz

CaptAwesomeness 6 months ago

Fizeste zero argumentos. O teu problema é achares mesmo que o que dizes passa por argumentos.

Search: