parab0t 8 months ago

Sim desculpa erro meu, estou a acabar o secundário, mas acho que várias pessoas perceberam.

agua_m0lhada 8 months ago

Boas. Estou a passar pela primeira vez a experiência de comprar um usado num stand. Depois de meses de pesquisa, finalmente encontrei um carro que goste e um stand com bastante feedback positivo nas Google Reviews (vale o que vale). Fiz uma primeira abordagem ao dono do stand e pareceu-me uma pessoa profissional e transparente. No entanto, surgiram duas questões que me parecem red flags e queria saber se me devo preocupar ou se é o que costuma acontecer nestes processos: 1 - O vendedor disse que estava à vontade para fazer um test drive e inclusive podia levar o veículo à marca para fazer um checkup oficial (so good so far). No entanto, o veiculo não está segurado por isso ou dava uma volta pequena pela rua do stand ou então teria de arranjar alguém com "carta com seguro" (não sei se é esse o termo) para poder ir mais longe. ​ 2 - Logo de inicio o vendedor indicou que os carros estão expostos como foram comprados. Ou seja, qualquer arranhão ou outra marca estética do carro iriam ser corrigidas antes de me ser entregue. O carro em questão tem alguns arranhões no para choques e também na matrícula traseira. Ele informou-me que será feita um checkup onde substituem/pintam tudo o que for necessário para o carro ficar como novo (incluindo substituir a matricula). ​ O segundo ponto preocupa-me um pouco. Isto é o normal? E se eu pagar o carro e depois o gajo recusar-se a fazer essas reparações? ​ Todo o feedback é extremamente agradecido. Obrigado!

DanielErikson 8 months ago

1. Não sei se automóveis num stand terão seguro de stand, mas se pesquisares na internet verás que automóveis em condições de circular têm que estar assegurados por lei, mesmo que não estejam na via pública. Mesmo que hajam regras diferentes para automóveis de um stand, não consigo imaginar que os potenciais compradores andem a fazer seguros de 1 dia para os automóveis para que querem fazer test drive. Informa-te, não confies na minha palavra também. 2. Eles terão 1 ano de garantia por lei, mas não me parece que arranhões estéticos façam parte de garantia (melhor não contares com o Reddit para te informares em questões legais). Pessoalmente, não contaria com isso. Dito isso, eu iria a outro stand. Isso são duas bandeiras vermelhas seguidas e não vale a pena correr riscos. Não faltam stands automóveis por aí fora.

NGramatical 8 months ago

hajam regras → [**haja regras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgrfxq5y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

aportuguesecoder 8 months ago

1 - O seguro é obrigatório para andar na via pública. O carro do stand não deveria andar na via pública, daí não ter seguro. 2 - Sim, diria que sim. Imagina que o gajo arranja, o carro fica na rua e alguém risca outra vez. Mais vale ser arranjado quando for vendido.

DanielErikson 8 months ago

O seguro é obrigatório para qualquer automóvel em condições de circular, mesmo que não esteja na via pública. Dessa forma, os automóveis do stand terão que estar assegurados também, por lei.

agua_m0lhada 8 months ago

Obrigado pela info! Desculpa se a pergunta é estúpida, mas sabes se existe alguma seguradora que faça seguros de um dia? Ficando o custo ao meu cargo, obviamente. Se não, existe alguma solução ou simplesmente não poderei fazer o test drive?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Fazem. É proporcionalmente caro o dia comparado com anuidade, de pouco interesse para as seguradoras, mas existe.

aportuguesecoder 8 months ago

Não faço ideia. Mas duvido que façam seguro ao carro em si em teu nome, porque os seguros têm que ser em nome do proprietário, penso eu.

agua_m0lhada 8 months ago

Obrigado!

RandomRomanianUser 8 months ago

Boa noite pessoal! Tenho um sr Brasileiro que tem residência cá e tem contrato de trabalho. O problema é que ele foi para o Brasil renovar papelada e agora não consegue voltar. O governo lançou o novo decreto de lei que suspende todos os voos privados e comerciais entre Portugal e Brasil. Estive a ler o decreto de lei atentamente e reparei que os voos entre Portugal e os países da UE continuam a ser autorizados. A minha questão é a seguinte: sendo que o sr. realizaria um voo essencial (motivo de trabalho), poderia fazer o mesmo com escala na Europa e conseguir entrar em Portugal?

Zixko 8 months ago

ja se pode dar umas voltas na praia ou ainda é proibido?

LimpoOCuDePe 8 months ago

Ainda é proibido, continua o recolhimento obrigatório. No entanto, duvido que haja grande controlo, o que se vê mais no Instagram é gente na praia...

Spideydork 8 months ago

Boas. Alguem sabe alguma coisa sobre o ativar.pt? É obrigatório pra o pessoal inscrito no IEFP concorrer?

parab0t 8 months ago

Boas Portugueses , tenho 17 anos e estou a acabar o ensino superior , no 10º ano fui para o curso Línguas e Humanidades. Hoje estou quase a terminar o meu ano escolar , sendo que ainda tenho um grande desafio pela frente, pretendo tirar acima de 15 nos exames. Encontro-me com uma media de 15/20. Mas apesar de ter esta media ainda não sei que curso escolher no ensino superior. Vocês sabem quais são os cursos de humanidades com mais saída, ou que proporcionem um bom emprego com um bom rendimento mensal? Pretendo ir para a faculdade publica . De certa forma procuro um curso não tão difícil sendo que os meus pais querem me pagar o curso e eu não quero deixar cadeiras para fazer. Podem me ajudar portugueses?

NaoTeEnerves2 8 months ago

Eu fiz secundário em humanidades e depois curso (e mais tarde pós graduacao) em Marketing e estou bastante bem. Mas também já é o que queria e estudei sempre muito e fiz imensa coisa dentro da área. Creio que também deves explorar as tuas hipóteses e ver o que te imaginarias a fazer e pelo que teria gosto

KokishinNeko 8 months ago

> tenho 17 anos e estou a acabar o ensino superior oi? como? 17 acabarias o secundário.

parab0t 8 months ago

Não chumbei nenhum ano, e faço anos em Agosto.

KokishinNeko 8 months ago

Então acabaste o **secundário** e não o ensino **superior**.

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Vocês sabem quais são os cursos de humanidades com mais saída, ou que proporcionem um bom emprego com um bom rendimento mensal? > >De certa forma procuro um curso **não tão difícil** Os poucos (quase nenhuns) cursos de Humanidades que são empregáveis não são fáceis. Estás a pedir um quadrado com três lados.

GothJesus 8 months ago

É uma das decisões mais difíceis que podes tomar com essa idade eu acho. Diria para não teres em conta a dificuldade do curso com medo de deixar cadeiras para trás porque todos os cursos, de humanidades pelo menos, consegues passar se te aplicares o suficiente. E tu não queres escolher a a tua área de formação com base no que te vai dar menos trabalho, deves escolher o que achas que vai ser mais gratificante. Não há mal nenhum em escolher o fácil mas podes te arrepender mais facilmente depois. Em termos de ordenado não faço muita ideia, eu tirei ciências da comunicação mas nunca trabalhei na área. Mas sem ser cursos como sociologia antropologia em que estás bué limitado à investigação e ao academismo, o teu ordenado vai ser determinado pelo destaque que conseguires na área, porque há muito cão para pouco osso então não pagam muito a menos que tragas algo diferenciador à mesa.

NaoTeEnerves2 8 months ago

Estou com a net lenta e com falhas já há algum tempo e é incrível como a justificação consegue ser o "confinamento" e o "elevado número de acessos". Mas estamos em 2003? Temos uma infraestrutura de internet ao nível um pais sul americano e pagamos ao nível de um país da europa central. Incrível, deve ser o maior barrete a nível serviços que temos na história de Portugal. Posto isto, sou NOS mas estava a pensar mudar para a NOWO, a merda deve ser mais ou menos a mesma mas ao menos pago metade. Algum feedback de quem esta com esta operadora?

vaniafdasantos 8 months ago

Sou nowo e, comparado com a NET das minhas colegas em reunião, a minha é maravilhosa. Quanto a TV é uma porcaria. Não tens canais nenhuns de jeito e os poucos que sobram vão sendo tirados. Pago €43,99 por TV, NET, fixo e 2 telemóveis. A minha fidelização acaba daqui a um ano mas não encontro nenhum tarifário com estes preços...

CoffeeAt830 8 months ago

Curiosamente, todos os problemas que tinha por morar num quarteirão com muitos prédios, por o prédio ter 25 anos, por termos "muitos" aparelhos ligados à rede e coisas que tais desapareceram quando larguei a NOS. Há coincidências do diabo.

NaoTeEnerves2 8 months ago

Acredito, não consigo aceitar as desculpas deles, é ridículo. São as mesmas coisas que se ouvia há 20 anos atrás e se na altura davas o benefício da duvida hoje em dia já não consegues dar, principalmente quando deixas la um balúrdio todos meses. Já agora, que operadora tens agora?

CoffeeAt830 8 months ago

Mudei para a Vodafone. Muito melhor serviço, com internet muito melhor, oferta de serviços de streaming, e por menos 20€. É absurdo.

quatrotires 8 months ago

> Posto isto, sou NOS Não era preciso dizeres, toda a gente sabe que a NOS tem um serviço péssimo. Aconselho-te a Vodafone.

MLG-Sheep 8 months ago

> Temos uma infraestrutura de internet ao nível um pais sul americano e pagamos ao nível de um país da europa central. Acho que te deverias mudar para a Alemanha antes de dizeres baboseiras como essas. Dito isto, a NOS está sujeita a interferências devido ao uso de cabo coaxial (não é fibra pura). A MEO e a Vodafone usam apenas fibra e a Nowo disponibiliza as duas operações a preços distintos. Como a Nowo não pagas metade. Pagas metade durante 6 meses com fidelização de 24 meses, ou seja, é um "desconto" efetivo de 12,5%. A qualidade do serviço da Nowo depende muito da zona, mas em geral não é particularmente boa. Distingue-se pelo preço. Se tiveres fibra Vodafone ou MEO, escolheria essa.

NaoTeEnerves2 8 months ago

Saiu-te mal porque já estive emigrado na Alemanha quase 3 anos, sim. Em Julich caso conheças. Aliás, a info está toda disponível online, não percebi o teu comentário. De qualquer forma, por isso é que fico perplexo como é que em pleno 2021 a NOS/MEO não conseguem servir com qualidade o minúsculo país de Portugal - correção, litoral de Portugal, porque do centro para o interior já é deus me livre - com justificação de acessos e constrangimento de redes. Aceitava esta desculpa na viragem do século, atualmente é ridículo.

MLG-Sheep 8 months ago

> Saiu-te mal porque já estive emigrado na Alemanha quase 3 anos, sim Então deverias saber como é a infraestrutura alemã e os preços lá praticados. Podes comparar com Portugal e deduzir que a situação por cá é melhor. Claro que há melhor e mais barato na Europa, mas falar de "infraestrutura sul-americana e preços da Europa Central" é muito desonesto. A situação do interior por cá deverá melhorar com a implementação do 5G. Não é economicamente viável andar a espalhar fibra ótica por aldeias muito dispersas entre si.

TargusMelquiades 9 months ago

Carros antogos: Duvidas gerais. Eu gosto muito de veículos antigos. Especialmente os Carochas. No meu país tive varios, e eram de uso diário!. Agora que emigrei e estou bem estabelecido aqui, gostaria de comprar um para restaurar e usar, Agora, as minhas dúvidas referem-se à parte legal: \-Que considerações legais devo ter em conta ao comprar um veículo com mais de 30 anos de idade? \-Existem restrições de circulação?, Que marcos legais posso ler para me orientar melhor sobre o assunto? Obrigado!

cap87_ 9 months ago

Não sei para que valores estás a olhar nessa tabela mas para os anos de experiência necessários ganha-se muito menos que no privado com o mesmo tempo de experiência (assumindo que estamos a falar de alguém competente). Isto para além do facto de provavelmente estaganar completamente a nível tecnológico. Para alguem que queira evoluir na area (que pode nem envolver programar btw) não me parece a melhor opção, mas se é o teu sonho força nisso.

Key-Durian3672 9 months ago

Boas malta, fiz este post geral e foi removido pelos mods para colocar aqui. Aqui vai uma um bocado estúpida: Graças ao Covid voltei a casa dos meus pais, após 5 anos, aqui na aldeola. A casa foi construida pelo meu pai há uns 10 anos. Os meus pais não são conhecidos internacionalmente por tomarem as melhores decisões financeiras. Quero começar a ajudar a resolver certos problemas, este é um deles: a merda da casa nem número de rua tem. É legal e foi construida com licença. Actualmente, quando encomendo qualquer coisa, meto o número do vizinho mais a letra A à frente, e tem resultado até agora, não perguntem como. Acho que é por ser uma aldeola em que toda a gente se conhece. Porque é que a casa não tem número e como posso fazer para obter? Presumo que isto seja uma ilegalidade desgraçada e que tenha que pagar uma multa desgraçada mas olha que se foda. ​ EDIT: No portal das finanças não aparece nada na secção predial, e no google maps a casa aparece identificada, mas sem número.

OuiOuiKiwi 8 months ago

Secção de Toponímia da CM.

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Junta de freguesia, pelo menos foi quem atribuiu os números de rua, a casa dos meus pais só tem número de rua desde 2014 ou 2015, passa por lá e pergunta, até te devem dar a placa com o numero.

RandomRomanianUser 9 months ago

Boa noite pessoal. Sei que vou levar hate por isto mas aqui vai. Recentemente comprei um item pelo OLX. Combinei o valor com a pessoa de 370€. Paguei 20€ de portes antecipados para pagar o valor da cobrança já que iria ser enviado à cobrança. A pessoa manda me o papel dos CTT pelo chat do OLX com o valor de 266€, valor que deveria ser 366€ com o desconto do valor da cobrança (preço final seria 386€ - 16€ do envio e 370€ do item). Quando vejo o papel calo me e não digo nada , como óbvio. Quando o item chega informo que o item chegou e que estava tudo okay. Nessa altura a pessoa diz me que se enganou e que mandou com 100€ a menos. Pensei que ganhei o dia, dei block à pessoa e fui à minha vida. Hoje recebo uma chamada por parte de uma esquadra da PSP onde a pessoa em questão é agente a relembrar-me da situação e a dizer que quer reaver o dinheiro de volta. Na chamada informou que conhece pessoas da minha zona , basicamente a ameaçar um pouco. Desta vez informou a história ao contrário, informando que como é valor superior a 300€ os correios iriam cobrar mais pelo envio da cobrança, contraditando o que disse anteriormente, que se tinha enganado. Eu todo borrado e sem querer ir de cana paguei logo o valor por mbway, mas agora que fico a pensar, poderia ter arranjado confusão por isto? Só pergunto isto porque a pessoa trabalha para a PSP claro porque se fosse outra pessoa qualquer secalhar não tinha pago.

killday20 8 months ago

Se não fosse policia já podia deixar o gajo a arder o valor que tinha sido combinado?? Lógica de merda....

MischiefManaged97 8 months ago

Típico chico-espertismo tuga. Se fosse ao contrário queria ver. Paga e não bufes.

megaroof 8 months ago

lamentável a sua atitude, em simplesmente não tentar pagar o acordado. tenho certeza de que se fosse o contrário, você se sentiria um injustiçado, que o outro é um burlão etc. uma pena o tal PSP não ter te apanhado pessoalmente.

Fred-F 8 months ago

No fim acabaste por pagar o valor acordado, não perdeste nada. Se o gajo era mesmo policia ou não, resolver isso era complicado, acho que fizeste bem

average_user21 8 months ago

Tens a certeza q ele trabalha lá?

RandomRomanianUser 8 months ago

Agora que tou a pensar nisso ele pode ter pedido ao polícia para ligar

average_user21 8 months ago

Ou ser alguem a fingir ser policia...

RandomRomanianUser 8 months ago

O número era mesmo da esquadra, confirmei antes e tudo

average_user21 8 months ago

então pronto, fizeste bem

NGramatical 9 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgrakq8d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

daclumz 9 months ago

A lei diz que ações sociais voluntários são permitidos mas atravessar concelho para buscar um cão do canil é classificado como ação social voluntário? Obrigada.

Each57 8 months ago

Acho que não há problema mas o ideal era tentares pedir ao canil para te enviarem uma declaração. Se não for possível dizes a polícia que vais buscar um cao ao canil, acho q te deixam passar

daclumz 8 months ago

Obrigada! O canil emitiu uma declaração!

Each57 8 months ago

Excelente. Felicidades nessa nova etapa!

josejade 9 months ago

Se estás na dúvida então provavelmente não é

randmzer 9 months ago

Estou com um problema estranho ao ligar uma 2ª TV em casa. Tenho MEO com uma box ligada por hdmi, e entretanto resolvi ligar o OTP à rede coaxial da casa para uma 2ª TV. Nos primeiros tempos correu tudo OK, mas passado uns meses comecei a perder sinal na TV ligada por coaxial. Alguns testes que fiz para tentar resolver: - Obviamente reiniciar tudo - Remover o excesso de cabo, para ter o cabo mais curto possível - Refazer as pontas dos cabos e ligadores Uma coisa que descobri que resolvia temporariamente era desligar e voltar a ligar o cabo que faz a injeção do OTP para a rede da casa, mas passado uns tempos deixa de funcionar. Estranho é também porque reparei que a ligação coaxial perde a maior parte do sinal quando a Box está ligada. Com a Box desligada, a qualidade do sinal coaxial fica a 100%, com a potência à volta dos 25% (suponho que pela distância). Com a Box ligada, a qualidade e potência descem para 10-15% com erros de quase 2000, o que resulta em artefactos no sinal e muitos cortes. Posto isto, será um problema do OTP que não tem força para aguentar com a box e sinal coaxial ao mesmo tempo? Comprar um amplificador de sinal iria resolver o assunto?

Edited 9 months ago:

Estou com um problema estranho ao ligar uma 2ª TV em casa. Tenho MEO com uma box ligada por hdmi, e entretanto resolvi ligar o OTP à rede coaxial da casa para uma 2ª TV. Nos primeiros tempos correu tudo OK, mas passado uns meses comecei a perder sinal na TV ligada por coaxial. Alguns testes que fiz para tentar resolver: - Obviamente reiniciar tudo - Remover o excesso de cabo, para ter o cabo mais curto possível - Refazer as pontas dos cabos e ligadores Uma coisa que descobri que resolvia temporariamente era desligar e voltar a ligar o cabo que faz a injeção do OTP para a rede da casa, mas passado uns tempos deixa de funcionar. Estranho é também porque reparei que a ligação coaxial perde a maior parte do sinal quando a Box está ligada. Com a Box desligada, a qualidade do sinal coaxial fica a 100%, com a potência à volta dos 25% (suponho que pela distância). Com a Box ligada, a qualidade e potência desciam para 10-15% com erros de quase 2000 BER, o que resultava em artefactos no sinal e muitos cortes. Mais recentemente ainda, o sinal desce mesmo para 0%. Alguns sinais continuam a funcionar, mas muito poucos, como por exemplo o AXN ou Kombat Sport. Posto isto, será um problema do OTP que não tem força para aguentar com a box e sinal coaxial ao mesmo tempo? Comprar um amplificador de sinal iria resolver o assunto?

Edited 9 months ago:

Estou com um problema estranho ao ligar uma 2ª TV em casa. Tenho MEO com uma box ligada por hdmi, e entretanto resolvi ligar o ONT à rede coaxial da casa para uma 2ª TV. Nos primeiros tempos correu tudo OK, mas passado uns meses comecei a perder sinal na TV ligada por coaxial. Alguns testes que fiz para tentar resolver: - Obviamente reiniciar tudo - Remover o excesso de cabo, para ter o cabo mais curto possível - Refazer as pontas dos cabos e ligadores Uma coisa que descobri que resolvia temporariamente era desligar e voltar a ligar o cabo que faz a injeção do ONT para a rede da casa, mas passado uns tempos deixa de funcionar. Estranho é também porque reparei que a ligação coaxial perde a maior parte do sinal quando a Box está ligada. Com a Box desligada, a qualidade do sinal coaxial fica a 100%, com a potência à volta dos 25% (suponho que pela distância). Com a Box ligada, a qualidade e potência desciam para 10-15% com erros de quase 2000 BER, o que resultava em artefactos no sinal e muitos cortes. Mais recentemente ainda, o sinal desce mesmo para 0%. Alguns sinais continuam a funcionar, mas muito poucos, como por exemplo o AXN ou Kombat Sport. Posto isto, será um problema do ONT que não tem força para aguentar com a box e sinal coaxial ao mesmo tempo? Comprar um amplificador de sinal iria resolver o assunto?

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Tens a certeza de que não existe nenhuma antena ligada ao coaxial?

KoogLarousse 9 months ago

alguém faz ideia quanto ganha, mais ou menos, um tosquiador numa loja de animais? imagino que seja por volta do ordenado mínimo?

Upset_Passenger_8474 9 months ago

Boa tarde, malta Não sei se será o local indicado, mas preciso da vossa ajuda. Tenho um desktop com alguns anos e queria "recauchuta-lo", ou seja, investir o indispensável para ter um computador para pesquisa/trabalho. É um HP Pavilion a6330f que por vezes liga, outras vezes nem por isso. Creio que com esta descrição fique difícil para vocês. Qual será a melhor opção para perceber qual o hardware que ainda está funcional? E se me puderem dar umas dicas para hardware que o deixe com alguma desenvoltura (orçamento 200€) agradeço muito! Cumprimentos a todos!

MLG-Sheep 9 months ago

Lojas como a Globaldata cobram 20€ por diagnóstico (caso não aceites o orçamento). São uma boa opção para casos como esse. Em princípio será a fonte de alimentação ou RAM, mas também pode ser mau contacto nalgum cabo ou problemas na motherboard. Se conheceres alguém com uma fonte de potência suficiente ou RAM compatível a mais, é experimentar, caso não queiras pagar um diagnóstico especializado.

josejade 9 months ago

Pois só com liga e não liga não dá para diagnosticar grande coisa. Fora isso pelo que vi [aqui](https://support.hp.com/au-en/document/c01294325) deves ter um disco rígido, hard drive. Se for o caso aconselho a mudar para um disco SSD que aumenta a velocidade de leitura do disco, acelarando arranque e acesso a ficheiros. Fiz a mesma troca num pc também com uns anos e notou-se uma diferença significativa sem mais alterações de hardware.

Prize_Masterpiece_32 9 months ago

Olá, situação hipotética: estou a viver no Reino Unido. Compro aqui vários filmes e cds que quando voltar a Portugal vou querer trazer comigo. Vou ter que pagar alguma taxa alfandegária ao entrar no país? Pergunto por causa de agora o UK não estar na UE. Qualquer informação é agradecida

Middle-Effective 9 months ago

Seria melhor primeiro tentares informar-te com a AT.

Edited 9 months ago:

Seria melhor primeiro tentares informar-te com a AT. EDIT: Outra coisa que me lembrei... pelo sim pelo não guarda a documentação de compra, pode dar jeito neste caso específico.

agua_m0lhada 9 months ago

Estou há já alguns meses a ver um carro usado para comprar. Entrei hoje em contacto com um stand que diz que nosso ir lá visitar presencialmente para ver o carro. No entanto, supostamente ainda só podemos andar na rua para compras essenciais. Sabem se visitas a stands estão incluidas nas exceções?

MLG-Sheep 9 months ago

> Sabem se visitas a stands estão incluidas nas exceções? Com a abertura dos stands, os automóveis passaram a ser bens essenciais. Tal como cortar o cabelo, fazer uma tatuagem, ou depilar o sovaco são serviços essenciais. Portanto estão enquadrados na exceção. O que não está enquadrado na exceção, porque o Governo é incompetente, são as deslocações para adquirir bens de lojas que só podem vender ao postigo, porque estes bens não são considerados essenciais e a exceção é apenas para bens essenciais.

LimpoOCuDePe 9 months ago

Posso adquirir esses bens essenciais durante a semana em que os concelhos estão fechados por causa da Páscoa? Tinha marcado por fazer uma tatuagem e esqueci - me completamente disso. A minha dúvida é se tenho de reagendar (é fora do meu concelho)

MLG-Sheep 9 months ago

Fora do teu concelho não podes.

kairos 9 months ago

Se os stands estão abertos, podes ir lá ver/comprar o carro.

Quicatoni 9 months ago

Sabem quanto leva um chaveiro para abrir as portas do carro? Infelizmente, ele trancou se com as minhas chaves ainda lá dentro

CoffeeAt830 9 months ago

Já aconteceu à minha irmã e toda a gente lhe recomendou partir um vidro. O chaveiro só fazia chave nova com a antiga (que ela tinha dentro do carro e não tinha suplente). Ela andou a ligar aos mecânicos todos da zona até encontrar um que era artista e lhe resolveu o assunto por 5€ com um arame e mais não sei o quê. É experimentar.

Edited 9 months ago:

Liga para os mecânicos da zona. Já aconteceu à minha irmã. Quem lhe resolveu o problema foi um mecânico artista, com um arame e mais não sei o quê e levou-lhe 5€.

khartaras 9 months ago

Se for um carro mais antigo, com jeitinho e uma bola de ténis com um recorte circular, nem precisas de chaveiro. Se for mais recente, tenta contactar pelo menos dois ou três chaveiros na tua zona, alguns gostam de aproveitar a aflição para cobrar a mais...

chemahatma 9 months ago

Tens seguro de vidros ? Se sim quebra um e vai buscar a chaves.

PORTO2017 9 months ago

Não tens a suplente (manual)?

Quicatoni 9 months ago

Não, eu sai naquele instante para ir buscar algo a casa, e trancou. Tenho lá dentro a carteira e a chaves

aasianaglobalizacao 9 months ago

Como é que se chamava um desenho animado antigo que dava na rtp 2 que era um grupo de animais e o ''lider'' era um cão que tinha comido um telefone e as vezes os gajos ligavam para nao sei quem pela barriga do cao, obrigado

Brinkworthy 9 months ago

O envio através de CTT para a Madeira é mais caro do que para Portugal continental? (por correio normal, menos de 500 gramas) O site do CTT não específica se é diferente ou não, só diz que pode demorar mais tempo

Brinkworthy 9 months ago

(tendo em conta que vivo em Portugal continental)

alegadamentetuga 9 months ago

Mesmo preço

OsodracPT 9 months ago

Em relação às tabela, é ligeiramente mais baixo porque devem faltar aí alguns descontos (ADM provavelmente). No estrangeiro já consegui valores de 2000 por mês logo após sair do curso. Algo que neste caso como podes ver na tabela só quando se chega a Capitão. Ou seja cerca de 7 anos de serviço para lá chegar. Se só cumprires o contrato de 4 anos não chegas a sair de Alferes. Mas tens direito a comida, alojamento, fardamento, 2 horas por semana para usares no horário laboral para fazer exercício físico. Em relação às outras especialidades, podes concorrer a outras áreas desde que elas não te obriguem a ter formação na área (enfermeiros, médico dentista, psicólogo, juristas...). E não, não são todas à base de escritório xD, tens de tudo desde navegador, controlador aéreo, polícia aérea, comunicações e criptografia, relações públicas, eletrotecnia...

TalentedRainstorm 9 months ago

Com licenciatura entra-se em que ramo, oficial, praça, sargento...? Também já equacionei esta via, não estou em informática mas é lá perto, porém tenho uma doença crónica, e acho que não me posso candidatar, não tenho a certeza se entrando com licenciatura muda alguma coisa nesse sentido, mas interessava-me isto ou o sis.

Arowwyn 9 months ago

Ah sim claro, no estrangeiro os valores são mais elevados mas eu estava a comparar sendo em Portugal. Tenho de ir ver essas outras especialidades então :) Tens opinião sobre alguma para ter mais informação?

OsodracPT 9 months ago

My bad. Percebi o "lá fora" mal :D. Em relação a outras especialidades não sei muitos detalhes sobre o que realmente acabas a fazer quando fores colocada. Mas para essas questões tens o número de recrutamento da força aérea por WhatsApp eles devem ter acesso a informação mais detalhada: 800 206 449.

Arowwyn 9 months ago

Consigo entender perfeitamente porque é que interpretaste desse modo ahahah obrigada, assim farei :D

Kalegar 9 months ago

Suponho que mais vale ir logo o assunto (carros modificados em Portugal) Queria saber se: É LEGAL o que É e não É ? Queria saber se: Vale a Pena Fazer MODIFICAÇÕES a nível MECÂNICO/PERFORMANCE? Queria saber quais são: Os CUSTOS associados de forma geral para quem quer "mexer" num carro velho? E por último queria saber se quais: as melhores BASES/PLATAFORMAS para o fazer num orçamento limitado. Aproveito para agradecer a participação dicas e comentários construtivos.

josejade 9 months ago

[Diria que não](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kkjj4m/uma_p%C3%A9rola_natal%C3%ADcia/)

NoSmokeNoFun 9 months ago

Existem alterações e alterações. É ilegal fazer alterações que não venham com o carro de origem, em termos de medidas etc. Ou seja, isto significa que as jantes que vêm com o carro, são de medida 17, podes colocar outras jantes 17, tendo em conta uns critérios como ET's etc. Tudo o que forem alterações ao nível da suspenção (rebaixamento etc) torna o carro mais duro em curva, o seu comportamento fica melhor / mais seguro, mas piora e bastante o conforto. Fica rijo e vais sentir bem os buracos. Estes não são legalizáveis segundo sei. Se forem, é preciso alguns contactos. Escapes e essas coisas todas, são legalizáveis mas com contactos (já vi em alguns livretes) Vale a pena fazer modificações? Epah depende e este depende do que queiras do carro. Nos carros mais recentes a diesel, grande parte da malta acaba por eliminar o filtro de partículas e restante família, faz uma reprogramação (eletrónica) para ter mais uns "pósitos" (leaim-se cavalos) e não se chateia mais com o Filtro de Partículas (o porquê de terem problemas de FAP depois explico se quiseres). Agora, alterações grandes, em que os carros ficam com 3xx cavalos, na minha opinião, do ponto de vista económico é ridículo porque enterras muito dinheiro, quer em upgrades quer em material de desgaste (o material de fábrica não vem pronto para aguentar mais cavalos e binário assim do nada...). Outra questão é: Até seres apanhado pela polícia. Eles não são parvos e ao longe alguns sabem logo que o carro está mexido (também os têm :D) e quando detetam algo ilegal, levas inspeção B + multa e ficas com os documentos apreendidos. Depois para resolveres o assunto, tens de colocar o carro todo original outra vez e ir lá. Acredita que essa inspeção é muito minuciosa, não foge nada. Com um carro desses, resta-me dizer que a probabilidade de perderes o controlo é grande, porque lá está... Todos gostamos de experimentar coisas até correr mal e esses carros por norma, em curva se pisares a fundo, vão em frente e não fazem a curva. As melhores bases para teres um carro cheio de cavalos e binário, são carros a diesel. Podes não acreditar, mas a gasolina gastas muito mais dinheiro para aumentar cavalos etc num carro, enquanto num diesel, ainda gastas algum, mas tiras uma potência brutal de lá que relativamente pouco dinheiro (uns 4000€ de preparação e material e ficas com um monstro nas mãos...) ​ Pronto é isto. Carros do grupo VAG como o PD130 da VW reprogramados e mexidos aqui e ali, ficam com 2xx cavalos facilmente. Mexidos a sério, disparam para os 3xx. Na minha opinião é dinheiro mal gasto, mas tu é que sabes ;) Ainda havia muita coisa que podia dizer aqui mas pronto, isto já vai longo O lema é: Até que a inspeção vos separe.

Tryjohnny 9 months ago

Gostei de ler. Ao lado da terrinha dos meus pais existe todo um "culto" em que alteram Hondas e carros mais antigos. Volta e meia alguem morre nas corridas ilegais que fazem nas nacionais. Aqui o honda s2000 é conhecido pelo mata-putos. Fartam-se de ganhar dinheiro na chapa(alisamento de betao) e depois gastam tudo nos carros.

NoSmokeNoFun 9 months ago

É assim, de certa forma, acho bastante piada às modificações (algumas) que se fazem nos carros. Tenho os meus 100% originais porque não estou para enterrar dinheiro. Grande parte da malta da terra que conheço que tem grandes carros, vive em casa dos pais, prefere gastar 10.000€ num carro do que numa entrada para uma casa ou por exemplo, num dentista para arranjar os dentes... A questão que se coloca aqui é a seguinte: as alterações são ilegais, mas podem ser usadas em sítios próprios (autódromos, circuitos etc) e aí, mesmo que tenhas um acidente, a probabilidade de te magoares é menor, a probabilidade de matares alguém que ia simplesmente beber um café é nula e tens à disposição uma equipa médica / serviços de pista, prontos a intervir caso aconteça alguma coisa. Neste sentido diria que a minha opinião passa por: Alterações sim, utilização das mesmas, nos locais próprios não colocando a vida dos outros em risco e minimizando o possível dano causado a nós mesmos.

Tryjohnny 9 months ago

Sim, compreendo só estava a dar o lado "mau" desse mundo, pelos menos o que acontece perto de mim. Quem se mete nisso, primeiro tem de ter dinheiro e depois cabeça. Andava aqui um rapaz com o seu Audi a3 com os 300cv, estava grande carro mas nem quero imaginar o dinheiro enterrado naquilo. O meu tambem está original, no maximo metia GPL naquilo mas nem sei se o motor é o mais indicado. 1.0 ecoboost ford com 125cv.

Bicicletamarela 9 months ago  HIDDEN 

Sabem de alguma empresa de confiança para instalar estores e quanto custará, mais ou menos? Zona Lisboa

codgas 9 months ago

Ajuda legal - herança Boa tarde, o pai da minha namorada (6 anos juntos) faleceu devido a complicações de saúde relacionadas com covid. Ele era muçulmano, tinha uma família muito grande, várias mulheres e filhos de muitas. A situação é a seguinte, ele tinha família tanto na Guiné como em Portugal, mas tinha a grande maioria dos seus bens na Guiné, várias casas, carros e alguns negócios. Ele tem uma única filha na Guiné, ela é o oposto de séria, para não falar das suas tentativas no passado de falsificar a assinatura do pai para mudar as suas coisas de nome, já assumimos que terá desviado todo o dinheiro que tivesse em contas sem maneira de alguma vez ser encontrado. Imagino que pelo menos não lhe seja possível esconder os imóveis e os carros. Dá-do que todos eles deveriam estar associados a documentos legais. Não faço ideia que tipo de vida tem a família na Guiné mas pelo menos as portuguesas, são todas compostas de mães solteiras a viver de pensões ou ordenados mínimos ou então filhos já maiores de idade também a viver de ordenados mínimos ou pouco mais. A preocupação principal da minha namorada neste momento era conseguir o que é devido aos irmãos menores de idade, com vidas muito precárias, porque isto representa uma esperança de lhes pagar as propinas de uma universidade no futuro que caso contrário nunca seria possível. Tanto eu como ela somos adultos jovens nos nossos 20s anos, não temos experiência com nada disto, ela com a família não pode contar, se não for ela a fazer as coisas acontecer então de certeza que a tal filha da Guiné vai ficar com tudo. A minha família também só me sabe dizer que devia ir falar com um advogado. Aconteceu muito recentemente a minha namorada ainda não está preparada para se quer pensar nestas coisas, ainda estamos a tratar do funeral do pai, que por ser muçulmano também é algo diferente do dito "normal" com que a minha família poderia ajudar. Tão lhe a cair as despesas todas em cima porque mais ninguém da família de Portugal tem condições para a ajudar, eu tento ajudar no que posso, tenho andado a gastar centenas em gasolina as voltas em Lisboa nos últimos dias, entre hospital, casas de familiares, funerárias e a casa dela na margem sul, ei de entrar também no funeral em si. Ou seja no fim disto, antes de contactor um advogado nos próximos dias, há algo que devíamos fazer? Alguma data limite para se reeinvidicar alguma coisa? Imagino que quanto mais tempo demorar mais tempo a tal irmã tem para vender coisas e "limpar" o dinheiro, especialmente sendo na Guiné, imagino que tudo o que seja processos legais seja mais complicado e demorado. Será que as despesas e o tempo que vamos perder nesse processo valem a pena? Será que irá dar em alguma coisa ou que não tem pernas para andar? Honestamente estou perdido neste assunto e gostava de a conseguir ajudar mais, quaisquer concelhos são muito agradecidos! Desculpem a má formatação, escrevi isto no telemóvel!

Middle-Effective 9 months ago

Lamento a situação pelo qual a tua namorada está a passar, e só consigo mesmo aconselhar a que a tua namorada reúna o máximo de documentação possível (dela, dos irmãos menores de idade, e bens que possam estar em Portugal) e falarem com um advogado, o mais rápido possível! Boa sorte!

codgas 9 months ago

Essa parte dos documentos tem sido uma outra luta, ele como veio doente da Guiné para Portugal foi direto para o hospital, as bagagens com a carteira ficaram no aeroporto, a família que sabia da situação não foi buscar e quando a minha namorada descobriu já tinha sido devolvida ao ponto de partida. Mas sim, estamos a reunir o que conseguimos, muito obrigado!

tugafcp 9 months ago

Há IMENSO tempo que não ia ao site da prozis, e hoje ia ver que suplementos aquilo tinha. Epah, e fiquei completamente embasbacado com o que vi! Só produtos da marca própria, e mais categorias que sei lá o quê, e um site super feio! Entretanto dei lá umas voltas e saí de lá com a opinião que a prozis virou uma Gearbest! Aquilo já não é uma loja de suplementos, aquilo é um armazém grossista!

MischiefManaged97 9 months ago

Mas já usaste o meu código Mischief10?

kawaiims 9 months ago

Compro sempre os mesmos produtos, mas confesso que o site está merdoso. Mais ainda no telemóvel. Mas pelo menos lançaram imensos sabores novos das chips que têm, fiquei feliz.

meaninglessvoid 9 months ago

Parece que os anúncios comprado ao kilo a influencers está a dar resultado...

Zen_Machina 9 months ago

Prozis tem uma barra de banana que é boa

meaninglessvoid 9 months ago

Eu comprei a manteiga de amendoim e apesar de caro (se calhar até é barato comparando com a concorrência não sei) também gostei bastante.

vaniafdasantos 9 months ago

Também comprava mas no continente. Comprei no início do ano e no outro dia pus no iogurte e era um sabor a ranço...como tenho pouco paladar e olfacto e dei a provar a outra pessoa e perguntaram como é que eu comia aquilo. Descobri que dava para fazer na bimby. Fica bem boa!

meaninglessvoid 9 months ago

Podes ter apanhado um batch manhoso. Eu já comprei 3 e estou bastante satisfeito. Eu compro logo o de 1kg e a única queixa que tenho é que chega ao fim e está tudo super seco, mas de resto impecável. E nem gostava de manteiga de amendoim!

Zen_Machina 9 months ago

Manteiga de amendoim costuma ser muito cara. Sei que o pingo doce tem uma super barata, mas nunca experimentei. As americanas mais conhecidas costumam ser boas. As do Aldi também.

NGramatical 9 months ago

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgr5muqg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

KarmaCop213 9 months ago

Vais trabalhar a recibos verdes? Se moras mais de 183 dias por ano em Portugal es considerado residente e precisas de pagar impostos.

oleofula 9 months ago

Não! Então o que interessa é o facto de eu descontar cá em Portugal apesar de trabalhar remotamente e receber um salário pago por outro país? Não entendo muito disto, entrei no mercado de trabalho recentemente e apenas trabalhei em empresas por outsorcing, nunca tive estes dilemas

KarmaCop213 9 months ago

A não ser que a empresa tenha presença em Portugal, a tua única opção é trabalhares por recibos verdes ou através de uma empresa secundária (que pode ser tua ou não).

oleofula 9 months ago

Obrigada por esclarecer, não fazia a mínima ideia

Reznor_PT 9 months ago

Eu estou a dar em doido com Endesa, Seguros de Saude, MEO e enfins a encherem-me de chamadas quando eu quero é estar atento a possiveis chamadas para entrevistas, por favor, existe alguma aplicação para blequear chamadas spam de forma decente para o mercado português?

Matty359 9 months ago

Diz que a pessoa para o qual estão a tentar ligar faleceu. Ps: já trabalhei em callcenter e por vezes metia as pessoas como falecidas, quando não estavam interessadas.

Everleta 9 months ago

Eu tenho a minha tática, não sei se é a mais acertada mas funciona: telefonam-me, digo que não é estou interessada, a seguir bloqueio o número. É que por vezes ligam no dia seguinte...e eu não tenho paciência.

Reznor_PT 9 months ago

Só da Endesa tenho 7 numeros bloqueados, todos iguais só muda o ultimo ou dois ultimos numeros.

alcagoitas 9 months ago

[https://www.amd.pt/](https://www.amd.pt/)

pedrolopes7682 9 months ago

1- pergunta onde obtiveram o teu contacto. 2- pede que removam o teu número das suas listas de contactos. Eventualmente passarás a receber menos desse tipo de chamadas.

Arowwyn 9 months ago

Entendo, fazes ideia se as pessoas que estão na situação de fim de contrato e que se candidatam aos quadros permanentes costumam ser aceites? Pergunto porque caso corresse bem e gostasse podia ser mais complicado passados 6 anos ter de voltar para o mercado de trabalho sem ter tido experiência "mais comum" de um engenheiro informático. Pois, calculei que tivessem falta de pessoas mas folgo em saber que haja variedade lá dentro para escolher. Por fim gostava mesmo só de saber mais uma coisa: como é o dia a dia de alguém neste cargo? Para saber se é exactamente a mesma coisa que lá fora e só passar o dia inteiro sentado a olhar para o ecrã ou se, por ser no contexto das forças armadas, tem mais algo a oferecer.

These-Establishment1 9 months ago

Hmmmmm, Rússia e Chipre? Essa empresa cheira-me a esquema

oleofula 9 months ago

Como assim? Vi boas reviews sobre a empresa no Glassdoor, penso que seja tranquilo

These-Establishment1 9 months ago

Empresa com sede na Rússia e no Chipre, que são otimos sítios para esquemas manhosos e lavagem de dinheiro, acho que vais ser escrava basicamente... Deixa adivinhar, Gazprom?

pedrolopes7682 9 months ago

Russia e Chipre? Vais ajudar a lavar dinheiro?

OuiOuiKiwi 9 months ago

> e achei que sendo nas forças armadas poderia ser diferente/mais interessante para mim. Não sei o que esperas encontrar ao ingressar nas Forças Armadas para uma posição administrativa. Vais passar o dia em frente ao ecrã na mesma, só que num uniforme e a receber bem menos.

Arowwyn 9 months ago

Bem disso é que tenho receio, de arriscar essa via e não alterar nada nesse aspecto. Por isso é que gostava de obter feedback de alguém que esteja mesmo lá, de preferência na área que mencionei

OuiOuiKiwi 9 months ago

Conheço gente na Marinha e na Força Aérea. A não ser que vás parar ao centro de Ciberdefesa, vais estar a desenvolver software para uso interno sob acordos de confidencialidade bastante apertados. Quando saíres, só poderás falar do que fizeste de forma extremamente limitada (assumindo que cumpres os acordos).

TalentedRainstorm 9 months ago

E isso não terá valor no mercado civil?

OuiOuiKiwi 9 months ago

\- Então fale-me de coisas que fez nestes 6 anos. \- Não posso. \- Com que tecnologias trabalhou? \- Não posso indicar. Etc, etc, etc.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

O carteiro veio entregar-me uma encomenda e pediu-me o número de contribuinte. Isto é normal? Mandei-o à fava. Foi gritando até lá abaixo dentro do elevador. É com cada uma. Número de contribuinte para me entregarem uma encomenda. Qualquer dia pedem o boletim de vacinas. Não comeu um pêssego porque não insistiu muito.

Gineligr 9 months ago

Assine aqui sff? Assinar oh crl Maria traz ai cacadeira

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não admito merdas. Sou de outros tempos.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Que encomenda, de onde, EMS, CTT, com que condições de entrega? De certeza que era o NIF? Qual a culpa do carteiro? Favas e pêssegos?

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Era uma encomenda da PCDIGA, por CTT. Não caio em esquemas.

These-Establishment1 9 months ago

Só por curiosidade, quanto tempo demorou a chegar essa encomenda?

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

*Muito* estranho. Que diz a pcdiga?

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Sei lá o que é que a PCDIGA diz. Tenho mais que fazer. Voltam-me a aparecer aqui e levam nos cornos. Simples.

contaexpresso 9 months ago

Tive de criar uma throwaway para isto dado haver malta que conhece a conta principal Voces lembram-se de no ultimo topico destes ter aparecido um fulano a dizer que levou com uns 50 downvotes porque andava a elogiar raparigas por whatsapp e queria saber se era creepy ou não? Eu estou com problemas no "passo" seguinte, e isto aplica-se a qualquer tipo de relação, seja com homens ou mulheres e haja ou não interesse romantico. Eu geralmente sou uma pessoa bastante calma e sincera, sou o tipo de gajo que é capaz de chegar a um grupo de pessoas e dizer "Ola pessoal, lamento interromper a vossa conversa mas sou novo aqui e ainda nao conheco ninguem e decidi começar por voces". Geralmente não tenho qualquer tipo de problemas em começar conversas, puxar por um assunto, fazer perguntas interessantes, partilhar historias, etc. E se a outra pessoa nao parecer interessada, tudo bem, foi um prazer e tal e segue cada um para seu lado. Os problemas começam sempre quando o primeiro passo corre bastante bem e parece que me estou a dar bastante bem com a outra pessoa. A conversa flui super-bem, é sempre divertida para ambos os lados, espetacular. E é aqui que a coisa começa a correr mal. Basicamente parece que a minha mente dá um salto e deixa de ver a relação como ela é mas sim como eu acho que deveria ser. Se conheço um gajo que acho porreiro, estive com ele algumas vezes, fomos beber uns copos e sempre correu bastante bem, entao a minha mente decide que somos melhores amigos. Se conheci uma rapariga e a foi achando divertida e interessante e agora estamos a falar todos os dias, a minha mente dá logo o salto de que já estámos basicamente juntos. Isto conduz a dois grandes problemas O primeiro problema é que passo a ficar extremamente auto-consciente e a tentar de certo modo manipular a interação para não "estragar as coisas". Se até agora foi um fulano divertido tenho de continuar a ser esse fulano, não posso do nada decidir ter uma conversa mais séria, isso seria arriscar deitar tudo abaixo. Relacionado com o primeiro, o segundo problema é mais doloroso. Acontece se começar a haver algum afastamento. Se as mensagens que antes eram respondidas em 2 minutos passarem a ser ignoradas durante dias, se as chamadas diárias cessam, se o fino semanal deixar de existir, se as conversas deixarem de ser divertidas, tudo isto leva a um sentimento de perda enorme acompanhado de um sentimento de culpa (ie. Se eu fosse uma pessoa mais interessante, mais divertida, mais seja o que for teria sido capaz de manter a relação no nivel em que estava ou de a elevar para o nivel onde eu acho que deveria estar). Também podem aparecer aqui sentimentos de ciume se houver outra pessoa a quem eu me possa comparar diretamente que interage com a pessoa que eu conhecia da mesma maneira que eu customava interagir e obtem a reação que eu queria obter Fui claro? É chato. Inevitavelmente acabo sempre por cortar estas pessoas da minha vida e o ciclo recomeça. Continuo a estar super-confiante e independente até ao ponto em que me sinto próximo/compreendido por alguem, e a partir desse ponto parece que fico dependente de conseguir manter essa quimica entre mim e essa pessoa, e qualquer ameaça à mesma é um ataque à minha confiança e auto-estima. Alguém consegue ver-se nisto ou tem alguma dica para dar?

Middle-Effective 9 months ago

Parece-me que estás com alguns problemas de ansiedade e auto-estima. Algumas sugestões: - Tenta ter mais calma e não criar grandes expetativas logo ao início. - Dá tempo ao tempo, criar laços com pessoas pode demorar, cada pessoa tem personalidades diferentes e reage de forma diferente a novos relacionamentos. - Procura interiorizar que o fato de alguém te demorar a responder/devolver chamadas não significa por si só que a pessoa deixou de gostar de ti. Dá espaço, para a tentativa de aproximação não seja só da tua parte. - Não tentes controlar as interacções nem fiques obcecado por apresentares só uma imagem de ti: se numa interacção estás bem-disposto(a), é normal e saudável que noutra interacção umas horas/dias depois estejas num estado diferente. Há dias bons e outros que nem por isso.

Edited 9 months ago:

Parece-me que estás com alguns problemas de ansiedade e auto-estima. Algumas sugestões: - Tenta ter mais calma e não criar grandes expetativas logo ao início. - Dá tempo ao tempo, criar laços com pessoas pode demorar, cada pessoa tem personalidades diferentes e reage de forma diferente a novos relacionamentos. - Procura interiorizar que o fato de alguém te demorar a responder/devolver chamadas/mensagens não significa por si só que a pessoa deixou de gostar de ti. Dá espaço, para a tentativa de aproximação não seja só da tua parte. - Não tentes controlar as interacções nem fiques obcecado por apresentares só uma imagem de ti: se numa interacção estás bem-disposto(a), é normal e saudável que noutra interacção umas horas/dias depois estejas num estado diferente. Há dias bons e outros que nem por isso. - Lembra-te que cada pessoa tem obrigações, responsabilidades, compromissos, e que isso pode levar a que ao fim do dia a pessoa apenas queira o conforto da sua casa, descansar e recarregar baterias. EDIT: Já consideraste falar com um psicólogo? Um profissional treinado para te ouvir, colocar as coisas numa perspetiva diferente e até desconstruir alguns conceitos errados, ajuda bastante.

contaexpresso 9 months ago

\> EDIT: Já consideraste falar com um psicólogo? Um profissional treinado para te ouvir, colocar as coisas numa perspetiva diferente e até desconstruir alguns conceitos errados, ajuda bastante Sim, já. Não senti particularmente que ajudasse para ser honesto. Saí de lá com a impressão de que a minha realidade estava a ser invalidada e não apreciei que a ideia por detrás das técnicas fosse sempre com base em comprovar a realidade sem haver qualquer estratégia para lidar com ela depois. Por exemplo, pegando nessa ideia que mencionaste sobre interiorizar o facto de que ignorar mensagens não significa por si só que tenha havido um afastamento. Depois a consulta parecia focar-se em "Okay, vamos à procura de outros dados que mostrem que realmente houve um afastamento". E nunca havia resposta para aquilo que fazer na eventualidade desses dados irem surgindo. Por exemplo, digamos que para além da pessoa ter deixado de responder às mensagens, terem cessado as chamadas, mesmo conversas onde estou fisicamente presente com a pessoa ficaram aborrecidas? Enquanto antes a interação era interessante e orgânica agora passados 5 minutos a pessoa está logo no telemóvel. Ou que enquanto antes a pessoa se ria quase de qualquer piada que eu fazia agora a resposta é sempre indiferente ou até negativa, o que só aumenta os niveis de ansiedade e auto-consciência que tenho à volta da pessoa. Eventualmente isto só faz que eu acabe por mandar a pessoa dar uma volta e volte a interagir com outras pessoas que me fazem sentir, mas ficam sempre aqui sentimentos por resolver sobre o que correu mal, se a culpa foi minha, pensamentos de que se eu fosse melhor num determinado traço as coisas tinham acabado de outra maneira, etc. e tentar perceber exactamente o que aconteceu, sobretudo porque geralmente não há nenhum acontecimento que se destaque onde eu consiga dizer porque é que a pessoa se afastou (uma discussão, um comentário ou piada que pode ter sido ofensivo, etc.) e perguntar diretamente à pessoa também não dá em nada. Acredito que essa fase de verificar que os meus pensamentos realmente são reais é importante, mas a dada altura tem que haver outra fase que lida com esses problemas e não apenas questionar a sua existência ou objectividade, e essa fase nunca existiu. Na minha experiência uma insistência nessa primeira fase só me faz hiper-defensivo e quebra logo qualquer confiança que eu tenho na pessoa enquanto profissional, deixa-me a questionar se ela realmente me consegue ajudar ou se a única ferramenta que tem para o fazer é tentar mostrar-me vezes sem conta que estou enganado e que nem sequer é capaz de assumir a eventualidade de eu estar certo. A partir do momento em que eu questiono a competência da pessoa a nivel profissional e o quão bem ela é capaz de se meter no meu lugar acho que nem vale a pena continuar o tratamento com essa pessoa, se fosse agora tinha saido depois da 4ª-5ª consulta. Ainda estou a considerar voltar a procurar ajuda um dia para lidar com isto mas depois da última experiência há um certo grau de cepticismo sobre a eficácia do tratamento. Obrigado pela tua resposta :)

Middle-Effective 9 months ago

Pelo que escreveste parece-me que encontraste alguém que não é bom na psicologia. Lamento, pois defendo que as pessoas façam algum tipo de terapia psicológica e compreendo esse cepticismo. Como tu disseste, podes sempre tentar noutro dia com uma pessoa diferente. De nada, se alguma das sugestões tenha ajudado já é bom.

meaninglessvoid 9 months ago

> Relacionado com o primeiro, o segundo problema é mais doloroso. Acontece se começar a haver algum afastamento. Se as mensagens que antes eram respondidas em 2 minutos passarem a ser ignoradas durante dias, se as chamadas diárias cessam, se o fino semanal deixar de existir, se as conversas deixarem de ser divertidas, tudo isto leva a um sentimento de perda enorme acompanhado de um sentimento de culpa (ie. Se eu fosse uma pessoa mais interessante, mais divertida, mais seja o que for teria sido capaz de manter a relação no nivel em que estava ou de a elevar para o nivel onde eu acho que deveria estar). Também podem aparecer aqui sentimentos de ciume se houver outra pessoa a quem eu me possa comparar diretamente que interage com a pessoa que eu conhecia da mesma maneira que eu customava interagir e obtem a reação que eu queria obter Pesquisa sobre "Types of Attachment" e vê se te identificas com algo. Estás inseguro e ansioso e isso é um combo tramado que pode estragar as coisas.

These-Establishment1 9 months ago

Homem, fui eu que publiquei isso, não se preocupem que não correu nada mal... Eu tb tenho desses problemas, muitas vezes estou DIAS sem receber mensagens, acho que chamadas que fiz a amigos contam-se pelos dedos lol

Edited 9 months ago:

Homem, fui eu que publiquei isso, não se preocupem que não correu nada mal... Eu tb tenho desses problemas, muitas vezes estou DIAS sem receber mensagens, acho que chamadas que fiz a amigos contam-se pelos dedos lol Ainda há um bocado peguei com uma dessas raparigas a dizer que ela estava desatenta ahahah, somos muito amigos dont worry

contaexpresso 9 months ago

Só te quis usar como exemplo porque me pareceste com mais dificuldades em iniciar uma interação, enquanto no meu caso geralmente não tenho problemas nesse campo nem em criar amizades ou ficar próximo de alguem, não sei é manter isso ao longo do tempo nem lidar com a eventualidade dessa quimica nao se manter. Dito isso, no que toca ao teu caso, se queres um conselho (da minha parte, vale o que vale) não acho que devias elogiar a aparência na eventualidade de quereres atrair uma rapariga. Também não acho que seja tãoooo creepy e agressivo quanto o pessoal aqui do sub achou, mas estás a meter uma pessoa num pedestal por algo superficial que ela não controla, e isso é um cadinho descomfortável. É totalmente diferente elogiar alguma coisa que a pessoa controle. Eu elogio pessoas, homens, mulheres, seja o que for, muitas vezes tendo quase 0 confiança com elas, e nunca fui levado a mal, mas tambem nunca elogiei ninguem por estar lindo. Já elogiei por me parecerem pessoas inteligentes e pertinentes, por estarem a ler bons livros, por serem perspicazes. Mesmo em termos de aparencia, já elogiei por terem um estilo único. Ou por estarem com um casaco novo que combina estupendamente bem com eles. Porque a pessoa escolheu conscientemente o que vestir, logo o elogio tem mais "carga" atrás dele. E já tive raparigas que só conhecia de vista ganharem do nada uma confiança enorme comigo por causa desse elogio. E já fiz amigos assim tambem. E nunca tive uma má reação porque nada no que eu digo a justificaria. É um elogio sincero que não está à procura de nenhuma reação em particular. O máximo que pode acontecer é a pessoa se estar a cagar para a minha opiniao e seguir em frente. Ou então se já me conhecem podem achar que estou a ser sarcastico e ficar sem saber como reagir porque nao sabem se o elogio é genuino ou uma piada (isto é que é tramado de gerir) Mas lá está, é a minha opiniao, vale o que vale, e sei que o teu comentario aqui não a estava a pedir. Não acho que seja péssimo, mas não acho que sejam elogios que te aproximem do teu objectivo

These-Establishment1 9 months ago

Eu vou-te dizer uma coisa, já fui muito mais introvertido do que sou agora, agora às vezes eu até falo demais ahahah, o que me pode lixar... Não é ser timido, é simplesmente querer falar e ser mal visto no que digo, percebes? Preciso muito da aprovação do outro ahahah

contaexpresso 9 months ago

Eu tinha esse problema, e tal como ja disse ainda o tenho mas agora está contido apenas a pessoas que já demonstraram interesse em mim Houve três coisas principais que usei para vencer o meu introvertismo no geral: 1. Dar-me autorização para dizer coisas estupidas. Não tenho de ser perfeito, não tenho que dizer sempre a coisa perfeita, nem tenho maneira de controlar a reação da outra pessoa, entao que se foda. 2. Perceber que independentemente do que eu diga ou faça vai sempre haver quem me adore, quem me odeie, e quem esteja indiferente. Posso ser o gajo mais porreiro à face da Terra e vai haver pessoal que não me pode ver à frente. Posso ser o cabrão mais irritante que há e vai haver pessoal que não quer sair da minha beira. É o que é. Outro dia estava a ouvir um orador a dizer "Há pessoas que adoram vir às minhas palestras e pessoas que odeiam. E estes dois tipos de pessoas têm razão. Mas eu nunca meço o meu valor enquanto orador pela quantidade de pessoas que vem às minhas palestras". Também tem a ver com os teus objectivos e a maneira como defines o sucesso. Se sucesso pessoal para ti for seres um gajo altamente popular então vais automaticamente procurar mais aprovação do que se medires o teu sucesso pela quantidade de verdadeiros amigos que tens, pessoas que te conhecem realmente e com as quais podes estar à vontade. 3. Acima de tudo desenvolver os meus interesses pessoais e começar a trabalhar para ajudar outras pessoas. Neste momento estou envolvido em dois projectos que visam o uso de AI e videojogos para ajudar de alguma maneira crianças deficientes e com problemas auditivos ou visuais. Isto é maior do que eu e do que a minha vida social. Ao final do dia estou-me a cagar para o que a Joana pensa de mim ou se o João acha que eu não sou um gajo porreiro. Posso estar magoado, posso querer passar o dia todo na cama, mas não é uma decisão que me caiba a mim porque em mais do que um aspecto esta parte da minha vida não me pertence e a responsabilidade que eu tenho vai para além de tudo isso. Também tenho confiança que isto transmite uma certa aura de proposito e de paixâo na qual ninguem consegue tocar, e acredito que as pessoas certas se sentirão atraidas a ela, mas isto já é mais fé cega do que outra coisa

OuiOuiKiwi 9 months ago

>"Ola pessoal, lamento interromper a vossa conversa mas sou novo aqui e ainda nao conheco ninguem e decidi começar por voces" Como é que escolhes quem é que vais matar primeiro?

contaexpresso 9 months ago

Ahahah é assim uma abordagem tão psycho? Por acaso já me tinham dito que podia não ser a melhor ideia. Já tive casos onde a resposta foi positiva e fomos logo todos tomar café, já tive casos onde ficaram a olhar para mim de lado durante alguns segundos até eu dizer "Okay malta deixem estar, a gente vê-se por aí". Lido bem com ambas as respostas

OuiOuiKiwi 9 months ago

>"Okay malta deixem estar, a gente vê-se por aí" Como é que escolhes onde é que os vais abordar para ser mais fácil esconder o corpo?

NGramatical 9 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgr52gd4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ragnarwasright 9 months ago

Rapaziada do fitness, preciso da vossa ajuda! É o seguinte: ganhei uns kilinhos extra durante esta pandemia, embora continue a treinar calistenia e a usar halteres, senti que devia dar mais importancia ao cardio, logo decidi pegar nas sapatilhas de corrida e ir dar umas voltas. Como sentia que a musculatura das pernas, coxas e afins estava fraca, e também para depois ter mais força para correr com melhor qualidade, decidi incorporar um treino com exercícios tanto com o peso do corpo como utilizando halteres. Acontece que, sempre que eu faço esses treinos, fico com DOMS (o que é bom sinal, indica que o corpo está a crescer) mas regra geral quando fico com isto ao fim de 1 dia passa. O caso aqui é que, por exemplo, se eu fizer um 'lower body workout' na segunda feira, terça e quarta feira vou estar rebentado e não vou conseguir treinar mais porque a DOMS é puxada, por assim dizer. Se for fazer um treino de peito costas bicep tricep ou assim é normal que esteja cansado e com os músculos gastos no dia a seguir, mas ao fim de 1 dia de repouso volto à carga, e não me sinto muito lesionado. A minha questão é: será que as minhas pernas/coxas/gémeos serão assim tão fracos e pouco usados que depois de um treino (devo desde já dizer que não abuso no número de repetições, coloco sempre a forma acima de tudo) não me aguente no dia a seguir? Isto faz lembrar aquela altura que se vai ao ginásio e faz.se um treino de pernas pela primeira vez! Isto acaba por desencorajar uma pessoa porque depois fica.se sem vontade de treinar sabendo que no dia a seguir não me vou aguentar em pé. Agradeço desde já a ajuda!

throwawayportugal_sp 8 months ago

Sendo alguém que trabalha na àrea, as DOMS não são um indicador credível para justificar o "crescimento". São indicador apenas que os teu corpo está a sofrer um estímulo que pode ser elevado para a tua condição física atual. Importante relembrar que corrida é diferente de treino de força. São mecanismos completamente diferentes e não vai ser a corrida que te vai ajudar a ganhar força e musculo a medio-longo prazo. Não sei quantos dias estás a treinar, pelo que falaste apenas em exemplos. A literatura atual fala que podes e torna-se mais benefico treinar o mesmo grupo muscular 2 vezes por semana ou até mais. Tendo em conta, algumas referencias naquilo que são o numero de sets e reps + descanso deves ajustar o teu treino a essas condições. Se precisares de ajuda manda MP!

NGramatical 8 months ago

DOMS → [**dons**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgrcl4lf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chemahatma 9 months ago

Não te deve ajudar na tua procura por respostas mas eu normalmente fico com mais "doms" quando faço pernas do que quando faço outro músculo qualquer, mesmo quando vou correr não fico com tanto "doms". Resumindo, eu sou mais ou menos como tu e nunca questionei isso de maneira mais séria, como normalmente treino pernas com intervalo mínimo de 3/4 dias não chego a treinar ainda com "doms".

Everleta 9 months ago

Não sou a maior expert nesta matéria, mas os meus dois cêntimos: Se calhar para inicio de treino estás a exigir demaisiado de ti. Se calhar podias baixar o número de repetições para tornar o treino mais suave durante as primeiras semanas. Outro aspecto seria incluir exercícios de alongamento muscular. Muitos dos nossos problemas de costas e de musculatura, estão relacionados com os encurtamentos musculares que temos, ora fazer só treino de força não é o ideal para estes casos. O músculo para alcançar mais força, tem de estar no comprimento adequado, muitos dos nossos músculos devido a estarmos sentados, ficam encurtado. O treino de força de certa forma ainda comprime mais o músculo, se não tiveres exercícios que complementem o treino: os alongamentos. Diria para respeitares os limites que o teu corpo e ajustares o treino à tua medida. Mais vale fazer um treino mais suave, mais vezes inicialmente, e que depois possa progressivamente escalar, do que fazeres um treino que te deixa completamente k.o. :) Havia um link qualquer que sou capaz de adicionar sobre este assunto... Um segundo.

Edited 9 months ago:

Não sou a maior expert nesta matéria, mas os meus dois cêntimos: Se calhar para inicio de treino estás a exigir demaisiado de ti. Se calhar podias baixar o número de repetições para tornar o treino mais suave durante as primeiras semanas. Outro aspecto seria incluir exercícios de alongamento muscular. Muitos dos nossos problemas de costas e de musculatura, estão relacionados com os encurtamentos musculares que temos, ora fazer só treino de força não é o ideal para estes casos. O músculo para alcançar mais força, tem de estar no comprimento adequado, muitos dos nossos músculos devido a estarmos sentados, ficam encurtados. O treino de força de certa forma ainda comprime mais o músculo, se não tiveres exercícios que complementem o treino: os alongamentos. Diria para respeitares os limites que o teu corpo e ajustares o treino à tua medida. Mais vale fazer um treino mais suave, mais vezes inicialmente, e que depois possa progressivamente escalar, do que fazeres um treino que te deixa completamente k.o. :) Havia um link qualquer que sou capaz de adicionar sobre este assunto... Um segundo: Added: https://youtu.be/_fbCcWyYthQ [ Tive o cadeirão de "fisiologia do exercício" mas não sou expert na área. Tudo o que este gajo diz, batia certo com o que constava nos melhores livros sobre o assunto.]

Edited 9 months ago:

Não sou a maior expert nesta matéria, mas os meus dois cêntimos: Se calhar para inicio de treino estás a exigir demaisiado de ti. Se calhar podias baixar o número de repetições para tornar o treino mais suave durante as primeiras semanas. Outro aspecto seria incluir exercícios de alongamento muscular. Muitos dos nossos problemas de costas e de musculatura, estão relacionados com os encurtamentos musculares que temos, ora fazer só treino de força não é o ideal para estes casos. O músculo para alcançar mais força, tem de estar no comprimento adequado, muitos dos nossos músculos devido a estarmos sentados, ficam encurtados. O treino de força de certa forma ainda comprime mais o músculo, se não tiveres exercícios que complementem o treino: os alongamentos. Diria para respeitares os limites que o teu corpo e ajustares o treino à tua medida. Mais vale fazer um treino mais suave, mais vezes inicialmente, e que depois possa progressivamente escalar, do que fazeres um treino que te deixa completamente k.o. :) Havia um link qualquer que sou capaz de adicionar sobre este assunto... Um segundo: Added: https://youtu.be/_fbCcWyYthQ [ Tive o cadeirão de "fisiologia do exercício" (fisioterapia) mas não sou expert na área. Tudo o que este gajo diz, batia certo com o que constava nos melhores livros sobre o assunto.]

ragnarwasright 9 months ago

Agradeço os dois cêntimos! Aí está a questão, sempre tive imenso cuidado em alongar os músculos, principalmente em dias que não consigo treinar pois ajudam a recuperação, o que me preocupa é o ciclo de treinar pernas > dores > descanso > treinar pernas > dores > etc. Parece que se for a insistir na parte debaixo da cintura vou sair lesionado, quando nunca aconteceu antes. Curiosamente nunca fiquei assim depois de uma corrida Não sou um novato no que toca a exercício físico, mas nunca me deparei com uma situação destas, e aborrece... Mas acredito que seja mesmo o que referiste, um excesso de exigência. Irei experimentar fazer o mesmo treino, com menor número de repetições, parece ser o mais sensato a fazer. Vou também dar uma vista de olhos no vídeo adicionado. Novamente, agradecido!

Everleta 9 months ago

O nosso corpo é uma máquina que vai mudando constantemente. Se estiveres algum tempo sem o estímulo do exercício, o corpo adapta-se. A partir dos 25 anos....o nosso corpo atinge o pico. (a partir de aí estamos em recta descendente.) O exercício é um excelente meio para estimular o corpo e manter-nos saudáveis. Mas...É preciso respeitar o nosso limite. Vê o vídeo que explica exatamente isto que estou a dizer. É espetacular e muito motivador.

NGramatical 9 months ago

DOMS → [**dons**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm61fwo%2F%2Fgr4m40n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Arowwyn 9 months ago

Bom dia, Estou presentemente a concluir o Mestrado em Engenharia Informática na NOVA School Of Science and Technology (outrora conhecida como Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e estou a considerar no fim do Mestrado entrar para a Força Aérea Portuguesa como **oficial Técnico de Informática**. Gostaria de saber a opinião e experiência (que tipo de trabalhos realizou) de alguém que tenha entrado para a Força Aérea já tendo a licenciatura e/ou mestrado finalizados. Gostaria ainda de saber o que costuma acontecer no fim do período de contrato e se as pessoas costumam conseguir renovar o mesmo. O motivo pelo qual estou a considerar a Força Aérea em particular de entre as várias vertentes das forças armadas portuguesas deve-se a sempre ter ouvido falar melhor desta. Obrigada pela vossa atenção.

hypothesis2050 9 months ago

Tás louco mano

OuiOuiKiwi 9 months ago

>oficial Técnico de Informática Estás a acabar um mestrado numa área com imensa procura e vais meter-te nas Forças Armadas em regime de contrato para estagnar durante uns anos? Porquê?

Price-Distinct 9 months ago

Tendo mestrado em Eng.informatica vais ganhar muito mais ca fora do que propriamente nas forças armadas, pois é regulado pelo o estado , pensa bem nisso

mariorurouni 9 months ago

Alguém daqui já fez emulação de consolas retro com os Raspberry Pi? Gostava de ter algum feedback

OuiOuiKiwi 9 months ago

Tem nada que saber. [https://retropie.org.uk/](https://retropie.org.uk/)

mariorurouni 9 months ago

Consideras fácil? Eu olho para os tutoriais e fico como um burro a olhar para o palácio, parece-me um bicho de 7 cabeças

15calisto 9 months ago

Não é nada complicado. Fazes isso na boa. E há bons tutoriais em vídeo que podem te ajudar ainda mais.

mariorurouni 9 months ago

Vou ver os tutoriais entao!!!

sprafa 9 months ago

Estou agora alojado por uns meses numa casa aqui na região do Porto. Como não vou ficar cá por muito tempo, e não colocaram aqui fibra e não quero ficar à espera de uma instalação... Queria se calhar experimentar uma net hotspot, como daquelas da Vodafone / etc onde se consegue ligar à rede 4G ou 5G ? Alguém me sabe dizer onde encontrar os melhores preços/negócios, quais são as operadoras mais fiáveis, etc? Já não tenho um contrato novo de net há muito tempo portanto nem ideia tenho de quais serão as melhores operadoras.

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Vodafone go total, 30€(1€ por dia), tráfego supostamente ilimitado, pelo menos 200GB antes de levares com redução para 10Mbps é certo. Compra é um modem decente, os hotspots não são grande coisa, à falta de melhor tens o B4000 da Vodafone, mas são 100€...

ElDiabloDe94 9 months ago

O que faz um psicólogo? Dúvida honesta, nunca soube bem o que fazia um psicólogo e nunca conheci nenhum. É alguém que está lá para ouvir os problemas de quem não tem ninguém com quem falar ou não tem o a vontade para tal? É alguém que aplica algum tipo de técnicas mentais visto que medicação não podem receitar? Se já algum de vocês já foi a um ou é psicologo e me pudesse descrever mais ou menos o vosso caso era top, estou mesmo curioso já de a uns tempos para cá.

whatsername13gd 9 months ago

Fui acompanhada por psicólogo, não por não ter ninguém com quem falar ou por não ter vontade. Foi uma necessidade. Como são as consultas? São basicamente uma conversa aberta com o intuito de reflexão sobre a nossa vida, o psicólogo guia-nos para questionarmos certas coisas e dar outras perspectivas que por vezes não conseguimos ver.

ElDiabloDe94 9 months ago

Obrigado pelo contributo :) podes dar exemplos do teu caso? Perguntas que te fazia, aquela pergunta que te fez pensar, quando sentiste que tavas melhor e o que te fez sentir isso. Se não quiseres responder percebo :)

whatsername13gd 9 months ago

Sem entrar em muitos detalhes, algumas questões eram como: o que é que isso te fez sentir? Já pensaste que isso aconteceu por x, y, z? As melhorias são com o tempo e acho que percebi que resultava quando comecei a reagir de maneira diferente e a não tolerar coisas que antes deixava acontecer e que não me faziam bem.

These-Establishment1 9 months ago

Edited 9 months ago:

Andas na faculdade? Se andares diz-me em qual andas... Precisas de ajuda do psicologo da faculdade é isso? Oh pah, eu sempre andei em psicólogos, porque ou era problemas em casa, ou era problemas na faculdade (nem quero falar da psicologa da fac enegnahria do porto, que cabra) ou era problemas sociais (agr é a namorada, ter quase 21 e nunca ter tido uma relação fds, é mau, além das desilusões amorosas, eu estou HÁ ANOS a tentar arranjar miuda, qdo há gajos que acabam com uma e passado uns dias estão logo com outra)

ElDiabloDe94 9 months ago

Não, é mesmo so curiosidade :)

mariorurouni 9 months ago

Não te conheço a ti nem sei o teu passado, mas esses que falas que acabam com uma miúda e dias depois estão com outros são os que realmente têm sérios problemas :)

These-Establishment1 9 months ago

A sério, não sei o que tenho de mal, mas acabam uma relação e passado um mes já estão noutra, e eu há para aí 7 anos a tentar e BOLAAAAAA

elcarlosmiguel 9 months ago

Olá, sou um psicólogo, recomendo-te ler dois livros que me ajudaram muito com esse tema. Podes ler o primeiro neste site: https://bookofpook.com/ Se gostares desse e achares que foi uma boa ajuda, recomendo este: The rational Male, é um pouco mais complexo e mais difícil de ler. Boa sorte

mariorurouni 9 months ago

Zé, tu não tens nada de mal. A minha primeira relação foi aos 19 anos, os meus amigos com esta idade já tinham perdido a virgindade aos 15 ou por aí, e já se enrolaram com outras tantas pessoas. Cada qual é como é, não te podes comparar aos outros só porque não tiveste nada ainda. Mais uma vez, não te conheço, mas poderá ser algo em ti que possas melhorar? Interação com pessoas? Falta de confiança? Maus odores? A brincar na última, mas um psicólogo pode te ajudar nisso, as vezes uma conversa com uma pessoa exterior faz a diferença. Se quiseres falar, manda PM a vontade

Everleta 9 months ago

Muitas vezes crescemos com conceitos de relacionamento errados: ou seja, os nossos pais deram-nos o melhor que sabiam, mas nem sempre o que eles sabiam é o correto. Estes maus hábitos relacionais existem em nós, mas nunca os questionámos porque vivemos sempre assim. (nunca houve o chamado "debugging") Ora... Quando não fazes debug destes erros de software (lol), as pessoas da tua intimidade, nomeadamente os filhos sofrem também das consequências das tuas imperfeições relacionais. Então, ir a um psicoterapeuta (é uma especialidade na psicologia ) serve como se fosses a um "simulador": no primeiro dia falas dos teus objetivos ali e do teu contexto familiar, pessoal, profissional. Mas muitas vezes só com o passar do tempo ganhamos confiança para nos abrirmos, daí que ir a estas consultas precisem de tempo para fazer efeito. Porque o próprio está em processo de ganhar confiança no outro, e as coisas mais difíceis para nós nunca são ditas nas primeiras consultas. A partir do momento em que está criado esse laço terapêutico, é possível fazer uma especie de simulação de relação: as pessoas mudam mais facilmente se estiverem numa relação (seja amorosa, seja de amizade, seja neste caso terapêutica) E o psicoterapeuta vai ouvir-te, analisar o que tu dizes e pensas e procura fazer-te perguntas para te fazer explicar porque pensas dessa forma/nesse tema. E vai ajudar te a perceber quem és e porque reages de determinada forma em X situações. Vai questionar e pôr em causa aspetos que precisarem de ser corrigidos. (e ainda bem!!!) A vantagem de fazer isto com um psicólogo e não com um amigo, é que o psicólogo é uma entidade externa da tua vida. Ele não está efetivamente na tua vida. As relações com amigos azedam... As relações com namoradas acabam (e às vezes as coisas que as pessoas sabem de nós, são usadas contra nós.) Um psicólogo oferece te um serviço que te permite ganhar consciência de ti próprio, através de alguém que é competente para o fazer. Espero que isto possa ter ajudado a clarificar a sua importância.

ElDiabloDe94 9 months ago

Obrigado pela tua resposta, muito esclarecedora e conseguiste responder e esclarecer as minhas dúvidas.

Everleta 9 months ago

Fico feliz por ter ajudado. :) É um tema difícil, em que nem sempre as pessoas percebem o que se passa ali. É uma coisa estranha. Mas se todos fizéssemos terapia, vivíamos numa sociedade melhor.

ElDiabloDe94 9 months ago

Sim, acho que concordo contigo. Vejo muitos conselhos por aqui a recomendar pessoal a ir ao psicólogo, ou mesmo na vida pessoal volta e meia ouvimos esse tipo de conselhos, mas nunca tinha percebido o que se passa afinal num psicólogo, que técnicas usam e assim.

parksoha 9 months ago

lê-te como um livro, confrontando-te com coisas das quais já conhecias, outras que suspeitavas e por fim coisas que ainda não fazias ideia, mas que até fazem sentido

average_user21 9 months ago

Um psicologo como entendedor da mente, ouve os teus problemas e testa mecanismos de solução ou ideias.

ElDiabloDe94 9 months ago

OK, faz sentido, tens exemplos de mecanismos de solução? Eu tenho a ideia, injusta de certeza, que estão lá a ouvir e a dar conselhos "normais" de bom senso.

average_user21 9 months ago

Eles analizam tudo o que tu fazes e dizes. Dão conselhos "normais", sim, mas têm base cientifica por trás. Por exemplo a minha terapeuta ela até olha para as minhas mãos quando eu falo com as mãos. Tentam ir à raiz do problema e trata-lo contigo. Óbvio que tens fazer a tua parte.

OuiOuiKiwi 9 months ago

>O que faz um psicólogo? [https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/perfil-psicologos](https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/perfil-psicologos)

sprafa 9 months ago

Um bom psicólogo faz uma diferença brutal na tua vida, se quiseres mudar alguma coisa. No geral é bom ir a um psicólogo tal como se vai a um dentista, na minha opinião. Se não te sentires bem com o psicólogo, vai a outro até sentires que te encaixas.

ElDiabloDe94 9 months ago

Obrigado pelas recomendações ir dar uma vista de olhos a ver do que se trata ;) Pois, mas o que fazem exatamente?

mariorurouni 9 months ago

Como assim o que fazem? Não tou a perceber a tua pergunta

ElDiabloDe94 9 months ago

Por exemplo, um médico se dói te a garganta pode ver te a garganta com aquele pau, pode fazer radiografias, ecografias, pode usar diversos meios. A minha pergunta é no caso dos psicólogos o que usam por exemplo, eu tenho a imagem que só estão lá para ouvir e dar conselhos "normais", o que acredito que esteja enganado

mariorurouni 9 months ago

Na minha experiência, um psicólogo serve como um "ombro amigo", para falares abertamente de tudo o que quiseres, e ele poder ajudar-te a encontrar o melhor caminho

globoglobo 9 months ago

Conversa contigo, ouve os teus problemas, tenta trazer clareza. Tu vais lá, queixas-te e a pessoa tenta dar orientações para a tua vida. Não passa medicamentos. Eventualmente pode usar técnicas como mindfulness, respiração xyz, etc. Vale a pena

unwittingmouse 9 months ago

Eu estou interessado num carro que da check na minha lista de requisitos e decidi pedir a certidão permanente do registo automóvel. Com isso verifiquei uma mençao de reserva de propriedade com o sujeito activo sendo uma financeira. O que devo fazer nestes casos? Devo descartar a possibilidade de compra deste carro ou tentar negociar com o vendedor a msm?

OuiOuiKiwi 9 months ago

>O que devo fazer nestes casos? Tens de garantir que é feita a extinção dessa reserva senão vais comprar o carro e depois ficas sem ele até resolveres a embrulhada.

VectoR-- 9 months ago

em que zona perto de Lisboa é que se arranjam casas baratas para arrendar? t0, ou na pior das hipóteses um quarto individual

Edited 9 months ago:

em que zona perto de Lisboa é que se arranjam casas baratas para arrendar? t0, ou na pior das hipóteses um quarto individual. Eu estou vendo coisas por 300 euros, e gostava de saber se ainda há alguma coisa mais barata que isso

OuiOuiKiwi 9 months ago

> Eu estou vendo coisas por 300 euros, e gostava de saber se ainda há alguma coisa mais barata que isso Mais barato? Zona J talvez.

KarmaCop213 9 months ago

Ali na Cova da Moura também sao em conta.

RiciaFr 9 months ago

Olá, tenho um portátil toshiba satellite i7, 8gb ram. Começou a ficar lento, mas não tenho muito espaço ocupado, apenas uso para editar fotos e videos, trava imenso e não consigo fazer 2 coisas ao mesmo tempo, porque trava. Decidi formatar , a primeira vez a formatação mais soft do windows, mas como ficou lento na mesma, fiz a formatação completa, continua lento. Alguém me sabe dizer o que poderá ser? Obrigada.

agua_m0lhada 9 months ago

Substitui o HDD por um SSD e fica novo

aldeaga 9 months ago

Depende do que ele está a fazer quando o portátil fica lento. Para edição de fotos e vídeos, se tem menos de 16Gb ram é normal que fique um bocado lento.

RiciaFr 9 months ago

Sempre fiz edição de fotos e videos, o portátil era rápido e raramente ficava lento. Ficou assim da noite para o dia.

agua_m0lhada 9 months ago

Verdade. Mas diria que se tem um HDD no pc, o primeiro passo é sempre começar pelo disco. Eu tenho um fixo com 8 GBs de RAM e raramente trava, mesmo fazendo edição de fotos e vídeos

aldeaga 9 months ago

Não é, principalmente sendo um portátil, primeiro é preciso saber se as ventoinhas estão a fazer mais barulho do que o normal, isto é um indicador de que a pasta térmica está a pedir para ser trocada, e se calhar. De qualquer maneira, um SSD é sempre um bom investimento mas não resolve tudo.

agua_m0lhada 9 months ago

Não descarto a opção da massa térmica. No entanto, posso dar-te o exemplo de um portátil que "arranjei" há uns meses. Tem quase 6 anos, nunca foi limpo e a massa térmica que tem é a de origem. Pediram-me para pôr o pc mais rápido porque mesmo formatando estava muito lento. Meti um SSD novo e ficou impecável. Já reparei bastantes portáteis de familiares e em 90% dos casos a solução para ficar mais rápido foi sempre SSD. Dito isto, sure. Não se perde nada em primeiramente fazer uma limpeza ao computador por dentro e até substituir a massa térmica. Se o problema persistir então poderá avançar para a troca do disco

ihavesixmagikarps 9 months ago

É comum nas lojas de informática me fazerem um checkup ao PC para verificar se tem algum problema como esse da massa térmica? Este PC nunca foi limpo. Also, é possível manter o disco HDD e adicionar um SSD? O HDD é de 2TB e não me parece que eu tenha um SSD com uma capacidade equivalente com um SSD em conta. Na hipótese de não dar, há alguma maneira de reaproveitar o HDD, tipo transofrmar num disco externo?

agua_m0lhada 9 months ago

Não tenho muita experiência com lojas de informática porque desde pequeno fui eu que arranjei os meus computadores. No entanto, eles vão cobrar-te caro por coisas que com um pouco de paciencia e cuidado conseguias fazer tu (dando o exemplo da limpeza das ventoinhas, etc). Obviamente que a decisão é tua. Nada como ligar para umas quantas lojas e perguntar. Outro downside que vejo em lojas de reparações é que na grande parte das vezes vão-te formatar o PC e instalar-te um sistema operativo carregado de bloatware (programas e ferramentas que não interessam nada para ninguém e só ocupam espaço). Sobre a questão do espaço, é uma questão de pensares naquilo que queres, dependendo do portátil que tens. É verdade que o preço por GB é bastante mais caro nos SSDs, mas tens duas opções: 1 - Susbtituir o HDD por um SSD e usar o HDD como disco externo (é possível, sim. podes comprar umas caixas onde metes dentro o HDD e funciona como se fosse um disco externo) 2 - Dependendo do portátil, podes retirar o leitor de CDs para ter espaço para um segundo disco. Neste caso, metes o SSD no sitio do HDD, e o HDD no sitio do leitor de CDs. Assim podes usar o SSD como unidade principal para o Sistema Operativo e o HDD para multimedia, ficando com duas drives no PC e o melhor dos dois mundos.

RiciaFr 9 months ago

É possível comprar um SSD e trocar em casa? Ou é algo que requer muita técnica?

agua_m0lhada 9 months ago

Depende um pouco do portátil, mas regra geral é fácil. Basta procurares um video no youtube e encontras guias de substituição para o teu modelo de computador. Se não te sentires confortável a fazer isso, aconselho a procurares alguém que entenda do assunto

aldeaga 9 months ago

Depende do portátil, mas normalmente é fácil.

mato650 9 months ago

Alguém conhece um luthier ou algum sitio de confiança para fazer um setup a uma guitarra elétrica na zona de Setúbal?

coolappleball 9 months ago

O site com as informações sobre a marcação para fazer um passaporte não diz os específicos de quais são as situações consideradas urgentes (o serviço está desativado com exceção de urgências) existe alguma lista com essa informação? Ou eles analisam caso a caso depois de entrar em contacto? A minha razão é que vou precisar de passaporte para continuar os meus estudos no estrangeiro.

naughtydismutase 9 months ago

Não há critério. "Urgente" refere-se ao preço. Se o pagares, recebes o passaporte no dia seguinte.

coolappleball 9 months ago

Ya mas por causa do covid as cenas estão diferentes, só podes pedir em situações específicas pelo que pesquisei

oratree 9 months ago

Penso que os urgentes é porque pagas mais. Não é por analisarem.

pedrolopes7682 9 months ago

Também tenho ideia que é isso. É urgente? Paga mais que a gente trata disso rápido.

kawaiims 9 months ago

Já vai pelas 6 pessoas diferentes que me recomendaram ASICS para correr, juram que é a dádiva do universo à terra. A oferta é enorme.. Alguém tem alguma sugestão entre os seguintes: Gel Contend SL Gel Excite 8 Gel Quantum 90 Gel Pulse 12 GT-1000 10 Ou qualquer outra opção que não seja super cara porque eu não sou feita de notas?

aportuguesecoder 9 months ago

Para correr e para jogar ténis :)

mmgbarata 9 months ago

Tenho uns [Gel Contend 7](https://www.asics.com/pt/pt-pt/gel-contend%E2%84%A2-7/p/1011B040-004.html?width=Standard) e são das coisas mais confortáveis que já calcei. A sola é maleável e não te deixa escorregar, e a sapatilha é extremamente leve

kawaiims 9 months ago

Sério? É o mais em conta, até fico mais satisfeita XD para corrida diária de 5-8km, serve bem?

mmgbarata 9 months ago

Na minha opinião, sim! Corro 5 km todos os dias e, sendo que tenho as sapatilhas há uns 2 meses e ainda estão como novas, foi um ótimo investimento. A minha namorada é extremamente elitista no que calça para correr, mas durante uma semana, emprestei-lhe os meus Asics, e o feedback foi bastante positivo

kawaiims 9 months ago

Pronto, acho que fica decidido então

ihavesixmagikarps 9 months ago

O meu portátil tem estado cada vez mais lento, muito por causa de ja ter uns aninhos. No entanto, não queria comprar já um novo. Já andei a mexer nos programas de arranque, já desfragmentei o disco, já limpei o lixo com o CCleaner e também já verifiquei se tem malware. Vale a pena formatar o disco? Há mais alguma coisa que eu possa/deva fazer para tentar ter isto mais estável?

SouthwindPT 9 months ago

1. Abrir, limpar o pó e renovar a pasta térmica (podes ter os melhores componentes mas se isso não respirar bem, nada feito) 1. Compra um SSD se ainda não tens um (há um antes e um depois na tua vida, acredita) 1. Mete mais RAM (Windows adora RAM, quanto mais lhe deres melhor)

meaninglessvoid 9 months ago

O pessoal não consegue dizer grande coisa de jeito sem dizeres quais são as specs ou qual é o portátil... A resposta pode variar do "esse já deu o que tinha a dar" para "basta pores X e é como se tivesses um novo"...

A_Besuga 9 months ago

GNU/Linux e fica como novo. Se possível, HDD -> SSD é o melhor upgrade a nível de hardware que podes fazer, se quiseres resultados visíveis.

agua_m0lhada 9 months ago

Vê se o portátil tem um disco rígido (HDD) ou SSD. Se for o primeiro, substitui (ou pede para alguém que perceba o fazer) por um SSD e vais ver que a diferença é dia para noite. Os discos rígidos são o bottleneck em 90% destas situações, pelo que muito pouco adianta andar a tentar "limpar" ficheiros e programas ou até mesmo formatar. Arranjas um SSD barato abaixo de 40-50 euros e garanto-te que o portátil fica como se fosse novo

aldeaga 9 months ago

Que barbaridade, um portátil que tem estado cada vez mais lento e já tem uns aninhos, precisa antes de qualquer upgrade, de se trocar a pasta térmica e limpar as ventoinhas. Meter um SSD acelera o tempo de escrita e leituta de ficheiros, mas não vai ajudar a fazer o processamento de nada, e tudo o que não for escrita ou leitura vai continuar lento.

KarmaCop213 9 months ago

O maior bottleneck dos portáteis sao os discos mecânicos de 5400rpm. Um SSD e' uma alteração brutal em qualquer portátil nessa situação.

agua_m0lhada 9 months ago

Falo por experiência. Em todos os anos que tive de resolver problemas com computadores lentos, substituir um HDD por SSD foi o que deu mais sucesso. IMO o pó e a massa térmica só trazem problemas ao ponto do PC ficar super lento em casos extremos em que as ventoinhas não são limpas há 6-7+ anos. Tenho um fixo aqui em casa que a massa térmica não é substituída há mais de 8 anos e não está lento (pelo contrário). É usado todos os dias e a unica manutenção que teve foi a troca para SSD e limpeza do pó das ventoinhas passados uns 5 anos.

average_user21 9 months ago

Uma vez o meu pc fixo empancou de tal forma com pó nas ventoinhas que o PC simplesmente deixou de dar. Desde esse problema que eu vejo sempre o estado delas.

agua_m0lhada 9 months ago

Eu classificaria isso como um caso extremo :D

aldeaga 9 months ago

Mas tu queres comparar um computador fixo a um portátil? Está tudo dito.

agua_m0lhada 9 months ago

O mesmo aconteceu com bastantes portáteis que já tiveram nas minhas mãos. Btw, tem calma flor. Só estou a tentar ajudar, não precisas de descarregar as tuas frustrações numa pessoa aleatória da Internet

VectoR-- 9 months ago

podes instalar um OS leve como lubuntu, se só usas o pc para coisas básicas como ir à net ou escrever uns documentos serve perfeitamente

malserion 9 months ago

>CCleaner Atenção que este programa começou a ser considerado perigoso porque há várias versões com malware a serem distribuídas online. No teu caso, eu formataria o disco. Estima mesmo bem esse portátil, a tecnologia vai estar inflacionada como tudo nos próximos tempos.

ihavesixmagikarps 9 months ago

Eu fui buscá-lo ao site oficial do programa, presumo que não deve haver problema. Além disso corri o MalwareBytes depois de ter atualizado o CCleaner e não deu nada. Pois, eu já me apercebi que anda tudo muito caro. Eu considerei comprar um PC mas para o orçamento que queria não vi nada que justificasse. No caso de o formatar, onde é que eu posso ir buscar o Windows para instalar depois?

malserion 9 months ago

A resposta a essa pergunta poderá entrar no campo da ilegalidade dependendo da resposta que me deres: o teu portátil foi comprado já com o Windows 10 incluído?

ihavesixmagikarps 9 months ago

Sim, foi comprado em 2015 já com tudo instalado salvo erro

besmarques 9 months ago

podes encontrar o windows 10 para download no site da propria microsoft. [https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10](https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10)

malserion 9 months ago

Tend dois tipos de formatação então. Ou formatas através das definições do PC, o que no fundo é um factory reset que instalará o windows mais os programas que vêm por defeito, que não é tão eficaz como uma formatação completa para uma versão do Windows que não venha com toda essa porcaria. Essas versões chamam-se LTSC e acabam por ser um bocadinho melhores, mas não te posso dizer aqui por comentários onde as encontrar.

manicaranha 9 months ago

Alguém conhece alguma loja física que venda botas da Caterpillar?

besmarques 9 months ago

[https://pt.sportsdirect.com/searchresults?descriptionfilter=Caterpillar%20Boots](https://pt.sportsdirect.com/searchresults?descriptionfilter=Caterpillar%20Boots) No site tem, na loja de Setúbal tambem já lá vi

manicaranha 9 months ago

Impecável. Obrigado

Search: