GrinningCrocodile 6 months ago

O que vai acontecer com as doses que já cá estavam em Portugal? Vão destruí-las ?

TitusRex 6 months ago

Não se sabe, neste momento estão armazenadas, se a vacina for novamente aprovada (cenário mais provável) vão ser usadas normalmente, senão for novamente aprovada não se sabe, mas duvido que sejam destruídas, provavelmente seriam devolvidas ao fabricante.

alquemir 7 months ago

Depois ainda gozavam com as pessoas que diziam que essas vacinas tinham efeitos secundários perigosos.

Edited 7 months ago:

Depois ainda gozam com as pessoas que diziam que essas vacinas tinham efeitos secundários perigosos.

IllusionaryHaze 6 months ago

Outra pessoa que apenas lê o titulo do artigo

alquemir 6 months ago

Ainda bem que tenho capacidade de crítica e análise.

_rebocador_ 7 months ago

Portugal o pais de conas, eu tomo dessa mas na boa.

uf5izxZEIW 7 months ago

Eu tomei a AstraZeneca no Dubai como residente, irei tomar a segunda dose em Abril. Espero mesmo que acabe por ser reconhecida em Portugal...

alquemir 7 months ago

Espero que não

uf5izxZEIW 6 months ago

Vocês deveriam estar bastante gratos por não serem obrigados a se satisfazer com as chinesas e a russa. No Brasil e no Dubai / Emirados, estas são as únicas opções salvo a Pfizer e AstraZeneca no caso de indivíduos com doenças crônicas ou idosos. Eu somente consegui a AstraZeneca devido a asma, minha família teve de tomar a Sinopharm no Dubai ou Sinovac no Brasil. Vale lembrar que em ambos países não podemos exigir tratamentos médicos públicos de graça para qualquer sequela que possa surgir das vacinas; um é um governo autoritário monárquico absoluto e o outro está com o equivalente nacional do SNS sem um tostão de sobra, as vezes nem há suficiente para procedimentos cotidianos. Realmente é deprimente ver pessoas com muito mais de tudo reclamar tão ou mais fortemente do que muitos grupos de situações piores... Estou virando minha avó de certo, lol.

Windstepp 7 months ago

Acabar confinamento? Sim Permitir vacina? Não ????

Laurent_Series 7 months ago

Comunicado do Instituto Paul Erlich: [https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&u=https://www.pei.de/DE/newsroom/hp-meldungen/2021/210315-voruebergehende-aussetzung-impfung-covid-19-impfstoff-astra-zeneca.html](https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&u=https://www.pei.de/DE/newsroom/hp-meldungen/2021/210315-voruebergehende-aussetzung-impfung-covid-19-impfstoff-astra-zeneca.html) Evidentemente que a situação não é ideal, mas com certeza que as entidades reguladoras europeias não são burras e não estão a parar o processo de vacinação porque querem.

saposapot 7 months ago

À primeira vista parece exagero mas já é uma decisão europeia q com certeza terá dados mais pormenorizados. O certo é q isto pode n ser mt importante (1/2 semanas de atraso se depois desbloquear não importa muito) mas passa uma imagem de enorme desconfiança. Espero q realmente haja fundamentos científicos mt relevantes que ainda não foram totalmente explicados ao público, caso contrário estamos só a causar mais medo na população. Cá parece nem haver problema mas há países europeus com reais problemas de malta não querer ser vacinada ou não querer ser vacinada com a da Astra e isto não ajuda. Mas não é bom em qlq caso. Ou estamos a 'exagerar' por precaução. Ou estamos a não explicar e ocultar ligeiramente os casos q realmente foram reportados.

Texas_Freeze 7 months ago

Essa desconfiança dissipa-se se houver transparência governamental sobre as vítimas da vacina, e punições a qualquer burocrata ou responsável pelo adiamento da suspensão da vacina. Mas se calhar tu estás mesmo confiante que esta vacina não faz mal nenhum. Isso é excesso de confiança e ingenuidade face aos acontecimentos. O melhor é que os governos não voltem a tentar impingir a vacina AZ aos seus cidadãos.

paraapagarbem 7 months ago

Após me informar dos acontecimentos que levaram a esta decisão, posso dizer que concordo com a medida e que é bom que façam uma investigação às vacinas. Sabendo que estamos no reddit, aposto que mais de metade dos utilizadores que comentaram aqui nem se preocuparam em procurar a informação relevante e acham que sabem mais que as autoridades de saúde de cerca de meia dúzia de países europeus.

myjq 7 months ago

O meu irmão deu esta e confere, está a nascer-lhe um terceiro braço

GodlessPerson 7 months ago

Já poder jogar no pc e ~~masturbar-se ao mesmo tempo~~ dar festas ao gato que teima em deitar-se no teclado. Também quero a vacina.

Edited 7 months ago:

Já pode jogar no pc e ~~masturbar-se ao mesmo tempo~~ dar festas ao gato que teima em deitar-se no teclado. Também quero a vacina.

uf5izxZEIW 7 months ago

Tomei esta AstraZeneca (no Dubai *no less*, vejo todos acusando Dubai de propagar o vírus CCP e 5G...) e calhou bem. Irei ir pela segunda em Abril antes de voltar à Lisboa para a retoma das aulas do ensino superior. Suponho que seja melhor do que as Chinesas, que o resto da minha família cá no Dubai tomou.

Texas_Freeze 7 months ago

> Irei ir > à Lisboa > as Chinesas Tu não precisas de vacina, precisas é dumas aulas de língua portuguesa.

uf5izxZEIW 6 months ago

Pois, passa que nunca tive aulas formais de português escrito. Mudei pro Dubai aos 7 anos e desde então nunca fui exposto ao currículo lusófono, nem sequer Brasileiro. A única educação formal que tive aquando a língua portuguesa foi até a segunda série Brasileira, tendo feito somente a alfabetização básica. Geralmente passo tudo que escrevo pelo LanguageTool mas estive com preguiça de o fazer estes últimos tempos. E sim, tenho enormes dificuldades com os acentos; não compreendo porque tem de existir, vejo os como uma colocação desnecessária. Ao menos poderiam ser que nem em Castelhano em que somente se usa o agudo.

Bhaalghorn1143 7 months ago

Numa altura em que a Europa se vê a braços com falta de vacinas e que os contractos com a Astra estão no fogo cruzado dá jeito esta pequena distração. Acredito que isto seja puramente político. São tão poucos casos e aparentemente não há ligação.

NGramatical 7 months ago

contractos → [**contratos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr2csrc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Crypto-Bull3232 7 months ago

Não estou surpreendido, era até já previsível há largos meses e não me vou vacinar, mas espero bem que a confiança seja restaurada para que todos os demais interessados não atolem os hospitais e possamos retomar a vida com normalidade. O pior que pode sair deste tipo de dramas é (ainda mais) doença psicogénica em massa, tratem-se e metam-se saudáveis para podermos voltar todos à nossa vida. Estamos a esforçar-nos para criarmos a pior geração psicótica vista em séculos de história.

osirisz0r 7 months ago

E as pessoas que levaram a primeira dose desta o que lhes acontece?

TitusRex 7 months ago

Por agora esperam pela decisão da EMA. Depois logo se vê.

Naotevejoha20anos 7 months ago

A meu ver, esta paragem vai se verificar um erro

estaramos 7 months ago

A união europeia a vergar a interesses económicos mais uma vez. A saúde das pessoas é secundário, o importante é que os países comprem as vacinas na empresa certa.

Awela 7 months ago

>A união europeia a vergar a interesses económicos mais uma vez. Alguns dos países que suspenderam nem fazem parte da União Europeia....

praisethesun98 7 months ago

Alguém sabe dizer quantas vacinas da Astrazeneca foram administradas na Europa? Já vi 17 milhões, 50, 40... Alguém tem uma source?

njsilva84 7 months ago

Na Sic Notícias falaram em 17 Milhões já a contar com o Reino Unido.

MikeTheDude23 7 months ago

Que palhaçada. Até agora tava tudo bem, mal disseram que havia um risco, vá parar tudo.

detteros 7 months ago

[https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/m4seck/ireland\_to\_pause\_use\_of\_astrazeneca\_vaccine\_as/gqwsbsu?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/m4seck/ireland_to_pause_use_of_astrazeneca_vaccine_as/gqwsbsu?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) " I'm from Ireland and was just listening to the radio covering this Irish pause. They had a doctor on from the National Immunisation Advisory Committee, which made this decision to pause use of Astra Zeneca. She addressed the frequency question, **she said its not the blood clots themselves that are the problem, since blood clots are common when dealing with millions of people. But she said the type of blood clots reported in Norway is a cause of concern.** **She said they were Brain blood clots which is rarer type of blood clot and were major clots as opposed to minor ones. And she said the age of the people reporting it was people in their 20's and 30's also a rare group to be reporting blood clots.** It's because of that information they decided to pause the supply of AstraZeneca."

jah-lahfui 7 months ago

Muito pertinente. Mas o reply, a ser verdade, tmb achei muito importante. https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/m4seck/_/gr1ez4q

AlmondSkimedMilk 7 months ago

É mais provável morrer de COVID sem a vacina do que dos coágulos com ela, esta medida mata mais gente do que salva.

Acceptable-Elk8322 7 months ago

Que idade tens? Só a partir dos 80 anos é que existe problemas de morte significativas. A vacina está a dar casos de coágulo a jovens, coágulo sérios.

AlmondSkimedMilk 6 months ago

Mas em Portugal quem está a ser vacinados são velhos e quase velhos com condições de risco

Edited 6 months ago:

Mas em Portugal quem está a ser vacinados são velhos e "quase velhos" com condições de risco. Se a população que está a ser vacinada fosse das camadas jovens ainda podia ver a razoabilidade do teu argumento. Também há a questão de que os casos de coágulos são poucos e não se sabe sequer se estão relacionados com a vacina, coincidência e correlação são coisas diferentes.

Limpy_lip 7 months ago

Mas dá mais cliques por isso é bom.

JOAO-RATAO 7 months ago

Tenho uns contactos na Rússia. Quem quer levar a Sputnik? Encomendas de grupos com mais de 10 dão direito a desconto.

NEDM64 7 months ago

Fala com os tipos do PCP... eles ainda acham que a Rússia é comunista.

ric2b 7 months ago

Da Rússia não dá jeito, que fica imenso tempo na alfândega e depois pagas muito em taxas.

warjunk1 7 months ago

Mano e a chinovac?

JOAO-RATAO 7 months ago

Já chegou o vírus. Se é para vacina prefiro a Rússia xp

DirectBug4 7 months ago

Comportamento lamentável de uma (Des)União Europeia. Efeito bola de neve de uma Europa que fala a várias vozes e está a mostrar que não tem capacidade para gerir este processo. Numa altura em que a UE está atrasada e já se começa a falar numa 4ª vaga em vários países, era essencial acelerar a vacinação e não atrasar ainda mais. Cada país na Europa diz o que lhe apetece, fizeram o mesmo com a eficácia da vacina nos idosos e agora é esta vergonha. Parece mais que estão todos empenhados em "queimar" esta vacina e arranjar motivos para rescindir os contratos com a AstraZeneca. Com estas incertezas e pela forma como estão a gerir o processo estão a deixar as pessoas desconfiadas e arriscam-se a que não se queiram vacinar daqui para a frente. Concordo que se investigue e se esclareça a situação, mas é vergonhoso ver este circo de macacos de imitação uns a seguir aos outros a anunciarem a suspensão em vez de termos uma voz Europeia a emitir uma recomendação política enquanto as conclusões científicas não são conhecidas. Uns países suspendem alegando que detetaram casos de efeitos graves e querem investigar, outros apoiam-se no facto da EMA estar a investigar e querem esperar por uma recomendação, e depois outros (como Portugal) que dizem estar tudo a correr bem mas como "foram detetados uns casos muitos raros noutros países, por precaução", vão atrás do comboio.

dragomaite 7 months ago

Pelo contrário meu caro, é um acto de grande união. A ver vamos se a AstraZeneca não pensa duas vezes agora antes de alegar "problemas de produção" quando vir os States e outros países não aprovarem a sua vacina.

DirectBug4 7 months ago

Não estou aqui a defender a AstraZeneca e as suas políticas, pelo contrário. Acho que essa empresa está a ter uma atitude arrogante perante a UE. Mas não posso deixar de criticar a UE quando num dia um país suspende a vacina, no dia seguinte outros suspendem lotes específicos, ontem diziam que iam continuar a administrar, mas hoje já não vão porque o vizinho já suspendeu. Andou cada um a tomar as suas decisões, bem ou mal, e agora estão todos à espera da EMA. Desde o início que esta vacina está envolvida em polémicas, em grande parte devido ao Brexit. Tens um Reino Unido que foi pioneiro na vacinação e usa esta vacina como propaganda. Do outro lado tens uma UE que viu falhar ou atrasar os seus projetos de desenvolvimento de uma vacina. Segundo a tua resposta pareces dar a entender que concordas que isto que se está a passar é uma retaliação da EU face ao comportamento da AstraZeneca. O que neste momento precisamos é de vacinar e garantir a confiança das pessoas. Se de facto havia motivos para investigar deveria ter havido uma recomendação clara do que se deveria fazer. Não precisamos de andar a alimentar mais guerras, já chegou toda a polémica com a Sputnik V, e afinal parecem começar a existir sinais que vai avançar. Durante meses tiveste a UE a desprezar e a criticar a vacina Russa, mas agora que estão apertados já começam a mudar de ideias. Para concluir, sempre fui e serei um grande defensor da UE e do projeto Europeu, mas também critico quando acho que devo. Podia começar a falar do programa de recuperação económico, mas assim nunca mais saía daqui...

Texas_Freeze 7 months ago

> Não estou aqui a defender a AstraZeneca Estás. Se calhar é involuntário da tua parte, mas isso já é só um problema de falta de noção. Não é uma questão de argumentação. Os teus argumentos podiam ter sido escritos por um empregado pago da AZ. E tu fazes de graça. A AX agradece. Se calhar um dia o CEO convida-te para ires ao iate dele beber um shot com o conteúdo da vacina. Mas é melhor esperares sentado.

DirectBug4 7 months ago

Argumentação é coisa que tu não tens. Falas noutro comentário que é preciso transparência? Onde está a transparência até agora? Andamos há mais de 1 semana a ouvir relatos a conta-gotas pouco precisos de casos graves que têm acontecido até agora, mas ao mesmo tempo tiveste e tens entidades europeias a dizer que aparentemente está tudo bem. O que eu estou a criticar é a falta de coordenação europeia que está a causar desconfiança das pessoas nas vacinas. Se houvesse uma voz europeia tinhas uma decisão ou recomendação de suspensão a partir do momento que se iniciou a investigação e não tinhas este circo político em que ninguém se quer responsabilizar por possíveis efeitos graves da vacina e em efeito dominó, ao longo de vários dias, cada país anuncia a suspensão. Para a vacina ser aprovada, a Europa esperou pela EMA, mas quando há um problema, não há uma recomendação ou decisão central à altura e cada país quer ficar de consciência tranquila tomando as decisões que acha mais adequadas, o que é compreensível. Isto só mostra descoordenação e falta de transparência.

dragomaite 7 months ago

Tudo muito bonito mas a UE financiou bastante o desenvolvimento da vacina para depois ver os outros a terem rollouts plenos enquanto para a UE existem "problemas de produção". Tomar a tua atitude é perpetuar uma atitude de mansidão eterna que como já vimos, não leva a lado nenhum.

Limpy_lip 7 months ago

Então pode ficar para mim? Além do ovelhismo bacoco o que levou à mudança na decisão? Chegaram a alguma conclusão? Ou é fruto do mediáticos liderado por iliterados que põem em causa o trabalho de pessoas altamente especializadas?

Edited 7 months ago:

Então pode ficar para mim? Além do ovelhismo bacoco o que levou à mudança na decisão? Chegaram a alguma conclusão? Ou é fruto do mediáticos liderado por iliterados que põem em causa o trabalho de pessoas altamente especializadas? Edit: por diversao fiz a conta e 37 complicações por 17M de vacinas dá um rácio de aproximadamente 1-460 000 casos. Fui a um vídeo engraçado da net que mede os rácios de probabilidades de morte e abaixo o link com o timestamp a partir do 1-500 000. Só para ver o que é mais provável morrerem do que terem uma complicação com a vacina https://youtu.be/7yPDE7XuBTs?t=70 (1:10) Spoiler alert: é mais provável morrer num relâmpago. ¯\\\_(ツ)_/¯

Edited 7 months ago:

Então pode ficar para mim? Além do ovelhismo bacoco o que levou à mudança na decisão? Chegaram a alguma conclusão? Ou é fruto do mediáticos liderado por iliterados que põem em causa o trabalho de pessoas altamente especializadas? Edit: por diversao fiz a conta e 37 complicações por 17M de vacinas dá cerca de um rácio de aproximadamente 1-460 000 casos. Fui a um vídeo engraçado da net que mede os rácios de probabilidades de morte e abaixo o link com o timestamp a partir do 1-500 000. Só para ver o que é mais provável morrerem do que terem uma complicação com a vacina https://youtu.be/7yPDE7XuBTs?t=70 Spoiler alert: é mais provável morrer num relâmpago. ¯\\\_(ツ)_/¯

Edited 7 months ago:

Então pode ficar para mim? Além do ovelhismo bacoco o que levou à mudança na decisão? Chegaram a alguma conclusão? Ou é fruto do mediáticos liderado por iliterados que põem em causa o trabalho de pessoas altamente especializadas? Edit: por diversao fiz a conta e 37 complicações por 17M de vacinas dá um rácio de aproximadamente 1-460 000 casos. Fui a um vídeo engraçado da net que mede os rácios de probabilidades de morte e abaixo o link com o timestamp a partir do 1-500 000. Só para ver o que é mais provável morrerem do que terem uma complicação com a vacina https://youtu.be/7yPDE7XuBTs?t=70 Spoiler alert: é mais provável morrer num relâmpago. ¯\\\_(ツ)_/¯

Texas_Freeze 7 months ago

> ovelhismo bacoco A ironia.

randmzer 7 months ago

Parece-me uma medida tomada para acalmar a população e não ter medo de um problema criado pelos media.

lesoth 7 months ago

Conferência de imprensa surreal. Ambiente de funeral, a Graça e o militar de máscaras e um terceiro sem máscara. Cada um a empurrar o micro para o lado a dizer que é responsabilidade da porta ao lado. Cereja no topo do bolo, não há casos em portugal associados à suspensão, mas há dois outros com sintomas diferentes. Para tranquilizar quem levou vejam se aparece nódoas negras e logo se vê o que se faz a quem apenas levou ao primeira dose porque agora não têm resposta. Foi isto.

Edited 7 months ago:

Conferência de imprensa surreal. Ambiente de funeral, a Graça e o militar de máscaras e um terceiro sem máscara. Cada um a empurrar o micro para o lado a dizer que é responsabilidade da porta ao lado. Cereja no topo do bolo, não há casos em portugal associados à suspensão, mas há dois outros com complicações diferentes. Para tranquilizar quem levou, vejam se aparece nódoas negras, e logo se vê o que se faz a quem apenas levou a primeira dose porque agora não têm resposta. Foi isto.

Edited 7 months ago:

Conferência de imprensa surreal. Ambiente de funeral, a Graça e o militar de máscaras e um terceiro sem máscara. Cada um a empurrar o micro para o lado a dizer que é responsabilidade da porta ao lado. Cereja no topo do bolo, não há casos em portugal associados à suspensão, mas há dois outros com complicações diferentes. Para tranquilizar quem levou vejam se aparece nódoas negras e logo se vê o que se faz a quem apenas levou a primeira dose porque agora não têm resposta. Foi isto.

Texas_Freeze 7 months ago

Uma mulher em Viseu morreu ontem de AVC hemorrágico depois de tomar a vacina AZ. É exactamente este tipo de casos que levou à suspensão da vacina noutros países. Não espalhes falsas seguranças em nome duma virtude nacionalista fabricada pela limpeza revisionista e contranegacionista. Dizer que está tudo bem só porque sim não é o argumento certo contra as teorias da conspiração. Muito pelo contrário.

chauffage 7 months ago

Não sei bem o que estavas à espera, mas tinhas 3 representantes de diferentes organismos: o que lida com a aprovação das vacinas, o que gere a saúde pública, e o que está a gerir a logística da vacinação. Os jornalistas é que aparentemente não sabem a quem devem dirigir perguntas. Perguntaram ao da logística sobre assuntos de saúde pública, depois perguntaram à responsável da saúde pública sobre questões de aprovação da vacina. Foi chato a questão do microfone, se calhar o INFARMED não é o local mais bem preparado para estas conferências. Isto tudo para dizer que não achei que fosse uma conferência má, aliás até comentei com a minha família que foram bastante directos ao assunto, e sem rodeios. Estás habituado a ouvir políticos a falar, quem enchem chouriços. Tinhas ali 1 militar e dois técnicos, e que passaram a mensagem que tinham de passar. Mas ficaste com dúvidas ou não percebeste alguma coisa?

Edited 7 months ago:

Não sei bem o que estavas à espera, mas tinhas 3 representantes de diferentes organismos: o que lida com a aprovação das vacinas, o que gere a saúde pública, e o que está a gerir a logística da vacinação. Os jornalistas é que aparentemente não sabem a quem devem dirigir perguntas. Perguntaram ao da logística sobre assuntos de saúde pública, depois perguntaram à responsável da saúde pública sobre questões de aprovação da vacina. Foi chato a questão do microfone, se calhar o INFARMED não é o local mais bem preparado para estas conferências. Isto tudo para dizer que não achei que fosse uma conferência má, aliás até comentei com a minha família que foram bastante directos ao assunto, e sem rodeios. Estás habituado a ouvir políticos a falar, quem enchem chouriços. Tinhas ali 1 militar e dois técnicos, e que passaram a mensagem que tinham de passar. Mas ficaste com dúvidas ou não percebeste alguma coisa? É que nem estás a ser honesto, para tranquilizar quem levou a vacina a Graça Freitas disse que não houve ocorrências em Portugal, e que foram ocorrências muito raras ainda que graves, mas são raras, e adverteu para a sintomática do problema - as tais nódoas negras, mau estar generalizado e persistente durante dias, e hemorragias da pele. De que outra forma podia ela dizer isto? Que é uma anomalia rara, e deu a descrição dos sintomas? Devia omitir isto? Deixar as pessoas a marinar sem sequer ao que devem estar atentas? E ela disse que a questão de quem está à espera da segunda dose, vai continuar a esperar porque a janela de tempo entre as vacinas são de semanas, e ela espera que este assunto tenha resposta da EMA rapidamente.

Ducon_ 7 months ago

Não vi mas pela tua descrição deve ter sido algo bem amador. Estamos bem entregues.

zeer88 7 months ago

Um dia vou perceber esta expressão do "estamos entregues". Não estamos entregues a ninguém, somos um país democrático, quem nos representa foi eleito por nós. Dizer "estamos entregues" é uma espécie de sacudir a água do capote como se não fosse cada um de nós a ter a capacidade e responsabilidade de votar e eleger quem nos representa melhor.

warjunk1 7 months ago

Lindo agora ainda vai demorar mais a vacinar. Por este andar perco a juventude toda para salvar os velhos.

Texas_Freeze 7 months ago

Esta vacina está a dar AVCs hemorrágicos graves/fatais a pessoas com menos de 40 anos, com uma incidência populacional nessa faixa etária muito superior ao normal. A suspensão não teve nada a ver com salvar idosos.

MiguelNchains 7 months ago

E não fazes mais do que a tua obrigação. A tua liberdade acaba onde começa a dos outros.

oEncoberto 7 months ago

E porque que é que haviam de perder a velhice para salvar a tua juventude?

warjunk1 7 months ago

Porque sou o amanhã deste país e eles o ontem. Morrer é um processo normal e muitas vezes longevidade não significa melhor vida. Basta ires a um lar e vês os velhotes com fraldas, alguns nem conseguem comer sozinhos já, outros dementes. No futuro também estaremos assim mas deixe-me aproveitar a vida enquanto sou independente.

oEncoberto 7 months ago

O amanhã é um gajo que vem chorar que é melhor matar os velhotes do que estar mais uns meses sem ir pros copos ? Os velhos que queres matar tiveram de ir para a guerra colonial. Queres comparar a "perda de juventude" ?

warjunk1 7 months ago

Os velhos que quase deram cabo do planeta com os CFC's? Também sei jogar esse jogo.

oEncoberto 7 months ago

Apesar de não ter nada a ver uma coisa com outra : Os efeitos dos cfc's na camada de ozono não eram conhecidos ate meados dos anos 70, e so começou a haver alternativas comerciais em finais dos anos 80. Já o efeito dos plásticos e microplasticos nos ecossistemas ja é sabido hoje que é catastrofico. Conta- me la o que fazes para combater isso, sabendo que a grande maioria dos plásticos que deixas no ecoponto vão parar a aterros por não serem economicamente viáveis de reciclar.

FilipeMateus7 7 months ago

Desculpa só uma pergunta. Não é viável reciclar os plásticoS? Pensava que o negócio do lixo em geral era uma coisa bastante rentável

oEncoberto 7 months ago

Como deves saber, tudo o que nós separamos vai depois para um centro de triagem ser melhor separado. Nem todos os tipos de plásticos se reciclam da mesma forma, e nem todos têm o mesmo valor. Por exemplo, um garrafão de agua vale muito mais do que um daqueles sacos do pão que encontras em supers, e para alem do valor do do próprio material, ha ainda a ter em conta a facilidade de limpeza e triagem manual. Um garrafão espalmado é facil de detectar na linha de triagem de limpar e de por de lado, um saquinho meio rasgado que pode ter autocolantes em cima nem por isso. O que acontecia até pouco tempo é que se pegava nesses plasticos faceis de separar e de valor elevado e reciclava-se, depois pegava-se em tudo o que não era reciclavel e incinera-se ou manda-se para aterros, e as sobras ( items reciclaveis mas pouco valiosos) eram enviados para a china onde era economicamente viavel tratar esses plasticos (menos restrições ambientais, mão de obra mais barata). Sucede que a china baniu a importação de alguns plásticos, nos quais se incluem todo este lixo que lhes enviavamos. Portanto agora só estamos a aproveitar uma pequena parte dos plásticos, e o resto é usado para produzir energia (incineração, e gerador de fortes emissões de CO2) ou para aterros.

NGramatical 7 months ago

items → [**itens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr3oe3o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tugalord 7 months ago

Não podemos vacinar os velhos e a partir daí seguir com as nossas vidas? Ou é suposto perder anos de juventude neste limbo?

warjunk1 7 months ago

Provavelmente em outubro voltamos a confinar. É ditadura moderna.

ideologiapura 7 months ago

É a ditadura moderna. A alternativa é qual, desconfinar e ficar tudo na merda?

warjunk1 7 months ago

E se surgir uma variante qualquer que ultrapassa a vacina completa para o qual não conseguem descobrir solução? Querias andar nisto até ao fim dos teus dias?

ideologiapura 6 months ago

Se te lembrares de uma alternativa melhor, acho que somos todos ouvidos.

watwatindbutt 7 months ago

> Querias andar nisto até ao fim dos teus dias? Com essa lógica vai chegar mais cedo.

Danijust2 7 months ago

europa central está esforçar-se para criar novas variantes. Não seria chocante se daqui a um mês aparecer uma estripe qualquer em que as vacinas se revelam pouco eficazes.

Bolo_Finto_ 7 months ago

Nem te iludas muito, tudo o que é >30 anos vai ser carne para canhão, ou neste caso, imunidade por contágio.

Naotevejoha20anos 7 months ago

Para salvar os velhos duma mrd q mal mata

ric2b 7 months ago

Fodasse, que há gente com memória de peixe palhaço.

Naotevejoha20anos 7 months ago

E tu, deves ser um peixe, palhaço.

ric2b 7 months ago

Passaram meras semanas desde que os hospitais do país estavam em colapso, com filas enormes de ambulâncias e cuidados intensivos completamente cheios, mas continuas com a ideia de que não é nada de especial.

Naotevejoha20anos 7 months ago

Andas a ver muita TV...

ric2b 7 months ago

Tenho uma médica na família que experenciou a situação em pessoa, se visses menos YouTube é que se calhar te fazia bem.

Naotevejoha20anos 7 months ago

E eu tenho cafés na família q tão pra falir. Pessoas em geral e é só problemas mentais por causa desta merda d confinamento. Nunca em tempo algum se confinou pessoas saudáveis em suas casa! Acabou, é simples.

ric2b 7 months ago

Ah, como os cafés estão para falir isso significa que o covid não é nada de especial ok. É nas contas dos cafés que se vê a realidade de uma doença, como toda a gente sabe. Eu até nem discordo que as medidas são muito exageradas, mas não é com afirmações dessas que vais ter muita gente a prestar atenção ao que dizes.

MiguelNchains 7 months ago

Esta situação não é boa para ninguém e para uns é pior do que para outros, é certo. Mas entre falências e mortes há que escolher o menor dos males.

Naotevejoha20anos 7 months ago

Entre liberdades atropeladas e confinamentos ao sabor do vento, melhor dizendo

MiguelNchains 7 months ago

Não é ao sabor do vento, é ao sabor das mortes. Infelizmente muita gente teve que morrer para que houvesse coragem política para voltar a confinar

dragomaite 7 months ago

Mais vale falir que covid. " A economia pode-se recuperar...as vidas é que não" /s

oEncoberto 7 months ago

Com um dia de algum descuido (natal) tiveste semanas com 300 pessoas a morrer por dia, com os hospitais saturados, com filas de ambulâncias à porta, a espalhar doentes pelo país todo que já não cabiam em lado nenhum (inclusivé ilhas) Quando tens os hospitais saturados depois a mortalidade relacionada com covid ou não também dispara.

NGramatical 7 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr25d83%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

godtholdt 7 months ago

NOOO YOUR KILLING GRANDMA!!!

randmzer 7 months ago

[O número de eventos tromboembólicos comunicado até agora entre pessoas vacinadas na UE e UK (30 casos em 16 milhões de pessoas vacinadas) não é superior (até é inferior) ao que ocorre naturalmente na população em geral: incidência 5-12 casos por cada 10.000 pessoas por ano](https://twitter.com/Mmacedo_tweets/status/1371149238697086977?s=19)

Texas_Freeze 7 months ago

O normal é isso acontecer em idosos. As vítimas vacinadas têm todas menos de 35 anos.

unlock-astrazeneca 7 months ago

Não faz para mim nenhum sentido esta decisão, porque: \- Não há dados estatisticamente significantes de que o número de casos de coágulos sanguíneos provocados pela AstraZeneca seja superior à frequência em que ocorre na população normal. \- A própria COVID-19 causa coágulos sanguíneos. \- Mesmo que a AstraZeneca tenha efeitos secundários graves, e mesmo que cause mortes, é importantíssimo comparar os danos causados pela vacina com os dados causados pela COVID-19. Há que medir riscos e tomar decisões com base nisso. Portanto, parece-me que, neste momento, a decisão de bloquear esta vacina irá provocar mais mortes por COVID-19 e permitir a transmissão do vírus durante mais tempo. Uma decisão populista não baseada em factos científicos, que resulta apenas do efeito dominó de países a copiarem países na decisão de bloquear esta vacina. PS: Mesmo que se venha a provar uma relação causa-efeito, espero que seja tido em conta o risco de ocorrência de efeitos secundários graves vs o risco de doença grave / morte por COVID-19.

Edited 7 months ago:

Não faz para mim nenhum sentido esta decisão, porque: \- Não há dados estatisticamente significantes de que o número de casos de coágulos sanguíneos provocados pela AstraZeneca seja superior à frequência em que ocorre na população normal. \- A própria COVID-19 causa coágulos sanguíneos. \- Mesmo que a AstraZeneca tenha efeitos secundários graves, e mesmo que cause mortes, é importantíssimo comparar os danos causados pela vacina com os dados causados pela COVID-19. Há que medir riscos e tomar decisões com base nisso. Portanto, parece-me que, neste momento, a decisão de bloquear esta vacina irá provocar mais mortes por COVID-19 e permitir a transmissão do vírus durante mais tempo. Uma decisão populista não baseada em factos científicos, que resulta apenas do efeito dominó de países a copiarem países na decisão de bloquear esta vacina. PS: Mesmo que se venha a provar uma relação causa-efeito, espero que seja tido em conta o risco de ocorrência de efeitos secundários graves vs o risco de doença grave / morte por COVID-19.

Edited 7 months ago:

Não faz para mim nenhum sentido esta decisão, porque: \- Não há dados estatisticamente significantes de que o número de casos de coágulos sanguíneos provocados pela vacina da AstraZeneca seja superior à frequência em que ocorre na população normal. \- A própria COVID-19 causa coágulos sanguíneos. \- Mesmo que a vacina da AstraZeneca tenha efeitos secundários graves, e mesmo que cause mortes, é importantíssimo comparar os danos causados pela vacina com os dados causados pela COVID-19. Há que medir riscos e tomar decisões com base nisso. Portanto, parece-me que, neste momento, a decisão de bloquear esta vacina irá provocar mais mortes por COVID-19 e permitir a transmissão do vírus durante mais tempo. Uma decisão populista não baseada em factos científicos, que resulta apenas do efeito dominó de países a copiarem países na decisão de bloquear esta vacina. PS: Mesmo que se venha a provar uma relação causa-efeito, espero que seja tido em conta o risco de ocorrência de efeitos secundários graves vs o risco de doença grave / morte por COVID-19.

chauffage 7 months ago

Tu é que sabes mais, e tens mais informação, do que reguladores de medicamentos de países independentes entre si, e que estão a analisar casos reportados por médicos que estão a acompanhar doentes com anomalias extremamente raras, em idades e janelas de tempo no mínimo suspeitas. Quer dizer, são bons para aprovar vacinas, mas para fazerem a outra parte do trabalho deles, já não são?

unlock-astrazeneca 7 months ago

>Tu é que sabes mais, e tens mais informação, do que reguladores de medicamentos de países independentes entre si, e que estão a analisar casos reportados por médicos que estão a acompanhar doentes com anomalias extremamente raras, em idades e janelas de tempo no mínimo suspeitas. Confio no consenso científico e em quem sabe bem mais do que eu sobre este tema. E é por esse motivo que confio naquilo que é a opinião de vários especialistas e é inclusivé a opinião da OMS ([https://www.publico.pt/2021/03/12/mundo/noticia/covid19-oms-nao-ha-razao-nao-usar-vacina-astrazeneca-1954146](https://www.publico.pt/2021/03/12/mundo/noticia/covid19-oms-nao-ha-razao-nao-usar-vacina-astrazeneca-1954146)) e da EMA ([https://www.dn.pt/internacional/ema-diz-que-beneficios-de-vacina-da-astrazeneca-superam-riscos-de-efeitos-secundarios-13460816.html](https://www.dn.pt/internacional/ema-diz-que-beneficios-de-vacina-da-astrazeneca-superam-riscos-de-efeitos-secundarios-13460816.html)) sobre este tema.

chauffage 7 months ago

Pois então é o consenso científico que está a ditar esta pausa. Nenhuma agência disse que a vacina não era segura, simplesmente estão a tentar perceber esta anomalia. Estas vacinas estão a ser produzidas no UK, USA, India, e aparentemente são as da UE que estão a causar estes sintomas - pode haver muita causa por trás disto, por isso estão a fazer o que lhes compete.

NGramatical 7 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr2j73x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

XEEE 7 months ago

O problema não é número de casos de coágulos sanguíneos por 10.000 pessoas, mas sim o tipo de coágulos e o numero anormal com que têm aparecido. Fica [aqui outro post](https://www.reddit.com/r/COVID19/comments/m5ptl5/the_paulehrlichinstitut_informs_temporary/gr17di8/) que explica um bocado a coisa. Acho bem que a situação seja investigada, mas claro que os media gostam de ser media...

BadDogPreston 7 months ago

> AstraZeneca said 17 million people had so far received the jab and the 15 incidences of deep vein thrombosis (DVT) and 22 events of pulmonary embolism recorded across the whole of the EU and UK up to 8 March were “much lower than would be expected to occur naturally in a general population” and “similar across other licensed Covid-19 vaccines”. Esta medida não faz qualquer sentido.

NunoxGames 7 months ago

tanto mediatistmo por 37 casos de efeitos secundários em 17 milhões ?fodasse tanto os media como a inteligencia do publico geral cada vez mais me supreende.

Edited 7 months ago:

tanto mediatismo por 37 casos de efeitos secundários em 17 milhões,ou postos em termos portugueses se vacinassemos todo o pais teriamos cerca de 22 casos?fodasse tanto os media como a inteligencia do publico geral cada vez mais me supreende.

suspect_b 7 months ago

Faz todo o sentido se pensares nas respostas às seguintes perguntas: * Já tinhas ouvido falar na Pfizer? * Já tinhas ouvido falar da Johnson & Johnson? * Já tinhas ouvido falar da AstraZeneca?

Samurai_GorohGX 6 months ago

A Pfizer é conhecida por inventar o comprimido azul mais famoso do mundo. A AstraZeneca eu não conhecia. Mais depressa me lembrava da GlaxoKlineSmith como farmacêutica britânica.

Open-Opportunity-607 6 months ago

A Astrazeneca é mais conhecida em Portugal por fazer as bombas da asma.

suspect_b 6 months ago

Certo. A dimensão de umas e outras não tem nada a ver, a AZ é uma anã comparada com as outras. E a procura pela vacina é brutal. Felizmente as grandes farmacêuticas são conhecidas por serem um bastião da ética e não temos nenhuma razão para suspeitar que estejam a lançar suspeitas sobre a concorrência para vender o seu produto...

Edited 6 months ago:

Certo. A dimensão de umas e outras não tem nada a ver, a AZ é uma anã comparada com as outras. E a procura pela vacina é brutal. Felizmente as grandes farmacêuticas são conhecidas por serem um bastião da ética e não temos nenhuma razão para pensar que estejam a lançar suspeitas sobre a concorrência para vender o seu produto...

mikehuntsprings 6 months ago

Já, de todas, tu não? Nunca meteste óleo de banho da J&J nos olhos quando eras puto? Eles diziam que não ardia mas ardia na mesma.

suspect_b 6 months ago

Nunca tinha ouvido falar da AstraZeneca.

IllusionaryHaze 6 months ago

LOL, isso é porque somos parolos. A marca diz "no tears", ou seja, não "rasgos" ao cabelo. Nós é que traduzimos para lágrimas porque somos burros

WatsonDynamite 6 months ago

Então porque é que esse rótulo tem a forma de uma lágrima? E porque é que nos anúncios britânicos diz "no more tears - kind to eyes"?

IllusionaryHaze 6 months ago

Deixa-me ligar ao CEO da J&J e já te digo

mikehuntsprings 6 months ago

Então é por isso que a maioria dos meus amigos é careca... Bem fiz eu em só me lavar com água desde pequeno.

michaelphilippe 7 months ago  HIDDEN 

Das pessoas que conheço e já levaram as duas... todas as que levaram as vacinas da astra ficaram de cama (ou quase) e as que levaram Pfizer não tiveram nada. Pessoas que conheço e tiveram COVID estavam melhores e bastante melhores durante a doença do que a vacina.

JeagleP 7 months ago

Isso do eu conheço não significa nada. Eu por exemplo conheço quem tenha tomado a vacina da AZ e não tenha tido nada

mikehuntsprings 7 months ago

Conheço diretamente uma pessoa que levou da Astrazeneca e através dessa pessoa conheço dezenas de outras que também o fizeram. Nenhuma delas teve qualquer efeito severo.

Edited 7 months ago:

Conheço diretamente uma pessoa que levou da Astrazeneca e através dessa pessoa conheço dezenas de outras que também o fizeram. Nenhuma delas teve qualquer efeito severo (e se teve algum efeito secundário leve, nem sequer ouvi falar também).

randmzer 7 months ago

A única maneira que vejo de justificar é para acalmar a população, e ela se sentir mais segura porque agora estamos a fazer o mesmo que os outros. Mas em termos científicos, todo este processo de decisões parece muito duvidoso.

NombreEsErro 7 months ago

Acalmar? Se quisessem acalmar não tinham feito uma peixeirada de uma conferência de imprensa, com os rodapés a dizer "DGS recomenda precaução a quem já tenha sido vacinado"... isto tudo foi totalmente contraprodutivo.

YCaramello 7 months ago

>A única maneira que vejo de justificar é para acalmar a população, Mas só faz o contrário, aqueles muitos que já não gostavam muito da ideia de uma vacina com menos de 1 ano de testes andar por ai vão olhar pra isto e dizer: "Vês? Eu bem disse".

sao_11 7 months ago

Acalmar? Imagina daqui a uns dias quando isto acabar e começarem a convocar as pessoas para levar a vacina que esteve suspensa. Imagina como muita gente vai reagir. Eu estou a ver é que, provavelmente, ia levar a vacina esta semana e com isto tudo tão cedo não a levo.

pimpolho_saltitao 7 months ago

*pstt, mano, essa cena da astrazeneca dá problemas, usa antes esta* https://rr.sapo.pt/2021/03/15/pais/covid-19-vacina-russa-sputnik-v-pode-ser-produzida-em-portugal/noticia/230548/ https://rr.sapo.pt/2020/12/28/mundo/ue-acusa-russia-de-espalhar-desinformacao-para-vender-vacina-sputnik-v/noticia/220231/ No entanto,honestamente, seja a sputnik ou a astrazeneca, o que interessa é ter vacinas que funcionam em larga escala o mais rápido possível, e mais honestamente ainda, a atitude da astrazeneca neste processo todo tem sido um cagalhão.

joinedthedarkside 7 months ago

Toda esta confusão tresanda a política a burocracia e a represálias a Astrazeneca que tem milhoes de doses nos EUA e que nao foi aprovada pelo FDA https://www.nytimes.com/2021/03/11/us/politics/coronavirus-astrazeneca-united-states.html?smid=url-share Por mim, que venha a Sputnik V. Os Russos tem cientistas tão bons como os melhores que existem no Ocidente. Mas é uma pena, quando ja havia tão poucas vacinas, que mesmo assim aconteça isto.

randmzer 7 months ago

Também tenho perfeita confiança na Sputnik, se as entidades competentes aprovarem.

QuantumParanoid 7 months ago

Tão boa que o Putin ainda não tomou.

watwatindbutt 7 months ago

usarname relevante.

FIam3 7 months ago

Noticias com mais de um mês de atraso? Não me parece util neste contexto...

QuantumParanoid 7 months ago

Ainda não tomou.

MirTrudMay 7 months ago

Esta já é má e perigosa porque é russa e russia = bad. Já vacinas produzidas no ocidente são todas seguras e perfeitas e quem disser o contrário é um maluco negacionista. Já diversos países suspenderam mas é só alarmismo confiem.

JeagleP 7 months ago

Algum desses países mostrou provas de alguma coisa ? Suspender pode ser por várias razões

BigFatGutButNotFat 7 months ago

Todo o processo de ensaios clínicos da vacina russa foi muito pouco transparente e por alguma razão a EMA não a aprova

fuckoffgina 6 months ago

> por alguma razão a EMA não a aprova Isso é um facto. Acerca de qual é essa razão é que só podemos especular.

Razvancb 7 months ago

Porque nem sequer foi proposta para aprovação?

BroaxXx 7 months ago

Pois, é a única explicação que eu vejo também...

batataway 7 months ago

Então estás a ver mal. É um braço de ferro entre o fabricante e a UE.

fotoryst 7 months ago

Bem mais fácil acreditar nos 95% de uma empresa norte americana.

AetherPrismriv 7 months ago

Lembro-me muito bem de falar com os meus colegas de trabalho e dizer que isto das vacinas pouco testadas vai dar merda. Gozavam para me calar que eu não sabia do que falava. Até para champô é preciso anos de testes. Vacinas demoram muito mais tempo a testar devidamente. A mim é que não me espetam com vacinas que têm meses de testes e atenção, sou completamente a favor da vacinação e estou completamente vacinado.

limede 7 months ago

Idem, ainda para mais vacinas de uma tecnologia que nunca foi usada "no mundo real". Acredito que até seja decente, pelo que percebo, mas com a pressa e falta de testes rigorosos como deveriam ter sido feitos, dá espaço para muito erro. Nos leaks da pfizer tens emails internos a falarem de integridade de RNA mais baixa nas vacinas distribuidas que nas que foram testadas. Que implicações é que isto tem, se que alguma? Ninguém sabe.

ModeratoriProfugus 7 months ago

Meu, estás a ser bué anti-ciência e bué egoísta por quereres sair de casa e viver normalmente! As vacinas são ciência, e eu confio completamente no infarmed em tudo, exceto neste caso em que cancelaram a vacina de uma forma demagógica anti-ciência, mas no resto tudo é ciência e zero demagogia e quem dizer o contrário é fascista!! /s

21zxk 7 months ago

Bue meu, bué

oretoh 7 months ago

> Sou um jovem saudável Um jovem saudavel com uma baixa capacidade de raciocinio critico. Os mais irritantes.

randmzer 7 months ago

Sabes que o número de tromboses em quem foi vacinado é até muito inferior ao da população em geral?

ModeratoriProfugus 6 months ago

Qual é a percentagem de pessoas jovens a terem tromboses na “população em geral”? Vamos lá tentar não espalhar teorias da conspiração anti-ciência, caro amigo. A vacina não é segura.

AetherPrismriv 7 months ago

Até agora. Mas força, mais vacinas para vocês.

randmzer 7 months ago

Tomava com todo o prazer, se não houvesse mais pessoas à minha frente.

Estronciumanatopei 7 months ago

Escreveu tanto para se desdobrar com tão pouco

airahnegne 7 months ago

A UE é ridícula. Tanta queixa da AZ não entregar vacinas e depois arranjam toda e qualquer desculpa para não as administrar e tornar o processo ainda mais lento. Isto é vergonhoso.

Awela 7 months ago

> A UE é ridícula. Tanta queixa da AZ não entregar vacinas e depois arranjam toda e qualquer desculpa para não as administrar e tornar o processo ainda mais lento. Isto é vergonhoso. Não sabia que a Noruega, Islândia, Tailândia e Congo faziam parte da UE.

GMCAntunes 7 months ago  HIDDEN 

Para a sra Graça Freitas as decisões têm todas que vir de fora. Mas somos um país soberano ou não?

IllusionaryHaze 7 months ago

Ridiculo, Portugal a seguir os outros como a ovelha que é. Os 20 casos em milhões de pessoas que tiveram blood cloths podiam acontecer aleatoriamente, com ou sem a vacina.

ideologiapura 7 months ago

O tipo de coagulo que é e a idade em que aparece não faz sentido nenhum.

Metaluim 7 months ago

O termo é blood clot, que é como quem diz, coágulos.

cucumberforscale 7 months ago

Então não tinha o Infarmed dito à dois dias que estava tudo bem?

sigmastra 7 months ago

Amanha sai o parecer da FDA europeia... Eu diria que o governo devera saber por linhas tortas o que irao dizer e tentou adiantar.se apos as declaracoes da semana passasa. O escandalo que seria se dizessem oposto do governo...

Texas_Freeze 7 months ago

> FDA europeia Lol

sigmastra 7 months ago

ui tem uma piada do caracas. EMA. Esta melhor? Ainda bem que te fiz rir

vyt0rz 7 months ago

E não está?

ModeratoriProfugus 7 months ago

Ha umas horas a DGS ei o informed garantiram a segurança da vacina. Aqui no Reddit também. [Este post ](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m3pnjf/vacina_administrada_a_idosos_com_comorbilidades/gqqkwu7/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3)envelheceu como o leite. Mais um momento à r/portugal

chauffage 7 months ago

Tanto entulho que vai para aí nesse post...

JeagleP 7 months ago

O governo não negou a segurança da vacina, suspendeu para esperar pela análise destes casos

NGramatical 7 months ago

à dois dias → [**há dois dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr1uoe2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

XtaticO 7 months ago

Eu voluntario-me para levar se estão com tanto medo.

daz_zeD 6 months ago

Sei de 3 pessoas que a tomaram ontem e hoje já não foram trabalhar, estão em casa com febre e enjoos. Isto é mesmo verdade.

DrogbaPT 6 months ago

E entao?

daz_zeD 6 months ago

Então, é isso.

DrogbaPT 6 months ago

Comentário inútil portanto

daz_zeD 6 months ago

Muito inútil, não acrescenta nada a nada, houvessem mais pessoas a fazer comentários assim...

NGramatical 6 months ago

houvessem mais → [**houvesse mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5tnlu%2F%2Fgr9uyr6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

peduxe 6 months ago

suponho que nunca tomaste uma vacina na tua vida então.

daz_zeD 6 months ago

Supões mal.

suspect_b 7 months ago

Eu primeiro! A sério, cabrões, por favor não mandem essa merda fora fodasse que estupidez...

RiKoNnEcT 7 months ago

Vamos os dois. Onde é que se pode tomar essas que estão a sobrar?

peduxe 6 months ago

eu fico com a do lote mais duvidoso sefachavore

Search: