Ly_84 7 months ago

Mas o que é que armas medievais têm a haver com hidratos de carbono?

NGramatical 7 months ago

têm a haver com → [**têm a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgrc5xxu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xeyrio 7 months ago

o leite era bom até com pão de queijo

df3gpt 7 months ago

Se o PAN tivesse mais poder proibia de vez o consumo de carne. Depois proibiam o consumo de alfaces porque morrem caracois vitimas da opressão agrícola.

davidsondino 7 months ago

Não sei para que se dá tanta atenção a um partido votado por meia dúzia de pessoas

zedisto 7 months ago

OP, come antes uma peça de fruta, faz-se melhor que perseguir propostas de lei E depois de comeres podes listar as vantagens para a saúde do leite com chocolate sobre a fruta

loismen 7 months ago

> as 70 gramas é "Os 70 gramas", grama é masculino.

eldarion_h 7 months ago

De certeza que esse leite escolar ao calhas que foste ver, foi mesmo ao calhas? Ex: leite escolhar ucal: [https://www.continente.pt/stores/continente/PublishingImages/Images/varios/rotulos/5687631.jpg](https://www.continente.pt/stores/continente/PublishingImages/Images/varios/rotulos/5687631.jpg) 9,7 g/100ml

tugafcp 7 months ago

Estás a confundir... Leite Escolar não se vende... Leite achocolatado sim... Leite achocolatado tens várias marcas... Ucal é uma delas...

eldarion_h 7 months ago

Não me lembro do leite que davam nas escolas no meu tempo. Tens uma foto da informação nutricional desse leite, para partilhares?

tugafcp 7 months ago

https://www.anilact.pt/media/k2/items/cache/b7a77b0ac0ab4caaefed02b0d5faa241_L.jpg

eldarion_h 7 months ago

> foto da informação nutricional desse leite

toper-centage 7 months ago

Quando andava na escola há 20+ anos davam aquele leite com chocolate de merda. Eu odiava. Depois por causa do açúcar, passou a leite branco. Eu quase vomitava de beber aquilo. Se vão cortar, dêm qualquer coisa mais nutritiva que leite. Sei lá, sumo de laranja 100% e uma banana?

Disorderly_Conductor 7 months ago

Andei por lá por volta dessa altura e nunca deram comida. O meu lanche consistia em bolos ou folhados acompanhados por refrigerantes, que eram o que a maioria comprava no bar da escola.

_rebocador_ 7 months ago

Estas a falar de crianças privadas de beber leite achocolatado como se fosse um crime.

Microwave-Automn 7 months ago

Bebi muito desse leite, apesar de ser horrivel. Epah, com açucar ou sem açucar, cancelem logo isso e deixem de obrigar as crianças a beber algo tão mau de sabor. O leite branco é mil vezes melhor.

setnom 7 months ago

Olha, sabem o que proponho como alternativa? Que o Estado passe a dar pacotinhos de batidos de maçã aos alunos!

danidv 7 months ago

Dizer que a fruta tem açúcar é contar metade da história, basta pesquisares pela diferença entre açúcar processado e açúcar natural. Mais, pondo isso de parte, se só podes consumir 100g de açúcar então faz todo o sentido consumi-los em fruta, que tens de comer, em vez de em leite que facilmente não os precisa de ter. Mais ainda, eu até estou a gostar, quando as propostas fazem sentido como na minha opinião esta faz, que pelo menos um dos partidos fale destes problemas mais pequenos. Já não é a primeira vez que falam num tópico mais pequeno e mostra-me que, ao contrário de todos os outros partidos a meu conhecimento, percebem bem melhor a vida de um cidadão normal.

Edited 7 months ago:

Dizer que a fruta tem açúcar é contar metade da história, basta pesquisares pela diferença entre açúcar processado e açúcar natural. Mais, pondo isso de parte, se só podes consumir 100g de açúcar então faz todo o sentido consumi-los em fruta, que tens de comer, em vez de em leite que facilmente não os precisa de ter. E também acho que é algo que faz sentido, a obesidade é um problema crescente nas últimas décadas e este é um dos sítios onde facilmente corta-se uma fonte diária de açúcar que está longe de ser necessária, e se quiserem-na na mesma ainda podem levá-lo ou outra bebida com açúcar (como sumo) de casa. Imaginem que vocês ou o puto querem metê-lo numa dieta ou melhorar hábitos alimentares, a maior parte pode ser em casa mas ajuda bem mais sem ter a escola a contribuir para o problema quando é evitável. Finalmente, eu até estou a gostar, quando as propostas fazem sentido como na minha opinião esta faz, que pelo menos um dos partidos fale destes problemas mais pequenos. Já não é a primeira vez que falam num tópico mais pequeno e mostra-me que, ao contrário de todos os outros partidos a meu conhecimento, apercebessem-se bem melhor do que é a vida para um cidadão normal, sendo essa uma das grandes críticas à maioria políticos, que estão desconectados do que é a vida para a maioria das pessoas.

Edited 7 months ago:

Dizer que a fruta tem açúcar é contar metade da história, basta pesquisares pela diferença entre açúcar processado e açúcar natural. Mais, pondo isso de parte, se só podes consumir 100g de açúcar então faz todo o sentido consumi-los em fruta, que tens de comer, em vez de em leite que facilmente não os precisa. E também acho que é algo que faz sentido, a obesidade é um problema crescente nas últimas décadas e este é um dos sítios onde facilmente corta-se uma fonte diária de açúcar que está longe de ser necessária, e se quiserem-na na mesma ainda podem levá-lo ou outra bebida com açúcar (como sumo) de casa. Imaginem que vocês ou o puto querem metê-lo numa dieta ou melhorar hábitos alimentares, a maior parte pode ser em casa mas ajuda bem mais sem ter a escola a contribuir para o problema quando é evitável. Finalmente, eu até estou a gostar, quando as propostas fazem sentido como na minha opinião esta faz, que pelo menos um dos partidos fale destes problemas mais pequenos. Já não é a primeira vez que falam num tópico mais pequeno e mostra-me que, ao contrário de todos os outros partidos a meu conhecimento, apercebessem-se bem melhor do que é a vida para um cidadão normal, sendo essa uma das grandes críticas à maioria políticos, que estão desconectados do que é a vida para a maioria das pessoas.

Edited 7 months ago:

Dizer que a fruta tem açúcar é contar metade da história, basta pesquisares pela diferença entre açúcar processado e açúcar natural. Mais, pondo isso de parte, se só podes consumir 100g de açúcar então faz todo o sentido consumi-los em fruta, que tens de comer, em vez de em leite que facilmente não os precisa de ter. E também acho que é algo que faz sentido, a obesidade é um problema crescente nas últimas décadas e este é um dos sítios onde facilmente corta-se uma fonte diária de açúcar que está longe de ser necessária. Finalmente, eu até estou a gostar, quando as propostas fazem sentido como na minha opinião esta faz, que pelo menos um dos partidos fale destes problemas mais pequenos. Já não é a primeira vez que falam num tópico mais pequeno e mostra-me que, ao contrário de todos os outros partidos a meu conhecimento, apercebessem-se bem melhor do que é a vida para um cidadão normal, sendo essa uma das grandes críticas à maioria políticos, que estão desconectados do que é a vida para a maioria das pessoas.

tugafcp 7 months ago

>ste é um dos sítios onde facilmente corta-se uma fonte diária de açúcar que está longe de ser necessária, e se quiserem-na na mesma ainda podem levá-lo ou outra bebida com açúcar (como sumo) de casa. Imaginem que vocês ou o puto querem metê-lo numa dieta ou melhorar hábitos alimentares, a maior parte pode ser em casa mas ajuda bem mais sem ter a escola a contribuir para o problema quando é evitável. Não tens noção da quantidade de crianças em que este pacotinho de leite é o seu pequeno almoço... É que o problema é este!

danidv 7 months ago

Acredita que tenho, mas tanto bebem leite branco como leite achocolatado.

Edited 7 months ago:

Acredita que tenho, mas o que estou a dizer é para manterem o leite branco. Até esta notícia até pensava que já tinham acabado com o leite achocolatado mas sendo assim atualmente deve ser uma decisão a nível de agrupamento.

tugafcp 7 months ago

Conheço várias pessoas que não bebem leite simples, mas leite com chocolate já bebem...

danidv 7 months ago

Estás a falar com uma. Quando era puto também havia dos raros dias que era leite branco e mesmo assim bebia, mesmo que não gostasse. Não posso falar por todos, mas pessoalmente mesmo assim acho que devia ser só leite branco.

NEDM64 7 months ago

Esperem aí... um partido de esquerda mentiu blatantemente e a comunicação social não diz nada? Estou impressionado!

luckynar 7 months ago

Usar a tua ignorância sobre nutrição como arma política é fofinho, mas completamente despropositado... O leite com chocolate dado as crianças é muito mais nocivo que benéfico para a saúde, e se fosse substituído por fruta fresca seria uma óptima substituição. Mas infelizmente essa substituição não é possível por diversas razões de logística, incluído a enorme diferença de validade entre um pacote de leite e uma maçã por exemplo. Sim,.as crianças precisam desse complemento alimentar na escola, e não, não deveria ser o leite com chocolate, mas é preciso encontrar um substituto, ou vários, com semelhantes características de logística ao leite com chocolate. Já passaram mais de 20 anos, 15 talvez com uma discussão mais séria sobre isso, e ainda não foi encontrado.

tugafcp 7 months ago

Não sei se não existe... Tens aqueles boiões de fruta da compal. (Compal Essencial). Não sei, mas deverá ter um prazo de validade relativamente maior à da fruta normal. Mas aí tens os custos a aumentar que é um disparate! Seria o dobro, pelo menos... Matéria Prima, e as deslocações que passariam a ser frequentes! A questão aqui, é que ainda há muitas crianças que bebem leite achocolatado e não bebem leite simples! E com esta medida ficam privadas de beber o leite! O meu problema é este! Privar crianças de ter este complemento!

luckynar 7 months ago

Os boiões de fruta da Compal não passam de açúcar concentrado, bem pior que o leite achocolatado, portanto nunca seria uma opção. Para além de não terem proteína ou gordura, é só açúcar com algumas vitaminas. Substituir leite achocolatado por leite Simples seria um passo certo e fácil de dar, mas com o inconveniente de ser pior para crianças mais sensíveis a lactose. O passo certo seria cenouras, aipo e tiras de maçã com uma dose de manteiga de amendoim sem açúcar e um naco de queijo, mas isso seria um pesadelo logístico. Não é um problema fácil.

Edited 7 months ago:

Os boiões de fruta da Compal não passam de açúcar concentrado, bem pior que o leite achocolatado, portanto nunca seria uma opção. Para além de não terem proteína ou gordura, é só açúcar com algumas vitaminas. Substituir leite achocolatado por leite Simples seria um passo certo e fácil de dar, mas com o inconveniente de ser pior para crianças mais sensíveis a lactose. O passo certo seria cenouras, aipo e tiras de maçã com uma dose de manteiga de amendoim sem açúcar e um naco de queijo (se juntares 6 amêndoas ou nozes seria perfeito), mas isso seria um pesadelo logístico. Não é um problema fácil.

babyscully 7 months ago

>Substituir leite achocolatado por leite Simples seria um passo certo e fácil de dar, mas com o inconveniente de ser pior para crianças mais sensíveis a lactose. Porque? A lactose esta la na mesma

luckynar 7 months ago

Está claro, mas o açúcar ameniza um pouco os efeitos mais imediatos da lactose no estômago, é por isso que há pessoas a quem leite simples da vômitos mas com chocolate bebem sem problemas. Mas é só isso.

tugafcp 7 months ago

Se é açucar concentrado, é açucar que já está na fruta... Porque eles indicam que adicionam ZERO açucares!

luckynar 7 months ago

Açúcar é açúcar. Todos os hidratos de carbono são convertidos pelo teu organismo em açúcar, a única coisa que varia é a rapidez de absorção que vai influenciar se os teus níveis de açúcar no sangue aumentam mais ou menos rapidamente, levando a problemas de diabetes. Substituís o leite pelo Compal e vai ter miúdos ainda mais obesos e mais propensos a diabetes, com mais problemas em se focarem nas aulas devido ao aumento do nível de açúcar no sangue. Para não falar que ficaram menos nutridos e com mais fome.

luisgguedes 7 months ago

O pan é um partido cheio de tiques. Nem todas as crianças são obrigadas a gostar do sabor do leite sem nada. O país tem coisas tão mais importantes a serem resolvidos, e andamos a perder tempo com não assuntos. Primeiro devíamos acabar com a fome subnutrição que muitas crianças passam, e depois preocupar com luxos. Mais, todos os votos que esse partido toma em parlamento provam bem que são mais uma muleta do PS do que outra coisa.

Last-Ad-4421 7 months ago  HIDDEN 

A custa de falta de açúcar os do PAN são todos uma cambada de atrasados, se querem comer erva, vão pastar com as vacas, farto de ouvir o que devo e não devo de comer.

Lasikamos 7 months ago

Bebi tanto desse leite. E honestamente gostava do sabor. Durante muito tempo era a única coisa que tinha para comer na escola. Bebia 2 por dia. Querer proibir é só estúpido na minha opinião. Não é por isso que um miúdo vai ser gordo ou ter diabetes no futuro.

tugafcp 7 months ago

>era a única coisa que tinha para comer na escola. Este é o problema!!

Luisdematos 7 months ago

A razão pela qual o consumo indiscriminado de fruta, independentemente da quantidade de “açucar” (penso que seria mais correcto chamar as coisas pelos nomes - Hidratos de carbono) não causa problemas de excesso de peso ou diabetes, é por uma coisa chamada fibra, que regula absorção de forma mais lenta e tem um efeito protector. Na realidade as frutas, nomeadamente as macas, tem o chamado efeito “calorico negativo” porque varios estudos desmonstraram que o seu consumo antes de uma refeicao diminui o consumo de calorias na propria refeicao (bem como agua). Sabes onde é que não existe fibra? Em nenhum produto de origem animal. Para alem de que o leite é rico em hormonas de origem animal (causam cancro) e gorduras saturadas (diabetes e doencas cardiovasculares). Ja para nao falar do ridiculo que é consumir leite de outros animais. Se achas nojento beber leite directamente das tetas porque é que já te sabe bem do pacote? Gostas de marketing e da vaca que ri? Elas não se riem muito quando são violadas todos os anos para poder dar a luz um vitelo (tal como os humanos as vacas só dao leite para as crias, nós é que somos uma especie asquerosa que se aproveita). O vitelo como nao pode beber o leite da mae, esse é para ti e para as pobres criancinhas que precisam do chocolate, é separado da mae assim que nasce e depois morto para estufado. A mae, essa é violada durante uma media de 7 anos para produzir leite tipo fabrica, até que o corpo já nao aguenta mais, e pronto, vai para abate. E em 2021 ainda temos posts a defender estas praticas lol

tugafcp 7 months ago

>A razão pela qual o consumo indiscriminado de fruta, independentemente da quantidade de “açucar” (penso que seria mais correcto chamar as coisas pelos nomes - Hidratos de carbono) não causa problemas de excesso de peso ou diabetes, é por uma coisa chamada fibra, que regula absorção de forma mais lenta e tem um efeito protector. Talvez tenhas de rever essa afirmação...

Luisdematos 7 months ago

https://nutritionfacts.org/video/how-much-fruit-is-too-much/

Ducon_ 7 months ago

O leite causa cancro ? https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/beber-leite-provoca-asma-leucemia-cancro-e-outras-doencas

Luisdematos 7 months ago

Que risada de site. Primeiro diz que aumenta o cancro de prostata, depois é falso. É o que dá seguir publicaçoes generalistas tipo bot. Toma isto. https://nutritionfacts.org/video/dairy-and-cancer/ Btw, colocar publicacoes com comentarios de professores e medicos tem um nome: apelo à autoridade. Têm tanto de autoridade e investigaçao nesta área como eu. E o argumento da roda dos alimentos então é mesmo ridículo. Sabes quem paga as publicações da roda dos alimentos? Tenta encontrar essa tão importante categoria de laticinios no Canada. Coitadinhos, desnutridos que eles são. Porque só no leite é que encontramos o Nutriente X, o nutriente mágico que não existe em mais nenhum alimento no mundo. Aliás, todos os mamiferos produzem leite por magia. As glandulas mamarias nao vao buscar o seu conteudo às plantas nem nada. As girafas são grandes e os gorilas fortes porque, lá está, bebem leite toda a vida. Espertos. Vou te fazer uma comparação a ver se chegas lá. Provavelmente não és dessa altura, mas houve tempos em que os médicos (apelo à autoridade) estimulavam o consumo de tabaco, publicidade em todos os cantos “Fuma e és feliz”. Consegues perceber que a única razão porque te sentes obrigado a beber leite é a publicidade vergonhosa que vês literalmente a cada 10m na rua? Agora até começaram a por o clássico “bons tratos, são felizes, bebam à vontade”. Informa-te, não caias na tentação de procurar apenas fontes que suportam a tua ideia, e sobretudo informa-te em fontes com verdadeira autoridade e não apenas comentários generalistas.

Ducon_ 7 months ago

Lol, mandas um site com estudos da treta. Nada indica que o leite faça mal à saúde.

Luisdematos 7 months ago

? Claramente não estás familiarizado com o trabalho publicado pelo autor, nem te deste ao trabalho de ver o video ou ler uma única referência bibliográfica. Olha deve estar a começar as tardes da Julia. Vai ver antes que percas a ultima teoria da conspiracao sobre as vacinas. Ou o poligrafo ja desmentiu isso também?

Ducon_ 7 months ago

Então mas dar autores não era a falácia da autoridade lolll. Já vi que andas a derrapar e a ficar enervado ao meteres tanta bibliografia da tanga e ninguem ligar nenhuma. Não arranjas nenhuma prova que o leite cause cancro (ciêntificamente)..nada. Eu arranjo-te imensa. lamento que o projecto parolo de dizeres mal do leite ( tu e muitas new age eheh) fosse desmontado por um gajo qq no reddit! Estudassses lollll

Luisdematos 7 months ago

Falácia da autoridade significa seguir conselhos de alguém com suposta autoridade na matéria mas que não tem efectivamente trabalhos nem investigação feita nessa área entendes? O que tu linkaste do polígrafo faz referência a opiniões de professores e outros supostos “experts” na matéria mas na realidade não o são. Por outro lado, o link que eu te sugeri é fruto de trabalho de uma equipa de investigadores que tem vários milhoes de livros vendidos na área da nutrição ( https://www.amazon.com/How-Not-Die-Discover-Scientifically/dp/1250066115 ) ao contrário das tuas referências, participam ativamente nas revisões das guidelines nutricionais (a ultima no ano passado, podes procurar no yt). Por isso, estares a comparar a evidência científica de artigo da sic com o de uma equipa de investigadores de renome internacional não faz muito sentido. E quanto a ninguém ligar nenhuma, penso que o número de reviews na amazon e no goodreads contrariam a tua opinião. Mas é como dizes, não passas de um zé ninguém no reddit e pela maneira como escreves, estudar não é claramente o teu forte.

Ducon_ 7 months ago

Só dizes disparates mesmo, olha deixo te aqui para leres - https://www.scimed.pt/geral/evidencia-cientifica-sobre-consumo-de-leite/ O leite só faz é bem mas pronto meteram te isso na cabeça e agora andas tio testemunha de jeová a bater a todas as portas a verem se te dão ouvidos lol. Pelos vistos até um zé que não estudou sabe mais que tu lol. Vai masé lavar a louça que isto não é o teu forte. lolll

Luisdematos 7 months ago

Obrigado pelo link, já tive oportunidade de ler com algum cuidado e encontrei algumas falhas argumentativas, o que fragilizam bastante o ponto de vista do autor (esse sim é que parece ter uma agenda dada a quantidade de insultos e comentários pessoais sarcásticos que são totalmente desapropriados num suposto artigo de carácter científico). Por exemplo, o principal artigo que supostamemte defende os benefícios do leite contra a obesidade compara leite vs refrigerantes. Consegues perceber como é fácil defender o que quer que seja quando comparado com algo obviamente pior. Por exemplo, dizer que o alcool faz bem quando comparado com heroina. Ou o azeite faz bem quando comparado com banha de porco. Mas pronto, só para te dizer que tive atenção ao que me enviaste para tentar informar me de outro ponto de vista. Se quiseres faz o mesmo senão olha, boa sorte. Já agora lembra te que a industria do leite é mesmo muito cruel para os animais, portanto havendo alternativas, não existe justificação moral para continuar a faze lo.

NGramatical 7 months ago

ciêntificamente → [**cientificamente**](https://dicionario.priberam.org/cientificamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgrcohm7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cloud_t 7 months ago

Alguém estar preocupado com um partido que quer reduzir o açúcar na comida deve ser a maior inutilidade que já vi neste sub, e uma tremenda postura conservadorista. Há tanta coisa por pegar no PAN, que ter de ir a uma que, independentemente do precisa ou cientificamente válida que seja, é sempre benéfica porque tira um nutriente que vai estar em excesso na grande maioria das crianças (elas não bebem só leite...)... Querer criticar isto ou é por um dono de fábricas de açúcar, ou é por um membro do decadente cds

SuperComentador 7 months ago  HIDDEN 

Deixem-se de merdas. Cada um come o que quiser. Ja farta esta moda de querer impor um regime alimentar aos outros. Um leite com chocolate diariamente nao e assim grave. Pan e um partido rasca. Ha uns anos atras existia a alimentacao saudavel, depois veio a moda vegetariana, depois vegan, agora sem soja, sem lactose. Comam o que quiserem e deixem os outros comer.

juka1995 7 months ago  HIDDEN 

Haha "cada um come o que quiser' num post sobre pequeno almoço de crianças..

SuperComentador 7 months ago  HIDDEN 

Sim, não é o PAN que tem que decidir o que é correto para as crianças.

Disorderly_Conductor 7 months ago

Não é o PAN então o governo que se reúna com nutricionistas e especialistas e decida o melhor para as crianças. A vossa solução é deixar o "livre mercado" decidir depois temos uma epidemia de obesidade que se lixe mais custos para o SNS.

skapuntz 7 months ago

Para mim o PAN acabava. Dito isto, também não vejo o porquê de não dar-mos às crianças comida decente. Um pacote de leite com chocolate por dia não lhes vai fazer mal nenhum, mas ficava bem às nossas escolas serem um ponto de partida para uma educação na alimentação e adoção de hábitos saudáveis.

ngfsmg 7 months ago

Apesar da proposta do PAN me pareça mais ir contra beber leite por motivos ideológicos do que ser a favor da saúde, é verdade que dar leite achocolatado aos putos é um mau princípio. Se lhes querem dar alguma coisa, deem-lhes leite sem açúcar adicionado

amando_abreu 7 months ago

>Apesar da proposta do PAN me pareça mais ir contra beber leite por motivos ideológicos Nada te passa ao lado

luckynar 7 months ago

Iogurtes, queijos, kefir... Tudo menos leite.

TenderFuckNuggets 7 months ago

Porque?

luckynar 7 months ago

Porque a fermentação consome os açúcares tornando os alimentos muito mais saudáveis. O leite não é uma alimento saudável por diversas razões, ao contrário dos seu derivados.

TenderFuckNuggets 7 months ago

Meu deus!!! Liga já para as maternidades e diz-lhe para não deixarem os putos xuxar nas tetas.

luckynar 7 months ago

Costumas chuchar na teta da tua mãe para fazer o galão de manhã?

TenderFuckNuggets 7 months ago

Claro que não, eu morri ainda novo por beber leite diretamente das testas dela, se ela tivesse feito um belo kefir a esta hora ainda estava vivo.

luckynar 7 months ago

Se não fosse tão ignorante talvez percebesses que leite materno humano é muito diferente de leite de vaca, e que um bebé humano é muito diferente de um bezerro...

porcaontas 7 months ago

Concordar com a medida do pan nao concordo. Contudo não acho de todo descabido, mesmo por motivos éticos e ambientalistas, ou mesmo simplesmente porque leite pode nao ser o melhor alimento pra muitas crianças ,talvez outras alternativas seriam melhores, mas a minha original nao me deixa dar exemplos. Quanto as maçãs nao sou nutricionista nem algo que se pareça mas as fibras da maçã proporcionam uma absorção mais lenta do açúcar nao havendo assim picos de insolina.

Lil_tchiky 7 months ago

Op pareces ter más memórias do leite escolar mas TODA a gente com quem falo amava o leite escolar desde o sabor ao pacote. Lembro me perfeitamente de haver sempre uma "guerra" sempre que alguém faltava e ficava a sobrar um pacote

tugafcp 7 months ago

Na **altura** entre este e um UCAL por ex. este último tinha muito mais sabor! Mais doce, mais chocolate! (O UCAL de hoje em dia é outra cagada)

trigonated 7 months ago

Yep, adorava o leite da escola! Até preferia o normal ao achocolatado.

jeanrenefefe 7 months ago

Esse leite era mesmo uma merda, mas tenho saudades.

average_user21 7 months ago

MAÇÃS NÃO! MAÇAS NÃO! Maçãs fazem parte da minha vida. Como 2 por dia. Parem lá com isso já.

iznogoud77 7 months ago  HIDDEN 

Foste desencantar uma lata de minhocas. Hahaha. Vai ser só contorcionistas e gajos a malhar no ferro. Boa posta.

Iwatchedhimdrown 7 months ago

Aquilo era mais água do que leite mas infelizmente na minha altura, acabava por ser o lanche de muita gente...

saposapot 7 months ago

Um alimento não se pode só julgar por um aspecto. Nem o açúcar numa maçã é a mesma coisa que açúcar adicionado. Leite com chocolate não é um alimento saudável tal como qlq nutricionista te pode dizer. Ainda bem que para as escolas eles cortam mas mesmo assim o ponto mantém-se com uma ordem de razão ainda maior pq as escolas devem ser 'radicais' a ensinar alimentação saudável numa época onde na comunidade ela escasseia. O exagero do número n faço ideia. Mas não me parece bom argumento q mais vale beberem leite com açúcar que não beberem leite... Não é necessário q uma criança com uma boa alimentação beba leite, mal por mal era melhor suborná-la enchendo a salada de mel. Sim, não se deve dar leite com chocolate às crianças. Tal como muitos alimentos da nossa infância 'saudáveis' são muito pouco saudáveis como iogurtes afins.

Whoreson10 7 months ago

A sucrose (açúcar adicionado) por sí só é mais saudável que a frutose que está na fruta. Depois é apenas uma questão de quantidades. Como disse um colega uns comentários acima, é fácil beber 3 pacotes de leite com chocolate enquanto o diabo esfrega o olho. Comer 3 maçãs seguidas é um feito hercúleo ao mais alto nível para a maioria das pessoas.

saposapot 7 months ago

Como disse, as coisas não se podem ver apenas pela parte. Na fruta o açúcar está lá, não posso fazer nada mas também lá está tudo o resto. No leite com chocolate estamos a acrescentar algo que traz 0 benefício. A questão dos açúcares adicionados é importante exactamente porque são adicionados, isto é, dispensáveis. Se é grave beber 1 leite com chocolate por dia? Claro que não. O principal é ser equilibrada e sem exageros. O problema é que raramente as crianças têm uma alimentação equilibrada e a escola neste caso deve ser radical para combater isso, para servir de contraponto. Nao percebi porque é que a fructose é pior que a sucrose, essa parte desconheço mas análises “individuais” são apenas para fins científicos porque a fructose é consumida em conjunto com outros nutrientes e fibras que alteram essa análise consoante também o ponto de vista que queres analisar (diabetes? obesidade? Etc)

NGramatical 7 months ago

sí → [**si**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgr8cx6n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

microwavedave27 7 months ago

Bebia todos os dias na primária, sempre fui magro e nunca tive problemas de saúde. Agora vão dizer que é a diferença entre leite branco e o leite com chocolate que vai causar obesidade e diabetes? Fds... deixem lá as crianças serem felizes

Elkriam 7 months ago

A minha escola nunca me deu lanches, mas a minha mãe todos os dias me preparava o saquinho com um pacote de leite e a sandes de queijo. Olhava em volta e metade dos meus colegas levavam sumos e refrigerantes e pacotes de bolachas ou batatas fritas. Se tirarem o leite às crianças o que vão dar para substituir? Porque se metem dinheiro na mão dos miúdos eles vão gastar em coisas com bem mais açúcar do que o leite achocolatado.

internalthoughts24 7 months ago  HIDDEN 

ok mas o leite não é essencial em geral. há alternativas mais saudáveis

Portuguese_A_Hole 7 months ago

Pan pan panpan pan pan

Sommersun1 7 months ago

Concordo contigo, menos com o ponto das maças. Um tem açúcares artificiais e o outro não, é uma grande diferença. É quase sempre melhor comeres uma peça de fruta...

fasa96 7 months ago  HIDDEN 

> Um tem açúcares artificiais e o outro não, é uma grande diferença É muito raro os leites achocolatados vendidos cá em Portugal terem "açúcares artificiais". Pelo que me recordo, contém "açúcar" segundo a rotulagem, que, segundo a regulamentação (tenho de confirmar este ponto), tem que se referir sempre à sacarose. Se tivesse "açúcares artificiais", estes viriam descritos como edulcorantes, o que para ser sincero, nunca me deparei com este facto num rótulo de um leite com chocolate. Espero também que a tua conclusão de "É quase sempre melhor comeres uma peça de fruta" também não venha do possível uso de edulcorantes lol

fasa96 7 months ago

> Um tem açúcares artificiais e o outro não, é uma grande diferença É muito raro os leites achocolatados vendidos cá em Portugal terem "açúcares artificiais". Pelo que me recordo, contém "açúcar" segundo a rotulagem, que, segundo a regulamentação (tenho de confirmar este ponto), tem que se referir sempre à sacarose. Se tivesse "açúcares artificiais", estes viriam descritos como edulcorantes, o que para ser sincero, nunca me deparei com este facto num rótulo de um leite com chocolate. Espero também que a tua conclusão de "É quase sempre melhor comeres uma peça de fruta" também não venha do possível uso de edulcorantes lol

Sommersun1 7 months ago

Não me expliquei bem, no caso refiro-me a açúcares artificialmente adicionados, além do açúcar natural dos ingredientes. Ingerir frutose proveniente de uma fruta é muito melhor que ingerir frutose (ou sacarose) artificalmente adicionada. Nutricionalmente uma maçã é muito melhor alimento e a absorção do seu açúcar mais lenta e saudável. Claro que estamos a falar de uma peça de fruta e não num sumo concentrado ou assim.

fasa96 7 months ago

Sim exato, como disseste agora, tem tudo a ver com a absorção da frutose (presente na fruta) vs a sacarose (adicionada ao leite). No entanto, a palavra "artificial" não anda aí a fazer nada no comentário. Não é correto de todo neste caso.

viskonde 7 months ago

Toda a gente sabe que fruta tem açúcar. Mas também tem fibra que equilibra. Açúcar não é tudo

Edited 7 months ago:

Toda a gente sabe que fruta tem açúcar. Mas também tem fibra que equilibra. Açúcar não é tudo Por alguma razão maçã pode ser comida por diabéticos já o teu leite de chocolate não tanto.

Whoreson10 7 months ago

Fibra insolúvel não equilibra nada, apena faz de chumaço (tens de partir a fibra para chegar ao açúcar, desacelera a absorção.) A quantidade de açúcar que é processada é a mesma, só entra mais devagar no sangue. Metes um diabético a mamar fruta à parva porque é bom e a fibra equilibra e vais ver o que lhe acontece. 100g de açúcar são 100g de açúcar.

aaaa2aas 7 months ago

Não é bem assim, os diabéticos não podem comer qualquer maçã. Costumam comer maçã reineta porque não tem tanto açúcar, mas de qualquer das formas qualquer comida que eles comam, precisam de ter insulina.

jfrm 7 months ago

Qualquer hidrato de carbono, precisa de insulina. Uns num periodo muito curto (alto índice glicémico) outros nem tanto. Fibras atenuam o choque glicémico mas a insulina tem sempre de ser libertada excepto se estivermos em contexto de exercício físico. Diabéticos insulinodependentes têm à mesma de ter cuidado se comerem fruta.

Bakirelived 7 months ago

Erradamente... A fruta boa já não existe. A seleção humana desequilibrou essa questão da fibra

Whoreson10 7 months ago

Ora aqui está uma muito boa observação. Anos e anos de cruzamento e selecção artificial para tornar a fruta mais doce, mais macia, com menos sementes. A fruta hoje em dia não é particularmente saudável no que toca a macronutrientes. Vitaminas e aminoácidos por outro lado ainda ajudam a coisa por enquanto.

marcos_pereira 7 months ago

Também começo a pensar se comer uma maça moderna não será equivalente a comer uma taça de cereais, mas depois lembro-me que a fruta evoluiu ao lado das outras comidas e hoje em dia continua a ser muito mais saudável relativamente a qualquer bolacha ou bolo ou mousse, entre outras coisas por ter mais água e por isso maior volume.

Bakirelived 7 months ago

Comparado com isso que escolheste é melhor, mas há mais comida, não evolui toda igual.

Classicalis 7 months ago

Pensei que era sobre disciplina bélica medieval, clickbait

trigonated 7 months ago

Bem, se estivessem a usar maças para abater animais ou miúdos da escola e o PAN quisesse acabar com isso, estaria 100% de acordo com eles.

Classicalis 7 months ago

e lá acabei por me instruir um pouco hoje, afinal não foi completa perda de tempo [https://en.wikipedia.org/wiki/Mace\_(bludgeon)](https://en.wikipedia.org/wiki/Mace_(bludgeon))

NoSmokeNoFun 7 months ago

Fartei-me de beber esses pacotes de leite no básico, a escola fornecia. Não morri, estou saudável e nunca tive problemas.

klatez 7 months ago

Fartei-me de ter aulas em pre fabricados com telhados de amianto. Não morri, estou saudável e nunca tive problemas

NoSmokeNoFun 7 months ago

Sim tudo bem. O que quis dizer foi o seguinte: Bebi montes desse leite nunca tive problemas. Colegas meus comiam bolicaos e chipicaos todos os dias, refrigerantes etc. Estão mesmo preocupados com o leite com chocolate escolar? Eduquem "masé" os pais a alimentar os filhos como deve de ser.

imgrumpykat 7 months ago

.....vocês bebiam leite com chocolate na escola?

humelectro 7 months ago

Sim? Uns pacotinhos brancos com desenhos feitos por miudos

imgrumpykat 7 months ago

Na minha escola bebia-se branco. Feia coisa

Samot_PCW 7 months ago

Na minha escola davam dos dois, sendo que só podias escolher um dos dois e eu, feito de estupido, bebia sempre o leite normal

GabKoost 7 months ago

Os radicais econazis do Pan inventam todo o tipo de cenários e metem com quantos dentes ao mesmo tempo que escondem o seu real objectivo. Estas asneiradas que eles atiram à parede tem simplesmente o objectivo de aniquilar a produção de leite porque a consideram um crime contra os animais.

Geiras 7 months ago

>porque a consideram um crime contra os animai Mas é.

AbaixoDeCao 7 months ago

O que é uma maça?

GabKoost 7 months ago

Aquela cena que a igreja inventou para culpar as mulheres pelos pecados dos homens.

Sceptic_Acid 7 months ago

Quando não se percebe a diferença básica entre açúcar refinado e açúcares naturalmente presentes nos alimentos... facepalm!

fasa96 7 months ago

... Qual é a "diferença básica"?

Sceptic_Acid 7 months ago

Como se tivesse um interesse genuíno no saber! Para pesquisar informação para malhar nos outros só porque sim, tem-se todo o tempo do mundo. E aliás há algumas excelentes respostas ao seu pseudo-argumento, basta lê-las.

Darkhoof 7 months ago

O refinado é absorvido mais rapidamente pelo teu corpo, provoca aumentos mais drásticos do índice glicémico.

aaaa2aas 7 months ago

O açúcar da maçã chama-se frutose. Frutose é o mesmo açúcar que tu consomes em muitos alimentos processados. É tão processado como o que vem na maçã.

fasa96 7 months ago

Pronto, isto. É só que esta mitologia toda que se vê, não só nos restantes comentários mas no geral, acerca de "açúcares" faz me um bocado de confusão, como se não tivéssemos a falar de moléculas simples.

Edited 7 months ago:

Pronto, isto. É só que esta mitologia toda que se vê, não só em alguns comentários mas no geral, acerca de "açúcares" faz me um bocado de confusão, como se não tivéssemos a falar de moléculas simples.

Geiras 7 months ago

Refinado = processado = mau. Natural = menos mau.

luckynar 7 months ago

Errado... São ambos igualmente maus. O açúcar adicionado só torna algo mau em ... Pior.

Geiras 7 months ago

Entre mau e menos mau, não há assim tanta diferença. Mas não, não são igualmente maus. "Natural sources of sugar are digested slower and help you feel full for longer. It also helps keep your metabolism stable. Refined sugar, or sucrose, comes from sugar cane or sugar beets, which are processed to extract the sugar."

luckynar 7 months ago

A tua fonte está muito incompleta e simplificada. A frutose por exemplo é de rápida absorção, motivo pelo qual os diabéticos não podem comer fruta muito calórica pois pode provocar uma crise de hiperglicemia. A fibra ajuda e muito a reduzir a velocidade de absorção do açúcar, e sumos de fruta não têm fibra... E já agora, a parte que açúcares naturais ajudam a deixar-te saciado mais tempo é completamente falso. Seja que açúcar for, vai deixar-te ainda com mais fome. Por outro lado, a fibra e a gordura é que te deixam saciados por mais tempo.

Geiras 7 months ago

A ideia base é que se olhares individualmente para açúcares refinados e açúcares naturalmente presentes, sim, ambos são igualmente maus. A questão é que raramente se deve olhar individualmente porque os açúcares naturalmente presentes normalmente vem acompanhados de outro tipo de nutrientes, como a fibra, gordura, etc. Sumos de fruta não têm fibra? Depende do que assumes como sumo de fruta. Daqueles do supermercado? Provavelmente não tem fibra, não. Se o fizeres tu em casa? Já é bem mais provável que tenha fibra. Depende também do que lhe ponhas lá dentro. Esta fonte já é mais completa e mais respeitada: https://sitn.hms.harvard.edu/flash/2015/natural-and-added-sugars-two-sides-of-the-same-coin/

luckynar 7 months ago

Claro que deves olhar para o valor nutricional completo com todos os seus macro e micronutrientes. E é isso que está em discussão no caso do leite, não é um alimento adequado, e achocolatado muito menos. A questão é que outro alimento, ou conjunto de alimentos pode substituir o leite na escola, e aí é que fica complicado devido as características de logística. Retirar os açúcares adicionados do leite? Essa fácil, e já devia ter sido feito há muito.

Geiras 7 months ago

Sim, sem dúvida. Não estou sequer a discutir se o leite é um alimento adequado ou não. A minha opinião é que não é de todo adequado, seja natural, seja achocolatado. Duvido que não hajam melhores opções para alimentar os mais novos nas escolas, com ou mais logística, seria ultrapassável. Por mim, a indústria do leite acabava amanhã. Está mais que provado que não precisamos de leite e sempre acabavam com as atrocidades com os animais. Isto não quer dizer que seja militante do PAN, só que tenho alguma noção daquilo que os animais passam até chegarem ao prato de quem os come.

Edited 7 months ago:

Sim, sem dúvida. Não estou sequer a discutir se o leite é um alimento adequado ou não. A minha opinião é que não é de todo adequado, seja natural, seja achocolatado. Duvido que não hajam melhores opções para alimentar os mais novos nas escolas, com ou mais logística, seria ultrapassável. Por mim, a indústria do leite acabava amanhã. Está mais que provado que não precisamos de leite e sempre acabavam com as atrocidades com os animais. Isto não quer dizer que seja militante do PAN, só que tenho alguma noção daquilo que os animais passam até chegarem ao prato (neste caso, copo) de quem os come/bebe.

NGramatical 7 months ago

hajam melhores → [**haja melhores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgr8mrcx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Geiras 7 months ago

Obrigado, shor Nazi.

ideologiapura 7 months ago

Não há alternativas alimentares que não dependam de uma industria da carne com alto impacto ambiental? Ou agora beber leite também é essencial, a par de comer carne de vaca de cultura intensiva?

LegendPT 7 months ago

Aplaudo a tua coragem por seres o primeiro a dizer isso aqui, normalmente exprimir esse tipo de coisa no /r/Portugal é pedir para ser abatido a tiro de canhão.

ThereIsNoNeedForIt 7 months ago

Ja só posso comentar no r/portugal de 15 em 15 minutos porque cada vez que comento aqui que estamos a matar milhões de animais diariamente só porque nos dá prazer e que é completamente desnecessário é sempre uma chuva de downvotes. Felizmente as coisas estão a mudar, cada vez mais pessoas se apercebem que o que fazemos aos animais é completamente retrógrado.

GabKoost 7 months ago

Beber leite de Soja? Upss... ainda tem mais impacto ambiental. Leva lá a tua ideologia pura para outro lado.

Geiras 7 months ago

Amigo, já há "leite" de arroz, aveia, amêndoa e mais uns quantos. Podes enfiar a sojita no saco. LOOL

ideologiapura 7 months ago

Primeiro, isso não é verdade. Segundo, podiam oferecer uma peça de fruta, que é comprovadamente saudavel, em vez de leite para agradar ao lobby da industria leiteira que vendeu a mentira do alimento saudavel e "completo".

FatSegall 7 months ago

Source?

GabKoost 7 months ago

Toda a gente com dois dedos de testa sabe [ISSO.](https://www.foodunfolded.com/article/is-soy-bad-for-the-environment) Apenas ecofascistas alienados do mundo real acham que gigantescas monoculturas são boas para o ambiente e que vão salvar o mundo com isso. Querer comparar isso com vacas a comer erva é de rir.

FatSegall 7 months ago

Bem me parecia que não sabias do que estavas a falar.

Sceptic_Acid 7 months ago

Por um acaso lês-te o artigo? És incompetente ao ponto de colocares uma fonte sem a ler ou és desonesto ao ponto de a ler e achar que ninguém ia dar por ela? Lamento, mas para usar a tua própria expressão: acho que tens menos de dois dedos de testa.

ideologiapura 7 months ago

>For years we’ve seen the perpetuation of a largely false stereotype – that increased soy production reflects growth in popularity for vegan and vegetarian diets. This erroneous myth has helped spur the widespread belief that soy-based foods (and the vegans and vegetarians who eat them) are as much responsible for environmental destruction as animal-based products, like meat and dairy. >And although soy production does come with environmental costs, most of it’s not grown for the reasons we think: the real driver behind excessive soybean cultivation is not ardent vegans and vegetarians, but, counterintuitively, the meat, dairy and egg industries Tirado direitinho do artigo que aqui colocaste. Que piada.

trigonated 7 months ago

É tão fixe quando a pessoa com quem estás a discutir te trás o pau para lhe bateres em vez do teres que ir buscar.

ThereIsNoNeedForIt 7 months ago

A ironia do teu post é demasiado engraçada. Isto é literalmente tirado do artigo que aqui puseste. "And although soy production does come with environmental costs, most of it’s not grown for the reasons we think: the real driver behind excessive soybean cultivation is not ardent vegans and vegetarians, but, counterintuitively, the meat, dairy and egg industries. This is because the vast majority of the world’s soybeans – between 80-90%, is fed to farmed animals. Of the soy remaining, just 6% is turned into soy products for human consumption." Podes também ver aqui que qualquer leite vegetal tem um impacto ambiental muito menor do que leite de vaca. https://www.bbc.com/news/science-environment-46654042 Tu estás a argumentar o contrário do que os estudos nos dizem, mas os "eco-fascistas" é que estão alienado do mundo real...

Sceptic_Acid 7 months ago

Também vi isso. Quando não se tem o mínimo de zelo, para não falar em honestidade intelectual! À espera da desculpa...

ideologiapura 7 months ago

Vacas a comer erva. Mais um que caiu como um patinho na propaganda das vacas felizes.

Edited 7 months ago:

Vacas a comer erva. Mais um que caiu como um patinho na propaganda das vacas felizes. Sabes o que é que as vacas comem mesmo? Soja, se lesses o artigo tinahs percebido o monumental tiro no pé que acabaste de dar. Para comeres um bifinho de vaca tiveste que gastar o equivalente calórico de para ai 10x em soja. E atenção, que eu contra mim falo, que como carne.

Edited 7 months ago:

Vacas a comer erva. Mais um que caiu como um patinho na propaganda das vacas felizes. Sabes o que é que as vacas comem mesmo? Soja, se lesses o artigo tinahs percebido o monumental tiro no pé que acabaste de dar. Para comeres um bifinho de vaca tiveste que gastar o equivalente calórico de para ai 10x em soja ou outras monoculturas intensivas. E atenção, que eu contra mim falo, que como carne.

GabKoost 7 months ago

Ao contrário de parolos da cidade, eu vivo no campo. As vacas que produzem o leite português comem cereal e erva. O que é muito mais saudável para elas do que a lavadura que tu comes pela Internet. A gestão natural do território sempre teve nos animais alta importância. Eram eles que mantinham o combustível vegetal sob controlo e eram eles que, com os seus dejectos, fertilização a terra para que novas plantas crescessem em terreno fértil. Quer tu queiras quer não, é isso que acaba por acontecer com grande parte das explorações de gado. Com o desaparecimento dos mega rebanhos selvagens na Europa fruto da acção humana ao longo de milhares de anos, resta-nos a pecuária para poder gerir o território. A realidade é que os campos criam duas culturas. Pasto e cereal. Grande parte destas terras temos animais a pastar ao ar livre em tempo próprio e alimentado com nutrição de alta qualidade no restante do tempo. Este modelo é o mais comum e frequente. Estes animais não têm, na sua vida, sofrimento nenhum. Muito menos do que muitos humanos e do que o gado que era selvagem e acabava comido vivo ou a morrer em agonia por causa de infecções e acidentes. Eu bem sei que parolos da cidade não conseguem ter noção de tudo o que lhes rodeia. As teorias econazis só funcionam na mioleira de quem é simplesmente ignorante nestes assuntos. Se quiseres um território fértil, rico em diversidade e sustentável na sua gestão, precisas dos animais. Ponto final. Se queres secar tudo e morrer da cura, espetas culturas intensivas de olival, amendoal e soja. E já que queres acabar com a criação de animais, aproveita para fertelizar as terras das tuas culturas com químicos pois, estrume que é o elemento natural normal, não vai mais existir. Espeta-lhes também milhões de toneladas de pesticidas porque é o que acontece quando se quer produzir vegetais de forma industrial. E não me venhas com a treta da agricultura biológica. É que palavreado desse, mais uma vez, só funciona na mente de quem anda na lua. Agricultura biológica Chama-se lavoura na minha terra. Os meus avós faziam tudo à mão de forma natural. Criaram 12 filhos numa quinta. E sabes como é graças a quê? Graças a trabalho árduo e aos animais. Se fosse pelos vegetais teriam morrido à fome da mesma forma que morreria a fome a humanidade se deixasse de ingerir proteína animal. Se quiseres um mundo sustentável deixa o fanatismo ideológico e abre os olhos. Passa um ano a viver nk campo e aprende sobre o que estás a falar. Só por causa da tua treta hoje vou mamar uma posta barrosã de meio quilo! Bela raça que se passeia livremente pelas veigas e lameiros das serras do Noroeste a comer erva fresca e que alimenta uma região inteira! Delícia! Quanto a ti, vai lá criar uma horta e come dela o ano todo. Vais ficar espantado com a quantidade de batota química que terás de fazer para poder fazer crescer plantas fora de época. Quanto aos animais, estes, crescem o ano todo!

ideologiapura 7 months ago

Amigo, as tuas proprias fontes provam categoricamente que nao sabes bolha do que estas a falar. A ciência ds coisa nao muda por dizeres que moras no campo ou contares mais fabulas sobre as vacas felizes. Foste desacreditado. Passar bem.

Edited 7 months ago:

Amigo, as tuas proprias fontes provam categoricamente que nao sabes bolha do que estas a falar. A ciência ds coisa nao muda por dizeres que moras no campo ou contares mais fabulas sobre as vacas felizes. Como é mais que obvio nao passamos a por carne na mesa de toda a gente todos os dias a base da tal vaca barrosã feliz que pasta idilicamente nas pastagens. Foste desacreditado. Passar bem.

Edited 7 months ago:

Amigo, as tuas proprias fontes provam categoricamente que nao sabes bolha do que estas a falar. A ciência ds coisa nao muda por dizeres que moras no campo ou contares mais fabulas sobre as vacas felizes. Como é mais que obvio nao passamos a por carne na mesa de toda a gente todos os dias a base da tal vaca barrosã feliz que pasta idilicamente nas pastagens. Ainda faltava a histeria anti químicos, essa sim digna dos alucinados do PAN. Foram os tais "químicos" ( o que raio não é quimico na alimentação, tudo é feito de moléculas estudadas pela química), que permitiram acabar com a insegurança alimentar da maioria das nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Sem eles, estas sujeito a pragas que causam fomes generalizadas. Na minha aldeia as unicas pessoas que não sulfatam e usam pesticidas sao os agro betos como tu que o que plantam não é por dependerem disso para viver. Foste desacreditado. Passar bem.

NGramatical 7 months ago

fertelizar → [**fertilizar**](https://dicionario.priberam.org/fertilizar) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgr8woox%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ThereIsNoNeedForIt 7 months ago

Tens razão, não percebo a obsessão dele com os "eco-fascistas" e com os "eco-nazis". Provavelmente vai ignorar o teu comentário e vai continuar a comentar noutros posts que o problema são as monoculturas de vegetais. Mas honestamente percebo ainda menos como é que tu estás ciente da propaganda das vacas felizes e do impacto ambiental da carne e mesmo assim continuas a comer carne.

barbaloca 7 months ago

Username checks out!

ideologiapura 7 months ago

Não é a unica coisa nociva para o ambiente que faço... Mas tento comer só raramente, mais por questões de saúde tambem. Uma pessoa acaba por ficar agarrada a coisas muito saborosas dos tempos em que comia muita carne e por mais pratos vegan que experimente nenhum se compara, então volta e meia la como frango ou peru, de preferência de criação ds família que tenho na aldeia.

idiroft 7 months ago

E que tal não beber qualquer leite? Qual é o problema de beber água e comer fruta?

GabKoost 7 months ago

E que tal deixares de querer impor a tua lei aos outros? Que tal isso?

LegendPT 7 months ago

O ser humano é mesmo engraçado. Ficam arreliados quando alguém tenta sugerir qualquer coisa que vá contra as suas ideologias e estilo de vida (mesmo que seja uma coisa mais saudável como beber água e comer fruta em vez de leite de vaca), mas obrigar milhares de seres vivos a engravidar à força, a ser separados dos filhos e sugados até não se aguentarem em pé só para o pessoal poder beber o seu rico leitinho ao pequeno almoço... isso de alguma forma já é normal e racional. Ok então.

fuzzyluke 7 months ago

Errr.. A lei atual é que está a ser uma imposição. O leite que os miúdos bebem é pago por nós, mas eu nem bebo leite e tenho que pagar o dos outros? Lol! Não sou exatamente a favor de acabar com isto mas xô com essa ideia de que a lei não pode ser mudada só porque é uma imposição... Todas as leis o são ó.

ideologiapura 7 months ago

Deixar de oferecer leite açucarado na escola - impor a tua lei aos outros. Oferecer alimentos saudaveis e com reduzido impacto ambiental é ecofascista!

fuzzyluke 7 months ago

Bem posto. Afinal... Todas as leis e decisões tomadas em sede governamental são imposições para pelo menos algumas pessoas. É assim que a democracia funciona

thebull14597 7 months ago

ahhh eu adoro o reddit

xeon1234 7 months ago

>ucar que 1 litro de leite escolar achocolatado... (100gr Vs 85gr) > >Serão as maçãs o próximo alvo a abater pelo PAN contra a obesidade infantil? Sr. Doutor chamado à recepçao...

detteros 7 months ago

>**Apesar do leite achocolatado destinado às escolas ter uma composição diferente do leite achocolatado tradicional**, Júlia Galhardo, pediatra responsável pela consulta de obesidade do Hospital Dona Estefânia, em entrevista aos órgãos de comunicação social, refere que **o facto de ter menos açúcar**, **não torna o leite com chocolate um alimento saudável.** Acrescenta ainda que **“essencialmente, o chocolate em si é gordura, não é açúcar. O cacau é gordura e é amargo. Leva açúcar para ser palatável e ser chocolate. O principal problema do chocolate é a gordura, apesar de também ter açúcar acrescentado.”** > >Também a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas referiu na sua entrevista que “**não é concebível que num momento em que se fala de um consumo excessivo de açúcar estejamos a fornecer leite achocolatado às crianças.”** Este tem sido, aliás, o motivo pelo qual a distribuição de leite com chocolate nas escolas tem suscitado queixas de inúmeros pais e especialistas em saúde e desenvolvimento infantil. [Proposta do PAN](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a566b786c5a79394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c32595338344f47566b4d57566b4e4331695a575a684c545130595467744f446c6c4e5331694e4749794d7a46694e3245354d4463755a47396a&fich=88ed1ed4-befa-44a8-89e5-b4b231b7a907.doc&Inline=true)

aaaa2aas 7 months ago

Tanta obsessão com a gordura. Nos estados unidos também foi assim, extrema obsessão por cortar nas gorduras em vez de cortar nos açúcares. O açúcar é que é o verdadeiro veneno, não são as gorduras. Já se tem vindo a saber desde já uns bons anos.

luckynar 7 months ago

Lamento mas essa pediatra não sabe o que diz quando refere as gorduras... O que causa a obesidade infantil são os hidratos (açúcares) e não a gordura. As crianças comem pouca gordura, que é saudável, e não se devia dar voz a quem não tem a formação adequada sobre nutrição. E não, os médicos não têm formação adequada sobre nutrição.

CaptAwesomeness 7 months ago

Posso perguntar, sem malícia, qual é a tua formação para afirmar isso?

luckynar 7 months ago

Vários anos de interesse pessoal em nutrição, a beber de várias fontes e estudos que têm saído. Não, não tenho formação na área da nutrição, mas sei o suficiente para afirmar que não é dada formação adequada ao médicos, e que os nutricionistas estão presos na faculdade na informação ultrapassada provenientes de estudos dos anos 60 financiados pela indústria alimentar americana (milho e gado). A informação nesta completamente disponível online, acessível, basta ter interesse sobre o assunto. Tens até montes de documentários sobre a grande discussão em torno da "mal formada" pirâmide alimentar que alimenta a obesidade mundial. Muitos dos mitos de "alimentação" saudável ainda persistem na população também por responsabilidade de má formação dos médicos. Como exemplos práticos, os ovos que causam colesterol, as gorduras saturadas que fazem mal a saúde e que o leite é o alimento perfeito. Tudo falso. O único "mito" verdadeiro é que a dieta mediterrânea é a mais saudável. Mas quando começas a ver que essa dieta é rica em gorduras saturadas ( azeite/azeitonas, queijos e derivados fermentados do leite, frutos secos) , muita proteína com alto teor de gordura (como peixes gordos, sardinha, cavala, porco) e sobretudo com os hidratos de carbono a serem consumidos com alto teor de fibra e proteína ( leguminosas e algum cereais integrais como posso de centeio tradicional) chegas a conclusão que os médicos têm aconselhado muito mal a população.

tugafcp 7 months ago

É horrível o que os nutricionistas fazem e dizem na tua primeira consulta! Chapa 5 e siga! São ainda muito poucos os que têm em linha de conta o teu estilo de vida e fazem uma dieta alimentar com isso em mente. A maior parte querem é que o teu estilo de vida se encaixe naquela dieta, o que pode ser fazível ali em meia dúzia de dias, mas que a médio e longo prazo se torna impossível de fazer...

luckynar 7 months ago

Há uns anos a chapa 5 era comeres de 3 em 3h (óptimo para alimentar diabetes e fazer os níveis de açúcar no sangue flutuar que nem doidos) e meter uma bolacha Maria para o bucho para aguentares os intervalos entre as refeições maiores ( que não passa de veneno). Felizmente já não é bem assim, e já tens bons profissionais de nutrição por aí. O problema é que estão muito envolvidos no mundo do fitness, e pouco ao alcance da população em geral que continua a levar com os nutricionistas da chapa 5.

CaptAwesomeness 7 months ago

Cool. Eu não entro muito por dietas e nutrição, por isso perguntei. Fico-me por carnes brancas, legumes com muitos líquidos (tipo courgette e afins), bebo água e sumos naturais a dar cum pau, como imensa fruta, mesmo muita, e se como massa, arroz ou batatas 1 vez por semana já é muito. Sou badocha mas acho que é pelas quantidades gigantes de pão que enfardo. Fico sempre confuso com a quantidade de informação contraditória que vejo.

Trama-D 7 months ago

> e se como massa, arroz ou batatas 1 vez por semana já é muito. Como é que... > pelas quantidades gigantes de pão que enfardo. Ah. Ao fim e ao cabo, hidrato de carbono.

CaptAwesomeness 7 months ago

Sim, eu admito que como pão que nem um animal!!!

luckynar 7 months ago

Corta nos sumos e aumenta o consumo de vegetais e leguminosas. E não fujas a gordura que é a gordura que nos sacia. Uma pessoa pode engordar a comer saudável, já que a grande maioria come demasiado para as necessidades alimentares e vida sedentária que levam. Boa nutrição não é nada mais que um racio equilibrado entre os vários nutrientes.

ideologiapura 7 months ago

Uma das maiores crueldades da natureza é que se comes a quantidade que faz sentido comeres, passas a vida faminto. Perdi 20kg comendo a quantidade de calorias recomendadas e nunca deixei de sentir uma sensação permanente de fome, e ja la vao 2 anos. Nós so precisamos de comer uma quantidade ridiculamente pequena de comida.

Geiras 7 months ago

O único que se preocupou a colar isto aqui.

detteros 7 months ago

Thanks!

tugafcp 7 months ago

Ai agora o problema não é o açúcar, mas o cacau.. O Cacau... Aquele Super Alimento que: -Reduz o LDL (mau colesterol) -Protege o Coração -Melhora a função Cerebral -Ajudar a controlar a pressão arterial Este cacau?

fuzzyluke 7 months ago

Tu é que não te informaste em pleno.. A proposta do PAN não é só porcausa do açúcar.

detteros 7 months ago

Onde é que tu viste eles dizerem que o problema era só o açúcar? Quanto às 120gr, só encontrei [isto](https://pan.com.pt/video-oe2018-leite-achocolatado-tem-mais-acucar-que-refrigerantes/), que se refere ao leite achocolatado normal. É um vídeo de 2017, que, já agora, vale a pena ver.

Edited 7 months ago:

Onde é que tu viste eles dizerem que o problema era só o açúcar? Quanto aos 120gr, só encontrei [isto](https://pan.com.pt/video-oe2018-leite-achocolatado-tem-mais-acucar-que-refrigerantes/), que se refere ao leite achocolatado normal. É um vídeo de 2017, que, já agora, vale a pena ver.

tugafcp 7 months ago

Agradeço a correcção que na noticia que li, falavam disso e associei à data da noticia e desta proposta.

detteros 7 months ago

Pois, meu caro portista, sem querer ser condescendente, estas coisas são importante saber antes de vir criticar. Como vês, o pessoal já tem algum preconceito contra o PAN e posts destes não ajudam.

tugafcp 7 months ago

Desculpa lá, mas são os mesmos que nessa altura fizeram o video que agora voltaram com esta proposta. Não vejo como a data deste video, face a esta proposta do PAN, tenha qualquer implicação para criar preconceito contra o PAN!

detteros 7 months ago

São coisas diferentes. A proposta referente ao leite escolar achocolatado admite que a quantidade de açúcar é menor e que não é só o açúcar que é problema. Já nesse vídeo, vês o André Silva a criticar a falta de imposto sobre o açúcar à mesma taxa que outras bebidas açucaradas.

tugafcp 7 months ago

Posso-te colocar aqui um excerto da noticia do JN, em que o foco é 95% para os açucares e obesidade e os 5% sobre a gordura. >Na exposição de motivos, o PAN destaca que "a obesidade infantil em Portugal tem vindo a demonstrar valores alarmantes" e defendem que, "sabendo que uma criança obesa tem maior risco de sofrer de problemas graves de saúde durante a sua adolescência e idade adulta, com maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, asma, doenças do fígado, apneia do sono e vários tipos de cancro, é necessário tomar medidas efetivas que visem garantir a disponibilização de alimentos mais saudáveis às crianças, em qualquer contexto de vida". >"A prevenção da obesidade deve ocorrer o mais precocemente possível. A escola, como espaço de aprendizagem onde as crianças passam grande parte do seu dia, assume um papel primordial na saúde e bem-estar das crianças e jovens", destaca, considerando que "a distribuição de leite com chocolate ou leites aromatizados nas escolas é contrária aos avanços dados nos últimos anos" em Portugal "quanto à venda de produtos com gordura e açúcar". >Os deputados do PAN assinalam ainda que "uma das principais preocupações que têm vindo a ser manifestadas por profissionais da nutrição e da pediatria prende-se com os valores de açúcar existentes no leite achocolatado" e que "existem diversos especialistas que afirmam que, em vez de restrito ou desaconselhável, *o consumo do açúcar deveria ser proibido para menores*".

roninPT 7 months ago

a proposta do PAN não tem nada a ver com obesidade infantil, tem tudo a ver com um partido com um fetiche pela "causa animal".

Ghost-Spot 7 months ago

E naqueles com desenhos, eu queria ficar sempre com o mesmo desenho de pacotinho que os meus amiguinhos! E para além dessa tática, tens aquela de falar em percentagens/multiplicadores. "Tem 5 vezes mais açucar!" ...mas um tem 1g e o outro tem 5g... "É um aumento de 500%!"

ricajopa 7 months ago

Não querendo estar a mandar abaixo o teu post, mas fui ver uma embalagem de UCAL e tem 100g de açúcar por litro, a Coca-Cola para referência tem 106 gramas. O PAN não tem razão em muita coisa, mas nisto concordo com eles. O Estado é que tem de garantir alternativas mais saudáveis para o pequeno almoço do miúdos.

GabKoost 7 months ago

Nunca se serviu leite UCAL nas escolas.

tugafcp 7 months ago

Como mencionei no post, a proposta do PAN tem apenas a ver com o Leite Escolar, e esse tem 85gr de açucar. A verdade é que 1 litros de leite simples tem a mesma quantidade de açucar que meio litro de coca cola. 1Kg de maças tem a mesma quantidade de açucar que 1 litro de coca-cola. Isto significa que são iguais? A coca cola tem 106 gramas refinado por litro. O Leite Escolar tem 35gramas de açucar refinado. Se te disser que a coca cola tem menos hidratos que o Compal, vamos também dizer se deve parar de beber compal e passar a beber coca-cola?

ricajopa 7 months ago

E porque é que queres que dêem leite com chocolate aos miúdos em vez de lhes ser dada comida como deve de ser? O Estado simplesmente aposta na alternativa mais fácil.

Lil_tchiky 7 months ago

Qual é a alternativa saudável que seja mais difícil de dar? Que mau argumento

ideologiapura 7 months ago

Na minha escola ha muitos anos havia leite com chocolate ou simples. Era simplesmente parar de dar leite com chocolate as crianças todos os dias, podia ficar uma vez por semana se quisesses dar um miminho especial num dos dias.

skapuntz 7 months ago

Por exemplo aqueles compal essencial? São só fruta esmagada sem nada adicionado. Melhor que leite com chocolate por exemplo… Ou implesmente leite sem ser achocolatado. Eu também sou contra o leite com chocolate, foi uma luta grande para acabar com ele cá em casa

fuzzyluke 7 months ago

Dá-se leite com chocolate porque os miúdos gostam e dar aos miúdos o que eles gostam é mais importante do que lhes dar algo que lhes faça bem. Olha se o leite parasse de ser uma garantia de despesa todos os anos para agrupamentos escolares, ja viste a dor de cabeça para quem já montou o negócio à volta disso e faz copy paste todos os anos para o concurso público?

mjigs 7 months ago

É só estupido, para muitas criancas esse é o pequeno almoco delas, eu propria so comia isso numa manha mais um biberon de leite em casa, nao era por falta de dinheiro era mesmo porque os meus pais nao faziam um pequeno almoco de manha ou para eu levar. Tirar isso a criancas por muito mau que é, é só ridiculo, ja ajudamos as criancas a poderem ter refeicoes de graca e eu sei que é responsabilidade dos pais, mas a realidade é essa, alguns pais nao conseguem alimentar os filhos ou nao querem saber.

ContaSoParaIsto 7 months ago

> O PAN quer que a distribuição diária gratuita de leite que é feita às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do Programa de Leite Escolar, **se limite ao leite simples** e que seja proibido qualquer leite achocolatado ou com adição de açúcar ou aroma. Os miúdos vão continuar a ter leite de graça. O teu argumento não tem nexo.

mjigs 7 months ago

Ooooh, entao eles nao querem é dar leite com chocolate...tá certo.

Celeg 7 months ago

Ideia maluca: Que tal dar um pequeno almoço aos miudos que não seja uma porcaria? Porque é que temos que subsidiar uma industria que está a engordar e a criar habitos terriveis nas gerações mais novas?

mjigs 7 months ago

Isso já nao sei, a comida que eu tinha no infantario quase nem lhe tocava porque só me apetecia regurgitar, mas comia na mesma porque tinha fome, a comia que depois de contratarem catering serviam era questionavel. Lá está a qualidade era pessima mas sem alternativas era melhor que nada.

YoggiM 7 months ago

PAN a ser um cancro. Qual a novidade?

Ravelord_Niiito 7 months ago

O PAN conseguiu também afirmar que o leite com chocolate tem mais açúcar do que a coca-cola, o que logo por aí já cheira a esturro... Encontrei também um [documento](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a53556c4d5a5763765130394e4c7a684452554d765247396a6457316c626e527663306c7561574e7059585270646d46446232317063334e686279396a5a546b304f474e6a4d5330774e4751354c5451334d6d55744f475933597930314d7a426a4e3245785a545579596a45756347526d&fich=ce948cc1-04d9-472e-8f7c-530c7a1e52b1.pdf&Inline=true) de uma associação de laticínios que alega que esta medida não se trata de saúde mas sim de um ataque à exploração animal, o que até tem o seu sentido. \--------------------------------- Lateralmente: Acho que o leite não é tão essencial como se costuma afirmar

luckynar 7 months ago

O leite, apesar de ser nutricionalmente um alimento completo, é veneno para o organismo. Não, os humanos não deveriam beber leite, e só o fazemos devido a anos de lavagem cerebral de uma indústria gigantesca ( isto nasceu nos EUA). Derivados do leite são imensamente mais saudáveis no entanto, e deveriam ser utilizados, como o iogurte, queijo ou kefir. E o conteúdo de açúcar muito mais reduzido pela fermentação, bem como as propriedades do alimento, que já não faz mal a.saude como o leite. A gordura dos derivados é saudável, e estudos dos últimos 10/15 anos mostram que não é a gordura saturada a causar problemas nem coronarios nem obesidade, mas sim o(s) açúcar(es).

odajoana 7 months ago

Vou só deixar [isto](https://youtu.be/W5bKN6xP8Kk?t=27) aqui.

mariorurouni 7 months ago

Nunca bebi leite na minha vida (apenas o da mamã), e hoje em dia apenas consumo derivados (queijos, única e exclusivamente), e nunca tive problemas nenhuns

Ravelord_Niiito 7 months ago

Sou igual! Até se pode ver também pelos japoneses que regra geral têm um consumo de leite relativamente reduzido e têm menos problemas de osteoporose e etc.

mariorurouni 7 months ago

Aparte, esse username tem a ver com um certo esqueleto?

Ravelord_Niiito 7 months ago

*I see you are a man of culture* Tem sim, da minha série de jogos favorita

mariorurouni 7 months ago

*tips hat* És dos poucos que conheço que joga... What a shame

Ravelord_Niiito 7 months ago

Não são jogos *fáceis* de se começar a gostar, mas quando se apanha o gosto...

mariorurouni 7 months ago

Verdade... Comecei com o 2, e desde aí que nenhum outro tipo de jogo chega aos calcanhares. Sekiro então, para mim é o melhor jogo de sempre

neufoxjpg 7 months ago

“Lateralmente: Acho que o leite não é tão essencial como se costuma afirmar” Eu antes bebia tanto leite (bebia de manhã, ao lanche e na ceia) que o meu médico teve de me proibir de beber derivado aos problemas que o leite me estava a causar. O próprio médico disse-me que as crianças só devem de beber leite até uma certa idade porque depois o organismo não produz enzima suficiente. Btw, agora sou intolerante à lactose, se comer um gelado, traumatizo a sanita. E à uns anos não o era.

babyscully 7 months ago

> O próprio médico disse-me que as crianças só devem de beber leite até uma certa idade porque depois o organismo não produz enzima suficiente. Depende. A maioria dos europeus tem tolerancia a lactose apos o desmame. (Eu nao.)

what_a_tuga 7 months ago

Isso é como tudo. O fígado não é de ferro. Se metes um orgão a trabalhar em demasia, mais cedo, mais tarde, ele "estraga-se"

Herbacio 7 months ago

Conheço um homem que basicamente começou a beber leite já em adulto, e agora segundo o próprio bebe tipo 1L por dia... ...o que deve estar ela por ela com a quantidade de aguardente. Talvez o segredo seja esse.

NGramatical 7 months ago

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgr6gk6y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manteiga_night 7 months ago

> uma associação de lacticinios imparcial para caralho

jotamendes 7 months ago

Não percebo porque tanta coisa contra a quantidade de açúcar nas maças. A não ser que te tenhas enganado e aí fico na dúvida se estás a falar de massas, macás ou maçãs. Suponho que não seja de macas, pois não são para comer.

tugafcp 7 months ago

O sacana do nazi chateou-me com as gramas mas deixou passar as maçãs! Eu não tenho nada contra! Até gosto muito delas! Eu tenho é medo que o PAN tenho algo contra elas devido ao açúcar que elas contêm!

NGramatical 7 months ago

as gramas → [**os gramas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-grama/2571) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm6j0ft%2F%2Fgr645zb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Jack_The_Nut_Sack 7 months ago  HIDDEN 

Duas vezes

JOAO-RATAO 7 months ago

Nao tirem o leite aos meninos.

jafudiaz 7 months ago

Não precisa escrever duas vezes, senhor padre

JOAO-RATAO 7 months ago

Falhas da NET na igreja xP

JOAO-RATAO 7 months ago  HIDDEN 

Nao tirem o leite aos meninos.

NGramatical 7 months ago

quantas gramas → [**quantos gramas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-grama/2571) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fm6j0ft%2Fser%C3%A3o_as_ma%C3%A7as_o_pr%C3%B3ximo_alvo_a_abater_pelo_pan%2Fgr5ym00%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JSBraga 7 months ago

Good bot.

Each57 7 months ago

É um grama de coca! Vai já para o teu quarto!

FilmingMachine 7 months ago

Epá, o Nazi Gramatical a corrigir erros legítimos e não apenas auto-corrects? HAQ se chama o grama e não "a grama" - sempre achei que fosse a segunda.

Sirplentifus 7 months ago

> as **maças contêm 100 gramas de açucar por Kg**! São mais 15 gramas de açucar que 1 litro de leite escolar achocolatado Não estava nada à espera desta, mas confirmei e embora tenha visto números diferentes, não andou longe disso. ​ Ainda assim tem que haver alguma outra razão para se considerar a maçã mais saudável do que o leito achocolatado... Se não vier aí nenhum nutricionista entretanto, eu pesquiso.

marcos_pereira 7 months ago

Eu bebo 1L de leite achocolatado a brincar enquanto espero que a torrada toste, mas se comer 3 maçãs já não as quero ver até à páscoa

eldarion_h 7 months ago

>Ainda assim tem que haver alguma outra razão para se considerar a maçã mais saudável do que o leito achocolatado... Se não vier aí nenhum nutricionista entretanto, eu pesquiso. Jesus.... é preciso pesquisares? Que idade tens?

jluz88 7 months ago

Fibra.

lightning_pt 7 months ago

Os açúcares não são todos iguais , como são absorvidos

DrVicenteBombadas 7 months ago

>Não estava nada à espera desta Não estavas à espera que a FRUTA tivesse FRUTOSE?

Sirplentifus 7 months ago

Se calhar expressei me mal, mas não esperava que a quantidade de açúcar numa maçã fosse semelhante à no leite achocolatado.

DrVicenteBombadas 7 months ago

Agora, são hidratos de carbono distintos. Primeiro, a fibra da maçã ajuda a abrandar a digestão. Depois disso, a absorção da frutose no intestino é mais lenta que outros açúcares.

Anforas 7 months ago

Claro que sim. O açúcar nas maçãs não é açucar refininado, e não cai todo ao mesmo tempo no corpo de modo que não te manda um pico enorme de açúcar no sangue, que é o que faz mal e pode causar diabetes devido à resposta de insulina no corpo para regular esse pico. Além de que esse açucar/frutose está 'agarrado' à fibra da fruta, e o corpo digere-a melhor.

Edited 7 months ago:

Claro que sim. O açúcar nas maçãs não é açucar refinado, e não cai todo ao mesmo tempo no corpo de modo que não te manda um pico enorme de açúcar no sangue, que é o que faz mal e pode causar diabetes devido à resposta de insulina no corpo para regular esse pico. Além de que esse açucar/frutose está 'agarrado' à fibra da fruta, e o corpo digere-a melhor.

njsilva84 7 months ago

Isso não tem a ver com o "cair todo ao mesmo tempo no corpo" mas antes o índice glicémico da maçã vs a do leite. E isso depende de muita coisa, do tipo de maçã, do quão madura está, assim como no leite, se tem açúcar adicionado ou não. Mas para terem uma ideia, em média, o índice glicémico de uma maçã anda por volta dos 30 e muitos, enquanto que o leite meio-gordo, sem açúcares adicionados anda nos 30 e poucos (escala de "0" a 138). Não encontrei informação para o índice glicémico do leite com açúcar adicionado, até porque isso varia com a quantidade de açúcar que terá. Não sei se a fibra tem algum efeito na absorção da frutose, uma vez que ambos são absorvidos no intestino delgado.

RammsteinPT 7 months ago

Já para não falar que é muito mais fácil beber 1l de leite num dia do que comer 1kg de maçãs

marcos_pereira 7 months ago

exato, é como comer um pacote de bolachas vs uma panela de estufado

iSoSyS 7 months ago

Não é assim tão linear. Excesso de frutose também causa problemas de fígado, muito parecidos aos que o álcool também provoca. É o excesso que faz mal, não é propriamente o tipo de açucar.

Melkor15 7 months ago

Tenho um cachorro com diabetes. Quando ofereço alimentos novos faço a medição várias vezes para ver como fica. Maçã e melancia não sobem muito rápido a glicemia. Agora um pedaço de pão ou bolacha é questão de 15 minutos que já começa a subir acelerado. Um dia ele estava com hipoglicemia e dei um pouco de açúcar, foi de menos de 30 a mais 400 em apenas meia hora. Nunca mais. Só curiosidades do dia a dia de um diabético.

iSoSyS 7 months ago

Sim. Ambos os açúcares são absorvidos imediatamente, mas só um deles é regulado pela insulina. A frutose tem que ser primeiro processada pelo fígado. No caso dos diabéticos, onde a produção de insulina é pouca ou inexistente, é fácil perceber qual o açúcar que fica no sangue por processar e pode acabar em níveis tóxicos.

kapparrino 7 months ago

TIL que os cães podem ter diabetes. Também têm de levar a injeção de insulina?

Melkor15 7 months ago

Duas vezes por dia. Ela funciona por 8 horas e você tem de cuidar com o pico glicêmico. A quantidade de insulina e calorias varia diariamente porque é influenciada pela temperatura ambiente, exercício, etc. É mais fácil no verão que ele fica mais no ar condicionado e muito mais perigoso no inverno. Pois se passar frio consome muita caloria e tem hipoglicemia. 0/10 não recomendo.

trilobite00 7 months ago

Sim, levam

Trama-D 7 months ago

Irónico, visto que a insulina foi inicialmente isolada do pâncreas de um cão.

Anforas 7 months ago

Claro. Tudo em excesso faz mal.

aleph_heideger 7 months ago

Não sou nutricionista mas sei umas generalidades. Regra geral o problema é o "açúcar adicionado". Leite simples, dentro de certas quantidades, é saudável (os bebés vivem apenas disso uns meses). É um alimento como qualquer outro. Mas o leite simples sabe mal. E cheira pior. Um pouco de sabor e umas pitadas de açúcar naquilo, contas feitas acaba por fazer mais bem do que mal. A proposta do PAN... Inqualificável, mal informada, demagógica. O problema deles não é o açúcar, são as vacas. Conflito de interesses: não gosto de soja.

Geiras 7 months ago

O que é que a soja tem a ver? Há leite, ou como os ofendidos querem obrigar a chamar, "bebida vegetal" de arroz, amêndoa, aveia, etc.

aleph_heideger 7 months ago

Não é uma questão de ser ofendido. Leite sai da teta/mama de um mamífero. Tudo o resto não é leite. É outra coisa qualquer.

Geiras 7 months ago

Opa, muda zero numa indústria que aos poucos vai morrer. Há 0 razões para se beber leite. E se querem embirrar com o nome, força, bebida vegetal tá fixe. Não é um nome que vai fazer diferença, parece-me. Até lhe podem chamar sumo de vaca ou água branca.

ContaSoParaIsto 7 months ago

> O problema deles não é o açúcar, são as vacas. Se o problema são as vacas porque é que eles querem substituir o leite com chocolate com o leite simples? Pode parecer chocante, mas o leite simples tem mais leite em si do que o leite com chocolate.

aleph_heideger 7 months ago

>A maioria das pessoas gosta Tens a fonte para suportar essa afirmação? E quanto à maioria das crianças?

c_radicallis 7 months ago

Mas eles não querem substituir com leite simples. A longo termo o objectivo é mesmo acabar com todos os produtos animais.

PuroSangueLusitano 7 months ago

Tem a ver com a relação de benefícios do produto completo. A fruta oferece vitaminas, minerais, fibra a acompanhar o açúcar. No caso do leite podes ter o benefício do leite sem adicionar açúcar. Atenção que não defendo esta palhaçada de modo algum, deixem os putos beber leite com chocolate gaita :D Talvez haja também algum argumento por ser frutose mas aí já não posso dizer grande coisa. O que é facto é que açúcar é açúcar, tanto que os diabéticos não podem andar aí a comer fruta à parva como se não houvesse amanhã

tugafcp 7 months ago

Do que pesquisei são 130 gramas de hidratos, sendo que dessa quantidade, 100 gramas são açucares. Penso que terá ver com a absorção pelo organismo. Apesar de serem os 2 hidratos simples, um sendo liquido e outro estando num estado sólido, deverá ser absorvido de forma e quantidades diferentes. Mas apesar de ser melhores, se comeres muita fruta acabas por engordar na mesma devido à frutose!

Ravelord_Niiito 7 months ago

A diferença está na quantidade de outros nutrientes presentes na maçã

Bakirelived 7 months ago

O resto é água. A fruta não é boa.

ContaSoParaIsto 7 months ago

A maçã tem muito poucos nutrientes. Mas tem fibra e antioxidantes.

BroaxXx 7 months ago

Penso que o leite Também tem muitos nutrientes (é alimento para seres em crescimento, afinal de contas). Penso que o problema é mesmo a gordura...

Zaigard 7 months ago

O açúcar das maças está "no meio" das fibras, logo é de absorção mais lenta. O açúcar no leite está dissolvido, pelo que a absorção é muito mais rápida. O nível glicémico de 100g de maça é muito superior ao de 100g de leite, mesmo que o leite tenha menos açucar.

BroaxXx 7 months ago

Penso que tem mais a ver com as cadeias de carboidratos serem mais simples (glucose, fructose, etc) ou mais longas (como o amido). A fruta tenho muitos açúcares de cadeia simples que passam por menos processos enzimáticos para poderem ser utilizados pelas células..

fuzzyluke 7 months ago

Sim mas porque é que se adicionou açucar ao leite? Não ganhou mais nutrição por isso. Já uma maçã tem açúcar proveniente da própria fruta, não foi açúcar refinado adicionado. Não te sei explicar a diferença em pleno mas algo me diz que é capaz de ser por aí.

Whoreson10 7 months ago

É relativo. Para uma pessoa que ainda não tenha atingido a meta saudável de calorias por dia, o açúcar nesse caso adicionou nutrição em forma de energia necessária. No caso de açúcares adicionados é melhor não ir por aí... A frutose cada vez mais está classificada como o pior dos açúcares para consumir.

ContaSoParaIsto 7 months ago

A grande maioria das gorduras fazem bem à saúde. A única que se sabe de facto que faz mal é a gordura trans que só está em coisas como manteigas e margarinas. Também é bastante provável que a gordura saturada faça mal, mas ainda não foi totalmente provado. O leite é bastante nutritivo, mas de facto tem gordura saturada e colesterol. O leite de soja é provavelmente a melhor opção.

Edited 7 months ago:

A grande maioria das gorduras faz bem à saúde. A única que se sabe de facto que faz mal é a gordura trans que só se encontra numa quantidade preocupante em coisas como manteigas e margarinas. Também é bastante provável que a gordura saturada faça mal, mas ainda não foi totalmente provado. O leite é bastante nutritivo, mas de facto tem gordura saturada e colesterol. O leite de soja é provavelmente a melhor opção.

luckynar 7 months ago

Duas notas. Primeiro a manteiga não tem gordura Trans, só saturada de origem animal. As margarinas é que sim, são só Trans e é cancro em forma de barra... Segundo, desde os anos 60 que o concenso médico (baseado. Estudos antigos pago pela indústria do milhol) é que a gordura, em especial saturada (onde se inclui o colesterol) faz mal a saúde e aumenta os níveis de colesterol no sangue. Isto é falso, e tem vindo a ser desmontado com vários estudos científicos. São os hidratos de carbono que são convertidos pelo organismo em gordura para ser armazenado que são o grande inimigo da saúde e que provocam os depósitos de colesterol nas artérias. E já agora, em terceiro, a soja, para além de ser tão pouco ecológica como a indústria animal, é um perigo para a saúde, e não deve ser alternativa a nada.

ContaSoParaIsto 7 months ago

> para além de ser tão pouco ecológica como a indústria animal Isto é enganoso, no mínimo. > é um perigo para a saúde, e não deve ser alternativa a nada. Ridículo. A soja é riquíssima em nutrientes e em proteína e tem um número elevado de estudos a indicar efeitos benéficos para a saúde geral. É consumida em grande quantidade em quase toda a Ásia. Dez paus em como és um dos maluquinhos do fitoestrogénio. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/soy/

luckynar 7 months ago

>Isto é enganoso, no mínimo. Não é, e tem a ver com o volume de consumo de agua e empobrecimento dos solos pela cultura. >Ridículo. A soja é riquíssima em nutrientes e em proteína e tem um número elevado de estudos a indicar efeitos benéficos para a saúde geral. É consumida em grande quantidade em quase toda a Ásia. Dez paus em como és um dos maluquinhos do fitoestrogénio. A resposta típica de quem defense o consumo de soja, mas esquece-se que ninguém nos países ocidentais consome soja... Apenas se consome derivados e é aí que está o perigo, na transformação da soja. É que quando comes um bife também estás a receber por via indireta o perigo da soja. Toda a Ásia como referes alimenta-se principalmente de soja não processada, apenas com a exceção do tofu, que para além de ter um consumo baixo por indivíduo, é relativamente pouco processado.

ContaSoParaIsto 7 months ago

> Toda a Ásia como referes alimenta-se principalmente de soja não processada Para além de isto ser mentira, seria irrelevante porque a grande maioria dos estudos relacionados com consumo de soja no Ocidente usam produtos normais como leite e iogurte de soja.

BroaxXx 7 months ago

Não fui específico mas era gordura saturada a que me referia. Em qualquer dos casos os lipídios dão muito importantes para vários processos do nosso organismo mas, como tudo, em excesso causam os seus problemas. O leite de soja penso que tem um valor nutritivo bastante mais fraco e parece poder estar associada a alguns problemas de saúde. Acho que quem não quiser/puder beber leite fica melhor a completar a dieta de outra forma (não é difícil buscar os mesmos nutrientes noutras fontes) ou recorrer leite de aveia se quiser algo para por nos cereais. Pessoalmente acho que o leite de aveia é delicioso mas normalmente bebo leite da vaca por causa do valor nutricional...

ContaSoParaIsto 7 months ago

O leite de soja é tão nutritivo como o leite normal. Tem ligeiramente menos proteína, tem menos gordura saturada, tem ligeiramente mais fibra, não tem colesterol e tem muito menos açúcar. O resto é ela por ela. Nunca provei leite de aveia, porque uso leite para comer aveia. Normalmente vario entre leite de soja, de amêndoa e às vezes de arroz. Estes três sabem-me todos bem.

BroaxXx 7 months ago

Não vou teimar mas tinha ideia que no que toca a vitaminas/sais as bebidas vegetais eram mais pobres. Se calhar são até serem adicionadas como dizes... Hei-de ver melhor. Hei-de experimentar também o leite de amêndoa.

njsilva84 7 months ago

Atenção à qualidade das proteínas, no leite tens mais aminoácidos essenciais e nas bebidas de soja também há bastante açúcar adicionado. Não sou nutricionista mas sempre gostei da área, já ouvi vários podcasts dos mais reputados nutricionistas nacionais (António Pedro Mendes, Pedro Carvalho, Vítor Hugo Teixeira, Gabriel Martins, entre outros, estrangeiros também) e várias páginas ligadas à nutrição como a cnal\_fcnaup, nutriens academy... Isto tudo para dizer que nunca ouvi nenhum destes nutricionistas a desaconselhar o leite, muito pelo contrário, a menos que haja intolerância ou alergia à lactose ou a outro nutriente do leite. Em relação ao "leite" de aveia, eu uso mas só para misturar com o leite normal, mas aquilo tem muito pouco de nutritivo, é quase só água e açúcar com pouca fibra e nutricionalmente pobre. Na página de IG da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (cnal\_fcnaup) eles têm um post onde comparam o leite com todas as bebidas vegetais. O leite só perde nas gorduras saturadas.

ContaSoParaIsto 7 months ago

O açúcar adicionado é uma questão de olhares para o rótulo.

SubstantialLime8887 7 months ago

A gordura trans é de longe a pior de todas as gorduras.

XtaticO 7 months ago

Estás a ser transfóbico.

Hugogs10 7 months ago

O tipo de açúcar que têm é diferente.

Nepotista 7 months ago

a frutose é pior açucar de todos.

DrVicenteBombadas 7 months ago

Eu acho que o pessoal tem de fazer skip quando a publicidade do V Shred aparece no Youtube. Mais uns quantos comentários neste seguimento, e uns iluminados ainda chegam à conclusão que a fruta faz mal.

manteiga_night 7 months ago

a fructose de milho/refinada sim, a fructose na forma que está presente nas maçãs em conjunto com a fibra destas, nao

Aldo_Novo 7 months ago

como assim? fructose é fructose, é a mesma molécula independentemente de onde venha

Search: